quarta-feira, 2 de julho de 2025

USIBLEND AVANÇA EM TRANSFORMAÇÃO INDUSTRIAL

Projeto em curso na planta de Diadema (SP) inclui modernização de layout, automação inteligente e aumento de capacidade, com foco em envase multimarcas

Usiquímica Diadema

A Usiblend, nova marca industrial do grupo Usiquímica, anuncia uma ampla reestruturação de sua planta em Diadema (SP), com o objetivo de transformá-la em referência nacional em envase e mistura de lubrificantes para múltiplas marcas, assegurando também a continuidade da produção local dos lubrificantes da YPF no Brasil. A primeira fase do projeto, com entrega prevista para agosto de 2025, marca o reposicionamento da planta como uma plataforma industrial flexível, moderna e alinhada aos princípios da Indústria 4.0.

“Após a aquisição da YPF Lubrificantes no Brasil, em 2024, iniciamos, com base em estudos técnicos, um processo de modernização industrial voltado à expansão da capacidade operacional e ao fortalecimento tecnológico da unidade”, afirma Osvane Lazarone, diretor comercial da Usiquímica. “Essa iniciativa integra o plano de investimento de R$ 120 milhões anunciado no início do ano, voltado à ampliação da nossa presença no segmento de lubrificantes pelos próximos três anos. Além da automação dos processos produtivos e logísticos, o aporte contempla o fortalecimento dos canais de distribuição, ações de marketing e programas de capacitação para sustentar o crescimento projetado”.

Mais envase, precisão e qualidade

Nesta primeira fase, destacam-se os avanços em automação industrial, a aquisição de novos equipamentos e o desenvolvimento de um novo layout operacional. “A planta passou a incorporar válvulas inteligentes com sistema de limpeza automática (PIG), sensores de nível com redundância — para garantir a medição precisa do volume nos tanques — e painéis de controle automatizados que monitoram e comandam os processos da fábrica em tempo real. Até agosto, o número de linhas de envase será duplicado, de três para seis, permitindo a produção em múltiplos formatos, como litros, bombonas e tambores”, explica Fabio Lopes, gerente industrial da Usiblend.

Ainda de acordo com o gerente, os sistemas PIG permitem a troca rápida de produtos nas linhas com alta eficiência e sem risco de contaminação cruzada, ampliando a capacidade de atender diferentes especificações de lubrificantes com segurança e padronização. “A lógica de envase por peso, e não por volume, assegura a precisão independente da temperatura ambiente, reduz perdas e eleva o padrão de qualidade. Com essas mudanças, garantimos não apenas maior produtividade, mas também um controle técnico mais robusto”, reforça Fábio.

Além dos sistemas PIG, também serão realizados investimentos para garantir a limpeza total dos tanques, com novos fundos cônicos que evitam acúmulo de resíduos, minimizam perdas e reforçam o controle contra contaminações cruzadas.

Layout redesenhado e logística mais eficiente

O novo layout operacional estabelece fluxo contínuo do abastecimento à expedição, com uma nova área de doca prevista que permitirá o carregamento de até quatro caminhões simultaneamente — o dobro da estrutura anterior. O tempo médio de carregamento por caminhão, que era de uma hora e meia, terá redução de até 30% à medida que o processo for consolidado.

Em paralelo às melhorias logísticas, o sistema de automação passou a incluir o monitoramento contínuo da temperatura nos tanques. Essa funcionalidade permite o desligamento automático em situações de risco, aumentando a segurança da operação e evitando danos operacionais ou ambientais.

Expansão de capacidade até 2028

A unidade se prepara para operar em até três turnos e, a partir de agosto, poderá funcionar com dois turnos nas linhas principais. Com a estrutura implantada nesta primeira fase, a planta passará a ter capacidade de 6 milhões de litros por mês operando em um turno — com expansão gradual prevista conforme a demanda e a ativação plena da operação.

As próximas fases, com execução prevista até 2026, envolvem a ativação completa das linhas em três turnos e a ampliação da estrutura de tancagem, que passará de 1,5 milhão para 4,5 milhões de litros — um aumento de 200% na capacidade de armazenagem. Essa expansão será essencial para viabilizar a produção máxima da planta — até 15 milhões de litros/mês — com fluidez operacional e capacidade adequada de armazenagem.

Plataforma multimarcas com rastreabilidade e ergonomia

A Usiblend nasce como uma plataforma multimarcas, com estrutura projetada para atender diferentes clientes de forma simultânea. A lógica de produção foi desenhada para permitir alocação inteligente por tipo de produto, lote e volume.

A nova marca industrial do Grupo Usiquímica prevê a implantação de sistemas de rastreabilidade integrados à gestão fabril, com capacidade para controle individualizado de pallets e embalagens desde a produção até a expedição. Em etapas posteriores, o projeto contempla ainda a adoção de dashboards em tempo real e a integração completa com o sistema supervisório da planta.

A complexidade crescente do portfólio também impulsionará a adoção de soluções ergonômicas e estruturais. Até agosto, serão implementados powerlifts no fim de linha, que reduzem o esforço físico dos operadores, além de novos pisos impermeáveis que já reforçam os padrões de higiene e segurança da planta.

Usiquímica – Sediada em Guarulhos (SP), a Usiquímica é referência no mercado químico brasileiro, com mais de 80 anos de excelência e pioneirismo na produção de hidróxido de amônio e na distribuição de produtos químicos essenciais para as indústrias mais vitais do País. Em 2012, com a introdução da norma do Conama Proconve P5, passou a atuar na produção do ARLA 32, agente fundamental para a redução de emissões veiculares. Em 2018, ampliou sua presença no mercado automotivo ao se tornar a licenciada exclusiva da Valvoline no Brasil. No final de 2024, adquiriu a operação da YPF Lubrificantes no País, incluindo a planta industrial de Diadema (SP). Com essa expansão, reforçou sua atuação no setor automotivo, tornando esse segmento seu principal negócio

Usiquímica
Textofinal de Comunicação Integrada

Nenhum comentário: