quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

FIAT TORO: UM NOVO TEMPO. UM NOVO CARRO.


O Fiat Toro chega para mostrar infinitas possibilidades sobre rodas. Um veículo plural, que une qualidades de SUV, de picape e de automóvel. Traz versões com motores flexível ou diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas, ou ainda, manual de 6 marchas. Para uso urbano ou fora de estrada, com trações 4x2 ou 4x4. Um veículo que permite atender todos os gostos e necessidades de transporte, trabalho ou lazer.

E tudo na medida certa: maior que as picapes compactas e menor que as médias, com 4.915 mm de comprimento. Ágil no transito urbano, e no tamanho ideal para encarar qualquer viagem.

O Fiat Toro é um verdadeiro Sport Utility Pick-up (SUP). Reúne o porte, a altura e a ergonomia de um SUV; a robustez de um fora de estrada com o conforto de um automóvel; e a praticidade e espaço de uma picape cabine dupla de quatro portas, capacidade para acomodar até cinco pessoas com requinte e segurança e levando até uma tonelada.

Com o Toro, a Fiat vence o desafio de se construir uma picape monobloco com alta resistência e baixa torção de carroceria. E tudo com tecnologia de ponta, tanto em conforto e desempenho, como em conectividade e segurança.

Para isso vale a longa experiência da Fiat em picapes, com mais de 15 anos de liderança absoluta da Strada no mercado brasileiro, e também o know how do grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles), que oferece a possibilidade de novos e modernos projetos. Além disso, a FCA conta com os recursos industriais do recém-inaugurado Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE). Sem dúvida, um novo ciclo, um novo carro.

Um projeto vitorioso


Em seu desenvolvimento, esse novo modelo foi pensado para ter um design moderno e arrojado, além de oferecer ótima dirigibilidade, ergonomia, qualidade de acabamento e praticidade de uso. 

O Fiat Toro foi construído sobre a plataforma global Small-Wide. Como se trata de uma plataforma modular e flexível, ela foi ampliada para gerar uma carroceria maior, com caçamba, formando uma reforçada estrutura monobloco. Ela utiliza mais de 85% de materiais nobres, como o aço de alta resistência avançado. E apresenta elevada rigidez torcional e durabilidade, além de excelente capacidade de absorver impactos em caso de acidentes, graças às linhas de deformação programadas.  

O Fiat Toro traz uma carroceria forte, segura, durável e inteligente, apoiada sobre suspensão independente nas quatro rodas, feita para encarar qualquer obstáculo, sempre mantendo o conforto e o silêncio a bordo.

Além da novidade de se fazer um modelo robusto e ao mesmo tempo confortável, o Fiat Toro inova até com a sua tampa da caçamba bipartida, patenteada pela FCA. 


Ela tem duas portas que se abrem lateralmente, com a possibilidade de abertura de somente uma delas. Leve e prática, a tampa facilita muito o acesso ao compartimento de cargas ― a grande caçamba (820 litros) pode ganhar opcionalmente ainda mais 405 litros com seu inédito e exclusivo extensor, aumentando o comprimento da caçamba e permitindo maior praticidade. 

Design feito no Brasil


O Fiat Toro mostra o melhor do design automotivo mundial da marca, pensado para agradar consumidores no Brasil e no mundo. Sim, seu desenho é global – desenvolvido no Brasil com a integração do design mundial FCA. Imponente, ele reúne beleza, inovação, força e agressividade. 

Tudo começa com os “olhos do touro” ― Split Lightning ― o grupo ótico dividido em dois conjuntos. Ele marca presença com seu olhar determinado e se torna a identidade frontal do modelo. Envolvendo toda a carroceria, o conceito Wrap Around acrescenta modernidade e fluidez, onde as linhas de cintura elevadas marcam o dinamismo do Toro, até chegar na inovadora e prática tampa traseira dupla com abertura para as laterais. 

O grupo ótico superior tem um formato ousado e muito atraente. Ele traz as luzes de posição (iluminadas por LEDs) e de indicador de direção. Ele também pode contar com a luz DRL (Daytime Running Lamp), com iluminação a LEDs de alta intensidade, que garantem segurança mesmo durante o dia. Já o segundo grupo ótico é responsável pelas funções de iluminação de profundidade. Ele oferece ótima visibilidade em distância e em curvas e fica integrado à grade principal, que traz barras tridimensionais. 

O logo Fiat aparece parcialmente inserido no capô musculoso, completando a faixa cromada que dá continuidade e também sofisticação. Ainda na parte mais inferior da dianteira, os faróis auxiliares, totalmente integrados, compõem o design frontal do Fiat Toro.

Na lateral do Toro, a linha de cintura elevada enfatiza a sensação de proteção e dinamismo. Por sua vez, as caixas de roda alargadas e abrangentes reforçam a imagem de força do modelo.

Na traseira, a inovação foi ainda maior, e também um grande desafio para os designers. A solução radical começou na tipologia da tampa. Dividida exatamente no centro, suas duas portas oferecem uma versatilidade de uso ainda não experimentada por clientes do segmento de picapes. A abertura lateral das portas permite ao usuário muito mais conforto e praticidade para carga e descarga. As lanternas traseiras com LEDs também inovam com o posicionamento horizontal, alargando e elevando visualmente o modelo.

Internamente, tudo foi planejado para oferecer requinte, conforto, excelente ergonomia e a sensação de qualidade de um carro de luxo. 

O Fiat Toro é um carro único, que tem a força de uma picape, mas apto a conviver no trânsito das grandes cidades. Isso se consegue com seu ambiente interno amplo, requintado, envolvente e protetor. Detalhes internos ― como elementos em cromo acetinado, composições de cores e revestimento em couro nos volantes ― trazem a combinação ideal entre força e o conforto do veículo. 


O painel do Fiat Toro apresenta desenho moderno, que combina com as linhas ousadas da carroceria, assim como o quadro de instrumentos em TFT 7” colorido, que permite grande integração com o motorista; o volante multifuncional com borboletas para as trocas de marcha; e a Central Multimídia Uconnect Touch NAV 5”. Tudo com muita interatividade e personalização. 

Com carroceria e bancos elevados, a sensação é de se dirigir um SUV. 

Os bancos inovadores e anatômicos trazem regulagem elétrica na dianteira. 

E com o amplo espaço interno, os passageiros nos bancos traseiros viajam muito confortáveis. Para completar, o porta-objetos no console é refrigerado, e as laterais do painel têm luzes noturnas ― mais uma forma de reforçar a sensação de exclusividade. 

Prazer ao dirigir


O Fiat Toro não é só confortável, bonito e atraente, mas também muito gostoso de dirigir. Boa parte desta sensação vem da suspensão totalmente independente na dianteira e traseira, uma solução inteligente e funcional entre as picapes. A dianteira traz o consagrado sistema McPherson e a traseira é uma sofisticada multilink. Os sistemas são fixados na carroceria por apoios de elementos elásticos especiais, que garantem total isolamento e silêncio para os ocupantes, mesmo em pisos esburacados.


Além disso, esta suspensão independente e resistente garante melhor dirigibilidade, estabilidade e agilidade em qualquer tipo de terreno ou desvio de trajetória, mesmo carregando uma tonelada de carga.

O conjunto motor/câmbio  (1.8 Flex 16V com câmbio automático de 6 marchas e 2.0 Turbodiesel 16V com câmbio manual de 6 marchas ou automático de 9 marchas) também ganhou um sistema sofisticado de fixação, inclusive com coxins hidráulicos, para isolar com eficiência o interior do Toro de ruídos e vibrações.

Motor 2.0 Turbodiesel 16V 

Sua direção com assistência elétrica, em conjunto com a suspensão de última geração, garantem rodar suave e confortável, comparável ao de um automóvel, conferindo muito prazer ao dirigir, mesmo em longas viagens.

Muita segurança e tecnologia a bordo – O Fiat Toro traz o melhor da segurança ativa, com excelente estabilidade, dirigibilidade e capacidade de frenagem. Exemplos disso são os controles de estabilidade e de tração.

Ele também chega com ótimos sistemas de segurança passiva, como as linhas de deformação pré-programadas de várias áreas da carroceria (com diferentes tipos de aço), feitas para absorver impactos, ou volante EAS (Energy Absorbing System), que também retém energia em acidentes. Além disso, o Fiat Toro pode contar com até sete air bags: vem de série a proteção para motorista e acompanhante, que podem ser complementados pelos laterais (side bags), de janelas (window bags) e também os de joelhos (knee bags).

Em todos os detalhes existe uma preocupação com a segurança, até mesmo na fixação de cadeiras de crianças, com sistema Isofix.

Toda a tecnologia do modelo já pode ser percebida quando se pega a chave canivete com telecomando do Fiat Toro. Basta que ela esteja na mão ou no bolso do motorista para que a entrada e a partida do motor estejam liberadas pelo Easy Entry/Keyless Entry 'N' Go, sem a necessidade da chave. Além disso, o Toro traz a função Remote Start ― o primeiro carro nacional com esta tecnologia. Ela permite ao motorista ligar o veículo à distância, apenas pressionando o botão na chave.

Até tarefas corriqueiras de manutenção são aperfeiçoadas com a eletrônica, caso do monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), que avisa qualquer irregularidade mesmo com o Toro em movimento. Na tela do painel, avisos também mostram qualquer disfunção ou necessidade de manutenção. Mesmo a direção com assistência elétrica conta com monitoramento através do STC, o controle eletrônico de esterço.

A segurança ao rodar também tem inúmeros recursos, como o ESC (controle de estabilidade), o ASR, que monitora a tração, e o TTC, gerenciando a transferência de torque para as rodas.

Para sair em uma subida, nem é necessário manter o pé no freio, já que o Hill Holder mantém o Fiat Toro imóvel até a arrancada. E no fora de estrada existe o auxílio do HDC (Hill Descent Control), que controla eletronicamente a velocidade em descidas íngremes em terrenos acidentados.

O Fiat Toro traz todos os equipamentos para garantir segurança, estabilidade e conforto, usando o que existe de mais sofisticado em tecnologia, mostrando que chegou para revolucionar e criar um novo segmento. 

Um veículo plural 

O Fiat Toro já chega com muitas possibilidades de combinação de motor, câmbio e tração, pronto para o uso urbano e para o fora de estrada. Serão quatro versões – Freedom 1.8 16V Flex AT6, Freedom 2.0 16V Diesel (com câmbio manual de 6 marchas) 4x2 e 4x4 e a top da gama, Volcano 2.0 16V Diesel AT9 4x4. Mais a série especial de lançamento: Opening Edition 1.8 16V Flex AT6. 

Toro Freedom 1.8 16V Flex AT6 4P

Essa versão de entrada vem com o motor 1.8 Flex, tração dianteira, já equipada com câmbio automático de 6 marchas. 

Seu motor 1.8 E.torQ Evo Flex de 16V foi aperfeiçoado especialmente para o Fiat Toro, ganhando o VIS (Variable Intake System), tecnologia que permite variar o fluxo de ar dentro do coletor de admissão, trazendo mais torque em qualquer rotação. Com o VIS, o Toro também ganhou mais potência máxima, chegando a 135/139 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol), além  do aumento de torque: 18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm (gasolina/etanol). Essa tecnologia aliada ao variador de fase do comando de válvulas revela mais de 80% do torque máximo do motor logo abaixo dos 2.000 rpm, faixa de utilização na maioria dos grandes centros urbanos. Um motor extremamente econômico na categoria e com respostas rápidas na cidade.

Usando o câmbio automático de 6 marchas perfeitamente integrado ao motor, com gerenciamento eletrônico, a versão Freedom 1.8 16V garante boa performance com economia de combustível e baixa emissão de poluentes (nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular – PBEV, do Inmetro).

Mesmo sendo a versão de entrada, o Toro Freedom 1.8 Flex já vem muito bem equipado de série com piloto automático com controlador de velocidade, computador de bordo (mostrando distância, consumo médio/instantâneo e autonomia) e quadro de instrumentos personalizável de 3,5 polegadas em TFT (com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa), ESC (controle eletrônico de estabilidade), Hill Holder (auxiliar de partida em subidas) e rádio Connect com comando no volante, este com regulagem de altura e profundidade.

Para o conforto, a versão Freedom traz também de série banco do motorista com regulagem de altura, abertura elétrica do bocal de abastecimento, ar-condicionado, direção elétrica, fixação Isofix para cadeira infantil, vidros e travas elétricas automáticas (fecham a 20 km/h), sensor de estacionamento traseiro e revestimento de caçamba, entre outros.

E ainda existem dezenas de opcionais, que vão de rodas de liga leve de 16”, side bags dianteiros, windows bags, knee bags, sensor de pressão dos pneus até o teto solar, passando por câmera de ré e estofamento parcialmente em couro.

Toro Opening Edition 1.8 16V Flex AT6 4P

Também com motor 1.8 Flex 16V e câmbio automático de 6 marchas, a série especial de lançamento do Fiat Toro, a Opening Edition, traz ainda mais equipamentos e um visual exclusivo. Além de tudo que já equipa a versão Freedom de entrada, ela conta ainda com rodas de liga leve de 16” com parafusos anti-furto, faróis de neblina, retrovisores elétricos rebatíveis com tilt down e luz de conforto, capota marítima na caçamba, ar-condicionado dual zone, câmera de ré, volante em couro com borboletas (paddle shifters) para troca manual das marchas e central multimídia Uconnect Touch NAV 5”. E tem mais: caracterizações exclusivas da versão, como revestimentos internos, protetor de soleira e emblemas alusivos a série especial.

Toro Freedom 2.0 16V Diesel 4x2 e 4x4 


O Freedom também tem duas outras versões com o consagrado motor 2.0 Turbodiesel 16V da FCA. Tem potência máxima de 170 cv e mostra o excelente torque de 35,7 kgfm logo depois da marcha lenta, a apenas 1.750 rpm. Estas duas versões do Toro Freedom trazem sempre câmbio manual de 6 marchas e podem ter tração 4x2 ou 4x4.

Elas trazem todos os equipamentos da Freedom 1.8 Flex, mais alguns itens exclusivos. A versão Freedom 2.0 diesel com tração 4x2 vem ainda com Skid Plate integrado ao para-choque dianteiro, rodas de aço de 16” Super Spoke e protetor de cárter. 

O Toro Freedom 2.0 diesel 4x4 ainda vem de fábrica com Hill Descent Control (controle automático em descidas íngremes no fora de estrada), retrovisores externos elétricos com memória (tilt down / rebatimento / luz de conforto) brake light, alarme e iluminação de caçamba.

Volcano, a versão topo da gama do Fiat Toro



Como topo da gama, o Fiat Toro tem a versão Volcano. Muito sofisticada e equipada, ela chega com as mesmas vantagens do motor 2.0 turbodiesel, com o sofisticado e eficiente câmbio automático de última geração de 9 marchas e com tração nas quatro rodas.

Muito bem equipado de série, o Toro Volcano conta com todos os equipamentos das versões anteriores, e traz ainda mais: ar-condicionado dual zone, rodas de liga leve de 17”, câmera de ré, central multimídia Uconnect Touch NAV de 5”, quadro de instrumentos com display em TFT de 7” colorido, faróis de neblina cornering (que acompanham as curvas), faróis principais com DRL (LEDs de segurança diurnos) e muitas outras tecnologias. Uma versão completíssima para consumidores exigentes.

Inovação também no pós-vendas 

O Fiat Toro chega na rede de concessionárias da marca com 3 anos de garantia de fábrica completa e ainda traz um novo conceito de serviço: o cliente poderá optar pela extensão desta garantia para mais um ou dois anos, desta forma, o veículo poderá ter cobertura até o seu quinto ano de uso. 

Outra comodidade que a marca  inaugurou com o Fiat Toro é o plano de revisão sob medida, onde o cliente também poderá comprar pacotes de revisões programadas de acordo com o perfil de uso e motorização de seu Fiat Toro. São pacotes de duas a dez revisões  para a versão Flex e de duas a cinco revisões para as versões Diesel.

Em customização, a Fiat trouxe mais de 50 opções de acessórios desenvolvidos para o Toro juntamente com a engenharia. Esses itens foram  divididos em cinco categorias: Personalização, Segurança, Áudio&Video, Lazer e Conforto. 



Outra novidade é o Custom Shop, o Toro é o primeiro modelo da Fiat a usar esse conceito, em que a personalização do veículo é feita ainda na fábrica ― o veículo recebe os acessórios em uma linha de customização e depois retorna aos procedimentos finais de checagem e inspeção antes da entrega do veículo. Com isto, ele ainda estende a garantia de seus acessórios para 3 anos, a mesma garantia, segurança e praticidade de um produto saído direto da linha de montagem, e com a vantagem do cliente ter escolhido seu kit de acessórios no site comercial da Fiat.

E com toda a inovação, sofisticação e qualidade, o Toro renova a tradição da Fiat em antecipar o desejo dos brasileiros, que começou em 1976 com o lançamento do 147. Dois anos depois, em 1978, já surgiu o Fiat 147 Pick-up, a primeira picape derivada de um carro de passeio. Uma sintonia fina com o mercado que continuou com o entre-eixos mais longo do Fiorino, o eixo traseiro Ômega e com a picape Strada nas versões Adventure, cabine estendida, cabine dupla, Locker e também a cabine dupla três portas. São quatro décadas de inovação, comemoradas a partir de agora com a chegada do Fiat Toro.

Imprensa Fiat Chrysler Automobiles.

FIAT TORO É APRESENTADO AO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO.

Presidente da FCA para América Latina, Stefan Ketter, apresentou a Paulo Câmara, chefe do executivo pernambucano, o modelo inteiramente idealizado e fabricado no Brasil. 

e/d: Stefan Ketter e Paulo Câmara.

Os jardins do Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, receberam um convidado especial na tarde desta quinta-feira (18). O Fiat Toro, segundo modelo fabricado no Polo Automotivo de Goiana, foi apresentado pelo presidente da FCA – Fiat Chrysler Automobiles, Stefan Ketter, ao governador Paulo Câmara e a secretários de Estado que o acompanhavam.

O Toro foi inteiramente idealizado, concebido, fabricado e aprimorado por talentos brasileiros. Marca a integração entre profissionais das unidades FCA de Betim e Goiana. O resultado é inovação para atender os anseios dos consumidores. Trata-se de uma picape única, que quebra paradigmas e inaugura um novo segmento de mercado.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, disse que o estado está muito feliz em ver um carro com tanta tecnologia embarcada como o apresentado hoje. “Um carro bonito, moderno, brasileiro, feito em Pernambuco e dialogando com o futuro da indústria automotiva. O Polo Automotivo de Goiana é um projeto que vimos nascer, há pouco mais de cinco anos, e que hoje é uma realidade”, afirmou. “Tudo fruto de uma parceria com muito planejamento, união e sinergia. Obrigações cumpridas de ambas as partes.”


O presidente da FCA para a América Latina, Stefan Ketter, destacou os aspectos inovadores do novo modelo, que reúne as melhores características das picapes e dos SUVs. “O Fiat Toro é o símbolo do que podemos fazer agora e no futuro”, disse, ao ressaltar que o modelo é fruto do trabalho de talentos brasileiros, que mostram sua qualidade e capacidade ao conceber veículos inovadores.

O objetivo da FCA é comercializar 50 mil Toros em 2016 para atender a demanda do mercado nacional e já projeta exportar o modelo para conquistar os consumidores latino-americanos. Antes mesmo de seu lançamento oficial, que aconteceu na última segunda-feira, em Campinas (SP), o Toro vem gerando filas de espera em concessionárias de todo o Brasil.

O Toro é um veículo de infinitas possibilidades, que une as qualidades de SUV, picape e automóvel. O objetivo de tamanha versatilidade é atender gostos e necessidades de transporte, trabalho e lazer, simultaneamente. Tantas inovações fazem do Toro um verdadeiro Sport Utility Pick-up (SUP), criando assim um nicho inédito no mercado latino-americano. Outro destaque é o design moderno, arrojado e global do Toro, nascido nas mentes dos profissionais brasileiros da FCA.

Imprensa Fiat Chrysler Automobiles.

ALTA RODA.
Por Fernando Calmon*

TORO CHEGA COM AMBIÇÕES.

Há muito tempo a Fiat deseja entrar no lucrativo segmento das picapes médias de cabine dupla para cinco passageiros. Em 2007 a marca italiana desistiu de acordo com a Tata porque a picape indiana era tosca demais. A líder das picapes compactas, Strada, é homologada para apenas duas pessoas atrás. A Toro resolve essa situação e se apresenta como alternativa racional por ter 43 cm a menos em comprimento que a média dos concorrentes e a mesma capacidade nominal de uma tonelada (incluindo passageiros) na versão a diesel.

A Fiat se apresenta ao mercado de forma objetiva – vender 50.000 unidades por ano – contra os atuais seis concorrentes (S10, Hilux, Ranger, L200, Amarok e Frontier) que em 2015 representaram 116.000 veículos. Para tanto mostra pelo menos dois atributos imbatíveis. A começar pelos preços – R$ 76.500 (4x2, motor flex e câmbio automático 6-marchas) a R$ 116.500 (4x4, diesel e automático 9-marchas). Isso ocorre, entre outras razões, por herdar o trem de força do Renegade e pela grande diferença de IPI entre SUV (diesel, 25%) e picape (10%).

Sua dirigibilidade é nada menos que a referência no segmento. Estrutura monobloco e suspensão traseira independente multibraço, direção eletroassistida bem calibrada e posição de guiar mais próxima possível de um automóvel explicam essa diferença. Os 2,99 m de distância entre-eixos oferecem espaço para três adultos atrás que viajam com encosto em posição menos vertical que a maioria dos concorrentes. Túnel central também é mais baixo.

Estilo, outro de seus pontos fortes, nasceu aqui mesmo e se destaca por ser menos radical que o do Cherokee. Audacioso na medida certa chama atenção nas ruas e demonstra que a FCA brasileira atingiu níveis internacionais. A inteligente tampa da caçamba bipartida, bastante leve e prática, ajuda no acesso. Ela serve de base a um extensor opcional para objetos compridos muito bem projetado, aproveita as lanternas originais e inclui suporte para cópia da placa traseira.

No interior há materiais menos nobres que os do Renegade, justificável pelo preço e eventual uso em serviço pesado. Destaque para desenho e anatomia dos puxadores de portas e alças de apoio nas colunas dianteiras. A Toro perdeu o freio de estacionamento elétrico, mas nesse ponto é como todas as outras picapes. Tela multimídia de apenas 5 pol. é pequena para os padrões atuais. A Fiat não perdeu tempo e colocou o macaco no lugar antes previsto para o extintor.

A fábrica espera uma divisão de 40% para motores flex (sem possibilidade de câmbio manual, provisoriamente diz a Fiat) e 60% para diesel (nesse caso é possível câmbio manual). Strada de cabine dupla de três portas deve perder clientes para a Toro. Motor flex passou de 132 para 139 cv e, se já era fraco no Renegade, piorou um pouco em razão de a picape ter peso em ordem de marcha cerca de 10% maior. Neste caso o automático recebeu relações de marchas mais curtas, sem resolver esse ponto.

Rigidez torcional é elevada e a Fiat espera conseguir cinco estrelas nos testes de impacto. Parodiando o ditado, não basta ser robusta precisa parecer robusta. Demanda tempo para tal, mas no uso em asfalto (mesmo ruim) já parece suficiente.

RODA VIVA

AUDI Q3 começa a sair da linha de S. José dos Pinhais (PR), mês que vem, mas motor turbo de 1,4 L será movido apenas a gasolina, como o Jetta montado em S. Bernardo do Campo (SP). Ao contrário do Golf (estrutura MQB) com o mesmo motor na versão flex, os dois primeiros usam arquitetura anterior (PQ35) e exigiriam investimento adicional. BMW e Mercedes são flex.

DEPOIS de a guinada econômica argentina adotar câmbio flutuante em relação ao dólar, seguindo o Brasil, aumentou a possibilidade de início de um verdadeiro livre comércio entre os dois maiores integrantes do Mercosul, a partir de julho deste ano. Acabaria o intervencionista e complicado sistema de “equilíbrio” entre importações e exportações, imposto pelo país vizinho.

PEUGEOT 308, mesmo sem estar alinhado ao modelo oferecido hoje na Europa, tem ótimos equipamentos de série e bom acabamento. Versão de câmbio manual e motor 1,6 l/122 cv oferece desempenho honesto para um médio-compacto. Já motor 1,6 turbo/173 cv (etanol) e câmbio automático 6-marchas representa a melhor relação preço-desempenho do segmento.

APESAR de o mergulho de unidades vendidas internamente, de 2015 sobre 2014, ter sido de 27% (quase um milhão de unidades) o faturamento do setor encolheu em torno de 8% apenas. Fabricantes com preço médio superior padeceram menos que os chamados Quatro Grandes. Estes vendem carros mais baratos e sofreram prejuízos grandes.

CORREÇÕES: Na coluna da semana passada, referência ao Kwid é sobre modelo homônimo fabricado na Índia. Quanto ao Gol produzido em 1995, tinha catalisador, mas carburador só incluía assistência eletrônica. Neste exemplo, importa a diferença de emissões de NOx: em vinte anos caiu de 1,4 g/km para apenas 0,03 g/km, ou seja, redução de 97%.








Fernando Calmon é jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna Alta Roda começou em 1999. É publicada no Coisas de Agora, WebMotors, na Gazeta Mercantil e também em uma rede nacional de 52 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Escreva para o Fernando Calmon: fernando@calmon.jor.br. Siga: www.twitter.com/fernandocalmon.

CONSÓRCIO HONDA PROMOVE CIRCUITO ITINERANTE DE CINEMA AO AR LIVRE.

Grandes clássicos do cinema exibidos em um ambiente moderno e descontraído a céu aberto. Essa é a proposta do “Circuito Consórcio Honda ao Ar Livre”, que começa nesta sexta-feira, 19, na cidade de Santos, litoral de São Paulo. 


O projeto, realizado pelo Instituto Base3 Economia Criativa, também percorrerá outras cidades dos estados de Minas Gerais e São Paulo, como Belo Horizonte, Campinas e a capital paulista. 

A primeira etapa do Circuito acontecerá em um espaço conceito na Praia do Gonzaga com exposição de motocicletas Honda, música e uma sala de cinema para 400 pessoas. Diariamente, até 28 de fevereiro, serão oferecidas quatro sessões de cinema gratuitas a partir das 14h. Os interessados devem chegar com 30 minutos de antecedência para retirada dos ingressos mediante lotação da sessão.

A próxima parada do Circuito Consórcio Honda ao Ar Livre será em Belo Horizonte (MG). Em breve, será divulgada a programação para a capital mineira e demais cidades. 

Mais informações sobre os filmes que estarão em exibição e horários: www.circuitoaoarlivre.com.br ou facebook.com.br/circuitoaoarlivre.


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MINICARREGADEIRA CASE É A NOVA ATRAÇÃO DE CIRCO ITINERANTE.

A máquina trabalha nos bastidores, dando agilidade e qualidade na montagem do Circo do Palhaço Cheirosinho.


A versatilidade das máquinas compactas de movimentação de materiais é indiscutível. Elas já ganharam o mercado em países da Europa e nos Estados Unidos e estão conquistando também os brasileiros.

As minicarregadeiras Skid CASE, fabricadas pela Case Construction Equipment, são um exemplo dessa praticidade e resistência. “Todos os segmentos de negócio utilizam minicarregadeiras. Sempre tem um serviço que precisa de uma máquina ágil, de fácil transporte, compacta e resistente. Estão conquistando o brasileiro e, às vezes, localizamos uma aplicação inusitada”, revela o gerente Nacional de Vendas Reinaldo Remião.

Foi o que aconteceu em Pernambuco, quando o proprietário de um grande circo itinerante procurou o concessionário local, a Technico, para adquirir uma minicarregadeira.

Robson Brandão é de uma família de artistas circenses e montou seu próprio empreendimento há cerca de três anos. O Circo do Palhaço Cheirosinho viaja por vários estados do Nordeste, como Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Há cinco meses ele adquiriu uma minicarregadeira skid SR200, equipada com caçamba e garfo pallet, com o objetivo de ganhar rapidez e qualidade nos trabalhos de montagem e desmontagem da estrutura. “Antes da máquina chegar, eu precisava de 40 homens para a montagem. Hoje, eu chamo 15. Sem contar que a máquina por si só já se paga. Ela é um atrativo que abrilhanta a chegada do circo. As pessoas querem tirar fotos com ela”, revela.

Diversão com qualidade


“O circo também tem que se modernizar e a aquisição da minicarregadeira deu um salto de qualidade no processo de montagem”, garante Brandão, que interpreta o personagem que dá nome ao circo, o Palhaço Cheirosinho.

Para exemplificar a agilidade obtida com a estrutura do circo, Brandão faz outros comparativos. “A retirada dos mais de 80 pinos que prendem a lona era feita em mais de uma hora com o trabalho braçal. Com a minicarregadeira, são 15 minutos. A máquina também consegue transportar de uma única vez o globo da morte, desmontado, que pesa quase meia tonelada.

O palco, que mede 30 metros quadrados, também é carregado desmontado de uma única vez. A minicarregadeira faz o trabalho de 20 homens”.

Para trabalhar no circo, a Skid CASE ganhou pintura nova, no mesmo padrão de cores, preto e amarelo, feita pela concessionária Technico, e foi adesivada com uma foto do Palhaço Cheirosinho.

Minicarregadeiras


A linha de minicarregadeiras Skid CASE é composta por sete modelos: cinco de levantamento radial (SR130, SR150, SR175, SR200 e SR250) e dois de levantamento vertical (SV185 e SV300), com carga operacional que vai de 590 kg a 1.360 kg e potência bruta de 49 hp a 90 hp.

As minicarregadeiras são máquinas que possuem vasta aplicação na construção, indústria e no agronegócio. São máquinas portáteis, por isso indicadas para lugares com limitação de espaço, que oferecem alta produtividade e baixo custo operacional. Podem ser utilizadas com uma vasta gama de implementos, como caçamba, garfo pallet ou palete, rompedor hidráulico e vassoura. 

A Case Construction Equipment comercializa e dá suporte a uma linha completa de equipamentos de construção ao redor do mundo, incluindo a primeira retroescavadeira fabricada, escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras, pás carregadeiras, rolos compactadores vibratórios, tratores de esteiras e minicarregadeiras. Por meio dos  revendedores CASE, os clientes têm acesso a um verdadeiro parceiro profissional com equipamentos de classe mundial e suporte de pós-venda, garantias líderes de mercado e financiamento flexível.

CASE é uma marca da CNH industrial NV, líder mundial em bens de capital listada na New York Stock Exchange (NYSE: CNHI) e no Mercato Telematico Azionario da Borsa Italiana (MI: CNHI). Mais informações sobre a CNH industrial podem ser encontradas online em www.cnhind.com.

Página 1 Comunicação
Regina Trombelli
regina@pg1com.com
 (15) 991-026-050 (41) 3018-3377

VOLARE ANTECIPA NOVO CONCEITO DE VEÍCULO COMPACTO PARA O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS.

O protótipo de um avançado e inédito conceito de veículo para o transporte de passageiros foi apresentado pela Volare Montadora de Veículos, em sua sede regional em São Paulo

A fabricante, líder nacional no segmento de veículos leves para o transporte de pessoas, antecipou informações e imagens do Volare Cinco, modelo que será lançado ainda no primeiro semestre de 2016 e produzido na moderna fábrica da empresa na cidade de São Mateus, no Espírito Santo.


Idealizado e desenvolvido para transportar pessoas, a partir das dimensões e necessidades desses usuários, o modelo tem chassi e carroceria que formam um conjunto integral. Trata-se do conceito de dimensionar o veículo com maior espaço interno, por intermédio da redução das espessuras e tolerâncias da carroceria, mantendo a rigidez e segurança do conjunto para proporcionar maior conforto, visibilidade e segurança para os usuários. Os atributos de durabilidade, robustez, facilidade de manutenção, reduzido custo de assistência técnica e versatilidade criam novos parâmetros no mercado.

O Volare Cinco terá três diferentes configurações entre 13 e 20 passageiros e incorpora conceitos de automóveis. Tecnicamente, se enquadra na classificação M3 do Contran, de micro-ônibus com PBT de cinco toneladas, que estabelece os requisitos de segurança para veículos de transporte público coletivo de passageiros tipos micro-ônibus e ônibus.

“Com o Volare Cinco pretendemos criar um novo segmento de mercado, dos veículos compactos. É integral e não o consideramos um ônibus, nem um micro-ônibus e tão pouco uma van, e sim um conceito inédito de transportar pessoas” disse o diretor-geral da Volare, Gelson Zardo.

Com chassi tubular, projetado com avançada tecnologia de materiais, tem processo de fabricação que adota características dos automóveis, como soldas por robôs e componentes em plástico injetado e SMC. Pelo maior nível de automação, a qualidade e o acabamento atendem às exigências mais rigorosas do padrão automobilístico.

Entre as novidades que aproximam o Volare Cinco das características da indústria de automóveis, a chave com controle remoto permite abrir a porta e o porta-malas (bagageiros) à distância.

“Fizemos pesquisas e ouvimos os operadores de ônibus e vans. Entre as necessidades que eles listaram estavam, por exemplo, melhor ergonomia e conveniência para o motorista, que normalmente é o dono do veículo nesse tipo de transporte, custo/benefício, distribuição homogênea do ar-condicionado, porta-pantográfica automática, características ora presentes nas vans, ora nos ônibus. Então, a proposta foi unir tudo isso em um só veículo”, explica Roberto Poloni, diretor de engenharia da Volare.

O Volare Cinco é totalmente acessível para qualquer pessoa e não somente as com mobilidade reduzida. “Acessibilidade é como todas as pessoas entram no veículo, a posição que elas ficam, a posição das pernas, dos pés, tudo isso foi pensado para o mais conforto e ergonomia”, destaca Poloni.

Foto: João Luiz Oliveira.


Secco Consultoria de Comunicação
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TRUCKVAN INVESTE NA PRODUÇÃO DE CONTÊINERES.

Após ampliar em 135% sua produção de food trucks e dobrar seu faturamento com o segmento em 2015, a Truckvan, maior fabricante de unidades móveis do Brasil, decidiu apostar em contêineres para atender a esse mercado em plena expansão. 

A empresa acaba de entregar seis modelos para a Levy Restaurants, marca do GRSA/Compass, especializado em gastronomia e hospitalidade.

“É mais uma opção de mobilidade que a Truckvan oferece para empresas e empreendedores, com a vantagem de realizar o atendimento no nível do solo e ter uma estrutura interna maior para operação”, destaca o sócio-diretor da implementadora, Alcides Braga.

Segundo o executivo, os contêineres são mais indicados para situações em que ficarão fixos em um determinado local por mais tempo e farão pequenos deslocamentos. “Apesar de o investimento ser menor do que de um food truck, o custo logístico de um contêiner é superior ao do veículo sobre chassi, pois é necessário um guindaste para transportá-lo”, ressalta.

Os seis contêineres produzidos pela Truckvan para a Levy Restaurants, GRSA/Compass, estão sendo usados para comercializar hambúrgueres, cachorros-quentes, cafés e sanduíches naturais no Expo Center Norte, em São Paulo. O modelo faz parte do projeto de renovação da área de alimentos e bebidas do centro de exposições, que agora conta também com três restaurantes fixos e food bikes. “Nossa expectativa é reforçar a parceria com a Truckvan e inovar sempre, proporcionando aos nossos clientes soluções cada vez mais à frente de suas expectativas”, garante Caroline Lotfi, do marketing da Levy Restaurants.

Hoje, está presente nos maiores centros esportivos, eventos e entretenimento do mundo, como Grammy, Jogos Olímpicos de Londres, arena de esportes do Barclays Center, Staples Center, torneios de tênis US Open e Copa América, arena do Chelsea Football Club, Barbican Centre e Wimbledon, entre outros.

Opera no Brasil desde 2014, sendo responsável pela gestão de alimentos e bebidas de importantes nomes do setor hoteleiro e de eventos, como WTC, Hotel Transamérica e Câmara Americana. Em 2015, iniciou suas operações no Rio de Janeiro, com o Centro de Convenções SulAmérica, e em 2016 celebra a implantação de novos e importantes centros de convenções em São Paulo, a serem divulgados em breve. 

Truckvan
Leandro Siqueira
leandrosiqueira@truckvan.com.br
(11) 2086-5555 / (11) 974-587-795 (Vivo)

F-TRUCK OFICIALIZA TECNOLOGIA DE PONTA NA TEMPORADA.

Detector de fumaça projetado especialmente para a mais popular categoria do automobilismo da América do Sul será implantado oficialmente na abertura da temporada, dia 13 de março em Santa Cruz do Sul (RS).

Equipamento eletrônico será obrigatório em todos os caminhões da Fórmula Truck. Foto: Marcello Paiva.

Testado durante quase toda a temporada de 2015, neste ano o detector de fumaça será implantado oficialmente já na primeira prova da Fórmula Truck, marcada para o dia 13 de março em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul. Projetado especialmente para a mais popular categoria do automobilismo da América do Sul pela empresa DSA, do interior do Estado de São Paulo, para ajudar a preservar o meio ambiente, o equipamento eletrônico denominado DSA Evo Truck ganhou uma regulagem mais rígida para a emissão de fumaça dos caminhões.

Esse aparato tecnológico, inédito no mundo, servirá para os comissários da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) punirem os pilotos dos caminhões que estiverem emitindo fumaça preta além do permitido pelo regulamento. O Sistema de Medição Eletrônica de Fumaça (DSA Evo Truck) é composto por uma central eletrônica interligada a um conjunto de sensores posicionados no cano do escapamento. 

Um desses sensores emite uma luz, controlada eletronicamente, e o outro a recebe, medindo a opacidade, a propriedade que os materiais têm de absorver a luz. Em linhas gerais, quanto menos luz passar, mais opacidade será apresentada na parte interna do cano de descarga. Ou seja, mais fumaça. Dependendo do nível, o piloto será punido. Além de transmitir on line as informações aos comissários, que poderão acompanhar tudo da tela do computador na torre da direção de prova, o detector de fumaça também armazena na memória os dados para, eventualmente, serem verificados depois do treino ou da corrida. 

CALENDÁRIO DE 2016*

13 de março - Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril - Curitiba (PR)
15 de maio - Campo Grande (MS) ou Brasília (DF)
12 de junho - Goiânia (GO)
10 de julho - Londrina (PR)
31 de julho - Interlagos (SP)
4 de setembro - Guaporé (RS)
9 de outubro - Cascavel (PR)
6 de novembro - Brasília (DF) ou Campo Grande (MS)
4 de dezembro - Curvelo (MG)
* Sujeito a alterações

Mais informações

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Comunicação da Fórmula Truck
Milton Alves 
miltonalves@formulatruck.com.br
13 3299-1144 e 13 996-623-442

VOLKSWAGEN DO BRASIL ANUNCIA NOVO VICE-PRESIDENTE DE RECURSOS HUMANOS.

O executivo brasileiro Nilton Junior, de 43 anos, é o novo vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, substituindo o alemão Holger Rust.

Desde 2014, Nilton Junior atuava na área de Recursos Humanos Internacional do Grupo Volkswagen, na sede mundial da empresa, em Wolfsburg (Alemanha), com foco na Região Américas (Brasil, Argentina, México e Estados Unidos) e África do Sul.

Antes de ser transferido para a Alemanha, Nilton Junior trabalhou durante toda sua carreira na Volkswagen do Brasil, em diversos cargos, totalizando mais de 29 anos na companhia. Como diretor da área de Relações Trabalhistas, Remuneração e Estratégia de Recursos Humanos, posição que ocupou até 2013, Nilton Junior foi responsável pelo relacionamento entre a empresa e as entidades de representação dos empregados, com as quais desenvolveu acordos trabalhistas inovadores, além de ter atuado intensamente no aprimoramento das relações trabalhistas na Volkswagen.

Nilton Junior iniciou a sua trajetória na empresa em 1986, com 14 anos, como mensageiro, atuando continuamente na área de Recursos Humanos, tendo iniciado as atividades na área de Relações Trabalhistas em 2000. Sua formação inclui curso técnico em Administração de Recursos Humanos e graduação em Direito; entre os vários cursos de aperfeiçoamento, fez MBA em Gerenciamento de Projetos pela Universidade George Washington e especialização em Recursos Humanos nos Estados Unidos pela Universidade de Michigan. 

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Renato Acciarto | Tel 11 4347-5060 | renato.acciarto@volkswagen.com.br 
Andrea Cipriano | Tel 11 4347-2827 | andrea.cipriano@volkswagen.com.br

ITA TRANSPORTES COMPRA 13 ÔNIBUS IVECO.

Empresa especialista em serviços de logística e fretamento escolheu o modelo de chassis com a maior potência da categoria, o 170S28.


A ITA Transportes, especialista em soluções em frota, com atuação nos estados do Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso, investiu na renovação de parte da sua frota de ônibus, adquirindo 13 modelos Iveco Bus 170S28. A entrega aconteceu em dezembro de 2015, e contempla a operação nos serviços para o transporte de funcionários da Saneamento de Goiás S.A. - SANEAGO.

O chassi 170S28 vem sendo a nova escolha dos principais operadores de transporte de passageiros do Brasil, por oferecer uma alternativa que garante eficiência e resistência extra nas aplicações brasileiras, levando em conta o melhor custo operacional.

As carrocerias foram desenvolvidas pela Mascarello, de Cascavel (PR), equipadas com ar-condicionado, elevador, poltronas separadas e janelas coladas, atendendo as especificações de produto e qualidade definidas pela ITA Transportes. O alto desempenho, a economia e os 280 cv de potência se devem ao motor N67 FPT Industrial.

Segundo o Gerente de Marketing de produto da Iveco Bus, Gustavo Serizawa, um dos principais diferenciais do modelo está no conjunto que administra a potência e o torque do motor, tecnologia fundamental para as operações no transporte de passageiros, principalmente com sistemas de ar-condicionado. “O nosso segredo está em não abrir mão do desempenho. O chassi 170S28 possui potência para trabalhar em todo tipo de demanda”, afirma Serizawa.

Sediada em Goiânia (GO), a ITA Transportes conta com mais de 800 colaboradores e frota superior a 1.800 veículos, entre automóveis, utilitários, vans, ambulâncias, caminhões, ônibus e implementos, oferecendo não só a locação de veículos, mas serviço completo em terceirização e gestão da frota contratada.

Chassi 170S28


Desenvolvido e fabricado no complexo industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG), o 170S28 tornou-se um trunfo da fabricante para atender o segmento de 17 toneladas, o maior no país. Disponível nas versões urbano e fretamento, o veículo tem seu ponto forte no baixo custo operacional. Conforto e alta tecnologia completam o pacote de sucesso.

O motor é o modelo N67, de seis cilindros em linha. O propulsor de 6,7 litros, com sistema SCR, atende as normas do Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima de 280 cv. O torque chega a 950 Nm, já disponíveis na faixa de 1.250 a 1.950 rpm. A curva plana de torque e a grande disponibilidade de força em baixas rotações garantem, de uma só vez, economia de combustível e conforto para o motorista, evitando constantes trocas de marchas.

A transmissão utilizada é ZF, manual, de seis marchas, com escalonamento compatível com as operações urbanas e rodoviárias. O sistema permite uma condução mais suave e melhor desempenho operacional, sem deixar de lado a economia de combustível.


IVECO
Jorge Görgen - Gerente de Relações com a Imprensa
jorge.gorgen@cnh.com
+55 11 983-368-241

Página 1 Comunicação
Marcelo Fonseca

marcelo@pg1com.com
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quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

QUAIS HISTÓRIAS DE AMOR VOCÊ QUER CONTAR AOS SEUS NETOS?
Por Rosana Braga*

Toda vez que estou em dúvida sobre o que fazer ou como me comportar, faço a mim mesma a seguinte pergunta: como eu me sentiria se contasse isso ao meus netos daqui há alguns bons e longos anos? E nada melhor do que uma nova chance de fazer a escolha certa. Um recomeço!

Começamos um novo ano, com espaço suficiente para novas conquistas, e muito mais felicidade. Renovam-se as oportunidades para agir diferente e, especialmente, para abandonar os erros do passado e não cair mais nas mesmas armadilhas!

Se você é solteiro e está em busca de um grande amor, imagino que viva situações de dúvida e conflito constantemente, já que está disponível para conhecer novas e diferentes pessoas todos os dias.

É bem provável acontecer várias vezes de você começar um flerte, uma conversa ou até sair com alguém e, de repente, perceber que essa pessoa não está no mesmo ritmo que você. Ou seja, não está pronta para tentar um relacionamento sério. Talvez conte mentirinhas e viva te enrolando porque não está a fim de ficar com você, entre outros comportamentos que passam a te incomodar cada vez mais.

E então você começa a se perguntar ‘e agora, o que faço?’, ‘desisto ou tento mais um pouco?’. Digamos que você resolva não só dar uma chance ao pretendente incoerente, mas também uma chance a si mesmo. Continua saindo e ficando com a pessoa enrolada. Conversa, questiona, negocia e, apesar de parecer que vai mudar… nada muda!

E aí? O que fazer? É exatamente em momentos como esse que cabe perfeitamente a reflexão: quais histórias você quer contar aos seus netos? Aquelas que vão servir de exemplo e lição para que eles sejam felizes e realizados no amor ou aquelas que só mostram o quanto você também nunca soube cultivar sua própria felicidade?

Você quer colecionar experiências em que se sentiu agindo como uma pessoa digna, segura e certa do que quer para si ou como alguém que vivia se deixando levar pelo ritmo do outro, mesmo quando isso te destruía por dentro e fazia você se sentir mal consigo mesmo, frustrado, preterido e angustiado?

É absolutamente certo que suas escolhas de hoje são as sementes determinantes dos frutos que você colherá no futuro. Então, antes de continuar fazendo escolhas erradas e contraditórias ao que você deseja experimentar, pense mais uma vez! Essas serão suas lembranças e o que você terá para contar no seu futuro!

Que tal mudar o rumo de sua felicidade agora? É a sua chance de parar de perder tempo com quem não está em sintonia com você. É a sua vez de abrir mão de histórias que só atrasam o seu grande encontro. Já é tempo de se dar conta de que correr para o oeste, quando o que você quer é ver o sol nascer, só vai servir para te cansar, te frustrar e te deixar bem mais longe do lugar aonde você quer chegar!

Abra mão de tudo o que não corresponde com os melhores desejos do seu coração e aproveite este novo ano para fazer acontecer todo o amor que você quer e merece viver. Mantenha alinhados os seus pensamentos, sentimentos e decisões! E seus netos terão muito o que aprender com as histórias que você viver!










* Rosana Braga é consultora de relacionamento do ParPerfeito, psicóloga, palestrante, jornalista e escritora.


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