terça-feira, 2 de julho de 2024

AMPERE REVOLUCIONA A ESTRATÉGIA DE BATERIAS DO RENAULT GROUP INTEGRANDO A TECNOLOGIA LFP E AS SOLUÇÕES ‘CELL-TO-PACK

Plano estratégico impulsiona grandes transformações em tempo recorde, demonstrando o trabalho da Ampere para reduzir os custos dos veículos de forma agressiva e democratizar a mobilidade elétrica na Europa.

A Ampere, especialista europeu em veículos elétricos inteligentes, anuncia hoje a ampliação ambiciosa de sua gama de baterias, integrando a tecnologia LFP (lítio-ferro-fosfato) junto com a tecnologia NMC (níquel-manganês-cobalto), atualmente utilizada pelo Renault Group.

Esta decisão é uma resposta efetiva e inovadora à volatilidade dos mercados e à evolução das tecnologias.

A Ampere está trabalhando em conjunto com seus fornecedores LG Energy Solution e CATL para implementar uma cadeia de valor integrada no continente europeu, para assegurar a melhor competitividade da tecnologia LFP para seus veículos produzidos na Europa. Os dois parceiros vão fornecer as baterias LFP para equipar vários modelos das gamas Renault e Alpine, para cobrir as necessidades em baterias para esta tecnologia até 2030.

Paralelamente, as equipes da Ampere estão conduzindo, em conjunto com LG Energy Solution, o desenvolvimento da tecnologia ‘Cell-to-pack’. Esta inovação de ponta será utilizada pela primeira vez mundialmente para as baterias do tipo ‘pouch’, permitindo aumentar a autonomia dos veículos equipados com a química LFP, integrando muito mais células e, portanto, mais energia embarcada, em um determinado espaço. A tecnologia ‘Cell-to-pack’ também permite reduzir os custos da bateria.

A integração das tecnologias LFP e ‘Cell-to-pack’ permite que a Ampere reduza em aproximadamente 20% o custo das baterias nos veículos, a partir do início de 2026.

Com quatro parceiros líderes em baterias, a Ampere está acelerando em um cenário em constante evolução, demonstrando a eficácia de sua estratégia horizontal, com os melhores players em suas respectivas áreas:

- AESC Envision: localizada no polo ElectriCity de Douai (França), para as baterias NMC

- CATL: para a tecnologia LFP, em sua fábrica na Hungria

- LGES: localizada na Polônia, para as duas tecnologias, NMC e LFP

- Verkor: para a tecnologia NMC, na gigafactory de Dunquerque (França)

As baterias são montadas na Ampere ElectriCity (norte da França), no setor de baterias da fábrica de Douai.

Os progressos obtidos nos últimos anos por meio da tecnologia LFP e o desenvolvimento da cadeia de valor na Europa fazem dela uma alternativa real à tecnologia NMC. Apesar de ser menos densa em energia que a NMC, ela é perfeitamente adaptada a determinadas aplicações, principalmente os veículos compactos e médios. Com menor custo, ela assume um protagonismo na equação econômica dos veículos elétricos acessíveis e sua democratização na Europa.

Estas tecnologias serão implementadas nos veículos em tempo recorde: os primeiros modelos serão equipados com a tecnologia LFP a partir do início de 2026.

“Em um ambiente extremamente competitivo e em constante evolução, nossa estratégia em baterias comprova a eficácia da estratégia aberta e horizontal da Ampere, com os melhores parceiros, garantindo uma alocação inteligente do capital, flexibilidade e rapidez na execução. Este plano faz parte do roadmap da Ampere para reduzir os seus custos em 40% antes da próxima geração de veículos”, indicou Josep Maria Recasens, diretor de Operações na Ampere.

“O trabalho realizado com a LG Energy Solution nos permitiu localizar na Europa toda a cadeia de valor em torno da tecnologia LFP e aumentar significativamente sua competitividade, incluindo a tecnologia ‘Cell-to-pack’. A inovação em baterias é permanente e nós estamos trabalhando bem no início do projeto – principalmente com nosso Laboratório de Inovação em Células de Baterias que será inaugurado em Lardy, em 2025 – para envolver nossos parceiros nos estágios iniciais dos nossos projetos, em torno das grandes transformações que estão por vir” indicou Philippe Brunet, vice-presidente sênior de Engenharia de Veículos Elétricos e Conjuntos Mecânicos na Ampere.

A Ampere é o primeiro especialista europeu em veículos elétricos inteligentes. Nascida do Renault Group, a Ampere concebe, desenvolve, produz e comercializa veículos 100% elétricos com tecnologia e softwares de ponta, accessíveis ao maior número de pessoas. A experiência do cliente, o impacto ambiental e social são integrados em todo o processo de desenvolvimento de seus veículos, para que eles reflitam o compromisso da marca em relação aos seus clientes, o planeta e todos que vivem nele. Clique aqui e saiba mais. 

Renault do Brasil

segunda-feira, 1 de julho de 2024

GWM HAVAL H6 É LÍDER DE VENDAS EM DOIS SEGMENTOS EM JUNHO

A linha de SUVs GWM Haval H6 liderou as vendas no segmento de híbridos no mês de junho, com 2.153 unidades comercializadas, um crescimento de 49,7% em relação a maio. Esse desempenho foi impulsionado pela chegada da nova versão da linha Haval H6, o Haval H6 PHEV19. O modelo ficou à frente dos concorrentes BYD Song (1.910 unidades), Toyota Corolla Cross (1.130), Caoa Chery Tiggo 5X (474) e Toyota Corolla sedã (309). 

No mesmo período, o Haval H6 também ficou à frente no ranking geral de eletrificados, que reúnem os modelos híbridos e elétricos disponíveis no mercado. Na sequência, estão BYD Song, com 1.910 unidades, BYD Dolphin (1.513), BYD Dolphin Mini (1.316) e Toyota Corolla Cross (1.130).

Somadas as vendas de 589 unidades do ORA 03, em junho, a GWM Brasil fechou o mês com 2.742 unidades, à frente de marcas mais tradicionais com décadas de mercado, como Peugeot, Mitsubishi, BMW e Volvo.

“Importante destacar que, na categoria de eletrificados, existem carros no mercado com preços a partir de R$ 116 mil. Mesmo o Haval custando entre R$ 214 mil e R$ 319 mil, ele foi o modelo mais vendido em junho. Isso significa que há consumidores que não estão apenas em busca de um veículo eletrificado, mas sim de um modelo que ofereça desempenho superior, tecnologia de ponta e confiabilidade”, destaca Andre Leite, Diretor de Marketing e Produto da GWM Brasil.

Lançado em junho, o Haval H6 PHEV19 é um híbrido plug-in que chega com uma autonomia elétrica de 74 km, segundo o Inmetro, e de 115 km pelo WLTP. Equipado com tração dianteira e uma bateria de 19 kWh, o SUV conta com uma potência e torque combinados de 326 cv e 530 Nm, respectivamente, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos, destacando-se pelo equilíbrio entre eficiência energética e desempenho.

Com preço de R$ 239 mil, o H6 PHEV19 conta com taxa zero para entrada de 60% e 24 parcelas, wallbox grátis de 7 kW da marca GWM (mais o carregador portátil de série, que pode ser ligado em tomadas comuns de 110 ou 220 volts), recompra garantida, pacote Tomorrow Assistance por dois anos, tag de pedágio GWM da Veloe com isenção de mensalidade por 12 meses e pacote de conectividade com 3 GB por mês por dois anos. Eles também terão direito à proteção total da bateria do sistema híbrido por 2 anos, além da garantia de fábrica de 8 anos para a bateria (ou 200.000 km) e garantia de 5 anos para o veículo, sem limite de quilometragem.

GWM - Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo. Posicionada como uma companhia global, inteligente e tecnológica, a GWM investirá nos próximos 10 anos mais de R$ 10 bilhões na sua operação no Brasil, com veículos eletrificados e conectados.

GWM
Grupo Printer Comunicação

ZF IMPULSIONA INOVAÇÃO EM VEÍCULOS COMERCIAIS PARA TRANSFORMAR O FUTURO DOS TRANSPORTES

A divisão de Soluções para Veículos Comerciais da ZF continua a liderar o avanço tecnológico no setor de veículos comerciais, desenvolvendo uma nova transmissão híbrida para apoiar ainda mais a transição para a mobilidade limpa. 

Como parte da família TraXon, líder do setor, a TraXon 2 Híbrida da ZF (foto) permitirá que os operadores de veículos comerciais reduzam significativamente as emissões de carbono, mantendo ao mesmo tempo as vantagens de capacidade de um motor a combustão.

Com a sua vasta experiência no desenvolvimento de tecnologias híbridas para carros de passeio, a ZF tem capacidade de Pesquisa e Desenvolvimento necessária para adaptar essas tecnologias em soluções viáveis para veículos comerciais. A capacidade da ZF de oferecer avanços tecnológicos em diferentes aplicações de mobilidade permite que a divisão de Soluções para Veículos Comerciais da ZF (CVS) desenvolva e produza tecnologias essenciais para a indústria do segmento.

“Ao desenvolver a TraXon 2 Híbrida, demonstramos como as sinergias entre as nossas divisões nos permitem atender às necessidades dos clientes de forma rápida e flexível para criar tecnologias viáveis para descarbonizar veículos comerciais de forma eficiente”, disse o Professor Dr. Peter Laier, Membro do Board Mundial da ZF, responsável por Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial, além de Funções Corporativas de Produção.

“Ao fazer isso, não apenas atendemos às necessidades em constante evolução da indústria, mas também posicionamos a ZF como um parceiro forte e confiável, liderando a transformação com um portfólio muito flexível e uma produção altamente adaptável”.

Uma vantagem significativa para a ZF é o seu extenso portfólio de produtos, que atende às diversas necessidades e aplicações das montadoras de veículos comerciais e operadores de frotas. Desde o inovador sistema de controle de movimento do veículo cubiX até o lançamento de uma linha completa de acionamentos elétricos de próxima geração, a ZF possui capacidade de desenvolver e industrializar inovações em suas divisões – ou mesmo dentro da própria divisão CVS para diferentes aplicações de mobilidade. Isso permite à ZF oferecer soluções atraentes para as montadoras desenvolverem veículos mais inteligentes, seguros e sustentáveis.

Essa solidez, aliada ao seu amplo portfólio de produtos, permitiu à divisão CVS registrar fortes resultados em 2023, alcançando um crescimento orgânico de 20%, superando significativamente o mercado, que cresceu 15%.

Rumo a zero emissões

Com seus drivelines elétricos de próxima geração, a ZF eletrifica uma ampla gama de aplicações em veículos comerciais, oferecendo soluções variadas e tecnologicamente abertas para veículos elétricos movidos à bateria ou com célula de combustível. Seu Kit E-Mobility, que inclui acionamentos centrais, CeTrax 2 e CeTrax 2 dual, bem como seus eixos elétricos, AxTrax 2, AxTrax 2 dual e AxTrax 2 LF, fornece tudo o que as montadoras precisam para produzir veículos elétricos com emissões zero.

AxTrax 2

O AxTrax 2 pode até ser integrado a um reboque, no mais recente conceito da ZF que converte efetivamente uma combinação caminhão-reboque com motor a combustão em um híbrido. O reboque eletrificado também pode ampliar o alcance de um veículo elétrico. Esse conceito, que aguarda aprovação regulatória, pode reduzir as emissões de combustível em até 16%, e até 40% quando a variante plug-in é utilizada.

A empresa apresentou seu inovador Programa de Sinergia de Frenagem e e-Drive no ZF Global Technology Day. O sistema otimiza a conexão entre o acionamento elétrico e o controle do freio EBS (Electronic Braking System ou Sistema de Frenagem Eletrônica), utilizando a energia de frenagem adicional para recuperação, resultando em maior alcance do veículo e permitindo condução mais suave.

Soluções de digitalização

SCALAR, a plataforma digital de gerenciamento de frotas da ZF, permite que os frotistas controlem suas operações por meio de ferramentas automatizadas de tomada de decisão e melhorias de eficiência baseadas em IA – Inteligência Artificial, em tempo real. Além disso, as montadoras podem se beneficiar dos insights de dados do SCALAR para medir o desempenho de seus veículos em ambientes reais. A plataforma é compatível tanto com veículos conduzidos por humanos como com veículos automatizados.

O sistema de controle de movimento de veículos cubiX da ZF, projetado para aplicações em veículos comerciais, traduz instruções de direção de sistemas de motorista virtuais em comandos reais de movimento do veículo pelos atuadores do veículo. Isso garante estabilidade, segurança, precisão e desempenho do veículo para configurações CV (Corrente e Tensão), incluindo convencionais e elétricas. Recentemente, o sistema foi testado com sucesso em condições reais com clientes e parceiros, como o SAFE20, um projeto para operação automatizada de terminais de carga.

Portanto, a ZF simplifica a implementação no veículo para os clientes graças ao seu profundo conhecimento e experiência em integração e engenharia de sistemas, de forma a permitir o controle de movimento do veículo preparado para automatização e trilhar o caminho para o veículo definido por software.

Rumo a zero acidentes

A ZF continua a se destacar no domínio dos sistemas de segurança avançados. Com o mais amplo portfólio de produtos da indústria de veículos comerciais, a ZF está em uma posição única para fornecer essas tecnologias, desde componentes individuais até soluções completas para todo o sistema. Aproveitando suas plataformas de segurança, a ZF é capaz de fornecer as soluções necessárias para que os clientes cumpram os regulamentos de segurança regionais. Além disso, aproveita sua experiência técnica com radar e câmeras, adquirida em suas divisões de carros de passeio, demonstrando como a divisão de veículos comerciais se beneficia das competências compartilhadas de outras divisões do Grupo ZF.

ZF
MM Editorial

KIA É NAMING RIGHT DO BRAZIL CLASSICS KIA SHOW 2024

Com o patrocínio master da Kia Brasil, o Brazil Classics Kia Show 2024 – principal evento de carros antigos do país, em sua 25ª edição – acontece de 4 a 8 de setembro, no Tauá Grande Hotel & Termas de Araxá, MG.  Realizado pelo Veteran Car Club de Minas Gerais e pela Federação Brasileira de Veículos Antigos, o evento estima receber este ano 250 carros clássicos e público superior a 20 mil visitantes.

“Por sua tradicionalidade, o Brazil Classics Kia Show reúne as coleções de carros antigos mais expressivas do país e o evento está entre os melhores da América do Sul, assim como recebe um público muito seleto de todo o país e também do exterior. Por esse motivo, a Kia é patrocinadora master pela segunda vez”, argumenta José Luiz Gandini, “na edição de 2022, aproveitamos a infraestrutura e o ambiente propício aos apaixonados por carros para lançar a 5ª geração do Sportage. Este ano, em estande exclusivo, vamos mostrar os híbridos Niro, Sportage e Stonic, o nosso mais recente lançamento, a minivan Carnival, e os novíssimos elétricos EV5 e EV9”.

A Kia é uma marca de mobilidade global com a visão de criar soluções de mobilidade sustentável para consumidores, comunidades e sociedades em todo o mundo. Fundada em 1944, a Kia fornece soluções de mobilidade há mais de 75 anos. Com 52.000 funcionários em todo o mundo, presença em mais de 190 mercados e fábricas em seis países, a empresa comercializa cerca de três milhões de veículos por ano. No Brasil, a Kia está presente desde 1992 por meio da distribuição do Grupo Gandini, que já comercializou mais de 450 mil veículos da marca no país e conta atualmente com cerca de 70 concessionárias em todo o território nacional. A Kia está liderando a popularização de veículos híbridos e elétricos e desenvolvendo uma gama crescente de serviços de mobilidade, incentivando milhões de pessoas em todo o mundo a explorar as melhores maneiras de se locomover. O slogan da marca ‘Movement that inspires’ reflete o compromisso da Kia de inspirar os consumidores por meio de seus produtos e serviços.

Kia Brasil
Divulgação

MARCOPOLO INVESTE R$ 45 MILHÕES EM NOVA CENTRAL PARA ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS INFLAMÁVEIS

Como parte de seu programa de investimentos na otimização das linhas produtivas e maior automação, a Marcopolo acaba de inaugurar sua nova central de armazenamento e distribuição de produtos inflamáveis na unidade Ana Rech, em Caxias do Sul, RS. 

Com investimento de R$ 45 milhões, o espaço será responsável pela automatização do abastecimento de materiais inflamáveis que são utilizados nas linhas de produção. A nova central também isola o armazenamento de materiais inflamáveis em um prédio apartado, com acessos controlados. O investimento visa elevar os padrões de eficiência e qualidade, bem como eliminar riscos de segurança associados a materiais inflamáveis.

“A nova central coloca a unidade de Ana Rech em um novo patamar de segurança e confiabilidade para as operações com materiais inflamáveis, isolando os riscos em uma instalação independente. Nosso objetivo é tornar o ambiente de trabalho cada vez mais seguro para os colaboradores e elevar a eficiência dos processos produtivos, com maior automação industrial”, destaca André Vidal Armaganijan, CEO da Marcopolo.

A nova central de inflamáveis foi projetada para atender todas as especificações técnicas, incluindo as melhores práticas na gestão desses materiais, garantindo a segurança dos colaboradores da empresa. A unidade conta uma IHM (interface homem-máquina) ou tela de monitoramento e controle, paredes projetadas com resistência de até 4 horas ao fogo, sistema de combate de incêndio com equipamentos de detecção de chama e fumaça, bombas elétricas à prova de explosão com bombeamento para as áreas das cabines de pintura, primer e sala de preparação de tintas.

Com a IHM é possível visualizar e programar todos os equipamentos interligados e fazer o monitoramento de todas as bombas de transferência de produtos, nível mínimo e máximo dos tanques, sistema de aquecimento e sistema de ventilação, entre outros. A IHM pode ser espelhada para outros computadores da empresa para facilitar o monitoramento e controle.

O investimento representa o maior montante da Marcopolo já aplicado em uma iniciativa voltada especialmente à segurança. Com início das obras em 2022, o projeto envolveu uma ampla reformulação da unidade Ana Rech.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

EXPRESSO PRINCESA DOS CAMPOS RENOVA FROTA COM ÔNIBUS BUSSCAR

Empresa paranaense adquiriu modelos de motor traseiro Vissta Buss 360 e Vissta Buss 400

Com sede em Ponta Grossa, no Paraná, a Expresso Princesa dos Campos está reforçando a frota com a aquisição de 12 Vissta Buss 360. Na segunda-feira (20), o diretor comercial da Busscar, Paulo Corso, o representante comercial Jocemário Dartora e o coordenador de Apoio a Vendas, Junior André Borges, receberam os diretores Alexandre Gulin e Marcelo Brandão, na fábrica, em Joinville. Na ocasião, os anfitriões entregaram uma placa em homenagem aos 90 anos da empresa paranaense, além de maquetes dos ônibus.

Para resgatar a memória da empresa, uma pintura retrô, utilizada nos anos 80 e 90, foi utilizada em um dos ônibus. Os veículos, que começaram a ser entregues em junho, foram montados em chassi Volvo B380R. O modelo é configurado com 44 poltronas Class Superpullman no salão de passageiros, tomadas USB individuais em todos os assentos, descanso para braços e descanso para pés com balancim. Também estão presentes no salão conjuntos de porta copos, porta pacotes com luz de leitura, sanitário e geladeira.

Entre os equipamentos eletrônicos se destacam três monitores LED de 15 polegadas e câmeras de monitoramento que contribuem com o conforto e a segurança dos usuários. O Vissta Buss 360 ainda dispõe de ar-condicionado, calefação e display de mensagem no salão com relógio e indicador de sanitário ocupado.

O motorista pode contar com a facilidade do câmbio automático, câmera de ré e sensor de estacionamento. A pintura em tons de verde sobre o fundo branco ou preto, tradicional da Princesa dos Campos, enriquecem os detalhes do veículo.

Vissta Buss 400

Além da aquisição de novos Vissta Buss 360, dois Vissta Buss 400 estão reforçando a frota da Viação Cantelle. O veículo possui chassi Volvo B460R, câmbio automático e 44 poltronas Class Leito Turismo no salão de passageiros.

Equipado com sanitário, ar-condicionado e geladeira, o modelo é completo em tecnologia e recursos para uma viagem tranquila e confortável. O Vissta Buss 400 da Viação Cantelle conta ainda com câmeras de monitoramento, tomadas USB, câmera de ré e sensor de estacionamento.

Para o diretor comercial da Busscar, Paulo Corso, a empresa é referência na prestação de serviço no Sul do Brasil. “Sabemos da qualidade da frota e do serviço prestado pela Princesa dos Campos. Ficamos honrados em fazer parte desses 90 anos de história e desejamos que essa parceria se renove a cada ano”, almeja o diretor.

A Expresso Princesa dos Campos foi fundada em 1934, na cidade de Ponta Grossa (PR). A empresa não apenas viu surgir o desenvolvimento rodoviário do Paraná, como também foi protagonista de sua construção, sendo a proprietária do registro nº1 do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado.

Busscar

COMPARACAR PASSA A OFERECER CARROS POR ASSINATURA SEMINOVOS NA SUA PLATAFORMA

O buscador de ofertas já é considerado a Amazon dos Carros no Brasil, disponibilizando mais de  5 mil ofertas de Carro por Assinatura 

A comparaCAR que já era o único portal a oferecer Carro por Assinatura de montadoras além da Locadoras agora passa a oferecer carros seminovos na sua plataforma. Os carros seminovos serão ofertados da nova locadora Toot, que pertence ao já consagrado grupo Mobilize (operador do Renault On Demand e Nissan Move, sendo o programa oficial das montadoras Renault e Nissan respectivamente).

Além de preços atraentes e veículos com baixa quilometragem a Toot tem alguns destaques no seu produto: mensalidades sem reajuste, seguro completo com cobertura de terceiros de R$ 500 mil, manutenção completa inclusive com manutenção corretiva por desgaste natural.

Neste início de operação apenas clientes de São Paulo (raio de 50 Km) poderão receber o seu carro em casa, o processo para aquisição destes planos de assinatura através da comparaCAR é rápido e totalmente seguro com pagamento direto na plataforma da Toot. Um Time de Especialistas já treinado pela Toot poderá prestar todo o atendimento e tirar as dúvidas.

A comparaCAR em pouco mais de um ano de operação se consagrou como o único Portal de Carro por Assinatura a oferecer de forma transparente e com ofertas publicadas no portal de locadoras e montadoras, e agora com carros seminovos. Já foram mais de 1.000 carros entregues e adquiridos de forma rápida e digital para todo o Brasil.

comparaCARAtualmente a comparaCAR é o maior buscador de ofertas de carros por assinatura do país e já disponibiliza para o seu público mais de 5 mil ofertas de Carro por Assinatura com planos personalizados para a necessidade de cada consumidor. No site é possível encontrar todas as informações sobre as ofertas e refinar a busca através de filtros.

comparaCAR
Vervi Assessoria

MÁRCIO CONTRERAS É O NOVO DIRETOR DE MARKETING COMERCIAL DA NEW HOLLAND PARA A AMÉRICA LATINA

A New Holland, marca da CNH, passa a ter Márcio Contreras (foto) como seu novo diretor de Marketing Comercial para a América Latina. O executivo assume a função no lugar de Paulo Máximo, que agora ocupa o cargo de diretor de Serviços Comerciais e Planejamento de Operações da CNH para a América Latina, liderando áreas como: Planejamento de Produção; Governança Coorporativa, Data Analytics; Inteligência de Negócios; Experiência do Cliente e Inovação; Novos Modelos de Negócios e Parceiras Estratégicas da CNH.

Paulo Máximo é engenheiro, com MBA e Mestrado em Administração, e possui mais de 25 anos de experiência no setor. Ao longo de sua carreira na CNH, ele atuou em diversas áreas dentro da organização, contribuindo significativamente para o crescimento promovendo a inovação e aprimorando a experiência do cliente na empresa.

Formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing, Gestão e Inovação por instituições como Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade de Tel Aviv, Contreras tem mais de 20 anos de experiência nas áreas comercial e de marketing.

Entre as empresas nas quais trabalhou estão O Boticário, Monsanto e a própria CNH, onde nos últimos 13 anos integrou a equipe do Banco CNH. Desde 2016, atuava como diretor Comercial e de Marketing do Banco. Também foi professor de MBAs na FGV e conferencista na área de negócios, marketing e vendas, além de autor de livros no setor de negócios.

“É uma honra liderar a Diretoria de Marketing Comercial da New Holland e poder dar continuidade à trajetória de crescimento que a marca vem trilhando nos últimos anos, acompanhando a força do agronegócio sul-americano. Seguiremos próximos aos clientes, expandindo o nosso portifólio de produtos e soluções digitais voltados a todos os perfis de agricultores, investindo em alta tecnologia, sustentabilidade e inovação para que os agricultores possam produzir cada vez mais e melhor, e de forma sustentável”, afirma Contreras.

New Holland
Rede Comunicação de Resultado

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS APRESENTA NOVA VERSÃO DO DELIVERY 13.180 6X2

A família Delivery é destaque no segmento de distribuição urbana, sendo um dos principais fatores o de oferecer ao segmento a maior capacidade de carga quando comparado com outras marcas. Agora os clientes Volkswagen Caminhões e Ônibus podem contar com mais um diferencial da família: o VW Delivery 13.180 6x2 com novo entre eixos de 4.400 mm de fábrica.

O modelo veio para aumentar ainda mais a versatilidade da família, que já é a mais completa do segmento com seis modelos: Express, 6.170, 9.180, 11.180, 11.180 4x4 que tem aplicação mista — urbano e fora de estrada — e o 13.180 6x2. Evidenciando a flexibilidade dos modelos, estão disponíveis até quatro opções de entre eixos.

“A produção da nova versão já iniciou e vem para atender as aplicações de maiores demandas como baú carga geral, carga seca e entre outras. Uma necessidade de mercado que tem crescido”, comenta Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O caminhão é equipado com motor Cummins ISF 3.8, de 175 cv de potência e 600 Nm de torque, garantindo alta performance e baixo consumo de combustível. O veículo também é reconhecido por ter robustez de caminhão, mas conforto de automóvel – com uma cabine ampla e espaçosa, coluna de direção ajustável e regulagem de altura dos bancos. O pacote Prime de série é equipado com banco do motorista com suspensão pneumática, revestimentos dos bancos com acabamento premium, rádio com bluetooth, trio elétrico, ar-condicionado, para-choque na cor do veículo e conectado com a RIO Box.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

domingo, 30 de junho de 2024

HUMAN RIGHTS CAMPAIGN FOUNDATION CERTIFICA A NISSAN COMO UMA DAS MELHORES EMPRESAS PARA TALENTOS LGBT+ NA AMÉRICA LATINA

Subsidiárias da Nissan na Argentina, Brasil, Chile e México foram reconhecidas pelo canal educacional da maior organização de direitos civis dos Estados Unidos que trabalha para alcançar a igualdade para pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais.

O crescimento da Nissan na América Latina segue de mãos dadas com um forte compromisso com as pessoas e a diversidade, equidade e inclusão. Como resultado disso, a fabricante japonesa foi reconhecida pela organização norte-americana Human Rights Campaign como uma das melhores empresas para os talentos LGBT+ na região.

A Human Rights Campaign (HRC) é a maior organização norte-americana que trabalha em favor dos direitos civis e da igualdade das pessoas, independentemente de suas identidades, expressões de gênero e orientações sexuais, ajudando as pessoas a se sentirem protegidas e seguras para serem autênticas diariamente, no ambiente familiar, de trabalho e em toda a sociedade. Considerada a pesquisa mais respeitada e de maior prestígio dos Estados Unidos em torno da igualdade no trabalho das pessoas LGBT+, o relatório anual da Human Rights Campaign apresenta o Índice de Equidade Corporativa, cuja avaliação destaca as empresas que estão um passo à frente em termos de conscientização, que são reconhecidas pela HRC como uma das 'Melhores Empresas para Pessoas LGBT+ Trabalharem'. Para realizar o levantamento na América Latina, a organização conta com parceiros locais.

No Brasil, a empresa foi reconhecida na mesma categoria do relatório HRC Equidade BR 2024, outorgado pelo Instituto +Diversidade. Na Argentina, a Nissan recebeu este reconhecimento por meio do Índice HRC Equidad AR, por parte do Instituto de Políticas Públicas LGBT+. No Chile, a empresa obteve a certificação HRC Equidad CL como Mejores Lugares para Trabajar LGBTI+ 2024, outorgada pela Fundación Iguales com apoio da Pride Connection Chile, sendo a primeira e única montadora de automóveis a conquistar o reconhecimento naquele país. Já a Nissan Mexicana conquistou pelo terceiro ano consecutivo a certificação Mejores Lugares para Trabajar LGBTQ+ 2024, conforme o relatório HRC Equidad MX da organização ADIL Diversidad e Inclusión Laboral.

"A verdadeira diversidade não significa apenas aceitar as pessoas como elas são, mas celebrar as diferenças e aprender com elas para expandir o nosso potencial. Estes reconhecimentos na região confirmam que as ações que estamos implementando para favorecer a inclusão da comunidade LGBTQIAPN+ são significativas, conseguindo não só sensibilizar, mas também conquistar aliados para serem multiplicadores da mensagem", comentou Juan Rovatti, subdiretor de pós-venda na Nissan Argentina e sponsor do grupo de afinidade Nissan True Colors da Nissan América Latina, com foco neste tema.

Alguns dos pilares da avaliação para ser uma das "melhores empresas para pessoas LGBT+ trabalharem" incluem contar com uma política de diversidade, equidade e inclusão corporativa e um comitê de diversidade, apoiar a cultura inclusiva e melhores práticas baseadas em dados, demostrar ações de treinamento e capacitação, além de evidenciar um compromisso público e iniciativas específicas para e com a comunidade LGBT+.

"As políticas corporativas inclusivas, nossa parceria regional com a Pride Connection, os treinamentos específicos, nossos próprios grupos de afinidade voluntários e todas as outras ações que realizamos para favorecer a inclusão são motivo de orgulho para nós na Nissan América Latina, além de causar um impacto positivo na sociedade", comentou Claudia Rodríguez, diretora de pós-venda na Nissan Mexicana e também sponsor do grupo de afinidade Nissan True Colors.

A empresa japonesa conta com uma ampla trajetória em termos de diversidade, equidade e inclusão. Uma jornada que a montadora pretende continuar reconhecendo sua própria responsabilidade para contribuir para uma sociedade mais inclusiva.

A Nissan América Latina foi criada em novembro de 2023, como parte da região Américas. Esta unidade de negócios é formada por 39 países: México (Nissan Mexicana), Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, países da América Central e Caribe (Nissan Importers Business Unit), além da Argentina, Brasil, Chile e Peru (Nissan América do Sul). A Nissan LATAM conta com cinco plantas de produção de veículos – três no México (Aguascalientes 1, Aguascalientes 2 e CIVAC), uma na Argentina (Córdoba) e uma no Brasil (Resende, estado do Rio de Janeiro) –, duas plantas de motores (Aguascalientes e Resende), dois Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, um Centro de Design, mais de 700 distribuidores em toda a região e mais de 22.800 talentos que impulsionam a inovação, com estratégias específicas em beneficio dos consumidores da América Latina.

Nissan América Latina

CAN-AM ESTIMULA EXPERIÊNCIAS E REGULAMENTAÇÃO PARA VEÍCULOS OFF-ROAD

Marca canadense é referência no segmento e ressalta o potencial de crescimento do mercado brasileiro para UTVs e quadriciclos

Seja para o trabalho no campo, o turismo ou o meio esportivo, o segmento de veículos off-road está em ascensão e ainda longe de atingir todo o seu potencial no Brasil. A constatação é da Can-Am, marca assinada pelo grupo canadense BRP, referência mundial na fabricação de quadriciclos e UTVs.

De acordo com Fernando Alves, Country Manager da operação da BRP no Brasil, os percentuais de vendas no último ano destacam o país como um dos mercados mais promissores para o grupo canadense. “Tivemos aumento de unidades vendidas de 42% no atacado e de 53% no varejo. Difícil imaginar um modelo de negócios com tanto crescimento no Brasil, realmente são números excepcionais.”

Desta forma, ao lado da China, o Brasil desponta como um grande centro de negócios para a BRP – que ainda concentra seu maior número de vendas nos Estados Unidos e no Canadá. “Quando analisamos o mercado brasileiro, fica claro que ainda há muito a ser explorado. Desta forma, a BRP tem atuado em diversas frentes, sempre com o objetivo de que as atividades que envolvem produtos de esportes motorizados sejam regulamentadas e cada vez mais difundidas no país. Temos como ponto favorável o fato do Brasil ser um país continental, com diversos locais propícios às atividades ao ar livre, um verdadeiro ‘playground’ para os nossos produtos”, continua Alves.

Regulamentação

Para que as atividades com UTVs e quadriciclos sejam popularizadas no país, a Can-Am está diretamente envolvida nas discussões que envolvem a regulamentação dos veículos off-road em locais públicos. A marca faz parte da ABEIFA (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores), que tem desempenhado papel importante no processo.

“A gente acredita que, para liberar o uso em locais públicos, são necessárias regras claras, educação dos condutores e fiscalização rígida para os UTVs e quadriciclos. O nosso objetivo é que as atividades sejam popularizadas, mas sempre com informação, respeito e segurança no trânsito e no meio ambiente”, conclui Alves.

Operadoras

Os passeios com veículos off-road já são realizados no Brasil por meio de operadoras habilitadas. A Can-Am é parceira da Somos Adventure, na região de Gramado e Canela (RS); da ROX Motors, com base em Tuiuti (SP); e da Sertões Experience, que atua nos arredores de Jericoacoara (CE). As três têm estrutura de ponta para oferecer experiências a todo perfil de público, incluindo proprietários e quem nunca teve contato com veículos off-road.

Para todos os usos

A Can-Am apresenta grande leque de UTVs e quadriciclos ideais para cada tipo de aplicação. Entre os UTVs, o Maverick Sport DPS (dois lugares / a partir de R$ 142.990,00) e o Maverick Sport MAX DPS (quatro lugares / a partir de R$ 162.990,00) são ideais para o lazer (mais informações). Já o Maverick R X RS (a partir de R$ 364.990,00) é o topo de linha no segmento de desempenho esportivo, a grande novidade em provas de modalidades como o rali (mais informações). Para o trabalho pesado fora-de-estrada, destaque para o Defender (a partir de R$ 99.990 / mais informações).

A BRP Inc. (TSX:DOO; NASDAQ:DOOO) é líder global em produtos para esportes motorizados, sistemas de propulsão e embarcações com base em mais de 80 anos de engenhosidade e foco intenso no consumidor. Por meio de seu portfólio de marcas líderes do setor, que inclui motos de neve Ski-Doo e Lynx, motos aquáticas e pontoons Sea-Doo, veículos on e off-road Can-Am, barcos Alumacraft e Quintrex, pontoons Manitou e sistemas de propulsão marítima Rotax, bem como motores Rotax para karts e aeronaves recreativas, a BRP proporciona aventuras emocionantes e acesso a experiências em diferentes áreas. A empresa completa suas linhas de produtos com um portfólio dedicado de peças, acessórios e vestuário para otimizar totalmente a experiência de pilotagem. Comprometida com o crescimento responsável, a BRP está desenvolvendo modelos elétricos para suas linhas existentes e explorando novas categorias de produtos de baixa tensão e assistidos por humanos. Com sede em Quebec, no Canadá, a BRP tem vendas anuais de CA$ 10,4 bilhões em mais de 130 países e uma força de trabalho global de cerca de 20 mil pessoas motivadas e habilidosas. Clique aqui e saiba mais.

* Ski-Doo, Lynx, Sea-Doo, Can-Am, Rotax, Alumacraft, Manitou, Quintrex e o logotipo BRP são marcas comerciais da Bombardier Recreational Products Inc. ou de suas afiliadas. Todas as outras marcas comerciais são de propriedade de seus respectivos donos.

BRP no Brasil
Mundo Press 

VOLKSWAGEN ESTÁ ENTRE AS ‘MELHORES EMPRESAS PARA PESSOAS LGBTQIA+ TRABALHAREM’

Certificação "Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem" é resultado da pesquisa HRC Equidade BR 2024, da HRC (Human Rights Campaign Foundation), em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+

Na véspera do Dia Internacional do Orgulho LGBTI+ (28 de junho), a Volkswagen do Brasil celebrou a conquista da certificação “Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem”, resultado da pesquisa HRC Equidade BR 2024, da HRC (Human Rights Campaign Foundation) como parte de seu Programa Global de Equidade no Trabalho, em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Forúm de Empresas e Direitos LGBTI+. Essa importante conquista reforça que a Volkswagen está entre as empresas com práticas de diversidade e inclusão LGBTQIA+ mais avançadas do Brasil.

Com uma política de Diversidade & Inclusão robusta, a Volkswagen do Brasil atingiu a excelente nota 100, logo na primeira vez em que participou da pesquisa, em 2024.

O estudo avalia a equidade e inclusão de pessoas LGBTQIA+ nos ambientes de trabalho no Brasil, além de práticas e políticas corporativas em apoio à comunidade LGBTQIA+ e na erradicação da LGBTfobia. Em sua 3ª edição, a pesquisa certificou 79 empresas no Brasil neste ano, um aumento de 39% nas organizações certificadas em relação a 2023. Neste ano, foram 124 empresas participantes, 36% a mais do que na edição anterior.

O relatório HRC Equidade BR 2024 é também uma importante ferramenta para que as empresas analisem suas práticas e planejem melhorias e avanços. A avaliação considerou quatro pilares:
- Adoção de políticas de não discriminação.
- Criação de grupos de recursos ou de conselhos de diversidade e inclusão para colaboradores.
- Treinamento e orientação sobre questões LGBTQIA+.
- Participação em atividades públicas de apoio à inclusão LGBTQIA+.

“A certificação da Volkswagen do Brasil entre as ‘Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem’ reforça o nosso empenho na criação e revisão de políticas e práticas em prol das pessoas LGBTQIA+. Também reconhece o nosso compromisso com a diversidade, equidade e inclusão. Celebramos a importância da certificação para a Volkswagen como marca empregadora e seguimos atuantes no combate à discriminação, sustentando os 10 compromissos institucionais que assumimos junto ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Na Volkswagen, as pessoas são prioridade absoluta e fazemos questão de promover um ambiente de trabalho diverso, inclusivo e respeitoso para todos”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

“Esse reconhecimento nos enche de orgulho e demonstra que seguimos evoluindo na Volkswagen do Brasil com uma governança robusta no tema Diversidade & Inclusão. Desde a implantação dos nossos grupos de diálogo, tivemos avanços consideráveis. O Colorindo, nosso coletivo para o tema LGBTQIA+, por exemplo, herdou ações internas desenvolvidas desde 2017, quando começamos as primeiras ações sobre essa pauta aqui na Volkswagen do Brasil, sempre apoiados por nossa Matriz. Agora, o reconhecimento da Human Rights Campaign Foundation entre as ‘Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem’ reforça o tema como pauta estratégica na empresa. Todos nós, apoiados pelo Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, sabemos dos desafios que ainda temos, mas seguimos firmes pela erradicação da LGBTfobia no meio empresarial”, diz Douglas Pereira, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.

Diversidade & Inclusão é pilar estratégico na Volkswagen

A Volkswagen do Brasil conta com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão, valorizando e respeitando as diferenças entre todas as pessoas. Em 2023, a Volkswagen foi a única montadora a se tornar signatária de cinco fóruns que abrangem os pilares trabalhados pela empresa: o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, o Movimento Mulher 360, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, a REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social para Inclusão de PcDs) e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. A adesão aos fóruns integra 38 novos compromissos à estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa. Desde 2020, a Volkswagen também é signatária dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU.

A empresa estabeleceu sua estratégia de governança com a criação de um Comitê de Diversidade & Inclusão que conta com a participação de todos os membros do comitê executivo da empresa com foco na pauta de diversidade, equidade e inclusão.

A Volkswagen do Brasil também oferece vagas afirmativas para públicos de diversidade em processos seletivos. A empresa segue impulsionando a meta de aumentar o número de mulheres na liderança e em 2023 já ampliou o equilíbrio na admissão de mulheres e homens: no ano, as contratações de mulheres representaram 44% dos cargos executivos, 37% de mensalistas e 35% de horistas.

Entre as ações de Diversidade & Inclusão também estão cinco grupos de diálogo formados por pessoas colaboradoras que atuam de forma voluntária para fomentar ações nos pilares LGBTQIAP+, gênero, gerações, raças & etnias e PcD (Pessoas com Deficiência).

Volkswagen do Brasil apoia a comunidade LGBTQIA+

Além de ser signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, atuando de acordo com os 10 compromissos institucionais da entidade, e oferecer vagas afirmativas para públicos de diversidade em processos seletivos, a Volkswagen do Brasil desenvolve diversas outras ações em apoio à comunidade LGBTQIA+.

Em 2024, a Volkswagen do Brasil e a Fundação Grupo Volkswagen se uniram em apoio à ONG Casa Neon Cunha, em São Bernardo do Campo (SP), cidade onde está localizada a fábrica Anchieta, da VW. A iniciativa incluiu a doação de R$ 70 mil à Casa Neon Cunha, realizada pela Fundação Grupo Volkswagen para a manutenção de suas atividades de acolhimento, abrigo e apoio psicossocial e jurídico junto à população LGBTI+ em situação de vulnerabilidade na região do Grande ABC.

A Volkswagen do Brasil também ofereceu à Casa Neon Cunha um programa de mentoria coordenado pela ONG Parceiros Voluntários. Essa consultoria de governança e fortalecimento institucional ofereceu estrutura para promover a melhoria de gestão da Casa Neon Cunha, seu planejamento financeiro e captação de recursos. Na Volkswagen, esse projeto foi idealizado pela área de Diversidade & Inclusão da empresa, em parceria com o grupo de diálogo Colorindo, formado por pessoas colaboradoras voluntárias da Volkswagen do Brasil para atuar em prol da causa LGBTI+.

A Volkswagen do Brasil também trabalha a erradicação da LGBTfobia em sua Política de Diversidade e proporciona cursos para que suas pessoas colaboradoras se conscientizem sobre a pauta.

Pelo segundo ano consecutivo, a empresa promove o “Mês do Orgulho na VW” com webinars. As unidades da empresa também demonstram seu apoio ao iluminar as fachadas com as cores do arco-íris. Além disso, o grupo de afinidade Colorindo promove ações frequentes de conscientização como webinars, conversas e campanhas solidárias.

Linha Pride, da Fundação Grupo VW, apoia a visibilidade LGBTI+

A Fundação Grupo Volkswagen também apoia a visibilidade LGBTI+ por meio de seus projetos e criou a Linha Pride, com produtos exclusivos inspirados na causa. A Linha Pride foi concebida em parceria com os integrantes do Colorindo, da Volkswagen.

Os itens são confeccionados pelas integrantes do projeto Costurando o Futuro, da Fundação Grupo VW, que capacita profissionais de costura. Por meio da técnica do upcycling, tecidos automotivos doados pelas marcas do Grupo VW e fornecedores são transformados em mochilas, estojos, nécessaires, entre outros itens, contribuindo com a sustentabilidade do planeta. Além de beneficiar as costureiras participantes, parte da renda obtida com a venda dos produtos da Linha Pride foi doada para a Casa Neon Cunha.

Em junho de 2024, para comemorar o Mês do Orgulho, a Fundação Grupo Volkswagen realizou um dia de bem-estar e celebração para as pessoas atendidas pela Casa Neon (foto abaixo), com rodas de conversa, cuidados de beleza e um jantar do buffet Cozinha de Criola, negócio social de São Bernardo do Campo formado por pessoas negras e LGBTI+. Além disso, foram direcionados recursos para a retificação de nome e gênero de dez pessoas trans em situação de vulnerabilidade socioeconômica da região do Grande ABC. Essas ações foram viabilizadas pela venda dos produtos e por uma doação complementar da Fundação Grupo Volkswagen.

As peças da Linha Pride estão disponíveis na Loja da Fundação. Clique aqui e garanta já a sua.

Volkswagen do Brasil é empregadora de excelência

A Volkswagen do Brasil acaba integrar novamente o ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora (Randstad Employer Brand Research), da consultoria Randstad, uma das maiores do mundo em recrutamento e seleção. Este é o 3º ano consecutivo em que a Volkswagen integra esse seleto ranking de “Love Brands”, figurando entre as empresas mais atrativas para trabalhar do País.

Em 2024, a Volkswagen do Brasil também conquistou a certificação Top Employer pelo 6º ano consecutivo. Essa certificação global reconhece empresas que são referência em gestão de pessoas, com foco no aprimoramento e desenvolvimento do ambiente de trabalho.

A Volkswagen do Brasil conquistou ainda a certificação Great Place To Work pelo 2º ano consecutivo, em 2023, se mantendo como um excelente lugar para trabalhar. A certificação é resultado de uma pesquisa internacional de cultura e engajamento que mede o nível de satisfação e o índice de confiança dos colaboradores em relação ao seu ambiente de trabalho.

Volkswagen do Brasil

GERAÇÃO PRÓPRIA SOLAR NO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA AJUDA A ALIVIAR CUSTOS DOS MAIS POBRES, COM SUSTENTABILIDADE.

Para a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, decreto assinado na sexta-feira (28), que destinará R$ 3 bilhões para a geração própria solar em 500 mil unidades do programa, reduz despesas da população de baixa renda com energia elétrica e fortalece a transição energética no País.

O decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelos ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e das Cidades, Jader Filho, no dia 28/6, que prevê a destinação de R$ 3 bilhões para a instalação de sistemas fotovoltaicos nas unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), representa um grande avanço para a democratização do acesso à energia elétrica limpa, renovável e competitiva para os consumidores de baixa renda, reforçando a sustentabilidade e a contribuindo para a justiça social no País.

A avaliação é da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Para a entidade, os recursos, que sairão do Orçamento Geral da União para viabilizar, num primeiro momento, 500 mil unidades do PMCMV, terão papel estratégico na redução da conta de luz da população de baixa renda, bem como aliviarão o orçamento dos mais pobres e ainda vão contribuir para fortalecer a transição energética no País.

Para Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, a medida é um pleito histórico da entidade junto às autoridades públicas. “A geração própria solar no PMCMV fortalece e democratiza o uso de fontes renováveis no País. Ao mesmo tempo, traz mais investimentos, mais empregos verdes e mais renda aos trabalhadores, aquecendo a economia local, reduzindo impactos ambientais e aumentando a conscientização ambiental da população”, aponta Koloszuk.

Já Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, destaca que a inclusão de sistemas fotovoltaicos no PMCMV proporciona uma redução de até 70% na conta de luz dos beneficiados, aliviando o orçamento da população mais vulnerável economicamente. “Cada real que uma família de baixa renda deixar de gastar para pagar a conta de luz no final do mês poderá ser usado para melhorar sua alimentação, saúde, educação, transporte e qualidade de vida. Isso faz muita diferença na vida das pessoas, especialmente de quem ganha menos, pois cada real conta. Por isso, a inclusão da geração própria solar no PMCMV é um grande avanço em prol de mais equilíbrio e justiça social no País”, conclui Sauaia.

ABSOLAR - Fundada em 2013, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) é a entidade do Brasil que reúne todos os elos da cadeia de valor da fonte solar fotovoltaica e demais tecnologias limpas, incluindo armazenamento de energia elétrica e hidrogênio verde. Com associados nacionais e internacionais, de todos os portes, a entidade é fonte de informação e articulação em prol da transição energética sustentável do Brasil.

ABSOLAR
TOTUM Comunicação

sábado, 29 de junho de 2024

ZF: TRANSFORMAÇÃO POR MEIO DE NOVAS TECNOLOGIAS E PLANOS DE LONGO PRAZO.

Na preparação para o IAA Transportation 2024, a ZF apresenta suas inovações nas áreas de descarbonização, chassis, segurança e digitalização durante o Global Technology Day. A empresa de tecnologia também anuncia um novo sistema de transmissão híbrida para veículos comerciais pesados, a TraXon 2 Híbrida. 

Sob o lema “Conduzindo a Inovação em Veículos Comerciais”, a ZF, como maior fornecedora da indústria de veículos comerciais, demonstra como o seu amplo portfólio de soluções para a mobilidade limpa, segura e confortável do futuro pode ser desenvolvido de forma rápida e com excelente custo-benefício. Seja para carros de passeio, veículos comerciais ou industriais, a ZF promove a mobilidade por meio de uma abordagem consistente de tecnologia aberta, locais de produção flexíveis e aplicações tecnológicas entre suas divisões.

Além de soluções de condução para a eletrificação total de caminhões e ônibus, a nova transmissão TraXon 2 Híbrida da ZF para veículos comerciais pesados ajudará a moldar a transição para a mobilidade elétrica e a apoiar as metas globais de CO2. Dado que o número de emplacamentos de veículos totalmente elétricos está aumentando mais lentamente do que o esperado - não só para carros de passeio, mas também para o setor de veículos comerciais, e que a procura por veículos elétricos está estagnando, especialmente na Europa e nos EUA, está ocorrendo a concorrência de preços em muitos mercados. No entanto, a ZF está preparada para apoiar as diversas etapas e as variações regionais na jornada que haverá durante essa transição.

"Graças à nossa abordagem tecnológica aberta, ao amplo portfólio de produtos resultante e à flexibilidade de nossas instalações de produção, podemos reagir rapidamente às mudanças de mercado. Isso nos permite combinar tecnologias e oferecer aos nossos clientes a solução ideal em tempo hábil em cada etapa dessa transformação", afirma o Prof. Dr Peter Laier, Membro do Board Mundial da ZF, responsável por Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial, além de Funções Corporativas de Produção.

"Um dos nossos maiores pontos fortes é a nossa flexibilidade. Há mais de 100 anos, a abertura à tecnologia faz parte do DNA da nossa estratégia corporativa. Esta abordagem continua a dar frutos", afirma o Dr. Holger Klein, CEO do Grupo ZF.

Fortalecendo os pontos fortes: plano estratégico com mais foco e agilidade

Para continuar a servir os clientes com tecnologias para uma mobilidade limpa, segura e confortável no futuro, a ZF já está definindo o curso estratégico necessário hoje. Com um plano de longo prazo, a empresa de tecnologia está reestruturando a sua organização e acelerando os processos de desenvolvimento para se adaptar à nova velocidade de mudanças da indústria. Esta nova estrutura inclui reconhecidas unidades de negócios para carros de passeio, veículos comerciais, setores industriais e uma eficiente rede no mercado de reposição. Todos os segmentos contribuem para que a empresa siga em uma trajetória de sucesso e rentabilidade no longo prazo.

Ao mesmo tempo, outras áreas terão o espaço necessário para se desenvolverem mais rapidamente e com maior agilidade para responder às exigências do mercado, por exemplo, por meio de parcerias ou de maior independência. No crescente mercado de montagem de sistemas de eixos, por exemplo, a parceria estratégica com a Foxconn, o maior fabricante mundial de produtos eletrônicos, está acelerando o crescimento e expandindo a base de clientes de ambas as empresas. Outro exemplo de implementação é a Divisão de Tecnologia de Segurança Passiva, que hoje opera como ZF LIFETEC. “Ao reconhecer nossos pontos fortes, estamos criando uma “nave-mãe” ZF robusta, cercada por uma frota de lanchas, que ajudam a desenvolver o negócio principal”, ilustra o Dr. Holger Klein.

Os números da Divisão de Veículos Comerciais mostram que esta estratégia é a correta: "Com um crescimento orgânico de 20% em 2023, a nossa Divisão de Soluções para Veículos Comerciais desenvolveu-se de forma desproporcional em comparação com o mercado. Juntamente com a Divisão de Tecnologia Industrial, temos duas áreas particularmente bem desenvolvidas em setores que melhoram o sucesso da nossa empresa”.

ZF expande o cubiX para veículos comerciais

A experiência da ZF não se limita aos veículos comerciais, mas estende-se à maioria das classes de veículos, o que cria sinergia entre suas divisões. Como resultado, a ZF se beneficia com a transferências de tecnologia e economias de escala para todas as suas divisões. Isso coloca a empresa de tecnologia em condições de industrializar inovações rapidamente e oferecê-las aos clientes a preços competitivos. Essa combinação faz a ZF uma referência em transformação tecnológica.

Um exemplo dessa abordagem é o lançamento do software de controle de movimento de veículos cubiX para veículos comerciais. Devido à crescente automação, as tecnologias eletrificadas e conectadas para controle de movimento de veículos estão se tornando cada vez mais importantes. Cada vez mais clientes de montadoras procuram pontos de diferenciação, especialmente na área de chassis, em termos de funcionalidade, desenvolvimento simplificado e interfaces padronizadas. O cubiX foi projetado precisamente para esse propósito. O software de controle de movimento do veículo ZF otimiza o comportamento de direção em relação à estabilidade, segurança, precisão e desempenho. Faz ainda a interface com sistemas de motoristas virtuais e atuadores do veículo, independente de serem da própria ZF - para garantir o movimento ideal do veículo.

Originalmente desenvolvida para o setor de carros de passeio, onde já produz com sucesso em grande volume, a ZF está agora expandindo o portfólio cubiX adicionando uma oferta de controle de movimento de veículos para clientes de veículos comerciais, personalizada de acordo com as necessidades de cada clientes. “A ZF está, portanto, entrando no mercado com um portfólio unificado e holístico para controle avançado de movimento de veículos – em todos os segmentos”, diz o Dr. Holger Klein.

Até dez vezes mais rápido com IA: ZF Annotate para ADAS e AD (Direção Automatizada)

Outra inovação importante da ZF apresentada no Global Technology Day inclui o serviço de IA (Inteligência Artificial) baseado em nuvem Annotate, pronto para o mercado, com o qual a empresa está revolucionando o desenvolvimento de sistemas de assistência avançados e autônomos do Nível 2+ até o Nível 5. A solução atua como um sistema de referência para testes de sensores, proporcionando uma verificação cruzada de alta precisão após a anotação dos dados recebidos durante os testes em estradas. Graças aos algoritmos inteligentes de rastreamento 2D e 3D, o sistema de referência, adequado tanto para carros de passeio como para veículos comerciais, funciona até dez vezes mais rápido e é 80% mais econômico do que produtos comparáveis no mercado. Com esta inovação, a ZF reforça a sua promessa de ser uma referência de transformação na indústria.

ZF elimina o ponto cego e o medo de mudanças de faixa

Soluções para aumentar a segurança ao dirigir também estão entre os principais temas do Global Technology Day deste ano. Mudar de faixa é uma manobra comum, mas potencialmente complexa, principalmente para caminhões com reboques. Em Jeversen, Alemanha, a ZF apresenta um veículo de teste próprio que pode tornar a mudança de faixa mais segura. Apoiado por radar e câmeras, o sistema monitora a situação do trânsito em modo de condução automatizado enquanto monitora continuamente o motorista. Por meio de avisos acústicos e visuais, o sistema avisa sobre mudanças de faixa potencialmente perigosas ou realiza-as automaticamente em situações não críticas. Até 12% de todos os acidentes nas estradas alemãs poderiam ser evitados desta forma. Ao desenvolver o sistema, a ZF aproveitou as sinergias de todo o Grupo em tecnologias de segurança, uma vez que cerca de 50% dos componentes, incluindo o radar e a câmera, foram derivados do setor de carros de passeio e amplamente testados.

Com as soluções e tecnologias apresentadas em Jeversen, a ZF dá uma prévia do que estará em exposição no IAA 2024 em Hanover, Alemanha. No pavilhão 21, estande B54, de 17 a 22 de setembro de 2024, os visitantes terão a oportunidade de ver muitas das tecnologias inovadoras da ZF ao vivo e trocar ideias com especialistas da ZF.

ZF América do Sul
MM Editorial

TECNOLOGIA ALTAIR DE GÊMEOS DIGITAIS PARA ACELERAR O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS AUTOMOTIVOS

A Altair, líder global em inteligência computacional e parceria da SAE BRASIL, participou do 16º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios e Controle de Movimentos & Mostra de Engenharia de Freios, realizado nos dias 26 e 27 de junho, na cidade de Farroupilha para demonstrar como a tecnologia de Gêmeos Digitais pode acelerar o desenvolvimento de produtos automotivos, sobretudo com relação a sistemas de freios. A aplicação de Gêmeos Digitais desde o conceito de design e no estágio de pré-produção pode tornar mais eficiente, rápido e com menores custos a definição das características do produto, mediante as especificações e requisitos de sua utilização.

Segundo Valdir Cardoso, presidente da Altair Brasil e da SAE, a tecnologia de Gêmeos Digitais ajuda as equipes a projetar, analisar e otimizar o desempenho nos estágios iniciais do ciclo de vida do sistema, sem a necessidade de protótipos caros. “À medida que os conceitos do produto se transformam em projetos detalhados, as empresas podem implantar o Gêmeos Digitis para estudos de validação, previsão de desempenho no mundo real simplificando o desenvolvimento de produtos mecatrônicos. As equipes também podem realizar simulações multifísicas com recursos avançados de HPC, IA e análise de dados em um ambiente unificado e coeso”, explica.

One Total Twin, plataforma flexível, aberta e conectada

A plataforma de integração de Gêmeos Digitais Altair oferece recursos de software flexíveis, ágeis e independentes de fornecedor para executar a tecnologia em produção e conectá-los a dados do mundo real em tempo real. Esta plataforma fornece os blocos de construção essenciais para que desenvolvedores de diversas especialidades possam começar rapidamente, escalar com eficiência e agilizar as mudanças à medida que os sistemas evoluem ao longo do tempo.

“Com a plataforma é possível integrar as simulações de sistema e produto aos requisitos funcionais (por exemplo, provenientes de SysML via Model Center MBSE-Pak), de modo que seu modelo de sistema sirva como fonte autorizada de verdade (AST) para sua atividade de desenvolvimento de produto virtual”, enfatiza Cardoso.

A Altair possui uma série de soluções que podem ser utilizadas na concepção, desenvolvimento e produção do novo componente ou sistema, como Altair® Twin Activate™, Altair® Inspire™, Altair Drive, Altair® HyperWorks®, Altair® PollEx™, Altair® Flux®, Altair Compose®, Altair® Feko®, Altair® PSIM™, Altair ® Serviços de consultoria EEvision™, XLDyn e Altair.

Altair
Secco Consultoria de Comunicação