quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

RALLY CERAPIÓ DOA LIVROS PARA CRIANÇAS INDÍGENAS EM MARACANAÚ, NO CEARÁ.

O Rally Cerapió 2016 abriu a 29ª edição da competição doando livros a crianças indígenas na reserva Pitaguary, em Maracanaú, no Ceará. A equipe do projeto Rallyteca, realizado em parceria com o Instituto Cultural Saber e Ler e Adi Produções, entregou cerca de 300 livros na aldeia. 


A Biblioteca Municipal de Maranguape, na cidade vizinha, também foi beneficiada e recebeu 1.000 novos exemplares que servirão de apoio à rede de ensino do município. O projeto distribuirá 10 mil livros para escolas e comunidades carentes no percurso da prova de 1.300 quilômetros, que abrange os estados do Ceará e Piauí.

“Eu senti que os índios, dentro desta aldeia especificamente, procuram um espaço dentro da sociedade por meio da educação. Logo, nós viemos ao encontro desse pensamento facilitando o acesso ao conhecimento sem interferir na preservação da cultura deles. Foi gratificante. Manteremos contato com eles para fecharmos novas parcerias”, contou Magda Krauss, presidente do Instituto Cultural Saber e Ler, de Campinas (SP).

A cidade de Maranguape foi o primeiro município cearense a ser beneficiado pelo projeto. “Essa doação tem grande importância para o nosso acervo e para 16.000 crianças e jovens que fazem parte da nossa rede pública de ensino. Além disso, o Rally Cerapió é um evento que tem tradição, assim como nosso município, quando se trata de competições off-road. Este foi um gesto muito importante para nós”, comentou Átila Câmara, prefeito da cidade.

O Rallyteca distribui os exemplares de acordo com a rota da competição, que cruza o sertão nordestino. “Neste ano nós contamos com o apoio de 18 editoras e conseguimos trazer os mais variados livros. Infantis, infanto-juvenis, adultos e de pesquisa. Fizemos uma triagem para que as bibliotecas recebessem o maior número de livros possível e com variedade”, explicou Adriana Araújo, idealizadora do projeto.

O Rally Cerapió 2016 é uma realização da Radical Produções e tem o apoio da Audax Bikes, Michelin, Honda e Can-Am além de contar com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, Governo do Estado do Piauí e Prefeitura Municipal de Teresina. A competição também conta com a colaboração do Sebrae, Shopping Iguatemi Fortaleza e prefeituras de Maranguape, Iguatu, Quixadá e Picos. A Revista da Moto! e a revista Speedway são parceiros na divulgação do evento; ADI, Óptica Jockey e Instituto Saber e Ler são parceiros sociais.

Programação do Rally Cerapió  

> 28/01 - QUINTA-FEIRA | 2º DIA
PROVA DE REGULARIDADE | Quixadá (CE) - Iguatu (CE)
Motos: 250km
Carros 4x4, Quadris, UTVs e M. Rally: 232km

Largada: Polo de Lazer (posto Ipiranga) - Quixadá/CE - a partir das 8h
Chegada: Pça. da Criança - Iguatu/CE - a partir das 14h20

Briefing: Hotel Vale das Pedras - Av. Jesus Maria, 2010 - Jardim dos Monólitos - Quixadá/CE
Horários:
19h - Motos
19h40 - UTVs, Quadriciclos e Motos Rally
20h20 - Carros 4x4

PROVA DAS BIKES | Circuito Iguatu (CE) - 82km
Largada: Pça. da Criança - Iguatu/CE - a partir das 8h
Chegada: Pça. da Criança - Iguatu/CE - a partir das 12h

Credenciamento para o Camp. Piauiense de Mountain Bike - 1ª e 2ª etapas
Associação Comercial de Picos - Av. Nossa Senhora de Fátima, 803 - 1º andar, Centro - Picos/PI - a partir das 19h

Briefing: 21h

> 29/01 - SEXTA-FEIRA | 3º DIA
PROVA DE REGULARIDADE | Iguatu (CE) - Picos (PI)
Motos: 410km
Carros 4x4, Quadris, UTVs e M. Rally: 362km

Largada: Pça. da Criança - Iguatu/CE - a partir das 6h
Chegada: Restaurante Horizonte (Av. Severo Eulálio, 1266 - Picos (PI) - a partir das 15h25

Briefing: Associação Comercial de Picos - Av. Nossa Senhora de Fátima, 803 - 1º andar, Centro - Picos/PI - a partir das 19h
Horários:
19h - Motos
19h40 - UTVs, Quadriciclos e Motos Rally
20h20 - Carros 4x4

PROVA DAS BIKES | Picos (PI) - Ipiranga (PI) - 64km
Largada: Restaurante Horizonte (Av. Severo Eulálio, 1266 - Picos (PI) - a partir das 8h
Chegada: Pça. Coronel Joaquim Rufino - Ipiranga/PI - a partir das 12h

Briefing: Associação Industrial do Piauí (Av. Mal. Castelo Branco, 519 - Teresina/PI - 19h

> 30/01 - SÁBADO | 4º DIA
PROVA DE REGULARIDADE | Picos (PI) - Teresina (PI)
Motos: 365km
Carros 4x4, Quadris, UTVs e M. Rally: 411km

Largada: Restaurante Horizonte (Av. Severo Eulálio, 1266 - Picos (PI) - a partir das 6h
Chegada: Parque Potycana (Av. Raul Lopes) - Teresina/PI - a partir das 16h25

PROVA DAS BIKES | Circuito em Teresia (PI) - 75km
Largada: Parque Potycana (Av. Raul Lopes) - Teresina/PI - a partir das 8h
Chegada: Parque Potycana (Av. Raul Lopes) - Teresina/PI - a partir das 12h

FESTA DE PREMIAÇÃO: Iate Clube Teresina (Av.. Alameda Parnaíba, 444 - Teresina/PI
Horário: 21h30

VIPCOMM
Assessoria de Imprensa Rally Cerapió
Ricardo Ribeiro
Rafael Giuvanusi
rafael.giuvanusi@vipcomm.com.br
(11) 3893-1010 | (11) 98390-5781

CUMMINS COMEMORA RECORDE DE VOLUNTARIADO EM SUAS AÇÕES SOCIAIS.

A Cummins Brasil comemora os resultados obtidos com participação de seus funcionários em ações de voluntariado em 2015, um ano recorde para a história dos trabalhos da empresa voltados a área de Responsabilidade Corporativa. 

A ‘Pano pra Manga’, criado e desenvolvido em 2008 pela Cummins com foco na geração de renda à comunidade de Guarulhos (SP), conta atualmente com 5 integrantes formados no ofício da arte de corte e costura que receberam também informações de empreendedorismo para o desenvolvimento e comercialização de produtos têxteis. O projeto já formou mais de 100 pessoas no ofício.

O total de 92% dos funcionários Cummins se engajaram nos projetos sociais da companhia que, desde 2008, estabeleceu três áreas de foco para atuação: Educação, Meio Ambiente e Justiça Social.

Neste processo, os voluntários utilizam seu tempo e talento para ajudar a comunidade a endereçar e resolver suas demandas. Em 2015, o total de horas trabalhadas ficou em 16.513 contra 12.283 em 2014, ano no qual foi registrado 89% de participação, ou seja, um crescimento de 3%.

De acordo com Soraia Senhorini Franco, gerente da área de Responsabilidade Corporativa da Cummins, “promovemos mais reuniões com a liderança e melhoramos a comunicação para atingir todos os públicos da empresa de forma diferenciada”, conta.

São diversos os projetos engajados na empresa. A Campanha Contra Dengue que ocorreu em abril de 2015, atendeu mais de 200 casas na região de Guarulhos (SP), onde a empresa está instalada, e contou com o engajamento de 90 voluntários que fizeram um belo trabalho de conscientização, após receberem um treinamento na Cummins com os departamentos médico e de segurança.

Após o desastre ecológico em Mariana (MG), a Cummins arrecadou em parceria com seus Distribuidores cerca de 900 quilos de alimentos e 226 litros de água. A fabricante de motores ainda contou com a parceria dos seus fornecedores de transporte para a entrega dos produtos arrecadados.

Em decorrência da crise hídrica, os engenheiros da Cummins desenvolveram protótipos de cisternas para captação da água da chuva, distribuídas em 50 casas da comunidade, com capacidade de armazenamento de 200 litros. Nesta ação, denominada De Gota em Gota, foi registrada a participação de 166 voluntários que dedicaram 620 horas trabalhadas. Em três meses de operação, o projeto gerou uma economia de 100 mil litros de água. Para este ano, o De Gota em Gota prevê a distribuição de mais 450 cisternas. 

O Formare é um programa de capacitação de jovens de baixa renda para o mercado de trabalho. No ano passado, mais uma turma de 20 jovens foi graduada e o projeto mobilizou mais de 500 voluntários engajados que dedicaram um total de 5883 horas trabalhadas. Este ano, a terceira turma de 20 jovens já está em sala de aula, nas instalação da empresa. O curso tem duração de um ano.

Outro programa que gera renda para a comunidade, contribuindo também para as questões ambientais é o Emaus, projeto de reciclagem de pallets criado em 2011 com o objetivo de intensificar o reaproveitamento da madeira utilizada diariamente pela unidade fabril. A doação é feita semanalmente para a equipe da entidade Movimento Emaus, de Arujá (SP), que remanufatura os pallets em novos modelos e revende para a Unidade de Distribuição de Peças da Cummins. 


Textofinal de Comunicação Integrada
Juliana Sih
textofinal@textofinal.com
(011) 3849-8633

BRABUS LANÇA PACOTE DE APRIMORAMENTO PARA O MERCEDES C 450 4MATIC.

A Strasse, importadora oficial e exclusiva da Brabus no país, disponibiliza o novo programa de refinamento para o Mercedes C 450 4MATIC.

O kit Brabus PowerXtra B30-410 oferece um upgrade na performance, tanto do modelo Sedan quanto do Wagon, que quando aliado as diversas opções de customização deixa o modelo com visual e desempenho ainda mais esportivos.

As modificações realizadas no motor V6 Twin-Turbo incluem a adição de um novo módulo de controle eletrônico. Um remapeamento da injeção eletrônica e da ignição promove um aumento de pressão nas turbinas e faz com que o motor passe a gerar 43,5 cavalos de potência e 50 Nm de torque adicionais. 

Após incorporar as melhorias, os números de desempenho da máquina sobem para 410cv de potência com um pico de torque de 570 Nm, fazendo de 0 a 100 km/h em apenas 4.6 segundos.

Com a eliminação da limitação eletrônica de velocidade promovida pelas alterações, a velocidade máxima sobe de 250 para 280 km/h.

Ainda mais significativo do que as melhorias na performance, foi o cuidado com que elas foram implementadas. Cada alteração visa transformar a experiência ao volante em algo extremamente agradável para o motorista. A interação entre a transmissão automática de sete velocidades e o encorpado 6 cilindros embaixo do capô é perfeita, tornando a condução mais ágil e, ao mesmo tempo, promovendo uma economia no consumo de combustível, apesar do aumento na potência.

Como sempre, a Brabus não deixa de lado nenhum aspecto e oferece opções para um visual que combine com toda essa força. Um sistema de escape esportivo com válvulas borboletas, controlado eletronicamente de dentro da cabine, possibilita um modo mais silencioso ou um som marcadamente mais poderoso. 

Um spoiler dianteiro pode ser acoplado ao pára-choque original deixando a frente do carro mais distinta e reduzindo a elevação, o que melhora a estabilidade em altas velocidades. 

Na parte traseira, um difusor especial faz a companhia perfeita para as quatro saídas cromadas do escapamento. 

Completam o exterior as rodas BRABUS Monoblock S aro 19, feitas especialmente para o 4MATIC.

O interior pode ser customizado com exclusivo couro BRABUS, notavelmente macio e respirável, e Alcantara. Também estão disponíveis pedais de alumínio, tapetes de alta qualidade, e soleiras com logotipo da Brabus, entre outros.

Todos os componentes são manufaturados em OEM Quality. O kit para o C 450 4MATIC tem garantia de dois anos ou 100.000 km. Clientes que já tenham um Mercedes de até 12 meses também podem levar para a Strasse fazer conversão. 

Strasse
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11 2592-3009 

Lucia Paes de Barros Assessoria de Comunicação
Lucia Paes de Barros
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Adriana Fegyveres
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quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

MINICARREGADEIRA CASE CONSTRÓI PISTA DE MOUNTAIN BIKE EM SOROCABA (SP).

Um dos espaços públicos mais completos de Sorocaba, interior de São Paulo, para prática de exercícios físicos e lazer, o Parque das Águas ganhou mais uma atração: uma pista de mountain bike, para profissionais e iniciantes no esporte. 

Para preparar a área, a Prefeitura de Sorocaba utilizou uma minicarregadeira CASE modelo 410, que trabalhou por duas semanas na limpeza, retirada da grama, nivelamento, construção de obstáculos, do traçado e de ondulações. 

A obra resulta de uma parceria da Prefeitura Municipal com o ex-atleta Márcio Ravelli, atendendo à reivindicação de um grande número de sorocabanos adeptos do esporte e também frequentadores do Parque das Águas.

O projeto da pista respeita a topografia do parque e a flora existente no local, segundo informações da Prefeitura. Sua extensão é de aproximadamente 800 metros, com cerca de 30 obstáculos ao longo do traçado, placas condutivas, de marcação, circuito e, em alguns trechos, grades de proteção impedem que pedestres atravessem a pista, para evitar acidentes.

Deca-campeão brasileiro de mountain bike e medalhista de bronze no Mundial de 2010, Ravelli deu toda orientação para a construção da área. “É claro que a pista será mais leve, porque aqui teremos profissionais, mas também o público em geral”, disse ele.

O secretário de Serviços Públicos de Sorocaba, Oduvaldo Arnildo Denadai, informou que a minicarregadeira CASE é uma máquina de uso constante, por ser ágil, de fácil transporte e operação. É utilizada, especialmente, na remoção de entulho, limpeza de áreas verdes, carregamento de material de roçagem, poda de árvores e em locais de tamanho restrito.

Minicarregadeiras

As minicarregadeiras são equipamentos compactos, versáteis e resistentes. Atualmente, a CASE comercializa cinco modelos de levantamento radial (SR130, SR150, SR175, SR200 e SR250) e dois de levantamento vertical (SV185 e SV300), com carga operacional que vai de 590 kg a 1.360 kg e potência bruta de 49 hp a 90 hp.

São máquinas que possuem vasta aplicação na construção, indústria e no agronegócio. São portáteis, por isso indicadas para lugares com limitação de espaço, e oferecem alta produtividade e baixo custo operacional. Podem ser utilizadas com uma vasta gama de implementos, como caçamba, garfo pallet, martelo hidráulico e vassoura. 

Case Construction Equipment – comercializa e dá suporte a uma linha completa de equipamentos de construção ao redor do mundo, incluindo a primeira retroescavadeira fabricada, escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras, pás carregadeiras, rolos compactadores vibratórios, tratores de esteiras, minicarregadeiras, carregadeiras de esteiras compactas e empilhadeiras. Através dos revendedores CASE, os clientes têm acesso a um verdadeiro parceiro profissional com equipamentos de classe mundial e suporte de pós-venda, garantias líderes de mercado e financiamento flexível. A CASE é uma marca da CNH industrial NV, líder mundial em bens de capital listada na New York Stock Exchange (NYSE: CNHI) e no Mercato Telematico Azionario da Borsa Italiana (MI: CNHI). Mais informações sobre a CNH industrial podem ser encontrada no site: www.cnhind.com.

Foto: Zaqueu Proença/ Prefeitura de Sorocaba

Página 1 Comunicação
Assessoria de Imprensa CASE
Regina Trombelli
regina@pg1com.com
(15) 991-026-050 (41) 3018-3377

PEUGEOT FRACTAL RECEBE O GRANDE PRÊMIO CREATIV'EXPERIENCE.

Por ocasião da cerimônia de premiação da 31ª edição do Festival Automobile International, realizada nesta terça-feira (26) no Hôtel des Invalides em Paris, a Peugeot recebeu o Grande Prêmio Creativ'Experience pelo carro conceito Fractal. Gilles Vidal, diretor de estilo da Peugeot, recebeu o troféu que simboliza as inovações representadas pelo Fractal.


O Festival Automobile International recompensa anualmente as mais belas realizações na área automobilística. Os prêmios são atribuídos por um júri de especialistas e entusiastas, presidido pelo arquiteto Jean-Michel Wilmotte e composto por personalidades do mundo automotivo, da mídia e da moda.

Peugeot Fractal seduziu o júri do Festival Automobile International e venceu o grande prêmio Créativ'Experience. Este foi o segundo prêmio obtido pelo Peugeot Fractal, que já foi eleito o “melhor carro conceito” do Salão de Frankfurt 2015 pelos leitores de Auto Plus e os ouvintes da RTL em 25 de setembro passado.

“Fico muito feliz em receber o Grande Prêmio Creativ'Experience atribuído ao Peugeot Fractal, pois é uma recompensa que valoriza a sensação que se tem ao volante de um carro. Este prêmio recompensa o estudo prospectivo sobre o design sonoro e a impressão em 3D simbolizada por este carro conceito” - comemora Gilles Vidal, diretor de Estilo da Peugeot.

O carro conceito Peugeot Fractal apresenta a visão da Marca de um cupê elétrico urbano do futuro. Ele promove uma evolução do Peugeot i-cockpit® ao utilizar o som para tornar a condução ainda mais instintiva.

Peugeot do Brasil
Diretoria de Relações Externas
Giselli Cardoso - Assessora de Imprensa
giselli.cardoso@peugeot.com
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BRASIL: A MANUFATURA DOS EMBARAÇOS.
Por Wilson Périco*

Há 14 anos, discussões acaloradas - com exageradas doses de intimidação e bravatas - acusaram a Novartis, empresa suíça, uma das mais respeitáveis no ramo dos fármacos, de promover a biopirataria ao propor, por meio de contrato público, o acesso a um punhado de fungos e bactérias para produzir, em Manaus (AM), medicamentos para doenças tropicais. Zelosa com sua reputação, a empresa decidiu investir em Singapura, sem entender a lógica daquela acusação, já que a prospecção era conjunta, com cientistas brasileiros, e o CBA (Centro de Biotecnologia da Amazônia) receberia US$ 1,00 pela venda de cada produto colocado na prateleira, por 10 anos.

Mesmo com este padrão de ação política, da precariedade de infraestrutura e de uma burocracia medieval embaraçosa, as empresas estrangeiras ainda apostam no Brasil, pois veem aqui, certamente, o potencial de oportunidades que não enxergamos. E isso, longe de nos intimidar, deve ser motivo de reflexão, avaliação e mobilização imediata para fazer do limão da crise a refrescante limonada da transformação.

"Os estrangeiros vão manter seu interesse no Brasil e as empresas nacionais continuarão com dificuldades de financiamento", além da burocracia e apatia para enfrentar os gargalos de infraestrutura, diríamos. Esta informação foi retirada do relatório da Consultoria PWC, divulgado recentemente, sobre a participação das empresas estrangeiras no Brasil, que passam à frente das nacionais, num patamar de 51%, e com perspectiva de chegar a 55% ao longo de 2016.

O fato, aparentemente preocupante, encerra razões que explicam este cenário, e que oferecem desafios para quem acredita na possibilidade de mudança de tendências. Nada contra as empresas estrangeiras se expandirem. O importante é entender para superar os obstáculos que impedem as locais de fazê-lo. Um dos problemas apontados é a valorização do dólar e o agravamento das dificuldades enfrentadas pelas empresas brasileiras em 2015. São estes fatores que abriram caminho para a ampliação de companhias estrangeiras no Brasil.

Comprar imóveis ou empresas no País recessivo de hoje é clima de black friday permanente para quem aqui aporta. Enquanto isso, taxas de juros, aumento de impostos e das tarifas públicas tendem a confirmar a tendência prevista. O que fazer para desembaraçar e avançar sem tantas amarras que impedem a transformação? Quem sabe, demonstrar ao gestor público que, fabricando menos embaraços, pode impulsionar uma indústria mais pujante, competitiva, ou seja, com mais emprego, renda e prosperidade geral.












* Wilson Périco é presidente do CIEAM - Centro da Indústria do Estado do Amazonas.


PRINTER PRESS COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
Assessoria de Imprensa do Centro da Indústria do Estado do Amazonas - CIEAM
Aline Feltrin
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Marta Pereira
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NOVO SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO DESPEDE-SE DA MAGISTRATURA.

Após quase 40 anos de carreira, o desembargador José Renato Nalini, ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (biênio 2014-2015), deixa a Magistratura. Sua aposentadoria foi publicada nesta terça-feira (26) no Diário da Justiça Eletrônico. 

Nalini deixa o TJSP para assumir o posto de secretário da Educação do Estado de São Paulo, a convite do governador Geraldo Alckmin.

Em carta de despedida enviada ao atual presidente da Corte, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, Nalini reforçou o intenso carinho que sente pela Justiça Bandeirante. "Fui muito feliz no Poder Judiciário de meu Estado, ao qual tudo devo. Procurei exercer a jurisdição com zelo e profundo amor. Nunca deixei de me interessar pelo contínuo aprimoramento do sistema Justiça”, escreveu. “Deixo aqui as quatro décadas mais felizes de minha existência e a minha gratidão imorredoura a quantos contribuíram para isso”.

José Renato Nalini nasceu na cidade de Jundiaí em 1945 e formou-se em Direito pela Universidade Católica de Campinas, turma de 1970. Foi promotor de Justiça, cargo que assumiu em 1973. Ingressou na Magistratura em 1976, como juiz substituto da 13ª Circunscrição Judiciária, com sede em Barretos. Também trabalhou nas comarcas de Monte Azul Paulista, Itu e Jundiaí, além da Capital. Foi promovido, em 1993, ao cargo de juiz do Tribunal de Alçada Criminal, onde ocupou os cargos de vice-presidente e presidente. É desembargador desde 2004. Foi eleito para integrar o Órgão Especial do TJSP por duas vezes. No biênio 2012-2013 exerceu o cargo de corregedor-geral da Justiça e presidiu o TJSP durante o biênio 2014-2015.

Nalini é mestre e doutor em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP). É professor desde 1971, atividade que nunca deixou de exercer, tendo lecionado em diversas instituições.

Tribunal de Justiça de São Paulo
Comunicação Social 
imprensatj@tjsp.jus.br 

HONDA REALIZA MAIS DE 800 AÇÕES DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO EM 2015.


O trabalho da Honda de multiplicar conceitos de segurança no trânsito continua impactando milhares de brasileiros. Em 2015, aproximadamente 40 mil pessoas participaram dos 562 treinamentos de pilotagem de motocicletas, das 213 palestras e das 56 atividades mirins realizadas pelas equipes das unidades do Centro de Educacional de Trânsito Honda – CETH - de Indaiatuba (SP), Recife (PE) e Manaus (AM).

As ações, realizadas em todo o País, atenderam órgãos públicos, empresas frotistas e instituições como SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Exército, além de motociclistas interessados em aprimorar habilidades técnicas de pilotagem, jovens universitários e grupos de crianças, que tiveram a oportunidade de aprender sobre trânsito seguro com a turma do Clubinho Honda.

Em 2015, a Honda ainda deu início ao programa de treinamento voltado para mulheres motociclistas, realizou cursos para mototaxistas de Manaus (AM),  ultrapassou fronteiras e chegou ao Equador e Colômbia, onde promoveu atividades para integrantes da polícia militar que trabalham sobre duas rodas.

Assista o vídeo e saiba mais sobre o trabalho da Honda em prol da segurança no trânsito em 2015.


Harmonia no Trânsito

A Honda acredita que não basta oferecer produtos de qualidade e alta tecnologia. Para oferecer uma experiência satisfatória ao consumidor, é preciso garantir as condições para que os veículos sejam utilizados com segurança.

Pensando nisso, a empresa inaugurou, em 1998, o primeiro Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) do Brasil. Localizada na cidade de Indaiatuba (SP), a unidade logo se tornou referência na realização de cursos nas áreas de pilotagem com segurança e educação no trânsito. Seguindo a mesma proposta, em 2006, o CETH Recife (PE) iniciou as atividades e, em 2013, foi a vez de Manaus receber o seu CETH. 

Todas as unidades oferecem cursos básicos e avançados, on e off road, divididos em aulas práticas e teóricas. Os CETHs são responsáveis pelos treinamentos de pilotagem para profissionais de empresas frotistas e instituições como SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Exército, que utilizam a motocicleta para o atendimento ágil à população. As unidades possuem parcerias com Centros de Formação de Condutores (CFC) das cidades em que atuam para treinamento de candidatos à habilitação, disponibilizando espaço e infraestrutura para as aulas.

E para ampliar ainda mais a disseminação dos conceitos de pilotagem segura, a empresa disponibiliza o portal Harmonia no Trânsito (www.honda.com.br/harmonianotransito). Nele, os usuários têm acesso a conteúdos gratuitos de pilotagem de motocicletas, além de vídeos, exercícios e animações 3D com dicas de trânsito para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. É possível ainda realizar o download de apostilas sobre técnicas fundamentais e avançadas de pilotagem com segurança on e off road e de quadriciclos.


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CRISES EFÊMERAS, EMPRESAS PERENES!
Por Fernando Valente Pimentel*

Tornou-se redundante comentar a crise político-econômica brasileira, embora analisar suas consequências e danos que vem causando seja um saudável desabafo para quem enfrenta seus efeitos nocivos. Dentre os mais prejudicados por essa nebulosa conjuntura nacional incluem-se os 420 mil pequenos empreendedores que fecharam as portas de janeiro outubro desde ano, quase três vezes mais em relação a todo o ano de 2014. A situação de nosso país, infelizmente, é mesmo grave. No entanto,  é preciso pensar na longevidade das empresas e no amanhã, quando a tempestade dissipar-se no horizonte.

O Brasil e o mundo já enfrentaram adversidades, em maior ou menor escala, como o grande crash de 1929, a recente crise internacional de 2008 e aqueles horríveis ciclos de megainflação em nosso país. Todas essas situações foram superadas, apesar de cada uma delas deixar sequelas marcantes. Agora, quando vivemos uma das mais graves situações de nossa história, não será diferente: a turbulência passará. A velocidade com que isso acontecerá dependerá muito das definições relativas ao quadro politico, mas a retomada do crescimento virá!

No enfrentamento da crise, há variáveis sobre as quais a sociedade não tem controle, como as políticas públicas e as decisões adotadas pelo Governo Federal e o Congresso Nacional. Podemos e devemos, sim, reivindicar medidas, sugerir alternativas, criticar os equívocos e manter permanente diálogo com as autoridades na busca de soluções. Nesse sentido, tem sido relevante a mobilização das entidades de classe representativas dos setores produtivos. Porém, não temos o poder final sobre as decisões, e muitas delas, para infelicidade geral desta Nação, têm sido contrárias ao bom senso e ao consenso da sociedade, dos empresários e dos trabalhadores.

Assim, além de insistir na legítima mobilização política, no exercício cívico das proposições e de utilizar com sabedoria o poder transformador do voto a cada eleição, é preciso, neste momento de aguda dificuldade, trabalhar com as variáveis sobre as quais temos maior controle e poder de decisão. Refiro-me à gestão das empresas, nas quais, felizmente, não trabalham os protagonistas das presentes desventuras brasileiras. Assim, por mais que seus equívocos possam prejudicar e  impactar as companhias, eles não interferem diretamente nas nossas decisões .

Aí, o jogo é dos trabalhadores-empregadores brasileiros (sim, os empresários também são trabalhadores). E são poucos os que têm a sua capacidade de superação, criatividade, resiliência às dificuldades e coragem para enfrentar crises e empreender, conforme já se demonstrou em numerosas oportunidades, no contexto da historicamente instável economia de nosso país. Tanto assim que, apesar dos governos, construímos um dos maiores PIBs do Planeta. Alguns empresários têm até encontrado a alternativa de investir fora do Brasil, mas é hora de cuidarmos muito bem das empresas, buscando reduzir custos, ampliar a eficiência, obter ganhos de produtividade e investir em tecnologia e inovação.

Aporte de capital num cenário de incertezas e baixo nível de atividade econômica, com crédito escasso e juros elevados, pode parecer insensato. Contudo, cada um saberá a medida certa e o momento adequado para fazer isso. O importante é pensar e agir com eficácia no aprimoramento das empresas, pois a crise certamente passará, mas os negócios persistirão. Quem estiver bem preparado para a retomada do crescimento sairá na frente quando o Brasil recuperar-se dos problemas atuais. A crise é um grande mal, mas é efêmera e passará. Os negócios, contudo, precisam ser perenes! 

Nesse sentido, as entidades de classe, assim como fazem na mobilização política em defesa de cada segmento e da economia nacional, desempenham papel importante. São polos de conhecimento, disseminadores de informação, depositários e catalisadores de experiências e boas práticas e promotores de eventos importantes para dinamizar o mercado, apresentar inovações e criar oportunidades de negócios. No âmbito de cada setor de atividade, é decisivo o foco nas empresas e no mercado como um todo. Vamos sobreviver e vencer!










* Fernando Valente Pimentel é o diretor-superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). 


Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação
Ágata Marcelo
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+55 11 3675-5444

PRINTER PRESS VALORIZA TALENTOS INTERNOS.

Com o objetivo de reconhecer o desempenho dos seus profissionais, a Printer Press Comunicação Corporativa, empresa do Grupo Printer de Comunicação, promoveu uma reestruturação no organograma. 

Eduardo Atalla, que por dois anos integrou a área de Comunicação Institucional e Endomarketing, agora é responsável por Relações com a Mídia, atendendo o H.Olhos e Cerpo Oftalmologia, sob gestão de Fernando Planca, e a AAPSA (Associação Paulista de Recursos Humanos e Gestores de Pessoas), tendo Cassio Waki como gerente.

Thaís Lopes, que participou do Programa de Trainee 2015, passando por todas as áreas da agência no período de 12 meses, foi efetivada como analista de comunicação. No novo cargo, atenderá o BNP Paribas Cardif e a Volkswagen Financial Services, sob gerência de Thiago Eid. 

Fernando Planca, Cassio Waki, Eduardo Atalla, Thaís Lopes e Thiago Eid.

Contatos

Cassio Waki 
cassio.waki@printerpress.com.br 
(11) 5582-1582 e 991-491-468
Eduardo Atalla
eduardo.atalla@printerpress.com.br
(11) 5582-1607 e 984-444-866
Fernando Planca
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NSK ANUNICIA NOVO GERENTE GERAL NA ARGENTINA.

A partir deste mês, o engenheiro químico Ricardo Rivela assume a gerência geral da NSK Argentina, reportando diretamente para Carlos Storniolo, presidente da NSK do Brasil e Argentina. 

O profissional é formado em Engenharia Química pela Universidade de Buenos Aires e possui MBA pela Ashridge University (Inglaterra). Com sólida experiência na área de vendas, dedicará parte importante do seu tempo à área comercial. Foi gerente geral de empresas como Alpha Laval, GEA e Veolia. 

“Rivela tem a experiência necessária e traz para a NSK competências no desenvolvimento de nossos negócios na Argentina”, afirma Carlos Storniolo, presidente da NSK do Brasil e Argentina. 

A unidade também contará com: 

·         Guillermo Maximiliano Lastra, supervisor Financeiro e Administrativo. Guillermo possui sólida experiência na área financeira, tendo trabalhado em empresas como Ernest& Young, Novartis  e Ibergy Automotive Systems. É formado em Contabilidade pela Universidade de Buenos Aires e está concluindo um MBA pela Universidade de Diego Portales (Chile) 

·         Nícolas Malmsten, Supervisor de Vendas – Aftermarket. Nicolás é formado em engenharia Industrial e construiu sua carreira na área comercial de empresas como Huntsman, Cramas e SKF. 

A nova organização da NSK Argentina trará mais autonomia à unidade, reforçará a área de vendas e tem o objetivo de preparar a NSK Argentina para o crescimento. 

Todo este processo faz parte da série de mudanças que a empresa vem implementando por meio de seu Planejamento Estratégico – a Visão 2026 – que, recentemente promoveu o primeiro presidente não japonês no Brasil.

Visite: www.nsk.com.br.

Case Comunicação Integrada
Cristiane Pinheiro
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PLATAFORMA BLINDADA DO CARRO ANFÍBIO DA IVECO SERÁ ADOTADA PELA BAE SYSTEMS.

Fabricante firmou contrato para a produção e desenvolvimento do carro de combate do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos.

No contrato para a fase de engenharia, produção e desenvolvimento do programa do carro de combate anfíbio, recentemente celebrado entre o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos e a empresa BAE Systems, a Iveco Defesa fornecerá uma solução que partirá do zero até se tornar um veículo anfíbio, e fará melhorias significativas dos recursos que atendam às necessidades da corporação.

Durante essa fase, a BAE Systems entregará 16 protótipos, os quais serão testados pelo Corpo de Fuzileiros Navais no terceiro trimestre de 2016. A solução ACV 1.1 da BAE Systems é um carro avançado aberto 8x8, de capacidade oceânica, baseado em uma plataforma desenvolvida pela montadora e equipado com um novo pacote de potência de 700 cv e 6 cilindros, o que proporciona um aumento significativo de força em relação a atual viatura anfíbia sobre lagartas.

O veículo apresenta o melhor desempenho da categoria em termos de mobilidade em qualquer tipo de terreno, possui uma estrutura interna de assentos suspensos para 13 fuzileiros navais embarcados, posições para atenuação de explosão para uma tripulação de três ocupantes e aprimorou a capacidade de sobrevivência e proteção da equipe. Foram realizados testes sobre a mitigação de riscos, avaliação da capacidade de navegação, mobilidade terrestre e flutuabilidade, que comprovaram os recursos da solução.

A BAE Systems tem mais de 70 anos de experiência em projetos e construção de carros anfíbios e é fornecedora líder de carros de combate, tendo produzido mais de 100 mil sistemas para clientes no mundo inteiro.

A Iveco Defesa também possui experiência em projetos e construção de mais de 30 mil veículos militares blindados polivalentes e protegidos, atualmente em operação.


IVECO
Jorge Görgen - Gerente de Relações com a Imprensa
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Página 1 Comunicação


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JAGUAR F-TYPE SVR CHEGA A 321 KM/H E FARÁ SUA ESTREIA EM GENEBRA.

O novo Jaguar F-TYPE SVR será revelado pela primeira vez ao público durante o próximo Salão de Genebra, que começa 1º de março. O modelo estará disponível para venda na Europa em meados deste ano e chegará ao mercado brasileiro ainda em 2016.


Capaz de chegar aos 321 km/h, o novo F-TYPE SVR é o primeiro modelo de produção da Jaguar a ser desenvolvido pela nova divisão de veículos especiais* da Jaguar Land Rover e foi projetado para extrair ao máximo todo potencial que um superesportivo de dois lugares com estrutura em alumínio pode oferecer, com o conforto necessário para o uso no dia a dia.

Mais leve, mais rápido e mais potente, o novo F-TYPE SVR eleva os conceitos de desempenho, dinâmica e experiência ao volante a um nível mais elevado, ainda que o modelo mantenha todo o conforto e a dualidade de caráter já características de um Jaguar.


John Edwards, diretor da divisão de veículos especiais da Jaguar Land Rover disse: “o novo F-TYPE SVR é o primeiro veículo de série da Jaguar a ser desenvolvido pela divisão de operações especiais da Jaguar Land Rover o que traz diversos benefícios em termos de engenharia, design e desempenho”.

“O resultado é um modelo capaz de alcançar 321 km/h de velocidade máxima, um supercarro que também pode ser um veículo utilizado no dia a dia. Nós também desenvolvemos uma versão conversível do modelo, para que os entusiastas da marca consigam ouvir todo o som que sai pelo seu novo sistema de exaustão de titânio”, complementa o executivo. 


* A divisão de veículos especiais da Jaguar Land Rover tem a responsabilidade de criar uma linha de veículos de alto desempenho para as duas marcas, além de versões altamente personalizadas de veículos de baixo volume e alto valor agregado, além de edições especiais e limitadas.  

Jaguar Land Rover
Fernando de Moraes
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CHUMBO GORDO.
Por Carlos Brickmann*

O PAÍS DO FUTURO QUE SE FOI.

Um notável escritor, Stefan Zweig, publicou em 1941 o livro "Brasil, País do Futuro". Zweig, austríaco (seu país tinha sido anexado pela Alemanha nazista) e judeu (que precisou fugir do nazismo), se maravilhou com um país mestiço, pacífico, lindo, cheio de recursos naturais, com Carnaval e um povo feliz a cantar.

A presidente Dilma Rousseff também aposta, a partir de amanhã, num país do futuro. Reúne o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e apresenta as novas diretrizes econômicas de seu Governo - elaboradas, aliás, por Nelson Barbosa, o ministro que elaborou as velhas diretrizes que não deram certo. É uma reunião chique, com boa parte do PIB nacional, no Palácio do Planalto. E a primeira das quatro que, segundo Dilma, se realizarão neste ano. O Conselho funciona, no caso, como representante de todos os setores econômicos: industriais, banqueiros, sindicalistas, produtores agrícolas, políticos. Nem todos, claro: bom número de políticos e empresários integrantes do Conselhão em seu último encontro, em 2014, está impedido de comparecer, por compromissos inadiáveis em Curitiba ou em casa, com dificuldades para retirar a tornozeleira. Presidentes e executivos de empreiteiras, empresários agrícolas como José Carlos Bumlai e tantos outros ficam privados de dar sua colaboração à presidente.

Enfim, essa história de país do futuro já é passado. Não deu certo nem com o ótimo livro de Stefan Zweig. Em fevereiro de 1942, convencido de que o mundo era como era e o Brasil também era como era, ele se matou ao lado da esposa.

O passado que passou

Em maio de 2000, o governador paulista Mário Covas, PSDB, foi à Secretaria da Educação, cercada por professores em greve (a presidente do sindicato era, desde então, a mesma de hoje). Foi agredido a pauladas e pedradas, ferido na testa e no lábio inferior, mas se manteve firme: "Ninguém vai impedir o governador de entrar numa secretaria de Estado pela porta da frente", disse. Saiu também pela porta da frente, sendo apedrejado.

Seu herdeiro político, Geraldo Alckmin, foi à missa pelo aniversário de São Paulo, na Catedral da Sé. Como viu que umas vinte pessoas do Movimento Passe Livre estavam por lá, saiu escondido pelos fundos. O prefeito Fernando Haddad, PT, dava entrevista quando foi atingido por uma garrafa vazia de plástico. Assustado, saiu na hora, protegido pela segurança.


Exemplo de ontem

Em 24 de dezembro de 1961, 700 presos se rebelaram na Penitenciária Lemos de Brito, Rio, e tomaram dois dos quatro pavilhões. Quando o governador Carlos Lacerda chegou, havia dois presos mortos por facções rivais; e a Secretaria de Segurança já tinha dado ordem para que a Polícia invadisse o local. Lacerda entrou sozinho no presídio, sem seguranças. Disse que quem tivesse queixas razoáveis seria ouvido; quem quisesse violência enfrentaria o rigor da lei. Uma frase: "Não temos medo de quem acha que é valente, porque não somos mais nem menos valentes do que vocês. Vamos conversar e chegar a um entendimento". A rebelião acabou logo depois. 

Pois é: autoridade não fugia nem se escondia.

Os donos do Friboi

O Ministério Público Federal de São Paulo acaba de denunciar sócios e executivos do grupo JBS (controlador do Friboi) e do Banco Rural, por crime contra o sistema financeiro. Nove pessoas fazem parte da lista, entre elas Joesley Batista, sócio do JBS, e a banqueira Kátia Rabelo, do grupo Rural (que cumpre pena, condenada no processo do Mensalão). De acordo com a denúncia, houve operações ilegais de empréstimo conhecidas no mercado como "troca de chumbo", envolvendo R$ 80 milhões.

A denúncia foi aceita pela Justiça Federal.

O Brasil de hoje

Crise econômica? Falta de dinheiro para internações nos hospitais públicos? Besteira: o BNDES aprovou verba de R$ 10 milhões, que não precisam ser devolvidos, para criar o Memorial da Anistia Política do Brasil, em Belo Horizonte. O Museu funcionará no antigo prédio do Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais.

O Brasil de amanhã

Os governadores do Espírito Santo, Paulo Hartung, PMDB, e Minas Gerais, Fernando Pimentel, PT, acertaram com a presidente Dilma a criação do Fundo de Recuperação do Rio Doce, com recursos das multas à Samarco (cuja represa cedeu, destruindo a região) e outras envolvidas nos danos ambientais. 

Só há um problema: até hoje, enormes multas são cobradas de empresas que cometem irregularidades, mas pagá-las é outro assunto. Fica para depois, um dia desses. 

Quem sabe não sabe

De Fred Monteiro, do "Jornal da Besta Fubana" www.luizberto.com a respeito da viva alma mais honrada que já surgiu em toda a história do mundo:

"Não tem santo, nem beato de igreja / não tem virgem tão pura, nem tão casta; Uma vestal na minha frente é uma nefasta / Prostituta, fim de rua, que sobeja, a imundícia de quem sua boca beija / Pois eu sou o homem mais puro que nasceu; Neste vasto país sou o apogeu / da pureza, do bem, da honestidade / E duvido que em toda a Humanidade / HAJA ALMA MAIS HONESTA DO QUE EU".

Conheça o “Café Com O Gordo” e não tome café sem ele. Clique aqui e assista.








Carlos Brickmann - carlos@brickmann.com.br - é Escritor, Jornalista e Consultor, diretor da Brickmann&Associados Comunicação - www.brickmann.com.br. Siga: @CarlosBrickmann. Visite: www.chumbogordo.com.br - informação com humor, precisão e bom senso - contato@chumbogordo.com.br.