Com a mobilidade social como causa prioritária, instituição fortalece articulação com governo e setor privado para ampliar oportunidades de trabalho e renda digna a jovens em situação de vulnerabilidade
A Fundação Grupo Volkswagen participou do lançamento da campanha “Espelhos”, em Brasília (DF), durante cerimônia realizada no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A campanha foi lançada pelo Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes, esforço coletivo que reúne governo, setor privado, fundações, institutos, movimentos sociais e organizações de juventude com o objetivo de ampliar oportunidades de emprego e renda para jovens em situação de vulnerabilidade. O evento contou com a presença do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, além de representantes do Unicef, Pacto Global da ONU e outras autoridades.
A campanha busca desconstruir estereótipos que associam os jovens à falta de compromisso ou preparo e valorizar características como criatividade, responsabilidade e persistência. A ação também pretende engajar o setor privado, incentivando a criação de oportunidades formais de trabalho e fortalecendo o diálogo entre empresas e juventudes. A Fundação foi uma das financiadoras da campanha.
Signatária do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes desde 2024, a Fundação Grupo Volkswagen passou a integrar seu Comitê Gestor em 2025, reforçando o compromisso institucional de longo prazo com a promoção da mobilidade social e da inclusão produtiva, especialmente de jovens.
“Nossa adesão ao Pacto, em 2024, foi apenas o primeiro passo. Agora, como integrantes do Comitê Gestor, ampliamos nossa responsabilidade e capacidade de articulação. É um movimento coerente com o propósito da Fundação, que tem a mobilidade social como causa e enxerga as juventudes como protagonistas dessa transformação. Estamos comprometidos em colaborar com políticas públicas e iniciativas que gerem oportunidades reais de trabalho e renda, criando trajetórias sustentáveis de inclusão produtiva”, afirma Vitor Hugo Neia, diretor-geral da Fundação Grupo Volkswagen, que representou a instituição no lançamento da campanha.
Juventudes no centro da mobilidade social
Com 46 anos de atuação, a Fundação Grupo Volkswagen tem a mobilidade social como causa prioritária e atua em duas frentes estratégicas: inclusão produtiva e fortalecimento de capacidades locais. Ao longo de sua trajetória, mais de 3 milhões de pessoas foram beneficiadas por programas e projetos desenvolvidos e apoiados pela instituição, com foco em territórios vulnerabilizados nos municípios onde o Grupo Volkswagen mantém operações.
Entre as iniciativas recentes está o Projeto Autonomia, que prepara jovens de 16 a 21 anos para o mundo do trabalho por meio de uma formação que une qualificação técnica em tecnologia, desenvolvimento socioemocional e acompanhamento psicossocial. O projeto alcançou resultados expressivos em sua primeira turma: 100% dos jovens foram contratados como aprendizes pela Volkswagen do Brasil.
“Os resultados iniciais do Projeto Autonomia mostram o potencial de iniciativas que unem capacitação técnica, desenvolvimento humano e acompanhamento psicossocial. Esse é o caminho para criar oportunidades reais de ascensão, com jovens preparados para o mercado de trabalho e capazes de construir trajetórias de prosperidade. Nosso compromisso é expandir esse modelo e inspirar políticas públicas que promovam inclusão produtiva em escala, integrando o Autonomia a uma trilha de formação para a empregabilidade que chega até a graduação tecnológica”, finaliza Neia.
Fundação Grupo Volkswagen - Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen realiza e apoia ações sociais e educacionais com recursos de um fundo constituído pela Volkswagen. Ao longo destes 46 anos, mais de 3 milhões de brasileiras e brasileiros foram beneficiados pelo trabalho da Fundação, que tem como missão estimular a mobilidade social por meio do investimento em iniciativas e organizações que desenvolvem comunidades e fortalecem o protagonismo dos cidadãos. A Fundação atua para incentivar a prosperidade socioeconômica e o desenvolvimento de indivíduos e comunidades, fortalecendo suas potencialidades e colaborando para o acesso equitativo a direitos e oportunidades. Para isso, prioriza os territórios mais vulneráveis nos municípios com unidades de negócio do Grupo Volkswagen no País. Além disso, apoia tecnicamente ações de responsabilidade social de empresas do Grupo Volkswagen no Brasil. Desta forma, a Fundação espera contribuir para reduzir a pobreza e diminuir as acentuadas desigualdades sociais brasileiras, por meio da inclusão produtiva e de estratégias complementares de fortalecimento das capacidades locais. Para saber mais, clique aqui e acesse o site da instituição
Trama Comunicação
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