quinta-feira, 3 de março de 2016

DE CARRO POR AÍ.
Por Roberto Nasser*

O Audi TT e o Axioma de Pirelli.

Fazer carro esportivo, apesar de parecer, não é tarefa fácil. Não se resume a fórmula de fácil aviamento: aumentar a cilindrada do motor ou a sua capacidade em produzir cavalos de força; ou reduzir peso do conjunto; ou melhorar a aerodinâmica, pois para êxito há que pensar em um resultado paralelo: como mantê-lo no chão e sob o controle. Objetivo também buscado ao final da conta, é o balanço obrigatório entre a performance oferecida, e a capacidade do motorista em lidar com ela e usufruir. Usualmente carros muito fortes são perigosos, até letais a motoristas não nivelados às exigências. Nestes dias de invasão quase compulsória de intimidades, o youtube exibe enorme relação de filmetes sobre acidentes com esportivos, causados exatamente por esta discrepância.

O Axioma – considere-o como sinônimo de verdade fática – de Pirelli diz Potência não é nada sem controle. É coisa incontestável para regrar tal harmonia. Não adianta alguém ter meios para comprar produtor de centenas de cavalos de força, com uma montanha de torque, se suas habilidades de condução sequer servem para usufruir totalmente o oferecido por simplório up! tsi e seu turbo. Se performance e habilidades de condução não se nivelam, é um passaporte a problemas caros.

Medida certa
A composição e a performance oferecidos pelo Audi TT parecem ter sido desenhados sob a tutela da regra utilizada como slogan publicitário pelo fabricante italiano de pneus. Ele entrega, e basta em performance a 95% dos motoristas. Dos outros cinco, dois não se interessarão, outros dois saberão fazer suar sob controle os 230 cv do TT. Um final não saberá do que se trata.

O TT é bem feito. Em terceira geração agrega atrativos tecnológicos diversos, especialmente marcados pela capacidade de se escolher tamanho e disposição dos instrumentos do painel. Os mostradores são virtuais, podem crescer, diminuir, ser afastados para os lados, abrindo espaço tela de condução. O conta giros vai em frente ao motorista, como eram nos MGs T e no Alfa Romeo Alfetta.

O pequeno motor, quatro cilindros em linha, posto transversalmente, cabeçote em alumínio, 16 válvulas com abertura variável, dois sistemas de alimentação – um, direto, sobre os pistões, outro no coletor de admissão -, turbo alimentador, eixo contra rotante para eliminar asperezas, não produz apenas sadia tropa de equino com estamina alemã, mas a monumentalidade de 37,7 kgmf de torque, coisa de motor grande. Com seis marchas à frente, transmissão mecânica automatizada por duas embreagens, mudando-as por si só ou por alavanquinhas sob o volante, a potencia chega às rodas frontais e controles eletrônicos tentam reter patinadas.

Freios por grandes discos, sensíveis, operando com brio e determinação, tão convincentes em desacelerar quanto o é no ir de 0 a 100 km/h em 5,9s e velocidade final cortada a 250km/h. Sistemas para administrá-lo, suspensões independentes. Faróis em LEDs, com assinatura personalizada. Dado irrelevante, consumo pequeno. Relevante, grande prazer de conduzir.

Apesar do aumento do dólar, preços caíram. Versão de entrada, Attraction, R$ 199 mil. Superior, R$ 220 mil.

Fórmula tende à perfeição, mas há falhas na aplicação. As rodas em liga leve, aro de 19” e pneus 234x35 poderiam ser trocadas por aro 18” e pneus com laterais mais altas – e compatíveis com os buracos nacionais. Dois ou três centímetros de maior altura livre combinariam com os quebra molas nacionais, proibidos, mas sempre adotados em caso de dúvida ou falta de conhecimento técnico e legal.

A grande virtude está no respeito ao Axioma de Pirelli, ao ser pequeno, barato neste universo de esportivos, e oferecer respostas esportivas superiores à demanda de 95% dos motoristas. Aos outros, os que se entendem acima da performance do TT, sucesso e cuidado ao dirigir Ferraris, Maseratis, Porsches, Audis R, Mercedes Asa de Gaivota.

Audi TT

FCA quer terceirizar Dodge Dart e Chrysler 200

Com poucas vendas, o Dodge Dart e o Chrysler 200 – mesmo carro -, somando 10 mil unidade/ mês, caíram na racionalidade de custos pró sobrevivência e crescimento da FCA, a união das marcas Fiat com as marcas Chrysler. Volume pequeno, concorrente Toyota vende 50 mil Camry, não justifica tomar espaço industrial de produtos mais rentáveis, como a linha Jeep, acelerando em crescimento e os demais Chrysler. A FCA quer focar em produtos na ampla e pouco balizada classificação de Premium, embutindo maior lucro unitário. 

Decisão da empresa é produção com um novo e criativo vocábulo, externalizada. Na prática, junção de conceitos, tanto pode ser encomenda a terceira marca, quanto fusão com outro fabricante para fazer sinergia entre meios e tecnologias. Neste caminho a FCA vem procurando no mercado, fazendo propostas à Honda, à Suzuki e, até, prontamente repelida, à GM.

Não há indicativos de definição de caminhos.

Brasil, cuja indústria automobilística tem ociosidade imaginada em 50%, poderia ser o fornecedor. Honda e o grupo Souza Ramos – Suzuki - têm fábricas fechadas, e a Cherry com ociosidade industrial em torno de 90%.

Dodge Dart

JAC T5, enfim, chega ao mercado

Foram 17 meses e 1 milhão de quilômetros rodados buscando desenvolver componentes, entre a apresentação no Salão do Automóvel, outubro de 2014, e o início de vendas na contraída rede com 30 revendedores JAC. O T5, Sport Athletic Vehicle – não é utilitário esportivo, ante a falta da tração nas quatro rodas, mas a conformação estética, e a posição de dirigir vende a imagem de poder e, a alguns, a ideia de destemor e capacidades para enfrentar dificuldades extra asfalto – desculpe-me o leitor pela colocação inadequada. Neste Brasil onde a engenharia de fazer ruas e estradas está ao nível de Mobral, e as enchentes nas vias urbanas são para arrostar Land Rover Defender e Toyota Bandeirante, não há desafios Off Road. Eles estão On Road.

O T5 não foge à estratégia traçada por Sérgio Habib, representante da JAC no Brasil, a de carro completo com preço de carro pelado. No caso entre R$ 59.990 e R$ 68.900, se oferece em comparação entre conteúdo e faixa de preço com os melhor classificados no mercado, com interior mais rico, maior dosagem de confortos eletrônicos e de conectividade, como o kit multimídia pela Foxconn, tela de 20 cm, e capacidade de espelhamento com o celular, disponível na versão Pack 3, não encontráveis em veículos deste segmento.

Disponível em conteúdo em três níveis, vendas focadas na versão superior, mais equipada.
A JAC entende ser bom produto em conteúdo, com alguns itens sequer disponíveis nos concorrentes do segmento, design marcante, assinatura visual – nova moda de estilo -, e economia. Seu pequeno, entretanto potente motor de quatro cilindros em linha, 1,5 litro, 16 válvulas, comando variável para se adequar à demanda do tipo de condução, flex, sem tanquinho, produz 125 cv a gasálcool e 127cv com álcool, e respectivos 152Nm e 154 Nm em torque. Transmissão manual seis velocidades, com a primeiras marchas mais reduzidas para dar agilidade e disposição, e as finais mais alongadas, permitindo ao motor girar e gastar menos. Está na Classificação A pelo Inmetro.

Em termos de performance, aceleração de 0 a 100 km/h declarados abaixo de 11s e final de 194 km/hora. Em agosto transmissão automática CVT.

Pretende-se venda de 200 unidades/mês. O T5 será produzido na fábrica a ser erigida pela JAC, neste ano, em Camaçari, Ba.

JAC T5

Roda-a-Roda

Mito – Alguns veículos cumprem sua história, vão-se pelo desequilíbrio na conta demanda x investimento por renovação. Entretanto podem voltar. Nos EUA é o caso do picape Wrangler, aqui conhecido como picape Jeep. Demandado e requerido por fãs, deve retornar à produção.
Mais – Admiradores do Ford Bronco, segundo os anúncios da Ford cruza de cabrito montês com cavalo de corrida, tipo jipe mais confortável, demandam à empresa re lançá-lo em versão atualizada, sexta geração. Projeção para 2020.

Desenho por aficionados para a volta do Bronco.

Surpresa  Com vaticínios contrários o português Carlos Tavares, presidente da PSA – Peugeot Citroën anunciou resultados financeiros e, junto, surpresa: empresa concluiu plano de recuperação antes do previsto. Último exercício obteve margem operacional de 5%, índice antecipado em um ano.
AL – Previsões para América Latina discrepam do ânimo de crescimento, prevendo-se 10% na redução dos negócios. Rússia, pior, caindo 15%. Previsão de distribuição de dividendos para o próximo ano.
Lançamento – Diz imprensa europeia, Jeep terá novidades no Salão de Genebra. Apesar da distância terá novidades para o Brasil.
Bom – O motor diesel 2 litros, e 170 cv hoje aqui aplicado ao Jeep Renegade e ao picape Toro, evoluirá a 2,2 litros e a potência a 200 cv. Transmissão automática de 9 velocidades foi mantida. FCA local desconhece.
Problema – Chinesa Chery, instalada em Jacareí, SP, nova greve, acabada 3ª. feira. Agora contra a demissão de funcionários por prestadora de serviços. Deu-se na véspera do início de produção de seu segundo produto, o pequeno QQ.
II – Chery tem sérios problemas de convívio com o sindicato local dos metalúrgicos. Fez greve ao inaugurar da fábrica e repetem com o novo produto.
Passado – Manifestações idênticas geraram insegurança à GM, minguando atividades na vizinha São José dos Campos, transferindo o Projeto Phoenix, do novo Cruze, para a Argentina e fábrica de transmissões para Santa Catarina.
Situação – Em época de redução de atividade econômica, fechamento de empresas, fim de empregos, greve é atividade de risco e fora de propósito.
Ching-Sir – Bem articulada Agência AutoData informa tratativas da Jaguar Land Rover para utilizar a enorme capacidade ociosa da fábrica da Chery e pintar seus produtos, aumentando nacionalização e ampliando capacidade.
Questão – Logística simples, ambas estão à margem da Via Dutra. Resta saber se o temor das greves, desorganizando indústria e comércio, não assustará as marcas inglesas comandadas pelos indianos.
Festa – VW comemora 40 anos de sua fábrica em Taubaté, SP, e produção de 150 mil unidades do up!. Já exportou mais de 20 mil unidades para Argentina, México, Uruguai e Peru, e enviará ao Paraguai, Costa Rica e Curaçao.
Mudança – MMC Brasil, produtora dos Mitsubishi, mudou de razão social. Agora é HPE. Consultada, empresa deu explicação genérica, mas período coincide com a exposição da marca japonesa numa operação da Polícia Federal, e a prisão do banqueiro André Esteves, sócio minoritário.
Perda – Ciclista brasileiro Cláudio Clarindo, 38, um dos 10 melhores do mundo em provas longas, morto por carro invadindo o acostamento onde treinava. Motorista dormiu, cruzou a pista, atropelou cinco atletas.
Equipamento – Prestou socorro, não estava bêbado, dormira ao volante. Veículos novos de certa hierarquia portam equipamento para alertar condutor, quando percebem ausência de movimentos, tocam campainha, acendem indicativo no painel, vibram o volante.
Aqui – Legislação brasileira não obriga veículos a portá-lo, e informa Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, não há iniciativa interna para adoção, variando de acordo com a política das montadoras.
Caminho – Melhor opção é lobby pelos fabricantes do equipamento para torná-lo obrigatório. Ante evento e perda Ministério dos Esportes poderia liderar o movimento pela adoção do equipamento.
Mercado – ANEF, associação dos bancos das montadoras tem informações de balcão quanto ao mercado de veículos novos nos últimos 12 meses: total financiado caiu 17%; medida do freio na economia, para pessoas jurídicas reduziu 24,8%; inadimplência cresce marcialmente, 1,1% em relação a 2014.
Auxiliar – Além de vender o novo picape Fiat Toro, visto pela FCA como produto da cruza de picape com utilitário esportivo, empresa oferece lista de vestuário, acessórios, brinquedos. Quer ver? http://fiatfashion.com.br
Oportunidade – Mercado vendendo menos veículos novos, redução na circulação da frota antiga, prática numérica exibe queda no consumo de pneus. Japonesa Bridgestone entendeu ser momento para investir.
Mais - Anunciou R$ 256M para ampliar fábrica de pneus em Camaçari, Ba, elevando capacidade de produção em 30%, de 8.000 para 10.500/dia. Fará, também, centro de distribuição.
Freio – Familiares do ex governador Dante de Oliveira, operando a revenda Fiat Domani, em Rondonópolis, MT, foram suspensos como fornecedores pela Secretaria de Segurança do Estado e proibidos de prestar serviços ao governo de Mato Grosso no período de dois anos.
Outros - Questão simples, venceram concorrência pública no valor de R$ 520 mil para assistir e reparar veículos Fiat da frota oficial. Porém desmontaram galpão assistencial e contrataram oficina sem condições para realizar reparos.
Acerto – Estado cobra 10% de multa por motivar rescisão contratual e enviou documentação ao Ministério Público para investigar superfaturamento.
Correção – Para capitalizar-se Gol antecipou vendas de passagens no valor de R$1B à Smiles, antes seu programa de fidelidade e agora empresa coligada.
Redução – Ante a queda de demanda por passagens, corta custos, reduzirá voos; suspenderá sete destinos; negociará entrega de novas unidades em 2016 e 2017, de 15 para 1 unidade.
Providência – Surpreendida com publicação de mensagens via Whats App entre diretor e comissários de provas, trocando informações sobre mesquinharias de inventar fatos e prejudicar pilotos, CBA, Confederação Brasileira de Automobilismo, afastou os auxiliares e abriu inquérito.
Talvez – Negócios com esporte no Brasil normalmente desprezam os atores em lugar dos gestores e sua turma. Só haverá solução se o poder dos patrocinadores, prejudicados por menor exposição de sua marca, questionar juridicamente os organizadores pelas perdas. Dinheiro manda.
Gente  Frank Witteman, alemão, ex-diretor de vendas na China e ex-presidente da Jaguar Land Rover na Rússia, transferência. OOOO Assume filial Brasil. OOOO Missão inaugurar fábrica, compatibilizar produção local, produtos, importações, e ampliar vendas. OOOO Denise Andrade, diretora da Goodyear, reconhecimento. OOOO Ganhou o prêmio VOCÊ RH Profissionais do Ano 2015. OOOO Stefano Domenicali, engenheiro, italiano, co-optado. OOOO Novo presidente e administrador delegado da Lamborghini e da Quattro GmbH, braço esportivo da Audi, controladora da marca italiana. OOOO Domenicali era o líder da área de competições da Ferrari, e saiu com a dispensa de Luca di Montezemolo. OOOO Convidado no mesmo dia, demorou dois anos para aceitar. OOOO Dieter Zetsche, mandato renovado como CEO da Daimler e presidente da Mercedes. OOOO Toca projeto de ampliação da linha de automóveis e de trazer a Mercedes à liderança das marcas alemãs Premium. OOOO






Roberto Nasseredita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.

PIRELLI É A NOVA FORNECEDORA DE PNEUS PARA A FÓRMULA TRUCK.

A Pirelli, principal fornecedora de pneus para as competições automobilísticas sul-americanas e fornecedora oficial da Fórmula 1, é a nova patrocinadora e fornecedora exclusiva de pneus da Fórmula Truck para a temporada de 2016.


Já para a primeira corrida da competição do dia 13 de março, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), a fabricante levará o pneu FR:01 na medida 295/80R22,5, tanto na versão de pista seca (com banda de rodagem raspada) quanto de asfalto molhado (com banda de rodagem íntegra). O produto integra o portfólio SERIE 01, a gama de pneus radiais lançada recentemente no mercado brasileiro. Estes produtos, foram desenvolvidos no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da fabricante no Brasil, em Santo André (SP), utilizando também a tecnologia elaborada na matriz italiana, configuram a renovação de toda a linha destinada a atender as aplicações de caminhões e ônibus. Composta por produtos que atendem a todos os tipos de veículos de carga, transporte de passageiros, emprego misto e urbano, a nova gama foi desenvolvida tendo em vista as peculiaridades das condições sul-americanas de uso.

Os pneus da competição FR:01 são produzidos nas fábricas de Santo André, no Estado de São Paulo, e em Gravataí, no Rio Grande do Sul, com processo industrial desenvolvido especialmente para o segmento de transporte e com tecnologia exclusiva SATT*, HETT* e HWTT* que aumentam a resistência a impactos, diminuem a suscetibilidade a deformações e conferem rapidez na montagem e desmontagem do pneu na roda. O talão reforçado propicia melhor resistência a impactos laterais e carga. Além disso, a construção da banda de rodagem reduz a distância de frenagem e aumenta a dirigibilidade do caminhão.

"Estamos muito contentes com esse acordo da Fórmula Truck com a Pirelli, que vai abrir novos horizontes para a nossa categoria. Tivemos outro fornecedor de pneus durante os 20 primeiros anos da Fórmula Truck e agora temos um novo parceiro que, com esse acordo com a Truck, fecha o ciclo de fornecer para todas as mais importantes categorias do automobilismo brasileiro. Pirelli e Fórmula Truck estão de parabéns e com certeza terão uma parceria longa!" disse Neusa Navarro, presidente da Fórmula Truck.

e/d: Fabio Magliano, Gerente Motorsport Pirelli Latam; Neusa Navarro, presidente Fórmula Truck; Dino Maggioni, CEO da Pirelli no segmento Industrial para as Américas; e Marco Maria Tronchetti Provera, Diretor Marketing Pirelli Latam.


"A entrada da Pirelli na Fórmula Truck é motivo de orgulho por ressaltar a nossa presença como a maior fornecedora de pneus de competições do Brasil e também por levar a tecnologia e o alto desempenho da Série 01, além do padrão Pirelli de conduzir os esportes a motor, para esta importante categoria brasileira", afirma Dino Maggioni, CEO da Pirelli para as Américas no segmento de pneus de carga e agrícola.

A Pirelli é a fornecedora exclusiva de pneus das principais competições sul-americanas. Este ano a empresa levará para as pistas brasileiras mais de 10 mil pneus de competição. Categorias nacionais como a Stock Car, Campeonato Brasileiro de Marcas, Porsche Cup, Campeonato Brasileiro de Turismo, MIT Rally, MB Challenge e Fórmula 3 correm com pneus Pirelli e também a empresa está presente nas maiores competições do restante do continente, como a Top Race e a TC 2000, da Argentina. Além das competições 4 rodas, a marca está presente nas principais competições do motociclismo nacional, como SuperBike Series e Campeonato Brasileiro de Motocross. A Pirelli conta com uma equipe de profissionais treinados especificamente para dar todo o suporte técnico necessário para equipes, pilotos e organizações dessas competições.

Informações tecnicas pneus serie 01

A gama de pneus transporta ao mercado o emprego de tecnologias de ponta, desenvolvidas pela Pirelli especificamente para o segmento Industrial.

A tecnologia SATT™ (Spiral Advanced Technology for Truck), exclusivo processo de produção Pirelli que utiliza uma revolucionária cintura metálica em forma espiral e sem emendas, melhora a performance do pneu assegurando maior durabilidade, baixo consumo de combustível com menor resistência ao rolamento e, consequentemente, menor impacto ao meio ambiente.

Já a HETT™ (High Enlongation Technology for Truck) é uma tecnologia exclusiva para o emborrachamento das cinturas metálicas, que confere maior resistência contra impactos, deformações e oxidações, além de conferir maior durabilidade à cintura.

Composto por fios em formato hexagonal, o friso do talão HWTT™ (Hexagonal Wire Technology for Truck), outra exclusividade da Pirelli, confere menor suscetibilidade a deformações, maior vida útil à carcaça e rapidez tanto na montagem quanto na desmontagem do pneu.

O composto DLTC™ (Dual Layer Tread Compoud), também desenvolvido pela Pirelli e que contém alto teor de sílica, é utilizado na banda de rodagem dos pneus e assegura maior número de reformas, desgaste mais regular e economia de combustível.

Além disso, esta linha conta com o sistema original de reconstrução da Pirelli: Novateck™, que oferece a toda gama de pneus de carga produzidos pela fabricante a possibilidade de reforma da banda de rodagem por meio de uma rede de reformadores credenciados.

A Fórmula Truck

É a categoria com a maior média de público na América do Sul. Entre os pilotos em atividade, os principais são o tetracampeão Wellington Cirino, os tricampeões Leandro Totti e Felipe Giaffone, Roberval Andrade e Beto Monteiro, que venceram duas vezes cada. Além do espetáculo dos belos e coloridos caminhões nas pistas do Brasil, a Fórmula Truck também apresenta em todas as cidades o esperado Show dos Caminhões, feito pelos pilotos Juninho e Dani, filhos da presidente da Truck, Neusa Navarro. A primeira das dez etapas será dia 13 de março em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, e o encerramento acontecerá em dezembro no Autódromo de Curvelo, em Minas Gerais.

Sobre a Pirelli

Com mais de 140 anos de tradição, a Pirelli é uma multinacional italiana consagrada na indústria de pneus, com 20 unidades industriais em 14 países e atividades comerciais em mais de 160 países nos cinco continentes. Na América Latina está presente com seis unidades produtivas, sendo quatro delas no Brasil, onde tem atuação industrial há mais de 85 anos: Gravataí (RS), Campinas e Santo André (SP) e Feira de Santana (BA); além de uma na Argentina (Merlo), e outra na Venezuela (Guacara). A empresa emprega mais de 38 mil pessoas no mundo, sendo cerca de 14 mil na América Latina, das quais mais de 12 mil estão nas unidades brasileiras. A Pirelli é também fornecedora exclusiva da Fórmula 1 desde a temporada 2011.

Em Sumaré, no Estado de São Paulo, está localizado o Campo Provas Pneus Pirelli, pioneiro na América Latina, que compõe um dos mais importantes Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa no mundo: o de Santo André. Com perfeita integração, em tempo real aos demais Centros que a empresa possui na Itália, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, a unidade de estudos brasileira está capacitada a desenvolver, receber e aplicar as mais avançadas tecnologias na produção de pneus para uma gama completa de aplicações: caminhões e ônibus; automóveis e caminhonetas; tratores e implementos agrícolas; máquinas para uso fora de estrada; motocicletas; além de protetores, materiais para a reconstrução de pneus e cordas metálicas.

Fotos: Pirelli.

Néctar Comunicação Corporativa
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O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio da Petrobras e da Pirelli. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo. 

Comunicação da Fórmula Truck
Milton Alves 
miltonalves@formulatruck.com.br
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ALTA RODA.
Por Fernando Calmon*

AJUSTAR VELAS.

A eterna rivalidade entre otimistas e pessimistas sobre o que ocorrerá este ano com o mercado interno de veículos atingiu seu ápice nas últimas semanas. Stefan Ketter, presidente da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) para a América Latina e principal executivo do grupo no Brasil, primeiro a se manifestar a uma pergunta direta deste colunista, não fez previsões diferentes da Anfavea, que ainda acredita em um segundo semestre de reação e um resultado final de menos 7,5% (2016 x 2015) ou algo em torno de 2,38 milhões de veículos leves e pesados.

Ele acrescentou: "O brasileiro é extremamente crítico quando fala de si, o que não faz sentido. É preciso acreditar mais no seu talento, acreditar mais em nosso povo.” Uma posição surpreendente talvez porque a Fiat, líder de mercado, tenha dois produtos novos este ano (picape Toro já lançada e subcompacto Mobi no próximo mês). A outra marca da FCA, Jeep, também vai bem com uma fábrica inteiramente nova em Pernambuco.

Quatro dias depois, Dan Ammann, presidente mundial da GM, veio ao Brasil e manifestou enorme preocupação com os rumos da economia e política brasileiras. “Teremos que reavaliar os investimentos de R$ 6,5 bilhões no Brasil, se a situação não se alterar até meados de 2017”, disse ao jornal O Estado de S. Paulo. Acrescentou que o país não é competitivo de um modo geral, inclusive para exportar automóveis, nem que o dólar suba para R$ 4,50. Ele prevê que este ano se vendam no máximo dois milhões de unidades, um recuo expressivo de 22% que se juntando aos 27% de 2015 contra 2014, chega a 55%.

O presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels, dois dias depois da Ammann, reconheceu plenamente as dificuldades da indústria automobilística, mas não falou em diminuição de investimentos e adiamento de planos. Centrou-se na marca, que sofre desgaste de imagem com os problemas dos motores diesel, e preferiu falar sobre os esforços para aumentar produtividade e qualidade nas suas quatro fábricas com muito treinamento. “Continuaremos a incrementar nossas exportações”, acrescentou.

Passaram-se mais quatro dias e o presidente da JAC Motors, Sérgio Habib, considerado mestre das estatísticas, comparou o que acontece hoje no Brasil com outros países que tiveram quedas bastante expressivas nos anos recentes: EUA, Espanha, Itália e Portugal. “Nada indica que somos diferentes dos outros. Este ano teremos nova queda superior a 20% e será difícil chegar a dois milhões de veículos vendidos (incluídos os pesados). Regredimos para o ano de 2006”. Quanto ao futuro foi ainda mais ácido: só entre 2022 e 2023 voltaremos ao patamar já atingido em 2013.

O balanço entre as afirmações de quatro executivos tendem nitidamente para um tempo de suor e lágrimas. Desemprego em alta, inflação fora da meta e desajustes fiscais de fato desanimam. William Ward, teólogo católico inglês (1812-1882), cunhou a frase: “O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas.” O grande problema do Brasil é saber como e quem vai ajustar as velas. Se os políticos deixarem.

RODA VIVA

Entre os quatro produtos de uma nova arquitetura de compactos até 2018, tudo indica a transformação do Fox num crossover para atender o mercado de SUVs compactos em que a VW está ausente (CrossFox é paliativo). Mudanças devem ser mais profundas que no Honda WR-V, na realidade uma evolução no Fit Twist com a tradicional criatividade brasileira.

JAC T5 é um SUV compacto que demonstra a evolução chinesa principalmente em relação ao estilo em parceria com casas italianas de desenho. Interior muito espaçoso, boa posição ao volante e porta-malas grande (600 litros, mas aqui há exagero no método de medição). Suspensão passa sensação de firmeza e segurança, apesar da altura típica desses modelos. 

MOTOR de 1,5 L/127 cv (etanol) do T5 junta-se a câmbio manual de seis marchas para reduzir consumo (automático CVT disponível em agosto). Lista de equipamentos do T5 é generosa. Sistema multimídia com tela de 8 pol. (só encontrável em veículos de maior porte) permite espelhar telefones Android e aplicativo Waze. Preços são bem competitivos: R$ 59.990 a R$ 68.990.

SEGUNDO o Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) a chave de ignição presencial, entre outras vantagens práticas como acionar o veículo sem necessidade de inserir a chave no painel ou coluna de direção, tem características adicionais interessantes. Ela dificulta a localização de antenas de curto alcance e equipamentos usados em furtos de automóveis.

SITE especializado em cotações de preços de seguros para automóveis – www.comparaonline.com.br/seguroauto – é boa ferramenta para quem quer economizar. Não inclui a totalidade das seguradoras, mas permite pesquisas abrangentes, em especial pelo valor da franquia, coberturas, benefícios e formas de pagamento. Tudo grátis, porém, pede dados pessoais.







Fernando Calmon é jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna Alta Roda começou em 1999. É publicada no Coisas de Agora, WebMotors, na Gazeta Mercantil e também em uma rede nacional de 52 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Escreva para o Fernando Calmon: fernando@calmon.jor.br. Siga: www.twitter.com/fernandocalmon.

VALTRA LEVA TRATORES DE ALTA POTÊNCIA, PLANTADEIRAS E COLHEITADEIRAS PARA A EXPODIRETO 2016.

O primeiro grande evento de agronegócio no RS será realizado entre os dias 7 e 11 de março, na cidade de Não-me-toque (RS). É na Expodireto Cotrijal que a Valtra, uma das maiores fabricantes de máquinas agrícolas do Brasil, apresentará diferentes soluções tecnológicas que facilitam a vida do produtor rural, garantindo maior performance e melhores resultados financeiros no campo.  


Plantadeira Nova Frontier CFS_VALTRA

De acordo com o gerente de Vendas da Valtra, Luiz Cambuhy, neste momento político-econômico é natural que o produtor rural tenha dúvidas em relação a investir em novos equipamentos. Porém, o preço das principais commodities agrícolas tem apresentado índices acima da média, mostrando que o segmento rende, e continuará a render, bons resultados aos nossos clientes. “O agronegócio é um ponto fora da curva na economia do Brasil. A perspectiva de uma nova supersafra em 2016 comprova que o retorno do investimento está em linha com o que os produtores têm buscado no País”, afirma Cambuhy.

“A Expodireto é realizada em uma região que é extremamente importante para o agronegócio, onde os cultivos são muito diversificados. Por conta disso, os produtores rurais terão a oportunidade de encontrar variados equipamentos agrícolas do nosso portfólio”, explica Cambuhy, reforçando que a marca aposta em soluções para o segmento de grãos neste evento.

Para o coordenador comercial da Valtra, Fabricio Muller, o Rio Grande do Sul é o berço da produção de grãos da região Sul do Brasil. Por este motivo, a marca vai apresentar uma série de equipamentos com melhor custo-benefício para a cultura de grãos, a exemplo de tratores, plantadeiras e colheitadeiras. “Este é um Estado comprador de máquinas no Brasil. Para esta feira, destacaremos os conjuntos de plantio, mas o produtor rural terá várias outras opções ao visitar nosso estande, nosso portfólio é atrativo”, conclui Muller.

Novidades da Valtra na Expodireto Cotrijal

Os principais destaques da Valtra nesta feira estão ligados aos segmentos de tratores, plantadeiras e colheitadeiras. Veja, a seguir, as especificações destes e demais produtos que poderão ser conferidos pelos produtores rurais no estande da marca na ExpodiretoCotrijal.


Tratores

Os principais produtos da marca para a feira deste ano estão concentrados no segmento de tratores de alta potência, que abrangem modelos entre 150 e 215 cvs. As novas versões da família BT ganharam desenho arrojado e moderno, e agora os modelos desta linha têm capô com design global, faróis que melhoram a qualidade de iluminação e um novo escapamento, que minimiza o acúmulo de resíduos.
Disponíveis em quatro versões: BT150 (150cv), BT170 (170cv), BT190 (190cv) e BT210 (215cv), os tratores contam com um novo layout de controle remoto, com quatro válvulas, facilitando assim a regulagem da vazão e da função motor kit do interior da cabine, que permite excelente desempenho em qualquer tipo de operação. Além da nova posição da válvula de levante lateral, que facilita a manutenção e evita desmontagens desnecessárias.

Implementos

A Valtra lançará durante a Expodireto Cotrijal a plantadeira Nova Frontier CFS (Central Fill System). Dotada de um reservatório único para a colocação de sementes, a máquina ajuda o produtor a ganhar tempo no abastecimento. O diferencial deste equipamento é que ele também pode trabalhar no sistema de Taxa Variável, que funciona mediante uma programação específica e determina a distribuição de sementes e fertilizantes de acordo com a configuração pré-estabelecida por um agrônomo.

Colheitadeiras

Em colheitadeiras, a principal atração é a nova classe 6 da Valtra, a BC6800. Com este produto, a marca fecha a renovação de suas máquinas axiais e disponibiliza a mais alta tecnologia na nova classe 6. A novidade tem as principais características das “irmãs maiores” (a BC7800 e BC8800), ou seja, foi desenvolvida com conceitos inovadores, para trabalhar como nenhuma outra máquina da categoria, apresentando alto desempenho e economia de combustível. Dentre os principais itens da nova colheitadeira da Valtra estão: o sistema TriZone, que inclui côncavos bipartidos com suspensão, novo rotor com elementos de trilha em nova distribuição, novo canal alimentador do rotor, um sistema de limpeza multiestágios e um tanque de armazenagem de grãos de 10570 litros e descarga de 88 litros por segundo.

Atendimento personalizado

Durante o evento, a Valtra disponibilizará aos visitantes da feira um serviço completo de atendimento, com o auxílio das concessionárias para o esclarecimento de dúvidas sobre produtos, financiamento, consórcio, peças e a indicação das melhores soluções para o seu tipo de produção.

Outros produtos Valtra

Enfardadoras

Na feira estarão à mostra ainda dois modelos de enfardadoras comercializadas pela Valtra no Brasil: a Challenger SB34, que combina fácil operação e baixo custo de manutenção, produzindo fardos homogêneos, compactos e de fácil manuseio; e também a Challenger RB452, uma máquina versátil, de fácil manuseio e de alta durabilidade, que pode ser utilizada para silagem, biomassa e outros tipos de capim.

Agricultura de precisão

Na divisão de equipamentos voltados à Agricultura de Precisão, a Valtra traz à feira o aplicativo móvel Go-Task. A nova solução de gerenciamento de máquinas permitirá que os produtores agrícolas tomem decisões mais assertivas, reduzindo o tempo e os esforços necessários para transferir e gerenciar dados gerados e utilizados em suas operações. O sistema inovador garante controle total dos dados e reduz o risco da perda de informações ou problemas de transferência. É também a solução para falhas operacionais, como de o operador esquecer-se de repassar os comandos de produção à máquina no início do dia ou não baixar relatórios de dados após a conclusão da jornada de trabalho.

Pulverizador BS3020H

Com um vão livre de até 1,65 m de altura, o BS3020H possibilita a aplicação de fertilizantes em diversos tipos de cultura, sem causar danos. Vale destacar que a bitola é ajustada hidraulicamente de dentro da cabine para atender aos mais diversos espaçamentos. Além disso, quando equipado com piloto automático Auto Guide 3000, este pulverizador da Valtra é capaz de manter um traçado exato, evitando falhas ou sobreposições na aplicação de defensivos, garantindo assim a produtividade da lavoura com menor custo operacional.

Visite

LLORENTE&CUENCA
Cristiane Santos
csantos@llorenteycuenca.com
(11) 3060-3395 
Thyago Mathias
tmathias@llorenteycuenca.com
(11) 3060-3390

FUNDAÇÃO MARCOPOLO DIVULGA VENCEDORES DO PRÊMIO DE VOLUNTARIADO VALTER GOMES PINTO.

A Fundação Marcopolo divulgou os vencedores do 1º Prêmio de Voluntariado Valter Gomes Pinto. O evento de premiação foi realizado no estande da Marcopolo, nos Pavilhões da Festa da Uva.

Projeto Revista de Jovens, de Gabriel Izidoro, obteve o primeiro lugar. Foto: Gelson Mello da Costa.

Participaram da cerimônia o prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, o presidente da 31ª Festa Nacional da Uva, Edson Nespolo, a rainha da Festa da Uva, Rafaelle Galiotto Furlan, as princesas, Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso, a diretoria da Fundação Marcopolo, além de outras autoridades. A família do homenageado Valter Gomes Pinto também esteve presente, com Dona Therezinha Lourdes Comerlato Pinto, viúva, Viviane Pinto Bado, filha, Luciano Bado, genro, e os netos Vicenzo e Gian Luca acompanharam a entrega da premiação. 

O Prêmio, promovido em formato de concurso, teve o suporte da Parceiros Voluntários, entidade referência em voluntariado no Rio Grande do Sul que auxiliou a escolher os projetos contemplados, credenciando as entidades que os desenvolveram como aptas a receber voluntários. 

“Esperamos que este prêmio represente um estímulo às pessoas que se dedicam ao trabalho voluntário, mesmo em suas famílias, para que a vida e o mundo sejam melhores”, comenta d. Therezinha.

Projetos Premiados

Em primeiro lugar ficou o projeto Revista de Jovens, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos José Luiz de Medeiros Ramos. Idealizado pelo voluntário e jornalista Gabriel de Aguiar Izidoro tem como proposta uma oficina de criação de revista impressa para jovens como incentivo ao descobrimento de novos talentos. A ideia surgiu no início de 2015 para fortalecer o desenvolvimento intelectual e social dos adolescentes participantes, demonstrando a importância da leitura e da escrita para o crescimento e desenvolvimento como cidadão. O projeto vencedor recebeu prêmio de R$ 10 mil. Os diretores da Fundação Marcopolo, Alberto Calcagnotto, Lusuir Grochot e Osmar Piola, acompanhados de d. Therezinha, fizeram a entrega.

O segundo contemplado foi o projeto Empreendedores do Futuro, promovido pela Associação SOS Vida e coordenado pelo voluntário Juliano Cechinato. O projeto desperta o espírito empreendedor nos adolescentes, incentivando o desenvolvimento de competências necessárias para a inclusão dos jovens no mercado de trabalho como motivação, tomada de decisão, criatividade, concentração, comprometimento e autoconfiança. Fornece ainda ferramentas para a criação de alternativas que geram renda, melhorando as condições de vida e a cidadania dos jovens participantes. O prêmio de R$ 5 mil foi entregue pelos diretores Ademar Baroni e Jader Alberto Vaniel, e pela filha de Valter Gomes Pinto, Viviane Pinto Bado.

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MARCOPOLO INTENSIFICA SUA PRESENÇA NO MÉXICO E LANÇA NOVOS MODELOS DE ÔNIBUS NA EXPO FORO 2016.

Marcopolo MX 60 BRS

Com o objetivo de ser ainda mais competitiva e atuar de maneira crescente no mercado mexicano – um dos mais importantes para a empresa em todo o mundo – a Marcopolo, participa pela primeira vez, da Expo Foro, que termina amanhã, dia 4 de março, na Cidade do México. A empresa lança seus novos modelos de ônibus da linha Marcopolo MP, que complementam a atual Geração 7, produzida pela Polomex, na fábrica de Monterrey.

A empresa expõe alguns dos novos modelos de sua linha MP que é composta pelos rodoviários Marcopolo MP 180 MX, MP 135 MX, MP 120 MX, MP 105 MX e pelo urbano Marcopolo MX 60 BRS. São expostos um urbano Torino, modelo de maior sucesso da marca no mercado mexicano, e outros veículos nos estandes da Mercedes-Benz, da Scania e Volvo.

O lançamento dos novos modelos da linha MP marcam um novo momento e foco da Marcopolo no mercado mexicano. “Este é um dos projetos mais importantes para a Marcopolo desde que iniciou suas atividades no México, e vemos o momento como um novo começo para a empresa no país. A estratégia é atender as demandas do mercado e oferecer diferentes veículos com diversas opções chassis. O objetivo é diversificar para crescer e ampliar nossa participação”, explica Paulo Andrade, diretor-geral da Polomex.

Produção local

Este novo modelo de negócio permitirá à Marcopolo fabricar na fábrica da Polomex, em Monterrey, todos os veículos do seu atual portfólio, disponíveis em outros mercados. Os modelos urbanos serão montados completamente na unidade de Monterrey e os rodoviários continuarão a ser importados do Brasil em sistemas CKD e PKD, além de outros projetos especiais.

Atualmente, o índice de nacionalização dos ônibus rodoviários é de 20 a 30% e para os produtos urbanos, de 70 a 80%. O objetivo da empresa continuará sendo a produção local, incluindo a fabricação de peças e componentes dos veículos e assim, fortalecer ainda mais a sua presença no mercado e na indústria automotiva mexicana.

A Polomex pretende exportar seus produtos para os países geograficamente próximos ao México, de acordo com as condições de competitividade internacionais. “No que diz respeito ao potencial de mercado, o México é o segundo maior da América Latina na produção de ônibus, atrás apenas do Brasil, e temos capacidade para produzir 4,5 mil unidades/ano na planta de Monterrey”, destaca Paulo Andrade.

Foto: Turiassu de Araujo. 

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GRUPO CHERY DIVULGA BALANÇO DE VENDAS DE 2015, COM CRESCIMENTO DE 8,3%.

Empresa comercializou mais de 550 mil veículos no ano passado, incluindo as vendas para o mercado interno e exportações.

O Grupo Chery divulgou recentemente seu balanço anual de vendas do ano de 2015, que chegou a 550.100 unidades de automóveis, um crescimento de 8,3% se comparado ao acumulado de 2014. O número engloba as vendas para o mercado chinês, que somou 464 mil veículos (alta de 15,7%), e as exportações, que registraram 87 mil unidades, conferindo à Chery International, pela 13º ano consecutivo, o título de número 1 entre as montadoras chinesas exportadoras.

Estes números refletem as vendas dos dois pilares que compõe o grupo: Chery Automobile – Chery, Qoros e Jaguar Land Rover – com 408.700, 14 mil e 26.300, e Chery Holdings, constituída por Karry, Cowin e outras marcas, que contribuíram com 69.300, 25 mil e 6.800 veículos. Vale ressaltar que o ano passado foi marcado também pelo crescimento de 66% nas vendas veículos elétricos pela chinesa, com 14.200 unidades.

Estes dados confirmam a força das marcas e a solidificação de novos segmentos de atuação do Grupo Chery, que claramente segue no seu objetivo de se tornar uma fabricante de veículos com destaque no cenário mundial.

Recentemente, no final de 2015, a empresa atingiu um feito inédito, tornando-se a primeira montadora chinesa a fabricar mais de 5 milhões de veículos de passeio. 

SD&PRESS Consultoria 
Priscila Fabi
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REDE VOLKSWAGEN ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE MECÂNICA PARA MULHERES.

Em comemoração ao mês da mulher, a rede de concessionárias da Volkswagen do Brasil oferecerá o curso gratuito MIM - Mecânica Interativa para Mulheres, no dia 19 de março, a partir das 10h, em 86 concessionárias. 


As inscrições estão abertas até o dia 18 de março, ou enquanto houver vagas (são mais de 2.400). Para participar, basta a interessada contatar a concessionária de sua preferência e informar seus dados pessoais como nome completo, telefone e CPF para realizar a inscrição. Para conferir a relação de unidades participantes, acesse www.vw.com.br/diamim.

O principal objetivo do curso MIM (Mecânica Interativa para Mulheres) é ensinar noções básicas sobre o funcionamento e a manutenção dos veículos. Com uma linguagem simples e direta, o curso ensina cuidados básicos necessários com o veículo, além de revelar "Verdades e Mentiras" sobre o modo de dirigir e de fazer a manutenção. Alguns exemplos são "Nas descidas, devo manter o carro sempre engatado (verdade)", "Devo verificar o óleo semanalmente (verdade)" ou "O pé esquerdo deve ficar apoiado na embreagem (mentira)". O curso também lembra as participantes da importância de fazer as revisões periódicas em concessionárias Volkswagen e sempre usar peças originais.

Durante o curso, as mulheres visitam a oficina mecânica e conhecem peças de veículos. As alunas também recebem de presente um kit customizado com caderno e lápis com dicas práticas para o dia a dia.

O programa MIM (Mecânica Interativa para Mulheres) foi desenvolvido pela área de Pós-Vendas da Volkswagen do Brasil no ano de 2009. Desde então, mais de 12 mil mulheres participaram do curso. O MIM foi criado como uma ferramenta estratégica de relacionamento para atender à crescente demanda por informações de manutenção e conservação dos veículos, além de demonstrar a transparência da empresa com o consumidor.

“As mulheres se destacam por serem mais cuidadosas como motoristas, a partir dessa premissa, nosso objetivo com essa ação é dar a oportunidade de conhecerem com mais detalhe o funcionamento e manutenção do seu veículo, estreitando assim nosso relacionamento com o público feminino, muito importante para a marca.” explica o gerente executivo de Operações Comerciais de Pós-Vendas da Volkswagen do Brasil, Daniel Morroni.

Volkswagen do Brasil
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