O sucesso internacional do M-346 continua a se consolidar, com encomendas que totalizam quase 160 aeronaves; o modelo foi escolhido por 20 países para treinamento avançado ou como caça leve multimissão
A Leonardo assinou um contrato com a Direção de Armamentos Aeronáuticos e Aeronavegabilidade da Itália para o fornecimento de 12 aeronaves multimissão M-346 à Força Aérea Austríaca (Luftstreitkräfte), atendendo às necessidades de defesa do espaço aéreo e do território nacional da Áustria, bem como ao treinamento de seus pilotos militares.
O contrato prevê o fornecimento das aeronaves na configuração de caça leve, sob o novo padrão M-346 F Block 20, equipadas com cabines com Large Area Display (LAD), radar de varredura eletrônica ativa, enlace de dados Link 16, contramedidas eletrônicas e novos sistemas de armamento. O fornecimento inclui ainda um conjunto completo de sistemas de simulação, um estoque inicial de peças de reposição, equipamentos de solo e suporte logístico e de manutenção por seis anos a partir da entrega da primeira aeronave.
Este novo avanço soma-se a dois contratos já assinados em 2022 e 2023 para o fornecimento de 36 helicópteros AW169M LUH (Light Utility Helicopter) ao Ministério da Defesa da Áustria (18 + 18 unidades). Também está alinhado à decisão do Ministério da Defesa austríaco de confiar à IFTS (International Flight Training School), sediada em Decimomannu, na Itália, a formação de seus pilotos de caça — decisão que permitiu uma avaliação completa das características e qualidades operacionais do M-346, espinha dorsal da escola.
“Estamos extremamente orgulhosos do lançamento do programa M-346 da Áustria e cientes do valor que a sinergia entre instituições nacionais e a indústria pode gerar para responder às novas necessidades de países amigos, como já vimos no passado. Por isso, temos satisfação em continuar contribuindo, fornecendo soluções aeronáuticas impulsionadas por importantes avanços tecnológicos. Ao mesmo tempo, este programa confirma a competitividade internacional do sistema M-346. Ele atende à necessidade de versatilidade operacional imposta pelos cenários atuais, que exigem capacidade de resposta e adaptabilidade, crescente digitalização, gestão eficiente dos novos ativos de defesa, complementaridade e interoperabilidade, além de treinamento adequado do pessoal”, afirmou Stefano Bortoli, Diretor-Geral da Divisão de Aeronáutica da Leonardo.
Na Áustria, o M-346 F Block 20 substituirá o Saab 105, retirado de serviço em 2020, na dupla função de caça para operações de baixa intensidade e treinador avançado. A plataforma da Leonardo oferece simultaneamente um sistema completo e integrado de treinamento avançado de voo - que inclui um GBTS (Ground Based Training System), elementos e cenários simulados combinados com voos reais segundo a lógica Live, Virtual and Constructive (LVC) - além de capacidades adicionais de combate leve para missões ar-ar e ar-superfície, graças a avançados sistemas de missão, equipamentos e sensores, incluindo a capacidade de reabastecimento em voo.
O M-346 é o elemento central de um sistema de treinamento avançado de voo de última geração, em contínua evolução, que já comprovou sua eficácia: uma história de sucesso com mais de 150 mil horas de voo e quase 160 aeronaves vendidas até o momento, permitindo que diversas forças aéreas da Europa e do mundo treinem pilotos para operar caças de alto desempenho, como o Eurofighter, o F-35 e os sistemas de combate aéreo de próxima geração.
Atualmente, 20 países já treinam seus pilotos no M-346 ou escolheram essa aeronave, em sua versão de caça, como caça leve multimissão. Graças ao seu alto desempenho e à sua manobrabilidade, o M-346 também foi selecionado pela Força Aérea Italiana como a futura aeronave das Frecce Tricolori, a equipe nacional de acrobacia aérea da Itália.
Approach

Nenhum comentário:
Postar um comentário