O documento demonstra os compromissos da marca com a transparência e o enfrentamento dos desafios relacionados aos aspectos ESG do setor automotivo no país
A Renault do Brasil publica a 14ª edição de seu Relatório de Sustentabilidade, elaborado de acordo com as Normas GRI (Global Reporting Initiative). O documento 100% on-line traz informações sobre o desempenho da empresa e os compromissos da marca com a transparência e o enfrentamento dos desafios relacionados aos aspectos ESG, que abrangem os temas ambientais, sociais e de governança corporativa.
Dentre os avanços da jornada ambiental, social e de governança (ESG), que se baseiam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e nos princípios do Pacto Global e do Fórum Econômico Mundial, destacam-se:
Gestão Ambiental (E)
Energia limpa: Em julho, a Renault do Brasil firmou parceria para autoprodutora de energia elétrica de origem fotovoltaica, com a utilização de um parque solar de 50 MW dentro do Complexo Fotovoltaico de Castilho (SP), se tornando a primeira montadora do Brasil a utilizar este tipo de sistema como principal fonte de energia elétrica para suprir sua demanda operacional. A montadora, que já fazia uso de energia elétrica 100% limpa por meio da fonte hídrica, migrou para o novo formato, dando um passo importante para evoluir ainda mais em linha com a sua agenda ESG e na sua estratégia de gestão energética. O parque solar com capacidade de 50 MW fornece 100% da energia elétrica utilizada pela Renault do Brasil nas fábricas de veículos e centro administrativo.
Redução do consumo de energia elétrica por veículo: além de utilizar 100% de energia elétrica limpa e renovável na produção dos veículos, a Renault do Brasil realiza constantemente ações para reduzir o consumo de energia elétrica por veículo produzido. Em 2023 essas ações geraram uma redução de -4% na Curitiba Veículos de Passeio (CVP) e -5% na Curitiba Veículos Utilitários (CVU), em comparação com o ano anterior.
Aterro zero: desde 2016 100% dos resíduos do Complexo Industrial Ayrton Senna são reciclados, reutilizados, coprocessados ou incinerados, representando mais de 44 mil toneladas em 2023.
Mobilidade limpa: ampliação da gama Renault E-Tech 100% elétrica com o lançamento do Megane E-Tech e da nova geração do Kangoo E-Tech.
Responsabilidade Social (S)
Concessionária 100% feminina: em maio de 2023, inauguramos, na cidade de São Paulo, a Women@RPoint, uma concessionária 100% formada por mulheres. Desde o atendimento de vendas até a oficina mecânica, todo o quadro de funcionários da loja é feminina. A equipe conta com vendedores, entregadoras de veículos, consultoras técnicas, mecânicas, além do gerente de vendas e do gerente de serviços pós-venda, formados pelo centro de treinamento Renault Academy. As mecânicas também receberam a capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A ação foi realizada em parceria com o grupo RPoint, que atua no segmento de vendas autorizadas há mais de 10 anos e compartilha de nossa agenda de diversidade e inclusão.
Mulheres em cargos de gestão: como reflexo das ações de equidade de gênero, a Renault do Brasil atingiu a marca de 24% de mulheres em cargos de gestão, demonstrando o avanço da jornada pela igualdade de gênero. Esta ação está proposta ao compromisso global do Grupo Renault de chegar a 30% de mulheres em cargos de gestão até 2030.
Impacto social positivo: em 2023, mais de 27 mil pessoas foram beneficiadas pelo Instituto Renault nas ações realizadas dos eixos de Inclusão e Segurança no trânsito.
Mapa Social: realizado pelo Instituto Renault e PUCPR, o Mapa Social trouxe um novo estudo sobre as comunidades da Borda do Campo e Roseira, avaliando os impactos dos projetos implementados no território e a percepção da marca pela comunidade em comparação ao Mapa Social, constituído em 2018 . A nova pesquisa reuniu 400 pessoas, com escuta consultada na comunidade e qualitativa com os beneficiários dos programas sociais, permitindo a avaliação do impacto dos projetos, a relação com os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU e, também, permitiu a percepção da comunidade. sobre as ações já inovadoras, assim como novos desafios e oportunidades.
Geração Futuro: formação de três novas turmas do Geração Futuro Jovens Talentos e Geração Futuro Profissionalizante com 80 alunos. No total, os programas já concluíram 13 turmas, alcançando 496 pessoas que receberam uma formação capaz de transformar suas realidades, a partir do empreendedorismo e do acesso ao emprego e geração de renda. Em 2019 foi criado o Geração Futuro Jovens Talentos, um programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, o Geração Futuro foi ampliado com o lançamento da versão Profissionalizante, um curso de mecânica automotiva em parceria com o SENAI Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais, dedicado aos moradores do bairro Borda do Campo.
“Em 2023 implementamos ações focadas no desenvolvimento tecnológico e sustentável da Renault do Brasil. A geração de energia elétrica fotovoltaica, o avanço na agenda de equidade de gênero e o impacto social gerado pelo Instituto Renault são exemplos disso. À medida que avançamos, reafirmamos o nosso compromisso com a inovação, a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão em todas as áreas da nossa operação”, destaca Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
A estratégia ESG da Renault do Brasil é norteada por novos temas materiais, identificados com rigor e profundidade no relatório, visando capturar as expectativas e preocupações dos stakeholders da marca:
- Diversidade e inclusão
- Ecoeficiência do produto
- Emissões de gases de efeito estufa na produção e nas demais atividades
- Ética e transparência
- Qualidade dos veículos
- Satisfação dos clientes
- Saúde e segurança dos trabalhadores
- Segurança dos passageiros e usuários do trânsito
O relatório está disponível no site da Renault do Brasil.
Renault do Brasil