segunda-feira, 22 de julho de 2024

INSTITUTO RENAULT APROXIMA JOVENS DO MERCADO DE TRABALHO COM A GERAÇÃO FUTURO JOVENS TALENTOS

Em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais (PR) o programa completa cinco anos e forma a 9ª turma

Com o objetivo de aproximar os jovens em situação de vulnerabilidade social da Borda do Campo ao mercado de trabalho, em 2019 o Instituto Renault criou o Geração Futuro Jovens Talentos, programa de educação realizado em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais (PR) . Em cinco anos, 395 jovens foram formados, dos quais 57% já estão no mercado de trabalho.

A formatura da 9ª turma do programa aconteceu no mês de julho com 40 jovens. O Geração Futuro Jovens Talentos oferece educação assistencial com foco na empregabilidade para jovens de 16 a 24 anos em vulnerabilidade social, residentes da Borda do Campo, região onde se localizam as fábricas da Renault no Brasil, ampliando suas possibilidades de acesso a educação, emprego e renda.

“O Geração Futuro Jovens Talentos é um programa muito importante dentro do eixo de inclusão do Instituto Renault. Temos muito orgulho em ver que cada vez mais jovens estão tendo acesso ao emprego e renda, por meio da educação”, destaca Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault.

“O curso nos trouxe um aprendizado incrível não só na parte técnica, mas também na parte comportamental. Pude me desenvolver e ver o desenvolvimento dos meus colegas e hoje nos sentimos muito mais preparados para entrar no mercado de trabalho. E fica um recado para nossos pais: fiquem tranquilos, vocês ainda vão sentir muito orgulho de nós!”, afirma Hadassa de David, aluna da 9ª turma do Geração Futuro Jovens Talentos e moradora da Borda do Campo.

Instituto Renault

A estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Grupo Renault está incorporada ao propósito de desempenho e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social. Nos últimos 13 anos, já são 887.358 pessoas impactadas.

Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.

O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 100 mil pessoas desde 2002.

 A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações para promover a geração de renda, a AMARB formou 496 pessoas em 2023 contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.

Outro projeto importante na região é o Geração Futuro Jovens Talentos, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, o Geração Futuro foi ampliado com o lançamento da versão Profissionalizante, um curso de mecânica automotiva em parceria com o SENAI Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais, dedicado aos moradores do bairro Borda do Campo. Juntos, os programas já formaram 565 pessoas desde 2019.

Na Segurança no Trânsito, a Renault promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo que mais de 270 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.

Renault do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário