sexta-feira, 19 de julho de 2024

MOBIAUTO: ESTUDO MOSTRA QUE SEDÃS SEMINOVOS DESVALORIZARAM MENOS DO QUE A MÉDIA DO MERCADO.

Toyota Corolla 2021
Autotech que é um dos três maiores marketplaces de carros novos e usados do país, a Mobiauto acaba de divulgar um levantamento que fornece um raio-x completo do segmento de sedãs seminovos (2023, 2022 e 2021) do mercado brasileiro. Há quem garanta que o comprador de sedãs é um dos mais tradicionais do mercado brasileiro. Esse consumidor não se deixa levar, ou resistiria por mais tempo, pelo modernismo dos SUVs, que já abocanham praticamente metade das vendas de carros zero km no Brasil – foram exatos 47,5% de todos os 1,08 milhão de automóveis de passeio e comerciais leves emplacados de janeiro a junho de 2024.

Os sedãs resistem, embora estejam cada vez em menor número.

Neste ano, os modelos três volumes zero km atingiram 15,1% das vendas. No mesmo período em 2023, esse percentual foi de 16,7%. E a tendência é cair ainda mais, visto que os modelos de entrada, que geralmente compõem o maior volume, hoje se resumem a Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S, Fiat Cronos e Nissan Versa. E não há perspectiva de chegada de novos modelos.

Se as stations e as minivans desapareceram pela ação “predatória” dos utilitários-esportivos, pode supor que, daqui a alguns anos, os sedãs se tornem a próxima vítima. Esse desinteresse paulatino nas vendas de zero km pressupõe que o movimento se repita entre os seminovos. A pesquisa realizada pela Mobiauto tem essa incumbência: revelar o que está acontecendo no segmento.

O economista Sant de Castro Jr. (foto), que é consultor automotivo e CEO da Mobiauto, dá a primeira notícia. E uma boa notícia. “O mercado total de seminovos perdeu 9,48% no último ano. Nessa pesquisa feita só com os sedãs, apuramos que a depreciação média foi de 7,5%. Nada mau”, antecipa.

As cotações foram extraídas dos seguintes modelos:
·      Audi A3 Sedan e A4
·      BMW 320i
·      CAOA Chery Arrizo 5 e Arrizo 6
·      Chevrolet Onix Plus e Cruze
·      Fiat Cronos e Fiat Grand Siena
·      Ford Ka Sedan
·      Honda City e Civic
·      Hyundai HB20S
·      JAC E-J7
·      Kia Cerato
·      Mercedes-Benz A 200 Sedan, C 300, CLA 250 e CLA 45 AMG
·      Nissan Versa
·      Renault Logan
·      Toyota Yaris Sedan, Corolla e Etios Sedan
·      Volkswagen Virtus, Voyage e Jetta
·      Volvo S90

Somando-se as versões mais anunciadas de todos eles, a pesquisa analisou preços de 192 veículos (anos/modelos 2023, 2022 e 2021), sempre comparando a média de cotações do 1º semestre de 2023 versus igual período deste ano. E daí o percentual de variação nos valores.

Segmento dominado em tempos passados por Fiat, Ford, GM e Volkswagen, que impunham grandes volumes de vendas em modelos compactos, além das marcas japonesas nos médios (Toyota e Honda), os sedãs apresentam poucas novidades no rol de bons negócios – e de forma bastante equilibrada. Dos dez que se saíram melhor na pesquisa, você encontra um grande empate: 2 Hyundai, 2 Fiat, 2 Nissan, 1 Volkswagen, 1 Ford, 1 Honda e 1 Toyota. Aliás, por falar em Toyota, adivinhe qual modelo foi o campeão, com valorização de pouco mais de 4%?

De toda a pesquisa, o modelo mais valorizado foi o Toyota Corolla 2.0 Altis Multi-Drive S 2021, que teve alta de 4,06% no preço de 2023 para 2024. Sant Clair de Castro Jr comenta sobre o resultado final. “Se você considerar que a depreciação média do mercado brasileiro para carros seminovos é de 9,5%, nós encontraremos 77% dos sedãs pesquisados abaixo desse patamar. Isso quer dizer que o segmento pode até estar despertando pouco interesse nos compradores de zero km, mas os seminovos continuam em alta”, opina. E vai além: “Outro dado que comprova isso é que o Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 12v 2021, décimo colocado no ranking geral, é um carro que deixou de ser produzido. Ter um ‘fora de linha’ no Top Ten é um sinal bem positivo para a categoria”, afirma.

Já na lista dos dez piores, nota-se a presença insistente de modelos premium. Eles estão por ali com 5 versões entre os dez que mais desvalorizaram, o que é bem sintomático. “É natural que modelos mais caros percam preços de forma mais acentuada, principalmente nos modelos 2023. Sabemos que o primeiro ano é sempre o que impõe a maior depreciação em qualquer carro”, explica. Veja:


Mobiauto – Em menos de quatro anos de operação, a empresa já se posiciona como um dos maiores marketplaces do mercado de automóveis do Brasil, tendo alcançado mais de 12 milhões de acessos mensais. Recentemente a empresa alterou sua composição acionária e passou a contar com o Banco PAN, alavancando um futuro breve repleto de produtos destinados ao crédito na compra de veículos.

Mobiauto
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

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