sábado, 29 de junho de 2024

RENAULT DO BRASIL PUBLICA RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2023

O documento demonstra os compromissos da marca com a transparência e o enfrentamento dos desafios relacionados aos aspectos ESG do setor automotivo no país


A Renault do Brasil publica a 14ª edição de seu Relatório de Sustentabilidade, elaborado de acordo com as Normas GRI (Global Reporting Initiative). O documento 100% on-line traz informações sobre o desempenho da empresa e os compromissos da marca com a transparência e o enfrentamento dos desafios relacionados aos aspectos ESG, que abrangem os temas ambientais, sociais e de governança corporativa.

Dentre os avanços da jornada ambiental, social e de governança (ESG), que se baseiam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e nos princípios do Pacto Global e do Fórum Econômico Mundial, destacam-se:

Gestão Ambiental (E)

Energia limpa: Em julho, a Renault do Brasil firmou parceria para autoprodutora de energia elétrica de origem fotovoltaica, com a utilização de um parque solar de 50 MW dentro do Complexo Fotovoltaico de Castilho (SP), se tornando a primeira montadora do Brasil a utilizar este tipo de sistema como principal fonte de energia elétrica para suprir sua demanda operacional. A montadora, que já fazia uso de energia elétrica 100% limpa por meio da fonte hídrica, migrou para o novo formato, dando um passo importante para evoluir ainda mais em linha com a sua agenda ESG e na sua estratégia de gestão energética. O parque solar com capacidade de 50 MW fornece 100% da energia elétrica utilizada pela Renault do Brasil nas fábricas de veículos e centro administrativo.

Redução do consumo de energia elétrica por veículo: além de utilizar 100% de energia elétrica limpa e renovável na produção dos veículos, a Renault do Brasil realiza constantemente ações para reduzir o consumo de energia elétrica por veículo produzido. Em 2023 essas ações geraram uma redução de -4% na Curitiba Veículos de Passeio (CVP) e -5% na Curitiba Veículos Utilitários (CVU), em comparação com o ano anterior.

Aterro zero: desde 2016 100% dos resíduos do Complexo Industrial Ayrton Senna são reciclados, reutilizados, coprocessados ​​ou incinerados, representando mais de 44 mil toneladas em 2023.

Mobilidade limpa: ampliação da gama Renault E-Tech 100% elétrica com o lançamento do Megane E-Tech e da nova geração do Kangoo E-Tech.

Responsabilidade Social (S)

Concessionária 100% feminina: em maio de 2023, inauguramos, na cidade de São Paulo, a Women@RPoint, uma concessionária 100% formada por mulheres. Desde o atendimento de vendas até a oficina mecânica, todo o quadro de funcionários da loja é feminina. A equipe conta com vendedores, entregadoras de veículos, consultoras técnicas, mecânicas, além do gerente de vendas e do gerente de serviços pós-venda, formados pelo centro de treinamento Renault Academy. As mecânicas também receberam a capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A ação foi realizada em parceria com o grupo RPoint, que atua no segmento de vendas autorizadas há mais de 10 anos e compartilha de nossa agenda de diversidade e inclusão.

Mulheres em cargos de gestão:  como reflexo das ações de equidade de gênero, a Renault do Brasil atingiu a marca de 24% de mulheres em cargos de gestão, demonstrando o avanço da jornada pela igualdade de gênero. Esta ação está proposta ao compromisso global do Grupo Renault de chegar a 30% de mulheres em cargos de gestão até 2030.

Impacto social positivo: em 2023, mais de 27 mil pessoas foram beneficiadas pelo Instituto Renault nas ações realizadas dos eixos de Inclusão e Segurança no trânsito.

Mapa Social:  realizado pelo Instituto Renault e PUCPR, o Mapa Social trouxe um novo estudo sobre as comunidades da Borda do Campo e Roseira, avaliando os impactos dos projetos implementados no território e a percepção da marca pela comunidade em comparação ao Mapa Social, constituído em 2018 . A nova pesquisa reuniu 400 pessoas, com escuta consultada na comunidade e qualitativa com os beneficiários dos programas sociais, permitindo a avaliação do impacto dos projetos, a relação com os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU e, também, permitiu a percepção da comunidade. sobre as ações já inovadoras, assim como novos desafios e oportunidades.

Geração Futuro: formação de três novas turmas do Geração Futuro Jovens Talentos e Geração Futuro Profissionalizante com 80 alunos. No total, os programas já concluíram 13 turmas, alcançando 496 pessoas que receberam uma formação capaz de transformar suas realidades, a partir do empreendedorismo e do acesso ao emprego e geração de renda. Em 2019 foi criado o Geração Futuro Jovens Talentos, um programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, o Geração Futuro foi ampliado com o lançamento da versão Profissionalizante, um curso de mecânica automotiva em parceria com o SENAI Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais, dedicado aos moradores do bairro Borda do Campo.

“Em 2023 implementamos ações focadas no desenvolvimento tecnológico e sustentável da Renault do Brasil. A geração de energia elétrica fotovoltaica, o avanço na agenda de equidade de gênero e o impacto social gerado pelo Instituto Renault são exemplos disso. À medida que avançamos, reafirmamos o nosso compromisso com a inovação, a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão em todas as áreas da nossa operação”, destaca Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

A estratégia ESG da Renault do Brasil é norteada por novos temas materiais, identificados com rigor e profundidade no relatório, visando capturar as expectativas e preocupações dos stakeholders da marca:

- Desenvolvimento dos territórios onde a empresa opera
- Diversidade e inclusão
- Ecoeficiência do produto
- Emissões de gases de efeito estufa na produção e nas demais atividades
- Ética e transparência
- Qualidade dos veículos
- Satisfação dos clientes
- Saúde e segurança dos trabalhadores
- Segurança dos passageiros e usuários do trânsito

O relatório está disponível no site da Renault do Brasil.

Renault do Brasil

SCANIA, FIDENS E HEXAGON APRESENTAM O PRIMEIRO CAMINHÃO 8X4 TELEOPERADO DO BRASIL

Modelo não-tripulado oferece mais velocidade, maior produtividade e solução homologada pela fabricante.

Uma parceria entre Scania, Fidens e Hexagon faz história na mineração nacional: o lançamento do primeiro caminhão 8x4 teleoperado da história do Brasil. O modelo é o Scania G 500 8x4 XT, já a Hexagon oferece toda a alta tecnologia (solução TeleOp) de adaptação, instalação elétrica, câmeras e a cadeira remota de comando (ou cockpit) e a Fidens, prestadora de serviços de mineração, foi a pioneira no desenvolvimento e operação do veículo. A Casa Scania Itaipu é a concessionária responsável pela venda e garantirá todo o apoio no trabalho com o completo pacote de soluções de serviços que dispõe em sua competente estrutura de cobertura nos estados de Minas Gerais e Pará.

O Scania G 500 8x4 XT Heavy Tipper é vocacionado para o trabalho fora de estrada, tem PBT técnico de 60 toneladas e motor de 500cv de potência. A nova solução para a mineração permite o aumento de produtividade, da segurança e da velocidade de operação, ainda ganho de eficiência e redução de quebras no árduo trabalho nas minas. Outro diferencial do produto é sair de fábrica com garantia e homologação da Scania.

O principal foco do primeiro caminhão 8x4 teleoperado da história do Brasil é atuar em áreas de risco e descomissionamento de barragens. Depois dos recentes acontecimentos em barragens de mineração, em 2019, se tornou obrigatório no Brasil estes descomissionamentos de barragens, que utilizam o método de alteamento a montante. Esse é o tipo de construção em que os diques de contenção se apoiam sobre o próprio rejeito ou sedimento previamente lançado e depositado (uma em cima da outra, tornando o montante suscetível a infiltrações de água e aumentam a chance de rompimento). 

Para cumprir a lei, as estruturas perdem a missão de armazenar rejeitos, sendo descaracterizadas e reintegradas ao meio ambiente, numa recuperação das áreas degradadas. Em âmbito nacional, é a Agência Nacional de Mineração (ANM) a responsável pela fiscalização e regulação das atividades de mineração.

O controle remoto do caminhão é feito por uma cadeira de comando (um cockpit que se assemelha a um simulador de direção), com a alta tecnologia da Hexagon equipada com câmeras e sistemas de telemetria para a total condução do veículo a quilômetros de distância. Não há um limite definido de onde a cadeira de comando está até o local do caminhão. 

É possível, por exemplo, o operador estar 30km longe. No caminhão, diversas outras câmeras e sensores ajudam o operador a fazer curvas, carregamento, descarregamento e demais ordens da direção comum no dia a dia do trabalho na mineração.

“A Fidens trouxe e desenvolveu, em 1997, em conjunto com a Scania, o primeiro caminhão 8x4 da mineração brasileira. Em 2024, exatos 27 anos depois, agregamos a Hexagon a esta parceria e desenvolvemos o primeiro 8x4 teleoperado do Brasil. Acreditamos que este caminhão irá revolucionar os serviços de descomissionamento de barragens, atividade de grande importância na redução de riscos ambientais da mineração. Essa nova tecnologia trará mais produtividade, mais segurança na operação e menor custo”, afirma Thiago Frauches, diretor comercial da Fidens. “Estamos há 22 meses desenvolvendo esta nova solução, e chegou a hora de mostrar ao mercado.”

“Essa solução de teleoperação vai beneficiar toda a comunidade. Eu costumo falar que essa é uma verdadeira iniciativa ESG, pois estamos nos preocupando com a segurança dos operários, com a menor emissão de poluentes e a diminuição no consumo de combustível. Ou seja, uma eficiência operativa. Além disso, estamos protegendo a comunidade próxima às barragens, numa operação muito mais segura e bem mais controlada”, conta Rodrigo Couto, presidente América Latina – Hexagon, divisão de Mineração.

“A Scania acreditou desde o primeiro momento neste projeto. O potencial de negócio do descomissionamento de barragens é enorme. Nos preparamos desde o início para atender da melhor forma a Fidens. A tecnologia da Hexagon é muito eficiente e estamos entregando em conjunto uma solução perfeita para este tipo de operação. O competente apoio da estrutura da Casa Scania Itaipu para suportar a Fidens será essencial”, diz Luciano Piccirillo, novo gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil. “O G 500 8x4 teleoperado passa a fazer parte do nosso portfólio de produtos para o mercado a partir de agora”, completa.

“O Scania G 500 8x4 XT Heavy Tipper teleoperado oferece a mesma robustez da linha tradicional fora de estrada da marca. O caminhão é igual ao mesmo que sai da linha de produção. O segredo está na interação da arquitetura Scania com os sistemas da Hexagon para a teleoperação. A tecnologia da Hexagon agrega câmeras para o monitoramento do veículo pelo operador, que pode estar a quilômetros de distância. O controle do caminhão é bem simples e transmite ao condutor toda a segurança e informações necessárias para a operação”, salienta Ivanovik Marx, gerente de Engenharia de Aplicações de Oferta de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. A solução das empresas oferece uma inteligência operacional para que o trabalho tenha o menor impacto possível para as pessoas, com um grande benefício do ponto de vista técnico e comercial para o cliente.

“Estamos oferecendo todo o apoio necessário a esta parceria e prontos para atender todas as necessidades do segmento com este primeiro caminhão teleoperado 8x4. Acreditamos muito no potencial deste mercado aqui na região de Minas Gerais e estamos investindo cada vez mais em estrutura para suportar os clientes. Temos um portfólio completo de serviços para a mineração”, diz Lucas Costa, gerente de Vendas da Casa Scania Itaipu. “Temos uma equipe dedicada para o atendimento ao segmento fora de estrada. Dessa forma, temos ainda mais conhecimento para oferecer a melhor solução ao cliente. Parabéns à Fidens e a Hexagon por esta parceria conosco e a Scania, e que venham outros desafios para surpreendermos o mercado.”

O pioneiro caminhão chega para aumentar a produtividade e a velocidade da operação não-tripulada. Hoje, a tecnologia oferecida no mercado tem capacidade de carga inferior e velocidade menor. “Essa solução no 8x4 diminui o tempo de resposta para o caminhão não perder nenhum sinal de comando, pois cada segundo de demora representa perda de produtividade”, explica Thiago Frauches, da Fidens. “A solução da Scania e da Hexagon tem uma comunicação mais direta e rápida com o sistema de direção do caminhão.”

“Outro ponto de enorme vantagem, foi fazer a parceria diretamente com o fabricante do equipamento, ou seja, com a garantia e a homologação Scania. É um diferencial no mercado o produto sair pronto de fábrica, com os engenheiros fazendo todo o processo de adaptação desde o “nascimento” na linha de produção. É uma ação em conjunto sem precedentes para a mineração no segmento 8x4”, revela o diretor da Fidens. “Já sai tudo integrado e com as corretas especificações.”

Mais detalhes do primeiro caminhão 8x4 teleoperado da história do Brasil

O G 500 8x4 XT Heavy Tipper não-tripulado tem suspensão dianteira com capacidade de 22t, capacidade de 38t na suspensão traseira, desenvolve torque de 2.550Nm, a caixa de câmbio é a Opticruise GRSO935R, traz eixo RBP900 e freio auxiliar hidráulico Scania Retarder de 4.100Nm.

As soluções desenvolvidas pela Scania foram na coluna de direção com volante ajustável de ângulo, nova caixa de direção elétrica com sistema de direção servo assistida para o segmento e sistema de direção teleoperado com acionamento via correia, polias e suporte do motor elétrico da Hexagon.

Além de reforço na fixação do suporte do motor elétrico da Hexagon, acabamento nas capas da coluna de direção e de proteção do sistema de condução e do motor elétrico também da Hexagon. Outras providências necessárias foram a preparação e instalação do sistema de acionamento do bloqueio do diferencial, definição do local ideal para a instalação do suporte de antenas e câmeras, e, por fim, a preparação nos sistemas de freios e elétricos.

Scania Latin America 

sexta-feira, 28 de junho de 2024

O FUNDAMENTAL PAPEL DO FOTÓGRAFO NOS FUROS JORNALÍSTICOS. Por Luiz Carlos Secco*

Na década de 1970, revelar os segredos da indústria automobilística brasileira era um grande desafio, por vezes, perigoso e solitário. Tive a sorte de, ao lado do fotógrafo Oswaldo Luiz Palermo, formar a primeira dupla de profissionais do setor com essa missão.

Naquela época, eu trabalhava no Jornal da Tarde, responsável pelas notícias do setor automobilístico e não havia fotógrafos em número suficiente para pronto atendimento às necessidades dos repórteres.

Um dia, o Palermo, chefe do Departamento Fotográfico, demonstrando amizade e interesse, me perguntou se eu aceitaria trabalhar com seu filho, o Oswaldinho. Sinceramente, fiquei surpreso, mas sem titubear, aceitei o riquíssimo presente e, com aquela oferta, formamos a primeira dupla de repórteres dos jornais brasileiros para a cobertura desse importante setor da economia.

O Oswaldinho era bem jovem, não havia completado 18 anos e, em seu processo de formação profissional, trabalhava no laboratório, onde cuidava da revelação dos filmes, cópias fotográficas, dos produtos necessários para revelação dos filmes e fixação das imagens. Também já mostrava seu talento realizando alguns serviços para o jornal.

Juntos, realizávamos a cobertura das atividades da indústria automobilística e reportagens sobre corridas de automóveis, e, sinceramente, éramos uma dupla infernal, que tirou o sossego dos funcionários e diretores das fábricas de automóveis pela sequência de reportagens antecipando a exibição de futuros veículos.

Isso porque, na opinião dos fabricantes, a publicação dos segredos comprometia a venda dos produtos existentes pela expectativa da chegada do novo modelo por quem estivesse disposto a adquirir um automóvel.

A juventude do Oswaldinho, sua criatividade, rapidez física e mental, foco em seu trabalho, precisão, talento, arte e muita tranquilidade em momentos difíceis foram patrimônios que herdou do pai, também repórter fotográfico.

Destaques dos classificados

Com esse comportamento destacou-se em seu trabalho, produzindo imagens perfeitas em foco, iluminação, arte e, especialmente, locais que permitissem registrar as melhores imagens, de acordo com a posição dos raios solares, do tempo fechado e, em corridas de automóveis, os pontos onde podia conseguir as melhores cenas.

Em sua carreira, Oswaldinho sempre produziu imagens com muita vida, mesmo em momentos dramáticos e exposto ao perigo, jamais perdeu a calma, mantendo uma enervante tranquilidade. Entusiasmado em fazer um comentário sobre o Oswaldinho e saudoso da vida agitada que marcou nossa atividade, ia esquecendo de considerar a fé que sempre incluiu em seu trabalho que considero a razão de seu sucesso.

As fotos inesquecíveis que produziu revelaram novos modelos de veículos, como todos os Volkswagen da década de 1960 e 1970, os carros da Simca e, depois, da Chrysler, DKW-Vemag, Ford e FNM. Um desses episódios ocorreu na sala de um diretor da Simca.

Por indicação de um amigo, soubemos de um novo modelo que a montadora estava prestes a lançar e que já havia uma imagem do produto na sala de um diretor da Simca. O Vadeco e eu fomos à fábrica da marca e entramos para uma visita ao Departamento de Imprensa, mas, dentro das instalações, mudamos o nosso destino e fomos para área de diretoria, onde localizamos a fotografia decorando a sala do tal diretor.

Por ser horário de almoço e não ter ninguém na sala, o Oswaldinho fez as fotos enquanto fiquei na porta atento para avisá-lo caso surgisse algum funcionário. Foram minutos de extremo nervosismo para mim, mas de tranquilidade para Oswaldinho que garantiu a foto do modelo esportivo Simca Rallye, que foi lançado alguns meses depois.

Na pista de Interlagos também fez fotos memoráveis, como a sequência do tombo de moto sofrido pelo piloto Denísio Casarini. Também em Interlagos, registrou as cenas de Edgard Mello Filho que na última volta da corrida que estava liderando, seu carro ficou sem combustível e, ao parar distante poucos metros da faixa de chegada, muito aflito, tentou garantir a vitória empurrando-o o até cruzar a meta.

Oswaldinho também demonstrou seu oportunismo na Argentina, em corrida internacional da Fórmula 2 em que foi o único fotógrafo a registrar o acidente do piloto Juan Manuel Bordeu, ao perder o domínio de seu carro, que rodopiou na pista e subiu de marcha à ré no guard-rail, percorrendo mais de 200 metros com duas rodas apoiadas na pista e as outras sobre o guard-rail até chegar ao fim, onde refeito do susto, manobrou o carro e continuou na prova.

Uma das fotos produzidas pelo Vadeco que provocou mais curiosidade foi a registrada no Autódromo de Interlagos em uma manhã e publicada no Jornal da Tarde horas depois por termos descoberto a realização do teste de um protótipo produzido pela Simca e que foi levado à pista para o seu primeiro teste. O carro ainda permanecia em teste no autódromo por volta das 14 horas quando o jornal, vespertino, era distribuído na cidade de São Paulo, na mais rápida publicação de um fato ocorrido em São Paulo.

Em 1974, fui convidado pelo presidente Joseph O’Neill para trabalhar na Ford, na gerência do Departamento de Imprensa e, por conhecer os melhores fotógrafos do mercado, entre os quais o Oswaldinho Palermo que, junto com o Reginaldo Manente, me ajudaram a fazer da Ford a primeira empresa do mercado brasileiro a contar com um revolucionário equipamento de transmissão de fotografias por telefone.

>> Esta e outras histórias vividas e narradas pelo jornalista Luiz Carlos Secco você pode ouvir no podcast Muito Além de Rodas e Motores
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*Luiz Carlos Secco trabalhou, a partir de 1961 até 1974, na empresa S.A. O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, além da revista AutoEsporte. Posteriormente, transferiu-se para a Ford, onde foi responsável pela comunicação da empresa. Com a criação da Autolatina, passou a gerir o novo departamento de Comunicação da Ford e da Volkswagen. Em 1993, assumiu a direção da Secco Consultoria de Comunicação.

2024 – PARTE 2. Por Marli Gonçalves*

Preparados? Apertem os cintos, mais ainda do que imagino que já está bem justo, porque os pilotos sumiram. No mundo inteiro. O segundo semestre do ano de 2024 vem aí e não precisa ser bidú para antever que serão meses no mínimo intrigantes, e para não lembrar que estamos todos numa ciranda danada.

Os seis primeiros meses de 2024 passaram muito rápido, você também deve ter essa impressão. Como pego o calendário do mês vencido e faço aviãozinho imagino sempre o tempo voando mesmo. Não foi fácil. Mas ando temendo pelos próximos aviõezinhos nos céus deste mundo ainda cheio de perturbadoras guerras, crescimento do fermento da extrema direita nos espreitando, eleições aqui e ali que acabam repercutindo em nossas casas, e ouvindo diariamente o alarme das emergências climáticas. Só para resumir. A gente podia aproveitar e comemorar uma espécie de réveillon do segundo semestre, todos fazendo orações, prometendo sermos melhores (como sempre), tentando ao menos planejar alguma coisa.

Tá bom, ninguém melhor do que eu sabe o quanto está difícil manter o otimismo, mas precisaremos dele. Vai, pode ser, para começar, torcer pelo Brasil nas Olimpíadas, uma vez que pelo menos ali teremos mais esportes, e além do futebol que nem estará lá, e o que tememos  no momento, parece que também não estará por muito tempo na Copa América.

Bom dia, boa tarde, boa noite, boletos e faturas! Tenho pesadelos com eles chegando por todos os meios, e até certa nostalgia quando eram entregues aos montes enfiados debaixo da porta de entrada; faziam um barulhinho típico roçando o chão, sem pedir licença. Ah, o dólar anda disparando e se alguma de suas contas o tiver como referência, meu caso nos aplicativos do site, poderá entender meu sono agitado. Lula não vai parar de falar o que lhe vêm à cabeça, o que nesta gestão 3.0 parece mesmo língua solta. Não deixará ministro nenhum ser maior do que ele, quem o conhece sabe disso. Muito menos mudar de ideia – se não mudou até agora – quanto a alguns de seus amigos ou aliados ou a quem precisa afagar aqui e ali. Sem maiores detalhes, que você os conhece. Enquanto isso o grupo inimigo inacreditavelmente continua à solta, fazendo bozolices cada vez mais e mais, quanto mais estivermos próximos às eleições. A torto e à direita.

Numa América Latina bem esculhambada como sempre, o show deve continuar. A ONU grita e ninguém escuta. Nos Estados Unidos, socorro! – leseira versus doideira bota o mundo em alerta quanto a aquela malinha que dizem que os presidentes carregam para lá e para cá com nossos destinos. Ou o tal telefone vermelho que pode dar uma ordem mortal. Aparelhinho, botão, senha, e-mail ou WhatsApp que também pode estar sendo combinado lá para aqueles lados de Rússia, Coreia do Norte e afins. Não lembro de outro momento em que ao olhar o mapa-múndi pudéssemos espetar tantos seres que parecem saídos de um filme de comédia usando o terror.

Assim, sigamos! Também sabendo o que não podemos deixar de forma alguma que continue, como a violência e descontrole dando seus sinais, piorada certamente pós-pandemia e com a saúde mental de tantos bem abalada. Hoje vemos crescentes atos que pioram ainda mais a situação de vários grupos, mulheres, crianças, idosos, negros, LGBTs e o povo mais carente que tanto necessita de apoio. Não está normal o tanto de gente armada dando tiros por aí, trocando socos, planejando crimes.

Ou planejando, como temos sabido cada vez mais, por exemplo, de parlamentares tentando criar ou mudar leis com ódio e ignorância, como se quisessem descontar em nós todos suas próprias pequenezas, seus limites e ignorância. Ou poderosos em geral, de todos os Poderes, para os quais somos apenas peões do jogo de um xadrez, e comidos sem dó antes do xeque mate.

Vamos tentar manter a cabeça fora d` água. Força aí.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 

LANCHAS ELÉTRICAS À VISTA! Por chicolelis*

São 17 lanchas, que hoje usam motor diesel. Com potência entre, sendo cinco delas movidas a propulsor eletrônico,  variando entre 405 cv e 250 cv e que geram economia de 10% em relação aos normais. São usadas pela Praticagem de São Paulo, para guiar os navios nas entradas e saídas dos portos de Santos, o maior da América Latina e do de São Sebastião, no litoral norte do estado.

Para melhorar ainda mais o ganho de economia, a Praticagem está desenvolvendo com a empresa WEG, uma nova lancha com motor elétrico, que deverá estar pronta no primeiro semestre de 2025. O projeto prevê que ela tenha 90 minutos de autonomia para o mesmo tempo de recarga (plug in), que acontecerá na sede da Praticagem, onde hoje já usa energia solar, para captação de água.

Nelas, além  do piloto e marinheiro, seguem dois práticos e um deles, após a aventura de subir a bordo do navio (clique aqui, assista o vídeo e você vai entender o uso do “aventura”), passa as instruções para o timoneiro para que tudo corra bem, quer seja na entrada ou saída do porto, que no de Santos tem um canal do 24,6 km de extensão, com 220 metros de largura e 15 metros de profundidade. Em São Sebastião existem duas medidas na largura dos 22,8 km de extensão, 550 m e 300 metros, a uma profundidade de 25 metros.

Como começou

A Praticagem começou no Brasil em 1808 quando Don João VI assinou a criação do Regimento de Práticos da Barra do Rio de Janeiro. Mas no mundo a profissão existe há mais de 4 mil anos, tendo um código internacional, o Hamurabi, regendo a conduta deste profissional. Em Santos, a Praticagem completou 90 anos de existência. O porto tem 132 anos.

Uma história interessante, ocorrida em 1985, conta sobre a importância do prático na segurança do porto, das cargas (98% do comércio interno e internacional no Brasil é transportado por navios) conta que o prático Nelcy Campos arriscou sua vida, em Pernambuco, quando guiou um  petroleiro em chamas, desde o Parque de Tancagem,  até o alto mar, evitando assim que fosse destruído o por de Recife e de boa tarde da cidade.

O navio maior que quatro Maracanãs

Foi no dia 1 º de fevereiro que a Praticagem recebeu o maior dos navios que até então haviam atracado no porto de Santos. Foi o Natasha XIII, da MSC, com seus 366 metros de comprimento e 48 de largura (equivalente a 4 quarteirões), transportando 14,4 mil TEU’S (contêiner padrão de 20 pés) com peso total de 141.649 toneladas. Para tanto, os estudos foram iniciados em 2016 visando capacidade de calado do canal, do terminal da Alemoa (bairro de Santos)  e outros detalhes, envolvendo Marinha do Brasil, USP, Praticagem e muitos outros participantes para a operação que interrompeu a travessia de balsa entre Santos e Guarujá, por cerca de 2 horas. Na entrada (clique aqui e assista o vídeo) e na saída.


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

EXPO DE TRANSPORTES DO ABCD SERÁ EXCELENTE OPORTUNIDADE PARA REALIZAR NEGÓCIOS

Caminhão DAF XF FTS 480

A Expo de Transportes do ABCD, promovida pelo Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros) e organizada pela Conexão Eventos, chega à sua 24ª edição. Também conhecido como a Feira do Cegonheiro, o evento será realizado em 26, 27 e 28 de setembro, nos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (Pavilhão Vera Cruz). A exemplo das edições anteriores, os expositores prometem novidades e condições especiais para aquisição de produtos e serviços.

A COFIPE, primeira concessionária da Iveco no Brasil, terá em seu estande o mais recente lançamento no segmento de pesados da marca, o S-WAY. O modelo reúne conforto e tecnologia, que garantem não apenas uma viagem tranquila, mas também entregas rápidas e seguras. “O S-WAY tem design inovador, agrega novas tecnologias, proporciona mais segurança e durabilidade”, diz Thiago Costa, gerente de Vendas da COFIPE.

A Comercial De Nigris, concessionária Mercedes-Benz, que participa da Expo de Transportes do ABCD desde a primeira edição, vai expor toda a linha de produtos destinada aos cegonheiros e o portfólio de serviços da oficina dedicada ao segmento, localizada no bairro Demarchi, em São Bernardo do Campo. “Vamos expor o Actros, modelos 2045 e 2548, e oferecer condições especiais de financiamento”, afirma Carmo Pizzotti, diretor da De Nigris.

A DAF Via Trucks vai expor o caminhão XF FTS 480, um dos modelos mais avançados e eficientes da montadora, além da DAF Collection, linha exclusiva de produtos e acessórios da marca DAF. Segundo Hovani Argeri, diretor da Via Trucks, os visitantes poderão conhecer de perto todas as inovações e benefícios que a DAF oferece, como tecnologia de ponta, conforto e segurança, durabilidade e resistência e serviços adicionais. “Vamos apresentar nossos serviços de oficina, funilaria e pintura, além de peças originais e multimarcas, TRP e Paccar Parts”, diz Argeri.

A Lemak leva para a 24ª Expo do ABCD sua experiência no transporte de veículos premium. “Nós transportamos os carros do centro de distribuição para a concessionária ou desta para a casa do cliente ou da casa do cliente para onde ele quiser”, explica Leandro Marcelino Silva, presidente da empresa, que tem no portfólio a condução de veículos nacionais e importados, relíquias, vans, jipes, caminhões leves, médios e pesados, caminhonetes, chassis, motocicletas, barcos, máquinas e implementos, novos e seminovos.

A Scania, que também participa da Expo de Transportes do ABCD desde a primeira edição, vai expor os caminhões GL 370, 4x2 e 6x2, e RH 450, 6x2. Segundo Gian Carlo Souza, do departamento de Marketing, a planta de São Bernardo foi reformada com o intuito de aprimorar a qualidade e atendimento aos clientes, principalmente do segmento dos cegonheiros.

Além desses expositores, já confirmaram presença na 24ª Expo de Transportes do ABCD, AutoSueco/Volvo; Apta/VW MAN; Cooperceg; Grupo Sada; Interbrok; Jurídica Corretora de Seguros; Pneus TEP; Sicoob Credceg; Tegma; Transauto; Transmoreno; e Trucks Control.

Recordes

A Expo de Transportes do ABCD é considerada o segundo maior evento de transportes do Estado de São Paulo. Ano a ano, tem registrado recordes de público e faturamento. Em 2023, foram mais de R$ 400 milhões em negócios, alta de 14% na comparação com 2022, e mais de 60 mil visitantes, 25% superior.

“A Feira do Cegonheiro foi idealizada pelo Sinaceg há 25 anos, mas só é possível e cresce a cada edição graças ao apoio das várias empresas que atuam no setor. Como sempre reforço, todas as conquistas do sindicato são fruto da união da categoria”, diz José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho, presidente do Sinaceg.

Serviço
24ª Expo de Transportes do ABCD
26, 27 e 28 de setembro, das 16h às 22h
Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (Pavilhão Vera Cruz)
Av. Lucas Nogueira Garcez, 856 - Centro, São Bernardo do Campo
Entrada e estacionamento gratuitos

Conexão EventosFundada em 2011, a Conexão Eventos é especializada na criação e produção de eventos corporativos e particulares, como feiras, congressos, lançamentos, inaugurações, casamentos e confraternização, entre outros.

SinacegHá mais de 50 anos, o Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros) representa a categoria dos cegonheiros, profissionais que transportam veículos zero-quilômetro pelo Brasil, contribuindo para o crescimento econômico e social do país. Clique aqui e saiba mais.

24ª Expo de Transportes do ABCD
Grupo Printer Comunicação

quinta-feira, 27 de junho de 2024

IVECO BUS VENCE O RED DOT AWARD: PRODUCT DESIGN 2024 PELO NOVO DESIGN FRONTAL E PAINEL DO MODELO CROSSWAY

O CROSSWAY foi reconhecido com o prestigiado Red Dot Award: Product Design 2024 pela parte frontal e pelo painel novos. A cerimônia de premiação aconteceu no Red Dot Museum, em Essen, na Alemanha.

Anualmente, um painel de jurados com cerca de 40 experts internacionais de várias áreas especializadas premia os melhores produtos levando em consideração a funcionalidade, a estética, a facilidade de uso, a sustentabilidade e a responsabilidade.

A parte frontal e o painel novos foram desenvolvidos pela equipe de design da IVECO BUS em Vénissieux, em conjunto com o Centro Stile do Iveco Group de Turim. O estudo ilustra perfeitamente o uso do design aplicado ao transporte público, visando melhorar a experiência do usuário e tornar o veículo mais atraente para se adequar melhor ao seu ambiente.

A nova parte frontal é inspirada na herança da IVECO, como o novo logotipo predominante em uma grade com linhas simples e amplas. O design expressa dinamismo e confiança, refletindo um alto nível de qualidade percebido pelos operadores de transporte e pelos passageiros em termos de confiabilidade e segurança. Ele também integra as novas luzes de LED, bem como os novos dispositivos ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), cumprindo o regulamento GSR (General Safety Regulation) previsto para entrar em vigor em julho de 2024.

O design exterior do front end é complementado por um novo painel com foco na ergonomia e na segurança, com controles de fácil alcance ao motorista, para que possa operar as principais funções sem tirar as mãos do volante.

Alexandre Verwilghen, designer da IVECO BUS, afirma: "Estamos muito orgulhosos por receber este prestigiado prêmio pelo design do novo estilo do nosso CROSSWAY. É o reconhecimento de que conseguimos oferecer um design que atende aos novos padrões regulatórios para melhorar a segurança do usuário e que, ao mesmo tempo, dá um estilo carismático e distinto à nossa linha".

O CROSSWAY estará presente no anuário do Red Dot Design e na área dos vencedores no site do Red Dot Awards. O design também estará exibido na exposição do Red Dot Design Museum Essen.

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MARCOPOLO REALIZA INÉDITO CRASH TEST TRASEIRO COM ÔNIBUS ELÉTRICO ATTIVI INTEGRAL

Primeira vez que um fabricante realiza esse tipo de teste com ônibus elétrico no País

Para garantir aos mais elevados níveis de segurança passiva do seu ônibus 100% elétrico Attivi Integral, a Marcopolo realizou, de maneira inédita no Brasil, o primeiro crash test traseiro de ônibus elétrico. O resultado demonstrou que a estrutura do modelo oferece resistência a impactos acima do exigido pelas normas existentes, sem quaisquer danos às baterias e sem risco algum para os ocupantes do veículo.

Os ônibus elétricos têm sua utilização predominantemente no trânsito urbano e as baterias são normalmente instaladas na parte traseira do veículo. Como no trânsito urbano existe uma maior incidência de acidentes com colisões traseiras, a engenharia da Marcopolo desenvolveu uma estrutura interna que, absorve a energia do impacto e garante a inviolabilidade do conjunto de baterias.

"Decidimos realizar o primeiro crash test traseiro em um ônibus elétrico por vários motivos. Queríamos oferecer os mais elevados padrões de segurança no Attivi Integral, tanto para os passageiros quanto para os operadores, porque é no trânsito urbano existe uma maior incidência de colisões traseiras", explica Luciano Resner, Diretor de Engenharia da Marcopolo.

"O teste demonstrou a total segurança do Attivi, sem danos ao conjunto de baterias que ficou intacto. Esse resultado é importante porque garante, ao mesmo tempo, o bem-estar dos ocupantes e a preservação do ativo do operador", explica.

De acordo com o executivo, a engenharia da Marcopolo trabalhou no desenvolvimento, através da simulação computacional, de uma estrutura da parte traseira do Attivi Integral que fosse resistente a impactos traseiros sem que a sua deformação atingisse o conjunto de baterias.

Marcopolo Attivi Integral

O ônibus 100% elétrico Attivi Integral é um modelo que conta com a aplicação da tecnologia nacional, o conhecimento da engenharia brasileira e a expertise mercadológica das sete décadas de atuação da Marcopolo, reproduzindo a segurança e confiabilidade. O modelo pode ter até 13.000 mm de comprimento total, possui chassi Low Entry, equipado com motor elétrico de potência máxima de 350 kW e torque de 3.300 Nm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 396 kWh e autonomia entre 250 e 280 km (dependendo das condições de utilização).

Para maior conforto e segurança dos passageiros, conta com carregadores USB, sistemas de ar-condicionado incorporado ao sistema de refrigeração das baterias, de áudio interno, com preparação para a instalação do microfone, e sistema de câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista, além de câmera interna de segurança com gravação. Possui espaço reservado para PcD e assentos preferenciais, iluminação interna toda em LED, faróis e sinaleiras traseiras em LED e cabine de separação para o motorista.

Ficha Técnica Attivi
• Chassi Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil kg
• Capacidade – até 82 passageiros
• Autonomia de até 250 km e Tempo de Carga de até 4 horas
• Modelo de Plug de carregamento utilizado no chassi PLUG CCS 2
• Motor de tração Central com potência de 350 kW e torque de 3.300 Nm
• Capacidade do Eixo Dianteiro - 7,6 mil kg
• Capacidade do Eixo Traseiro 13,0 mil kg
• Comprimento – até 13 m
• Largura – 2,55 m
• Freios a disco com ABS/EBD (Door Brake)
• Direção eletro-hidráulica
• Suspensão pneumática

Marcopolo - Fundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de cem países.

Marcopolo
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AEROPORTO SALGADO FILHO ORGANIZA RETOMADA DOS PROCEDIMENTOS DE EMBARQUE E DESEMBARQUE

Os serviços de check-in, embarque e desembarque, que atualmente estão sendo efetuados no Terminal Park Shopping Canoas, retornarão para o Aeroporto Salgado Filho a partir da primeira quinzena de julho. Os pousos e decolagens continuam na Base Aérea de Canoas.

Fila para o check-in no Park Shopping. Foto: Gabriela Fritsch/ Divulgação MKT-Park Shopping Canoas.

Essa operação contempla a utilização de parte do Terminal de Passageiros que não foi impactada pela enchente e viabiliza o embarque, desembarque e procedimentos de segurança para um número maior de passageiros, com o incremento de voos projetados para a Base Aérea de Canoas.

A pista de Canoas, que passou a receber tráfego aéreo comercial no dia 27 de maio, terá suas operações ampliadas a partir de 30 de junho. O aeródromo passará de cinco para sete voos diários, e um aumento de 70 para 98 movimentos semanais entre pousos e decolagens. Essas novas operações  acontecerão entre 17h35 e 21h.

A ampliação das frequências foi possível a partir da instalação de torres de iluminação e revisão da estrutura operacional da Base Aérea. Com isso, serão viabilizadas novas posições para voos noturnos no local.

Atualmente, a operação emergencial em Canoas contempla voos realizados pelas companhias Azul, Gol e Latam. As passagens estão à venda e os bilhetes seguem para os aeroportos de Congonhas (São Paulo/SP), Guarulhos (Guarulhos/SP) e Viracopos (Campinas/SP).

A importância do Salgado Filho para o turismo gaúcho

Conforme dados da Secretaria de Turismo de Gramado, mais de oito milhões de turistas visitaram a cidade em 2023. Para este ano a expectativa do trade era superar essa marca. A base econômica do município, assim como na vizinha Canela, é baseada no turismo e a maior fatia de visitantes utiliza o Aeroporto Salgado Filho para chegar ao Rio Grande do Sul e subir a Serra.

Com a queda significativa no movimento, a Região das Hortênsias busca estratégias para incrementar a circulação de pessoas. E uma das alternativas é a retomada de eventos importantes para o desenvolvimento turístico e para a economia local.

"A presença das pessoas é o que move a economia da nossa cidade, é o que gera emprego e renda e torna Gramado uma cidade pujante. E um dos principais destinos turísticos do Brasil tem papel fundamental nesse momento de retomada, assim mantivemos a data de realização do Festuris e reagendamos o Connection Terroir do Brasil para contribuir na superação deste momento tão delicado no nosso estado", comenta a CEO do Festuris e do Connection, Marta Rossi.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com.

VOLVO: ÔNIBUS 100% ELÉTRICO COMEÇA A OPERAR REGULARMENTE EM CURITIBA.

Após uma bem-sucedida fase de testes, o Volvo BZL Elétrico entrará em operação de forma regular em Curitiba (PR). A marca tem uma cooperação histórica com a cidade, em dezenas de projetos de veículos especiais para o sistema público de transporte, com foco em segurança, eficiência e redução de emissões por passageiro transportado.

O Volvo BZL Elétrico foi adquirido pela Viação Redentor, um dos operadores do sistema de transporte urbano de Curitiba. A tecnologia elétrica é uma das alternativas da Volvo para zerar emissões de CO². 

“Temos a meta global de reduzir em 50% os gases de efeito estufa em nossos veículos até 2030, e em 100% até 2040”, afirma André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.

Eficiência energética

A marca é uma das maiores fabricantes de veículos comerciais elétricos do mundo e já soma mais de cinco mil ônibus eletrificados em circulação em vários continentes.

“Testes conduzidos pela Urbs, o órgão gestor da prefeitura para o sistema de transporte público local, da cidade, mostraram as virtudes do Volvo BZL Elétrico. Grande eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssimo nível de vibração, muito conforto e segurança para os passageiros e motoristas foram os principais destaques”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade em ônibus da Volvo. 

O Volvo BZL Elétrico de Curitiba é equipado com quatro baterias de íon lítio de 94kWh e movido por um motor elétrico de 200kW e 425Nm de torque. A caixa de câmbio e o motor estão acoplados ao eixo de transmissão, o que garante mais robustez e alta disponibilidade.

Além disso, o sistema de refrigeração das baterias é independente, proporcionando garantindo muito mais segurança e facilidade na operação e na manutenção. 

Com piso baixo e capacidade para 80 passageiros, o ônibus tem autonomia para até 300 quilômetros, podendo rodar durante todo o dia e recarregar as baterias na garagem do operador à noite.

Cooperação técnica

O início da operação regular do ônibus elétrico é mais um capítulo na longa história de cooperação técnica entre a Volvo, os operadores e Curitiba, cidade reconhecida por adotar soluções inovadoras para a mobilidade urbana. O município é signatário do Acordo de Paris e tem meta de zerar as emissões de 33% de sua frota até 2030 e 100% até 2050.

Desde que instalou sua fábrica em Curitiba, no final dos anos 1970, a Volvo tem contribuído com projetos de veículos que permitiram grande modernização no transporte de passageiros da capital paranaense. O melhor exemplo são os ônibus biarticulados. Introduzidos na cidade há mais de três décadas, trouxeram alta eficiência, qualidade e segurança no deslocamento de pessoas. A partir da experiência bem-sucedida em Curitiba, o conceito foi implantado em diversas outras metrópoles, rendendo à Volvo a liderança em sistemas BRT. Recentemente, a marca anunciou que a partir de agosto inicia testes com seu primeiro biarticulado elétrico na cidade.

Grupo Volvo América Latina

IVECO BUS ENTREGA PRIMEIROS 100 ÔNIBUS ESCOLARES DO NOVO PAC

Marca apresentou 50 unidades do BUS 10-190 ORE 2 e 50 unidades do BUS 15-210 ORE 3 em evento na Esplanada dos Ministérios, em Brasília

O Presidente Lula e Camilo Santana, Ministro da Educação; estiveram presentes à cerimônia de entrega dos ônibus escolares. Foto: Lorena Paes/Divulgação Iveco.

Parceira no fornecimento de ônibus escolares a estados e municípios, transportando estudantes de todo o Brasil com veículos preparados e especialmente desenvolvidos para esta missão, a IVECO BUS entregou os primeiros 100 veículos do Novo PAC Seleções em Brasília, nesta quarta-feira (26). Em evento realizado na Esplanada dos Ministérios foram apresentadas 50 unidades do BUS 10-190 ORE 2 (Ônibus Rural Escolar 2) com carroceria Mascarello, e 50 unidades do BUS 15-210 ORE 3 (Ônibus Rural Escolar 3) com carroceria Caio.

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) contempla a aquisição de 1.500 ônibus escolares destinados ao Programa Caminho da Escola, ampliando a oferta de educação na rede básica, com mais segurança e conforto aos alunos. Com uma média de 1 ônibus por município, o edital do Ministério da Educação (MEC) beneficia cerca de 135 mil estudantes em todo o país.

A IVECO BUS é líder no fornecimento de ônibus escolares do Caminho da Escola, com 7.100 unidades habilitadas, incluindo pela primeira vez 3.500 unidades na categoria ORE 3 e 3.600 unidades ORE 2.

"Desde que iniciamos nossa trajetória neste segmento, construímos uma jornada de transporte escolar eficiente, confiável e com melhor TCO no Brasil. O PAC Seleções tem um papel decisivo na continuidade das políticas públicas voltadas à educação brasileira”, pontua Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS para América Latina.

Além de garantir o acesso seguro em zonas rurais, estradas não pavimentadas, e a permanência dos alunos em escolas públicas, os ônibus do Caminho da Escola deverão responder por metade do volume de produção da indústria de ônibus no país em 2024. A IVECO BUS já soma mais de 2.000 solicitações de adesão aprovadas para aquisição de veículos, incluindo pedidos expressivos das secretarias de Estado de Educação da Bahia, Mato Grosso e Pernambuco.

“O fornecimento ao Caminho da Escola eleva nossa capacidade produtiva, nos permitindo atender mais rapidamente às demandas do mercado, além de ampliar nossa presença nos segmentos de ônibus escolar e micro-ônibus”, acrescenta Fetzner.

Portfólio robusto, desenvolvido e produzido no Brasil

Confortáveis e espaçosos, os ônibus escolares IVECO BUS combinam potência, resistência, acessibilidade, conforto e segurança. O BUS 10-190 ORE 2 vem com motor de 190 cavalos de potência e capacidade para 44 alunos + motorista. Já o BUS 15-210 ORE 3 conta com motorização mais potente, de 210 cv, e capacidade para 59 alunos + motorista. Os modelos são 100% acessíveis, com dispositivo de poltrona móvel (DPM) e ar condicionado de série, oferecendo um ambiente climatizado para os alunos, reduzindo o desconforto em condições extremas de temperatura.

Eduardo Freitas, diretor de Relações Institucionais do Iveco Group, destaca que além do desenvolvimento de produto junto ao time de P&D local, a produção para o Caminho da Escola acelerou a jornada produtiva, com o envolvimento dos funcionários do complexo de Sete Lagoas (MG).

“Iniciativas como o PAC Seleções são fundamentais para promover a educação em todo o Brasil, impactando positivamente toda a cadeia de valor do setor automotivo. Nos orgulhamos em fazer parte deste momento, trabalhando juntos aos nossos parceiros para assegurar que os estudantes sejam transportados com qualidade”, afirma Freitas.

Rede preparada, website e atendimento dedicado aos clientes

A linha IVECO BUS para o Caminho da Escola tem dois anos de garantia, plano de manutenção incluído com pelo menos duas revisões gratuitas, rede preparada e especializada para atender os clientes do programa em pontos de atendimento em todo o Brasil. No website Iveco Bus Caminho da Escola, prefeituras e secretarias de todo o país tem acesso à informações detalhadas sobre o portfólio. O atendimento ao cliente IVECO BUS é reforçado pela Assistência 24h IVECO, por meio do telefone 0800-702-3443 e WhatsApp (31) 2107-2355.

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PIETRA PAVAROTTI E FERNANDO GUSEN ASSUMEM COMUNICAÇÃO DO FESTURIS E CONNECTION

Com o objetivo de estreitar o relacionamento com a imprensa gaúcha e nacional, a Rossi e Zorzanello Feiras e Eventos está investindo na ampliação do seu setor de comunicação e traçando estratégias para expandir a interlocução com veículos, jornalistas e influencers.

Nesta semana, a empresa apresentou a dupla responsável pela comunicação dos seus principais eventos, o Connection Terroirs do Brasil e o Festuris - Feira Internacional de Turismo, Pietra Pavarotti e Fernando Gusen. Eles estarão à frente da produção de conteúdo e do atendimento aos profissionais.

Pietra atua na equipe há mais de um ano e conhece bem os dois eventos, pois já participou da comunicação nas edições anteriores em 2023. Acadêmica de jornalismo, ela está sempre atenta às novidades que possam impulsionar a visibilidade do Festuris e do Connection. Natural no Norte do país, está no Sul há três anos e, antes de chegar a Gramado, esteve em Passo Fundo atuando na redação do portal Cidade Online.

Fernando está chegando agora ao time e traz consigo mais de 24 anos de atividades na imprensa regional. Começou sua caminhada na extinta Rádio Excelsior de Gramado, onde trabalhou por seis anos (2000/2006), e dali optou por cursar jornalismo. Após passagem, de relevo, por vários órgãos de comunicação da região, entre 2017 e 2024, liderou a equipe de reportagem do Integração Hortênsias.

Além de Pietra e Fernando, a equipe de comunicação é composta por Cibele Marcon (gerente), Anicole Schons (social mídia), Moisés Castilhos (Brand Designer e diagramação), Abimael Rodriguez (comercial) e Ilton Muller (editor Revista Festuris).

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com.


MOBIAUTO INAUGURA NOVO PÁTIO PARA A 'PASSE CARROS E MOTOS'

Ferramenta online de compra e venda, a Passe Carros e Motos passa a contar com pátio para 2 mil veículos na Grande SP

Autotech que é um dos três maiores marketplaces de carros novos e usados do país, a Mobiauto acaba de anunciar a inauguração de um novo pátio na cidade de Cotia, que fica na Grande São Paulo, para acondicionar veículos a serem comercializados pela Passe Carros e Motos.

Trata-se de uma ferramenta de compra e venda de seminovos voltada aos lojistas, concessionárias, locadoras, financeiras e empresas de terceirização de frotas, que podem comprar ou vender seus veículos (automóveis, picapes e motos) para serem repassados a outros lojistas. O Passe Carros e Motos tem abrangência nacional e fornece a oportunidade de comprar e vender veículos com mais segurança e eficiência. Atualmente, a Passe Carros e Motos tem capacidade para mais de 2 mil veículos em estoque.

"A Passe Carros e Motos permite ao lojista que construa seu estoque como preferir, selecionando os modelos mais atrativos para serem revendidos em cada região do país", explica Denis Cicuto, diretor da Passe Carros e Motos da Mobiauto. O executivo destaca que integram o estoque da divisão veículos retomados de financiamento de instituições financeiras, com descontos que podem chegar a 40% da tabela Fipe. "E detalhe: o lojista pode visitar o pátio onde os carros e as motos estão guardados para conhecê-los antes de efetivar seus lances", garante.

Cicuto antecipa que outros pátios devem ser inaugurados em outras regiões do país, visto que a Passe Carros e Motos tem crescido rapidamente seu volume de negócios e deve expandir essa atuação "física" em outras cidades. "Temos planos de crescimento para outras regiões e sempre avaliamos as oportunidades que venham adicionar valor à nossa operação", diz.

Mobiauto – Em menos de quatro anos de operação, a empresa já se posiciona como um dos maiores marketplaces do mercado de automóveis do Brasil, tendo alcançado mais de 12 milhões de acessos mensais. Recentemente a empresa alterou sua composição acionária e passou a contar com o Banco PAN, alavancando um futuro breve repleto de produtos destinados ao crédito na compra de veículos.

Mobiauto
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

RUMO À DIREÇÃO AUTÔNOMA: BMW É A PRIMEIRA FABRICANTE DE AUTOMÓVEIS A RECEBER APROVAÇÃO PARA COMBINAÇÃO DO NÍVEL 2 E DO NÍVEL 3

A BMW é a primeira fabricante de automóveis no mundo a receber aprovação para a combinação de um sistema de assistência à condução de Nível 2 (BMW Highway Assistant) e um sistema de Nível 3 na forma do BMW Personal Pilot L3 no mesmo veículo. O novo BMW Série 7 estabelece um marco no campo da condução automatizada ao oferecer uma oportunidade única de desfrutar dos benefícios de ambos os sistemas no mesmo carro.

BMW Highway Assistant (Nível 2): maior conforto em viagens longas

Este recurso avançado de Nível 2 melhora significativamente o conforto em viagens de longa distância, especialmente devido à sua capacidade de operar a velocidades de até 130 km/h. O BMW Highway Assistant é uma função adicional do Assistente de Direção e Controle de Faixa que pode ser utilizado em autoestradas com vias separadas estruturalmente. Nessas estradas, o motorista pode tirar as mãos do volante por períodos mais longos e posicioná-las confortavelmente, desde que continue a prestar atenção ao que está acontecendo na estrada e possa retomar o controle do volante a qualquer momento.

Enquanto estiver dirigindo no modo parcialmente automatizado, o BMW Série 7 também pode realizar mudanças de faixa sem que o motorista precise segurar novamente o volante. Isso é possível graças ao Assistente Ativo de Mudança de Faixa, que realiza os movimentos de direção necessários para a manobra de ultrapassagem e ajusta a velocidade do veículo conforme necessário assim que a situação de tráfego permitir. Além disso, o motorista pode iniciar uma mudança de faixa sugerida por este sistema simplesmente olhando no retrovisor para confirmá-la.

BMW Personal Pilot (Nível 3): permitindo outras atividades dentro do carro em congestionamentos

A condução altamente automatizada de Nível 3 significa que os motoristas podem tirar as mãos do volante e temporariamente desviar a atenção da estrada. O recurso BMW Personal Pilot L3 no Série 7 oferece uma nova experiência de direção ao permitir que os motoristas deleguem completamente a tarefa de dirigir ao carro em certas condições, a velocidades de até 60 km/h, e desviar o olhar da estrada. Sistemas altamente automatizados são capazes de assumir completamente a condução em situações específicas, como congestionamentos em autoestradas, permitindo até que os motoristas realizem outras atividades dentro do carro, como fazer chamadas telefônicas, ler, escrever mensagens, trabalhar ou assistir vídeos. No entanto, o motorista deve sempre estar preparado para retomar o controle em poucos segundos quando solicitado pelo carro, por exemplo, em áreas de obras na estrada.

A combinação de todos esses sistemas de assistência à condução dentro de um único veículo representa um avanço significativo e oferece um conjunto abrangente de funcionalidades para uma condução mais confortável e relaxante em viagens longas e curtas.

O BMW Highway Assistant e o Driving Assistant Professional fazem parte do opcional BMW Personal Pilot L3, disponível exclusivamente na Alemanha por € 6.000 (incluindo VAT). Os motoristas de carros equipados com o opcional BMW Personal Pilot L3 que já foram entregues poderão adicionar o BMW Highway Assistant às suas funções sem custo adicional a partir de 24de agosto.

BMW Group Brasil
Jeffrey Group