terça-feira, 23 de julho de 2024

RANDONCORP RECEBE PRÊMIO DA MERCEDES-BENZ PARA FORNECEDORES GLOBAIS

Na última semana, a Randoncorp recebeu o Daimler Truck Supplier Award, durante a programação do Daimler Truck Supplier Summit 2024, na planta da Mercedes-Benz Wörth, na Alemanha. O encontro, promovido pela Daimler Truck, dona de marcas como a Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus, reuniu cerca de 200 fornecedores de todo o mundo para debates sobre experiência de produto, estratégias e tecnologia do futuro do transporte.

e/d: Marcus Schoenenberg (CPO, Daimler Truck AG), Sérgio L. Carvalho (CEO da Randoncorp), Ricardo Escoboza (COO da vertical Autopeças da Randoncorp), Bernardo Bregoli Soares (Diretor da Master Sistemas Automotivos), e Matthias Kaeding (Head of Procurement and Supplier Management da Mercedes-Benz do Brasil)

Como fornecedora de soluções em autopeças para a fabricante alemã, a Randoncorp foi a primeira companhia brasileira a ser agraciada com o Daimler Truck Supplier Award, unindo-se a outras seis empresas globais que foram reconhecidas pela Mercedes-Benz pelo alto desempenho no desenvolvimento de soluções inovadoras. Receberam a premiação o CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho, o COO da Vertical de Autopeças da companhia, Ricardo Escoboza, e o diretor da Master Sistemas Automotivos, Bernardo Soares.

A relação da Randoncorp com a Daimler Truck se desenvolve, essencialmente, por meio de contratos de fornecimento de componentes, como suspensões, eixos, sistemas de freio, entre outros, para diferentes linhas de veículos comerciais. A atuação se dá por meio da vertical de negócios Autopeças, composta pelas empresas Castertech, JOST Brasil, Master e Suspensys.

Randoncorp
ANK Reputation

ALTAIR APRESENTA ENGENHARIA DE PONTA BASEADA EM IA NO FARNBOROUGH INTERNATIONAL AIRSHOW 2024

A Altair, líder global em inteligência computacional, apresentará suas mais recentes inovações em simulação de engenharia, inteligência artificial (IA) e computação de alto desempenho (HPC) no Farnborough International Airshow 2024, que acontece até 26 de julho no Centro Internacional de Exposições e Conferências de Farnborough, no Reino Unido.

“A participação da Altair nesse importante evento internacional do setor aeroespacial está alinhada com os investimentos da Altair Brasil para prover soluções para o desenvolvimento desse segmento no País, como a nossa presença no Parque de Inovação Tecnológica, de São José dos Campos”, comenta Valdir Cardoso, presidente da Altair Brasil.

Os participantes terão a oportunidade de explorar as soluções de engenharia da Altair baseadas em IA, que suportam todo o ciclo de vida aeroespacial, desde o projeto conceitual e a fabricação até o desempenho operacional e a manutenção, reparo e revisão (MRO). A Altair também compartilhará insights sobre aviação sustentável, fábrica inteligente, conectividade avançada e eficiência de engenharia digital.

Destaques da participação da Altair no Farnborough Airshow 2024

Aviação Sustentável através de Demonstrações de Simulação de Engenharia com IA: As soluções de simulação com IA da Altair permitem que os engenheiros aeroespaciais resolvam desafios complexos de design. Ao integrar a IA às tecnologias de design e simulação, a Altair fornece insights sem precedentes e melhorias de desempenho para o design e as operações de aeronaves.

Manufatura eficiente e MRO com demonstrações de gêmeos digitais inteligentes: As soluções Altair utilizam dados operacionais e de projeto para criar gêmeos digitais inteligentes que permitem o monitoramento em tempo real e a manutenção preditiva, ajudando as empresas aeroespaciais a melhorar a segurança, reduzir custos e estender o ciclo de vida de suas aeronaves.- Superioridade digital para demonstrações de defesa: Para agências governamentais, primes e empresas de defesa, a Altair apresentará soluções para navegar no cenário digital em evolução, construir soluções em velocidade, tomar decisões baseadas em dados e entregar programas dentro do prazo e do orçamento.

Apoiando o futuro do setor aeroespacial: O Programa de Aceleração de Startups Aeroespaciais da Altair é uma oferta única que oferece às startups soluções líderes em design e análise de dados que as ajudam a ter sucesso em um mercado global competitivo como o atual. "O poder da inteligência computacional é fundamental para que a indústria aeroespacial avance com melhorias na segurança e na redução do impacto ambiental", disse o Dr. Pietro Cervellera, vice-presidente sênior de aeroespacial e defesa da Altair. "A Altair é a única empresa que fornece o know-how em ciência de dados e ciência de foguetes para levar esse setor ao próximo nível. Estamos entusiasmados em mostrar nosso compromisso com o avanço do futuro da aviação por meio de nossas soluções de engenharia inovadoras, intuitivas e baseadas em IA."

A Altair está no estande 1116 no salão 1. Para obter mais informações sobre a participação da Altair no Farnborough International Airshow 2024, clique aqui e visite o sitePara saber mais sobre as soluções aeroespaciais da Altair, visite o site.

Altair
Secco Consultoria de Comunicação

EXPRESSO SINIMBU AMPLIA FROTA COM DOIS EL BUSS 340 BUSSCAR

Com sede em Santa Cruz do Sul (RS), operadora optou por configurar os ônibus com 46 poltronas Class Soft no salão de passageiros

O Expresso Sinimbu, empresa gaúcha com sede na cidade de Santa Cruz do Sul, recebeu, em julho, dois El Buss 340 Busscar. O veículo de motor dianteiro possui chassi Mercedes-Benz OF-1726.

Cada ônibus conta com 46 poltronas Class Soft no salão de passageiros, com percinta elástica, tomada USB, apoio de braços e apoio de pés com balancim. Conjunto de porta copos individuais, porta pacotes com luz de leitura e ar-condicionado também fazem parte da configuração do modelo.

Estão à disposição dos passageiros sanitário, geladeira e três monitores 15" LED. Os veículos possuem, ainda, display de mensagem no salão com relógio e indicador de sanitário ocupado e câmera de ré para auxiliar o motorista nas manobras.

Expresso Sinimbu

Aos 70 anos, possui sua sede em Santa Cruz do Sul (RS), e conta com pontos de apoio nas cidades de Sinimbu e Gramado Xavier. A empresa oferece serviços de fretamento, turismo e linhas regulares que abrangem os municípios de Santa Cruz, Sinimbu, Herveiras, Gramado Xavier, Boqueirão do Leão, Progresso, Vale Verde e Passo do Sobrado. No fretamento, possui clientes de toda região, alguns com parcerias ininterruptas de longa data, que ultrapassam os 25 e 30 anos.

Busscar

IVECO REFORÇA PRESENÇA NO PARAGUAI COM IMPORTANTE ENTREGA DE CAMINHÕES

Reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento e expansão da marca na América Latina, a IVECO, marca pertencente ao Iveco Group, em conjunto com seu importador oficial RODOMAQ, entregou 43 veículos modelo Tector 27-320 6x4. Esta venda é um marco na região e faz parte de um projeto promovido pela hidrelétrica binacional Itaipu e pelo governo paraguaio.

“Estamos muito felizes em dar continuidade ao plano de desenvolvimento e expansão da marca na região, um dos nossos principais objetivos para os próximos anos. O Paraguai é um mercado estratégico para nós, tem à sua disposição uma gama completa de soluções para todos os nichos de aplicação”, disse Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

A entrega ocorreu na sede da Força Aérea Paraguaia, localizada em Assunção, durante evento que contou com a presença do presidente do Paraguai, Santiago Peña; o presidente da Itaipu Binacional, Justo Zacarías Irun; bem como ministros, 17 governadores e outras autoridades proeminentes, o que confirma a relevância desta aquisição para o país.

A diretora Comercial da IVECO para países importadores, Luciane Dall'Oglio, destacou a rapidez e eficiência na entrega. “A sinergia e o tempo de resposta foram fundamentais para o sucesso desta operação, onde a fábrica respondeu em um curto espaço de tempo com as entregas necessárias e a configuração ideal para este projeto”, explicou.

A IVECO continua a desenvolver estratégias de expansão para toda a região, fortalecendo ainda mais a sua presença na América Latina. A adição de veículos não só reforça a presença na região, mas também sublinha o compromisso da marca em fornecer soluções sustentáveis ​​e tecnologicamente avançadas que combinem eficiência, desempenho e respeito pelo meio ambiente por meio do cumprimento de regulamentações ambientais como a Euro VI.

Projeto estratégico e sustentável

A IVECO pesquisa e desenvolve soluções para reduzir o impacto ambiental dos produtos que fabrica, trabalhando em ações concretas com a comunidade e o meio ambiente. Estes veículos cumprem a regulamentação Euro VI, que visa limitar os gases produzidos pelos veículos movidos por motores de combustão interna a níveis aceitáveis, e que também reduzem o consumo de combustível. “Para nós, é fundamental oferecer veículos com baixos níveis de emissões. Sabemos que Itaipu, assim como a IVECO, compartilha o compromisso com a preservação do meio ambiente, por isso nossos produtos são compatíveis com seu DNA”, disse William Costa, gerente de Vendas de Caminhões da IVECO para países importadores.

O Tector 27-320 6x4 destaca-se pelo potente motor diesel FPT NEF 6 de 6,7 litros, com 320 CV e torque máximo de 1100 Nm, sendo uma opção ideal para o transporte de cargas pesadas. Equipado com transmissão manual de nove velocidades e sistema de freio a ar com freio motor, este caminhão oferece desempenho robusto e seguro. Sua cabine longa e confortável, com recursos como ar condicionado, direção hidráulica e sistema de áudio, garante uma ótima experiência de direção. Além disso, incorpora avançados sistemas de controle de tração e estabilidade, bem como monitoramento da pressão dos pneus, reforçando seu compromisso com a segurança e a eficiência operacional.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação. Clique aqui e visite o site da IVECO.

Iveco Group

segunda-feira, 22 de julho de 2024

BMW GROUP INVESTE MAIS DE 724 MIL EUROS PARA AMPLIAR A REDE DE CARGA E ACESSO PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS PLUG-IN NA AMÉRICA LATINA

Esse investimento se refletirá em 251 novos carregadores em vias públicas distribuídos na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Panamá e Peru

Em uma demonstração de seu compromisso com a eletrificação, o BMW Group decidiu investir 724 mil euros na América Latina (distribuídos na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Panamá e Peru), com o objetivo de fortalecer a rede de carga pública para veículos eletrificados na região.

Através desse investimento, os usuários de automóveis eletrificados da BMW e MINI, assim como motocicletas elétricas da BMW Motorrad, terão acesso a mais pontos de carga em vias públicas.

“Para o BMW Group, o futuro é elétrico, digital e circular; é por isso que estamos comprometidos em reforçar e impulsionar essa estratégia na região. Todo modelo BMW e MINI vendido na América Latina é acompanhado de um carregador pessoal ou corporativo, e já somamos mais de 65 mil pontos de carga na casa ou no escritório de nossos clientes. Além dessas ações, buscamos continuar apoiando o investimento em carregadores em vias públicas como líder em mobilidade elétrica no segmento Premium e proporcionar soluções para nossos clientes que escolhem a eletromobilidade”, comentou Reiner Braun, Presidente e CEO do BMW Group América Latina. "Este ano celebramos 10 anos de vendas de carros elétricos na América Latina e continuaremos impulsionando a mobilidade Premium. Hoje, são 9 modelos puramente elétricos disponíveis na América Latina e outras 9 opções híbridas plug-in," reforça o executivo.

A abertura tecnológica é fundamental no BMW Group, com recorde de vendas em elétricos e híbridos. A marca BMW se mantém como a marca Premium preferida na região, com 20.678 veículos entregues de janeiro a junho; enquanto a MINI alcançou 3.344 vendas no mesmo período.

Nesta primeira metade do ano, as vendas de modelos eletrificados da marca BMW chegaram a um total de 4.703 unidades vendidas (+22%). Os modelos puramente elétricos alcançaram a marca de 1.584 unidades (+43%), um recorde. As vendas de modelos híbridos plug-in foram as maiores da história da companhia na América Latina, chegando a um total de 3.119 unidades (+13%). A MINI começou forte com a chegada da nova geração de modelos e fechou esta primeira metade do ano com 720 unidades vendidas de modelos eletrificados, da mesma forma que no ano anterior, sendo 9,2% de modelos puramente elétricos.

A instalação de carregadores em vias públicas será realizada com diferentes parcerias nos diversos mercados. Mais detalhes serão oportunamente compartilhados em cada país. O investimento do BMW Group será destinado a novos carregadores e à oferta de créditos de energia aos clientes, que serão informados em breve.

BMW do Brasil
Jeffrey Group

INSTITUTO RENAULT APROXIMA JOVENS DO MERCADO DE TRABALHO COM A GERAÇÃO FUTURO JOVENS TALENTOS

Em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais (PR) o programa completa cinco anos e forma a 9ª turma

Com o objetivo de aproximar os jovens em situação de vulnerabilidade social da Borda do Campo ao mercado de trabalho, em 2019 o Instituto Renault criou o Geração Futuro Jovens Talentos, programa de educação realizado em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais (PR) . Em cinco anos, 395 jovens foram formados, dos quais 57% já estão no mercado de trabalho.

A formatura da 9ª turma do programa aconteceu no mês de julho com 40 jovens. O Geração Futuro Jovens Talentos oferece educação assistencial com foco na empregabilidade para jovens de 16 a 24 anos em vulnerabilidade social, residentes da Borda do Campo, região onde se localizam as fábricas da Renault no Brasil, ampliando suas possibilidades de acesso a educação, emprego e renda.

“O Geração Futuro Jovens Talentos é um programa muito importante dentro do eixo de inclusão do Instituto Renault. Temos muito orgulho em ver que cada vez mais jovens estão tendo acesso ao emprego e renda, por meio da educação”, destaca Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault.

“O curso nos trouxe um aprendizado incrível não só na parte técnica, mas também na parte comportamental. Pude me desenvolver e ver o desenvolvimento dos meus colegas e hoje nos sentimos muito mais preparados para entrar no mercado de trabalho. E fica um recado para nossos pais: fiquem tranquilos, vocês ainda vão sentir muito orgulho de nós!”, afirma Hadassa de David, aluna da 9ª turma do Geração Futuro Jovens Talentos e moradora da Borda do Campo.

Instituto Renault

A estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Grupo Renault está incorporada ao propósito de desempenho e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social. Nos últimos 13 anos, já são 887.358 pessoas impactadas.

Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.

O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 100 mil pessoas desde 2002.

 A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações para promover a geração de renda, a AMARB formou 496 pessoas em 2023 contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.

Outro projeto importante na região é o Geração Futuro Jovens Talentos, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, o Geração Futuro foi ampliado com o lançamento da versão Profissionalizante, um curso de mecânica automotiva em parceria com o SENAI Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais, dedicado aos moradores do bairro Borda do Campo. Juntos, os programas já formaram 565 pessoas desde 2019.

Na Segurança no Trânsito, a Renault promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo que mais de 270 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.

Renault do Brasil

FORTBRAS ABRE CINCO NOVAS LOJAS DE AUTOPEÇAS EM 2024 E ULTRAPASSA A MARCA DE 245 PONTOS DE VENDAS NO PAÍS

Filial de Água Boa, MT

Presente em 20 Estados e 176 cidades do país, a Fortbras vem consolidando sua posição de maior rede de varejo de peças de reposição para carros de passeio, picapes, motocicletas e veículos pesados do Brasil. Só no primeiro semestre deste ano, a empresa inaugurou cinco novos pontos de vendas e chegou a 245 lojas no país, que atendem diariamente oficinas independentes e proprietários de veículos de cerca de 5 mil municípios brasileiros.

Composta por um conglomerado de redes regionais de venda de autopeças, que hoje remontam a 17 marcas – Ambra Pneus, Atacado União, Atacarejo União, BHZ, Hipervarejo, Jaicar, Javali, Menil, Milenium Lubrificantes, Milenium Elétrica, Multiplan, Pegasus, Rondobras, Soma, TBrasil, Total e União Autopeças –, a Fortbras possui hoje mais de 5,5 mil colaboradores, 6 centros de distribuição, cerca de 300.000 SKUs (itens diferentes em estoque) e atende a mais de 700 mil clientes em todo o país.

Além do investimento realizado nas novas filiais, que estão sediadas nas cidades de Cuiabá, Lucas do Rio Verde e Água Boa (MT), Jataí (GO) e Poços de Caldas (MG), a rápida ascensão da companhia se deve aos constantes aportes em novos sistemas de informação e logística, na diversificação do portfólio e na formação de uma boa equipe que execute a estratégia de crescimento acelerado.

Centro de distribuição Fortbras

Algumas das bandeiras da empresa possuem mais de 50 anos de atuação no setor de autopeças, mas a aceleração do processo de expansão começou há cerca de 8 anos, quando o grupo recebeu investimentos de fundos geridos pela Advent International, o que consolidou sua estratégia de crescimento.

O grupo sempre avalia oportunidades de aquisição no mercado de autopeças. Foi assim em julho de 2017, quando assumiu a Menil, de Ribeirão Preto (SP) e, um ano depois, quando surgiu a oportunidade de comprar o Grupo União, com sede no Espírito Santo. Já em 2019, a Fortbras encampou a BHZ Peças, de Belo Horizonte (MG), e em 2020 a Rondobras, com forte presença na região Norte. Dois anos depois, a Jaicar, de Goiás, ingressou no grupo.

“Essas aquisições buscam aumentar a presença nacional da Fortbras, mas eu diria que o maior objetivo é aprimorar a sinergia para ampliar o portfólio e reforçar, assim, a posição de cada uma de nossas empresas regionais, que são focadas em atender de forma ágil e diferenciada os nossos clientes”, avalia Rogerio Messias, CEO da Fortbras.

Esse espírito de preservar as especificidades tanto do portfólio, quanto do atendimento, respeitando as particularidades regionais, compõem a estratégia de expansão nacional que já promulga a Fortbras como o maior varejo de autopeças do Brasil.

Fortbras
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

TURISMO DE FOZ DO IGUAÇU SE UNE PARA FORTALECER A OCUPAÇÃO HOTELEIRA NA BAIXA TEMPORADA

Hotéis e atrações de entretenimento criam pacotes mais econômicos para famílias visitarem Foz do Iguaçu na baixa temporada

Foto:  Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos - Foz do Iguaçu - Paraná

Uma sólida parceria entre hotéis e atrações de entretenimento criou um pacote econômico especialmente para famílias visitarem Foz do Iguaçu durante a baixa temporada. A cidade, já conhecida pela excelente hospitalidade e qualidade de seus hotéis, agora oferece aos turistas a oportunidade de aproveitar tarifas mais baixas e conhecer atrativos internacionais, como Show das Águas ou Movie Cars, atrações do Wonder Park Foz.

As atrações tem sido elogiadas por turistas que já assistiram a espetáculos semelhantes em Las Vegas, Dubai e Singapura, que afirmam que o show em Foz do Iguaçu é superior. Já o acervo de carros, foi eleito o segundo melhor atrativo da Terra das Cataratas.

Essa parceria tem como objetivo melhorar a ocupação hoteleira no período de baixa temporada, que no segundo semestre vai de agosto a outubro, fortalecendo a economia local, além de possibilitar a manutenção dos empregos durante o ano todo.

Terceiro parque hoteleiro do Brasil

Foz do Iguaçu é o terceiro maior parque hoteleiro do país, com mais de 28 mil leitos, entre todas as classificações de hotéis, que precisam ficar ocupados todos os meses do ano para oferecer estabilidade de empregos. O setor de turismo da Terra das Cataratas gera, em média, mais de 36 mil empregos diretos, segundo dados de 2023 do CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Wonder Park Foz
Instagram/Facebook: @wonderparkfoz
Contato Televendas: WhatsApp +55 (45) 3132-5419.

Recanto Cataratas Resort
Clique aqui e visite o site
Contato: +55 (45) 2102 3000
e-mail: contato@recantocataratasresort.com.br

Hotel San Juan Tour
Clique aqui e visite o site 
Contato: +55 (45) 2105-9100
e-mail: reservastourfoz@sanjuanhoteis.com.br

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com.

BUSSCAR: FRETADÃO INVESTE NO MODELO EL BUSS FT

Startup voltada ao serviço de gestão de transporte para empresas e passageiros adquiriu sete veículos com chassi Mercedes-Benz OF-1721

O Fretadão, startup voltada ao serviço de gestão de transporte para empresas e passageiros, está adquirindo sete El Buss FT Busscar. Com entrega realizada em julho, os veículos estão acoplados ao chassi Mercedes-Benz OF-1721.

Ideal para viagens curtas e fretamento, o El Buss FT possui salão de passageiros composto por 47 poltronas Class Soft. Todos os assentos possuem tomada USB individual, apoio de braços e apoio de pés com balancim.

O veículo dispõe de ar-condicionado, porta pacotes com luz de leitura e itinerário eletrônico em LED. Com largura de 2,60m, o El Buss FT é amplo, seguro e confortável, oferecendo ótimo custo-benefício.

Fretadão

O Fretadão foi fundado por Antonio Carlos Gonçalves, Alexandre Santos e Bruno Milaré em meados de 2014, em São Paulo (SP). A startup agrega as linhas de fretado de empresas parceiras e, ainda, disponibiliza um aplicativo de localização do fretado em tempo real.

Busscar

ZF INAUGURA CENTRO DE TREINAMENTO DE SAÚDE, SEGURANÇA DO TRABALHO E MEIO AMBIENTE EM LIMEIRA, SP.

A ZF inaugurou neste mês, em sua unidade de Limeira, SP, o primeiro Centro de Treinamento de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da empresa no mundo. O novo espaço é dedicado à preparação e capacitação de todos os profissionais da unidade sobre os conceitos e práticas de segurança e saúde ocupacional. A programação inclui treinamentos semanais para cerca de 40 pessoas e abrange tanto a integração de novos colaboradores, como a reciclagem de todos os demais profissionais para aprimorar os conhecimentos sobre segurança no trabalho.

A metodologia utilizada será baseada no conceito do Dojô, tradicionalmente associado ao treinamento de artes marciais japonesas.  Atualmente, este conceito se estendeu e está sendo utilizado para definir um local de treinamento, ou seja, que visa aperfeiçoar habilidades técnicas ou comportamentais.

“Este é o primeiro espaço exclusivamente dedicado à segurança do trabalho da ZF no mundo e, certamente, servirá de modelo para outras unidades da empresa para conscientizar os colaboradores sobre os riscos de acidentes e qual a maneira correta e segura de agir durante suas atividades diárias”, disse Ana Carolina Gonçalves, vice-presidente de Recursos Humanos da ZF América do Sul.

Um dos focos do novo Centro de Treinamento é mostrar quais são os comportamentos seguros e evitar acidentes que podem acontecer por negligência ou falta de informação.

O ambiente foi 100% desenvolvido pelas equipes da própria operação em conjunto com áreas administrativas, utilizando materiais obsoletos e reaproveitando insumos gerados na linha de produção. “Essa movimentação e compartilhamento gerou, inclusive, uma excelente integração entre todas as áreas envolvidas”, revelou a executiva.

Overview da segurança em estações de treinamento

Visão Geral Fábrica - Antes de acessar o novo espaço, os profissionais em treinamento encontram um mapeamento geral da fábrica que demonstra os riscos envolvidos entre homem x máquina, reforçando as rotas de fuga e saídas de emergência.

Logística - Ao entrarem, os colaboradores encontram o Ioshi-Ioshi, mesmo processo usado na fábrica para demonstrar a separação homem x máquina, além de promover a prática de “PARAR, OLHAR e depois SEGUIR”. O objetivo dessa estação é demostrar como é a área logística e como acessá-la de maneira segura, usando todos os dispositivos de segurança.

Saúde - A estação de saúde traz a reflexão sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde dos colaboradores.

Produtos Químicos - Identificação, rotulagem, procedimento e contenção no manuseio dos itens. O objetivo é reforçar aos colaboradores a conscientização no manuseio de produtos químicos, não só para atendimento a legislação ou normas, mas sim para um processo seguro dentro das operações.

Meio Ambiente - Abordagem na prática sobre a prevenção e conscientização ambiental, com exercícios sobre coleta seletiva, descarte de resíduos perigosos e consumo consciente de água e energia, trazendo conexões não só industriais, mas exemplos de consumo e desperdício domiciliares, conectando as práticas ambientais ao cotidiano dos colaboradores.

Trabalho em Altura | Espaço Confinado – Nesta etapa é possível entender como funciona o trabalho em espaços confinados e altos, de acordo com normas NR-35 (Altura) e NR-33 (Espaços Confinados).

Ergonomia – Treinamentos teóricos sobre padrões ergonômicos em postos de trabalho operacionais ou administrativos. Além disso, nessa estação são realizadas simulações práticas da forma correta e não correta de manusear cargas de diferentes pesos, orientando os colaboradores sobre a melhor forma e as consequências que isso acarreta. O objetivo é   fortalecer a prática, a teoria e a conscientização na prevenção de lesões durante a execução de atividades relacionadas a NR-17 (Ergonomia).

Área de Treinamento Teórico - Área para integração dedicada aos colaboradores e à realização de treinamentos rápidos, onde conceitos possam ser repassados na prática.

Comunicação – A área demonstra como são realizadas as comunicações de EHS externas e internas dentro da ZF, incluindo: Quadros de Aviso; Quadros de Dias sem Acidentes com Afastamento; TOTEM (displays informativos); e ZF PAPERLESS (operação sem o uso de papel).

Proteção de Máquina - A área de Proteção de Máquina e Lockout Tagout demonstra a prática em processos operacionais. Neste processo, uma máquina coloca o colaborador em situação real de operação, destacando a importância de seguir os protocolos de segurança.

EPIs – Nessa área é demonstrada a importância de cada EPI (Equipamento de Proteção Individual) e sua diversidade, demonstrando a razão de sua utilização, destino específico, não sendo possível emprestar/ usar em determinados lugares.

Emergência – Nesta estação o objetivo é de reforçar o ramal de emergência e dos diferentes tipos de sinais existentes para brigada e evacuação, com a utilização de uma máquina de simulação sonora dos alarmes; roupas indicadas em caso de emergência; utilização correta da maca, hidrante, extintores; e reforço de não obstruir áreas destinadas a equipamentos de emergência.

Visão Geral e Corredor Pedestre Fábrica e Sinalizações – Objetivo de conscientizar e engajar a todos os colaboradores sobre o padrão ZF de segurança.

A ZF é uma empresa global de tecnologia que fornece produtos e sistemas de mobilidade avançada para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial. A sua abrangente gama de produtos destina-se principalmente à montadoras de veículos, fornecedores de mobilidade e start-ups nas áreas de transporte e mobilidade. A ZF eletrifica uma ampla gama de tipos de veículos. Com os seus produtos, a empresa contribui para a redução de emissões, para a proteção do clima e para uma mobilidade cada vez mais segura. Juntamente com o setor automotivo – carros de passeio e veículos comerciais – a ZF também atende segmentos de mercado como máquinas agrícolas e de construção, energia eólica, propulsão marítima, aplicações ferroviárias e sistemas de teste. Com cerca de 168.700 colaboradores em todo o mundo, a ZF reportou vendas de 46,6 bilhões de euros no ano fiscal de 2023. A empresa opera 162 locais de produção em 31 países.

ZF
MM Editorial

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA GLOBAL TRAINEE

A Volkswagen Caminhões e Ônibus lança seu programa Global Trainee 2024 buscando recém-formados apaixonados por desafios e com vontade de aprender e atuar em um ambiente dinâmico e globalizado. Reconhecida como a melhor empresa para trabalhar no Estado do Rio e a sétima no Brasil pelo ranking Great Place to Work, a empresa conta com vagas para a fábrica em Resende (RJ) e para seus escritórios em São Paulo (SP). A iniciativa é uma das principais portas de entrada para novos talentos e acontece em paralelo ao programa internacional de trainees do Grupo TRATON, do qual a VWCO é uma de suas marcas.

O candidato deve se inscrever até o dia 26/7 através deste link

Nesta jornada prática de aprendizado, os participantes desenvolverão suas habilidades vivenciando uma experiência diversa e dinâmica, conhecendo cada detalhe e todo o cotidiano de trabalho de uma empresa multinacional, com possibilidade de experiências ao redor do mundo, especialmente na Alemanha, Suécia e Estados Unidos.

“Assim como a diversidade de perspectivas e experiências, o desenvolvimento de jovens talentos é fundamental para o sucesso sustentável de nossa organização. Através do programa Global Trainee, buscamos cultivar indivíduos que demonstrem potencial para se tornarem líderes transformadores que impactem positivamente a sociedade”, diz Livia Simões, vice-presidente de Pessoas & Cultura e Sustentabilidade da VWCO.

Reforçando o compromisso com a Diversidade & Inclusão, o programa da VWCO é afirmativo para pessoas negras, que buscam influenciar e formar times multiculturais e diversos. Para a inscrição, o candidato deve ter concluído a graduação entre dezembro de 2020 e dezembro de 2022. O processo seletivo contará com teste on-line, dinâmica em grupo e entrevista.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

Membro do Grupo TRATON, a VW Caminhões e Ônibus é a fabricante dos veículos comerciais Volkswagen, uma das maiores montadoras de caminhões e ônibus da América Latina. Desde 1981, quando iniciou suas operações, chegar ao topo do mercado, respeitando e satisfazendo as necessidades dos clientes, sempre foi o foco da montadora. E é exatamente isso que oferece a seus clientes: produtos sob medida e um excelente serviço de pós-vendas. A empresa também é referência em inovações tecnológicas, sendo pioneira no desenvolvimento e produção de um caminhão 100% elétrico na América Latina. A empresa busca sempre soluções que reduzam o impacto ambiental e ajudem a preservar o meio ambiente. Há 40 anos, a fabricante mantém seu compromisso de desenvolver veículos que superem as exigências dos clientes – onde quer que eles rodem, seja pelas estradas brasileiras, latino-americanas, africanas ou asiáticas.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

ROUBO DE CARGAS: T4S LANÇA SISTEMA COM PAINEL SOLAR QUE IMPEDE DESENGATE DE CARRETA EM LOCAL NÃO AUTORIZADO.

O Localizador de Carretas T4S possui compatibilidade com diferentes tipos de carretas, incluindo carrocerias sider e baús fechados.

Conhecida pelas soluções tecnológicas contra o roubo de cargas, a T4S acaba de lançar o Localizador de Carretas. A solução foi desenvolvida com o intuito de impedir o desengate de carreta em local não autorizado e permitir que os clientes recebam alertas em tempo real, além de saber a localização exata de cada carreta, mesmo em locais de sombra.

Para garantir a total efetividade do Localizador de Carretas, o serviço possui uma série de diferenciais, como por exemplo, a Rede Mensageira Anti Jammer T4S.

O sistema funciona da seguinte forma: quando um veículo estiver na função “SOS”, ou seja, sob ataque de vandalismo, ou mesmo bloqueado em área de sombra, um outro veículo equipado com o sistema da T4S que estiver em um raio de até 3km do veículo atacado funcionará como mensageiro.

Esse veículo que estiver próximo irá emitir em tempo real a localização e os alertas do veículo que estiver sofrendo tentativa de roubo.

Além disso, o Localizador de Carretas T4S tem autonomia plena de bateria e da comunicação, mesmo se a carreta estiver desengatada, pois conta com um painel solar para garantir a alimentação da energia. O sistema ainda permite a criação de cercas de segurança para determinar os locais autorizados para o desengate.

O objetivo do sistema é alertar em tempo real o cliente em caso de desengate da carreta em locais não autorizados, garantir que a bateria tenha autonomia plena, permitir que ele consiga rastrear a todo momento onde está cada uma de suas carretas e impedir que os criminosos consigam utilizar o bloqueador de sinais, conhecido como jammer.

O Localizador de Carretas possui compatibilidade com diferentes tipos de carretas, incluindo carrocerias sider e baús fechados. O sistema ainda consegue detectar o desengate entre a carreta e o cavalo, emitir alertas SOS de desengate através de RF e GPRS, consulta da posição via SMS e emitir alertas caso seja necessário realizar a manutenção preventiva.

T4S TecnologiaEnrico Rebuzzi e Luiz Henrique Nascimento são fundadores do maior operador logístico de e-commerce no Brasil, a Direct Express/Directlog. Pela gestão de Rebuzzi e Nascimento, a Directlog se tornou líder de mercado e os executivos decidiram alçar novos voos ao investirem em conjunto com um terceiro sócio, Marcílio Machado, Consultor de TI e Engenheiro graduado pelo ITA, em um modelo de negócio ligado à tecnologia para o setor de transporte. Com uma visão empreendedora, transformaram uma das principais dificuldades do transporte de cargas em oportunidade de investimento, criando soluções para a melhoria da segurança. Assim nasceu a T4S Tecnologia, com a missão de inovar e contribuir de forma decisiva no combate aos prejuízos milionários dos roubos de carga no país. Clique aqui e visite o site.

T4S Tecnologia
Notícia Expressa

CARRETA DA TRACBEL JÁ ESTÁ NA EXPOAGRA EM ROTEIRO NACIONAL DE EVENTOS DE CAMINHÕES E MÁQUINAS

A Tracbel está colocando em operação uma moderna carreta para eventos que percorrerá um roteiro nacional. O novo equipamento está presente na Expoagra, uma das maiores feiras agropecuárias do Nordeste, que começou neste fim de semana e se estende até o dia 28 deste mês em Grajaú (MA). Dotado de avançados dispositivos, o novo produto garante mais mobilidade para a empresa participar de exposições, feiras e toda a variedade de acontecimentos que precisem de uma estrutura para atender os clientes e transportadores. 

"A carreta será o centro do nosso estande em muitas ocasiões. Vamos garantir um atendimento com grande conforto em qualquer lugar do País, assegurando o mesmo padrão de qualidade e cuidado com o cliente característico dos nossos produtos e serviços",  afirma Gabrielle Maçumoto, gerente de marketing do Grupo Tracbel. A carreta está alinhada aos valores da marca de segurança e respeito ao meio ambiente. Foi construída com um sistema de captação de energia solar e ainda permite o aproveitamento da luz natural.

“Estamos incentivando projetos de autossuficiência energética e o uso de energia limpa e renovável”, diz a gerente. A carreta possui 15,8 metros de comprimento e 126 m² de área útil. O espaço tem um salão principal, sala de reuniões, bar e área de demonstração de produtos. Com acesso a cadeirantes, sua estrutura interna é versátil e permite diferentes configurações, podendo ser utilizada como carreta-estande em feiras, assim como auditório com capacidade para até 80 pessoas e em eventos diversos.

A carreta estará instalada no amplo estande da empresa na Expoagra, que terá uma retroescavadeira Bull HD100, uma escavadeira Volvo EC220D e um Volvo FH 540cv. Os caminhões e equipamentos mais vendidos pela Tracbel na região são majoritariamente utilizados no transporte e manuseio de grãos, na movimentação de insumos para o agronegócio e em construções.

"Teremos condições especiais para toda a linha de caminhões F e VM", observa Carlos Melnec, CEO da divisão de veículos comerciais da Tracbel. Os transportadores e produtores do Norte e Nordeste são profissionalizados e buscam modelos que entregam eficiência e qualidade. "Carregadeiras e escavadeiras estão ganhando espaço no campo, por conta da versatilidade e rapidez", explica Silvio Almeida, gerente comercial de máquinas da Tracbel nos estados do Maranhão, Ceará e Piauí.

Segunda maior cidade do Estado, Grajaú polariza uma região onde vem crescendo muito atividades relacionadas ao Agro, principalmente a pecuária e o cultivo de grãos. Assim como ocorre em outras localidades, o agronegócio tem sido um grande indutor do desenvolvimento econômico.

Grupo Tracbel
Outlook – Comunicação & Estratégia

domingo, 21 de julho de 2024

BMW GROUP SE UNE À ECLIPSE FOUNDATION NA MAIOR INICIATIVA DE COLABORAÇÃO EM SOFTWARE PARA VEÍCULOS

O BMW Group se juntou ao Grupo de Trabalho de Veículos Definidos por Software (SDV) da Fundação Eclipse como um membro estratégico. O Eclipse SDV Working Group facilita a colaboração global em tecnologias de software de código aberto para uso em veículos modernos. 

O BMW Group traz mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de software interno para a iniciativa e estabeleceu referências do setor em muitas áreas importantes, como acesso digital a veículos por meio de dispositivos inteligentes, atualizações remotas em todos os domínios funcionais e trens de força, bem como estruturas de back-end de veículos. 

Os Membros Estratégicos do Grupo de Trabalho SDV são organizações que consideram a participação em projetos Eclipse como estratégica para seus negócios e estão investindo recursos significativos de desenvolvimento e outros recursos para avançar ainda mais a tecnologia da Fundação Eclipse. 

Como membro estratégico do Grupo de Trabalho SDV, o BMW Group tem a oportunidade de orientar o grupo de trabalho e liderar vários projetos. O BMW Group é membro da Eclipse Foundation há mais de uma década e continuará apoiando e impulsionando a inovação nos grupos de trabalho openMDM e openPass. 

Além das novas atividades da Eclipse Foundation, o BMW Group continuará a contribuir com a AUTOSAR (Automotive Open System Architecture). Como membro fundador da AUTOSAR, o BMW Group tem trabalhado com outros fabricantes de automóveis, fornecedores e empresas dos setores de eletrônicos, semicondutores e software para avançar os padrões de arquitetura de eletrônicos elétricos (E/E).

BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2023, o BMW Group vendeu aproximadamente 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 209.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2023 foi de 17,1 bilhões de euros sobre receitas no valor de 155,5 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2023, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 154.950 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu seu rumo para o futuro desde o início e está fazendo da sustentabilidade e da eficiência de recursos o foco da direção estratégica da empresa – desde a cadeia de fornecimento, passando pela produção, até o final da fase de uso, para todos os seus produtos.

BMW Group Brasil
Jeffrey Group

NISSAN LANÇA VERSÃO DIGITAL DA CARTILHA RACIAL INFANTIL, PROJETO INÉDITO NO BRASIL.

Cartilha conta a história de Alice, uma menina de 9 anos que enfrentou o preconceito na escola e protagonizou uma história de transformação e inclusão

A Nissan do Brasil acaba de lançar a versão digital de sua Cartilha Racial Infantil. A ação, inédita no país e que simboliza mais um passo na jornada da marca em se tornar uma empresa mais diversa, equitativa e inclusiva, busca contribuir para disseminar valores de representatividade e inclusão para o público infantil.

Em abril, a Nissan já havia lançado a versão impressa do material, distribuindo quase 2 mil exemplares para as famílias de funcionários da Nissan na fábrica de Resende, no Sul Fluminense, e nos escritórios da empresa no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Curitiba (PR). Agora, além de disponibilizar a versão online para que mais crianças possam ter acesso ao conteúdo, a fabricante japonesa também criou uma página em seu site oficial para compartilhar um pouco do processo criativo da cartilha. Na página, os usuários podem baixar tanto a versão para computador como para celular.

"A motivação para a produção da cartilha surgiu de nossos próprios funcionários. Durante o letramento racial realizado em novembro de 2022, muitos deles expressaram o desafio e interesse em abordar o tema da equidade racial com seus filhos em casa. Isso acendeu uma luz de oportunidade e, com o apoio dos nossos funcionários voluntários do grupo de Equidade Racial e do ID_BR, instituição aliada na Nissan para acelerar a promoção da igualdade racial, decidimos produzir a cartilha infantil para ajudá-los a promover conversas inclusivas em casa", explica Eloise Brillo, gerente sênior de Diversidade, Equidade e Inclusão da Nissan América do Sul.

Copresidente do grupo voluntário de Equidade Racial, a funcionária Patrícia Lima detalhou o processo de adaptação do impresso ao online. Para ela, a medida é fundamental para expandir o acesso ao conteúdo para além da empresa.

"Durante o processo, trabalhamos em duas linhas em paralelo. Uma foi a adaptação dos arquivos para as versões mobile e desktop. A outra foi, em parceria com o time de Customer Experience da Nissan, para preparar uma página no site da empresa que contasse um pouco como o material foi construído, do processo criativo e envolvimento dos funcionários que, de alguma forma, contribuíram para darmos vida à Alice e aos núcleos coadjuvantes da história - e, claro, hospedar o material, que é muito rico e ilustrativo para tratar a temática racial para um público infanto-juvenil", explicou.

A história

A protagonista, Alice, é uma menina de nove anos de idade com cabelo crespo estilo black e uma paixão por carros e mecânica. Amante dos animais, ela possui um peixinho chamado Ted e uma gata chamada Lua. Seu maior sonho é ser cientista e bailarina ao mesmo tempo.

Alice nasceu de uma família humilde, com três gerações de mulheres negras letradas racialmente. Sua mãe, que trabalha na fábrica da Nissan, é uma figura importante em sua vida, e divide a criação da menina com sua avó, uma costureira aposentada.

A história de Alice aborda suas experiências na escola, onde enfrenta desafios e discriminação. No entanto, ao longo do enredo, ela encontra caminhos para enxergar a representatividade e valorizar a importância da diversidade e do respeito.

Nissan do Brasil