sexta-feira, 27 de novembro de 2015

CHEVROLET PROMOVE FEIRÃO DE FÁBRICA COM DESCONTOS DA BLACK FRIDAY.

Feirão acontece neste sábado e domingo, 28 e 29 de novembro, no pátio da empresa, em São Caetano do Sul, com descontos de até R$ 11 mil.

Toda linha Onix e Prisma com taxa zero em até 30 vezes.

A grande novidade desse feirão é o estande especial mostrando o novo lançamento da Chevrolet, o sistema OnStar. Um grande botão do OnStar será exibido e os clientes do feirão poderão vivenciar a experiência das funcionalidades do sistema como pesquisas rápidas na Internet, reservas, envio de destino ao GPS do veículo, solicitar assistência mecânica, elétrica ou médica em caso de emergência e informações sobre situações de tráfego (vias alagadas ou bloqueadas).

O feirão Chevrolet contará com uma ampla estrutura, como showroom coberto, onde os visitantes poderão apreciar de perto nossos carros e conhecer seus detalhes e estacionamento gratuito. Na fábrica de São Caetano do Sul, o acesso será pelo Portão 1, localizado na Avenida Goiás, 1.805, das 9h às 20h. 

Principais ofertas

ONIX LT 1.0 R7H (Motor 1.0L SPE/4, duplo air bag frontal, freios ABS com EBD, ar condicionado de série, bancos do motorista com ajuste de altura, desembaçador traseiro integrado, tecido com costura na cor Ice Blue, painel de instrumentos em dois tons e velocímetro com display digital e iluminação LED, direção hidráulica, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos e chave canivete).
Bônus de R$ 4.000,00

TRACKER LTZ 1SE (motor EcotecFlex 1.8L Dual CVVT com duplo Comando de válvulas, nova Transmissão GF62: desempenho muito melhor, mais fluida e com respostas mais rápidas, câmera traseira, nova Roda de alumínio 18' com pneus medida 215/55, sistema de freios anti-blocante ("ABS - Anti-lock Braking System"), sensor de estacionamento traseiro, comandos para acessar as funções do sistema de som e piloto automático no volante, sistema multímidia MyLink com Tela LCD sensível ao toque de 7”, air bags frontais e assentos traseiros flexíveis “Flat Floor”)
Bônus de R$ 7.000,00

TRAILBLAZER V6 Gasolina (motor 3.6L V6 gasolina de 277 cavalos, nova calibração da transmissão automática, o que proporcionou trocas de marcha ainda mais suaves, forração de couro bicolor para os bancos e painel com detalhes em preto brilhante, sistema de isolamento acústico reforçado e pela nova suspensão, injeção direta de gasolina SIDI (Spark Ignition Direct Injection), motor 3.6L HFV6 em bloco em alumínio com camisas em ferro fundido nodular, transmissão automática de seis velocidades com nova calibração, revestimento em couro premium bicolor dos bancos traz o tom Brownstone como predominante, airbags laterais e de cortina, os controles eletrônicos de tração e de estabilidade (TC e ESP), controle de balanço de reboque (TSC), Assistente de Partida em Rampas (Hill Start Assist), Assistente de Descida (Hill Descend Control), banco do motorista com regulagens elétricas e sistema multimídia Chevrolet MyLink com GPS e câmera de ré completam a relação).
Bônus de R$ 11.000,00

Taxa de abertura de crédito no valor de R$ 560,00 não inclusa no cálculo financeiro. Os veículos Chevrolet estão em conformidade com o Proconve - Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. Ofertas válidas para o período de 22/8/15 a 23/8/15, para o Feirão na Fábrica de São Caetano do Sul, apenas, para veículos Chevrolet 0 km adquiridos no Feirão. Ofertas não válidas ou cumulativas com modalidade de venda direto da fábrica, taxistas e produtores rurais. Consulte condições no Feirão. - www.chevrolet.com.br - SAC: 0800 702 4200 - Ouvidoria GMAC: 0800 722 6022 - Responsável pela distribuição: WO Promoções Ltda

Serviço: Feirão de Fábrica de São Caetano do Sul
Local: Fábrica de Motores de São Caetano do Sul (SP)
Endereço: Avenida Goiás, 1805, bairro Santa Paula - São Caetano do Sul (SP)
Data: 28 e 29 de novembro
Horários: 28 de novembro de 2015, das 9h00 horas às 20h00
29 de novembro de 2015, das 9h00 às 20h00. 

Imprensa General Motors do Brasil.
Julia Bastos
(11) 4234-7115 
julia.bastos@gm.com
Felipe Nóbrega
(11) 4234-6282 
felipenobrega.arado@gm.com
Beatriz Matarazzo
(11) 4234-8783
beatriz.matarazzo@gm.com
Nelson Silveira
(11) 4234-7005
nelson.silveira@gm.com

FIAT LANÇA NOVA SÉRIE ESPECIAL ADVENTURE EXTREME.

A nova série especial que chega primeiro na versão Adventure da picape Strada, tanto para Cabine Dupla como para Cabine Estendida, traz mais tecnologia a bordo e detalhes que ressaltam uma personalização ainda mais marcante.

Até o final do ano, os outros modelos da linha Adventure também passarão a contar com esta Série Especial.

O principal destaque da Série Especial Fiat Strada Adventure Extreme é a nova Central Multimídia com de câmera de ré, que agrega bastante tecnologia e várias funcionalidades, oferecendo muita comodidade para o motorista e também para os passageiros.




A nova Central Multimidia, presente em todos os modelos desta nova série especial, traz tela de 6,2” Touch Screen, com as seguintes funções: TV digital, Navegador, Bluetooth, Câmera de ré, rádio AM/FM, DVD, CD Player, USB, entrada auxiliar, chamadas telefônicas e controle dos comandos no volante. Isso se traduz em muita sofisticação, segurança e praticidade a bordo da nova Série Especial.


A Adventure Extreme traz ainda vários diferenciais. São eles: rodas de liga leve 16” com pintura exclusiva; moldura do para-choque dianteiro escurecida; grade frontal escurecida; faróis de máscara negra; barra da caçamba escurecida e sobre tapetes exclusivos Extreme. Também ganhou duas cores inéditas – Verde Amazon e Branco Kalahari - e badge exlusivo Extreme.


Com preços muito competitivos, a Fiat Strada Adventure Extreme chega com um excelente contra valor de 25% em relação aos itens que compõem essa série especial. Uma grande vantagem para cliente que busca o conceito aventureiro, tanto para o lazer quanto para o dia a dia.

Strada Adventure Extreme CE – R$ 64.750,00
Strada Adventure Extreme CD – R$ 71.120,00

Imprensa Fiat Chrysler Automobiles.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

DE CARRO POR AÍ.
Por Roberto Nasser*

PEUGEOT FECHA CICLO DE NOVIDADES COM 408 MERCOSUL.

Marca francesa renovou produto enfocando em sua postura de mercado de ampliar conteúdo de seus produtos e pareá-los com a visão popular de os Peugeot serem de construção e conteúdo refinados. Não fez mudanças estruturais, mas criou intervenções para caracterizar o automóvel como atrativo sobre o modelo já conhecido. Razão simples: dificuldades de mercado, queda de vendas e, consequentemente, de faturamento e lucros. Orçamento contido, usou de charme e inventividade para aplicar mudanças caracterizadoras de um novo ano/modelo, e atrair interesse sobre o 408 – ou como a imprensa o chama, Restyling Mercosul.

O 408 traz a nova identificação familiar da marca, com o capô indo até a grade frontal, com barras horizontais cromadas, acolhendo a imagem do leão, secular caracterizadora da marca. Mantendo o uso do grupo óptico como elemento de decoração, no caso tornando-os mais afilados e com moldura cromada, criando uma extensão da grade frontal. Luzes diurnas em LED, como assinatura luminosa. Para choques reformulados na dianteira e traseira.

Na outra vertente de implementar o conteúdo, veículo tem ar condicionado Bi-Zone, central de multimídia com espelhamento e link My Peugeot, alarme e sensor de estacionamento traseiro, seis almofadas de ar, regulador e limitador de velocidade, controle de estabilidade. Câmera de ré, equipamento já democratizado, mandatório em produto deste padrão e nível de mercado está na versão Griffe, topo de linha.

Mecânica conhecida, motor 2,0 litros, transmissão automática de seis velocidades e, na versão Griffe, superior, 1,6 litro, 16 válvulas, injeção direta, bi combustível, turbo e 173 cv, torque de 24,5 m.kgf, bomba de injeção com pressão de 200 atmosferas capaz de substituir a necessidade do aquecedor para partidas a álcool. No aprimoramento, a transmissão foi alongada 11%, para reduzir consumo.

Versão de entrada, Allure, motor 2,0 litros, 16 válvulas, flex, 143/151 cv, gasácool/álcool, transmissão automática de seis velocidades, com opção de troca manual. Rodas em liga leve, 17”.

Internamento novo desenho para os bancos, revestimento em couro e tecido. Ótimo porta malas com 526 litros de capacidade, e alças telescópicas para integral aproveitamento do espaço.

Quantum
Peugeot 408
R$
Allure 2.0 automático
75.990
Griffe 1.6 THP
      86.990


Peugeot 408 

VW se reinventa

Enfrentando problemas causados por emissões superiores ao limite legal, cobranças, multas, ações diversas, Volkswagen tenta se entender interna e externamente. Iniciou processo de catarse, com afastamento e dispensa de diretores e funcionários com alguma vínculo ao problema, busca dos caminhos e agentes internos. Conseguiu desenvolver solução para corrigir as emissões dos motores, submetendo-a a autoridades norte americanas e alemães, contendo o custo a 10 euros para cada uma das 11 milhões de unidades.

No âmbito Interno, entendimento e ações comuns de áreas e departamentos buscando colaboração em busca de resultados para superar os problemas e recuperar imagem e confiança.

No Brasil, providências iguais e ações para se re aproximar dos consumidores. Primeira delas, mudança do pouco inteligível slogan Das Auto - o carro. Terá frase nacional, de comunicação mais fácil e menos imperial. 

Roda-a-Roda

Coragem – Daimler AG, nome da secular marca abrigando a Mercedes, proposta corajosa nos EUA: produzir nova linha de transmissões automáticas para caminhões pesados; e um novo motor diesel.
Tradição – Quer mudar o mercado, onde preferência de motoristas de caminhões pesados é por câmbios secos, caixas de marcha sem sincronização. E, na compra, especificam caminhões, câmbio, diferencial, motor, para a montadora configurar o produto. Lá, diesel Cummins lidera.
Pacote – Ideia é produzir tudo em casa, incluindo motor e transmissão, nas beiradas de Detroit, na Detroit Diesel - talvez a empresa que mais mudou de donos, sempre lembrada pelos motores de alta rotação e ruído peculiar – descontinuados pela Penske, dona anterior, e agregar tudo nos caminhões Freighliner, Daimler.
Rápido – FCA mudou, novamente, cronograma Alfa. Não mais atrasará vendas da Quadrifoglio, a poderosa versão do Giulia, outras, e o SUV.
Versão – Antecipou sedã esportivo para maio 2016 e, novidade, versão de menor preço, dias após. Nesta, motor de quatro cilindros, 2,0 e 280 cv.
Foco – Renascer da marca mantém imagem de sedã com performance. O trevo de quatro folhas, o Quadrifoglio, integra tradição – usa-o desde 1923, quando Ugo Savacci, piloto Alfa, pintou-o em seu carro e venceu a Targa Florio.

Detroit, esportivo, elétrico

Enfim – Carros elétricos são, no usual, trapizongas em estilo. Detroit Electric Holding, holandesa na Inglaterra, é exceção. Faz roadster  com linhas esportivas, 1.080 kg, 285 cv, 249 km/h como final. Ganho tecnológico, densidade energética, 140W/kg, autonomia de 290 km e recarga em 4 horas. Vendas só Europa e Ásia.
Argumento – Tradição vende automóveis, e Fiat acordou com japonesa Mazda dividir produção de pequeno conversível, re batizando-o 124 Spider. Motor Fiat 1.4 MultiAir, 140 cv. Mazda será o Miata 5, motor mais forte.
Macri - Eleição de Maurício Macri à presidência da Argentina traz alento para a indústria nacional. Macri é do ramo, e a família teve fábrica de automóveis. Desdobramentos do convívio, é contra o modelo bolivariano, metástase a partir da Venezuela; pedirá sua exclusão do Mercosul por não cumprir cláusula de transparência. 
Aqui - Internamente sua eleição mostrou a inutilidade da assessoria internacional interna da Presidência da República, apostando e apoiando o derrotado kirshneirismo. A promessa de articulação com a União Europeia e blocos econômicos, pode colocar o Brasil a reboque da Argentina.
Novidade 1 – Audi marcou data para apresentar a primeira versão de seu A3 sedan nacional, o 2.0. Início de dezembro.
... 2 - Fiat ajustou surgimento do picape Toro: meio de fevereiro.
... 3 - E Mercedes confirmou inaugurar sua fábrica de automóveis em Iracemápolis, SP: março 2016.
Versão – Renault fez versão decorada do seu Duster, ex líder do segmento, para reagir ao ataque de Honda HR-V e Jeep Renegade. Usou a imagem de desafio e resistência do Rallye Dakar: adesivos, rodas pretas em ferro, aro 16”,  pneus 215/65R16, mais largos. Interior mantém sistema Nav Evolution com acesso a mídias sociais.
R$? – 71.480 versão 1.6, a R$ 83.980 para 2.0, 4x4, suspensão traseira Multilink.
Mico - Anúncio do sítio Mercado Libre.com.ar coloca à venda Duster apresentado pela Renault, como preparado pelo mago Oreste Berta para disputar o Rallye Dakar. Entretanto proprietário esclarece, documentação e mecânica é de picape VW Amarok com casca de Duster. Que mico. Aqui: http://auto.mercadolibre.com.ar/MLA-591918952-volkswagen-amarok-rally-dakar-_JM
Modelo – Projeto nacional, Citroën AirCross exibe novidades anunciadas pela Coluna: assinatura luminosa, em LED; nova central multimídia, tela de toque com 17,5 cm, espelhamento, câmera de ré. Apuro na direção, suspensão, relação de transmissão para reduzir consumo, pneus ecológicos, função de direção econômica. Uma das versões aduziu o estepe externo.

Novo AirCross

Jogo Duro – Maior picape no mercado, a mexicana RAM 2500 chega ao país revista e melhorada, muito implementada em serviço, em especial pelo aumento de potencia a 330 cv, torque de 104 m.kgf no motor Cummins, diesel, L6, 6,7 litros, transmitidos por câmbio automático de seis velocidades, capacidade de reboque de 7.750 kg.
Faz – Tração 4x4, freio motor no escapamento, como diesel de serviço, macho man como nunca, rodas 18”, opção atualmente inédita de pintura em duas cores, aprimoramentos e equipamentos, custa, sem concorrente, R$ 250 mil. Exige Carteira de Habilitação C.

Dodge RAM, jogo duro

Promoção – Black Friday, sexta feira de preços promocionais, engatinhando no Brasil, foi aproveitada pela Volkswagen na semana inteira, vendendo Gol a preço de nota fiscal de fábrica e financiamento a taxa Zero. Mantém sua campanha Volkswagen#vale, enfatizando construção e valor de revenda.
Prática – Resultados práticos da gestão de Philipp Schimer e da corajosa contratação de Roberto Leoncini à Scania, são novas versões de produtos, desenvolvidas no Brasil após ouvir revendedores e usuários.
Jogo duro – Semi pesados 3030 e 3026 tem novos chassis reforçados, configuração 8x2; 2730 6x4 para construção civil e operações fora de estrada; e 1729 coletor de lixo com opção de transmissão automática. Uso de quatro eixos de fábrica, aplicou mecanismo capaz de elevar dois quando com carga menor.
Conforto – Bosch testa sistema de embreagem com acionamento eletrônico. É o e-clutch. Dispensa uso do pedal de embreagem, e a mudança de marchas é feita pela alavanca. Tem roda livre, como nos DKW Vemag – quando o acelerador é solto, o motor cai em marcha lenta. Preço definirá sucesso como substituto de câmbio automático ou automatizado.
Ecologia – Pirelli lançou Cinturato P1 Plus, primeiro pneu com etiqueta de eficiência energética. No Programa Brasileiro de Etiquetagem, do Inmetro, notas A na frenagem em piso molhado, e B-C em economia de combustível.
Economia – Tem 25% menos de resistência ao rolamento, permite 5% em redução de consumo de combustível, oferece mais estabilidade, é para o mercado de reposição, produzido dos aros 15 a 20 polegadas.
Tecnologia – Shell amplia linha de produtos à base de óleo básico gerado por natural: Helix Ultra SN 5W-20;  SN 5W-30; e ECT C2/C3 0W-30, estes para motores diesel. Diz, característica anti fricção reduz consumo em até 2,6%.
Varejo – Pósitron marca de alarmes para automóveis, será vendido em gôndolas de lojas e supermercados. Ideia é aproximar cliente do equipamento, acompanhado de um cartão, e com este fazer contato com a empresa e ter indicado o instalador mais próximo. Valores de cobertura a partir de R$ 59,90.
Cultura – Única editora brasileira com consistente agenda de lançamentos sobre automóveis, a Alaúde tem novo livro na praça: AC Cobra – a verdadeira história por trás da lenda. Rinsey Mills, Acsista, conta a história da união intercontinental, a fórmula de colocar motores de grande cilindrada em carros leves, como ocorreu com a proposta do texano Carroll Shelby à britânica AC.
História – Referência esportiva e, cinquenta anos após, um dos produtos mais difundidos e replicados mundialmente. Livro traz muitos dados históricos e lista os chassis de quase todas as 1.000 unidades produzidas. 160 páginas, R$ 80.

Capa do livro sobre o mítico AC Cobra

Questão – Vídeo na Internet, com filmagens e fotos, levanta dúvida se a morte de Ayrton Senna, Ímola, 1994, ocorreu após a batida no guard rail, ou antes. Ou, se o acidente o matou, ou se estava morto e daí o acidente. Está
Gente – Juliana Lopes Nunes, engenheira, promoção. 0000 coordenadora geral da CGIT - Coordenação Geral de Infraestrutura do Trânsito, Denatran. 000 Merecido. É do ramo e do órgão. OOOO Gelson Zardo, administrador, MBA pela FGV, promoção. OOOO Diretor Geral da Volare, divisão de ônibus da Marcopolo, incluindo gestão sobre a fábrica em São Mateus, ES. OOOO

A vida da Árvore da Vida

Preocupada com o entorno de sua fábrica e a falta de perspectiva para crianças e jovens, Fiat resolveu concentrar esforços no programa Árvore da Vida. Focou na inclusão social deste público através de ações sócio educativas e capacitação profissional de jovens e adultos do Jardim Teresópolis, com 33 mil habitantes.

Finalidade básica, melhorar as condições de vida e redução da pobreza da comunidade, revitalizando espaços, fomentando o desenvolvimento comunitário, gerando trabalho, provocando o empreendedorismo, a educação. Não se resume a repassar recursos, mas de induzir, instigar, promover, apoiar. A soma de ações e gentes melhora o entorno e a vida da comunidade, fundada em três pontos: fortalecimento da comunidade, mobilizando lideranças para atuar como protagonistas; ações sócio educativas, experiências de arte e cultura, canto, percussão, oficinas esportivas, capacitando educadores da rede pública; e geração de trabalho e renda, como a Cooperárvore, cooperativa formada por mulheres da comunidade para aproveitar materiais re aproveitados da produção de automóveis Fiat, ou doados por terceiros. A Cooperativa promove renda para o sustento da família, sem se afastar do acompanhamento dos filhos.

Até 2014 o projeto havia beneficiado 20 mil pessoas.

Marco Antonio Lage, diretor da FCA, responsável pela implantação e coordenação do projeto, escreveu livro a respeito, O Mundo pode ser melhor. Conta casos e mostra que pode ser aplicado em várias escalas. Coisa boa, a Renault pediu treinamento e replica em Curitiba.

O livro do Marco 




Roberto Nasseredita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.

ALTA RODA.
Por Fernando Calmon*

OPORTUNIDADE PERDIDA.


A 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito, realizada semana passada em Brasília, foi meritória por reunir experiências nesse tema tão complicado ao redor do mundo. Acima de tudo, ficaram registradas assimetrias por todos os lados dadas as diferenças culturais, de mentalidade e de desenvolvimento econômico entre os países.

O documento final, denominado de Projeto de Declaração de Brasília, é muito longo e burocrático. Só a introdução inclui 31 tópicos, seguidos por mais 30 itens de ações recomendadas para “fortalecer o gerenciamento de segurança no trânsito e aprimorar a legislação e a fiscalização”. Além do conteúdo repetitivo, algumas organizações internacionais, na ânsia de se destacar, forçaram sugestões difíceis de aceitar dentro do bom senso. Optaram por pecar pelo excesso e pintam um quadro ainda mais sinistro.

Ninguém sabe ao certo quantas pessoas morrem em acidentes terrestres. Estatísticas são, de fato, precárias entre outras razões por exigir dinheiro e coordenação, raros em países pobres e até emergentes. O número em voga chega a 1,25 milhão de mortes/ano, porém o mundo tem 7 bilhões de pedestres permanentes ou eventuais, 1,2 bilhão de veículos motorizados de quatro ou mais rodas e bem além disso entre motocicletas e bicicletas. As distâncias percorridas são descomunais, mas quem leva em conta? Nos países desenvolvidos e de média força econômica os mortos registrados representam cerca de 120.000/ano (10% do total).

O governo brasileiro anunciou, finalmente, sua adesão “em pouco tempo” ao protocolo WP.29, o Fórum Mundial para a Harmonização dos Regulamentos Veiculares, da ONU. Desde 1952 há tentativas, com maior ou menor sucesso, de coordenar os esforços de vários países em melhorar segurança veicular, emissões, eficiência energética e até dispositivos antifurto. O desastrado projeto de rastreadores no Brasil teria sido evitado sob o WP.29, fora outros desmandos.

No entanto, a obrigatoriedade do sistema eletrônico de estabilidade (ESC, sigla em inglês) ainda está em “fase final de discussão”, segundo o ministério das Cidades. Previsão de anúncio para todos os automóveis é o final deste ano, com prazo até 2020. Perdeu-se, assim, a oportunidade de algum protagonismo do Brasil na conferência, pois dificilmente cumprirá a meta de redução pela metade do número de mortes, depois de o País ter aderido à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, outra campanha da ONU. O ministério também acenou que iniciará, “em breve”, estudos para implantar algum sistema de frenagem autônoma.

A organização Global NCAP lançou a iniciativa de âmbito mundial Stop the crash (em tradução livre, Basta de acidentes). Além do ESC e do ABS para motos, preconiza três níveis de frenagem emergencial a fim de evitar colisões em cidade e estrada, além de atropelamento em baixa velocidade (o mais comum). Cada acionamento automático de freio tem custo diferente, mas o conjunto deles ficaria mais barato de implantar, se houvesse adoção simultânea em muitos países. Também sugeriu sistema de monitoração da pressão de pneus, defendido por essa coluna por sua atraente relação custo-benefício.

RODA VIVA


APESAR de manter o nome Captur, o crossover médio-compacto que a Renault produzirá na fábrica paranaense nada tem a ver com o produto original, concorrente do Peugeot 2008, à exceção de sutis traços de estilo. Estrutura é o da família Logan/Sandero/Duster/Oroch e as dimensões internas permitem até sete pessoas. Lançamento previsto para daqui a um ano.

NOVEMBRO marca os 40 anos de criação do Proálcool, o pioneiro programa de combustível renovável que ajudou o País a atravessar o segundo e mais grave choque do petróleo nos anos 1980. Atualmente os EUA produzem mais etanol que o Brasil, mas no uso em motores flex continuamos bem à frente. Essa tecnologia é oferecida por 19 marcas e cobre 90% do mercado.

NADA como a boa concorrência. EcoSport com  motor de 1,6 litro mais potente (131 cv) e câmbio automatizado de duas embreagens, a preço competitivo na faixa do HR-V e do Renegade, pode ganhar fôlego até chegar a reestilização em 2016. Câmbio de seis marchas em algumas situações fica mais lento nas trocas, mas no geral o nível de conforto oferecido é bom.

MECANISMO fiscal de substituição tributária do ICMS (uma aberração brasileira) até funciona em tempos de vendas boas para evitar sonegação. Mas, em situações extremamente difíceis como a atual, é um fator que segura descontos legítimos de preços. Afinal, não dá para recolher impostos sobre uma base alta fictícia imposta pelos Estados. Todos saem perdendo.

MODISMO de estepe externo pendurado na tampa de modelos aventureiros e pseudoaventureiros está em paulatino recuo. Além do custo maior, estética discutível e eventuais danos a outros carros em manobras de estacionamento há ainda o peso extra de reforços estruturais e aerodinâmica prejudicada. Em tempos de economia de combustível é tudo o que não se quer..





Fernando Calmon é jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna Alta Roda começou em 1999. É publicada no Coisas de Agora, WebMotors, na Gazeta Mercantil e também em uma rede nacional de 52 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). 
Escreva para Fernando Calmon: fernando@calmon.jor.br ou o acompanhe pelo Twitter: www.twitter.com/fernandocalmon.

CASE É ELEITA A MELHOR MARCA DE MÁQUINAS DE 2015.

A Case Construction Equipment é a vencedora do Prêmio AutoData 2015, um dos mais disputados da indústria automotiva no país. A marca foi escolhida a melhor empresa na categoria “Montadora de Máquinas Agrícolas e de Construção”, concorrendo com outras fabricantes.


Roque Reis, vice-presidente da CASE para a América Latina, recebeu o prêmio  em evento promovido pela editora em São Paulo, diante de uma plateia com centenas de executivos e empresários do segmento automotivo nacional.

“Esse prêmio é um reconhecimento pela história que a CASE construiu no Brasil, onde está presente há mais de 90 anos, e onde começou a produzir há meio século. Somos uma marca consolidada, que conhece bem o Brasil e está preparada para atender a todos os segmentos que utilizam as máquinas de construção”, afirmou Reis. 

O portfólio de produtos da CASE cresceu mais de 170% nos últimos nove anos e é composto hoje por 33 modelos em oito linhas. A penetração da marca no agronegócio também tem aumentado anualmente e hoje representa 10% das vendas totais. As máquinas de construção têm papel importante no setor, sendo indispensáveis para a manutenção das unidades, abertura de estradas para escoamento da produção e também nos sistemas produtivos.

O Prêmio AutoData, realizado há 16 anos pela AutoData Editora, elege e reconhece publicamente empresas, produtos e personalidades que se destacam no setor automotivo brasileiro, segundo a avaliação de especialistas e executivos que atuam no segmento. A cada ano, os casos de sucesso são monitorados, avaliados e selecionados pelos jornalistas que compõem o corpo editorial.

A escolha dos vencedores é feita por meio do voto direto dos assinantes da revista, da Agência AutoData de Notícias e participantes do Congresso AutoData Perspectivas, realizado anualmente em outubro. Em 2015, 51 marcas e empresas concorreram em 21 categorias. 

A Case Construction Equipment comercializa e dá suporte a uma linha completa de equipamentos de construção ao redor do mundo, incluindo a primeira retroescavadeira fabricada, escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras, pás carregadeiras, rolos compactadores vibratórios, tratores de esteiras, minicarregadeiras, carregadeiras de esteiras compactas e empilhadeiras. Através dos revendedores CASE, os clientes têm acesso a um verdadeiro parceiro profissional com equipamentos de classe mundial e suporte de pós-venda, garantias líderes de mercado e financiamento flexível. A CASE é uma marca da CNH industrial NV, líder mundial em bens de capital listada na New York Stock Exchange (NYSE: CNHI) e no Mercato Telematico Azionario da Borsa Italiana (MI: CNHI). Mais informações sobre a CNH industrial podem ser encontradas online em www.cnhind.com.

Foto: Simão Salomão

Página 1 Comunicação.
Regina Trombelli
regina@pg1com.com
(41) 3018-3377

FEDERAL-MOGUL CONQUISTA O PRÊMIO AUTODATA 2015 COMO A MELHOR EM PEÇAS, PARTES E COMPONENTES.

A Federal-Mogul, divisão Motorparts, foi a vencedora da 16ª edição do Prêmio AutoData 2015, um dos mais tradicionais do setor automotivo brasileiro, promovido pela AutoData Editora. O prêmio foi obtido na categoria Peças, Partes e Componentes, pelas ações desenvolvidas para compensar a queda de produção de veículos no País, que envolveram a reformulação das linhas de produção, o lançamento de novos produtos, a redução do consumo de energia e de outros custos de fabricação, e a ênfase aos segmentos de reposição e de exportação, para desfrutar dos benefícios proporcionados pela desvalorização do real.

Com fábrica instalada em Sorocaba, São Paulo, a Federal-Mogul dedica-se à produção de pastilhas, lonas, sapatas, fluidos e lubrificantes para o sistema de freios de automóveis e veículos comerciais. A estratégia adotada pela empresa envolveu a modernização da fábrica, o lançamento de uma linha econômica, com a marca STOP; a oferta de pastilhas das marcas Ferodo (Top Premium) e Jurid (Premium) para o mercado de reposição, além de fluidos para sistema de freios, sapatas e kits de peças para o mercado de assistência técnica. Essas ações resultaram no aumento do volume de vendas em torno de 5%, contrastando com o mercado que teve queda de 23,3% no segmento de automóveis e comerciais leves e de 42,6% em veículos comerciais pesados.

Outras ações que contribuíram para a eleição foram a ampliação das exportações, em virtude da maior competitividade dos produtos pela desvalorização do real, e o aumento do quadro de pessoal para atender ao crescimento da demanda de mercado.

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11 5641-7407

MARCOPOLO CONQUISTA PRÊMIO AUTODATA COMO MELHOR FABRICANTE DE CARROCERIAS DE ÔNIBUS DO BRASIL.

A Marcopolo conquistou o Prêmio AutoData 2015 na categoria  Encarroçador de Ônibus. Entre as ações que levaram à conquista estão os investimentos realizados nas operações brasileiras para modernização e ampliação de capacidade e o lançamento de novos produtos para os segmentos de transporte urbano e rodoviário de passageiros.

A Marcopolo possui um contínuo processo de desenvolvimento de novos produtos e anualmente lança, em média, 12 novas configurações de ônibus para atender as demandas do mercado brasileiro e internacional. Neste ano, apresentou o novo rodoviário Paradiso 1350, que complementa a Geração 7; o intermunicipal Ideale, e os urbanos Torino Express (articulado), Torino Low Entry (piso baixo) e Torino Motor Traseiro.

“A conquista deste prêmio é resultado das ações da Marcopolo no fortalecimento de suas operações no Brasil e no exterior, para estar cada vez mais próxima dos clientes e parceiros, e também manter sempre motivados e satisfeitos todos os seus colaboradores, responsáveis pelo padrão de qualidade e imagem superior dos nossos ônibus”, destacou Paulo Corso, diretor de operações comerciais e marketing.

Promovido pela AutoData Editora, o prêmio é um reconhecimento às empresas, produtos e profissionais do setor que mais se destacaram ao longo do ano na busca de objetivos determinados, inovações, tecnologia e produtividade. Concorreram ao prêmio cases, divididos em 21 categorias.

Foto: Nagila da Silva.

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MA8 CONSULTING FAZ PROJEÇÕES OTIMISTAS PARA O SETOR DE CAMINHÕES, MÁQUINAS AGRÍCOLAS E LINHA AMARELA.

A MA8 Consulting, grupo de conselheiros e consultores especializados na indústria automotiva leve e pesada, divulgou estudo de mercado com as projeções para os setores de caminhões, máquinas agrícolas e equipamentos de construção para os próximos anos. A consultoria identificou os principais elementos da economia e gestão de negócios que devem ser monitorados e impactarão diretamente na recuperação das vendas de veículos comerciais on-road e off-road.

O novo estudo combinou os elementos de mercado que afetam o setor, com a capacidade de reação da indústria e suas redes de distribuidores. A consultoria projeta retomada de vendas a partir de 2017, mas conclui que algumas empresas terão dificuldades para reagir devido ao enfraquecimento de suas redes de distribuidores e concessionários durante o período de retração.

A importância do agronegócio e o papel do BNDES


O estudo classifica as linhas de crédito e financiamento como um entre os mais importantes elementos de incentivo às vendas no setor. A MA8 afirma que o governo tem um papel fundamental no fomento aos investimentos em máquinas e equipamentos, por meio do BNDES, mas alerta para a necessidade do setor de caminhões desenvolver urgentemente um novo modelo de negócios que não seja dependente do FINAME. 

“A tendência para os próximos anos é que o BNDES deixe de ser um banco subsidiado para este setor e passe a se dedicar ainda mais ao desenvolvimento da agroindústria e equipamentos de construção e mineração”, diz Orlando Merluzzi, presidente da MA8 Consulting.  

Para o executivo, qualquer governo no País, independente de posições ideológicas, sabe que a agroindústria e a produção de commodities são o porto seguro da economia e continuarão respondendo por mais de 50% das exportações por um longo tempo. “A safra anual brasileira continuará quebrando recordes e deve atingir 250 milhões de toneladas nos próximos dez anos, sem a mesma expansão em área cultivada, o que significa que o agronegócio demandará mais tecnologia, máquinas e implementos agrícolas e necessitará de uma política exclusiva de financiamento e fomento”, analisa Merluzzi.

ParaOrlando, este segmento comandará a retomada do setor automotivo e será o principal responsável pela retomada de vendas de caminhões pesados para a safra 2016/2017. Porém, a questão do financiamento local continuará sendo um enorme entrave para atender a demanda e as entidades do setor deveriam começar imediatamente a procurar financiamentos externos. “Bancos chineses são uma ótima opção, uma vez que a agroindústria brasileira interessa muito à China, que já começou a investir no agronegócio brasileiro”.

Nova onda de crescimento global


A consultoria aponta fatores econômicos internos e externos que impactarão nas vendas no mercado de máquinas, equipamentos e caminhões para os próximos cinco anos. Segundo o consultor Leonilson Rossi, profissional com 40 anos de experiência e diretor responsável pela área de máquinas e equipamentos de construção na MA8 Consulting, o setor crescerá independente da combinação dos fatores políticos e econômicos e o que mudará será o ritmo deste crescimento.

“Somos otimistas, mas mantemos os pés no chão. A China e os Estados Unidos impulsionarão nova onda de crescimento global a partir de 2017 e o Brasil se beneficiará das exportações de commodities agrícolas e minerais, com uma taxa cambial favorável ao exportador. As reservas devem permanecer fortes e a tendência é que as contas públicas se estabilizem. Com isso, haverá um cenário favorável às concessões de crédito e principalmente aos investimentos da iniciativa privada em obras de infraestrutura e logística no Brasil. A primeira favorecerá diretamente o setor de linhas amarelas e a segunda beneficiará o agronegócio, uma vez que os gargalos ao escoamento logístico da produção agrícola precisam ser eliminados”, comenta Rossi.

Segundo a consultoria, os ciclos da economia e das variações do setor automotivo são históricos e podem ser previstos, desde que as projeções e análises considerem os efeitos sazonais e as experiências anteriores.

As projeções para o setor


Para Orlando Merluzzi, o setor de máquinas e implementos agrícolas será o primeiro a se recuperar a partir do próximo ano e poderá repetir os bons volumes de anos recentes até o final desta década. Porém, os mercados de caminhões e máquinas de construção demandarão um pouco mais de tempo para se recuperar, sendo que a tendência para os próximos anos é de crescimento contínuo e moderado. “Nossa projeção mais otimista para máquinas e equipamentos de construção indica que o volume anual de vendas, ao final desta década, deve representar 50% de crescimento em relação ao ano de 2015. Isso resultaria em volumes ainda bem abaixo do mercado que vivemos entre 2011 e 2013. Mesmo assim, projetamos um cenário positivo para todos esses setores”, complementa.

Gestão ativa e eficiente do Pós-Venda


A consultoria, que também tem atuado em projetos de reestruturação de concessionárias de veículos e máquinas, apontou recentemente que deve haver um processo de consolidação, fusão e aquisições no setor de distribuição de veículos no País. Até o final da década, 40% das redes de concessionárias no Brasil terão participado de algum tipo de reestruturação e redefinição em seus modelos de negócio e governança corporativa.

Contudo, Orlando Merluzzi alerta para que as concessionárias e distribuidores concentrem recursos nas atividades de pós-venda. “As redes de distribuição terão que sobreviver com a venda de peças e serviços, uma vez que as vendas de veículos e máquinas estão retraídas. As estratégias de atendimento ao parque circulante existente precisam ser muito bem planejadas. É no pós-venda que residirá a sobrevivência das redes de concessionárias e distribuição, nos próximos anos e nós da MA8 temos desenvolvido programas inovadores de gestão e eficiência nessa área”, finaliza o presidente do grupo de consultores da MA8.


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Marta de Souza 
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