segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

VOLKSWAGEN VENCE PROVA DE ABERTURA DO CAMPEONATO MUNDIAL DE RALI (WRC) PELA TERCEIRA VEZ CONSECUTIVA.

Equipe Volkswagen conquistou 1º e 2º lugares: vitória de Ogier, com Mikkelsen em segundo.

Polo R WRC atinge a marca de 35 vitórias em 40 ralis disputados.

A Volkswagen cravou uma “dobradinha” no Rali de Monte Carlo, realizado entre os dias 21 e 24, abrindo o Campeonato Mundial de Rali (WRC). A dupla Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (França) foi a vencedora, a terceira conquista consecutiva - a equipe Volkswagen também celebra a terceira vitória seguida em Monte Carlo. Os companheiros de equipe Andreas Mikkelsen/Anders Jæger (Noruega) terminaram em segundo.

Essa vitória marca o 35º triunfo em 40 ralis para o Polo R WRC, e o 33º na carreira de Ogier/Ingrassia, enquanto Mikkelsen conquistou seu 15º pódio na categoria – seu navegador Anders Jæger estreia no WRC com um excelente resultado.

Com a terceira vitória seguida, o francês Sebastien Ogier entra para a elite de pilotos do WRC que conquistaram esse feito – é o quinto piloto na história da competição a vencer o Rali de Monte Carlo por três vezes sucessivas. 

“Vencer aqui em Monte Carlo é um momento muito emocionante para mim! É um sentimento indescritível conquistar esse rali icônico pela terceira vez. As condições estavam realmente difíceis. Havia muito gelo e o piso estava muito escorregadio. Estou muito feliz com esse sucesso. O Polo estava incrível. Foi um fim de semana perfeito", disse Sebastien Ogier, piloto do Volkswagen Polo R WRC Nº1.

“Um início de temporada absolutamente fantástico no WRC. Segundo em Monte Carlo – isso vai ser sempre algo muito especial. Entretanto, foi também o meu primeiro rali com meu novo navegador Anders Jæger – e subir ao pódio é simplesmente fantástico. Eu já sabia que Anders era talentoso, mas ele realizou um trabalho perfeito durante todo o fim de semana, pelo que merece todo meu agradecimento. Foi um típico rali de Monte Carlo, tornando essa estreia ainda mais desafiadora para ele. As muitas mudanças nas condições meteorológicas e nas condições da pista, indo de gelo e neve ao asfalto seco, implicaram em termos de fazer muitos ajustes nas indicações de navegação. Para resumir, foi absolutamente fantástico para nós.”, declarou Andreas Mikkelsen, piloto do Volkswagen Polo R WRC Nº9.

O Polo R WRC também entra para o exclusivo círculo de modelos vitoriosos por três vezes em Monte Carlo. Com o total de 35 vitórias em 40 ralis disputados (desde sua entrada no WRC, em 2013), o Polo R WRC é o carro de maior sucesso na história da categoria, com a impressionante marca de 87,5% de vitórias.

“Começar a temporada do WRC com uma dobradinha é, por si só, uma conquista fantástica. Fazer isso em Monte Carlo torna tudo ainda mais especial. Nenhum outro rali requer uma perfeita combinação entre piloto, navegador, engenheiros, mecânicos e “espiões do gelo”, até o pessoal da logística, alimentação e preparação física. É absolutamente fantástico como todos estão em sintonia em nossa equipe. Acho que a pergunta mais ouvida na Volkswagen Motorsport é “posso lhe ajudar?”. Isso mostra o espírito da nossa equipe. Sebastien Ogier e Andreas Mikkelsen puderam confiar totalmente no time – e, dessa forma, dar o melhor de si. Essa dobradinha é merecida, e estamos muito orgulhosos dela.”, afirmou Jost Capito, Diretor da Volkswagen Motorsport .

Monte Carlo típico: asfalto seco ou molhado alternando-se em um mesmo estágio, neve e gelo no estágio seguinte. Em outras situações, um pouco de todos esse pisos em trechos de alguns quilômetros. O Rali de Monte Carlo é único no calendário do Campeonato. O evento deste ano seguiu sua reputação de ser imprevisível. Com 16 especiais e 377,6 quilômetros no total, os pilotos tiveram de ser rigorosos e certeiros na escolha dos pneus. As três duplas da Volkswagen contaram com informações importantes providas pelos apelidados “espiões do gelo”, que prestaram assistência sobre as condições do piso nos estágios. Dessa forma, todos puderam escolher os pneus adequados para obter o melhor desempenho.

Para a dupla Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Finlândia), o Rali de Monte Carlo terminou de forma desapontadora no sábado. A dupla se acidentou no 11º estágio, ao sair da pista e cair em uma valeta, e atingiu levemente um espectador, que não se feriu. Mas os danos no carro impediram a chegada da dupla ao posto de controle no tempo determinado, encerrando para eles o rali.
   
Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Gilberto dos Santos | Tel 11 4347-3050 | gilberto.santos@volkswagen.com.br
Fabiano Severo | Tel. 11 4347-3339 | fabiano.severo@volkswagen.com.br
Michel Escanhola | Tel. 11 4347-3816 | michel.escanhola@volkswagen.com.br
Luís Felipe Figueiredo | Tel. 11 4347-5053 | luis.figueiredo@volkswagen.com.br

DAF CF85 ALCANÇA 100% DO FINAME.

Modelo apresentado na Fenatran  tem mais de 60% de conteúdo nacional e já conta com linha de crédito do BNDES.

A DAF, uma das marcas líderes no mercado europeu de caminhões e subsidiária da PACCAR Inc, anuncia o credenciamento da linha CF85 no programa Finame. A partir deste mês, as operações realizadas pela rede de concessionárias já podem ser cadastradas no percentual máximo do Finame. Isso porque o índice de nacionalização de peças e componentes ultrapassa 60%, atendendo às exigências do BNDES e do Inovar-Auto.

“Apresentamos o CF ao mercado na Fenatran há cerca de dois meses e, cumprindo o que prometemos, o nosso modelo pesado já conta com o Finame, a principal linha de crédito para aquisição de caminhões no país. Esta é mais uma prova do empenho de todo o nosso time e do compromisso de longo prazo que assumimos com o mercado brasileiro”, afirma Michael Kuester, Presidente da DAF Caminhões Brasil.

As primeiras unidades do CF85 já estão disponíveis na rede de concessionárias DAF para demonstração e testes. 

CF85

O novo caminhão é produzido na fábrica da companhia, em Ponta Grossa, no Paraná, e é oferecido nas versões 4x2 e 6x2, equipados com o motor PACCAR MX 12.9 litros, de 360 cv ou 410 cv. Há também duas opções de cabine, a Sleeper e a Space Cab. 

O trem de força recebe transmissão ZF de 16 marchas automatizada direct drive que, em conjunto com o propulsor PACCAR, confere força e baixo consumo de combustível, além de fácil manutenção. O controle de tração proporciona ainda mais segurança, assim como freio motor MX, o mais o potente do segmento, com 430 cv.

O CF85 é adequado às diversas aplicações de transporte de curta e média distâncias. Suas configurações cobrem importantes segmentos do mercado, como cegonha, transporte de químicos, carregamento de insumos agrícolas e cargas fracionadas.

Visite
BRCOM PUBLIC RELATIONS
Assessoria de Imprensa da DAF Caminhões Brasil 
Isadora Climaco
isadora.climaco@agenciabrcom.com.br
(11) 5582-1601
Fernando Planca 
fernando.planca@agenciabrcom.com.br
(11) 5582-1601 

VOLKSWAGEN OFERECE CHECK-UP GRÁTIS DE MAIS DE 30 ITENS.


O carnaval está chegando e, para quem vai pegar a estrada neste feriado, não há nada melhor do que fazer sua viagem com tranquilidade e segurança. Por esse motivo, a Volkswagen do Brasil está oferecendo check-up grátis de mais de 30 itens em veículos da marca em toda a sua Rede de Concessionárias. A ação é válida para toda a linha nacional Volkswagen, até o dia 11 de fevereiro de 2016. A substituição de itens de desgaste natural e serviços adicionais ficam sujeitos à aprovação prévia do orçamento pelo cliente.

Relação dos itens vistoriados no check-up grátis


Inspeção interna

• Painel de instrumentos
• Vidros e travas das portas
• Instrumentos (tacômetro, relógio etc.)
• Extintor de incêndio
• Buzina
• Climatização
• Cinto de segurança
• Volante e coluna de direção
• Sistema de embreagem
• Autodiagnóstico: leitura da memória de falhas (Sistema de Diagnóstico, Medição e Informação).

Compartimento do motor

• Óleo do motor
• Fluido de freio
• Sistema de arrefecimento do motor
• Direção hidráulica
• Correias e tensores
• Alternador
• Cabos de ignição
• Bateria

Inspeção externa

• Lavador do para-brisa/vidro traseiro
• Luz indicadora de direção (seta)
• Luz de freio
• Luz de ré
• Luz da placa traseira
• Luz dos faróis principais

Veículo elevado

• Pneus
• Freios
• Suspensão
• Triângulo de segurança
• Sistema de escapamento e catalisador
• Rodas
• Estado geral do veículo

Manter as revisões do automóvel em dia só traz vantagens ao cliente, tais como: mantém a garantia, aumento da vida útil do veículo e da segurança do condutor no trânsito, redução de custos com manutenção, geração de economia de combustível, melhor negociação no momento de revenda do automóvel, entre outros benefícios.

Pacotes de revisão da Volkswagen

Plano de Revisão Preço Fixo


A Volkswagen oferece o “Plano de Revisão Preço Fixo” para 1ª e 2ª revisões, com preços e condições atrativas. O plano é válido para diversos modelos da linha nacional e Novo Golf 1.4, com o valor fixo de R$ 236, que pode ser parcelado em até quatro prestações mensais de R$ 59, sem juros. Já, a partir da 3ª até a 6ª revisão, é possível consultar, por meio do site “www.vw.com.br/revisao”, o valor da manutenção, que contempla peças e também a mão de obra. Basta inserir o CEP, a cidade, o Estado e escolher o modelo e o ano de fabricação do veículo a ser revisado. Na mesma hora o cliente terá acesso ao valor sugerido pela revisão e o tempo estimado para realizar a manutenção.

O “Plano de Revisão Preço Fixo Volkswagen” é válido para o Gol nas versões Special, Trendline, Comfortline, Track, Rock in Rio e Highline; Voyage Trendline, Comfortline e Evidence; Fox Trendline, Comfortline e Rock in Rio; SpaceFox Trendline e Comfortline; Saveiro Startline, Trendline, Surf, Highline e Rock in Rio;  up! (primeira revisão) nas versões take, move, high, cross, black, white, red e speed;  Novo Golf 1.4 TSI e Novo Golf Variant 1.4 TSI.

Revisões Planejadas Volkswagen


A Volkswagen do Brasil acaba de lançar o pacote “Revisões Planejadas Volkswagen”, que oferece aos seus clientes o modo mais fácil, eficiente e seguro de manter as revisões do seu veículo em dia. Disponível em toda a Rede de Concessionárias da marca, o pacote “Revisões Planejadas Volkswagen” conta com quatro manutenções preventivas e pode ser adquirido no momento da compra de um veículo Volkswagen 0km, com pagamento à vista ou diluído nas parcelas do financiamento por meio do Banco Volkswagen, independentemente da quantidade de meses negociada na concessionária. Desta forma, o cliente paga o preço vigente pelo pacote de manutenções no momento da compra e, em casos de aumentos de preços ou inflação, o valor pago não será corrigido.

O pacote “Revisões Planejadas Volkswagen” está disponível para os modelos Gol, Voyage e Saveiro pelo valor de R$ 999. Para o up!, Fox, CrossFox e SpaceFox, o preço é R$ 1.500. Todos os itens previstos nas revisões preventivas (exemplos: óleo do motor, filtro de óleo e filtro de combustível), conforme informado no manual do veículo, além da mão de obra e fluido de freio, são considerados no pacote. Itens de desgaste natural (exemplos: pastilha de freio, disco de freio, vela de ignição e correias), assim como sua substituição ou serviços adicionais, não estão inclusos, ficando sujeitos à aprovação prévia do orçamento pelo cliente.
Volkswagen#vale

A Volkswagen sabe que o melhor é não correr riscos ao investir e respeita o dinheiro do brasileiro. Por isso, a marca lançou em julho a campanha “volkswagen#vale”, que reforça a tecnologia, a qualidade, a segurança e o melhor custo-benefício dos carros que a empresa fabrica. A campanha integrada destaca que é importante o cliente fazer o seu dinheiro valer mais investindo em carros que tenham motores eficientes, com três anos de garantia total, baixo custo de manutenção, ótimo valor de revenda e com a maior rede de concessionárias do País, como os veículos da marca Volkswagen.   
   
Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Renato Acciarto | Tel 11 4347-5060 | renato.acciarto@volkswagen.com.br 
Andrea Cipriano | Tel 11 4347-2827 | andrea.cipriano@volkswagen.com.br

CASA DA MÃE JOANA.
Por Marli Gonçalves*

VOU BOTAR MEU BLOCO NA RUA.

Sempre dentro do tal espírito do arco democrático, como um povo aí gosta de falar pomposo, bem que quero colaborar. Anda difícil ter opinião, no entanto. Se de um lado crítico, vira coxinha e golpista, e de outro aparecem siderados que veem perigo comunista em tudo, impressionante. Horríveis e mal informados (ou mal-intencionados, que andam pululando por aí), e de ambos os lados.

Os meninos que estão gritando nas ruas disseram que querem sair todos os dias, porque o barato deles é travar a cidade. E eles andam caprichando, brincando com o fogo nas ruas de São Paulo, aspirando gases temperados, tomando borrachadas, brincando de esconde-esconde e pega-pega com os já enfezados policiais. Policiais com motivos, além de baixos salários e treinamento capenga, muitos ali podiam ser seus filhos, talvez realmente seus filhos também estejam ali, lutando pelo que eles acham ser um mudo melhor. 

Do ponto de vista deles, estudantes, estão ali construindo suas histórias, participando. Quantos de nós também já não o fizemos, não fomos assim rebeldes, não desafiamos o sistema? Corremos da polícia? O problema é que esse tema agora, num momento tão crucial para o país, parece mesmo meio bobinho. Nem os caras vão baixar as tarifas, nem as tarifas serão livres - tirem suas bikes, skates e patins da chuva. O rosário tem contas mais significativas para orações.

Por isso andam mais irritando a sociedade do que ajudando a mudar, embora o chamado geral seja sonoro. "Vem. Vem pra rua, vem. Vem. Vem lutar contra o governo. Vem!" - a cantilena principal, além de, claro, as sem pé nem cabeça e as clássicas "Ei, você aí parado, também é explorado", "Burguês, daqui a pouco será sua vez". Isso quando não estão sentados no chão em longa assembleia de deliberação e votação fazendo um maldito e chatíssimo jogral, que não devem saber bem o que é, mas é como chamam o que na verdade é repetição, eco, brincadeira de telefone sem fio. Nós. "Nós"...Vamos. "Vamos"... falado sempre por uma esganiçada e imberbe líder fugindo do destino de patricinha. 

Mas, enfim, eu também quero protestar. Achar minha turma. E continuo procurando algum grupo que me represente de forma mais completa e séria. Sei de um monte de gente na mesma situação, meio perdido, sem direção, estarrecido também, mas por causa dos vigorosos passos para trás que estamos vendo o país engatar em questões que nos são caras. Estamos querendo sair atrás de algum trio elétrico. Mas ele não passa.

Pensei, então, em propor alguns temas que, nesses dias próximos ao Carnaval, se confundirão. As letras das marchinhas das centenas de blocos que também já balançam as ruas das cidades são mais ácidas e diretas do que as dos protestos, mais contundentes do que mil manifestos, do que abaixo-assinados de redes sociais. Principalmente mais divertidas, e o japonês da federal, nosso globeleza, estará aí para provar, em música e como campeão de vendas de máscaras com sua cara e óculos.

Soma. Já é tradição aproveitar o Carnaval para lascar o pau, satirizar, fazer gaiatices. A crise na porta, bolsos vazios, dívidas para dar e vender. Assuntos jorram mais do que o petróleo. Liberdade - que isso na época negra nunca tivemos. Se fossemos um país sério, derrubaríamos esse governo que já não nos governa assim, brincando, dançando e cantando, e já nos próximos dias.

Problema é que não sou foliã, não mais. Com os anos, peguei bode de bebida, de quem bebe muito, de grupo que junta gente que bebe muito e perde a noção, peguei bode de multidões, até com uma certa fobia.

Vou botar meu bloco na rua, mas só se for o de fazer anotações, rascunhando um cardápio de temas de protestos e ideias de blocos mas para que sigam nas ruas depois da quarta-feira de Cinzas. Quando o Carnaval passar.

Os dengosos do ritmo, Sai zika, que eu tô pra lá de chicungunya, Os falidos do pedaço, Os sem-teto duplex, Os paranoicos do desemprego, Impostos para que não te quero não, Lava Lava Jato, seja mais exato, Corrupa, corrupa, pixuleco na mandioca, FMI, FMI, me estarrece só de te ouvir. Mais uma turma numerosa que anda por aí, assoviando, a do "Vai Vai lá, protesta por mim, vai na frente que estou chegando". 






* Marli Gonçalves é jornalista - Todos na rua pintando uma nova Aquarela do Brasil, Fevereiro, 2016. A melô dos black blocs: Quanto riso, oh, quanta alegria, Mais de mil palhaços no salão.... Foi bom te ver outra vez/Está fazendo um ano/Foi no carnaval que passou ... A mesma máscara negra/ que esconde o teu rosto/ Eu quero matar a saudade... 
** Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no marligo.wordpress.com. Estou no Facebook. E no Twittere-mails: marli@brickmann.com.br e marligo@uol.com.br. 
*** Visite sempre o "Chumbo Gordo": www.chumbogordo.com.br.

domingo, 24 de janeiro de 2016

CHUMBO GORDO.
Por Carlos Brickmann*

ONDE ESTÁ A HONESTIDADE?

Só política, só bandidagem, só ladroeira. Parece que todas as páginas dos jornais foram destinadas ao noticiário do crime - ora é crime a mão armada, ora é crime por propina dada, ora é crime de verba desviada, ora é crime cometido por amigos do peito, ao lado dele, e ele não sabia de nada. Nada como um assunto mais leve - música, por exemplo. Um bom disco de Noel - ele compôs (em parceria com Francisco Alves), ele mesmo canta (https://youtu.be/5F6gfazcwAc). Noel Rosa, lembremos, era o Chico Buarque da época - uma quase unanimidade.

O samba é um clássico: "Onde está a honestidade?" Que bela letra! "Você tem palacete reluzente/ Tem joias e criados à vontade/ Sem ter nenhuma herança nem parente/ Só anda de automóvel na cidade/ E o povo já pergunta com maldade/ Onde está a honestidade?/ Onde está a honestidade?"

Mais: "O seu dinheiro nasce de repente/ E embora não se saiba se é verdade/ Você acha nas ruas diariamente/ Anéis, dinheiro e até felicidade/ E o povo já pergunta com maldade/ Onde está a honestidade?/ Onde está a honestidade?"

Não, nada que se refira à disputa para ver quem é a viva alma mais honesta do país. É um samba antigo, gravado em 1934. Nada a ver, como se nota (nota? Evitemos o duplo sentido: "como se percebe", que tal?), com pixulecos, mochilas e malinhas com alta capacidade de carga, até R$ 500 mil cada uma (na época, a moeda nem era o real: era ainda o mil-réis). Tudo bem, sempre alguém vai achar que o velho samba, tão eterno, se refere a fatos atuais. 

Até pode parecer, né?

Noel, o poeta de sempre

Noel vale mais lembranças. Veja, de "Fita Amarela", este verso: "Se existe alma, se há outra encarnação/ eu queria que a mulata sapateasse no meu caixão". 

Ou este, de "Último Desejo", que evoca a virtude do silêncio, do calar e não lembrar, em certas situações: "Perto de você me calo, tudo penso e nada falo".

Lula e o Japonês

No encontro com jornalistas amigos, na quarta, Lula disse que o Governo petista "criou mecanismos para que nada fosse jogado em baixo do tapete". Esta posição não coincide com a da Polícia Federal. No fim do ano, uma circular na Intranet da Federal informou que não havia verba nem para combustível. Houve cortes de luz, por atraso no pagamento. O repórter Cláudio Tognolli, sempre preciso (https://br.noticias.yahoo.com/blogs/claudio-tognolli/?nf=1), noticia há meses os problemas da PF com o Governo. 

Agora a coisa explodiu: na quinta, as quatro maiores associações da PF se reuniram (fato inédito) e decidiram agir. Luís Boudens, presidente eleito da Federação Nacional dos Policiais Federais, informa que "os delegados pensam em entregar seus cargos de confiança".

Em quem acreditar: no ex-presidente Lula ou nos companheiros do Japonês?

Os pixulecos paulistas

Em São Paulo quem está na ofensiva é a Polícia Civil, com apoio do Ministério Público Estadual: três dos interrogados na Operação Alba Branca, que investiga a compra de alimentos para a merenda, acusaram o presidente da Assembleia, Fernando Capez, PSDB, e um ex-chefe de gabinete da Casa Civil de Alckmin, Luiz Roberto "Moita" dos Santos, de cobrar propinas de 25%. 

Ambos rejeitam a acusação. Mas a investigação continua. A propina, segundo os acusadores, era paga em dinheiro, em postos de combustível à beira das estradas. 

Chuchus falantes

Por falar em Governo paulista, tucanaram as bombas de gás lacrimogêneo e as balas de borracha. No boletim sobre a manifestação do Movimento Passe Livre, na quinta, a Secretaria de Segurança Pública de Geraldo Alckmin diz: "(...) os manifestantes tentaram mais uma vez furar o bloqueio (...). A PM então dispersou o ato. Foi necessário o uso de munição química e tiros de elastômero".

Guerrilha urbana...

A propósito, qual o objetivo do Movimento Passe Livre, que se declara favorável à gratuidade do transporte urbano? O MPL, com forte participação do PCB, Partido Comunista Brasileiro, declarou seu objetivo com as sucessivas manifestações em horários de pico no trânsito: "É provocar as estruturas do capitalismo!, diz Vitor dos Santos Quintiliano, um dos porta-vozes do grupo. "A gente parte muito da linha de que uma manifestação que trava a circulação da cidade trava a circulação de mercadoria. A gente provoca justamente as pessoas que se dão bem com nosso sufoco, essa corja de empresários, poucos e muito ricos". 

...e errada

Talvez Quintiliano não saiba, mas mercadoria, numa cidade grande, é transportada fora dos horários de pico de trânsito. Nos horários em que o MPL trava o trânsito, quem fica bloqueado é quem quer voltar para casa depois do trabalho. 

Defesa nacional

Na quarta, às 11 da manhã, no comando do 8º Distrito Naval, em São Paulo, tomam posse a Diretoria e o Conselho Fiscal da Associação Brasileira da Indústria de Material de Defesa, Abimde. O novo presidente será Carlos Frederico Queiroz de Aguiar, com o objetivo de fortalecer o relacionamento das indústrias de Defesa com o Governo e buscar a conquista de novos mercados externos.









Carlos Brickmann - carlos@brickmann.com.br - é Escritor, Jornalista e Consultor, diretor da Brickmann&Associados Comunicação - www.brickmann.com.br. Siga: @CarlosBrickmann. Visite: www.chumbogordo.com.br - informação com humor, precisão e bom senso - contato@chumbogordo.com.br.

sábado, 23 de janeiro de 2016

RALLY CERAPIÓ 2016 VAI DISTRIBUIR 10 MIL LIVROS.

As ações serão realizadas em escolas e comunidades carentes do sertão nordestino. Foto: Diego Krauss.

Tudo pronto para a largada do Rally Cerapió 2016, uma das maiores competições off-road da América Latina e que vai percorrer, entre os dias 27 e 30 de janeiro, 1.300 quilômetros em estradas e trilhas do interior do Ceará e Piauí. A prova terá as categorias carros, motos, quadriciclos e UTVs, na modalidade Regularidade, e bikes.

A programação oficial começa dia 25 no shopping Iguatemi, em Fortaleza, com as vistorias dos veículos. No dia seguinte, 26, haverá o briefing, onde a organização passará detalhes da prova aos competidores. E, à noite, será a largada promocional, quando todos os participantes passarão por uma rampa e serão apresentados ao público. Na quarta-feira, 27, em Maranguape (CE), cidade onde nasceu o ator e humorista Chico Anysio, acontece a largada da primeira etapa até Quixadá (CE).

Ações sociais

“Muito mais que um rali”, o Cerapió une esporte radical, adrenalina e responsabilidade social. A cada ano, a competição passa por diversas localidades do sertão, como pequenas cidades, vilas e povoados. Lá, realiza ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

“Na edição do ano passado, paramos em um vilarejo para realizar vários exames na população, entre eles o oftalmológico. É o ‘De olho na trilha’, que consiste em consultas com distribuição de óculos às comunidades carentes. Descobrimos um senhor de quase 70 anos que praticamente não enxergava mais. Mas como nunca tinha feito exames, ele não tinha ideia de como a visão estava prejudicada. Quando ele colocou os óculos pela primeira vez, parecia uma criança feliz quando ganha um brinquedo no Natal. Ele disse: ‘nossa, agora consigo enxergar as coisas. Antes estava tudo embaçado’”, conta Ehrlich Cordão, diretor-geral do Cerapió.

Livros

Criado com o objetivo de arrecadar livros e distribuí-los nas escolas públicas dos municípios que recebem a competição off-road, o projeto “Rallyteca” vai destinar cerca de 10.000 livros à população local e instituições de ensino. “Temos livros infantis, infanto-juvenis e didáticos. Temos exemplares para o estudo do Corpo Humano que custam cerca de R$ 200,00 no mercado, e vamos doá-los para as pessoas”, conta Adriana Araújo.

O Cerapió também fará uma campanha de arrecadação de cestas básicas durante as inscrições e que serão doadas para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Iguatu, no Ceará. “Todas estas ações de responsabilidade social acumulam um investimento de R$ 150.000,00”, comenta Cordão.  

Calendário nacional

O Cerapió abrirá oficialmente o Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade e o Rally Cross Country de Regularidade, das Confederações Brasileiras de Motociclismo e Automobilismo (CBM e CBA. Os cinco primeiros colocados de cada categoria recebem troféus e o campeão ganhará a inscrição para a próxima edição da competição. Todos os inscritos levarão para casa medalhas de honra ao mérito. Além disso, a prova também valera por duas etapas do Campeonato Piauiense de Ciclismo, da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

São cerca de 500 competidores de 24 estados brasileiros. O evento, considerado um dos maiores da América Latina, tem provas distintas de regularidade. Os carros 4x4, UTV’s, quadriciclos e motos farão um percurso de aproximadamente 1.300 quilômetros, enquanto as bicicletas percorrerão 360 km. O Rally Cerapió segue os regulamentos da CBA, CBC e CBM.

Além da realização das provas, a organização do evento busca prestigiar as cidades por onde os competidores passarão. Por isso, nos dois dias que antecedem a largada, 25 e 26 de janeiro, o público poderá visitar uma feira de artesanato e produtos típicos dos municípios, no estacionamento externo do Iguatemi Shopping de Fortaleza, a partir das 9h. Os patrocinadores também estarão presentes com estandes e expositores.

Estrutura do evento

A competição conta com uma megaestrutura, com equipe técnica especializada. Para garantir o bom desempenho e qualidade do evento, que tem mais de duas décadas de sucesso, o Rally Cerapió atende os participantes com secretaria de prova; equipe de cenografia; carro abre e fecha trilha; equipe médica com resgate médico, UTI móvel e ambulâncias; sistema de apuração eletrônica, sistema integrado de comunicação, além de assessoria de imprensa e equipe de filmagem. 

Roteiro turístico

Além de troféus, o Rally Cerapió proporciona experiências inesquecíveis, e as belezas naturais e pontos turísticos das cidades por onde os competidores passam são parte da premiação. A começar por Maranguape (CE), cidade natal do ator e humorista Chico Anysio. Em Pacoti, também no Ceará, encontra-se o Pico Alto, um dos pontos mais elevados do Nordeste, com 1.115 metros de altura e em Quixadá, estão paisagens com as condições perfeitas para os apaixonados pelo off-road.

No Piauí, os competidores visitarão Picos, com pouco mais de 70 mil habitantes, considerada a Capital do Mel, e Ipiranga do Piauí, com forte presença na produção e comércio de doces artesanais. Sem contar as capitais Fortaleza (CE) e Teresina (PI), que abrem e encerram os dias carregados de adrenalina pelo Nordeste brasileiro.

Fique por dentro do Cerapió

O Rally Cerapió busca sempre inovar e se aproximar cada vez mais do público apaixonado por aventura e também da imprensa, por isso, uma das maiores competições off-road do país possui um aplicativo para celulares e tablets exclusivo sobre a prova. O app traz as principais informações do rali, como notícias, fotos, vídeos, calendário, rotas de GPS até os locais da chegada e largada, links com informações sobre serviços para os competidores, além de acesso rápido para redes sociais oficiais, como Facebook, Twitter e Instagram. E todo o conteúdo pode ser facilmente compartilhado direto da palma da mão.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na App Store (iPhone e iPad) e na Google Play (para Android). Basta buscar por “Rally Cerapió” e fazer o download, ou seja, sem desculpas para não acompanhar de perto todas as emoções do evento.

Programação

> 25/01 - SEGUNDA-FEIRA
Local: Estacionamento externo do Iguatemi Shopping Fortaleza
9h às 21h - Credenciamento e vistoria técnica

> 26/01 - TERÇA-FEIRA
Local: Estacionamento externo do Iguatemi Shopping Fortaleza
Briefing técnico
9h - Motos
9h40 - UTVs, Quadriciclos e Motos Rally
10h20 - Carros 4x4
11h - Bikes
15h30 às 17h30 - Parque fechado obrigatório
20h - Largada promocional

> 27/01 - QUARTA-FEIRA | 1º DIA
PROVA DE REGULARIDADE | Maranguape (CE) - Quixadá (CE)
Motos: 243km
Carros 4x4, Quadris, UTVs e M. Rally: 260km
Largada: Pça. Senador Almir Pinto - Maranguape/CE - a partir das 7h
Chegada: Pça. José de Barros - Quixadá/CE - a partir das 15h
Briefing: Hotel Vale das Pedras - Av. Jesus Maria, 2010 - Jardim dos Monólitos - Quixadá/CE
Horários:
19h - Motos
19h40 - UTVs, Quadriciclos e Motos Rally
20h20 - Carros 4x4

PROVA DAS BIKES | Maranguape (CE) - Pacoti (CE) - 83km
Largada: Pça. Senador Almir Pinto - Maranguape/CE - a partir das 8h
Chegada: Arco de Entrada, CE-253 - Pacoti/CE - a partir das 12h
Briefing: Será realizado no dia 26/01 no Iguatemi Shopping Fortaleza

> 28/01 - QUINTA-FEIRA | 2º DIA
PROVA DE REGULARIDADE | Quixadá (CE) - Iguatu (CE)
Motos: 250km
Carros 4x4, Quadris, UTVs e M. Rally: 232km
Largada: Polo de Lazer (posto Ipiranga) - Quixadá/CE - a partir das 8h
Chegada: Pça. da Criança - Iguatu/CE - a partir das 14h20
Briefing: Hotel Vale das Pedras - Av. Jesus Maria, 2010 - Jardim dos Monólitos - Quixadá/CE
Horários:
19h - Motos
19h40 - UTVs, Quadriciclos e Motos Rally
20h20 - Carros 4x4

PROVA DAS BIKES | Circuito Iguatu (CE) - 82km
Largada: Pça. da Criança - Iguatu/CE - a partir das 8h
Chegada: Pça. da Criança - Iguatu/CE - a partir das 12h
Credenciamento para o Campeonato Piauiense de Mountain Bike - 1ª e 2ª etapas
Associação Comercial de Picos - Av. Nossa Senhora de Fátima, 803 - 1º andar, Centro - Picos/PI - a partir das 19h
Briefing: 21h

> 29/01 - SEXTA-FEIRA | 3º DIA
PROVA DE REGULARIDADE | Iguatu (CE) - Picos (PI)
Motos: 410km
Carros 4x4, Quadris, UTVs e M. Rally: 362km
Largada: Pça. da Criança - Iguatu/CE - a partir das 6h
Chegada: Restaurante Horizonte (Av. Severo Eulálio, 1266 - Picos (PI) - a partir das 15h25
Briefing: Associação Comercial de Picos - Av. Nossa Senhora de Fátima, 803 - 1º andar, Centro - Picos/PI - a partir das 19h
Horários:
19h - Motos
19h40 - UTVs, Quadriciclos e Motos Rally
20h20 - Carros 4x4

PROVA DAS BIKES | Picos (PI) - Ipiranga (PI) - 64km
Largada: Restaurante Horizonte (Av. Severo Eulálio, 1266 - Picos (PI) - a partir das 8h
Chegada: Pça. Coronel Joaquim Rufino - Ipiranga/PI - a partir das 12h
Briefing: Associação Industrial do Piauí (Av. Mal. Castelo Branco, 519 - Teresina/PI - 19h

> 30/01 - SÁBADO | 4º DIA
PROVA DE REGULARIDADE | Picos (PI) - Teresina (PI)
Motos: 365km
Carros 4x4, Quadris, UTVs e M. Rally: 411km
Largada: Restaurante Horizonte (Av. Severo Eulálio, 1266 - Picos (PI) - a partir das 6h
Chegada: Parque Potycana (Av. Raul Lopes) - Teresina/PI - a partir das 16h25

PROVA DAS BIKES | Circuito em Teresia (PI) - 75km
Largada: Parque Potycana (Av. Raul Lopes) - Teresina/PI - a partir das 8h
Chegada: Parque Potycana (Av. Raul Lopes) - Teresina/PI - a partir das 12h

FESTA DE PREMIAÇÃO: Iate Clube Teresina (Av. Alameda Parnaíba, 444 - Teresina/PI
Horário: 21h30

Foto: Haroldo Nogueira/Vipcomm.

VIPCOMM
Ricardo Ribeiro
Rafael Giuvanusi
rafael.giuvanusi@vipcomm.com.br
(11) 3893-1010 

MECÂNICA ONLINE®.
Por Tarcisio Dias*

Fábrica digital: investimentos e tecnologias por trás de um novo veículo.


Para muitos é mais um novo veículo que chega ao mercado. Mas na verdade o universo de investimentos que um fabricante realiza até esse momento muito vezes não são percebidos pelo consumidor.

O grupo FCA investiu numa planta completamente inovadora, apostando na força de trabalho de uma nova região e vem colhendo muitos frutos com o Jeep Renegade. Em breve será a vez da picape Toro.

E as demais marcas continuam investindo na modernização de suas plantas para aumentar a eficiência na produção, oferecendo mais qualidade em seus produtos e redução nos custos operacionais.

A Volkswagen do Brasil investiu na modernização da fábrica de São José dos Pinhais, com a ampliação de áreas produtivas e a instalação de equipamentos de última geração para a fabricação do Novo Golf, um dos modelos mais inovadores da marca do mundo.

Foi criada uma nova área de Armação, com equipamentos mais modernos e eficientes, que proporcionam a economia de até 30% no consumo de energia, em comparação com processos anteriores.

Um novo processo de montagem de veículos também foi implementado, permitindo que os modelos da família Fox e o Novo Golf sejam produzidos na mesma linha, um fato inédito dentro do Grupo Volkswagen.

Além disso, mais de 2.000 empregados participaram de programas de qualificação profissional para todos os postos de trabalho envolvidos na fabricação do Novo Golf, para assegurar a excelência da mão de obra na produção do modelo.

“A fabricação do Novo Golf é mais um sinal do compromisso de longo prazo que a Volkswagen do Brasil tem com o País. Mesmo nesse cenário econômico desafiador, estamos mantendo nossos investimentos no desenvolvimento de novos produtos”, afirmou David Powels, CEO e Presidente da Volkswagen do Brasil.

Todas as áreas produtivas receberam investimentos para o início da fabricação do Novo Golf: na Armação, onde ocorre a montagem das carrocerias, foi instalada uma nova linha com 168 robôs de última geração.

Entre os novos equipamentos, estão soldas a laser, que fazem a união das peças por meio de um feixe de luz, e um novo Eco Framer, moderno equipamento que faz a geometria da carroceria, com precisão de décimos de milímetro, e a colocação das laterais interna e externa, o que traz vantagens qualitativas.

Os robôs, além de possuírem tecnologia avançada, são mais rápidos, menores, mais precisos e têm controles digitais de alta eficiência, o que resulta em economia de energia. Por conta disso, esses equipamentos são 25% mais eficientes energeticamente se comparados à geração anterior.

Ainda na Armação, foram instaladas 145 pinças servo-pneumáticas utilizadas no processo de solda da carroceria, que são mais rápidas e 30% mais eficientes energeticamente. Elas também garantem 99% da eficiência do processo de união das peças, por meio de sistemas que já fazem a avaliação dos pontos trabalhados, no momento da solda.

Além disso, os geradores da nova cabine de solda a laser, onde é realizada a soldagem do teto e das laterais do veículo, consomem apenas 15% da energia gasta pela tecnologia anterior.

A pintura também ganhou uma nova linha com robôs mais modernos para aplicação de PVC, Primer e Verniz, por possuírem maior precisão na aplicação dos materiais, esses equipamentos garantem a excelência qualitativa do processo produtivo.

Na Montagem, a principal mudança ocorreu na área do Fahrwerk – onde é feita a união da parte motriz do veículo (motor, transmissão e suspensão) com a carroceria – processo que também é conhecido como “casamento”. Foi implementado um novo Fahrwerk, que permite que os modelos da família Fox e o Novo Golf sejam montados na mesma linha, um fato inédito dentro do Grupo Volkswagen.

O novo sistema confere ainda mais precisão ao processo, além da rastreabilidade dos apertos de todos os parafusos utilizados nessa etapa. Para a instalação do novo Fahrwerk, foram trazidos mais de 60 containers com equipamentos da Alemanha, entre eles robôs de parafusamento, parafusadeiras, fusos, placas de montagem do conjunto motriz, elevadores de placas, mesas de transferência, manipuladores e sistemas de controles eletrônicos.

Como funciona o Fahrwerk - A área do Fahrwerk é subdividida em três principais processos: Primeiro, ocorre a montagem do motor com câmbio e todos os periféricos do conjunto motriz.

Em seguida, é feita a pré-montagem do chassi (eixos, tanque de combustível, suspensão, escapamento), e depois a união da parte motriz (motor, transmissão e suspensão) com a carroceria, processo que também é conhecido como “casamento”.

Com o novo Fahrwerk, a unidade de São José dos Pinhais está alinhada à nova estratégia global da marca (MQB) e a linha de montagem preparada para fabricar novos produtos dentro deste conceito.

Projeto foi desenvolvido com tecnologia digital inovadora - O projeto da fabricação do Novo Golf em São José dos Pinhais foi desenvolvido com auxílio da Fábrica Digital, uma tecnologia do Grupo Volkswagen que consiste em um conjunto de softwares adaptados para simular virtualmente os processos produtivos, antes da implementação física.

A “Fábrica Digital” foi utilizada na maior parte dos processos de adaptação da fábrica para receber o novo modelo, seja na implementação de novos equipamentos como na otimização do fluxo logístico, evitando um total de gastos da ordem de mais de R$ 4 milhões, que seriam utilizados com possíveis interferências e adaptações que deixaram de ser realizadas.

A Fábrica Digital permite realizar simulações, que garantem a definição do melhor e mais robusto processo produtivo, minimizando o prazo de implementação, otimizando o tempo de fabricação e balanceamento da linha, além de promover a melhoria da ergonomia, levando à excelência os movimentos do trabalhador e gerando maior produtividade.

Além da simulação dos processos produtivos, os postos de trabalho também foram avaliados no ambiente da Fábrica Digital, utilizando, entre diversos recursos, uma tecnologia presente em games. Esse recurso altamente tecnológico foi utilizado para garantir a ergonomia dos postos de trabalho na nova linha de produção, mantendo sempre o bem-estar dos colaboradores.

A tecnologia de games permite avaliar a ergonomia dos postos de trabalho da produção. Durante as análises, um colaborador simula o mesmo movimento necessário no processo produtivo.

Com uma câmera, são captadas as imagens do operador em movimento; essa tecnologia permite que os ergonomistas avaliem se os movimentos são ergonômicos. Uma das principais vantagens é a praticidade de uso dessa tecnologia, cujo aparelho é transportado e montado facilmente, permitindo simulações rápidas.

A utilização da tecnologia de games para aprimorar a ergonomia de postos de trabalho da produção da empresa é uma inovação criada pela equipe de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil.

Trajetória - Atualmente, a unidade de São José dos Pinhais emprega mais de 3 mil pessoas, produzindo os modelos Fox, Fox BlueMotion, CrossFox, SpaceFox, Novo Golf e Audi A3 Sedan.

Fatos marcantes

1999: Inauguração da fábrica em São José dos Pinhais, com a fabricação do Golf e Audi A3
2003: Lançamento do Fox
2005: Lançamento do CrossFox
2009: Nova Geração do Fox e CrossFox
2010: Unidade comemora 1 milhão de Fox produzidos
2011: Unidade comemora 500 mil Golf produzidos e inicia a produção do SpaceFox
2012: Lançamento do Fox BlueMotion e unidade comemora 2 milhões de veículos produzidos
2013: Unidade comemora 1,5 milhão de Fox produzidos, apresenta o Fox BlueMotion com o novo motor de três cilindros 1.0L e Grupo Volkswagen anuncia novos investimentos na fábrica paranaense
2014: ao completar 15 anos, unidade chega a 2,3 milhões de veículos produzidos desde a sua inauguração
2015: Início da fabricação do Audi A3 Sedan.
2016: Início da fabricação do Novo Golf.



Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica. Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® www.mecanicaonline.com.br e desenvolve a Coleção AutoMecânica. Escreva para: redacao@mecanicaonline.com.br. 
** Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.