sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

DE CARRO POR AÍ.
Roberto Nasser*

Infinitas Possibilidades

TORO, A BOA FÓRMULA.

Fiat apresentou o decantado Toro, seu picape quase grande, cabine dupla, variadas versões: motores 1,8 flex e 2,0 diesel; transmissões automáticas de 6 e 9 marchas, mecânica 6M. Misturou suspensão e trato de automóvel com caçamba grande, colheu picape confortável.

Carga varia por versão, entre 650 kg e 1.000 kg, caçamba ampla, com insólitas portas duplas, ampliada por bandas articuladas formando plataforma resistente a 150 kg de carga. Parece cuidado à missão traçada pela FCA: ser líder como seu picape pequeno, o Strada, e vender nada fáceis 4.000 unidades/mês. Ante números de 2015, é para superar o líder S10 GM, circa 2.800 mensais.

Como é
É bonito, imponente, marcante em estilo, cumprindo o desiderato do projeto, ser um automóvel em deslocamento e, demandado, responder com valentia, capacidade de carga e ótimo comportamento permitido pelo conjunto de suspensões independentes – Mc Pherson frontal e multi link na traseira. A direção elétrica ajuda, sem roubar potência dos motores, o conhecido 1.8 EtorQ agora Evo com cabeçote revisto no Renegade, coletor de admissão variável, variador de fase para as válvulas de admissão, e curioso adjutório, sistema de válvulas no coletor de admissão, conduzindo o fluxo de mistura combustível por dutos longos se demanda por torque, ou por caminho curto por potência. Arranjo melhora a operação, com 80% de torque às 2.000 rpm. Com gasálcool faz 135 cv como potência plena, e 18,8 kgfm de torque. A álcool, respectivos 139 cv e 19,3 kgfm – dosagem usual a motores 2,0, pouco vista em mileoitos. Diesel, de produção própria, quatro cilindros, turbo, intercooler, 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. No caso, na versão Freedom, caixa automática ou manual de 6M, 4x2 ou 4x4 – carro de trabalho, e na de topo, a Volcano, com transmissão automática de 9M, 4x4, automóvel de agroboy. Não tem caixa redutora, mas bloqueio eletrônico na primeira das 9 marchas da transmissão.

Dentro, cinco lugares verdadeiros. Painel com partes do Renegade, confortos elétricos, eletrônicos, plásticos com junções corretas e contato amigável.

Em comprimento medeia entre o Renault Oroch, por alguns visto como concorrente, e os picapes antes médios e agora grandes – GM S10, Toyota HiLux, Ford Ranger, Mitsubishi, Nissan ... Está em categoria por ela batizada de SUP – Sport Utility Pick Up, e a combinação quer fazer adequado ao slogan criado para o produto, Infinitas Possibilidades.

Caminho
Projeto brasileiro, postura corajosa. Feito na fábrica de Goiana, Pe, mais moderna do grupo FCA no mundo, divide plataforma criada por Claudio Demaria, engenheiro chefe no Brasil, dita Small Wide com o pioneiro Renegade e o futuro Compass – leia notícia própria. Tração dianteira – nos diesel com transmissão automática de 9M há tração total.

É nacional com veleidades de comércio exterior, buscando atingir Mercosul, América Latina e México.

No caminho do projeto, como a Coluna então noticiou, para melhorar a tração frontal, o eixo traseiro foi deslocado para trás, sendo pioneiro picape a entrar na atual moda automobilística mundial, os corners, rodas nas extremidades. Tal solução dinâmica trouxe resultados de conforto. Com ampla distância entre eixos de 2,98 cm, os espaços internos geram conforto incomparável ante outros picapes cabine dupla. Diz a FCA, não há diferença de comportamento entre caçamba vazia e carga total. Peter Fassbender, designer mor da empresa no Brasil, conseguiu harmonia estilística no projeto, com linhas penetrantes e assinatura luminosa atrevidas para um picape.

Dentro
Um jovem engenheiro expunha os cuidados com a formulação do interior, dos confortos ao tato, da ergonomia. Dentre as peças sobre uma grade, uns envelopinhos de Perfex chamaram-me atenção, ouvindo ser novo tipo de absorvedor de barulhos, substituindo as mantas betuminadas. Perguntei se não oneraria custos, e ouvi, a FCA não limitou o projeto. Curiosidade em dias de economiza até em número de fios da rosca de parafusos.

Todos os Toro são bem compostos, incluindo direção elétrica, rádio com BlueTooth e entrada USB, computador de bordo, ar condicionado, sensor de estacionamento, piloto automático, trio elétrico, lanterna de neblina. Em segurança, apoios de cabeça e cintos de segurança de três pontos a todos os passageiros, engates Isofix para cadeiras de crianças, controles de tração e estabilidade, auxiliar de partida em rampa.

Fora
A caçamba, incorporada à cabine em construção monobloco, absorve 820 litros. Com as portas traseiras abertas e as bandas baixadas, a capacidade aumenta 450 litros. Sistema prático, permite manusear a carga sem dobrar-se para vencer a tradicional tampa. 20,5 cm livres do solo.

Não endosso capacidades tipo consumo, velocidade máxima, habilidades da tração total. Curiosamente o test-drive foi contido, corrido, sem ocasião para sentir a diferença de comportamento com ou sem carga ou a tração 4x4.

Painel de automóvel

Inovação nas tampas traseiras


Quanto custa

Versão
Motor
câmbio
tração
R$
Freedom
1.8 flex
auto 6V
4×2
 76.500
Openning Edition
1.8 flex
auto 6V
4×2
   84.400
Freedom
2.0 diesel
manual 6V
4×2
  93.900
Freedom
2.0 diesel
manual 6V
4×4
101.900
Volcano
2.0 diesel
auto 9V
4×4
116.500

Produto novo, criou núcleo especializado em cada revenda, tabelou revisões – a 10 mil km para motores Otto e a 20 mil km nos Diesel -, e pode incluir seu custo na tabela de financiamento.

Entusiasmado, Norberto Klein, diretor da Mopar – leia Môpar -, área de peças e acessórios, montou operação na fábrica para atender à colocação de acessórios demandados à hora do cliente conformar o carro de acordo com seu gosto.

Innova, o Toyota com 7 lugares

Toyota Argentina terá terceiro produto em 2017, o Innova, mini van com três fileiras de bancos e sete lugares. Lançado dia 2 na Indonésia, confirmado por Daniel Herrero, presidente da Toyota no vizinho país, ao bom sítio Autoblog.

Parece, recente lançamento do Vito Mercedes-Benz, ocupando espaço livre no mercado sul americano, cutucou a empresa, apesar de estar no limite da capacidade industrial e em mudanças internas para aumentá-la.

Fácil construí-lo pois baseado em chassis e mecânica do picape Hi Lux e do SUV SW4 construídos pela Toyota em Zárate, beiradas de Buenos Aires. Para o Brasil, cliente maior da operação argentina, motor diesel substituído pelo L4 ciclo Otto, 2,7, antiga opção dos picapes Hi Lux, atualmente não disponível.

Luiz Carlos Andrade Jr, VP da Toyota do Brasil, contraria a declaração de seu colega argentino, e diz não ter planos concretos.                    

Toyota Innova











Compass, o nome do Projeto 551
Compass será o nome do Jeep ora chamado Projeto 551. Está em final desenvolvimento e testes. Será o terceiro produto da fábrica da FCA em Goiana, Pe, ao lado do pioneiro Jeep Renegade, e do picape Fiat Toro em início de produção, trinca sobre a plataforma básica batizada de Small Wide.

O Compass será da família Jeep, segundo degrau na escala de produtos, sem concorrer com o Renegade, veículo de entrada nesta marca, pois maior, com decoração e conteúdo superiores.

Projeto e definição de mercado traçados fora do Brasil, pois a pretensão ultrapassa fronteiras nacionais, mas cruzar fronteiras substituindo dois produtos Jeep, o Compass e o Patriot. Outubro, Salão do Automóvel, vendas em 2017.

Audi Sportback RS3, cara de hatch, andar de GT

É, dentre automóveis médios, o de comportamento mais marcante: O a 100 km/h em 4,3 s; 60 km/h a 100 km/h em 4ª marcha em apenas 4,1s. Poderoso foguete é o Audi RS 3 Sportback, e custa praticamente dois sedãs A3, com R$ 291 mil escritos em sua etiqueta.

Em ano difícil, intensa disputa com as colegas alemãs, Audi traz o RS Sportback como referência. Quatro portas, traseira em hatch, invejável conteúdo tecnológico: motor 5 cilindros, 2,5l, pouco imagináveis 367 cv, válvulas com abertura variável, até 1,3 bar de pressão no turbo, injeção direta de gasálcool, câmbio automático de 7M, tração total para conviver com tal cavalaria, mecânica apta a suportar demandas por rendimento. Preciosismos como flaps no coletor de admissão para entrada turbulenta na câmara de combustão, nos tubos de exaustão para gerar rugido esportivo, e montagem manual. 

Bancos em couro, laterais das portas em Alcantara, fibra de carbono. Poucas unidades.

A3 Sportback RS3. Cara de hatch,comportamento de GT

Roda-a-Roda

Volta – Queda de vendas experimentada pela Volkswagen, resultante da descoberta de emissões poluentes por seus motores acima da barreira legal, parou e iniciou retomar crescimento. Na China cresceram 15% em janeiro, e em suas 12 marcas, 3,7% - 847.800 vendas. Maiores quedas, Brasil e Rússia.
Moda – Onda mundial, os SUV, utilitários esportivos, e os SAV, atléticos esportivos, atraem marcas luxuosas e esportivas, distantes deste segmento– Lincoln, Cadillac, Mercedes, Bentley, Porsche. Rolls-Royce testa o seu, Maserati prepara lançamento, e Ferrari teve negada qualquer iniciativa.
Mais ou menos – Sergio Marchionne, CEO da FCA, sob cuja ampla sombra está a Ferrari, descartou possibilidade. Porém, para o Salão de Genebra, março, marca de Modena prepara trapizonga estético-mecânica tipo meio caminho.
FF – É uma ex berlinettaacupezada estirada para abrigar quatro passageiros, tração total e movimento direcional nas rodas traseiras para facilitar uso em baixa aderência – como o SUV Audi Q7. Motor exclusivo Ferrari, V12. Faz 680 cv a 8.000 rpm, 0 a 100 km/h em 3,2s, final em 335 km/h. Pesado, 1.800 kg.
Caminho – Por classificação inglesa tem morfologia de Break, station wagon, e batizado GTC4Lusso. Pelo visto, faltando dois anos e meio para vencer o contrato de Marchionne com a FCA, já se trata do pós fim.

Ferrari GTC4Lusso – pré SUV?

Mercedes – Com projeto de incluir picape à sua relação de produtos, como leitor da Coluna soube por antecipação, Mercedes, Renault e Nissan fizeram acordo. Farão picape sobre base Nissan, em instalações Renault na Argentina.
Sondagem – Nova no pedaço, para sentir o mercado, Mercedes moldou protótipo à mão e o levou secretamente a fórum de design na Austrália, um dos melhores e mais exigentes consumidores de picape. Mas o segredo vazou pelos entusiasmados convidados, com direito a desenho.
Individualização – No projeto tri partite a estrutura será igual, com carroceria idêntica para aliançadas Nissan e Renault. Porém Mercedes quer linhas exclusivas e conformação aparentemente seguindo a experiência da Mitsubishi no Brasil – diesel, tração nas quatro rodas, cabines estendida e dupla.
Diferenças – Motor Nissan diesel 2,3 litros e 122 cv, todavia com intervenções Mercedes via AMG, 188 cv. Versões sugeridas, de entrada, simplória, tipo franciscano vivendo em Esparta; e topo como AMG. No mercado em 2018.

Picape Mercedes, desenho vazado de fórum australiano

Mico – Por razão insondável marcas investem para obter a láurea de mais vendida. Se isto ocorre no mundo inteiro, nos EUA o negócio pega fogo, em especial entre as marcas ditas Premium, BMW, Lexus, Mercedes. Fim de 2015 BMW surpreendeu e surgiu com a mais vendida. Superou Lexus por 1.400 unidades e Mercedes por 3.000.
Gato – Algum norte-americano traduziu frase do humorista Millor Fernandes, e achou que havia um rabo escondido com o gato de fora. Logo apareceu a mágica. Em dezembro a BMW pagou a cada revendedor US$ 1.750 para comprar as unidades cedidas para servir aos clientes com carros na oficina.
Manobra – Soluções do gênero são usuais, inclusive no Brasil, nos dezembros montadoras forçam trocas de frotas das locadoras com enormes descontos, para escriturar vendas. Mas nos EUA e com tal coragem, foi mal vista.
De volta – Com direito a apresentação no Col de Turini, no circuito do Rallye de Monte Carlo, Mônaco, onde construiu sólida base com vitórias, o Alpine teve volta anunciada por Carlos Ghosn, número 1 da Renault e Nissan.
Re edição – Apresentou o protótipo Vision buscando identidade visual com o modelo 110 da então pequena marca francesa. Poucos dados, plataforma e carroceria leves, como na fórmula original, e motor turbo, quatro cilindros, capaz de ir de 0 a 100 km/h em menos de 4,5s.
Presença – Vision é efeito demonstração e futuro Alpine em desenvolvimento pela área de competições da Renault. Quer ter equipe própria e divulgar o produto em corridas. Será construído em Dieppe, berço da Alpine. Salão de Paris, setembro, vendas em 2017, concorrente do Porsche 718, o Boxster.

Vision, protótipo Alpine. O mito voltará

Polêmica – Dr Helmut Marko – tratamento porquanto ex juiz de direito -, ex piloto de Fórmula 1, recordista em Le Mans, e hoje conselheiro da Red Bull, fez declaração provocativa: pilotos de Fórmula 1 ganham demais.
Razão – Os de ponta como Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Sebastian Vettel, algumas dezenas de milhões de dólares anuais. Para Marko duas razões: hoje os riscos de acidentes sérios são muito reduzidos; e, a tecnologia aplicada exige cada vez menos dos pilotos, com decrescente influência nos resultados.
Contra – Nikki Lauda, ex piloto de Formula 1, hoje líder da área de corridas da Mercedes, também austríaco e filho de banqueiro, contrapõe: não ganham muito relativamente ao montante de recursos envolvido na categoria...
História – Colecionadores de veículos Auto Union DKW construídos no Brasil pela Vemag S/A, querem comemorar os 60 anos da assinatura da Resolução GEIA 001 autorizando empresa a produzi-los.
Festa – Festa será no dia 30 de julho, data do documento oficial, na rua Vemag, S Paulo, em frente a portão remanescente do prédio original onde operou a empresa. Por ele passaram quase 120 mil veículos da marca.
Gente – Hasan Allgayer, engenheiro com mestrado e MBA, mudança. OOOO Deixa a área de vendas da Shell na Costa Oeste dos EUA e assume VP de lubrificantes Shell para Brasil e Argentina. OOOO

Mercedes 60

Mercedes-Benz inicia comemorar 60 anos de operação no Brasil. História rica, pioneirismos como a fabricação de motores e ônibus – o então revolucionário monobloco -, fábricas em São Bernardo do Campo, Campinas, onde produziu ônibus, e Juiz de Fora, MG, para o Classe A e hoje se aplica aos caminhões.

Fabricante foi a terceira indústria de automóveis a se fixar em São Bernardo do Campo, então lugar de fazendas, cerâmicas e algumas pequenas indústrias de móveis. Na prática era a primeira marca, pois as demais, Brasmotor e Varam eram representantes autorizados a fazer montagem. Antes do governo JK, tendo na indústria automobilística um dos espelhos de seu sucesso, vazou o primeiro motor diesel no país, e logo após, com a legislação baixada para organizar o setor e atrair investidores, foi um dos projetos aprovados pelo GEIA, grupo encarregado de analisar propostas de nacionalização de produtos.

Quem estuda e se interessa pela história da indústria automobilística no Brasil sabe, a vinda da Mercedes representou muito mais relativamente à dezena de marcas aqui se implantando naquela época. Era tempo de empresas com problemas buscando solução em mercados virgens, e Ford, Chevrolet e International, aqui desde o início do século, eram apenas grandes agregadoras de peças importadas. A Mercedes, então com mais de meio século e profundas marcas no caminho representou a vinda de marca sólida, em atividade industrial em espectro sem similar no país àquela época.

Mercedes 60





Roberto Nasseredita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.

PEUGEOT PROMOVE SÉRIE DE AÇÕES COM O PÚBLICO NO RIO OPEN.

Montadora oficial no maior torneio de tênis da América do Sul preparou diversas iniciativas para entreter os visitantes.


No terceiro ano consecutivo como a montadora oficial do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul e primeiro ATP World Tour 500 da história da modalidade no Brasil, a PEUGEOT atua no evento em 2016 de forma ainda mais interativa com o público presente.

Além de expor unidades do modelo 2008 pelo complexo montado no Jockey Club Brasileiro, que abriga a competição até o próximo domingo (21), a Marca convida os visitantes a participar do Ace PEUGEOT, uma promoção inusitada: quem conseguir adivinhar a quantidade de bolinhas que uma unidade do crossover guarda em seu interior, leva para casa um Kit Head, contendo equipamentos esportivos para a prática do tênis, como duas mochilas Tour Team; uma raqueteira Novak Djokovic; e uma raquete Speed Ghaphene XT MP (somados, os itens chegam a R$ 1.476,52).

A PEUGEOT também montou um espaço especial que serve de base para a ação “Supercâmera – Saque”. Funciona da seguinte forma: o interessado simula um saque com bola e raquete de tênis. Essa ação é gravada em câmera superslow, que gera um vídeo no qual Thomas Belluci, tenista número 1 do Brasil, recebe o saque e elogia o movimento. O participante que tiver o vídeo compartilhado mais vezes nas redes sociais ganhará prêmios, como bater bola com um tenista brasileiro na quadra do Rio Open.

Finalmente, a PEUGEOT está disponibilizando 25 veículos para o traslado de atletas e autoridades no decorrer do torneio. Além de marcar forte presença nessa importante competição brasileira, a Maca firmou uma nova parceria global com a ATP.  Desta forma, a empresa passa a se associar ao ATP World Tour, série com os mais importantes torneios de tênis do mundo. A Marca será a representante oficial em mais de 20 torneios ao redor do planeta e irá fornecer mais de 500 veículos – entre eles o 508, o 3008, o 5008 e o Expert Tepee – para serviços de transporte nos eventos, a partir de 2016.

Um relacionamento estreito com o esporte

A PEUGEOT mantém uma associação com a Federação Francesa de Tênis desde 1984, realizando uma série de ações que envolvem o Torneio de Roland Garros e já incluiu séries especiais para os modelos 205, 405 e, mais recentemente, para o 207 CC, 308 CC e 3008 HYbrid4 (primeiro veículo híbrido movido a diesel do mundo), além de scooters e bicicletas.

No Brasil não foi diferente. Inspirada no esporte, a Marca lançou séries especiais de sucesso dos modelos 308, 308 CC e 3008.

Desde o início do ano passado, a PEUGEOT nomeou Novak Djokovic, ícone do tênis mundial e atual n° 1 do ranking da ATP. Como embaixador internacional da Marca, a PEUGEOT tem reforçado a sua presença no universo do tênis.


Peugeot do Brasil
Diretoria de Relações Externas
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CAOA PARTICIPA DO NACIONAL BEFORE SERVICE DAY.

Neste sábado, 20 de fevereiro, acontece nas concessionárias HMB CAOA o Nacional Before Service Day, evento da Hyundai Motor do Brasil (HMB) que oferece inspeção gratuita de diversos itens em veículos de todas as marcas. A ação ocorrerá nas concessionárias que possuem serviços de Pós-Venda, das 9h às 17h e contará também com a distribuição de brindes exclusivos da marca.

A lista de itens verificados compreende inspeção da carga de bateria, desgaste do pneu, calibragem dos pneus, nível do óleo, nível do fluído de freio, nível do fluído de direção, nível do fluído do limpador, tensão e desgaste da correia, lâmpadas dianteiras e traseiras para veículos de passeio de qualquer marca, exceto motocicletas, e ainda para veículos Hyundai, verificação do manual de manutenção, GDS (Sistema de Medição Eletrônica), programação de relógio (HB20), explicação sobre o aplicativo mobile (HB20), adesivo do pedal (HB20) e borracha do limpador (HB20). A média de duração da inspeção é de 10 minutos.

Os proprietários recebem, ao final da inspeção, um check-list com o resultado completo com as peças examinadas e orientações de especialistas sobre a necessidade de manutenção. A avaliação é totalmente gratuita e válida para veículos de todas as marcas, nacionais ou importados.

A CAOA adere ao Nacional Before Service Day da Hyundai Motor do Brasil com a participação de suas equipes de Pós-Venda instaladas em diversas regiões do País. 

Concessionárias CAOA participantes
HY IMARÉS – Av. dos Imarés, 923 – Indianópolis – SP/SP
HB NAÇÕES UNIDAS – Av. das Nações Unidas, 23.293 Prédio 1 -Jurubatuba  – SP/SP
HB IMIRIM – Av. Eng. Caetano Alvares, 3.891 – Imirim – SP/SP
HB SANTANA -  Av. Gal. Pedro Leon Schneider, 59 – Santana - SP/SP
HB ER. MARCHETTI – Av. Ermano Marchetti, 596 – Água Branca – SP/SP
HB CONSOLAÇÃO – Rua da Consolação, 1.787 -     Cerqueira César – SP/SP
HB IPIRANGA – Av. Dr. Ricardo Jafet, 1209 – Ipiranga -  SP/SP
HB ANHAIA MELLO – Av. Prof. Luiz Inacio Anahaia Melo, 2.568 -V. Prudente – SP/SP
HB SÃO BERNARDO – Av. Pereira Barreto, 1379 – V. Baeta Neves – S.B. Campo/SP
HB SANTO ANDRÉ – Av. Dom Pedro II, 1.805 – Campestre – Santo André/SP
HB ARAÇATUBA – Av. Brasília, 1440 - Vila Santa Maria – Araçatuba/SP
HB CAMPINAS TREVO - Av. Benedito Campos, 385 – Jardim do Trevo – Campinas/SP
HB SÃO CARLOS – Av. Getulio Vargas, 1.349 – Jardim Lutifalla – São Carlos/SP
HB S. JOSÉ DOS CAMPOS – Av. Eng. Francisco José Longo, 201 - Jardim São Dimas – São José dos Campos/SP
HB MARÍLIA - Rua Bandeirantes, 391 – Centro – Marília/SP
HB TAUBATÉ – Av. Charles Schneider, 2.039 - Vila Edmundo – Taubaté/SP
HB ITÚ- Rua Paulo VI, S/N LT 57 A 64 - Jardim Paineiras – Itu/SP
HB PRESIDENTE PRUDENTE – Av. Manoel Goulart, 3.840 – Jardim das Rosas – Presidente Prudente/SP
HB SANTOS – Av. Ana Costa, 66 / 68 – Vila Mathias – Santos/SP
HB PRAIA GRANDE – Av. Presidente Kennedy, 2960 – Aviação – Praia Grande/SP
HB BELÉM – Av. Senador Lemos, 235 – Umarizal – Belém/PA
HB RECIFE –Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.920 – Imbiribeira – Recife/PE
HB ESTREITO – Rua General Liberato Bittencourt, 1.435  - Estreito – Florianópolis/SC
HB BOTAFOGO – Rua Arnaldo Quintela, 63 – Botafogo –RJ/RJ
HB ITAÚNA – Av. das Américas,, 12.100        Barra da Tijuca – RJ/RJ
HB NITERÓI – Av. Jansen de Melo, 395         NITERÓI – RJ/RJ
HB CAXIAS – Av. Rubem Bento Alves, 2353 – Universitário – Caxias do Sul/RS
HB CAMPINA GRANDE - Av. Pref. Severino Bezerra Cabral, 230 - Setor 2 – Catolé – Campina Grande/PB
HB LAURO FREITAS – Av. Luiz Antonio Nogueira, 65 – centro – Salvador/BA
HB BELO HORIZONTE – Av. Cristiano Machado, 2.020 - Cidade Nova - Belo Horizonte-MG 

SERVIÇO
Nacional Before Service Day - Hyundai
Data: Sábado - 20 de fevereiro de 2016
Horário: 9h às 17h

CAOA
Departamento de Comunicação
Anderson Cavalcante
anderson.cavalcante@caoa.com.br
Gerson Almeida
gerson.almeida@caoa.com.br
Maira Nascimento
maira.nascimento@caoa.com.br
DéborahEncarnato
deborah.encarnato@caoa.com.br 
55 11 5538-1206 / 1118 / 1068

VOLKSBUS COM SUSPENSÃO PNEUMÁTICA INTEGRAL REFORÇAM TRANSPORTE PÚBLICO DE PORTO ALEGRE.

A população de Porto Alegre conheceu de perto nesta sexta-feira (19) os recém-adquiridos ônibus Volkswagen que irão compor a nova frota do transporte coletivo da capital. 


O pacote contempla 64 Volksbus 17.230 com suspensão pneumática integral e com configurações que atendem às exigências nacionais de mobilidade e acessibilidade. Os veículos foram entregues em cerimônia realizada na cidade com presença de autoridades e representantes da montadora.

Vice-líder no segmento de ônibus no Brasil, A MAN Latin America se consagra mais uma vez com soluções inovadoras para fortalecimento da marca Volkswagen nos mais diversos mercados. "Com este novo negócio em Porto Alegre ampliamos nossa participação nesta região, reforçando nosso compromisso em atender sob medida nossos clientes”, afirma George Carloto, gerente de Vendas da MAN Latin America para a região Sul do Brasil.


Com esta suspensão, o modelo alia maior conforto com a economia e o desempenho de um veículo já consagrado no mercado. O veículo está equipado com o motor MAN D08 de quatro cilindros e é o único em sua categoria que não necessita de Arla 32, resultando em menor custo operacional e facilidade de implementação. Apresenta ainda tanque de combustível com bocal em área que facilita o acesso ao abastecimento e posição para construção da carroceria.


Está dotado de novos conjuntos de freios de 410 mm, que proporcionam ao veículo atributos como maior durabilidade das lonas destes componentes, acarretando menor número de paradas para manutenção. A transmissão é combinada ao Smart Ratio, solução exclusiva da MAN Latin America para controle eletrônico de um eixo de dupla velocidade, que se adapta à aplicação, influenciando diretamente no consumo do veículo.

Comunicação MAN Latin America
comunicacao@volkswagen.com.br
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1328

OS PRIMEIROS MAGIRUS COM CABINE DUPLA DE ALTA SEGURANÇA CHEGAM À ESPANHA.

Bombeiros de Valladolid contam com dois novos veículos e exclusiva proteção contra colisões frontais e laterais.

A Iveco Magirus, divisão de veículos de combate a incêndio e proteção civil do Grupo CNH Industrial, entregou na Espanha os dois primeiros caminhões equipados com a inovadora cabine dupla "Team Cab". A tecnologia se destaca por cumprir as mais exigentes normas de segurança anticolisão, oferecendo máxima proteção em caso de acidentes laterais ou frontais. O Corpo de Bombeiros da Prefeitura de Valladolid, uma das maiores cidades daquele país, vai trabalhar com os veículos.

A aquisição representa a primeira renovação da frota da corporação, bem como uma importante melhoria tecnológica na extinção de incêndios na cidade. Atualmente, o município conta com 161 bombeiros e 22 veículos.

Alejandro Martínez, diretor da Magirus para Espanha e Ibero-América, destacou a satisfação por Valladolid ser a primeira cidade espanhola a receber os caminhões. “Com a renovação da frota, os bombeiros passam a contar com os mais avançados sistemas disponíveis no mercado atual”.

Os veículos foram construídos sobre um chassi Iveco Eurocargo FF160E32W, tração traseira 4x2 e cabine dupla, com acesso através de quatro portas com abertura de 90° e degraus pneumáticos com luzes incorporadas. Os motores têm tecnologia Euro VI de 320 cavalos de potência e caixa de câmbio Allison, automática, de cinco velocidades com conversor de torque. As dimensões da cabine também são referência e os 1,7 metros de altura e dois de largura fazem dos veículos os mais amplos da categoria.

Juntamente com um tanque de 2.500 litros de água, uma poderosa bomba de incêndio, com comandos automatizados de pressão e vazão, faz parte dos sistemas anti-incêndio.

Os avanços tecnológicos e ergonômicos também estão alinhados às novas soluções técnicas desenvolvidas para facilitar o trabalho dos bombeiros. Neste requisito destacam-se os dispositivos de fixação integrados nas portas e os estribos individuais com luz, possibilitando o acesso rápido à cabine e total segurança durante o deslocamento. A carroceria conta também com outros seis estribos desdobráveis e sete armários para equipamentos, três nas laterais e um na parte traseira, todos fechados com persianas de alumínio.


IVECO
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DAF CAMINHÕES CELEBRA VENDAS NOS CAMPOS GERAIS.

A DAF Caminhões, uma das marcas líderes no mercado europeu e subsidiária da PACCAR Inc, inicia 2016 com importantes vendas de caminhões nos Campos Gerais.

Somente na região mais de 60 caminhões foram negociados antes do término do primeiro trimestre do ano.

As vendas incluem unidades diversificadas das versões dos dois modelos atualmente comercializados no Brasil, o extrapesado XF105 e o recém-lançado CF85. Alguns dos veículos já foram entregues às transportadoras.

“É um orgulho para nós e nossos operadores fazermos parte dos negócios e desenvolvimento da economia dos Campos Gerais”, afirma Michael Kuester, presidente da DAF Caminhões Brasil.

O diretor Comercial, Luis Gambim, também conta que para a empresa é muito importante estabelecer fortes parcerias com as grandes empresas dos Campos Gerais, a região da DAF. “Esse tipo de negociação reforça a nossa escolha por Ponta Grossa. Estamos muito satisfeitos com a seriedade e comprometimento das empresas que estamos atuando lado a lado e vamos continuar empenhados em manter esses relacionamentos. Estou certo que juntos estamos trabalhando em prol do desenvolvimento dos Campos Gerais”, conta o executivo.

Todas as vendas foram realizadas pela concessionária DAF MacPonta, localizada em Ponta Grossa. Também na cidade está instalada a fábrica da montadora, operando no Brasil desde 2013.

“Algumas dessas transportadoras já possuem caminhões DAF e estão aumentando a frota. São clientes tradicionais da região e com vasta experiência no mercado de transportes. Para nós isso comprova que nossos veículos estão sendo aprovados em suas principais qualidades, como baixo consumo de combustível, robustez, conforto, confiabilidade e ótimo atendimento da concessionária. Outro ponto positivo é a proximidade da fábrica, que transmite ainda mais segurança”, completa Leandro Bergamo, gerente regional da DAF Caminhões Brasil.

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FIAT TORO E O SISTEMA COMMON RAIL BOSCH.


O alto desempenho e torque esportivo são algumas características da nova picape Fiat Toro. O segredo está no uso do moderno motor 2.0 MultiJet II Turbo Diesel, equipado com sistema de injeção de alta pressão Common Rail da Bosch. Esta tecnologia, que conta com um acumulador de alta pressão de 1.600 bar, se caracteriza pela extraordinária capacidade para injeções múltiplas - de até oito por ciclo de combustão – MultiJet – característica que permite se calibrar a injeção de combustível para se obter o máximo em eficiência energética. 

Adicionalmente, devido ao uso da recirculação de gases de escape, do filtro de partículas e dos catalisadores, esses modernos motores atendem as mais rígidas normas de emissões. “Emissão de fumaça é coisa do passado. O uso do filtro de partículas faz deste veículo quase um purificador do ar das grandes cidades, já que emite menos de cinco milésimos de grama deste poluente por quilômetro rodado. Em grandes metrópoles, provavelmente haverá mais material particulado no ar que este motor aspira do que nos gases que ele emite”, destaca Mário Massagardi, vice-presidente de Engenharia da Robert Bosch América Latina. 

A Bosch, em Curitiba, foi a responsável para adaptar a calibração do sistema e fazer os testes para assegurar a conformidade no uso no mercado nacional. Isso reforça o compromisso da empresa de ser uma parceira global com grande atuação local, oferecendo soluções automotivas completas, do desenvolvimento à fabricação. 

“Com este lançamento, o consumidor brasileiro passa a ter mais uma opção de veículo, com um porte semelhante a um carro de passeio, para que ele possa experimentar e entender as vantagens da tecnologia Clean Diesel: desempenho esportivo, economia superior e conformidade ambiental”, conclui Massagardi. 

Conectividade, Automatização e Eletrificação


Por meio de suas tecnologias, sistemas, produtos e serviços, a Bosch busca viabilizar a conectividade, a automação e a eletrificação dos veículos. Com isso, além de ser fornecedora do sistema de injeção diesel, a empresa também está presente nos outros modelos da Fiat Toro por meio do fornecimento de componentes como: alternador e motor de partida, bobina de ignição, sensor de fase, de pressão e de temperatura, sensor de bateria, sensor de temperatura e medidor de massa, sensor de pressão e temperatura do turbo, sonda lambda, sensor de pressão diferencial, vela aquecedora, unidade de controle da vela aquecedora, ECU do airbag, sensor do estacionamento traseiro e o sistema para estacionamento semiautônomo. 


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