quarta-feira, 26 de junho de 2024

PROTÓTIPO DE ÔNIBUS ELÉTRICO COM BATERIA COM NIÓBIO UTILIZA TECNOLOGIA DE RECARGA ULTRARRÁPIDA DA ABB, INÉDITA NA AMÉRICA LATINA.

Carregador pantográfico ultrarrápido utilizado no projeto da CBMM, Toshiba e Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Araxá (MG), é o Terra HVC 300kW da ABB

O protótipo de ônibus elétrico movido à bateria de íons de lítio com Nióbio, de uso inédito na indústria automotiva mundial, desenvolvido em parceria entre CBMM, Toshiba e Volkswagen Caminhões e Ônibus, conta a tecnologia de recarga ultrarrápida da ABB.

O pantográfico ultrarrápido utilizado no projeto, em Araxá (MG), é o Terra HVC 300kW da multinacional ABB líder global em soluções de carregamento de veículos elétricos (VE).

Segundo Wilson Morais, diretor de produtos e soluções da divisão de mobilidade elétrica da ABB, trata-se do primeiro modelo de carregador pantográfico invertido (Panto Down) instalado no Brasil e na América Latina.

A ABB já implementou esta tecnologia com sucesso em diversos projetos ao redor do mundo. Um dos maiores foi para a Copa do Mundo no Catar em 2022, onde foram instalados 89 carregadores pantográficos e mais de 240 carregadores de alta potência com conector CCS-2, além de painéis de média e baixa tensão para recarregar a frota de ônibus eletrificados.

"A escolha da ABB como fornecedora da tecnologia de carregamento para este protótipo de ônibus elétrico reforça a liderança da empresa em soluções de mobilidade elétrica. Trata-se de um projeto inédito para promover uma mobilidade urbana mais limpa e sustentável. CBMM, Toshiba e Volkswagen Caminhões e Ônibus estão unidas para o desenvolvimento e aplicação de baterias de íons de lítio com Nióbio para impulsionar o crescimento da eletrificação no mundo. Esta tecnologia em conjunto com as soluções de recarga ultrarrápidas da ABB reduzem o tempo de recarga necessária para que os ônibus elétricos recarreguem suas baterias" avalia Morais.

O carregador pantográfico ABB Terra HVC é composto por duas cabines de potência de 150kW cada e um totem com pantógrafo que inclui um sistema de detecção automática do veículo por proximidade. No protótipo de e-Bus, dois trilhos de contato instalados na parte superior do veículo recebem a conexão do carregador pantográfico da ABB, garantindo uma recarga eficiente e rápida.

O modelo pode ser fornecido em versões de 150kW a 600kW de potência. Para o projeto, foi escolhido o modelo de 300kW, equipado com um sistema de conexão pantográfica da Shunck, outra parceira da iniciativa, que, assim como a ABB, possui fábricas e assistência técnica no Brasil.

O equipamento permite que a bateria do ônibus elétrico seja recarregada de 20% a 100% em apenas 10 minutos.

A ABB forneceu dois carregadores pantográficos. O primeiro está instalado na planta da CBMM em Araxá (MG); e o segundo na fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende (RJ). "A tecnologia foi desenvolvida para ser expandida e aplicada em novos projetos de eletrificação de frotas de ônibus elétricos, maximizando suas vantagens e benefícios", explica Morais.

Outros detalhes do projeto

CBMM, Toshiba e Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciaram no dia 19 de junho os primeiros testes em operação real de um protótipo conceito de ônibus elétrico movido à bateria de íons de lítio com Nióbio.

A grande vantagem dessa tecnologia é permitir uma recarga ultrarrápida, atingindo a autonomia máxima do veículo em apenas 10 minutos, maior segurança, além de uma vida útil que pode ser até três vezes superior às das baterias convencionais.

O período de testes do ônibus elétrico é indeterminado e será definido de acordo com a evolução da aplicação. A tecnologia desenvolvida permitirá uma operação diária numa rota fixa, com recarga no pantógrafo prevista no início ou fim do trajeto.

Todos os componentes serão monitorados em tempo real para análise de comportamento e melhorias tecnológicas. A expectativa é que a bateria com tecnologia NTO esteja disponível no mercado em 2025.

A ABB é líder em tecnologia de eletrificação e automação, possibilitando um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar a forma como as coisas são fabricadas, movidas, alimentadas e operadas. Com base em mais de 140 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em promover inovações que aceleram a transformação industrial.

Eletrificando o mundo de forma segura, inteligente e sustentável, a ABB Eletrificação é líder global em tecnologia de distribuição e gerenciamento de energia elétrica da fonte à tomada. À medida que a demanda mundial por eletricidade cresce, nossos mais de 50.000 funcionários em 100 países colaboram com clientes e parceiros para transformar a maneira como as pessoas se conectam, vivem e trabalham. Desenvolvemos produtos, soluções e tecnologias digitais inovadoras que possibilitam a eficiência energética e uma sociedade de baixo carbono em todos os setores. Aplicando escala global com experiência local, nós moldamos e apoiamos as tendências globais, fornecemos excelência para os clientes e impulsionamos um futuro sustentável para a sociedade.

A ABB E-mobility permite um futuro de mobilidade mais sustentável e eficiente como líder global em soluções de carregamento de veículos elétricos (VE). A ABB E-mobility é um parceiro de escolha para os maiores OEMs de EV do mundo e operadores de rede de carregamento de VE em todo o país. Ela oferece o mais amplo portfólio de soluções de carregamento de VEs, desde carregadores inteligentes para residências até carregadores de alta potência para as estações rodoviárias do futuro, soluções para a eletrificação de frotas e carregamento de ônibus e caminhões elétricos. Com cerca de 1.500 funcionários em todo o mundo, a ABB E-mobility já vendeu mais de um milhão de carregadores de veículos elétricos em mais de 85 mercados, incluindo mais de 50.000 carregadores rápidos DC. 

ABB
Tamer Comunicação

IVECO É TETRACAMPEÃ DO PRÊMIO CONSUMIDOR MODERNO E SE CONSOLIDA COMO REFERÊNCIA DE ATENDIMENTO AO CLIENTE NO BRASIL

Montadora se destaca pela excelência em pós-venda por meio de investimentos em pessoas e múltiplos canais de contato com o público

Time IVECO ao receber o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente. Foto: Gaspar Nobrega/Divulgação Iveco. 

Os investimentos em atendimento ao cliente e pós-venda têm posicionado a IVECO em um patamar diferenciado no setor de transportes como a marca que mais evoluiu nesses quesitos nos últimos anos. O resultado é que a montadora celebra pela quarta vez consecutiva o 'Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente', um dos maiores reconhecimentos do mercado brasileiro, considerado o 'Oscar' das melhores práticas de experiência do cliente no Brasil. A entrega do troféu aconteceu nesta terça-feira (25), em São Paulo (SP), e reuniu empresas de mais de 50 segmentos para reconhecer práticas exemplares.

A avaliação abrangente do prêmio envolveu diversas etapas rigorosas, começando com um questionário detalhado que explorou a estrutura de canais e a gestão de clientes das empresas concorrentes. Posteriormente, os finalistas foram submetidos à análise do Cliente Oculto, que analisou a eficácia dos principais canais de comunicação e interação, como telefone, e-mail, chat e Whatsapp. Este processo permitiu um parecer completo da gestão de omnichannel das empresas participantes, garantindo que as melhores práticas fossem reconhecidas. Nesta edição, a IVECO se destacou mais uma vez no segmento de transportes demonstrando uma excelente performance ao elevar as interações com seus clientes.

"É com grande alegria que compartilhamos esta conquista com todo o time IVECO. Este prêmio é reflexo do nosso trabalho e do comprometimento em proporcionar as melhores experiências aos nossos clientes com agilidade e profissionalismo. A premiação consolida a IVECO como referência no setor e reafirma nosso compromisso com a qualidade e a inovação", afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO na América Latina.

Para alcançar esse destaque no atendimento, a IVECO adota uma abordagem centrada no cliente, integrando feedback contínuo e análise de dados. A marca utiliza pesquisas de satisfação, monitoramento de redes sociais e avaliações dos clientes e concessionárias para identificar áreas de melhoria e ajustes nas interações com a marca. Em seguida, são definidas prioridades com base no impacto potencial sobre a experiência do cliente e no alinhamento com os objetivos estratégicos da montadora. "É um processo de melhoria contínua já que a IVECO está em evolução, e as expectativas dos clientes também estão sempre em evolução. O segredo está em capturar de maneira ágil as mudanças e evoluirmos na direção correta. Isso se aplica também na Rede de Concessionárias da IVECO. Nos últimos anos, reestruturamos o atendimento de venda e pós-venda para oferecer excelência na prestação de serviços de norte a sul do Brasil", explica Bernardo Brandão, diretor de Pós-Venda da IVECO para a América Latina.

Um bom exemplo desse processo destacado por Bernardo é o Control Room IVECO, que inicialmente funcionava de segunda-feira a sexta-feira em horário comercial, seguindo o formato adotado pela IVECO na Europa. Nos primeiros meses de funcionamento, a marca identificou que era necessário ampliar o horário do Control Room para 24/7 atendendo as demandas do mercado brasileiro de transportes.

"Esse é um diferencial da IVECO, estamos 100% do tempo monitorando os clientes. A cada interação, nos mais diversos pontos de contato, coletamos informações e aprendemos com esses dados. O feedback nas pesquisas é muito importante, mas temos um bom fluxo de informações que permite que os diversos canais gerem inputs para atuarmos com foco nas necessidades dos nossos parceiros. Tudo isso é catalogado e vira potenciais melhorias a serem avaliadas e implementadas", diz Brandão.

O executivo ressalta que, além do Control Room, a IVECO está preparada para atender o cliente pelo 0800, no Whatsapp, entre outros canais. Somado aos processos, a IVECO investe no engajamento e capacitação do time de atendimento através de treinamento técnico avançado por meio da IVECO Academy, área criada para o desenvolvimento de profissionais por meio de treinamentos técnicos específicos.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação. Clique aqui e visite o site.

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS CELEBRA OS MAIS DE 25 MIL VEÍCULOS EXPORTADOS PARA O CHILE

A Volkswagen Caminhões e Ônibus comemora mais um importante marco em sua história no Chile: a montadora superou as 25 mil unidades exportadas para o país, um de seus principais mercados na América Latina. Conquistando a confiança dos clientes locais com sua qualidade, robustez, tecnologia e atendimento personalizado de importadores, a marca oferece modelos variados para atender desde o transporte de carga urbano às aplicações off-road.

Com a trajetória impulsionada principalmente pelo segmento de distribuição, a VWCO possui forte presença no país ao lado da Porsche Chile, importador que sustenta a 3º posição no ranking do mercado chileno de caminhões e atende a empresas líderes em seus setores. Entre os mais vendidos, as famílias Constellation e Delivery se consolidaram como os modelos de caminhão mais queridos e são destaque no portifólio do país andino.

“O Constellation 17.280, disponível em versões automatizada e mecânica, está no topo do ranking de vendas do importador e é seguido de perto pelo versátil Delivery 9.170. Estes modelos conquistaram o mercado graças a três atributos principais: robustez, versatilidade e conforto, características altamente valorizadas pelos clientes locais. Outro fator importante é a expertise de nosso representante em reconhecer as necessídades específicas do mercado”, explica Renato Althmann, consultor comercial de Vendas Internacionais da VWCO.

O semipesado VW Constellation 17.280 se destaca ainda devido ao elevado torque máximo e capacidade de manutenção da velocidade em rampa, sendo inclusive uma opção dos clientes do setor de mineração. O país é o líder do segmento na América Latina, ocupando o quarto lugar mundial.  Além disso, está localizado em uma das principais pontas do chamado "Triângulo do Lítio", região que concentra 60% das reservas mundiais do mineral e exige o máximo dos motores e das estruturas dos veículos usados nas operações.

“É importante estarmos comemorando mais um número histórico para a Volkswagen Caminhões e Ônibus. Nossa promessa é estar perto de nossos clientes, garantir excelência em serviços e entregar soluções concretas de transporte que valorizem seus negócios. Somados a uma linha completa de produtos equipados com tecnologia sob medida para cada mercado, temos capacidade de ir ainda mais longe", Matheus Francesco, supervisor de Vendas Internacionais da VWCO. Com mais de 180 mil unidades de caminhões e ônibus enviados ao exterior ao longo de sua história, a marca quer ampliar esse número.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

CORTECO APRESENTA RETENTORES PRO PARA LINHA PESADA

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, está ampliando o seu portfólio com os novos retentores PRO para diversos caminhões da Mercedes-Benz.

Os produtos são para aplicação no cubo de roda traseiro lado interno e cubo de roda traseiro lado externo. Os componentes foram desenvolvidos com a alta qualidade e tecnologia alemã para atender ao mercado de reposição nacional.

Códigos de cada produto

Código2778PRO (Código Corteco) – código original: 139979347
ProdutoCubo de roda traseiro – lado interno - Mercedes-Benz
Veículos1924 / 1929 / 1932 /1933 / 1935 / 1939 / 1941 / 1945 / O370 /  O371 / O400 / O500 UDA - Cubo com redução  HD 7-1 / HL 7-15 / HL 7-21

Código2679PRO (Código Corteco) – código original: 039970146 / 169975647 / 3509977846
ProdutoCubo de roda traseiro – lado externo - Mercedes-Benz
Veículos1924 / 1929 / 1932 /1933 / 1935 / 1939 / 1941 / 1945 / O370 /  O371 / O400 / O500 UDA - Cubo com redução  HD 7-1 / HL 7-15 / HL 7-21

Retentores

Os retentores são expostos constantemente a condições extremas, como alta rotação. Isso acaba exigindo muito da peça e para obter segurança são necessários componentes de alta qualidade.  Os retentores PRO da Corteco atendem às exigências de durabilidade e montagem, além de apresentarem uma boa relação custo-benefício, e serem de fácil e rápida aplicação, contribuindo para o trabalho dos reparadores.

“A Corteco tem como foco principal atender as demandas do setor, sempre preservando os atributos de qualidade e tecnologia alemã, adequando os seus produtos para a realidade do mercado nacional, a exemplo dos retentores PRO direcionado para os veículos pesados, disponível para diversas marcas de caminhões e ônibus”, ressalta Alexandre Morselli, gerente de Produtos da Corteco.

Corteco

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg.  Para mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta acessar o site neste link, fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

Grupo Freudenberg

A Freudenberg é um grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com os seus parceiros, clientes e institutos de pesquisa, o Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 40 mercados e para milhares de aplicações: selos de vedação, componentes de controle de vibração, não tecidos técnicos, filtros, tecnologias e produtos de limpeza, produtos químicos especiais, produtos médicos, baterias e células de combustível.

Forte inovação, intensa orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do Grupo. A empresa de 175 anos, vivencia fortemente seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade, proatividade e ação responsável. Em 2023, o Grupo Freudenberg empregou aproximadamente 52.000 pessoas em quase 60 países em todo o mundo e gerou vendas de aproximadamente € 11.9 bilhões. Clique aqui e visite o site.

Corteco
Essência Comunicação

PRÊMIO MOBILIDADE LIMPA HOMENAGEIA CARROS MENOS POLUENTES

A Agência Autoinforme, promotora e organizadora do Prêmio Mobilidade Limpa, em sua 2ª edição, divulga os resultados dos automóveis e comerciais leves com os melhores índices de consumo energético (MJ/km) no dia 18 de julho, a partir das 10h, último dia da Eletrolar Show 2024, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Lançado em julho de 2023, durante o Festival Interlagos – Carros, o Prêmio Mobilidade Limpa, naquela edição, avaliou – por meio de banca de jurados formada por jornalistas automotivos e ambientalistas – somente as tecnologias de veículos eletrificados, mas já antevendo a possibilidade de também contemplar os veículos a combustão, aqueles que reúnem os melhores índices de consumo energético (MJ/km).

Nesta edição, o Prêmio Mobilidade Limpa 2024 resgatou e organizou os dados públicos disponíveis do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, data-base de março de 2024, que considera 35 marcas e 975 modelos/versões, nas categorias elétricos, plug-in, híbridos, flex, gasolina e diesel.

Ao reconhecer os esforços técnicos de montadoras e de importadoras, a Autoinforme objetiva difundir entre os consumidores brasileiros os veículos a combustão e eletrificados com os melhores índices de eficiência energética, em contribuição efetiva ao esforço de descarbonização do planeta.

A cerimônia de entrega da premiação será precedida por um painel de debates, com a participação de Marcio Alfonso, diretor de Engenharia & PDI da Great Wal Motors, e de João Irineu Medeiros, vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis South America, e a ser mediado pelo jornalista Joel Leite.

Prêmio Mobilidade Limpa 2024
Textofinal de Comunicação Integrada

terça-feira, 25 de junho de 2024

FERMAQ UTILIZA MERCEDES-BENZ ATEGO PARA OBRAS DE TERRAPLENAGEM NO MATO GROSSO DO SUL

Reafirmando sua eficiência, rentabilidade e versatilidade de aplicação, os caminhões Mercedes-Benz Atego conquistam, cada vez mais, a confiança da Fermaq Terraplenagem e Locações de Equipamentos, empresa de Três Lagoas, no Leste do Mato Grosso do Sul, que atua no segmento florestal e da construção. Cliente fiel da marca em seus 16 anos de atividades, conta hoje com cerca de 100 caminhões na frota, todos Mercedes-Benz, a maior parte Atego basculante para severas operações fora de estrada, além de veículos de apoio, como caminhões-pipa e lubrificantes.

Em sua frota, o cliente conta com Atego Euro 6 e Euro 5. Além disso, acabou de adquirir as primeiras duas unidades do novo Atego 2730 6x4, que se destaca pelo visual mais moderno, maior robustez e menor custo de manutenção. A venda foi realizada pelo concessionário Aoki de Três Lagoas, com parte de financiamento por meio do Banco Mercedes-Benz.

“Na Fermaq, qualidade e excelência não são apenas palavras, são compromissos inegociáveis. Por isso, optamos pelo Atego 2730 6x4 da Mercedes-Benz para ampliar a nossa frota. Com sua robustez, tecnologia avançada e disponibilidade, estamos preparados para enfrentar os desafios do setor florestal com sucesso”, afirma Fernando Rodrigues, proprietário da Fermaq Terraplenagem e Locações de Equipamentos. “Nesse sentido, contamos também com o relacionamento sólido com a Mercedes-Benz e a Aoki, com transparência e que ouve o cliente”.

A escolha do Atego para as obras de terraplenagem baseia-se em outras vantagens destacadas pelo cliente.  “Além da robustez, tecnologia e maior disponibilidade do caminhão, nossa tranquilidade vem ainda da assistência técnica de imediato, valor de revenda e menor consumo, conseguindo um menor custo operacional”, conclui Fernando Rodrigues.

“O Atego mostra, de forma consistente, que é pau para toda obra e isso fica evidente nas severas operações fora de estrada da terraplenagem e obras de estradas”, diz Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “A aprovação e a satisfação da Fermaq com nosso caminhão, uma empresa que é referência do setor no Mato Grosso do Sul, nos indicam que estamos no caminho certo ao oferecer um produto eficiente e rentável, com um suporte pós-venda essencial para as operações do cliente”.

Novo Atego assegura maior robustez e menor custo de manutenção

“Com a nova versão, lançada em fevereiro desse ano, o Atego ganhou ainda mais evidência nas estradas e nas ruas por sua modernidade, reforçando uma identidade visual alinhada às famílias de extrapesados Actros e Arocs. Além disso, essa novidade assegura maior robustez e menor custo de manutenção para os nossos clientes, valorizando sua frota e aumentando o valor de revenda do veículo”, destaca Jefferson Ferrarez.

De acordo com o executivo, a renovação do Atego é mais um resultado concreto do compromisso As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução. “Ou seja, continuamos avançando sempre. A gente não para de evoluir e de inovar. Essas novidades chegaram ao mercado no momento especial em que o Atego completa 20 anos no Brasil. Uma linha de caminhões com a estrela de três pontas, com permanente sucesso junto a frotistas, transportadores e autônomos por sua versatilidade de aplicação e flexibilidade na oferta de vários modelos, versões e itens de configuração. Assim, atende todas as demandas dos nossos clientes com qualidade e rentabilidade”.

Novo visual mais clean e aerodinâmico do Atego rodoviário e urbano

O Atego rodoviário e urbano chegou ao mercado com uma frente mais moderna, identificada com a família Actros. Entre as novidades incluem-se novo defletor de ar com atualização aerodinâmica, novo spoiler frontal com farol de neblina opcional na versão rodoviária, grade frontal robusta com design do Actros e para-choque com acabamento termoplástico, que traz modernidade ao design e robustez da estrutura metálica tubular, mantendo a modularidade para simplificação de eventual manutenção. A otimização dos elementos, com design mais clean, também assegura maior robustez de fixação.

Os faróis modulares permitem substituição individual dos módulos trazendo menor custo de manutenção. Esses módulos são os mesmos aplicados aos caminhões da Linha Accelo, o que favorece a intercambiabilidade de peças e componentes, diminuindo o custo de manutenção.

Design e robustez do Arocs no novo Atego fora de estrada

O Atego para operações fora de estrada ganhou um design mais robusto, seguindo a identidade dos extrapesados da Linha Arocs. Destaque para a nova grade, defletor de ar, para-choque com estrutura metálica tubular, faróis modulares com substituição individual dos módulos, elementos com design mais clean para maior robustez de fixação e protetores de faróis.

Vale destacar que o design robusto da versão off-road está disponível, como opcional, para os modelos urbanos, rodoviários e vocacionais por meio do Pacote Robustez. A principal vantagem destes itens está no aumento do ângulo de entrada do veículo (até 5 graus), que facilicita a operação em ruas e estradas com buracos, lombadas e terra, oferecendo menos riscos de quebras e aumentando a disponibilidade do caminhão.

Linha 2024 acentua a versatilidade de aplicação dos caminhões Atego

Os caminhões Mercedes-Benz Atego são reconhecidos no transporte e logística pela força, robustez, resistência, tecnologia, reduzido consumo de combustível, baixo custo operacional, disponibilidade para o trabalho e elevado nível de conforto e segurança para o motorista.

“Os caminhões médios, semipesados e extrapesados da Linha Atego se destacam também por sua versatilidade nas aplicações urbanas e de curtas e médias distâncias rodoviárias, bem como nas operações fora de estrada”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Desta maneira, proporcionam um excelente custo/benefício para os clientes que buscam veículos para as mais diversas atividades de transporte, ganhando assim, cada vez mais, a aprovação de motoristas e frotistas”.

Consolidando um diferencial de mercado, a Linha Atego segue oferecendo quatro versões de cabinas para mais opções de escolha pelos clientes: Standard, Estendida, Leito Teto Alto e Leito Teto Baixo.

Também conforme a demanda do cliente, a Mercedes-Benz, por meio do CTC (Custom Tailored Center – Centro de Customização), oferece uma série de possibilidades para os veículos, com destaque para a suspensão pneumática que proporciona mais produtividade, conforto e robustez.

Fermaq

Além dos serviços de terraplenagem, a Fermaq é uma empresa de locação de equipamentos pesados. Há 16 anos, a partir da matriz em Três Lagoas, atua em todo o Mato Grosso do Sul, operando na área florestal e também em abertura de rodovias. Dispõe de equipamentos próprios e tecnológicos a fim de entregar qualidade e satisfação aos clientes, com o objetivo de proporcionar soluções eficientes e se tornar referência em seu segmento.

A Fermaq oferece ao mercado serviços de locação de equipamentos de alto porte na área da terraplenagem, rodovias, empresas agropecuárias e reflorestamentos. O foco principal envolve a locação de tratores de esteira, tratores de pneus, pás-carregadeiras, escavadeiras, retroescavadeiras, motoniveladoras, rolo compactador e caminhões.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

CARRO SEMINOVO COM BAIXA KM VALE MAIS? DESCUBRA QUAL O PERCENTUAL DE VARIAÇÃO DE PREÇOS.

Autotech que é um dos três maiores marketplaces de carros novos e usados do país, a Mobiauto acaba de divulgar uma pesquisa exclusiva e extremamente relevante para orientar compradores e vendedores de carros seminovos no país. Desta vez, o levantamento vai prescrever as variações de preços por faixa de quilometragem, considerando que carros mais rodados tendem a perder mais preço. Mas quanto eles perdem?

Em meio aos milhões de carros usados e seminovos que são comercializados todo ano no mercado brasileiro, um ponto sempre provoca algum choque – ou, no mínimo, uma dúvida – entre quem compra e quem vende: a quilometragem do carro anunciado. "Seu carro está bonito, mas muito rodado. Faz um desconto?" Ou, do lado oposto, algo como "meu carro está com quilometragem muito baixa. Por isso estou pedindo acima da tabela..."

É fato que o hodômetro é um dos ingredientes que compõem a definição do preço final de um carro à venda. Mas quanto?

O departamento de Dados e Estatísticas da Mobiauto calculou a variação de cotações de preços de dez campeões de vendas do mercado nacional, todos ano/modelo 2021, dos mais variados segmentos. Foram eles: Chevrolet Onix, Fiat Argo, Fiat Strada, Hyundai HB20, Jeep Renegade, Renault Kwid, Toyota Corolla, Toyota Hilux Cab. Dupla, VW Polo e VW T-Cross.

O consultor automotivo e CEO da Mobiauto, Sant Clair de Castro Jr., coordenou a pesquisa. E explica: "O consumidor brasileiro roda, em média, 15 mil km por ano. Isso significa que os carros 2021 devem ter, também em média, cerca de 45 mil km rodados, o que determinaria o valor padrão de mercado de um deles. Para efeito de lógica na pesquisa, transformamos esses 45 mil em uma faixa de 35 a 55 mil", explica. O que nunca se apurou, no entanto, era o percentual de variação quando aquele carro fosse menos ou mais rodado. 

"Como nossa base de dados é completíssima, os cálculos foram bem simples: apenas usamos nossa amostragem de anúncios e apuramos as variações", esclarece Sant Clair de Castro Jr.

Os pesquisadores apuraram os valores desses mesmos carros em duas faixas abaixo da média: de 25 mil a 35 mil km e abaixo de 25 mil. E em uma faixa acima: além dos 55 mil km. A boa notícia para quem tem os carros mais rodados é que a depreciação desses carros frente à média foi de somente 3,03%. Veja a tabela.

Por outro lado, carros menos rodados não expressam variações percentuais muito significativas. Se você é dono de um desses modelos 2021 e seu carro possui entre 25 e 35 mil km, ele merece um acréscimo de 2,69% no valor de venda. Veja a tabela:

O executivo acentua que há uma tendência a aumentar essa valorização nos veículos de trabalho, à medida que o percentual sobe nas unidades menos rodadas de Strada e Hilux. "Dá para concluir que, sim, o comprador de modelos dessa categoria está mais preocupado com quilometragem do que os demais segmentos, tanto que os vendedores conseguem repassar valores percentualmente maiores", garante.

Por fim, as pérolas do mercado de seminovos, que são os modelos de "baixíssima km", podem ter mais 4,57% de sobrepreço se tiverem menos do que 25 mil km rodados. Temos que lembrar que isso vale para veículos 2021. Veja a tabela:

Modelos mais caros, naturalmente, apontam valores bem acentuados. Note o caso da Hilux, que chega a impor um reajuste de pouco mais de R$ 13 mil ao valor tradicional se estiver com o hodômetro com metade da km esperada. "Dá para concluir que quando o seminovo é somente um pouco menos rodado do que o esperado, a diferença de preços praticamente é marginal. Porém, caso essa km seja realmente baixa, a diferença torna-se expressiva.", conclui o executivo.

A Mobiauto – Em menos de quatro anos de operação, a empresa já se posiciona como um dos maiores marketplaces do mercado de automóveis do Brasil, tendo alcançado mais de 12 milhões de acessos mensais. Recentemente a empresa alterou sua composição acionária e passou a contar com o Banco PAN, alavancando um futuro breve repleto de produtos destinados ao crédito na compra de veículos.

Mobiauto
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

VOLVO CHEGA À MARCA DE 50 ELETROPOSTOS INSTALADOS NAS ESTRADAS DE TODAS AS REGIÕES DO BRASIL

Reafirmando seu compromisso com a eletrificação e os consumidores de carros elétricos, a Volvo Car Brasil acaba de completar 50 instalações de eletropostos rápidos em estradas. A marca de automóveis é, hoje, a que mais investe em mobilidade elétrica no país, com plano de instalar mais de 100 pontos de carga rápida, conectando as cinco regiões e mais de 19.078 quilômetros de rodovias para os 50 eletropostos. Quando a meta das 100 unidades for atingida, a cobertura será de 33.650 km nas rodovias.

"Investir em eletropostos é investir em um futuro melhor para o nosso país. O plano de eletrificação da Volvo favorece muito mais do que apenas o consumidor de carro elétrico, que agora ganha mais autonomia e praticidade para realizar viagens interestaduais. Já é possível percorrer longos trajetos com os carros da Volvo, como, por exemplo, de Torres (RS) a Búzios (RJ), por meio da rota Floripa-Rio Bonito. Ao final do projeto, teremos um investimento total de cerca de R$ 70 milhões na economia brasileira e entendemos que também colaboramos com um futuro melhor e mais sustentável para todos", comemora Guilherme Galhardo, head de Eletrificação e diretor de Digital da Volvo Car Brasil.

Os 50 pontos estão espalhados em quatro regiões: Sudeste com 23 instalações, Centro-Oeste com 7, Nordeste com 13 e Sul com 7. Todos os eletropostos podem ser consultados no aplicativo Volvo Car Eletropostos, disponível para download no Google e na Apple Store.

A Volvo Car Brasil tem uma estratégia muito bem desenhada com parceiros e concessionários, mapeando as rotas mais utilizadas por seus clientes e pontos que ligam cidades e estados em todo o país. Desde a primeira instalação, em maio de 2022, até o dia 3 de junho deste ano, os eletropostos rápidos da Volvo já realizaram 31.307 recargas em todo o país, totalizando um consumo de 791,833,40 kWh.

"Entendemos que a demanda por eletropostos tem crescido de maneira gradual e por isso nossa estratégia contempla uma futura expansão do projeto. Dessa forma, conseguimos garantir mais conectores em um só endereço, proporcionando mais comodidade e menos tempo de espera para os nossos usuários", comenta Guilherme.

Atualmente, todos os pontos de carga rápida da Volvo possuem também um ponto de carga de conveniência, realizado por meio de um Wallbox, com capacidade de carga de até 22 kWh.

Este mês, marca também, a primeira instalação de carregador do tipo DC (carga rápida) em um shopping no país – no caso, Prudenshopping (Av. Manoel Goulart, 2400 - Jardim das Rosas, Pres. Prudente - SP, 19060000). Trata-se de um equipamento com 60 kWh de capacidade, com possibilidade de carregar dois veículos simultaneamente.

Endereços das instalações

SUL

ITAJAÍ (SC): R. José Testoni, 1 - Dom Bosco, 88307-098 – Posto Universitário Rede Galo

BALNEÁRIO CAMBORIU (SC): Km 138 N 138, BR-101 - Nova Esperança, 88336-200 – American Oil

SÃO JOSÉ (SC): R. Gerôncio Thives, 1099 - Barreiros – Posto Galo

IMBAÚ (PR): BR 376, Km 394 Rua Charqueada, 84250-000 – Lanchonete Soledad 2

CORBÉLIA (PR): Trevo Principal de – Centro (-24.79270653, -53.28881830) – Hotel Peroza

Pelotas (RS): Posto Buffon B91 – Rod. BR 392, Km 64 - Padre Reus, 96050-500

Lages (SC): Av. Luiz de Camões, 2647 - Maria Luíza, 88519-000 – American Oil

SUDESTE

ANDRADINA (SP): R. Gabriel Teixeira de Barros, 991 - Parque São Gabriel, 16901-227 – Savana Parque Hotel

ANGRA DOS REIS (RJ): Rua Itatiaia, S/N, Japuiba, - 22.969441394958114, -44.298774209501 – Posto Vale do Café

AVARÉ (SP): Rod. Pres. Castello Branco, km 247, 18705-050 – Posto Bizungão

BARRA MANSA (RJ): Rod. Pres. Dutra, Km 275 - 27338-000 – Posto Metano

BOTUCATU (SP): R. Emílio Cani, 981 - Vila Santa Therezinha De Menino Jesus, 18606-730 – Posto Orbi

CAJATI (SP): Rod. Régis Bittencourt, Km 500 - Sentido Sul, 11950-000 – Posto Ongarato

CAMPOS ALTOS (MG): BR-262, km 598 - Zona Rural – Posto HG

CAPITÓLIO (MG): Estrada Vicente Conegas, SN – Morro Preto – Hotel Quinta dos Cabeças

GUARAREMA (SP): Av. Gen. Porfírio da Paz, 176, 08900-000 – Paradouro Batistella

LIMEIRA (SP): SP-330, km 137, via Mário Peixoto de Oliveira, s/n - Distrito Industrial Anhangüera 13487-530 – Rancho Mineiro

PARACATU (MG): Rodovia BR 040, KM 40,6- Amoreiras II, 38600-000 – Posto Paracatu

PERDÕES (MG): BR-381, km 677, 37260-000 – Posto Crossville

PORTO FERREIRA (SP): Av. João Martins Da Silveira Sobrinho, 2101, 13660-000 – Posto 6

RIVIERA DE SÃO LOURENÇO (SP): Av. Marginal, 2717 - Riviera de São Lourenço, Bertioga - SP, 11250-000 - (-23.789724318149155, -46.03198438690738)

SÃO GONÇALO DO SAPUCAÍ (MG):  Rod. Fernão Dias, Km 790 - S/N - Zona Rural, São Gonçalo do Sapucaí - MG, 37490-000 (-21.94508808340264, -45.619955063434716)

SÃO SEBASTIÃO (SP):  Rod. Dr. Manoel Hipólito Do Rêgo, 2501 - Praia Do Arrastão, 11605-136 – Auto Posto Igararece

TRÊS MARIAS (MG): Rod. BR 040, Km 281, S/N, 39205-000 – Posto Mar Doce

UBATUBA (SP): Rua Guarani, 374 - Centro, Ubatuba - SP, 11680-000 – GPA Ubatuba

Marília (SP): Rod. SP Km 322 - zona Rural,17500-002  – Auto Posto Gigantão

São Mateus (ES): Rod Governador Mário Covas, 493 – Seac, -18.746152875817213, -39.86062066473389 – Posto Rio Negro BR Petrobrás Grupo Nazarão

Rio Bonito (RJ): BR-101, 237 - Silva Jardim - RJ, 28820-000  – Posto Kid Dolar

Presidente Prudente (SP): Av. Manoel Goulart, 2400 - Jardim das Rosas, 19060-000  – Prudenshopping

São Carlos (SP): Rod. Washington Luís, km 222 - Zona Rural, São Carlos - SP, 13560-970 (-22.09343228745159, -47.8313130677845) – Castelo Plaza

CENTRO-OESTE

ITUMBIARA (GO): Avenida Beira Rio, 1100 - B. Nova Aurora - 75522-330 – Hotel Beira Rio

NOVA MOTUM (MT): BR-163, Km 582, 78450-000 – Posto Águia Branca

PRIMAVERA DO LESTE (MT): BR-070 - Parque Industrial, 78850-000 – Posto Alvorada

RONDONÓPOLIS (MT): BR-364, Km 211 Zona Rural, 78700-000 – Restaurante Sinuelo

SINOP (MT): Rodovia BR 163, km 844 - zona rural, 78551-970 – Posto Trevão

ANÁPOLIS (GO): Fazenda Barreiro do Meio 2 - Rodovia, BR-153, 3661, 75132-400 (-16.3810589,-48.9513697) – Hotel Denali

Simolândia (GO): BR-020 - Zona Rural,73930-000  – Auto Posto DDD

NORDESTE

AÇU (RN): Rodovia, BR-304 KM 110,2, 59650-000 – Posto Florestal

CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO (SE): Av. Ananias Fernandes dos Santos, 12 - Centro, 49820-000 – Posto Canindé

MATA DE SÃO JOÃO (BA): BA-099, Km 74 - s/n - Linha Verde, 48282-970, 44054-128 – Sauipe Premium

SALGUEIRO (PE): Av. Cel.  Veremundo Soares, 551 - N.S. Aparecida, 56000-000 – Salgueiro Plaza Hotel

SOUSA (PB): Av. Gastão Medeiros Forte, 5857 - Jardim Sorrilandia, Sousa - PB (-6.778226624030077, -38.2401229512412) – Posto Chabocão

ALAGOINHAS (BA): Rod. Governador Mário Covas (-12.1667799,-38.4226074) – Posto 2A.

Eunápolis (BA): Av. Antônio Carlos Magalhães, 1978 - Encanto Das Aguas, Eunápolis - BA, 45825-000 (-16.3724185852219, -39.56257814204475) – Novo Posto Verão

Ibotirama (BA): Rodovia BR-242 Km 468, s/n, 47520-000 – Hotel Serra do Rio

Seabra (BA): Rodovia BR-242 Km 400 – Laranjeiras, 46900-000 – Auto Posto DDD 242

Canudos (BA): Rodovia BR-116 Km 119, -9.969847534723232, -39.162387689062115 – Posto Real

Euclides da Cunha (BA): BR-116, km 215, s/n ÁREA URBANA, 48500-000 – Posto Ralene

Caruaru (PE): BR-104 km 68,8, 55034-630 – Posto Ceaka

São Miguel dos Campos (AL): Sítio Escorrega Rodovia BR 101, km 159, 57250-000 – Engenho Caraçuípe 

Volvo Car Brasil

A Volvo conta com cinco modelos em seu portfólio no Brasil. O EX30, novo SUV elétrico compacto que é o modelo mais acessível da marca sueca atualmente, surgiu para mudar padrões. Além de carregar todos os padrões de requinte, tecnologia e segurança da montadora, amplia a presença da fabricante para segmentos mais volumosos. Com preços competitivos, é a nova porta de entrada para clientes acessarem o universo premium e elétrico. 

O ano de 2023 foi o melhor da história da empresa, no mercado brasileiro, em número de vendas de carros, com mais de 8.600 veículos emplacados e um crescimento de 65% em relação a 2022.

O Volvo XC40, primeiro elétrico da marca no Brasil, foi o BEV mais vendido do país, representando 36,1% das vendas de elétricos no mercado Premium. Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, segue liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com mais de 4.627 veículos emplacados em 2023 e representou mais de 35% das vendas na categoria.

A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$ 70 milhões para criar uma rede de mais de 100 eletropostos em todas as regiões do Brasil.

Volvo Car Brasil
Inside Out PR

NISSAN ENCONTRA A PINTURA ‘MAIS JAPONESA’ PARA O VERSA 2025

A edição mais disputada da história do Concurso Acadêmico de Design Gráfico da Nissan conheceu nesta segunda-feira (24) seu grande vencedor. 

O estudante Lian Pieri, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo, teve sua pintura escolhida pela comissão julgadora da fabricante japonesa de automóveis para ser aplicada no Nissan Versa 2025, em sua versão SR.

Neste ano, o concurso homenageia a imigração japonesa no Brasil e buscou o projeto que melhor representasse o Nissan Emotional Geometry Design, a linguagem de desenho da marca, que transmite energia, desperta a emoção por meio da estética e ganha vida na filosofia de design japonesa.

O conceito de Pieri incorpora referências históricas como o navio Kasato Maru, que transportou o primeiro grupo de imigrantes japoneses vinculados ao acordo estabelecido entre o Brasil e o Japão. Foi a partir dele que se iniciou um fluxo contínuo de imigração de japoneses para o Brasil.

"Tentei conectar os elementos de forma fluida, contando uma história conforme se circula pelo carro. Quis integrar essas referências aos espaços e linhas do Versa, destacando suas linhas. Meu objetivo era criar um carro bonito que chamasse a atenção, mas sem exageros", explicou.

O veículo personalizado será exposto no estande da Nissan no 25º Festival do Japão, que ocorre em São Paulo, de 12 a 14 de julho, no São Paulo Expo. Além de participar do evento e ver sua obra transformada em realidade, Pieri também terá a oportunidade de acompanhar um dia de trabalho da equipe de Design da Nissan, trocando experiências e obtendo orientações sobre carreira e design.

Nissan Versa 2025

O Nissan Versa 2025 mantém os itens consagrados do Nissan Versa, como espaço interno, design atual e moderno, amplo porta-malas e uma lista de equipamentos recheada desde a versão de entrada Sense. E a novidade da linha 2025 é mais uma versão: a SR. Com essa quarta opção na linha, a Nissan passa a oferecer ainda mais opções aos consumidores que procuram um veículo moderno, que segue os princípios do Nissan Emotional Geometry Design e que entrega, desde a versão de entrada, um excelente pacote de equipamentos e tecnologias (o Nissan Intelligent Mobility).

O modelo traz itens que realçam seu estilo, oferecendo exclusividade aos clientes que buscam algo a mais em um sedã (Premium Excitement). Externamente, apresenta emblemas SR na grade frontal e traseira, retrovisores externos e grade frontal na cor preta, rodas de liga leve aro 16 e aerofólio na tampa do porta-malas. Por dentro, o visual é diferenciado. A nova versão é claramente identificada pelas costuras em laranja. O painel conta com acabamento em black piano e o volante com material sintético premium.

Nissan Versa: mais de uma década de Brasil

Com mais de 30 anos e quatro gerações que marcaram o segmento sedã ao longo de sua história, o Nissan Versa recebeu seu nome para representar as 5 primeiras letras da palavra VERSÁTIL. A Nissan concebe a versatilidade como a capacidade de adaptação às necessidades funcionais e emocionais dos condutores, uma característica do Nissan Versa graças à sua gama de versões e ao seu excelente nível de equipamentos de tecnologia, graças à Nissan Intelligent Mobility.

No mercado brasileiro, o Versa foi lançado em 2012, logo após o lançamento de sua segunda geração. Desde então, conquista brasileiros por conta de seu espaço interno, versatilidade e custo de propriedade.

Nissan Brasil

KIA INICIA VENDA DA NOVA CARNIVAL

A Kia Brasil anunciou o início da comercialização da nova Carnival, em versão única, modelo 2025. Quarta geração da minivan de luxo, a Kia Carnival traz vários itens de facelift, com o objetivo de atrair ainda mais famílias e aplicabilidade corporativa, com características que combinam inovação, espaço, flexibilidade e estilo. Seu preço público sugerido é de R$ 649.990,00.

Abraçando a linguagem de design “Opostos Unidos”, a nova Carnival incorpora com segurança uma aparência moderna e ousada, digna de um SUV. Caracterizado por uma grade frontal grandiosa e escultural, com design lapidado e assertivo, justaposto por detalhes intrincados e de alta tecnologia dos faróis em forma de cubo que são acentuados pelas luzes diurnas “Star Map”, características da Kia, com desenho que remete às constelações estelares.

Na traseira, a Carnival parece mais refinada com superfícies lisas e linhas limpas. A placa foi reposicionada na parte inferior da tampa traseira para uma aparência mais polida, enquanto os contornos nítidos das lanternas traseiras “Star Map” acrescentam profundidade à traseira.

Complementam o novo design externo as novas rodas de liga leve aro 19" com acabamento diamantado, que exibem uma variedade de ângulos geométricos.

No interior, a Carnival também foi repensada. As portas se abrem para encontrar um espaço futurista projetado com formas simples. Os controles de entretenimento e climatização, agora com comandos comutáveis em tela sensível ao toque única, alinhados horizontalmente no painel central têm um design minimalista, tal como o espaçoso console central com porta-copos duplos de grande capacidade que podem acomodar uma grande bebida.

Em posição de destaque está o atualizado conjunto de duas telas, em formato panorâmico e curvo, sendo o painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas e a tela de infoentretenimento também de 12,3 polegadas elegantemente integrados em um único painel para um apelo ultramoderno. Seu sistema de entretenimento é agora também compatível com conexão via Apple CarPlay™ e Android Auto™ sem fio (ou por USB). Há ainda portas USB C (2) no console dianteiro para carregamento de equipamentos eletrônicos, sendo uma para transmissão de dados, e porta USB C no encosto do banco dianteiro convenientemente localizadas para manter os dispositivos móveis sempre carregados para os passageiros, enquanto tomadas auxiliares de energia 12V (console central e porta-malas) servem como fontes de energia adicionais.

Ao completo pacote de segurança e de ADAS, foi adicionado o assistente de estabilidade de reboque (TSA - Trailer Stability Assist), para trazer ainda mais segurança aos que desejam aproveitar ao máximo a versatilidade de usos do veículo.

Construída sobre nova plataforma de médio porte da Kia, a 4ª geração da Carnival – à época de seu lançamento em 2021 - foi apelidada de "Grande Veículo Utilitário (GUV)", mais refinada, espaçosa, capaz de oferecer conforto e eficiência do que seus antecessores, assim como em relação a todos os atuais concorrentes no segmento de minivan. Seu design inspirado em SUVs é combinado com um moderno interior, com uma gama de tecnologias projetadas para auxiliar os motoristas e, ao mesmo tempo, protegendo e entretendo os ocupantes. Cockpit inteligente, em três filas, capacidade de carga líder na classe e uma variedade de áreas de armazenamento em toda a cabine, também a tornam uma opção extremamente prática para as famílias.

“Após um período de ruptura de oferta da Carnival no mercado brasileiro, estamos felizes em poder anunciar a normalização de sua comercialização” afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil. “Mais moderna e atualizada, a Carnival continuará a atender com excelência nossos clientes que necessitam de amplo espaço para até 8 pessoas e mais bagagens. Não poupamos esforços em oferecer o máximo disponível em recursos de segurança, de tecnologia e de conforto.”

Design

Comparada com a geração anterior, a minivan apresenta um balanço dianteiro mais curto, com a base da coluna A movida para trás para criar um capô mais longo. Sua maior distância entre-eixos contribui para oferecer maior espaço em toda a cabine e o perfil lateral estendido sugere a dinâmica mais refinada da Carnival. Uma única linha marcante percorre todo o comprimento do carro, com arcos das rodas ousados e linhas nítidas que dão uma aparência mais moderna e esculpida. O desenho externo predominante destaca seu novo design de "teto em ilha", com as colunas A e B escurecidas sob um teto na cor da carroceria. Um novo design atraente da coluna C também se destaca, com uma barbatana cromada com um sutil padrão de diamante.

“O desenho da Carnival apresenta um conceito focado em dois pontos essenciais. Primeiro, como uma minivan com um ótimo design exterior que se assemelha a um SUV premium; segundo, o espaço interior maximizado para satisfazer às necessidades de nossos clientes e talvez até mesmo surpreendendo-os com experiências mais intuitivas e positivas”, disse Karim Habib, vice-presidente sênior e chefe da Kia Global Design. “O design da Carnival tem um grande senso de solidez com uma postura estável e proporções poderosas. Elementos detalhados e futuristas ampliam ainda mais sua presença marcante. Acreditamos que a Carnival permanecerá um veículo de aparência fantástica e um grande parceiro para a vida de nossos clientes”.

No Brasil, a Carnival oferece aos clientes uma escolha de até seis cores externas - branco neve, cinza pantera, preto aurora, azul cromo, prata envelhecida e prata marfim – e, internamente, em duas combinações de cores, sendo preto com marrom acinzentado ou preto com marrom toscano.

Um seletor shift-by-wire compacto para a transmissão está localizado na base do console central, liberando espaço e de fácil acesso à mão.

Plataforma e interior inteligentes

Graças a sua plataforma e maior carroceria, a Carnival de 4ª geração oferece um espaço incomparável para os passageiros. No Brasil, a minivan é oferecida com três fileiras de bancos e capacidade para oito ocupantes. O carro também está mais versátil e espaçoso do que nunca, oferecendo uma cabine interna inteligente e flexível e uma abundância de áreas de armazenamento de objetos.

A Carnival tem uma distância entre-eixos 30 mm mais longa (3.090 mm), 10 mm mais larga (1.995 mm), aumentando o espaço interno para as famílias e ao uso corporativo. Assim, o comprimento total da Carnival cresce 40 mm para 5.155 mm, com um balanço traseiro 30 mm mais longo (1.130 mm), criando mais espaço para os passageiros da terceira fileira e o melhor espaço de bagagem da categoria.

Com apenas a primeira fileira de assentos em uso, a Carnival oferece o melhor espaço do porta-malas de até 2.827 litros (VDA, configuração de três filas), com 627 litros disponíveis para uso atrás dos assentos da terceira fileira (até as bordas superiores das costas dos bancos).

A Carnival ainda oferece abertura do porta-malas com acionamento elétrico e portas traseiras deslizantes elétricas, que facilitam o acesso ao porta-malas e à cabine.

Conectividade e tecnologia

A experiência do usuário na Carnival é definida pelo papel preponderante da tecnologia e da conectividade, com uma gama de recursos high-tech projetados para tornar a vida com a minivan o mais fácil e conveniente possível. Essas tecnologias auxiliam os motoristas, ao mesmo tempo em que conectam, protegem e divertem os demais ocupantes.

O centro dos recursos de conectividade do carro é o display digital duplo de alta tecnologia. Isso conecta o novo painel de instrumentos digitais de 12,3 polegadas da Kia e o sistema de entretenimento com tela sensível ao toque também de 12,3 polegadas sob uma única peça de vidro perfeita. Esse display de tela dupla cria uma experiência de usuário panorâmica e widescreen. Os controles da climatização e do entretenimento são por meio de tela sensível ao toque, de forma comutável, no console central.

O sistema oferece uma tela cristalina, bem como Android Auto™ e Apple CarPlay™, sem fio ou por USB, integrados com reconhecimento de voz. O sistema de entretenimento também permite que os usuários conectem dois smartphones via Bluetooth ao mesmo tempo, permitindo que telefones distintos sejam usados para chamadas ou mídia.

Performance e dirigibilidade

A Carnival adota as mais recentes tecnologias de trem de força ‘smartstream’ da Kia para aumentar a eficiência e o desempenho. No mercado brasileiro, a Carnival oferece motor Lambda III MPi seis cilindros (V6) à gasolina de 3,5 litros, que gera até 272 cv e 332 Nm de torque, com o novo sistema integrado de gerenciamento térmico (ITM) que ajuda no controle da temperatura de operação do motor para maximizar a eficiência em todos os momentos. A transmissão é automática de oito velocidades, que oferece um progresso suave e rápido para combinar com o caráter dinâmico e tranquilo do carro.

Tratando-se de dirigibilidade, a nova Carnival mantém as características de seus antecessores, priorizando o conforto e a segurança acima de tudo. O desenvolvimento do novo modelo se concentrou em fornecer uma direção tranquila, confortável e segura, com manuseio estável em todas as condições.

O novo sistema de suspensão totalmente independente e uma gama de medidas de contenção de ruído, vibração e aspereza (NVH) foram projetados para oferecer um comportamento na estrada tranquilizador e relaxante, maximizando a estabilidade e o conforto de seus ocupantes.

O sistema de suspensão recebeu significativo aperfeiçoamento em comparação à Carnival de 3ª geração. Na frente, os engenheiros da Kia aplicaram uma nova travessa e uma nova geometria, distribuindo melhor as cargas laterais na suspensão dianteira nas curvas para estabilizar a condução. A carroceria também é montada na seção traseira da travessa com novas buchas hidráulicas, com líquido dentro das buchas de borracha reduzindo o nível de vibrações do motor transmitidas à carroceria. Isso também atenua o efeito de impactos bruscos na suspensão dianteira, aumentando sutilmente o conforto de direção, mesmo em superfícies ruins.

A suspensão traseira Multilink também foi atualizada, com braços de suspensão inferiores mais longos e layout de mola revisado, trabalhando para gerenciar melhor as mudanças na superfície da estrada. Enquanto isso, o ângulo dos amortecedores traseiros foi ajustado para melhor absorver os choques da estrada.

Uma nova configuração de direção com assistência elétrica acionada por motor montada na coluna substitui o sistema do modelo anterior, resultando em uma resposta um pouco mais direta às entradas de direção, com uma relação de direção 5,6% mais rápida. O novo sistema também permite muitas das novas tecnologias de assistência ao motorista da Carnival, que dependem de um motor elétrico de direção assistida.

O refinamento do rolamento é algo que nenhum motorista de MPV quer sacrificar, e a Carnival também se destaca nessa área graças a uma gama de novos recursos NVH que vão além do que muitos de seus principais concorrentes oferecem. Uma ampla gama de medidas de isolamento acústico e isolamento garante que o novo modelo seja um dos mais silenciosos e refinados na estrada. Isso inclui novos materiais de isolamento em torno dos quatro arcos das rodas, uma cobertura completa da parte inferior da carroceria para reduzir o ruído do vento e da estrada e um isolamento mais adequado entre o compartimento do motor e o compartimento do passageiro. A entrada de ar também foi remodelada para reduzir o ruído do motor em altas velocidades, enquanto novas travessas no piso da cabine reduzem o ruído de vibração por meio da carroceria.

Segurança e conveniência

A nova Carnival apresenta uma gama de sistemas de segurança passiva e ativa e de assistência ao motorista, protegendo-o e também os seus passageiros em todas as viagens. Além de ser equipada com oito airbags, o veículo oferece os novos sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) da Kia, que ajudam a reduzir muitos riscos e tensões inerentes à direção, tornando a Carnival relaxante, segura e inspiradora de confiança para dirigir.

O conjunto ADAS na nova Carnival é o mais completo já disponibilizado pela Kia no mercado brasileiro e um dos mais completos encontrados em qualquer carro novo no mundo. As tecnologias disponíveis incluem: 
• Assistente para prevenção de colisão frontal (FCA - Front Collision-avoidance Assist) com frenagem de emergência e detecção de veículos, pedestres, ciclistas e cruzamentos;
• Assistente ativo para prevenção de colisão por ponto cego incluindo saídas paralelas (BCA - Blind-spot Collision-avoidance Assist) incluindo saídas paralelas;
• Monitor de ponto cego (BVM – Blind spot View Monitor) com visualização no painel digital de instrumentos;
• Assistente de farol alto (HBA - High Beam Assist);
• Piloto automático adaptativo (SCC - Smart Cruise Control) com Pare e Siga em
congestionamentos;
• Assistente de centralização na faixa de rodagem (LFA - Lane Following Assist);
• Assistente de permanência na faixa de rodagem (LKA - Lane Keep Assist);
• Câmeras de visão 360° (SVM - Surround View Monitor ).

Assistente de saída em segurança (SEA - Safe Exit Assist) é uma importante adição ao conjunto de tecnologias de segurança para a Carnival de 4ª geração. O SEA evita que as portas traseiras deslizantes se abram - e os passageiros jovens saiam do veículo - se o sistema detectar um carro se aproximando por trás em qualquer um dos lados.

O assistente ativo de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado (RCCA - Rear Cross-traffic Collision-avoidance Assist) ajuda a evitar colisões com veículos que cruzam atrás dos lados esquerdo e direito da Carnival durante a marcha à ré. Isso ajuda o motorista ao frear o carro automaticamente se detectar um obstáculo cruzando atrás dele.

A carroceria é composta por diferentes graus de aço de alta resistência, maximizando a rigidez torcional enquanto mantém o peso corporal baixo. A carroceria do novo modelo apresenta novas colunas reforçadas e apresenta uma proporção maior de aço avançado de alta resistência e aço estampado a quente do que seu antecessor, aumentando a rigidez torcional e adicionando resistência. A carroceria mais rígida reduz as vibrações da estrada e aumenta a segurança dos ocupantes em caso de colisão.

Com os mesmos 5 anos de garantia e agora sem limite de quilometragem, a Kia Carnival encontra-se disponível para comercialização no mercado brasileiro em versão única.

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

CAMPOS DO JORDÃO SEDIA WORKSHOP SOBRE VINHOS DE PORTUGAL

Formação, realizada pela organização internacional Wines of Portugal (ViniPortugal), será no Hotel Boutique Quebra-Noz e oferecerá certificação aos participantes.

Foto: Consulado Geral de Portugal em São Paulo

A Academia Vinhos de Portugal desembarca em Campos do Jordão nesta quarta-feira, 26, quando será realizado um workshop dedicado à formação e qualificação de embaixadores de nível iniciante de vinhos de Portugal no Brasil. O evento promovido pela organização Wines of Portugal (ViniPortugal) acontece a partir das 10h, no Hotel Boutique Quebra-Noz, local que também é sede da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) SP Vale e Litoral Norte.

O workshop terá duração aproximada de 3h30, focando nas principais regiões produtoras de vinho de Portugal. A formação será conduzida por Felipe Manfredini, um dos formadores oficiais da ViniPortugal, e contará com a abertura da sommelière Érika Éttori, que está entre os Embaixadores de Vinhos de Portugal no Brasil. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de degustar vinhos representativos de diversas regiões vinícolas portuguesas, aprofundando seu conhecimento sobre as características e a diversidade da produção do país.

Destinado a cerca de 20 profissionais destacados da região, o evento visa difundir os vinhos de Portugal na região do Vale do Paraíba. Ao final do workshop, será aplicada uma prova para avaliar o conhecimento adquirido pelos participantes. Aqueles que atingirem a qualificação mínima exigida estarão aptos a receber o certificado de Embaixadores de Vinhos de Portugal, reconhecendo sua expertise e comprometimento com a promoção dos vinhos portugueses no Brasil.

*Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com.