sexta-feira, 18 de março de 2016

DE CARRO POR AÍ.
Por Roberto Nasser*

E o Espírito Santo já fabrica veículos. Amém.

Deus escreve certo pelas linhas tortas, pregam textos católicos, neles constando a figura do Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Homenageado por pequeno estado espremido entre Bahia, Minas e Rio de Janeiro, muito se esforçou no último quarto de século para entrar na seleta relação de estados puxadores de atividade metal mecânica. Oferecia facilidades de logística, a boa estrutura portuária, o projeto de incentivos Fundap, para reter ou trazer para o Estado as variadas marcas de veículos por ele importadas. Tentou atrair muitas operações, ouviu muitas promessas, incluindo a russa Lada na virada do século e, mais recentemente, navegou ante acenos de representantes da Fabral, para montar coreanos SsangYang e chineses Chana e Haima em Linhares; da nacional CN Auto prometendo produzir chineses Haifei na mesma cidade; e mais recentemente Zotye em Colatina. Festivas e vãs alegorias.

Mantendo a fé, seguindo os parâmetros do catolicismo, reconhecendo haver  hora de plantar e hora para colher, a longa, tentada, esperada vontade de viabilizar-se como fabricante de veículos tomou forma física. Nada de produtos estrangeiros, nada de automóveis, mas pequena e pioneira marca nacional de caminhões leves, a gaúcha Agrale. Neste mês a empresa, já operando no município de São Mateus com montagem de chassis para pequenos ônibus da marca Volare, e para os W109, ônibus urbano, ampliou operações iniciando fazer caminhões modelos A10000 e A8700, para vendas às regiões Sudeste e Nordeste.

A definição pela operação espiritossantense, segundo Hugo Zattera, CEO da Agrale, está na redução dos custos de frete. Anteriormente tal operação se resumia a Caxias do Sul, RS, no extremo do país. A nova localização permitirá ganhos operacionais, de custos, de logística. Sul e Centro-Oeste são atendidos pela produção na matriz gaúcha.

Produto novo, lançado em novembro de 2015, foca nas necessidades atuais e tendências futuras do mercado e segmento. Sempre caracterizados pelas cabines em fibra de vidro, os novos Agrale empregam-nas em chapa de aço estampada.

Habemus indústria automobilística, dizem os capixabas

A Amélia americana

No imaginário da cultura popular brasileira, a menção Amélia significará a mulher sem a menor vaidade, a mulher de verdade, cantada no samba de Mario Lago. Porém no universo antigomobilista, tal menção – ou como dita Amília – indica o Amelia Island Concours d’Élegance realizada nas dependências do faustoso Ritz-Carlton Hotel e entre os buracos 10 e 18 do Golf Club, nordeste da Flórida, quase Georgia. É tido como o mais equilibrado dentre os grandes eventos da especialidade sediados nos EUA, mediando a cultivada falsa finura californiana, e acima dos eventos descompromissados, como os de Hershey e Carlisle. Meio termo agradável, elegante, sem se perder na exigência de uso de blaser e gravata masculina e produções femininas. Moças bonitas haviam. Além das participantes e acompanhantes, time de modelos bem produzidas, voluntárias para enfeitar o evento, de faturamento em parte destinado à filantropia. Em descontração e presença supera o sempre considerado topo desta ascensão, o concurso de Pebble Beach, na Califórnia. Neste ano reuniu 315 veículos, dobro dos admitidos na festa da praia de cascalho.

É miscela de conceitos. Mão firme de Bill Warner, o organizador, para criar temas e convencer proprietários de marcas a expor. Preciosista, nesta 21a edição quis superar o recorde de presenças dos raros esportivos espanhóis Pegaso antes assinalado na parisiense Rétromobile, com 13 unidades.Amelia enfileirou 14, incluindo o Best of Show, politicamente controvertido La Dominicana. Carroceria especial, teto arrematado por plástico, mais conhecido como La Cúpula por conta do tal pedúnculo. Quando encomendado pelo então ditador dominicano Rafael Trujillo para competir na Carrera Pan Americana, custou US$ 29 mil, o equivalente a uns 12 Cadillacs, então referencia de preço + conforto. Para arrematar o preciosismo, convidou ao júri o jornalista espanhol Mario Laguna, residente em Luxemburgo, maior especialista na marca.

La Dominicana, ou La Cúpula 

Outra referencia em estilo foi o Fiat 8V – otto vu, como diz-se na Itália -, primeiro da marca a portar suspensão independente nas 4 rodas e motor criativo: V8, 2,0 litros, comando central, válvulas na cabeça, fazia 127 cv a 6.500 rpm. Superava os 200 km/h. Poucos sobreviveram. Ganhou como Best of The Show – Sport.

Fiat 8V carroceria Ghia

Warner deu ênfase a produtos importantes como Cord, Auburn e Duesenberg, além de miríade de esportivos, chamando atenção da dezena de brasileiros presentes, como Sunbeam Tiger – misto do esportivo inglês com motor V8 Ford aplicado pelo lendário Carroll Shelby, e Cunningham, estadunidense. Primeiros desconhecidos no Brasil. Do último, meia dúzia de três ou quatro. Ferraris, muitas, mas apenas uma GTO, mito maior. Mas re creation – carroceria sobre outro rolling chassis -, e Porsches, Maseratis, Alfas e BMWs em quantidade industrial. Dessa, raro esportivo, o 700, com motor de motocicleta. Pacote paralelo, carros de corrida, liderados pelos conduzidos pelo homenageado Hans-Joachin Stuck, piloto de várias categorias, vencedor de Le Mans. Amelia a cada ano reverencia um vencedor das corridas. Coração apertava quando os carros de corrida andavam em baixa velocidade ou manobravam tentando conciliar os motores com marcha irregular, câmbio longo e baixa velocidade. O cheiro de embreagem queimada perpassava as aléias de Palmettos, palmácea local. De cheiros, o da gasolina forte com mínimo de álcool evocava lembranças de tempos mais felizes no convívio com o bicho automóvel.

O evento, democrático, não se cinge apenas aos convidados, absorvendo veículos de colecionadores na Flórida e da Georgia. Visitantes estrangeiros, muitos. E se enfeita perifericamente, como com a exposição dos troféus das grandes categorias de automobilismo – alguns com 1,80m de altura – e tomaram o hall do Ritz. Na parte hotel, lojas de artigos do evento, automobilia, gravuras, literatura, miniaturas, roupas, e um corredor para lançamentos de livros. Ponto elevado, exposição de veículos novos de estirpe e test-drives em Jaguar, Porsche, Mercedes, BMW, Infinity. Ford GT e McLaren presentes – imóveis. Alfa, com 4C para test drive, e estático o ainda não lançado Giulia. Estande humilhou. Havia um 8C - oito cilindros e compressor, década de ’30, e Giulia Pininfarina aplicada às corridas nos anos 60.

Cunningham – era sucata em 2003!

Brasileiros presentes, poucos e do ramo, colecionadores de Brasília e Belo Horizonte, migrando de Pebble Beach para Amelia. E Mariozinho Leão, alagoano, membro brasileiro do conselho de clássicos da Federação Internacional do Automóvel. Foram beneficiados pelo sol forte, adiando a chuva, desabada após o evento. A todos avultava a qualidade das restaurações, o preparo e recuperação das carrocerias, alinhamento das partes, pinturas excepcionais, detalhes cuidados no interior, painel, cromagem e compartimento do motor.

Festa grande e, como PB, o maior evento da cidade. A prefeitura local informou incremento de US$ 15M em circulação de moeda no comércio. A organização destina parte do faturamento a hospital especializado em câncer, e toda a estrutura de pessoal é constituída por voluntários.

Amília é um termo genérico. Não se resume à exposição no gramado, mas a série de eventos, como leilões de casas importantes disseminados em outros espaços, e leiloeiros com circuitos menores no território dos EUA, como o Motostalgia. Dentre eles há nítida separação de classes de veículos, qualidade na restauração – e preços. Num, importante, o Gooding, comediante Jerry Seinfeld vendeu 16 unidades de sua coleção de Porsches. Pico de valor, spyder 550 Wendler a U$$ 5.335,000, e dentre eles o pouco conhecido 597 Jagdwagen, jipe para concurso vencido pela Auto Union com o Munga, no Brasil produzido pela Vemag como Candango. Alcançou US$ 330 mil – já é um alento aos donos de Candango ...

Porsche 597, jipe

Outro, da RM, exibiu preciosidades como Alfa GTA – um GTV com partes em liga leve e com o grupo moto propulsor, liderado pelo motor 4 cilindros e 8 velas, rebaixado e recuado - as então existentes no Brasil foram exportadas por brasileiros que se acham muito sabidos – uns lesa pátria.
Enfim, turístico, didático, cultural, divertido. Gosta de antigos? Participa de clube? És dirigente? Vá a Amelia aprender para evoluir nosso antigomobilismo. É a melhor relação custo x tempo x benefício. (RN)

Roda-a-Roda

Menor – Porsche reduziu o motor de seu SUV Macan para baixar preços. Nova versão de entrada terá 2,0 litros, 16V, injeção direta, turbo, 252 cv e 370 Nm – uns 37 m.kgf de torque -, válvulas com aberturas variáveis, o VarioCam Plus.
Familiar - É motor básico Volkswagen, com temperos próprios de cada marca, equipando VW Tiguan, Audi Q3, e agora Porsche Macan. Câmbio automático PDK 7 velocidades. Não passa vergonha: vai de 0 a 100 km/h em 7,2s. Vendas no Salão do Automóvel, outubro. Preços incalculáveis neste país atolado, politica econômica e criminalmente, mas na Europa significa 10% a menos ante antiga versão inicial com 340 cv.

Porsche Macan, motor menor 

Complicação – Problema das emissões dos motores diesel VW acima do parâmetro legal; providências internas e externas tomadas pela empresa para resolver; aparência de ter o caminho da resolução, minguaram semana passada.
- O chefe da operação do órgão de meio ambiente da Califórnia, o estado mais jogo-duro na matéria, declarou achar difícil a VW dar solução eficiente e em prazo legal, as 82 mil unidades fora do padrão, ali circulando.
Mais – A VW não perdoou a erupção do assunto depois de tantos gastos para resolver, e demitiu o presidente da operação EUA – é o terceiro a perder o posto. Em sua gestão, centrada em fazer lobbyem várias instâncias do governo, propôs pagar bônus de compensação aos compradores dos VW/Porsche/Audi diesel, e sua saída provocou protestos da associação de revendedores.
Outro – Audi iniciou produzir o suv Q3 no Brasil. Pequenos passos de nacionalização, incluindo nova linha exclusiva para o modelo, dentro da fábrica da VW em São José dos Pinhais, PR. Motor 1,4, injeção direta, turbo, flex, fazendo 150 cv. Audi mais vendido em 2015.
Especial – Nas festividades para marcar seu patrocínio aos Jogos Olímpicos Rio 2016, Nissan faz milhar da versão March Rio 2016. Motor 1.600, aplicações externas, plaqueta numerada, cuidados em infodiversão, a R$ 54 mil.
Solução – Atrasada no projeto para montar caminhões e vans chineses localmente, Foton Aumark do Brasil tomou R$ 65M emprestados ao BNDES, e foi ao óbvio: comprará tais serviços à gaúcha Agrale, em Caxias do Sul, RS. É do ramo e aplicará expertise e espaço antes destinados à feitura dos caminhões International, recém e novamente escafedida do país.
Paralelo – Projeto Foton em Guaíba, RS, continua hoje apenas terraplanado e cercado. A partir de junho Agrale montará caminhões para 3,5 e 10 t. Em comunicado à imprensa, a Foton omitiu o nome do parceiro. Curioso. No Brasil a Agrale tem imagem e credibilidade, ante a desconhecida chinesa chegante.
Negócio – MWM de motores diesel fechou acordo comercial com a Doosan coreana: fornecerá unidades de 4,8 litros para equipar geradores. Coisa boa, 2.500 anuais em contrato inicial de 5 anos.
Ampliação – Ante a obviedade que o passar do tempo reduz a presença de clientes nas revendas dos fabricantes, Mitsubishi criou o sítio Reparador Mit (www.reparadormit.com.br) para oficinas independentes.
Dá acesso à literatura técnica e catálogos de peças originais, melhorando o padrão de manutenção e reduzindo índice de erros nos produtos.
Caminho – Volkswagen propõe casamento de longo prazo aos clientes com Plano da VW Financial Services: entrada entre 30 a 50% do valor, prestações menores 25% relativamente a financiamentos comuns e, ao final de 35 meses, cliente dá-lo de entrada no valor de 30% de outro Volkswagen igual, O Km. Vale para Gol, Voyage e Saveiro. Mais? (http://www.volkswagensemprenovo.com.br).
Velocidade – Outra edição do Velocult, evento histórico-cultural pilotado pelo artista Paulo Solariz:Interlagos, a faculdade do automobilismo, aberto ao público desde 13 de março a 02 de abril, em seu tradicional porto, o Espaço Cultural do Conjunto Nacional – av Paulista, 2073, S Paulo, SP.
Atualidade – FCA deu destino à mítica fábrica de Arese, perto de Milão, de onde saíram gerações de Alfa Romeo: será o Arese Shopping Center, com 200 lojas e 25 restaurantes. O agora pequeno Museu Alfa Romeo estará no local.
Araxá – Mais famoso e elegante dos encontros de automóveis antigos no país, o Brazil Classic Show, XXII edição em maio, 25 a 29, não terá patrocínio da Fiat, tradicional apoiadora. Cortes nos gastos institucionais. A mineradora CBMN continua. Inscrições abertas em www.brazilclassics.com.br.





Roberto Nasseredita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.

VOLKSWAGEN DO BRASIL INVESTE R$ 200 MILHÕES NA NOVA SAVEIRO.

Com investimentos de R$ 200 milhões, a Volkswagen acaba de lançar no mercado nacional a Nova Saveiro, a picape leve da marca e a mais conectada do seu segmento no Brasil. 

O montante foi direcionado para o desenvolvimento do produto e de manufatura para modernização do processo produtivo.

Lançada em julho de 1982, a Saveiro já acumula mais de 1,1 milhão de unidades produzidas, sendo que desse total, mais de 200 mil foram exportadas para mais de 60 países, principalmente da América do Sul.

“As qualidades da Nova Saveiro, certamente ajudarão a marca a conquistar novos clientes no Brasil e também novos mercados para exportação”, destaca o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, David Powels.
Pela primeira vez ao longo dos 33 anos de história da Saveiro no Brasil, a picape derivada do Gol ganha agora identidade própria. Com visual totalmente independente a Nova Saveiro traz estilo exclusivo, robusto e refinado.

Todas essas mudanças com ainda mais itens tecnológicos instalados na picape, exigiram alterações importantes no processo produtivo das áreas de Estamparia, Armação, Pintura e Montagem Final na fábrica de São Bernardo do Campo, onde é produzida exclusivamente.
Na Estamparia, onde o processo de fabricação do carro é iniciado, foram adquiridos equipamentos de medição de última geração. A área também conta com uma nova esteira para a inspeção das peças da superfície. Já na Armação da Nova Saveiro, um novo equipamento é responsável pela junção (grafagem) das peças da tampa dianteira do veículo.


A área da Pintura da fábrica Anchieta conta com novos dispositivos específicos para a colocação dos apliques no veículo como, por exemplo, o novo friso para a lateral externa e para as soleiras da Saveiro Cross. Além disso, todos os robôs das cabines de pintura foram programados para a produção da Nova Saveiro. O modelo receberá agora uma nova e exclusiva opção de cor metálica, o “Azul Ravenna”, ofertada na versão Saveiro Cross (cabine estendida e cabine dupla).
A Nova Saveiro também será ofertada nas cores branco Cristal, preto Ninja e vermelho Flash (sólidas); azul Night, cinza Platinum e prata Sírius (metálicas); além do laranja Cannyon (especial), também exclusivo para a Saveiro Cross.

Na Montagem Final foram instalados novos dispositivos para o encaixe do painel (cockpit) da Nova Saveiro, onde estão as principais inovações tecnológicas do modelo, como o sistema App-Connect, para espelhamento de smartphone na tela sensível ao toque (touchscreen) com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.

Outra nova ferramenta é o manipulador, um dispositivo para facilitar o processo de montagem do conjunto frontal do veículo, o “front end”. O equipamento transporta, centraliza e encaixa o conjunto facilitando a montagem e a fixação na carroceria.
Também foram instalados equipamentos para a montagem do novo porta-luvas e do logo na tampa traseira da picape, que agora possui sistema de abertura semelhante ao Novo Golf.


A Saveiro nas Versões Robust, Trendline e Highline são equipadas com o consagrado motor 1.6l Total Flex, de até 104 cv (etanol). Já a versão Cross está equipada com o novo motor 1.6l MSI, da família EA211, de até 120 cv. O modelo estará disponível a partir de abril nas concessionárias da marca no Brasil. 
   
Volkswagen do Brasil
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COLECIONADORES DE CARROS ANTIGOS ALUGAM SEUS VEÍCULOS NO SITE CENAZERO.

Proprietários de carros antigos de todo o Brasil usam o site para alugar seus itens online.

Ford Model A 1929

Colecionadores de carros antigos de todo o Brasil, como Felippe Costa Ayres, do Rio de Janeiro; Luís Henrique Rosso Zanini, de Florianópolis (SC); Ricardo Franzoi, de Caxias do Sul (RS); e Fabiano Tilli, de Campinas (SP) colocaram sua preciosa coleção de carros antigos para locação no site CenaZERO, www.cenazero.com.br.

O objetivo desses colecionadores é oferecer seus carros para casamentos, filmagens e eventos em geral e utilizar o valor das locações para manutenção e conservação dos veículos.

Para o colecionador Felippe Costa Ayres, de 34 anos, do Rio de Janeiro, alugar seus carros no CenaZERO traz grande visibilidade  para sua coleção e permite fazer caixa para manutenção e preservação de seus veículos. Ele anunciou os carros PT Cruise conversível, Ford Landau 1980 e um Chrysler 300C, já utilizado em novelas e filmes, entre outros carros.

Corvette 1962 Conversivel

Já o colecionador Luís Henrique Rosso Zanini, estudante de administração, de 25 anos de idade, de Florianópolis (SC), escolheu o CenaZERO para alugar seus carros. Ele é proprietário da empresa RZ Auto Antigos, que tem 10 carros de coleção para locação no site. São cinco autos conversíveis:  Chevrolet Corvette 1962, Ford Thunderbird 1957, Cadillac De Ville 1966, Buick Le Sabre 1963 e um Ford Galaxie 500 1966. Também estão disponíveis no site, outros cinco carros antigos, como uma Corvette Stingray 1971, Ford Galaxie 500 1967 (branco), Ford Galaxie 500 1967 (azul), Buick Super 1947 e Ford Ranchero 1958.

Ford Galaxie 500 1966 Conversível

Segundo Zanini, a locação permite fazer caixa para manutenção da coleção, que ainda inclui outros veículos. Ele disse que a paixão foi herdada do pai. Também é sócio do Veteran Car Club de Florianópolis e participa de muitas feiras e eventos de colecionadores.

Em Caxias do Sul (RS), o colecionador é Ricardo Franzoi, de apenas 25 anos. Ele disse que se apaixonou por carros antigos, por influência de seu pai, também colecionador. Ele tem um Ford 29 Modelo A, um Ford 51 (camionete) e um Fusca 1965. Explicou que já fez muitos casamentos em sua cidade, Caxias do Sul, com o Ford 29.

Em Campinas (SP), o colecionador Fabiano Tilli, de 44 anos, colocou todos seus 10 carros para alugar no site CenaZERO. Ele coleciona carros antigos e especiais desde os 18 anos de idade, quando herdou um carro de seu pai e outro de seu tio-avô. Hoje, ele conta que a paixão virou negócio.

Sua coleção inclui quatro limousines: Excalibur, Grand Blazer, Super Salon e Mercury, além de outros caros como Ford Galaxie 1970, Daewoo 1995 entre outros.
Tilli faz muitas locações para produções do polo cinematográfico de Paulínia, cidade próxima a Campinas. Normalmente ele aluga cerca de 10 a 12 carros por mês, o que diminuiu um pouco com a atual crise econômica.

Ajuda a produtores

Porsche Boxster Conversível (2012)

O site foi criado por publicitários e produtores de filmes para facilitar a vida de quem precisa fazer produções de fotos ou vídeos. No CenaZERO a pessoa pode encontrar, além de caros antigos, lugares belos e inusitados, um veículo diferente, um objeto raro ou um equipamento específico para produzir uma sessão de fotos ou a filmagem de um comercial com todos os equipamentos necessários. 

Também quem tem um objeto desses, ocioso em casa, pode alugar até por apenas um dia. Os itens podem ser anunciados gratuitamente por qualquer pessoa do País, que estipulam seu preço e recebem o valor de cada diária locada de forma integral e com segurança.

Já são mais de 800 usuários cadastrados no www.cenazero.com.br e mais de 400 itens anunciados, entre mansões, casarões, palacetes tombados pelo patrimônio histórico e estúdios; desde carros da década de 30 a lanchas de 40 pés; máquinas de escrever antigas, bicicletas, instrumentos musicais e objetos superdiferentes como sabre de luz do Star Wars e videogame da década de 90; diversos tipos de câmeras e lentes, gravadores de áudio e drones.

Para usar o CenaZERO é muito simples, basta acessar o site e preencher algumas informações, confirmar o cadastramento por meio do e-mail recebido e começar a buscar objetos de interesse para locação ou anunciar seus itens gratuitamente.

Visite

CenaZero
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PIONEIRISMO DA MERCEDES-BENZ EM SISTEMAS DE SEGURANÇA É DESTAQUE NO MAIOR EVENTO DE CAMINHÕES CLÁSSICOS DA EUROPA.

No ano que marca os “120 anos do caminhão”, a Mercedes-Benz Trucks apresenta 14 modelos históricos na feira “Retro Classics 2016” em Stuttgart, na Alemanha.

Do ABS ao ABA 3 – as raízes históricas da segurança a bordo de veículos comerciais.

A questão da segurança em veículos comerciais sempre foi parte integrante da estratégia corporativa da Daimler, tornando-se um posicionamento de marca num estágio ainda muito precoce de sua história. Tendo essa visão como base, a Mercedes-Benz Trucks está se destacando na maior feira de veículos clássicos da Europa – a "Retro Classics 2016", em Stuttgart, na Alemanha, entre 17 e 20 de março – com a exposição de 14 modelos, sob o lema "Sistemas de segurança em caminhões sob uma perspectiva histórica". 

A marca cujas origens remontam aos pioneiros da indústria automotiva Gottlieb Daimler e Carl Benz e que, mais do que nenhuma outra, é sinônimo de motorização dos transportes de passageiros e de carga, está celebrando, em 2016, o aniversário de "120 anos do caminhão". Após vários anos de desenvolvimento, a Daimler-Motoren-Gesellschaft entregou seu primeiro caminhão motorizado a Londres em 1º de outubro de 1896. Este caminhão, equipado com um motor de dois cilindros e potência de 3 kW (4 hp), foi configurado para uma carga útil de 1,5 tonelada.

No mesmo ano de 1896, Benz forneceu um veículo de entrega com carroceria tipo baú para a loja de departamentos de Paris chamada "Du bon Marché".

Na “Retro Classics” deste ano, a Mercedes-Benz está, portanto, chamando a atenção para o papel de liderança que sempre desempenhou no desenvolvimento tecnológico de veículos comerciais.

O desenvolvimento do freio pneumático de duplo circuito e do sistema antibloqueio ABS, no qual os pesquisadores e engenheiros da então Daimler-Benz AG começaram a trabalhar já nos anos 1960, são apenas dois dos primeiros destaques da história dos sistemas de segurança para veículos comerciais. 

O primeiro protótipo de ABS para automóveis foi apresentado em 1970. Ele atingiu o estágio de produção em 1978 e foi inicialmente introduzido para os modelos da Classe S. A marca Mercedes-Benz continuou e apresentou o primeiro ABS de caminhão para combinações de cavalo-mecânico com reboque ou semirreboque já em 1981. 

Do ABA ao "Highway Pilot"


Nos anos mais recentes, entre os grandes destaques do desenvolvimento de tecnologias de segurança para veículos comerciais figura o inovador "ABA – Active Brake Assist" (assistente ativo de frenagem). Introduzido no caminhão pesado Mercedes-Benz Actros em 2006, desde então, ele mais do que demonstrou seu valor na prática. A 3ª geração do revolucionário ABA foi disponibilizada em 2012. Desde seu lançamento no mercado, mais de 66.000 caminhões pesados receberam essa tecnologia de frenagem emergencial.

O trabalho de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks não para por aí: o "Blind Spot Assist" (assistência para ponto cego) e o "Highway Pilot" (piloto automático para estradas) são as inovações mais recentes. Com o "Blind Spot Assist", os engenheiros da Daimler previram uma significativa redução em acidentes graves que podem ocorrer quando os veículos estão fazendo curvas. O assistente eletrônico atua como se fosse um par de olhos extras para o motorista. Já o "Highway Pilot" representa um primeiro passo decisivo rumo à condução autônoma de caminhões. 

A segurança sempre foi parte integrante da estratégia corporativa da Daimler – sua visão de futuro é a condução livre de acidentes. E o trabalho continua sem descanso rumo a esse objetivo.

Do N1 de 1926 ao "Safety Truck"


Na "Retro Classics", os modelos em exposição demonstram a tradição de longa data da Divisão de Caminhões da Daimler AG, líder global nos segmentos de veículos comerciais leves, médios e pesados, como também veículos para aplicações especiais, como o Unimog.

A jornada ao longo do tempo começa com o modelo que leva o conciso nome de “N1”. Este caminhão de 1,5 tonelada, construído em 1926, conseguia transportar uma carga útil que uma Sprinter assume hoje em dia. Em termos de segurança do veículo, o sistema de freios exibido na feira, que hoje parece arcaico, mostra que ainda havia um caminho muito longo à frente no desenvolvimento tecnológico. Em contraste, o Actros 1863 “Safety Truck” demonstra o que está disponível agora de série, especialmente em termos de segurança ativa do veículo.

Algumas tecnologias de segurança desenvolvidas pela Daimler ao longo dos anos conseguiram influenciar a legislação. Um exemplo bem recente é o requerimento da União Europeia para instalação do ABA e do "Lane Keeping Assist” (sistema de orientação de faixa de rolagem) nos caminhões e ônibus que fossem registrados a partir de novembro de  2015. 

Este dois sistemas já estão disponíveis em veículos da Daimler: o ABA há dez anos e o “Lane Keeping Assist” por 16 anos, primeiro nos caminhões e depois nos ônibus rodoviários. Outro exemplo: desde o outono de 2014, o programa eletrônico de estabilidade "ESP" virou exigência obrigatória para vans licenciadas recentemente. Porém, o “ESP” já era equipamento de série na Mercedes-Benz Sprinter desde 2002. 

Imprensa Mercedes-Benz do Brasil
Valter Oliveira
valter_barbosa.oliveira@daimler.com
11 4173-7324

www.mercedes-benz.com.br.

ALTA RODA.
Por Fernando Calmon.

VISÃO CENTENÁRIA.

O grupo restrito de fabricantes de veículos que estão no mercado há 100 anos ou mais, de forma contínua, aumentou neste mês de março com a entrada da BMW. Este clube, em ordem alfabética, é formado por Alfa Romeo, Aston Martin, Audi, Buick, Cadillac, Chevrolet, Dodge, Fiat, Ford, Lancia, Mercedes-Benz, Maserati, Opel, Peugeot, Renault, Rolls-Royce, Skoda e Vauxhall. A seleção da Coluna tem critérios próprios, pois considera marcas que apresentaram desde o início algum vínculo com a mobilidade.

Vauxhall, por exemplo, começou fabricando bicicletas. Maserati, fundada apenas como oficina, só produziu carros de competição, antes de seu primeiro modelo para as ruas em 1946. A própria BMW iniciou com motores de avião e apenas em 1929 lançou o primeiro automóvel. A Audi, como marca, teria menos de 100 anos por outras referências.

A empresa alemã fundada em Munique, em 7 de março de 1916, mostra uma história bem curiosa. Especialista desde o início em automóveis caros sofreu bastante após a II Guerra Mundial em uma Alemanha arrasada que se erguia aos poucos nos anos 1950. Para sobreviver, em 1957 passou a fabricar o minúsculo Isetta, sob licença dos italianos da Iso, o mesmo modelo em formato ovalar e de uma única porta produzido no Brasil a partir de 1956 pela Romi.

O preço era acessível, mas não sustentava a marca BMW, nem a divisão de motocicletas. Procurou, assim, a próspera Daimler-Benz, fabricante também de caminhões e ônibus, veículos essenciais para reconstrução da Alemanha e do restante da Europa. Organizou-se uma assembleia de acionistas em que a família Quandt, dona da BMW, ofereceu ao concorrente a venda do controle.

Aprovado o negócio, faltava redigir a ata e colher as assinaturas, naquele tempo um processo lento. Mas Herbert Quandt resolveu pensar melhor e em 1959 desistiu do negócio. Conseguiu levantar capitais para sanear as finanças e lançou um modelo pequeno próprio, o BMW 700. Depois se seguiu uma trajetória surpreendente. O grupo é dono da Rolls-Royce, da MINI e da submarca “i” de elétricos e híbridos plugáveis em tomadas. Chegou à liderança do mercado mundial de veículos premium em 2014.

Para comemorar o centenário a marca apresentou o carro-conceito BMW Vision Next 100, visando ao futuro da mobilidade. É um cupê-sedã de linhas esportivas, adaptável ao que vier em termos de tecnologia. No modo Boost pode ser conduzido pelo motorista ou de forma totalmente autônoma. Há um segundo modo, Easy. Este reconfigura o habitáculo ao recolher volante, console central, encostos de cabeça e painéis das portas para que motorista e passageiro fiquem sentados frente a frente, sem nenhuma preocupação até chegar ao destino.

A empresa sabe que o modelo de negócio do automóvel irá mudar drasticamente na medida em que inteligência artificial, conectividade e internet das coisas, entre outros avanços, tomarem conta da indústria da mobilidade. Como disse Klaus Froehlich, membro do conselho de pesquisa e desenvolvimento, em entrevista à Reuters, no Salão de Genebra:

“Hoje temos 20% de nossos engenheiros e parceiros trabalhando em softwares. Chegaremos a 50% para depender menos de serviços de internet de terceiros”.

RODA VIVA

IMPORTADOS de todas as origens alcançaram apenas 14,8% de participação nos emplacamentos totais no mês passado. Não se via porcentual tão baixo desde 2009. Desvalorização do real, por outro lado, movimenta exportações. Hyundai começou a vender o HB20 para o Paraguai e ampliará para outros países. Plano original dos sul-coreanos era limitar-se ao Brasil.

MOTOR turboflex TSI do up! se aproxima de 30% das vendas totais do subcompacto da Volkswagen. Isso mesmo ao se considerar seu preço superior às versões comuns. Rumores dão conta de que o Ka também receberá motor de 1 litro turbo (EcoBoost), mas aparentemente a produção não será grande. Algumas fontes indicam que os propulsores virão do exterior.

PICAPE Hilux SRX de cabine dupla e câmbio automático de seis marchas traz no refinamento a explicação pela liderança no segmento, com sete airbags e um belo quadro de instrumentos. Anda bem com o novo motor diesel e está melhor em estabilidade, dirigibilidade (principalmente pela suspensão traseira), desempenho e ruído interno. Capota marítima (opcional) faz falta.

RECEITA Federal pode cobrar, a partir de agora e com efeito retroativo, o IPI sobre carros novos importados por pessoas físicas. A decisão do Supremo Tribunal Federal encerra polêmica sobre o assunto. Vai encarecer bastante o preço final para quem procurava empresas especializadas em trazer modelos de qualquer tipo, em especial de Miami.

INTERNET facilitou a contratação de empresas que se especializaram em atendimento personalizado. Tudo pode ser agendado, de lavagem ecológica a troca de óleo lubrificante em domicílio. Uma delas, em https://easycarros.com/, atende em quatro capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Para quem tem pouco tempo disponível é uma opção.






Fernando Calmon é jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna Alta Roda começou em 1999. É publicada no Coisas de Agora, WebMotors, na Gazeta Mercantil e também em uma rede nacional de 52 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Escreva para o Fernando Calmon: fernando@calmon.jor.br. Siga: www.twitter.com/fernandocalmon.

quinta-feira, 17 de março de 2016

AUTOVIVA É A NOVA CONCESSIONÁRIA IVECO NO ESPÍRITO SANTO.

Incremento na rede é destaque na estratégia da montadora em 2016.

A Iveco amplia sua capacidade de atendimento com a inauguração da nova loja em Cariacica, na região metropolitana de Vitória (ES), realizada nesta quinta-feira, dia 17. A marca firmou parceria com o Grupo Autoviva, que passa a ser o novo representante capixaba da Iveco. Com esse investimento, a Iveco reforça a sua posição no mercado do Sudeste, além do Espírito Santo representar um importante ponto de distribuição e logística que interliga essa região com o Nordeste, possuindo grandes transportadoras, forte comércio atacadista e grupos econômicos que utilizam o transporte de cargas como seu principal modal.

O fortalecimento da rede é uma das ações traçadas pela montadora para atender motoristas e frotistas com agilidade e serviços de qualidade. "Estamos muito felizes e otimistas com o início dessa parceria. O consumidor terá todo o apoio que precisa na compra ou na manutenção de seu veículo", afirma Marco Borba, vice-presidente da Iveco para a América Latina. Atualmente a marca conta com 79 pontos de venda e serviços espalhados pelo país.

Na unidade de Cariacica, que possui área total de 10 mil metros quadrados, a projeção inicial de equipe para a Autoviva é de 70 colaboradores."Investimos cerca de R$ 7 milhões com o objetivo de fazer a Autoviva referência na venda e no pós-venda de veículos comerciais. Temos planos de expansão para os próximos anos", afirma Polyana Valadão, diretora da Autoviva. 

Visite www.iveco.com.br - www.cnhindustrial.com. 

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NGK LEVA FESTIVAL DE INICIAÇÃO ESPORTIVA A ESCOLAS DE MOGI DAS CRUZES.

Um dia inteiro dedicado a conhecer e praticar princípios básicos de cinco modalidades esportivas: atletismo, basquete, ginástica artística, trampolim acrobático e vôlei. Esta é a experiência pela qual vão passar 1.000 crianças e adolescentes de duas escolas da rede estadual de Mogi das Cruzes. Trata-se da primeira edição do Festival de Iniciação Esportiva, cujo objetivo é promover a vivência no esporte, saúde, lazer e cidadania. A ação é realizada pela Liga RMC de Esportes, entidade sem fins lucrativos, com patrocínio da NGK – multinacional japonesa instalada na cidade há 55 anos –, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Nesta sexta-feira, 18 de março, as atividades serão realizadas para 500 alunos da escola E.E. Paulo Ferrari Massaro, no bairro Jundiapeba. No dia 1 de abril, é a vez da Escola E.E. Professor Ilson Gomes, no bairro Jardim Ivete, onde outros 500 estudantes participam da iniciativa. Cada participante receberá um kit com camiseta, boné, medalha, sacolinha, cartilha informativa e lanche.

Para a NGK, esta é uma oportunidade para apoiar mais uma ação de incentivo ao esporte na cidade. “Temos um vínculo muito forte com a comunidade de Mogi das Cruzes, por isso decidimos patrocinar uma ação que estimula os nossos jovens a tomarem gosto pela prática esportiva, além de facilitar o acesso a modalidades menos praticadas no dia-a-dia escolar”, afirma o diretor de Administração e Recursos Humanos da NGK, Jerônimo Yoshitaka Suehiro.

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CONCESSIONÁRIA MAN E VOLKSWAGEN INVESTE EM JUIZ DE FORA - MG.

SUDESTE INVESTE R$ 20 MILHÕES, INAUGURA SEDE E PASSA A VENDER TAMBÉM OS EXTRAPESADOS TGX.


A Sudeste Caminhões e Ônibus comemora 30 anos de atividade com a inauguração de uma nova sede, que contou com investimento de R$ 20 milhões. Localizada em Juiz de Fora (MG), a concessionária Volkswagen Caminhões e Ônibus foi também nomeada MAN e passa, assim, a vender também os extrapesados TGX.

Em novo endereço, a casa triplicou de tamanho: passou de 7 mil m² de área útil na antiga sede para 20 mil m² na atual, o que amplia os boxes para atendimento mecânico, que somam doze. Há ainda quatro postos especialmente dedicados aos serviços de funilaria e pintura.

“Com essas novidades, avançamos em agilidade na prestação de serviços, algo determinante para que o caminhão fique o menor tempo possível em reparo. Queremos também garantir mais conforto ao motorista”, reforça Alcebíades Filho, gerente-geral da Sudeste.

A estrutura de lazer dos motoristas também aumentou: as novas instalações da Sudeste contemplam sala de espera e área de descanso privativa para pernoite, com cama e chuveiro. O acesso também está mais fácil, já que o novo endereço fica na própria rodovia BR 040, de modo que o motorista não precise adentrar na cidade para visitar a Sudeste.

“A parceria com o cliente e a excelência no atendimento são características marcantes da rede de concessionárias MAN Latin America. E investimentos como este corroboram nossos esforços para avançar continuamente e ofertar sempre a melhor estrutura de pós-vendas e serviços”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

Sobre a Sudeste


Fundada há trinta anos, a Sudeste Caminhões e Ônibus está localizada na BR 040, KM 782, sentido Belo Horizonte. A revenda conta com moderna estrutura de vendas, peças e serviços e atende à área da Zona da Mata de Minas Gerais. 

Comunicação MAN Latin America
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MARCOPOLO ENTREGA MAIS 10 ÔNIBUS PARADISO 1800 DOUBLE DECKER NO CHILE.

A Marcopolo fez a entrega de dez ônibus Paradiso 1800 Double Decker (dois pisos) à Gaspar Cikutovic Madariaga (Ciktur), operadora de transporte rodoviário de passageiros do Chile. A aquisição faz parte do processo de renovação de suas frotas de transporte rodoviário com alto padrão de conforto, sofisticação e segurança.


Em 2015, o Chile foi o principal mercado exportador da Marcopolo na América do Sul. De acordo com Ricardo Portolan, gerente de exportação da fabricante brasileira, as empresas chilenas de transporte estão investindo muito na elevação da qualidade dos serviços com ônibus de dois andares. “A Ciktur tem perfil inovador e sempre investe em veículos de última geração. Além de optar por uma configuração com duas classes de serviço (poltronas leito e semileito), outro diferencial desses dez ônibus Paradiso 1800 DD é que estão sendo montados sobre chassis MAN importados da Alemanha pelo cliente”, explica o executivo.

Ideal para o transporte em viagens de médias e grandes distâncias, o modelo Paradiso 1800 DD, com chassi MAN 26480 Euro 5, apresenta baixo custo operacional e extrema robustez. Com capacidade para 60 passageiros, o veículo possui 48 poltronas semileito com descansa-pés/pernas no piso superior e doze poltronas leito, no piso inferior, com revestimento de couro e equipadas com monitor e sistemas de áudio e vídeo individuais.

O salão de passageiros do piso superior conta ainda com três monitores rebatíveis de 15 polegadas e um monitor de 22 polegadas, sistema audiovisual com rádio e DVD e plugs para fone de ouvido nos porta-pacotes. O Paradiso 1800 possui parede de separação com porta deslizante, banheiro, itinerário eletrônico, cintos de segurança retráteis de três pontos, porta-copos e porta-revistas, sistema multiplex e de ar-condicionado, tomadas de energia de 110 V nas fileiras de poltronas e geladeira.

Foto: Gelson Mello da Costa.

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NOVA SAVEIRO CHEGA COM IDENTIDADE PRÓPRIA.


NOVA SAVEIRO CHEGA COM IDENTIDADE PRÓPRIA, MAIS MODERNA, ROBUSTA E COM SISTEMA DE INFOTAINMENT MAIS INOVADOR DO MERCADO.

A Nova Saveiro está chega ao mercado brasileiro com uma identidade visual própria e muito mais inovação tecnológica. A nova picape da Volkswagen traz mais robustez, versatilidade e passa a incorporar os novos sistemas de infotainment Volkswagen App-Connect, os mais modernos e interativos do mercado. O modelo conta ainda com três opções de carroceria (simples, estendida e dupla) e recursos de segurança inéditos na categoria, como ESC (controle eletrônico de estabilidade) e freios ABS off-road. A Nova Saveiro será comercializada a partir de abril nas mais de 600 concessionárias da marca em todo o Brasil.

Novo design com identidade própria


Pela primeira vez ao longo dos 33 anos de história da Saveiro no Brasil, a picape derivada do Gol ganha identidade própria. Com visual totalmente independente do Novo Gol e do Novo Voyage, a Nova Saveiro traz estilo exclusivo, mais moderno, robusto e refinado.

Na parte frontal tudo é novo. O capô, por exemplo, está mais elevado do que o da picape anterior e ganhou duas linhas de estilo inéditas, conectadas com os novos faróis. O conjunto ótico também é inédito e todo o recorte do capô que margeia os faróis é novo. Com a grade maior e mais alta, o logotipo da Volkswagen fica alocado integralmente fora do capô, permitindo que a linha que delineia o capô seja totalmente horizontal e precisa.

O para-choque dianteiro também é diferente do utilizado no Novo Gol e no Novo Voyage. Agora, conforme a versão, o para-choque da Nova Saveiro traz dois frisos cromados que cruzam a grade e têm ligação direta com os faróis. A entrada de ar na parte inferior do para-choque também cresceu e traz linhas mais geométricas, bem definidas e de aspecto esportivo.

Painel completamente novo


A Nova Saveiro chega para ser referência em termos de conforto e de design interior, com um painel novo e muito mais moderno. O novo volante multifuncional, semelhante ao do Golf, confere ainda mais requinte e sofisticação ao interior da picape. Todas as linhas que determinam o painel foram valorizadas e estão mais horizontais, a exemplo da faixa inferior que percorre o painel de um lado a outro. Há também uma atenção especial às saídas de ar-condicionado, que contam com um formato angulado muito elegante e funcional, típico de veículos de alto padrão. O instrumento combinado também é inteiramente novo e ganhou iluminação de LEDs em branco.

Novo sistema de infotainment App-Connect


A nova picape da Volkswagen agora adota o que existe de mais inovador em sistemas de informação e entretenimento no mercado brasileiro. A Nova Saveiro oferece o modelo mais tecnológico e conectado do segmento de picapes, uma tecnologia global presente também no Novo Passat. Inovador, o sistema App-Connect permite o espelhamento de smartphone na tela sensível ao toque (touchscreen) com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. Os sistemas de infotainment têm telas coloridas de alta definição com 6,33 polegadas, que proporcionam excelente visualização e interatividade, além de leitura de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. E mais: é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, que é enviada em formato SMS. O App-Connect permite ainda parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente.

Motor 1.6 Total Flex de 120 cv


A Nova Saveiro Cross, oferecida nas carrocerias estendida e dupla, é equipada com o motor 1.6 MSI. Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o novo propulsor conta com quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro) e utiliza o sistema de partida a frio que dispensa o tanque auxiliar para gasolina. Com a tecnologia Total Flex, o novo motor é capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 120 cv (88 kW) a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv (81 kW) à mesma rotação, com gasolina (E22). O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm.

Motor 1.6 Total Flex de 104 cv – A nova versão Robust e as versões Trendline e Highline da Nova Saveiro vêm equipadas com o consagrado motor 1.6 Total Flex, de até 104 cv (etanol). O motor 1.6 Total Flex é conhecido por sua robustez e eficiência energética. Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do motor 1.6l é de 104 cv (76 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm. Quando está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 101 cv (74 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm (151 Nm) a 2.500 rpm.

Mais robustez com suspensão elevada e novos pneus - Alterações no conjunto de suspensões e a adoção de novos pneus deixaram a Nova Saveiro mais alta em relação ao solo, fazendo com que a picape ofereça a robustez de um veículo de carga com a dirigibilidade de um automóvel de passageiro. A suspensão dianteira independente, tipo McPherson, é formada por molas helicoidais com barra estabilizadora, desenhada para um carro de passeio. Já o sistema traseiro é formado por um eixo interdependente com braços longitudinais e molas “super progressivas”, que conferem excelente estabilidade e conforto em qualquer condição de uso. Na versão Cross, a suspensão traseira ainda conta com barra estabilizadora.

Nova versão Robust


Voltada ao trabalho, a Nova Saveiro Robust está disponível em cabine simples e traz de série protetor de caçamba, banco do motorista com ajuste de altura, indicador de troca de marcha, para-sol com espelho para motorista e passageiro, barra para apoio de carga no teto e rodas de aço de 15 polegadas com pneus 205/60 R15, entre outros itens. Entre os opcionais disponíveis estão vidros e trava elétricos, chave tipo “canivete”, sistema de som com rádio AM/FM, CD –player, Bluetooth, mp3 player e entradas USB e Aux-in, além de terceira luz de freio, santantônio com grade de proteção da janela traseira e iluminação da caçamba.

Quatro versões, três carrocerias


Além da nova versão Robust, a Nova Saveiro também está disponível nas versões Trendline (simples, estendida ou dupla), Highline (dupla) e Cross (estendida ou dupla). A versão intermediária Trendline conta, de série, com equipamentos como direção hidráulica, vidros com acionamento elétrico e travamento central. Como opcional a Saveiro Trendline oferece ar-condicionado, sistema de infotainment “Media” (que já conta com as funções básicas de conectividade, tais como Bluetooth com função streaming de áudio, entradas USB/ AUX-IN e para cartões de memória do tipo SD-card) e suporte para celular. Também são opcionais o sistema ‘Composition Touch”, volante multifuncional com comandos do sistema de som, suporte para celular, Park Pilot (sensor de estacionamento), faróis e lanterna de neblina, capota marítima, janela traseira corrediça (cabines simples e estendida), coluna de direção ajustável em altura e distância e rodas de liga leve de 15 polegadas “Basalto”, entre outros itens.

Versão topo de linha Highline


A versão Highline se diferencia externamente pelo friso lateral cromado. Além dos recursos oferecidos para a versão Trendline, a Saveiro Highline Cabine Dupla traz ar-condicionado, faróis e lanterna de neblina, chave tipo “canivete” com controle remoto, coluna de direção ajustável em altura e distância, espelhos retrovisores com ajustes elétricos, alarme Keyless, volante multifuncional (com controles do sistema de som e de telefonia), rodas de aço de 15 polegadas com pneus 205/60 R15 e calotas “Calcário” e sistema de infotainment “Media Plus”. Como opcionais há o suporte para celular, banco de couro sintético (“Native”), capota marítima, rodas de liga leve de 15 polegadas “Basalto”, tapetes de carpete, Park Pilot (sensor de estacionamento traseiro), sistema de infotainment Composition Touch ou Discover Media.

Versão aventureira Cross


A versão Cross da Nova Saveiro é equipada com o novo motor 1.6l MSI de até 120 cv e traz, além de todos os itens da configuração Highline, volante multifuncional revestido de couro, coluna de direção ajustável em altura e distância, exclusiva rodas de liga leve de 15 polegadas “Cherte” (com pneus 205/60 R15) e faróis com a função Coming & Leaving Home. A versão Cross incorpora de série o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). Como opcionais, a Nova Saveiro Cross oferece suporte para celular, módulo navegação (Discover Media), pneus 205/60 R15 All Terrain (off-road), espelho retrovisor interno eletrocrômico (anti-ofuscante), controlador eletrônico de velocidade, sensores crepuscular e de chuva, revestimento dos bancos em couro sintético Native e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros “Park Pilot”, entre outros itens.



O melhor sistema de freios entre as picapes compactas

A Saveiro Cross conta com freios a disco nas quatro rodas com 280 mm de diâmetro na dianteira e 232 mm de diâmetro na traseira. Além de ser eficiente, esse sistema confere mais conforto ao motorista, uma vez que os freios demandam menos força para realizar a mesma desaceleração. Isso sem falar que os freios da Saveiro têm melhor comportamento térmico (maior resistência ao fading, ou seja, perda de eficiência causada por aquecimento) do que os demais sistemas utilizados no mercado.

A picape mais segura da categoria (ESC, ABS, ASR, EDS, HHC, HDC) – A Saveiro Cross incorpora de série o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade. Além do ESC, a Nova Saveiro conta com ABS off-road, recurso exclusivo que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nessas condições de piso “solto”. O BAS busca a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem. O ASR (controle de tração) auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência e o EDS (bloqueio eletrônico do diferencial) aciona o freio da roda com menor tração, proporcionando melhor eficiência à saída do veículo em pisos de baixa aderência. Também exclusivos, o HHC é o controle de assistência de partida em rampa e o HDC é o controle de descida, que, em baixa velocidade, aciona os freios automaticamente, com mais segurança e controle.

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