segunda-feira, 24 de junho de 2024

MINI COUNTRYMAN SE COM MOTOR 100% ELÉTRICO CHEGA AO BRASIL

Primeiro integrante da nova geração de modelos MINI chega com a missão de reposicionar a marca de acordo com a nova estratégia global

O lançamento de uma nova geração é sempre um momento impactante para uma marca lendária como a MINI. O novo MINI Countryman SE ALL4, contudo, vai além e carrega um simbolismo ainda maior. O modelo marca o primeiro passo da MINI rumo ao seu futuro. Disponível em duas versões - ambas com motorização elétrica -, visual externo e interno completamente renovados, e repleto de tecnologia, o novo Countryman também é responsável por reposicionar a MINI em um novo patamar no mercado brasileiro, seguindo a estratégia global da empresa, o que já vem sendo adotada em outros países.

Desenho carismático e diferenciado

Visualmente, o novo MINI Countryman está mais imponente. O modelo cresceu significativamente em relação a sua geração anterior e agora mede 4,43 m de comprimento (13,6 centímetros maior que a geração anterior), 1,84 m de largura (nesta medida são 2 centímetros maior que geração anterior), 1,64m de altura (ante 1,57 m) e 2,69 m de entre-eixos (2 centímetros maior se comparado ao anterior). Como resultado, o atual maior modelo MINI oferece ainda mais espaço para seus ocupantes.

Na prática, motorista e o passageiro dos bancos dianteiros ganham quase três centímetros de largura adicional nos ombros e cotovelos. Os bancos traseiros também aumentaram a largura dos ombros em 2,5 centímetros. Para bagagem, o porta-malas passa a ter 460 litros de capacidade (55 litros a mais que a geração anterior). Com os bancos rebatidos a capacidade é de 1.450 litros.

O design imponente é logo visível na dianteira. Os faróis, totalmente de LED, perdem a aparência arredondada e ganham vincos, dando um olhar mais esportivo e atraente ao modelo. Grade, capô, parachoque e paralamas têm desenho marcante e dão um tom também elegante ao modelo.

As rodas têm 18 ou 20 polegadas e variam de acordo com a versão. Ambas possuem design inédito e são aerodinamicamente otimizadas, reforçando o caráter esportivo e eficiente do MINI Countryman. Ainda na lateral, o design elegante da coluna C com o logotipo ALL4, em referência ao modelo, apoia a linha do teto na traseira do veículo e faz com que o modelo pareça mais curto. A traseira tem linhas limpas, para-choque com design robusto e ostenta lanternas em LED em posição vertical.

Forma e função caminham lado a lado no novo Countryman. Além de belo, o modelo teve sua aerodinâmica aprimorada em túnel de vento para melhorar sua eficiência para cortar o vento. O resultado é um valor impressionante de 0,26 cx para o MINI Countryman totalmente elétrico – em comparação com 0,31 cx no modelo antecessor.

Modernidade, sustentabilidade e tradição no interior

Referência quando o assunto é um cockpit cativante, a MINI se inspirou em suas origens com interior ergonômico e uso inteligente de espaço. Por dentro, o modelo tem como principal destaque um enorme display redondo de 240 mm de diâmetro, posicionado ao centro no painel, praticamente uma releitura dos modelos MINI que reuniam todas as informações em um só lugar. A tela OLED tem altíssima resolução e é a mesma utilizada nos smartphones mais modernos à venda no mercado.

Compatível com Apple Car Play e Android Auto sem fio, ela é responsável por reunir todas as informações do veículo, desde o painel de instrumentos até os sistemas de assistência ao motorista e entretenimento. Equipada com o novo MINI Operating System 9, todas as funções do veículo podem ser operadas intuitivamente através do toque ou do assistente de voz. Há ainda animações divertidas para entreter os ocupantes, como a possibilidade de ser um DJ movimentando os discos das carrapetas. O sistema de som da versão topo de linha é assinado pela Harman-Kardon.

O MINI Experience Modes proporciona experiências de condução envolventes, além de elementos gráficos específicos no display OLED. Os fãs do MINI podem experimentar um visual completamente distinto em todo o interior do modelo através de gráficos de iluminação especiais em diferentes cores e padrões que estão por dentro do painel e superfícies. Além disso, os novos MINI Driving Sounds criam um ambiente único e futurista para os ocupantes, mudando o som emitido nas acelerações de acordo com o modo de condução selecionado.

O design minimalista fica evidente do cockpit em uma barra de controle, posicionada logo abaixo da tela. Ela reúne quase todos os controles físicos necessários para o funcionamento do carro, incluindo as funções do câmbio. Isto elimina a necessidade do seletor de marcha e cria espaço no console central para porta-objetos. Por exemplo, os smartphones podem ser armazenados um grande compartimento e carregados sem fios ao mesmo tempo.

Outro destaque do interior está nos materiais utilizados. O painel e forros de porta utilizam materiais reciclados da indústria têxtil em dois tons, tornando o cockpit exclusivo, diferenciado e sustentável. Até mesmo o volante conta com uma peça de poliéster reciclado no seu raio inferior. A utilização desses materiais de alta qualidade e sustentáveis em detrimento aos materiais tradicionais reduz significativamente as emissões de CO2 ao longo da cadeia de valor e utiliza menos água na produção do que o algodão.

DNA esportivo movido a eletricidade

Dois motores elétricos com uma potência total de 306 cv e torque de 494 Nm movem o MINI Countryman SE ALL4 em qualquer terreno. Com esse conjunto o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 180 km/h, limitada eletronicamente. Além do desempenho esportivo nas acelerações, o novo Countryman mantém o DNA Go-Kart Feeling tradicional da marca. Com acerto de suspensão exclusivo, o modelo também contorna trechos sinuosos com maestria e estabilidade.

A bateria tem um conteúdo energético de 66,45 kWh e possibilita até 320 quilômetros de alcance ao novo Countryman, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Com capacidade de carregamento rápido de até 130 kW, pouco menos de 30 minutos são suficientes para carregar a bateria de 10% a 80%.

"Hey MINI!": o primeiro assistente pessoal inteligente MINI

No novo MINI Countryman, inúmeras funções podem ser controladas através do primeiro assistente de voz completo da marca. O Assistente Pessoal Inteligente MINI pode ser ativado com a saudação "Hey MINI" ou usando o botão no volante. A interação controlada por voz ocorre no display OLED redondo na forma de animação de elementos gráficos, tipografia e avatar.

Para a visualização, os usuários têm a opção de escolher entre "MINI" – uma representação estilizada de um MINI – ou opcionalmente "Spike", já familiar a muitos fãs do MINI, um carismático bulldog. A comunicação com este companheiro de viagem virtual é particularmente realista graças ao reconhecimento de voz aprimorado. Para garantir uma comunicação mais tranquila, as palavras são transmitidas instantaneamente e visualizadas no display. Desta forma, é possível controlar a navegação, a telefonia, o entretenimento e inúmeras outras funções do veículo simplesmente pronunciando o comando relevante.

Durante o diálogo com o motorista, o Assistente Pessoal Inteligente MINI aprende continuamente e é capaz de realizar tarefas diárias em rotas repetidas. Com base em dados geográficos, por exemplo, o veículo pode aprender a abrir automaticamente a janela ao entrar num parque de estacionamento, tornando assim as rotinas do dia a dia mais convenientes e pessoais.

O MINI mais tecnológico da história

Sistemas de assistência inéditos no modelo, como o Driving Assistant Plus e o Parking Assistant Plus dão suporte ao motorista. Além do conhecido controle de velocidade adaptativo, o novo Countryman conta com o Steering and Lane Assistant, que oferece suporte ao motorista para se manter dentro da faixa de rodagem. Todas as opções oferecidas pelos sistemas avançados de assistência ao motorista são visualizadas em tempo real por meio do Assisted View no display OLED.

Além das funções de estacionamento automático e do Parking View de 360 ​​graus, o novo MINI Countryman é capaz de identificar possíveis vagas de estacionamento graças a 12 sensores ultrassônicos e quatro câmeras, e também pode iniciar de forma independente procedimentos de estacionamento com vagas restritas.

O modelo também tem compatibilidade com o MINI App. Com ele, é possível ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis, acionar a ventilação do carro ou programar o horário para carregamento. Além disso, com o MINI App é possível verificar o status do carro, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, alcance da bateria, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com concessionários, mensagem de check control, como fluído de freio, e ainda receber notificações a cada atualização remota de software.

Livre de emissões e sustentável

O novo MINI Countryman combina mobilidade elétrica livre de emissões com o mais alto nível possível de compatibilidade ambiental também na produção. Isto inclui a eliminação de todos os elementos decorativos cromados no exterior e no interior, bem como a fabricação das rodas fundidas de liga leve com até 70% de alumínio secundário. Em combinação com o fato de a eletricidade verde ser utilizada para a produção, foi possível reduzir as emissões de CO 2 em comparação com os processos de fabris convencionais. Além disso, não são necessárias terras raras para a produção de motores síncronos eficientes e permanentemente excitados por corrente.

O novo MINI Countryman SE ALL4 está disponível no Brasil em duas versões: Exclusive e Top. Ambas contam 10 opções de cores para a carroceria (Cinza Melting, Vermelho Chili, Verde British, Preto Midnight, Branco Nanuq, Azul Sunset, Azul Blasing, Cinza Legend, Azul Slate e Verde Smokey). Em relação a cor do teto, a versão Exclusive tem 3 opções (branco, preto ou da cor do veículo) e para a versão Top temos ainda uma quarta opção de teto, que é na cor prata. Em relação ao revestimento interior, a versão Exclusive conta com 2 opções (combinação de Vescin e Tecido na cor preto ou na cor cinza), enquanto a versão Top conta com 3 opções de interior (Preto – Vescin Dark Petrol, Marrom – Vescin Vintage Brown e Vescin Beige).

Preços de lançamento
MINI Countryman SE ALL4 Exclusive – R$ 294.990
MINI Countryman SE ALL4 Top – R$ 339.990

BMW Group Brasil
Jeffrey Group

MERCEDES-BENZ LANÇA CHASSI DE ÔNIBUS DEDICADO PARA FRETAMENTO CONTÍNUO

A Mercedes-Benz segue ampliando o seu portfólio de chassis de ônibus para atendimento às demandas dos clientes. Chega ao mercado o modelo OF 1621 com tecnologia BlueTec 6, atendendo à legislação de emissões Proconve P8 (Euro 6). Este modelo é único no mercado desenvolvido especialmente para fretamento contínuo de funcionários de empresas, indústrias e outras demandas corporativas.

Essa novidade para operadores de fretamento será um dos destaques do estande da marca na LatBus 2024. Trata-se do principal evento do setor de ônibus do Brasil e da América Latina, que será realizado, entre os dias 6 e 8 de agosto, em São Paulo, capital.

“O chassi OF 1621, solução exclusiva da nossa marca para o fretamento de funcionários, ganha a versão com tecnologia BlueTec 6, mantendo suas características de eficiência e excelente custo/benefício, agregando ainda os benefícios ambientais derivados da redução de emissões de poluentes locais”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Dessa forma, seguimos oferecendo um produto de excelente custo operacional para os operadores de fretamento de funcionários e agora ainda mais compatível com o meio ambiente e a mobilidade sustentável”.

OF 1621 pode receber carroçarias para até 48 assentos

Com entre-eixos de 5.950 mm e PBT (peso bruto total) de 16,5 toneladas, o OF 1621 pode receber carroçarias de até 12,5 metros de comprimento. Esta configuração permite montagem de até 48 assentos para passageiros, mais o DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que oferece segurança e acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

“Nosso portfólio tradicionalmente já oferece vários modelos de chassis de ônibus para as empresas do segmento. O grande diferencial do exclusivo OF 1621 é que ele foi concebido especificamente para ser o modelo de entrada do segmento de fretamento contínuo a partir de pedidos de clientes que nos solicitaram um ônibus com um custo mais atrativo, sem abrir mão do maior número possível de assentos, permitindo o transporte dos passageiros com distanciamento e segurança”, ressalta Walter Barbosa.

A solução encontrada foi um modelo com balanços dianteiro e traseiro mais curtos e o entre-eixos de 5.950 mm. Com isso, foi possível acomodar os equipamentos como tanque de combustível de 300 litros, tanque de ARLA de 25 litros, bateria de 170 Ah , e preparação para ar condicionado de tal forma que não há necessidade de retrabalhos de corte das longarinas e do cardan para alongamento do chassi. Assim, o OF 1621 diminui os retrabalhos facilitando o acoplamento da carroçaria de forma rápida e fácil, com menor custo de aquisição e melhor custo/benefício para fretamento.

“A Mercedes-Benz é a primeira marca que trouxe para o mercado um veículo completamente dedicado ao serviço de fretamento contínuo”, ressalta Walter Barbosa. “Esse projeto foi realizado em parceria com os encarroçadores, visando a otimização do tempo de encarroçamento e um menor volume de retrabalho pelo implementador. Os clientes também foram ouvidos, contribuindo muito para a assertividade do desenvolvimento desse produto da marca”.

OF 1621 facilita e agiliza o encarroçamento

O modelo OF 1621 da Mercedes-Benz é um chassi que já vem pronto para encarroçamento, assegurando maior rapidez, menor interferência e menor reposicionamento de componentes.

O OF 1621 se caracteriza por balanços dianteiro e traseiro curtos. Na parte dianteira, isso resulta em maior ângulo de entrada e de saída, facilitando o serviço de fretamento contínuo, especialmente por dentro dos bairros. Na traseira, o balanço curto possibilita a instalação de bagageiro passante, permitindo também a acomodação do estepe.

O motor OM 924 LA do OF 1621 é o mesmo do OF 1721, amplamente conhecido no mercado por sua força, robustez e excelente desempenho. Sua potência é de 208 cv a 2.200 rpm, com torque máximo de 780 Nm entre 1.200 a 1.600 rpm. Este motor possui polia com canaleta adicional para acionamento do compressor de ar-condicionado, solução ideal para fretamento.

A esse propulsor junta-se o câmbio Mercedes-Benz G-90 de 6 marchas, igualmente reconhecido por sua eficiência e conforto de dirigibilidade. A harmonia do trem-de-força é assegurada pelos eixos dianteiro e traseiro da própria marca.

A suspensão do OF 1621 é metálica, com feixe de molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora, tanto na dianteira, quanto na traseira.

O freio de serviço é do tipo tambor, com ar comprimido de dois circuitos. Também vem equipado com freio-motor, exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake, sistema anti-travamento de rodas ABS, auxilio de partida em rampa, tomada para sistema de gerenciamento de frota FMS, freio de parada ativado pela abertura de portas e ESP (controle eletrônico de estabilidade).

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

BUSSCAR EXPORTA ÔNIBUS PARA O URUGUAI

Agencia Central, com sede em Montevidéu, adquiriu dois Vissta Buss DD e um Vissta Buss 360

A empresa de transportes Agencia Central, com sede em Montevidéu, no Uruguai, adquiriu novos ônibus com carrocerias Busscar. Foram exportados, em junho, dois Vissta Buss DD com chassi Scania K410C B8x2 e um Vissta Buss 360 com chassi Scania K410C B6x2.

Os ônibus Vissta Buss DD possuem câmbio automático, wi-fi, ar-condicionado, aparelho multimídia touchscreen e bebedouros elétricos em ambos os salões. O piso superior dispõe de 48 poltronas Class Superpullman com apoio para braços e apoio de pés com balancim.

O salão inferior conta com 12 poltronas Class Leito com encosto para braços, pernas e pés. O veículo possui sanitário no salão inferior e tomadas USB em todos os assentos.

Já o modelo Vissta Buss 360 possui em sua configuração 50 poltronas Class Superpullman revestidas em viscoelástico, com cinto de segurança de três pontos retrátil e tomada USB. O veículo é equipado com sanitário, ar-condicionado, conservadora e bebedouro elétrico no final do corredor.

Central multimídia, sistema de monitoramento DVR, sensor de estacionamento e câmera de ré são alguns dos equipamentos eletrônicos que compõem o ônibus.

Busscar

MACROBUS, CONCESSIONÁRIA VOLARE, INAUGURA NOVA UNIDADE EM MANAUS

Concessionária é uma das maiores da marca em todo o País

A Macrobus, inaugura sua nova unidade, uma das nossas maiores concessionárias Volare em questão estrutural   do Brasil, na cidade de Manaus, no Estado do Amazonas. A nova instalação, localizada na Av. Torquato Tapajós, 10.910 lote 2, no bairro Santa Etelvina, possui amplo espaço e estrutura para o atendimento dos clientes, com área total de 9.610 m² e área construída de 2.200m².

“A nova sede vai permitir oferecer um serviço ainda mais qualificado, com maior comodidade e eficiência para os nossos clientes. A unidade da Macrobus em Manaus iniciou suas atividades a quase sete anos, e desde então tem se destacado no mercado por meio de inovações e crescimento constante, atuando como líderes nos mercados do Amazonas e Roraima”, destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno & Marketing da Marcopolo.

Segundo ele, a nova loja foi constituída para ser referência e modelo no segmento, com o que há de mais moderno. “Desde o showroom, com design diferenciado e convidativo, até a oficina completa, com ferramentas modernas e equipe treinada para execução dos serviços de alta performance, tudo proporciona um ambiente agradável e saudável para se trabalhar”, enfatiza Ricardo.

A nova unidade da Macrobus possui instalações de oficina e assistência técnica, com o que existe de mais avançado para manutenção e reparos mecânicos, com boxes para atendimento diário de 20 veículos. Conta com 22 funcionários para atendimento e prestação de serviços e demais necessidades dos clientes, com agilidade e preço competitivo.

A Macrobus iniciou suas atividades no dia 24 de julho de 2017 quando assumiu a bandeira da marca Volare no mercado de Manaus, contando também com um ponto de atendimento em Roraima. Ao longo desses sete anos, já comercializou mais de 989 micro-ônibus da marca, e alcançou participação de mercado nestes anos uma média de 62,9%, sendo que no ano de 2023 atingiu 83% de Market Share, no Estado do Amazonas. Manaus está entre as Top 5 cidades do Brasil que mais vendem Volare.

Volare
Secco Consultoria de Comunicação

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS ENTREGA MAIS 20 CAMINHÕES AGRONOMOUS PARA A VAMOS

A VAMOS, líder em locação e venda de caminhões, máquinas e equipamentos e com ampla rede de concessionárias de novos e seminovos, amplia pela segunda vez sua frota com a aquisição de 20 caminhões Agronomous VW Constellation 31.280 8x4 para locações no agronegócio.

Após testes em empresas parceiras, a Volkswagen Caminhões e Ônibus implementou melhorias significativas em seus veículos. Novo eixo dianteiro, refrigeração da cabine e maior estabilidade na suspensão metálica, os caminhões Agronomous VW garantem maior durabilidade e disponibilidade, mantendo o conforto e segurança do operador. As melhorias também reduzem o custo de manutenção para o usuário.

“Para a VWCO é uma satisfação vermos a VAMOS adquirindo pela segunda vez os caminhões Agronomous VW. Isso representa não apenas uma parceira para o avanço tecnológico de nossos produtos, mas também confiança e compromisso para o desenvolvimento de novas soluções para o agronegócio”, comenta Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Totalmente desenvolvido e testado no Brasil, o Agronomous VW Constellation 31.280 8x4 conta com direção eletricamente assistida, que faz a interface com toda a tecnologia embarcada. Além da caixa de direção com assistência elétrica, o veículo está equipado com um avançado sistema de geoposicionamento em tempo real (Real Time Kinematic ou RTK) e do GS PRO, que identifica sua posição e segue a rota pré-programada, com precisão de 2,5 cm e com variações mínimas, impossíveis de se atingir na condução humana.

“Essa aquisição reforça nosso compromisso com a inovação e a eficiência das nossas operações no agronegócio. Os caminhões Agronomous da Volkswagen oferecem tecnologia de ponta e proporcionam um salto significativo em termos de produtividade e redução de custos operacionais para nossos clientes”, afirma Gustavo Couto, CEO da VAMOS.

Produto robusto

Robustez é sinônimo do Agronomous VW Constellation 31.280 8x4. Os eixos dianteiros contam com capacidade técnica de 8 toneladas, aliados a eixos traseiros de 13 toneladas com redução no cubo, e totalizam um Peso Bruto Total (PBT) de 42 toneladas, contando ainda com pneus de alta flutuação que reduzem a compactação do solo e aumentam a tração. Eixos de bitola larga de 3 metros, aliados à suspensão reforçada e ajustados para este tipo de operação, asseguram maior estabilidade lateral do veículo em todas as condições.

O sistema de tração 8x4, somado ao consagrado motor D08 de 280 cv com transmissão automatizada e sem a necessidade de utilização do ARLA, garante alto desempenho em qualquer terreno, além de conferir maior conforto ao motorista, disponibilidade e durabilidade dos componentes do sistema de trem de força.

Com o kit canavieiro, o modelo traz diversos itens que adaptam o caminhão à operação no segmento sucroalcooleiro, como grade de proteção frontal “quebra mato”; escapamento vertical, pré-filtro agrícola, proteção inferior do radiador “peito de aço”; protetor de alternador contra palha; protetor térmico das tubulações do sistema pneumático (freio), tela de proteção do radiador, pontos de ar para limpeza da cabine e da grade frontal e chicote elétrico com proteção robusta e tomada de força, entre outros.

Fábrica de Soluções

Após a compra dos caminhões, eles serão encaminhados para a BMB, empresa da VAMOS responsável pelas soluções dos caminhões Volkswagen, para que passem pelas alterações necessárias, como a implantação da bitola, e fiquem prontos para operarem no ramo de transbordo. Todo o processo de modificação é realizado pela BMB e dura em torno de 15 dias para cada caminhão, sendo possível modificar entre 4 e 5 caminhões por vez.

Após a conclusão das modificações, os veículos serão encaminhados para a locação pela Vamos. Dessa forma, a empresa assegura que os caminhões estejam adequados às necessidades específicas do setor agropecuário, garantindo eficiência e qualidade nos veículos e serviços prestados.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

GWM BRASIL INOVA O PÓS-VENDA COM ESTRATÉGIA DE PREÇO ÚNICO PARA PEÇAS

Iniciativa inédita no mercado automotivo vale para qualquer região do País

A GWM Brasil inova mais uma vez com uma iniciativa inédita no mercado automotivo nacional: a implementação de uma política de preço único para peças de reposição válida para todo o território brasileiro. Esta medida visa garantir transparência e confiança aos clientes, além de promover a excelência no atendimento pós-venda.

Diferentemente do que é adotado hoje no setor automotivo, a GWM Brasil estabeleceu uma série de ações que, combinadas, levam suas concessionárias a praticar o mesmo preço de peças, independentemente da cidade, do estoque ou do volume de negócios de cada concessionária. Atualmente a rede GWM é formada por 70 pontos de venda no Brasil inteiro, sendo 23 lojas de shopping e 47 concessionárias plenas.

Entre as ações implementadas, estão o tabelamento de todas suas peças de reposição e o controle rigoroso das notas fiscais de saída das concessionárias, confrontando os valores de venda com os da tabela. Outro item fundamental dessa estratégia de preço único de peças é o que estipula que as concessionárias que seguirem os valores determinados serão premiadas financeiramente, de forma a assegurar a aplicação da tabela da GWM em todo o território brasileiro.

"O cliente da GWM não precisa se preocupar em fazer cotação de peças em diferentes concessionárias da nossa rede para encontrar o melhor preço, pois trabalhamos com preços únicos em qualquer região do País", destaca Daniel Conte, Diretor de Pós-Venda da GWM Brasil.

Mais de 500 mil peças e nível de atendimento de 98%

Atualmente, a autotech possui um estoque de 523 mil peças, distribuídas em mais de 4.100 posições pallet, armazenadas em um moderno Centro de Armazenamento e Distribuição de Peças em Cajamar, na Grande São Paulo, em parceria com o provedor logístico DSV.

Esse estoque é suficiente para atender a demanda de todas as concessionárias da marca no Brasil por até nove meses. Esse grande volume de componentes garante ainda disponibilidade de 96% das peças da linha Haval e 97% da linha ORA, superando a média nacional que varia entre 93% e 95%. A linha Haval oferece 2.200 tipos diferentes de peças, enquanto a linha ORA dispõe de 1.500 tipos, algumas comuns a ambos os veículos.

Além de componentes de alto giro, como os de revisão e manutenção periódica, também estão disponíveis no Centro de Cajamar itens de baixo giro, como baterias de alta voltagem de todos os modelos híbridos e elétricos, peças de funilaria como portas, para-choques ou capô, e até módulos eletrônicos.

Outro diferencial da GWM está no nível de atendimento de pedidos de 98%, referente ao mês de maio. Ou seja, de cada 100 pedidos de peças feitos pelas concessionárias, 98 são atendidos prontamente, também acima da média do mercado brasileiro, que varia entre 90% e 95%.

“O pós-venda sempre foi um dos pilares estratégicos para o sucesso da GWM no Brasil. Por isso, o abastecimento de peças é de importância fundamental para a empresa”, acrescenta Conte.

Por ser modular, o estoque pode ser ampliado de acordo com a demanda. E mais: ele oferece flexibilidade no processo logístico. “Em outras palavras, conseguimos atender tanto a reposição padrão das peças como pedidos emergenciais que possam surgir, em um prazo bem reduzido”, enfatiza Thiago Potenza, Diretor de Planejamento de Vendas, Importação e Logística da GWM Brasil.

80 profissionais gerenciam 63 armazéns

A localização estratégica do centro em Cajamar, próxima à cidade de São Paulo, ao porto de Santos e aos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, facilita a rápida distribuição das peças importadas da China para todo o Brasil, utilizando transporte terrestre e aéreo. “E para a cidade de São Paulo, a entrega das peças também é feita com caminhões elétricos, com zero emissão de poluentes”, lembra Potenza.

Há um ano, o centro de distribuição contava com 85 posições pallet e 50 mil peças. Hoje, uma equipe dedicada de 80 profissionais gerenciam um total de 63 armazéns de peças, sendo 2 na China, 45 nas concessionárias e 15 nos fornecedores, além do próprio Centro de Cajamar.

Esse time de profissionais altamente treinados não só controla o abastecimento diário dos componentes, mas também trabalha na prevenção de falta de peças, no monitoramento dos serviços programados de reparo e manutenção e no tamanho dos estoques em cada concessionária e no Centro de Cajamar.

Os sistemas são todos integrados, possibilitando avaliar a disponibilidade das peças em tempo real, fazer orçamentos instantâneos e rastrear os pedidos até sua chegada à concessionária.

Controle para evitar a “empurrometria”

Também faz parte da estratégia de distribuição de peças da GWM o controle permanente dos estoques das concessionárias para prevenir a conhecida prática de substituir peças que o veículo não precisa. Nesse caso, a oficina autorizada oferece ao cliente serviços desnecessários ou que estão fora do plano de manutenção de fábrica, procedimento conhecido popularmente no mercado como “empurrometria”.

Para evitar essa prática, há dois processos simultâneos dentro da GWM: o acompanhamento permanente da previsão de demanda de peças e a reposição do estoque no conceito just-in-time, sistema em que para cada peça que for vendida pela concessionária, outra é imediatamente reposta no estoque. Tudo isso sem a tradicional política de premiar a concessionária que atingir a meta mensal de compra de peças. Ou seja, o estabelecimento repõe as peças apenas seguindo a demanda natural dos serviços realizados pela oficina, não por uma imposição da montadora.

GWMMaior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

CASE IH EXPANDE SEU PROJETO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA O ESTADO DE SÃO PAULO

A Case IH anuncia a expansão do seu projeto de capacitação profissional para as cidades paulistas de Tarumã e Ribeirão Preto. Por meio de parcerias, a marca da CNH irá oferecer mais de 1.400 capacitações em cursos e formações técnicas em manutenção de máquinas, além de especializações em Agricultura Digital e vagas para o programa de aprendizagem técnica Jovem Aprendiz.

“A Agricultura Digital tem avançado de forma cada vez mais rápida no campo e a Case IH, como marca líder em Agricultura Digital, encara como missão preparar os agricultores e o mercado de trabalho, pois sabemos da dificuldade de mão de obra, especialmente a mais especializada”, comenta Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para a América Latina.

A Case IH, que sempre atuou na capacitação de seus clientes, deu o primeiro passo para expandir o projeto para toda a sociedade no fim de 2022, quando a marca fez uma parceria com o Senai e o Senar de Mato Grosso. Só em 2023, foram disponibilizadas quase duas mil certificações em diversas cidades mato-grossenses.

Agora o projeto Formação de Alta Performance segue para São Paulo, estado que a marca possui duas importantes fábricas, em Sorocaba e Piracicaba, que são responsáveis pela produção global, respectivamente, de uma linha de colheitadeiras de grãos e da linha completa de colhedoras de cana da marca.

Nessa primeira etapa paulista, a previsão é de formar mais de mil pessoas. “Inicialmente, os cursos serão nas cidades de Tarumã e Ribeirão Preto onde percebemos que há oportunidade para crescimento de profissionais. Para isso, investimos mais de R$ 8 milhões em máquinas, tecnologia e disponibilidade da nossa equipe para formar os instrutores da região”, complementa Gonzalez.

Em Tarumã, cidade da região oeste do São Paulo, o projeto é realizado em parceria com a prefeitura da cidade. Serão oferecidas 40 vagas a cada 18 meses, período de formação para o curso de Técnico em Manutenção de Máquinas Pesadas. O curso é gratuito e será oferecido em um laboratório exclusivo criado pela prefeitura e as aulas ministradas pela ETEC da cidade.

Já em Ribeirão Preto, serão oferecidas três formações distintas, em parceria com o Senai, como os cursos de Técnico em Manutenção de Máquinas Agrícolas e também em Agricultura Digital. Haverá também vagas para Jovem Aprendiz, uma oportunidade para jovens de 14 a 24 anos e que oferece formação teórica e prática, com carteira assinada e duração de dois anos.

“A parceria com entidades tão importantes nos auxilia a ampliar o projeto de formação que já realizamos com nossos clientes por meio da rede de concessionários. Temos planos de levar o projeto de Formação de Alta Performance para todo o país”, finaliza o vice-presidente da Case IH.

A Case IH coloca a tecnologia ao alcance do homem do campo, oferecendo um sistema completo de produtos e serviços capazes de preparar o produtor rural para os desafios do seu dia a dia. Entre as soluções oferecidas pela marca, estão as colheitadeiras de grãos, colhedoras de cana e café, além de tratores com uma ampla faixa de potências, pulverizadores autopropelidos e plantadeiras. Produtos que fazem da marca a melhor opção do plantio à colheita. A Case IH é uma marca da CNH. Mais informações podem ser encontradas no site caseih

Case IH
Rede Comunicação de Resultado

FÁBRICA DE VEÍCULOS OFF-ROAD AMPLIA PRODUÇÃO E OFERTA EMPREGOS

A CFMOTO Brasil, fabricante de veículos off-road, está ampliando sua capacidade produtiva e projeta, com as vendas, crescer até 40% em 2024.

Para atingir a meta, a unidade fabril da empresa, estabelecida no Polo Industrial de Manaus (PIM) em 2019, passou recentemente por modernização e expansão significativa, com o dobro do espaço e com a possibilidade de dobrar a capacidade produtiva, além de um estoque para mais de duas mil unidades.

Desde o início deste processo, já houve um expressivo aumento na produção, segundo Bruno Ricomini, diretor da fábrica em Manaus. “Registramos um crescimento médio de 65% ao ano na produção de veículos em Manaus entre os anos de 2019 até 2023. Agora, a fábrica tem potencial para dobrar a produção de veículos neste ano”, destaca. “Com a ampliação das instalações, estamos aumentando nossa capacidade de produção, o que nos permitirá atender à crescente demanda por nossos veículos e expandir ainda mais nossa presença no mercado nacional”, completa o sócio-diretor do Grupo Unique, Gabriel Maschietto.

Manaus: capacidade para produção e estoque amplo

Além disso, a expansão deve gerar mais empregos, tanto na fábrica quanto em toda a cadeia produtiva. “Acreditamos firmemente em nosso papel de contribuir para o desenvolvimento econômico e social de nossa região e do Brasil como um todo”, diz Maschietto.

Para o diretor comercial do grupo, Ricardo Kasaki, o novo espaço não é apenas um maior, mas também incorpora as mais recentes tecnologias e práticas de fabricação, garantindo maior eficiência, qualidade e sustentabilidade em todo o processo produtivo. “Além disso, sua arquitetura moderna e funcional reflete nossa visão de inovação e progresso”, destaca.

A expansão da CFMOTO também vai ao encontro dos investimentos da marca em marketing por meio de campanhas especiais. Elas envolvem a presença de figuras reconhecidas pelo público, como é o caso da dupla Fernando e Sorocaba, e também do ex-goleiro da Seleção Brasileira, Marcos. A investida tem emprestado a brasilidade dos artistas à montadora. Recentemente, inclusive, Marcos e Sorocaba encabeçaram o anúncio da ampliação da garantia para três anos dos produtos da empresa, ação nunca feita antes por uma marca de veículos off-road no país. Também, recentemente, a montadora fechou mais uma collab: dessa vez, com o perfil BFMS, popular nas redes sociais por falar sobre caminhonetes. Em breve, a equipe da marca irá produzir materiais exclusivos, falando sobre o lifestyle de quadriciclo.

A CFMOTO Brasil faz parte do ecossistema de marcas do Grupo Unique, especializada na produção de veículos off-road, com foco em fornecer produtos de alta qualidade e segurança, além de dispor de um menu completo para crianças e adultos apaixonados pela velocidade e aventura.

O Grupo Unique atua no mercado off-road e tem em seu ecossistema de marcas a Fun Motors e a CFMOTO Brasil. O grupo está presente em todo Brasil por meio das mais de 120 revendas. Conta com mais de cem colaboradores que estão divididos na Fábrica em Manaus, Centro Logístico e Matriz Administrativa em Piracicaba. Seu estoque possui mais de 100 mil peças, garantindo atendimento à demanda nacional.

CFMOTO Brasil
Engenharia de Comunicação

domingo, 23 de junho de 2024

YAMAHA MOTOR DO BRASIL ADERE AO PACTO GLOBAL DA ONU E FORTALECE COMPROMETIMENTO COM ESG

A cooperação com o Senai Amazonas providencia o barco-escola Samaúma para formar a população ribeirinha com curso sobre mecânica de motos

Para fortalecer e conquistar mais avanços em estratégias ESG (sigla em inglês que significa o compromisso com as áreas Ambiental, Social e Governança), a Yamaha Motor do Brasil, pioneira na fabricação de motocicletas no território nacional, aderiu à Rede Brasil do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), iniciativa com o objetivo de engajar empresas com estratégias e operações voltadas para as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

De acordo com Rafael Lourenço, Chefe de Relações Institucionais da Yamaha no Brasil, essa adesão é um marco importante para o grupo. “Assinar esse compromisso, demonstra o quanto estamos comprometidos a nos tornamos uma empresa cada vez mais responsável e sustentável. Participar desse  movimento também é uma forma de atingir nossas metas de forma mais ampla, rigorosa e estratégica, além de nos aproximarmos mais de outras empresas participantes que tenham o mesmo propósito”, explica o executivo.

Metas e conquistas da Yamaha Motor do Brasil

A Yamaha já vem buscando alternativas que possam diminuir o impacto das suas atividades e, desde 2018, o grupo adotou a política de Zero Aterro, ou seja, nenhum resíduo da Yamaha é enviado ao aterro municipal de Manaus, onde estão localizadas suas unidades fabris. Todos os detritos são enviados para destinação ambientalmente adequada.

77% dos resíduos gerados no processo produtivo da Yamaha são destinados à reciclagem, 15% são tratados externamente e 8% incinerados. “Até 2035, pretendemos reciclar 100% dos resíduos e ter efluente zero”, conta Lourenço.

Desde 2004, a Yamaha também possui um SGA (Sistema de Gestão Ambiental). “Na nossa política de proteção e prevenção, realizamos monitoramentos ambientais e o gerenciamento dos resíduos provenientes do nosso processo”, diz o executivo. “Consideramos o gerenciamento dos resíduos uma atividade estratégica para o negócio e de grande importância como uma empresa responsável ambientalmente”.

Na planta localizada em Manaus, a empresa ainda utiliza água de reuso no processo de pintura dos produtos e usa racks retornáveis para transporte de motocicletas. “A utilização desses racks evitou a geração de mais de 24 mil toneladas de resíduos desde 2014”, ressalta Rafael Lourenço.

Projetos Sociais

Empenhada em gerar impacto positivo na sociedade por meio do investimento em projetos sociais, a Yamaha mantém o Programa Oficina Escola Mecânica de Motocicletas, em parceria com a Escola Pró-Menor Dom Bosco, em Manaus. O espaço ministra aulas de mecânica de motocicletas para jovens em situação de vulnerabilidade social, capacitando os alunos e ampliando as suas chances no mercado de trabalho. “Desde 2008, esse projeto possibilitou que cerca de 700 participantes se especializassem no tema com diploma reconhecido pelo MEC. Cerca de trezentos deles foram contratados para trabalhar na fábrica da Yamaha”, afirma Lourenço.

A organização também tem parceria com o Senai Amazonas. Essa cooperação disponibiliza o barco-escola Samaúma para formar a população ribeirinha com curso sobre mecânica de motos. “Mais de 200 formados neste treinamento trabalham na fábrica da Yamaha em Manaus”, diz o executivo.

A companhia também implementou no país o Yamaha Riding Academy (YRA), programa global, que prepara motociclistas para a pilotagem defensiva. Anualmente, as atividades presenciais e online de segurança viária do YRA impactam cerca de 20 mil motociclistas.

Yamaha

A Yamaha iniciou as operações no Brasil em 1970, inaugurando a primeira fábrica da empresa fora do Japão. Atualmente, a companhia tem uma presença global em mais de 200 países, contando com uma equipe de 54 mil colaboradores. No mercado local, a corporação mantém uma rede com cerca de 540 concessionárias, empregando mais de 4 mil funcionários diretos.

A sede administrativa do grupo está localizada no complexo Cidade Jardim, na capital paulista. O centro logístico e o laboratório de tecnologia estão situados em Jandira, na Grande São Paulo, enquanto o centro de treinamento está estabelecido no complexo Imigrantes, em Diadema (SP). Além disso, em Manaus (AM), estão os 17 galpões fabris distribuídos em uma área construída de 125 mil metros quadrados.

O Grupo Yamaha Motor do Brasil é composto por oito empresas: Yamaha Motor do Brasil, Yamaha Motor da Amazônia, Banco Yamaha Motor do Brasil, Yamaha Administradora de Consórcio, Yamaha Motor do Brasil Corretora de Seguros, Yamaha Motor Componentes da Amazônia, Yamaha Motor do Brasil Logística – Yamalog e Yamaha Motor do Brasil Serviços e Participações.

Yamaha do Brasil
Grupo Printer Comunicação

BMW GROUP EXPANDE SEU COMPROMISSO NOS EUA COM PRIMEIRA ESTAMPARIA NORTE-AMERICANA

Comemorando 30 anos de produção, a fábrica do BMW Group em Spartanburg, na Carolina do Sul, EUA, inaugurou sua estamparia de última geração, enquanto se prepara para o lançamento do novo BMW X3. 

O revestimento externo do X3, incluindo as laterais da carroceria, portas, painéis laterais e porta traseira, será produzido pela própria estamparia. De agora até 2030, pelo menos seis modelos totalmente elétricos serão lançados na fábrica dos EUA. O novo recurso também contribui para fortalecer a pegada de fabricação local nos EUA. 

O BMW Group investiu mais de US$ 200 milhões para construir a estamparia de aproximadamente 20.000 metros quadrados. O investimento também levou à criação de mais de 200 novos empregos em vários campos, incluindo técnicos de ferramentas e matrizes, bem como em manutenção elétrica e mecânica para maquinário automatizado.

BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2023, o BMW Group vendeu aproximadamente 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 209.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2023 foi de 17,1 bilhões de euros sobre receitas no valor de 155,5 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2023, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 154.950 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu seu rumo para o futuro desde o início e está fazendo da sustentabilidade e da eficiência de recursos o foco da direção estratégica da empresa – desde a cadeia de fornecimento, passando pela produção, até o final da fase de uso, para todos os seus produtos.

BMW Group Brasil
Jeffrey Group

VOLKSWAGEN É UMA DAS 10 MELHORES MARCAS EMPREGADORAS NO PAÍS

A Volkswagen do Brasil integra novamente o ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora (Randstad Employer Brand Research), da consultoria Randstad, uma das maiores empregadoras no segmento de recrutamento e seleção do mundo. Este é o 3º ano consecutivo em que a Volkswagen integra esse seleto ranking de "Love Brands", figurando entre as empresas mais atrativas para trabalhar do País.

O estudo Randstad Employer Brand Research é realizado globalmente pela Randstad há mais de 20 anos em 32 países. Desde 2019 ele é feito no Brasil, abordando os principais atributos de uma marca empregadora na visão dos talentos, a percepção do público sobre os principais empregadores do mercado e o reflexo de sua atratividade para os colaboradores.

Na edição 2024, foram entrevistados mais de 4.500 brasileiros e as 150 maiores empregadoras do País foram avaliadas. Há destaque para dois novos pilares que impactam o cotidiano dos talentos: inteligência artificial e equidade no trabalho. Para os talentos, os fatores mais importantes na escolha de um empregador são, em ordem de prioridade:

• Progressão na carreira.

• Salários e benefícios atrativos.

• Ambiente de trabalho agradável.

• Equidade.

• Gestão sólida.

"O reconhecimento da Volkswagen do Brasil como Top 10 na pesquisa Marca Empregadora 2024 da consultoria Randstad, pelo 3º ano consecutivo, é resultado de uma estratégia de Recursos Humanos com foco total em nossas pessoas colaboradoras. Evoluir constantemente como uma marca empregadora de excelência, sendo atrativa no recrutamento e retenção de talentos, faz parte dos nossos objetivos prioritários. Estamos sempre conectados às tendências globais em gestão de pessoas e nos dedicamos a promover um ambiente cada vez mais humano, diverso, inclusivo e colaborativo, para que todos se sintam bem e felizes trabalhando na Volkswagen", afirma Douglas Pereira, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.

Volkswagen do Brasil é Top Employer pelo 6º ano

A Volkswagen do Brasil também conquistou em 2024 a certificação Top Employer pelo 6º ano consecutivo. Essa certificação global reconhece empresas que são referência em gestão de pessoas, com foco no aprimoramento e desenvolvimento do ambiente de trabalho.

Na certificação Top Employer 2024, a Volkswagen do Brasil atingiu a excelente nota de 90,2% nas melhores práticas de Recursos Humanos avaliadas pela pesquisa, uma nota bem acima da média considerada benchmark entre as empresas avaliadas, que é de 82%. Desde 2019, quando conquistou o Top Employer pela primeira vez, a Volkswagen do Brasil registrou crescimento de 19,2 pontos percentuais no resultado da pesquisa.

No Brasil, a Volkswagen atingiu 100% de aprovação em oito áreas da pesquisa em 2024: Estratégia de Negócio, Liderança, Marca Empregadora, Ética & Integridade, Organização & Mudança, Ambiente de Trabalho, Propósito & Valores e Sustentabilidade.

Alguns temas da Volkswagen do Brasil que contribuíram com a conquista do Top Employer 2024 foram liderança, aquisição de talentos, carreira e bem-estar. Em 2024, o Top Employer certificou 2.259 empresas em 122 países, sendo 67 no Brasil.

Volkswagen também é Great Place To Work pelo 2º ano consecutivo

A Volkswagen do Brasil conquistou a certificação Great Place To Work pelo 2º ano consecutivo, em 2023, se mantendo como um excelente lugar para trabalhar. A certificação é resultado de uma pesquisa internacional de cultura e engajamento que mede o nível de satisfação e o índice de confiança dos colaboradores em relação ao seu ambiente de trabalho. Em 2022, a Volkswagen do Brasil havia conquistado pela primeira vez o Great Place To Work.

A avaliação contou com 63 perguntas divididas em cinco tópicos: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Os colaboradores respondem ao questionário voluntariamente. A escala de satisfação subiu de 75% (em 2022) para 78% (em 2023) e o engajamento (participação na pesquisa) cresceu 13 pontos percentuais. O orgulho de contar a outras pessoas que trabalha na Volkswagen permaneceu como o pilar mais forte (93%).

Diversidade & Inclusão é pilar estratégico na Volkswagen

A Volkswagen do Brasil conta com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão, valorizando e respeitando as diferenças entre todas as pessoas. Em 2023, a Volkswagen foi a única montadora a se tornar signatária de cinco fóruns que abrangem os pilares trabalhados pela empresa: o Movimento Mulher 360, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, a REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social para inclusão de PcDs) e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. A adesão aos fóruns integra 38 novos compromissos à estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa. Desde 2020, a Volkswagen é signatária dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU.

A empresa estabeleceu sua estratégia de governança com a criação de um Comitê de Diversidade & Inclusão que conta com a participação de todos os membros do comitê executivo da empresa com foco na pauta de diversidade, equidade e inclusão.

A Volkswagen do Brasil também oferece vagas afirmativas para públicos de diversidade em processos seletivos. A empresa segue impulsionando a meta de aumentar o número de mulheres na liderança e em 2023 já ampliou o equilíbrio na admissão de mulheres e homens: no ano, as contratações de mulheres representaram 44% dos cargos executivos, 37% de mensalistas e 35% de horistas.

Entre as ações de Diversidade & Inclusão também estão cinco grupos de diálogo formados por pessoas colaboradoras que atuam de forma voluntária para fomentar ações nos pilares gênero, LGBTQIAP+, gerações, raças & etnias e PcD (Pessoas com Deficiência).

Saúde e bem-estar

A Volkswagen do Brasil investe continuamente em programas de saúde física, mental e bem-estar aos seus colaboradores e dependentes; entre os quais, parcerias com o Wellhub (antigo Gympass) e o Zenklub. A Volkswagen também conta com áreas de convivência nas fábricas, academia ao ar livre, entre outras ações.

Volkswagen do Brasil

INSTITUTO RENAULT VENCE A 7ª EDIÇÃO DO PRÊMIO DESTAQUES MAIO AMARELO 2024

O programa “O trânsito e eu” digital foi premiado na categoria Sociedade Civil Organizada

O projeto “O Trânsito e Eu” do Instituto Renault venceu a 7ª Edição do Prêmio Destaques Maio Amarelo 2024 promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, na categoria Sociedade Civil Organizada. O programa, que já havia capacitado mais de 270 mil crianças, ampliou seu formato de atuação evoluindo para o formato digital. As cidades paranaenses de São José dos Pinhais e Maringá foram as primeiras do país a receber esta novidade.

O novo formato digital consiste em um jogo de realidade virtual 100% desenvolvido no Brasil, que simula as condições reais de trânsito. Dentro do ambiente virtual imersivo de 360 ​​graus, personagens aparecem em situações cotidianas que são avaliadas como corretas ou não pelo jogador.

O Instituto Renault e a Renault do Brasil disponibilizaram através da parceria com a prefeitura de São José dos Pinhais (PR) seis óculos de realidade virtual contendo o software do programa. Até o final de 2024 serão beneficiados cerca de 12 mil estudantes de escolas públicas do município. A Renault também disponibilizou um veículo Master em comodato para transporte dos jogos até as escolas onde a atividade é desenvolvida.

Além disso, os livros digitais “O Trânsito e Eu” serão disponibilizados em plataforma on-line para acesso de todos os professores da Rede Municipal de Ensino da cidade.

Criado em 2000 pelo Grupo Renault e implantado com sucesso em 35 países, o programa “O trânsito e eu” ajuda a educar futuros cidadãos mais conscientes no trânsito. No Brasil o programa foi implementado pelo Instituto Renault em 2012.

“Acreditamos no poder de transformação da educação. Com a evolução do programa “O trânsito e Eu” vamos ampliar nosso impacto positivo na sociedade, formando cidadãos cada vez mais conscientes no trânsito. Receber o prêmio do Observatório Nacional de Segurança Viária nos mostra que estamos no caminho certo”, destaca Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault.

O programa é adaptado à realidade local à legislação brasileira, abordando leis de trânsito e condutas responsáveis, a convivência segura e harmônica entre os diversos usuários através do respeito ao outro, à diversidade e ao meio ambiente.

Durante o mês de maio, foram realizadas ações de conscientização para colaboradores e familiares da Renault do Brasil, para jovens da comunidade da Borda do Campo, bairro onde estão localizadas as fábricas da Renault e para a rede de transmissão e também a apresentação do novo formato em Maringá (PR), durante a Expoingá, uma das feiras agropecuárias mais importantes do país, em parceria com a Prefeitura de Maringá e a Secretaria Municipal de Trânsito.

O Prêmio “Destaques Maio Amarelo 2024: Paz no trânsito começa por você” é promovido pelo Observatório desde 2016 e tem como objetivo estimular e incentivar todos os realizados a melhorar suas ações, aplicando estratégias criativas para chamar a atenção da sociedade para a redução do alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Instituto Renault

A estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Grupo Renault está incorporada ao propósito de desempenho e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social. Nos últimos 13 anos, já são 887.358 pessoas impactadas.

Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.

O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 100 mil pessoas desde 2002.

 A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações para promover a geração de renda, a AMARB formou 496 pessoas em 2023 contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.

Outro projeto importante na região é o Geração Futuro Jovens Talentos, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, o Geração Futuro foi ampliado com o lançamento da versão Profissionalizante, um curso de mecânica automotiva em parceria com o SENAI Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais, dedicado aos moradores do bairro Borda do Campo. Juntos, os programas já formaram 496 pessoas desde 2019.

Na Segurança no Trânsito, a Renault promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo que mais de 270 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.

Renault do BrasilProduzindo no Brasil desde 1998, a Renault do Brasil conta com 5 mil colaboradores e duas fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de níveis comerciais (CVU). Oferecendo uma gama completa de veículos como o Kwid, Stepway, Logan, Kardian, Duster, Oroch, Kangoo e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech, a A Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos de longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos. O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou 887.358. pessoas ao longo dos seus 13 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.

Renault do Brasil

TRANSTUSA AGREGA DEZ EL BUSS 320L À SUA FROTA

A empresa de Transporte e Turismo Santo Antônio – Transtusa, com sede em Joinville (SC), investiu em dez unidades do modelo El Buss 320L Busscar. Os ônibus de motor dianteiro, entregues em junho, contam com chassi Volkswagen 17.230.

O salão de passageiros é composto por 47 poltronas Class Superpullman, equipadas com tomada USB, cinto de segurança de três pontos retrátil, apoio de braços e apoio de pés com balancim. O veículo dispõe de ar-condicionado, porta pacotes com luz de leitura e conjunto de porta copos individuais.

A poltrona do motorista conta com amortecedor pneumático, apoio de cabeça, cinto de segurança três pontos, deslocamento lateral e base fixa. Câmera de ré e sensor de estacionamento também auxiliam o condutor.

Transtusa

A história da Transtusa teve início há 60 anos, em Joinville, se estendendo para a cidade de Rio Negrinho, em 1992. A empresa opera no transporte urbano, fretamento, turismo e intermunicipal. A Transtusa conta com mais de 800 colaboradores e possui frota com cerca de 250 veículos.

Busscar

sábado, 22 de junho de 2024

NISSAN DIVULGA OS TRÊS FINALISTAS DO 4º CONCURSO ACADÊMICO DE DESIGN GRÁFICO

Fabricante busca a pintura mais japonesa para o Novo Nissan Versa 2025

Qual o resultado do olhar de universitários brasileiros sobre a cultura japonesa? É isso que revelam os três projetos finalistas do 4º Concurso Acadêmico de Design Gráfico da Nissan. Estudantes de Desenho Industrial e Design Gráfico foram os escolhidos na primeira etapa da edição mais acirrada da história do concurso, que teve recorde de inscrições neste ano - quatro vezes maior que em 2023. A decisão da comissão julgadora foi pautada em três critérios: originalidade, criatividade e adequação ao tema.

Os três projetos selecionados para a segunda fase do concurso foram criados pelos estudantes Lian Pieri (Instituto Mauá de Tecnologia), Allan Takara (Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM) e Amyr Chami (Istituto Europeo di Design - IED).

O conceito de Pieri traz a história do Japão e da imigração para o Brasil. Ele incorpora referências históricas como o navio Kasato Maru, que transportou o primeiro grupo de imigrantes japoneses vinculados ao acordo estabelecido entre o Brasil e o Japão. Foi a partir dele que se iniciou um fluxo contínuo de imigração de japoneses para o país.

"A ideia foi conectar os elementos de forma fluida, contando uma história conforme se circula pelo carro. Quis integrar essas referências aos espaços e linhas do Versa, destacando suas linhas. Meu objetivo era criar um carro bonito que chamasse a atenção, mas sem exageros", explicou Pieri.

Chami, por sua vez, inspirou-se nas montanhas e nos dragões japoneses. Ambos os elementos simbolizam sabedoria, força, poder, proteção e riqueza, sendo representativos da cultura nipônica.

"O Monte Fuji, que foi representado no carro, é a maior montanha do arquipélago japonês e tem grande importância espiritual, cultural e artística para os japoneses. Partindo da união desses símbolos com o grafismo, criei uma textura gráfica com formas e curvas repetitivas, que simbolizam tanto o arquipélago de montanhas quanto a força e a simetria das escamas de um dragão sagrado", detalhou.

Já Takara se baseou nas ideias de tecnologia, geometria, velocidade e conquista, utilizando os quadrados e pixels característicos das bandeiras de corrida.

O concurso

A disputa promovida pela Nissan homenageia a imigração japonesa no Brasil e busca a pintura que melhor represente o Nissan Emotional Geometry Design. Assim é chamada a linguagem de desenho da marca, que transmite energia, desperta a emoção por meio da estética e ganha vida na filosofia de design japonesa.

Os três projetos entram agora na segunda fase do concurso. O vencedor, que será anunciado no dia 24 de junho (segunda-feira), terá oportunidade de ver seu projeto aplicado em um Nissan Versa SR de verdade.

O modelo personalizado será exposto pela marca na 25ª edição do Festival do Japão, que acontece de 12 a 14 de julho, em São Paulo. O estudante premiado terá ainda a oportunidade de acompanhar um dia de trabalho da equipe de Design da Nissan, trocando experiências e obtendo orientações sobre carreira e design.

Nissan Versa 2025

O Nissan Versa 2025 mantém os itens consagrados da linhagem, como espaço interno, design atual e moderno, amplo porta-malas e uma lista de equipamentos recheada desde a versão de entrada Sense. Agora, a fabricante japonesa lança mais uma versão: o Nissan Versa SR. Com essa quarta opção na linha, a Nissan passa a oferecer ainda mais opções aos consumidores que procuram um veículo moderno e que entrega um excelente pacote de equipamentos e tecnologias.

O modelo traz itens que realçam seu estilo, oferecendo exclusividade aos clientes que buscam algo a mais em um sedã (Premium Excitement). Externamente, o Nissan Versa SR apresenta emblemas de identificação na grade frontal e traseira, retrovisores externos e grade na cor preta, rodas de liga leve aro 16 e aerofólio na tampa do porta-malas. Por dentro, o visual é diferenciado. A nova versão é claramente identificada pelas costuras em laranja. O painel conta com acabamento em black piano e o volante com material sintético premium.

Nissan Brasil