quinta-feira, 18 de julho de 2024

SÃO PAULO, A CAPITAL DO AUTOMOBILISMO ESPORTIVO. Por Luiz Carlos Secco*

Foto: FIA WEC/Divulgação

Não canso de me empolgar com o automobilismo esportivo brasileiro e acredito que, em breve, voltaremos a ter pilotos disputando o título nas principais categorias internacionais.

O esporte motor nacional volta a receber a importante, veloz e bonita categoria de esporte protótipos, a FIA WEC, com a Rolex 6 Horas de São Paulo.

Depois de uma década, 37 supercarros, 19 Hypercars, 18 LMGT3 e quase 110 pilotos estiveram em Interlagos, na quinta etapa do Campeonato Mundial de Endurance, que trouxe de volta as Ferrari e os Porsche, assim como nas Mil Milhas Brasileiras dos anos de 1970. E não foram somente as Ferrari e Porsche, mas Toyota, Alpine, Cadillac, Peugeot, BMW, Lamborghini, McLaren, Aston Martin, Lexus e tantas outras marcas que despertam o interesse a fascinam os apaixonados por carros.

Agora temos Fórmula 1, Fórmula E e FIA WEC. Falta somente voltarmos a receber uma etapa da MotoGP, mas creio que com a Liberty no comando da categoria de duas rodas, o Brasil terá mais chances de estar no calendário.

A etapa do WEC, realizada neste final de semana, em Interlagos, reuniu os protótipos de competição, denominados HyperCars, e os carros esportes, identificados como LMGT3. Os HyperCars e os LMGT3 são tão importantes como a Fórmula 1 e o brasileiro Raul Boesel é o único a conquistar um título mundial.

O que me chamou a atenção, causou surpresa e, uma certa decepção, foi a participação de apenas dois pilotos brasileiros nessa importante corrida, Augusto Farfus e Nicolas Costa. Augusto Farfus pilotou o BMW M4 LMGT3, da equipe WRT, e está na luta direta pelo título mundiale ocupa o terceiro colocado do campeonato, a 26 pontos do trio líder da tabela. O carioca Nicolas Costa faz seu ano de estreia no FIA WEC, já liderou corridas como em Le Mans e terminou em quarto lugar, com uma McLaren 720S Evo LMGT3, da equipe United Autosports.

Digo isso porque, pela paixão que desperta nos brasileiros, poderíamos ter mais pilotos competindo, visto que em Le Mans, realizada há um mês, foram seis brasileiros disputando e, no passado, sempre tínhamos nossos pilotos disputando as provas de Fórmula 1, Fórmula 2 e outras categorias realizadas em Interlagos.

Outra surpresa que me entristeceu foi a Ferrari. Depois de tantos anos longe das pistas nacionais nessa categoria e da recente vitória em Le Mans, esperava ver os carros vermelhos (ou mesmo o amarelo de Robert Kubica) disputando a vitória, como na prova francesa.

Pelo menos para mim, é muito mais empolgante ver uma Ferrari brigando com um Porsche do que assistir os Toyotas dominarem amplamente a prova, sem serem incomodados. Imagino como ficaram os Ferraristas que estavam em Interlagos curtindo a prova com as suas Ferraris...

Somente as quinta e sexta posições, atrás de dois Toyota e dois Porsche.

Por outro lado, um fato que me emocionou foi a conquista da pole position ou da Hyperpole pelo trio feminino de Sarah Bovy, Rahel Frey, Michelle Gatting, pilotando um Lamborghini Huracan Evo rosa, da equipe Iron Dames.

Quanta saudade não senti dos tempos de Lella Lombardi, na Fórmula 1, e de Lula Gancia e Graziela Fernandes, na época das provas de endurance e de tantas outras brasileiras como Cristina Rosito e, mais recentemente, Bia Figueiredo, Bia Martins e Bruna Tomaselli.

Esse é outro desafio que a CBA vem vencendo com maestria com o Girls on Track Brasil, programa premiado e reconhecido internacionalmente, criado para atrair e despertar o interesse de mulheres para o automobilismo. Em breve teremos também brasileiras disputando os títulos mundiais.

O FIA WEC 2024 ainda terá 3 provas este ano,- Estados Unidos, no dia 1º de setembro, Japão, em 15 de setembro, e Bahrain, no dia 2 de novembro, e a disputa está aberta nas duas categorias Hypercar e LMGT3. .

>> Esta e outras histórias vividas e narradas pelo jornalista Luiz Carlos Secco você pode ouvir no podcast Muito Além de Rodas e Motores
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*Luiz Carlos Secco trabalhou, a partir de 1961 até 1974, na empresa S.A. O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, além da revista AutoEsporte. Posteriormente, transferiu-se para a Ford, onde foi responsável pela comunicação da empresa. Com a criação da Autolatina, passou a gerir o novo departamento de Comunicação da Ford e da Volkswagen. Em 1993, assumiu a direção da Secco Consultoria de Comunicação.

KIA BRASIL: NIRO, SPORTAGE E STONIC POLUEM MENOS EM SUAS CATEGORIAS, ANUNCIA PESQUISA.

Objetivo da pesquisa é incentivar montadoras e importadoras a oferecer automóveis e comerciais leves mais eficientes e alertar os consumidores por veículos mais limpos.

O Prêmio Mobilidade Limpa 2024, da Agência Autoinforme, outorgou aos modelos Niro, Sportage e Stonic o reconhecimento de automóveis menos poluentes (em CO2) nas categorias SUV Compacto Híbrido, SUV Médio Híbrido Leve e SUV Compacto Híbrido Leve, respectivamente com consumo energético de 1,1 MJ/km, 1,84 MJ/km e 1,55 MJ/km.

Em sua 2ª edição, a cerimônia de entrega dos troféus do Prêmio Mobilidade Limpa aconteceu nesta quinta-feira (18), último dia da Eletrolar Show 2024, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, concomitante ao evento de lançamento da Eletrocar 2025, feira comercial que pretende cobrir o setor de veículos eletrificados.

Lançado em julho de 2023, durante o Festival Interlagos – Carros, o Prêmio Mobilidade Limpa, naquela ocasião, avaliou – por meio de banca de jurados formada  - somente as tecnologias de veículos eletrificados, mas já antevendo a possibilidade de também contemplar os veículos a combustão, aqueles que reúnem os melhores índices de consumo energético (MJ/km).

Daniel Brenn, diretor comercial da Kia Brasil; recebeu os três prêmios conquistados pela marca.

No ano passado, na 1ª edição do Prêmio Mobilidade Limpa, o Kia Stonic já havia sido eleito o melhor Mild Hybrid Electric Vehicle até R$ 500 mil, em votação por meio de banca de jurados composta por jornalistas, ambientalistas e engenheiros automotivos, baseado em dados técnicos disponibilizados pelas próprias montadoras.

Nesta edição, o Prêmio Mobilidade Limpa 2024 resgatou e organizou os dados públicos disponíveis do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, data-base de março de 2024, que considera 35 marcas e 975 modelos/versões, nas categorias elétricos, plug-in, híbridos, flex, gasolina e diesel.

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

NEW HOLLAND PRODUZ DOIS MILHÕES DE TRATORES NA FÁBRICA DA INGLATERRA

No mesmo ano que comemora 60 anos de produção de tratores, a fábrica da New Holland, em Basildon, na Inglaterra, atingiu o marco de dois milhões de tratores fabricados, feito realizado por apenas algumas instalações desse tipo em todo o mundo.

A unidade de número dois milhões é um T7.225, de 225 cv, um dos modelos mais populares produzidos na unidade. Ele recebeu uma pintura comemorativa composta por painéis da carroceria em "candy blue", grafismos em prata e preto da New Holland com a bandeira Union Jack do Reino Unido e o logotipo "2.000.000 Basildon Tractors", além de um capô em folha da New Holland. O trator também apresenta aros de rodas pretos com bordas em “candy blue”.

"Esse é um marco importante na vida de nossa fábrica em Basildon e uma marca da dedicação de nossos funcionários qualificados e da lealdade de nossos clientes em todo o mundo, aos quais somos extremamente gratos", disse Carlo Lambro, presidente global da New Holland.

"Desde os tratores de 1964 até os de hoje, percorremos um longo caminho em termos de capacidade e tecnologia, permitindo que nossos clientes cultivem com mais eficiência. O que não mudou, no entanto, é o nosso compromisso em Basildon e em toda a nossa empresa de continuar desenvolvendo a tecnologia de que nossos clientes precisam para abastecer suas fazendas de forma sustentável no futuro", completou Lambro.

O trator comemorativo fará aparições especiais durante os próximos eventos no Reino Unido e, em seguida, será exibido no Centro de Visitantes em Basildon.

Marcos significativos em sessenta anos

Inaugurada em 1964, a fábrica de Basildon coincidiu com a introdução da nova série de tratores Ford 6X, de 37 a 65 cv, que seria fabricada lá, o que significa que os primeiros dos dois milhões de tratores foram os modelos 2000 Dexta, 3000 Super Dexta, 4000 Major e 5000 Super Major. 

Em dois anos, a fábrica produziu 100.000 desses tratores e, mais tarde, esses modelos ficaram conhecidos como a série 'Pre-Force', após o lançamento, em 1968, dos tratores 'Ford Force' 2/3/4/5000, que retirou os nomes antigos. Apenas um ano depois, a fábrica produziu seu trator de número 250.000.

Em 1984, foi fabricado o trator 500.000, da linha Série 10 com cabine Q, lançada três anos antes, que, no final, abrangia modelos de 44 cv (2610) a 116 cv (8210), introduzindo novas soluções, como a transmissão sincronizada SynchroShift.

Cinco anos depois, coincidindo com o lançamento da Geração III da linha Série 10, a Basildon produziu seu milionésimo trator. O momento marcou também os 25 anos da fábrica, comemorados com o lançamento de uma série especial de tratores Silver Jubilee 7810.

Em 1995, a fábrica produziu seu trator de número 1.500.000, um modelo da Série 40, quatro anos depois da compra da Ford New Holland pela Fiat, criando a atual marca New Holland.

Em julho de 2024, o trator de número 2 milhões sai da linha de produção, registrando mais um marco memorável para a fábrica em Basildon e para a marca New Holland, globalmente.

Atualmente, a produção da fábrica continua sendo exportada para todo o mundo e cresceu para incluir os modelos mais recentes movidos a combustíveis alternativos, como biometano e gás natural comprimido. Esses são produtos de um desenvolvimento recente nas instalações, o Centro de Excelência em Combustíveis Alternativos, um departamento especializado em P&D voltado para propulsões alternativas.

New Holland
Rede Comunicação de Resultado

PRÊMIO MOBILIDADE LIMPA HOMENAGEIA CARROS MAIS EFICIENTES

A cerimônia de entrega dos troféus aconteceu na Eletrolar Show, no Transamérica Expo Center.

A Agência Autoinforme, promotora e organizadora do Prêmio Mobilidade Limpa, em sua 2ª edição, divulgou nesta quinta-feira (18) os resultados dos automóveis e comerciais leves com os melhores índices de consumo energético (MJ/km), no último dia da Eletrolar Show 2024, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Lançado em julho de 2023, durante o Festival Interlagos – Carros, o Prêmio Mobilidade Limpa, naquela edição, avaliou – por meio de banca de jurados formada por jornalistas automotivos e ambientalistas – somente as tecnologias de veículos eletrificados, mas já antevendo a possibilidade de também contemplar os veículos a combustão, aqueles que reúnem os melhores índices de consumo energético (MJ/km).

Nesta edição, o Prêmio Mobilidade Limpa 2024 resgatou e organizou os dados públicos disponíveis do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, data-base de março de 2024, que considera 35 marcas e 975 modelos/versões, nas categorias elétricos, plug-in, híbridos, flex, gasolina e diesel.

Ao reconhecer os esforços técnicos de montadoras e de importadoras, a Autoinforme objetiva difundir entre os consumidores brasileiros os veículos a combustão e eletrificados com os melhores índices de eficiência energética, em contribuição efetiva ao esforço de descarbonização do planeta.

A cerimônia de entrega da premiação foi precedida por um painel de debates, com a participação de Marcio Alfonso, diretor de Engenharia & PDI da GWM Brasil, e de João Irineu Medeiros, vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis South America, mediado pelo jornalista Joel Leite.

*Clique aqui e conheça os carros mais eficientes por categoria.

Prêmio Mobilidade Limpa
Agência Autoinforme
Textofinal de Comunicação Integrada

MARCOPOLO LANÇA MODELOS DA GERAÇÃO 8 NA ÁFRICA DO SUL

Veículos são produzidos no Brasil e exportados

A Marcopolo, posicionada entre as principais desenvolvedoras de soluções de mobilidade do mundo, segue com ações para fortalecer a presença da companhia em outros continentes. Neste mês, a empresa anuncia a chegada da Geração 8 de veículos rodoviários à África do Sul, com mais de 30 unidades já em produção para atender à demanda da região.

“Nos últimos anos, realizamos vendas importantes de modelos New G7 para empresas da região. Para dar continuidade ao nosso crescimento e oferecer os mais avançados modelos disponíveis, estamos lançando o G8 para  ampliar a nossa participação no segmento de rodoviários”, analisa José Luis Moraes Goes, diretor de Operações Internacionais e Comercial Mercado Externo da Marcopolo.

A região africana é o segundo maior mercado para a Marcopolo, superado apenas pela América Latina. Em 2023, o market share da companhia na África do Sul foi de 48%, um avanço considerável em comparação ao ano de 2020, quando a participação de mercado representava 24%. No ano passado, a Marcopolo África do Sul (MASA) faturou 362 unidades e, para 2024, a previsão é de mais de 400 veículos.

“Estamos sempre em busca de meios para expandir os nossos negócios. Realizamos diversos estudos para identificar possíveis novas áreas de atuação, sempre focados em levar soluções de mobilidade que proporcionam benefícios para os usuários e operadores”, afirma Goes.

Detalhes do G8 e evento de lançamento

O primeiro modelo da Geração 8 que chega ao mercado africano é o Paradiso 1350, exclusivamente importado do Brasil, e tem 15 metros de comprimento, com capacidade de 60 lugares em poltronas semileito. O modelo tem o volante posicionado à direita do veículo, para circulação nas vias do país, com mão inglesa, e conta ainda com sistema de ar-condicionado, com  calefação, sanitário, carregadores USB-C, cafeteira e faróis full LED, além de atender as normas ECE R66.02 /SABS.

A Marcopolo conta, desde 2018, com a certificação ECE R66.02, concedida pela agência britânica VCA (Vehicle Certification Agency) e válida em mais de 30 países, para homologar seus ônibus por meio do seu próprio processo de desenvolvimento de produto. A norma internacional ECE R66.02 garante mais segurança para os ônibus e determina que a estrutura dos veículos tenha maior resistência ao tombamento.

Para marcar a chegada do G8 ao país, a Marcopolo realizou um evento de lançamento nesta quarta-feira, 17 de julho, que contou com a presença de empresas da África do Sul, Botsuana, Moçambique, Namíbia, Zimbábue, entre outros países que já contam com veículos da marca.

Marcopolo - Fundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de cem países.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

MERCEDES-BENZ RECEBE PRÊMIO MOBILIDADE LIMPA COM SPRINTER STREET 315 E A 200 AMG LINE

Prêmio tem o objetivo de incentivar montadoras e importadoras a oferecer automóveis e comerciais leves mais eficientes, além de alertar os consumidores por veículos mais limpos

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil venceu o Prêmio Mobilidade Limpa, organizado pela Agência Autoinforme, com seus veículos Sprinter Street 315 e A 200 AMG Line, por apresentarem os melhores índices de consumo energético (MJ/km). A cerimônia de entrega da segunda edição da premiação aconteceu nesta quinta-feira (18) e foi precedida por um painel de debates durante o Eletrolar Show 2024, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

“A sustentabilidade está presente em cada passo que a nossa marca dá em direção a uma mobilidade cada vez mais limpa. Nos empenhamos em oferecer automóveis e veículos Sprinter que possam atender os nossos clientes e as demandas do mercado em contribuição efetiva ao esforço de descarbonização do planeta”, afirma Alessandra Souza, Head de Marketing e Comunicação Corporativa da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Alessandra Souza e os prêmios conquistados

Nesta edição, a premiação resgatou e organizou os dados públicos disponíveis do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, data-base de março de 2024, que considera 35 marcas e 975 modelos/versões, nas categorias elétricos, plug-in, híbridos, flex, gasolina e diesel. Ao reconhecer os esforços técnicos de montadoras e de importadoras, a Autoinforme tem o objetivo de difundir entre os consumidores brasileiros os veículos a combustão e eletrificados com os melhores índices de eficiência energética, em contribuição efetiva ao esforço de descarbonização do planeta.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

CHEVROLET: TECNOLOGIA ULTIUM INAUGURA NOVA ERA DE ELÉTRICOS COM O BLAZER EV

SUV esportivo da Chevrolet estreia com a melhor relação entre performance e autonomia da categoria, com alcance de quase 500 km com uma carga completa.

A General Motors está preparando uma série de veículos elétricos de altíssima tecnologia. O primeiro a estrear no Brasil é o Chevrolet Blazer EV, um SUV projetado desde a sua concepção para ser um esportivo premium zero emissão.

O principal diferencial dessa geração de veículos com a tecnologia Ultium está na modularidade da plataforma, desenvolvida especificamente para veículos elétricos. Por ser flexível, pode ser aplicada em diferentes configurações de carroceria e com um conjunto customizado de motores, modos de tração e módulos de baterias.

Estas baterias, aliás, são outro grande destaque da plataforma. Elas possuem uma composição química mais avançada para maior capacidade de armazenamento de energia, proporcionando maior autonomia dos veículos, maior velocidade de recarga e maior durabilidade, permitindo assim uma experiência de recarga muito mais rápida e conveniente aos usuários.

A plataforma Ultium foi desenvolvida pela GM para eletrificar os carros do futuro ao promover um grande salto tecnológico em mobilidade sustentável, reafirmando o compromisso da empresa em acelerar a descarbonização.

Projetada para uso global, a tecnologia Ultium oferece a flexibilidade e a modularidade ideal para atender os principais mercados onde a empresa atua. No formato de placas verticais, as células ajudam a aproveitar o máximo de espaço em cada módulo, que podem ser enfileirados na horizontal para carros mais baixos (carros e crossovers) ou na vertical para carros mais altos (picapes e grandes utilitários) no assoalho da plataforma – o que traz vantagens em aproveitamento de espaço da carroceria e na distribuição mais uniforme de peso entre os eixos.

“Aqui está uma das razões pelas quais esta nova geração de veículos elétricos da GM conta com um design marcante, performance acima da média, autonomia elevada e pacote de equipamentos generoso. Outro benefício da tecnologia Ultium é a possibilidade de projetar veículos com mais de um motor, diferentes tipos de tração e eficientes sistemas de regeneração de energia”, explica Plínio Cabral, diretor de Engenharia Elétrica da GM América do Sul.

Em relação às atuais opções de propulsores, destacam-se os de 180 kW (245 cv) e de 255 kW (347 cv), que podem equipar individualmente os carros ou de maneira combinada, inclusive com um motor assistente de tração de 62 kW (84 cv) para agregar potência, dependendo da aplicação.

A base da plataforma Ultium é totalmente selada, com as baterias compondo a parte inferior da estrutura. Além de reforçar essas regiões críticas de proteção para os ocupantes, ter as células enclausuradas como parte do chassi aumenta ainda mais a segurança dos módulos e do sistema elétrico de alta tensão. Sem contar demais benefícios, como melhor dirigibilidade e estabilidade do veículo.

A nova geração de EVs da GM também tem um sistema de construção simplificado por conta da menor quantidade de componentes e conexões, aumentando ainda mais a confiabilidade do sistema. Todo o gerenciamento das baterias é feito através de tecnologia wireless, reduzindo o peso total do veículo e melhorando ainda mais sua eficiência energética.

A plataforma Ultium ainda integra tecnologias avançadas e inteligentes de software, como conectividade de dados de alta velocidade e atualizações over-the-air. Isto permite uma experiência de conexão aprimorada, incluindo atualizações remotas de software, melhorias futuras, personalização de modos de direção e recursos de segurança avançados.

Tudo isso sem abrir mão da sustentabilidade, já que as baterias Ultium podem ser recicladas, pois utilizam materiais e técnicas de construção que permitem maximizar o reaproveitamento de seus materiais e dos metais nobres, otimizando seu ciclo de vida e reduzindo muito o impacto ambiental.

Novo patamar

No caso do Blazer EV que será lançado no Brasil, a configuração de baterias do SUV da Chevrolet será a mais completa disponível para o modelo, composta por 12 módulos com capacidade total de 102 kWh. O veículo tem autonomia de 481 km, conforme medição do Inmetro – o que traz tranquilidade para viagens longas sem necessidade de carregamento durante a viagem.

As baterias Ultium são produzidas nos Estados Unidos, em fábricas com capacidade equivalente a 100 gigawatts-hora em baterias a cada ano. Os métodos produtivos e a nova composição de matérias-primas foram aprimorados de forma significativa para aumentar a carga que essas baterias podem preservar, bem como para reduzir os tempos de recarga e, inclusive, obter um custo otimizado de produção. Esses fatores agregam benefícios diretos para o cliente.

Para o Chevrolet Blazer EV, a velocidade de recarga é de até 22 kW (AC) e 190 kW (DC). Essa velocidade de recarga é 3,5 vezes maior quando comparada a veículos elétricos de gerações anteriores.

Conforme já anunciado, o Chevrolet Equinox EV será o próximo SUV elétrico equipado com a tecnologia Ultium no Brasil. Seu lançamento está previsto também para o segundo semestre deste ano. Mais detalhes sobre os dois produtos serão compartilhados em breve.

Chevrolet
General Motors América do Sul

STELLANTIS ANUNCIA FERNANDO VARELA COMO RESPONSÁVEL PELA MARCA LEAPMOTOR PARA A AMÉRICA DO SUL

A Stellantis anuncia que Fernando Varela, Vice-presidente da Região Andina & América Central, assume cumulativamente a responsabilidade pela marca Leapmotor* para a América do Sul através da Leapmotor International.

Fernando Varela ingressou no Groupe PSA em 2004, e ocupou diversas funções na área financeira da empresa. Em 2013, mudou-se para o Brasil para assumir o cargo de Gerente Sênior de Finanças da Citroën, posição que ocupou até 2015. Posteriormente, foi nomeado Gerente Sênior de Preço, Produto e Lançamento para a América Latina. Em 2018, assumiu a responsabilidade pelos Importadores da América Latina.

Fernando é formado em administração e contabilidade, com especialização em ciências econômicas, pela Universidade Católica Argentina. Em seu novo cargo na Stellantis, ele irá desempenhar um papel de liderança na gestão da marca Leapmotor, confirmada para chegar ao Brasil e Chile no início do próximo ano. O executivo continuará respondendo a Emanuele Cappellano, Presidente da Stellantis para a América do Sul, e, com o novo cargo, também se reportará a Tianshu XIN, CEO da Leapmotor International.

“A chegada da Leapmotor abre uma série de possibilidades para a Stellantis no Brasil e América do Sul, e tenho certeza de que Fernando Varela contribuirá decisivamente para a chegada e o sucesso da marca na região”, afirma Emanuele Cappellano, Presidente da Stellantis para a América do Sul.

* N.R: Leapmotor é a fabricante e marca de veículos elétricos da Stellantis.

Stellantis

ALTAIR LANÇA ALTAIR® HYPERWORKS® 2024

A Altair (Nasdaq: ALTR), líder global em inteligência computacional, anunciou o lançamento do Altair® HyperWorks® 2024, a plataforma líder de mercado para design e simulação. A versão mais recente oferece avanços significativos em engenharia baseados em inteligência artificial (IA) e em negócios, design de sistemas mecânicos e eletrônicos e projeto e otimização orientados por simulação.

“Altair HyperWorks 2024 é a única plataforma que oferece uma experiência de usuário moderna e unificada para qualquer geometria, física e complexidade e em todas as fases do ciclo de vida de desenvolvimento do produto, desde o projeto até a operação”, disse James R. Scapa, fundador e chefe diretor executivo, Altair. “Com fluxos de trabalho integrados à IA, gráficos fotorrealistas revolucionários e um sistema de dados de back-end unificado, o Altair HyperWorks é a base sobre a qual muitas das práticas de engenharia digital mais inovadoras do mundo estão sendo construídas.”

Engenharia e negócios movidos por IA

Fornecendo a base de dados essencial para empresas de IA, o Altair HyperWorks 2024 libera IA em todas as etapas do ciclo de vida do produto. A IA perfeitamente incorporada às ferramentas de design e simulação acelera a exploração, enquanto os fluxos de trabalho amigáveis ao engenheiro e alimentados por HPC aumentam o relacionamento humano-IA. O Altair HyperWorks 2024 aprofunda esses recursos, aprimorando processos desde o projeto até as operações em serviço, dando aos usuários a capacidade de:
- Acelerar a exploração e iteração de projetos com recursos de projetos generativos no Altair® HyperMesh®.
- Realizar análises térmicas sem esforço no Altair® SimLab® por meio de estudos hipotéticos, usando dados do mundo real para modelos do Altair® PhysicsAI™ ou para tornar o projeto de experimentos (DOE) mais eficiente.
- Prever rapidamente o comportamento com design generativo no Altair® Inspire™ para maximizar a eficiência tanto no projeto quanto na fabricação, garantindo ao mesmo tempo o melhor desempenho.
- Concentrar-se mais na inovação, beneficiando-se de tempos de treinamento muito mais rápidos e recursos aprimorados com IA. Os engenheiros podem treinar modelos do physicsAI com um único clique no Altair Drive, utilizando o HPC escalonável e os recursos de nuvem do Altair One®. Isto elimina barreiras de infraestrutura e acelera a exploração do design com avanços na acessibilidade da IA.

Liderando a experiência do usuário de engenharia

Altair HyperWorks 2024 traz uma mudança de paradigma na engenharia. Por meio de uma experiência moderna e alimentada por IA, a produtividade é aprimorada por fluxos de trabalho intuitivos, ambientes de design eficientes, gráficos fotorrealistas revolucionários para melhor visualização e um modelo de dados de back-end unificado. Com suporte para Python e C++, o Altair HyperWorks garante integração perfeita com mais de 250 sistemas CAD, solucionadores e formatos de arquivo, removendo gargalos de interoperabilidade e ao mesmo tempo capacitando engenheiros com amplos recursos de script para personalizar a plataforma e automatizar tarefas repetitivas.

Uma Fonte de Verdade: Engenharia Digital

Altair integra gêmeos digitais e threads digitais para criar um ecossistema de engenharia digital, fornecendo uma fonte de verdade que garante que os engenheiros tenham acesso aos dados e modelos mais precisos em tempo real. As atualizações mais recentes do Altair® Twin Activate® melhoram a precisão e a clareza dos modelos e incluem melhorias de personalização e integração que aceleram a transição do conceito à realidade.

Além disso, o Altair® Material Data Center™ amplia o processo de design, oferecendo mais de 72.000 conjuntos de dados de materiais de alta fidelidade e prontos para CAE, capacitando a exploração de materiais alternativos durante todo o ciclo de vida de desenvolvimento do produto com um thread digital rastreável.

Projeto de Sistemas Mecânicos e Eletrônicos

O Altair HyperWorks 2024 se concentra em elevar a fidelidade do projeto e simplificar os fluxos de trabalho de engenharia com integração robusta e recursos de automação. Inclui:
- Produtividade aprimorada com a API Python no HyperMesh, capacitando os engenheiros a automatizar tarefas rotineiras, personalizar seu ambiente CAE com plug-ins personalizados, integrar-se a outras ferramentas e acessar uma vasta rede de suporte por meio da comunidade Python.
- Perfeição acelerada do projeto do sistema eletrônico desde o início com o SimLab. Por meio da integração do Ultra Librarian, os usuários obtêm modelagem de placa de circuito impresso (PCB) 3D mais rápida e precisa. Os usuários podem prever e melhorar a vida útil da PCB com simulações de fadiga, analisar motores elétricos usando análise multifísica avançada e simular diversos materiais para compreender a dinâmica do fluxo de fluidos.
- Simulação ECAD sem malha com Altair SimSolid, transformando sistemas mecânicos e eletrônicos em realidades inteligentes e conectadas, de requisitos a sistemas embarcados, com novos recursos de resolução para eletrônica multidisciplinar. Permite que os usuários façam uma transição perfeita do ECAD para a simulação, otimizando a análise de modelos complexos de PCB e circuitos integrados (IC) sem a necessidade de malhas tradicionais ou simplificações de projeto.

Design e otimização orientados por simulação

Como a solução de projeto orientada por simulação mais abrangente para projeto, análise de desempenho e capacidade de fabricação, o Inspire reforça sua posição de liderança de mercado. Começando com um esboço, os usuários podem construir ou editar geometrias com sólidos paramétricos B-Rep, polyNURBS, facetas e modelagem implícita. Apresenta ferramentas de análise para estudos estruturais, de dinâmica de fluidos e de movimento, complementados por física computacional amigável ao designer para análise detalhada em vários processos de fabricação. O Inspire também integra tecnologias poderosas como design generativo, simulação sem malha e física AI para previsão rápida de comportamento, maximizando a eficiência do projeto e da fabricação, garantindo ao mesmo tempo o melhor desempenho.

Altair
Secco Consultoria de Comunicação

quarta-feira, 17 de julho de 2024

BUSSCAR: VIAÇÃO NOVO HORIZONTE ADQUIRE NOVO LOTE DE ÔNIBUS VISSTA BUSS DD.

Operadora adquiriu seis Vissta Buss DD com chassi Mercedes-Benz O-500 RSD 6x2

Novos Vissta Buss DD Busscar estão reforçando a frota da Viação Novo Horizonte, com sede em Vitória da Conquista (BA). Os seis veículos adquiridos começaram a ser entregues em julho e foram montados em chassi Mercedes-Benz O-500 RSD 2438 6x2.

Para atender aos passageiros, o modelo dispõe de sanitário, ar-condicionado, geladeira e bebedouro elétrico. O piso superior é composto por 48 poltronas Class Leito Turismo e 12 poltronas Class Leito integram o piso inferior.

Todas as poltronas são equipadas com viscoelástico, apoio de braços, pernas e pés, porta revista tipo rede e conjunto de porta copos individuais. Nos porta pacotes, os passageiros têm acesso a tomadas USB individuais e luz de penumbra.

Com câmbio automático e poltronas ergonômicas, a cabine do motorista é ampla e confortável para acomodar o condutor e o auxiliar. O espaço também é equipado com monitor de sete polegadas e quatro câmeras - uma de frente para o salão superior, uma de frente para o salão inferior, uma junto à porta de entrada dos passageiros e uma para marcha ré.

Busscar

RANDON ENTREGA LOTE EXCLUSIVO DE PRODUTOS À COCAL TRANSPORTES

A Randon entregou um conjunto exclusivo de produtos para a empresa parceira Cocal Transportes na última semana. A entrega do lote ocorreu na sede da empresa, em Uberlândia (MG), por meio de representantes da fábrica e do distribuidor Randon Megatec.

O modelo direcionado à Cocal faz parte da categoria de Produtos Assinatura, criados pela Randon e entregues a clientes promotores da marca, que são parceiros no desenvolvimento de novos conceitos aplicados nas linhas de produtos já consagrados. A Cocal Transportes é uma empresa mineira com 25 anos de atuação no transporte rodoviário de grãos, fertilizantes e farelos, com 99% da sua frota própria Randon. O lote foi entregue ao diretor-proprietário da Cocal, Sergio Guimarães, ao diretor-comercial, Tulio Cedro, e ao diretor-administrativo, Alysson Santos.

“Com o objetivo de promover uma experiência de valor, os produtos dessa classe são desenvolvidos pela Randon de forma exclusiva para o cliente, conforme as necessidades do seu negócio. Na Cocal Transportes, os Rodotrens Basculantes têm características específicas, que respeitam além da identidade visual da empresa, demandas particulares do cliente, que tornam o produto exclusivo", explica o Diretor de Vendas, Marketing e Gestão de Rede, Claude Padilha.

Ao encontro que celebrou a entrega dos produtos participaram pela Randon, além de Padilha, a gerente Comercial Daiane Bellandi Schiavo, o consultor de Marketing de Produto Johnatan Bizotto Martins, e o Gerente de Vendas da Randon Megatec, Ivan Augusto de Oliveira.

Randon
ANK Reputation

FPT INDUSTRIAL AMPLIA SUA PRESENÇA NA IAA TRANSPORTATION 2024

A FPT Industrial, marca do Iveco Group dedicada ao projeto, produção e venda de powertrain de baixo impacto ambiental, viajará para Hanover para participar da IAA TRANSPORTATION 2024, a principal feira mundial de logística, veículos comerciais, ônibus e indústria de transportes, que acontecerá de 17 a 22 de setembro de 2024, no Deutsche Messe AG.

Como líder mundial em aplicações on-road e industriais, a FPT Industrial quer aproveitar sua participação na principal plataforma internacional de negócios de transporte para reafirmar sua posição no mercado do transporte rodoviário, sua liderança em Gás Natural, suas soluções avançadas em sistemas de propulsão a hidrogênio, sua oferta de linha completa de sistemas ePropulsion, baterias e Sistemas de Gerenciamento de Baterias para veículos comerciais, e seu compromisso em fornecer soluções eficientes e de alto desempenho para OEMs.

Essa abordagem está em plena conformidade com a. estratégia de produtos da marca, que tem como base dois pilares principais. Por um lado, continuar a investir em motores de combustão interna ainda mais sustentáveis, com uma abordagem alternativa focada em multicombustíveis, e por outro, se posicionar como fornecedora de soluções de zero emissão, ampliando sua cadeia de valor para a área de eletrificação, por meio de ePropulsions e soluções de armazenamento de energia.

O tema principal do novo e maior estande em Hannover será, portanto, apresentar a FPT Industrial como o parceiro certo para apoiar a transição dos clientes para tecnologias novas e sustentáveis, tanto no transporte de pessoas quanto de mercadorias. O estande em si será uma demonstração clara de que, na FPT Industrial, a sustentabilidade é um compromisso comum de base tanto no desenvolvimento de produtos quanto na abordagem corporativa.

Como nas últimas feiras, o estande da marca em Hannover será neutro em carbono, ou seja, todos os fatores envolvidos na montagem, uso e desmontagem, incluindo materiais, transporte de mercadorias e pessoas, consumo de energia durante a feira, para citar apenas alguns elementos, serão levados em consideração para reduzir ao máximo as emissões. Após a exposição, a FPT Industrial verificará as emissões residuais para compensá-las comprando créditos de carbono certificados.

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) que se dedica a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. Mais de 8.000 pessoas em dez unidades de produção e dez centros de P&D trabalham para a FPT Industrial, em todo o mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 até mais de 1.000 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 a 520 CV. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa extensa oferta e um forte foco nas atividades de P&D fazem da FPT Industrial uma líder mundial em sistemas de propulsão industriais e soluções. Clique aqui para obter mais informações

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VIBRA FAZ APORTE NA VERSA FUEL E AMPLIA NEGÓCIOS PARA SUA REVENDA

Alinhada ao seu compromisso de incentivar a inovação no setor de distribuição de combustíveis, a Vibra Vibra traz o serviço de delivery para o seu portfólio e reforça a entrega de valor para sua rede de revenda dos Postos Petrobras. Por meio do Vibra Ventures, seu Corporate Venture Capital (CVC), a companhia lidera a rodada de investimento na Versa Fuel, uma startup pioneira no delivery de combustíveis para frotas corporativas, com um aporte de R$ 6 milhões. Este movimento representa mais um passo na oferta de soluções inovadoras, eficientes, convenientes e sustentáveis no portfólio de serviços da Vibra. A Versa Fuel se torna o terceiro investimento da Vibra em startups, seguindo aportes anteriores na EZVolt e na DeepESG.

A startup funcionará como uma extensão dos Postos Petrobras, entregando combustível vendido pela revenda diretamente aos veículos de frotas corporativas nas próprias instalações das empresas ou locais designados por eles. A Versa Fuel possui autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para operar nacionalmente neste segmento, entregando gasolina e etanaol hidratado, sendo a única empresa do Brasil apta a realizar este serviço.

“Nosso segmento é altamente competitivo e aqui na Vibra buscamos diariamente formas de inovar e trazer novas possibilidades e oportunidades para a nossa revenda. Com o aporte na Versa, vamos ampliar a nossa oferta de serviços, fortalecer nossa proposta de valor e ajudar a fidelizar volume para nossa rede de postos. O objetivo é atender o nicho corporativo, atraindo empresas cujas frotas serão abastecidas pela Versa diretamente em suas garagens. A Versa não vai atender o cliente pessoa física, esse seguirá indo ao posto”, explica Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios, produtos e marketing da Vibra.

Ao entregar combustível vendido pelos Postos Petrobras diretamente nos locais escolhidos pelos clientes, como garagens ou estacionamentos, a Versa Fuel proporciona economia de tempo, esforço e custos. Este modelo não só aumenta a conveniência – ao buscar o combustível na rede de Postos, mas também reduz significativamente as emissões de CO2, alinhando-se às demandas globais de descarbonização.

Durante dois anos, Vibra e Versa trabalharão juntas para avaliar o potencial de crescimento da empresa visando identificar outras oportunidades, nichos de clientes no mercado e expansão para outros estados. A tendência para serviços de delivery de combustíveis está em crescimento globalmente, especialmente em setores como frotas corporativas, operadores marítimos, construção e agrícola. Estima-se que o delivery de combustíveis poderá impactar o setor varejista nos EUA em aproximadamente USD 500 bilhões.

“A Vibra encontrou na Versa uma excelente solução para levar uma nova oportunidade para sua rede de revenda olhar à frente, antecipando tendências de mercado que já são latentes principalmente nos EUA”, afirma Vanessa Gordilho, vice-presidente de Negócios, Produtos e Marketing da Vibra.

Como funciona o processo:
- O cliente corporativo faz o pedido de abastecimento. A Versa vai até um posto cadastrado, retira o volume de combustível solicitado e leva até o cliente para fazer o abastecimento. O pagamento é feito pelo cliente diretamente ao posto. A Versa atua apenas para fazer o transporte e a entrega.
- A qualidade e a segurança do combustível durante todo o processo de entrega são garantidas por meio de um rigoroso controle de qualidade e procedimentos padronizados. Desde a coleta do combustível até a entrega final, são utilizadas tecnologias avançadas para monitorar e preservar a integridade do produto.
- Veículos especializados e equipados com sistemas de segurança são empregados para transportar o combustível, evitando contaminações e vazamentos. Além disso, a equipe envolvida no processo de delivery é treinada para lidar com qualquer eventualidade, assegurando que o combustível entregue aos clientes mantenha os padrões de qualidade e segurança estabelecidos.

Antes de fechar a parceira, a Vibra, que é reconhecida por ter a segurança como pilar fundamental em suas operações, deslocou um time para avaliar se o processo de segurança da Versa estava em conformidade com os padrões exigidos pela companhia.

Vibra

Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, Vibra proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. No mercado automotivo, a Vibra detém a licença de uso da marca Petrobras, formando uma rede com 8,2 mil postos de combustíveis, em todo o país. As franquias da Vibra para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa conta com um portfólio de mais de 18 mil grandes clientes corporativos, em segmentos como aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio.

Com a marca BR Aviation, a companhia abastece 6 em cada 10 aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros. Em lubrificantes, é líder de mercado com a marca Lubrax, top of mind, e possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina. A Vibra é uma companhia em evolução permanente e já investiu em torno de R$ 4 bilhões em transição energética, através de investimentos e/ou constituição de parcerias com a Comerc, Zeg, Evolua e EZVolt. Desta forma, a Vibra caminha para se tornar uma das principais empresas de energia do país, com papel relevante na transição energética tão necessária para a sociedade. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.

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EMPLACAMENTO DE VEÍCULOS 0 KM PASSA NÍVEL PRÉ-PANDEMIA PELA 1ª VEZ

Volume registrado pelo Detran-SP no primeiro semestre é o maior para o período em cinco anos, com 541.000 unidades de placas estampadas, contra 464.200 em 2019. Motos puxam aumento.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A indústria automobilística está superando pela primeira vez, na venda total de novos veículos, as marcas alcançadas antes da pandemia de covid-19. Os registros de primeiro emplacamento feitos pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) indicam aumento de 16,5% na demanda por placas para veículos zero quilômetro em 2024. Entre janeiro e junho deste ano, foram solicitadas 541.000 novas estampas, contra 464.200 no mesmo período de 2019. O Detran-SP é vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).

A recuperação dos níveis pré-pandemia neste início de 2024 é confirmada pelo panorama anual de emplacamento de carros zero quilômetro. Em todo o ano de 2019, o Detran-SP registrou 971.300 novos veículos, número que caiu a 721.700 em 2020 e passou a 757.400 em 2021. O ano de 2022, com 849.400 novas placas, e 2023, com 963.900, já indicavam a retomada, confirmada neste ano.

"Este crescimento, o maior desde a pandemia, reflete um claro retorno da confiança dos consumidores. O Detran-SP tem desempenhado um papel crucial ao incentivar a formalização do mercado, revendo normas, aprimorando serviços e ampliando a segurança nas transações", diz o diretor de Veículos do Detran-SP, Vinicius Novaes.

O aposentado Osvaldo Chumar, 72 anos, é parte dessa nova onda. Ainda que não se considere o mais otimista com o futuro, no final de maio teve confiança suficiente para dar adeus a um carro que adorava, um Toyota Etios com o qual passou os últimos cinco anos, e investir em um Fiat Cronos cor de chumbo. “Eu troco de carro em intervalos menores, mas gostei muito do último. Agora, vi que era hora de trocar. A gente tem uma certa idade e tem de desfrutar um pouco, se não sobra muito para os herdeiros”, conta, em tom de chiste.

Motos, motor de arranque

O crescimento observado no primeiro semestre possui dois vetores. De um lado, a explosão na procura por motocicletas, que vêm ganhando espaço nas cidades ano a ano, como mostram os dados do Detran-SP. Se considerarmos que o número de novas motos emplacadas em 2021 praticamente repete o de 2019 – 112.000 e 112.100, respectivamente –, a categoria teve um único recuo. A marcha à ré se deu em 2020, ano do auge da pandemia, quando o Detran-SP recebeu pedidos de 67.000 novas placas.

Passado o ápice da pandemia, por sua vez decisivo para a proliferação e penetração de aplicativos de comida e bebida, entre outros, o estampamento de motos só fez subir:

No comparativo direto entre 2019 e 2024, a expansão no volume de primeiras placas para motocicletas surpreende: 68,5%.

Automóveis, o outro vetor

De outro lado, o aumento na demanda pelo primeiro emplacamento no estado de São Paulo teve a contribuição de uma maior venda de automóveis – eles vêm retomando terreno nos últimos três anos, embora ainda não tenham chegado aos níveis pré-pandemia. E da forte busca por utilitários e caminhonetes.

Na tabela abaixo, um recorte dos últimos cinco anos, é possível ver como o volume de primeiras placas de automóveis contabilizado de janeiro a junho de 2024 é o que mais se aproxima do nível pré-pandemia. Mais do que isso, ele representa uma expansão de 32,5% sobre o mesmo período do ano passado. A persistir essa tendência, o patamar pré-pandemia pode ser batido em breve.

Destaque ainda, neste ano, para o desempenho de utilitários e caminhonetes. Ambos tiveram, de janeiro a junho, o maior número de primeiros emplacamentos dos últimos cinco anos. Na comparação com 2023, o volume de primeiras placas de caminhonete subiu 24,5%. Já os utilitários, veículos que podem ser usados tanto para o transporte de carga como de pessoas, para fins comerciais e pessoais, registraram um salto de 62%.

Detran-SP

O Detran-SP, órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), do governo paulista, trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Atualmente, está implementando a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 34 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.

Detran-SP
Assessoria de Imprensa 

terça-feira, 16 de julho de 2024

SETOR DE TRANSPORTE BUSCA DIMINUIR IMPACTO AMBIENTAL POR MEIO DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS

Medidas como pneus mais eficientes, placas fotovoltaicas e diesel aditivado nas bases internas são algumas das iniciativas

No Brasil, o transporte rodoviário de cargas se destaca como a principal fonte de emissão de CO2 entre os meios de transportes terrestres. Cerca de 20,5% das emissões totais, equivalentes a 151.633 gigagramas, são atribuídas a esse modal, de acordo com o Boletim Ambiental do Despoluir, Programa Ambiental do Transporte, da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Em 2021, uma pesquisa conduzida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apontou que a queima de combustíveis fósseis é uma das principais causas da emissão de gases de efeito estufa. A fim de diminuir esses prejuízos ambientais, o segmento tem demonstrado maior comprometimento com iniciativas preventivas e estratégicas que visam um desenvolvimento mais sustentável. A Ghelere Transportes, atuante há mais de quatro décadas no setor, tem sido criativa ao encontrar iniciativas e alianças estratégicas para diminuir o impacto das operações no meio ambiente.

Entre as ações sustentáveis da Ghelere, medidas como pneus mais eficientes, defletor nos veículos para melhorar a aerodinâmica e diesel aditivado nas bases internas são alguns dos cuidados que fazem com que a empresa esteja se destacando quando o quesito é sustentabilidade. Eduardo Ghelere, Diretor Executivo da Ghelere Transportes explica que a empresa está preocupada em reduzir cada dia mais os gases de efeito estufa lançados ao meio ambiente. “Diante desse cenário que estamos vivendo, buscamos diariamente elevar o nível de nossas ações sustentáveis. Além das práticas padrões, utilizamos energia fotovoltaica de usinas nas operações, contamos com um departamento de Pesquisa e Desenvolvimento que está sempre atento às novidades do mercado e utilizamos energia solar para aumentar a vida útil das baterias. É um conjunto de medidas que vai crescendo e melhorando nossa performance”.

A Ghelere também participa ativamente de programas que contribuem para o desenvolvimento sustentável do setor por meio de parcerias estratégicas que impulsionam a sustentabilidade. Um dos parceiros é o Programa de Logística Verde Brasil, PLVB. Eduardo comenta que esse projeto foi responsável por ensinar sobre o inventário de carbono e proporciona conhecer iniciativas do setor por meio dos casos trazidos pelos participantes.

“Realizamos projetos que visam transportar mais cargas emitindo menos poluentes e através deles conseguimos melhorar, em várias etapas, a eficiência dos veículos. Cada vez melhorando mais”, ressaltou Eduardo.

Outro parceiro desse processo sustentável é o Projeto Despoluir, iniciativa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), em conjunto com o SEST SENAT. “Realizamos os testes periódicos e consideramos que este programa deveria ser obrigatório para todos embarcadores preocupados com o meio ambiente, pois o Projeto Despoluir não tem custo para análise e emissão do relatório, e é uma garantia de que o veículo está dentro das condições normais de fábrica”, completou.

Para o futuro, o Diretor Executivo explica que os próximos passos estão relacionados aos caminhões eletrificados dominarem as rotas de curta distância e, o diesel verde, pioneiro na região do Paraná, se estabelecer em outros estados. Além dessas ações, pensando nas próximas etapas, Eduardo lembra da necessidade de uma maior atenção aos veículos antigos, grandes emissores de poluentes.

Visando diminuir poluentes como óxidos de nitrogênio (NOx) e monóxido de carbono (CO), atualmente, a transportadora passa por um processo de renovação de frota, apresentando 230 veículos no modelo Euro 5 e 115 no modelo Euro 6. De acordo com estimativas, a norma Euro 6 é capaz de reduzir em até 77% os níveis de emissões em comparação com o Euro 5, o que representa uma redução significativa, considerando que a última norma já restringia os limites de emissões permitidos.

“O setor precisa encerrar a atividade de veículos muito poluentes de maneira gradativa, falando como transportador e entendendo que a economia no momento tem seu próprio tempo, precisamos de um plano para parar os veículos muito antigos. Com um plano maior, deveríamos não apenas aplicar atualizações nos veículos 0 km, mas ir encerrando o ciclo dos veículos mais antigos. Talvez um processo de check-list mais intenso, liberando anual ou semestralmente, com as situações de segurança e poluentes ”, finalizou Eduardo.

Ghelere Transportes – Atuante há mais de quatro décadas no setor de transporte rodoviário de cargas, a Ghelere Transportes possui a matriz em Cascavel, no Paraná. Opera com transporte industrial, com larga experiência no segmento de bebidas em todo Brasil e Mercosul. A empresa apresenta mais de 300 veículos de frota, realizando o transporte de cerveja para o Mercosul e de rótulos e garrafas do exterior para o Brasil.

Ghelere Transportes
Grupo Mostra de Ideias