Na semana que completa 10 anos, Nissan faz um balanço do caminho de DEI percorrido em sua fábrica
A Nissan está comprometida em se tornar uma empresa onde seus funcionários se sintam cada vez mais respeitados e valorizados. Por isso, na semana em que o Complexo Industrial da empresa em Resende, no Sul do estado do Rio, completa uma década de atividades, a Nissan destaca a jornada percorrida em sua fábrica para se consolidar como uma das mais diversas, equitativas e inclusivas do setor automotivo no Brasil.
Apesar de ter os princípios de igualdade sempre presentes, foi em 2021 que o caminho de DEI da unidade fabril no estado do Rio de Janeiro deu passos de forma mais estratégica e consistente. Naquele ano, após a adesão da Nissan em toda América do Sul ao Pacto Global das Nações Unidas e aos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres, criou-se um Comitê Executivo da Nissan na região para deliberação dos temas de diversidade, equidade e inclusão. Grupos de trabalho de colaboradores voluntários (ERGs - Employee Resource Group) também foram formados com foco no empoderamento das mulheres, na comunidade LGBTIQAP+, nas pessoas de diversas raças e etnias e nas pessoas com deficiência.
Foi nos corredores de Resende, também em 2021, que a empresa instalou um grande painel com a Carta Compromisso de Diversidade, Equidade e Inclusão para a América do Sul. O documento contou com a assinatura das lideranças e funcionários com foco em reforçar seu compromisso com o tema. De lá para cá, a fábrica da Nissan vem sendo palco de importantes ações, iniciativas e projetos de DEI com a participação direta de suas lideranças e dos colaboradores da linha de produção e dos escritórios.
Equidade Racial
Em 2022, em meio a várias ações, a produção foi interrompida por 2 dias para que todos os funcionários participassem de um letramento racial com objetivo de acelerar a promoção da igualdade racial na empresa. Realizado em conjunto com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), a ação impactou mais de 2 mil funcionários e foi um dos maiores treinamentos presenciais sobre diversidade racial realizado no Brasil em uma fábrica – não apenas do setor automotivo. Na ocasião, a Nissan também apresentou a "Cartilha Racial", com conteúdo complementar importante para a educação racial dos colaboradores da empresa.
Aprofundando os conhecimentos sobre a pauta, em 2023, os funcionários da unidade fabril participaram da Caminhada pela Igualdade Racial, evento que buscou gerar reflexões sobre privilégios e racismo estrutural. Mais recentemente, em 2024, a Nissan produziu uma Cartilha Racial Infantil para estimular funcionários a terem conversas sobre raça e racismo com menos barreiras e de forma lúdica com suas crianças. O lançamento do projeto aconteceu no Complexo Industrial de Resende com a distribuição das cartilhas aos colaboradores.
Equidade de Gênero
No Complexo Industrial de Resende a participação das mulheres vem evoluindo ano a ano. Em 2021, elas correspondiam a 9,6% do total de funcionários da fábrica, em 2024 esse número aumentou para 20%, ou seja, a participação feminina dobrou nos últimos três anos na unidade industrial. Dentre a liderança da planta, as mulheres representam 12% do universo de líderes.
Nos programas destinados a formação das futuras equipes do complexo industrial as mulheres já são maioria. Na edição 2024 do Programa de Estágio da Nissan, por exemplo, as mulheres representam 54% do total de participantes e, no Programa Jovem Aprendiz, elas correspondem a 58%.
Dentre as iniciativas de aceleração da equidade de gênero destacam-se o Projeto "Café com Elas", encontros periódicos para escutar as necessidades das mulheres da manufatura. Um ambiente "seguro" onde elas podem compartilhar suas visões sobre como a empresa pode seguir avançando no tema. Outro projeto importante foi a revisão de salários para uma análise de disparidades salariais de gênero para assegurar que não existem diferenças de remuneração entre seus colaboradores por questões relacionadas ao gênero.
Ao longo dos anos também foram desenvolvidas uma série de palestras para sensibilização e reflexões para a equidade de gênero. Entre elas, pode-se destacar as de março deste ano, mês internacional da mulher, que abordaram pontos relevantes para o empoderamento das funcionárias em suas carreiras como a importância da marca pessoal, saúde mental e rede de apoio, sempre com o envolvimento de homens entendendo o papel deles como aliados na causa feminina.
Pessoas com Deficiência
Com foco nas pessoas com deficiência, um dos destaques foi a realização, com o apoio do grupo de voluntários, do treinamento de LIBRAS (Língua Brasileiras de Sinais) presencial para mais de 60 funcionários, incluindo pessoas da produção. Além disso, a Nissan disponibilizou o curso na plataforma de treinamento online da empresa, para dar acesso a todos os seus funcionários administrativos. Recentemente, a fábrica da Nissan passou a adotar o ICOM, uma ferramenta de tecnologia assistiva para o auxílio da comunicação com deficientes auditivos.
LGBTQIA+
Para promover a reflexão e reforçar seu compromisso com a inclusão, parte das faixas de pedestres do Complexo Industrial, que tradicionalmente tinham a cor branca, foram pintadas com as cores do arco-íris, que simbolizam o movimento LGBTQIA+, algo inédito em fábricas no Brasil. Também foram realizados treinamentos como o Workshop de Empatia, que além de incentivar debates e reflexão sobre "a necessidade de se colocar no lugar do outro", treinou funcionários multiplicadores. Nos últimos anos, durante o mês do Orgulho LGBTQIA+, a bandeira do movimento é hasteada na fábrica da Nissan simbolizando o apoio da empresa à equidade social e redução dos preconceitos.
E de forma mais genérica, olhando para diversidade e todas as suas interseccionalidades, um projeto que mereceu destaque em 2023, foi a realização do Censo de Diversidade da Nissan, pesquisa que deu voz aos colaboradores da fábrica e toda Nissan do Brasil, com objetivo de trazer para companhia informações importantes sobre o perfil dos funcionários da empresa e assim nortear ações afirmativas cada vez mais assertivas.
Além dos muitos exemplos de ações, em uma iniciativa que englobou todas as unidades da Nissan na América do Sul, a empresa implementou mudanças significativas no conjunto de políticas e benefícios oferecidos aos seus funcionários com benefícios para parceiros LGBTQIAP+, pais solteiros, ampliação de licença parental, empréstimo especial em situações de força maior e outros.
Nissan do Brasil
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