terça-feira, 24 de novembro de 2015

GOODYEAR LANÇA OS PNEUS KMAX PARA ÔNIBUS E CAMINHÕES.

A Goodyear, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, anuncia o lançamento dos pneus KMax, nova linha de produtos para caminhões e ônibus que conta com os modelos KMax S, KMax D Traction e KMax Extreme.

Pneu Goodyear KMax D Traction

Esses pneus são voltados para as aplicações regional e regional severa, cujo mercado representa cerca de 40% do que é comercializado atualmente no segmento de pneus comerciais. O serviço regional é aquele realizado em vias pavimentadas e sinuosas com aclives e declives acentuados, onde os veículos trafegam com velocidade variável no transporte de carga e passageiros. Esta é a condição mais encontrada nas estradas brasileiras. Já o serviço regional severo é feito em vias e ruas pavimentadas com percursos sinuosos e manobras constantes, onde os veículos trafegam com velocidade média baixa.

Atualmente, o mercado atendido por essa linha de pneus equivale a R$ 3,1 bilhões por ano. Até 2016, a previsão é de que corresponda a 3,5 milhões de unidades e, até 2020, a expectativa é de crescimento de 4,7% ao ano. 

“Nossa competitividade no Brasil é muito forte. Fomos líderes no segmento em 2014. Apesar de vivermos um momento desafiador, vemos a possibilidade de retomar o crescimento em longo prazo. Por isso, continuamos investindo em produtos com alta tecnologia agregada e performance comprovada, que atendem à mais importante necessidade do nosso cliente: o menor custo por quilômetro”, afirma Antonio Roncolati, diretor da unidade de pneus comerciais. 

Principais atributos da linha KMax.


O desenvolvimento da linha KMax envolveu testes de rodagem com 19 frotas de vários Estados do Brasil, totalizando mais de 350 milhões de quilômetros rodados.  O atributo principal da nova linha é a ênfase na maior quilometragem percorrida, trazendo melhor relação custo-benefício para as frotas comerciais, uma das principais demandas do segmento.

Em testes com seus respectivos antecessores, o modelo KMax S entrega até 10% a mais de quilometragem, o Kmax D Traction responde por até 5% a mais de quilometragem, e o modelo Kmax Xtreme entrega até 15% a mais de quilometragem. *

As inovações empregadas na construção dos pneus incluem a tecnologia Intellimax, que engloba, entre outros atributos, o uso de novos compostos, bandas de rodagem com camada dupla e sulcos interligados para máxima quilometragem. A linha também conta com a tecnologia Duralife, que fornece maior resistência devido à combinação entre otimização da banda de rodagem, construção da carcaça com quatro cintas estabilizadoras de aço e monitoramento constante da produção dos pneus. 

A tecnologia RFID (identificação por radiofrequência) pode ser incorporada opcionalmente na construção dos pneus. O sistema permite a identificação eletrônica do pneu na frota por meio do Control Max, uma solução inovadora da Goodyear que proporciona o monitoramento, gerenciamento e controle completo de toda a vida útil dos pneus de uma frota. Isto traz mais agilidade no dia a dia da operação e otimiza o controle da segurança patrimonial, auxiliando no controle de custos e manutenção. Trata-se de um importante diferencial para o gestor da frota, que busca constantemente novas alternativas para ampliar a eficiência das operações e reduzir os gastos inerentes à circulação e manutenção dos pneus. 

Os novos pneus KMax da Goodyear ainda contarão com uma novidade: sete anos de garantia, dois a mais do que o usual. Com isso, a companhia reitera seu compromisso em prover soluções eficientes e de alta confiabilidade para gestores de frota. Além disso, a capilaridade da rede Goodyear permite a disponibilidade do lançamento já em todo o Brasil a partir de novembro de 2015.

* % de quilometragem e atribuições máximas comparando-se com seus antecessores, G658, G667 e G658 em serviço regional severo.


Goodyear do Brasil 
Relações Públicas
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Agência Ideal
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PEUGEOT OFERECE CÂMBIO AUTOMÁTICO GRÁTIS PARA O 208.

O consumidor que estiver interessado em um hatchback de última geração, com um visual moderno e de acabamento superior, repleto de equipamentos de série e equipado com transmissão automática, deverá correr para a concessionária Peugeot mais próxima de casa.



Além de encontrar a renovada gama do 208 na linha 2016, a campanha da Marca que oferece câmbio automático sequencial grátis para o 208 Griffe vai até o próximo dia 30, com um valor promocional bastante atrativo, de R$ 3.700. Com o desconto, o hatch premium da Peugeot é comercializado por R$ 59.290, o mesmo preço da versão com câmbio manual.

"Oferecemos uma condição muito atraente aos consumidores que desejam um veículo diferenciado, que conta com itens exclusivos e o conforto da transmissão automática. Com essa oferta, reforçamos o nosso compromisso com o consumidor brasileiro, além de conquistar novos clientes para a marca", comentou Frederico Battaglia, diretor de Marketing da Peugeot do Brasil.

Peugeot 208 Griffe 1.6 Flex Automático apresenta ainda outros atributos, como o interior tecnológico do i-cockpit (volante de dimensões reduzidas, painel de instrumentos elevado e uma central multimídia ergonômica e multifuncional com tela de 7 polegadas colorida sensível ao toque), sensor de estacionamento traseiro, regulador e limitador de velocidade e seis airbags, entre outros itens de série.

Link MyPeugeot está disponível no Peugeot 208


Outra novidade presente no Peugeot 208 é o Link MyPeugeot. Com o aplicativo, disponível para IOS e Android, o usuário recebe via Bluetooth informações da central multimídia e pode acessá-las diretamente na tela do smartphone. É possível, por exemplo, acompanhar a autonomia, o consumo, distância e tempo dos trajetos realizados, seguir um itinerário indicado no sistema de navegação e ainda continuar o trajeto pelo smartphone com o destino previamente indicado no sistema de navegação. O aplicativo também informa quanto tempo falta para a próxima revisão do carro.

O hatch, que se destaca por oferecer o pacote de equipamentos de série mais completo do segmento, vem equipado com o motor 1.6L 16V Flex, que desenvolve 122 cavalos de potência a 5.800 rpm quando abastecido com etanol, e torque de 16,4 kgfm a 4.000 rpm, com o mesmo combustível. A modernidade desse propulsor pode ser vista, entre outros, pela adoção do sistema FlexStart, que dispensa o uso do tanquinho auxiliar de gasolina para a partida a frio.

Peugeot do Brasil
Diretoria de Relações Externas
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VOLKSWAGEN REGISTRA AUMENTO NAS EXPORTAÇÕES E INICIA EMBARQUES DO UP! O MÉXICO.

up! começa a ser exportado para o México a partir desta quarta-feira (25); o modelo já totaliza cerca de 20 mil unidades enviadas para a Argentina e Uruguai.


A Volkswagen do Brasil aumentou em 23% as exportações nos dez meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 95.090 unidades enviadas para mais de 10 mercados. O principal mercado continua sendo a Argentina, para onde foram enviadas 53.728 unidades e o modelo mais exportado da marca é o Gol, com 43.300 unidades no período. Além do up! e do Gol, a Volkswagen do Brasil também exporta os modelos: Voyage, Saveiro (cabine simples, cabine estendida e cabine dupla), Fox e CrossFox.

A marca também vai de iniciar a exportação do modelo up!, para o México a partir de amanhã (25/11). O modelo, produzido desde o ano passado na fábrica de Taubaté, já totaliza cerca de 20 mil unidades exportadas para Argentina e Uruguai.

“A exportação também é um compromisso da empresa com o País. É uma estratégia que atesta a qualidade mundial dos veículos produzidos no Brasil e torna a marca ainda mais competitiva. Investir nas exportações é investir no equilíbrio e sustentabilidade econômica a longo prazo, mesmo quando há grandes desafios no mercado interno”, destaca o presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels.

Atualmente, a Volkswagen do Brasil tem a América Latina como seu principal mercado de exportações, sendo que Argentina e México são os maiores clientes. Segundo levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Volkswagen do Brasil é a maior exportadora do setor e a 25ª maior empresa exportadora do País considerando todos os setores nos dez meses do ano, totalizando US$ 1.081.527.608,00.

A Volkswagen do Brasil, maior fabricante histórica de veículos do País é líder em exportações no setor automobilístico. Ao longo dos seus 45 anos de exportação desde o primeiro embarque de veículos da marca, quando foram exportadas 13 unidades dos modelos Kombi e Variant, com destino ao México e países da América do Sul (1970) até os dias de hoje, a Volkswagen do Brasil já totaliza exportações de  mais de 3,3 milhões de unidades montadas (automóveis e comerciais leves - sem contabilizar CKD) exportadas para 147 países nos cinco continentes.

México

As primeiras 1.176 unidades já estão chegando ao mercado mexicano agora em novembro nas versões take up!, move up!, high up! e cross up!. Ainda este ano, o up! será exportado para outros mercados da América Latina e Central.

O up! exportado para o México tem algumas diferenças técnicas para a atender à legislação local, como a calibração do motor, que naquele País será movido somente a gasolina, diferente do Brasil onde o modelo é equipado com o motor Total Flex.

up!

Produzido na fábrica de Taubaté (SP), o up! já superou as 100 mil unidades fabricadas, após seu lançamento em 2014. Para sua produção em Taubaté, a Volkswagen investiu cerca de R$ 1,2 bilhão em tecnologias de processo produtivo inovadoras na fábrica, com o foco na proteção ambiental, além da qualificação profissional dos empregados.

Mais inovador do segmento

O up! é o carro mais inovador de seu segmento no mercado brasileiro, conciliando desempenho, economia de combustível, segurança, conforto, recursos de entretenimento para os ocupantes e, agora, alto valor de revenda.

O modelo é oferecido no Brasil em sete versões: take up!, move up!, high up!, black up!, red up! e white up! e cross up!, com duas opções de carroceria (duas e quatro portas) e dois motores – o 1.0l de 3 cilindros de até 82 cv e o novo TSI de até 105 cv, a partir da versão move up! (o 1.0 TSI é o primeiro no País a combinar injeção direta de combustível, turbocompressor e tecnologia flexível). O up! também oferece recursos de tecnologia como a transmissão I-Motion (SQ100), sendo o modelo com câmbio automatizado mais em conta do País.

Com o motor 1.0 TSI, o up! obteve a excelente marca de consumo energético de 1,44 MJ/km (conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012), com classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO. Dessa forma, além de ser um dos modelos mais seguros do Brasil – o único automóvel do segmento a obter cinco estrelas no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos –, o up! TSI se consagra como o mais econômico entre todos os modelos equipados com motor flexível no País.

Recentemente, o up! obteve o melhor índice geral de reparabilidade entre todos os veículos participantes do ranking Car Group 2015, do CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), com classificação 10. É a mesma classificação do cross up!.  
   
Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
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PSA PEUGEOT CITROËN E TRANSPORT & ENVIRONNEMENT ESTABELECEM PARCERIA.

Conscientes da necessidade de melhorar constantemente a informação de seus clientes, a PSA Peugeot Citroën e a ONG Transport & Environnement decidiram trabalhar juntas para medir e oficializar os dados de consumo em condições reais de utilização, até a primavera de 2016, e em seguida os níveis das emissões de poluentes dos veículos particulares 6.2, principalmente os óxidos de nitrogênio (NOx), na primavera de 2017.

O procedimento vai medir o consumo em condições reais de utilização dos principais modelos de veículos particulares da PSA Peugeot Citroën, a partir de testes realizados em estradas abertas nos arredores de Paris (em áreas urbanas, extra urbanas e rodovias) em condições de condução reais.

Este procedimento será integrado ao processo de Qualidade da PSA. O método, a realização dos ensaios e a avaliação dos resultados dos testes serão auditados e validados por um organismo independente reconhecido em nível internacional. Negociações estão sendo encaminhadas com o Bureau Veritas para a execução deste programa.

Carlos Tavares, Presidente Mundial da PSA Peugeot Citroën, explicou: “Esta iniciativa inovadora demonstra claramente que um fabricante de automóveis e uma ONG independente podem chegar a um acordo que favoreça a informação aos clientes. Ela também destacará as tecnologias de ponta desenvolvidas pela PSA Peugeot Citroën para contribuir para a redução do consumo de combustível.”

Jos Dings, Diretor da T&E, declarou: ‘As medições reais das emissões de CO2 e dos consumos de combustível em condições reais de uso ajudarão os motoristas a escolher os modelos mais sóbrios. Estas informações serão benéficas para os consumidores, para a saúde pública e para o meio ambiente. Estamos convencidos de que o trabalho que faremos com a PSA produzirá resultados confiáveis, que poderão servir de referência para todos.”


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MARCOPOLO FORNECE ÔNIBUS PARADISO 1800 DD PARA O EXPRESSO NORDESTE.

Veículos transportarão passageiros entre cidades atendidas nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além de Assunção, no Paraguai.



A Expresso Nordeste, sediada na cidade de Campo Mourão/PR, renova a sua frota com oito novos ônibus Marcopolo dos modelos Paradiso 1800 Double Decker (dois pisos). Os veículos serão utilizados em linhas rodoviárias que ligam várias cidades, entre as quais, Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo, Guaíra, Maringá, Londrina, Guarapuava, Ponta Grossa, Curitiba, São Paulo, Sorocaba, São José dos Campos, Americana, Campinas, Ribeirão Preto, Franca, Aparecida, Resende, Rio de Janeiro, Joinville, Balneário Camboriú e Florianópolis.

O Paradiso 1800 DD oferece elevado padrão de conforto para proporcionar viagens agradáveis e prazerosas, comparáveis às da primeira classe de voos internacionais. Os veículos têm capacidade para transportar 44 passageiros no piso superior, com poltronas semileito super soft, e nove no piso inferior, com poltronas leito hiper soft, além de sistema completo de som e imagem. As poltronas utilizam material viscoelástico na região da cabeça e do pescoço, além de descansa-braços mais largos e macios.

A Expresso Nordeste tem 52 anos de história no transporte de passageiros. Com uma equipe formada por mais de 1.000 colaboradores diretos e indiretos, altamente qualificada e constantemente treinada, se dedica a garantir aos usuários a satisfação total desde a compra dos serviços, passando pelos cuidados que se seguem no embarque, no transporte das bagagens, chegando até no desembarque em seus destinos. A empresa oferece aos passageiros uma moderna frota, com carros novos, com total conforto e segurança. A aquisição dos novos veículos teve o objetivo de manter o melhor nível de qualidade e satisfação aos usuários de seus serviços. 

Foto: Gelson Mello da Costa.


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CAMINHÕES VW RECEBEM ADAPTAÇÃO SOB MEDIDA PARA USINA ASFÁLTICA.

Três caminhões VW Worker 17.190 e três VW Constellation 24.280 receberam configuração especial e iniciaram operação de recapagem a partir da recém-inaugurada usina de asfalto quente pertencente ao município de Nova Friburgo, RJ. 

Concebidos sob medida, os veículos ganharam cabine dupla adaptada para levar até seis pessoas e, dessa forma, oferecer melhor condição de transporte aos colaboradores.

Os seis modelos fazem parte de um lote de 24 caminhões adquiridos pela prefeitura de Nova Friburgo após licitação que contemplou também aplicações de limpeza urbana e saneamento, além de recapagem. Compõem essa frota cinco unidades de VW Delivery 8.160, dois VW Worker 13.190, quatro VW Worker 15.190, oito VW Worker 17.190, dois VW Constellation 17.280 e três VW Constellation 24.280. Desse total, dezoito têm cabine dupla.

No ano passado a prefeitura padronizou a frota com caminhões VW. Aristóteles Miguel Cruz, subsecretário de Veículos Leves e Pesados de Nova Friburgo, justifica a decisão: “Os veículos VW saem na frente nos quesitos durabilidade, robustez e vantagens operacionais. A prefeitura tinha que cumprir uma determinação do Ministério Público para garantir a segurança dos nossos funcionários, pois a forma como eles eram transportados, além de insegura, era muito desconfortável. Os novos caminhões de cabine dupla foram projetados sob medida para atender às necessidades do município. A adaptação das cabines está proporcionando mais dignidade aos nossos funcionários”.

Tanto o VW Constellation 17.190 quanto o VW Constellation 24.280, os dois modelos que atuarão nos serviços de recapagem, são equipados com motorização MAN D08 capaz de desenvolver, respectivamente, 190 e 280 cavalos de potência. Outro importante diferencial do propulsor é a tecnologia EGR de pós-tratamento de gases de exaustão, que dispensa o uso de Arla 32.

“Oferecer veículos que atendam às demandas operacionais de nossos clientes nas mais diversas operações é algo que está em nosso DNA e isso se estende a soluções que proporcionem as melhores condições de trabalho a motoristas e passageiros de nossos veículos”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas. 
 
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DE VOLTA AO FUTURO.
Por Mauro Andreassa*

Segundo o Dicionário Houaiss, a palavra crise é, em medicina, “o momento que define a evolução de uma doença para a cura ou para a morte” ou de “dor paroxística, com distúrbio funcional em um órgão”.

Em economia, é “a fase de transição entre um surto de prosperidade e outro de depressão, ou vice-versa”.

Para a educação, prefiro ficar com a definição da medicina e tratar isto como uma doença que evolui, evidentemente com otimismo, para a cura.

A queda do PIB e outros indicadores econômicos geram um movimento que definirá a evolução da educação em engenharia. O momento não ofusca o que temos pela frente na indústria automobilística.

Vou citar dois dos mais excitantes desafios: o primeiro, os carros autônomos e mais seguros através de uma coleção de sensores e softwares. O outro, a necessidade de se reduzir os níveis de emissões de CO2.

Nem mesmo precisamos da antiga motivação que era o desaparecimento do combustível fóssil da face da terra. Pudera. Com o custo do barril de petróleo a meros U$ 48 descobrimos que ainda temos muito petróleo. Mas precisamos de carros elétricos e híbridos para nos tornarmos verdes e, portanto, uma parafernália de tecnologia de baterias, células, nanotecnologia e softwares para gerenciar tudo isso.

Para os carros sem motorista e que tampouco necessitam de gasolina, a inteligência artificial não é mais ficção. Decididamente as máquinas estão aprendendo a aprender e tomando decisões. O estudo das redes neurais permite que uma máquina se comporte como os neurônios humanos, onde informações fluem de uma célula à outra dando peso às sinapses de forma iterativa e gerando o que chamamos de aprendizado.

Então, leitor, atenção: vivemos duas crises, uma da economia e outra da educação. Não podemos deixar que a economia venha ofuscar o caminho para a cura da doença da educação no Brasil, que vem desde os tempos coloniais permeando todos os níveis da sociedade e alcançando até a engenharia.

E a cura consiste no seguinte tratamento: lançar-se neste admirável mundo novo, em busca de conhecimento visceral aliado a uma atitude desbravadora. Vejo um mundo onde empresas e profissionais aprendem a esquecer dos antigos paradigmas e abrem cérebros e corações para os novos tempos. 

Cérebros para a robótica, inteligência artificial, redes neurais, nanotecnologia, biochips. Diga-se que sólidos conhecimentos de conceitos da física, química e biologia são mandatórios. Não se sabe qual será a próxima inovação e por isso devemos ter pilares muito firmes na areia movediça que é a inovação, sob pena de nos afundarmos na lama da mesmice. Corações para os estudantes de engenharia e empreendedores, que devem ter uma nova atitude frente às mudanças.

A inteligência artificial bebe da fonte da psicologia cognitiva, uma ciência humana, apenas para citar um exemplo. Portanto, ciências exatas e humanas jamais voltarão a ter contornos tão bem definidos aos moldes clássicos.

Para desespero do pensamento conservador, os tentáculos das ciências exatas e das ciências humanas já se entrelaçam. Provavelmente os estudantes que estão frequentando nossos vestibulares hoje terão a disposição, quando formados, tecnologias ainda não totalmente desenvolvidas ou quem sabe até sequer imaginadas no mundo de hoje.

Não há certeza de nada. E isto torna o mundo muito emocionante. Melhor que qualquer ficção científica.










* Mauro Andreassa é membro do Comitê Educação de Engenharia do Congresso SAE BRASIL, South America STA Senior Manager Site da Ford, e professor no Instituto Mauá de Tecnologia.


Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo
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segunda-feira, 23 de novembro de 2015

INSTITUTO RENAULT INAUGURA NOVA SEDE DA ASSOCIAÇÃO BORDA VIVA.

Nova sede com 400 m2 vai ampliar os serviços à população. “Casa da Costura”, projeto de geração de renda para mulheres da região, lança nova coleção durante evento.

Uma década de parceria com muitas histórias para contar. A Renault do Brasil e a Associação Borda Viva completam 10 anos de uma parceria que já beneficiou mais de 50.000 pessoas no bairro da Borda do Campo, em São José dos Pinhais, nos arredores do Complexo Ayrton Senna, onde crianças, jovens e adultos tiveram suas vidas transformadas com os projetos da organização que tem objetivo o resgate das famílias em situação de vulnerabilidade social.


No momento em que essa parceria faz aniversário, o Instituto Renault (à frente no apoio aos projetos socioambientais da Renault desde 2010) e a Associação Borda Viva inauguram a nova sede da entidade, uma área construída de 400 metros quadrados, que chega para se somar aos espaços já existentes (que hoje comportam os projetos Cozinha Escola, Cozinha Comercial e Casa da Costura), o que permitirá melhorar qualidade de atendimento e também ampliar os serviços à população.

Os recursos aplicados na compra do terreno e construção da obra, da ordem de R$ 850 mil, representam contrapartidas decorrentes de financiamentos da Renault junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. Além das instalações para a nova sede, cuja construção foi iniciada no final de 2014, o Instituto foi responsável também pela compra e doação do terreno, que tem área total de 1.000 m², em 2013.

“Além de oferecer uma melhor infraestrutura para ampliar a realização das atividades, este novo prédio permitirá agregar outros serviços à comunidade e, consequentemente, melhorar os seus resultados”, destaca Caique Ferreira, Vice-Presidente do Instituto Renault. 

Criado há cinco anos, o Instituto Renault tem como objetivo a promoção de ações voltadas para a sustentabilidade socioambiental nas comunidades onde atua, através do desenvolvimento de parcerias e da formação profissional com foco em geração de renda.

Dentre os projetos geridos pela Associação Borda Viva beneficiados pelas novas instalações, destaque para o “Casa da Costura”, projeto de geração de renda cujo objetivo é oferecer formação às mulheres da comunidade em cursos de costura. Na ocasião do evento de inauguração, acontece também o lançamento da nova coleção da Casa da Costura que produz bolsas, mochilas, nécessaires, porta-objetos (como saquinho de lixo) para automóveis, entre outros produtos, que contou com a consultoria da PUC-PR. Os produtos estão disponíveis para compra no site: www.catalogobordaviva.com.

Esse trabalho é possível graças ao apoio de empresas e instituições parceiras que contribuem com a Borda Viva seja adquirindo os produtos e serviços da Associação seja com a doação de matéria-prima, como cintos de segurança, capas de bancos, lonas plásticas, retalhos de tecidos, etc. Atualmente as empresas parceiras são ABRARE, Acessibilidade Já, Anjo Marketing, AutoLiv, Construart, Chavelle, Cartório Borda do Campo, Casa Lar, Centro de Apoio Família, Dudalina, Ecovia, Faurecia, Concessionária  Globo, Instituto Nissan, Lajes Ivemar, L’Oréal, Lavitta, Estruturas Metálicas Norvaldo Tenfen, Panificadora São Francisco, Pailon Comunicação Visual, PUC-PR, STM, SESI-PR, Sol Técnica, Shopping São José, Vidraçaria Vitrine Leonardo Decontti, Provopar, Help, Sapore, Mitra e Marlene Venâncio.

Na inauguração deste novo prédio, as empresas parceiras ganharam uma singela homenagem na decoração da parte externa do novo prédio através de azulejos artísticos com o nome destas. A Associação Borda Viva também conta com o apoio de voluntários, dentre os quais colaboradores Renault, que dedicam parte do seu tempo para apoiar os projetos.

As criações das costureiras desse projeto também foram destaque no lançamento da picape Duster Oroch para imprensa da América Latina e rede de concessionários, no Rio de Janeiro, em setembro deste ano.

A construção da nova sede


O novo espaço melhora as condições e a qualidade do atendimento da Associação Borda Viva. O prédio foi projetado com soluções que reduzem o impacto ambiental como: a disposição do telhado permite a entrada de luz solar evitando a necessidade de acender as lâmpadas; a ventilação abundante, possível graças ao formato do edifício, favorece o conforto térmico. A nova sede também assegura total acessibilidade e segurança aos deficientes físicos.

Os projetos “Cozinha Escola” e “Cozinha Comercial”, “Casa da Costura” e “Cantinho da Leitura” ganharam espaços próprios, assim como as salas de administração. As instalações anteriores serão mantidas e passarão a ser utilizadas para outras atividades como cursos profissionalizantes para jovens estudantes, atividades para as crianças como oficinas de artes, atividades culturais, reforço escolar, entre outros.

Associação Borda Viva: transformando vidas


Gerida pela líder comunitária Rose dos Santos, trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que atende crianças, jovens e mulheres da região próxima ao Complexo Ayrton Senna (no bairro Borda do Campo, município de São José dos Pinhais – PR), sendo uma referência de desenvolvimento social sustentável nesta região.

Cerca de 5 mil pessoas são beneficiadas anualmente pelos projetos geridos pela Associação Borda Viva. Junto com o Instituto Renault, uma série de iniciativas em prol da melhoria da qualidade de vida, da educação e da geração de renda das famílias assistidas foram desenvolvidas nos últimos anos:

Casa de Costura: projeto de geração de renda, seu objetivo é oferecer formação às mulheres da comunidade em cursos de costura, estampagem em máquinas de silk. Elas produzem uma série de produtos que incluem sacolas, pastas, porta lixo para automóveis, nécessaires, entre outros artigos para brindes corporativos. Para garantir aos produtos um visual atrativo e moderno, o projeto passou a contar com a uma estilista, contratada para o design da nova coleção, bem como com o projeto de alunos do Curso de Design de Moda, fruto de uma parceria com a PUC-PR.

Cozinha Escola: foi o projeto que deu início ao trabalho social da Associação Borda Viva, em 2002; por meio desse projeto, a Associação oferece alimentação gratuita e nutritiva para crianças em idade escolar e que vivem em situação de vulnerabilidade social ou desnutrição na região. As refeições são preparadas pelas mulheres da comunidade e atendem diariamente 180 crianças, totalizando 45 mil refeições por ano.

Cozinha Comercial: mulheres da comunidade foram treinadas na área de alimentação e passam a comercializar refeições para a comunidade no restaurante da Associação Borda Viva. Além disso, as equipes trabalham também na produção bolos, pães, doces, salgados e sucos, entre outros quitutes típicos de serviços de coffee break, que são fornecidos, sob encomenda para eventos em empresas.

O Instituto Renault, criado há cinco anos, tem como objetivo a promoção de ações voltadas para a sustentabilidade socioambiental nas comunidades onde atua, trabalhando em três eixos: Capital Humano, voltado ao desenvolvimento social, a educação e a diversidade; Meio Ambiente, promovendo a sustentabilidade ambiental; e Educação para Segurança no Trânsito.

Imprensa Renault do Brasil.

ZEN RECEBE PRÊMIO DA ABRH POR PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE CULTURA VOLTADA AO CLIENTE.

A ZEN, maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo, é reconhecida mais uma vez pela Associação Brasileira de Recursos Humanos de Santa Catarina (ABRH-SC) com o prêmio Ser Humano, edição 2015. A empresa de Brusque foi condecorada no último dia 19 de novembro, na categoria Gestão de Pessoas, pelo programa “desenvolvimento de uma cultura voltada ao cliente”.

Iniciado em 2013, o programa foi criado com o objetivo principal de fortalecer a cultura orientada ao cliente e como consequência aumentar a satisfação dos 31 clientes globais cuja média, na época, era 70%. Dois anos depois, o percentual aumentou para 93%. Essa evolução pode ser comprovada pelas premiações que a ZEN vem obtendo de parceiros como General Motors, Bosch e da indiana Comstar, destacando-se como um dos melhores fornecedores.

“Os resultados desse trabalho, realizado sob comando da área de Desenvolvimento Organizacional responsável, pelas estratégias de Gestão de Pessoas são sustentáveis e mostram a evolução de um comportamento focado na satisfação de nossos parceiros comerciais, além de promover mais valor ao negócio e às pessoas”, explica Gilberto Heinzelmann, presidente da ZEN.

De acordo com Erika Sigaki, Gestora de Desenvolvimento Organizacional, “para alcançar esse objetivo foi preciso reunir outras áreas da empresa para desenvolver direcionadores comportamentais que orientassem a liderança a melhorar continuamente a qualidade e atendimento ao cliente. “O ideal é que cada um dos colaboradores chegue ao patamar de excelência. Isso significa se antecipar às necessidades dos clientes”, comenta Erika.

O Prêmio Ser Humano da ABRH de Santa Catarina reconhece profissionais, estudantes e organizações privadas e públicas que tenham realizado contribuições relevantes para a evolução da prática de gestão de pessoas, visando promover o desenvolvimento humano e das organizações.

A ZEN já foi vencedora do Prêmio nas edições de 2009 na categoria Projetos Sociais e 2014, nas categorias Gestão de Pessoas e Projeto Sócio Ambiental.

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SUBARU DIVULGA OS PREÇOS DOS NOVOS LEGACY E OUTBACK E INICIA PRÉ-VENDA.

Dentro de sua estratégia de ampliação da gama de produtos comercializados no País, a Subaru anunciou os preços das novas gerações dos consagrados modelos Legacy e Outback, que chegarão ao mercado brasileiro ainda neste ano.

Legacy R$ 152.900,00

Os novos Legacy e Outback estarão disponíveis para vendas a partir da primeira quinzena de dezembro, porém, simultaneamente à divulgação dos valores sugeridos desses modelos, a Subaru iniciou a pré-venda em toda a sua rede de concessionárias no Brasil. O cliente que realizar a compra de qualquer um dos dois lançamentos nesse período receberá o veículo em dezembro, em paralelo ao lançamento.

Um dos principais pontos fortes dos dois modelos é o altíssimo nível de segurança, proporcionado, principalmente, pelo conjunto mecânico formado pelo motor Boxer 3.6R, com 256 cv de potência, câmbio CVT automático Lineartronic e sistema de tração integral Symmetrical All-Wheel Drive.

O novo Subaru Legacy competirá no concorrido segmento brasileiro de veículos Sedans Premium. Ele conta com um design externo que mescla, de maneira ímpar, modernidade, elegância e robustez. No interior, destaque para o conforto e o amplo espaço, graças ao elevado padrão dos materiais utilizados no acabamento e as generosas dimensões, como a distância entre-eixos de 2,75 m, por exemplo.

Já o novo Outback é marcado pela versatilidade, amplo espaço interno, grande capacidade de carga e elevado padrão de segurança. É um veículo que combina as principais características dos modelos SUV, com as dos Crossovers.


Outback R$ 159.900,00

Os dois lançamentos serão comercializados em versões únicas de acabamento, com uma ampla lista de itens de série, principalmente no que se refere ao conforto e segurança, tais como revestimento dos bancos em couro, ar-condicionado dual zone, faróis de xenônio, câmera para auxilio em marcha à ré, controle eletrônico de velocidade com comandos no volante, teto solar e sistema de áudio com entrada USB/Bluetooth® para dispositivos eletrônicos externos.

Atualmente, a Subaru conta com 11 concessionárias, instaladas nas cidades de São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Brasília (DF), Curitiba (PR) e Recife (PE).

SUBARU
Gerson Almeida  
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Anderson Cavalcante
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Maira Nascimento 
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VOLKSWAGEN.

Volkswagen desenvolve solução inovadora para limpar o ar das cabines de pintura em Taubaté, reduzindo o uso de energia e a geração de resíduos.

O novo sistema permitiu reduzir em 73% os impactos ambientais energéticos, diminuindo também em 40% a geração de resíduos no processo de limpeza das cabines.

A Volkswagen do Brasil implantou na fábrica de Taubaté um conceito inovador e altamente eficiente para a retirada das partículas de tinta não absorvidas no processo de pintura, que proporcionou no período de um ano uma economia de R$ 6,5 milhões à unidade. O novo scrubber, que é o nome dado ao processo de limpeza do ar que circula nas cabines de pintura, absorve o overspray (resíduo de tinta que fica no ar) por meio de um filtro de fibra de vidro ou polímero, sem a necessidade de utilizar água ou energia eletrostática. As partículas de tinta que não aderiram à carroceria ficam retidas nas mantas, formando uma borra seca, que é enviada para destinação adequada, sendo reutilizada como fonte energética em coprocessamento.

O novo scrubber gerou uma patente para a empresa junto ao Instituto Brasileiro de Propriedade Industrial (INPI) e permitiu reduzir em 73% os impactos ambientais energéticos onde o sistema está instalado (relacionados ao aquecimento global; formação de chuva ácida; camada de ozônio e eutrofilização, que é o excesso de matéria orgânica em rios), diminuindo também em 40% a geração de resíduos no processo.

Tecnicamente simples e com forte apelo ambiental, o sistema foi desenvolvido por especialistas das áreas de manutenção e operação da própria Pintura da fábrica. Todo o processo utiliza 22 filtros em três camadas de mantas por linha de produção e sua manutenção acontece em uma única vez por dia, em paralelo à limpeza das cabines, sem que haja a necessidade de paralisar a produção. A troca da manta é realizada em apenas oito minutos.

“A iniciativa está em linha com o programa mundial da Volkswagen ‘Think Blue. Factory.’, que tem a meta de reduzir em 25% os consumos de água e energia, a destinação de resíduos do processo produtivo a aterros e as emissões de CO2 e de solventes até 2018 (em relação a 2010), em todas as fábricas da Volkswagen no mundo. Para conquistar essas metas, incentivamos nossa equipe a colaborar com ideias para o uso cada vez mais eficiente de recursos, além de investir em processos e equipamentos mais inovadores”, afirma o diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil, Celso Placeres.

Para o diretor da fábrica de Taubaté, Marcos Aparecido Ruza, a inovação representa um importante avanço tecnológico para a Volkswagen do Brasil e um marco para a fábrica de Taubaté. “A tecnologia desenvolvida pelos nossos profissionais está se tornando referência para outras unidades do Grupo Volkswagen, uma vez que o novo conceito está em estudo para ser implantado nas cabines de Pintura de outras fábricas do Grupo Volkswagen no exterior”, destacou.

Tecnologias da Pintura em Taubaté


Em operação desde 2013, a Pintura da fábrica de Taubaté estabeleceu novos padrões de tecnologia e proteção ambiental, sendo referência na indústria automobilística brasileira. As inovações tornaram o processo produtivo ecológico, permitindo reduções de 30% o consumo de energias (elétrica e térmica) e de 20% no consumo de água por veículo produzido, em comparação a um processo de pintura convencional.

O processo utiliza 110 robôs, tornando a pintura interna e externa dos veículos 100% automatizada. Essa tecnologia permite eliminar uma camada de tinta do processo (Primer). Além disso, nesse processo, os robôs fazem medição a laser, sem tocar na carroceria, para garantir a espessura da camada final aplicada. A tecnologia também oferece ganho ambiental, pois se elimina a energia necessária para uma etapa de secagem, referente ao Primer.

Outra inovação, o transportador de carrocerias usado nas fases iniciais da pintura, utilizado pela primeira vez na América do Sul, permite giro de 360 graus das carrocerias dentro dos banhos do processo eletrolítico (KTL). A tecnologia elimina eventuais bolhas de ar e melhora substancialmente a eficácia da proteção anti-corrosiva e a qualidade do produto.

A Pintura da fábrica de Taubaté também é ecológica, trabalhando com tinta à base d'água. Aliada a equipamentos e processos de alto rendimento e baixo consumo energético, essa tecnologia de tinta à base d'água permite uso mínimo de solventes e de gás natural em sua operação.

Atualmente a fábrica de Taubaté é responsável pela produção de todas as versões do Volkswagen up!, modelo com mais de 100 mil unidades produzidas desde 2014 e exportado para países como Argentina e Uruguai, marcou o início de uma nova era para a empresa no País, conciliando desempenho, economia de combustível e  segurança para os ocupantes. Os modelos Gol (que também é produzido na unidade da Anchieta) e Voyage também são produzidos na fábrica, que opera há 39 anos e já produziu mais de 6,3 milhões de veículos.   
   
Volkswagen do Brasil
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CONSÓRCIO NACIONAL VOLKSWAGEN LANÇA PLANOS COM 84 PARCELAS.


O Consórcio Nacional Volkswagen, administrador líder de mercado em número de clientes ativos entre as empresas ligadas a montadoras segundo o Banco Central, acaba de lançar planos com prazo de duração de 84 meses. As novas modalidades permitirão pagamentos mais baixos nas mensalidades. Além disso, também anuncia a inclusão de novos veículos, antes não contemplados.

Com o objetivo de deixar as parcelas mais atrativas para os consumidores, a companhia revisou as condições que estavam sendo praticadas e simplificou as categorias. “A partir de agora, os planos são Leve, Normal e Gold. Os dois primeiros têm a possibilidade de pagamento em até 84 prestações. O último, exclusivo para carros importados até 60”, explica Alessandro Lora Ronco, superintendente Executivo de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da empresa.

Além dos modelos que já eram compreendidos, os novos produtos incluem todas as versões da família up! TSI, o Voyage Evidence e as motocicletas Ducati Monster 821 e Hyperestrada. É possível adquirir o take up! duas portas, por exemplo, no plano de 84 meses com cotas de R$ 361,01. Já entre as motos, a recém-lançada Scrambler tem mensalidades de R$ 425,73.

Válido em todo o território brasileiro, o Consórcio Nacional Volkswagen não cobra  juros, e não possui entradas ou taxa de adesão.  “Ampliar o número de prestações máximas de 72 para 84 faz parte da estratégia de oferecer as melhores condições para os nossos clientes e ainda contribuir para o equilíbrio do seu orçamento doméstico”, afirma.


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PRÊMIO L’AUTO PREFERITA.

Os vencedores do L´Auto Preferita, premiação criada neste ano por Claudia Carsughi para homenagear e imortalizar a carreira de seu pai, Claudio Carsughi, serão anunciados na próxima 2ª feira (30). “O projeto foi levado às fabricantes e quase todas aderiram, acreditando desde seu primeiro ano”, destaca ela. “O foco principal desse concurso é a seriedade que sempre norteou o trabalho de meu pai e que também é refletido no excelente corpo de jurados que conseguimos reunir”.

Claudio e Claudia Carsughi.

No total, 19 jornalistas participaram da escolha dos vencedores, em 11 categorias: além do próprio Claudio Carsughi, Bob Sharp (AutoEntusiastas), Roberto Nasser (De carro por aí), Joel Leite (Agência Auto Informe), Vicente Alessi (Auto Data), Sílvio Porto (Motorcar), Joka Finardi (Super Top Motor), Vagner Aquino (Diário do Grande ABC), Luís Perez (Carpress), Ricardo Hernandes (Coisas de Agora), Fábio Trindade (Carplace), Eugênio Brito (UOL Carros), Sérgio Dias (Alpha Autos), Diogo Oliveira (R7), Paulo Bogado (Record), Claudia Moraes (USAC), Paulo Rogério (Tribuna de Santos), Pedro Kutney (Automotive Business) e Emilio Camanzi.


Além da eleição por categoria, dez personalidades escolherão o Carro preferido de sua vida. Participaram desta escolha nomes do automobilismo como os pilotos Felipe Massa, Rubens Barrichello, Emerson Fittipaldi, Lucas di Grassi e Luciano Burti, o apresentador Ronnie Von, e os jornalistas Reginaldo Leme, Suzane Carvalho, Mario Pati e Luiz Carlos Secco. Pati e Secco, a propósito, também receberão uma homenagem especial durante a premiação, por suas contribuições à imprensa automotiva.

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VOLARE ANUNCIA NOVO DIRETOR-GERAL.

O administrador de empresas Gelson Zardo assumiu o cargo de diretor-geral da Volare, Unidade de Negócio da Marcopolo S.A. e fabricante de veículos comerciais leves para o transporte de passageiros. 

Gelson Zardo já atuava como diretor de Operações e tinha sob sua gestão as áreas de Novos Projetos, Produção e Qualidade, incluindo a nova unidade de São Mateus, no Espírito Santo, e vai acumular as duas funções.  Foto: Julio Soares

De acordo com Zardo, sua missão será reorganizar as atividades internas da Volare, com foco na agregação de valor à operação e seus produtos. “O momento vivido pelo Brasil, sobretudo a indústria automobilística, é delicado. Para superarmos mais este desafio, precisamos readequar nossa empresa às atuais demandas e necessidades do mercado brasileiro e internacional”, destaca.

Gelson Zardo fez sua carreira profissional na Marcopolo, principal fabricante de ônibus do Brasil, onde ingressou em 1981. Atuou em diversas áreas e funções, inclusive como diretor de unidades controladas no Brasil, como a Marcopolo Rio, e no exterior, gerenciando as parcerias estratégicas na Índia, no Egito e na África do Sul. Sua trajetória profissional inclui atuação na área comercial, em aquisição e logística, em produção e em recursos humanos. Na área social, atuou como diretor adjunto da Fundação Marcopolo no período de 2009 a 2011.

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul, com Especialização em Gestão Financeira pela mesma Universidade e MBA em Gestão Organizacional pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, Gelson também realizou diversos cursos na área de administração, como o Programa de Gestão Avançada da Amana Key, o programa de liderança da Fundação Dom Cabral e a Missão Técnica ao Japão do IMAM.


Secco Consultoria de Comunicação
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SMARTTECH LANÇA METODOLOGIA INÉDITA PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS PRIMÁRIAS.

Com foco também no setor de embalagens a SMARTTECH, empresa 100% brasileira especializada em tecnologia e serviços de apoio a projetos de engenharia, criou um grupo para dar suporte ao desenvolvimento de embalagens. Uma das etapas a serem contempladas é o desenvolvimento das embalagens primárias (aquelas que ficam em contato direto com o produto), segmento que acumula perdas que somam bilhões de dólares anuais em todo o mundo devido a problemas de projeto, transporte e processo. 

A metodologia compreende a aplicação de softwares e equipamentos de última geração combinada a várias técnicas, sob a supervisão de equipe multidisciplinar de engenheiros treinados para o atendimento personalizado a cada caso. 

De acordo com a engenheira Mariana Rollo Batista, diretora técnica da SMARTTECH um dos desafios no desenvolvimento de embalagens são as variações de projeto e processos produtivos. 

“Hoje a maioria dos projetos ainda é desenvolvida pelo processo de tentativa e erro, que somada à desvios de processo redundam em perdas que chegam a mais da metade da produção em muitos casos”, aponta Mariana.

Mariana explica que a tecnologia consegue, com larga vantagem, identificar e solucionar obstáculos para atingir os requisitos de engenharia e marketing solicitados para a embalagem, tais como distribuição de espessuras, resistência mecânica e design. “Com tecnologia e método é possível definir como deve ser o processo para o desenvolvimento do projeto específico e sugerir modificações que favoreçam sua otimização, com redução de protótipos e redução substancial de custos e prazo de validação”, afirma.

Metodologia


Com softwares capazes de definir sem necessidade da construção de protótipo,a metodologia que faça por exemplo com que um frasco de água tenha as características certas de altura, diâmetro, curvatura , resistência ao squeeze (aperto) e ao empilhamento, a engenharia da SMARTTECH avalia com alta precisão a presença de falhas em todas as suas variáveis, e faz as alterações virtualmente de maneira automatizada fornecendo soluções que atendam aos requisitos necessários.

Na simulação do transporte, com shakers e atuadores, o trajeto que um caminhão faria em duas semanas de teste pode ser realizado, por exemplo, em algumas horas por meio de testes de durabilidade acelerada. “A tecnologia cria um fluxo de otimização que inclui os processos produtivos e cada etapa do desenvolvimento do produto, o qual gera parâmetros e diversas combinações e repostas que reduzem drasticamente o número de protótipos, pois são assertivos”, explica Mariana.

Com as tecnologias e os equipamentos dos laboratórios da SMARTTECH, no TechCenter da empresa em Holambra (SP), é possível desenvolver projetos com previsibilidade e soluções nas condições de uso típico das embalagens, que incluem a movimentação da fábrica ao consumidor, montagem final em pallet, desenvolvimento dos processos típicos de manufatura, como por exemplo sopro e injeção, além de aplicações de matérias-primas metálicas e testes físicos. O objetivo é a redução do tempo e do custo de desenvolvimento da embalagem, bem como o seu aperfeiçoamento para torná-la resistente às cargas de transporte. 

Companhia de Imprensa 
Maria do Socorro Diogo
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