Parceria estratégica entre a montadora e o ecossistema de inovação da PUCPR oferece formação prática e intensiva para estudantes de tecnologia
Com o mercado brasileiro de tecnologia crescendo cerca de 8% ao ano e um déficit crescente de profissionais qualificados, a formação de novos talentos se tornou uma prioridade estratégica para empresas e universidades. Estimativas da Brasscom apontam que o Brasil deve enfrentar uma escassez de mais de 530 mil profissionais de TI até o final deste ano, enquanto as projeções mais recentes, debatidas no Senado em outubro de 2024, indicam que o déficit pode atingir 532 mil até 2029. Diante desse cenário, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em parceria com a Volvo, lança uma nova edição do curso gratuito de Desenvolvimento de Aplicações, criado para acelerar a formação prática de estudantes e conectá-los diretamente às oportunidades no programa de estágio da montadora, uma das empresas mais desejadas pelos jovens profissionais do Paraná.
Com duração aproximada de um mês, o curso combina aulas síncronas, atividades práticas, mentoria especializada e uma trilha de desenvolvimento estruturada por professores da PUCPR com sólida experiência de mercado. As aulas acontecem ao vivo, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30, incluindo atividades extraclasse ao longo da capacitação. Ao final do processo, os estudantes aprovados concorrem a vagas de estágio na Volvo, com atuação híbrida diretamente na fábrica em Curitiba.
O curso é destinado a estudantes de graduação de qualquer instituição de ensino, maiores de 18 anos, matriculados em áreas relacionadas à tecnologia, como Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Cibersegurança e Jogos Digitais, que tenham pelo menos dois anos restantes até a conclusão do curso. Para participar, é necessário possuir conhecimento prévio em lógica de programação e banco de dados, boa comunicação em inglês, disponibilidade para atividades presenciais na planta da Volvo na capital e interesse em desenvolver aplicações utilizando .NET, SQL e outras tecnologias adotadas pela montadora.
A iniciativa integra o portfólio da Academia de Talentos, solução educacional da HOTMILK, ecossistema de inovação da PUCPR, que desenvolve trilhas personalizadas de capacitação para empresas que buscam acelerar sua transformação digital. No programa feito sob medida para a Volvo, os estudantes recebem uma formação alinhada aos desafios reais da indústria automotiva e têm contato direto com tecnologias como .NET, SQL e desenvolvimento de aplicações.
De acordo com Anderson Luis Szejka, professor da Escola Politécnica da PUCPR e diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica na HOTMILK/PUCPR, o programa exemplifica o novo modelo de formação orientado por desafios reais das empresas: “A Academia de Talentos nasce para resolver um problema concreto do mercado: a necessidade urgente de profissionais prontos para atuar desde o primeiro dia. Na parceria com a Volvo, os estudantes aprendem exatamente as tecnologias usadas na montadora e desenvolvem projetos conectados aos desafios do negócio. Isso acelera o aprendizado, reduz a curva de adaptação e fortalece o pipeline de talentos para o setor automotivo e de software”.
Prof. Szejka também destaca o papel estratégico da HOTMILK nessa articulação entre educação e indústria: “A HOTMILK conecta pesquisa, inovação e demandas reais das empresas. Esse ambiente permite formar profissionais mais preparados enquanto impulsiona a competitividade e desenvolvimento tecnológico no ecossistema regional”.
As inscrições estão abertas até 15 de dezembro ou até atingir o limite de 300 inscritos e devem ser feitas através do formulário, neste link.
Após o encerramento das inscrições, o processo seletivo seguirá o seguinte cronograma:
- 16/12/2025 - Formulário de pré-seleção sobre conhecimentos gerais de computação
- 17 a 18/12/25 - Prova online de Programação e desenvolvimento de aplicações
- 19/12/2025 a 14/01/2026 - Avaliação por meio de entrevistas.
- 15/01/2026 - Resultado do Processo Seletivo.
Mais informações estão disponíveis neste link para o edital do programa.
A HOTMILK é o ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a universidade privada mais inovadora do país segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2024, que reúne mais de 140 startups. Considerado o principal ecossistema de inovação do Paraná e posicionado entre os maiores do Brasil no Ranking Top Ecossistemas 2024 pelo 100 Open Startups, a HOTMILK PUCPR atua em diferentes frentes: consultoria de inovação e inovação aberta, educação corporativa na área de inovação, conexões com startups e planos de membro corporates e de membros startups. São 11 mil m², mais de 200 laboratórios de pesquisa preparados para o desenvolvimento de projetos de P&D, auditórios para eventos corporativos e networking e mais de 3 mil m² equipados para o desenvolvimento de projetos de realidade virtual, aumentada e 3D, que recebem mensalmente 9 mil visitantes. Ao longo de sua trajetória, a HOTMILK PUCPR já acelerou mais de 350 startups, conectou mais de 3,5 mil startups a grandes empresas e foi responsável pela intermediação de mais de 230 negócios
JN Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:
Postar um comentário