sábado, 5 de dezembro de 2015

DE CARRO POR AÍ.
Por Roberto Nasser*

Assim, assim, meio carro, meio comercial, o Mercedes Vito.

Mercedes-Benz inicia vender o Vito, bem urdida fórmula de veículo de transporte confortável, furgão para trabalho, e van destinada a deslocamento familiar, tipo furgão e limousine. Para transporte de carga, motorização diesel, 1,6 litro de deslocamento, 114 cv de potência e 270 Nm de torque. Nas versões a passageiros – 7 + motorista e 8 + motorista – a motorização flex, 2,0 litros, 16 válvulas, injeção direta, turbo, 184 cv de potência e torque de 300 Nm. Transmissão mecânica, seis velocidades, tração dianteira. O Vito é argentino.

Muda


Não é um furgão pequeno, com durezas e asperezas herdadas de caminhão. É produto específico, com elevada carga de itens de conforto e segurança, num projeto buscando operação econômica. Em segurança, relação ampla em itens, usualmente automobilísticos: alerta de cansaço, trava para arrancada na subida, assistente para influência de ventos laterais, programa de estabilidade, ferramenta eletrônica reduzindo excepcionalmente a ocorrência de derrapagem, batidas e capotagem. Há ainda almofadas de ar para motorista e passageiros, cintos de segurança com ancoragem em três pontos, fixação Isofix para cadeirinhas de crianças, estrutura de proteção, célula de sobrevivência.

A ligação do Vito com a parte automobilística fica clara pela identificação estética. De frente exibe os traços marcantes das atuais gerações dos automóveis Mercedes - grade, grupo óptico, cortes no capô do motor. Ambas versões tem volumetria e capacidade de manobra compatível aos espaços urbanos. No caso de carga, capaz de deslocar 6 m3, 1.225 kg úteis, revestimento de compensado naval no piso e laterais para proteção à movimentação de carga.

Como o PBT, peso bruto total – soma de veículo mais carga – é pouco superior a três toneladas, vantagem adicional e diferença importante na proposta é permitir ser conduzido por motoristas com habilitação para automóveis.

Vendas iniciadas. Deve ter sucesso, pela combinação de espaço de transporte com tratamento próximo ao de automóveis, e pela quase exclusividade no mercado, onde para passageiros há apenas o J8 da chinesa JAC.

Quanto custa
MB Vito
Versão - R$
Vito 111 CDI: R$ 104.990,00
Vito Tourer 119 Comfort 8+1: R$ 129.990,00
Vito Tourer 119 Luxo 7+1: R$ 139.990,00

Mercedes-Benz Vito

O Passat, agora em 8ª edição

Brasil tem uma relação umbilical com o Passat: foi o primeiro país extra Alemanha a produzi-lo, a partir de 1974, na grande mudança conceitual firmada na consciência do consumidor local. Quando Volkswagen era sinônimo de coisa antiga, instável, limitada em rendimento, motor traseiro refrigerado a ar/ar, o Passat era desenho do mítico Giorgetto Giugiaro sobre o Audi 80, suspensão com raio negativo de rolagem, linhas de freios cruzadas, direção pinhão e cremalheira, performático, motor frontal, água/ar, estável, veloz. Nada a ver com Fuscas. Na Alemanha virou Santana, e aqui ambos conviveram até o final de 1988 após 897.829 unidades. Destas, 70.200 em versão Iraque, exportadas para este país, em negócio triangular trocados por petróleo, uma das marcas da gestão de Wolfgang Sauer na VW Brasil.

A oitava geração, B8, está sobre plataforma MQB, mesma do novo Golf, Audi A3, com maior distância entre eixos, deslocando-os para as extremidades e criando ótima área interna.

Motorização é revisão do aclamado motor 2 litros, 16 válvulas, injeção direta de combustível e turbo alimentador. Potência ganhou 9 cv indo a 220 e torque saltou 7,2 m.kgf, chegando a 35,7. Transmissão automática DSG com seis velocidades, tração dianteira. 

Há desenvolvimentos relativamente à geração anterior do motor, como o acionamento dos comandos de válvulas por corrente; variando na admissão e escape, bomba de óleo por pressão variável de acordo com a demanda do motor. Com tal conjunto mecânico está um segundo mais vivaz de O a 100 km/hora, agora 6,7s e faz 246 km/hora em velocidade final.
Extenso pacote de eletrônica para segurança e coisa interessante como o painel digital podendo exibir instrumentos virtuais com desenho convencional, e ampliar a tela entre os mostradores, na linha vertical de visão do motorista.

O Passat B8 foi eleito Carro do Ano 2015 na Europa, sobre BMW Series 3, Mercedes Classe C e Audi A3. A VW pretende vender 250 unidades anuais, e o a versão B8 para o Brasil foi elevada em 1,5 cm para melhorar a distância livre do solo, utilizando componentes de suspensão para países com piso jogo-duro.

Quanto custa
Passat B8
Versão - R$
Comfort Line: R$ 144.500,00
Highline: R$ 151.300,00

Passat B8

Roda-a-Roda

Variação – Mini inicia vender versão Clubman. Longa, 4 portas laterais, mais duas na traseira, motor 2,0, turbo, 192 cv, 280 Nm de torque, transmissão automática de 8 velocidades. R$ 179.950.
Proposta – Ideia é ampliar uso, deixar de ser carro de nicho para solteiros, esticando-o 27 cm, mudando harmonia estética do produto para 4 passageiros.
Pacote – Exigências atuais, consumo e emissões controlados, segurança, conectividade, regulagens para motor e suspensão, pareamento com celular, tela de 22 cm para infodiversão.
Caminho – Mitsubishi criou versão Outdoor sobre crossover ASX. Para choques cinza escuro, faróis com mascara, pneus ATR, mistos, aro 16”, recalibragem da suspensão, melhorando capacidade de andar fora do asfalto.
Mais – Motor 2,0 montado em Catalão, Go, 160 cv, transmissão manual, tração nas 4 rodas. Bem composto, conforto e segurança, versão quer ampliar espectro de uso, nas vias com ou sem pavimentação. A $$ 97.900.
Corrida – Fiat deve fechar o ano como líder de mercado em volume, apesar de alguns meses superada como marca mais vendida. Prepara versões e novos produtos. Destes, em fevereiro, o picape Toro, do porte do Renault Oroch, e novo automóvel pequeno ao início do segundo trimestre.
Definição – Terá várias versões, como o Jeep Renegade, com quem divide a plataforma Small Wide. Motores diesel e flex, transmissões mecânicas e automáticas, tração dianteira e 4 rodas. Inicialmente sem a opção do motor ex-Chrysler, ora FCA, 4 cilindros, 2,4 litro e 172 cv hoje aplicado no Fiat Freemont.
Pequeno – É o Projeto X1H, sobre a estrutura do Novo Uno, porém menor, para ser carro da marca de entrada no mercado. Motor 1.0 ainda quatro cilindros, duas e quatro portas, a limítrofes R$ 29 mil. Em maio 2016.
Final - Em definições, incluindo nome. Coluna sugere Primo. Fácil por pronúncia latina, curto, entendido como parente e como primeiro. E perto de Prime, atual moda de diferenciação no Brasil, onde até hamburger é isto.
Melhor – Ford reverteu tendência do mercado de automóveis e melhorou sua participação nas vendas, apesar da boa concorrência. Deve fechar ano crescendo de 9 para 10,4%, mantendo a 4ª. posição em vendas.
Impeachment – Quem era contra o impedimento da Presidente temendo imobilidade e anomia no país, inicia mudar de posição. Longos 10 meses de inação e desgoverno acabaram exigindo alguma mudança, e a mais amena é a aceitação do pedido de Impeachment.
Panorama - Presidente perdeu o prazo de oferecer medidas concretas, pulso forte e sonhos, e o acatamento do pedido de seu impedimento não implodiu o país. Ao contrário, a Bolsa cresceu 4% como medida de confiança ao fim do desgoverno, e o dólar caiu. Para o investidor, tudo menos Dilma.
Caminho – Eleições em 2016, país polarizado, para não ser dizimado, tudo indica, o PT quererá se desvincular de Dilma. E o caminho mais fácil ante um longo e desgastante processo de Impeachment, será adoecê-la para renunciar.
Cenário – Mercado especula mudança de dois CEO na indústria automobilística nacional ainda neste ano.
Imagem – Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, fará ações e promoções para mostrar-se operacional e ativa? Imagem desgastou-se. Além da perda de produção, vendas e empregos, houve prisão de vice presidente, ex consultor, demissão de representante, indiciação de associados. Executivos fora da Operação Zelottes, da compra de Medidas Provisórias para alongar prazos de incentivos, querem que a entidade seja bem vista - e eles também.
Negócio – Em meio à venda de ativos para fazer caixa e permitir rolar investimentos, como a participação nos hospitais D’Or, Banco Pactual, demandando pela Coluna, informou não se manifestar sobre vender os 10% que possui na MMCB, montadora de Mitsubishis em Catalão, Go.
Otimismo – Ante números e projeções negativas quanto ao futuro e indústria automobilística, recebo anotação do Mark Hogan, ex presidente da GM  no Brasil, ex vice da então Corporation, e hoje no Board internacional da Toyota: "Nasser, tenho confiança no Brasil e com certeza vai voltar a crescer em curto prazo". Tomara Mark, tomara.
Promoção – Enquanto concorrente Fiat Toro não chega, Renault fomenta vendas do picape Duster Oroch, com plano Troca Fácil - parcelas menores, entrada baixa, garantia de recompra após usado, tipo leasing sobre leasing.
Sorrisos – Vendas do picape Oroch caracterizam suas projeções de mercado: apenas 30% de clientes da marca. Demais 70% conquistados a outras.
Solução – Autoridades aprovaram o retificador de fluxo, componente para VW colocar na entrada de ar de seus motores diesel 1,6 e 2,0, para cumprir normas de emissões de poluentes. Simples, uma hora para colocação.
Conta - Custará à empresa em torno de 10 euros. Na improjetável soma entre reparos, multas e indenizações, VW mantém o bloqueio inicial de 6,5B Euros.
Prova – Protótipo de carro autônomo da PSA Peugeot Citroën viajou 3.000 km entre Paris e Madri. Saiu, andou, ultrapassou, freou, manobrou sem intervenção do motorista. Como disse Soraya Saenz de Santamaria, vice presidente da Espanha. Hoje não precisamos pensar no futuro. Ele já chegou.
Adeus – Por pensar. Carro autônomo dá fim à liberdade e à auto determinação ao volante, o simbolismo do automóvel desde seu surgimento. Será uma cápsula, um ônibus individual, coisa besta. PSA terá em 2016 15 protótipos.
Ampliação – Fábrica da FPT em Córdoba, Argentina, produzirá o motores diesel Cursor 9, enquadrado nas regras de emissões Euro V. Obediência à norma e tendo o Brasil como cliente viabilizou o negócio. Antes Brasil o importava da França.
Automobilismo – Renault mantém a crença das corridas de automóveis como indutora de tecnologia e formação de imagem. Ampliará sua presença na Fórmula 1, deixando de ser fornecedora de motores para ter equipe própria. Comprou a Lotus.
Antigos – Veículo raro, o VW SP1, produzido em 1972/3 menos de centena de unidades, apenas dois remanescentes eram conhecidos: em Belo Horizonte e outro, quase 0 Km, guardado na fábrica. Colecionador carioca Marcelo Berek localizou terceiro, composto, completo, original, no Rio de Janeiro.
Gente - Stefan Ketter, presidente da FCA - Fiat Chrysler Automobiles América Latina, eleição. OOOO Personalidade no Prêmio AutoData 2015. OOOO Kenneth Cehlin, controller da área comercial da Scania sueca, desafio. OOOO CFO da Scania America Latina. OOOO Paulo Nemer, empresário, reeleito. OOOO Presidente da ABLA, Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis. OOOO É para ser chamado de doutor e tratado com tapete vermelho. Locadoras absorvem 12% dos veículos vendidos anualmente no Brasil! OOOO Isella Constantini, comunicóloga, brasileira, presidente da GM na Argentina, mudança. OOOO Patriota, convidada pelo governo Macri, aceitou presidir as Aerolineas Argentinas, balaio de gatos que dá US$ 1 milhão de prejuízo/dia. OOOO.

O pacote de economia dos caminhões Mercedes

Nas ações para a recuperação da liderança do mercado domésticos de caminhões, a Mercedes-Benz aplica-se com os pneus na estrada. Conversas com operadores, frotistas, motoristas, para adequar produtos às exigências ou as desejado; racionalização industrial com a montagem de todas as cabines na antiga fábrica dos automóveis Classe A e C, em Juiz de Fora. Objetivo é oferecer produtos, baixar custos operacionais.

Começou por mudar o sistema dos cubos traseiros dos eixos dos caminhões Axxor, deixando o projeto alemão e fazendo a adequação para a operação nacional, obtendo ganho na redução de consumo. Outra conquista importante diz respeito à segurança do caminhão, carga e motorista, pelo desenvolvimento nacional do sistema batizado de FleetBoard de telemetria eletrônica para monitoramento e transmissão da dados, sem transmitir por satélite, mas por celular. Simplicidade, racionalidade e custos devem fazer o projeto nacional permear a outras operações da marca no mundo.

Novo Actros, com cuidados aerodinâmicos na cabine, e motor para 13 litros de deslocamento, fazendo 510 cv, o mais potente do país. Alterações atingiram metas opostas como aumentar potência e reduzir consumo. No caso em torno de 5%.

Há, também, de se registrar o aparato mecânico para elevar eixo quando não submetido a carga. Reduz arrasto por diminuir abrasão dos pneus, baixa consumo, e se enquadra na legislação de meio ambiente. E dos pedágios, que suprime o eixo suspenso do cálculo.

Novo Actros





Roberto Nasseredita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.

FÓRMULA TRUCK.

Felipe Giaffone foi o mais rápido neste sábado.



Felipe Giaffone manteve a hegemonia nos treinos livres da Fórmula Truck, que neste domingo às 13 horas tem sua última e decisiva corrida da temporada. Na manhã deste sábado, o piloto da RM Competições repetiu os bons resultados de sexta-feira e foi o mais veloz pela terceira vez consecutiva nos 3.145 metros do Autódromo de Londrina. O terceiro treinamento, que teve duração de 45 minutos, definiu a ordem dos grupos da primeira parte do classificatório desta tarde. Os pilotos que terminaram nas posições ímpares (1, 3, 5, 7 etc) integram o Grupo A e os das pares (2, 4, 6, 8 etc) o Grupo B. De cada série, que serão disputadas a partir das 13h30 saem os cinco mais rápidos que se unem no Top Qualifiyng e durante dez minutos (14h25 às 14h35), brigam pela pole position e pelo ponto de bonificação. 

Em todas as etapas estão em jogo 53 pontos: 25 para quem terminar na frente a primeira fase, 25 para o primeiro colocado da segunda fase e mais um ponto extra para os mais velozes em cada parte da décima e última etapa da temporada.

Resultado do terceiro treino livre da décima e última etapa da Fórmula Truck, disputado em Londrina


1º) Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 1min35s3059, média de 118,8 km/h
2º) Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min35s5277
3º) Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), Copacol Racing Truck, 1min36s2704
4º) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min36s4957
5º) André Marques (MAN TGX), RM Competições, 1min36s7436
6º) David Muffato (Scania), Muffatão Racing, 1min36s9318
7º) Djalma Fogaça (Ford), DF Racing Fans, 1min37s0548
8º) Adalberto Jardim (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 1min37s1311
9º) Leandro Totti (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 1min37s1789
10º) Jaidson Zini (Iveco), Dakar Motorsport, 1min37s5331
11º) Débora Rodrigues (Volkswagen Constellation - MAN), RM Competições, 1min37s7114
12º) Raijan Mascarello (Ford), DF Racing Fans, 1min37s8104
13º) Régis Boessio (Volvo), Boessio Competições, 1min37s8158
14º) Rogério Castro (Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min38s3085
15º) Pedro Muffato (Scania), Muffatão Racing, 1min38s3723
16º) Alex Fabiano (Volvo), Clay Truck Racing, 1min39s6827
17º) Roberval Andrade (Scania), Corinthians Motorsport, 1min50s4884
18º) Beto Monteiro (Iveco), Lucar Motorsports, sem tempo
19º) Fabiano Brito (Scania) Max Power Racing Team, sem tempo

Thais Fontoura é a Rainha dos Caminhoneiros da Truck

A mais bela entre as belas. Assim pode ser definida a eleição de Thais Fontoura, representante de Curitiba. Thais foi eleita a Rainha dos Caminhoneiros da Fórmula Truck na noite de sexta-feira num concurso realizado nos camarotes do Autódromo de Londrina, no Paraná. Ela superou seis outras princesas que representaram cidades por onde passou a mais popular categoria do automobilismo da América do Sul no ano em que completou 20 anos de existência.

Neusa Navarro, presidente da categoria, entrega premiação a Thais Fontoura. 

Thais Fontoura superou as rivais de Nova Santa Rita (Velopark), Santa Cruz do Sul e Guaporé, todas do Rio Grande do Sul, Cascavel e Londrina, ambas no Paraná, e a de Goiânia, capital do Estado de Goiás. O segundo lugar ficou com Talyta da Rosa (Santa Cruz) e o terceiro com a cascavelense Flavia Agnoe. Elas desfilaram com trajes country, usaram os modelitos das grid girls e encerraram com vestidos longos. Foi uma festa para os olhos.

Divulgado o pré-calendário para 2016

Volta a Interlagos e a entrada da pista de Curvelo são as novidades para o próximo ano, que terá dez etapas.


A Fórmula Truck mantém dez etapas na temporada de 2016 e a maior novidade é a entrada do Autódromo de Curvelo, em Minas Gerais, e que será inaugurado na metade do próximo ano. Outra pista que retorna ao calendário da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul é a tradicionalíssima Interlagos, que neste ano esteve fora por problemas que fugiram ao controle da organização da Truck. 

Pré-calendário de 2016 *
13 de março - Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril - Curitiba (PR)
15 de maio - Campo Grande (MS) ou Brasília (DF)
12 de junho - Goiânia (GO)
10 de julho - Londrina (PR)
7 de agosto - Interlagos (SP)
4 de setembro - Guaporé (RS)
9 de outubro - Cascavel (PR)
6 de novembro - Brasília (DF) ou Campo Grande (MS)
4 de dezembro - Curvelo (MG)
* Sujeito a alterações


Mais informações.
www.formulatruck.com.br.

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Fotos: Orlei Silva

Comunicação da Fórmula Truck
Milton Alves 
miltonalves@formulatruck.com.br
13 3299-1144 

CASE MULTIAÇÃO.

Nesta sexta-feira (04), cerca de 400 crianças participaram do tradicional Natal Solidário promovido pelo Case Multiação, programa de ações sociais da Case IH e Case Construction Equipment, marcas da CNH Industrial. Durante a confraternização, na fábrica em Sorocaba (SP), funcionários e voluntários realizaram os desejos de Natal escritos nas cartas enviadas pelas crianças, assistidas por programas da Pastoral do Menor em Sorocaba.


A entrega dos presentes é promovida há oito anos pelo programa de responsabilidade social Case Multiação. Foto: Alexandre Lombardi. 

A 8ª edição do Natal Solidário começou com um café da manhã e seguiu com atividades recreativas como piscina de bolinhas e brinquedos infláveis. A entrega dos presentes foi feita pelo Papai Noel. Entre os pedidos estavam brinquedos, roupas e calçados. “Ficamos muitos felizes de contribuir com o desenvolvimento dessas crianças por meio das ações sociais que desenvolvemos o ano inteiro e agora é o momento de celebrar as conquistas”, afirmou Erika Michalick, responsável pela área de Sustentabilidade da CNH Industrial.

Desde 2008, o Case Multiação investe em ações que incentivam a prática de esportes, o desenvolvimento cultural e a inserção social em Sorocaba e região. Segundo Erika, mais de 2000 crianças e adolescentes participam de projetos sociais apoiados pelo programa, como o Pintura Solidária, Bola da Vez e Arremesso para o Amanhã. 

Em 2015, um dos principais investimentos do programa Case Multiação foi a reforma do Centro Educacional Comunitário (CEC) da Pastoral do Menor, no bairro Habiteto, em Sorocaba. Mais de 400 crianças e jovens foram beneficiados com a obra, que durou cerca de três meses e incluiu a reforma do telhado, da cozinha e a construção de uma quadra poliesportiva. 

Visite: www.caseih.com.

Página 1 Comunicação.
Andrea Beller
andrea@pg1com.com
(41) 9631-1892

INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA DIVULGA SEUS RESULTADOS DE NOVEMBRO.

O balanço da indústria automobilística apontou uma diminuição de 25,2% no licenciamento de autoveículos no acumulado do ano com 2,34 milhões de unidades em 2015 e 3,12 milhões no ano passado. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, nesta sexta-feira (4) em São Paulo. 


O setor automotivo também apresentou contração de 33,8% nas vendas em novembro de 2015 contra o mesmo período do ano passado - foram 195,2 mil unidades e 294,7 mil, respectivamente. Na comparação com outubro, quando 192,1 mil unidades foram comercializadas, o resultado do penúltimo mês do ano é positivo em 1,6%. 

As fábricas produziram no último mês 176 mil veículos, o que representa retração de 14,2% se comparado com as 205,1 mil de outubro e de 33,5% se defrontado com novembro do ano passado, com 264,8 mil unidades. Até o penúltimo mês deste ano 2,28 milhões de unidades deixaram as linhas de montagem: retração de 22,3% frente a 2014, que registrou 2,94 milhões de veículos produzidos.

"A média diária de vendas em novembro apresentou um ligeiro aumento com relação a outubro, fato que confirma a expectativa de estabilidade do ritmo de licenciamento esperada para este último trimestre. O cenário mostra que se faz cada vez mais necessário resolver os entraves políticos, que corroem a economia brasileira, com o estabelecimento de uma agenda positiva para alavancar os pilares de sustentação da confiança e da retomada do crescimento", destacou Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea.

As exportações em novembro foram de 36,4 mil unidades, queda de 8,4% contra as 39,8 mil de outubro e crescimento de 40,3% frente a novembro do ano passado, quando 26 mil veículos deixaram o País. No acumulado do ano o resultado apontou elevação de 18,9% nas exportações: foram 369,5 mil em 2015 e 310,8 mil no ano passado.


Caminhões e ônibus


As vendas de caminhões encerraram novembro com diminuição de 18,1% ao se comparar as 4,7 mil unidades no mês com as 5,8 mil licenciadas em outubro. No comparativo contra novembro de 2014, a retração foi de 61%, com 12,1 mil unidades naquele período. Nos onze meses do ano a queda foi de 46,5%, quando comparados os 66 mil produtos licenciados este ano com os 123,4 mil no ano passado.

O resultado da produção no mês passado, com 5,3 mil unidades, ficou 21,4% abaixo das 6,8 mil unidades de outubro e 54,6% menor ao se defrontar com as 11,8 mil de novembro do ano passado. A fabricação no acumulado do ano recuou 47,5% quando comparadas as 71,5 mil de unidades deste ano com as 136,3 mil de 2014.

As exportações subiram 18,2% no acumulado do ano, com 20 mil unidades em 2015 ante 16,9 mil do ano anterior. Somente no penúltimo mês deste ano 2,5 mil unidades deixaram as fronteiras brasileiras, o que significa alta de 21,2% frente as 2,1 mil de outubro e de 61,4% com relação as 1,6 mil de novembro de 2014.

O licenciamento de ônibus no acumulado foi de 15,5 mil unidades, contração de 38,4% ante as 25,1 mil do ano passado. As vendas em novembro, com 891 unidades, permaneceram estáveis em relação a outubro com 885 produtos, porém ficaram menores em 61,9% na análise com as 2,3 mil unidades comercializadas em novembro do ano passado.

A produção ficou 14,9% inferior - foram mil unidades em novembro e 1,2 mil em outubro. Ao defrontar o resultado com novembro do ano passado, quando foram produzidos 1,8 mil chassis para ônibus, a queda é de 43,3%. No acumulado a baixa é de 35,2%: 20,9 mil este ano e 32,3 mil em 2014.

Até novembro 6,4 mil ônibus foram exportados, o que representa crescimento de 4,5% se comparado com as 6,1 mil de igual período do ano passado.


Máquinas agrícolas e rodoviárias


As vendas no segmento de máquinas agrícolas e rodoviárias em novembro ficaram menores em 43,4% em relação a outubro, com 2,1 mil e 3,8 mil unidades respectivamente. No comparativo contra novembro do ano passado, com 5,3 mil unidades, foi registrada retração de 59,5%. No acumulado o encolhimento das vendas chegou a 33,7%, com 42,8 mil este ano e 64,5 mil no ano passado.

A produção acumula queda de 30,8% no ano - foram 54,4 mil unidades produzidas este ano e 78,6 mil em 2014. Em novembro 3,9 mil unidades deixaram as fábricas, o que representa decréscimo de 20,1% ante outubro com 4,9 mil e de 37,4% contra novembro do ano passado com 6,2 mil.

O setor fechou as exportações em novembro com 1,1 mil unidades, o que representa estabilidade frente ao mesmo período do ano passado e de aumento de 49,9% comparado com outubro deste ano com 736 unidades. No acumulado as exportações chegaram a 9,6 mil unidades, o que significa baixa de 25,4% contra o ano passado com 12,9 mil.

Visite: www.anfavea.com.br.


ANFAVEA
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores
Fred Carvalho - Diretor de Assuntos Institucionais e Imprensa
Vinícius Romero - Gerente de Imprensa
Raquel Mozardo - Assessora de Imprensa
55 11 2193-7800
imprensa@anfavea.com.br

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

VOLKSWAGEN FOX TRACK.

O Novo Fox Track traz visual exclusivo, realçando a robustez do modelo, aliado a vários atributos que reforçam a sua excelente relação custo-benefício.


O modelo estreia o novo sistema de infotainment “Composition Touch”, oferecido como opcional por preço mais acessível, para espelhamento de telefone celular (smartphone) Android pela plataforma MirrorLink. O sistema Composition Touch tem tela colorida sensível ao toque (touchscreen) de 5 polegadas, rádio, leitor de CD e arquivos MP3, Bluetooth e entradas USB, Aux-in e para SD-card.

Esse novo aparelho complementa a oferta de recursos de infotainment da família Fox, que já conta com o “Discover Media” – traz tela de 6,33 polegadas, navegador e permite espelhamento das plataformas Android Auto e Apple Carplay por meio do Volkswagen App-Connect. A atualização da base de mapas do sistema Discover Media é periódica e gratuita.

Posicionado entre as versões Trendline 1.0 e Comfortline 1.0, o Novo Fox Track segue a trilha do Gol Track, lançado em 2013: uma versão off road light equipada com motor 1.0. A novidade conta com o ótimo desempenho e a economia do já consagrado motor 1.0l de 3 cilindros Total Flex, da família EA211, de até 82 cv com etanol. O motor está combinado ao câmbio manual de cinco marchas.

Visual especial


O visual do Novo Fox Track traz características marcantes como a grade dianteira com friso pintado em cor “Siberian” e o para-choque com faróis de neblina integrados. Os faróis têm acabamento que mistura máscara negra com detalhes cromados, conferindo um aspecto mais esportivo, sem perder sofisticação.

Na lateral, os destaques são o rack de teto, as molduras inferiores e nas caixas de rodas e o logotipo “Track” nas portas traseiras. As maçanetas das portas e os retrovisores são na cor preta. Na traseira o para-choque traz um adesivo preto na região da placa. Destaque também para o defletor na cor preta na parte superior da tampa do porta-malas.

O interior traz a mesma ambientação e tecidos do Fox Comfortline, mas opcionalmente pode ainda ser equipado com o revestimento interno do teto e colunas escurecido.

Equipamentos de série e opcionais


A lista de itens de série do Novo Fox Track é completa e acrescenta, em relação à versão Trendline, equipamentos como rodas de liga leve de 15 polegadas com design Rock (exclusividade também em relação à versão Comfortline) e pneus 195/55 R15, faróis de neblina, retrovisores com luz de indicação de direção integrada (“Side-Blinker”), lanternas traseiras escurecidas, rack de teto e para-sol iluminado, entre outros itens.

Há também ar-condicionado, direção com assistência elétrica, coluna de direção com ajustes de altura e distância, chave tipo “canivete”, vidros elétricos dianteiros com função “um toque” e sistema de som “Media”, que integra rádio, conexão por Bluetooth, leitor de arquivos MP3 e entradas USB, Aux-in e para SD-card.

Também há a opção de recursos como vidros traseiros elétricos, regulagem elétrica dos espelhos retrovisores externos, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (Park Pilot), sensores de chuva e crepuscular, volante multifuncional revestido de couro com comandos do sistema de som e do I-System, espelho retrovisor interno eletrocrômico e luz de conversão estática nos faróis de neblina (cornering light).

O Novo Fox Track tem disponíveis nove opções de cores: três sólidas (branco cristal, vermelho tornado e preto ninja), cinco metálicas (prata sargas, prata tungstênio, cinza platinum, azul night e vermelho ópera) e uma perolizada (preto mystic).

Mais avançados sistemas de infotainment


O Novo Fox Track traz de série o novo sistema “Media”, que já conta com as funções básicas de conectividade, tais como: Bluetooth com função streaming de áudio, entradas USB/ AUX-IN e para cartões de memória do tipo SD-card.

Como opcionais o Novo Fox Track pode ser equipado com os sistemas de infotainment “Media Plus” e “Discover Media”, além do novo “Composition Touch”.

O “Media Plus” oferece funções conectividade como rádio, leitor de arquivos MP3, Bluetooth com streaming de áudio e entradas USB, SD e Aux-in, acrescidas de leitor de CD, e pode ser combinado aos recursos “Park Distance Control” (exibindo em sua tela a silhueta do veículo) e volante multifuncional.

O “Composition Touch” estreia no Novo Fox Track e passa a ser oferecido para toda a família Fox. Assim como o “Discover Media”, proporciona a reprodução e operação da tela do telefone celular (smartphone) diretamente na tela colorida e de alta resolução do infotainment, como se fosse um espelho e sem comprometer a segurança na condução do veículo.

O “Composition Touch” oferece, entre outros itens, tela colorida de 5” de alta resolução sensível ao toque, com funções avançadas de conectividade, como leitor de mensagens (SMS). É compatível com o sistema MirrorLink, para smartphones com a plataforma Android certificados, oferecendo interatividade e entretenimento com segurança.

O sistema de infotainment com navegação “Discover Media” possui tela colorida de alta resolução com 6,33” sensível ao toque (com sensor de aproximação), e conectividade avançada com os smartphones por meio da tecnologia Volkswagen App-Connect.

Conta ainda com leitor de CD, duas entradas para SD-Card, Aux in e porta USB. Estas duas ficam posicionadas à frente do câmbio, na parte inferior do console central, uma região de fácil acesso que permite abrigar com segurança aparelhos de celular no porta-copos, por exemplo. As entradas para SD-Card ficam nas laterais da área frontal dos sistemas de infotainment. Tudo ao alcance do motorista, melhorando ainda mais a funcionalidade e a ergonomia do Novo Fox, considerado referência nesses quesitos em sua categoria.

É possível parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente e operar telefone e áudio (streaming). A central de infotainment “Discover Media” permite a locução de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. E mais: é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, enviada em formato SMS.

O sistema de infotainment “Discover Media” traz adicionalmente recurso de navegação que se destaca pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Esse sistema também contempla o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas”.

A família Fox também passa a oferecer os novos sistemas de infotainment Media e Media Plus, como itens de série ou opcionais.

Consagrado motor 1.0l


O Novo Fox Track traz o motor 1.0l de 3 cilindros Total Flex, da família EA211, produzido na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos. Consagrado por sua combinação de desempenho e economia de combustível, o motor EA211 1.0l R3 foi eleito o “Motor do Ano 2014”, por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros.

Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. O motor EA211 1.0l é equipado com sistema “e-flex” de partida a frio, que dispensa o tanque auxiliar para gasolina.

O motor EA211 1.0l está combinado à consagrada transmissão manual MQ200 de 5 marchas, que utiliza relações longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustível e maior eficiência. 
     
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LUZ VERDE PARA O PRIMEIRO PORSCHE MOVIDO 100% A ELETRICIDADE.

O primeiro Porsche movido 100% a eletricidade está a caminho. Nesta sexta-feira, o conselho supervisor da Dr. Ing. F. Porsche AG deu luz verde para o projeto Mission E. Nas palavras do Dr. Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo, a Porsche está, desta forma, "iniciando um novo capítulo na história do carro-esportivo". O veículo deverá ser lançado no final desta década.


Com o projeto Mission E, a Porsche continua apoiando o crescimento sustentável. Apenas em Stuttgart-Zuffenhausen, mais de mil novos empregos serão criados. A companhia irá investir cerca de 700 milhões de euros em sua principal instalação, naquele local. Ao longo dos próximos anos, serão construídas uma nova área de pintura e uma nova linha de montagem e a fábrica de motores já existente também será ampliada, para produzir motores elétricos. Além disso, a área de produção de carrocerias atual também será aumentada. Junto a tudo isso, há outras áreas em que a empresa estará investindo neste contexto, como o centro de desenvolvimento de Weissach.


O carro conceito Mission E foi apresentado pela primeira vez em setembro deste ano, no Salão Internacional de Frankfurt, na Alemanha. Os visitantes foram cativados, acima de tudo, por seu design altamente emocionante. Correspondendo à marca registrada 'E-Performance', este desbravador tecnológico combina um excepcional desempenho de rodagem com uma inovadora praticidade para o dia-a-dia. 

O veículo de quatro portas com quatro bancos individuais dispõe de potência total acima de 600 hp (440 kW). Desta forma, consegue acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos, com uma autonomia de mais de 500 quilômetros. 


Carregadas por um sistema de 800 volts especialmente desenvolvido para o carro - duas vezes mais potente do que os atuais sistemas de carga rápida - as baterias de íons de lítio integradas ao assoalho do veículo conseguem chegar a 80% da autonomia total em apenas 15 minutos. O veículo também pode ser opcionalmente "reabastecido" sem fios através de um conjunto de bobinas instalado no assoalho da garagem.

Para o Dr. Wolfgang Porsche, presidente do Conselho Supervisor da Porsche AG, "com o Missão E, estamos estabelecendo uma clara posição quanto ao futuro da marca. Mesmo com o mundo automotivo passando por grandes mudanças, a Porsche mantém sua posição na primeira fila com este fascinante carro-esportivo".

O Presidente do Conselho Executivo da Porsche, Dr. Oliver Blume, enfatizou: "Estamos decididamente assumindo o desafio da mobilidade elétrica. Mesmo com carros-esportivos movidos unicamente por baterias, a Porsche se mantém fiel à sua filosofia, oferecendo a nossos clientes o modelo mais esportivo e mais sofisticado tecnologicamente em seu segmento de mercado". Blume acrescentou que o projeto Misson E reforça a importância de Stuttgart-Zuffenhausen como local de produção, de Baden-Württemberg como centro de tecnologia e de toda a indústria automotiva alemã.

Uwe Hück, Presidente do Conselho de Trabalhadores e vice-presidente do Conselho Supervisor da Porsche AG, exultou: "Este é um dia para comemorar! Conseguimos! Trouxemos o Mission E para Zuffenhausen e Weissach, onde o futuro tem tradição. Os trabalhadores fizeram aos funcionários uma oferta que eles não poderiam recusar. Isto simboliza uma nova era para Zuffenhausen e Weissach. 

A digitalização crescerá conosco. E a Fábrica 4.0 será um grande desafio tanto para a força de trabalho como para o sindicato e o empregador. Vamos assumir novos enfoques, mas sem abandonar os aspectos sociais. Com a decisão de hoje, a Porsche está pisando fundo, sem restrições à velocidade, rumo ao futuro da indústria e do automóvel."

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ALTA RODA.
Por Fernando Calmon.

AJUDA EM BOA HORA.

A forte queda de vendas de veículos novos este ano, que ficará entre 22% e 25% em relação a 2014, não se deve apenas ao clima de insegurança gerada pelas crises política e econômica (uma autoalimenta a outra). Veio também de uma conjugação de fatores herdada de tempos recentes. Da mesma forma que os financiamentos foram facilitados nos tempos de aumento de poder aquisitivo, agora estão mais restritos mesmo para aqueles que aparentemente oferecem baixo risco para bancos e instituições de crédito.

Os erros cometidos na condução da macroeconomia ao longo dos últimos cinco anos, mais ou cedo ou mais tarde acabariam se refletindo em forma de aumento de inflação e aprofundamento da recessão. Sustentar vendas por meio de reduções temporárias de impostos se esgotou. Cria o indesejável efeito sanfona. As indústrias automobilística e de eletrodomésticos demoraram a perceber que o movimento de antecipação de compras cobraria alto ônus adiante. Ninguém pensou que ia dar errado, mas deu.

O consumidor reagiu indo em direção ao carro seminovo, assim considerado aqueles com até três anos de uso. Seu preço ficou atraente porque a desvalorização normal se deu a partir da referência de IPI reduzido e de antes do aumento de custos com os itens de segurança obrigatórios (airbags e ABS). No primeiro semestre deste ano pela primeira vez o número de veículos seminovos financiados ultrapassou o de novos.

Neste fim de 2015, porém, essa válvula de escape travou. Em outubro, a venda total de seminovos, usados jovens (quatro a sete anos), usados veteranos (oito a onze anos) e velhinhos (12 anos ou mais) recuou 9% em relação a setembro. É possível que a única boa notícia do ano – comercialização de usados em alta sobre 2014 – nem se confirme.

Ajudaria a oxigenar o mercado se o sistema de consórcio fosse alterado. O estoque de cotas contempladas sem que o consorciado retire o bem para o qual se inscreveu acaba gerando distorções. No passado havia um prazo de três meses para o interessado decidir o que comprar. Essa obrigatoriedade foi revogada em tempos de congelamento de preços, há 20 anos, quando um carro usado chegou a ser mais caro que um novo em razão de planos econômicos heterodoxos sempre fracassados.

O consórcio hoje se tornou mais um instrumento de poupança paralela, sem nenhuma ação de equilíbrio entre tempos bons e bicudos da produção de bens. Não comprar nada significa um bom investimento com correção garantida e baixo risco. Por isso bancos de varejo passaram a atuar neste segmento de olho na polpuda taxa de administração.

Devolver uma cota contemplada, depois de noventa dias, para uma nova rodada de sorteio e lance pode melhorar sensivelmente a mecânica de funcionamento de consórcios. Se alguém não está com pressa ou não pode comprar no momento o seu veículo novo ou usado, que ceda a vez a outro que aguarda a oportunidade muitas vezes com ansiedade para ter acesso ao bem. O direito do consorciado que abriu mão de sua contemplação seria naturalmente restabelecido, pois voltaria a concorrer em novo sorteio.

Uma mudança da regra atual poderia aquecer a economia, sem gerar efeitos colaterais ruins no combate à inflação.

RODA VIVA

PRIMEIRA renovação em cinco anos do Citroën Aircross, principalmente grade e faróis, acrescentou versão de entrada por R$ 49.990 sem estepe externo. Conforme esta coluna adiantou, o monovolume C3 Picasso parou. Motor flex de 1,5 L/93 cv (etanol) ainda mantém partida a frio auxiliada por gasolina. Com motor de 1.6 L/122 cv e câmbio automático sai a R$ 58.900.

AIRCROSS evoluiu em economia de combustível porque está até 45 kg mais leve, utiliza agora direção eletroassistida, pneus verdes e diferencial alongado em 5% para alcançar nota A no programa de etiquetagem veicular. Tela multimídia de 7 pol. e câmera de ré estão na versão de topo por R$ 69.290. Suspensões recalibradas melhoram a dirigibilidade e o conforto de marcha.

OITAVA geração do Passat acaba de chegar. Estilo segue a escola evolutiva da marca, porém sua estrutura está mais rígida. Motor de 2 litros, turbo, sistema de injeção dupla, 220 cv/35  ,7 kgf.m e câmbio automatizado de 6 marchas formam um conjunto instigante e eficiente. Bom espaço atrás. Impostos empurram preço para R$ 144.500.

PERUA Mini Clubman Cooper S é pouco fotogênica. Precisa ser vista ao vivo para se mudar de opinião e entender sua proposta alternativa aos SUVs e crossovers atuais. Dimensões internas estão entre os pontos altos, mas o porta-malas de 360 litros fica no limite do aceitável. Motor 2-litros turbo de 192 cv garante agilidade. Suspensão é dura como o preço de R$ 179.950.

ENTRE as surpreendentes mudanças de comportamento no mercado brasileiro está a escolha do câmbio automático. Peugeot, em campanha por tempo limitado, oferece essa opção sem custo, equivalente a um desconto em torno de R$ 4.000. No site de classificados Webmotors a oferta de veículos com câmbio automático cresceu 30% em um ano.





Fernando Calmon é jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna Alta Roda começou em 1999. É publicada no Coisas de Agora, WebMotors, na Gazeta Mercantil e também em uma rede nacional de 52 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). 

Escreva para Fernando Calmon: fernando@calmon.jor.br ou o acompanhe pelo Twitter: www.twitter.com/fernandocalmon.

MOPAR TRAZ PARA O BRASIL O CUSTOM SHOP, QUE PERSONALIZA SEU CARRO NA FÁBRICA.


Já imaginou ter seu carro personalizado dentro de uma linha de montagem? Assim é o Custom Shop. O cliente escolhe seu acessório e, antes mesmo do carro chegar à concessionária, ou seja, ainda na fábrica, o automóvel recebe os acessórios e retorna à linha de montagem para os procedimentos finais de checagem e inspeção. É a maximização da personalização, não só na palavra, mas na prática. “O Custom Shop é uma nova maneira do personalizarmos o carro do cliente, no momento em que ele é produzido, garantido todos os procedimentos da linha de montagem, como garantia total do serviço, da qualidade e da aplicação e da checagem final”, analisa Norberto Klein, Diretor da Mopar para América Latina. Este conceito inovador nasce na mais moderna planta produtiva da FCA no mundo, o Polo Automotivo Jeep, recém-inaugurado na cidade de Goiana, região próxima a Recife, Pernambuco. As práticas orientadas na fábrica de Goiana, focadas em eficiência, qualidade e desempenho, servem de base para todo o trabalho do Custom Shop. 

Trata-se de uma extensão da Mopar, focada no conceito de acessórios genuínos, desenvolvidos em parceria com a engenharia, validados e em conformidade com toda a funcionalidade do veículo. Lembrando que os automóveis atuais estão cada vez mais tecnológicos, modernos e seguros, todo e qualquer acessório tem que estar alinhado com o pacote tecnológico atual e requer uma sintonia fina de comunicação. E os produtos Mopar são únicos porque são desenvolvidos em colaboração com as plataformas que projetam e definem as especificações técnicas dos carros. 

Durante todos esses anos, a Mopar tem se adiantado com o lançamento de novas tecnologias, entendendo os consumidores mais exigentes que não abrem mão de produtos de qualidade, funcionalidade e segurança. E o Custom Shop é a melhor maneira de o cliente personalizar seu carro, com garantia, segurança e praticidade. 

Nos Estados Unidos, o Custom Shop já conta com nove unidades espalhadas pelas principais fábricas, customizando aproximadamente 20 mil carros por mês, com mais de 130 kits variados, atendendo todo tipo de cliente e de bolso. No Brasil, a inauguração do Custom Shop irá contar com quatro kits personalizados para o Jeep Renegade: LandScape, Áudio Booster, Chrome e Protection. Além da exclusividade e da personalização distinta, todos os carros produzidos pelo Custom Shop recebem um badge na lateral, identificando a exclusividade do modelo. 

KIT LANDSCAPE


O Landscape oferece ao cliente um acréscimo na qualidade do transporte de cargas e tem total integração com outros acessórios disponibilizados para o Renegade. Três equipamentos compõem este kit: estribo lateral, barras transversais de teto e engate traseiro.

O estribo lateral, construído em aço, foi projetado para ser integrado a lateral do veículo. Com grafismo exclusivo que também tem função antiderrapante, ele complementa a lateral inferior e possui suportes específicos que interagem nas pré-disposições originais já existentes, validado pelos testes da engenharia da Mopar e são homologados como acessório genuíno. 

As barras transversais do teto, constituídas em alumínio, possibilitam otimizar o transporte de cargas e nascem completamente integrados aos outros acessórios Mopar oferecidos para o Renegade, como o porta bicicletas de teto, assim como a caixa para transporte e o bagageiro de teto tubular, que possibilita o transporte de objetos de forma mais simples e acessível.
O engate e reboque foi projetado pela equipe mundial de engenheiros da Mopar, exclusivamente para o Renegade.  Construído em aço, possui suportes exclusivos que encaixam na estrutura traseira original do veículo, proporcionando mais robustez e segurança, além de garantir harmonia à estética. Como um diferencial importante a segurança dos pedestres foi priorizada, e o engate traz uma ponteira removível, que pode ser instalada somente no momento do transporte. 

KIT ÁUDIO BOOSTER


O Áudio Booster traz ao Jeep Renegade uma completa central multimídia e um moderno subwoofer em caixa selada de alumínio. Com tudo controlado através dos comandos originais do volante, o Kit Áudio Mopar é dotado de um moderno processador que garante uma excelente velocidade de resposta das funções, bem como a personalização da tela de abertura da central multimídia com a imagem que o cliente escolher. A Central Multimídia Touch Screen traz uma tela de 6,2” e possui ainda oito funções: TV digital, navegador, DVD Player, rádio AM/FM, CD Player, Bluetooth, câmera de ré, entrada USB e auxiliar. Para este conteúdo a equipe de engenheiros desenvolveu um Gateway especifico que permite o trabalho harmônico com as outras centrais eletrônicas do Renegade.

O outro acessório do kit Áudio Mopar é um moderno subwoofer montado em uma robusta caixa selada feita em alumínio, que detalha os graves, traz mais potência e uma capacidade linear para alcançar frequências subgraves, tornado o som mais impactante aos passageiros. Totalmente integrada à arquitetura elétrica/eletrônica do Renegade, o Kit Áudio Mopar traz ainda confiabilidade, segurança e tranquilidade ao usuário. 

KIT CHROME


O Kit Chrome é mais um cuidado com o visual do Jeep Renegade. Composto por três elementos estéticos traz ainda mais charme e exclusividade ao modelo graças à capa dos espelhos retrovisores cromadas, a capa das maçanetas das portas e ainda pelo protetor de soleira. As capas dos retrovisores e das maçanetas das portas são feita em plástico tipo ABS e possuem uma resistente camada de cromo. Elas foram projetadas exclusivamente para o Jeep Renegade e homologadas pela engenharia da Mopar, após vários testes ambientais e de fadiga. O protetor de soleira, além do ganho visual, tem a função de proteger a região contra arranhões e depósitos de sujeira. 

KIT PROTECTION


Para aumentar ainda mais a proteção do Jeep Renegade em lugares mais adversos, o Kit Protection traz três importantes aliados: protetor do cárter do motor, protetor do tanque de combustível e para-barro dianteiro e traseiro. 

Os protetores do cárter e do tanque são feitos em aço e possuem design exclusivos. Foram especialmente projetados para serem encaixados nas pré-disposições originais já existentes no Jeep Renegade, sem nenhuma modificação ou adaptação, garantindo inclusive mais facilidade em eventuais operações de manutenção futuras. Os para-barros, feitos em plástico ABS, possuem design funcional e garantem a harmonia estética nas elogiadas linhas do Renegade, e protegem, de fato, a lateral inferior do veículo. 

MOPAR NO MUNDO

Presente em mais de 120 países e com aproximadamente 11 mil pontos de venda, a Mopar surgiu nos Estados Unidos em 1937, e o que parecia ser apenas uma pequena loja de garagem, hoje é um complexo formado por mais de 3.500 fornecedores que comercializa cerca de 500 mil itens diversificados em todo o mundo. Na América Latina, a Mopar trabalha o desenvolvimento e a comercialização de peças e acessórios, o atendimento a clientes e a assistência técnica dos veículos, suportando as marcas do Grupo FCA.

Imprensa Fiat Chrysler Automobiles.

VOLKSWAGEN LANÇA CAMPANHA COM DESCONTOS EXCLUSIVOS PARA A GRANDE SÃO PAULO.

“Dezembro Exclusivo Volkswagen”


A Volkswagen do Brasil lança uma campanha para divulgar as ofertas exclusivas da marca para dezembro, disponíveis em toda a Rede de Concessionárias da marca no País. Durante este mês, o Gol Comfortline, o Fox 1.0 Trendline, e o Voyage 1.0, todos completos, serão ofertados com preço de nota fiscal de fábrica. Para os dois primeiros modelos mencionados (Gol e Fox), a taxa de financiamento é zero.

Na Grande São Paulo, o take up! 2016 completo quatro portas é oferecido por R$ 36.790 à vista ou com entrada de 60%, taxa 0% e prazo de 24 meses. A oferta é válida apenas nesse final de semana (até o dia 6/12).
Volkswagen#vale

A Volkswagen sabe que o melhor é não correr riscos ao investir e respeita o dinheiro do brasileiro. Por isso, a marca lançou em julho a campanha “volkswagen#vale”, que reforça a tecnologia, a qualidade, a segurança e o melhor custo-benefício dos carros que a empresa fabrica. A campanha integrada destaca que é importante o cliente fazer o seu dinheiro valer mais investindo em carros que tenham motores eficientes, com três anos de garantia total, baixo custo de manutenção, ótimo valor de revenda e com a maior rede de concessionárias do País, como os veículos da marca Volkswagen. 
   
Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
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HYUNDAI SENIOR TOP.


Acontece neste fim de semana, na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo, o Grande Prêmio Hyundai, oitava e finalíssima prova do Campeonato Brasileiro Hyundai Sênior Top 2015 com a participação dos principais nomes do hipismo nacional. A Hyundai CAOA é patrocinadora do Campeonato Brasileiro de Hipismo desde 2014 como parte de suas ações de incentivos ao esporte brasileiro.

A oitava etapa do Campeonato Brasileiro Hyundai Sênior Top 2015 tem premiação de R$140 mil e após o cômputo geral, o campeão brasileiro receberá um carro Hyundai New iX35. Os participantes do Campeonato Brasileiro Hyundai Sênior Top 2015 pontuam também no ranking da Federação Equestre Internacional. Além do Brasileiro, ocorrerão, também no final de semana, as finais do Ranking de Salto da Sociedade Hípica Paulista.

O Grande Prêmio Hyundai, percurso mais importante do evento, terá obstáculos a 1,45 metro e que ocorrerá neste sábado, 5 de dezembro, a partir das 14h30. O cavaleiro Pedro Junqueira Muylaert é o atual líder do Campeonato Brasileiro Hyundai Sênior Top, seguido por José Roberto Reynoso Fernandez Filho e Sérgio Henrique Marins.

Inspeção Veicular

Durante o período de provas em todas as categorias disputadas neste final de semana, de 2 a 6 de dezembro, na Sociedade Hípica Paulista, a Hyundai CAOA promoverá inspeção completa e gratuita de diversos itens em veículos de todas as marcas. Entre os itens vistoriados estão todos os fluidos, calibragem dos pneus, medição de carga da bateria, além da higienização do ar-condicionado. Depois de verificadas, se necessário, lâmpadas e palhetas do limpador de para-brisa poderão ser trocadas nos veículos da marca Hyundai ou modelos que utilizem lâmpadas e palhetas compatíveis com os modelos da marca.

SERVIÇO
Provas: Entre 2 e 6 de dezembro.  
Campeonato Brasileiro Hyundai Sênior Top no sábado, dia 5, a partir das 14h30.
Local: Sociedade Hípica Paulista
Endereço: Rua Quintana, 206
Preços: Entrada Franca, estacionamento R$ 25,00 

Comunicação CAOA 
Anderson Cavalcante
anderson.cavalcante@caoa.com.br
Gerson Almeida
gerson.almeida@caoa.com.br
Maira Nascimento
maira.nascimento@caoa.com.br
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