terça-feira, 15 de março de 2016

CONVERSA DE PISTA.
Por Wagner Gonzalez*

MUDANÇAS FAZEM F-1 COMEÇAR DE CABEÇA PARA BAIXO.

Caras novas, dentro e fora dos cockpits, e um sistema de classificação que lembra a dança da cadeira geram expectativa para a abertura da temporada de F-1, domingo, na Austrália, o país do “down under”.  Em um circuito montado nas ruas do Albert Park, em Melbourne, a dinâmica do fim de semana vai indicar as táticas mais eficientes para obter a melhor posição no grid e mostrar se este ano a emoção das voltas rápidas retorna com força total. Após um intervalo de quatro meses será interessante ver como o circo volta à ativa. A marca francesa Renault (abaixo) retorna à condição de construtora após uma longa negociação com o mesmo grupo que adquiriu suas instalações de Enstone na entressafra 2010/2011.

O GP da Austrália é o primeiro dos 21 que compõem a temporada de 2016 e, como sempre, terá momentos pitorescos e doses de surpresa. No primeiro caso, estão as estreias de Jolyon Palmer, Pascal Wehrlein, Rio Haryanto e da equipe Haas, cada um com características bem diferentes. Palmer faz parte da finada Lotus, agora rebatizada Renault e é a aposta britânica do momento; chega com cacife do título da GP2 de 2014, sobrenome de um ex-piloto e promotor de peso em seu país (o pai Jonathan, que é médico de formação) e uma certa mágoa em relação a Felipe Nasr. Quando o brasileiro conseguiu um lugar na Sauber o inglês desmereceu o trabalho do seu maior rival na disputa por aquele título. Palmer e o dinamarquês Kevin Magnussen — que substitui Pastor Maldonado —, competem este ano com o Renault Sport R.S.16. A marca francesa retorna à condição de construtora após uma longa negociação com o mesmo grupo que adquiriu suas instalações de Enstone na entressafra 2010/2011.

O Renault R.S.16 de Kevin Magnussen e Jolyon Palmer.

O alemão Pascal Wehrlein desembarca na F-1 graças à velocidade que demonstrou no DTM, onde em 2014, aos 20 anos, tornou-se o mais jovem vencedor e, no ano seguinte, mostrou-se praticamente imbatível. Em 2016 testou pelas equipes Mercedes e Force India e para esta temporada ganhou uma vaga na Manor Racing quando a equipe inglesa, ex-Marussia, garantiu um acordo para receber os motores alemães. Seu companheiro de equipe será o indonésio Rio Haryanto, que ao contrário dos dois colegas, chega com pouca experiência: apenas algumas poucas e problemáticas sessões de teste em Barcelona. Sua presença na categoria certamente vai ajudar a tornar a F-1 mais conhecida em um país com cerca de 260 milhões de habitantes espalhados por mais de 17 mil ilhas. Haryanto e Wehrleim alinharão a bordo dos Manor MRT05-Mercedes.

O Manor MRT05-Mercedes de Pascal Wehrelin e Rio Haryanto.

A equipe Haas chega com uma retaguarda tecnológica de peso: Gene Haas, seu proprietário, fundou a fábrica de máquinas industriais multifuncionais que leva seu nome em 1983 e hoje é um dos líderes de mercado, sucesso conquistado na filosofia da economia de escala. Certamente isso contou na hora de optar por comprar todo o trem de força da Ferrari para estrear na F-1… Além de tudo, é um autoentusiasta de carteirinha e é sócio da Stewart-Haas, uma das principais equipes da Nascar, onde compete com quatro carros, pilotados por Kevin Harvick, Danica Patrick, Tony Stewart e Kurt Busch. O franco-suíço Romain Grosjean e o mexicano Estebán Gutiérrez foram os nomes escolhidos para pilotar os novos Haas VF16-Ferrari.

O Haas VF 16-Ferrri de Romain Grosjean e Sérgio Pérez.

O Sauber C-35-Ferrari pode parecer muito semelhante ao C-34 do ano passado, mas sua construção e desenvolvimento tem a marca de Mark Smith, engenheiro inglês que ontem (14) deixou a equipe, oficialmente por questões familiares. A notícia levanta questões sobre a saúde financeira do time de Hinwill, cidade localizada nos arredores de Zurique: Smith iniciou seu trabalho em julho passado e sua partida acontece após a confirmação de atraso no pagamento de salários dos funcionários. Uma repetição similar e pouco auspiciosa da crise que marcou a equipe em 2015, quando o holandês Giedo van der Garde processou a Sauber por quebra de contrato. O assunto foi resolvido por uma indenização que comprometeu toda a temporada da escuderia liderada por Monisha Kalterborn, indiana que adotou a cidadania austríaca quando sua família se mudou para a Europa.

Sauber C35-Ferrari de Felipe Nasr e Marcus Ericsson.

Se servir de consolo, Kalterborn pode olhar para a McLaren e refletir que dinheiro não é tudo. Durante várias décadas referência técnica e financeira da categoria, a equipe comandado por Ron Dennis navega por mares revoltos há alguns anos. A recente re-união com a Honda ainda não celebrou nenhuma florada de cerejeiras; muito pelo contrário, a relação entre construtor e fornecedor de motor é mais semelhante a um jardim de cactos. Em meio a um deserto de resultados que lembrem o passado o de ambas, Fernando Alonso e Jenson Button e seus McLaren MP4/31-Honda em 2016 pódios são miragens e vitórias utopias dignas de quebrar banca de apostas.

McLaren MP4/31-Honda de Fernando Alonso e Jenson Button.

Certamente equipes como a Force India e a Toro Rosso serão referências para medir o progresso da McLaren. Tanto a equipe italiana, que herdou a estrutura da Minardi, quanto a anglo-indiana (que funciona nas instalações que um dia abrigaram a Jordan), trabalham com orçamentos relativamente modestos e dependem de motores versão cliente. A primeira monta trem de força Ferrari nos Toro Rosso STR11 que serão conduzidos pelos dois estreantes de 2015, o holandês Max Verstappen e o espanhol Carlos Sainz Jr. Ente ano amadurecidos, os dois deverão protagonizar boas disputas dentro e fora das pistas.

Toro Rosso STR 11-Ferrari de Max Verstappen e Carlos Sainz Jr. 

Os Force India VJM09-Mercedes demonstraram bom potencial nos testes de Barcelona nas mãos de Nico Hulkenberg e Sérgio Perez. Os problemas que o indiano Vijay Mallya enfrenta em consequência da derrocada do seu império (aviação, bebidas, investimentos em diversos esportes), no entanto, afetarão a temporada do alemão e do mexicano. O grupo Diageo, que chegou a anunciar o fim do patrocínio que ligava a marca de uísque Johnnie Walker à McLaren para investir na equipe e envolver a Aston Martin nesse projeto, voltou atrás e não apenas reviu o acordo com Ron Dennis como certamente descobriu que será muito difícil recuperar o crédito que tem com Mallya.

Sahara Force India-Mercedes VJM 09 de Nico Hulkenberg e Sérgio Pérez.

No espaço entre essas equipes e as duas grandes da atualidade, Red Bull e Williams terão que provar competência e evolução mais uma vez. A equipe do austríaco Dietrich Mateschitz tenta de dissociar da Renault, com quem conseguiu quatro títulos mundiais consecutivos (2010-2013) e rebatizou os motores franceses instalados nos RB12 do australiano Daniel Ricciardo e do russo Daniil Kvyat de TAG-Heuer, marca que assumiu boa parte da conta do aluguel das máquinas construídas em Viry-Chatillon. A diplomacia áspera e polêmica que Helmut Marko, o austríaco que é o braço direito de Mateschitz na categoria, porém, afastam da equipe o cálice que já transbordou de champagne muitas vezes e que hoje é preenchido apenas com energéticos, muitas vezes quentes e fora do prazo de validade.

Red Bull RB12-TAG Heuer de Daniel Ricciardo e Daniil Kyat.

Se a Sauber vê a McLaren como incentivo, esta última se espelha na Williams para renascer das cinzas que, cor que até pouco tempo atrás era predominante nos seus carros, atualmente quase pretos. Verdade que ainda hoje a pintura dos McLaren era metalizada e sofisticada, detalhes que passam longe das características da Williams, onde o fundador Frank insiste em investir em tecnologia a dourar suas pílulas de sucesso. Os FW38-Mercedes de Felipe Massa e Valteri Bottas são atualmente os melhores produtos de uma escola que se mantém fiel ao espírito garagista, mas que aprendeu a explorar o conhecimento adquirido nas pistas para finalidades diversas. Exemplo disso é a comercialização da tecnologia desenvolvida em recuperadores de energias cinética e térmica para uso em categorias como a F-E e geração de eletricidade para pequenas comunidades. Dito isso, para melhorar o terceiro lugar conquistado entre os construtores em 2014 e 2015 a Williams terá que cometer menos erros de estratégia e trabalho de box. É o que muitos brasileiros esperam…

Williams FW38-Mercedes de Felipe Massa e Valteri Bottas.

Mercedes e Ferrari serão, sem dúvida, as equipes protagonistas de mais uma temporada. Os italianos mostram nos testes de Barcelona que o modelo SF16-H comprovaram ter desempenho e equilíbrio para o finlandês Kimi Räikkönen e o alemão Sebastian Vettel marcarem os melhores tempos. Muitos notaram que as melhores marcas foram obtidas com os pneus de compostos ultramacios, ao contrário do rival alemão, que só calçou borracha um grau mais duro. Uns poucos, no entanto, notaram que os tempos das máquinas de Maranello com esse mesmo composto também foram foram melhores.

Ferrari SF16-H de Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen.

Se a Ferrari fez modificações que caracterizam a evolução natural de um bom projeto, em particular um novo bico que ajuda a equilibrar o carro, a Mercedes focou o trabalho em resistência. Os AMG F1 W07 Hybrid do alemão Nico Rosberg e do inglês Lewis Hamilton completaram algo próximo a 6.200 km de testes em oito dias e o único contratempo foi uma transmissão quebrada (Hamilton, no último dia). Em outras palavras, comprovação de que o foco foi em resistência, algo que já deixou os flechas de prata no caminho nos raros momentos que Hamilton e Rosberg ficaram na beira do caminho…

Mercedes AMG F1 W07 de Lewis Hamilton e Nico Rosberg.

Vale lembrar que a segunda equipe que mais rodou foi a Toro Rosso, também equipada com motor Ferrari, algo que sugere ter o segundo time dos energéticos ter desempenhado o trabalho de durabilidade para Maranello. Em questão de dias, o quadro aqui descrito será visto com mais nitidez. Até lá, esta coluna volta com edições extraordinárias sobre as mudanças no sistema de classificação e o calendário mais extenso nos 67 anos de história da F-1.

Fotos: F-1.com.








Wagner Gonzalez é jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIAFale com o Wagner Gonzalez: wagner@beepress.com.br.

SAMSUNG CELEBRA O DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR COM DICAS ÚTEIS PARA PRESERVAÇÃO DE SMARTPHONES.


Líder global em tecnologia, a Samsung tem investido fortemente em ações para o contínuo aperfeiçoamento de seus canais de atendimento e para garantir a satisfação de seus clientes. Nesse contexto, na celebração do Dia Mundial do Consumidor, a Empresa anuncia o lançamento de dois vídeos exclusivos com importantes dicas para a preservação e manutenção da garantia dos smartphones. Para conferir os filmes feitos em formato animação, acesse os vídeos no Youtube "Cuide bem do seu Celular" e "Dicas Úteis para Seu Smartphone". 

De acordo com levantamentos feitos a partir da base de dados das assistências técnicas da Samsung, o número de ordens de serviço abertas sem que os smartphones tenham qualquer tipo de defeito chegam a 30%. Outro fator que gera atenção e motivou a iniciativa dos vídeos são os números de casos constatados como uso indevido pelo consumidor, cerca de 20%. 

"Celebramos o Dia do Consumidor reforçando o nosso compromisso com a satisfação de nossos clientes. Nesse sentido, o lançamento dos vídeos acaba sendo uma extensão de nossas campanhas de atendimento ao consumidor, que são constantemente realizadas em nossas assistências técnicas, Central de Atendimento e lojas da marca", afirma Sidnei Giosa, gerente sênior da área de Atendimento ao Consumidor da Samsung. 

Para evitar a perda da garantia, um dos vídeos destaca o que é considerado uso incorreto: deixar o celular cair no chão, apoiar objetivos pesados sobre o celular, sentar com o celular no bolso, utilizar peças e acessórios não originais, derramar líquidos de qualquer natureza sobre o produto, expor o celular à chuva, entre outras práticas que, além de danificar o aparelho, excluem a garantia do produto. De acordo com Giosa, o objetivo da ação é estimular a prevenção e educar o consumidor com práticas que visam melhorar a experiência do usuário com os produtos da Samsung. "Nossa plataforma no Youtube com os vídeos interativos é mais um canal que permite ampliar e fortalecer nossa relação com os clientes da marca", ressalta. 

Diversas ferramentas são utilizadas para que o contato com os consumidores seja feito de maneira efetiva. Além dos canais tradicionais, como telefone, e-mail e chat, a Empresa utiliza plataformas inovadoras, como aplicativos nos celulares e fóruns de discussão na internet. A Samsung também valoriza e investe em treinamentos para que toda sua equipe esteja preparada para atender com qualidade as solicitações referentes ao amplo portfólio da marca.

Smart Service

O Smart Service é um conjunto de serviços gratuitos nas brand shops da Samsung que oferece soluções rápidas para o consumidor sem a necessidade de deslocamento até uma assistência técnica.


Serviços oferecidos

- Configuração: Mantém o dispositivo com as configurações necessárias para um ótimo desempenho.
- Atualização e recuperação de software: Mantém o dispositivo atualizado com o mais recente sistema operacional.
- Aprendizagem rápida: Ensina o cliente a utilizar os aplicativos do dispositivo com uma consultoria especializada.
- Transferência de dados: Os consultores da Samsung facilitam a transferência de dados (fotos, contatos, etc) para o novo dispositivo.
- Diagnóstico do aparelho: Realiza um pré-diagnóstico do aparelho. Dependendo do caso, o cliente resolve sem a necessidade de se dirigir a uma assistência técnica. 

Em São Paulo, o Smart Service está disponível nas lojas dos shoppings Morumbi, Via Vale, Cidade São Paulo, Center Norte, Metro Tatuapé, Vila Olímpia, Plaza Sul e Metrô Tucuruvi.

Mais informações no www.samsung.com/br/retail/retail.html.
Busca de lojas com Smart Service www.samsung.com/br/storelocator.

Assistências técnicas

Os serviços de pós-vendas da Samsung estão disponíveis em todo o Brasil por meio de mais de 750 postos de assistência preparados para atender todo o portfólio da marca. Somente no último ano, duas unidades-modelo e exclusivas foram inauguradas em praças estratégicas: Recife e Salvador.

Consumidor.gov.br

A Samsung é a primeira indústria de eletroeletrônicos a participar, desde o projeto piloto, da plataforma Consumidor.gov.br, da Secretaria de Defesa do Consumidor, órgão do Governo Federal. O consumidor que faz reclamações por meio desse canal tem respaldo do governo e recebe uma resposta em até 10 dias úteis.

Autonomia para o cliente

A Samsung identificou que parte dos contatos dos consumidores com a Central se deve à falta de conhecimento de como configurar seus dispositivos, ou seja, algo que pode ser solucionado sem a necessidade de atendimento via agente. Para esses casos, a Empresa criou uma área em seu site (www.samsung.com/br/support/) e também no YouTube (www.youtube.com/samsungbrasil), nas quais disponibiliza conteúdo online, como material explicativo ilustrado sobre as funções dos aparelhos e tutoriais em vídeo, que já atingiram a marca de mais de 530 mil acessos por mês em 2015.

A Samsung oferece ainda o "Customer Forum", um ambiente online colaborativo no qual os usuários podem se comunicar e trocar dicas para o esclarecimento de dúvidas.

Samsung Electronics Co., Ltd.
Visite www.samsung.com e global.samsungtomorrow.com.

MSLGroup
Fabiano Oliveira
Miguel  Varanda
João França
samsung@mslgroup.com
+55 11 3169.9371

SUBARU COMEMORA A PRODUÇÃO DE 15 MILHÕES DE VEÍCULOS 4X4.

A SUBARU, fabricante de veículos pertencente à Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI), alcançou, neste mês de março, a produção de 15 milhões de veículos equipados com o sistema de tração integral All-Wheel Drive (AWD).


O primeiro modelo SUBARU a ser equipado com essa tecnologia de tração 4x4 foi o SUBARU Leone 4WD Estate Van, lançado em setembro de 1972. Desde então, a SUBARU tem desenvolvido continuamente o sistema AWD, com o principal objetivo de tornar ainda mais segura e agradável a condução dos veículos da marca.

No ano passado, os modelos equipados com a tecnologia All-Wheel Drive representaram 98% das vendas mundiais da SUBARU. Esses veículos contam com a mais recente evolução da tecnologia 4x4 desenvolvida pela SUBARU, batizada de SUBARU Symmetrical All-Wheel Drive, que proporciona uma perfeita sinergia entre elevado nível de estabilidade, capacidade para superar vários tipos de terrenos e distribuição equilibrada de peso.

A sinergia do Symmetrical All-Wheel Drive com o motor Boxer, de cilindros horizontalmente opostos, proporciona elevada estabilidade nas mais variadas velocidades e em curvas rápidas.

Atualmente, toda a linha de veículos SUBARU comercializada no Brasil, importada com exclusividade pela CAOA para o País, é equipada com o motor Boxer e tração integral Symmetrical All-Wheel Drive. Esses dois sistemas oferecem aos clientes brasileiros uma combinação perfeita entre desempenho e reduzidos níveis de consumo e de emissões de poluentes; com segurança e prazer de dirigir. 

Sob o lema “Confidence in Motion”, a SUBARU continuará a sua busca pela excelência de engenharia e focada em produzir veículos que ofereçam elevado padrão de segurança para os seus ocupantes, ao mesmo tempo que transmitem prazer ao dirigir e paz de espírito. Para isso, a equipe de engenharia da marca vem trabalhando no aperfeiçoamento continuo das vantagens da tração Symmetrical All-Wheel Drive e dos seus motores Boxer.


SUBARU
Departamento de Comunicação – CAOA
Gerson Almeida
gerson.almeida@caoa.com.br
Anderson Cavalcante
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Maira Nascimento
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SAMSUNG APRESENTA INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO NA FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA.

Até a próxima sexta-feira, 18 de março, a Samsung apresentará suas inovações - como dispositivos de realidade virtual -, além de seu compromisso com a educação, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE 2016. Durante o evento, que é promovido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli - USP), estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de escolas de todo o Brasil apresentarão mais de 300 projetos voltados a diversas áreas do conhecimento. 

Na quinta-feira, três executivos da Samsung, Gabriel Farias, Guilherme Selber e Antonio Marcon, ministrarão palestras sobre Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) e Inovação. No dia 18, acontece a cerimônia de premiação, na qual o projeto com melhor solução para uma situação da comunidade por meio da conectividade e tecnologia receberá o prêmio "Samsung Internet das Coisas". A equipe ganhadora receberá, como reconhecimento, um troféu, medalhas e kits educacionais com materiais de eletrônica. 

"A Samsung usa sua rede global e suas inovações para gerar mudanças positivas ao redor do mundo. Acreditamos que a tecnologia é um excelente mecanismo para que os jovens tenham acesso a um mundo de possibilidades e desenvolvam novas oportunidades", afirma Helvio Kanamaru, gerente sênior de Cidadania Corporativa da Samsung para a América Latina. 

O executivo explica a razão de apoiar ações como a Feira: "A FEBRACE convida e estimula alunos do ensino médio a realizarem projetos e exercitarem a prática de pesquisa científica. Trata-se de uma convergência importante de cidadania, educação na escola e participação da universidade: temas muito importantes na plataforma de Cidadania Corporativa da Samsung." 

A coordenadora da FEBRACE, Roseli de Deus Lopes, destaca a expectativa da Feira em relação aos estudantes: "O mais importante não são os resultados, como chegar a um protótipo ou produto, por exemplo, mas todo o processo, as diversas etapas de investigação, reflexão, construção e observação necessárias para a execução dos projetos". 

A Samsung tem contribuído para melhorias na educação por meio de iniciativas próprias realizadas nos países latino-americanos, como o Prêmio Respostas para o Amanhã, um concurso que incentiva estudantes e professores da rede pública do ensino médio a desenvolverem projetos em prol da comunidade onde vivem, utilizando os conhecimentos adquiridos dentro de sala de aula. 

A Empresa também desenvolve o Programa Tech Institute, que oferece oportunidade para jovens de obterem uma formação técnica por meio da concessão de bolsas de estudos. No ano passado, a Samsung promoveu uma edição especial no Brasil, o Tech Institute Internet das Coisas, curso oferecido a alunos de ensino médio com o objetivo de incentivá-los a criar soluções para uma casa inteligente utilizando a Internet das Coisas. Essa edição do programa foi feita em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológicos (LSITEC), responsável pela organização da FEBRACE. 

Kanamaru comenta a importância do conceito de Internet das Coisas para a Samsung: "Vivemos em um mundo cada vez mais conectado. Os aparelhos eletrônicos da Samsung já oferecem grande interação entre eles, mas queremos ir além. Por isso, promovemos o Tech Institute IoT com a LSITEC e patrocinamos a FEBRACE. O novo mercado de trabalho baseado em inovação precisará de jovens profissionais com sólida formação nessas matérias". 

A Empresa realiza ainda o programa Samsung Smart Schools, que equipa salas de aula em escolas da rede pública com dispositivos tecnológicos proporcionando inclusão digital e contribuindo para que os estudantes possam se beneficiar e aprender ainda mais. Com esse amplo leque de ações, a Samsung reforça sua visão de que a educação é a semente para inovação e que seus produtos têm muito a contribuir nessa transformação positiva das vida das pessoas. 

Serviço

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE 2016 será realizada entre 15 e 18 de março, e é aberta para visitação do público, das 14h às 19h, em uma tenda instalada no estacionamento da Escola Politécnica da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, nº. 3, travessa 3, Cidade Universitária). A entrada é franca. Mais informações em www.febrace.org.br.

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segunda-feira, 14 de março de 2016

IVECO STRALIS HI-WAY É DESTAQUE NO FILME BATMAN VS SUPERMAN: A ORIGEM DA JUSTIÇA.

"Caminhão Internacional do Ano de 2013" estreia no cinema no aguardado filme Batman vs Superman: A Origem da Justiça, com lançamento mundial programado para 25 de março de 2016. 

A CNH Industrial fez uma parceria com a sua empresa irmã, a Fiat Chrysler Automobiles North America (FCA US LLC), para fornecer veículos para Zack Snyder, o diretor de Batman vs Superman: A Origem da Justiça. O filme, estrelado por Ben Affleck e Henry Cavill, estreia no Brasil no dia 24 e em 25 de março na maior parte do mundo, pela Warner Bros. Pictures.


A aliança exclusiva entre a FCA US LCC e a Warner Bros. Pictures para este filme inclui a exibição de veículos comerciais da marca Iveco, da CNH Industrial. O Iveco Stralis Hi-Way faz a sua estreia cinematográfica em uma cena de perseguição em alta velocidade ao lado do emblemático Batmóvel.


Com muita ação, Batman vs Superman: A Origem da Justiça foi filmado nas redondezas da FCA de Detroit. A integração do produto foi orgânica na visão dos cineastas e o extenso portfólio de marcas e produtos da FCA e da CNH Industrial permitiu que as empresas atendessem a quase todas as necessidades de veículos do filme. Além do extrapesado Stralis Hi-Way, da Iveco, a frota do filme inclui veículos das marcas Jeep, Dodge, Chrysler, Fiat, Alfa Romeo e Maserati.


Sobre Batman vs Superman: A Origem da Justiça

A Warner Bros. Pictures apresenta, uma produção da Atlas Entertainment/Cruel and Unusual, o filme de Zack Snyder, Batman vs Superman: A Origem da Vida, estrelado pelo vencedor do Oscar Ben Affleck (Argo) como Batman/Bruce Wayne e Henry Cavill como o Superman/Clark Kent, na primeira parceria dos personagens na tela grande.  Dirigido por Snyder, o filme também apresenta indicados ao Oscar como Amy Adams (Trapaça), Jesse Eisenberg (A Rede Social), Diane Lane (Infidelidade) e Laurence Fishburne (Tina); vencedores do Oscar como Jeremy Irons (O Reverso da Fortuna) e Holly Hunter (O Piano); e Gal Gadot como Mulher Maravilha/Diana Prince.  Snyder dirigiu o filme a partir de um roteiro escrito pelo vencedor do Oscar Chris Terrio (Argo) e David S. Goyer, baseado em personagens da DC Comics, como Batman, criado por Bob Kane com Bill Finger e Superman, criado por Jerry Siegel e Joe Shuster.  O longa foi produzido pelo também indicado ao Oscar Charles Roven (Trapaça) e Deborah Snyder, com Wesley Coller, Geoff Johns e David S. Goyer atuando como produtores executivos.  Batman vs Superman: A Origem da Justiça será lançado em RealD 3D, 2D e em salas IMAX 3D exclusivas no mundo inteiro, a partir de 25 de março de 2016, pela Warner Bros. Pictures, uma empresa da Warner Bros. Entertainment. Saiba mais: www.batmanvsupermandawnofjustice.com.  


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HYUNDAI APRESENTA A VERSÃO 2016 DO SUV SANTA FE.

Criada para encantar consumidores, garantir amplo espaço e proporcionar elevado nível de conforto para toda a família, chega ao Brasil a linha Hyundai Santa Fe 2016. 


O SUV Premium da Hyundai, disponível nas versões cinco e sete lugares, ganhou atualizações em seu design que garantem ainda mais modernidade e expressividade às suas linhas, evidenciadas pelo design "Escultura Fluida", inspirada nas formas harmoniosas da natureza e que reflete uma noção de continuidade e movimento em seus traços.

As novas linhas do design exterior do Hyundai Santa Fe foram baseadas no conceito “Storm Edge” (em português: frente de tempestade), uma evolução do conceito “Escultura Fluida” marca registrada dos modelos Hyundai.

Suas linhas externas criam a impressão de uma movimentação irreprimível, que captura as imagens fortes e dinâmicas criadas pela natureza durante a formação de uma tempestade. Para proporcionar a ilusão de movimento constante, os designers da Hyundai usaram uma grade dianteira hexagonal cortada por três frisos, mesclaram de maneira harmônica linhas curvas e angulares, que remetem a força e robustez; linha de cintura que se eleva para a traseira, trilhos de teto opcionais em preto e lanternas traseiras envolventes.

A grade frontal hexagonal passou a contar na linha 2016, com um novo acabamento Chumbo Fosco e as aletas passaram a ser mais finas e arredondadas. A dianteira do veículo teve ainda outras importantes mudanças visuais: o para-choque dianteiro foi redesenhado, conferindo ainda mais elegância ao veículo. O conjunto óptico também é totalmente novo, os projetores do farol passam a ser redondos e as lâmpadas de pisca ficam, agora, localizadas na parte interna da peça. O farol de neblina possui desenho diferenciado do utilizado em seu antecessor e o equipamento ganhou uma nova moldura. Estas mudanças promoveram uma maior sensação de agressividade e deixam o visual ainda mais vanguardista.

Tudo isso mostra que o Santa Fe é um típico veículo Hyundai. Além disso, as novas rodas de 18 polegadas em liga leve, que são equipamento de série, passam a contar com novos traços em seus cinco raios duplos e um novo elemento central prateado, conferindo elevado nível de requinte.O estepe também é oferecido em liga leve.


Completando as mudanças visuais externas, o Hyundai Santa Fe passa a ter lanternas traseiras com uma nova disposição e fita LED, o para-choque traseiro também foi redesenhado. Por fim, as duplas ponteiras de escapamento deixaram de ser arredondadas e passam a ter linhas retas e assimétricas. O conjunto de mudanças ocorridas na parte traseira do Hyundai Santa Fe completa as alterações visuais realizadas em praticamente todas as áreas externas do SUV Premium e garantem que a sensação de inovação estética seja percebida por todos os ângulos em que o veículo seja visto.

Cuidados especiais dedicados a outros detalhes internos foram mantidos: teto solar elétrico panorâmico, que permite maior iluminação natural, regulagem elétrica para os bancos dianteiros com memória para dois ocupantes, matérias com textura agradável ao toque e o acabamento superior em todos os detalhes, como nos comandos de abertura dos vidros. Entre os equipamentos que se destacam estão o botão de partida com chave de proximidade (que não precisa sair do bolso do motorista) e o Supervision Cluster (painel de instrumentos) com tela TFT LCD.

Como novidades internas, o Hyundai Santa Fe está equipado com Central de Entretenimento reestilizada, novo porta-objeto com tampa na parte superior do painel e o redesenhado console de teto, proporcionando a percepção da contemporaneidade também por quem está usufruindo do conforto interno do modelo.

Potência e economia de combustível

O motor Lambda II 3.3 MPI, V6, D-CVVT gera 270 cv a 6.400 rpm e torque de 32,4 kgfm a 5.300 rpm. Como destaque, oferece maior economia de combustível devido à aplicação de uma camada de revestimento para redução de atrito e a utilização de uma bomba de óleo variável e é dotado do sistema de admissão variável (VIS - Variable Intake System) que altera a abertura e fechamento das válvulas de acordo com a rotação do motor e as condições de carga. O controle variável das válvulas melhora o desempenho em todas as áreas.

Transmissão automática com seis velocidades

O Hyundai Santa Fe é equipado com a transmissão automática Hyundai de seis marchas com opção de controle manual. Esta transmissão proporciona trocas suaves e um amplo campo de variação que se adapta de forma ideal às características do motor. O sistema inclui um aquecedor que mantém o óleo da transmissão na temperatura ideal de operação, aumentando a economia de combustível.

O óleo da transmissão não precisa ser trocado, para maior conveniência e redução no custo de manutenção, e o câmbio tem o uso facilitado durante a noite, quando o indicador de posicionamento das marchas fica iluminado.

Sistema inteligente de tração

Os consumidores poderão sentir os benefícios dos sistemas inteligentes de tração integral ativa (AWD) e TVCC opcionais, que trabalham para controlar o torque e a frenagem, em conjunto com o Sistema de Gerenciamento de Estabilidade do veículo. Esse sistema pode prever as necessidades de tração e aumentar a estabilidade através da frenagem, por meio do monitoramento contínuo das condições de rodagem mais do que outros sistemas de tração integral, que só reagem às situações após elas ocorrerem.

O modelo conta com tração integral com uma unidade de controle inteligente que analisa continuamente os dados do veículo e, por meio de uma embreagem multidiscos, distribui o torque para cada roda individualmente. O sistema de acoplamento é totalmente controlável através de um sistema de atuação eletro-hidráulico. A força de frenagem pode ser direcionada a cada roda, individualmente, através do software. Esses processos são chamados de gerenciamento de torque e frenagem de torque. Todas essas análises são completamente transparentes para o motorista.

A tração integral garante ao SUV maior estabilidade lateral ao longo das curvas, elimina a tendência de sobre ou subesterço através da redução da tração indesejada nos eixos, dianteiro e traseiro, e eleva a capacidade térmica, evitando o sobreaquecimento em subidas e quando o carro é usado para reboque.

Além disso, maior eficiência é alcançada por meio do controle eletrônico inteligente que administra o torque necessário para melhorar a tração nas diversas situações de rodagem. O resultado é a redução no consumo de combustível e emissões. Os componentes eletrônicos são também otimizados para utilizarem o mínimo de energia. O sistema inteligente permite mais controle pelo motorista.

O Hyundai Santa Fe possui os sistemas Hillstart Assist Control (HAC - Assistência na Partida em Subidas) e Downhill Brake Control (DBC - Controle de Frenagem na Descida) para maximizar o controle em aclives e declives acentuados. O HAC elimina o recuo nas arrancadas em rampas acentuadas, enquanto o DBC ajuda o condutor a manter o controle do veículo e a velocidade constante em descidas de grande inclinação.

A atual geração do SUV Santa Fe é ainda marcada pelo fato dos engenheiros da Hyundai terem conseguido reduzir o diâmetro de manobra do veículo para apenas 10,9 metros, facilitando manobras de estacionamento e de retorno.

Espaço interno: uma vantagem da Santa Fe


O design esguio do Santa Fe, combinado com a expertise da Hyundai na área interna do carro, deu ao modelo uma imponente aparência e, simultaneamente, aumentou a funcionalidade e conveniência. A ampla cabine garante amplo espaço para os ombros, quando comparado aos competidores da mesma categoria.

A regulagem de temperatura com duas zonas assegura ambiente confortável para todos os ocupantes em percursos longos. Os controles de climatização também incorporam um sistema de desembaçamento automático que detecta os níveis de umidade através de um sensor e a remove do para-brisa. Outro acessório diferenciado é o ionizador Clean Air, que limpa o ar automaticamente quando o aquecimento ou o condicionador de ar estão ligados.

Dimensões

O Santa Fe, cinco e sete lugares, tem distância entre eixos de 2,70 metros, com comprimento total de 4,69 metros, 1,68 metro de altura e largura de 1,88 metro. A grande distância entre eixos dos dois modelos proporciona a eficiência de um utilitário compacto com o conforto de um modelo médio semelhante. Um exemplo disso é constatado no longo curso da segunda fileira de bancos, que proporciona maior espaço para as pernas.

Tecnologia de segurança avançada de série


Todos os modelos trazem de série o sistema de gerenciamento de estabilidade (Vehicle Stability Management - VSM), que administra de forma ideal o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e sistema de assistência elétrica da direção (Motor-Driven Power Steering - MDPS). O VSM trabalha para controlar dois efeitos: o primeiro ocorre quando o motorista acelera ou freia numa superfície com aderência diferente em cada lado do carro e o veículo tende a desviar numa direção.

O VSM detecta esta condição e envia um sinal ao MDPS para atuar a assistência de direção. O VSM compensa o desvio e automaticamente aplica 8 Nm de força contra-esterçante. O VSM reage da mesma forma durante trocas súbitas de faixa de rodagem ou curvas rápidas. Os modelos AWD também possuem gerenciamento de torque e frenagem.

O Santa Fe vem equipado com uma série de airbags, incluindo cortinas laterais e um airbag para os joelhos do motorista. Todas as versões do Santa Fe têm sensores de rolamento para ativar os airbags de cortina. Quando os sensores detectam uma possível capotagem, o módulo de controle dispara os airbags de cortina laterais e aciona os pré-tensionadores dos cintos de segurança para proteger os passageiros contra ferimentos sérios.

O sistema de frenagem é de última geração. O conjunto inclui quatro discos de freios (12,6 polegadas na frente e 11,9 polegadas na traseira) e sistema antibloqueio (ABS), com Brake Assist, que garante o máximo de força quando uma frenagem de pânico é detectada, e distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), para ajustar automaticamente a força dirigida aos eixos dianteiro e traseiro, de acordo com as condições de carga do veículo. Além disso, o Hyundai Santa Fe oferece dispositivos de segurança passiva, incluindo sistema de fixação para assentos de crianças (ISOFIX) e cintos de três pontos para todos os passageiros.

Garantia e serviços

O Hyundai Santa Fe está coberto pela garantia por um período de 5 anos, sem limite de quilometragem. O cliente conta também com o serviço de assistência 24 horas da Hyundai CAOA, com cobertura em todo o território nacional no primeiro ano. 

Departamento de Comunicação – CAOA
Anderson Cavalcante
anderson.cavalcante@caoa.com.br
Gerson Almeida 
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Maira Nascimento
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Déborah Encarnato 
deborah.encarnato@caoa.com.br 
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CUMMINS INC. ESTÁ ENTRE AS EMPRESAS MAIS ÉTICAS DO MUNDO.

A Cummins Inc. mais uma vez entra para a lista das empresas mais éticas do mundo, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Ethisphere, líder global na definição e promoção dos padrões de práticas comerciais éticas. Pela 9ª vez consecutiva, a maior fabricante independente de motores Diesel, componentes e grupos geradores é reconhecida pelo Instituto. 

O Instituto Ethisphere anunciou as 131 empresas de 45 setores e 21 países, que foram nomeadas na lista global Companies® Ethical 2016, no último dia 7. Esta é a 10ª edição da listagem que tem como objetivo identificar as companhias que demostram liderança em áreas como cidadania, integridade e transparência criando maior valor aos investidores, comunidades, consumidores e colaboradores, solidificando assim uma vantagem de negócio sustentável.

“Esta nomeação é um reconhecimento dos nossos esforços aos valores e missões que são dedicados cotidianamente na Cummins no seu âmbito global. Acreditamos no progresso indo além das normas e práticas éticas estabelecidas e somos honrados por estarmos há nove anos na lista das empresas mais éticas do mundo”, disse Luis Pasquotto, presidente da Cummins Brasil e vice-presidente da Cummins Inc.

A avaliação Companies® Ethical 2016 baseia-se na estrutura do Ethics QuotientTM, o quociente de ética do Instituto Ethisphere, desenvolvido ao longo de vários anos de pesquisa para avaliação do desempenho de uma organização com um método objetivo, consistente e padronizado. As pontuações, aplicadas por meio de questionário com perguntas de múltipla escolha, são geradas em cinco categorias: ética e conformidade, cidadania e responsabilidade corporativas, cultura de ética, governança e liderança, inovação e reputação.

O Instituto Ethisphere® é o líder global na definição e promoção dos padrões de práticas empresariais éticas que fomentam o caráter corporativo, a confiança de mercado e o sucesso empresarial. O Ethisphere possui profundo conhecimento e experiência em medição e definição de padrões éticos fundamentais por meio de percepções conduzidas por dados que ajudam empresas a aprimorarem seu caráter corporativo. O Ethisphere homenageia grandes realizações por meio de seu programa de reconhecimento World’s Most Ethical Companies®, proporciona a uma comunidade de especialistas de mercado a Aliança de Liderança Empresarial Ética (Business Ethics Leadership Alliance, BELA) e evidencia tendências e as melhores práticas éticas com a publicação da Ethisphere Magazine. 

Saiba mais sobre o Ethisphere no www.ethisphere.com.


Textofinal de Comunicação Integrada
Juliana Sih
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(11) 3849-8633

MERCEDES-BENZ PREMIA CONCESSIONÁRIO DE CAMPINAS.

A Mercedes-Benz reconheceu seu concessionário Araguaia, de Campinas, São Paulo; como o melhor de 2015 na Rede de veículos comerciais. 

Ari de Carvalho, Roberto Leoncini, Roberto Ferreira, Fernanda Guidotti, Philipp Schiemer e Carlos Garcia.

Pertencente ao Grupo Pirasa – tradicional parceiro da marca há quase 50 anos – a revenda Araguaia foi premiada com o troféu Diamante no Programa de Certificação StarClass. O reconhecimento é resultado da qualidade no atendimento e dos serviços prestados, estrutura, performance e adequação às normas de identidade corporativa da Mercedes-Benz.

Baseado numa iniciativa global da Mercedes-Benz, o Programa StarClass foi implantado na Rede de veículos comerciais do País há 10 anos. 


“O StarClass estabelece padrões de qualidade que visam a excelência no atendimento e a eficiência na operação”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “A brilhante conquista da revenda Araguaia merece total reconhecimento. Aliás, o Grupo Pirasa sempre demonstrou comprometimento com o programa, reconhecendo seu valor na busca da melhoria contínua”.

De acordo com o executivo, além dos benefícios de excelência de gestão e de atendimento, a certificação StarClass eleva a percepção de qualidade premium do concessionário no mercado, assim como da própria marca Mercedes-Benz. “Isso é fundamental para assegurar a satisfação do cliente e conquistar a sua fidelidade”, destaca Schiemer.

Programa reforça a competitividade do negócio

“O StarClass está muito focado na gestão do concessionário e na satisfação do cliente, o que ajuda a manter a competitividade do nosso negócio”, afirma Fernanda Guidotti, diretora comercial do Grupo Pirasa, formado pela revenda Araguaia e também por outras unidades Pirasa localizadas nas cidades paulistas de Piracicaba e Limeira. “A conquista do Diamante foi uma consequência de nosso entendimento de que o programa abrange pontos de qualidade e valores que nós acreditamos”.


Para Fernanda Guidotti, o reconhecimento máximo do StarClass é uma conquista que não chega de uma hora para outra. “Desde o começo do ano, buscamos entender todos os pontos que a Mercedes-Benz havia estabelecido para 2015 como importantes para a Rede ser vencedora num momento tão difícil do mercado”, diz ela. “Nesse sentido, contamos com o apoio da fábrica nos momentos de dúvidas sobre as regras da certificação. O programa é muito focado no cliente e isso é o que realmente interessa. Toda nossa equipe estava bem comprometida e a união foi fundamental”.


Às vésperas de completar 50 anos de atividades, o que ocorrerá em 2017, o Grupo Pirasa é um dos mais tradicionais representantes da Mercedes-Benz do Brasil no mercado de veículos comerciais. A empresa tem sua história ligada diretamente à ousadia de Joaquim Mário Peres Ferreira, um engenheiro civil que paralelamente à sua profissão decidiu investir na cidade paulista de Piracicaba, que sequer conhecia. Aos 39 anos, influenciado por familiares, Joaquim Mário juntou suas economias para iniciar um projeto em que não tinha o menor conhecimento: abrir um concessionário de veículos comerciais Mercedes Benz. Dessa forma, deu início a uma brilhante trajetória profissional e empresarial, sendo parceiro de longa data da fabricante de caminhões e ônibus.

O primeiro do grupo, Pirasa Veículos de Piracicaba, foi fundado em 1967. Em 1985, ocorreu a incorporação do Comercial Araguaia de Campinas. Já em 2003, houve a inauguração do Pirasa Veículos de Limeira.

O mais alto nível de serviços, atendimento e estrutura

Em seu décimo ano, o Programa de Certificação StarClass está totalmente consolidado junto à Rede de veículos comerciais. Esta iniciativa teve início com o segmento de caminhões em 2006, seguido por ônibus em 2010 e vans em 2012.

“Com uma nova campanha de mídia e de comunicação no ponto de venda, queremos transformar a certificação StarClass em selo de qualidade para o cliente, atestando o mais alto nível de serviços, atendimento e estrutura”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Dessa forma, o concessionário poderá ser reconhecido pela excelência comprovada e o compromisso pela melhoria contínua”.

O StarClass é uma ferramenta direta entre Rede e fábrica, ampliando a satisfação e fidelização do cliente. Segundo o executivo, a Mercedes-Benz avalia as revendas durante todo o ano, de acordo com os padrões de qualidade estipulados pelo Programa de Certificação StarClass. Este processo se apoia em três pilares: padronização (processos, estrutura e identidade visual), profissionalização e equipe de alta performance.

No final do ano, são apurados os desempenhos dos concessionários, com a Mercedes-Benz indicando, por segmento de veículos, os que mais se destacam nas classificações ouro, prata e bronze. O melhor é reconhecido com a entrega do prêmio Diamante.

Os concessionários ouro recebem o selo de qualidade StarClass para ser exibido em seus pontos de venda, por meio de totens, banners, folhetos e adesivos. Para conquistar o troféu Diamante, a revenda deve receber certificação ouro em todos os segmentos em que atua, maior pontuação no ranking de indicadores de vendas e de pós-venda, além de ter inscrito projetos no Prêmio de Reponsabilidade Ambiental e “Cliente Satisfeito”, ambos são iniciativas realizadas pela Empresa.

A fim de apoiar a Rede, a Mercedes-Benz realiza workshops para os multiplicadores que trabalham dentro dos concessionários com foco no entendimento do programa, indicadores, dúvidas e critérios novos que são agregados a cada ano. Também oferece consultorias sobre processos de vendas e de pós-venda e realiza auditorias e atividades, como o “Comprador Oculto”, que identifica oportunidades de melhoria.

Mercedes-Benz do Brasil
Valter Oliveira
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MARCOPOLO:
EMPRESAS CATARINENSES ADQUIREM 28 ÔNIBUS DO MODELO TORINO.


A Marcopolo acaba de fornecer 28 ônibus do modelo Torino para algumas das principais operadoras de Santa Catarina. Os veículos, adquiridos pelas empresas Canasvieiras, Insular e Transol, possuem diferentes configurações e serão utilizados no transporte coletivo de cidades do litoral catarinense.

Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo, as operadoras adquiriram os veículos para elevar a qualidade do transporte na cidade e região. “O investimento é um exemplo que deve ser replicado para todos os municípios. O objetivo é proporcionar importantes benefícios e vantagens para os cidadãos, além de melhorar a mobilidade urbana com ônibus modernos e confortáveis”, explica o executivo.

Para a Canasvieiras Transportes, a Marcopolo irá fornecer seis ônibus Torino, com chassi Mercedes-Benz OF 1721L com suspensão a ar. A Insular Transportes Coletivos optou por cinco unidades com as mesmas características. Já a Transol Transporte Coletivo Ltda., adquiriu 17 unidades com chassi VW 17230 OD também com suspensão a ar.

Com visual moderno e tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, o ônibus Marcopolo Torino possui maior largura interna, o que garante amplo espaço para circulação e proporciona mais conforto para os passageiros. Todos os veículos são equipados com poltronas do tipo Urbana de 860 mm de largura, estofada e com encosto alto, preparação para bilhetagem eletrônica e sistema de gravação de imagem.

Foto: Marco Manoel Lopes.

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DAF CAMINHÕES: NOVOS MODELOS CHEGAM À REGIÃO NORTE.


CF85 e XF105 com Super Space Cab são comercializados no Pará pela Avanthy Caminhões.

Por meio da concessionária Avanthy, a DAF, uma das marcas líderes no mercado europeu e subsidiária da PACCAR, insere os modelos da linha 2016 na região Norte do Brasil. As novidades envolvem o novo modelo CF85 e o extrapesado XF105 com cabine Super Space, considerada a mais espaçosa do segmento.

Os novos caminhões foram apresentados para o mercado durante a Fenatran de 2015. O CF85 é o novo veículo da marca no Brasil, atuando no mercado de pesados. O modelo é comercializado no país em versões 4x2 e 6x2, e equipado com motor PACCAR MX 12,9 litros de 360 cv e 410 cv.

A Super Space Cab, reconhecida como a cabine mais confortável do segmento, faz parte da linha do XF105. O modelo é o primeiro fabricado pela DAF no Brasil, desde 2013, e é vendido nas opções 6x2 e 6x4 com motores 410 cv, 460cv e 510 cv.

A chegada dos veículos foi marcada com celebração na concessionária. “Ficamos muito orgulhosos em trazer para a região esses dois novos produtos que são referência em qualidade e desempenho. A concessionária Avanthy está aberta para os frotistas e caminhoneiros virem conhecer e fazer testes nos caminhões” afirma Júlio Filho, diretor da Avanthy Caminhões.

Mercado local

O estado do Pará demanda cerca de 3 mil veículos comerciais por ano, sendo 30% dessa quantidade na categoria de extrapesados. O estado tem forte atuação na mineração, na pecuária e na agricultura. Com economia baseada no extrativismo mineral e vegetal, na indústria e turismo, a região avança no setor agrícola e é a principal produtora de pimenta-do-reino do País.

Avanthy Caminhões

Inaugurada em setembro de 2014, a concessionária está localizada na Região Metropolitana de Belém e é fruto do investimento de R$ 20 milhões do Grupo Disbrava.

A Avanthy possui 16 mil m² de área total e conta com amplo showroom, 12 boxes de atendimento e caminhões para testes. Todos os profissionais da concessionária foram treinados pelo DAF Academy, o Centro de Formação e Treinamento da marca em parceria com o Senai, localizado na mesma região da fábrica nacional em Ponta Grossa, no Paraná.

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FÁBRICA DA FPT INDUSTRIAL ALCANÇA NÍVEL PRATA NO WORLD CLASS MANUFACTURING.

Fábrica de motores da FPT Industrial, em Turim, Itália, alcançou seu melhor nível de qualidade após recente auditoria realizada por profissionais independentes. 

Na planta italiana são produzidos motores das famílias NEF, F5 e Vector.

A FPT Industrial, uma das maiores produtoras de motores industriais do mundo, recebeu a certificação de nível Prata no World Class Manufacturing (WCM) na sua fábrica em Turim, Itália. O WCM é um dos mais elevados padrões da indústria para a gestão integrada de unidades  produtivas e seus processos de fabricação, baseado na melhoria contínua e na eliminação de desperdícios e perdas.

A fábrica de Turim possui um centro de excelência em desenvolvimento de motores a diesel, fornecendo soluções personalizadas para diversos clientes, com demandas específicas de aplicações. A unidade produz os motores das séries NEF, F5 e Vector e emprega cerca de 1.ooo pessoas. Com o nível Prata em WCM, a planta em Turim passa a ter a mesma certificação que as fábricas da FPT Industrial em Bourbon Lancy,  na França e em Foggia, na Itália.

A FPT Industrial faz parte do Grupo CNH Industrial, o qual possui 61 fábricas em todo o mundo que seguem o WCM e atualmente totaliza 11 delas com certificação Prata e 21 com nível Bronze, sendo uma delas no Brasil, em Sete Lagoas, MG. O uso do WCM nas fábricas da CNH Industrial permite que todo o Grupo, cerca de 69.000 funcionárioas em 190 países, possa compartilhar uma cultura com base em processos eficientes e em uma linguagem universalmente reconhecida em todas as plantas e países em que opera. 


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