sábado, 27 de fevereiro de 2016

JAC T5 ESTREIA NO MERCADO BRASILEIRO.

As primeiras unidades começarão a ser vendidas em março com preços entre R$ 59,9 mil e R$ 69,9 mil.

Depois de sua primeira aparição no Brasil, durante o Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, no final de 2014 e ter rodado cerca de 1 milhão de km em território brasileiro para os devidos testes de durabilidade, o JAC T5 está pronto para começar a ser vendido no mercado brasileiro. Comercializado em versão única de motorização (1.5 16V VVT JetFlex), ele estreia com câmbio manual de 6 marchas – a JAC apresentará a versão automática (caixa CVT) em agosto. 

De acordo com o pacote de equipamentos de série, mais os “Pack´s” de opcionais, o SUV chinês tem tudo para se tornar uma nova referência em nosso mercado. Mesmo se for escolhido com o Pack 3, isto é, totalmente completo, ele é ainda mais acessível que seus dois principais adversários.

A proposta de introduzir uma imbatível relação custo/benefício não é exatamente inédita para a JAC Motors, mas parece ganhar contornos efetivamente de destaque neste novo SUV. Completo, bonito, bem equipado e extremamente recheado de equipamentos – alguns deles até indisponíveis como opcionais nos rivais –, o JAC T5 oferecerá ao comprador do “SUV de entrada” a experiência só vivida até então por consumidores de modelos de patamares bem mais elevados de preço. Um ótimo exemplo disso é o kit multimídia, feito pela Foxconn, com mirror link e tela de 8 polegadas. Nenhum outro carro deste segmento possui uma tela tão grande e recursos que aprimoram tanto a experiência da conectividade ao usuário.

 “O kit multimídia é o grande destaque do T5. Trata-se do item que mais irá se destacar aos olhos do consumidor. Mas isso não é tudo. Itens como ESP, assistente de partida em rampas, luzes diurnas de LED e uma extensa lista de equipamentos fazem do nosso SUV um opção extremamente atraente ao cliente dessa faixa de preços”, explica Sergio Habib, presidente da JAC Motors

Design marcante 

Segundo SUV da marca no mercado nacional, o T5 exibe um design atual e agressivo, que certamente se distinguirá no segmento ao qual vai disputar, mesclando belas linhas da carroceria à combinação de spoiler preto na parte inferior dos para-choques, incluindo frisos cromados na parte de cima.



Na frente, a grade em formato de trapézio é caracterizada por aletas cromadas espessas, que lhe garantem identidade única. O capô em forma de cunha e o para-choque envolvente, com luzes de neblina, complementam o conjunto. O T5, inclusive por incluir as luzes diurnas de LED, oferece forte personalidade estética. Não é um carro que será confundido com nenhum outro neste segmento. 


A lateral mescla linha alta na “cintura” e traços que surgem no capô dianteiro e no para-choque que promovem sensação de fluidez dinâmica e constante movimento. A pequena janela e a coluna C mais larga, bem pronunciada, dão o tom da robustez que convém a um SUV, a exemplo das rodas de liga de 16 polegadas e dos apliques plásticos em linha ascendente nas portas traseiras.


Já a traseira, igualmente sólida na impressão de robustez, caracteriza-se pela tampa mais “bojuda”, grupo ótico com formas orgânicas e vidro traseiro de menor dimensão, formado por uma linha descendente do teto. Com o pequeno aerofólio montado na extremidade do teto, o T5 ganha um ar efetivamente “esportivo” na confluência desses ingredientes visuais. Com proposta de se integrar a um estágio superior de acabamento na percepção do consumidor, ele ganha um pequeno friso cromado sobre o para-choque, assim como nas molduras de saídas de escape na parte mais inferior. 

Interior requintado



A capacidade do porta-malas é de 600 litros.

Na China, o modelo é líder absoluto de seu segmento, com vendas médias de 15 mil unidades/mês. Um dos pontos mais fortemente enaltecidos pelo consumidor chinês é exatamente a beleza da parte interna. 



O quadro de instrumentos possui dois grandes mostradores hexagonais: velocímetro e contagiros. Neles, a parte central de cada instrumento revela o nível do tanque e o termômetro de água do motor, respectivamente. Já no meio dos mostradores, o motorista encontra as luzes-espia e o computador de bordo. 

Chama a atenção, em um olhar mais atento, a riqueza de detalhes no acabamento do T5. 


Molduras acetinadas envolvem o quadro de instrumentos e as aletas de ventilação, compondo um cenário visivelmente de bom gosto com as superfícies pretas que compõem o restante do painel.


À esquerda do volante de direção, encontra-se o botão de acionamento elétrico de altura do facho dos faróis, o controle dos retrovisores e a tecla de desligamento do ESP (controle eletrônico de estabilidade). 

 

O volante,  seguindo o padrão de outros modelos da JAC Motors comercializados no mercado brasileiro, é multifuncional: você comanda as funções do rádio e atende ao celular por intermédio de simples toques, sem soltar as mãos do volante.



O sistema de ar-condicionado, por sua vez, posicionado no console central, logo abaixo do kit multimídia, é digital e automático. Sua principal função é definir a temperatura desejada e fixá-la no mostrador. O aparelho variará a velocidade de resfriamento até que a temperatura desejada seja atingida. Logo abaixo, o motorista encontra as tomadas USB e HDMI, que serão utilizadas para espelhamento do telefone celular do kit multimídia.




Kit multimídia com mirror link e tela de 8 pol é único

Como maior destaque, porém, o JAC T5 exibe um aparelho de multimídia com mirror link e tela de 8 polegadas, produzido pela Foxconn, que certamente irá criar outro patamar de conectividade para o consumidor desse segmento de SUV´s. Nada é parecido à quantidade de recursos e funções que o sistema da JAC proporciona ao seu usuário. O sistema incorpora, também, a câmera de ré.



Inédito em carros dessa categoria, o sistema multimídia da Foxconn (opcional), totalmente intuitiva e em português, possui conexão HDMI e Bluetooth, leitor de MP3, entradas USB e SD Card. A novidade fica por conta da função “Link”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablet através do touchscreen da tela HD de 8 polegadas. 



Essa flexibilidade permite utilizar e operar aplicativos como o Waze, verificar e-mails ou acessar o Facebook, e até visualizar o álbum de fotos do seu celular, diretamente do painel do carro. Em virtude de apresentar uma tela tão grande, a novidade é que ela pode ser visualizada por todos os ocupantes do carro.

Nível de equipamentos de SUV´s de porte maior


Com 4,325 metros de comprimento e 2,56 m de distância entre-eixos, o T5 possui porte bem semelhante ao dos principais modelos do país, considerando suas respectivas versões de entrada. Mas o “recheio” do modelo da JAC é bem maior que o dos rivais: independentemente do Pack escolhido, o SUV chinês já é equipado com diversos itens que, às vezes, não são nem opcionais na concorrência.

Principais equipamentos de série já no Pack 1 = R$ 59.990.


Ar-condicionado digital e automático;
Vidros das quatro portas, trava central e retrovisores com acionamento elétrico
Alarme antifurto;
TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), sistema que identifica quando algum dos pneus está com calibragem 20% abaixo da recomendada e acusa no painel;
Banco traseiro com sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis;
Sensor de estacionamento;
Abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível;
Sistema de freios com ABS (antibloqueio), BOS (pedal “inteligente” de freio, que anula a aceleração quando os dois pedais são pressionados simultaneamente. Esse recurso aprimora a segurança do veículo, à medida que previne qualquer tipo de aceleração involuntária, como um objeto que trave o pedal do acelerador pressionado. Ao “perceber” que ambos os pedais estão sendo usados, o sistema anula a aceleração e “entende” que os freios devem prevalecer) e BAS (assistente nas frenagens de pânico)
Computador de bordo com funções de consumo instantâneo e médio, autonomia, velocidade média e cronômetro;
Faróis com regulagem elétrica de altura e acendimento automático (sensor crepuscular);
Banco traseiro bipartido 60/40;
Banco do motorista com ajuste de altura;
Cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes;
Sistema JetFlex, bicombustível, que dispensa o uso do tanquinho suplementar para partidas a frio.

Quando equipado com o Pack 2 (R$ 64.990), o JAC T5 acresce os seguintes dispositivos além do Pack 1


Rodas de liga leve aro 16;
Faróis de neblina dianteiros e traseiro;
Rack no teto;
HSA (Hill System Assist), ou Assistente de Partidas em Aclives, recurso que “segura” o carro imobilizado mesmo em subidas para as arrancadas, sem necessidade de uso do freio de estacionamento. Você engrena a primeira marcha e solta o pé do freio: o carro permanece parado por 2 segundos, tempo suficiente para dar início à aceleração; 
ESP (Electronic Stability Program), ou Controle Eletrônico de Estabilidade, que age através de sensores em todas as rodas, que vão, em frações de segundo, monitorando constantemente as diferenças de velocidade entre elas. Caso ocorra alguma desaceleração repentina de uma das rodas versus as demais, o sistema “entende” que o carro está iniciando uma derrapagem e passa a frear individualmente as rodas do carro com o objetivo de devolvê-lo à trajetória. O sistema também age na aceleração do veículo, interrompendo-a quando necessário.

No Pack 3, onde o JAC T5 passa a custar R$ 69.990, o modelo acumula ainda os seguintes equipamentos, adicionados ao Pack 2


Bancos revestidos em couro;
Kit multimídia com mirror link e tela de 8 polegadas;
Câmera de ré.

Mesmo nessa configuração topo de gama, o JAC T5 mantém a competitividade diante de seus principais concorrentes. Modelos bem menos equipados e aprimorados do que o SUV chinês, em suas respectivas versões mais vendidas, custam sempre acima de R$ 71 mil. 


“Estamos muito bem posicionados nesse segmento de entrada dos SUV´s. Essa faixa de preços que ocupamos é preenchida por hatches compactos em suas versões aventureiras, que são modelos bem menores do que o T5”, garante Sergio Habib, presidente da JAC Motors. 

Motor JetFlex oferece boas razões de desempenho e consumo


Já utilizado com êxito na família J3 S, bem como no J5, o motor 1.5 16V VVT JetFlex é o responsável pelo desempenho do T5. Possui potência máxima de 125 cv a gasolina e 127 cv com etanol, a 6000 rpm. De torque, são 152 Nm (gasolina) e 154 Nm (etanol), ambos a 4.000 rpm. Apesar do peso acima de 1.200 kg, o T5 faz-se valer do câmbio manual de seis marchas para garantir um desempenho de destaque em sua categoria. Tanto que faz 0 a 100 km/h em menos de 11 segundos e chega a 194 km/h de velocidade máxima.

O foco no desempenho, porém, não prejudica o JAC T5 em relação ao consumo. É aí que tecnologia VVT entra. O Variable Valve Timing, ou Comando Variável de Válvulas, permite a variação no tempo de abertura das válvulas, fazendo com que o motor ofereça torque em baixas e médias rotações, bem como apresente potência nos altos regimes. Além disso, as primeiras marchas e o diferencial têm relações curtas (isso ajuda nas arrancadas), mas as marchas ascendentes oferecem relações longas, onde o motor “gira” pouco e favorece o consumo.

A maior prova disso é o selo “A” de eficiência energética conferido pelo Inmetro. De acordo com os testes do órgão, o T5 está entre os modelos mais econômicos de sua categoria: 6,80 km/l na cidade e 9,63 km/l na estrada (etanol) ou 8,18 km/l e 12,2 km/l (gasolina).


Clique na telinha e saiba mais sobre o JAC T5.



JAC Motors Brasil
Diretoria de Assuntos Corporativos
Eduardo Pincigher
epincigher@jacmotorsbrasil.com.br
(11) 3839 6248 / 994-649-356

MERCEDES-BENZ CELEBRA 130 ANOS DA CRIAÇÃO DO PRIMEIRO AUTOMÓVEL.


Em 2016 a Mercedes-Benz tem um motivo especial para comemorar: há 130 anos, na Alemanha, Karl Benz e Gottlieb Daimler criaram o primeiro automóvel motorizado da história, em 1886. Desde então, a marca cresceu exponencialmente, tornando-se uma referência na história da indústria automobilística, no universo das competições e no desenvolvimento de veículos com altos níveis de segurança, sofisticação e tecnologia.

Para celebrar esse marco no Brasil, a Mercedes-Benz lança nesta quarta-feira a campanha publicitária “130 anos de inovação” que destaca a evolução da marca ao longo de mais de um século, desenvolvendo novos motores, design, combustíveis e acompanhando as novas tendências do mundo como um todo.

Esta ação reforça a vocação da Mercedes-Benz para a inovação e sua disposição de levar o melhor da engenharia de ponta para as ruas e pistas do planeta.

“O brasileiro é culturalmente conhecido por ser apaixonado por automóveis e corridas. Além disso, a marca registrou no mercado local um crescimento significativo nos últimos anos. Esses resultados são o reflexo das inovações propostas pela Mercedes-Benz para oferecer cada vez mais novas experiências dentro do amplo portfólio oferecido aos nossos clientes”, afirma Holger Marquardt, diretor geral Automóveis América Latina.

Outra ação que também faz parte das comemorações de 130 anos é o desenvolvimento do Mercedes-AMG S 63 4MATIC Cabriolet "Edition 130", apresentado pela primeira vez no Salão do Detroit deste ano. 


Com apenas 130 unidades produzidas, o veículo destaca-se pelos detalhes exclusivos e ainda mais requintados em comparação ao que a família Classe S já oferece.

Durante os 130 anos de história, a Mercedes-Benz também desenvolveu uma relação sólida e bem-sucedida no universo das corridas de automobilismo, se consolidando como uma marca que tem em seu DNA características de veículos de pista em automóveis de passeio e vice-versa. A partir desse conceito nasceu a AMG, divisão de superesportivos criada a partir de uma empresa que preparava automóveis para corrida.

Esse pioneirismo da marca em tecnologia e segurança pode ser observado no desenvolvimento de carrocerias de alumínio, por exemplo, que proporcionam melhor desempenho e durabilidade aos veículos. Sistemas de assistência de direção também fazem parte dessas inovações e representam os investimentos da marca em aprimorar o conceito de tecnologia autônoma.

Mercedes-Benz do Brasil
Alessandra Souza
alessandra.souza@daimler.com
(11) 4173-7314

TRUCKVAN.

Fernando e Sorocaba ficarão em camarim móvel superequipado durante show no ABC.


Um caminhão equipado com TV de LED de 42 polegadas, home theater, adega, frigobar e micro-ondas será usado pela dupla sertaneja Fernando e Sorocaba durante show organizado pela Zoiz Entretenimento no Clube da Associação dos Funcionários Públicos do Município de São Bernardo do Campo, na região do Grande ABC (SP), em 11 de março. Produzido pela Truckvan, líder brasileira no mercado de soluções sobre rodas, o camarim móvel tem 7 metros de comprimento e possui autonomia em energia e climatização, além de porta-palco, avanço lateral, banheiro VIP com cabine de banho e mobiliários confortáveis.

“Desenvolvemos esse produto para dar mais mobilidade, praticidade, estrutura e conforto para os artistas e equipes de produção em festivais de música, shows e demais celebrações”, destaca a diretora do Departamento de Eventos da Truckvan, Lia Braga.


Os camarins móveis da Truckvan já foram usados por bandas como One Direction, Aerosmith, Slipknot e Korn, os cantores internacionais John Mayer e Alan Jackson, os nacionais Zezé Di Camargo & Luciano, Ivete Sangalo, Nando Reis, Michel Teló, Thiaguinho, Gusttavo Lima, Maria Rita, Marina Lima e Negra Li, os grupos Demônios da Garoa, Roupa Nova, Paralamas do Sucesso, a atriz Ingrid Guimarães, entre outros.

Serviço
Show Fernando e Sorocaba
11 de março de 2016 (sexta-feira)
Associação dos Funcionários Públicos do Município de São Bernardo do Campo
Rua Vinte e Oito de Outubro, 61 - Centro, São Bernardo do Campo – SP
Abertura dos portões às 20h |Show às 23h.

Truckvan
Leandro Siqueira 
leandrosiqueira@truckvan.com.br
(11) 2086-5555 / (11) 97458-7795 (Vivo)

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

JAGUAR LAND ROVER ANUNCIA NOVO PRESIDENTE PARA A AMÉRICA LATINA E CARIBE.

Frank Wittemann iniciou oficialmente nesta sexta-feira (26) suas atividades como novo presidente da Jaguar Land Rover para a região da América Latina e Caribe. 

O executivo alemão é graduado pela Universidade de Mannheim e possui MBA com especialização em trade marketing. 

Há mais de 15 anos atuando no setor automotivo em empresas como Bentley, Rolls-Royce e Volkswagen, em áreas como desenvolvimento de vendas e rede, negócios e desenvolvimento de estratégias globais, Wittemann juntou-se à Jaguar Land Rover em 2011. Já atuando pela fabricante britânica esteve recentemente na China como diretor interino de vendas, após ocupar o cargo de presidente na Jaguar Land Rover Rússia, Bielorússia e Cazaquistão por quatro anos.

"Este é um desafio realmente gratificante. A região da América Latina e Caribe possui imenso potencial de desenvolvimento no segmento de carros premium. Por meio das marcas Jaguar e Land Rover vamos dar andamento ao nosso plano estratégico ao lado dos nossos parceiros comerciais, as redes de concessionárias da região”, afirma o presidente. “Além disso, o momento no Brasil é especialmente interessante, uma vez que inauguraremos em breve a nossa primeira fábrica totalmente própria fora do Reino Unido, no estado do Rio de Janeiro”, complementa.

Visite:

Jaguar Land Rover América Latina e Caribe
Fernando de Moraes
fmoraes7@jaguarlandrover.com
+ 55 11 5056-7048
Gabriel Simões El' Bredy 
gelbred1@jaguarlandrover.com
+ 55 11 5056-7044
Paulo Chul Chun
pchulchu@jaguarlandrover.com 
+ 55 11 5056-7435

Ketchum
Larissa Shiraishi
larissa.shiraishi@ketchum.com.br

+ 55 11 5090-8900 ramal 8731

IVECO DAILY É ELEITO O MELHOR COMERCIAL LEVE DO BRASIL.

Modelo foi escolhido pelo público que participou do Top of Mind do Transporte 2016.

A rotina de prêmios continua para a linha Daily. O modelo foi o mais lembrado entre frotistas e autônomos na categoria “Melhor Veículo Leve Comercial” no Top of Mind Transporte 2016. A condecoração se junta a outras premiações conquistadas nos últimos meses: Maior Valor de Revenda entre os Furgões de Carga, Melhor Compra da Categoria, além de Melhor Caminhão Semileve e o Melhor Veículo Comercial de 2016 no Chile.


Marco Borba, vice-presidente da Iveco para a América Latina, (no centro da foto) comentou que o esforço da equipe da Iveco foi mais uma vez reconhecido entre os profissionais do transporte. “Receber um prêmio que é resultado da avaliação direta de quem trabalha no ramo é um orgulho e demonstra que estamos no caminho certo”, comenta o executivo. 

O “Top of Mind do Transporte 2016” tem como objetivo principal eleger as marcas preferidas pelos caminhoneiros. A pesquisa foi realizada entre novembro e dezembro de 2015 e contou com participação espontânea de usuários do aplicativo TruckPad. A Ipsos foi a responsável pelo método, aplicação e validação dos dados recebidos. 

Linha Daily – à prova de tudo

O sucesso de público e crítica da linha Daily tem sólidas explicações. Uma delas é a capacidade de carga, que começa na faixa das 3,5 toneladas, também com opções nas categorias de 4,5, 5,5 e 7 toneladas.

O veículo funciona perfeitamente como Veículo Urbano de Carga (VUC) e é capaz de circular dentro de zonas de restrição nos grandes centros urbanos a qualquer hora do dia, o que facilita as operações dos clientes que trabalham no varejo e dependem de uma distribuição eficaz.

O Daily também chama atenção por seu interior confortável, elegante e ergonômico, pois o câmbio é acoplado ao painel, próximo ao volante. Outro ponto de destaque é sua robustez, que o torna capaz de carregar volumes superiores aos transportados pelos seus competidores diretos.

A Iveco buscou deixar a condução do Daily mais semelhante à de um automóvel, ou seja, mais confortável. Com uma grande disponibilidade de modelos cabine simples e cabine dupla, a linha oferece flexibilidade com uma variada gama de aplicações comerciais.

Ao todo, são 30 versões de veículos Chassi-Cabine e Furgão, incluindo a exclusiva opção cabine dupla e quatro entre-eixos diferentes. Essas caraterísticas fazem com que a Daily tenha o melhor valor de revenda é menor seguro se comparado aos demais concorrentes.



IVECO
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quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

FIAT TORO GANHA LINHA DE MERCHANDISING E LICENCIAMENTO.


Lançamento automotivo mais esperado de 2016, o Fiat Toro é um carro único, desenvolvido com um conceito inovador, que mescla o conforto de um SUV com o DNA da picape, criando assim um novo segmento. Versátil, o modelo chega com toda a sofisticação e requinte urbanos, oferecendo infinitas possibilidades ao consumidor, que poderá contar com todas as facilidades das grandes metrópoles em um carro.

Inspirada nessas características, chega ao mercado a nova coleção da linha de merchandising e licenciamento da montadora. Com design minimalista, porém elegante, os produtos apresentam uma proposta despojada, mas que não abandona o luxo que estará presente no Toro.

Para garantir uma linha impecável, a Fiat se uniu a empresas renomadas como Seculus, Seanite e Mormaii, que produzem algumas das peças de vestuário e acessórios. Já na linha de brinquedos, temos a reedição da parceria de sucesso com a CKS e Roma Brinquedos, responsáveis respectivamente pelas versões de controle remoto e rodas livres do novo Toro.

“Tudo na coleção, desde a seleção das matérias-primas, passando pela escolha dos processos de produção, até as parcerias com as empresas, tudo foi pensando para refletir a identidade do Toro, um carro versátil, sofisticado e extremamente confortável” afirmou Douglas Sabino, responsável pela área de merchandising e licenciamento da Fiat.                                                                                                     

Ao todo, são de mais 50 produtos inspirados no Fiat Toro entre calças, jaquetas jeans, coletes, t-shirts, polos masculinas e femininas, relógios, bonés, cintos, carteiras etc. A coleção ainda conta com camisetas infantis, no modelo “Tal Pai, Tal Filho”.

As peças de vestuário, confeccionadas em tecidos modernos e de alta qualidade, passaram por modernos processos de produção e tintura. Bordados com o ícone e logo do Toro, lavagens, aplicações em silk e acabamentos diferenciados completam a coleção e conferem à linha estampas e modelagens exclusivas.

A nova coleção Fiat Toro está disponível em no e-commerce Fiat Fashion http://fiatfashion.com.br e em lojas especializadas de todo o Brasil.

Sobre a Fiat Fashion Innovation Attitude: A plataforma de merchandising e licenciamento Fiat Innovation Attitude nasceu para dar maior longevidade as relações de consumo com os clientes e novos consumidores que ate então não se relacionavam com a marca. Com uma segmentação de produtos que traduzem o espírito da marca Fiat, os produtos de merchandising e licenciamento são inspirados nas linhas de carros produzidos pela montadora, trazendo a ousadia do design automotivo. São mais de 500 produtos disponíveis com mais de 15 empresas parceiras em diversos segmentos, como vestuário, acessórios, brinquedos, colecionáveis, escolar, decoração, editorial.

MSLGROUP Espalhe
Adriana Cardoso 
adriana.cardoso@espalhe.inf.br
Raquel Bertani
raquel.bertani@espalhe.inf.br
(11) 5105-2233 / 2240

ALTA RODA.
Por Fernando Calmon*

UMA BOA ISCA.

Fevereiro de ano bissexto deu embalo extra para lançamentos. Depois da picape média Toro, chegaram o Toyota SW4 (modelo de marca generalista de maior valor produzido no Mercosul) e a linha Gol/Voyage 2017. A Volkswagen mostrou a segunda revitalização da quinta geração do hatch, que liderou o mercado por nada menos de 27 anos seguidos, além de ser o mais produzido (supera 7,8 milhões de unidades desde 1980) e exportado (mais 1,3 milhão para 60 países).

A empresa alemã resolveu aplicar o velho ditado: “Isca tem que ser boa para o peixe, não para o pescador”. Extirpou a assinatura “Das auto” (O carro, em alemão). Adotou política de preços sem “apanhar” dos adversários. Acrescentou itens de série e ainda diminuiu o preço médio sugerido do Gol em 2,5% e do Voyage, 5,7% (parte traseira sem mudanças). Versão de topo Highline incluiu frisos cromados frontais que agradam a boa parte do mercado (não a este colunista, avesso a artificialismos, penduricalhos e adepto da escola “forma e função”).

Há três ofertas de acabamento. Gol vai de R$ 34.890 a R$ 55.290 e Voyage, de R$ 40.990 a R$ 58.590.

O Gol mudou relativamente pouco na frente e na traseira, pois a sexta geração começa a partir do final de 2018 – quatro produtos novos; outros três serão Voyage, Saveiro e o primeiro SUV compacto da marca. Os distraídos podem pouco perceber a linha 2017. Mas o painel é completamente novo de ponta a ponta, tem o volante multifuncional do Golf e quadro de instrumentos cerca de um terço maior para melhor visibilidade e novas funções.

Conectividade e infotretenimento passaram a ponto de honra para a Volkswagen. Há quatro opções inclusive de tela tátil e capacitiva (zoom com os dedos) de até 6,33 pol. Para muitos que apreciam aplicativos de roteirização de trânsito em tempo real, criou um suporte para celular bem robusto (opcional livre) que contém entrada USB para recarregamento com fio curto.

Outro ponto forte é o motor de 1 litro, 3-cilindros o mesmo do up! MPI e que já estava no Fox desde o Bluemotion. São 82 cv com etanol (6 cv a mais que o de quatro cilindros que sai de linha, mas continua na versão de 1,6 L/104 cv) e ganho de eficiência energética de 11% em mJ/km. Apesar de ser maior e mais pesado que o up!, Gol e Voyage nitidamente têm desempenho melhor que os modelos 2016, tanto em aceleração quanto em retomadas na mesma marcha. Como em todo motor tricilíndrico percebem-se mais ruídos e vibrações, mas o que entrega de volta em desempenho e consumo vale a pena.

Quanto ao SUV médio-grande SW4, produzido na Argentina, a Toyota desvinculou o nome Hilux não apenas por opção de marketing. A carroceria é toda nova, juntamente com o painel (quadro de instrumentos, igual), o acabamento interno e mais equipamentos de série. Suspensão traseira tem molas helicoidais e dois braços de fixação de cada lado (na Hilux, molas semielípticas), o que melhora a dirigibilidade no asfalto e na terra, apesar de peso em ordem de marcha de até 2.130 kg. Freios são a disco ventilados nas quatro rodas (na picape de cabine dupla, tambores atrás).

Preços: R$ 205.000 (V-6 gasolina) a R$ 225.000 (L-4, diesel, 7-lugares). Logo chegará o L-4 flex a preço menor.

RODA VIVA

DESDE o lançamento, em 2012, Peugeot afirma que o 301 feito na Espanha (sedã compacto encorpado e despojado concorrente do Logan em mercados emergentes) não se destinava ao Mercosul. Rumores na Argentina indicam que o grupo francês estuda vender lá o 301 (3-cilindros, 1,2 L). Não incluiria o Brasil, mas com os novos ares da PSA, quem sabe?

PARTICIPAÇÃO de motores de 1 litro nas vendas de automóveis caiu ligeiramente de 34% (dezembro) para 33,7% (janeiro). Com a tendência de substituição de motores de quatro cilindros de baixa cilindrada por três cilindros, mais cedo ou mais tarde esse quadro mudará. GM, Honda e Fiat já têm projetos adiantados, além de Renault que usará motores Nissan.

ACCORD 2016 recebeu pequenas atualizações e se tornou mais competitivo em preço (R$ 156.500, versão única). Manteve motor V-6/280 cv que agrada pela sonoridade e desempenho. Também melhorou o acerto de suspensões mesmo em pisos irregulares. Ótima câmera no retrovisor direito (além da traseira) que reproduz imagens na segunda tela central.

AUDI E BMW, nos bastidores, riram baixinho quanto à chegada da arquirrival Mercedes-Benz ao mercado de picapes de cabine dupla em 2018 em parceria com a aliança Renault-Nissan. Puristas, de fato, não vão gostar, mas o tempo dirá quem está certo. Sem emitir juízo de valor, há de se considerar que a M-B produz caminhões há décadas. Então não seria um despropósito. 

PROCEDÊNCIA, histórico e avaliação física completa de veículos usados reprovaram 16% dos avaliados em 2015 pela Dekra. Resultados altos para padrões internacionais de vistoria em carros particulares, de lojistas e de concessionárias. 68% foram irregularidades em pintura, identificação e estrutura do automóvel, inclusive chassi danificado. Preço desta inspeção é de R$ 120.









Fernando Calmon é jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna Alta Roda começou em 1999. É publicada no Coisas de Agora, WebMotors, na Gazeta Mercantil e também em uma rede nacional de 52 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Escreva para o Fernando Calmon: fernando@calmon.jor.br. Siga: www.twitter.com/fernandocalmon.

DE CARRO POR AÍ.
Por Roberto Nasser*

Acarajé, Lava Jato e um curioso Alfa.

Prisão do lobista polonês Zwi Skornicki, envolvido no assalto partidário à Petrobrás e preso na Operação Acarajé, ramo da Lava Jato, levou à apreensão de obras de arte bi e tridimensionais. Estas, automóveis antigos.

A olhos de colecionadores, a relação dos veículos é uma juntada sem foco ou direção por origem, marca, morfologia. Entretanto, a olhos policiais haverá curiosa evidência. Por exemplo, o mítico Alfa Romeo Spider criado pela Casa Pininfarina, é uma das carrocerias mais longevas do mundo. Exemplar apreendido, vermelho, com placas pretas, rotulando Veículos de Coleção, tem a combinação alfa numérica CTS 5459. Na base de dados do Sinesp Cidadão tal licenciamento descreve-o como sendo automóvel da marca, mesmo modelo, produzido em 1971.

Discrepa. Fisicamente é Alfa Spider, vermelho, porém não é de 1971. É bem mais novo, de 1985 ou 1986.

Raciocínio simplório pode sugerir tal divergência ter como origem automóvel entrado irregularmente no país, e documentado com dados de algum outro Alfa defunto, cedente da placa. Merece um aclaramento pela Polícia Federal.

O desencontro, se verdadeiro e caracterizado como crime fiscal e administrativo, também indica imperfeição pelo clube que lhe expediu o Certificado de Originalidade para reconhecê-lo como Veículo de Coleção. Novo crime pode estender as férias forçadas do lobista polonês, atualmente na PF do Paraná.

O Alfa Spider placas CTS 5459

Sistema indica ser modelo 1971. Mas não é.


Gol e Voyage, a série Começar de Novo.

Volkswagen se aplicou para criar atrativos ao Gol e seu derivado Voyage. O Gol liderou vendas 27 anos, subitamente caiu para 5º lugar na preferência dos consumidores, e tal evidencia provocou necessária intervenção. Supera a mera apresentação de versão atualizada. Questão complexa, lançamentos são a parte visível do grande projeto de adequação interna da empresa aos novos tempos do mercado, um sinal da implantação de um plano de gestão, de recuperação para voltar à liderança em 2018. Daí o Começar de Novo.

Trabalho focou em três áreas de interação com os sentidos do consumidor: visão, tato, sensações corporais - e bolso. Reformulou frente e traseira; mudou  painel e interior dando-lhe trato de veículo de maior porte.

Foi racional, considerando as maiores vendas serem com versões 1.0, aí aplicando o novo, de três cilindros, melhor performance, menor consumo. Manteve o antigo 1,6 e 104 cv, e neste opção de transmissão automatizada. Em todas as versões, freios maiores e pneus verdes, com metade do atrito ante os comuns. E foi agradar a quem não gosta de automóveis, os adeptos da incontida e inexplicável busca por tecnologia interativa, agregando funções de conectividade entre o motorista e o mundo exterior. Chamou as intervenções com rótulo com valor atual, Premium.

Resultado bom, à altura do desafio, fazer uma ponte entre a angústia do momento e a hora de substituir a atual geração do Gol, em 2018. Num resumo, carro para dois públicos – quem gosta de carro e fãs de tecnologia.

Pacote
É junção bem amarrada de providências, marcando o início de atividades da equipe comercial montada com autonomia por David Powels, presidente da empresa, iniciando pelo novo VP de Vendas e Marketing, Jorge Portugal, argentino se expressando em português. Perceptível o entrosamento entre Presidente e Vice comercial, situação não vista há uma década.

Portugal, vendedor nato, motivador, em sua intensa ênfase sobre os produtos, levou-me a imaginar seria o lançamento de Lamborghini desenvolvido pela engenharia da Subaru...

Este foco contempla melhorar a aparência, a percepção e ampliar conteúdo. Numa comparação entre versões Gol e concorrentes, de Ford Ka, GM Ônix, a Hyundai HB, os VW contém mais equipamentos com preço menor. A iniciativa busca outro vetor: motivar a rede revendedora, hoje em boa parte com baixa estamina. Um aspecto forte – como a Coluna antecipou – está na mudança do slogan – sai o Das Auto e entra a assinatura Volkswagen – e numa aproximação com o comprador. Como lembrou Portugal, o Volkswagen no nome indica a ligação com as pessoas.

Na conectividade, adotou duas versões de tela tátil. Pequena, com 12,5 cm Composition Touch e outra com 15 cm, a Discover Media, com efeito espelho para o celular, GPS, leitura de mensagens, e um suporte para fixar e/ou reabastecer o telefone. O sistema ao qual chamam Infotainment – digamos infodiversão -, é o mais completo do país trazendo o topo das novidades mundiais, o App-Connect, compatível com tecnologias Apple, CarPlay, Mirror Link e Android Auto. Comandos num volante de novo desenho, valorizando Gol e Voyage.

Quanto custa
Interessantemente menos ante as versões do modelo ainda em estoque, e abaixo do preço dos concorrentes. É um aviso de ter voltado, competitivamente, às vendas. E da equipe estar una para cumprir o grande projeto de reformulação da empresa, e de re assumir a liderança em 2018.

Versões variadas, de 1.0 sem ar condicionado, a 1,6 com transmissão automatizada, topo da lista, preços entre R$ 31.590 e R$ 58.910.

Novo Gol

Mais próximo, o carro anti carro.

O carro autônomo, capaz de deixar o motorista lendo jornal, consultando I.Pad ou passando mensagens, enquanto conduzido por ordens de computadores a módulos controladores de motores elétricos, é um dos caminhos ora trilhados pelos fabricantes de veículos. Querem intuir o futuro – e saber se e como estarão nele.

Parece ficção científica, mas está a caminho de factibilidade, aperfeiçoando sistemas já existentes, mecânicos e eletrônicos.

A todos, entretanto, levantava-se barreira legal, questão de responsabilidade civil: a quem atribuir o ônus e as penas em casos de acidentes com danos?

A Daimler, fabricante dos caminhões Mercedes, dedicou-se intensamente à parte técnica e ao lobby, obtendo licença para testá-los em rotas de trabalho, primeiro passo à liberação geral – assisti a uma das provas e fiquei convencido do fim breve da relativa importância do operador. Este estava sentado no banco de condução, sem acionar os comandos, apenas por questão legal. Ordens externas colocavam o caminhão na estrada, aumentava e diminuía a velocidade, ultrapassava, chegava ao destino – sem intervenção humana.

A mágica eletrônica aplicada aos veículos abriu novo caminho aos fabricantes de itens de informática e comunicações, construir veículos e, ante a possibilidade de concorrência entre o pessoal do chip e os fabricantes dos veículos convencionais, o mundo do automóvel parecia estar bem definido: ou os carros seriam desenvolvidos e construídos em conjunto, por fabricantes de automóveis e de tecnologia eletrônica, ou a parte carro seria produzida sob encomenda e fornecida ao pessoal dos computadores.

Tudo mudou: o governo dos EUA por sua agência NTHSA modificou o entendimento jurídico, passando a considerar o robô, ou o sistema eletrônico, a inteligência artificial da Google controladora do veículo, como agente na relação jurídica. Como pertencerá a um terceiro, pessoa física ou jurídica, a este e à sua seguradora caberão os ônus dos danos.

Imediatamente a Google publicou anúncio buscando engenheiros da mobilidade, controle, robótica, sensores, manufatura, operações, materiais e marketing. Fabricará seus próprios carros.

Mundo muda. O automóvel expressão da liberdade individual no Século XX, será um tablet sobre 4 pneus, insosso, inodoro, comandado por distante e desconhecido computador. Emocionante como vagão particular de metrô.

Carro autônomo da Google


Roda-a-Roda

Enfim – O Alfa Romeo Giulia, versão Quadrifoglio – a de topo – e poderoso motor V6 com base Ferrari e 510 cv, iniciou ser produzido. Pré-série, à base de 30 unidades/dia.
Então - Aos 14 de março espera-se ter encerrada a fase de ajustes em produto, linha, equipamentos, métodos, deflagrando produção normal, destinada aos concessionários. Aparentemente resolvidos os problemas de resistência estrutural nos testes de impacto.
Mais – Ordem foi de Sergio Marchionne, capo geral, em visita à italiana fábrica de Cassino – a primeira automatizada da Fiat -, onde anunciou a versão de maior produção, com motor L4, turbo e 276 cv – o mesmo do esportivo 4C.

Maserati Levante, primeiro crossover no centenário da marca. Estilo confuso, sem o brilho do traço italiano.

Mais ou menos - Maserati distribuiu fotos do Levante, primeiro crossover esportivo nos 100 anos da marca. Produção em Mirafiori, Turim, após disputa interna na FCA barrando a pretensão de também fazê-lo nos EUA para atender ao NAFTA. Por bom convívio optou fomentar empregos na Itália natal.
Crença – Bota fé na estrutura, dispensando armação nos vidros das janelas; vidro traseiro lembrando as ousadias do carrozziere Zagato; faróis separados, facho alto agregado à grade frontal. Suspensão a ar, controle eletrônico.
Alfa - Estrutura e parte da carroceria permitirão gerar produto assemelhado para a Alfa Romeo. Tomara seja melhor resolvido. O Levante é uma misturada de escolas estilísticas, sem realçar a italianidade de seu design.
Globalização – Em seu esforço de tornar-se marca mundial, Jaguar Land Rover produzirá o sedã Jaguar XE na Índia. Em expansão mundial faz fábricas na China, Brasil e Eslováquia. Aqui serão Land Rover Evoque e Sport.
Mundo – Primeiro trabalho da casa Pininfarina para nova controladora, a indiana Mahindra, é dito Aero, um XUV. Sigla, mais uma, indica misto de cupê de três portas, um crossover, e de SUV.
Cartão - Pode ser o produto de apresentação mundial da marca. Hoje, no exterior, Mahindra vende picapes e tratores esteticamente descompromissados.
Expansão – Mahindra adquiriu a coreana SsangYang, e divisão de ciclomotores Peugeot. Compra da Pininfarina é passaporte para o projeto.
Inspiração – Observando os resultados da tecnologia Smart Parking, de estacionar veículos sem participação dos motoristas, Nissan aplicou-a a escritórios, para evitar o trabalho de recolocar cadeira por cadeira em seus lugares ao final do expediente. O sistema memoriza local original, e apenas um bater de palmas faz estacionar em sua vaga. Curioso? Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=O1D07dTILH0

Aston Martin DB10 do filme Spectre, de James Bond

OO7 – Admiração e interesse pelo Aston Martin DB10 utilizado pelo agente James Bond no recente filme Spectre, levou produtores a mudar relação com automóveis. Antes trambolhos abandonados em estúdios cinematográficos, como ocorreu com o DB5 utilizado no filme Goldfinger, levaram o DB10 a leilão.
Mais - Quase dobrou a avaliação inicial, arranhando 2,5M de libras, uns R$ 13,6M. No embalo venderam também a fantasia usada por Daniel Craig na abertura do filme por quase 100 mil libras – R$ 552 mil. Perdeu? Não se amofine. Foi feita dezena de unidades do DB10 para o filme. Serão leiloadas.
Confusão – Promotores de Justiça em Stuttgart, Alemanha, pediram a prisão de Wendelin Wiedeking, e de Holger Haerter, respectivamente exs CEO e Diretor Financeiro da Porsche. Razão, em 2008 manipularam dados na tentativa frustrada pela Porsche, menor, comprar a Volkswagen, de valor muito superior.
Mais - Governo estadual quer prisão e pagamento de multa em 4,4M e de 8,07M Euros – respectivos R$ 19,4 e 35M pela holding Porsche SE, hoje maior acionista da VW. Duas empresas são da mesma família.
Pé no freio – Ante queda do mercado nacional de automóveis no Brasil, e rápidos e bons resultados econômicos cravados pela Argentina, Dan Ammann, presidente mundial da General Motors, declarou ao Estado de S Paulo, aguardar de 6 a 12 meses por avanços políticos e econômicos para manter, ou não, seu plano de investimentos.
$ - Em 2014 Ammann e sua superior Mary Barra, CEO da empresa, anunciaram à Presidente Dilma investir US$ 2,8B – R$ 11,2B para nova geração de carros pequenos no Mercosul. Inconsistência política e econômica alarma investidores.
Muda – Fim de março VW apresentará novo picape Saveiro. Muda tudo, frente, traseira, largura, altura livre do solo. Quer se distanciar da aparência do Gol e adotar aparência aventureira. Terá dois motores 1,6 litro, antigo e novo.
Solução - JR Diesel, maior desmanchadora da América Latina, organizou-se, comprando veículos em leilões de seguradoras, desmontando-os, etiquetando peças com código de barras para dar segurança de procedência. Cresceu 12% em 2015 ante a verdade de a peça seminova custar metade do preço da nova.
Dureza – Situação econômica faz reduzir venda de veículos novos, mas em compensação inflou a demanda por peças usadas e semi novas – pouco usadas -, prevendo crescimento constante.
Gente – Gilberto dos Santos, jornalista, assessor de imprensa da Volkswagen, tempo. OOOO Deixa-la-á final de março, período sabático e após voltará ao mercado com talento, credibilidade, amplo relacionamento e experiência. OOOO Rafael Barros, jornalista, ascensão. OOOO Sairá da Printer Press, prestadora de serviços à Toyota, integrando-se ao time da grande empresa. OOOO Faz parte do projeto e da faxina interna para torná-la ativa na área de relacionamento com a imprensa após anos cinzentos em resultados, brilhantes em incompetência. OOOO.





Roberto Nasseredita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.