quinta-feira, 8 de outubro de 2015

DE CARRO POR AÍ.
Por Roberto Nasser*

SOBREVIVÊNCIA DA KIA DEPENDE DE COTA E MEXICANOS.

Maior importadora do país, pagando pelo segmento não ter-se feito representar institucionalmente em Brasília, a Kia Motors foi a maior penalizada pela legislação do Inovar-Auto. Criada para incentivar produção local, na prática inibiu a produtividade, pela ausência da arrasada concorrência.

A legislação impôs aos importados espécie de imposto-multa, 30 pontos percentuais aplicados sobre o IPI, insuflado sobre o imposto de importação. A diferença, entre importados e nacionais, é de 80% na formação do preço. Tal delta, com a base de cálculo em dólar elevado, catapulta preços, muda produtos de segmento, tornando-se sem competitividade, reduz vendas, arrisca as importadoras em perigo, faz fechar concessionárias. Aos importadores resta a esperança de, ao revisar o Inovar-Auto, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, amplie cotas sem o imposto-multa.

Kia desenha acelerada curva descendente. Emplacou 29.139 unidades em 2013; 23.793 ano passado; e presumidas 15.000 em 2015 – 50% de perda em dois anos. Ou seja, não há capacidade de sobrevivência no depender apenas da onerada produção coreana.

José Luiz Gandini, representante da marca, vê 2016 com esperança, e chances de manter-se à tona com início de produção de 300 mil Kia/ano em enorme fábrica, em terreno sáfaro, próximo a Monterrey, México. De lá, três modelos destinados ao Brasil.

Sem números, quanto mais receber, melhor. Afinal, por conta de acordo comercial, parte destes veículos será importada sem ônus do imposto de importação. Modesto, acomodado, Gandini diz, se conseguir trazer 15 mil veículos em 2016 – mesmo número de 2015 -, terá condições de sobrevivência, detendo a queda de negócios para a importadora e para a rede de concessionários, contraída no período de 180 para 135 lojas.

Los mexicanos


Com mecânica padronizada em motor 1,6 Flex, 139 cv, câmbio automático ou mecânico com seis velocidades, coincidindo com o ano dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, chegarão três modelos Rio, compacto Premium, concorrente de VW Fox e Ford Fiesta. Tal fato, automóvel batizado Rio em data importante à cidade, ocorreu em 1965 pela Vemag, com a linha DKW, nas comemorações do 4º centenário. Curiosamente a família Gandini revendia DKWs Vemag à época.

Outro produto será o sedã Cerato. Fechando o leque, novidade maior, agora apresentada pela Coluna como primícia: o KX3, pequeno utilitário esportivo, concorrente do próximo Renault, abaixo de Ford EcoSport, Renault Duster. Lançamentos entre junho e dezembro.



KX3, novidade para sobrevivência da Kia


FCA. Ketter novo nº 1. Belini em posto sob medida

Fiat Chrysler Automobiles N.V. informa ascensão de Stefan Ketter, brasileiro, engenheiro, 56, à Presidência da FCA América Latina em 1º de novembro.

Antecessor Cledorvino Belini, paulistano, administrador, 66, co-autor no escrever a história de lucros e liderança das empresas Fiat no Brasil terá cargo honroso, criado sob medida: Presidente de Desenvolvimento América Latina, para relações institucionais. Reportar-se-á ao CEO mundial da FCA, e será conselheiro gracioso para a Fiat no Brasil. Período de permanência nessa Diretoria será decisão pessoal.

Aposentadoria previsível. Aos 66 ultrapassara a linha marcada por Sergio Marchionne, CEO da FCA, declarando sua retirada quando atingir 65.

Ketter, como a Coluna previu, seria o sucessor. Antes a sucessão pendia para Vilmar Fistarol, mas em 2013 ele assumiu a presidência da Fiat Industrial na América Latina. Ketter tem 10 anos menos que Belini, é brasileiro, mescla duas diferentes culturas empresariais, a flexível latinidade e a rigidez germânica. Responde a demanda clara – a presidência da FCA no Brasil seria, mandatoriamente, de brasileiro. Como currículo, aqui construiu a fábrica da Volkswagen no Paraná; na Fiat, em todas as suas marcas, aplicou o WCM,World Class Manufacturing, de apuro de qualidade, e saiu-se muito bem respondendo pela construção da fábrica da FCA para fazer Jeeps em Pernambuco. Nela foi o anfitrião da festa de inauguração, efeito público de unção anterior, sedimentada por não ser transferido ao término da construção. Perguntei isto a ele em Milão, no jantar de re lançamento da marca Alfa, mas escafedeu-se à desnecessária resposta.

Manterá a Vice Presidência Mundial de Manufatura e assumirá o lugar pioneiramente ocupado por Belini no board mundial da FCA NV, o GEC.

Belini e Ketter


EcoSport, novo fôlego

Surpresa, perdendo histórica liderança, caindo à quarta posição em vendas com a chegada do Renault Duster, e recentes Jeep Renegade e Honda HR-V, Ford reagiu com lentidão. Sem mudanças externas – sequer a opção do pneu de estepe sob a carroceria mostrada há dias no Salão de Frankfurt -, optou oferecer ganho mecânico: o bom motor Sigma, 1.6, 16v, 129/131 cv, gasálcool e álcool, identificado pela sopa de letrinhas Ti-VCT, somado à transmissão sequencial de seis velocidades, antes conhecida pela agora banida denominação PowerShift.

Processo comercial, diferencia-se no oferecer transmissão automática a preço dos concorrentes com sistema mecânico e, em manobra positiva, com a versão de entrada SE Direct, bem equipada, em vendas diretas a R$ 68.990,00. Quer clientela latente: portadores de necessidades especiais, aptos a adquirir veículos com transmissão automática, com redução tributária, sob teto legal de R$ 70 mil.

Acima do SE Direct, versões SE, com rodas em liga leve aro 15”, a R$ 71.900; FreeStyle, com vidros elétricos, rodas leves aro 16”, sensor de estacionamento e itens pintados no cinza Troller, a R$ 76.900; e a FreeStyle Plus, com seis almofadas de ar e bancos em couro por R$ 80.300.

Segurança


Momento atual, consumidor começa a se preocupar com eficiência energética e segurança, Ford homologou cadeirinhas Britax, sistema Isofix, para transportar crianças. Importou-as, vendendo nos distribuidores a R$ 1.990.

Eco, motor novo e transmissão rebatizada


Roda-a-Roda

Conversível – Em elegante volta às origens, a 1948, quando o primeiro jipe Land Rover foi apresentado com capota removível, em lona o Evoque terá versão Cabrio, conversível.
Evento – Mostrou-o em pontos de Londres, de grande concentração, em especial turistas: Harrod’s, Burberry, Brompton Road, Mayfair e Knightsbridge. Criou modelos com linhas e contornos por frisos de alumínio, como esculturas. Lançamento em 2016 e preço projetado em 36.600 E.

Evoque Cabrio, sugestão de formas

Elétrico – Dongfeng Renault Automotive Company, joint venture sino-francesa produzirá o Renault Fluence Z.E. Venderá apenas no mercado chinês.
Re-call – Re-call mundial da Volkswagen para trocar o chip da injeção de combustível nos motores diesel fora de especificações, tem data e período previstos ante a monumentalidade dos números: janeiro2016 - dezembro2017.
Tentativa – Num mundo em afunilamento contra os automóveis, Mary Barra, presidente mundial da General Motors, declarou sua empresa companhia de mobilidade pessoal. Sinaliza o futuro: veículos autônomos, programas de uso compartilhado, motores e transmissões alternativos. Aplicará US$ 5B para enfrentar novos competidores, os carros da Apple, Google e Tesla.
Autônomo – O autônomo, espécie de carro contra o carro, transformando ativo motorista em passivo passageiro, chega rápido. Para o seu, Nissan coleta dados sobre culturas, cidades, meios de transporte, etnografia e design.
Caminho – Quem viu, garante: Volkswagen prepara novo Gol: espécie de Golf em escala menor e conteúdo rico em conectividade. No Salão do Automóvel, outubro 2016. Próximos dias, Golf produzido no Paraná e versões do Gol.
Agilidade – Aproveitando ocasião e fatos geradores de divulgação no Salão 2 Rodas, Mitsubishi se compôs com a fábrica de motos KTM. Criou versão KTM Series sobre seu picape L200 Triton, na cor laranja KTM até nos pontos da costura dupla dos bancos, e extensor de caçamba com rampa de acesso, para transporte de motocicleta. 200 unidades. R$ 123.900.

Mitsubishi L200 Triton KTM Series

Freada – Estoque de automóveis e comerciais leves superam 50 dias. A partir da próxima semana este é o número de dias úteis faltantes para acabar o ano.
E – Assim, aritmeticamente, exceto japonesas e coreana, as demais podem parar a produção para vender o estoque antes que se transforme em encalhe. Tempos difíceis para os revendedores, hora de comprar.
Aliás – Vontade de importado? Compre agora! Estoque com valor em dólar abaixo da cotação atual para viabilizar negócios. Logo iniciará galgar novos patamares até o valor praticado nas importações.
Festa – Fábrica Honda no município paulista de Sumaré comemora 18 anos. Produção de Civic, Fit, City e HR-V arranha 4M de unidades.
Marca – Em Curitiba Volvo produziu unidade 300 mil, caminhão extra pesado FH 4x2, motor de 540 cv, iniciando em 1979 com ônibus. Caminhões depois, com o modelo B58 e 260 cv. Diz, investimentos dão-lhe liderança tecnológica.
Outra – Também no Paraná, em Ponta Grossa, a DAF, ex holandesa e hoje do norte americano Paccar, festeja segundo ano de produção do extra pesado XF 105. Linha de produção terá modelo pesado, o CF 85.
Parceiro – Chandon, de champagnes e espumantes, novo co-patrocinador da equipe McLaren Honda na Fórmula 1. Quer promover-se, aderir seu espírito de abordagem espontânea ante a vida, e influenciar consumo de seus produtos feitos na França, Argentina, EUA, Brasil, Austrália, Índia e China.
Especialidade – Renault calçou picape Duster Oroch com pneus Michelin LTX Force, oferecendo frenagem em distâncias menores em pistas molhadas e maior durabilidade - 35 %. Diz a Michelin, traduz o compromisso da empresa: mais segurança, durabilidade e eficiência energética.
Salvação – Coleção Bertone, desta secular casa turinesa de estilo, foi arrematada pelo ASI – Automóvel Histórico Italiano. 79 veículos, de carruagens aos ícones recentes de estilo – Lamborghinis, Alfa Giulia Sprint e SS, Montreal, Lancia Stratus Stradale .... Estavam em leilão, após desentendimentos familiares, crise econômica, fatiamento da empresa, e decretação de falência.
Caixa – O ASI arrematou o acervo no quadragésimo lance de emocionante e tenso leilão, ante a possibilidade do importante registro histórico da evolução do design e patrimônio italiano fosse exportado. Pagou 3,44M de euros e comprometeu-se com o Ministério dos Bens e Atividades Culturais, mantê-lo uno, sem vender veículos separadamente.
Exemplo – Belo ato, impensável no Brasil onde museus se esboroam sob os narizes públicos, e acabam sob o olhar ignorantemente omisso das entidades de antigomobilismo.
Aliás – Em clima de risco de candidatura e eleição de Marta Suplicy, mudando radicalmente de partido, desconsiderando os eleitores em seu projeto pessoal de voltar à prefeitura de S Paulo, informação a antigomobilistas eleitores paulistanos: quando ministra da Cultura, nunca abriu agenda para receber o Museu Nacional do Automóvel, sofrendo ataques e ameaçado de extinção.

Coleção Bertone, salva.

Gente – Fernando Malvezzi, coordenador de pós graduação em Engenharia Automotiva do Instituto Mauá de Tecnologia, Destaque em Educação no Congresso SAE 2015, maior fórum de mobilidade do Hemisfério Sul. OOOO Rafael Schvinger, ex-aluno do Mauá, prêmio Destaque Novos Engenheiros. OOOO Criou sistema eletrônico embarcado para monitorar comportamento de motoristas, reduzindo possibilidades de acidente. OOOO Wilson Bricio, presidente da ZF América do Sul, generosidade. OOOOFoi explicar, no Best Practice Day, promovido pelo Lean Management, sua experiência no implantar métodos Lean. OOOO ZF reduziu idade das máquinas, melhorou uso dos ativos, qualificação e know how de colaboradores. OOOO Caminho mandatório nos dias atuais. OOOO

Audi de volta

Vinte e cinco meses e R$ 500 milhões de investimentos após, germânica Audi volta a produzir no Brasil. Local, ala que construiu e aplicou equipamentos na fábrica do grupo VW nos arredores de Curitiba. Desde o início do mês a empresa iniciou montar o sedan A3, acelera a produção, forma estoques para distribuir à rede revendedora. 

Na linha de produção curitibana terá outro produto, utilizando a versátil plataforma MQB, o sav Q3, hoje dividindo com o A3 a preferência dentre os clientes da marca. Surgirá no primeiro semestre do próximo ano.

Decisão de voltar ao mercado brasileiro está baseada nos crescentes números de vendas da marca observados há alguns anos, na necessidade estratégica de ter presença industrial em mercados com capacidade de expansão, no Programa Inovar-Auto, retirando o imposto extra de 30 pontos percentuais e ausente o imposto de importação, e pela decisão do grupo Volkswagen em produzir no Brasil o motor 1,4 TFSI - 4 cilindros, 16 válvulas, duplo comando, válvulas com abertura variável, turbo e injeção direta, um dos responsáveis pelo excelente equilíbrio entre rendimento e economia. Certeza está nos números de vendas assinalados neste ano, igualando o total de 2014, sem as perdas observadas no setor.

Pretensão da Audi, baseando-se no maior mercado da América do Sul é ocupar espaço local e fomentar presença no segmento premium.

Em início de ganho de velocidade industrial, Audi pretende montar 1.500 unidades até o final do ano, e a capacidade de produção instalada é para 26.000 A3 sedan e Q3 ao ano. Além da versão 1.4 a Audi terá como segunda variável o A3 sedan com motor 2.0 TFSi.

A3 Sedan, Audi volta ao Paraná




Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.

ALTA RODA.
Por Fernando Calmon*

OROCH ACERTOU O ALVO.



Há cerca de quatro anos, o executivo-chefe da aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn, afirmou em uma visita ao País que a filial brasileira da marca francesa não tinha planos para produzir uma picape com base na arquitetura do Duster/Logan/Sandero. Na realidade ele queria só despistar e, mais do que isso, esconder os planos para uma picape compacta de quatro portas no mercado nacional.

No Brasil, a primeira picape derivada de um hatch, em 1978, baseou-se no Fiat 147. Nesses 37 anos, o segmento cresceu e se diversificou. Representa uma nada desprezível participação em torno de 5% das vendas de todos os veículos leves. A marca italiana investiu na diversificação: cabines estendida, dupla e dupla com três portas. A Renault, porém, oferece agora um produto ainda mais conveniente, de quatro portas. Fiat Strada de três portas, líder inconteste nessa “praia”, tem na Duster Oroch um concorrente de peso e ótima caçamba de 683 litros de volume.

A Oroch dispõe de motores 1,6 L/115 cv e 2 L/148 cv e câmbio manual de 5 marchas e 6 marchas, respectivamente. A segunda versão tem peso em ordem de marcha 54 kg maior (1.346 kg contra 1.292 kg), mas a capacidade de carga declarada é a mesma, 650 kg, algo tecnicamente incoerente. No início de 2016 estarão disponíveis versões 4x4 e câmbio automático. Preços são bem competitivos: R$ 62.290 a R$ 72.490, em especial por ter uma porta extra e, de longe, a cabine mais espaçosa para pernas, cabeças e ombros de três pessoas no banco traseiro, em razão da distância entre-eixos 15,5 cm maior que o SUV Duster.

Desenho da nova picape, em especial da seção traseira, é harmonioso com lanternas bem dimensionadas. O conjunto até agrada mais do que o próprio Duster, embora a terceira coluna merecesse linhas mais ousadas.

Belos trabalhos de reforços e ajustes das suspensões independentes na frente e atrás se destacam na nova picape. O motor de menor cilindrada tem que lidar com 90 kg extras em relação ao utilitário esporte do qual deriva. Por isso, a versão de 2 litros é melhor e faz diferença sensível para quem pretende, de fato, utilizar o veículo na plenitude de espaço e de carga. Freios traseiros deveriam ser a disco e não a tambor, considerando as características de uso do veículo.

Entre os acessórios há o batido kit de penduricalhos dentro do conceito “aventureiro” e recursos úteis como extensor de caçamba que serve de rampa para uma motocicleta, apresentado pela primeira vez na Strada.

Posição de guiar é boa, embora sem ajuste de distância do volante (apenas de altura com aquele sistema de “queda-livre”, nada suave ao regular). Assistência hidráulica da direção está bem calibrada, enquanto o comando do câmbio por cabo permitiu evolução nas trocas de marchas. Visibilidade do quadro de instrumentos melhorou em relação ao Sandero/Logan. Sistema multimídia com tela tátil de sete polegadas é completo e inclui navegador GPS pouco intuitivo ao programar ou alterar rotas.

Duster Oroch, em resumo, é um produto que faltava no mercado brasileiro. Mais racional que as tradicionais e pesadas picapes médias e espaço interno bem superior às compactas. Atende trabalho e lazer a preço atraente.

RODA VIVA


ANFAVEA resolveu jogar a toalha sobre previsões nesse terrível ano de 2015. Em abril último a entidade estimava queda de vendas (mercado total) de 13% e menos 10% na produção, em relação a 2014. Agora, seus números apontam que vendas deverão cair 27% (para 2,54 milhões de unidades) e a produção, 23% (para 2,41 milhões de unidades).

CENÁRIO só não é pior porque exportações reagem ao estímulo de desvalorização do real. Vendas externas de unidades montadas podem crescer 12% este ano sobre 2014. Antes se previa apenas mais 1% em referência ao ano passado. E apesar de cortes na produção, estoques continuam altos, baixaram de 53 para 52 dias. Isso abre boas oportunidades aos compradores.

CONFORME essa coluna havia antecipado, Jaguar Land Rover só agora confirmou que o Range Rover Evoque (já atualizado) será o primeiro produto a sair de sua nova fábrica de Itatiaia (RJ), no início do segundo semestre de 2016. Virá, logo sem seguida, o novo Discovery Sport, de sete lugares. Jaguar XE continua nos planos para ser o terceiro produto do grupo inglês.

PREÇO ficou mais alto – R$ 183.900 – em versão única de sete lugares, mas nova geração do Kia Sorento ganhou bastante no refinamento de linhas. Com oito cm a mais de entre-eixos, os ocupantes têm mais espaço, ajudado pelo assoalho plano atrás. Motor V-6/270 cv e câmbio automático de seis marchas formam um conjunto silencioso e ágil para seus 4.78 m de comprimento.

REAÇÃO da Ford à chegada do HR-V e do Renegade foi rápida ao reconhecer o avanço de preferência de câmbio automático nesse segmento. Agora o EcoSport oferece essa opção, em versão automatizada de dupla embreagem e seis marchas, também com motor de 1,6 L (potência aumentada para 131 cv e torque, para 16,1 kgfm). Preço parte de R$ 68.690.






* Fernando Calmon é jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna Alta Roda começou em 1999. É publicada no Coisas de Agora, WebMotors, na Gazeta Mercantil e também em uma rede nacional de 52 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). 
Escreva para Fernando Calmon: fernando@calmon.jor.br ou o acompanhe pelo Twitter: www.twitter.com/fernandocalmon.

NISSAN ENTREGA ÓCULOS A JOVENS DE ESCOLA PÚBLICA DO RIO.

Neste 8 de outubro, Dia Mundial da Visão, o presidente da Nissan do Brasil, François Dossa, se encontrou com dezenas de crianças e adolescentes da Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso, no Centro do Rio de Janeiro, para entregar óculos produzidos pela empresa de lentes oftálmicas Essilor.

François Dossa, presidente da Nissan do Brasil, encontra jovens da Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso. Foto: Fernando Maia.

A Nissan e a Essilor são parceiras no projeto “Como você vê o mundo”, que está realizando exames oftalmológicos gratuitamente em mais de 17 mil jovens de escolas e ONGs do Rio e de São Paulo e doando óculos aos que necessitarem de alguma correção na visão.

“É uma honra ajudar as pessoas a enxergar corretamente, oferecendo a elas exames oftalmológicos e óculos gratuitamente. Esta ação tem o poder de modificar vidas. A Nissan e o Instituto Nissan, nosso braço de responsabilidade social e sustentabilidade, apoiam a ação da Essilor por meio da compra dos óculos, e dos nossos funcionários, que serão voluntários na entrega das armações aos jovens“, afirmou Dossa. 

Imprensa Nissan do Brasil
Alexandre Carvalho 
alexandre.carvalho@nissan.com.br 
(11) 4504-3214 
Vinícius Andrade 
vinicius.andrade@nissan.com.br
(21) 2134-9210  
Rogério Louro
rogerio.louro@nissan.com.br 
(21) 2134-9192

O TRÂNSITO E EU.

O Instituto Renault, em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo e a concessionária Renault Armando Veículos, lançou nesta quinta-feira (08) o programa Renault de educação para segurança no trânsito, “O Trânsito e Eu”, em São Bernardo do Campo. 


Desenvolvido e coordenado pelo Instituto Renault, o programa, que tem apoio da empresa Ecovias (do Grupo EcoRodovias), é voltado ao público infantil e deverá atender inicialmente cerca de 7.000 crianças de 41 escolas públicas do município.

Para ampliar a cobertura do programa "O Trânsito e Eu" na região, foi fundamental o apoio da Ecovias que já mantinha o projeto "De bem com a via", uma minicidade instalada em sua sede na Rodovia Imigrantes, que também recebe crianças de outras sete cidades do ABCD e Baixada Paulista.

O Programa O Trânsito e Eu é uma iniciativa do Grupo Renault e em seus 15 anos de atividades já alcançou 35 países, onde foram distribuídos cerca de 730.000 kits educativos que beneficiaram aproximadamente 13 milhões de pessoas. Trata-se do maior programa de sensibilização para a Segurança no Trânsito de uma montadora em nível mundial.

Com o objetivo de formar cidadãos conscientes para um trânsito mais humano e seguro, o programa é baseado em atividades em sala de aula e também em ensinamentos práticos. As atividades na escola são desenvolvidas com base nos kits educativos ilustrados, produzidos pelo Instituto Renault, que começam a ser distribuídos aos alunos no próximo dia 14 de outubro. De fácil compreensão, os materiais foram elaborados por educadores e empregam diferentes ferramentas pedagógicas.

Para capacitar os professores na aplicação dos kits em sala de aula, o programa conta com uma parceria com a PUC-PR. Através dela, no dia 19 deste mês 120 educadores da rede municipal de São Bernardo do Campo receberão formação. Nas atividades práticas, o projeto ganha vida ao incorporar a minicidade instalada nas dependências da Ecovias, que contará com seis minicarros 100% elétricos cedidos pela Renault.

Neste espaço, composto por ruas, semáforos, placas de sinalização, faixas de pedestre e ciclovias, as crianças irão vivenciar, de forma lúdica, situações de mobilidade coletiva e individual, o que inclui conduzir carrinhos elétricos com um colega de carona, exercitar a intermodalidade, fazendo parte dos percursos de bicicleta e a pé, convivendo e respeitando as diferenças com idosos e deficientes físicos e visuais.

O programa O Trânsito e Eu é voltado às crianças de 7 a 11 anos e já está presente em cidades como Curitiba, São José dos Pinhais e Quatro Barras, no Paraná, e em Pelotas (RS). Nestes municípios o projeto já conta com mais de 240 escolas e beneficia cerca de 40 mil alunos. O programa O Trânsito e Eu se desenvolve também através de apresentações itinerantes em parques, shoppings e eventos, como os realizados nas cidades de Maringá (PR) e São José dos Campos (SP), e também Casa Cor, em São Paulo.

O Instituto Renault, que tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atua em três eixos: Capital Humano, voltado ao Desenvolvimento Social, a Educação e a Diversidade; Meio Ambiente, promovendo a sustentabilidade ambiental; e Educação para Segurança no Trânsito. 

Empresa Ecovias


Em operação desde 1998, a Ecovias dos Imigrantes é a concessionária que opera o Sistema Anchieta-Imigrantes, ligação entre a região metropolitana de São Paulo e o Porto de Santos - o maior da América Latina -, o Polo Petroquímico de Cubatão, as indústrias do ABCD e a Baixada Santista. Com 176,8 km de extensão e movimento anual superior a 40 milhões de veículos pedagiados, é de vital importância para a economia brasileira, pois atende ao mais importante corredor de exportação da América Latina, além de área turística na Baixada Santista.

Imprensa Renault do Brasil
Caique Ferreira
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MARCOPOLO VOLTA A EXPORTAR PARA OMÃ APÓS 10 ANOS.

A Marcopolo fechou contrato de exportação para o Omã e irá fornecer 32 ônibus Viaggio 900 para a Royal Oman Police. Os veículos serão utilizados no transporte de oficiais da polícia para grandes eventos e deslocamentos da tropa.



Segundo Paulo Corso, diretor comercial da Marcopolo, esta é a primeira venda que a empresa realiza para o Omã depois de 10 anos de ausência naquele mercado. “Estamos muito felizes por fechar este negócio, resultado de um grande e árduo trabalho de toda a nossa equipe de exportação. Temos que comemorar o nosso retorno, depois de uma década sem pedidos. Os ônibus serão utilizados para transportar os policiais que cuidam da segurança do sultão”, explica o executivo.

O Marcopolo Viaggio 900 foi desenvolvido para oferecer o mais elevado padrão disponível no mercado de ônibus intermunicipais. Proporcionando grande conforto e comodidade em viagens de médias distâncias, o veículo tem capacidade para transportar 45 passageiros em poltronas leito super soft. As poltronas de couro apresentam inovações únicas, como a utilização de espumas especiais (viscoelástico) na região da cabeça e do pescoço, além de apoios de braço mais largos e macios.

Com chassi Mercedes-Benz OC 500 RS 1836, o modelo conta com sistema de áudio e vídeo com três monitores rebatidos, ar-condicionado e sanitário. A iluminação do salão de passageiros utiliza LEDs, com luzes indiretas que criam um ambiente de conforto visual e sofisticação. Os LEDs estão presentes também nas luzes de leitura dos porta-focos, com acionamento por toque, que contam ainda com amplificadores de áudio individuais e integrados.

Foto: Gelson Mello da Costa


Secco Consultoria de Comunicação
secco@secco.com.br
11 5641-7407

BMW MINI COUNTRYMAN.

O BMW Group Brasil anuncia o início da produção nacional do MINI Countryman, o primeiro veículo da icônica marca MINI a ser manufaturado na fábrica do grupo em Araquari (SC). 


O modelo será produzido na motorização Cooper S, nas versões Top e ALL4. O ingresso do MINI Countryman na linha de produção catarinense marca o cumprimento do cronograma proposto pelo BMW Group Brasil à época do anúncio de construção da fábrica no País. Ainda no primeiro ano de operação local, todos os cinco modelos previstos entraram em produção – BMW Série 3, BMW X1, BMW Série 1, BMW X3 e, por fim, o MINI Countryman.

“Com o início da produção do MINI Countryman, cumprimos com sucesso o ciclo definido para o lançamento de novos modelos em nossa nova fábrica. Temos orgulho de produzir automóveis BMW e MINI no Brasil com a qualidade premium pela qual essas marcas são reconhecidas em todo o mundo”, afirma Gerald Degen, vice-presidente sênior responsável pela fábrica do BMW Group em Araquari.

“A aceitação da marca MINI entre os consumidores brasileiros nos últimos anos fundamentou a decisão do BMW Group de produzir o Countryman na fábrica em Araquari. Vale destacar, ainda, que é somente a terceira fábrica do BMW Group no mundo a produzir modelos MINI, além das unidades produtivas na Inglaterra e Holanda”, afirma Julian Mallea, diretor da MINI Brasil.

MINI Cooper S Countryman - Irreverente e versátil
Primeiro MINI com cinco portas a ser lançado pela marca, o MINI Countryman é o veículo ideal para quem precisa de espaço e versatilidade sem abrir mão da esportividade e do design inconfundível da marca. A versão 2015 traz cinco lugares, tração nas quatro rodas opcional e as medidas que asseguraram o sucesso contínuo do modelo, que já vendeu mais de 350 mil unidades em todo o mundo.

Saliências curtas, linha da cintura alta, caixa de rodas poderosa e janelas se estendendo por todo o carro recriam as características do MINI. Os tradicionais elementos de linha do teto, em conjunto com a grade hexagonal do radiador e os grandes faróis integrados ao capô, resultam em um design equilibrado e harmônico. Os para-choques também seguem um novo estilo. Os modelos trazem faróis de neblina em LED e novo visual do painel de instrumentos.

Os veículos produzidos em solo nacional chegam à rede de concessionárias BMW a partir do mês de dezembro por R$ 143.950,00 (versão Cooper S Top) e R$ 149.950,00 (versão Cooper S All4). A motorização Cooper S 1.6l turbo gera 184 cv de potência e torque de 240 Nm, proporcionando um 0-100 km/h em 7,9 segundos.

O MINI Countryman pode ser adquirido por meio de planos especiais oferecidos pela MINI Serviços Financeiros, como o MINI 4U. Neste plano, o cliente dá uma entrada entre 0% e 49%,  24 parcelas mensais reduzidas mais parcela final de 50% do valor do veículo com a garantia de recompra pelo concessionário ao término deste período. O modelo poderá ainda ser utilizado como entrada para um novo financiamento, propiciando a troca do automóvel a cada dois anos. Os concessionários autorizados podem ser acionados pelos clientes para detalhar o plano de financiamento MINI 4U.

A fábrica do BMW Group em Araquari


Com uma área total de 1,5 milhão de metros quadrados, dos quais 500 mil metros quadrados de área pavimentada, a fábrica do BMW Group no Brasil é a 30ª unidade fabril da empresa no mundo, em 14 países. Com investimento de mais de R$ 600 milhões, a unidade em Araquari tem capacidade para produzir até 32 mil carros por ano.

Visite: www.bmw.com.br.

Comunicação Corporativa BMW Group Brasil 
Vladimir Mello
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Paula Cichini
paula.cichini@bmw.com.br
Talita Rodrigues
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Máquina PR
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rafael.fiuza@grupomaquina.com
(11) 3147-7439 
Bruna Marconi
bruna.marconi@grupomaquina.com
(11) 5186-0618 
Cristiane Rocha
cristiane.rocha@grupomaquina.com
(11) 3147-7430 
Fernando F. Kadaoka 
fernando.kadaoka@grupomaquina.com
(11) 3147-7498

SANDERO R.S. RACE.

Estreia hoje a websérie Sandero R.S. Race - www.sanderorsrace.com.br
São cinco episódios semanais na web, sempre às quintas, com provas que destacam a esportividade do recém-lançado Sandero R.S. 2.0 nas pistas, mesclando a habilidade dos participantes e muito bom humor.


A competição tem duas equipes. Uma delas é formada pelo piloto Tarso Marques, pelo ex-CQC e repórter do “Encontro com Fátima Bernardes” Felipe Andreoli, pela jornalista Vanessa Ruiz e pelo fã da marca Murilo Barros. A outra equipe é composta pelo piloto Antonio Pizzonia, pelo humorista e criador do “Porta dos Fundos” Antonio Tabet, pelo jornalista Rodrigo França e pelo entusiasta da marca Silvio Moraes.  

O roteiro explora o desempenho do Sandero R.S. 2.0 em manobras radicais gravadas em três diferentes pistas: Fazenda Capuava (SP), Velo Città (SP) e Autódromo Internacional de Curitiba (PR). Com muita adrenalina e boa dose de diversão, as equipes levam o novo Sandero R.S. 2.0 ao limite nas provas.

Desenhado e desenvolvido pela Renault Sport, em conjunto com as equipes de design e engenharia da América Latina, o Sandero R.S. 2.0 é um legítimo esportivo. Com motor 2.0 aspirado, que entrega 150 cv e 20,9 kgfm com etanol, associado a um câmbio manual de 6 velocidades com relações curtas para maior esportividade, o “hot hatch” atinge a velocidade máxima de 202 km/h e vai de 0 a 100 km/h em apenas 8,0 segundos. O Renault Sandero R.S. 2.0 se destaca por sua capacidade de proporcionar sensações esportivas desde o primeiro toque no acelerador, além de muito prazer na utilização diária.

Além do propulsor, as principais alterações em relação ao Sandero Dynamique são as novas regulagens de suspensão, o assistente de arrancada em subida (HSA), o sistema de freios a disco nas quatro rodas, o controle eletrônico de estabilidade (ESP) com regulagem específica R.S. e o sistema de direção eletro-hidráulica (EPHS), além dos três modos de condução que podem ser selecionados através do botão “R.S. drive”: Standard, Sport e Sport+ com o ESP desligado.

Por fora, as principais diferenças visuais ficam por conta dos novos para-choques (dianteiros e traseiros), rodas 205/45 R17, saias laterais, spoiler traseiro, dupla saída do escapamento, espelhos retrovisores na cor preta brilhante e inscrição R.S. abaixo do logotipo Renault na grade dianteira e também na tampa traseira.

Criada pela agência Neogama/BBH, a websérie é um projeto inédito, 100% digital, que usa narrativa de storytelling para explorar a performance do Sandero R.S. 2.0. 

Clique na telinha e assista o trailer



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PÓSITRON COMPLEMENTA LINHA DE ÁUDIO COM DOIS NOVOS MODELOS DE SOM AUTOMOTIVO.

Seguindo seu posicionamento de atender às demandas do mercado, com produtos que seguem os conceitos de qualidade e segurança, a Pósitron complementa sua linha de áudio com dois novos modelos. O SP4330 BT e o SP6720 DTV possuem a tecnologia Bluetooth®, que oferece mais conforto, segurança e comodidade aos motoristas.


DVD Player SP4330 BT


O novo DVD Player possui tela LCD de 3”, painel reclinável e removível, sintonizador de TV digital e entrada para câmera de ré. O aparelho permite comandar o som por meio do controle remoto integrado ao volante do veículo e possibilita a integração com o sensor de estacionamento da marca. O preço sugerido é de R$ 479,00.

DVD Player SP6720 DTV


Com tela LCD de 7”, retrátil e touchscreen, o equipamento também possui sintonizador de TV digital, entrada para câmera de ré e sensor de estacionamento. O modelo conta com entrada auxiliar traseira RCA (áudio e vídeo), sistema anti-impacto e ajuste de inclinação. O valor sugerido é de R$ 1.099,00.

“Os lançamentos fazem parte da reestruturação dos nossos processos de qualidade e controle de teste, que estão cada vez mais rigorosos. A expectativa é que a linha de som automotivo, que já representa um quarto do faturamento da Pósitron, alcance 20% de market share em outubro. Por isso, continuaremos investindo muito nessa frente, sempre seguindo as tendências do mercado e surpreendendo o consumidor com alto custo-benefício”, comenta Nelson Godoy, gerente de Varejo da Pósitron.

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VENDAS DE VEÍCULOS IMPORTADOS MANTÊM QUEDA E ATINGE 43,4% DE REDUÇÃO.

No acumulado do ano, os emplacamentos de importados caíram 31,8%.


O mês de setembro manteve a tendência de queda nas vendas de veículos importados, já esperada pelas marcas associadas à ABEIFA. Foram emplacados 4.461 automóveis e comerciais leves, 43,4% a menos do que em setembro de 2014, quando os importadores comercializaram 7.875 unidades.

No acumulado do ano, entre janeiro e setembro, as 27 marcas associadas à ABEIFA (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) amargam redução de 31,8% nas vendas de importados, fechando o período com 47.108 unidades emplacadas ante as 69.081 do mesmo período de 2014.

Para o presidente da entidade, Marcel Visconde, “o resultado é a repetição do que temos registrado ao longo do ano.” Para o líder setorial, esse cenário deve se manter até o fim do ano e não há, pelo menos no médio prazo, sinais de que haverá reação. “A confiança do consumidor continua decrescendo de forma acentuada e constante e o câmbio estressado a valores não previstos”, completa.

Para as associadas que iniciaram produção local, houve leve aumento nas vendas. Em agosto de 2015, foram comercializados 5.704 unidades e em setembro, 6.896. “Esse pequeno crescimento reflete apenas que o consumidor que realmente decidiu por um novo veículo, optou pelas novidades que nossas associadas recém lançaram no mercado”, afirma Visconde. Em 2015, foram emplacados 29.709 automóveis e comerciais leves produzidos no Brasil pelas marcas associadas que iniciaram produção no país.

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DAF CAMINHÕES BRASIL EXPANDE PORTFÓLIO NA 20ª FENATRAN.

A DAF Caminhões Brasil prepara uma exposição de peso para a 20ª Fenatran, Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga. Mais esperado desde o lançamento do XF105, em 2013, o CF85 faz sua estreia no mercado brasileiro durante o evento. 

Caminhões DAF CF85 e XF105

O modelo atende clientes que necessitam de um caminhão robusto, econômico, confortável e adequado a viagens de curta e média distâncias. A Fenatran acontece de 9 a 13 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista.

O pesado da DAF Caminhões será comercializado nas versões 6x2 e 4x2, equipado com motor PACCAR MX 12,9 L, de 360 cv e 410 cv, transmissão ZF automatizada de 16 velocidades e duas opções de cabine.

Será a terceira participação, e a maior presença da DAF Caminhões na Fenatran. Além do lançamento do CF85, a marca holandesa irá expandir o portfólio com as novas configurações do XF105.

“A Fenatran é a principal feira de transporte de carga rodoviária, e está totalmente relacionada aos negócios da DAF Caminhões. É uma grande oportunidade para fortalecermos a presença no Brasil, colocar a marca em evidência e também intensificar o relacionamento com o nosso público. Os produtos DAF têm muita qualidade, e reforçar nossas mensagens no mercado nacional é extremamente importante, sobretudo neste momento de crescimento da empresa”, comenta Luis Gambim, diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.

Mais novidades


O extrapesado XF105, com dois anos de produção em Ponta Grossa (PR) recém-completados, recebeu upgrades em sua versão 2016. Entre outras novidades, as novas configurações contemplam mais opcionais e a maior e a mais espaçosa cabine do mercado: a Super Space Cab, com 2,10 m de altura interna.

“A Fenatran está muito ligada à história da DAF no Brasil e aos marcos importantes da companhia no País. Na primeira participação, em 2011, anunciamos a construção da fábrica em Ponta Grossa. Na segunda, apresentamos o primeiro caminhão produzido aqui. E, neste ano, quando completamos 2 anos de operações, lançamos mais um modelo. É a comprovação do nosso compromisso com o País e o constante crescimento da DAF Caminhões no mercado local”, conclui Gambim.

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quarta-feira, 7 de outubro de 2015

HONDA MOSTRA SUA HISTÓRIA E MEXE COM A LEMBRANÇA DOS MOTOCICLISTAS BRASILEIROS.

Modelos que marcaram época proporcionam aos visitantes do Salão Duas Rodas uma viagem no tempo pelo mundo das motocicletas.


Para resgatar a memória do segmento de duas rodas e matar a saudade de motociclistas que, junto com a Honda, construíram a história desse mercado no Brasil, a empresa leva para o Salão Duas Rodas o melhor do Honda Fan Club, museu originalmente localizado nas dependências do Centro Educacional de Trânsito Honda, em Indaiatuba, interior de São Paulo. Os visitantes que passarem pelo estande da marca se emocionarão com a história contada pelos nove modelos que estarão em exposição durante todo o evento.

Em um épico comercial estrelado por Pelé, em 1976, a Honda apresentou uma motocicleta para uso urbano, fácil de pilotar e com a robustez que faz com que, até hoje, seja o modelo mais vendido do Brasil. Estamos falando da primeira moto nacional, a Honda CG 125 1976, que será um dos destaques da marca no espaço Honda Fan Club, ao lado das suas sucessoras CG 125 Today 1989, CG 150 Titan EX 2012 e CG 160 Titan 2016, que evidenciarão a grande evolução dessa família. Os visitantes também poderão relembrar a XLX 250R, que revolucionou o mercado em âmbito mundial, com a famosa suspensão traseira Pró-link e câmbio de 6 marchas. O modelo em exposição é o de 1987.

Para os apaixonados por alta cilindrada desde os anos 80, a CB 450 DX, única motocicleta nacional acima de 180 cilindradas da década, também marca presença no evento. Além das C100 Dream e NX 350 Sahara, outro modelo que deve render boas memórias é o ícone CBX 750F 1986 ou, se assim preferir, a famosa “Sete Galo” que, por muitos anos, foi o ápice em esportividade no Brasil. Com certeza, os motociclistas mais veteranos se lembrarão do ronco do motor tetracilíndrico dessa superesportiva, que é considerado um dos mais belos até hoje.

Honda Fan Club


Em comemoração aos 15 anos do Centro Educacional de Trânsito (CETH) de Indaiatuba (SP), a Honda inaugurou, em abril de 2013, o espaço “Honda Fan Club”, que proporciona aos amantes do motociclismo uma exposição com 51 modelos que marcaram a história da empresa e do segmento nacional.

O acervo, aberto ao público de segunda a sexta- feira, das 8h às 18 horas, mediante agendamento prévio, é também uma homenagem aos milhares de colaboradores, fornecedores, concessionários e parceiros da Honda que se dedicaram em realizar os sonhos de milhões de consumidores de motocicletas espalhados pelo Brasil. 

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CANOAS COLOCA EM TESTE O PRIMEIRO CARRO ELÉTRICO NA CIDADE.


Canoas, município gaúcho localizado na área metropolitana de Porto Alegre, está testando pela primeira vez um carro elétrico. Será o primeiro veículo com esta tecnologia a complementar a frota do Município e ficará em teste por até 60 dias. A entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira (7) durante evento realizado no Paço Municipal da cidade. Nesta oportunidade foi assinado o termo de cooperação entre a Prefeitura Municipal de Canoas e a empresa chinesa Build Your Dreams - BYD. A BYD é especializada em Tecnologia da Informação (TI), sendo atualmente a maior fornecedora de baterias recarregáveis do mundo. 

Ficha Técnica
Modelo: E6
Preço (estimado): R$ 230 mil
Motor: Elétrico, baterias de ferro-lítio
Potência: 90 kW (cerca de 121 cv)
Torque (mkgf): 45,8 (instantâneo)
Câmbio: Automático, uma marcha
Sistema de recuperação de energia em frenagens
Autonomia: 300 quilômetros com uma carga completa da bateria. Segundo dados da fabricante, superior à da maioria dos modelos elétricos - o Nissan Leaf, por exemplo, tem 135 km.

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Renato Miranda
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