quinta-feira, 3 de setembro de 2015

SANTA CRUZ DO SUL RECEBE O SUPERBIKE BRASIL.

A quinta etapa acontece no Rio Grande do Sul nos dias 11, 12 e 13 de setembro.


Depois de realizadas as etapas de Goiânia (GO), Nova Santa Rita (RS), Londrina (PR) e São Paulo (SP), os pilotos do SuperBike Brasil já começam a se preparar para a quinta etapa do maior campeonato de motovelocidade das Américas.

A disputa do SuperBike Brasil 2015 continua no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), onde os pilotos vão acelerar forte entre os dias 11 e 13 de setembro. Esta será a segunda etapa de 2015 realizada em território gaúcho.

O Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul possui 3.531 metros de extensão, com largura da pista de 12 a 15 metros, apresentando superelevação de 1,5 a 8% e áreas de escape de 10 a 84 metros. São 14 curvas no total, sendo 7 à direita e 7 à esquerda. O maior raio de curva é de 120m (curva 12), enquanto o menor está na curva 9 (29,93m). A maior reta conta com 753 metros.

A estrutura do circuito de Santa Cruz do Sul conta com 21 boxes, cada um com 96m² (8m x 12m), torre de controle, ambulatório, central de serviços, heliponto, camarotes, parque fechado, docas para os caminhões das equipes, lanchonete e vestiário.

Após o sucesso das quatro primeiras etapas da temporada, a organização do SuperBike Brasil espera um número significativo de pilotos na pista, deixando a competição ainda mais emocionante. Serão realizadas provas de oito diferentes categorias: SuperBike, SuperBike Light, SuperSport 600, Copa Kawasaki Ninja 300, Copa Kawasaki Ninja 600, Copa Honda CBR 500R, Honda Junior Cup e Categoria Master.

O SuperBike Brasil tem patrocínio Silver: Honda, Pirelli, Mobil e Yamaha. Bronze Premium: Kawasaki, Ducati e MotoSchool. Bronze: Shark, Diafrag, Alpinestars e Tutto Moto. 

SERVIÇO
5ª etapa SuperBike Brasil
11, 12 e 13 de setembro
Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul
BR 471, s/n - São José da Reserva
Santa Cruz do Sul - RS

Informações Adicionais: 11 5524-5684 ou info@SuperBike.com.br

Acesse: SuperBike.com.br.
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Foto: Adilson Silva/VGCOM. 

VGCOM - VANESSA GIANELLINI COMUNICAÇÃO
Vanessa Gianellini - Jornalista Responsável
Gelse Montesso 
Luciana Omena
(11) 3213-9972 - (11) 3042-4898

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

FORD LANÇA O PROGRAMA GLOBAL DE PROJETOS SOCIAIS.

A Ford anunciou nesta quarta-feira (02) duas iniciativas para fortalecer a sua liderança em ações comunitárias e, ao mesmo tempo, dar aos empregados mais jovens a oportunidade de participar de projetos sociais e voluntários. A Ford e Bill Ford, presidente do Conselho da empresa, lançaram o "Desafio Mundo Melhor Bill Ford", programa global de patrocínio que vai doar até US$500 mil a projetos comunitários indicados por seus empregados.

O programa, financiado pela Ford e por Bill Ford, vai se somar ao trabalho feito pelo Corpo de Voluntários da Ford - rede internacional de 30.000 voluntários da empresa que está comemorando seu 10º aniversário este ano.

A Ford também deu início ao programa "Trinta com menos de 30", em que 30 empregados com menos de 30 anos serão selecionados para um treinamento de um ano sobre liderança com foco em filantropia e trabalho social. O programa também colocará os empregados em contato com organizações sem fins lucrativos para estimular o aprendizado.


"O serviço comunitário é uma das marcas da nossa empresa e da família Ford", disse Bill Ford. "Ao comemorar as incríveis conquistas do Corpo de Voluntários da Ford, estamos olhando para o futuro com programas inovadores para aproveitar ainda mais a força de nossos voluntários e formar a nova geração de líderes comunitários."

O Corpo de Voluntários da Ford foi lançado por Bill Ford em 2005, em resposta ao tsunami que devastou o Oceano Índico. Ajudar na reconstrução pós-tsunami foi um dos primeiros trabalhos do grupo. Na ocasião, empregados da Ford Tailândia viajaram 14 horas de ônibus e passaram uma semana na região misturando concreto, produzindo telhas, cavando fundações, construindo muros e ajudando os moradores a reiniciar suas vidas.

O alcance desse sentimento comunitário cresceu com a formação de uma rede global de 30.000 voluntários, que a cada ano realiza 1.600 projetos em seis continentes. Seja ajudando crianças a ler, combatendo a fome ou fornecendo água potável, milhares de voluntários da Ford já trabalharam em 9.000 projetos em mais de 40 países, doando mais de 1 milhão de horas de serviço comunitário.

O "Desafio Mundo Melhor Bill Ford" vai ampliar esse trabalho e dar aos voluntários da empresa a oportunidade de trabalhar com grupos locais, nas comunidades onde a Ford está presente, em projetos sociais patrocinados pelo novo programa. Os projetos terão três categorias, com foco em soluções sustentáveis de: mobilidade; necessidades básicas como comida e abrigo; e acesso a água para consumo, saneamento e higiene. O financiamento deverá ser iniciado em meados de 2016.

Ações no Brasil


Ao mesmo tempo, a tradicional Semana Global do Voluntariado da Ford está sendo ampliada de uma semana, em setembro, para o mês inteiro. O Mês Global do Voluntariado da Ford vai gerar mais oportunidades para os empregados atuarem como voluntários e ampliar o foco global da empresa em serviço comunitário. Nessa ação, cerca de 20.000 voluntários devem trabalhar em 360 projetos em todo o mundo - desde a limpeza de praias em Angola à renovação de uma creche para crianças com deficiência no Reino Unido.

No Brasil, as ações foram selecionadas por indicação dos comitês locais de cidadania dos trabalhadores da Ford, que mantêm um calendário anual focado em programas de responsabilidade social.

Na fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, SP, por exemplo, os voluntários vão ajudar na reforma e pintura da Associação Assistencial Lar Maria Amélia, além de arrecadar brinquedos para as crianças de até 4 anos atendidas pela entidade. Em Taubaté, SP, eles vão arrecadar materiais de construção e realizar obras de manutenção e pintura no Banco de Leite Humano, que trabalha com tratamento e distribuição de leite humano para UTIs neonatais. A equipe de logística da Ford também realizará uma consultoria para reduzir os custos de análise, pasteurização e envio do leite aos hospitais da região.

Os empregados do Campo de Provas da Ford em Tatuí, SP, farão a revitalização da sede do projeto Arte Pela Vida, que atende crianças carentes e ensina música, dança e realiza diversas atividades socioeducativas. A ação inclui pintura, troca de luminárias e construção de um pequeno jardim.

Na fábrica de Camaçari, na Bahia, os voluntários da Ford vão ajudar na construção de duas salas de aula na Escola e Creche Comunitária Emanuel. Eles também vão dar orientações de higiene bucal para as crianças, ensinar a separação de materiais recicláveis, doar brinquedos e promover atividades lúdicas.

Imprensa Ford
(11) 4174-9587/ 9487/ 9591

O PODER DO CIDADÃO.
Por João Doria*

Somos brasileiros. Das mais variadas profissões e setores, imbuídos na luta de progredir em nosso País, que há de retomar o rumo do crescimento. Diante das crises econômica, política e moral que assolam o País, cabe a nós, cidadãos, oferecer nosso empenho pessoal e profissional para virar o jogo.  Só fortalecendo nossa cidadania, poderemos garantir nosso próprio futuro como nação.

A expansão de direitos de cidadania teve avanços na última década no País, não há dúvida. O aumento do poder aquisitivo contribuiu diretamente para esta conquista. O recente relatório Prosperidade compartilhada e erradicação da pobreza na América Latina e Caribe, publicado pelo Banco Mundial no primeiro semestre, revela que, nos últimos 20 anos, cerca de 60% dos brasileiros subiram de classe econômica e o Brasil está próximo de erradicar a pobreza extrema. Ainda assim, 18 milhões de brasileiros vivem na pobreza e um terço da população não tem condições econômicas para viver condignamente – sem emprego e formação necessária para melhorar sua condição.

O Brasil está menos desigual, mas o abismo é imenso.  Boa parte de sua população enfrenta as consequências e uma economia frágil, amargando a perspectiva de uma crise prolongada. Ainda segundo o estudo, a desigualdade no Brasil está acima da registrada na América Latina e Caribe. Cerca de 1% da classe mais rica recebe 13% da renda total do País.

O principal entrave para o processo de redução de desigualdade está na educação. O Brasil ficou na 60.ª posição no ranking mundial de educação, realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que avalia avaliados 76 países ¬ ¬por meio do desempenho de alunos de 15 anos em testes de Ciências e Matemática. A performance de nossos jovens ainda está distante da média dos países-membros.

É fato que quanto melhor o padrão educacional de uma nação, maior o seu crescimento econômico. Não à toa, países com escassez de recursos naturais investiram alto no desenvolvimento intelectual da população e hoje despontam como líderes em inovação e conhecimento.

A educação é também pedra fundamental para a expansão da cidadania e formação do pensamento crítico de um povo. Se a tão sonhada revolução educacional caminha a passos lentos, cabe ao brasileiro traçar o seu caminho. Tenho orgulho de assistir a empresas investindo em capacitação, ONGs agindo paralelamente na tentativa de mudar essa realidade. Ressalto os nomes de líderes comprometidos com as transformações sociais no Brasil em diversas áreas, como Jorge Paulo Lemann, com a fundação que leva seu nome, e Luiz Seabra, por meio do seu Instituto Natura.  São dois exemplos de uma extensa lista de brasileiros com sucesso em seus empreendimentos e com olhar para o futuro. Mas há milhares de exemplos individuais de superação.

É urgente que Brasil conquiste o equilíbrio entre o desenvolvimento da cidadania e a cidadania do desenvolvimento. Não faremos isso olhando números econômicos, mas trabalhando e cobrando do poder público seu dever para com os direitos dos cidadãos. Somos brasileiros. E nossa causa é a construção do progresso do País.











* João Doria é empresário. 


Grupo Doria
Pamela Viotto
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11 3039-6069

CHEVROLET ONIX É O CARRO MAIS VENDIDO EM AGOSTO.

No mês foram emplacadas quase 11 mil unidades do modelo da Chevrolet, que também lidera no acumulado do ano as vendas de automóveis no varejo.


Dos carros da nova geração, o Onix é o de maior sucesso. Desde seu lançamento, em 2012, o Chevrolet vem subindo posições no ranking de vendas. Em agosto, o modelo chegou ao posto de mais vendido do mercado brasileiro, com 10.999 unidades, bem à frente do segundo colocado.

Esta é a primeira vez que o Onix ocupa tal posição. Design moderno, amplo espaço interno, excelente dirigibidade e oferta de sistemas de conectividade são seus principais trunfos.

No acumulado do ano, o Onix segue como o modelo mais vendido no varejo (exclui vendas diretas a empresas e frotistas), com mais de 70 mil unidades comercializadas.

“O sucesso do Onix junto ao consumidor pode ser atribuído a vários fatores, como o pioneirismo tecnológico do veículo no segmento. Foi o primeiro a oferecer, por exemplo, sistema multimídia e transmissão automática de seis velocidades”, explica Samuel Russell, diretor de marketing da Chevrolet.

Ainda de acordo com o executivo, o fabricante vem também trabalhando na evolução do produto, agregando novos equipamentos de segurança e de comodidade e ampliando o número de versões e séries especiais.

O Onix possui atualmente nove combinações diferentes entre acabamento (LS, LT, LTZ ou Effect), motorizações (1.0 ou 1.4) e transmissão (manual ou automática de seis velocidades).

Em todas as versões, o modelo vem bem equipado. Destacam-se painel com velocímetro digital, ar-condicionado, direção hidráulica, aviso sonoro em caso de esquecimento do afivelamento do cinto de segurança, rodas aro 14, airbag duplo e freios ABS com EBD (Electronic Brake Force Distribution).

O sistema multimídia Chevrolet MyLink é item de série nas versões LTZ e Effect e opcional na versão LT. O aparelho possui tela LCD sensível ao toque de 7 polegadas, rádio AM/FM com entradas USB e auxiliar, função áudio streaming, além de conexão Bluetooth e aplicativos para celular, entre eles o BrinGo, próprio para navegação.

Imprensa General Motors do Brasil.
Nelson Silveira
(11) 4234-6280
nelson.silveira@gm.com
Felipe Nóbrega Arado
(11) 4234-6282
felipenobrega.arado@gm.com
Ivan de Oliveira
(21) 99982-9258
ivan.1.oliveira@gm.com

Fundada em 1911, em Detroit, a Chevrolet é uma das maiores marcas de veículos do mundo, com negócios em mais de 115 países e vendas anuais de mais de 4,8 milhões de veículos. A Chevrolet oferece aos clientes veículos eficientes e com ótimo desempenho, design diferenciado e de alta qualidade. Mais informações a respeito dos modelos Chevrolet podem ser encontradas no site www.chevrolet.com.
No Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 90 anos. Em 2014 a Chevrolet vendeu no país 578.983 veículos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. 

HYUNDAI NEW iX35.

Bernardo Saccaro, gerente de Produto da Hyundai CAOA, participa do Programa Coisas de Agora e apresenta o NEW iX35.

Clique na telinha e assista agora.


MICHELIN ANUNCIA NOVO PRESIDENTE PARA AMÉRICA DO SUL, CENTRAL E CARIBE.

A Michelin anuncia Nour Bouhassoun como novo presidente da Michelin América do Sul, Central e Caribe. O executivo francês assume este mês o lugar de Jean-Philippe Ollier, que terá novas responsabilidades no Grupo Michelin, em Clermont-Ferrand, França.

Nour Bouhassoun trabalha no Grupo Michelin desde 1985. 

O executivo iniciou a carreira como responsável técnico-comercial na França, passando por países como Espanha, Taiwan e Argentina. Chegou ao Brasil em 2002, como Diretor Comercial de Pneus de Ônibus e Caminhões para o país, assumindo posteriormente a responsabilidade por Marketing e Vendas para toda a região América do Sul, Central e Caribe. Foi convidado em 2010 para assumir cargo similar na Michelin América do Norte e, posteriormente, presidiu a Michelin África, Índia e Oriente Médio, entre 2013 e 2015.

“Estou feliz em retornar a este continente, onde vivi grandes experiências profissionais e com o qual tenho uma ligação pessoal. Estou confiante de que poderei contribuir para o desenvolvimento da Michelin América do Sul, Central e Caribe, onde queremos ampliar a nossa presença de forma sustentável, com uma visão de longo prazo”, afirma Bouhassoun.  

Comunicação Michelin América do Sul 
Renata Guedes 
renata.guedes@br.michelin.com 
(+55 21) 3621-4393 

SAP BRASIL ANUNCIA NOVO VICE-PRESIDENTE DE VENDAS DE SERVIÇOS.

A SAP anuncia a contratação de Sergio Cruz, profissional com mais de 25 anos de experiência no mercado de Tecnologia da Informação, como seu novo vice-presidente de Vendas de Serviços. 

Sergio Cruz chega à SAP para expandir os resultados da área de vendas de serviços consultivos e treinamentos em todo o País.

Cruz tem a missão de impulsionar as vendas de serviços de tecnologia, além de garantir a excelência na entrega dos projetos da companhia. O executivo irá se reportar diretamente a Marcelo Piquet, vice-presidente de Serviços da SAP América Latina, e à Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil.

“As soluções de negócios da SAP simplificam processos e reduzem o custo do fornecimento de serviços. Queremos gerar ainda mais melhorias e transformações para nossos clientes, apoiando-os cada vez mais em todos os aspectos da cadeia de seus negócios: da retenção de clientes, passando pela execução e gestão de serviços com autonomia até a entrega de projetos”, destaca o novo vice-presidente da SAP Brasil.

Com vasto conhecimento em Governança, Aplicações, Infraestrutura, BPO (Business Process Outsourcing) e consultoria, Sergio Cruz vai trazer à SAP sua visão estratégica em negócios e aspectos técnicos a fim de colaborar na identificação e qualificação de oportunidades com clientes. 

SAP Brasil
Luciana Coen
luciana.coen@sap.com
11 5503-2554               
Alex Cabral
alex.cabral@sap.com
11 5503-2455
  
FleishmanHillard 
André Larrubia
andre.larrubia@fleishman.com.br
11 3185-9930
Eliana Martinelli
eliana.martinelli@fleishman.com.br
11 3185-9931        
Francisca Duart
francisca.duart@fleishman.com.br
11 3185-9933
Carolina Almeida
carolina.almeida@fleishman.com.br
11 3185-9932
Thais Nulman
thais.nulman@fleishman.com.br
11 3185-9904

Sobre os 20 anos da SAP Brasil: Líder mundial no mercado de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) melhora a vida das pessoas e dos negócios há 20 anos no Brasil, ampliando o total de clientes da companhia no mundo para 293.500. Ao abranger desde a operação à análise executiva, e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência, além de ajudar há 10 anos comunidades carentes no Brasil, impactando mais de 13 mil pessoas. Somando-se à rápida adoção do S/4HANA no país e ao uso inteligente da nuvem, a SAP leva negócios no Brasil para novos patamares. Para mais informações, acesse www.sap.com.br.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

ZEN PATROCINA A 2ª TEMPORADA DE TEATRO EM BRUSQUE.

A ZEN, maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo, apoia pelo segundo ano a temporada de teatro de Brusque (SC), por meio da Lei Rouanet. Em sua 2º edição, o festival BQ (en)Cena é promovido na cidade com espetáculos locais e nacionais que ocorrem uma vez ao mês. Além das peças, há também uma oficina e montagem teatral direcionada para jovens atores e interessados na arte de representar.

Ao todo serão 30 apresentações realizadas entre agosto de 2015 e agosto de 2016 – sete nacionais e duas regionais –, selecionadas pelo 2º Edital da Temporada, além de mais três espetáculos convidados.

O próximo espetáculo será “CAESAR – Como Construir um Império”, que ocorrerá no dia 4 de setembro. É estrelado pelos atores Caco Ciocler e Carmo Dalla Vecchia.
A iniciativa da ZEN faz parte dos investimentos anuais focados em cultura, educação e saúde. “Queremos cada vez mais fomentar e promover a cultura local e o desenvolvimento das pessoas em Brusque e, por isso, acreditamos em projetos do porte desse festival”, comenta Schirlei Freitas, gerente de RH da ZEN, área responsável pelos projetos sociais da companhia junto à comunidade. De acordo com a executiva, o objetivo é fazer com que Brusque seja reconhecida como uma cidade que incentiva e promove a arte.

SERVIÇO
2º BQ (en)Cena

Teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (Cescb)

Informações: http://www.prismacultura.com.br
(47) 3044-3913

Printer Press Comunicação Corporativa

Victor François
victor.francois@printerpress.com.br
11. 5582-1560
Aline Feltrin
aline.feltrin@printerpress.com.br
11. 5582-1606

Felipe Guimarães
felipe.guimaraes@printerpress.com.br
11. 5582-1603

Sobre a ZEN: A ZEN é o maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo, e conquistou importante participação de mercado nos segmentos original (OEM) e de reposição (aftermarket) na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.  Fundada em 1960, em Brusque (SC), a empresa mantém ritmo constante de crescimento, atuando nos segmentos de autopeças para as linhas leve e pesada. Líder absoluta na América do Sul, a ZEN produz anualmente cerca de 15 milhões de componentes, para mais de 2 mil modelos de veículos automotores. Seu portfólio inclui polias de alternador, tensionadores de correias, mancais de alternador e planetárias, além de componentes conformados a frio utilizados em sistemas de transmissão e freio ABS de autom& oacute;veis e caminhões. Com alto grau de competência em sistemas de roda livre e conformação, a empresa destina cerca de 7% de seu faturamento anual à área de P&D, para o desenvolvimento de produtos inovadores e patentes – a empresa já soma 14. Atualmente, com cerca de 1.000 funcionários, apoiado em seu sistema Lean de produção, a ZEN mantém um rigoroso processo de qualidade, certificado pelas normas ISO 9001, ISO-TS 16.949 e ISO 14.001. Para mais informações, acesse www.zensa.com.br.

NISSAN ASSINA PACTO DO RIO E REVELA SEU PRINCIPAL PROJETO SOCIAL DE LEGADO OLÍMPICO.

Durante a assinatura, realizada em uma cerimônia no Pão de Açúcar, o Presidente da Nissan do Brasil, François Dossa, anunciou a criação do projeto "Caju: Um novo olhar".


A Nissan, patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, tem forte convicção do legado que o maior evento poliesportivo do mundo deixará para a cidade e contribui ativamente para a transformação de ideias em ações reais. A empresa, que tem sua sede na cidade do Rio de Janeiro, exatamente em um dos lugares que passa pela maior revitalização, a Zona Portuária, assina hoje como integrante do Pacto do Rio.

Durante a assinatura, realizada em uma cerimônia no Pão de Açúcar – cartão postal do Rio de Janeiro –, o Presidente da Nissan do Brasil, François Dossa, anunciou a criação do projeto "Caju: Um novo olhar", que é o primeiro a integrar o Pacto do Rio e será o principal projeto social de Legado Olímpico da empresa. O evento contou com a presença do Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e do Vice-Presidente Mundial sênior da Nissan, Hari Nada, entre representantes dos governos estadual e municipal, de instituições sociais, convidados e jornalistas.

Desenvolvido pela Nissan, que contará com a parceria da ONG Fundação Gol de Letra, sediada no bairro do Caju, o projeto visa transformar a vida da comunidade deste bairro, um dos mais carentes da cidade e que fica também próximo da região do Porto do Rio. A preparação dos jovens para a vida profissional, a melhoria da infraestrutura e a criação de ações para a mobilização da comunidade fazem parte do projeto. A Nissan, por meio do seu braço de responsabilidade social, o Instituto Nissan, manterá e fará a gestão do projeto. Detalhes do projeto "Caju: Um novo olhar" serão revelados nos próximos meses pela empresa.

O Pacto do Rio é um conjunto de compromissos articulados que busca alinhar os objetivos de órgãos públicos, com os de parceiros privados, da sociedade civil, do setor de pesquisa e organismos internacionais, permitindo o planejamento e a execução integrada das ações, tendo sempre como princípios a justiça social, a eficiência de recursos (econômicos e ambientais) e a boa governança (ética, transparência e mecanismos de participação). Valorizando as inovações no campo da gestão participativa, por meio da formação de redes intersetoriais e de parcerias público privadas participativas, o Pacto do Rio é um centro de produção e compartilhamento de conteúdos, que alimenta uma rede de acordos e de trocas, tendo em vista uma cidade integrada, menos desigual e mais justa. O Instituto Pereira Passos será o responsável pela interlocução com a população, empreendedores e outras ONGs e coletivos locais, bem como os diversos órgãos e autarquias públicas do Estado e Prefeitura.

Imprensa Nissan do Brasil.

JUSTIÇA.
Por José Renato Nalini*

A PRIMEIRA IMPRESSÃO.

Quem chega a uma cidade que se visita pela primeira vez, impacta-se com aquilo que lhe desperta a atenção. Lembro-me da sensação ao ver o Pão de Açúcar, o Corcovado, Copacabana e Ipanema na Cidade Maravilhosa, quando a conheci na década de sessenta do século passado. Ou do encanto vivenciado em Paris, quase vinte anos depois. Ou a Terra Santa, Jordânia, Turquia, Egito e outros países que me pareceram exóticos. Voltei muitas vezes a algumas urbes e pude avaliar o tratamento carinhoso das administrações e, mais do que o Poder Público, o respeito que os moradores devotam ao lugar em que vivem.

A Escandinávia é uma terra civilizada. Limpeza, eficiência, polidez e logística reversa em funcionamento pleno. Algo até estranho para nós brasileiros. 

Imagino o que deve pensar um estrangeiro ao percorrer o centro de São Paulo. É chocante verificar a pichação de todos os edifícios, inclusive os tombados, como a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Seres humanos ocupando espaços públicos e privados, a dormir, a consumir drogas, a praticar outras atividades nem sempre suscetíveis de serem assistidos por criança.

A impressão é de total abandono. O centro é o cartão de visitas da capital. Verdade que uma concentração de vinte milhões de pessoas em conturbação insensata dificulta uma gestão racional. Todavia, se a população amasse esta megalópole, ajudaria a dela cuidar. Pichá-la, sujá-la, perder a capacidade de indignação diante das atrocidades cometidas contra o ambiente urbano, cultural, histórico, arquitetônico, é a causa primeira do agravamento da deterioração. 

Quem poderá calcular o que São Paulo perde a cada dia, por oferecer um espetáculo miserável de insegurança, de sujeira, de lamentável conjugação de fatores que exprimem o desamor e em relação ao qual não se vislumbra mudança no ritmo desejável. 

Vamos recuperar o amor por nossa maior concentração populacional da América Latina?










José Renato Nalini é desembargador, preside o Tribunal de Justiça de São Paulo e é integrante da Academia Paulista de Letras. 
Visite o blog: renatonalini.wordpress.com.

FOTON É A TERCEIRA MARCA DE CAMINHÕES QUE MAIS VENDE NO NORTE E NORDESTE DO BRASIL.


A Foton Caminhões conquistou o terceiro lugar no ranking de vendas de caminhões de 3,5 toneladas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. No acumulado do ano (período entre janeiro e agosto), a Foton deixou para trás concorrentes como Iveco, Mercedes-Benz e Renault.

Para atender estas regiões, a Foton já conta com nove concessionárias em grandes centros urbanos em cidades como Belém, Campina Grande, Fortaleza, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Salvador e São Luís.

“Estas regiões cresceram muito mais do que a média do País nos últimos anos, e com isso a necessidade de caminhões que atendam a distribuição nos centros urbanos se intensificou. Os caminhões Foton de 3,5 toneladas se encaixaram perfeitamente nesse novo cenário, pois aliam robustez, baixo consumo de combustível e baixo custo de manutenção, características que os clientes desses locais priorizam mais do que as marcas tradicionais", diz Alcides Cavalcanti, Diretor de Vendas, Marketing e Pós-Venda da Foton Caminhões.

A empresa disponibiliza para venda o caminhão Foton 3.5 – 11ST (109 cavalos de potência e rodagem simples); o Foton 3.5 – 11DT (109 cavalos de potência e rodagem dupla); e o Foton 3.5 – 14ST (130 cavalos de potência e rodagem simples). Os modelos de 3.5 toneladas podem ser operados por motoristas com habilitação de categoria “B”, e possuem dois anos de garantia sem limite de quilometragem. Os caminhões contam com atributos de reconhecimento internacional como motor Cummins, transmissão ZF e sistema de injeção Bosch, além de uma grande quantidade de equipamentos de segurança e itens de conforto já instalados, de série. 

PAUTA&CIA
Vanessa Garbo Salomão
11 3791-0161

Sobre a Foton - Caminhões: A Foton Caminhões é responsável pela importação e distribuição dos caminhões da marca Foton no País. Além disso, responde também pelo fornecimento das autopeças e por todos os serviços de pós-venda, incluindo as revisões e manutenções. Na China, a Foton Motor Group, fundada em 1996, no distrito de Changping, Pequim, conta com mais de 100 mil funcionários e possui joint ventures firmadas com companhias importantes, como a Cummins e a Daimler, sendo apontada como a maior e uma das mais valiosas companhias chinesas. Para mais informações sobre a Foton e seus caminhões, acesse: www.fotonmotors.com.br.

MAN LATIN AMERICA REFORÇA SOLUÇÕES DE TRANSPORTE NA TRANSPÚBLICO 2015.

Em meio às discussões sobre as novas exigências de transporte em São Paulo, a MAN Latin America, em parceria com a Apta Caminhões e Ônibus, aproveita a Transpúblico, que acontece até 3 de setembro, para reforçar sua atuação no cenário de mobilidade inteligente no país. 



No estande da marca, os visitantes podem conferir o chassi 18.280 OT Low Entry, desenvolvido para atender às novas legislações de transporte de São Paulo, o Volksbus 17.230 OD, equipado com suspensão pneumática integral e o 9.160, primeiro ônibus aprovado com ar-condicionado para transporte de passageiros na capital paulista.

“Estamos atentos às mudanças para melhoria da vida da população ao utilizar o transporte coletivo no Brasil. Portanto, estamos mais uma vez na Transpúblico para ratificar nosso comprometimento nesta questão que, cada vez mais, merece a atenção das montadoras no Brasil. A mobilidade urbana tornou-se um forte fator de competitividade nas cidades de todo o mundo e por isso precisa ser discutida sempre, a fim de encontrar medidas de fato mais sustentáveis”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

Com sua criação inspirada para atender às novas exigências de remodelação do transporte de São Paulo, o Volksbus 18.280 Low Entry está exposto na Transpúblico com transmissão automática Voith Diwa 5, mais uma opção de tecnologia para escolha do cliente, que também pode optar pela já conhecida ZF Ecolife. Com balanço dianteiro adaptável e oferecido com entre-eixo de 3.000 mm, o veículo permite diferentes alternativas de carrocerias, que se adequam à melhor necessidade da operação. Ainda possibilita ter portas em ambos os lados.

O chassi é equipado com motor MAN D08 EGR de seis cilindros com 280 cavalos e suspensão pneumática. Concebido em sinergia com um projeto europeu da MAN, o veículo apresenta novos conceitos de construção e soluções tecnológicas voltadas para as operações urbanas com veículo acessível de padrão mundial. Como nesta configuração não há degraus para entrar e as portas são largas, o tempo de parada nos pontos é menor resultando em aumento de produtividade e redução na duração do percurso. Conta ainda com a funcionalidade eletrônica de “ajoelhamento”, que facilita o acesso dos passageiros.

Já o Volksbus 17.230 OD, com suspensão pneumática integral, alia maior conforto com a economia e o desempenho de um veículo já consagrado no mercado. O modelo está equipado com o motor MAN D08 de quatro cilindros e é o único em sua categoria que não necessita de Arla 32. Está dotado dos conjuntos de freios de 410 mm, que proporcionam ao veículo atributos como maior durabilidade das lonas destes componentes, acarretando menor número de paradas para manutenção.

Também está em destaque o chassi 9.160 OD, primeiro veículo aprovado pela São Paulo Transportes (SPTrans) para seu ar-condicionado. Com isso, o modelo, equipado com carroceria Solum da AMD, está liberado para o transporte de passageiros na capital paulista, seguindo as configurações previstas para o próximo edital de licitação. A medida ratifica a confiança na marca Volkswagen, já que mais de 70% dos micro-ônibus que circulam no estado são da marca alemã.

Os aparelhos de ar-condicionado instalados no Solum são do modelo Spheros cc 205, fabricados com componentes de alumínio, que além de serem mais leves e recicláveis, reduzem o peso de veículo. Para facilitar o trabalho do condutor, o comando do sistema é eletrônico e com mostrador digital de temperatura e controle automatizado que mantém o aparelho na temperatura programada.


Comunicação MAN Latin America
comunicacao@volkswagen.com.br
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063

IVECO.
SOUZA CRUZ RENOVA SUA FROTA COM 51 DAILY.


A Iveco entregou mais um importante lote de veículos para a Souza Cruz, dessa vez contendo um total de 51 unidades, entre eles 37 Daily Maxi Furgone 55C17 e 14 Daily chassi-cabine 70C17. Adquiridos com a função de renovar e aumentar a frota, os utilitários serão direcionados para as operações de entrega aos  varejos distribuídos por todo o Brasil, onde tenha a demanda de veículos com maior capacidade de carga.

Disponíveis como itens opcionais na linha Iveco Daily, os freios ABS e airbag fizeram parte de um pedido específico do cliente, que tem a segurança como base de sua política de transportes. “Além de um equipamento com grande capacidade de carga e resistência mecânica, a segurança dos nossos colaboradores é a principal característica de avaliação durante a aquisição de novos veículos", comenta Elfio Neto, gerente nacional de transportes da Souza Cruz.

Elfio relembra ainda que a excelente qualidade e desenvolvimento tecnológico dos veículos diesel Iveco ajudam no desempenho da distribuição nos diversos pontos de venda, devido à resistência e capacidade volumétrica destes veículos. "Veículos eficientes, e com baixo custo operacional é o que buscamos na hora de renovar a nossa frota." Seguindo os padrões de segurança e ergonomia, a empresa equipou os utilitários com baú feito sob medida, separador de carga, estribos laterais, entre outros acessórios de segurança.

Para Osmar Hirashiki, diretor de Vendas Corporativas e Vendas ao Governo da Iveco, características técnicas da linha Daily, envolvendo motorização e robustez da estrutura, fazem a diferença durante o fechamento de negócios com empresas que possuem o perfil semelhante ao da Souza Cruz. "Um transporte que pode rodar, com uma grande capacidade de carga, em praticamente qualquer lugar, facilita as operações dos clientes que trabalham no varejo e dependem de uma distribuição eficaz."

Linha Daily


A Iveco conta com uma linha completa de veículos comerciais, prontos para atender diferentes segmentos, com alta tecnologia, baixo custo operacional, durabilidade e disponibilidade para as mais variadas aplicações. Entre os leves, desponta o Daily. O sucesso de público e crítica desse veículo tem sólidas explicações. Uma delas é que a linha Daily começa na faixa das 3,5 toneladas, também com opções nas categorias de 4,5, 5,5 e 7 toneladas.

Ainda na linha Daily, destaque para o Minibus. O veículo está disponível nas versões para fretamento e turismo/executivo. A versão Fretamento está focada na praticidade e no baixo custo operacional. Disponíveis em duas configurações, os modelos podem levar 15+1 passageiros (45S17) e 18+1 passageiros (55C17). É um veículo perfeito para o transporte urbano e de curtas distâncias. Com bagageiro traseiro opcional, a versão do Daily Minibus para Turismo/Executivo oferece mais conforto e segurança para os passageiros. Com alto padrão de acabamento, o veículo está disponível em três configurações: para 15+1 passageiros (45S17), para 14+1 passageiros (55C17) e para 18+1 passageiros (55C17). Ar-condicionado duplo para motorista e passageiros com duto central, ar quente, computador de bordo, piloto automático e autofalantes no espaço de passageiros são alguns dos itens de conforto que proporcionam uma viagem tranquila e segura aos passageiros e ao motorista.

Foto: Wander Roberto.

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Sobre a Iveco: Iveco, uma companhia da CNH Industrial, projeta, fabrica e comercializa uma completa gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões fora-de-estrada, ônibus urbanos e intermunicipais, bem como veículos especiais para aplicações como combate a incêndios, missões off-road, defesa e proteção civil. A Iveco emprega mais de 26 mil pessoas em todo o mundo. A empresa gerencia centros de produção em 11 países distribuídos pela Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde fabrica veículos com as mais avançadas tecnologias. Um total de 5.000 pontos de vendas e postos de serviços em mais de 160 países garantem o suporte técnico onde quer que um veículo Iveco esteja em operação.

NOVA GERAÇÃO AGRALE MARRUÁ 4X4 PARA SERVIÇOS SEVEROS FORA-DE-ESTRADA.


A linha de veículos Agrale Marruá destinada ao uso civil é composta de veículos 4x4 com DNA militar, com forte e potente trem de força, amplo curso da suspensão e resistência do conjunto. São caminhões 4x4 fora de estrada que contam com a agilidade e a versatilidade de um utilitário para aplicações em serviço severo. Um dos modelos é o AM 200, único caminhão 4X4 com cabine dupla de série disponível no mercado. O outro é o AM 300, que possui maior capacidade de carga.

A nova geração do 4X4 Agrale Marruá incorpora importantes alterações e avanços estéticos que o tornam mais bonito e atraente, sem perder a sua consagrada identidade visual, de robustez, e a sua versatilidade, além do desempenho off-road diferenciado. Sua vocação para as condições mais exigentes foi acentuada pelo aumento do nível de passagem a vau sem snorkel, elevado de 600 mm para 800 mm, o que ajuda ainda mais a superar a passagem por trechos alagados.

Externamente, os veículos receberam novos capô do motor e portas, que proporcionam maior resistência, melhor acabamento e que facilitam o acesso ao veículo para manutenção. O utilitário também apresenta novos para-lamas com degraus laterais na traseira que beneficiam o acesso à caçamba e que, junto com a nova e mais larga tampa traseira, tornam mais fáceis as operações de carregamento e descarregamento.

Outros destaques são o novo conjunto ótico traseiro, com lanternas de LED com protetor, e o novo acabamento frontal, que ampliam ainda mais a sensação de força e imponência do Agrale Marruá.

A robustez e a vocação para o uso fora-de-estrada estão fundamentadas em projeto que envolveu todo o veículo, como o chassi redesenhado para suportar ainda melhor as cargas e as torções; suspensão traseira alterada com amortecedores mais fortes e reposicionados e cabine mais ampla e suspensão dimensionados para vencer os obstáculos comumente encontrados em aplicações severas.

A suspensão dianteira é formada por eixo rígido Dana, barras horizontais/transversais do tipo Panhard e molas helicoidais. O eixo Dana, com molas semielípticas e amortecedores telescópicos, também está presente na suspensão traseira. As rodas são de aço, com aros de 16 polegadas, e os pneus são radiais, nas medidas de 265/75R16” STR (com opção para 285/75R16” ATR ou MTR) para o Agrale Marruá AM 200 e 215/75R17,5” para o Agrale Marruá AM 300.

Os veículos são equipados com tanque de combustível com capacidade para 100 litros, direção hidráulica, piloto automático, computador de bordo, tacógrafo eletrônico, bancos com apoio de cabeça, estribos, peito de aço, sistema de freios com ABS (sistema antitravamento das rodas) e EBD (distribuição de forças de frenagem) nos eixos dianteiro e traseiro, com melhor transmissão às rodas, que resultam em maior segurança e controle durante a condução, especialmente em situações mais críticas de aplicação.

Para atender aos diferentes hábitos e necessidades de cada cliente, a Agrale proporciona uma lista de equipamentos opcionais, como ar-condicionado, faróis de neblina, quebra-mato, snorkel, engate para reboque, guincho, retrovisor e trava para os vidros elétricos, com sistema anti-esmagamento, sem retorno, o que proporciona maior segurança. Oferece também opção de um kit multimídia, contendo navegador GPS, câmera de ré, sensor de estacionamento digital, sonoro e com led indicativos de distância dos obstáculos.

Internamente, o Marruá ganhou novo painel e maior espaço para o motorista e passageiro, tornando o interior mais ergonômico, confortável e moderno. Isso permite a instalação dos mais diversos equipamentos como, por exemplo, suporte de armas no veículo preparado para forças policiais.

Os dois novos modelos AM 200 e AM 300 são equipados com motor diesel Cummins ISF 2.8 de 150 cv, com sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva) de pós-tratamento de gases e transmissão manual de cinco marchas Eaton. Dentre as inovações tecnológicas destacam-se a caixa de transmissão com reduzida, opcional no AM200 e de linha para o AM300 e a pré-disposição para blindagem.

AM 200, o único caminhão 4x4 com cabine dupla



Com a versatilidade de um utilitário, o AM 200 é o único caminhão 4x4 com cabine dupla de série disponível no mercado, além da opção da cabine simples. A cabine dupla do AM 200 foi projetada para uso em operações severas, em locais de difícil acesso, que necessite do deslocamento de equipes de trabalho de até 5 pessoas com diferentes equipamentos, além de ferramentas e materiais de proteção para os operadores, como vestimentas especiais, botas, capacetes, máscaras e variados itens de segurança. Também possibilita, para algumas operações, a instalação de rádios, montagem de escritório e suporte de armas para forças policiais. Com portas de ângulo de abertura de 90º, facilita a entrada e a saída de pessoas e também de materiais e equipamentos.

Entre os atributos do AM 300, disponível em cabine simples, está o fato de ter chassi com componentes muito bem posicionados, o que facilita a instalação de diversos tipos de implementos de acordo com a aplicação. O modelo possui as mesmas características técnicas do AM 200 adicionando-se o rodado traseiro duplo, o que aumenta a capacidade de carga, sem perder a vocação fora de estrada.

Todas as inovações foram projetadas para acentuar a posição dos veículos da linha 4X4 Agrale Marruá como modelos amplamente diferenciados entre os disponíveis no mercado off-road, tanto em operações civis quanto nas severas aplicações militares, segurança pública, bombeiros, eletrificação rural, mineração, reflorestamento e outras atividades.

Fotos: Julio Soares

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segunda-feira, 31 de agosto de 2015

VEÍCULOS USADOS

Ministros anunciam simplificação de transferência de veículos usados.


O Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e o Ministro-Chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, anunciaram nesta segunda-feira, 31, a criação do Registro Nacional de Veículos em Estoque (RENAVE). A apresentação ocorreu durante o 1º Encontro Estratégico das Lideranças do Setor Automotivo, em São Paulo, SP – evento promovido pela Abac, Anfavea, Fenabrave e Fenauto.

Trata-se de um módulo eletrônico que vai extinguir o livro físico de registro e viabilizar a escrituração eletrônica do movimento de entrada e saída de veículos em lojas de revenda de carros usados. A medida tem como principais objetivos a desburocratização, formalização e aumento da segurança do processo e deverá entrar em vigor a partir de março de 2016.

Na prática, isso significa que o estabelecimento que comercializa veículos usados – lojas, revendas ou concessionárias – poderá fazer o registro de entrada e saída de veículos em estoque por via eletrônica diretamente no órgão de trânsito responsável pelo licenciamento. Desta forma, quando um consumidor negociar seu veículo usado em um estabelecimento ou entregá-lo como parte da entrada para adquirir um novo, o simples registro eletrônico feito pela revenda ou concessionária passará a comprovar a transferência dominial dos veículos.

Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea, acredita no potencial desta ação: “O Brasil precisa de mais medidas de desburocratização como essa. Tenho a certeza de que ao simplificar e tornar mais ágil e seguro o processo de transferência de veículos usados, ganham todos, principalmente os consumidores”.

Esta iniciativa trará benefícios diretos para os consumidores: aumento da segurança na transação ao promover a simplificação do processo, instantaneidade da transferência de responsabilidade ao comprador e formalização do negócio no ato da celebração, além da possibilidade de redução de custo dos veículos. Adicionalmente, o novo comprador deste veículo junto ao estabelecimento também receberá o produto com Nota Fiscal, o que lhe proporcionará a garantia do produto por três meses.

Para as revendas e concessionárias também há o aumento da segurança jurídica ao promover simplicidade e transparência ao processo de formalização do comércio de veículos usados, melhor fiscalização e controle da cadeia dominial pelos órgãos executivos de trânsito, redução de custos, eliminação de problemas com extravio de documentos, celeridade e otimização do trabalho operacional.

Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores
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