Parceria acelera evolução dos ARPs Nauru para operações embarcadas, fortalece vigilância marítima e amplia capacidade de resposta a desastres ambientais e missões de busca e salvamento
A Xmobots, maior fabricante de drones da América Latina e sexta do mundo, firmou um acordo de cooperação técnica com a Diretoria de Aeronáutica da Marinha do Brasil (DAerM), em uma iniciativa financiada em parte pela Petrobras, para expandir o uso de aeronaves remotamente pilotadas (ARPs) da família Nauru em navios, plataformas offshore e operações de monitoramento ambiental e defesa.
A aliança, firmada no Rio de Janeiro, integra o projeto MMRE, iniciativa de R$ 40 milhões dedicada ao desenvolvimento de tecnologias e drones equipados com sensores avançados para fortalecer o monitoramento marítimo. O programa busca aprimorar a detecção de manchas de óleo, ampliar a capacidade de resposta a emergências ambientais, apoiar missões de busca e salvamento e reforçar o combate a tráficos ilegais nas Águas Jurisdicionais Brasileiras.
O acordo estabelece uma colaboração inédita entre a indústria nacional, Marinha e a Petrobras, que tem buscado novos recursos tecnológicos para reduzir riscos, elevar a eficiência operacional e fortalecer medidas de baixo carbono. Nos últimos anos, a estatal vem ampliando o uso de aeronaves pilotadas remotamente em atividades de detecção de hidrocarbonetos, monitoramento de áreas sensíveis e transporte leve de cargas no ambiente marítimo.
A cooperação também reforça o papel estratégico da Marinha no fortalecimento da capacidade nacional de vigilância e resposta a emergências, visto que a incorporação dos ARPs Nauru aos meios navais amplia significativamente a consciência situacional marítima, fortalecendo a capacidade de resposta a incidentes ambientais e moderniza operações de busca e salvamento.
Para a Xmobots, a parceria consolida um movimento de impacto direto na soberania nacional, inovação e proteção ambiental. A empresa é a única do país com domínio vertical completo da cadeia de desenvolvimento de drones, da aviônica ao software embarcado, e agora direciona esse know-how para missões embarcadas. “Essa parceria mostra o quanto o país quer garantir que as tecnologias aqui desenvolvidas tragam impactos positivos na eficácia da vigilância e segurança marítima e na proteção ambiental”, afirma Giovani Amianti, CEO da companhia.
O acordo prevê ainda a adaptação dos sistemas aviônicos, de potência e de propulsão dos ARPs da linha Nauru para suportar as condições marítimas severas, como salinidade elevada, umidade, areia e fungos, além da integração de tecnologias de comunicação via satélites para ampliar o alcance em áreas remotas e do desenvolvimento de algoritmos avançados que permitam decolagens e pousos a partir de navios em movimento, como fragatas e navios-patrulha.
Os testes previstos no acordo serão realizados na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ) e em embarcações da Marinha, onde serão validados os requisitos operacionais para o emprego contínuo dos drones em missões navais e offshore. Modelos como o Nauru 1000C, com dez horas de autonomia e já utilizado pelo Exército no monitoramento de fronteiras, e o Nauru 500C, primeiro eVTOL certificado pela ANAC para voos BVLOS, serão adaptados para operação embarcada, ampliando o alcance e a precisão das ações em mar aberto.
“A cooperação entre Xmobots, Marinha do Brasil e Petrobras também sinaliza uma mudança estrutural na estratégia brasileira para tecnologias críticas. Combinando recursos e expertises, o Brasil avança na construção de uma capacidade própria em sistemas autônomos de monitoramento. As operações navais e ambientais que vão contar com a linha Nauru reforçam a tendência de integração entre defesa, energia e inovação”, finaliza o CEO da Xmobots.
Xmobots - Fundada em 2007, a Xmobots é a maior fabricante de drones da América Latina e uma das principais referências globais em tecnologia robótica e inteligência artificial. Com sede em São Carlos (SP), a empresa desenvolve soluções integradas de hardware, software e veículos aéreos não tripulados, aplicadas a setores estratégicos como Agronegócio, Meio Ambiente, Geotecnologia, Defesa e Segurança. Clique aqui e visite o site
Like Leads

Nenhum comentário:
Postar um comentário