quinta-feira, 17 de setembro de 2015

ALTA RODA.
Por Fernando Calmon*

SEGURANÇA MAIS ACESSÍVEL.

Eletrônica de bordo voltada à segurança preditiva – capaz de prever um possível acidente – foi o ponto de partida para as pesquisas que darão vida aos veículos de direção autônoma a partir de 2020. Embora muitas questões precisem ainda ser resolvidas, inclusive de legislação de trânsito e responsabilidade civil, alguns recursos já estão disponíveis e tendem a ser oferecidos não apenas em veículos premium ou de topo de gama.

Um exemplo é o controle ativo inteligente de velocidade de cruzeiro (i-ACC, na sigla em inglês) com capacidade de prever e reagir automaticamente no caso de outro carro ameaçar sair da sua faixa de repente, manobra mais conhecida como “fechada”. Quando isso ocorre em uma rodovia pode causar acidentes graves em cadeia, envolvendo vários veículos e colocando vidas em jogo.

A Honda anunciou que ainda este ano colocará na versão europeia do crossover médio-compacto CR-V o primeiro dispositivo desse tipo. Utiliza câmera e radar para analisar o tráfego à frente na estrada, como em outros ACCs. O recurso adicional de segurança vem de um algoritmo desenvolvido em situações reais de trânsito por estradas de toda a Europa para prever o que acontece nas faixas de circulação em torno.

O i-ACC age cinco segundos antes da efetiva invasão de faixa e aciona levemente os freios por precaução, além de avisar ao motorista por meio de um ícone iluminado no quadro de instrumentos. Se a ameaça se tornar verdadeira e o motorista demorar a reagir, os freios são aplicados para valer, de forma automática, até se restabelecer a distância de segurança prevista no controlador ativo de cruzeiro.

A calibração foi desenvolvida para o sistema atuar sem sobressaltos e reduzir praticamente a zero os riscos de colisão, algo essencial no projeto de direção autônoma ou semiautônoma que a maioria, senão todos os fabricantes, pretende oferecer.

Outro caminho foi explorado pela Bosch em colaboração com a Land Rover. Desenvolveu-se uma câmera de vídeo estéreo, conjugada a um sistema de frenagem emergencial, que dispensa o uso de radar ou a combinação deste com sensor de vídeo. Lentes sensíveis à luz e tecnologia tridimensional permitem cobrir um campo de visão horizontal de 50 graus e até 50 metros à frente, a fim de evitar acidentes em ambiente urbano.

Graças à captação de imagens em 3D, o cálculo para acionar os freios emergencialmente é mais preciso, independe de outros sensores e também pode identificar pedestres, em uma evolução posterior, para evitar atropelamentos. Outro avanço está nas dimensões compactas inéditas: a distância entre os eixos ópticos das duas lentes é de apenas 12 cm. As unidades de controle de dados e processamento de imagens estão integradas em um único bloco que cabe no interior do espelho retrovisor central, sem afetar o campo de visão normal do motorista.

A compacta câmera de vídeo estéreo, antes só disponível em automóveis grandes e caros, agora ficou mais acessível e integra a lista de opcionais do sucessor do Freelander II, o novo Discovery Sport, menor dos crossovers e SUVs da marca inglesa. Este é um dos modelos que serão fabricados no Brasil, em Itatiaia (RJ).

RODA VIVA


AUMENTO dos estoques totais de veículos de 50 dias (julho) para 52 dias (agosto) continua a preocupar. E enquanto a produção caiu 17% em um ano, o nível de emprego nos fabricantes só se reduziu em 10%, ou seja, ociosidade elevada. Outros 17.000 empregos se esvaíram, resultado de 347 concessionárias parando de faturar (balanço líquido entre aberturas e fechamentos).

FIAT decidiu que nova picape média Toro será lançada apenas no início de 2016. Provável causa: flacidez do mercado. Será o primeiro modelo a transportar 1.000 kg em estrutura monobloco e suspensão traseira independente para conforto de marcha superior. Fotos vazadas mostram tampa da caçamba bipartida (menor peso) de abertura vertical.

SANDERO R.S. 2.0 resgata o esquecido verdadeiro conceito de esportivo. Aumento de potência (150 cv) foi simbólico, mas altura de suspensão mais baixa e firme, câmbio de seis marchas com relações curtas, volante de menor diâmetro, defletor avantajado de teto e rodas de até 17 pol de diâmetro compensam. Acelerar 0 a 100 km/h em 8 s convence. Preço razoável: até R$ 59.880.

INÍCIO de produção da nova fábrica Kia no México, no primeiro semestre de 2016, proporciona rara conjugação dos astros em termos de lançamentos. Afinal, apresentar o hatch compacto Kia Rio, nos dias que precedem ou sucedem as Olimpíadas do Rio, é quase certeza. Modelo tem linhas arrojadas e tudo a ver com o segmento mais importante do mercado.

CONFIRMADO o que este espaço previu na edição 806, de 14 de outubro de 2014: Salão do Automóvel de São Paulo muda-se do complexo do Anhembi para o São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes, ampliado, climatizado e com maior estacionamento coberto do País). Investimento de R$ 300 milhões é o mesmo aqui antecipado. Data do evento passa para 10 a 20 de novembro.





* Fernando Calmon é jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna Alta Roda começou em 1999. É publicada no Coisas de Agora, WebMotors, na Gazeta Mercantil e também em uma rede nacional de 52 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). 
Escreva para Fernando Calmon: fernando@calmon.jor.br ou o acompanhe pelo Twitter: www.twitter.com/fernandocalmon.

DE CARRO POR AÍ.
Por Roberto Nasser*

MAIS SOBRE O SALÃO DE FRANKFURT.

Das maiores referências como lançamento de produtos, tendências e modas, mostra alemã exibiu muitas novidades. Algumas chegarão ao Brasil: novos BMW X1; o segundo ciclo de vida do sedã Serie 3; revitalização do Ford EcoSport; cara nova do picape Ranger puxam a fila. Outras, importadas homeopaticamente como o Bentley Bentayga, SUV com cara esportiva, e Jaguar F, esportivo com habilidades de utilitário, e o Toyota Prius, o híbrido mais vendido.

Quem mais

Os primeiros foram listados pela Coluna passada.

Ranger preparou-se para exibição ante o comprador norte americano – maior consumidor mundial da especialidade. Chamado Ranger Wildtrack disseram-no o pináculo da linha, com imbatível combinação de tração nas 4 rodas e liderança em conectividade. Tem direção com assistência elétrica, stop-start, e promete cortar consumo em 17%. Nova grade, faróis, e no interior novo painel frontal e bancos esportivos.

Sem confirmação de ida aos EUA, antecipa o segundo ciclo do produto para o Mercosul. Ranger é produzido na Argentina. 

Novo Ranger

Bentayga – está na lista curiosa de denominações inexplicáveis, e por si só combina com o produto: são insólitos. Bentley eram Rolls-Royce com leve dose de esportividade. Quebra da empresa inglesa dividiu-as, e desde então RR é BMW, e Bentley, Volkswagen.

Segue a desorientação do mercado, com utilitários esportivos cada vez mais impositivos, performáticos, volumosos e caros. No Bentayga há facilidade, pois a controladora VW tem partes para compô-lo, como a plataforma comum a VW Touareg e Audi Q7, e o motor em W, de 12 cilindros, aplicado em Bentley Continental, VWs Touareg e Phaeton, Audi A8L, e Lamborghini. Grupo é hoje o maior fabricante de motores com 12 cilindros. 

Novo elegante tem cara de utilitário esportivo, disposição e formulação mecânica apta a enfrentar dificuldades proporcionais ao glamour, refinamento decorativo, preço para filtrar compradores. É grande: 5,141m de comprimento, 2m de largura, 1,74m de altura e 2.422 kg. Pneus opcionais com 22”, muito refinamento interno, couro e madeiras nobres, mantendo o DNA de finor.

Motor W12, 6,0 turbo, injeção direta TSI, 608 cv, torque de caminhão: 900 Nm. Caixa de câmbio automática, 8 velocidades. 0 a 100 km/h como esportivo sério: 4,1s, velocidade final de 301 km/h. Suspensão pneumática, independente nas 4 rodas, e freios para mantê-lo no chão. Muita eletrônica para conforto e som Bentley, 1.950W e 18 auto falantes.

Bentayga. SUV, pode?

Outro a aparecer em solo brasileiro é o novo Toyota Prius. Híbrido mais vendido no mundo, agora sobre plataforma TNGA – Toyota New Global Architecture. Permite ancorar a mecânica em pontos mais baixos, aumentou a resistência torcional, suspensão frontal por Mc Pherson e traseira com multi braços, centro de gravidade mais baixo –, indicativo de estrutura para outros produtos. No visual manteve o padrão triangular, baixando o teto em 20 mm e dando ênfase ao grupo óptico para ganho aerodinâmico. No pacote, redução de peso nos componentes, e aprimoramento mecânico entre o motor 1.8 a gasolina e o elétrico diz, grande redução de consumo. Não é para emoções, mas para ser amigo do meio ambiente. Produção local? Veja nota abaixo.

Novo Toyota Prius

Entre o curioso e o interessante, o mais novo Mini em sua versátil carreira: Clubman cresceu em tudo: comprimento, largura – e portas, agora 6! Quatro para passageiros, e a tampa traseira, dividida em duas pequenas portas. Dão acesso à área de carga – não há 3ª. fila de bancos.

Motor de três cilindros, 1,5 litro, dois turbos, e apenas 134 cv. Mais ? Versão S, motor 2,0, dois turbos, injeção direta e potência curiosamente baixa, 189 cv e torque de 20,9 m.kgf.

Mini. Novo desdobramento. Seis portas

Mercedes exibiu o conceito IAA, desenvolvido em 10 meses por base digital. Dinamicamente, a partir de 80 km/h altera ângulo do spoiler frontal e faz uma extensão em toda a curva do painel traseiro, aumentando a área de contato com o ar e reduzindo a resistência aerodinâmica. O conceito planta soluções para modelos futuros. No Salão comentava-se, o interior regerá a próxima geração Classe E.

Pelo Salão


OOOO Presidente da BMW Harald Kruege, 49, tomou e deu sustos: caiu na entrevista de imprensa. Pensaram ser barbeiragem da mão de obra árabe no acabamento do piso. OOOO Não era. O executivo tonteou e caiu. OOOO Excesso de trabalho mais emoção da primeira aparição publica como CEO. OOOO Afastamento por alguns dias. OOOO Se fila for medida de sucesso, Giulia Alfa Romeo ganhou disparado: enorme sequência de jornalistas para acessar o novo veículo, marcando a volta da marca. OOOO Mostrou versões com bancos estruturados e tampa da mala em fibra de carbono. OOOO E anúncio comparativo: cumpriu a parte norte do circuito alemão de Nürburgring em 7,39s – nove menos que BMW M4. OOOO Deu o parâmetro de preços: E 95 mil – acima do M4 e igual a Mercedes AMG. OOOO Não haverá Alfa para pobres. OOOO Picape Ranger inicia ser importado para a Europa, mas será produzido na Argentina até final do ano. Ford não quer deixar o novo Toyota HiLux abrir maior distância em vendas. Wildtrack será a versão de topo. OOOO Hyundai criou departamento de desenvolvimento esportivo, para preparar carros para corridas e desenvolver versões comerciais. Chama-se N, para ser associada a Nürburgring, velho circuito alemão agora em moda. OOOO Peugeot Citroën terá carro elétrico com o sócio chinês Dongfeng. OOOO Frankfurt marcou definição na menor das alemãs: linha Porsche 911 daqui para a frente apenas turbo. OOOO Primeiro SUV Bentley Bentayga tem destino: presente para a Rainha Elizabeth II – ex usuária de Range Rover. OOOO

Sandero RS mistura hatch com esportividade


Não é apenas um Sandero com adesivos, como no usual se indicam veículos com pretensa alma esportiva. Ao contrário, é um bom trabalho de engenharia comercial o criar versão com rendimento superior para ser referência na marca, e fazê-lo com preço suportável.

Versão é a Renault Sandero RS. Grosseiramente pode-se resumi-lo como o hatch Sandero, líder de vendas da marca, com motor do Duster, dois litros de cilindrada e 150 cv na versão alcoolizada. Entretanto é mais, muito mais. O RS indica ações da Renault Sport, empresa separada da marca líder francesa para desenvolver carros esportivos. Já fez verdadeiros canhões sobre rodas, como o mítico e pequeno R5 com motor V6 3.0 traseiro entre eixos.

Pacote completo de engenharia, com transmissão mecânica de seis velocidades, mudança nas engrenagens para encurtar segunda e terceira marchas, para melhorar arrancadas, e reduzir menos quarta, quinta e sexta velocidades, de modos que a 120 km/h gire a 3.000 rpm em sexta. Vai de 0 a 100 km/h em 8s e crava 202 km/h como velocidade final.

Pacote mecânico incluiu freios a disco nas 4 rodas, menor distância ao solo, barras estabilizadores com maior diâmetro e amortecedores mais reativos. Em resumo, o desenvolvimento de conjunto, usualmente descartado nos carros esportivados com adesivos.

Custa R$ 58.880. Se o interessado pretender rodas com aro 17”e pneus 205x45, deve pagar mais R$ 1 mil – não aconselho. Os pneus tem visual bonito porém com 9 cm de altura são incompatíveis com os buracos brasileiros. Externamente, além dos adesivos ... , novo para choque frontal, luzes em LED para sinalização, defletores dianteiro e traseiro operacionais. Dentro, novo grafismo para a instrumentação, uso de vermelho para dar atmosfera esportiva, ar condicionado digital, regulagem eletrônica para o motor e suspensão. Sintonizada com a realidade nacional, onde se busca ambiência de Rolls-Royce a preço de Novo Uno, há uma lâmpada espia indicando momento ideal da troca de marchas – no caso, a baixos 2.000 rpm -, para favorecer a economia de combustível. Mesma postura com os bancos. Abas com a finalidade de dar contato e firmar o eixo do motorista nas curvas, tipo anular o efeito G, mas são macios. Afinal, há cinquenta anos, quem sentava num banquinho duro e fazia milagres com Berlinette e motor Renault 1.000, era o Bird Clemente. Comprador de hoje é muito menos espartano.

Concorrentes do Renault Sandero RS, o Fiat Punto T-Jet, mais performático e mais refinado no interior, a R$ 65.330, ou o Suzuki Swift Sport entre R$ 73 mil e 85 mil.

O RS abre um caminho no país, o de produtos afinados por mão de obra especializada em rendimento esportivo.

Renault Sandero RS. Melhoria por desenvolvimento geral

Roda-a-Roda


Efeito – Primeiro resultado da situação econômica do país e do futuro nublado: Toyota freou projeto de montar o Prius por processo CKD nas instalações em São Bernardo do Campo.
Direto – Citroën lançou campanha objetiva para motivar vendas de seus bons produtos: comprador leva o carro e mais duas passagens para Nova York. Vale até 31 de outubro, apela para o insólito, e aproveita a redução de preços praticados pelas companhias aéreas para instigar viagens aos EUA, hoje em queda por conta de dólar elevado, temores e tremores quanto ao futuro.
Mais – Acredita maior demanda pelo C4 Lounge. Para turbinar vendas em setembro, entrada e saldo sem juros ou a menor percentual. Aposta, plano com entrada de 50% e 48 vezes de R$ 789,00 terá muito sucesso.
Positivo – Graças à nova linha do segmento mais vendido, a Classe C, vendas de automóveis importados Mercedes baterão recorde neste ano, circa 17 mil unidades, superando 2014 em 30%. Em descompensação, as de caminhões, base do faturamento, cairão 40%.
Ocasião – Toyota marcou lançar novos picapes Hi Lux: início de novembro.
Visão – Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz no Brasil, único no setor a se manifestar sobre economia projeta, se as demais agências, Fitch e Moody’s, acompanharem a Standard & Poor’s rebaixando o Brasil a nível de não investimento, nossa economia só deve se recuperar em 2018.
Coerência – Finalmente a prefeitura de S Paulo isentou do medieval rodízio imposto aos contribuintes, os poucos carros elétricos da cidade.
Razão - Limita circulação em nome das emissões de poluentes e outros apelos ecológicos. Apenas mascara a ineficiência oficial. Autoriza venda de automóveis para receber impostos, mas não os aplica em estrutura viária.
Mostra – Apesar de os 3.000 veículos elétricos na frota brasileira serem percentual desprezível na frota dos com motores por ciclo Otto e Diesel, e do desinteresse oficial, há esforço de conscientização a seu uso.
Salão – Entre 24 e 26 de setembro, no Center Norte, S Paulo, SP, 11º. Salão Latino Americano dos Veículos Elétricos, reunindo de patinete a ônibus, forma de discutir a matéria e buscar envolvimento e políticas públicas.
Prática – Audi declarou-se chocada com o sofrimento dos refugiados na Europa, e acelerou para ajudá-los. Aplicará E 1 milhão para auxiliá-los nas cidades onde opera, na Alemanha, Bélgica e Eslováquia. Recursos irão para entidades comprometidas em solucionar o problema.
Mais uma – Moto BMW 1000 R, uma roadster, nono produto da marca em em Manaus, AM, baixou preço: R$ 53.900. 4 cilindros em linha, 160 cv a 11.000 rpm, e bom pacote de eletrônica veicular.
Ocasião – Triumph promove vendas: até 30 de setembro série Tiger, a mais vendida da marca, preços reduzidos em torno de 15%. Speed Triple a R$ 37.990, e Sport R$ 38.990. Toda a linha com cortes e facilidades. Corre atrás do projeto de vender 4.500 unidades neste ano, mas até agosto vendera 2.531.
Caminho – Pedro Piquet, 17, bi campeão em Fórmula 3 Brasil. Estrela ascendente com o DNA da família. Porfolio é aval: venceu a temporada com duas provas de antecedência; teve 10 vitórias neste ano, nove seguidas.
História – Na França Renault fez festa para comemorar os 60 anos de fundação da mítica Alpine a grande marca esportiva francesa do pós guerra. Juntou veículos, pilotos, engenheiros, gente com o sangue da pequena marca.
Estória – No texto perpassa pelo Brasil citando os Willys Interlagos, Alpine A 108 de base e projeto, mas esqueceu dois pontos importantes: fomos o único mercado onde os A 108 venciam provas de velocidade – na Europa eram rallyes. E do Bird Clemente, imbatível vencedor com o modelo, autor de teoria de condução derrapando com o automóvel. Nem o sempre grande Juan Manual Fangio, então penta campeão mundial, conseguiu igualá-lo em Interlagos.
Gente Mary Barra, engenheira, 53, presidente da corporação GM, Mulher Mais Poderosa do mundo, Segundo o ranking da revista Fortune. OOOO O enfrentar problemas e custos com as falhas de ignição dos carros GM, custando muitas vidas e muitos milhões, auxiliaram definir. OOOO Cledorvino Belini, presidente da FCA América Latina, premiado. OOOO Jubileu de Ouro da Administração, nos 50 anos da atividade. OOOO Belini é administrador pela paulistana Mackenzie; pós graduado em finanças por mestrado na USP; MBA pela Fundação Dom Cabral, em Minas. OOOO E levou a Fiat a insólita e exclusiva liderança mundial no Continente, líder no Brasil há 13 anos. OOOO Fosse na Itália seria santificado. OOOO




Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.

NAVIG LANÇA CAMPANHA PARA A SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO QUE BENEFICIA TRANSPORTADORES E FROTISTAS.

Durante a Semana Nacional do Trânsito, que começa nesta sexta-feia (18) e termina no próximo dia 25 de setembro, a Navig, empresa especializada em treinamento e reciclagem de motoristas de caminhões e ônibus, por meio de simuladores de direção, oferece o dobro de benefícios para empresas que contratarem o curso “Motorista Eficiente”. Na prática, significa que transportadores e frotistas que inscreverem 50 motoristas, por exemplo, ganharão o direito de incluir mais 50 profissionais gratuitamente. 

“Com foco em redução de sinistralidade, o curso contribui para que o condutor dirija de forma mais prudente, antecipando-se às situações de risco”, comenta Luciano Burti, fundador e proprietário da Navig. 

De acordo com Burti, a importância de uma conduta antecipatória é cada vez maior. Principalmente porque estudos recentes do Ministério da Saúde mostram que a cada hora o trânsito mata mais de cinco pessoas no País. 

Além de auxiliar em uma direção mais segura, o módulo “Motorista Eficiente” prepara o motorista para que gere mais economia no consumo de combustível e na manutenção do veículo. “Quem passa a praticar uma condução eficiente é capaz de diminuir em até 10% a média de consumo, eliminando paradas desnecessárias, reduzindo a velocidade e recuperando o diesel já utilizado”, explica Burti.

Segundo dados divulgados pela Navig, 99% dos motoristas de veículos motorizados não costumam dirigir de forma antecipatória. “Em nosso curso Motorista Eficiente ensinamos o condutor a olhar para frente e prever situações”, diz Luciano Burti.
Sem concorrência no mercado, a Navig atua nesse segmento desde 2013. As aulas são oferecidas por meio de simuladores que utilizam tecnologia similar as empregadas em treinamentos aéreos. 

Sobre a Navig


Constituída pelo piloto e comentarista esportivo, Luciano Burti, a Navig Condução Eficiente iniciou suas atividades em 2013 com o objetivo de oferecer treinamento para motoristas de caminhões, ônibus e automóveis. Os cursos são oferecidos por meio de simuladores desenvolvidos com os mesmos conceitos dos produzidos para treinamento aéreo. Um dos diferenciais dessa solução em transporte é o fato de o simulador estar instalado em uma unidade móvel de treinamento, facilitando a rotina de empresários do transporte e dos seus motoristas. Para importação de equipamento, customização da Unidade Móvel de Treinamento, elaboração de conteúdo e contratação de instrutores, a empresa fez um aporte inicial de R$ 3,5 milhões, com projeção para retorno do investimento em um período de três anos.

Navig Condução Eficiente
Assessoria de Imprensa
Aline Monteiro
imprensa@navig.com.br

CHEVROLET EQUIPADO COM ONSTAR AVISA O DONO EM CASO DE ROUBO.

Caso sensores detectem arrombamento, um alerta é enviado à central de atendimento, que comunica o proprietário; o veículo pode ser bloqueado remotamente e sua localização exata informada à polícia.


O OnStar será lançado em breve no Brasil com exclusividade na linha Chevrolet. Inédita em carros nacionais, a tecnologia irá oferecer uma ampla gama de serviços, entre eles o de monitoramento e de assistência na recuperação veicular.

Sensores localizados em partes estratégicas do veículo são capazes de detectar situações de arrombamento e enviar um sinal ao Centro de Atendimento OnStar que, neste caso, entra em contato com o proprietário para verificar o fato e dar sequência na operação de busca. 

Mesmo que o automóvel tenha sido levado, é possível observar seu deslocamento via GPS e enviar um comando remoto de redução gradual da velocidade ou até de bloqueio total do motor, o que facilitará a recuperação do bem pela polícia.

Enquanto isso, o dono precisa informar as autoridades locais do ocorrido, registrando um Boletim de Ocorrência, conforme exige a legislação brasileira.

“Além de proporcionar mais segurança aos nossos clientes, sistemas como esses costumam trazer outras vantagens, como descontos no seguro”, atenta Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil.

O proprietário ainda tem a opção de programar a função “Alerta de Movimento” por meio de um aplicativo exclusivo para smartphones. Assim, no instante em que o sistema detectar deslocamento do veículo, uma mensagem será enviada ao cliente.

Destino Seguro


O usuário também pode requerer o serviço de “Destino Seguro”. A partir deste pedido, o Centro de Atendimento OnStar passará a monitorar o veículo, mesmo que guiado por terceiros, e informará a pessoa indicada, por telefone, quando o automóvel chegar ao ponto de destino.

Esse recurso é útil principalmente para famílias que sentem-se mais tranquilas ao compartilharem informações de certos deslocamentos entre seus membros.

Assim, um pai poderia ceder o carro para o filho ir viajar e pedir ao OnStar que o avise assim que o automóvel chegar ao local determinado, por exemplo.

O acesso ao Centro de Atendimento OnStar ocorre por meio do aplicativo para smartphones ou pressionando botão específico na base do retrovisor do veículo.


Os primeiros Chevrolet equipados com o OnStar no Brasil serão o Cruze Sedã e o Cruze Sport6, que chegam às concessionárias da marca até o fim do ano já como modelos 2016.

Avançado sistema de telemática, o OnStar oferecerá ainda ao motorista serviços de Emergência, Navegação, Conectividade e Concierge.

Conheça um pouco mais sobre cada uma dessas funções:

Segurança - ajuda no processo de monitoramento e de assistência à recuperação em caso de roubo do veículo.

Emergência - notificação automática de acidente, assistência 24 horas por meio de uma central de atendimento e de informações.

Conectividade - possibilidade de comandar e verificar diversos itens do carro à distância por meio de aplicativo no smartphone, incluindo o travamento ou destravamento das portas e o acionamento da buzina e do pisca-alerta, por exemplo.

Navegação – envio de destinos de forma remota ao sistema multimídia do veículo, além de informações sobre vias bloqueadas ou alagadas e alerta de rodízio na cidade de São Paulo (SP) em um dia de restrição à circulação.

Concierge – pode-se solicitar que atendente busque informações rápidas na internet, faça reservas em hotel e restaurantes, entre outros.

Sobre o OnStar


Com 7 milhões de usuários no mundo, o OnStar está há 19 anos no mercado internacional e é líder global em soluções de segurança conectada, serviços de mobilidade e tecnologia avançada de informação.

Recentemente, nos Estados Unidos, foi anunciado que o serviço atingiu a marca de 1 bilhão de atendimentos – um contato a cada dois segundos.

O OnStar no Brasil está sendo customizado para atender as necessidades do consumidor local e detalhes adicionais sobre o novo sistema da Chevrolet serão anunciados em breve.

Imprensa General Motors do Brasil.
Felipe Nóbrega Arado
(11) 4234-6282
felipenobrega.arado@gm.com
Nelson Silveira
(11) 4234-6280
nelson.silveira@gm.com

Fundada em 1911, em Detroit, a Chevrolet é uma das maiores marcas de veículos do mundo, com negócios em mais de 115 países e vendas anuais de mais de 4,8 milhões de veículos. A Chevrolet oferece aos clientes veículos eficientes e com ótimo desempenho, design diferenciado e de alta qualidade. Mais informações a respeito dos modelos Chevrolet podem ser encontradas no site www.chevrolet.comNo Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 90 anos. Em 2014 a Chevrolet vendeu no país 578.983 veículos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos.

VENDAS DA SUBARU CRESCEM 65,6% EM 2015.

Os modelos SUBARU, importados e comercializados no Brasil com exclusividade pela CAOA, seguem mantendo bom ritmo de vendas, apesar do mercado de veículos importados registrar queda de 28,9%. No acumulado de janeiro a agosto a marca emplacou 1.065 unidades, registrando crescimento de 65,6% em comparação com o mesmo período de 2014, quando foram licenciados 643 veículos.


SUBARU Forester

Em agosto deste ano foram emplacadas 174 unidades da marca japonesa, o que representa um acréscimo de 87%, ante similar mês de 2014. Especial destaque para os bons resultados alcançados pelos modelos SUBARU XV que somou 59 unidades e Forester com 103 veículos vendidos, que marcaram alta de 436% e 30%, respectivamente, quando comparados com o mesmo mês do ano passado.

Agosto também foi marcado pelo início das vendas dos modelos WRX e WRX STI no Brasil. Os dois veículos foram desenvolvidos para oferecer o máximo desempenho, precisão e prazer de dirigir, se valendo do know-how obtido pela SUBARU nas competições automobilísticas.

Flávio Padovan, Diretor-Geral da SUBARU no Brasil, explica que esses dois lançamentos contribuirão para o contínuo avanço das vendas da marca nos próximos meses. 


“A SUBARU está cada vez mais conquistando novos clientes e a chegada do WRX e WRX STI marca o aumento da gama de produtos oferecidos pela SUBARU no Brasil, ampliando o alcance da marca, além de contribuir para o aumento das vendas, oferecendo ao cliente tecnologia, conforto, segurança e esportividade”, conclui o executivo.

Financiamento com taxa 0%

SUBARU XV

Para celebrar o bom momento da marca no País, a SUBARU está oferecendo, até o final deste mês de setembro, condição especial para a aquisição para os modelos Forester (nas versões Sport e XT Turbo) e SUBARU XV. O cliente poderá comprar os veículos com taxa de juro zero, nos planos com 60% de entrada e saldo dividido em 18 parcelas.

Atualmente, a SUBARU conta com 10 concessionárias, instaladas nas cidades de São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Brasília (DF) e Curitiba (PR), onde os consumidores podem conhecer de perto toda a linha comercializada no Brasil, além de participar do test-drive em um dos principais modelos da marca.

SUBARU
Comunicação CAOA
Gerson Almeida
gerson.almeida@caoa.com.br
Anderson Cavalcante
anderson.cavalcante@caoa.com.br
Maira Nascimento
maira.nascimento@caoa.com.br
Déborah Encarnato
deborah.encarnato@caoa.com.br 
55 11 5538-1206 / 1118 / 1068


CAOA - SUBARU: Em 1998, a CAOA se tornou a importadora oficial da montadora de veículos japonesa SUBARU no Brasil. A partir desse momento as vendas da marca triplicaram no País em menos de 1 ano. A SUBARU é a divisão automotiva da Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI), uma empresa que desenvolve produtos inovadores em várias áreas, com base em uma tecnologia confiável. Líder no segmento automotivo no Japão, a FHI possui uma longa história de inovações tecnológicas. O objetivo da empresa é proporcionar prazer e tranquilidade ao dirigir por meio de uma experiência com um SUBARU, cujo slogan da marca é "Confiança em Movimento". Para a companhia, a paz de espírito ao dirigir não é possível sem o elemento crucial que é a segurança. Toda a linha de veículos da SUBARU comercializada no Brasil conta com tração 4X4 AWD que otimiza a tração distribuindo a força do motor entre as quatro rodas de forma equilibrada. Saiba mais sobre a CAOA e seus produtos no site www.caoa.com.br.

ARTECOLA QUÍMICA É A MAIS INTERNACIONALIZADA DO BRASIL ENTRE EMPRESAS DE ATÉ R$ 1 BI DE RECEITA.

A presença global da Artecola Química é destaque no Ranking das Multinacionais Brasileiras, elaborado pela Fundação Dom Cabral. O estudo, que analisa dados de multinacionais brasileiras atuantes no exterior com base no ano de 2014, mostra a Artecola Química como a mais internacionalizada do País entre empresas com receita de até R$ 1 bilhão no ano. Na classificação geral, a companhia ocupa a sétima posição, ressaltando sua importante presença no mercado internacional entre grandes da indústria brasileira.

No ranking geral, a empresa também alcança outras posições de destaque. É a sexta por índice de receitas, e a quinta colocada em número de funcionários. “A internacionalização permite que instabilidades locais, em determinados momentos, como no Brasil agora, sejam equalizadas pelo desempenho nos demais países. Isso não é acaso, é uma estratégia de muito sucesso, que faz com que a Artecola Química siga sólida e com bom desempenho, mesmo em um momento tão difícil como o atual na economia brasileira”, destaca a diretora executiva, Lisiane Kunst. Ela acrescenta que no primeiro semestre de 2015, 53% dos resultados da empresa foram provenientes das operações no exterior, percentual que sobe para 60% se forem considerados somente os últimos três meses.

A posição de destaque é comemorada especialmente pela constante ascensão – no ano passado, a Artecola Química foi a 9ª colocada no ranking e, em 2013, a 16ª. “O significado é muito importante porque mostra o sucesso de uma estratégia planejada e executada com o comprometimento de todos”, enfatiza a diretora. “Nosso planejamento estratégico rumo à internacionalização teve início em 1997, em uma perspectiva até 2010. Foi um período de muitos investimentos e aquisições para nos expandirmos na América Latina”, recorda. “Hoje já temos 2020 projetado e colhemos os frutos de um processo que nos permite diversificação de negócios, tecnologia e geografia, além de constante crescimento, com melhorias importantes de resultados a cada ano”, acrescenta.

Realizado desde 2006, o Ranking FDC das Multinacionais Brasileiras monitora anualmente o processo de internacionalização das empresas, considerando seu grau de presença no exterior. Os indicadores avaliados são as receitas, os ativos e o número de colaboradores fora do Brasil. Participam do levantamento empresas de capital e controle majoritariamente brasileiro, com atividades internacionais de manufatura, montagem e prestação de serviços ou que possuam centros de pesquisa e desenvolvimento, agências bancárias, franquias, escritórios comerciais, depósitos e centrais de distribuição em outros países.

A EMPRESA

Em atividade desde maio de 1948, a Artecola Química produz adesivos e laminados, e é a mais antiga operação das Empresas Artecola (mantém também a MVC, com plásticos de engenharia, e a Arteflex, com EPIs). A Artecola Química está presente no Brasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia, México e China, atuando em diferentes setores, como calçadista, moveleiro, automotivo, de construção civil e consumo, entre outros. Mais informações: www.empresasartecola.com.br.

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HARLEY-DAVIDSON LANÇA CAMPANHA ESPECIAL DE TEST RIDE EM TODO O PAÍS.

Com objetivo de proporcionar a experiência do espírito de liberdade e atitude da Harley-Davidson para quem sonha em adquirir uma icônica motocicleta da marca, a fabricante norte-americana realiza uma campanha especial de Test Ride para sua linha 2015 em todo o Brasil. A partir de 21 de setembro, os interessados poderão conhecer de perto e experimentar modelos de todas as famílias de motocicletas H-D, além aproveitar as condições especias de compra para as linhas Sportster®, Softail® e V-Rod.

Para participar, clientes e fãs devem dirigir-se a uma concessionária Harley-Davidson e escolher o modelo de seu interesse, de acordo com a disponibilidade da loja. Além de terem a oportunidade de pilotar uma lendária motocicleta H-D, os entusiastas receberão um brinde exclusivo da marca após realizar o test ride.

A campanha acontecerá até o fim de novembro. Para divulga-lá, a Harley-Davidson preparou anúncios especiais que vão ao ar em canais de TV. As peças publicitárias são baseadas no conceito Dark Custom™, que é recém-chegado ao País e tem foco na linha Sportster®. Com destaque para a Iron 883™ e Forty-Eight®, o movimento tem o objetivo de aproximar ainda mais a marca de uma nova geração de motociclistas, formada por jovens ansiosos por criar seus próprios valores e viver intensamente.

Outra ação da campanha será o evento Garage Week. Especialmente entre os dias 17 e 26 de setembro, as 19 concessionárias da Harley-Davidson no Brasil estarão de portas abertas com diversas atrações para animar ainda mais o público. Entre elas, destacam-se os tradicionais cafés da manhã e shows com bandas regionais.

Condições especiais   


Durante todo o mês de setembro, as motocicletas Forty-Eight® e Iron 883™ (Sportster®), modelos 2015, podem ser adquiridas com taxa de 0,49% ao mês, com 50% de entrada e saldo em 12 ou 24 parcelas fixas. O cliente que optar por adquir esses modelos à vista recebe uma bonificação de R$ 2 mil, que pode ser aplicada em acessórios e/ou MotorClothes®, ou na valorização da sua seminova.

No caso da família Softail®, a taxa é de 0,69% ao mês, com 50% de entrada e saldo em 12 ou 24 parcelas. Os modelos 2015 são Softail® Deluxe, Fat Boy®, Fat Boy® Special, Heritage Softail® Classic e Breakout® que, quando comprados à vista, têm o bônus de R$ 2.500, com as mesmas possibilidades de aplicação da linha Sportster®.

Já as motos V-Rod Muscle® e Night Rod® Special, modelos 2015, são oferecidas com com taxas de 0,69% ao mês. O intuito da Harley-Davidson é criar mais alternativas para que os fãs e entusiastas realizem o sonho de adquirir um modelo de suas lendárias motocicletas. Os modelos com condições especiais são limitados e estão sujeitos a disponibilidade de estoque nas concessionárias da marca em todo o Brasil.

Motocicletas Harley-Davidson


Família Sportster®

Os modelos desta família compartilham os traços de agilidade e facilidade de condução, com o mais recente estilo urbano e pragmatismo moderno. O assento baixo e o tanque de combustível em forma de gota, marcas registradas, são destaques da personalidade de uma Sportster®, assim como o motor V-Twin no coração de cada Harley-Davidson. Possuem sistemas de freios com ABS de série e controles de mão mais ergonômicos, garantindo mais segurança e conforto ao piloto. Além disso, em razão do novo sistema eletrônico, o painel conta com indicador de marcha e rotação.

Família Softail®

Verdadeiros ícones do motociclismo mundial, os modelos desta família são projetados com traços simples e tradicionais, com linhas fortes e claras, e uma sofisticada e inteligente suspensão traseira oculta. Toda a linha é equipada com sistema de freios ABS, motor Twin Cam 96B™ de 1.600 cm³ e transmissão de seis velocidades Six-Speed Cruise Drive®.

Família V-Rod®

Os modelos desta família aliam design moderno e robusto com a alta performance do motor Revolution® de 1.250 cm³ refrigerado a líquido, desenvolvido em parceria com a Porsche, que atinge até 125 cv de pura emoção. A combinação é um dos motivos do grande sucesso destas motocicletas no mercado nacional, colocando o Brasil em segundo lugar entre todos os países que vendem a família V-Rod® no mundo.

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Priscilla Piva 
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(11) 3216-3972
Gregório Russo 
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Thaís Lopes
thais.lopes@printerpress.com.br                                 

Harley-Davidson, Inc. é a empresa controladora da Harley-Davidson Motor Company e da Harley-Davidson Financial Services. Desde de 1903, a Harley-Davidson Motor Company realiza sonhos de liberdade pessoal, com motocicletas Custom, Cruiser e Touring, oferecendo experiências de pilotagem e eventos, além de uma linha completa de peças de motocicleta, acessórios, vestuário, equipamentos funcionais e artigos em geral. Para mais informações, visite o site da Harley-Davidson em www.harley-davidson.com. 

FUNDAÇÃO VOLKSWAGEN ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINA ON-LINE GRATUITA DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO.

A Fundação Volkswagen está com inscrições abertas para a oficina "Jogos pela mudança: Aprenda a criar!", que será realizado em parceria com o Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), como parte da programação oficial da Semana Nacional de Trânsito 2015, que ocorrerá entre os dias 18 e 25 de setembro.



O curso "Jogos pela mudança: Aprenda a criar!" é totalmente on-line, gratuito e será realizado na plataforma do programa “Jogo da Vida em Trânsito”, criado pela Fundação Volkswagen em parceria com a Virgo Game Studios. A oficina poderá ser realizada entre os dias 18 de setembro e 16 de outubro de 2015 e todos os participantes receberão um certificado emitido pela Fundação Volkswagen, com  reconhecimento do Detran.SP.

As inscrições para participar da oficina poderão ser realizadas por meio do site www.jvt.org.br. Para participar, basta ter acesso a um computador conectado à internet. As vagas serão ilimitadas, por se tratar de um curso em formato MOOC (Massive Open On-line Courses – Curso On-line Aberto e Massivo).

“É com enorme satisfação que a Fundação Volkswagen participa da Semana Nacional de Trânsito. O tema da edição desse ano: ‘Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Seja você a mudança’, vai ao encontro dos esforços que já temos realizado por meio do programa Jogo da Vida em Trânsito, que tem como grande objetivo provocar a mudança de postura de toda a sociedade em prol da segurança e cidadania no trânsito”, diz o Dr. Eduardo de Azevedo Barros, superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil.

“Com a realização de um curso massivo, a Fundação Volkswagen torna o programa ‘Jogo da Vida em Trânsito’ acessível a todos. Os cursos tipo MOOC são uma inovação que têm revolucionado o ensino a distância, já sendo utilizados por instituições como a Universidade Stanford, Universidade de Harvard e Universidade São Paulo. Com o curso ‘Jogos pela mudança: Aprenda a criar!’, a Fundação Volkswagen também passa a fazer parte desse movimento de democratização do conhecimento”, diz a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.

"Esta é uma parceria muito importante para o Detran.SP, porque ela se encaixa perfeitamente no que pretendemos: promover uma mudança cultural na relação das pessoas com o trânsito, reforçando conceitos de respeito e cidadania", diz o diretor-presidente do Detran.SP, Daniel Annenberg.

Direcionado principalmente a educadores, o curso "Jogos pela mudança: Aprenda a criar!" tem carga horária de 8 horas, que podem ser aplicadas de maneira personalizada, de acordo com o ritmo de cada participante, e oferecerá diversas ferramentas para criação e utilização de jogos como aliados do aprendizado de educação e cidadania no trânsito nas escolas.

O formato inovador, que agrega textos ágeis, dinâmicas, vídeos, material didático, modelos de jogos, entre outras ferramentas, tem como objetivo oferecer aos participantes um conteúdo pedagógico leve e facilmente aplicado à realidade.

“Jogo da Vida em Trânsito” é reconhecido pelo Denatran

O programa “Jogo da Vida em Trânsito”, da Fundação Volkswagen, foi reconhecido recentemente com a chancela do Ministério das Cidades - Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) como importante ferramenta voltada para promoção de ações de educação e cidadania para o trânsito. O reconhecimento é um importante passo para que o programa se torne uma política pública.

Após análise criteriosa, o Departamento Nacional de Trânsito concluiu que o projeto está em conformidade com a portaria Denatran nº 147/2009, que institui as Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito, reconhecendo publicamente a sua importância para o desenvolvimento do tema junto à sociedade.

“O projeto da Fundação Volkswagen – Jogo da Vida em Trânsito é muito importante para o desenvolvimento da capacidade de análise e reflexão sobre as questões atuais da mobilidade urbana e segurança, para formar hábitos mais conscientes e seguros, e especialmente, para despertar o desejo de melhorar a segurança e a qualidade de vida do trânsito do nosso País”, afirma o órgão, na nota técnica enviada à Fundação Volkswagen.

Sobre o “Jogo da Vida em Trânsito”

O Jogo da Vida em Trânsito (JVT) é um projeto voltado para escolas de ensino médio, que oferece uma abordagem lúdica para apoiar os alunos na aprendizagem e na prática da cidadania no trânsito, com ética, respeito e segurança. Lançado em dezembro de 2011, já beneficiou aproximadamente 17.000 alunos e 564 professores em 46 cidades dos Estados do Amapá, Piauí e São Paulo.

O projeto consiste na formação de educadores de escolas públicas e se propõe a fomentar programas educacionais nas escolas, a fim de contribuir com a formação de jovens protagonistas da cidadania e segurança no trânsito.

O projeto promove a reflexão entre adolescentes e jovens, desenvolvendo valores e senso crítico que estimulem sua participação ativa na redução dos acidentes e na melhoria da mobilidade viária.

O projeto é composto por:
-    Cursos de formação de educadores.
- Cursos de formação presenciais, híbridos e a distância para qualificar coordenadores, professores e agentes educacionais na implantação efetiva do JVT em escolas do ensino médio.

MOOC

Em 2015, durante a Semana Nacional de Trânsito, será realizado o primeiro curso tipo MOOC (Massive Open On-line Courses – Curso On-line Aberto e Massivo) voltado à educação no trânsito, o "Jogos pela mudança: Aprenda a criar!". Em formato inovador, que agrega textos ágeis, vídeos, entre outros recursos, o curso ensina a criar jogos como ferramentas para gerar reflexões sobre a atitude no trânsito.

Biblioteca de projetos

Acervo didático aberto, com propostas de projetos para colocar os alunos em ação. Inclui orientações, conteúdos e ferramentas para educadores e alunos, com sugestões para avaliação.

Guia para educadores

Publicação didática de referência para a implantação do projeto JVT na escola, voltada para coordenadores, professores e agentes educacionais envolvidos com o ensino médio.

JVT na rede

Plataforma on-line para uso em sala de aula, que integra educadores, alunos e conteúdos didáticos, facilitando o planejamento e a realização de projetos sobre mobilidade e segurança. (www.jvt.org.br)

Autopolis

Autopolis é um game de tabuleiro em 3D que pode ser jogado de forma independente e autônoma ou utilizado pelo professor como ferramenta didática. Com o game, o jogador vivencia situações cotidianas, mostrando que cada ação no trânsito tem uma consequência.

Os jogadores dirigem o carro por uma cidade virtual, com limite de velocidade e semáforos que podem ser desrespeitados, por exemplo, mas os infratores estarão sujeitos a penalidades se forem pegos por blitz, radares ou advertências dos demais jogadores, chegando a perder pontos na carteira de habilitação.

Os tradicionais dados dão lugar às cartas que podem ser usadas como acessórios, providências, vantagens ou simplesmente para se movimentar pela cidade para alcançar suas missões.

Dicas de segurança, legislação de trânsito e cidadania compõem a narrativa do jogo de forma envolvente e divertida.

Para a produção do jogo Autopolis foram necessários dez meses de pesquisa e desenvolvimento.

Desenvolvido em parceria com a Virgo Game Studios e com o Prof. Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP), Autopolis é um game on-line que envolve dicas de segurança, legislação no trânsito e cidadania. O jogo está disponível no site da Volkswagen (www.vw.com.br/autopolis).

Sobre a Semana Nacional do Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito reúne anualmente os órgãos de trânsito de todo o País para promover um debate federal sobre as melhores práticas para um trânsito seguro e humano. A edição de 2015, entre os dias 18 e 25 de setembro, terá como tema: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Seja você a mudança”. Neste ano, o Governo de São Paulo, por meio do Detran.SP e de outros órgãos, promove ações para reduzir as mortes por acidentes, dentro da proposta da ONU com a “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito”, da qual o Brasil é signatário.

Fundação Volkswagen já atendeu mais de 1,3 milhão de alunos no Brasil

A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2014, 1.374.630 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18 mil educadores da rede pública de 407 cidades, em 13 Estados. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 26.598 mil pessoas.

Em 2015, a Fundação Volkswagen ampliou para 18 o número de Estados brasileiros já atendidos em todo seu histórico de atuação. Além de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo, neste ano a Fundação Volkswagen chegou ao Mato Grosso, Sergipe, Amazonas, Maranhão e Mato Grosso do Sul.

Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli”. 

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