sábado, 20 de julho de 2024

NEW HOLLAND LANÇA PROMOÇÃO PRÉ-PLANTIO COM ATÉ 30% DE DESCONTO EM PEÇAS DE REPOSIÇÃO

A New Holland está lançando uma oportunidade imperdível para os clientes que estão preparando o maquinário agrícola para um plantio mais eficiente. A Promosolo traz descontos de até 30% em quase mil itens entre peças de reposição para tratores, plantadeiras e pulverizadores, de olho no período pré-plantio. A promoção vai até 31 de agosto e vale para toda a rede concessionária da marca e também para o e-commerce.

A promoção estará disponível para compras de peças no balcão, aplicadas na oficina das concessionárias e também na loja online da marca. As peças New Holland têm garantia diferenciada de 6 meses quando adquiridas online ou no balcão da loja, e de 12 meses quando instaladas pela concessionária.

“Somente comprando de concessionários New Holland o cliente tem certeza de que estará comprando peças projetadas e desenvolvidas especialmente para sua máquina, com qualidade testada e aprovada pela fábrica nos mais rigorosos laboratórios e bancadas de teste”, afirma Ludmila Giori, diretora de Marketing de Parts & Service da New Holland.

E-commerce

A plataforma exclusiva para o comércio eletrônico (e-commerce) de peças para maquinário agrícola da New Holland permite ao cliente comprar componentes com garantia de fábrica sem precisar sair de casa. Para isso, basta acessar via celular, tablet ou computador o site para visualizar – além das ofertas da Promosolo – um catálogo de peças genuínas da marca a partir de qualquer ponto do país.

Por trás desta plataforma virtual está a rede de concessionários New Holland espalhada pelas cinco regiões do Brasil, com mais de 220 pontos de venda. O site também tem a vantagem de ser leve, rápido, objetivo e de poder ser acessado a partir de qualquer dispositivo.

Serviço
Promosolo – promoção de peças de reposição para tratores, plantadeiras e pulverizadores, até 31 de agosto na rede concessionária e loja online da New Holland.

New Holland
Rede Comunicação de Resultado

CARROS ELÉTRICOS A HIDROGÊNIO DISPUTAM COMPETIÇÃO SAE BRASIL BALLARD STUDENT H2 CHALLENGE

Universitários põem à prova na competição, em Piracicaba (SP), Fórmulas e Bajas movidos a célula a combustível projetados e desenvolvidos por eles


Nove equipes de universidades brasileiras – três estreantes - estão inscritas na Competição SAE BRASIL & BALLARD Student H2 Challenge 2024 a ser realizada de 31 de julho a 04 de agosto no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba - SP.

Projetos e veículos - Seis Fórmulas e três Bajas elétricos movidos a hidrogênio (célula a combustível) desenvolvidos e construídos por estudantes de nove universidades brasileiras passarão por avaliações estáticas e dinâmicas na competição, pioneira da modalidade no Brasil e no mundo, que acontece em paralelo à tradicional 20ª Competição Fórmula SAE BRASIL, em pistas separadas do ECPA.

Três das equipes inscritas na competição representam universidades paulistas, duas são de Minas, uma do Rio de Janeiro, uma do Paraná, uma da Bahia e uma do Ceará. São estreantes na competição as equipes Hera E-Racing H2, da Universidade Federal Fluminense (RJ), a UFPR H2 da Universidade Federal do Paraná e a LHMT - Universidade Federal do Ceará (UFC - CE). (Veja abaixo a lista das demais inscritas).

Na competição 2024 as equipes estreantes, da chamada categoria “Junior”, apresentarão apenas os projetos após terem passado por cinco etapas classificatórias até 31 de julho.

As equipes “Sênior”, que competem desde 2020, participam de todas as provas, até o Enduro. Fazem parte dessa categoria a Unicamp Baja SAE – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP), Mauá Racing – Instituto Mauá de Tecnologia (IMT-SP), Cheetah H2 Racing – Universidade Federal de Itajubá (Unifei-MG), Hybrid Formula-E– Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG), Tec H2 Racing – Senai CIMATEC (BA) e UFABC Challenger Racing Team – Universidade Federal do ABC (UFABC-SP).

Objetivo

A Competição SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge foi lançada em 2020 em plena pandemia do Covid-19 com o objetivo de transferir conhecimento às universidades brasileiras e oportunidade aos estudantes de trabalharem com tecnologia de ponta ao lado de engenheiros experientes da indústria nacional e internacional.

Preparação

As novas equipes recebem a cada ano a atualização dos cursos preparatórios online gratuitos disponibilizados às primeiras equipes inscritas no desafio. Ministrados pela SAE BRASIL com o apoio de professores e executivos da indústria, os cursos levam aos estudantes o conhecimento indispensável da tecnologia em temas relacionados ao hidrogênio e célula a combustível e já treinaram mais de 250 estudantes.

Paralelamente, o apoio de empresas como a canadense Ballard Power Systems doadora de dez sistemas de célula a combustível em 2020 e mais 12 em 2024, e de outras empresas que desde então contribuem coma doação de componentes como cilindros de H2 (Air Products), nova geração de motores elétricos (SEG Automotive), inversores (WEG), licenças de software de simulação (Siemens Automotive), fan de refrigeração (Valeo) e válvulas e conexões (Swagelok Tecflux), incentivam o desafio das equipes de projetar e construir os carros.

Programação

Dia 31.07–Quarta-feira
13:00 às 17:00hs - Chegada das equipes– Inscrições.

Dia 01.08 –Quinta-feira
08:00 às 12:00hs- Instalação dos boxes;
13:00 às 17:00hs-Apresentação dos projetos dos veículos das equipes UNICAMP Baja e MAUÁ Racing para os avaliadores.

Dia 02.08 – Sexta-feira
08:00 às 12:00 hs- Apresentação dos projetos dos veículos das equipesTEC H2-Racing e Team – UFABC;
13:00 às17:00hs- Apresentação dos projetos dos veículos das equipes Cheetah E-Racing e Team UFLA.

Dia 03.08 – Sábado
08:00 às 17:00 hs- Apresentação dos projetos das equipes LHMT UFC, Team UFF e Team UFPR e Avaliação de segurança e testes de funcionamento dos veículos das equipes UNICAMP, MAUÁ, UFABC e UFLA

Dia 04.08– Domingo
15:00 hs Entrega dos prêmios
17:00 hs Encerramento

Serviço
SAE BRASIL &BALLARD Student H2 Challenge 2024
31 de julho a 04 de agosto
Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA)
Rodovia SP, 135, Km 13,5 – bairro Tupi, Piracicaba – SP
https://saebrasil.org.br/programas-estudantis/formula-sae-brasil/
Clique aqui e visite o site.

Patrocínio: Hytron/Grupo Nea. Apoio (doadoras de componentes): Ballard Power Systems, Air Products, WEG, SEG Automotive, Siemens Automotive, Valeo e Swagelok Tecflux.

Equipes inscritas

Fórmula H2 – 6 Equipes
Cheetah H2 Racing – Universidade Federal de Itajubá (Unifei-MG) - Sênior
Hybrid Formula-E– Universidade Federal de Lavras (UFLAMG) - Sênior
Tec H2 Racing – Senai CIMATEC (BA) - Sênior
UFABC Challenger Racing Team – Universidade Federal do ABC (UFABC-SP)- Sênior
Hera E-Racing H2 – Universidade Federal Fluminense (RJ) - Junior
UFPR H2 – Universidade Federal do Paraná(PR) - Junior

Baja H2– 3 Equipes
Mauá Racing – Instituto Mauá de Tecnologia (IMT-SP) - Sênior
Unicamp Baja SAE – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP) - Sênior
LHMT – Universidade Federal do Ceará (CE) - Junior

A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando a desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade. Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com 6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira. A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.

SAE BRASIL
Link Comunicação Empresarial & Editora

HERCULES MOTORES IMPULSIONA MOBILIDADE ELÉTRICA EM PARCERIA COM AMPERA RACING

Com motores elétricos em veículos tipo Fórmula 1, equipe busca concluir uma volta completa em modo autônomo na próxima Fórmula SAE Brasil

Com a crescente preocupação com soluções mais sustentáveis, a mobilidade elétrica se torna uma das principais demandas do setor automobilístico, abrangendo tanto veículos de passeio quanto de competição, onde motores elétricos provam seu alto rendimento ao atuar em grandes competições. Nesse cenário, parcerias entre empresas e iniciativas que impulsionam essa transição ganham cada vez mais destaque, como a Hercules Motores Elétricos, que fornece motores elétricos para a Ampera Racing, uma colaboração que representa avanços significativos nesse campo.

Desde 2019, a Hercules Motores, reconhecida por sua expertise em motores elétricos, tem sido uma aliada fundamental da Ampera Racing, equipe que se destaca nas competições de Fórmula SAE Brasil. “Como essa competição oferece aos estudantes de engenharia a oportunidade de aplicar os conhecimentos, a parceria com a solução de um motor 100% nacional é uma forma de incentivar as universidades e pesquisas na área, engajando os jovens a ampliar o conhecimento de maneira inovadora e integrada à indústria”, comenta Drauzio Menezes, diretor da Hercules Motores.

Além de fornecer motores elétricos, a Hercules também oferece apoio técnico e educacional. Marina Lobo, diretora de projetos elétricos da Ampera Racing, afirma que “a contribuição não é apenas para o desempenho competitivo da equipe, mas também para a formação acadêmica e profissional dos membros”. A diretora ainda ressalta que, entre os frutos dessa colaboração, destaca-se o resultado da equipe na última competição, que conquistou sua melhor colocação na história e alcançou o segundo lugar geral, além do reconhecimento de melhor powertrain pela FEV, sendo a primeira das Américas a demonstrar um veículo autônomo na competição e a ganhar destaque pela performance e inovação tecnológica.

De acordo com o Head de Motores e Controle da equipe, Tomás Ferrarezi, “estar em contato direto com os motores proporciona uma contextualização muito importante para os assuntos abordados na nossa formação acadêmica. Esse contato permite colocar em prática muito do que vemos apenas em teoria. Trabalhar com os motores da Hercules Motores também nos dá a oportunidade de nos aprofundarmos nesses mesmos assuntos, adquirindo conhecimentos que são de grande valor para a nossa carreira profissional", explica Ferrarezi.

Olhando para o futuro, a Ampera Racing planeja continuar sua trajetória de sucesso, mirando on primeiro lugar na 20ª Fórmula SAE Brasil e buscando realizar uma volta completa com seu carro em modo autônomo na competição que está agendada para o dia 31 de julho, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, São Paulo.

A Hercules Motores Elétricos oferece soluções em motores elétricos com o que há de mais atual e tecnológico no mercado. O diferencial da empresa é o atendimento personalizado, que permite a customização de motores para clientes de diferentes segmentos de negócio, de pequeno, médio e grande porte. Com rigorosos padrões de qualidade nos seus processos produtivos, é uma empresa certificada pela ISO 9001 e tem os rendimentos dos seus motores aprovados pelo Inmetro, comprovando sua alta eficiência energética. Referência em inovação no segmento em que atua, a companhia possui um aplicativo com realidade aumentada, que proporciona uma experiência inédita e imersiva: é possível conferir os motores do catálogo em 3D, fazer um tour virtual 360º pela fábrica e ainda ouvir um podcast para conferir dicas e conhecer melhor os produtos e a empresa. O app pode ser utilizado tanto em Android quanto em iOS. Para conhecer mais, acesse o site e também assista ao vídeo.

Hercules Motores Elétricos
Estilo Press
 

TRATORES MELHORAM EFICIÊNCIA NO CAMPO COM PNEUS ADAPTADOS À AGRICULTURA MECANIZADA

Com o avanço da agricultura nas últimas décadas, impulsionado pelo crescimento tecnológico, é comum vermos no campo tratores cada vez maiores e mais robustos trabalhando nas lavouras. Para acompanhar essa modernização dos equipamentos, os pneus também tiveram e precisam se adaptar à nova realidade, indo além da função de gerar tração. Para ajudar os produtores no ganho de eficiência dessas máquinas, a Titan Pneus, desenvolveu e oferece ao mercado o Supreme TFC – (Tractor, Field, Crop).

Segundo Meire Santorio, diretora de qualidade e tecnologia da Titan, essa nova linha foi desenvolvida a partir da referência do Dyna Torque II, um pneu consagrado da marca que foi criado na década de 60, muito conhecido e utilizado pelos agricultores. “O Supreme foi criado pensando na nova era da agricultura a qual conta com equipamentos cada vez mais robustos, com mais potência e maior velocidade na operação, e os pneus precisavam de inovação e tecnologia embarcadas para se adaptarem a essas necessidades”, destacou.

O Supreme conta com uma estrutura (carcaça) robusta que possibilita um alto índice de recapabilidade. Foi desenvolvido com foco em entregar a melhor eficiência operacional ao agricultor, com barras alinhadas oferece melhoria da vibração do trator em solos compactados, proporcionando maior estabilidade ao condutor. “Essa nova geração de pneu convencional R1 é ideal para as mais variadas culturas, ou seja, um produto para todas as aplicações no campo. Uma de suas características mais importantes é a pegada plana ao tocar o chão, proporcionando aumento na área de contato e diminuição da compactação no solo”, pontuou Meire.

Antes de lançar a novidade ao mercado, a Titan teve grande cuidado em fazer todos os devidos testes para garantir ao setor que o Supreme tivesse a mesma performance que as outras linhas consagradas da empresa. “Validamos esse pneu por três anos fazendo todos os tipos de testes para realmente entender todo o seu potencial e desempenho. Este provou-se ser um produto funcional, tanto nas avaliações de campo feita por nós, quanto nos testes realizados no NEMPA, da renomada instituição de ensino Unesp de Botucatu”, acrescentou a especialista.

Resultados comprovados

Entre os problemas mais comuns nos pneus no dia a dia na lavoura são os cortes e perfurações decorrentes, principalmente por resto de colheita que ficam sobre o solo. Ciente dessa dor, a Titan ao desenvolver o Supreme, utilizou um composto de rodagem especial que foi projetado com matérias primas que oferecem melhor resistência também em solos compactados e pedregosos. “Essa linha possui ainda barras com maior robustez na região central propiciado uma maior proteção da banda de rodagem e pegada mais plana, além de angulação de 23 graus melhorando a tração e autolimpeza, ou seja, em condições de excessivo torque ou em transporte em solos compactados, essa tecnologia evita arranchamento”, detalhou tecnicamente Meire.

Outro dado que chama a atenção quanto ao desempenho do Supreme é em relação ao combustível, com consumo 4% menor no custo por hora trabalhada. Além disso, os tratores com o pneu da Titan apresentaram maior performance de trabalho com 12% de velocidade a mais.

Quando o assunto é performance é preciso considerar o índice de patinagem, outro item que o Supreme se destacou em testes realizados. “O resultado realizado representou 14% menos patinagem algo que é convertido em eficiência no campo”, finaliza a diretora de qualidade e tecnologia.

Titan Pneus - Líder na produção de pneus agrícolas, a Titan Pneus é uma marca global que atende diferentes terrenos. Seus produtos são reconhecidos pela tecnologia, performance, robustez e durabilidade, além da confiança que só as marcas Titan e Goodyear Farm Tires oferecem.

Titan Pneus
Ruralpress

sexta-feira, 19 de julho de 2024

MITSUBISHI MOTORS MARCA PRESENÇA NA 51ª SEMANA INTERNACIONAL DE VELA DE ILHABELA

Foto: Aline Bassi | Balaio - Divulgação HPE Automotores

A Mitsubishi Motors, mais longeva parceira da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, marca presença na 51ª edição do evento que reúne velejadores de diversas partes do Brasil e do mundo. A competição tem início neste sábado, 20 de julho, e vai até o fim de semana seguinte, com encerramento no dia 27.

O maior encontro da modalidade na América do Sul contará com os principais nomes do esporte divididos em barcos de diversos tamanhos e classes distintas, e deve reunir mais de 120 veleiros. Neste ano, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela realizará, em homenagem ao ano olímpico, um tributo à união dos medalhistas e amadores que há meio século dividem a mesma raia, inspirando gerações através do esporte.

A marca dos três diamantes marcará presença com diversas frentes de ativação durante a semana da competição – tanto no Yacht Club de Ilhabela quanto na Vila. A primeira delas com carros para a organização do evento e para shuttle de convidados.

No Yacht Club, a marca terá um lounge exclusivo com o SUV Pajero Sport em exposição. E, para atrair ainda mais interesse pelo esporte, a Mitsubishi Motors apoiará o projeto Vivência em Vela, voltado a crianças e adolescentes que querem iniciar na modalidade – serão entregues também camisetas e bonés para todos os participantes. E, no dia 23 (terça-feira), a marca dá nome à Regata Mitsubishi – Eduardo Souza Ramos.

Já na Vila, que reúne milhares de pessoas durante todos os dias de competição, a marca dos três diamantes realizará ativação com car display e exibição do SUV Eclipse Cross, além de test-drive de toda a linha de veículos.

Neste ano, a Mitsubishi também apoiará o desfile da marca de roupas Carmin e promoverá, em parceria com a Revela, que utiliza materiais náuticos para fazer acessórios e peças de roupas, oficina circular e duas rodas de conversa para falar sobre sustentabilidade, meio ambiente, responsabilidade ambiental e boas práticas. É a união do estilo de vida aventureiro, explorador, ao ar livre, com a consciência ambiental e sustentabilidade.

“A união entre a Mitsubishi Motors e a Semana Internacional de Vela de Ilhabela vai além do patrocínio. Estamos sempre presentes, a cada regata, com nossos veículos de apoio, test-drive, exposição, além de realizarmos ações que impactem diretamente esse público e os interesses deles. Queremos que os competidores e seus familiares e amigos conheçam como a Mitsubishi pode também fazer parte dessa história”, exalta Marcia Neri, diretora de Marketing da Mitsubishi Motors.

O evento tem início no dia 20 de julho e realizará a cerimônia de premiação no fim de semana seguinte, no dia 27. Entre as classes participantes estão a ORC, RGS, Clássicos, C30, RGS Cruiser e VPRS.

Pilares ESG

Como iniciativa do Yacht Club de Ilhabela, e com o patrocínio da Mitsubishi Motors, os pilares ESG, tão importantes para o crescimento saudável da sociedade como um todo, não foram esquecidos e serão tratados como cultura do evento de vela mais tradicional da América Latina.

A SIVI segue a agenda positiva dos principais campeonatos do mundo reduzindo o seu impacto ambiental a cada edição. Nos últimos anos, além de promover a conscientização do meio ambiente, reduzindo o uso de papel e plástico, o evento promoveu ações pela limpeza e conservação dos oceanos.

O evento

Realizada desde os anos 70, a regata tem como seu maior vencedor o executivo e velejador Eduardo Souza Ramos, maior nome da Mitsubishi no Brasil, dono de mais de uma dezena de títulos na classe ORC como comandante do barco Pajero, um S40.

Neste ano, o evento ocorre de 20 a 27 de julho e as classes convidadas da SIVI são ORC, RGS, Clássicos, C30, RGS Cruiser e VPRS. Mais de 120 barcos devem participar das provas da competição em percursos variados ao longo da semana.

HPE AutomotoresNo mercado desde 1991, a HPE Automotores do Brasil é a representante oficial das marcas Mitsubishi Motors e Suzuki no País. Para a HPE, ser 4x4 é um estilo de vida.

HPE Automotores

MOBIAUTO: ESTUDO MOSTRA QUE SEDÃS SEMINOVOS DESVALORIZARAM MENOS DO QUE A MÉDIA DO MERCADO.

Toyota Corolla 2021
Autotech que é um dos três maiores marketplaces de carros novos e usados do país, a Mobiauto acaba de divulgar um levantamento que fornece um raio-x completo do segmento de sedãs seminovos (2023, 2022 e 2021) do mercado brasileiro. Há quem garanta que o comprador de sedãs é um dos mais tradicionais do mercado brasileiro. Esse consumidor não se deixa levar, ou resistiria por mais tempo, pelo modernismo dos SUVs, que já abocanham praticamente metade das vendas de carros zero km no Brasil – foram exatos 47,5% de todos os 1,08 milhão de automóveis de passeio e comerciais leves emplacados de janeiro a junho de 2024.

Os sedãs resistem, embora estejam cada vez em menor número.

Neste ano, os modelos três volumes zero km atingiram 15,1% das vendas. No mesmo período em 2023, esse percentual foi de 16,7%. E a tendência é cair ainda mais, visto que os modelos de entrada, que geralmente compõem o maior volume, hoje se resumem a Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S, Fiat Cronos e Nissan Versa. E não há perspectiva de chegada de novos modelos.

Se as stations e as minivans desapareceram pela ação “predatória” dos utilitários-esportivos, pode supor que, daqui a alguns anos, os sedãs se tornem a próxima vítima. Esse desinteresse paulatino nas vendas de zero km pressupõe que o movimento se repita entre os seminovos. A pesquisa realizada pela Mobiauto tem essa incumbência: revelar o que está acontecendo no segmento.

O economista Sant de Castro Jr. (foto), que é consultor automotivo e CEO da Mobiauto, dá a primeira notícia. E uma boa notícia. “O mercado total de seminovos perdeu 9,48% no último ano. Nessa pesquisa feita só com os sedãs, apuramos que a depreciação média foi de 7,5%. Nada mau”, antecipa.

As cotações foram extraídas dos seguintes modelos:
·      Audi A3 Sedan e A4
·      BMW 320i
·      CAOA Chery Arrizo 5 e Arrizo 6
·      Chevrolet Onix Plus e Cruze
·      Fiat Cronos e Fiat Grand Siena
·      Ford Ka Sedan
·      Honda City e Civic
·      Hyundai HB20S
·      JAC E-J7
·      Kia Cerato
·      Mercedes-Benz A 200 Sedan, C 300, CLA 250 e CLA 45 AMG
·      Nissan Versa
·      Renault Logan
·      Toyota Yaris Sedan, Corolla e Etios Sedan
·      Volkswagen Virtus, Voyage e Jetta
·      Volvo S90

Somando-se as versões mais anunciadas de todos eles, a pesquisa analisou preços de 192 veículos (anos/modelos 2023, 2022 e 2021), sempre comparando a média de cotações do 1º semestre de 2023 versus igual período deste ano. E daí o percentual de variação nos valores.

Segmento dominado em tempos passados por Fiat, Ford, GM e Volkswagen, que impunham grandes volumes de vendas em modelos compactos, além das marcas japonesas nos médios (Toyota e Honda), os sedãs apresentam poucas novidades no rol de bons negócios – e de forma bastante equilibrada. Dos dez que se saíram melhor na pesquisa, você encontra um grande empate: 2 Hyundai, 2 Fiat, 2 Nissan, 1 Volkswagen, 1 Ford, 1 Honda e 1 Toyota. Aliás, por falar em Toyota, adivinhe qual modelo foi o campeão, com valorização de pouco mais de 4%?

De toda a pesquisa, o modelo mais valorizado foi o Toyota Corolla 2.0 Altis Multi-Drive S 2021, que teve alta de 4,06% no preço de 2023 para 2024. Sant Clair de Castro Jr comenta sobre o resultado final. “Se você considerar que a depreciação média do mercado brasileiro para carros seminovos é de 9,5%, nós encontraremos 77% dos sedãs pesquisados abaixo desse patamar. Isso quer dizer que o segmento pode até estar despertando pouco interesse nos compradores de zero km, mas os seminovos continuam em alta”, opina. E vai além: “Outro dado que comprova isso é que o Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 12v 2021, décimo colocado no ranking geral, é um carro que deixou de ser produzido. Ter um ‘fora de linha’ no Top Ten é um sinal bem positivo para a categoria”, afirma.

Já na lista dos dez piores, nota-se a presença insistente de modelos premium. Eles estão por ali com 5 versões entre os dez que mais desvalorizaram, o que é bem sintomático. “É natural que modelos mais caros percam preços de forma mais acentuada, principalmente nos modelos 2023. Sabemos que o primeiro ano é sempre o que impõe a maior depreciação em qualquer carro”, explica. Veja:


Mobiauto – Em menos de quatro anos de operação, a empresa já se posiciona como um dos maiores marketplaces do mercado de automóveis do Brasil, tendo alcançado mais de 12 milhões de acessos mensais. Recentemente a empresa alterou sua composição acionária e passou a contar com o Banco PAN, alavancando um futuro breve repleto de produtos destinados ao crédito na compra de veículos.

Mobiauto
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

ÔNIBUS ELÉTRICO FABRICADO PELA MERCEDES-BENZ DO BRASIL CHEGA AO MERCADO ARGENTINO

Totalmente desenvolvido e produzido pela Mercedes-Benz do Brasil, o eO500U, ônibus urbano elétrico a baterias, integra o portfólio da Daimler Buses para o Brasil e a América Latina

A Mercedes-Benz do Brasil dá mais um importante passo no rumo da eletromobilidade em veículos comerciais na América Latina. O modelo eO500U, primeiro chassi de ônibus elétrico a baterias desenvolvido e produzido pela Empresa em sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, chega ao mercado argentino.

Com esse lançamento, a Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina, subsidiária da Daimler Truck, também ingressa na era da eletromobilidade em seu país. O eO500U atende assim à crescente demanda por transporte urbano sustentável, unindo eficiência e segurança. A Companhia alemã pretende liderar a transformação em direção à sustentabilidade e enfrentar os desafios do futuro por meio da visão de zero emissões e os veículos elétricos são parte desse compromisso.

Na sede do Centro de Treinamento Mercedes-Benz em Tortuguitas, na Província de Buenos Aires, foi realizado no início de julho um evento de apresentação do veículo com a presença do Secretário de Transportes da Nação, Dr. Franco Mogetta, que comentou: “Comemoramos e valorizamos o anúncio feito pela Mercedes- Benz Caminhões e Ônibus, o que para nós é muito importante. Vamos acompanhá-los e eliminar todo tipo de obstáculos e regulamentações excessivas para que o setor possa se desenvolver da melhor forma. É um desafio e tanto, mas já estamos trabalhando nisso, contemplando esse tipo de veículo para que a regulamentação permita a utilização desses elétricos que a empresa está lançando”.

A combinação de tecnologia avançada e design inovador do ônibus elétrico da marca garante sua preparação para enfrentar os desafios do transporte urbano moderno, proporcionando uma solução sustentável e confiável para as cidades do futuro. Sebastián Gysin, Diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz Argentina, sublinha a importância deste avanço: “O chassi do ônibus elétrico é um marco, o início de uma transformação rumo à visão de emissões zero. Concentramos todos os nossos esforços no desenvolvimento da mobilidade elétrica para enfrentar os desafios do amanhã”.

Ônibus elétrico eO500U já circula pelas ruas de São Paulo

Totalmente desenvolvido no Brasil, o eO500U já é uma realidade na produção e nas vendas no País e passará a ser em outros mercados da América Latina, como a vizinha Argentina. “Até dezembro do ano passado, produzimos 50 unidades do modelo para a cidade de São Paulo e, este ano, as entregas continuam na capital. Ou seja, nosso ônibus elétrico está cada dia mais presente nas vias e no sistema de transporte coletivo urbano da capital paulista, que é referência para outras metrópoles”, afirma Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

“Este moderno veículo especialmente indicado para centros urbanos, que segue a tendência mundial da eletromobilidade, foi desenvolvido para o Brasil e para a América Latina, passando a fazer parte do portfólio mundial multissoluções da Daimler Buses para os clientes”, destaca Achim Puchert. “Seus benefícios para o meio ambiente e a sociedade são notáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo, em alinhamento com a estratégia global de práticas de ESG da Daimler Buses”.

Autonomia de 250 quilômetros

O chassi eO500U apresentado na Argentina é o mesmo modelo vendido em São Paulo e possui cinco módulos de bateria que proporcionam autonomia de 250 quilômetros, atendendo a todas as necessidades do transporte urbano. O sistema de carregamento da bateria é plug-in e o tempo de carga total é de três horas, utilizando o mesmo padrão tecnológico dos ônibus elétricos Mercedes-Benz eCitaro na Europa.

O eO500U vem equipado com dois motores elétricos integrados ao eixo traseiro, freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia que funciona mesmo durante a recarga parcial das baterias com o veículo em movimento. Isso garante uma experiência de condução suave, confortável e silenciosa, além de oferecer um controle ideal ao motorista por meio de um painel de instrumentos totalmente novo, que fornece informações detalhadas sobre o motor elétrico, baterias e sistemas eletrônicos.

O peso bruto total do veículo é de 21,2 toneladas, com capacidade para receber carroçarias de até 13,2 metros de comprimento. Além disso, sua suspensão independente do eixo dianteiro proporciona maior raio de giro, melhorando a manobrabilidade e o conforto.

O chassi elétrico eO500U se tornará um pilar essencial para a mobilidade sustentável nas cidades da região. É uma contribuição ativa para um ecossistema completo de eletromobilidade, reafirmando o compromisso da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus com a qualidade, a confiabilidade e um futuro sustentável.

Apoio aos clientes na transição para os veículos elétricos

“Juntamente com nossos clientes e parceiros, iremos construir as melhores oportunidades nesse novo cenário de transformações tecnológicas, o que demanda um novo olhar para o dia a dia da operação”, diz Achim Puchert. “Eles terão nossa total dedicação para esse momento em que vão adotar a nova tecnologia. Estaremos com os clientes em todo o novo ciclo do nosso veículo, afinal, eles também vão entrar nessa nova era conosco, sempre visando a eficiência tecnológica e de custos operacionais que irá garantir a viabilidade dessa solução para as empresas de transporte de passageiros”.

“Ao chegar aos mercados brasileiro e latino-americano, o eO500U atenderá às especificações de cada país. O segmento de ônibus urbano está totalmente sintonizado com as megatendências da mobilidade e da sustentabilidade ambiental. Temos muito orgulho em dizer que este é um produto da América Latina para o mundo. Com ele, nossa Empresa segue na vanguarda das inovações para o transporte e a mobilidade urbana”, ressalta Achim Puchert.

A Mercedes-Benz do Brasil, com apoio de seus representantes e outros parceiros na América Latina, dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a tração elétrica. A Empresa conta com uma equipe de eMobility que centraliza todas as ações ligadas ao novo produto e ao novo segmento de mercado.

Mais do que lançar um novo produto, o chassi de ônibus elétrico representa um novo passo da Mercedes-Benz do Brasil na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos. A gama de serviços inclui uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e gestão de frota com ônibus elétricos.

Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina - Mercedes-Benz Camiones y Buses Argentina é a subsidiaria local da Daimler Truck AG, operando nos atuais moldes corporativos desde o final de 2021. Produz diferentes versões dos caminhões Accelo e Atego e os chassis de ônibus das linhas OH (motor traseiro) e OF (motor frontal) no Centro Industrial Juan Manuel Fangio localizado en Virrey del Pino, província de Buenos Aires. Nesta planta, também produz a linha REMAN, que oferece uma alternativa de produto remanufaturado com a mesma excelência e garantía das peças genuínas. A Mercedes-Benz Camiones y Buses Argentina possui também oficinas centrais en Munro, província de Buenos Aires, um Centro de Treinamento e uma unidade de negócios SelecTrucks localizadas na Zona Norte de la Província de Buenos Aires. Sua operação comercial inclui uma Rede de Concessionários con 45 pontos de atendimento ao cliente en todo o país. Nessa Rede, mais de 2.000 colaboradores trabalham para oferecer um serviço 360° com a excelência que caracteriza a marca Mercedes-Benz.

Mercedes-Benz do Brasil - Presente no País há 67 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e chassis de ônibus da América Latina. É também uma das líderes no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training no interior de São Paulo. Também foi pioneira no País na instalação das primeiras linhas 4.0 de caminhões, cabinas e chassis de ônibus. Em 2018, a Companhia lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. No ano seguinte, a Empresa lançou o Actros, o caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País e em 2021, apresentou o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil, o chassi de ônibus urbano eO500U, que já teve suas entregas iniciadas na capital paulista, além de mais lançamentos, como o extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. Nos último anos, a empresa trouxe ao mercado o novo portfólio de caminhões e chassis de ônibus com a nova tecnologia BlueTec 6, que reduz em 80% as emissões de Óxidos de Nitrogênio e 50% de Material Particulado. A empresa também é precursora da tecnologia autônoma para caminhões em ambientes controlados, atuando em operações no campo e no carregamento automático em linhas de produção e centros de distribuição de fábricas.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

TUDO CAI. Por Marli Gonçalves*

Tudo cai, vai pegar um negócio e lá catapimba ele escorrega de sua mão. Está andando e, especialmente se for nas calçadas de São Paulo, de repente beija o chão, depois de um tropeço mesmo andando levantando o pé igual a uma garça, como temos de caminhar por aqui. Não tem dias que parece que tudo cai?

Por acaso já teve a maléfica experiência de deixar cair – rezo e reze também para que não – um vidro de café solúvel? Além do prejuízo, do vidro e seus cacos, claro, aquilo – aqueles grãozinhos - imediatamente se transformam ao contato do chão, mesmo o mais limpo e seco, os marrons se espalham, grudam e qualquer tentativa de contê-los é desgraça. Pano molhado? Nunca! Vassoura? Aquilo vai se espalhando por áreas não afetadas. Foi só um exemplo.

De vez em quando rola uns dias assim, meio esquisitos, que você sem querer derruba coisas. Se tem fé e o copo se despedaça, claro, já grita: “Eita. Que bom! Já dispersou uma energia ruim. Antes ele do que eu!”. Escorregou. Outro dia aconteceu com um prato de vidro com farofa na hora que abri a geladeira para pegar outra coisa que, sinceramente, não lembro até agora o que foi, porque os minutos seguintes foram de tentar ao menos diminuir o desastre, sem deixar nem a sujeira, nem pisar nos cacos de vidro que impressionantemente parece que querem conhecer também os outros cômodos da casa, se espalham e você ainda passa dias com problemas em andar descalço em toda a região. E era um restinho de uma farofa deliciosa. Será que foi o santo que quis?

Brincadeiras à parte, enquanto são coisas que escorregam de nossas mãos, até que tudo bem. O problema mesmo é quando o corpo inteiro desmancha. Aconteceu com um grande amigo que muitos conhecem. Teve um apagão – todos estão sujeitos igual aos sistemas infernais sermos desligados pelo cérebro em um segundo - caiu, quebrou e machucou todo seu lado direito, nunca mais voltou a andar e seus anos seguintes até a morte resultaram disso. Ele era grande, pesado e alto, caiu de si mesmo.  Um outro teve os dois joelhos abalroados severamente.

Qualquer abalo pode nos levar ao chão – São Paulo sentiu o terremoto ocorrido lá no Chile na noite da última quinta, que sacudiu tudo, prédios e coisas no centro de São Paulo – sensação pra lá de ruim. Falando em fantasmas, por aqui, por causa desse tremor uma luminária comprida começou do nada a balançar. Vento não era. A gata que sempre acaba culpada por umas coisinhas nem estava ali por perto e correu assustada. Como a gente é doido, não? Tentei não pensar, mas pensei: fantasmas? Espíritos? Deixa pra lá. Mas logo o noticiário informava o causador. Terremoto lá longe.

Dia seguinte, no caso, essa sexta, 19, acordar com a notícia de que uma pane global de sistemas afetava o mundo todo com um apagão nunca antes visto nas máquinas, vamos lá, admitam, foi bem punk. Uma atualização de sistema deu errado, afirmou a empresa americana terceirizada da Microsoft, a CrowdStrike, de segurança(!) cibernética. Imediatamente suas ações caíram, e ela perdeu alguns bilhões de dólares. O prejuízo causado pelas paralisações ainda, que eu saiba, não foi estimado, se é que dá para ser calculado – impactou tudo, companhias aéreas, bancos, hospitais, a geral que usa o tal sistema.  Em todos, apareceu a tal “tela azul da morte” que caracteriza o bug. Enquanto escrevo a situação ainda não se normalizou horas depois. Aqui, sozinha, outra semana quase enlouqueci com uma mudança de sistema no site.

Bem, voltando a essa última e infernal quinta e sexta... Quinta, terremoto, mais discurso do remendado Trump na convenção republicana nos Estados Unidos televisionado ao vivo para o mundo inteiro: aliás, o horror. Aproveitando o atentado sofrido que lascou sua orelha direita, o que se viu foi um claro ninho fascista projetando novamente suas sombras para o mundo. A plateia absolutamente branca e rica, loura e batendo cílios postiços ou mostrando orelhas com curativo igual ao dele, aplaudindo embasbacados cada uma das inúmeras ameaças, ops, promessas, que fez para se eleger de novo presidente  em novembro, um show de horror que jurávamos nunca mais depois das tragédias do século passado. Quem viu e ouviu, e tem algum bom senso, deverá concordar que estamos todos diante de tempos perigosos e difíceis, aqui, lá, em todos os cantos.

É melhor deixar cair copos, pratos, que se despedacem dissipando as energias ruins. O que não podemos é deixar o mundo cair nas mãos deles.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 

EQUIPE COBRA RACING TEAM, PATROCINADA PELA VOLDA, PARTICIPARÁ DO TCR WORLD TOUR E TCR SOUTH AMERICA NESTE DOMINGO, EM INTERLAGOS.

A equipe Cobra Racing Team, patrocinada pela Volda, participará no próximo domingo do TCR World Tour e TCR South America Banco BRB, que chega na América do Sul, no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. No total, 29 carros estarão na pista de Interlagos, com a presença das equipes e pilotos.  O húngaro Norbert Michelisz é líder do TCR World Tour, seguido do francês Yann Ehrlacher e do espanhol Mikel Azcona. Já no TCR South America, a liderança pertence ao piloto argentino Juan Angel Rosso.

O piloto argentino Norberto Fontana correrá pela Cobra Racing Team e gera boa expectativa. O chefe da equipe, Nonô Figueiredo, acredita que será bem interessante estar entre os principais pilotos e equipes do mundo. “Interlagos parece uma pista fácil, mas existem alguns ‘atalhos’ que talvez possam dar uma vantagem aos pilotos brasileiros e argentinos que competem no TCR South America”, comenta Nonô.

De acordo com ele, o piloto argentino Norberto Fontana, que não participou da etapa anterior, está de volta. “Com dois carros, teremos mais informações que podem nos ajudar a ter um resultado expressivo”, salienta.

A primeira corrida no domingo será às 11h10 e a segunda, às 14h40.  Sete montadoras participarão da disputa: Lynk & Co, Hyundai, Honda, Audi, CUPRA, Toyota e Peugeot. Pilotos de 10 países estarão presentes: Brasil, Argentina, Hungria, França, Servia, Itália, Espanha, Suécia, China e Uruguai.

A Volda é uma linha de produtos da Tagia, especializada no setor automotivo, dedicando-se principalmente à comercialização de componentes voltados para a suspensão e transmissão. A companhia é 100% brasileira e foi fundada em 2016, com sede no município de Serra, no Espírito Santo. Seus produtos possuem alta tecnologia e qualidade internacional. A marca atualmente atende 90% da frota circulante de automóveis, picapes e SUVs do mercado brasileiro e segue ampliando seu portfólio, que conta hoje com mais de 1.600 itens.

Volda
Grupo Printer Comunicação

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS SUPERA 12.500 UNIDADES VENDIDAS NO PERU

Entre os maiores mercados internacionais da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o Peru alcança o marco de 12.500 veículos da montadora em circulação. Do total, 8.300 são destinados ao transporte de cargas e 4.200 atendem à movimentação de passageiros. A unidade emblemática que representa esta comemoração acaba de chegar ao país para operar na frota do grupo Arguelles na limpeza pública.

A tradição da VWCO no Peru se consolida com a Euromotors, importadora oficial dos caminhões e ônibus VW. Para atender ao mercado, a marca conta com uma rede de seis concessionários e mais cinco oficinas de atendimento, estrategicamente distribuídas em todo o território do país e responsáveis pelo alto padrão de pós-vendas garantido pela montadora a seus clientes.

“Em um cenário de grande competitividade, sempre nos posicionamos como o grande parceiro que somos de nossos clientes e importadores, com produtos de qualidade, serviços de excelência e uma relação muito próxima, focada em suas necessidades sob medida. São esses pilares que nos conduzem a mais este marco em nossa internacionalização da Volkswagen Caminhões e Ônibus”, destaca Leonardo Soloaga, diretor de Vendas Internacionais da empresa.

O caminhão de número 12.500 compõe a frota de veículos entregues ao Grupo Arguelles para a prestação de serviços de limpeza pública. A recente negociação inclui 17 unidades de um lote total de 62 caminhões VW, que variam entre os modelos de 17 e 26 toneladas de peso bruto total. Estão equipados com implementos para compactação de lixo e vão atuar nas principais cidades do Peru.

Empresa líder no mercado local, o Grupo Arguelles é especializado na coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos residenciais, comerciais e industriais. Atualmente conta com uma frota de 300 caminhões Volkswagen e tem uma aliança estratégica com a marca.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

CARROS E EU. UM COMEÇO DIFERENTE. Por chicolelis*

Minha carreira, extra oficial, como jornalista teve início na Revista da Orla, em 1968 e oficialmente em a centenária “A Tribuna”, de Santos,  no ano seguinte, na Sucursal do jornal, em São Vicente, a Célula Mater da Nacionalidade.

Mas o meu primeiro contato profissional com o automóvel, em 1973, não se deu da maneira normal, ou seja, ajustando o banco, espelhos, colocando o cinto de segurança, à época ainda só abdominal. Não, foi por intermédio de um texto via telex, enviado por uma fabricante, com o título: GM trás caixa de câmbio para o Chevette, de avião.

Acontece que o fabricante local teve algum problema e não estava conseguindo atender a demanda necessária para a fábrica produzir o carro, que fora lançado meses antes. Como eu era o repórter da área de Economia, tendo como mestre o meu querido amigo José Rodrigues. que infelizmente já nos deixou. (Tem outro jornalista, Zé Rodrigues, querido amigo também, com quem, felizmente, ainda podemos brindar um bom vinho). E coloquei como título da pequena nota: “O Boeing da GM”. Pronto, entrei para o setor.

Minhas memórias levam-me logo mais adiante, desta feita presencialmente (uma prática pouco usada atualmente. Não? Parece que hoje a presença humana incomoda quem promove eventos e a maioria prefere fazer lançamento pela Internet. Pena!). Fomos convidados para o lançamento da “pedra fundamental” da primeira fábrica da Fiat, fora da Itália.

Uma emoção forte. Iria para um evento que, pela minha primeira vez, exigia terno e gravata. E não era para menos, lá estariam, em Betim (MG), além do governador do Estado, Rondon Pacheco, o il Gran Capo da Fiat, Giovanni Agnelli. Pela segunda vez, não tive que apertar o cinto (salvo no avião) ou ajustar espelhos e bancos.

Daí, veio o convite do meu amado amigo Sérgio Aparecido (que também já nos deixou e que era o melhor cover do Elvis, a quem adorava, que eu já vi/ouvi) para substituí-lo na Assessoria de Imprensa da Ford, onde tive como chefe o mestre Luís Carlos Secco, a quem devo os melhores ensinamentos na área de assessoria. Eu já havia herdado do Serginho sua máquina Remington no jornal e segui seu rastro no setor automobilístico. Da Ford ele foi para a Scania.

Ali sim, tive meus primeiros contatos com o automóvel, regulando cinto, bancos, espelhos da Belina II, da qual participei do lançamento; Maverick 4 portas e motor 6 cilindros (do Jeep, que equipou, entre outros, a Rural) de incalculável fracasso, ofuscado pelo sucesso do “Maverickão” V8.

Da Ford fui para a Goodyear, levado pelo meu querido amigo (que, infelizmente, também não está mais entre nós) Mathias Petrich, que saíra da Ford. Fiquei lá um ano e fui para o Globo (Sucursal São Paulo). Aí, sim, passei a “cobrir” a indústria automobilística e auxiliar o Fernando Mariano a fazer o caderno de veículos do jornal carioca.

Aí foi um festival de ajuste de cintos, espelhos e bancos. Dezenas de carros novos passaram pelas minhas mãos e conheceram o peso (sempre com responsabilidade, do meu pé direito) como o Gol, campeão de vendas no Brasil, que nenhum outro carro superou.

Dali, de O Globo, a convite do querido André Beer (outro que já se foi) fui para a GM. De 1983 a 2001 sendo um dos responsáveis, na área de Imprensa, por todos os lançamentos da fábrica. Monza 4 portas, Kadett, Vectra, Corsa, Astra, Zafira, Omega (não nesta ordem) e suas diversas versões, foram todos eles. E nesses sim, andei muito e conheci a fundo cada um deles. Consegui que a Engenharia permitisse que nós, de Imprensa da fábrica, participássemos das viagens de avaliação que eram feitas pelo Brasil antecedendo os lançamentos. Na segunda viagem, até o pessoal da agência de propaganda (MacCann Erickson), além do Marketing, foi. A justificativa: era mais fácil, para eles e para nós, escrever e fazer a campanha, conhecendo melhor cada carro.

De todos eles, o de maior sucesso foi o Corsa, que obrigou o vice-presidente, André Beer,  ir para a TV, durante o Jornal Nacional (TV Globo) pedir para que as pessoas parassem de procurar pelo carro, pagando ágio para conseguir comprar um, pois a GM estava aumentando sua produção para atender a demanda. Houve um erro nos estudos da fábrica que não esperava pela enorme procura do carro.

Lembro que em um daqueles anos, A GM disputava com a Volkswagen, e a Fiat, qual seria o fabricante a lançar o primeiro modelo com injeção eletrônica, uma cobrança do mercado para melhorar performance e diminuição da poluição causada pelos veículos. Ganhou a Fiat, com o Uno Mille. Os italianos sempre foram mais rápidos no quesito decisão, deixando os norte-americanos e alemães para trás.

Depois de 18 anos de GM, saí porque sentia mudanças no setor, onde o ser humano não mais seria tão necessário no relacionamento fabricante/Imprensa, como as coisas estão hoje, com um distanciamento inconcebível para quem, como eu, preza pelo relacionamento humano, como me ensinaram minha vó Eva e a minha mãe Olinda, amadas.

Fiz alguns frilas, inclusive como consultor da Portugal Telecom, onde realizei alguns trabalhos, com a supervisão, do querido amigo e compadre, Paulo Figueiredo (que encontro com regularidade) da agência A4.

Em 2004, a convite de outro querido amigo, Moisés Rabinovici, fui editar o DCarro, caderno de veículos do Diário do Comércio, da Associação Comercial de São Paulo, dirigida pelo estimado Guilherme Afif Domingos, hoje braço direito do governador de SP, Tarcísio de Freitas.

No DCarro continuei ajustando cintos, espelhos e bancos, com a ajuda da Alzira Rodrigues (ex O Globo e sucursal do Estadão no ABC) e do Anderson Cavalcante (recém-formado em Jornalismo e apresentado pela Márcia Rodrigues, colega na redação do Diário). Foram quatro anos de profissionalismo e de uma amizade que rende até hoje.

E como editor do DCarro pude participar de grandes lançamentos e destaco aqui o do Cinqüecento (Fiat 500), uma paixão de carro. O lançamento foi em Turim, terra natal da Fiat. Dois acontecimentos, além da festa de apresentação do carro, em pleno rio Pó, foi maravilhosa! A Fiat convidou todos os proprietários do modelo antigo do 500 para irem à festa em Turim. Milhares atenderam ao pedido, invadindo Turim, que obrigou a prefeitura liberar o estacionamento nas calçadas da cidade. O outro acontecimento, que já contei em minhas colunas, foi que, no teste drive, pelas ruas da terra da Fiat, eu e meu amado amigo Antônio Fraga nos “perdemos”, claro que propositalmente e ignorando o mapa, rodamos pelas estrada ao redor da Turim e só chegamos de volta ao local de partida, quando o pessoal da organização já desmontava tudo e pensava em pedir ajuda da polícia para nos encontrar.

Foram anos daquilo que, estou certo, realizei um bom trabalho e que, principalmente, fiz muitos amigos e amigas, com quem faço questão de manter contato sempre, lamentando a ausência dos muitos que se foram. Por que acho que o que vale nesta nossa vida é a amizade, como me ensinaram minha avó e minha mãe.


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

quinta-feira, 18 de julho de 2024

SÃO PAULO, A CAPITAL DO AUTOMOBILISMO ESPORTIVO. Por Luiz Carlos Secco*

Foto: FIA WEC/Divulgação

Não canso de me empolgar com o automobilismo esportivo brasileiro e acredito que, em breve, voltaremos a ter pilotos disputando o título nas principais categorias internacionais.

O esporte motor nacional volta a receber a importante, veloz e bonita categoria de esporte protótipos, a FIA WEC, com a Rolex 6 Horas de São Paulo.

Depois de uma década, 37 supercarros, 19 Hypercars, 18 LMGT3 e quase 110 pilotos estiveram em Interlagos, na quinta etapa do Campeonato Mundial de Endurance, que trouxe de volta as Ferrari e os Porsche, assim como nas Mil Milhas Brasileiras dos anos de 1970. E não foram somente as Ferrari e Porsche, mas Toyota, Alpine, Cadillac, Peugeot, BMW, Lamborghini, McLaren, Aston Martin, Lexus e tantas outras marcas que despertam o interesse a fascinam os apaixonados por carros.

Agora temos Fórmula 1, Fórmula E e FIA WEC. Falta somente voltarmos a receber uma etapa da MotoGP, mas creio que com a Liberty no comando da categoria de duas rodas, o Brasil terá mais chances de estar no calendário.

A etapa do WEC, realizada neste final de semana, em Interlagos, reuniu os protótipos de competição, denominados HyperCars, e os carros esportes, identificados como LMGT3. Os HyperCars e os LMGT3 são tão importantes como a Fórmula 1 e o brasileiro Raul Boesel é o único a conquistar um título mundial.

O que me chamou a atenção, causou surpresa e, uma certa decepção, foi a participação de apenas dois pilotos brasileiros nessa importante corrida, Augusto Farfus e Nicolas Costa. Augusto Farfus pilotou o BMW M4 LMGT3, da equipe WRT, e está na luta direta pelo título mundiale ocupa o terceiro colocado do campeonato, a 26 pontos do trio líder da tabela. O carioca Nicolas Costa faz seu ano de estreia no FIA WEC, já liderou corridas como em Le Mans e terminou em quarto lugar, com uma McLaren 720S Evo LMGT3, da equipe United Autosports.

Digo isso porque, pela paixão que desperta nos brasileiros, poderíamos ter mais pilotos competindo, visto que em Le Mans, realizada há um mês, foram seis brasileiros disputando e, no passado, sempre tínhamos nossos pilotos disputando as provas de Fórmula 1, Fórmula 2 e outras categorias realizadas em Interlagos.

Outra surpresa que me entristeceu foi a Ferrari. Depois de tantos anos longe das pistas nacionais nessa categoria e da recente vitória em Le Mans, esperava ver os carros vermelhos (ou mesmo o amarelo de Robert Kubica) disputando a vitória, como na prova francesa.

Pelo menos para mim, é muito mais empolgante ver uma Ferrari brigando com um Porsche do que assistir os Toyotas dominarem amplamente a prova, sem serem incomodados. Imagino como ficaram os Ferraristas que estavam em Interlagos curtindo a prova com as suas Ferraris...

Somente as quinta e sexta posições, atrás de dois Toyota e dois Porsche.

Por outro lado, um fato que me emocionou foi a conquista da pole position ou da Hyperpole pelo trio feminino de Sarah Bovy, Rahel Frey, Michelle Gatting, pilotando um Lamborghini Huracan Evo rosa, da equipe Iron Dames.

Quanta saudade não senti dos tempos de Lella Lombardi, na Fórmula 1, e de Lula Gancia e Graziela Fernandes, na época das provas de endurance e de tantas outras brasileiras como Cristina Rosito e, mais recentemente, Bia Figueiredo, Bia Martins e Bruna Tomaselli.

Esse é outro desafio que a CBA vem vencendo com maestria com o Girls on Track Brasil, programa premiado e reconhecido internacionalmente, criado para atrair e despertar o interesse de mulheres para o automobilismo. Em breve teremos também brasileiras disputando os títulos mundiais.

O FIA WEC 2024 ainda terá 3 provas este ano,- Estados Unidos, no dia 1º de setembro, Japão, em 15 de setembro, e Bahrain, no dia 2 de novembro, e a disputa está aberta nas duas categorias Hypercar e LMGT3. .

>> Esta e outras histórias vividas e narradas pelo jornalista Luiz Carlos Secco você pode ouvir no podcast Muito Além de Rodas e Motores
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*Luiz Carlos Secco trabalhou, a partir de 1961 até 1974, na empresa S.A. O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, além da revista AutoEsporte. Posteriormente, transferiu-se para a Ford, onde foi responsável pela comunicação da empresa. Com a criação da Autolatina, passou a gerir o novo departamento de Comunicação da Ford e da Volkswagen. Em 1993, assumiu a direção da Secco Consultoria de Comunicação.