Equipe da FEI e protótipo do Revo – veículo desenvolvido pela equipe da FEI em parceria com equipes das Universidades do México, Porto Rico e Estados Unidos.
Pela primeira vez, o Brasil sedia a 4ª edição do Fórum PACE - Parceiros pelo Avanço da Educação da Engenharia de forma Colaborativa, programa mundial liderado pela General Motors - GM para o desenvolvimento da educação de engenharia automotiva. O Centro Universitário da FEI é umas das poucas instituições do país a participar do Fórum PACE, que está que será encerrado nesta quinta-feira, 30 de julho, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
O Fórum reúne 350 estudantes, de 58 instituições de Israel, Itália e Alemanha, entre outros. Com o tema Rethinking Mobility (Repensando a Mobilidade), a programação inclui palestras de executivos da GM e de outras empresas patrocinadoras do programa PACE, que oferecem treinamento de softwares específicos aos interessados. Outra atração é a competição de veículos desenvolvidos pelos estudantes, divididos em equipes formadas por alunos de países diferentes – ao todo são oito projetos. O desafio desta edição é construir um veículo urbano pensado para as megacidades do futuro. Para isso, ele precisa ser reconfigurável - servir para o transporte de carga e pessoas, atendendo diferentes demandas de mobilidade -, além de ser voltado ao uso compartilhado.
Em conjunto com a FEI, a Universidade Iberoamericana (México), ITESM - Toluca (México), Universidade de Porto Rico (Porto Rico) e College for Creative Studies (USA) formam uma das equipes. Pela FEI, participam 15 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, de Engenharia de Produção e de Engenharia Civil.
Os universitários realizaram um estudo de viabilidade, custo, processo de fabricação e outros aspectos que envolvem o projeto. Desenvolveram um plano de negócios que inclui pesquisa de mercado, manufatura, além da construção de protótipo não funcional de um veículo totalmente inovador.
Nomeado Revo, o veículo foi elaborado para transportar de uma a três pessoas e possui um bagageiro. Uma espécie de sanfona, localizada entre a parte da frente e a parte de trás, permite expandir a cabine e assim reconfigurar o automóvel de acordo com a quantidade de passageiros ou de cargas transportadas. O protótipo foi todo esculpido a mão em placas de poliuretano e é apresentado em escala 1:3.
A utilização do veículo será pública, em que os interessados devem alugar por determinado trecho e período, podendo devolvê-lo no local de destino ou ao retornar, no local de origem. A ideia é funcionar paralelamente a um aplicativo para dispositivos móveis que avisará o local de retirada mais próximo do usuário, rotas e se há alguma pessoa interessada em compartilhar o uso e dividir despesas durante o trajeto.
Os projetos têm prazo de dois anos para serem concluídos. Nesta primeira etapa são avaliados os projetos e os protótipos do veículo e, na segunda etapa, que ocorrerá no próximo ano, a comissão julgadora analisará o conceito e se atende aos critérios impostos pelo programa. Os três primeiros lugares de cada categoria – engenharia, pesquisa de mercado, desenho industrial e manufatura -- receberão troféus.
Além da FEI e da Poli-USP, participam Purdue University (EUA), Tongji University (China), Instituto Politécnico Nacional (México), Art Center College of Design (EUA), TU Darmstadt (Alemanha), Technion Haifa (Israel), Monash University (Australia) e Politécnico di Torino (Itália).
Em setembro de 2012, a FEI e a GM firmaram parceria para a inclusão da Instituição no programa global PACE – Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education. O campus São Bernardo do Campo da FEI tem três laboratórios totalmente equipados com modernos softwares para desenho técnico disponíveis aos alunos. O programa já beneficiou mais de mil estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, com treinamentos e aulas nos laboratórios.
Sobre o PACE
O programa PACE é o resultado da parceria da GM global com empresas fornecedoras de softwares e hardwares, como Autodesk, HP, Oracle e Siemens PLM Sofware. Propicia a formação de mão de obra mais qualificada, pois aplica as ferramentas de Computer Aided Design (CAD), Computer Aided Manufacturing (CAM) e Computer Aided Engineering (CAE) desde a universidade, que são os sistemas digitais utilizados na concepção, projetos e manufatura de veículos na indústria automotiva. A GM e estas empresas utilizam suas operações globais para apoiar instituições acadêmicas escolhidas estrategicamente em todo o mundo, para desenvolver a indústria automotiva com o conceito de Product Lifecycle Management (PLM), que se preocupa com os aspectos do veículo desde a sua conceituação de design, passando pelas etapas de produção, venda, distribuição e manutenção, até o final do ciclo de vida do produto.
Sobre a FEI
O Centro Universitário da FEI (www.fei.edu.br) é mantido pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", fundada em 1945, e está vinculado estatutariamente à Companhia de Jesus, responsável por sua orientação, sempre à luz dos princípios cristãos da defesa da Fé, da promoção da Justiça, da dignidade humana e dos valores éticos. A FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática. A FEI oferece cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação e Engenharia nas áreas de Automação e Controle, Civil, Elétrica com ênfase em Eletrônica, Computadores e Telecomunicações, Mecânica, Mecânica com ênfase em Automobilística, Materiais, Química, Produção e Têxtil, além de cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão, ministrado pelo Iecat (Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas). Com campi em São Bernardo e São Paulo, a FEI também oferece pós-graduação stricto sensu: mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica. O Centro Universitário da FEI compreende ainda o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais). É vinculado à Abruc - Associação Brasileira das Universidades Comunitárias. www.fei.edu.br
Sobre a General Motors Company
A GM e seus parceiros produzem veículos em 30 países e a empresa ocupa posição de liderança no maior mercado automotivo do mundo, além de ser o que mais rápido cresce. As marcas da GM incluem Chevrolet e Cadillac, além de Baojun, Buick, GMC, Holden, Jiefang, Opel, Vauxhall e Wuling. Mais informações a respeito da empresa e suas subsidiárias, incluindo OnStar, um líder global em segurança veicular, proteção e serviços de informação, podem ser encontradas em www.gm.com.
No Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 87 anos. Em 2011 a Chevrolet vendeu no país 632.219 veículos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um moderno Centro Tecnológico de Engenharia e Design, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. A subsidiária brasileira é um dos cinco centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura.
Press Services Soluções Integradas em Comunicação
Caroline Garcia
caroline@presscomunica.com.br
(11) 4353-2901 – Ramal 2238
Deborah Ferreira
deborah@presscomunica.com.br
(11) 3120-9984/3120-9999
Nenhum comentário:
Postar um comentário