Primeira operação marca o início da entrega estruturada de gás natural a regiões sem acesso a gasodutos, ampliando competitividade industrial e acelerando a descarbonização
A Edge iniciou sua operação de fornecimento de gás natural liquefeito (GNL) para indústrias localizadas fora da malha de gasodutos. A iniciativa marca o começo da oferta estruturada de gás natural para o mercado off-grid, abrindo uma nova rota de desenvolvimento industrial e de descarbonização no país.
O primeiro contrato de longo prazo desse modelo foi firmado com a LD Celulose, joint venture entre a austríaca Lenzing e a brasileira Dexco. Localizada no Triângulo Mineiro, a planta receberá 100 mil m³/dia de gás natural equivalente para suprir sua demanda energética no processo produtivo. A operação logística conecta o Terminal de Regaseificação de GNL de São Paulo (TRSP), ativo estratégico da Edge localizado na Baixada Santista, ao interior de Minas Gerais.
“Este é um modelo pioneiro que leva gás natural liquefeito por transporte rodoviário a partir de um terminal de GNL conectado ao mercado global, garantindo segurança de suprimento, escala e flexibilidade para acompanhar o crescimento da demanda industrial e do transporte pesado”, afirma Demétrio Magalhães, CEO da Edge. “Com essa operação, aceleramos a maturidade da infraestrutura de gás no Brasil e ampliamos o acesso a uma energia mais competitiva e sustentável, chegando a regiões onde o gás natural nunca esteve disponível.”
A Edge conta com carretas criogênicas próprias, equipadas com tanque de duplo isolamento, capazes de manter o GNL em estado líquido a aproximadamente -162 °C, garantindo eficiência e segurança no transporte rodoviário por longas distâncias. Na planta da LD Celulose, em Indianápolis (MG), foi instalada uma Unidade Autônoma de Regaseificação (UAR), conectada à rede interna do cliente, assegurando fornecimento contínuo de gás natural.
Já em sua primeira fase, a operação da Baixada Santista tem capacidade para entregar de imediato até 400 mil m³/dia, levando uma solução competitiva de GNL.
Para a LD Celulose, este acordo é estratégico e consolida ainda mais o pilar de sustentabilidade da empresa. De acordo com o CEO da companhia, Silvio Costa, a parceria reforça o compromisso da empresa com uma matriz energética com redução de carbono. “Somos uma empresa responsável e conectada às necessidades do mundo moderno, atenta a processos em que o uso sustentável dos insumos é aplicado com rigor. Esta parceria segue este princípio e o contrato firmado suprirá nossa demanda energética no forno de cal, reforçando os investimentos da LD em uma matriz energética mais econômica e limpa, que se soma às demais iniciativas relacionadas à sustentabilidade.”
Os benefícios do GNL se estendem para além da demanda industrial e revelam um amplo potencial também como alternativa de combustível para o transporte pesado, uma das maiores oportunidades de crescimento do setor, posicionando o GNL como alternativa competitiva ao diesel para frotas de longa distância.
Um estudo comparativo de avaliação de ciclo de vida do poço à roda, realizado pela ACV Brasil e verificado por terceira parte independente (KPMG), indica que o gás natural apresenta emissões 25% menores que o diesel, além de reduzir de forma expressiva a emissão de material particulado, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade do ar em grandes centros urbanos.
Com a entrada em operação do modelo off-grid, a Edge inaugura uma nova etapa no desenvolvimento do mercado de gás no Brasil, conectando oferta global, infraestrutura existente e demanda industrial reprimida. A companhia projeta expansão gradual da solução, ampliando o acesso ao gás natural em regiões estratégicas e contribuindo para uma matriz energética mais competitiva, segura e de menor intensidade de carbono.
A Edge é uma empresa do Grupo Cosan criada para desenvolver o mercado de gás no Brasil, tornando a indústria e o transporte mais competitivos e sustentáveis por meio de soluções de suprimento seguras, flexíveis e eficientes. Seu modelo de operação combina ativos estratégicos de infraestrutura, logística de GNL, biometano e comercialização de gás. A companhia opera o Terminal de Regaseificação de São Paulo (TRSP), terminal de GNL localizado em Santos, mantém contratos de longo prazo de aquisição de biometano com a São Martinho e a Orizon (Itapevi-SP) e desenvolve operações de GNL off-grid para atendimento a consumidores fora da malha de gasodutos e a maior planta de biometano do Brasil, que produzirá gás renovável a partir de aterro sanitário, ampliando a oferta de soluções energéticas de menor pegada de carbono para o mercado
A LD Celulose S.A. é uma joint venture entre a austríaca Lenzing e a brasileira Dexco, e uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo. Localizada no Triângulo Mineiro, fica entre os municípios de Indianópolis e Araguari. Possui capacidade de produção de 500 mil toneladas de celulose solúvel por ano, além de 203 MW de energia limpa. As fibras especiais de celulose produzidas na LD são utilizadas na indústria têxtil, gerando tecidos com inovação, sustentabilidade e alta tecnologia
Loures Consultoria
LD Celulose
G.A. Comunicação

Nenhum comentário:
Postar um comentário