quarta-feira, 15 de outubro de 2025

EUROCHEM IMPULSIONA PRODUTIVIDADE EM SAFRAS DE MILHO E SOJA COM FERTILIZANTES PREMIUM

Soluções podem promover aumento de sacas por hectare contribuindo para colheitas recordes desses grãos no Brasil

Uma das principais fabricantes de fertilizantes do mundo, a EuroChem oferece aos agricultores brasileiros soluções de alta performance como o Croplex – que combina nitrogênio, fósforo e enxofre – e ganhos de eficiência: para o milho, estudos de campo indicam incremento médio de 6 sacas por hectare; para a soja, 3 sacas por hectare.

Considerando a área plantada estimada por analistas de 48 milhões de hectares de soja e 22,2 milhões de hectares de milho em todo o Brasil, em 2025, se todos os agricultores utilizassem Croplex, representaria um potencial adicional de 277 milhões de sacas apenas com o uso de tecnologias em nutrição de plantas da EuroChem.

Os números indicam que é possível aumentar a produção sem ampliar áreas de cultivo, reforçando o caminho para uma agricultura mais sustentável. Levando-se em conta a performance dos produtos da companhia, seriam 144 milhões de sacas (8,64 milhões de toneladas) de soja e 133 milhões de sacas de milho (7,9 milhões de toneladas) a mais. De acordo com projeções da Companhia Nacional de Desenvolvimento (Conab), deverão ser colhidas por volta de 178 milhões de toneladas de soja e de 138 milhões de toneladas de milho na safra 2025/26.

Eficiência logística x ganho de produtividade

Além do Croplex, soluções como o SuNKiss, voltado para o milho, proporciona incremento médio de 6 sacas por hectare, e o Avigo gera até 2,9 sacas adicionais por hectare na soja. A combinação de tecnologias premium permite ganhos consistentes de produtividade, contribuindo diretamente para safras recordes.

Neste contexto, o Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, inaugurado em 2024 em Minas Gerais, tem um papel fundamental, reforçando a eficiência logística da companhia ao produzir o Croplex e o Fertiva 100% nacionais. Com localização estratégica, permite que a produção se integre a várias rotas logísticas para abastecer rapidamente as principais regiões produtoras de grãos, como o Centro-Oeste e o Sudeste.

O calendário agrícola reforça a importância da programação antecipada. Os produtores estão acabando de receber os insumos para a soja, atualmente em fase de plantio (outubro a novembro), e começam agora a se planejar para o milho, que será plantado entre janeiro e março de 2026 no cerrado.

EuroChem
FSB Comunicação

Nenhum comentário: