quarta-feira, 17 de abril de 2024

DO BRASIL PARA O MUNDO: NOVA LINHA DE COLHEITADEIRAS DA CASE IH DEMOCRATIZA O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CAMPO.

Reconhecida por introduzir o sistema Axial-Flow no Brasil, com as primeiras colheitadeiras de grãos com rotor do país, a Case IH, marca da CNH, lança a nova Axial-Flow Série 160 Automation, com produção 100% brasileira.

Com investimento de R$ 100 milhões, a fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo, recebeu melhorias para se tornar o Polo Mundial de Produção da linha de menor porte de colheitadeiras, que compõem as classes de 5 a 7.

O investimento realizado foi tanto de infraestrutura, com um grande número de aplicações tecnológicas usando recursos de inteligência artificial e IoT na linha, como também para capacitação de mão-de-obra. São mais de 1.300 pessoas envolvidas no projeto apenas na manufatura e todos passaram por treinamentos”, comenta Eduardo Domingues, vice-presidente da Manufatura da CNH para a América Latina.

E a tecnologia não está limitada à linha de produção da máquina. A Série 160 tem renovação de 60% do seu maquinário, com destaque para o Sistema Automation e a conectividade de fábrica. Por meio de recursos de machine learning e inteligência artificial, toda a operação foi reduzida a quatro modos de colheita que proporcionam simplicidade e produtividade na operação. Isso é possível por meio de 12 sensores que coletam dados do sistema industrial para então se autorregular, encontrando o ponto exato de trabalho para cada situação e controlando automaticamente 90% das operações. Isso representa até 1.800 intervenções diárias na máquina, durante a operação de colheita, número que o operador não seria capaz de realizar sozinho.

O sistema Automation já estava presente na maior linha de colheitadeiras da Case IH, a Série 250. “Trazer o Automation para a Série 160 é essencial para o nosso propósito de fornecer tecnologia de ponta e, consequentemente, alta produtividade, para todo o produtor que deseja se profissionalizar cada dia mais. Ela é a única da categoria com automação real”, enfatiza Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para a América Latina.

Um outro ponto forte da Série 160 é o novo sistema de peneira nivelante, o X-Flow, que garante alta performance para áreas inclinadas. O X-Flow conta com sistema de vibrações laterais que compensam inclinações em até 12 graus, além de ter uma área de limpeza de 5,3m², benefícios que atendem as condições de colheitas mais desafiadoras.

Em comparação com a série anterior, a Série 160 pode alcançar um aumento de 10% no rendimento operacional, além de economizar até 11% de combustível. Isso é possível tanto pelo Automation, que otimiza o uso da carga do motor, quanto pelo novo sistema de transmissão eletrônica, que torna mais eficiente o deslocamento da máquina.

O conforto também é destaque da nova série. Com nova cabine, que oferece ar-condicionado e sistema de som para o operador, a área interna teve aumento de 10% e uma área envidraçada com maior visibilidade, além de 30% a mais de luminosidade para trabalho noturno.

Projeto global com protagonismo nacional

Para estar disponível para produtores rurais de todo o mundo, o projeto contou com mais de 90 profissionais dedicados, em grande parte engenheiros brasileiros, mas também estadunidenses e europeus. Além de testes internos, a máquina foi testada por agricultores nos Estados Unidos, alguns países da Europa, além de produtores brasileiros nos estados de Goiás, Paraná e São Paulo.

Com o lançamento da nova linha, a expectativa da Case IH é de aumentar dobrar o volume de produção atual da fábrica de Sorocaba. “Nossa expectativa é que 50% será destinado para os Estados Unidos, além de países da Europa, Ásia e Pacífico. Mais do que exportar commodities, o Brasil estará exportando tecnologia desenvolvida aqui para todo o mundo”, finaliza o Gonzalez.

A Axial-Flow Série 160 Automation será um dos grandes destaques da Case IH na Agrishow, principal feira de tecnologia agrícola da América Latina, que ocorrerá de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

A Case IH coloca a tecnologia ao alcance do homem do campo, oferecendo um sistema completo de produtos e serviços capazes de preparar o produtor rural para os desafios do seu dia a dia. Entre as soluções oferecidas pela marca, estão as colheitadeiras de grãos, colhedoras de cana e café, além de tratores com uma ampla faixa de potências, pulverizadores auto propelidos e plantadeiras. Produtos que fazem da marca a melhor opção do plantio à colheita. A Case IH é uma marca da CNH. Mais informações podem ser encontradas no site Case IH.

Case IH
Rede Comunicação de Resultado

Nenhum comentário:

Postar um comentário