segunda-feira, 23 de novembro de 2015

PÓSITRON PASSA A VENDER RASTREAMENTO DE VEÍCULOS EM GÔNDOLAS DO VAREJO.

A Pósitron, marca da PST Electronics e referência no segmento de segurança automotiva, inovou mais uma vez no formato de venda de seus serviços: passa a oferecer ao consumidor final a possibilidade de comprar  rastreamento veicular diretamente das gôndolas de lojas e supermercados.

Por meio do formato Cartão Adesão a companhia torna-se pioneira no segmento com o novo modelo de distribuição. O funcionamento é simples: o cliente compra o cartão, paga no caixa e liga para a Pósitron informando o código impresso na parte de trás do produto.  Durante o contato, o consumidor agenda a instalação do rastreador, que pode ser realizada onde ele estiver.

Em 2014, o canal de Varejo da Unidade de Rastreamento da Pósitron teve um aumento de 22,6% em relação a 2013. Para este ano, com a participação da nova forma de comercialização, a previsão é crescer 18%.

“Os cartões fazem parte da nova estratégia de negócios da companhia para aumentar massivamente sua presença no Varejo. Antes, dependíamos das lojas que possuem estrutura para instalar o rastreador. Agora isso mudou”, explica Obson Cardoso, diretor da Unidade de Rastreamento da Pósitron. O novo formato vai permitir que o consumidor adquira o produto em qualquer varejista, não somente nas especializadas em carros e acessórios automotivos. O objetivo é tornar a adesão tangível e popularizar a contratação do serviço de segurança.

Para todos os gostos

São diversas opções de cobertura a partir de R$ 59,90, que contemplam inúmeros perfis de clientes. As tecnologias utilizadas para o monitoramento são GPS, radiofrequência, GSM e GPRS, todas disponíveis por meio dos Cartões.

Rastreamento + Seguro

Na contratação do serviço de rastreamento, o cliente pode adquirir junto um seguro para seu automóvel, garantido pela parceira BNP Paribas Cardif do Brasil. Cerca de 50% mais econômico em relação aos convencionais, não exige vistoria prévia, não avalia região de circulação do veículo e não faz análise de perfil do condutor. A aquisição é simples e sem complicação e, se o carro não for recuperado, o consumidor receberá indenização de 100% de seu valor, conforme tabela FIPE. No caso de taxistas, a indenização é de 70%.

O lançamento dos cartões acontece em parceria com a Peela, empresa especializada em gift cards e pré-pagos.
Printer Press Comunicação Corporativa
Lori Moscatelli 
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Thiago Eid 
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RENAULT ZOE PARTICIPA DE TESTES DE RECARGA INTELIGENTE NA ALEMANHA.

Tecnologia da TMH permite que veículos elétricos sejam automaticamente recarregados nos horários em que o custo da energia é mais barato.

Onze funcionários da Renault na Alemanha testaram o sistema em casa com seu próprio veículo elétrico ZOE.

Se já é bom recarregar o carro elétrico mais rápido, é ainda melhor recarregá-lo a um custo menor. Em vista disso, a Renault Alemanha se associou à empresa The Mobility House, presente em Zurique e Munique. Especializada em mobilidade elétrica, a empresa comercializa principalmente terminais de recarga inteligente e soluções de armazenagem de energia.

A Mobility House desenvolveu um software que permite reduzir o tempo de recarga em uma hora, ao mesmo tempo em que diminui bastante o custo da recarga para o cliente.

Para realizar esta operação, onze colaboradores da Renault que possuem um modelo elétrico ZOE foram escolhidos para testar em condições reais o sistema desenvolvido pela The Mobility House.

Como funciona? Assim que é conectado a um terminal de recarga específico, instalado na residência dos colaboradores que participaram do teste, o ZOE comunica sua necessidade de eletricidade à empresa TMH, através de um Centro de Dados Global da Renault. Desta forma, a empresa programa a recarga da bateria do veículo conforme o custo da energia elétrica. Tendo em vista que quanto maior a demanda, mais caro é o custo da energia, o monitoramento feito pelo sistema permite que o carro não seja recarregado durante os picos de consumo. Assim que a necessidade global de energia diminui, o preço da energia cai e o carro pode ser recarregado por um custo menor e mais rapidamente, até completar a carga da bateria.

Esta tecnologia permite que os proprietários de carros elétricos otimizem suas despesas com energia elétrica, sem uma ação direta dos usuários.

Esta é apenas a primeira etapa no desenvolvimento das redes elétricas inteligentes, chamadas também de Smart Grids. A Renault e a TMH também estão trabalhando em outras soluções para reduzir o custo da recarga, oferecendo uma oportunidade aos proprietários de veículos elétricos de ganhar dinheiro, através da produção de eletricidade para abastecer a rede elétrica.

Veículo elétrico é solução para o clima


Graças à evolução da matriz energética da maioria dos países do mundo, a pegada de carbono do usuário de um veículo elétrico tende a diminuir bastante com o tempo. Em escala mundial, 56% das novas instalações de produção de eletricidade utilizam energias renováveis. Na Europa, este índice é de 72%.

Grupo pioneiro na venda de veículos 100% elétricos acessíveis ao maior número de pessoas, a Renault se posiciona como a única montadora a oferecer uma gama completa para esta solução de mobilidade. O Grupo Renault acredita que o veículo elétrico é uma solução eficaz na luta contra o aquecimento climático, já que ele funciona sem a combustão de energias fósseis e não emite CO2 durante a utilização . Assim, o ZOE emite 0 g/km de CO2, enquanto que um veículo de tamanho equivalente, térmico ou híbrido, emite pelo menos 84 g/km de CO2.

O ZOE tem uma autonomia de 210 km (motor Q210) ou de 240 km (Q240) em ciclo homologado, o que equivale a entre 100 e 170 km de autonomia real.

A Aliança Renault-Nissan é parceira oficial da COP21, a 21ª Conferência das Partes das Nações Unidas para Mudanças Climáticas. Uma frota de 200 veículos elétricos da Aliança, sendo 100 deles modelo Renault ZOE, fará o transporte dos delegados no Parque de Exposições Paris - Le Bourget, de 30 de novembro a 11 de dezembro de 2015.

Imprensa Renault do Brasil.

BRASIL NECESSITA DE SOLUÇÕES E PENSAMENTO ESTRATÉGICO PARA ALAVANCAR SETOR DE TRANSPORTE LOGÍSTICO.
Por Edésio de Campos Horbylon Neto*

A realidade brasileira exige uma reflexão profunda no que diz respeito à cadeia de transportes do país. A área de logística, por exemplo, precisa de uma melhor adequação em torno dos déficits e das novas demandas, cujas reformas seriam possíveis se o pensamento fosse embasado em soluções estratégicas, a fim de ampliar a infraestrutura e garantir o avanço desse mercado.

Pensando em uma proposta que englobasse o real cenário do país, a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) apresentou recentemente o Plano CNT de Transporte e Logística. Esse documento prevê, além do investimento aproximado de R$ 1 trilhão para a modernização dos transportes no país, mais de dois mil projetos prioritários que visam amparar a infraestrutura, em nível nacional.

Vale mencionar que esse arquivo traz à tona uma significativa redução do investimento público em infraestrutura de transporte nas últimas décadas, de 1,7% do PIB (Produto Interno Bruto) em 1970 para 0,3% em 2013. No último ano, dos R$ 19,1 bilhões aprovados para serem investidos na infraestrutura de transporte, apenas R$ 13,5 bilhões foram efetivamente pagos.

Todavia, a questão não incide apenas sobre os recursos aplicados, mas também envolve a garantia da qualidade da infraestrutura implantada, tanto por investimento público quanto privado.

Sob uma perspectiva geral, um dos pontos críticos do setor é justamente a falta de planejamento para uma gestão eficiente dos recursos, serviços e execução de obras destinadas à melhoria do sistema de transporte brasileiro. Além disso, é válido repensar sobre algumas medidas que poderiam reduzir a burocracia no segmento, o que aprimoraria os custos e aumentaria a produtividade.

O Fórum Econômico Mundial elaborou um ranking que avaliou a qualidade da infraestrutura do transporte em 144 países do mundo. Referente ao Brasil, os dados são alarmantes: as ferrovias ocupam a 95ª posição, enquanto o transporte aéreo está em 113º lugar. Sobre os portos e rodovias, há um empate e ambos estão no 122º lugar.

Considerando que o Brasil utiliza, fundamentalmente, as rodovias para o transporte de cargas, o que abrange cerca de 60% do total dos custos logísticos, torna-se primordial uma avaliação detalhada dos volumes a serem transportados. Para isso, a cadeia logística se coloca como base para a análise, uma vez que essa avaliação permite gerenciar os modais, o percurso do transporte e até mesmo as limitações dos fornecedores ou necessidades específicas de cada cliente.

A infraestrutura do transporte no Brasil é uma questão que ganha ainda mais visibilidade e importância de reflexão nesta etapa final do processo eleitoral. Cabe, portanto, principalmente aos gestores do trade, governo e instituições, repensarem as falhas, definirem melhor as soluções e organizarem as estratégias e prioridades, com o objetivo único de aperfeiçoar toda a cadeia nacional de transporte e logística.








* Edésio de Campos Horbylon Neto é diretor superintendente da 3T Systems - Grupo José Alves. Graduado em Direito pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas, possui especialização MBA em Estratégias de Gestão em Marketing pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. O executivo acumula passagem na Autotrac, Texaco do Brasil e Xerox do Brasil. 

AtitudeCom
Karina Mendonça
karina.mendonca@atitudecom.com.br

ENGENHARIA AUTOMOTIVA: POLI-USP ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO.


O Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) abriu as inscrições para a sétima turma do curso de Especialização em Engenharia Automotiva. Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever até 4 de dezembro.

A ficha de inscrição está disponível no site www.automotiva-poliusp.org.br/pos-graduacao/especializacao/inscricoes e a taxa é de R$ 300,00. O processo seletivo inclui análise de currículo e, se necessário, entrevista. As aulas começam no dia 19 de fevereiro de 2016. 

Segundo o Prof. Dr. Paulo Kaminski, coordenador do curso, “o objetivo é formar líderes para o desenvolvimento tecnológico de produtos, processos e serviços automotivos”. O aluno aprende a solucionar problemas técnicos e de gestão da sua empresa, valorizando a inovação, a qualidade e a redução de custos. “Um dos diferenciais do curso é que a monografia deve ter foco na solução de um problema real de engenharia automotiva”, diz.

O curso

Pós-graduação "lato sensu", o curso de Especialização em Engenharia Automotiva da Poli-USP tem carga horária de 372 horas/aula - ministradas no campus do Butantã da USP, em São Paulo (SP). O corpo docente é formado por professores da própria Universidade, além de professores convidados (profissionais de montadoras e especialistas do setor) – a maioria é Doutor em Engenharia. Ao todo, são 14 disciplinas: Projeto e Arquitetura de Veículos, Tópicos Especiais de Engenharia Automotiva (ambas obrigatórias), Chassis e Carroceria, Motores de Combustão Interna, Conforto Veicular, Gerenciamento de Custos e Investimentos, entre outras. O certificado de Especialista é emitido pela USP, reconhecida internacionalmente.   
Criado em 2010, o curso já formou mais de uma centena de especialistas, para montadoras, sistemistas e empresas de autopeças e de suporte. A saber: Bombardier, Cummins, Eaton, Ford, Gestamp, GM, Honda, Mahle, Meritor, PSA Peugeot Citröen, Robert Bosch, Scania, Toyota, Visteon, Volkswagen, ZF do Brasil, entre outras.
A Escola Politécnica é a única instituição da América do Sul que oferece o ciclo completo de ensino superior com ênfase em engenharia automotiva, desde a graduação até o pós-doutorado. 

SERVIÇO
Curso de Especialização em Engenharia Automotiva da Poli-USP - Turma 2016 
Inscrições até 04 de dezembro pelo site: 
Mais Informações: 
Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP
mpauto@usp.br
(11) 3817-5488

Celia Domingues
scopus120@gmail.com
(11) 5641-0690

CORINTHIANS: A IMPORTÂNCIA DO FUTEBOL NO COMBATE AO RACISMO.


O Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO), grupo de ação pertencente ao Departamento Cultural do Sport Club Corinthians Paulista, promove hoje (23) às 19h30, debate sobre a igualdade racial no esporte. 

Casos como os de Daniel Alves, Aranha e Elias serão passados a limpo por ídolos como Wladimir (um dos ícones da Democracia Corinthiana), professores, artistas, atletas e personalidades de relevo na luta contra o preconceito no Brasil.

O encontro será dividido em painéis, com temas relacionados à história do clube e às iniciativas em busca da pluralidade e diversidade; inclusão social e cidadania; e o protagonismo na gestão e prática esportivas.

O NECO está aberto a todos os interessados em estudar o Corinthians em sua integralidade, em contextos que transcendem o espetáculo futebol.

SERVIÇO 
Data: 23 de Novembro, às 19h30. 
Local: Teatro OMNI Corinthians. 
Rua São Jorge, 777, Parque São Jorge, São Paulo, Capital. 
Entrada franca. 
Capacidade do teatro: 370 lugares
Mais informações: 11 2095-3051. 


* Com informações do jornalista José Luiz Longo,
joseluiz.longo@yahoo.com.br.

PAGAMOS O PATO E ROEMOS O OSSO.
Por Rubens Passos*

Quando um consumidor entra em uma papelaria para comprar o material escolar de seus filhos, paga, em média, mais de 40% de impostos, incidentes sobre a “cesta básica” de cadernos, canetas, lápis, réguas, compassos e outros produtos essenciais à boa escolaridade.  Essa taxação desqualifica o discurso governamental quanto à prioridade da educação e, mais do que isso, prejudica o País, as famílias, os estudantes, a indústria, o varejo e os distribuidores.

A carga tributária excessiva, como ocorre no Brasil, encarece muito os produtos, retira rentabilidade das cadeias produtivas e reduz o poder de compra dos salários. Quando isso acontece no âmbito do ensino, é mais grave ainda, pois a escolaridade de excelência e a possibilidade de formarmos novas gerações com maior capacitação técnica e acadêmica são essenciais para vencermos a barreira do subdesenvolvimento.

A carga tributária brasileira vem crescendo paulatinamente, alcançando hoje 36% do PIB. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), nossa população trabalhará 151 dias em 2015 somente para pagar tributos federais, estaduais e municipais. Isso significa dizer que todos os valores recebidos pelos contribuintes até 31 de maio foram destinados a impostos, taxas e contribuições. Há 20 anos, esse número correspondia a 106 dias. Nos Estados Unidos, o contribuinte trabalha 88 dias para pagar impostos.

Insaciável em seu apetite arrecadador, sempre voraz ante a necessidade de reparar os danos da própria irresponsabilidade fiscal, o governo quer mais. Agora, ameaça a sociedade com a recriação da CPMF, o imposto do cheque, e com a retenção de recursos do Sistema S, um dos mais bem-sucedidos modelos mundiais de educação, ensino profissionalizante, assistência à saúde e qualidade de vida do trabalhador.  

O governo pródigo, como ressalta com lucidez a campanha da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), quer que todos nós paguemos o pato, como, aliás, já temos feito, sem contrapartidas. Afinal, somos obrigados a roer o osso de péssimos serviços de educação, saúde, moradia, segurança, infraestrutrura e previdência, e ainda sofremos as consequências da grave crise econômica. Pagamos muito e recebemos quase nada. Os brasileiros não suportam mais impostos!









* Rubens Passos, economista pela FAAP e MBA pela Duke University, é presidente da Tilibra, preside a ABFIAE - Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório, é Diretor Titular do CIESP Bauru e membro de vários conselhos.


Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação
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CHEVROLET LANÇA APLICATIVO ONSTAR PARA IOS.

O OnStar segue seu processo de expansão e passa a oferecer o aplicativo do sistema também para telefones celulares com IOS (Apple), disponível na loja App Store para download.


Também disponível nos aparelhos Android, o aplicativo permite que o usuário comande funções do veículo, como o travamento das portas e comando de diversas funções do veículo e monitoramento a distância.

Pelo app ainda é possível programar para receber notificações quando o veículo inicia uma nova movimentação, saber qual é a sua localização atual e ainda pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado – recursos úteis principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros.

Lançado no Brasil no final de setembro, o OnStar é um sistema de telemática avançado que oferece ao motorista serviços de Emergência, Segurança, Navegação, Concierge e Conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.

Pressionando um botão no retrovisor interno ou usando o app, o motorista é conectado a uma central com atendimento humano que oferece por exemplo serviços como pesquisas rápidas na internet, reservas, envio de destino ao GPS do veículo e informações sobre situações de tráfego (vias alagadas ou bloqueadas).

Pode-se igualmente acionar o botão OnStar no carro ou no aplicativo do celular para também solicitar assistência mecânica, elétrica ou médica em caso de emergência.

As principais funções do APP

Travar portas e destravar portas remotamente
Luzes e buzina (acionamento remoto com 10 disparos de buzina e acendimento dos faróis)
Navegação (possibilita a navegação por meio do aplicativo e o envio de endereço de destino para o GPS do Chevrolet MyLink quando o mesmo estiver ligado)
Alerta de movimento (informa usuário por e-mail ou alerta no celular quando o veículo é movimentado)
Alerta de velocidade (informa usuário por e-mail ou alerta no celular quando a velocidade estipulada no aplicativo é ultrapassada)
Localiza-me (informa a localização do veículo no mapa de navegação)
Compartilhar Localização (informa a coordenada do veículo para outras pessoas através de e-mail, redes sociais e whatsapp)
Siga Me (monitoramento remoto do veículo por 15 minutos, com informação de localização a cada 02 minutos)
Notificações (histórico das principais ocorrências, com data, horário e, em determinados casos, também o local do veículo no momento da notificação) 
Ligação via APP para o Centro de Relacionamento Chevrolet para obter informações gerais do veículo, do Chevrolet Road Service e/ou do OnStar 
Ligação via APP para o SOS para a linha de emergência OnStar

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MAN LATIN AMERICA COMPARTILHA EXPERTISE EM CONGRESSO DE MANUFATURA.


Nesta terça-feira (24) a MAN Latin America vai participar do Congresso Brasileiro de Manufatura, em São Paulo, para compartilhar seu know-how em fabricação de veículos comerciais. A montadora, responsável pelos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, estará representada por Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística. Com mais de 20 anos na indústria automotiva, o executivo vai abordar soluções integradas para garantia da competitividade e otimização de custos.

Líder na venda de caminhões no Brasil há 12 anos consecutivos, a MAN Latin America é referência no setor também por seu conceito de produção único no mundo, conhecido como Consórcio Modular. Na fábrica de Resende (RJ), a empresa divide com fornecedores a responsabilidade pela montagem dos veículos, o que acarreta ganhos de produtividade, elevado nível de qualidade e redução de custos.

A localização estratégica da fábrica é outro diferencial da montadora, que apoia o crescimento do setor na região Sul Fluminense defendendo políticas de desenvolvimento dentro do Cluster Automotivo, grupo criado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) para reunir as empresas automotivas e tratar de temas de interesse ao avanço da região. Entram em pauta assuntos como infraestrutura, transporte, mão de obra, energia e meio ambiente.

Adilson Dezoto, que já presidiu esse grupo, destaca que o Cluster não gera somente melhorias para a indústria, mas também para a comunidade. “Reunimos as empresas automotivas da região e pensamos em propostas para que as cidades acompanhem o ritmo das indústrias, com o planejamento necessário para que o crescimento seja sustentável”, explica o executivo.

Aos participantes do Congresso Brasileiro de Manufatura, o vice-presidente de Produção e Logística da MAN Latin America vai levar exemplos de como essa organização assegura qualidade, capacidade e entrega aos envolvidos. “Esse é um modelo que pode ser replicado em outras regiões e indústrias, de acordo com sua vocação”, acredita Dezoto.

O Congresso Brasileiro de Manufatura ocorre em São Paulo nos dias 23 e 24 de novembro, reunindo grandes nomes da indústria nacional. São quase 30 palestrantes de diversos setores. O foco será no trabalho das empresas para melhorar a produtividade, além de abordar a competitividade, modernização, automação e outros conceitos bem-sucedidos como o Lean.  

Comunicação MAN Latin America
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(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063

BRASILEIRO DE MOTOCROSS.

Dudu Lima é vice-campeão da classe MX2.

O piloto do Team Rinaldi confirmou a posição de destaque neste domingo, na etapa final do evento realizada em Três Rios (RJ), após subir no pódio em terceiro lugar nas duas baterias da classe. Foto: Café Fotos/Mundo Press

Com os resultados, Dudu Lima encerra o campeonato com 226 pontos, contra 261 de Hector Assunção, vencedor das últimas corridas. “Foi um final de semana muito difícil”, comentou o vice-campeão. “Larguei mal nas duas baterias e precisei buscar a recuperação desde o início. Foi muito desgastante, ainda mais porque a pista estava bem castigada. Estou feliz com o resultado, claro que preferia ter sido campeão, mas fiz o melhor que pude e é isso que importa”, continuou Dudu Lima. 

O piloto do Team Rinaldi irá mudar para a classe MX1 em 2016, mas antes pode conquistar um título importante. “Sou o líder da MX2 no Arena Cross e estou focado nessa posível conquista. Depois vou esfriar a cabeça e estudar novos treinos para o ano que vem, já que com a nova categoria tudo muda. De qualquer forma, estou bem feliz de ir para a MX1”, explicou. A final do Arena Cross está marcada para o dia 5 de dezembro em Ilhabela (SP). 

Irmão mais velho de Dudu, Marcello Lima, o Ratinho, concluiu a participação no Brasileiro em nono lugar da MX1. Na etapa final, ele ficou em oitavo e sétimo lugares nas corridas. “Corri na primeira bateria com muita dor na costela, por conta do tombo que sofri na penúltima etapa do Brasileiro. Tive que tomar uma injeção para aguentar a segunda corrida e consegui andar melhor. Ainda sinto muitas dores quando respiro”, concluiu Ratinho. A dupla do Team Rinaldi utilizou os pneus HE 40 na dianteira e SR 39 na traseira das motocicletas, modelos da linha off-road da fábrica gaúcha. 

Resultados da 6ª Etapa do Brasileiro de Motocross 2015


MX2
1ª Bateria
1º - HECTOR ASSUNÇÃO
2º - FABIO APARECIDO DOS SANTOS
3º - DUDU LIMA - TEAM RINALDI
4º - PEDRO HENRIQUE ROSA BUENO
5º - JOÃO PEDRO PINHO RIBEIRO

2ª Bateria
1º - HECTOR ASSUNÇÃO
2º - FABIO APARECIDO DOS SANTOS
3º - DUDU LIMA - TEAM RINALDI
4º - JOSÉ BRAYAN SOARES
5º - PEDRO HENRIQUE ROSA BUENO

MX1
1ª Bateria
1º - PAULO ALBERTO
2º - ADAM CHATFIELD 
3º - CARLOS CAMPANO 
4º - JETRO SALAZAR
5º - THALES VILARDI
8º - MARCELLO LIMA "RATINHO" - TEAM RINALDI

2ª Bateria
1º - CARLOS CAMPANO 
2º - ANTONIO JORGE BALBI JÚNIOR 
3º - THALES VILARDI 
4º - JETRO SALAZAR
5º - ADAM CHATFIELD
7º - MARCELLO LIMA "RATINHO" - TEAM RINALDI

Classificação final do Brasileiro de Motocross 2015


MX2
1 - HECTOR FREITAS ASSUNÇAO - 261 pontos
2 - DUDU LIMA - 226 - TEAM RINALDI
3 - FABIO APARECIDO DOS SANTOS – 209
4 - JOÃO PEDRO PINHO RIBEIRO – 198
5 - PEDRO HENRIQUE ROSA BUENO – 197

MX1
1 - CARLOS CAMPANO- 278
2 - JEAN RAMOS - 242
3 - PAULO ALBERTO - 216 
4 - JETRO SALAZAR – 203
5 - ANTONIO JORGE BALBI JÚNIOR – 186
9 - MARCELLO LIMA "RATINHO" - 133 - TEAM RINALDI

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domingo, 22 de novembro de 2015

CASA DA MÃE JOANA.
Por Marli Gonçalves*

PLANETA BARRIL DE PÓLVORA.

As coisas parecem ter se acelerado e temo não ser só uma mera impressão minha. Nos últimos dias nosso país deu mais alguns passos em direção ao abismo, ao precipício, e a avalanche de lama com minérios é simbólica e infernalmente definitiva. Já o mundo, esse, treme todo com a incerteza do que é que exatamente combate.

Eles são jovens, atléticos, bonitos, (sim, claro que depois de um bom banho), rústicos. Parecem especialmente corajosos e arrojados em suas covardias contra o mundo civilizado que consideram poder destruir. Alinham exércitos de desencantados de várias nações, encantados com promessas de além-túmulo vendidas em apuradas embalagens religiosas. Sorrateiros, trazem uma nova estética e não demorará a indústria da moda perceberá um veio de ouro naquelas barbas, na paleta de cores terrosas, nos véus negros. A mim parece que já estão entre nós, sorrateiros, passando-se por modernos. Ainda prefiro o branco e o preto, e as revoluções trazidas pelo amor livre, pelo rock e pela Paz. Mas agora parece que o sonho acabou. Mesmo. Agora.

O que foi que especialmente aconteceu nesses últimos anos para que a radicalização mudasse de cara assim? Quem é o gênio do marketing por detrás desse Estado Islâmico? Quem é o Goebbels deles? Procurem-no. Como evitar que tão habilmente usem o poder da internet que tanto facilita o incremento de suas fileiras com esses pensamentos confusos?

Depois dos atentados de Paris parece que não teremos mais sossego. Uma coisa levando a outra, traçando uma nova conjuntura de forças de guerra, poucas de paz, todas de poder. 14 anos depois das torres gêmeas virem ao chão como cena de cinema agora são outras as cenas que assistimos ao vivo pipocando em todos os continentes, inquietando países inteiros. Eles não sabem o que fazem, não têm nada a perder, e ainda acreditam que como mártires alcançarão um éden - no fundo completamente orgiástico com suas virgens e ereções eternas. Se vão continuar rezando lá nesse paraíso, só Alá saberá dizer. 

Como se num caldeirão se misturassem gotas de uma receita de bomba: duas gotas de Che Guevara, com uma pitada de Fidel Castro, quatro ou cinco braços e pernas de nazistas, três barrigas de ditadores africanos, ossos de Bin Laden, uns pelos de bigode de Trotsky com cabelos de Saddam, pólvora, salpicado de pó de mico misturado com miolos de Chavez, Pinochet e Videla para dar liga. Quem pensava que era uma Besta 666 que viria não podia imaginar que se reproduziriam com tamanha rapidez.

Apavorada, assisti a um documentário que conseguiu mostrar ainda a atração de mulheres para o ninho das bestas, o que nos faz crer que já há uma procriação. Mulheres que querem casar, vindas de todos os lugares.

Não é mais fábula. Não tem magia, lâmpadas, gênios ou tapetes voadores.

Momento insano. Aqui, Minas Gerais chega ao mar em estado mineral, enquanto nos fazem de palhaços numa crise política, econômica e ética sem precedentes, com personagens sórdidos se revezando ao microfone do palanque das más notícias diante de atônitos de um lado e bem-intencionados de araque de outro.

O pavio está queimando. E ele é curto.

São Paulo, um 2015 para esquecer.





* Marli Gonçalves, jornalista - Não queria ver isso. Esse novo século deveria ser livre, para a frente, ser o Futuro, o que víamos na ficção, em outros planetas. Mas estes homens são da Terra, as mulheres também, e é nela que estamos 
** Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no marligo.wordpress.com. Estou no Facebook. E no Twittere-mails: marli@brickmann.com.br e marligo@uol.com.br. 
*** Visite sempre o "Chumbo Gordo": www.chumbogordo.com.br.

COMPANHEIRO É COMPANHEIRO.
Por Carlos Brickmann*

Nada pode ser mais autenticamente petista: o 3° Congresso da Juventude do PT, que se iniciou na sexta, em Brasília, com presença e discurso do maior ícone petista, o ex-presidente Lula, e transmissão ao vivo pela Agência PT de Notícias.

E qual a posição oficial deste congresso oficial petista? Apoio total a José Dirceu, que já cumpriu pena por seu papel no Mensalão, que está preso preventivamente, pela acusação de receber propina, por ordem do juiz Sérgio Moro. José Dirceu é chamado, no encontro do PT, de Guerreiro da Democracia e Guerreiro do Povo Brasileiro. Os jovens petistas manifestam apoio também, em cartazes, a José Genoíno, Delúbio Soares e José Paulo Cunha, condenados à prisão por participar do Mensalão, e João Vaccari Neto, que cumpre pena de 15 anos por corrupção. Mas estes estão um degrau abaixo de Dirceu, já que não são chamados de Guerreiros da Democracia, mas apenas de Guerreiros do Povo Brasileiro.

Agora já não se trata de desvio de conduta de dirigentes partidários, à revelia do partido: o PT os apoia formalmente, embora condenados por corrupção. E o ex-presidente Lula, líder maior do PT, confirma com sua presença esta posição.

Chama a atenção, neste 3º Congresso da Juventude do PT, a discriminação contra alguns condenados, que não mereceram ser chamados de Guerreiro do Povo Brasileiro e nem são lembrados, como o deputado federal André Vargas, condenado a 14 anos por corrupção. Ou Henrique Pizzolatto, que fugiu para a Itália e, depois de longa disputa judicial, cumpre 12 anos no Presídio da Papuda.

O amigo secreto

O deputado federal Paulo Teixeira, do PT paulista, foi interrogado pelo juiz Sérgio Moro, por videoconferência, na condição de testemunha de defesa do ex-tesoureiro petista João Vaccari Neto. Moro pediu explicações a Teixeira sobre como um depósito da empreiteira Engevix, de R$ 190 mil, surgiu na contabilidade de sua campanha de 2014. Teixeira garantiu que o depósito foi um engano, porque não conhecia a empreiteira, mas que não era possível desfazer a doação.

Esperamos que o juiz seja compreensivo: quantos de nós não recebem centenas de milhares de reais na conta sem nem saber quem é que os botou lá?

Sim, não, talvez

No encontro da Fundação Ulysses Guimarães, o PMDB decidiu que seus diretórios estaduais se unirão às manifestações populares contra Dilma; que a cúpula federal fará críticas à política econômica de Dilma; e que, para manter o equilíbrio, o partido não desistirá de cargo nenhum no Governo. 

Ninguém é de ferro.

Onde está Kátia?

Não faz muito tempo, os ruralistas eram comandados por uma guerreira, a senadora Kátia Abreu, ativa, articulada, boa de briga, tenaz defensora dos produtores agrícolas, antipetista de comer lula frita pelo prazer da mastigação. Kátia era do DEM, seguiu Gilberto Kassab no PSD, desentendeu-se com ele, hoje está no PMDB, ganhou um Ministério, virou amiga de infância da presidente Dilma.

No momento em que o Governo ameaça os caminhoneiros que fecharem estradas enquanto permite que o MST feche o que quiser, quando quiser, cadê Kátia Abreu? Kátia está mais muda do que tucano quando tem de tomar uma decisão. Fora o cargo, que é que mudou da ruralista do DEM para a ministra de Dilma?

Fonte de renda

A ministra Kátia Abreu pode ter afrouxado no combate, mas as investigações sobre o MST (organização que o ex-presidente Lula chamou de “o exército de Stedile”, referindo-se ao chefe do grupo) devem se intensificar.

O presidente da CPI do Incra e da Funai, deputado Alceu Moreira, do PMDB gaúcho, prometeu mapear todo o dinheiro público que abastece o MST. Moreira tem o apoio do vice da CPI, deputado Luiz Carlos Heinze, do PP gaúcho. Quem paga as manifestações e movimentações do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra pelo país?

Trabalho de grupo

O Corinthians ganhou o Campeonato Brasileiro com três rodadas de antecedência e o técnico Tite é saudado como o grande responsável pelo título. E é. Mas é preciso lembrar que Renato Augusto, talvez o melhor jogador deste campeonato, voltou ao Brasil depois de um bom tempo de atuações irregulares, contundindo-se com frequência. Vagner Love vinha de temporadas ruins, fora de forma física, mesmo jogando em grandes equipes.

Quem os recuperou foi a equipe de preparação física e medicina esportiva do clube; a mesma que levou Alexandre Pato a deixar sua rotina de contusões sucessivas. E esta equipe, competente e cara, foi mantida no clube graças a decisões de diretoria. O título, resumindo, não é só o time, não é só Tite: é o trabalho conjunto. Só assim foi possível comemorar na véspera do Dia da Consciência Negra, como observou com brilho o jornalista Cláudio Tognolli, o Dia da Consciência Alvinegra.

Em nome da Pátria

Pátria Educadora, lembra? Pois é: o material escolar chega a pagar perto de 50% de impostos. Houve uma tímida tentativa de dar desconto aos professores na compra de livros didáticos. Dilma vetou aquilo que deve considerar um escandaloso privilégio. E o Congresso aprovou o veto. 

Quer estudar? Gaste!








Carlos Brickmann - carlos@brickmann.com.br - é Escritor, Jornalista e Consultor, diretor da Brickmann&Associados Comunicação - www.brickmann.com.br. Siga: @CarlosBrickmann. Visite: www.chumbogordo.com.br - informação com humor, precisão e bom senso - contato@chumbogordo.com.br.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

ITAIPU ABRE TRÊS CALHAS DO VERTEDOURO.

Cena rara deve durar duas horas. Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional.

Mais de quatro anos depois, a usina de Itaipu volta a abrir neste domingo, 22, as 14 comportas das três calhas do vertedouro, para escoar 9 mil metros cúbicos de água por segundo (m³/s), ou seis vezes o volume médio das Cataratas do Iguaçu. A cena rara deve acontecer por aproximadamente duas horas, entre 10 horas e meio-dia, horário brasileiro de verão. É um teste operacional, mas a manobra técnica, com certeza, vai fazer a alegria de muitos turistas que visitarem a usina no período.

Em situações normais, operacionalmente, as três calhas só são abertas quando a vazão está acima de 30 mil metros m³/s. A capacidade máxima do vertedouro, que tem a função de descarregar toda a água não utilizada para geração, é de 62,2 mil m³/s, 40 vezes superior à vazão média das Cataratas do Iguaçu.

A última vez que as três calhas foram abertas foi em 24/07/2011. Naquele dia, embora a vazão fosse baixa, de 4.800 m³/s, os técnicos testaram todo o sistema do vertedouro, assim como vai acontecer agora. Os turistas terão muitos motivos para comemorar e registrar o passeio. Quem é de Foz do Iguaçu e região, não paga ingresso. Basta comprovar residência. Não é necessário agendar a visita.

Vertedouro aberto


Nesta sexta-feira, 20, a vazão no vertedouro chegou pela manhã a 6.852 m³/s, mas deve aumentar muito no fim de semana, já que chove muito na Bacia do Rio Paraná. Na verdade, ocorrem chuvas tanto a montante (acima) quanto a jusante (abaixo) da usina, o que levou Itaipu a ativar a Comissão de Cheia. Técnicos estão monitorando o aumento dos rios Iguaçu, que abriga as Cataratas, e Paraná, onde está localizada a Itaipu. Há risco de enchentes nos próximos dias em toda a região ribeirinha, especialmente na margem paraguaia.

Itaipu Binacional
Divisão de Imprensa
imprensa@itaipu.gov.br

MECÂNICA ONLINE®.
Por Tarcisio Dias*

Sistema que aciona eletronicamente a embreagem permite conforto e economia de combustível na condução.

A sua coluna Mecânica Online® foi até a cidade de Campinas (SP) para conhecer de perto a mais recente tecnologia de condução em desenvolvimento pela Bosch.

Uma solução intermediária entre a transmissão mecânica e automatizada que pode entre outros benefícios oferecer mais conforto na condução, economia de combustível e deixar no passado os trancos de algumas tecnologias automatizadas atuais.

O sistema denominado Electronic Clutch System (e-Clutch), corresponde ao acionamento eletrônico da embreagem que além de dispensar o tal pedal esquerdo, promete uma economia de combustível que pode ser de 5% a 10% maior do que o modelo de embreagem convencional em um circuito misto entre cidade e estrada.

Com o e-Clutch, o acionamento da embreagem é feito eletronicamente e a troca da marcha é realizada de forma manual. Conseguiu entender? A frase é simples, mas o significado vai mudar seu modo de condução. É você quem muda a marcha, diretamente na alavanca, sem acionamento de embreagem!



O sistema apresenta características de conforto similares à de um câmbio automático, como o Stop&Go (anda e para em situações de tráfego intenso), Hill Assistance (saída em rampa) e o Park Assistance (assistente de estacionamento que possibilita engatar a primeira marcha e a ré sem pisar na embreagem).

Outro diferencial é a economia de combustível por meio do Idle Coasting (embreagem desacoplada), que entra em operação quando o usuário retira o pé do acelerador.

Neste caso, a embreagem abre desacoplando o motor da transmissão (porém a marcha permanece engatada) de modo a aproveitar ao máximo a energia de movimento do veículo e reduzir o consumo de combustível.

A embreagem é reacoplada automaticamente quando o motorista pisa no freio ou no acelerador. Todas as variáveis do motor e da transmissão são permanentemente monitoradas pelo software, garantindo total segurança ao motorista e pleno funcionamento do sistema.

A previsão é que o e-Clutch esteja disponível no mercado em até dois anos, uma vez que pode ser adequado às plataformas dos veículos já existentes. A Bosch não informa quais marcas estão interessadas no sistema.

Entretanto o e-Clutch deve ser um dispositivo original de fábrica, pois não é possível instalar o sistema de acionamento eletrônico da embreagem no mercado de reposição. Além do Brasil, o e-Clutch está sendo desenvolvido e testado na Europa e na Índia.

Prática – A apresentação da Bosch permitiu conduzir um veículo protótipo em sua pista de testes, com todo o sistema instalado, suas variáveis e configurações em tempo real. Durante algumas voltas foi possível avaliar o comportamento do sistema em diversas situações.

A primeira configuração tinha a utilização do pedal da embreagem a partir da segunda marcha, ou seja, para colocar o carro em primeira ou ré, era só preciso posicionar a alavanca da marcha na posição. Para as demais era necessário acionar o pedal da embreagem. Essa configuração não agradou e pode vir a confundir o motorista durante a condução.

A segunda configuração elimina o pedal da embreagem e permite a mudança de marcha a qualquer momento, diretamente na alavanca, mesmo na condição de aceleração do veículo. Não há perda de potência.

Fácil e convincente esse sistema permite o controle total do veículo pelo motorista, que muda de marcha conforme a necessidade da condução e sem que aconteça qualquer tranco, situação que muitas vezes acontece em transmissões automatizadas, mesmo quando em modo sequencial.

A história mostra que a “embreagem automática” já existiu em quatro modelos no mercado brasileiro, como no antigo DKW, que tinha um sistema mecânico chamado Saxomat. Mercedes-Benz Classe A, Fiat Palio Citymatic e Corsa Auto Clutch também ofereceram sistemas semelhantes.

E quando nos referimos que o sistema é intermediário entre o sistema mecânico e o automatizado, vale considerar não apenas os itens/peças envolvidos, mas também o aspecto de preço, que vindo a ser produzido em maior escala terá um custo ainda menor que a opção de transmissão automatizada.

A nossa conclusão, que poderíamos até dizer que a Bosch aproveitou o seleto grupo de jornalistas especializados para fazer uma clínica do sistema, é que a embreagem definitivamente deve ser excluída, trocar marchas diretamente na alavanca garante uma condução mais dinâmica, prazerosa e com controle total do motorista.

Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica. Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® www.mecanicaonline.com.br e desenvolve a Coleção AutoMecânica. Escreva para: redacao@mecanicaonline.com.br.

** Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. 

JUSTIÇA.
Por José Renato Nalini*

INDIGÊNCIA ÉTICA.

As notícias ambientais no Brasil são as piores. Já sepultamos o princípio da vedação do retrocesso em relação ao Direito Ambiental. A tragédia de Mariana é um passo a mais em direção ao morticínio da fauna e da flora. Com reflexos nas pessoas. O discurso antropocêntrico é insuficiente para debelar os males causados pelo veneno que se espalhará por centenas de quilômetros e levará centenas de anos para desaparecer. 

O fenômeno "El Niño" é pouco para explicar as chuvas no sul, a seca no nordeste. O "Velho Chico" praticamente seco. Mas a transposição, tão econômica, não para. Realmente, é uma obra que sanará a seca e compensará os bilhões despendidos.

A ciência continua a mostrar as consequências de nossa crueldade em relação à natureza. Na melhor hipótese, nível do mar em Santos subirá 18 centímetros até 2050. Claro que poderia dizer: não estarei vivo, então o problema é de quem fica. Mas as coisas podem se precipitar. Há algumas décadas, falava-se em fenômenos que ocorreriam dentro de um século. Aconteceram muito antes.

O cenário catastrofista do filme "O Dia Depois de Amanhã", de 2004, pode se converter em realidade. O IPCC, painel de cientistas mundiais que investiga as mudanças climáticas, fala numa subida média do nível do mar entre 28 e 89 centímetros. A causa disso é o aquecimento global. Coisa que não levamos a sério e que insistimos em ignorar. 

A recomendação dos cientistas é a construção de anteparos móveis, dentro do mar, para evitar que o aumento das águas atinja ruas, prédios e casas. Outra coisa é construir prédios palafitas, sem garagem. De repente, Santos se tornará uma Veneza...

Mesmo com a carnificina da sexta-feira 13, Paris continuará a sediar o encontro internacional sobre o clima do próximo dezembro. Enquanto cientistas estrangeiros se preocupam bastante, inclusive o inglês David King, representante especial do Ministério das Relações Exteriores Britânico, nós fazemos de conta que não é conosco. King leva a sério a verdade científica: "A Inglaterra é uma nação-ilha! Estamos cercados por oceanos!". Se eles subirem, poderão engolir a sede do Império onde o sol nunca se punha...

O britânico fala em planejamento familiar, em educação da menina para não engravidar precocemente, o que vem a coincidir com a advertência do médico brasileiro ao tratar dos bebês com microcefalia: "Por cautela, não engravidem!". Mas o bolsa-família estimula exatamente o "crescei e multiplicai-vos". O futuro dirá o que deveria ter sido feito. Mas não poderá ser tarde demais?











José Renato Nalini é desembargador, preside o Tribunal de Justiça de São Paulo e é integrante da Academia Paulista de Letras.
Visite o blog: renatonalini.wordpress.com.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

PEUGEOT 408 2016.

Coisas de Agora mostra o vídeo release de lançamento do novo 408. Fabricado na Argentina, o sedã médio da Peugeot chega ao mercado brasileiro com preços a partir de R$ 75.990,00.
Clique na telinha e assista agora.