quarta-feira, 17 de abril de 2024

STELLANTIS INVESTE US$100 MILHÕES NA 360ENERGY, EMPRESA ARGENTINA DO SETOR DE ENERGIAS RENOVÁVEIS.

A Stellantis anunciou o investimento de US$100 milhões na 360Energy Solar S/A, empresa argentina de energias renováveis com ampla experiência em desenvolvimento, construção e operação de parques solares fotovoltaicos. Esse investimento representa a aquisição de 49,5% em capital acionário da 360Energy, e marca um importante passo em direção à autonomia energética da Stellantis.

A energia elétrica gerada através de parque solares tem um importante papel na redução da pegada de carbono das plantas industriais da Stellantis na América do Sul e em todo o mundo. Reduzir as emissões de carbono em toda a cadeia produtiva é a essência do compromisso para alcançar a neutralidade de carbono até 2038, um dos pilares globais do plano estratégico Dare Foward 2030.

Nosso objetivo de oferecer uma mobilidade limpa, segura e acessível nos desafia a repensar toda a nossa operação e infraestrutura”, destacou Emanuele Cappellamo, Presidente da Stellantis para América do Sul. “Um ecossistema de mobilidade elétrica sustentável não é viável sem energia limpa. Estamos orgulhosos de impulsionar as oportunidades de crescimento da 360Energy e em ser parte do desenvolvimento da energia solar na região e no mundo.” 

Encontramos uma comunhão de visões e estratégias de médio e longo prazo que nos entusiasma e gera grandes expectativas. Estamos convencidos de que a energia solar liderará a transição energética global. Este novo caminho que estamos trilhando junto com a Stellantis vai permitir a aceleração dos nossos planos de crescimento na Argentina e a expansão das nossas operações para outros países da América Latina e da Europa, nos consolidando como líderes na transição energética”, afirmou Federico Sbarbi, CEO da 360Energy.

A estratégia energética que começa a ser traçada pela Stellantis e 360Energy contemplam o desenvolvimento de parques solares nas fábricas automotivas baseados em três tecnologias complementares: geração de energia fotovoltaica, instalação de sistemas de armazenamento de energia solar de grande escala e produção de hidrogênio verde.

A 360Energy possui larga experiência em pesquisa, projeto, desenvolvimento, engenharia, construção e operação de usinas de energia solar fotovoltaica. Foi a primeira empresa na Argentina a utilizar sistemas de armazenamento de energia nos seus parques e a promover projetos de hidrogênio verde, com o foco em contribuir para a mobilidade sustentável e incorporar o hidrogênio na matriz energética da Stellantis.

Atualmente, a 360Energy opera seis plantas solares nas províncias argentinas de San Juan, Catamarca e La Rioja com uma potência instalada de mais de 250MWp. Possui ainda projetos em andamento em diferentes fases de desenvolvimento com capacidade para agregar mais 500MWp na Argentina. Um dos diferenciais da 360Energy no setor das energias renováveis é a capacidade de construir seus próprios parques, tornando os custos mais eficientes e garantindo a mais elevada qualidade de suas centrais de geração.

Como primeiro passo na estratégia conjunta entre Stellantis e 360Energy, as plantas produtivas de Ferreyra (Córdoba) e El Palomar (Buenos Aires) já são abastecidas com energia renovável proveniente do Complexo Solar La Rioja.  Adicionalmente, como parte do plano estratégico Dare Foward 2030, a Stellantis anunciou planos para alcançar, em 2030, um mix de 100% de vendas de BEV (veículos 100% elétricos) na Europa, 50% nos Estados Unidos, e 20% na América do Sul.

A Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo com o objetivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos. É reconhecida por seu portfólio único de marcas icônicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está executando o Dare Forward 2030, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, com compensação de até um digito percentual das emissões restantes, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas. Para mais informações, visite o site da Stellantis.

Stellantis

Nenhum comentário:

Postar um comentário