sábado, 25 de julho de 2015

FIAT PREMIA PROJETOS DA ACADEMIA LEAN 2015 E LANÇA PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PARCERIA COM O MDIC.


A Fiat premiou nesta semana projetos de fornecedores que se destacaram na edição do primeiro semestre de 2015 do Programa Academia Lean. Na ocasião, a fabricante de automóveis também lançou um novo programa de capacitação de fornecedores, que será realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e beneficiará 35 empresas de Minas Gerais.

O evento encerrou quatro meses de atividades de dez empresas que participaram desta turma da Academia Lean. Criado em 2007 pelo Grupo de Compras e realizado pelo Centro de Competências da Fiat, o programa tem por objetivo disseminar as práticas de manufatura enxuta entre os fornecedores da empresa, contribuindo para melhorar a competitividade de toda sua cadeia de fornecimento.

Os projetos reconhecidos foram aqueles que atingiram mais plenamente os objetivos traçados, utilizando as metodologias apresentadas. Na categoria Excelência, os troféus foram entregues às equipes da Chassis Brakes Internacional, da Denso Sistemas Térmicos do Brasil Ltda. e da Dytech Tecalon Ind. E Com. de Autopeças S/A. Mereceram os prêmios de Destaque, os projetos da Sabó Indústria e Comércio de Autopeças S/A e Thyssenkrupp Metalúrgica Santa Luzia.

No programa de quatro meses, os participantes aprendem na prática conceitos de manufatura enxuta (Lean Manufacturing). Eles são capacitados, por meio de treinamento e desenvolvimento de projetos, em técnicas e ferramentas essenciais para implementação de projetos de melhoria e otimização de processos (Kaizen), o que promove sinergia entre a fabricante e seus fornecedores. Os conceitos expostos em sala de aula são aplicados na solução de um problema real em suas empresas. O projeto é elaborado pelos participantes da Academia Lean, sob orientação de especialistas.

Em oito anos, os 1.050 profissionais de 347 fornecedores participantes da Academia Lean já implantaram 350 projetos de melhoria, com resultados tangíveis e intangíveis bastante significativos. 

Além de fornecedores diretos, o programa inclui também empresas second tier. Para este público, a Fiat mantém uma parceria com o Sebrae, que subsidia os custos de participação no curso por meio da linha de financiamento Sebraetec. 

Desde 2011, os fornecedores da CNH e da Iveco, empresas do Grupo CNH Industrial, também participam do programa. No ano passado, foi formada a primeira turma da Academia Lean para possíveis novos fornecedores second tier do Polo Automotivo Jeep de Goiana (PE), por meio de parceria com o IEL/PE (Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco). 

Mais capacitação


Neste semestre, a FCA – Fiat Chrysler Automobiles acrescenta mais uma oportunidade de capacitação entre as opções já oferecidas: o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores. A iniciativa tem por finalidade preparar técnica e gerencialmente as empresas de sua cadeia de valor em requisitos como qualidade, eficiência e inovação, de forma a facilitar a realização de novos negócios e aumentar a competitividade da indústria tanto em nível nacional quanto global.

Foram selecionadas 35 empresas de Minas Gerais, para participar gratuitamente. O programa é totalmente financiado pelo MDIC.  As atividades terão início em agosto e devem encerrar-se em abril do próximo ano.

No total, serão 60 horas de consultoria por empresa, divididas em diagnóstico técnico e gerencial, elaboração e implementação de projetos reais de melhoria contínua (com visitas de consultores às empresas para acompanhamento e direcionamento) e oficinas temáticas sobre inovação, gestão de projetos, manufatura e serviços enxutos, gestão ambiental e eficiência energética. Ao final do programa, os participantes receberão um manual de fornecimento e participarão de uma rodada de negócios com a FCA.

Imprensa Fiat Chrysler Automobiles.

CONFERÊNCIA GLOBAL PARAR 2015 REÚNE ONU, NCAP E NAFA PARA DEBATER TRÂNSITO MAIS SEGURO.


A terceira edição da Conferência Global PARAR 2015, o maior evento sobre frotas leves da América Latina, trará para o Brasil importantes nomes internacionais para debater soluções para um trânsito mais seguro. Entre os confirmados estão o diretor Técnico da Global NCAP (órgão da Federação Internacional do Automóvel) Alejandro Furas, a presidente da NAFA (Associação Norte-Americana de Gestores de Frotas) Ruth Alfson e representante da ONU (Organização das Nações Unidas). O encontro acontece em 11 e 12 de novembro na sede da AMCHAM-SP (Câmara Americana de Comércio), na capital paulista.

Também reunirá personalidades do automobilismo brasileiro, como Emerson Fittipaldi, tricampeão mundial de Fórmula 1, e Luciano Burtti, piloto da Stock Car e comentarista da Rede Globo. Além disso, conta com a participação do fundador do prêmio 100 Best Fleets Tom Johnson, do responsável pela frota da cidade americana Orlando David Dunn, e de entidades como DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) e ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego).

Segundo Flávio Tavares, diretor do Instituto PARAR, responsável por organizar o evento, a expectativa é que a Conferência Global PARAR 2015 tenha mais de 400 gestores, que representam cerca de um milhão de veículos. “Nosso objetivo é mostrar o que existe de mais atual em gestão de frotas e cultura de segurança no trânsito, trazendo para a discussão personalidades e os maiores especialistas do mundo”, explica. “A cada hora seis pessoas morrem em acidentes automotivos no Brasil. 93% dos desastres são causados por negligência ou erro humano. Somente em 2014, foram mais de 40 mil mortos. Nosso papel é dizer às empresas que elas também são responsáveis pela melhoria deste cenário.”

Novidades 2015


A terceira edição da Conferência tem grandes novidades. Uma delas é o Programa para Gestores de Frota 2016. “O PGF é o primeiro curso de certificação dos gestores de frota do Brasil. Seu objetivo é institucionalizar a profissionalização do setor, porque nós acreditamos que um condutor com treinamento apropriado é um motorista mais consciente”, explica Tavares.

O Instituto ainda desenvolveu o aplicativo PARAR, exclusivo para o evento. Disponível na App Store e no Google Play, permite network em tempo real. Por meio da ferramenta, é possível saber o perfil dos participantes e, assim, agendar reuniões, conhecer e trocar experiências com estes profissionais.

Conquistas do PARAR


A segunda edição da Conferência Global PARAR, que ocorreu em 11 e 12 de novembro de 2014, contou com mais de 350 participantes e esteve recheada de palestrantes e figuras de renome do segmento.

Após o evento, muitas empresas se comprometeram com a criação de cultura de segurança em suas frotas. A Ambev, por exemplo, constituiu um departamento específico para cuidar dos seus mais de 3.000 veículos, alcançando reduções importantes em acidentes. A IBM, atenta à palestra da NCAP, decidiu adquirir somente carros que fossem cinco estrelas pelos critérios de avaliação do órgão. Recentemente, fecharam mais de 1.000 veículos com a classificação máxima para sua frota.

Com a visibilidade alcançada, o PARAR foi convidado a conduzir uma delegação para os Estados Unidos, com o intuito de formalizar um intercâmbio com a NAFA. Mais de 20 executivos do setor automotivo acompanharam a delegação, que realizou diversas reuniões com os principais representantes norte-americanos do setor. Na ocasião, o instituto recebeu sua primeira premiação internacional: reconhecido por sua causa humanitária, conquistou o prêmio Windell Mitchell, um dos mais importantes do segmento.

Além do mais, recebeu um convite NCAP para se tornar um dos parceiros estratégicos no Brasil, para disseminar o tema segurança automotiva nas corporações.

“Com a crescente força, estamos reunindo assinaturas dos maiores frotistas brasileiros, em um tratado nacional de compromisso das empresas com a disseminação da cultura de segurança e valor à vida em suas organizações. Este documento será entregue no evento da ONU, que ocorrerá em novembro em Brasília”, revela Tavares. “Neste ano, o evento estará ainda maior, com muito mais personalidades brasileiras do setor, entidades e órgãos de governos para embasar os debates. Será o maior e mais importante encontro que já fizemos”, destaca.

Sobre o Instituto PARAR


O Instituto PARAR foi criado para aquecer as discussões sobre as tendências e as boas práticas para uma gestão eficiente das frotas corporativas. “Milhares de pessoas morrem todos os anos vítimas de acidentes de trânsito, e o Instituto PARAR tem a missão de profissionalizar os gestores de frota das mais de 6.000 empresas brasileiras filiadas”, ressalta o diretor.

Para isso, reúne especialistas na área de gestão de frotas leves, para compartilhar com os associados temas sobre tecnologia, gestão de custos, direção defensiva, política de frotas, e muitos outros.

A entidade tem três anos e, desde então, já realizou mais de 200 eventos para o segmento. O Instituto PARAR surgiu da empresa GolSat, a primeira a unir os conceitos de rastreamento, tecnologia e sustentabilidade. A partir de gráficos, relatórios, rankings e indicadores, a companhia auxilia o administrador da frota a fazer uma análise do comportamento de seus veículos e condutores, elaborando políticas de frotas eficientes, que refletem em progressos sociais, econômicos e ambientais.

Printer Press Comunicação Corporativa
Thiago Eid 
thiago.eid@printerpress.com.br
11 5582-1625

quinta-feira, 23 de julho de 2015

VOLKSWAGEN PROMOVERÁ O LANÇAMENTO DO UP! TSI TAMBÉM PELO SNAPCHAT.

Marca é a primeira no Brasil a apresentar um novo carro também pela rede social Snapchat.


A Volkswagen do Brasil vai promover o lançamento do up! TSI de uma forma inédita nas redes sociais. A marca será a primeira no Brasil a lançar um novo carro também pelo Snapchat, uma rede social exclusiva para smartfones.

Presente praticamente em todas as redes sociais, a Volkswagen passa a utilizar o Snapchat para ampliar o conhecimento do público jovem sobre tecnologia e inovação da marca, destacadas no novíssimo up! TSI.

“É uma ação inovadora para um carro inovador. Essa iniciativa é uma forma de aproximar ainda mais os variados públicos da marca nas redes sociais”, afirma o gerente de Marketing Digital e CRM da Volkswagen do Brasil, Fabio Rabelo.

Pelo Snapchat é possível enviar textos, fotos, desenhos e vídeos curtos que vão existir por, no máximo, 24 horas no celular de quem os recebe. O usuário remetente escolhe o tempo de duração antes de enviá-la. Depois disso, o conteúdo desaparece.

Para receber as informações publicadas pela Volkswagen no Snapchat, basta fazer o download gratuitamente por meio da loja virtual de aplicativos disponível no smartfone. Com o aplicativo instalado, adicione o usuário: vwbrasil. Os primeiros posts da Volkswagen sobre o up! TSI serão publicados a partir das 12 horas de sexta-feira, dia 24 de julho.

A Volkswagen nas redes sociais


Facebook: mais de 3,1 milhões de pessoas já curtiram a fanpage da marca e acompanham fotos, vídeos, curiosidades sobre a história da Volkswagen e seus carros, além das últimas notícias e condições promocionais.


Twitter: O perfil da marca conta com mais de 39 mil seguidores no microblog, que traz informações sobre as últimas notícias, curiosidades, prêmios e reconhecimentos da empresa.


Instagram: Para acompanhar o feed de imagens seguindo o perfil @VWBrasil. É participar enviando fotos dos modelos Volkswagen com a tag #VWBrasil.


Youtube: A Volkswagen conta com um acervo de vídeos que soma mais de 35 milhões de visualizações. É possível assistir e compartilhar as propagandas, tecnologias e muito mais.

Entre em youtube.com/VolkswagendoBrasil e confira.

Google+: Uma das plataformas mais recentes da marca e que já conta com mais de 600 mil visualizações.

   
Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Gilberto dos Santos | 11 4347-3050 | gilberto.santos@volkswagen.com.br
Fabiano Severo |  11 4347-3339 | fabiano.severo@volkswagen.com.br
Michel Escanhola |  11 4347-3816 | michel.escanhola@volkswagen.com.br
Luís Felipe Figueiredo | 11 4347-5053 | luis.figueiredo@volkswagen.com.br

ALLISON xFE

Nova transmissão automática para o transporte urbano de passageiros pode reduzir significativamente o consumo de combustível.


A Allison Transmission Holdings Inc. (NYSE: ALSN) anuncia uma nova linha de transmissões automáticas para ônibus que incorpora os mais recentes avanços em termos de tecnologia de consumo de combustível. Definida pela sigla xFE, por estabelecer um nível ‘extra’ de economia, as novas transmissões totalmente automáticas têm demonstrado melhorias de consumo, além dos recursos proporcionados pelo sistema FuelSense®.

"Assim como em nossos produtos híbridos, os novos modelos xFE representam o que de mais moderno a Allison pode oferecer em se tratando de tecnologia de economia de combustível", afirma Lawrence Love, diretor executivo de Marketing Global da Allison Transmission. "Nosso objetivo com a nova gama xFE é obter a maior eficiência energética possível para uma transmissão automática especialmente projetada para os ônibus."

Os novos modelos xFE têm as mesmas dimensões e características dos modelos atuais, mas incorporam relações de transmissão otimizadas que potencializam os efeitos do pacote econômico FuelSense®. Elas foram projetadas para permitir o bloqueio do conversor de torque ainda em primeira marcha, de modo a prolongar significativamente a operação bloqueada, bem como propiciar menor rotação do motor nas marchas altas para melhorar ainda mais o consumo de combustível. 

"As novas relações de marchas trabalham para melhorar a economia de combustível em percursos congestionados onde é comum o anda e para, ou seja, ciclos com baixas velocidades médias", disse Love. "Trânsito e ônibus urbanos são candidatos ideais para incorporar essa tecnologia, portanto estamos privilegiando essas aplicações."

Ainda que o resultado individual de cada frota dependa especialmente do ciclo de trabalho executado, testes realizados em frotas de clientes de quatro diferentes continentes, e em cidades que vão de Saint Louis a Seul, e de Pequim ao Rio de Janeiro, as unidades xFE apresentaram uma economia de combustível representativa quando comparadas com os modelos sem essa tecnologia. Essas melhorias foram resultantes somente das novas relações de transmissão, independentemente dos recursos do FuelSense. Particularmente, os modelos xFE também são compatíveis com motores movidos com combustíveis alternativos.

O modelo designado para os ônibus que trafegam na América do Norte é o N3400 xFE™. A produção foi iniciada em Indianápolis em abril. Para outros mercados a Allison oferecerá três novas opções: T3280 xFE™, T3325 xFE™ e T3375 xFE™.

Allison Transmission
Juliana Abrahão de Barros 
juliana.barros@allisontransmission.com
+55 11 5633-2528

Press Consultoria
Caio Moraes
caiomoraes@pressconsultoria.com.br
Rodolpho Siqueira
+55 11 992-457-177 

Sobre a Allison Transmission, Inc.: A Allison Transmission (NYSE:ALSN) é o maior fabricante mundial de transmissões automáticas para veículos comerciais médios e pesados, e líder em sistemas híbridos de propulsão para ônibus urbanos. As transmissões Allison são usadas nas mais variadas aplicações incluindo caminhões coletores de resíduos, bombeiros, construção, ônibus, motorhomes, militares e energia. Fundada em 1915, a Allison tem sede em Indianápolis, Indiana, USA, e emprega aproximadamente 2.700 pessoas no mundo. Com presença no mercado de mais de 80 países, a Allison possui escritórios regionais na Holanda, China e Brasil e fábricas nos Estados Unidos, Hungria e Índia. A Allison também tem aproximadamente 1.400 distribuidores independentes e revendedores em todo o mundo. Para maiores informações, visite www.allisontransmission.com 

COMUNICAÇÃO 360.
Por Marco Piquini*

FALAR NÃO BASTA, É PRECISO CONVERSAR.

O novo presidente da empresa se entusiasmou e decidiu expandir os canais de contato com os empregados. O pessoal da Comunicação sugeriu um ”Café com o Presidente”. Ele topou na hora e mergulhou de cabeça na novidade. Foi criado uma logo para o programa e o calendário de reuniões foi marcado. Depois de alguns encontros, porém, começou a ficar difícil encontrar empregados para montar os grupos: ninguém mais queria tomar café com o homem! 

A Comunicação entrou em pânico. O que poderia ter acontecido? A turma decidiu ouvir as pessoas que participaram dos primeiros encontros para tentar descobrir o mistério e o feedback foi revelador!

A reclamação principal: durante os cafés, só o homem falava. Ele desandava a contar casos de sucesso de sua carreira, falava longamente sobre a empresa, sua vida pessoal e até a contava piadinhas. O cara era até bastante simpático, e a novidade agradou no começo, mas logo começou a circular pela “rádio peão” que os encontros eram “um saco”.

Alguns dos empregados achavam que iam poder “falar”, se preparavam porque queriam dizer algumas coisas para o presidente, mas só ouviam “aulas”. Os poucos que conseguiram expressar suas ideias e sugestões saíram do encontro achando que o presidente não havia dado a eles a devida atenção. E isso magoou essas pessoas, que passaram a falar mal do tal café com o poderoso chefão.

Lição: em reuniões tipo “Café com o Presidente” não basta falar ou simplesmente ouvir. É preciso que as outras pessoas pratiquem o “esporte” da conversa, que é uma interlocução entre pessoas, onde pontos de vista diferentes sejam trocados e, mais do que isso, respeitados, onde ideias são debatidas, onde haja interação. Conversar como se as pessoas fossem uma família planejando suas próximas férias. A Comunicação precisa alertar o presidente de que seu papel ali é mais o de ouvir do que o de falar. 

Outra coisa: encontros entre pessoas de níveis muito diferentes podem gerar situações embaraçosas. A Comunicação precisa “brifar” o presidente a respeito de temas que sejam do interesse do pessoal (por exemplo, é verdade que o restaurante vai ser reformado?). Ajuda bastante um pequeno perfil dos interlocutores, tipo “o João, que é analista de processos na linha 4 foi o vencedor do kaizen do mês”, ou “a Maria que é supervisora de logística é maratonista e já correu em Nova York”. Este tipo de detalhe na “orelha” do presidente vai ajuda-lo a manter a conversa mais fluida e livre.

O presidente também precisa ter a seu lado um auxiliar bom em relacionamento para servir de “facilitador” quando a conversa “emperra”. E esse é um papel a ser cumprido por alguém da Comunicação. A mesma pessoa deve também preparar-se para tomar notas mentalmente dos assuntos que merecem análise e retorno imediato. 







Marco Piquini é jornalista, consultor e palestrante. Trabalha com a comunicação para a gestão de mudança. Foi durante 20 anos executivo do Grupo Fiat e entre 2007 e 2012 diretor de Comunicação da Iveco para a América Latina, com responsabilidade sobre comunicação interna, externa, publicidade, eventos e sustentabilidade
e-mail: piquini@tresmeiazero.com.br
Visite: tresmeiazero.com.br.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

VOLKSWAGEN TRUCK & BUS GMBH ANUNCIA A FORMAÇÃO DO SEU CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO.

A Volkswagen Truck & Bus GmbH, holding que reúne os negócios de caminhões e ônibus da Volkswagen AG, formou seu Conselho de Administração, composto numa base paritária. O Prof. Dr. Martin Winterkorn, presidente da diretoria (Board of Management) da Volkswagen AG, presidirá o Conselho de Administração (Supervisory Board). A sede social da Volkswagen Truck & Bus GmbH será Braunschweig, na Alemanha.

Os representantes dos acionistas que se juntam ao Prof. Dr. Winterkorn no recém-composto Conselho de Administração (Supervisory Board) são Hans Dieter Pötsch, membro da diretoria (Board of Management) da Volkswagen AG e responsável pelas ‘Finanças e Controle’; Dr. Francisco Javier Garcia Sanz, membro da diretoria da Volkswagen AG e responsável por ‘Aprovisionamento’; Dr. Leif Östling; Daniela Behrens, secretária estadual no Ministério da Economia, Emprego e Transporte da Baixa Saxônia; e Dr. Ferdinand Oliver Porsche.

Os representantes dos empregados no Conselho de Administração são Bernd Osterloh, presidente do conselho de trabalhadores da Volkswagen AG; Gunnar Kilian, secretário-geral do conselho de trabalhadores do Grupo Volkswagen; Athanasios Stimoniaris, presidente do conselho de trabalhadores do Grupo MAN; Günter Pröbsterm, presidente do conselho de trabalhadores da fábrica da MAN em Nuremberg; Johan Järvklo, representante do Sindicato Sueco dos Metalúrgicos na Scania; e Lisa Lorentzon, representante da Federação de Trabalhadores Assalariados da Indústria e Serviços na Scania.

“A composição do Conselho de Administração representa o próximo grande passo em direção ao fortalecimento da nossa importante área de negócios de veículos comerciais. O Conselho de Administração e a diretoria trabalharão juntos para aproximar mais os nossos negócios com caminhões de médio e grande porte e suas marcas fortes — Scania, MAN Truck & Bus e MAN Latin America —, além de desenvolvê-los com êxito", destacou Winterkorn. Também foi tomada a decisão quanto à localização da holding: a sede social da Volkswagen Truck & Bus GmbH é Braunschweig.

Andreas Renschler, membro da diretoria da Volkswagen AG e responsável por ‘Veículos Comerciais’, ressaltou o fato de que "nós alcançamos um novo marco para a nossa holding de veículos comerciais com a composição do Conselho de Administração da Volkswagen Truck & Bus e a decisão sobre a sede coorporativa. Juntamente com o Conselho de Administração, decidimos por Braunschweig porque o aeroporto de lá nos garante acesso direto às nossas marcas. Isso foi o fator decisivo para todos os envolvidos.”

Renschler continuou: “Em um próximo passo, a diretoria e o Conselho de Administração vão desenvolver a estratégia geral para as nossas marcas de caminhões. Nossa meta concreta é a de desenvolver uma aliança entre MAN, Scania e MAN Latin America para nos tornarmos um líder mundial”.

Bernd Osterloh disse: “O Conselho de Administração da holding de caminhões e ônibus é um comitê forte que pode se concentrar completamente nas necessidades do negócio de veículos comerciais de médio e grande porte. Os colegas da MAN e da Scania estão integrados em pé de igualdade e, portanto, podem representar seriamente os interesses dos empregados de suas fábricas. Reunindo nossas atividades de veículos comerciais sob o teto da Volkswagen Truck & Bus, nós estamos levando em conta a importância das nossas marcas fortes de caminhões dentro do Grupo Volkswagen.”

Comentando sobre a decisão de instalar a sede da holding em Braunschweig, o presidente do conselho de trabalhadores do  Grupo da Volkswagen, acrescentou: “Decidir por uma localização neutra para a sede de veículos comerciais é uma boa ideia. É para funcionar como uma ligação entre as marcas fortes e independentes.”

Brasileiro fará parte da diretoria da Volkswagen Truck & Bus GmbH


O brasileiro Roberto Cortes, como presidente e CEO da MAN Latin America, vai participar da diretoria (Board of Management) dessa holding. Com 59 anos, o executivo é graduado em Economia pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Finanças pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Possui especialização pelo Insead, escola de negócios com sede em Fontainebleau, na França. Com passagens pelas áreas financeiras e de negócios de cinco empresas multinacionais, começou a trabalhar na indústria automotiva no ano de 1979. Sob a gestão de Roberto Cortes, a MAN Latin America é líder há 12 anos consecutivos no mercado brasileiro de caminhões.  

Comunicação MAN Latin America
comunicacao@volkswagen.com.br
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063

FORD APRESENTA A F-150 LIMITED, VERSÃO DE LUXO DA PICAPE LÍDER DE VENDAS NOS EUA.


A Ford apresenta a versão Limited da nova F-150 2016, uma picape de alto luxo da linha mais vendida da América do Norte há três décadas. Ela chega ao mercado norte-americano no final do ano com refinamentos estéticos e tecnologias exclusivas não disponíveis até o momento no segmento de picapes. A F-150 Limited tem um padrão de desempenho, conteúdo e qualidade que representa muito mais que um veículo utilitário.

A Ford F-150 Limited 2016 é equipada com motor V6 3.5 EcoBoost de 370 cv e transmissão automática eletrônica de seis velocidades com modos de reboque e esportivo e trocas progressivas SelectShift. Os modelos 4x4 contam com seleção automática de tração nas quatro rodas de acordo com as condições da pista. Ela tem rodas exclusivas de alumínio polido de 22 polegadas, o emblema Limited com letras em relevo no capô e uma grade exclusiva.

O para-choque dianteiro cromado, com ponteiras na cor da carroceria, se conecta visualmente por uma moldura brilhante com o para-choque traseiro, também na cor da carroçaria. As maçanetas e ponteira do escapamento também são cromadas. As cores disponíveis incluem preto Shadow, azul Jeans e branco Platinum de três camadas.

A variedade de versões da Ford F-150 é uma das razões do seu sucesso, incluindo desde modelos com preço atraente para o trabalho e séries intermediárias até as mais equipadas. A nova F-150 Limited vai atender as necessidades crescentes e inexploradas dos clientes de luxo que procuram exclusividade, conveniência e requinte diferenciado no segmento. A F-150 Limited vai ocupar o topo da linha, ao lado de outros modelos bem aceitos como a Lariat, King Ranch e Platinum.

"A F-150 Limited supera o que os clientes mais exigentes esperam de uma picape topo de linha", diz Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto Global da Ford. "Ela traz tecnologias inéditas entre as picapes e possui características técnicas que ampliam a produtividade, a conveniência e capacidade da F-150, além de oferecer um design único e interior sofisticado ao nível dos automóveis de luxo."

Equipamentos exclusivos


A lista de equipamentos da picape inclui sensor de ponto cego, sistema de manutenção na faixa, câmera de visão 360 graus e assistência de engate de reboque. Tem também teto panorâmico, estribos com rebatimento elétrico, faróis de LED quad-beam, partida remota, abertura elétrica da tampa da caçamba, controle de freio de reboque integrado e ganchos de reboque dianteiros cromados.

A cabine traz bancos de couro dianteiros com aquecimento e refrigeração, ajuste elétrico em 10 direções e função de massagem - exclusiva na categoria -, bancos traseiros aquecidos, sistema de conectividade SYNC 3 com AppLink e som Sony com HD Radio, 10 alto-falantes e subwoofer. Tapetes, painel, acabamento em madeira natural e alumínio, soleiras com iluminação de fundo azul são outros detalhes exclusivos. A exclusividade é reforçada por uma placa gravada a laser no console com o número de produção do veículo.

Imprensa Ford
(11) 4174-9587/ 9487/ 9591

NAVIG ESTREIA NO MERCADO DE ÔNIBUS COM FOCO EM SEGURANÇA.

A Navig, especializada em treinamento e reciclagem de motoristas profissionais, acaba de dar seus primeiros passos no segmento de transporte de passageiros. Algumas operadoras de ônibus da região de Porto Alegre aderiram ao treinamento dos seus motoristas com o o método criado pela Navig, que ensina a técnica de antecipações de situações em estradas e vias urbanas por meio de um simulador. Cerca de 100 motoristas passarão pelo treinamento nos próximos dias.



“A ideia é utilizar essa oportunidade para conferir resultados e montar um projeto personalizado de treinamento na sequência”, comenta Luciano Burti (foto), proprietário da Navig. O foco será a segurança, um dos aspectos mais importantes para quem faz transporte de passageiros.

De acordo com Burti, o curso será iniciado com o módulo Motorista Eficiente que, além de proporcionar um consumo menor de combustível, reduz em até 40% a sinistralidade. “É um curso muito eficaz em economia e segurança”, completa.

Com dois anos de atuação a serem completados em outubro de 2015, a Navig  já contribuiu ativamente para a qualificação de mais de 1.500 motoristas de caminhões. “Agora chegou o momento de expandir nossos negócios e auxiliar o mercado de transporte de passageiros”, comenta Burti.

Um dos grandes diferenciais da Navig é oferecer os cursos por meio de simuladores que funcionam em escritório móvel transportado por um caminhão. A unidade de treinamento vai até o cliente e fica à disposição o tempo necessário.

Além do simulador, a Navig disponibiliza instrutores que cuidam do treinamento teórico e prático dos motoristas e o material didático. No fim do curso, há mensuração de resultados. “Nos meses seguintes ao treinamento, acompanhamos o resultado desses motoristas em seu dia a dia e ele recebe o Certificado de Qualificação da Navig, caso atinja os resultados esperados”, conta Burti.

O carro-chefe do curso é o módulo Motorista Eficiente que proporciona uma direção mais econômica, com redução do consumo de diesel, dos custos de manutenção e da sinistralidade. “É o mais procurado por ser um treinamento muito eficaz e que contribui para gestão de frota efetiva”, diz.

Navig Condução Eficiente
Assessoria de Imprensa
imprensa@navig.com.br

Sobre a Navig – Constituída pelo piloto e comentarista esportivo, Luciano Burti, a Navig Condução Eficiente iniciou suas atividades em 2013 com o objetivo de oferecer treinamento para motoristas de caminhões, ônibus e automóveis. Os cursos são oferecidos por meio de simuladores desenvolvidos com os mesmos conceitos dos produzidos para treinamento aéreo. Um dos diferenciais dessa solução em transporte é o fato de o simulador estar instalado em uma unidade móvel de treinamento, facilitando a rotina de empresários do transporte e dos seus motoristas. Para importação de equipamento, customização da Unidade Móvel de Treinamento, elaboração de conteúdo e contratação de instrutores, a empresa fez um aporte inicial de R$ 3,5 milhões, com projeção para retorno do investimento em um período de três anos.

ZEN MOSTRA RESULTADOS DE SUCESSO COM O LEAN MANUFACTURING DURANTE WORKSHOP EM BLUMENAU (SC).

Os importantes avanços no processo de gestão com a adoção do Sistema Lean Manufacturing. Esse foi o tema apresentado pela ZEN, fabricante brasileira de impulsores de partida e líder mundial no segmento, durante o Workshop “Os desafios na implementação e operacionalização do Lean Manufacturing”, promovido recentemente em Blumenau (SC) pelo Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Blumenau (SIMMMEB), pelo Departamento de Engenharia de Produção e Design da FURB, Universidade Regional de Blumenau, pela Fundação Fritz Muller e pela consultoria Gemba Training. 

Em apresentações realizadas no evento, Daniel Lorenzon dos Santos, Analista de Melhoria Contínua da ZEN, abordou a redução de custos, com base no Lean Manufacturing, no desdobramento estratégico e suas dificuldades. Já Joziel J. Corrêa, que também é Analista de Melhoria Contínua da ZEN, tratou sobre a importância e necessidade do envolvimento das pessoas para o autodesenvolvimento em benefício da organização.

Cada vez mais competitiva e globalizada, a ZEN adota desde 2006 o sistema Lean Manufacturing em suas linhas industriais, com objetivo não apenas de aprimorar a qualidade e eficiência da produção, como também de reduzir custos e desperdícios, o que rendeu diversos prêmios por parte dos clientes. Com isso, a companhia se tornou um case de sucesso na adoção do novo sistema de gerenciamento.

Durante o Worhshop, a empresa destacou a importância do sistema na busca constante pela eliminação dos desperdícios com o objetivo de promover o conhecimento das melhores práticas para aprimorar a produtividade, competitividade e excelência do negócio. 

Com a reestruturação do Lean em 2012, a ZEN integrou os processos administrativos e produtivos, tornando toda a empresa alinhada dentro da nova filosofia e com novas métricas e planos estratégicos adotados em todos os níveis. 

Segundo o Gerente de Engenharia Industrial da ZEN, Fernando Fey Probst, o processo de implementação promoveu mudanças na forma da análise dos problemas e a habilidade de realização de ciclos constantes de melhoria contínua do time. “Uma das dificuldades foi quebrar os paradigmas nos departamentos e desenvolver uma visão orientada ao fluxo produtivo eliminando os vários desperdícios que não agregam valor ao custo do produto e à Organização. Como todo o processo de mudança, houve resistência natural no início mas o grande diferencial foi a capacitação dos nossos colaboradores de vários níveis hierárquicos e inclusive aplicação das ferramentas do Lean à área administrativa”, comenta o executivo.

Fey destaca que os principais ganhos do Lean na produção foram: as reduções dos estoques intermediários, perdas por paradas não planejadas e, consequentemente, aumento da eficiência e produtividade na linha de produção.

Lean manufacturing, também chamado de Sistema Toyota de Produção, foi criado no período de reconstrução do Japão após a Segunda Guerra Mundial, por Taiichi Ohno, e é uma filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos. Eliminando esses desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e custo de produção diminuem. As ferramentas "Lean" incluem processos contínuos de análise, produção "pull" e elementos/processos à prova de falhas.

Printer Press Comunicação Corporativa
Victor François
victor.francois@printerpress.com.br
11 5582-1560 
Aline Feltrin
aline.feltrin@printerpress.com.br
11 5582-1606 
Felipe Guimarães
felipe.guimaraes@printerpress.com.br
11 5582-1603

Sobre a ZEN: A ZEN é o maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo, e conquistou importante participação de mercado nos segmentos original (OEM) e de reposição (aftermarket) na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.  Fundada em 1960, em Brusque (SC), a empresa mantém ritmo constante de crescimento, atuando nos segmentos de autopeças para as linhas leve e pesada. Líder absoluta na América do Sul, a ZEN produz anualmente cerca de 15 milhões de componentes, para mais de 2 mil modelos de veículos automotores. Seu portfólio inclui polias de alternador, tensionadores de correias, mancais de alternador e planetárias, além de componentes conformados a frio utilizados em sistemas de transmissão e freio ABS de automóveis e caminhões. Com alto grau de competência em sistemas de roda livre e conformação, a empresa destina cerca de 7% de seu faturamento anual à área de P&D, para o desenvolvimento de produtos inovadores e patentes – a empresa já soma 14. Atualmente, com cerca de 1.000 funcionários, apoiado em seu sistema Lean de produção, a ZEN mantém um rigoroso processo de qualidade, certificado pelas normas ISO 9001, ISO-TS 16.949 e ISO 14.001. Para mais informações, acesse www.zensa.com.br.

CHEVROLET CLASSIC GANHA DIREÇÃO HIDRÁULICA DE SÉRIE NA LINHA 2016.

Ar-condicionado, alerta sonoro de esquecimento dos faróis ligados, conta-giros e preparação para som também equipam o veículo.

O Chevrolet Classic 2016 estreia nas concessionárias da marca com uma novidade que o deixa ainda mais atraente para o consumidor que deseja um sedã acessível e, ao mesmo tempo, bem equipado.

O modelo passa a trazer direção hidráulica de série, o que torna as manobras muito mais fáceis. O item chega para aumentar a lista de conveniências, composta por ar-condicionado, alerta sonoro de esquecimento dos faróis ligados, painel com conta-giros, preparação para som, ajuste de altura dos cintos dianteiros, desembaçador elétrico do vidro traseiro e banco do carona com porta-revista no dorso.


Entre os principais itens de aparência, o Classic 2016 traz calotas integrais de seis raios, além de maçanetas, retrovisores e para-choques pintados na mesma cor da carroceria. Airbag duplo, freios ABS e trava de segurança para crianças nas portas traseiras completam o pacote de entrada.

Ofertado em versão única de acabamento (LS), o Chevrolet pode vir opcionalmente equipado com alarme antifurto e com vidros e travas elétricos -este último com acionamento por controle remoto.

Já itens como sensor de estacionamento e CD Player com entrada auxiliar e USB são vendidos como acessórios na rede de concessionárias da marca.

O carro está disponível em quatro opções de cores: Cinza Mond, Prata Swichblade, Branco Summit e Preto Global.

Custo-benefício



Além de ser o três volumes completo mais acessível do mercado, o Classic também é o mais vendido de seu segmento e se destaca pelo amplo porta-malas --até 40% maior que o de hatches compactos de mesma faixa de preço.

“A adoção da direção hidráulica como item de série reforça ainda mais a relação custo-benefício do Classic, elogiado ainda pela excelente ergonomia e pelo baixo custo de manutenção”, atenta Samuel Russell, diretor de marketing da Chevrolet.

Motorização


O Classic é equipado com o motor 1.0 litro VHC E, um dos mais potentes da categoria. Flex, ele desenvolve até 78 cavalos e 9,7 kgfm de torque, isso com etanol no tanque.

O Chevrolet também aparece entre os sedãs mais econômicos do país. Quando abastecido com gasolina, o sedã pode chegar a 900 quilômetros de autonomia. O baixo peso do sedã (905 kg) e o tanque de 54 litros contribuem para este feito.

Imprensa General Motors do Brasil.
Felipe Nóbrega Arado
(11) 4234-6282
felipenobrega.arado@gm.com
Beatriz Matarazzo
(11) 4234-8783
beatriz.matarazzo@gm.com
Nelson Silveira
(11) 4234-7005
nelson.silveira@gm.com

Fundada em 1911, em Detroit, a Chevrolet é uma das maiores marcas de veículos do mundo, com negócios em mais de 115 países e vendas anuais de mais de 4,8 milhões de veículos. A Chevrolet oferece aos clientes veículos eficientes e com ótimo desempenho, design diferenciado e de alta qualidade. Mais informações a respeito dos modelos Chevrolet podem ser encontradas no site www.chevrolet.comNo Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 90 anos. Em 2014 a Chevrolet vendeu no país 578.983 veículos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. 

SUBARU PARTICIPA DO FESTIVAL DO JAPÃO, EM SÃO PAULO.

A SUBARU participa da edição 2015 do Festival do Japão, que acontece entre 24 e 26 de julho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo (SP). Além de oferecer atrações aos visitantes e condições especiais de vendas, a marca expõe os modelos WRX e WRX STI, que chegarão ao mercado brasileiro nas próximas semanas, redefinindo os parâmetros de performance, tecnologia, segurança e dirigibilidade.



No estande com 180 m², a empresa também mostrará a linha 2015/2016 dos veículos Forester XT Turbo e SUBARU XV, que incorpora importantes evoluções na lista de equipamentos destes modelos, privilegiando conforto, ergonomia e versatilidade, tais como: touchscreen de 7” para controlar o sistema de som, novo volante multifunção de três raios e alterações no acabamento interno.

Para tornar mais acessível aos visitantes do Festival do Japão algumas das tecnologias e inovações presentes em todos os modelos SUBARU, que são importados e vendidos com exclusividade pela CAOA no Brasil, o espaço também contará com um exemplar do Forester Sport cortado ao meio. Nele, será possível conhecer detalhes do motor Boxer, com pistões horizontalmente opostos; do sistema de tração integral Symmetrical All-Wheel Drive, e dos dispositivos de segurança, como os airbags frontais e do tipo cortina.

Durante a realização do evento, o público que passar pelo estande poderá eternizar esse momento em desenho. Dois desenhistas de mangá, denominação japonesa para histórias em quadrinhos, farão caricaturas digitais dos visitantes guiando o modelo esportivo WRX STI, que serão enviadas por e-mail ou compartilhadas nas mídias sociais.

Para os apaixonados por velocidade, o espaço da SUBARU contará com um simulador de corrida. Nele, será possível sentir a experiência de guiar o novo SUBARU WRX, icônico sedan esportivo da marca, que mescla esportividade e desempenho, com o conforto e o requinte de um modelo sedan.

Sobre o Festival do Japão

O Festival do Japão, realizado pela Kenren (Federação das Associações das Províncias do Japão no Brasil), é considerado o maior festival de cultura japonesa do mundo e integra o Calendário Turístico do estado de São Paulo. De acordo com a organização, são esperadas mais 180 mil pessoas nos três dias de realização do evento (24, 25 e 26 de julho).

18º FESTIVAL DO JAPÃO
São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Rodovia dos Imigrantes, Km: 1,5
São Paulo (SP)
Sexta-feira - 24/07/2015
das 12h às 21h
Sábado - 25/07/2015
das 10h às 21h
Domingo - 26/07/2015
das 10h às 18h 
Mais informações: www.festivaldojapao.com. 


SUBARU
CAOA - Departamento de Comunicação
Gerson Almeida 
gerson.almeida@caoa.com.br
Anderson Cavalcante
anderson.cavalcante@caoa.com.br
Maira Nascimento   
maira.nascimento@caoa.com.br
Déborah Encarnato
deborah.encarnato@caoa.com.br
55 11 5538-1206 / 1118 / 1068

CAOA - SUBARU - Em 1998 a CAOA se tornou a importadora oficial da montadora de veículos japonesa SUBARU no Brasil. A partir desse momento as vendas da marca triplicaram no País em menos de 1 ano. A SUBARU é a divisão automotiva da Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI), uma empresa que desenvolve produtos inovadores em várias áreas, com base em uma tecnologia confiável. Líder no segmento automotivo no Japão, a FHI possui uma longa história de inovações tecnológicas. O objetivo da empresa é proporcionar prazer e tranquilidade ao dirigir por meio de uma experiência com um SUBARU, cujo slogan da marca é "Confiança em Movimento". Para a companhia, a paz de espírito ao dirigir não é possível sem o elemento crucial que é a segurança. Toda a linha de veículos da SUBARU comercializada no Brasil conta com tração 4X4 AWD que otimiza a tração distribuindo a força do motor entre as quatro rodas de forma equilibrada

JUSTIÇA.
Por José Renato Nalini*

CRISE? QUAL DAS CRISES?

Todos estão cansados de ler, ouvir e comentar que o Brasil está mergulhado numa policrise. Crise econômica, crise política, crise de confiança e de credibilidade, crise moral. Isso pode abater o ânimo do brasileiro, que sempre achou "jeitinho" para tudo e que agora sente a aproximação de dias terríveis.

Qual a reação nesse momento?

Existem aqueles que não tomam conhecimento. Acreditam que já passamos por estágios tão graves e os superamos. Há os derrotistas, que se entregam ao desalento e contaminam sua rotina de um catastrofismo indutor de somatização de graves enfermidades. Mas também existem aqueles que procuram encontrar alternativa para atravessar a borrasca.

Uma coisa é certa: não é "marolinha" o que o Brasil enfrenta. É mais para "tsunami" do que para garoa. Quem não enxerga as lojas fechando, os imóveis postos a aluguel tendo de baixar suas expectativas de renda ante uma deflação brava? Quem não se comove com a fila do desemprego, a única a crescer no País? E a construção civil ainda nem começou a sua despedida em massa. É questão de tempo.

Nesse estágio mais do que preocupante, é preciso garantir a sensatez e a serenidade. Respirar fundo. Cuidar da saúde. Não abandonar os exercícios físicos. Atentar para a alimentação saudável. E também procurar um pouco de sonho.

Pobre de quem só enxerga problemas à sua volta. Isso é muito comum para quem considera o trabalho um castigo: "ganharás o pão com o suor do seu rosto". Mas para quem gosta do que faz, o trabalho é diversão. 

Isso é o que leva o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a despeito de todas as dificuldades, a manter acesa a chama da arte, da cultura, da música, da poesia e investir no projeto "Arte e Cultura no TJ", hoje disseminado por todo o interior.

A magia não pode desaparecer do cenário que já é triste. Aqueles momentos de boa música, de dança, de teatro, constituem lenitivo para quem só teria a rotina de um trabalho árduo, burocrático as mais das vezes, incompreendido e constantemente sob ameaça. 

Pobre de quem não compreende o alcance de uma iniciativa que só pretende oferecer aos integrantes de um conglomerado encarregado de cuidar da miséria humana – basta adentrar ao mundo das traições, da falta de caráter, do descumprimento das obrigações, do fingimento e da falsidade, ingredientes naturais de todo processo judicial – uma janela para o sonho. Quem participa e vibra com o projeto, tira proveito dele: sou testemunha disso. Quem o não compreende continuará no seu mundinho de formalismos, de acanhada concepção do mundo e vai curtir as crises com os próprios talentos. O mundo plural reserva espaço para todos.









José Renato Nalini é desembargador, preside o Tribunal de Justiça de São Paulo e é integrante da Academia Paulista de Letras. 
Visite o blog: renatonalini.wordpress.com.

28º BRASILEIRO DE JET SKI.

Piloto gaúcho Fillipe Seibel tentará o bicampeonato na categoria Runabout Aspirado GP.


O gaúcho Fillipe Bertodo Seibel estreia na temporada 2015, nos próximos dias 15 e 16 de agosto, quando será realizada a primeira etapa do 28º Campeonato Brasileiro de Jet Ski, na Represa de Furnas, em Boa Esperança (MG). O piloto de Canoas tentará esse ano, garantir o bicampeonato da categoria Runabout Aspirado GP. Além do título nacional, também estão em jogo vagas para o Campeonato Mundial, que será realizado de 3 a 11 de outubro, em Lake Havasu, no Arizona (EUA).  A definição dos qualificados acontecerá ao término de todas as etapas programadas no Brasileiro até o início do Mundial.

Seibel explicou que não competiu no primeiro semestre, porém, está bem preparado fisicamente para as etapas do Campeonato Brasileiro. “Espero dar mais trabalho aos adversários nessa temporada. Em termos de equipamento, utilizarei o mesmo jet do ano passado, um Yamaha, modelo VXR e que conta com a manutenção da Technojet”, destacou.

O piloto de Canoas avaliou como bom, o desempenho no Brasileiro 2014, quando conquistou o título na Runabout Aspirado GP e terminou com o vice campeonato na Runabout Aspirado Limited, mesmas categorias que competirá nessa temporada.

“É empolgante competir em Boa Esperança, pois são cerca de 30 mil pessoas acompanhando as disputas. Particularmente gosto muito de correr lá. Além disso, existem situações que podem ocorrer durante as baterias, como por exemplo, o vento que pode vir e fazer marolas, ou a falta dele, deixando a água como um espelho. São duas situações positivas, que servem para avaliar o desenvolvimento dos pilotos”, analisou Seibel.

A movimentação da etapa de abertura do 28º Campeonato Brasileiro de Jet Ski nos dois dias começará às 10 horas. O público terá toda a infra-estrutura necessária, com arquibancadas, área de alimentação, banheiros. Também serão instaladas secretaria, área de boxes.


A primeira etapa do 28º CAMPEONATO BRASILEIRO DE JET SKI GRAND PRIX 2014 - Classificatória para o Mundial de 2015 é uma realização da BJSA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JET SKI, com homologação da IJSBA – INTERNATIONAL JET SPORTS BOATING ASSOCIATION. Produção - CPM7 FULL PROMOTION. Patrocínio – PREFEITURA DE BOA ESPERANÇA, CÂMARA MUNICIPAL e GOVERNO DE MINAS GERAIS.  Apoio: SPETO IMPORT, SAFE WAVE, YAMAHA DO BRASIL, GLOBOJET, RADICAL PEÇAS, NATURAL RACING, Site BOMBARCO, REVISTA BOAT SHOPPING, www.photojetski.com.br, FULLPOWER ENERGY, TOALHAS SÃO CARLOS, FLY X, COPTERCAM. O evento conta com a supervisão da MARINHA DO BRASIL e CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE MINAS GERAIS, além da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e Guarda Municipal de Boa Esperança.

Maiores informações no site www.bjsa.com.br e  www.photojetski.com.br.

Foto: Ricardo Fuchs/Photojetski

ROF 
Renato Fabretti 
rfabreti@terra.com.br
(35) 3534-2003