quinta-feira, 30 de julho de 2015

CHEVROLET DIVULGA SERVIÇOS EXCLUSIVOS DO ONSTAR NO BRASIL.

O OnStar estreia este ano no país e vai equipar modelos da linha Chevrolet. Inédita em carros nacionais, a tecnologia vai oferecer diversos serviços, entre eles o de Concierge, desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro.



Ao pressionar um botão na base do retrovisor, o motorista é conectado à central de atendimento OnStar e pode pedir, enquanto dirige, que o atendente busque informações na internet por ele. Dessa forma é possível fazer consultas rápidas, como a previsão do tempo para a semana, a cotação do dólar do dia, ou até conferir o placar de uma partida de futebol disputada na noite anterior.

Toda conversa acontece por meio do sistema de áudio do veículo, que é equipado com um canal específico de telecomunicação e que independe de um telefone celular.

Outra comodidade do serviço de Concierge do OnStar é que ele funciona como uma espécie de assistente pessoal, pois pode reservar uma mesa em um restaurante indicado ou mesmo agendar horário no salão de beleza de preferência do cliente - sempre mediante disponibilidade. Os atendentes também são aptos a oferecer informações turísticas ou sobre pontos de interesse (POI).

“O OnStar de certa forma humaniza o automóvel, principalmente porque cria uma forte interação com o usuário e a percepção de que ele nunca está sozinho. Isso muda a experiência que a pessoa tem ao dirigir”, diz Carlos Meinert, diretor de Customer Experience da GM América do Sul.

Emergências e rodízio


O serviço de Concierge do OnStar se mostra igualmente útil em situações emergenciais. Na iminência de falta de combustível, por exemplo, o motorista pode solicitar que seja enviado ao GPS do carro o destino até o posto mais próximo. Havendo necessidade de auxílio de terceiros, como para a troca de um pneu furado ou em caso de pane mecânica, o atendente do OnStar direciona a ligação para o Chevrolet Road Service, precisando o local do incidente.

Informações sobre ruas bloqueadas ou vias alagadas também estarão à disposição do motorista por meio deste serviço.

Devido a sua tecnologia, o OnStar consegue identificar, pelo final da placa, que o veículo está em um dia de restrição a sua circulação (como ocorre no “rodízio” na cidade de São Paulo) e emite uma mensagem de alerta automática ao condutor. Esse alerta está programado para ocorrer dentro de uma área superior à da restrição, para que o motorista seja informado com a devida antecedência.


A central de atendimento do OnStar funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, e estará disponível para clientes Chevrolet de todo o país que possuam a tecnologia habilitada em seus veículos.

Outros serviços


Os primeiros modelos Chevrolet equipados com o OnStar no Brasil serão o Cruze Sedã e o Cruze Sport6, recentemente renovados no país e apresentados no último Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. O OnStar estreia até o fim do ano na linha 2016 do Cruze.

Avançado sistema de telemática, o OnStar ainda oferecerá ao motorista serviços de Emergência, Segurança, Navegação e Conectividade.

- Segurança - ajuda no processo de recuperação em caso de roubo do veículo.
- Emergência - notificação automática de acidente, assistência 24 horas por meio de uma central de atendimento e de informações.
- Conectividade - possibilidade de comandar e verificar diversos itens do carro à distância por meio de aplicativo no smartphone, incluindo o travamento/destravamento das portas e o acionamento da buzina e do pisca-alerta, por exemplo.
- Navegação – envio de destinos de forma remota ao sistema multimídia do veículo.

Com 7 milhões de usuários no mundo, o OnStar está há 19 anos no mercado internacional e é líder global em soluções de segurança conectada, serviços de mobilidade e tecnologia avançada de informação.

Nesta semana, nos Estados Unidos, foi anunciado que o serviço atingiu a marca de 1 bilhão de atendimentos – um contato a cada dois segundos.

O OnStar no Brasil está sendo customizado para atender as necessidades do consumidor local e detalhes adicionais sobre o novo sistema da Chevrolet serão anunciados em breve.

OnStar, LLC (OnStar) é uma subsidiária da GM Holdings LLC ("GM"). Junto com a afiliada Shanghai OnStar Telematics Co. Ltd (uma joint venture envolvendo OnStar, Shanghai General Motors Co., Ltd (SGM) e Shanghai Automotive Industry Corporation (SAIC)), o OnStar possui 7 milhões de assinantes na América do Norte e na China. OnStar é um provedor de serviços de emergência, segurança, navegação, diagnóstico e conectividade. O OnStar com 4G LTE está atualmente disponível em mais de 30 modelos 2015 da GM nos EUA e Canadá.


Imprensa General Motors do Brasil
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Fundada em 1911, em Detroit, a Chevrolet é uma das maiores marcas de veículos do mundo, com negócios em mais de 115 países e vendas anuais de mais de 4,8 milhões de veículos. A Chevrolet oferece aos clientes veículos eficientes e com ótimo desempenho, design diferenciado e de alta qualidade. Mais informações a respeito dos modelos Chevrolet podem ser encontradas no site www.chevrolet.com.

No Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 90 anos. Em 2014 a Chevrolet vendeu no país 578.983 veículos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. 

ALUNOS DA FEI CONSTROEM PROTÓTIPO DE VEÍCULO INOVADOR.

Equipe da FEI e protótipo do Revo – veículo desenvolvido pela equipe da FEI em parceria com equipes das Universidades do México, Porto Rico e Estados Unidos.

Pela primeira vez, o Brasil sedia a 4ª edição do Fórum PACE - Parceiros pelo Avanço da Educação da Engenharia de forma Colaborativa, programa mundial liderado pela General Motors - GM para o desenvolvimento da educação de engenharia automotiva. O Centro Universitário da FEI é umas das poucas instituições do país a participar do Fórum PACE, que está que será encerrado nesta quinta-feira, 30 de julho, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

O Fórum reúne 350 estudantes, de 58 instituições de Israel, Itália e Alemanha, entre outros. Com o tema Rethinking Mobility (Repensando a Mobilidade), a programação inclui palestras de executivos da GM e de outras empresas patrocinadoras do programa PACE, que oferecem treinamento de softwares específicos aos interessados. Outra atração é a competição de veículos desenvolvidos pelos estudantes, divididos em equipes formadas por alunos de países diferentes – ao todo são oito projetos. O desafio desta edição é construir um veículo urbano pensado para as megacidades do futuro. Para isso, ele precisa ser reconfigurável - servir para o transporte de carga e pessoas, atendendo diferentes demandas de mobilidade -, além de ser voltado ao uso compartilhado.  

Em conjunto com a FEI, a Universidade Iberoamericana (México), ITESM - Toluca (México), Universidade de Porto Rico (Porto Rico) e College for Creative Studies (USA) formam uma das equipes. Pela FEI, participam 15 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, de Engenharia de Produção e de Engenharia Civil.

Os universitários realizaram um estudo de viabilidade, custo, processo de fabricação e outros aspectos que envolvem o projeto. Desenvolveram um plano de negócios que inclui pesquisa de mercado, manufatura, além da construção de protótipo não funcional de um veículo totalmente inovador.

Nomeado Revo, o veículo foi elaborado para transportar de uma a três pessoas e possui um bagageiro. Uma espécie de sanfona, localizada entre a parte da frente e a parte de trás, permite expandir a cabine e assim reconfigurar o automóvel de acordo com a quantidade de passageiros ou de cargas transportadas. O protótipo foi todo esculpido a mão em placas de poliuretano e é apresentado em escala 1:3.

A utilização do veículo será pública, em que os interessados devem alugar por determinado trecho e período, podendo devolvê-lo no local de destino ou ao retornar, no local de origem. A ideia é funcionar paralelamente a um aplicativo para dispositivos móveis que avisará o local de retirada mais próximo do usuário, rotas e se há alguma pessoa interessada em compartilhar o uso e dividir despesas durante o trajeto.

Os projetos têm prazo de dois anos para serem concluídos. Nesta primeira etapa são avaliados os projetos e os protótipos do veículo e, na segunda etapa, que ocorrerá no próximo ano, a comissão julgadora analisará o conceito e se atende aos critérios impostos pelo programa. Os três primeiros lugares de cada categoria – engenharia, pesquisa de mercado, desenho industrial e manufatura -- receberão troféus.

Além da FEI e da Poli-USP, participam Purdue University (EUA), Tongji University (China), Instituto Politécnico Nacional (México), Art Center College of Design (EUA), TU Darmstadt (Alemanha), Technion Haifa (Israel), Monash University (Australia) e Politécnico di Torino (Itália).

Em setembro de 2012, a FEI e a GM firmaram parceria para a inclusão da Instituição no programa global PACE – Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education. O campus São Bernardo do Campo da FEI tem três laboratórios totalmente equipados com modernos softwares para desenho técnico disponíveis aos alunos. O programa já beneficiou mais de mil estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, com treinamentos e aulas nos laboratórios. 

Sobre o PACE


O programa PACE é o resultado da parceria da GM global com empresas fornecedoras de softwares e hardwares, como Autodesk, HP, Oracle e Siemens PLM Sofware. Propicia a formação de mão de obra mais qualificada, pois aplica as ferramentas de Computer Aided Design (CAD), Computer Aided Manufacturing (CAM) e Computer Aided Engineering (CAE) desde a universidade, que são os sistemas digitais utilizados na concepção, projetos e manufatura de veículos na indústria automotiva. A GM e estas empresas utilizam suas operações globais para apoiar instituições acadêmicas escolhidas estrategicamente em todo o mundo, para desenvolver a indústria automotiva com o conceito de Product Lifecycle Management (PLM), que se preocupa com os aspectos do veículo desde a sua conceituação de design, passando pelas etapas de produção, venda, distribuição e manutenção, até o final do ciclo de vida do produto.

Sobre a FEI


O Centro Universitário da FEI (www.fei.edu.br) é mantido pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", fundada em 1945, e está vinculado estatutariamente à Companhia de Jesus, responsável por sua orientação, sempre à luz dos princípios cristãos da defesa da Fé, da promoção da Justiça, da dignidade humana e dos valores éticos. A FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática. A FEI oferece cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação e Engenharia nas áreas de Automação e Controle, Civil, Elétrica com ênfase em Eletrônica, Computadores e Telecomunicações, Mecânica, Mecânica com ênfase em Automobilística, Materiais, Química, Produção e Têxtil, além de cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão, ministrado pelo Iecat (Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas). Com campi em São Bernardo e São Paulo, a FEI também oferece pós-graduação stricto sensu: mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica. O Centro Universitário da FEI compreende ainda o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais). É vinculado à Abruc - Associação Brasileira das Universidades Comunitárias. www.fei.edu.br

Sobre a General Motors Company


A GM e seus parceiros produzem veículos em 30 países e a empresa ocupa posição de liderança no maior mercado automotivo do mundo, além de ser o que mais rápido cresce. As marcas da GM incluem Chevrolet e Cadillac, além de Baojun, Buick, GMC, Holden, Jiefang, Opel, Vauxhall e Wuling. Mais informações a respeito da empresa e suas subsidiárias, incluindo OnStar, um líder global em segurança veicular, proteção e serviços de informação, podem ser encontradas em www.gm.com.

No Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 87 anos. Em 2011 a Chevrolet vendeu no país 632.219 veículos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um moderno Centro Tecnológico de Engenharia e Design, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. A subsidiária brasileira é um dos cinco centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura.

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COMUNICAÇÃO 360.
Por Marco Piquini*

FOCO AJUDA MUITO.

A diretoria realiza reuniões periódicas com as lideranças para discutir as estratégias da empresa. Certo e louvável, pois quanto mais informada for a turma, mais apta ela estará para acatar e conduzir as aceleradas, brecadas e meias-voltas que acontecem no dia-a-dia das empresas. Às vezes as coisas vão bem, mas nem tudo acontece de acordo com o planejado. Quanto maior for a velocidade com que a empresa lê as mudanças e corrige o rumo, melhor. 

O risco – mais comum do que se pensa – é que essas reuniões caiam na rotina e não consigam envolver as pessoas. O líder (gerentes, supervisores e chefes de área) entra numa reunião dessas depois de ter trabalhado parte do dia e já esgotou parte de suas energias. Senta-se com o grupo para e ouve, por duas horas, palestras acompanhadas de apresentações power-point de muitas lâminas, numa sequência interminável de apresentadores. Ele desliga na metade. Uma hora depois, já está com sono e sua capacidade de absorção do conteúdo começa a declinar rapidamente. Ele não vê a hora em que a coisa acabe. No encerramento, ao invés de levantar-se energizado ele sente alívio – pois ele pode, finalmente, voltar ao “trabalho”!

É uma pena, porque essas reuniões são fundamentais na vida de uma empresa. Por isso, devem ser cuidadas para cumprir sua função. E o caminho é simples: foco! É preciso decidir, lá em cima, na diretoria, qual a informação mais importante a transmitir naquele momento (não adianta tentar falar muitas coisas). Isso passa por um processo de síntese importante: escolher, simplificar, refinar, resumir. O que não é fácil. 

A dificuldade começa em selecionar o conteúdo. Em uma empresa tem muita coisa rolando ao mesmo tempo e, para a direção, tudo é importante! Mas quais são as prioridades? É preciso achar um foco, defini-lo, contextualizá-lo rapidamente. Apresentar a situação atual de maneira clara, com poucos e bons dados. Apresentar os caminhos e ações escolhidos. Identificar as pessoas responsáveis, os prazos. Se existem dificuldades elas devem ser mencionadas. Por fim, deve-se ter certeza de que todos entenderam a mensagem e promover o compromisso do grupo com a questão. Gritos de guerra, por exemplo, ajudam. E uma pequena “colinha” para que os líderes consigam depois transmitir a mensagem para baixo é um toque inteligente.

Outra dificuldade está em administrar os egos. Um diretor pode não gostar muito de ter seu tempo reduzido, ou até mesmo de ser excluído do roteiro porque não fala bem, é prolixo, etc. 

O papel Comunicação neste processo é fundamental. Deve primeiro argumentar pela simplificação e pelo foco mostrando que assim a comunicação funciona. Depois deve ajudar a construir o conteúdo de forma envolvente e engajadora. E ter a capacidade e a habilidade política de acomodar as tendências e interesses internos em favor do grupo.

Um trabalho e tanto, não?








Marco Piquini é jornalista, consultor e palestrante. Trabalha com a comunicação para a gestão de mudança. Foi durante 20 anos executivo do Grupo Fiat e entre 2007 e 2012 diretor de Comunicação da Iveco para a América Latina, com responsabilidade sobre comunicação interna, externa, publicidade, eventos e sustentabilidade
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quarta-feira, 29 de julho de 2015

ALUNOS DA POLI-USP DESENVOLVEM VEÍCULO RECONFIGURÁVEL.

Proposta é que o veículo atenda as demandas variadas de mobilidade da cidade de São Paulo. 


Os alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e de mais quatro universidades estrangeiras desenvolveram um veículo reconfigurável e de uso compartilhado para a cidade de São Paulo (SP). O projeto Opal é um modelo hatch, de duas portas, que amplia a capacidade de passageiros, de três para cinco assentos (e, portanto, as dimensões do veículo), quando o usuário desejar – a expansão da carenagem é feita por meio de atuadores eletrônicos. A condição de veículo reconfigurável facilita o uso compartilhado, pois possibilita atender pessoas de diferentes demandas de mobilidade.

“A reconfiguração, ainda uma novidade, consiste em adequar o veículo para mais de uma aplicação, como, por exemplo, transformando o veículo de passageiros em veículo de carga. Esse é um modo de atender demandas específicas e variadas, usando a mesma frota”, explica o Prof. Dr. Marcelo Alves, do Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP. O uso compartilhado, por sua vez, já existe em vários mercados. Em São Paulo, a prática vem sendo disseminada pelas bicicletas de cor laranja do projeto Bike Sampa, que facilitam o deslocamento na cidade (o usuário retira a bicicleta em um ponto de distribuição e pode devolver em outro).

O Opal foi desenvolvido considerando os resultados de pesquisa de mercado realizada na capital paulista. Os alunos foram a campo e ouviram 500 pessoas, entre os meses de outubro e novembro de 2014.



“Desse total, 77,1% responderam que usam o carro sozinho ou com mais uma pessoa, 62,3% vão de carro para o trabalho, e 76% mudam suas necessidades de uso do carro no decorrer da semana”, destaca Erich Sato, aluno do 4º ano do curso de Engenharia de Mecatrônica da Poli-USP e líder da equipe responsável pelo projeto. “A condição de veículo reconfigurável foi bem aceita pelos jovens”, completa. A maioria dos respondentes tem entre 19 e 29 anos, público-alvo do projeto Opal.

Os alunos também elaboraram um modelo de negócios para tornar viável a implantação do Opal. O serviço de uso compartilhado poderá ser utilizado pela pessoa física e também para complementar a frota de empresas. Outra novidade é que o consumidor poderá adquirir o Opal, com a condição de disponibilizar o carro, em determinados momentos, para o serviço de uso compartilhado, em formato semelhante à franquia.

Competição mundial



O projeto Opal está participando da competição Global Vehicle Development Project, promovida entre as universidades integrantes do PACE - Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education, programa liderado pela General Motors mundial para a educação de engenharia. O projeto foi apresentado no Fórum PACE, que, pela primeira vez, é realizado no Brasil, entre os dias 26 e 30 de julho, nas instalações da Poli-USP.

A equipe que desenvolveu o Opal é formada por alunos da Poli-USP e de mais quatro universidades estrangeiras: Hochschule RheinMain University of Applied Sciences (Alemanha), Howard University (Estados Unidos), New Mexico State University (Estados Unidos) e  University of Ontario Institute of Technology (Canadá). A partir do lançamento do desafio, no segundo semestre de 2014, os alunos reuniram-se a distância, principalmente via Skype, para definir tarefas e acompanhar o andamento do projeto. Agora, em julho, encontraram-se pessoalmente, para a apresentação do Opal no Fórum do PACE.

O Brasil é o único país da América do Sul que participa do PACE – a Poli-USP ingressou em 2005 como a primeira escola brasileira selecionada pelo Programa. As universidades são equipadas com software e laboratórios, oferecidos pelas empresas participantes no PACE. A Poli-USP possui quatro laboratórios equipados pelo Programa, com mais de 100 estações de trabalho e software para Computer Aided Design (CAD), Computer Aided Manufacturing (CAM) e Computer Aided Engineering (CAE), aplicados para conceber, projetar e fabricar veículos.

Célia Domingues 
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FABRICANTE DOS AUTOMÓVEIS SUBARU FECHA ACORDO COM A BOEING.

A Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI), fabricante dos automóveis SUBARU, e outras quatro companhias japonesas do setor aeroespacial, juntamente com a Japan Aircraft Development Corporation (JADC), assinaram, no dia 23 de julho, um acordo formal com a Boeing sobre sua participação no desenvolvimento do novo avião da empresa, o Boeing 777X.

O projeto do Boeing 777X, sucessor da série 777 de grandes jatos de passageiros bimotores, inclui os modelos 777-8X e 777-9X. A Boeing afirma que o início da produção está programado para 2017, com a primeira entrega prevista para 2020.

Assim como no atual 777, a Fuji Heavy Industries Ltd.  será responsável pela seção central da asa, integração da parte central com os compartimentos do trem de aterrisagem principal, portas do trem de pouso e carenagem das junções dianteiras entre as asas e a fuselagem. A FHI está se preparando para a produção em suas fábricas em Utsunomiya, município de Tochigi, e em Handa, município de Aichi. Na fábrica de Handa, uma nova área de montagem está em construção para produzir a seção central da asa do 777X.

A FHI se empenha em reforçar sua participação na indústria aeroespacial global, incrementando ainda mais sua excelência em engenharia e sua bem-sucedida parceria com a Boeing.

Mais informações sobre as empresas e o projeto do novo avião Boeing 777X estão disponíveis nos comunicados de imprensa da Boeing e JADC, que podem ser acessados nos sites: www.boeing.jp e www.jadc.jp/en.


SUBARU
Departamento de Comunicação – CAOA
Gerson Almeida
gerson.almeida@caoa.com.br
Anderson Cavalcante
anderson.cavalcante@caoa.com.br
Maira Nascimento
maira.nascimento@caoa.com.br
Déborah Encarnato
deborah.encarnato@caoa.com.br
55 11 5538-1206 / 1118 / 1068

CAOA – SUBARU: Em 1998 a CAOA se tornou a importadora oficial da montadora de veículos japonesa SUBARU no Brasil. A partir desse momento as vendas da marca triplicaram no País em menos de 1 ano. A SUBARU é a divisão automotiva da Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI), uma empresa que desenvolve produtos inovadores em várias áreas, com base em uma tecnologia confiável. Líder no segmento automotivo no Japão, a FHI possui uma longa história de inovações tecnológicas. O objetivo da empresa é proporcionar prazer e tranquilidade ao dirigir por meio de uma experiência com um SUBARU, cujo slogan da marca é "Confiança em Movimento". Para a companhia, a paz de espírito ao dirigir não é possível sem o elemento crucial que é a segurança. Toda a linha de veículos da SUBARU comercializada no Brasil conta com tração 4X4 AWD que otimiza a tração distribuindo a força do motor entre as quatro rodas de forma equilibrada. Saiba mais sobre a CAOA e seus produtos no site www.caoa.com.br.

FORD LANÇA O FOCUS FASTBACK.

Modelo tem 4 portas, alto nível de equipamentos e uma nova proposta de esportividade, desempenho, segurança e tecnologia, além do melhor custo-benefício no segmento de carros médios.

O Focus Fastback começa a ser vendido em agosto, nas versões SE, SE Plus, Titanium e Titanium Plus, todas com motor Direct Flex 2.0 e câmbio automático sequencial de seis velocidades e preços muito competitivos a partir de R$ 77.900.

O novo carro da Ford aposta em design, inovação e refinamento mecânico para competir num segmento muito disputado, em que predomina a oferta de veículos de perfil conservador. Destaca-se ainda pela excelente dirigibilidade, uma de suas características técnicas mais importantes. O design Fastback é marcado visualmente pela silhueta dinâmica, inspirada nos atuais carros globais da Ford.

"O Focus Fastback visa a atender um consumidor exigente no segmento de carros médios, que busca espaço no porta-malas mas quer dirigir um carro com potência, segurança e dispor de tecnologias de conectividade avançadas, entre outras. O Focus Fastback cumpre essa missão", afirma Oswaldo Ramos, gerente de Marketing da Ford.

Design Fastback



O Focus Fastback traz a influência de design de outros modelos de renome da marca, sem perder a  sua identidade. O visual dianteiro é marcante e traz uma grade poligonal que incorpora o atual estilo de design da Ford.

A lateral explora o design Fastback, com linhas ágeis e o compartimento do porta-malas integrado ao conjunto, sem parecer um elemento desconectado. Vem com rodas de liga leve de 17 polegadas de série e tem nove opções de cores. O interior esbanja qualidade e adota o formato "cockpit", nova tendência nos automóveis.

A conectividade é outro ponto alto do carro, equipado com sistema multimídia SYNC, que oferece diversas funcionalidades como o sistema AppLink para acesso a aplicativos e navegação, entre outros recursos, conforme a versão. Nas versões de alto luxo, a tela é de 8 polegadas, enquanto nas versões de entrada a tela é de 4,2 polegadas.

Tecnologias



O Focus Fastback inova na oferta de tecnologias no segmento. Uma delas é o Assistente de Frenagem, que intercede para evitar colisões na traseira de outro veículo a até 20 km/h. Também traz um sistema de estacionamento automático em vagas paralelas ou perpendiculares. Esses dois recursos de última geração, assim como os faróis bi-xênon com facho de luz adaptativo, são oferecidos no modelo Titanium Plus. 

O Focus Fastback tem o padrão máximo de cinco estrelas em segurança, por oferecer reforços estruturais na carroceria, além de uma série de itens como até seis airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, aviso de pressão baixa nos pneus e sistema Isofix para fixação de até duas cadeiras infantis. 

Engenharia



O Focus Fastback vem com direção elétrica refinada que chama a atenção pela suavidade na condução. A suspensão independente nas quatro rodas com sistema Multilink na traseira também recebeu aprimoramentos adicionais de engenharia, o que significa mais conforto com segurança.

Associado a outros recursos mecânicos, além da aerodinâmica apurada, é um dos carros mais econômicos e com menor nível de emissões da categoria. Entre seus novos recursos estão um novo sistema de monitoramento da bateria que otimiza o uso do alternador, além de um compressor variável do ar-condicionado, mais eficiente.

O motor 2.0 Direct Flex é o estado da arte em engenharia. Tem injeção direta para máximo rendimento com etanol e gasolina, eliminando a necessidade de tanquinho e outros recursos para partida a frio. Tem a melhor potência e torque da categoria. Também foram adicionados novos materiais isolantes para tornar o veículo muito silencioso. 

Seguro e manutenção



Além dos preços atrativos, o Focus Fastback 2016 traz um programa de fidelização para quem já é proprietário do Focus modelo 2014 ou 2015. Por tempo limitado, a Ford criou uma pré-venda especial para esses clientes que comprarem o novo Focus 2016.

Os valores da chamada cesta de peças de reposição da linha foram mantidos e são altamente competitivos dentro do segmento. Isso permitiu à Ford oferecer outra vantagem inédita para os clientes: a empresa vai pagar o custo das revisões durante os três anos de garantia das primeiras 2.000 unidades vendidas.

A Ford Seguros, através da Mapfre Seguros, também oferece um plano de seguro diferenciado neste lançamento, com preço médio nacional de 3,8% do valor do carro.  

Imprensa Ford
Tel. (11) 4174-9591/ 9546

FOTON CAMINHÕES ESTARÁ PRESENTE NA 35ª CONVENÇÃO ANUAL DA ABAD.

Veículos Foton 3.5 – 11DT (foto) e 3.5 – 14ST, com capacidade volumétrica de até 21m³, estarão expostos com condições especiais para os associados da ABAD.

A Foton Caminhões participará da 35ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor, maior encontro de negócios do segmento na América Latina, que será realizado entre os dias 3 e 6 de agosto no CEC – Centro de Eventos do Ceará, localizado na Avenida Washington Soares, 999, Fortaleza, CE. O evento é uma realização da ABAD - Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, em parceria com a ACAD - Associação Cearense dos Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados.

Em um estande com 190 metros quadrados, a Foton Caminhões apresentará aos clientes e visitantes os veículos Foton 3.5 – 11DT e o Foton 3.5 – 14ST, que fazem parte do plano especial que a empresa preparou para os associados da ABAD, com o objetivo de oferecer excelentes preços e condições, serviços e vantagens operacionais. Os visitantes poderão ainda realizar test-drive nos caminhões da marca. As equipes de vendas da Foton e da concessionária local RBZ serão as responsáveis pelo atendimento aos visitantes durante a feira.

 “A ABAD é uma tradicional instituição que congrega alguns dos maiores frotistas de caminhões do País. A nossa parceria, que começou em abril deste ano, contribui para apresentar a este público fundamental para a economia nacional, os nossos veículos, que são os mais indicados para as complexas operações de distribuição no Brasil, pois oferecem assegurada robustez, confiabilidade de um conjunto mecânico composto pelos respeitados motores Cummins com as mundialmente famosas transmissões da marca ZF”, afirma Bernardo Hamacek, CEO da Foton Caminhões.

Para Alcides Cavalcanti, Diretor de Vendas, Marketing e Pós-Venda da Foton Caminhões, os modelos Foton de 3.5 toneladas atendem as necessidades dos clientes que precisam de produtos para transportar cargas principalmente urbanas e em curtas distâncias. “O Foton 3.5 – 11 conta com características de uma pick-up pesada para baús de 11 m³; e o Foton 3.5 – 14 é ideal para atividades de um pequeno caminhão com capacidade para baús de 21m³, ambos liberados para rodar em grandes centros controlados,  conduzidos por motoristas com carteira “B”.

Segundo o executivo, por estas características técnicas os produtos Foton apresentam vantagens para a realização do serviço de distribuição de cargas, substituindo desde os pequenos comerciais leves de 3.0 toneladas existentes no mercado até os modelos de caminhões leves até 8 toneladas na configuração VUC, quando se trata de cargas com baixa densidade por m³. “Isto faz com que o cliente tenha um custo operacional baixo e o consumo de combustível reduzido”, finaliza.

Produtos Foton

Foton 3.5 - 14ST

O caminhão Foton 3.5 toneladas possui a robustez e a confiabilidade necessárias, aliadas a um excelente custo-benefício que entrega ao operador um veículo de baixo custo operacional e uma capacidade de carga volumétrica que só se encontra em veículos de valor mais elevado. É oferecido nas seguintes versões: Foton 3.5 – 11ST (109 cavalos de potência e rodagem simples); o Foton 3.5 – 11DT (109 cavalos de potência e rodagem dupla); e o Foton 3.5 – 14ST (130 cavalos de potência e rodagem simples). Os modelos de 3.5 toneladas contam com dois anos de garantia sem limite de quilometragem.

Foton 10-16 DT

Já o modelo Foton de 10 toneladas é ideal para aplicações em grandes centros urbanos, pois alia agilidade no trânsito com a alta capacidade de carga, além de poder receber terceiro eixo e se transformar em um caminhão de 13 toneladas. A força do Foton 10-16 DT vem do motor Cummins de 3.8 I, com 160 cv de potência e torque de 600 Nm. Esse caminhão é o único em sua categoria que oferece a conceituada transmissão ZF 6 S 500 de seis marchas, com Overdrive, que faz com que o motor trabalhe em menor rotação e aumenta sua vida útil, oferecendo inclusive entrada para tomada de força.

O grande diferencial da Foton é oferecer diversos itens de série em seus caminhões, que são opcionais na concorrência. Os itens são: ar-condicionado, vidros e travas elétricas, CD player (versão 3.5 ton.), MP3 (versão 10 ton.), volante regulável, acelerador manual eletrônico, sensor sonoro de ré, defletor de ar, cabine basculante, freios ABS, airbag (versão 3.5 ton.), barras estabilizadoras dianteira e traseira (maior estabilidade nas curvas), direção e embreagem hidráulicas.

PAUTA&CIA
Vanessa Garbo Salomão
vanessa@pautaecia.com.br
11 3791-0161 

Sobre a Foton - Caminhões: A Foton Caminhões é responsável pela importação e distribuição dos caminhões da marca Foton no País. Além disso, responde também pelo fornecimento das autopeças e por todos os serviços de pós-venda, incluindo as revisões e manutenções. Na China, a Foton Motor Group, fundada em 1996, no distrito de Changping, Pequim, conta com mais de 100 mil funcionários e possui joint ventures firmadas com companhias importantes, como a Cummins e a Daimler, sendo apontada como a maior e uma das mais valiosas companhias chinesas. Acesse: www.fotonmotors.com.br.

JOHN DEERE APRESENTA SUAS SOLUÇÕES PARA O MERCADO CANAVIEIRO.

Evento itinerante leva ao público as mais recentes apostas da empresa para o setor sucroenergético.

A mecanização no setor sucroenergético é uma realidade sem volta. De acordo com dados recentes divulgados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), o índice na colheita mecanizada na região Centro-Sul do Brasil, hoje está acima de 90%.

Para atender a essa realidade, a John Deere oferece a melhor solução em colheita para o mercado canavieiro, a qual será apresentada através do programa Frota Verde, que levará ao público uma frente de colheita composta pela nova colhedora CH570, o trator 6205J e o implemento para transbordo de cana Antoniosi de 21,5 t. 

 Colhedora CH570

Serão realizadas demonstrações dinâmicas, testes de campo para avaliações de performance e custo operacional, além de dias de campo com lançamentos regionais.

O programa já passou pelo município de Orindiúva (SP), e passará por mais quatro cidades: Ivinhema (MS) no período de 3 a 26 de agosto; Cachoeira Alta (GO) de 31 de agosto a 23 de setembro; Edéia (GO) de 28 de setembro a 21 de outubro; e Catanduva (SP) entre 26 de outubro a 11 de novembro; onde espera receber concessionários e clientes da região para os dias de campo que, além da frente de colheita, apresentarão também o maior trator já produzido no Brasil: o modelo 8370R da Série 8R, já na versão canavieira esse é um dos cinco modelos, produzidos pela John Deere.

“Através do programa Frota Verde, os clientes participantes poderão comprovar o valor da Solução Integrada para Colheita de cana John Deere. Nos dias de campo, apresentaremos os resultados dos ensaios realizados na região pelo NEMPA, grupo da Unesp Botucatu, os quais trarão dados sobre performance e custo de operação da nossa frente de colheita. O objetivo é que os clientes não tenham dúvidas sobre o que nossos equipamentos podem entregar”, afirma Caroline Serrano, especialista em Soluções de Colheita para Cana-de-Açúcar da John Deere.

Novidades


Recentemente, a John Deere lançou dois novos modelos de colhedoras, a CH570 e a CH670, que apresentam maior eficiência, simplicidade operacional e alta servicibilidade. O exclusivo sistema Econoflow, traz melhorias nos sistemas de alimentação, limpeza e hidráulico para garantir uma operação 8% mais eficiente para aumentar a capacidade de colheita e reduzir o consumo de combustível.

Ainda contemplando o setor de cana, a John Deere apresentou neste ano o trator 6205J, que além de diversas outras operações, exerce papel importante para o trabalho canavieiro, como nas operações de transbordo, pois seu chassi integral evita esforços na tração e torção no conjunto e sua transmissão Powerquad permite a troca de marchas sem o uso da embreagem, o que aumenta a produtividade neste tipo de operação.

Seu painel analógico digital e assento com suspensão a ar fornece mais conforto em longas jornadas de trabalho e apresenta a opção de piloto automático que garante menos consumo de insumo e menor desgaste. Outro ponto fundamental do produto é a manutenção facilitada, pois os filtros e pontos de inspeção foram projetados para ficar ao alcance do operador. Seu motor com injeção eletrônica possibilita maior reserva de torque e economia de combustível.

São apresentados aos clientes também todas as opções de soluções integradas John Deere, na área de planejamento de plantio, direcionamento por piloto automático com RTK, gerenciamento de frotas, e os benefícios do uso do simulador de colhedora na capacitação dos operadores.

Mais informações

Grupo CDI - Comunicação e Marketing
Romulo Orlandini 
(11) 3817-7939 
romulo@cdicom.com.br
Lenita Aquilino
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Cláudia Santos
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Sobre a John Deere: A Deere & Company (NYSE: DE) é líder mundial no fornecimento de serviços e produtos avançados e está comprometida com o sucesso dos clientes ligado à terra, que cultivam, colhem, transformam e enriquecem a terra para enfrentar a crescente demanda mundial por alimentos, combustíveis, habitação e infraestrutura. Desde sua fundação, em 1837, a John Deere tem oferecido produtos inovadores de alta qualidade, contribuindo para a construção de uma tradição de integridade. Para mais informações, visite a John Deere pelo site www.JohnDeere.com ou, no Brasil, www.JohnDeere.com.br.

DAIMLER E ALIANÇA RENAULT-NISSAN INICIAM JOINT-VENTURE NO MÉXICO.

Objetivo é produzir a próxima geração de veículos premium compactos para as marcas Mercedes-Benz e Infiniti.

Cinco anos após o início de sua bem-sucedida estratégia de cooperação, Daimler e Aliança Renault-Nissan expandiram significativamente sua colaboração com o início de sua joint-venture para produção no complexo industrial de Aguascalientes, no México.

A nova unidade de negócios, chamada COMPAS - Cooperation Manufacturing Plant Aguascalientes (Planta Aguascalientes para Cooperação de Manufatura) é 50% da Daimler e 50% da Nissan. Os parceiros vão investir US$ 1 milhão na unidade COMPAS, e vão supervisionar a construção e operação de uma planta para manufatura da próxima geração dos veículos compactos premium das marcas Mercedes-Benz e Infiniti.

A fábrica será localizada próximo a Aguascalientes A2, planta da Nissan, no México. Terá capacidade de produção inicial anual de 230 mil veículos e irá criar 3.600 empregos diretos até 2020. Dependendo do desenvolvimento do mercado e demanda dos consumidores, há o potencial de adicionar-se capacidade. A produção de veículos da Infiniti começará em 2017 e os primeiros carros da Mercedes-Benz sairão da linha em 2018.

A COMPAS é liderada por um time internacional de executivos da Daimler e da Nissan: Ryoji Kurosawa será o CEO; Uwe Jarosch o CFO e Glaucio Leite o CQO. O time de diretores da COMPAS conta com três executivos de cada companhia. Pela Daimler, são: Michael Göbel, Chefe de Produção de Carros Compactos da Mercedes-Benz; Axel Harries, Chefe de Gerenciamento de Qualidade da Mercedes-Benz e Christian Schulz, Chefe de Controladoria da Mercedes-Benz. Os executivos da Nissan são Armando Ávila, Vice-Presidente de Manufatura da Nissan México; Carlos Servin, Vice-Presidente de Finanças da Nissan nos EUA e Takehiro Terai, Vice-Presidente de Satisfação Totaldo Consumidor da Nissan nos EUA.

“A COMPAS é um excelente exemplo do alcance global da cooperação entre a Aliança Renault-Nissan e a Daimler. Juntos, estão combinando expertise de manufatura da Nissan e da Daimler em uma planta de operações no México para a produção de veículos compactos premium de última geração.”, afirmou o CEO da COMPAS, Kurosawa. “Aguascalientes foi escolhida por sua excelente cadeia de fornecedores e processos de produção altamente eficientes da Nissan no México por mais de 30 anos”, concluiu.

Kurosawa tem mais de 30 anos de experiência em produção de automóveis tanto na Nissan, quanto na Infiniti. Em seu último cargo como Gerente Geral da Planta de Tochigi, no Japão, esteve em cargo da produção e da qualidade dos modelos da Infiniti, incluindo o icônico sedã Q50.

Imprensa Nissan do Brasil
Alexandre Carvalho 
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Vinícius Andrade 
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(21) 2134-9192

Nissan no Brasil: A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todos os estados do País. A empresa produz automóveis na fábrica da Aliança Renault Nissan, em São José dos Pinhais, no Paraná, desde 2002, e investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Atualmente, a unidade industrial fabrica o Nissan New March e o Nissan Novo Versa e os motores flexfuel 1.0 12V e 1.6 16V. A Nissan do Brasil é patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016™ e dos Jogos Paralímpicos Rio 2016™. A parceria contempla o fornecimento de cerca de 5.000 veículos de diversos tipos que irão atender às necessidades dos Jogos e do Time Brasil. Além da parceria com o evento, a Nissan também patrocina o Revezamento das Tochas Olímpica e Paralímpica Rio 2016. A participação da Nissan nos Jogos Rio 2016 também se dá por meio do Time Nissan, programa de mentoria a 29 atletas e paratletas brasileiros que buscam classificação e destaque nos primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos sediados no Brasil. São mentores do grupo Hortência Marcari, maior ídolo do basquetebol feminino brasileiro, e Clodoaldo Silva, maior nadador paralímpico de todos os tempos.

IVECO ENTREGA LOTE DE 40 HI-WAYS PARA O GRUPO BOM JESUS.

Empresa, sediada em Rondonópolis (MT), atua em segmentos como pecuária, operações comerciais de commodities agrícola, armazenamento e transportes.

Extrapesado premium proporciona o que há de melhor no transporte de cargas, com conforto e robustez.

Muito mais do que um especialista na produção de alimentos, o agricultor que prosperou nos últimos anos também precisou aprender a ser estratégico em outras áreas, como o setor logístico. Neste sentido, uma empresa que ganhou destaque na evolução do gerenciamento do agronegócio foi o Grupo Bom Jesus, de Rondonópolis (MT), que acaba de investir na renovação da frota de caminhões, adquirindo, de uma só vez, 40 Hi-Ways, o extrapesado premium da Iveco. 

A entrega dos caminhões aconteceu nesta segunda-feira (27), na concessionária Iveco Torino, em Rondonópolis (MT).

 

e/d: Alexandre Garcia - Gerente Comercial do Banco CNH Industrial; Gabriel da Costa - Representante de Vendas da concessionária Torino; Osmar Hirashiki - Diretor de Vendas Corporativas e Vendas ao Governo da Iveco; Nelson Vigolo - Diretor do Grupo Bom Jesus; Artur Luiz Fittipaldi - sócio da Torino Veículos e Tony Erick Silva - Gerente da Bom Jesus Transportes. 

Osmar Hirashiki, diretor de Vendas Corporativas e Vendas ao Governo da Iveco, esteve presente e destacou que a parceria com o cliente fortalece ainda mais a presença da marca na região. "O Grupo Bom Jesus representa muito bem a importância do Estado do Mato Grosso para a economia nacional, seja no escoamento da produção agrícola ou de uma série de outras riquezas pelas nossas rodovias. É gratificante oferecer o nosso produto top de gama para auxiliar nessas atividades", completa. O executivo ressalta ainda que a participação do Banco CNH Industrial foi fundamental para a concretização da venda. 

Para Tony Erick, gerente da Bom Jesus Transportes, a aquisição proporciona redução dos custos de operação e aumento do volume de produto embarcado, além do apoio da concessionária Torino no serviço de pós-venda. "A chegada dos caminhões vai profissionalizar ainda mais o nosso trabalho", diz. Os veículos já estão à disposição da empresa, que conta com uma frota composta por 225 caminhões.

Grupo Bom Jesus

A produção agrícola sempre foi o foco principal na atuação da empresa, chegando, nos dias de hoje, a uma área total de mais de 200 mil hectares cultivados – 356 mil toneladas de soja, 290 mil toneladas de milho e 60 mil toneladas de algodão pluma na safra 2012/13. Com a evolução dos negócios, o Grupo Bom Jesus, que possui mais de 60 filiais instaladas em 12 estados do país, ampliou sua área de atuação, passando a investir em setores como pecuária, operações comerciais de commodities agrícola,  armazenamento e transportes.

Fundada em 2003, a Bom Jesus Transportes surgiu com o objetivo de dar suporte logístico às atividades do grupo. Em pouco tempo, o negócio prosperou ainda mais, ampliando o portfólio de serviços e o atendimento a empresas de outros setores. Hoje, além de commodities agrícolas (soja, milho e algodão), transporta combustíveis, fertilizantes, defensivos, cimento e madeira, entre outros produtos. 

Iveco Hi-Way


O extrapesado da Iveco foi projetado para percorrer longas distâncias, oferecendo economia na manutenção, na operação e no consumo de combustível. 

São três faixas de potência, 440, 480 e 560 cv, e três versões de tração, 4x2, 6x2 e 6x4. A força do Hi-Way fica por conta do motor FPT Cursor 13, que reduz a emissão de poluentes e otimiza a combustão e o consumo de combustível. A segurança também é um dos pontos fortes do Hi-Way. Para isso, o caminhão conta com freio auxiliar Intarder que, combinado ao freio motor, chega a quase 1.000 cv de potência de frenagem. 

Além da tecnologia e robustez, o Hi-Way também se destaca pelo conforto. Com ar digital, geladeira, cortina frontal elétrica, basculamento elétrico da cabine e cama High Comfort, com 2 m de comprimento e 80 cm de largura, equipada com colchão de dupla espuma, o motorista se "sente em casa" e no "seu escritório", dirigindo o caminhão.

Visite www.iveco.com.br - www.cnhindustrial.com.

Imprensa Iveco
Leonardo Werner
leonardo.werner@br.iveco.com
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Página 1 Comunicação
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henrique@pg1com.com
+55 41 3018 3377

Fotos: José Medeiros.

Sobre a Iveco: Iveco, uma companhia da CNH Industrial, projeta, fabrica e comercializa uma completa gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões fora-de-estrada, ônibus urbanos e intermunicipais, bem como veículos especiais para aplicações como combate a incêndios, missões off-road, defesa e proteção civil. A Iveco emprega mais de 26 mil pessoas em todo o mundo. A empresa gerencia centros de produção em 11 países distribuídos pela Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde fabrica veículos com as mais avançadas tecnologias. Um total de 5.000 pontos de vendas e postos de serviços em mais de 160 países garantem o suporte técnico onde quer que um veículo Iveco esteja em operação.

ROUBO DE CARGA: A "PEDRA NO SAPATO" DO SETOR DE TRANSPORTE.
Por Edésio Horbylon Neto*

Ações preventivas e investimento em equipamentos de rastreamento são fundamentais para uma estratégia inteligente em transporte de carga.


Há poucos meses, foi divulgado um levantamento da Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística, (NTC) que revela que o roubo de carga no Brasil teve um aumento de 42% nos últimos quatro anos. Essa informação, associada às recentes ações das autoridades policiais na desarticulação de grupos especializados no roubo de cargas, nos mostra a importância do planejamento estratégico no processo logístico.

Além de se mapear custos com transporte de mercadorias e manutenção veicular, o planejamento precisa contemplar cenários alternativos conforme o plano de negócios da empresa e o perfil de seus clientes, considerando as melhores rotas, horários, o tipo de carga transportada, a tecnologia utilizada para o rastreamento da carga e o seguro da frota.

É claro que nem sempre as empresas dispõem de orçamento para vários investimentos de uma só vez, especialmente se considerarmos o cenário atual de retração, mas é preciso começar aos poucos a pensar em processos mais eficazes de entrega e que sejam menos dispendiosos. Ao mesmo tempo, temos o grande desafio de planejar alternativas conforme as necessidades dos clientes.

A pesquisa traz dados interessantes e mostra que a maior parte dos roubos é concentrada em área urbana (75%), especialmente nos grandes centros, e que os eletroeletrônicos são o tipo de carga mais visada. Com base nessa informação, é possível desenhar um plano de ação no sentido de propor alternativas que minimizem riscos e perdas.

Outro aspecto que deve ser considerado é a tecnologia, pois muitos grupos criminosos utilizam aparelhos que bloqueiam sinais emitidos por algumas ferramentas de rastreamento. Por isso, é de extrema importância fazer um planejamento logístico que contemple os riscos envolvidos e os investimentos necessários para que a relação de ganha-ganha, entre transportadoras e clientes se fortaleça e alavanque os negócios para ambas as partes.










* Edésio de Campos Horbylon Neto, graduado em Direito, possui especialização MBA em Estratégias de Gestão em Marketing, é diretor superintendente da 3T Systems - Grupo José Alves.


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