quinta-feira, 13 de agosto de 2015

DE CARRO POR AÍ.
Por Roberto Nasser*

DUSTER 4X4 EM BOM PONTO DE EQUILÍBRIO

O Duster chegou tarde às vendas no segmento aberto pelo Ford EcoSport. Mas se demorou, não perdeu. Logo disputou a liderança no setor. Fórmula adotada pela Renault para fazer este SAV – Sport Athletic Vehicle – é melhorada em relação à receita da Ford, vestir a plataforma do Fiesta com o Eco. A Renault alterou a base do Logan, muito reforçada, coisa de projeto antigo para país jogo duro em estradas e assistência, como a Romênia, onde se originou. É resistente e sem intimidades com mecânicos, como seus irmãos Logan e Sandero. Não sei porque os taxistas não o adotam, maioria submetendo os clientes a carros sub dimensionados ao serviço.

Estética vende a imagem de volume e altura, demandada pelos compradores destes veículos. Opções de motor 1.6 nacional e 2.0 importado. O automóvel motivador deste texto é versão superior, 2.0, 16V, 143/148 cv de potência, 20,9 m.kgf em torque, tração nas 4 rodas e transmissão manual com 6 velocidades. Não há 4x4 automático.

Por partes


Bem arrumado, bem finalizado. Bancos revestidos em elegante combinação de couros, laterais em material sintético. Motorista se ajeita bem aos comandos, boas regulagens de banco e da posição do volante.

Espaçoso, recebe com conforto os passageiros do banco posterior e o porta malas as abriga em quantidade de viagem. Tem 4,39m de comprimento total e 2,67m de entre eixos. Na unidade testada tela com GPS, computador, equipamentos eletrônicos pró-estabilidade.
Agradável em uso – se o usuário souber utilizá-lo. Tem peculiaridade construtiva, dimensionada a eventual necessidade da tração total em situações de difícil superação, coisa rara, relação de marchas especial. Assim, a primeira marcha é muito reduzida. A cada 4,45 voltas do motor transmite apenas 1 à coroa de transmissão. A consequência disto no dia a dia é dispensar seu uso para arrancadas no plano. Sai-se em segunda e toca-se a vida. Quinta e sexta são multiplicadas: 0,87 e 0,67:1, para manter rotações e consumo baixos.

Estável apesar da elevada altura livre do solo de 21 cm, para as estradas de terra e cascalho permite condução rápida e segura, dependendo da qualidade da mão de obra a conduzi-lo. Girando o botão de comando da tração para Auto ou 4x4, este sistema e as travas eletrônicas anti patinação, as suspensões independentes se acumpliciam à segurança do condutor apressado.

Automóveis evoluem, motoristas não. Grande maioria das pessoas sequer sabe o que e o para que quando compra um veículo novo – Mitsubishi dá curso para quem compra seus 4x4 e não tem noção de utilidade. Veja a nota abaixo. Alguns leem o mandatório Manual de Proprietário, o Manuel. Outros guardam no porta luvas, e conduzem os veículos como se fossem todos iguais. Ao devolver o automóvel na revenda Premier, proprietário de unidade idêntica comentou sobre a instabilidade nas estradas sem pavimentação. Perguntei qual a pressão utilizada nos pneus – não tinha ideia nem tinha verificado -, se selecionava a tração total para andar fora do asfalto. Candidamente afirmou ser o 4x4 apenas para vencer trechos com lama. Não há engenharia que resista ao operador sem conhecimento. O Manuel deve ser consultado.

Consumo surpreendente, entre 10 e 11 km com um litro de gasálcool, e entre 8 e 9 km/litro com álcool, com variações de cidade e estrada. Carro elevado, massudo, arrastando toda a tralha mecânica rotativa e abrasiva da tração no eixo traseiro, deveria consumir mais. Em cidades incivilizadas com certeza será muito maior. Para auxiliar o motorista há a função Eco, sinalizando no painel a hora de trocar de marcha de acordo com a percepção dos sensores quanto à velocidade, inclinação, condições externas.

Melhoras


Não gosto da estética traseira, mas este é assunto de comprador. Entendo deveria haver alguma instrução no Manuel sobre a desnecessidade de arrancar na primeira marcha e, pelo preço do conjunto, sugeridos R$ 77.600, deveria contar com freios a disco também no eixo traseiro e incluir câmera de ré e TV na tela onde opera o GPS. No mais, projeto honesto, entrega o prometido – e como alguns SAV, as versões com tração simples, superam o oferecido, vistos pelos compradores como cruza de jipe Toyota com Land Rover.

Duster 4x4, honesto, bem formulado

Roda-a-Roda


Tecnologia – Salão de Frankfurt, referência europeia bienal, Audi não se resumirá a produtos, como o previsto novo R8 com motor V6, 2,9 litros, dois turbo compressores e 450 cv. Menor, mais leve e mais potente ante o atual V8 4,2 litro e 414 cavalos de potência.
Luz - Sensação serão as luzes Matrix OLED. Audi requer a si a liderança em tecnologia em luzes automotivas, tendo desenvolvido a OLED nos últimos anos. Sigla em inglês indica diodos orgânicos emissores de luz, dois eletrodos e inúmeras camadas finas de semi condutores orgânicos, e cor é gerada pela composição molecular da fonte de luz.
Criatividade - Comparativamente aos LEDs, são fontes de luz plana, em novo nível de homogeneidade, sem sombra e sem refletores. Nova tecnologia permitirá aos designers criar livremente. 2º passo no setor, quando os faróis deixaram de ser redondos ou retangulares e permitiram livre criação.
Expansão – Jaguar Land Rover assinou carta de intenção com o governo da Eslováquia para construir fábrica. Inauguração em 2018 e produção de 300 mil unidades/ano em 2025. Motivação tarifária/comercial, no centro europeu apenas a Eslováquia integra a Zona do Euro. Ideia inicial é fomentar o uso de alumínio. Ou seja, novos produtos sobre a plataforma do XE.
Companhia – Não é decisão solitária. Grupo VW lá faz Touaregs e Audi Q7; Kia já fez mais de 300 mil veículos, e ano passado Peugeot-Citroën 255 mil.
Trilha – JLR, com base na Inglaterra, controlada pela indiana Tata, em expansão mundial. Terá pequena fábrica no Brasil em 2016; operação chinesa em outubro; e assinou contrato com a Magna Steyr para construir Jaguar e Land Rover na Áustria.
Surpresa – Pequena, a Suzuki preparou dois jipes Jimny para o Rallye dos Sertões, um dos maiores desafios off-road. Melhorou a suspensão com barras reguláveis e barras estabilizadoras mais espessas, freios a disco nas 4 rodas, mantendo o pequeno motor 1,3 litro e 89 cv. Chegou em 5º. na categoria Super Production, e 16º entre os 40 competidores.
Versão – O ganho de performance, por tecnologia brasileira mudou muito o comportamento dos jipinhos, sentido entre veículos três vezes mais potentes.  Fará versão com tal evolução, disse à Coluna Luis Rosenfeld, seu presidente.
Mais um – BMW X3, SAV – Sport Activity Vehicle -, iniciou ser montado em versões pela fábrica da BMW em Araquari, SC. É o quarto, seguindo Series 1 e 3, e X1. Até o final do ano, Mini Countryman.
Descritivo - Rico em eletrônica, motores 2,0 litros, turbo, 4 cilindros, tração nas 4 rodas e transmissão automática de 8 velocidades. Topo de linha, x Drive35i, é o primeiro seis cilindros em ciclo Otto em veículo de passeio na atual quadra de nossa indústria. Preços entre R$ 211.400 e R$ 290.450. Os X3 representam 5% das vendas da marca bávara no país.
Tapa – Convivência com peculiaridades nacionais instaram a chinesa Lifan a atualizar seu produto mais vendido, o SAV X60. Nada de motor maior, tração nas 4 todas, ou transmissão automática, mas visual: nova grade, rodas com aro de 18”, molduras dos para lamas e lanternas traseiras. Preços atrativos: R$ 59.990 e R$ 63.990. O X60 é montado no Uruguai.
Mais – Outros acertos, mudança na relação da primeira marcha, agora mais curta para melhor trabalho do motor 1,8 litro e 128 cv; retoques no revestimento em plástico imitando couro; central multimídia Navtech com GPS.
Pacto – Busca pelo pacto de apoio entre governo, parlamento, entidades sociais, podem dar sobrevida ao governo da Presidente, mas é mais do mesmo. Mantém-se os agentes, os métodos de acertos e compensações. Não servem ao país, nem a nós pagadores de impostos.
Opção – Circula a possibilidade do ex presidente Lula ser indicado ministro. Erro básico de administração: não se contrata quem não pode ser demitido.
Para entender – Presidentes de sindicatos dos transportadores de veículos fizeram périplo por gabinetes em Brasília. Saber porquê nos últimos dias entre 500 e 1000 caminhões cegonhas foram multados ou apreendidos.
Razões – Curiosas interpretações legais pelos policiais rodoviários: retirar lanternas originais; deter veículo por carroceria estar abaixo do teto máximo permitido; considerar peso bruto dos veículos transportados para indicar excesso de lotação dos caminhões.
Dúvidas - É esforço arrecadador do governo federal, ou pressão da Polícia Rodoviária em movimento grevista?
Situação – Cegonheiros, como chamados, são bons pagadores de multas. Não discutem porque as entregas devem ser feitas em prazo, sob pena de multas pesadas junto às montadoras para as quais transportam os carros O Km.
Esforço – Dirigentes da Abeifa, a associação dos importadores de veículos, conseguiram ser recebidos pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Exibiram números da queda de vendas e participação no mercado, e pediram dobrar a cota isenta do sobrepreço de 30% no IPI, aplicada aos veículos importados. Importação cobra 35% de Imposto.
Esperança – Ministro Armando Monteiro é do ramo, ao contrário do anterior, e sabe como a concorrência com o produto importado pode melhorar produto local e aumentar produtividade e competitividade. Atualmente apenas 4.800 unidades/anuais podem ser importados sem o adicional no IPI.
Boa notícia – Pelo segundo mês seguido, vendas de veículos leves continuam ascendentes no Pará. Em julho, 14.390 unidades, 6,3% superior a idêntico período em 2014, e quase 25% acima dos 7% da média nacional. Cresceram em todos os segmentos, de motos a ônibus. Fiat, VW e GM lideram.
Idem – Em Brasília ascenderam mais, 7.1%. Magali Rossin, diretora do Sincodiv, sindicato dos revendedores, é otimista: prevê fechar 2015 com o mesmo número de vendas de 2014.
Estável – Decisão da Mitsubishi em fechar fábrica nos EUA, focando investimentos industriais no Oriente, não afeta operação da MMC Automotores, representante da marca no Brasil.
A voz – Eduardo Souza Ramos, acionista e presidente do Conselho, informou à Coluna, nada mudar. Razão básica, todos os investimentos de implantação e expansão de fábrica no Brasil não tem participação da Mitsubishi. Só da MMC.
Comparação – Com produtos bons, diferenciados, ricos em equipamentos, Peugeot criou sítio para compará-los aos da concorrência – preço, motorização, transmissão, equipamentos. Está em http://carros.peugeot.com.br/comparativo-208/ 
Usufruto – Constatando enorme percentual dos seus clientes sem ideia das capacidades ou do utilizar equipamentos pelos quais pagou, Mitsubishi construiu pista de 4x4 no autódromo Velo Cittá, em Mogi Guaçu, SP.
Prática – Dará curso, o Mitsubishi 4x4 Experience, para ensinar forma correta de conduzir a valentia de seu veículo. Instrutores do exitoso Mitsubishi Motorsports, aulas teóricas e práticas, tudo num dia apenas, a R$ 600. Sem 4x4 podem se exercitar, alugando no local. Mais www.mitdriveclub.com.br ou e.mail 4x4experience@mmcb.com.br
Avihonda – Honda, pelo representante Líder Aviação, começou a tirar pedidos para seu pequeno jato executivo, o Honda Jet. Dito o mais avançado, mais rápido, maior altitude, mais silêncio, mais econômico, custa US$ 4,5M.

Honda quer revolucionar no ar como o fez na terra

Exagero – Cummins South America expôs na 12ª. Navalshore, RJ, novo motor diesel elétrico, o QSK 95. Produz 4.000 hp a 1.800 rpm, variáveis por gestão eletrônica, reduzindo consumo em até 15%. No ambiente de downsizing, acomoda 16 cilindros deslocando 95.000 cm3, em 3,65m de comprimento, 1,73 de largura e 2,46 de altura. Pesa 13 t.

Quem gosta de motorzinho é dentista. Cummins 95 litros.

Gente - Mariana Romero, 32, comunicóloga, volta. OOOO Era número 2 na área na BMW, agora é a primeira na recém instalada Porsche.OOOO



Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.

ALTA RODA.
Por Fernando Calmon*

ATENÇÃO AOS VULNERÁVEIS.

Uma nova fonte inesperada de problemas para a indústria automobilística surge à medida que aumenta o número de carros conectados à internet por vários aparelhos, do telefone inteligente às centrais de multimídia. Interferências eletromagnéticas há muito são monitoradas em exaustivos testes até se alcançar blindagem contra elas. Quando automóveis Toyota nos EUA se acidentaram em razão de acelerações descontroladas, uma das hipóteses, sem comprovação, foi de frequências exóticas de bases militares. Telefones celulares, em aviões, ainda têm restrições de uso.

Em veículos terrestres esse parece assunto superado. Porém, interferências reais por meio de hackers – especialistas em programação de computadores – geram preocupações nos EUA. Os chamados hackers do bem, que descobrem vulnerabilidades em sistemas, demonstraram ser possível controlar um automóvel à revelia do motorista. Fizeram brincadeiras como colocar o som no máximo volume e até desligaram o motor em um Jeep Cherokee de cobaia. Parecia coisa de ficção, mas não era.

Situação ficou séria, pois levou a FCA a convocar 1,4 milhão de unidades para mudar programação do sistema multimídia. A fábrica optou pelo envio de um pen drive de atualização. O órgão de segurança veicular do governo americano (conhecido pela sigla NHTSA) investiga se outros fabricantes poderiam igualmente ser afetados. Anomalias semelhantes, mas sem perdas nos controles de motor, direção e freios, já tinham sido detectadas e solucionadas pela BMW e suas subsidiárias MINI e Rolls-Royce.

Até mesmo a Tesla, marca americana de sedãs elétricos de luxo, sofreu um ataque planejado em baixa velocidade. A empresa se vangloriava de ser mais competente que os outros, mas dois especialistas em segurança cibernética demonstraram a ação. A Tesla reconheceu a vulnerabilidade e corrigiu o problema, embora alegasse que o teste fora executado a bordo e não a distância. Desculpa fraquinha.

Metade dos 75 milhões de veículos leves vendidos em todo o mundo este ano terá algum grau de conectividade. E daqui a 10 anos acredita-se que serão até 250 milhões, desde os convencionais até os de condução autônoma. Automóveis também deverão receber programas antivírus como os computadores pessoais de hoje? Improvável que aconteça. Fabricantes de veículos e de sistemas de informática já estão bem entrosados contra ações de hackers do mal. Atualizações poderão se tornar eventuais nas linhas de montagem, nas concessionárias ou mesmo por meio remoto e de forma automática, sem necessidade de recall. Mas, nunca se sabe...

O fato é que nada vai parar os avanços de conectividade. Nem o primeiro acidente com feridos leves do modelo de condução autônoma da Google nos EUA, apesar de provocado por um veículo comum. Uma prova do interesse crescente nesta tecnologia foi uma rara união de três grandes marcas rivais, Audi, BMW e Mercedes-Benz, para comprar por US$ 3 bilhões a plataforma de mapas digitais Here, da Nokia. Precisão e confiabilidade de rotas são essenciais em um veículo que se autodirige e, também nesse caso, atualizações são cruciais para segurança e sucesso deste recurso.

RODA VIVA


ENQUANTO o índice de confiança dos compradores não melhorar – só no segundo trimestre de 2017, segundo analistas – vendas de veículos continuarão deprimidas. Julho teve dois dias úteis a mais que junho e mesmo assim estoques diminuíram de 46 para 45 dias apenas. Exportações reagiram 11%, mas produção total até julho ficou 18% abaixo de igual período de 2014.

NISSAN chegou a cogitar e desistiu de trazer do México o Note para não prejudicar cota de importação do Sentra. Também não vai produzi-lo em Resende (RJ) pela má fase do mercado brasileiro, apesar da mesma arquitetura do March. Guarda forças para o crossover Kicks. Fit manterá, então, domínio de 50% dos monovolumes pequenos, embora pareça mais um hatch de teto alto.

RENEGADE está próximo em vendas do líder HR-V, mas luta permanece indefinida. SUV compacto da Jeep tem vantagem de oferecer sete versões, dois motores (flex e diesel) e três câmbios (manual de 5 marchas e automático de 6 e 9 marchas). Suspensões são inigualáveis pela relação conforto/estabilidade, confirmada no uso diário. Materiais de acabamento interno, também muito bons.

REFORÇOS estruturais para desempenho fora de estrada levam o Renegade a pesar mais do que o ideal. Dessa forma, motor flex (principalmente com câmbio automático) é pouco e versão a turbodiesel de preço elevado até sobra, mais pela grande diferença de torque do que de potência. Espaço no habitáculo impressiona bem, porém porta-malas de 260 litros perde para concorrentes.

PORSCHE acaba de instalar filial própria no País. Passo natural para a marca que vê um mercado em expansão, como demonstram as vendas do segmento premium e, mais que isso, o potencial. O fabricante alemão atingiu 200.000 unidades/ano no mundo, crescimento assombroso. Há duas décadas vendia apenas 18.000 carros/ano.






* Fernando Calmon é jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna Alta Roda começou em 1999. É publicada no Coisas de Agora, WebMotors, na Gazeta Mercantil e também em uma rede nacional de 52 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). 
Escreva para Fernando Calmon: fernando@calmon.jor.br ou o acompanhe pelo Twitter: www.twitter.com/fernandocalmon.

TROLLER T4 FICA AINDA MAIS COMPLETO COM PILOTO AUTOMÁTICO DALGAS.

Modelo off-road ganha mais conforto e segurança com as funções inovadoras do novo controlador de velocidade.

Valente em qualquer terreno e sucesso na categoria off-road, o novo Troller T4 ficou ainda mais completo com um acessório cada vez mais presente nos carros de passeio. Com o novo Piloto Automático Dalgas, o modelo ganha ainda mais em segurança e conforto, principalmente em avenidas e rodovias. O acessório conta com funções indispensáveis para os motoristas que exigem alto nível de dirigibilidade, dentro e fora da estrada. Composto por peças específicas garante praticidade e rapidez na instalação. Não interfere na originalidade do veículo - todas as ligações são feitas com conectores de altíssima qualidade.

Duas Memórias Programáveis

Para facilitar o dia a dia, onde temos diversas velocidades limite fixas, a Dalgas criou duas memorias programáveis, que não se perdem ao desligar o piloto. O motorista pode gravar as duas velocidades que usa com mais frequência - 50 km/h para uso na cidade e 120 km/h na estrada. Quando quiser dirigir a 50 ou 120 km/h basta apertar o botão da Memoria 1 e vice-versa, o veiculo irá ajustar a velocidade automaticamente. As memorias podem ser alteradas a qualquer momento através do comando.

Limitador de Velocidade Programável

Função muito útil em locais onde não se consegue manter uma velocidade constante. O motorista pode programar uma velocidade limite através do comando e, quando ativado, mesmo que ele acelere o veiculo não irá ultrapassar a velocidade estipulada. Basta pisar no acelerador até o fundo por 2 segundos, que a função é cancelada.

Limitador de Velocidade Fixa

Outra grande novidade do E-Cruise Control da Dalgas é o limitador de velocidade fixa programado no módulo por ocasião da instalação do produto no veículo. Essa nova função vai garantir um limite de velocidade que não poderá ser ultrapassada de forma alguma.

Em viagem, o novo E-Cruise Control pode ser utilizado simplesmente como piloto automático tendo como principal característica a comodidade. Controla a velocidade do veículo automaticamente, sem que o motorista precise manter a perna esticada, poupando esforço muscular e dores lombares. Proporciona economia de combustível, por conta da velocidade estável, e mais segurança, pois o motorista pode manter sua atenção exclusivamente na estrada.

Disponível no mercado, o produto pode ser encontrado em concessionárias e lojas especializadas de todo o Brasil.

Dalgas
vendas@dalgas.com.br 
(11) 3579.1100

Opção Assessoria 
Ana Maria Soriani 
opcao.assessoria@uol.com.br
(11) 973-146-237  

Sobre a Dalgas: A Dalgas possui o perfil de empresa especializada na comercialização e no desenvolvimento de acessórios automotivos de conforto e segurança há mais de 15 anos. É líder no fornecimento de piloto automático (controlador de velocidade / Cruise Control) para todas as marcas e modelos de veículos que rodam pelo Brasil. Pelo atendimento dispensado aos consumidores e fornecedores conquistou o respeito do público em geral e se credenciou como fornecedora de diversos acessórios para algumas montadoras do mercado brasileiro. 

FPT INDUSTRIAL É A NOVA FORNECEDORA DE MOTORES PARA A LANDINI BRASIL.

A FPT Industrial é a nova fornecedora de motores da Landini Brasil. Os propulsores da marca equiparão os tratores Landpower e Landforce, ambos destinados ao mercado brasileiro. A parceria é uma continuidade do trabalho que as marcas já realizam na Europa. 



No último mês de junho foi entregue o primeiro lote de motores FPT para a unidade industrial da Landini, recentemente inaugurada na cidade de Contagem, Minas Gerais. Foram as primeiras unidades que darão início à nova linha de produção e aos testes em campo. De acordo com Amauri Parizoto, Diretor de Vendas da FPT Industrial na América Latina, “Inicialmente focamos nestes dois modelos de tratores, mas já estamos estudando o fornecimento para outras aplicações”, revela Parizoto.

Os tratores que receberam os motores da FPT Industrial serão aplicados em várias atividades no campo, como o acoplamento de arados, sementeiras, subsoladores e suporte geral no ambiente agrícola. O Landforce equipado com motor NEF 4 é fornecido em dois modelos com potências de 112 e 122 cv e torque de até 524Nm a 1300 rpm, respectivamente. Já o Landpower, este equipado com NEF 6, está disponível em dois modelos com potências de 143 e 184 cv e torque de até 716Nm a 1400 rpm, respectivamente.

Segundo Parizoto para equipar as versões brasileiras, os motores NEF passaram por adaptações como ajuste na calibração do sistema de injeção de combustível. “As modificações contribuíram para uma interação perfeita entre o motor e o trator, bem como para que o desempenho geral do equipamento atinja os melhores resultados em termos de performance nas aplicações regionais”, conclui o executivo.

A parceria entre a FPT Industrial e a Landini Brasil está amparada pelo setor de assistência técnica da empresa, que inclui serviços de manutenção, fornecimento de peças de reposição originais, entre outras atividades. Além disso, a marca mantém com exclusividade para os clientes um catálogo via web, onde é possível consultar preços, solicitar e acompanhar pedidos de peças.


Landini Brasil


Com matriz na Itália, a Landini Brasil é uma empresa com mais de 130 anos de tradição e pertence ao Grupo Argo Tractors, com cinco unidades produtivas, incluindo uma em Contagem, Minas Gerais, sendo a primeira unidade produtiva fora da Itália, inaugurada em junho de 2015. Sua atuação no Brasil será dividida em duas fases, na inicial produzirá tratores de 100 a 200 cv, com alta qualidade e tecnológica de ponta. Para a segunda fase, a proposta é a nacionalização de tratores com potências de 60 a 105 cv.


INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Landforce modelos 120 e 130 - NEF 4 
Turbo e Intercooler
Potência ISO: 112cv e 122cv
RPM: 2200 para ambos modelos
Torque máximo: 524 Nm para ambos modelos
Cilindrada: 4485 cm³ para ambos os modelos
Cilindros: 4 para ambos

Landpower modelos 150 e 190 – NEF 6
Turbo e Intercooler
Potência ISO: 143cv e 184cv
RPM: 2200 / 2300
Torque máximo: 585 e 716 Nm
Cilindrada: 6728 cm³ para ambos os modelos
Cilindros: 6 para ambos 

MM Editorial
Marta de Souza 
marta@mmeditorial.com.br
Simone Sabatini 
simone@mmeditorial.com.br
(11)2941-7568

A FPT Industrial é uma empresa do Grupo CNH Industrial voltada ao design, produção e comercialização de sistemas de propulsão para veículos on-road e off-road , máquinas agrícolas e de construção e também aplicações marítimas e de geração de energia. Com uma gama de produtos diversificada, com potência máxima de 31 kW (41 cv) até 740 kW (992 cv), cilindradas de 2,3L a 20,1L e transmissões com torque máximo de 200Nm a 500Nm. Líder mundial na produção de powertrain e de venda de motores GNV, a companhia conta com aproximadamente 8.000 colaboradores em todo o mundo distribuídos em 10 plantas e 6 centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Duas delas, na América Latina, em Sete Lagoas (MG/Brasil) e em Córdoba (Argentina), além de um centro de P&D em Belo Horizonte (MG/Brasil). Tudo isso faz da FPT Industrial uma empresa completa. Para mais informações, visite www.fptindustrial.com.

VOLKSWAGEN.

SpaceFox 2016 é o primeiro modelo da categoria a contar com a mais moderna interatividade entre smartfones e centrais multimídia.


Com mais inovações tecnológicas e uma nova versão de entrada, o SpaceFox 2016 começa a chegar às concessionárias Volkswagen neste mês, reafirmando a posição de modelo mais inovador de seu segmento no mercado brasileiro. O SpaceFox 2016 passa a contar com a nova geração de sistemas de infotainment com a tecnologia Volkswagen App-Connect, que reúne as plataformas  MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.

A tecnologia global, que estreou no Brasil com o Fox 2016, permite que a tela do celular seja “espelhada” na tela central dos sistemas de infotainment “Composition Media” e “Discover Media”. Ou seja, a tela do veículo repete o que está sendo exibido na tela do celular e é possível comandar o sistema de infotaiment pelo celular ou comandar o celular pelo sistema de infotainment. Trata-se do sistema de “espelhamento” mais avançado disponível no mundo que passa a ser oferecido nos veículos comercializados no Brasil.

Além disso, o SpaceFox 2016 marca a estréia da versão Trendline, de entrada, com foco na relação custo-benefício. Outra novidade é a direção com assistência elétrica, de série em todas as configurações, que além de garantir excelente dirigibilidade e conforto, ajuda a economizar combustível.

Quatro configurações


A nova versão Trendline para o SpaceFox 2016 é equipada de série com itens muito valorizados pelo cliente, como ar-condicionado, direção elétrica, rodas de aço aro 15” com pneus 195/55 R15, volante com regulagem de altura e distância, seis alto-falantes, três apoios de cabeça no banco traseiro, assento traseiro corrediço, entre outros.

Disponível com o motor 1.6 de até 104 cv (etanol) – que pode ser associado à transmissão manual de cinco marchas ou à transmissão I-Motion, de funcionamento automático –  a  configuração Trendline passa a incorporar de série o novo volante global (semelhante ao do Novo Golf), com design moderno e acabamento sofisticado.

Há dois opcionais para o SpaceFox Trendline: o Módulo Interativo II, que acrescenta ao modelo sistema de som, volante multifuncional e computador de bordo, e o Módulo Comfort Plus, que agrega alarme “keyless”, abertura elétrica da tampa do porta-malas por controle remoto, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores com ajuste elétrico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (“Park Pilot”), entre outros.

Já na versão intermediária Comfortline, oferecida com os mesmos conjuntos mecânicos da Trendline, traz todo o conteúdo da configuração de entrada mais faróis de neblina, luzes de seta incorporadas aos retrovisores, frisos laterais na cor do veículo, travamento elétrico das portas, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, espelhos retrovisores com ajuste elétrico, sistema de som RCD320 (Rádio CD-player com MP3, bluetooth, entradas para USB/ SD-card/ AUX-IN) e computador de bordo (I-System), entre outros.

O SpaceFox Comfortline 2016 oferece ainda a possibilidade de ser equipado com teto solar elétrico, revestimento dos bancos em native e sistema “Park Pilot”. Há, também, o módulo Interativo I, que traz rodas de liga leve de 15” e volante multifuncional (que traz hastes para trocas de marcha sempre que o modelo for equipado com a transmissão I-Motion) e o Módulo Técnológico II, com sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular), espelho retrovisor eletrocrômico, faróis com função “Coming & Leaving Home”, controlador automático de velocidade de cruzeiro (“piloto automático”) e luz de conversão estática (cornering light).

O SpaceFox 2016 na configuração Highline e o Space Cross 2016 são equipados com o novo motor 1.6 MSI de até 120 cv (etanol), que pode contar com o câmbio manual de seis marchas ou com a transmissão I-Motion com a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, que proporciona trocas de marcha de forma automática ainda mais suaves e precisas.

Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o novo motor 1.6l MSI, da família EA211, foi desenvolvido segundo critérios de maior eficiência energética e maior performance. Este motor possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o motor conta com duplo comando de válvulas integrado à tampa, com comando de admissão variável. Outra solução inovadora adotada no motor 1.6l MSI é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. O coletor de escape forma uma peça única com o cabeçote.

Sistemas globais de Infotainment

A partir da versão Highline o SpaceFox 2016 pode ser equipado com o novo sistema de infotainment “Composition Media”. Esta central multimídia possibilita maior interatividade e entretenimento, além de um visual mais moderno e tecnológico. Outro destaque é a facilidade de uso, possibilitando uma condução mais segura e confortável.


Como novidade esse novo sistema traz a interatividade com smartfones por meio da tecnologia Volkswagen App-Connect, que reúne os sistemas “MirrorLink”, “Carplay” (compatível com aparelhos com sistema Apple) e também com o sistema “Android Auto” (estando portanto já preparado para futuros lançamentos de smartfones da Google). Este sistema proporciona a reprodução e operação da tela do telefone celular, diretamente na tela do infotainment, como se fosse um espelho e sem comprometer a segurança na condução do veículo.

O sistema de infotainment “Composition Media” oferece uma central multimídia com rádio que se destaca pela sua tela de 6,3” sensível ao toque, colorida, de alta resolução e com conectividade avançada com os smartfones através do “App-Connect”.

Já o novo sistema de infotainment “Discover Media” está disponível a partir da versão Comfortline e traz adicionalmente ao Composition Media o recurso de navegação que se destaca pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Esse sistema também contempla o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas diretamente pelo cliente durante toda a vida do veículo.


Outro destaque é que o sistema de infotainment “Discover Media” contará em breve com a tecnologia WLAN (Wireless Local Area Network, que em Português significa “Rede Local Sem Fios”). É uma rede local que usa ondas de rádio para transmissão de dados e para conexão à internet, sem necessidade de usar cabos para conectar dispositivos.

Uma das tecnologias usadas pela WLAN é o padrão de transmissão wi-fi (wireless fidelity), que permite a ligação de um modem, por exemplo. Basta conectar o dispositivo na entrada USB: o sistema de infotainment propaga pela área da cabine o sinal do wi-fi.

Segurança superior – O Novo SpaceFox 2016 e o Novo Space Cross 2016 contam com a maior gama de itens de alta tecnologia de suas respectivas categorias. Controle eletrônico de estabilidade (ESC), Antriebsschlupfregelung (ASR), M-ABS, Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS - Elektronische Differenzialsperre, Hill Hold Control (HHC) ou controle de assistência de partida em rampa, Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem (HBA), freios ABS com função off-road (Space Cross) são alguns exemplos de recursos oferecidos nos modelos Volkswagen.

Conexões múltiplas

Além do botão à direita do sistema de infotainment e da barra de frequências que aparece na parte inferior da tela e os botões do volante, os sistemas oferecem a possibilidade de operar o rádio por meio de comandos de voz. Também é possível associar imagens salvas em um SD-Card ou pen drive, por exemplo, aos logotipos de emissoras.

Tanto o “Composition Media” como o “Discover Media” oferecem telas com sensor de aproximação: assim que o motorista ou o passageiro da frente movimentam a mão próximo à tela, o sistema automaticamente apresenta comandos e funcionalidades na tela, aproveitando ao máximo o espaço da tela.

No modo display o sistema de infotainment mostra apenas o essencial. No modo operacional, novos elementos aparecem, podendo ativar funções através de toques que são destacados para simplificar a utilização intuitiva. As telas também têm uma função que permite que as listagens sejam roladas ou que as capas dos CDs na biblioteca de mídia sejam selecionadas rapidamente.

As centrais contam ainda com leitor de CD, entrada para SD-Card (no “Discover Media” são duas), Aux in e porta USB. Estas duas ficam posicionadas à frente do câmbio, na parte inferior do console central, uma região de fácil acesso que permite abrigar com segurança aparelhos de celular no porta-copos, por exemplo. A(s) entrada(s) para o SD-Card fica(m) na(s) lateral(ais) da área frontal dos sistemas de infotainment. Tudo ao alcance do motorista, melhorando ainda mais a funcionalidade e a ergonomia do SpaceFox, considerado referência nesses quesitos em sua categoria.

É possível parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente e operar telefone e áudio. Ambas centrais de infotainment permitem a leitura de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. E mais: é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, que é enviada em formato SMS.

Os novos sistemas de infotainment já estão habilitados para operar os mais modernos sistemas de espelhamento: Apple CarPlay, MirrorLink e Android Auto. Vale lembrar que no modelo Volkswagen só podem ser “espelhados” aplicativos certificados por cada um dos sistemas e que algumas funções estão disponíveis para determinados modelos de aparelhos celular.

App Connect

Um único sistema para quase todos os smartfones. A Volkswagen apresentou o MirrorLink pela primeira vez – espelhando o smartphone na tela do veículo – no lançamento do Polo na Europa em 2014. O MirrorLink foi desenvolvido por um consórcio industrial de fabricantes de automóveis e smartfones (Samsung, HTC, Sony e LG).

Apenas um ano depois, Volkswagen está expandindo a gama de plataformas de smartfones, acrescentando sistemas da Apple (CarPlay) e Google (Android Auto). Da mesma forma que o MirrorLink, eles são usados para exibir e operar aplicativos de smartfones utilizando as telas dos sistemas de informação e entretenimento. Mais do que isso: a Volkswagen reuniu os sistemas CarPlay, Android Auto e MirrorLink dentro do conceito App-Connect.

MirrorLink

Essa tecnologia possibilita mostrar conteúdos e operar funções do telefone celular por meio da tela do sistema de infotainment. Para evitar distrair o motorista, aplicativos desenvolvidos especialmente podem ser utilizados com o carro em movimento.

A operação é intuitiva: o usuário simplesmente conecta o smartphone  ao carro e passa a usar o aplicativo por meio da tela do sistema de infotainment. O MirrorLink utiliza um padrão desenvolvido pelo Car Connectivity Consortium (CCC). Segundo esse padrão, os aplicativos do telefone são “espelhados” na tela da central multimídia do carro e sua operação é feita por meio do sistema de infotainment sem comprometer a segurança na condução do veículo.

Como os aplicativos de smartphone s estão sempre atualizados, o MirrorLink nunca se torna obsoleto. Entre os aplicativos disponíveis estão My Guide, Shared Audio, Glympse, Aupeo!, miRoamer, Parkopedia e Sygic – aplicativo de navegação offline, que permite baixar os mapas localmente e utilizar a navegação mesmo sem sinal GSM.

Google Android Auto

O Android Auto foi desenvolvido pelo Google para smartfones que utilizam a plataforma Android. Exatamente como no MirrorLink e no CarPlay, aplicativos selecionados desses telefones são mostrados na tela do sistema de infotainment do carro.

Assim como nos demais sistemas, uma conexão USB serve de interface. Os aplicativos que podem ser incorporados por meio do Android Auto incluem Google Maps, Google Play Music, WhatsApp e Spotify. Também estão planejados: SoundCloud, Text Me!, textPlus, Sticher Radio, Pandora® internet radio, iHeartRadio, TuneIn Radio, Pocket Casts, Joyride Podcast e Umano.

Muitos aplicativos do Android Auto podem ser utilizados tanto por meio da central multimídia do veículo como pelo controle de voz Google Voice, que poderá ser ativado por um botão no volante multifuncional do SpaceFox.

Apple CarPlay

O Apple CarPlay é a tecnologia de espelhamento desenvolvida pela Apple e incorpora o controle por voz da Siri e também funciona com os controles do carro, como botões ou tela sensível ao toque. Assim como os demais sistemas, o Apple CarPlay foi desenvolvido para ser usado no trânsito, permitindo utilizar alguns recursos do telefone enquanto estiver dirigindo, sem que o motorista precise tirar as mãos do volante ou mesmo desviar os olhos do trânsito.

Com o telefone conectado na entrada USB, a interface pode ser feita por meio de comandos de voz, com a ajuda da tecnologia da Siri. É possível realizar chamadas telefônicas, retorne ligações e escutar mensagens de voz por meio dos alto-falantes do veículo. O sistema também é capaz de ler, enviar e responder mensagens de texto.

O Apple CarPlay permite ouvir toda a coleção de músicas e podcasts armazenados no telefone, controle de mensagens, controle do telefone e alguns outros aplicativos a serem disponibilizados pela Apple como por exemplo o Spotify, Podcasts, Stitcher, Overcast e Umano.

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Gilberto dos Santos | Tel 11 4347-3050 | gilberto.santos@volkswagen.com.br
Fabiano Severo | Tel. 11 4347-3339 | fabiano.severo@volkswagen.com.br
Michel Escanhola | Tel. 11 4347-3816 | michel.escanhola@volkswagen.com.br
Luís Felipe Figueiredo | Tel. 11 4347-5053 | luis.figueiredo@volkswagen.com.br

VOLARE ENTREGA ESCOLARBUS 4x4 PARA O GOVERNO DE SANTA CATARINA.


A Volare Montadora de Veículos, unidade de negócios da Marcopolo S.A. e líder brasileira na produção de veículos leves para o transporte de passageiros, fez a entrega de três novas unidades do modelo Volare V8L 4X4 Escolarbus para o Governo de Santa Catarina. Adquiridos dentro do Programa Caminho da Escola do Governo Federal, os ônibus serão utilizados para o transporte de estudantes das redes municipal e estadual das cidades de Ituporanga, Leoberto Leal e Presidente Nereu. 

A entrega contou com a presença do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo; do secretário estadual de Educação, Eduardo Deschamps; dos prefeitos das cidades contempladas e do representante da Volare, Fábio Nogueira, da concessionária local. O evento foi realizado no início de agosto no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis. 

Sinônimo de veículo para o transporte escolar no Brasil, o Volare Escolarbus foi o primeiro modelo brasileiro concebido especialmente para o transporte escolar, lançado de maneira pioneira em 1999. Hoje, o Volare Escolarbus transformou-se em referência nacional. Desde a sua cor amarela até a configuração interna e robustez para garantir máxima segurança para os passageiros, cada detalhe é desenvolvido para melhor atender às necessidades deste novo segmento que surgiu no País e garantir aos alunos condução de suas casas até as instituições de ensino, diminuindo a evasão escolar. 

O Volare Escolarbus com tração 4X4 foi desenvolvido para trafegar em locais de difícil acesso, muitas vezes sem estradas, onde um veículo com tração convencional não tem condições de ser utilizado. O veículo conta com um conjunto powertrain diferente dos modelos convencionais, que possuem tração somente nas rodas traseiras. Tem eixo dianteiro tracionado e sistema de transmissão com a opção de utilização 4X2 (somente tração nas rodas traseiras), 4X4 (tração nas rodas dianteiras e traseiras) e 4X4 com reduzida.

O Escolarbus 4X4 tem ângulos de entrada e saída maiores, estepe no bagageiro traseiro, proteção especial para o cárter do motor e para o tanque de combustível. Possui carroceria com saia lateral mais alta, suspensão reforçada, sinalização diferenciada e espelhos que permitem total visualização em torno do veículo, o que proporciona maior facilidade e segurança em manobras e deslocamentos. 

Equipado com motor Cummins ISF 3.8 Euro V, com 152 cv de potência, o Volare Escolarbus apresenta menor consumo de combustível, garantindo economia e rentabilidade. Tem capacidade para transportar 26 estudantes sentados, assoalho em alumínio, porta ampliada para facilitar o acesso de cadeirantes, janelas com vidro superior móvel e dois renovadores de ar no teto.  

Conta ainda com meia parede de separação de vidro atrás do motorista, porta- pacotes em chapa estampada, lixeiras dianteira e traseira e rádio am/fm. Para a melhor condução do veículo, o motorista tem à sua disposição poltrona hidráulica, desembaçador e ar quente, sirene e câmera de marcha à ré, alto falantes e sensor de estacionamento na traseira. 

Com mais de 10.000 Escolarbus produzidos em oito diferentes modelos: V6L, V8L, W6, W7, W8, W9, W-L e DW9 a Volare possui a mais completa família de miniônibus do mercado. Suas várias configurações internas permitem que o veículo tenha capacidade para transportar até 50 estudantes, dependendo das necessidades de cada município e/ou operador. 

Foto: Julio Soares 

Secco Consultoria de Comunicação
secco@secco.com.br
11 5641-7407

JUSTIÇA.
Por José Renato Nalini*

A ORDEM É SER CRIATIVO.

Um universo vetusto e aparentemente antiquado é o do sistema Justiça. Hábitos conservados em formol, mesmo assim ostentam bolor do desencontro com o contemporâneo.

Para muitos de seus integrantes, tudo deveria continuar como sempre foi. Não há lugar para ousadias e inovações. Estas maculam o sacrossanto território da arqueologia fossilizada.

Mas às vezes esse espaço é invadido por audácias. Estas incomodam, pois provocam a inércia mental. O medo do novo causa urticária naqueles que se escondem na blindagem de um atuar em que tudo está previsto e não pode sair dos trilhos.

Ainda bem que existem os criativos. Como a Ministra Nancy Andrighi que, à frente da Corregedoria Nacional de Justiça, implantou o Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais, o Redescobrindo os Juizados Especiais e estabeleceu nova metodologia de contato com a Magistratura de primeiro grau, aquela que está na trincheira e que deveria encerrar com os conflitos. Não permitir que eles fossem institucionalizados e percorressem as quatro instâncias do sofisticado modelo de Judiciário que o Brasil adotou e do qual é difícil se afastar.

Não é só a Corregedora Nacional que tem boas ideias. O Presidente da AMB - Associação dos Magistrados Brasileiros, Juiz João Ricardo dos Santos Costa, lança o estudo "O uso do Judiciário e o litígio no Brasil", que integra o movimento nacional "Não deixe o Judiciário parar". Essa publicação traz o levantamento sobre os processos que envolvem os 100 maiores litigantes da Justiça em 11 estados, representando as cinco regiões do País.

Será mais um diagnóstico da congestionada Justiça Brasileira, não apenas para noticiar, mas para gerar estratégias de contenção do uso da Justiça para impedir o Estado de funcionar, para premiar sonegadores, para impulsionar a "indústria do demandismo", quando precisamos mesmo é da "usina da pacificação".

Por sua vez, o Conselho Nacional do Ministério Público lançou a campanha de educação em direitos humanos denominada "João Cidadão". Um projeto com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da cultura de direitos humanos no Brasil. O objetivo é difundir a consciência do exercício dos direitos fundamentais entre jovens estudantes dos ensinos fundamental e médio, além dos pais, professores e sociedade em geral.

Nem tudo é marasmo, portanto, no mundo da Justiça, que demorou para acordar, mas que sentiu os solavancos da crise e que precisa oferecer o seu contributo para vencê-la.

Outras boas novidades podem estar ocorrendo nesse momento, em sua cidade, no microcosmos em que o profissional da área jurídica se conscientiza de que direito é instrumento para tornar a vida mais fácil, para trazer paz e tranquilidade às pessoas. Não um exercício de nefelibata que se satisfaz com a produção de peças recheadas de citações, mas que não reduzem um grama da infelicidade do mundo.









José Renato Nalini é desembargador, preside o Tribunal de Justiça de São Paulo e é integrante da Academia Paulista de Letras. 
Visite o blog: renatonalini.wordpress.com.

GE E CASA DOS VENTOS ASSINAM MAIOR ACORDO EÓLICO DA GE NA AMÉRICA LATINA.


GE e Casa dos Ventos assinaram contrato para fornecimento de 156 turbinas eólicas para o novo parque eólico do desenvolvedor, localizado no Piauí e em Pernambuco. O parque utilizará a nova plataforma de turbinas inteligentes e modulares de 2 MW da GE, combinando 74 das suas unidades 2.3-107 e 82 do modelo 2.3-116. Com a expectativa que o parque eólico produza cerca de 360 megawatts (MW) em um único cluster, o acordo estabelecerá o maior negócio da história para o negócio de energia renovável da GE na América Latina.

“Estamos ansiosos para trabalhar com a GE no projeto Ventos do Araripe III para expandir significativamente nossos empreendimentos de energia renovável no Brasil”, diz Virna Araripe, Diretora da Casa dos Ventos. “A energia eólica tem um enorme potencial nesta região e está se tornando um fator importante para ajudar o Brasil a expandir de forma eficiente o seu fornecimento de energia com tecnologia renovável.”

O projeto proposto também marca a primeira vez que várias unidades de recém-lançada plataforma de turbina de 2 MW da GE será utilizada no Brasil. Depois de concluído, a expectativa é que o novo parque eólico contribua para a meta de energia renovável do Brasil, que preconiza um aumento de 20% da participação das fontes renováveis na matriz elétrica até 2030 – desconsiderando a energia gerada em usinas hidrelétricas.

“Nossa nova plataforma de 2 MW usa a mesma machine head para turbinas de 2.3-107 e 2.3-116, e estamos ansiosos para ver estas turbinas estrearem no Brasil em um projeto eólico de grande porte como este”, disse Anne McEntee, presidente e CEO do negócio de energia renovável da GE. “Ficamos sempre felizes quando nossa maior e mais recente tecnologia pode ajudar um país a contribuir para o cumprimento das suas metas de energia renovável.”

O acordo também inclui um contrato de dez anos para operações e manutenção. O parque eólico está programado para entrar em operação comercial em abril de 2017.

Sobre a GE


A GE combina os universos físico e digital de uma maneira singular. Ela se dedica a imaginar coisas que outros não conseguem, a construir soluções que outros não podem e a criar inovações para fazer o mundo funcionar melhor. Em seus laboratórios, em suas fábricas e junto de seus clientes, a GE está inventando a próxima era industrial para construir, mover, gerar energia e trazer mais saúde para o mundo.

Sobre a Casa dos Ventos


A Casa dos Ventos é uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil. Há oito anos no mercado, a empresa é responsável pelo maior número de projetos que venderam energia nos leilões e no ambiente de contratação livre. Além de ter desenvolvido aproximadamente 30% de todos os empreendimentos em implantação ou operação no país, a empresa é detentora do maior portfólio de projetos eólicos do Brasil. A sede da companhia é na cidade de São Paulo e seus projetos eólicos estão localizados no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia e Piauí.

Agência Ideal
Camila Teixeira
camila.teixeira@agenciaideal.com.br
(11) 4873-7972
Priscilla Caetano
priscilla.caetano@agenciaideal.com.br
(21) 2266-4565
Sílvia Simões
silvia.simoes@agenciaideal.com.br
(11) 4873-7975
Camila Marques
camila.marques@agenciaideal.com.br
(11) 4873-7974
Yasmine Luna
yasmine.luna@agenciaideal.com.br
(11) 4873-7908

BRASIL RECEBERÁ 10 DODGE CHALLENGER HELLCAT COM 707CV ATÉ O FINAL DO ANO.


A Direct Imports, importadora de veículos com sede em São Paulo e em Miami, nos EUA, será a primeira a entregar no Brasil o muscle car mais potente já produzido, o Dodge Challenger Hellcat SRT. A empresa já tem 10 encomendas das primeiras unidades, que é vendida nos EUA com ágio e estão a caminho do Brasil com previsão de entrega até o final do ano.

Cada unidade do Dodge Challenger Hellcat SRT 2015 foi vendida por R$ 480 mil. O muscle car vem equipado com motor V8 6,2 litros de 707cv de potência, com câmbio automático de oito velocidades. Esse motor é o V8 mais forte já fabricado na história e supera até mesmo o Ford Shelby GT 500 descontinuado em 2014, produzido na geração antiga do Mustang.

Feito com vocação para as pistas, o Challenger Hellcat é equipado com freios Brembo de 15,4” e suspensão ajustável a gás com três pré-ajustes: Track, Sport e Street. Está disponível em 11 cores, com quatro opções de acabamento interno para as forrações de porta e os bancos em concha com a inscrição SRT.

“Esse modelo tem alta procura tanto nos EUA quanto aqui no Brasil, e mesmo em um mercado desfavorável por conta da alta momentânea do dólar, é um esportivo que se torna um bom investimento pois seu valor estimado aqui é mais alto que o valor de encomenda”, explica Daniel Valério, CEO da Direct Imports.

C4 Comunicação Corporativa – Camargocomm
Guilherme Magna
guilherme@camargocomm.com
Marcos Camargo Jr 
marcos@camargocomm.com
(11) 3042-4752