Toyota Corolla 2021 |
Os sedãs resistem, embora estejam cada vez em menor número.
Neste ano, os modelos três volumes zero km atingiram 15,1% das vendas. No mesmo período em 2023, esse percentual foi de 16,7%. E a tendência é cair ainda mais, visto que os modelos de entrada, que geralmente compõem o maior volume, hoje se resumem a Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S, Fiat Cronos e Nissan Versa. E não há perspectiva de chegada de novos modelos.
Se as stations e as minivans desapareceram pela ação “predatória” dos utilitários-esportivos, pode supor que, daqui a alguns anos, os sedãs se tornem a próxima vítima. Esse desinteresse paulatino nas vendas de zero km pressupõe que o movimento se repita entre os seminovos. A pesquisa realizada pela Mobiauto tem essa incumbência: revelar o que está acontecendo no segmento.
· Audi A3 Sedan e A4
· BMW 320i
· CAOA Chery Arrizo 5 e Arrizo 6
· Chevrolet Onix Plus e Cruze
· Fiat Cronos e Fiat Grand Siena
· Ford Ka Sedan
· Honda City e Civic
· Hyundai HB20S
· JAC E-J7
· Kia Cerato
· Mercedes-Benz A 200 Sedan, C 300, CLA 250 e CLA 45 AMG
· Nissan Versa
· Renault Logan
· Toyota Yaris Sedan, Corolla e Etios Sedan
· Volkswagen Virtus, Voyage e Jetta
· Volvo S90
Somando-se as versões mais anunciadas de todos eles, a pesquisa analisou preços de 192 veículos (anos/modelos 2023, 2022 e 2021), sempre comparando a média de cotações do 1º semestre de 2023 versus igual período deste ano. E daí o percentual de variação nos valores.
Segmento dominado em tempos passados por Fiat, Ford, GM e Volkswagen, que impunham grandes volumes de vendas em modelos compactos, além das marcas japonesas nos médios (Toyota e Honda), os sedãs apresentam poucas novidades no rol de bons negócios – e de forma bastante equilibrada. Dos dez que se saíram melhor na pesquisa, você encontra um grande empate: 2 Hyundai, 2 Fiat, 2 Nissan, 1 Volkswagen, 1 Ford, 1 Honda e 1 Toyota. Aliás, por falar em Toyota, adivinhe qual modelo foi o campeão, com valorização de pouco mais de 4%?
De toda a pesquisa, o modelo mais valorizado foi o Toyota Corolla 2.0 Altis Multi-Drive S 2021, que teve alta de 4,06% no preço de 2023 para 2024. Sant Clair de Castro Jr comenta sobre o resultado final. “Se você considerar que a depreciação média do mercado brasileiro para carros seminovos é de 9,5%, nós encontraremos 77% dos sedãs pesquisados abaixo desse patamar. Isso quer dizer que o segmento pode até estar despertando pouco interesse nos compradores de zero km, mas os seminovos continuam em alta”, opina. E vai além: “Outro dado que comprova isso é que o Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 12v 2021, décimo colocado no ranking geral, é um carro que deixou de ser produzido. Ter um ‘fora de linha’ no Top Ten é um sinal bem positivo para a categoria”, afirma.
Já na lista dos dez piores, nota-se a presença insistente de modelos premium. Eles estão por ali com 5 versões entre os dez que mais desvalorizaram, o que é bem sintomático. “É natural que modelos mais caros percam preços de forma mais acentuada, principalmente nos modelos 2023. Sabemos que o primeiro ano é sempre o que impõe a maior depreciação em qualquer carro”, explica. Veja:
A Mobiauto – Em menos de quatro anos de operação, a empresa já se posiciona como um dos maiores marketplaces do mercado de automóveis do Brasil, tendo alcançado mais de 12 milhões de acessos mensais. Recentemente a empresa alterou sua composição acionária e passou a contar com o Banco PAN, alavancando um futuro breve repleto de produtos destinados ao crédito na compra de veículos.
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com
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