quinta-feira, 8 de agosto de 2024

OS CRAQUES E EU. Por chicolelis*

e/d: Manoel Maria, ponta direita; Lima, meio campo, Chico Lelis, Edú e Abel, ambos ponta esquerda.

Nesta semana não vou falar de carros, ônibus ou caminhões. Vou falar sobre a grande emoção que vivi com grandes craques do meu amado Santos FC, que assisti muitas e muitas vezes no Estádio Urbano Caldeira ou outros estádios brasileiros.

Foi em um sábado qualquer de um dia de sol em Santos que pude encontrar, abraçar e falar da minha admiração por todos eles: Manoel Maria, Lima, Abel e Edu, craques do Santos, (dos tempos em que ali também brilhavam Pepe, que não pode comparecer, Mengálvio, que também não conseguiu ir, Coutinho, que já nos deixou e, claro, ele, o maior de todos os jogadores do Universo e de todos os tempo, o Rei Pelé).

Mas eu estava muito feliz, pude abraçar cada um daqueles quatro que, eu mais minha mãe Olinda e meu irmão Lub (Luiz Antônio) éramos separados pelos alambrados da Vila Belmiro (Urbano Caldeira) e de muitos outros estádios onde o Peixe jogava e lá íamos nós.

Mas eu estive com todos eles por causa de um outro grande craque do Santos FC. Não um craque de chuteiras, mas de ensinamentos e preparo dos jogadores santistas das décadas de 60 e 70, principalmente. Eu estava ali, naquele sábado, para ouvir o que aqueles meus quatro heróis, para saber o que eles pensavam daquele professor, que, além de ensinamentos no preparo físico, também lhes deu lições de vida, o professor Júlio Mazzei, com certeza o melhor de todos na sua função, reconhecido internacionalmente e grande responsável pelo sucesso do futebol (lá, Soccer) nos Estados Unidos, via Cosmos, time onde o Rei reiniciou sua carreira.

Pura emoção

Quando pedi a cada um deles que falassem o que achavam do professor Júlio Mazzei, via brilho de emoção em cada de seus olhos. Era como se eu mencionasse o nome de um ser de uma outra galáxia. Havia algo de paixão em cada palavra de cada um deles.

Manoel Maria (Manoel Maria Evangelista Barbosa dos Santos) , além enaltecer sua capacidade de ensinamentos na área esportiva, mencionava sempre que o “professor” lhes ensinou que “o caráter era algo que deveriam manter por toda a sua vida, dentro ou fora da sua vida profissional”.

O ponta direita, grande parceiro de Pelé nas cantorias, fez 167 gols pelo Peixe elogiou a postura de Júlio Mazzei, que sempre tratou a todos com carinho e buscando a particularidade de cada jogador “para que cada um de nós conseguisse dar o melhor de si, dentro e fora do campo”.

Abel, (Abel Verônico da Silva Filho)  que viera do América carioca, chegou ao Santos, em 1966, junto com o professor, que viera do Palmeiras. O ponta esquerda, que é pai do jornalista Abel Neto, da ESPN Sports e da Star +, desataca que Júlio Mazzei sempre mencionava a necessidade de se manter o caráter em todos os momentos da vida.

- Em 1972 – conta Abel – sai do Santos e fui jogar no México (em 84 foi para o Qatar) e quando soube da ida do professor para os Estados Unidos eu pensei: se ele faz parte, vai dar certo!

 O Edu, outro ponta esquerda do time santista, da Era Pelé, foi mais jovem jogador a participar da Copa do Mundo, em 1966, aos 16 anos. Ele considerava Júlio Mazzei como um grande amigo. “Mais que isso, acrescenta ele, um verdadeiro pai para mim e para outros jogadores da época”.

O jogador, que facilmente ficava a cima do peso, dizia para o professor que precisava melhorar o seu treino e ele alertava para não exagerar. Mas, ao mesmo tempo advertia o ponta dizendo que ele precisava melhorar condicionamento físico.

- Você precisa melhorar o seu preparo, porque a capacidade de jogar bola você já tem, conta Edu o que ouvia de Júlio Mazzei.

Além de ensinamentos no preparo físico, Mazzei também foi professor de Inglês do jogador. Edu conta que em todas as viagens ao exterior procurava sentar ao lado dele para aprender o idioma. E aprendeu!

Outro aspecto que Edu ressalta nos ensinamentos do professor é que ele sabia das necessidades de cada um no time. E conta que, em dias de chuva., quando o time treinava no Ginásio Athié Jorge Couri, ele ia fazer exercícios no campo, porque tinha pés chatos e o piso do ginásio era duro e lhe causava dor.

Edu, como seus colegas, destacou que “ele, o professor, ajudou-nos a formar nosso caráter e hoje, estamos aqui, reunidos com nossa família porque seguimos seu conselho”.

Lima, conhecido com o “Coringa” daquele melhor time do Mundo, também demonstra todo o seu carinho pelo professor Mazzei, lembrando que seus ensinamentos foram de grande importância para o seu desenvolvimento no futebol.

“Eu não poderia ter melhor preparador, orientador e amigo que o professor Júlio Mazzei. Ele nos ensinou a amar o que fazíamos. Quando terminava o treino, a maioria de nós não ia embora senão tivesse algum compromisso. Continuávamos treinando chutes ao gol, ensaiando novas jogadas. E ele, também não ia embora, ficava ali conosco até que fossemos embora. Sempre nos orientava na melhor forma de conviver com os companheiros do clube e com a família. O caráter, para ele, era a coisa mais importante, e isso todos nós carregamos em nossas vidas até hoje.

Foram algumas horas deliciosas em que eu pude registrar todo o carinho que esses quatro craques dedicaram - e ainda dedicam – aquele que todos chamam de amigo, pai,  protetor e professor. Não apenas pelos ensinamentos dentro do campo, mas, principalmente pelo que o professor Júlio Mazzei passou para todos eles no que diz respeito ao caráter, que todo mencionam emocionados. Foi muito gratificante registrar estes sentimentos.


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

CHASSI 17-280 DA IVECO BUS ESTREIA NOVA VERSÃO SUSPENSÃO PNEUMÁTICA NA LAT.BUS 2024

Um dos maiores sucessos da IVECO BUS na América Latina, com a maior potência do segmento, o chassi BUS 17-280, escolha ideal para quem prioriza a rentabilidade, estreia na Lat.Bus/Transpúblico 2024 a nova versão Suspensão Pneumática, que entrega mais conforto ao passageiro, melhor dirigibilidade ao motorista e economia ao operador. Disponível nas configurações urbano e rodoviário, a tecnologia atende a demanda de operadores que se debruçam em oferecer um serviço cada vez melhor para os usuários: uma nova realidade para ônibus de motor frontal.

A versão mantém os atributos de robustez, baixo consumo de combustível e redução de custo operacional do BUS 17-280 que fazem do modelo uma opção cada vez mais reconhecida no mercado.

As recentes vendas do BUS 17-280 comprovam o grande sucesso, com players referência que se tornaram clientes IVECO BUS ao optar pelo produto. Entre as entregas estão um total de 100 unidades programadas para a Rápido Sumaré, empresa integrante de um dos maiores conglomerados de transporte do Brasil, do estado de São Paulo; 30 unidades já fornecidas para a Expresso Nordeste, de Campo Mourão (PR); e 20 para a Italianinha Tour, de Matelândia (PR).

Em Minas Gerais, a Viação Minas Gerais (VMG), maior frotista IVECO BUS do Brasil, recebeu 8 novas unidades do BUS 17-280 ao longo do ano. Em São Paulo, a Transmimo, de Valinhos (SP), adquiriu 6 novos BUS 17-280; e a Transporte Padovani, de Hortolândia (SP), também optou pelo IVECO BUS ao adquirir 5 chassis encarroçados com a nova carroceria Roma M4, do parceiro Mascarello.

“Estamos entusiasmados com a grande aceitação do BUS 17-280 no mercado brasileiro. A confiança de grandes clientes no produto confirma nosso posicionamento, que se apoia em uma base sólida de relacionamento com parceria e consultoria”, afirma Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS para América Latina. “Com a chegada do BUS 17-280 Suspensão Pneumática, os clientes passam a contar com uma opção de alta capacidade operacional e excelente relação custo x benefício, preparada para diferentes configurações, seja qual for a demanda”.

Suspensão dimensionada para a realidade local

Desenvolvida no Centro de Desenvolvimento de Produto do Complexo da Sete Lagoas (MG), a nova suspensão pneumática do BUS 17-280 foi dimensionada para a realidade do operador local, que muitas das vezes trafega com o ônibus em ruas, estradas e via com pavimentação irregular ou, até mesmo, em trechos de terra. Estas características demandam maior robustez e resistência ao conjunto.

A solução Full Air é composta por bolsões de ar, sendo 2 na dianteira e 4 na traseira; batentes auxiliares; válvulas niveladoras de altura; amortecedores telescópicos de dupla ação e barras estabilizadoras. O conjunto propicia um elevado padrão de conforto para os passageiros, diminuindo as trepidações e reduzindo o nível de ruído a bordo.

O motorista terá maior comodidade na condução do ônibus, com ganhos na dirigibilidade e na produtividade do dia a dia. Além disso, na garagem o operador terá maior agilidade e a facilidade de manutenção da suspensão pneumática.

Como opcional, o modelo conta com o sistema kneeling, que permite o rebaixamento do veículo para proporcionar mais conforto no acesso dos passageiros.

“A dispensa de necessidade de molas reduz os custos de aquisição e substituição de peças, resultando em menos tempo de ônibus parado para eventuais reparos”, afirma Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da IVECO BUS. “Com o novo BUS 17-280 Suspensão Pneumática, ampliamos as opções de escolha. Os clientes continuam contando com a versão de suspensão metálica, selecionando a que melhor se encaixa às características da sua realidade”, explica.

Motorização Euro 6: potência e torque, com ainda mais eficiência

Além da inédita suspensão a ar de fábrica, o BUS 17-280 Suspensão Pneumática vem com motorização Euro 6 com sistema Hi-eSCR (Redução Catalítica Seletiva) sem EGR e injeção eletrônica Common Rail. A nova configuração do motor FPT N67 trouxe ainda mais eficiência ao modelo, que já se destacava pela potência, de 280 cavalos, e torque, de 950 Nm. A transmissão é ZF de seis velocidades.

O chassi produzido no Brasil foi concebido com base no downspeeding, permitindo que o motor opere com baixas rotações e torque elevado, resultando em maior eficiência, redução do consumo de combustível e maximização da vida útil do motor.

“A ampla faixa plana de torque máximo resulta em menos trocas de marchas e mais economia de combustível. É a garantia de ter um veículo rentável, econômico e de alta qualidade”, destaca Kazuto.

O PBT na faixa de 17 toneladas permite montar o BUS 17-280 Suspensão Pneumática com as principais carroceria disponíveis, com capacidade para até 70 passageiros + motorista.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO BUS
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LAT.BUS 2024 SUPERA PREVISÃO DE VISITAÇÃO JÁ NO SEGUNDO DIA DE REALIZAÇÃO

Pelo segundo dia consecutivo, a Lat.Bus, principal encontro da indústria do transporte coletivo urbano e rodoviário, bateu seu próprio recorde de visitação. O volume de visitantes superou a marca de 8 mil profissionais brasileiros e internacionais, ultrapassando também a expectativa da OTM Editora, organizadora do evento, que era de 15 mil pessoas. O evento termina nesta quinta-feira (8) no São Paulo Expo.

Outra marca superada foi a de países presentes no evento, que chegaram a 22, representados tanto entre as marcas expositoras quanto entre os visitantes. “O mercado mostra que já se recuperou dos efeitos da pandemia e voltou aos patamares de excelência na produção e comercialização de ônibus para operações urbanas e rodoviárias. A presença de compradores internacionais indica que o volume de operações está aquecido. Certamente, o volume de negócios superará o da edição de 2022, quando foram vendidos 2.500 ônibus”, prevê Marcelo Fontana, diretor da OTM Editora.

Nos estandes, os visitantes são recepcionados por profissionais altamente qualificados para apresentação e esclarecimentos de todas as dúvidas sobre produtos e serviços.

Além da exposição de veículos, peças e tecnologias para o transporte coletivo em todas as suas modalidades (urbano, rodoviário, fretamento e turismo), diversos eventos de conteúdo marcaram a Lat.Bus. O Seminário Nacional da NTU terminou com uma palestra dedicada aos desafios da descarbonização. O painel contou com a participação de representantes das empresas WEB, Eletra, Enel e Hydro, que debateram a posição do Brasil em comparação com outros mercados onde o transporte já é eletrificado.

Outro evento foi a 118ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários, Secretárias e Dirigentes de Mobilidade Urbana. A reunião contou com mais de 30 exposições e depoimentos, incluindo a apresentação do Caderno Técnico nº 29, editado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), que trata das possibilidades de energia para tração de ônibus no transporte público. O estudo também foi objeto de uma conferência máster na tarde de 6 de agosto, primeiro dia do Seminário Nacional da NTU.

Durante a reunião, o tema da transição energética ganhou destaque. Foram relatados projetos em andamento em Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG), além de informações e ponderações sobre o progresso da transição, bem como apresentações e considerações sobre tecnologias disponíveis.

Terceiro dia

Um dos destaques do terceiro e último dia da Lat.Bus é o Fórum do Transporte Sustentável, que propõe o debate em torno dos seguintes temas: os caminhos para a descarbonização do transporte de passageiros, a contribuição do transporte de passageiros na construção de cidades mais limpas, ESG na mobilidade urbana e no transporte de passageiros, a visão das entidades sobre essa jornada, o papel da eletrificação no transporte sustentável, e a eletromobilidade no transporte de passageiros: experiências práticas.

Também ocorrerá um evento promovido pela ABRATI, com palestras sobre impactos econômicos e oportunidades no setor de transporte, com o economista Ricardo Amorim. No auditório principal, serão realizadas palestras sobre Tecnologia a Serviço de uma Mobilidade Mais Humana, Tecnologia de Bilhetagem Eletrônica, Tecnologia em Gestão de Bilhetagem Eletrônica e Meios de Pagamentos (full service SBE), Tecnologia em Sistemas Inteligentes de Transporte, o 91º Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, além do CONSETRAM - Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Transportes e Mobilidade.

Coletivo da Comunicação

VENDAS DE VEÍCULOS ELETRIFICADOS EM 2024 JÁ ULTRAPASSAM O TOTAL DE 2023

Com 15.312 emplacamentos, as vendas de veículos eletrificados leves em julho no Brasil foram as melhores de 2024 até agora, levando o acumulado do ano a superar, em apenas sete meses, o total de vendas de 2023. De janeiro a julho, o mercado nacional emplacou 94.616 veículos leves eletrificados, ultrapassando os 93.927 de janeiro a dezembro de 2023 – que já tinha sido o melhor ano da história da eletromobilidade no Brasil.

Com esses números, o mercado brasileiro também superou a marca simbólica de 300 mil veículos elétricos e híbridos leves em circulação no país, de diferentes tecnologias de eletrificação, desde o início da série histórica da ABVE. Em julho, esse total chegou a 315.047, dos quais pelo menos 152.493 são veículos plug-in, com recarga externa (BEV e PHEV). Os demais são HEV flex, HEV a gasolina e MHEV (híbridos sem recarga externa).

Com 15.312 veículos, julho foi também o melhor mês de vendas de eletrificados de 2024 e o segundo da série histórica, só superado por dezembro (16.279). Em relação a junho de 2024 (14.396), o aumento em julho foi de 6,4% e na comparação com julho de 2023 (7.462 veículos), de excelentes 105%.

Já em relação ao total de vendas domésticas de veículos leves (autos + comerciais leves), que foi de 227.300 unidades em julho, segundo a Fenabrave, a participação de mercado dos eletrificados (market share) manteve-se no mesmo patamar de 7% dos últimos meses.

Os números de julho reforçam a previsão da ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico - de que o ano se encerrará com vendas totais superiores a 150 mil veículos leves eletrificados. “O interesse dos brasileiros por veículos elétricos é crescente e irreversível”, diz o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “O consumidor está se familiarizando cada vez mais com as novas tecnologias e se tornando mais consciente dos benefícios ambientais e das vantagens econômicas que estes veículos proporcionam”, acrescenta.

Modelos

A crescente oferta de modelos de eletrificados também contribuiu para o crescimento do mercado. Entre janeiro e julho, o Brasil emplacou 301 modelos de eletrificados leves, um aumento de 21% sobre 2023 (248). Os veículos plug-in representaram 66% desses modelos (198), sendo 62% de BEV (122) e 38% de PHEV (76). Os demais 34% são híbridos sem recarga externa (HEV, HEV Flex e MHEV). O segmento de modelos mais emplacados são os SUVs. Essa tendência de mercado esteve presente em 2023 e se mantém em 2024.

Tecnologias

Os veículos plug-in, que incluem aqueles movidos 100% a bateria (BEV) e os híbridos plug-in (PHEV), continuam mantendo a liderança de mercado em 2024, com 70% de participação em relação ao total de eletrificados. Os 30% restantes estão distribuídos entre os híbridos convencionais (HEV+HEV Flex + MHEV).

Em julho, o mercado brasileiro emplacou 6.659 PHEV, com participação de 43,5% sobre o total de eletrificados. Em relação a junho (5.047), houve um crescimento de 32%. Já na comparação com julho de 2023 (2.597), o aumento foi de 156%.

Os BEV 100% elétricos participaram com 30,7% dos emplacamentos de eletrificados em julho (4.703). Na comparação com junho (5.190), esse segmento teve uma retração de 9%. Já em relação a julho de 2023 (950), houve um aumento extraordinário de 395%.

Os HEV convencionais (elétricos não plug-in a gasolina ou diesel) ficaram com 6,4 % do total de eletrificados em julho (977). Os HEV Flex, com 11,1% (1.707), e os micro híbridos MHEV, com 8,3% (1.266). De janeiro a julho de 2024, a participação das tecnologias no mercado dos eletrificados é a seguinte:
- BEV: 35.907 (38%)
- PHEV: 29.955 (31,7%)
- HEV: 8.371 (8,8%)
- HEV Flex: 12.694 (13,4%)
- MHEV: 7.689 (8,1%)

Recarga

A infraestrutura de recarga também é um ponto chave para a promoção desse crescimento do mercado de veículos elétricos, especialmente os plug-in (BEV + PHEV). Segundo estimativa da Tupi Mobilidade, empresa do Grupo de Infraestrutura da ABVE, em julho havia 8.800 eletropostos públicos e semipúblicos disponíveis no Brasil.

O ano de 2024 tem sido marcado pela expansão da infraestrutura de recarga no país. Empresas como Raízen Power e Vibra participam desse movimento, por meio de parcerias com startups (como Tupi Mobilidade, EZVolt e outras) e também com montadoras (BYD).

Geografia da eletromobilidade

A região Sudeste segue na liderança dos emplacamentos de eletrificados. Em julho, foram 7.486 veículos nessa região, ou 49% do total. São Paulo é o estado que mais contribuiu para essa liderança, com 4.914 emplacamentos. O Sul ocupa o segundo lugar, com 19% (2.913), seguido pelo Centro-Oeste, com 14,5% (2.214), bem próximo do Nordeste, com 14,2% (2.178). A região Norte participa com 3,3% (521).

Em relação aos estados, os cinco principais em julho/24 são:
1º - São Paulo: 4.914
2º - Distrito Federal: 1.282
3º - Rio de Janeiro: 1.182
4º - Santa Catarina: 1.079
5º - Paraná: 1.016

Em relação aos municípios, os cinco principais em julho/24 são:
1º - São Paulo: 2.139
2º - Brasília: 1.282
3º - Rio de Janeiro: 720
4º - Belo Horizonte: 522
5º - Curitiba: 480

No processo de interiorização dos veículos leves eletrificados (excluídas as capitais), os municípios que mais se destacaram em julho/24 são:
1º - Campinas/SP: 223
2º - Uberlândia/MG: 146
3º - Ribeirão Preto/SP: 127
4º - Sorocaba/SP: 122
5º - Barueri/SP: 114

ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico
Grupo Printer Comunicação

FAÇA TURISMO (COM) SEGURO

Foto: otripulante.com

Muitos brasileiros desconhecem todos os benefícios que um seguro viagem pode oferecer, como assistência médica, repatriação, assistência jurídica, entre outros. Essa falta de informação, detalhada, na opinião do especialista Edgard von Villon Imbó, pode levar à percepção de que o seguro não vale a pena.

Existe ainda, a percepção de que contratar um seguro viagem é um processo burocrático e complicado, fato que pode desmotivar as pessoas. A falta de clareza nas informações e nas condições do seguro também contribui para essa visão. Outro mito do seguro viagem, é de que é necessário apenas o nome, o CPF, data de nascimento e um cartão de crédito parcelado em até 12 vezes, para uma tranquila viagem.

Mas, diante de tantas dúvidas, qual é o melhor caminho para aumentar a adesão ao seguro viagem. Para Edgard é necessário um esforço conjunto de educação e conscientização por parte das seguradoras, agências de viagens e órgãos governamentais. Informar, de forma correta os viajantes sobre os riscos e os benefícios pode ajudar a mudar essa cultura e garantir que mais pessoas viajem com segurança, mas principalmente decidir ser um viajante segurado, que deseje de fato viajar com total tranquilidade.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com.

17-E BEV É O CHASSI ELÉTRICO DA IVECO BUS DESENVOLVIDO PARA A REALIDADE DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA

Na vanguarda da eletromobilidade, com mais de 20 anos de experiência na Europa abrindo caminho para gerações de trólebus, ônibus híbridos e ônibus elétricos, a IVECO BUS revela na Lat.Bus/Transpúblico 2024 o chassi 17-E BEV (Battery Electric Vehicle – Veículo de Bateria Elétrica), conceito elétrico com desenvolvimento 100% nacional, focado nas características e na realidade da operação brasileira, com packs de baterias sob medida montados no Brasil. 

O modelo com piso normal e suspensão metálica, apresentado juntamente com a eDaily Minibus, inicia a jornada de eletrificação da IVECO BUS na América Latina, que em parceria com um desenvolvedor brasileiro, apresenta um conjunto de soluções robusto, customizado e adequado às solicitações dos clientes locais.

Como parte de sua visão multi energia, a IVECO BUS seguirá a oferta de produtos diesel, entregando o menor Custo Total de Operação (TCO), juntamente com o chassi a gás natural e biometano BUS 17-210 G, disponível para test-ride durante a Lat.Bus, no São Paulo Expo.

“Com a apresentação dos conceitos elétricos, confirmamos a intenção de complementar nossa oferta de produtos com um leque de soluções cada vez mais customizado para as necessidades da mobilidade. Queremos oferecer ao cliente a melhor tecnologia para o seu negócio”, afirma Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS para América Latina. “Com soluções customizadas, facilitamos a transição energética como uma verdadeira parceira e consultora, fornecendo produtos adequados com robustez e os menores custos operacionais”.

O aumento de portfólio apresentado na Lat.Bus/Transpúblico 2024 reflete perfeitamente a capacidade da IVECO BUS em fornecer soluções de mobilidade eficientes, confiáveis e sustentáveis para todos os tipos de missões e uma ampla rede de serviços, respeitando as características e preferências de clientes e sistemas operacionais da América Latina, onde os ônibus são montados sob chassi.

Globalmente, a IVECO BUS iniciou sua jornada elétrica em 2015, lançando na Europa a gama E-WAY, que provou ser altamente confiável e eficiente. Atualmente, 1.500 unidades do modelo operam em mais de uma dúzia de países.

17-E BEV: tração 4x2, para carrocerias de até 12 metros com piso normal

O chassi conceito 17-E BEV revelado na Lat.Bus 2024 tem como principal vocação a aplicação urbana, com tração 4x2 e comportando carrocerias de 9,6 a 12 metros de comprimento, inicialmente na configuração de piso normal.

Seu conjunto de baterias modulares pode ser instalado em 4 ou 8 packs entre as longarinas no chassi, eliminando a necessidade de baterias no teto do veículo. Esse tipo de instalação representa um valor final do ônibus mais competitivo, já que não é preciso reforçar toda a estrutura da carroceria.

O motor elétrico de 145 kW de potência e 1055 Nm de torque contínuo fica instalado no entre eixos do chassi, permitindo mais espaço para portas de embarque e desembarque durante o processo encarroçamento. Como resultado, o cliente poderá contar com a configuração interna ideal para cada tipo de operação.

“Diferente do motor a combustão tradicional, que disponibiliza o torque sob aceleração, no motor elétrico o pico de torque já está disponível logo ao pisar no acelerador, entregando força máxima”, explica Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da IVECO BUS.

Além da compacidade, com menos componentes e design simples, o motor elétrico tem a vantagem do menor ruído, tornando a operação ainda mais suave.

Autonomia de até 250 km com pack de 8 baterias

A autonomia do 17-E BEV varia de 120 km com 4 packs de bateria, até 250 km com 8 packs de bateria, já considerando condições regulares de operação.

A capacidade/tempo de carregamento varia de acordo com a potência do carregador. Com interface simples, o equipamento também proporciona maior segurança na recarga, diminuindo os custos e reduzindo o risco de acidentes.

“O 17-E BEV é o mesmo chassi IVECO BUS, só que elétrico. Com a robustez e o custo x benefício já reconhecidos pelo mercado”, reforça Kazuto.

O chassi conceito está em fase de desenvolvimento e passará por testes de validação antes de chegar ao mercado.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO BUS
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VOLVO LANÇA NO BRASIL O BZR, CHASSI DE ÔNIBUS ELÉTRICO VERSÁTIL.

A Volvo está ampliando seu portfólio de veículos elétricos para o transporte de passageiros com a introdução no País do BZR, a nova e moderna plataforma global de chassis da marca. Muito versátil, ela permite aplicações urbanas, de fretamento e até rodoviárias de curta distância. O veículo será mais um dos modelos 100% elétricos produzidos pela Volvo no Brasil, na fábrica de Curitiba (PR).

O novo chassi Volvo BZR 4x2 que está sendo apresentado na LatBus 2024 é a mais nova solução eletrificada da marca para carrocerias de até 13,5 metros e capacidade para até 90 passageiros. “Trata-se do mais recente lançamento global da Volvo Buses, com tecnologia de ponta. O chassi foi apresentado há poucos meses na Europa e já estamos disponibilizando em nosso mercado. Em 2025 temos planos de iniciar a produção deste modelo nas suas diversas versões em nossa fábrica de Curitiba”, assegura André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.

André Marques

Chassi elétrico versátil

Disponível com um ou dois motores de 200kW e 425Nm de torque, o chassi possui câmbio I-Shift de duas velocidades, igual ao dos modelos BZL e BZRT. Equipado com quatro a cinco baterias de íon lítio de 90kWh cada, o BZR tem o mesmo quadro de chassi, freios, eixos e capacidade de transporte da versão a diesel equivalente da marca. São componentes bastante conhecidos dos operadores de transporte, compartilhando a mesma facilidade e benefícios de manutenção dos ônibus Volvo convencionais. 

O BZR chega ao Brasil para aumentar e complementar a oferta da Volvo, e pode ser oferecido também na versão BZRLE, com entrada baixa, para facilitar ainda mais o acesso dos passageiros em diferentes operações, dependendo dos sistemas de transporte de cada cidade.

Volvo BZRLE com entrada baixa

Na versão piso alto todos os componentes, inclusive as baterias, ficam abaixo do assoalho, proporcionando melhor aproveitamento para os passageiros e uma carroceria totalmente envidraçada. Possui ainda a versatilidade de se instalar as portas no lado direito ou esquerdo, para facilitar a escolha do operador.

Mais eficiente

Como é o chassi elétrico mais leve do setor, traz ainda a vantagem de ter um desgaste até 25% menor dos pneus, garantindo mais economia ao transportador. Com um alcance de até 300 quilômetros, o BZR é o ônibus ideal para operações urbanas com zero emissões. Mas pode operar também em fretamento e até em rotas rodoviárias entre cidades próximas. 

“É um chassi super avançado e versátil, que traz mais conforto e segurança para os passageiros e maior produtividade para o operador, tudo sem impacto ambiental”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade em ônibus da Volvo.

Alexandre Selski

“Como os demais modelos elétricos Volvo, o BZR possui tomada CCS2 e está preparado para receber até 250kW de potência de carregamento. Essa tecnologia permite a recarga completa das baterias em até uma hora, trazendo grande benefício em disponibilidade”, declara Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo. A combinação da exclusiva caixa de duas velocidades em conjunto com os motores elétricos Volvo segue presente, permitindo até 35% de regeneração energética durante as frenagens.

Novas tecnologias

O novo modelo é dotado de um compressor de ar de última geração, que diminui sensivelmente os ruídos internos, e tem ainda um sistema de direção eletro-hidráulico.

O ônibus pode, opcionalmente, sair de fábrica equipado com a VDS (Volvo Dynamic Steering), a avançada direção dinâmica da marca, que amplia ainda mais o conforto, a manobrabilidade e a segurança para o motorista.

O BZR é a continuidade da jornada de eletromobilidade da Volvo, grupo industrial que tem a meta global de reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa nos veículos da marca até 2030 e em 100% até 2040. Os ônibus elétricos têm uma contribuição importante no compromisso de reduzir o impacto ambiental dos produtos em todos os mercados onde a companhia está presente.

Grupo Volvo América Latina

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS ENTRA EM NOVA ERA DE SOLUÇÕES PARA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

A Volkswagen Caminhões e Ônibus inicia publicamente sua jornada na eletromobilidade para transporte de passageiros. O chassi e-Volksbus é apresentado pela primeira vez ao mercado com uma série de soluções desenvolvidas sob medida para operação no mercado brasileiro, com expertise acumulada no maior centro de desenvolvimento de eletromobilidade da América Latina. Em outra frente, passa a existir a oportunidade de consórcio para os clientes que desejem adquirir novos veículos a diesel da marca, que estão mais eficientes, seguros, confortáveis e tecnológicos.

“Mais do que desenvolver soluções de transporte sustentáveis para todos, estamos comprometidos com sua efetiva implementação no mercado para que cada vez mais esses benefícios alcancem o maior número de pessoas. Para isso, seguimos inovando no portfólio de produtos, em serviços e também em modelos de negócios. O objetivo é fortalecer nossa parceria com o cliente, antecipando soluções para suas demandas”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Não só em elétricos a marca expande sua atuação. A empresa tem crescido sua participação de mercado mês a mês com os investimentos do mercado em ônibus a diesel, que passa a contar com dois novos modelos no portfólio: o Volksbus 18.320 SH, primeiro chassi VW desse porte com motor traseiro para aplicação rodoviária e de fretamento; e também o Volksbus 22.260, o superônibus VW que tem potencial para operar em rotas de grande volume de passageiros.

Os dois chassis estreiam este ano e se somam aos demais que já têm encantado o mercado, especialmente o Volksbus 11.180 e o Volksbus 17.230. “Sem dúvida, temos hoje a melhor e mais completa linha de ônibus Volkswagen de nossa história, desde a oferta de micro até o superônibus, incluindo em breve o nosso modelo elétrico”, avalia Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da montadora. Prova disso é que a montadora acaba de superar o marco de 180 mil chassis produzidos para o transporte de passageiros ao longo de sua história.

Facilidades para modernizar frota

Como incentivo aos clientes para investimento nos veículos com a tecnologia mais moderna do mercado, a Volkswagen Caminhões e Ônibus complementa a oferta diferenciada de chassis com uma jornada completa de serviços e oportunidades de negócio. Com sua nova torre de controle para gestão da frota, a VolksUptime, visa garantir a máxima produtividade na operação. Já os proprietários do Volksbus 18.320 serão beneficiados com uma extensão de garantia para o trem de força por um ano sem limite de quilometragem, totalizando três anos.

Outro estímulo para essa modernização do transporte coletivo com os ônibus Volkswagen vêm das parcerias. “O já consagrado Consórcio Maggi VWCO agora entra no segmento de transporte de passageiros para ser o primeiro do mercado dedicado a ônibus. O primeiro grupo exclusivo para ônibus já foi aberto e conta com 400 cotas, das quais mais de 50 empresas já são participantes com a menor taxa de administração entre as empresas de consórcio. Trata-se de uma nova modalidade real e que se tornará cada vez mais atraente para as empresas que se programarem”, destaca Alouche.

Essa estratégia, no entanto, não se restringe ao cenário nacional. Em breve, a Volkswagen Caminhões e Ônibus vai lançar melhorias em seu portfólio de exportação, ao mesmo tempo em que celebra o marco de 40 mil chassis Volksbus em circulação nos mais de 30 países nos quais comercializa seus veículos.

Volkswagen Caminhões e Ônibus 

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

DAILY MINIBUS ESTREIA NOVAS VERSÕES NA LAT.BUS 2024, COM DESTAQUE PARA A APRESENTAÇÃO DA eDAILY.

Revolução elétrica da Daily, a eDaily é exibida na configuração Minibus, mantendo a confiabilidade e a robustez já conhecidos do modelo, agora com propulsão elétrica.

Flexível às necessidades de cada negócio, a linha Daily Minibus fica ainda mais completa na Lat.Bus/Transpúblico 2024 com a chegada de três novas versões para transporte escolar, fretamento, executivo e turismo, e a exibição da eDaily, revolução elétrica que mantém a confiabilidade e a robustez já conhecidos do modelo, agora com propulsão elétrica. 

Combinando o melhor das vans com a robustez de um micro-ônibus, a linha Daily Minibus estreia as versões 30-160 Escolar, desenvolvida como nova opção com teto-baixo; 50-180 sem Porta Lateral Corrediça (sem PLC), com entrada dos passageiros pela porta dianteira e corredor livre; e 50-180 Hi-Matic Executive, estabelecendo um novo padrão de conforto e luxo no segmento de vans de passageiros.

As novas opções foram desenvolvidas pela IVECO BUS ouvindo as demandas do mercado brasileiro. A ampliação do portfólio reafirma os atributos de dirigibilidade, potência, amplo espaço interno e baixo consumo de combustível que fazem da linha Daily Minibus uma aliada, seja qual for o desafio de transporte de passageiros.

eDaily Minibus: pacote completo e adaptável para diferentes missões

A plataforma modular e os recursos inteligentes da eDaily Minibus, apresentada como conceito no São Paulo Expo, na configuração 8 + 1 VIP, compõem um pacote completo e adaptável para diferentes missões de transporte de passageiros. A tração traseira e as baterias do modelo permitem um alcance máximo de até 300 quilômetros, com potência de 140 kW e torque de 400 Nm, garantindo desempenho excepcional.

A eDaily Minibus pode vir com até 3 baterias de 37 kWh cada, com capacidade total de 111 kWh. As baterias com a tecnologia exclusiva de íons de lítio produzidas pela FPT Industrial são instaladas dentro do chassi, minimizando o impacto na carroceria, tem alto nível de densidade energética (265 Wh/kg), além de peso reduzido (260 kg).

O uso de energia pode ser otimizado graças ao Driving Mode Selector, que permite extrair a potência máxima ou economizar energia. A eDaily Minibus oferece ainda três modos regenerativos, incluindo o modo One-Pedal Drive para facilitar a condução, convertendo a energia cinética gerada pela frenagem em eletricidade, reduzindo o consumo de energia e o desgaste das pastilhas de freio.

O modelo tem carregamento flexível, podendo ser recarregado de carregadores públicos, tomadas industriais e tomadas domésticas. A tomada de carregamento frontal (carregador on board) é de fácil acesso, independentemente de onde o cabo vem. Atrás da aba deslizante que protege o plugue da água e poeira, um indicador LED mostra o status e o nível de carga. Este conversor inteligente é responsável por transformar a corrente alternada em corrente contínua, alimentando a bateria do veículo de forma eficiente e confiável. Completam o portfólio o carregador portátil "Cabo", o carregador de parede "Wallbox" e o carregador rápido "Fast Charger".

“Este veículo representa não apenas uma evolução da Daily Minibus, mas um passo significativo em direção a um transporte mais “verde” e tecnologicamente avançado com zero emissões de carbono e diminuição de ruídos”, afirma Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da IVECO BUS.

Daily Minibus 30-160 Escolar: opção de entrada para autônomos

Atendendo as vozes de transportadores escolares, a Daily Minibus agora está disponível na versão 30-160 Escolar. A nova configuração se diferencia principalmente pelo teto-baixo, acessível em garagens e áreas de embarque onde a altura é limitada. Assim, é possível realizar embarques e desembarques onde outras vans já oferecidas no mercado não vão.

Equipada com o motor FPT F1C de 160 cavalos de potência, 360 Nm de torque, tração traseira e câmbio manual de seis velocidades, a configuração 15 + 1 é uma opção de entrada que oferece excelente relação custo x benefício ao profissional autônomo, trazendo a confiabilidade e a robustez que só a linha Daily Minibus oferece.

“A construção sob chassi torna este veículo a escolha perfeita para quem precisa de um veículo forte. Ao mesmo tempo é fácil de dirigir, com nova coluna de direção ajustável que proporciona melhor ergonomia para o motorista. Uma dirigibilidade de carro de passeio”, aponta Kazuto.

Daily Minibus 50-180 sem PLC: mais agilidade e rentabilidade

Voltada a aplicações de fretamento, receptivo e turismo, a versão 50-180 sem Porta Lateral Corrediça (sem PLC) atende uma nova realidade dos operadores, que demandam mais flexibilidade e menores custos no dia a dia. A versão, com motor F1C de 180 cavalos de potência, 430 Nm de torque, e câmbio manual de seis velocidades, oferece agilidade no embarque e desembarque e rentabilidade, já que dispensa a manutenção da porta lateral corrediça, além de ter o corredor livre, com acesso pela porta dianteira esquerda.

O maior espaço no salão de passageiros facilita a acomodação nos assentos, trazendo mais praticidade ao dia a dia. A versão sem PLC é baseada na Daily Vetrato, que vem com janelas de fábrica e preparada para ser implementada como uma van.

“O cliente pode optar por configurar a disposição interna de assentos de acordo com a sua realidade, customizando o modelo sem PLC para a sua demanda”, explica Kazuto.

Daily Minibus 50-180 Hi-Matic Executive: um novo patamar no segmento

Opção topo de linha da versão 50-180, a Hi-Matic Executive estabelece um novo patamar em conforto e luxo no segmento de vans de passageiros, com acabamento e poltronas de alto padrão, além de estrear a nova transmissão ZF- 8HP de 8 velocidades, que proporciona trocas de marchas suaves e rápidas.

Com a nova transmissão, as marchas são trocadas a cada 2 milésimos de segundos. A caixa automática é extremamente robusta, e com diferentes funções, como Função Eco Mode, Kick Down, Creep Mode. Esta última facilita manobras em rotações até 800 rpm, entrando em movimento vagarosamente com o torque natural do câmbio.

O motor F1C de 180 cv entrega mais força em subidas e agilidade nas saídas

Em breve as versões Fretamento e Turismo também terão a disposição a nova transmissão Hi-Matic, ampliando ainda mais o portfolio de soluções IVECO BUS.

“O desenvolvimento da Daily Minibus 50-180 Hi-Matic Executive foi focado em oferecer mais performance e segurança, economia operacional e conforto. O perfeito equilíbrio entre desempenho do motor e consumo de combustível proporciona um menor desgaste de componentes, enquanto a troca de marchas suaves garante mais conforto aos motoristas”, explica Kazuto.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

MARCOPOLO APRESENTA VEÍCULOS NA LAT.BUS COM FOCO NA DESCARBONIZAÇÃO DO TRANSPORTE

A Marcopolo, uma das principais desenvolvedoras de soluções de mobilidade do mundo, destaca na Lat.Bus 2024 novos veículos em linha com a tendência global de descarbonização do transporte. A Lat.bus é o maior evento da indústria do ônibus na América Latina, que será realizado até 8 de agosto, no São Paulo Expo.

A companhia apresenta, ao todo, nove modelos no evento com as marcas Marcopolo e Volare. Com a marca Marcopolo são cinco modelos: o novo Viaggio G8 1050, Paradiso G8 1200, Paradiso G8 1350 e Paradiso G8 1800 DD, todos rodoviários, e o urbano Attivi Integral 100% elétrico com uma inédita e inovadora configuração interna. A Geração 8 já registra a marca de mais de quatro mil unidades comercializadas, desse total, 2.150 são do modelo Double Decker. Além disso, 850 foram destinados para o mercado internacional. O sucesso dos ônibus desta categoria se deve a fatores como a renovação das frotas por parte das empresas rodoviárias, que buscam o aumento de conforto e segurança para os passageiros. “O sucesso da Geração 8 no Brasil e no exterior é uma realidade. Estamos focados e trabalhando para lançar os modelos G8 na maioria dos mercados nos quais atuamos, inicialmente com a produção no Brasil, agora no México e Colômbia, e exportação para países como a África do Sul, onde recentemente reunimos nossos clientes e parceiros para evento de lançamento”, afirma André Vidal Armaganijan, CEO da Marcopolo.

Além dos modelos rodoviários e Attivi, também serão expostos os novos Volare Fly 12, direcionado para os segmentos de fretamento e escolar, Attack 10 e Attack 8 Robust, em uma versão competitiva, e o inédito Attack 9 Híbrido (elétrico/etanol).

“A Marcopolo neste ano completa 75 anos de atuação consolidando-se na posição de protagonista no desenvolvimento de soluções completas em mobilidade, contribuindo com o avanço do transporte de passageiros e alinhada ao seu propósito de aproximar pessoas. Nosso objetivo é desenvolver cada vez mais produtos e soluções que promovam a descarbonização do transporte e que, ao mesmo tempo, sejam avançadas tecnologicamente, contribuindo para a mobilidade nacional e internacional”, comenta Armaganijan.

Entre as inovações apresentadas no evento, a Marcopolo destaca os modelos híbrido e elétrico, que complementam o portfólio e contribuem com a sustentabilidade ambiental do setor. “Além do modelo Attivi Integral, 100% elétrico produzido pela Marcopolo, uma das novidades apresentadas na Lat.bus será o modelo híbrido que utiliza etanol como fonte para a geração de energia para as baterias”, destaca. Atualmente, cerca de mil ônibus elétricos da Marcopolo, seja soluções próprias ou elaboradas em parcerias com terceiros, estão em circulação. Na América Latina, além do Brasil, os produtos da marca estão presentes em países como Colômbia e México. “Além dos elétricos, ônibus movidos a hidrogênio, como o Audace Fuel Cell apresentado na Busworld 2023, ou a biometano são algumas das novas fontes de energia estudadas e testadas nos últimos tempos. Programas e incentivos públicos são fundamentais para que cada vez mais estas tecnologias se desenvolvam”, analisa Armaganijan.

A Marcopolo é líder no mercado brasileiro de carrocerias para ônibus. No primeiro semestre deste ano, foram produzidas 6.201 unidades no Brasil e 1.058 no exterior. A produção consolidada da companhia em 2023 foi de 13.035 unidades - 83% fabricados no Brasil e 17% no exterior. A consolidação dos modelos G8 e o mix de produtos, incluindo os ônibus urbanos e micro-ônibus, favorecem o desempenho no mercado.

Atualmente, os principais mercados externos para a Marcopolo são América Latina e continente africano. “A presença internacional posiciona a empresa como um player global, o que aumenta a nossa competitividade e nos leva a inovar constantemente.  Mercados externos também oferecem oportunidades de crescimento em regiões em que a demanda por transporte público está em expansão”, finaliza o executivo.

Veículos Marcopolo na Lat.Bus

Viaggio G8 1050

O modelo Viaggio G8 1050 apresentado na Lat.Bus tem chassi Mercedes-Benz O500 RS 1938 Euro 6, com comprimento total de 13.200mm, largura de 2.600mm e altura de 3.750mm, com capacidade para 46 passageiros em poltronas semileito, com tomadas USB A reversível e tipo C e cinto de segurança. A poltrona do motorista é do modelo pneumática Ergodesign. O veículo é equipado com elevador para acessibilidade, sistema de ar-condicionado quente e frio de 120.000 BTU's, sanitário na parte traseira do salão de passageiros. Possui tanque de combustível capacidade 500 litros, farol dianteiro Full LED e faróis de neblina dianteiro e traseiro, sistema de áudio e vídeo com DVD com USB no painel, três monitores no salão tamanho 15,6" e plug de microfone no salão e para o motorista, além de rádio incorporado ao multiplex.

Paradiso G8 1800 DD

A Marcopolo apresenta na Lat.Bus 2024 um modelo Paradiso G8 1800 DD com configuração interna diferenciada e que funciona como um verdadeiro showroom, com inéditos equipamentos e tecnologias para demonstrar aos clientes e visitantes os novos desenvolvimentos e futuras inovações que estarão à disposição dos operadores, como o uso de Inteligência Artificial para o funcionamento do sistema de ar-condicionado, câmeras com visão de 360 graus e controle do som, das luzes e da temperatura por controle remoto via Bluetooth.

O Paradiso G8 1800 DD conta com chassi Volvo B150R 8x2 Euro 6, com 15.000mm de comprimento total, 2.600mm de largura e 4.100mm de altura, com capacidade para 50 passageiros e conta com Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) para acessibilidade. Externamente, é equipado com faróis dianteiros em Full LED, faróis de neblina dianteiro e traseiro, itinerário frontal 13x128x13 (maior resolução), espelhos retrovisores com câmera (ERV), sensor de estacionamento, câmera de ré, sistema de monitoramento do salão de passageiros e câmera extra de filmagem ligada aos monitores do salão.

Além dos diferenciais externos, é no interior que o Paradiso G8 1800 DD da Lat.Bus se destaca. O piso superior conta com poltronas Leito, Semileito Master, Semileito, Executiva, Executiva SF, e no piso inferior, poltronas Leito Cama, todas com tomada USB A reversível e/ou tipo C, e monitores individuais de 13” ou 10” (poltronas Leito e Leito Cama). Todas as poltronas do piso inferior têm audiofones, sendo que algumas poltronas têm ainda suporte para celular regulável com tomada USB. Quatro poltronas, duas no piso superior e duas no piso inferior, contam com massageador.

Para maior conforto, comodidade e padrão de acabamento, o veículo é equipado ainda com porta-pacotes com tampa (como nos aviões), teto decorativo no piso superior, interfone, iluminação interna para cromoterapia, cinco geladeiras de 8, 35, 40 e duas de 70 litros distribuídas na cabine, na sala de estar e no salão de passageiros, dois aquecedores de líquidos de 6,5 litros junto da escada, tomadas elétricas 110V no salão, mesa de jogos no piso superior.

O veículo ainda é equipado com sanitário no piso inferior lado esquerdo com acionamento vácuo, sistema de ar-condicionado quente/frio de 195.000Btu's, poltrona do motorista pneumática vibratória, camarote para o motorista com ar refrigerado sem calefação, defroster da cabine do motorista (quente, frio e com refrigeração), sistema de controle de temperatura do ar-condicionado do porta-pacotes por zonas e decoração variada de cortinas e revestimentos de poltronas.

A tecnologia está presente também no sistema de áudio e vídeo, com reprodução de vídeo DVD com USB no salão do piso superior e na sala de estar (piso inferior), com cinco monitores no piso superior e um na sala de estar do piso inferior. Plug de microfone no salão e para o motorista, Head Unit, rádio incorporado ao multiplex e antena rádio tipo Shark, sistema de internet via satélite e sistema de entretenimento com servidor são outros diferenciais.

Paradiso G8 1350

O Paradiso G8 1350 tem chassi Scania K370C B6x2 Euro 6, com 14.000mm de comprimento, 2.600mm de largura e 3.980mm de altura, com capacidade para 46 passageiros em poltronas Semileito, com tomada USB A reversível e tipo C na poltrona do motorista (pneumática Ergodesign), elevador DPM, tanque de combustível de 700 litros, sensor anticolisão nos espelhos retrovisores e sanitário na parte traseira, nolado direito.

O modelo é equipado com farol dianteiro Full LED, faróis de neblina dianteiro e traseiro, sistema de ar-condicionado de 136.500 BTUs/h, defroster da cabine do motorista quente, frio e refrigeração, sistema multiplex, com rádio incorporado. Conta com sistema de áudio e vídeo com reprodução de vídeo DVD com USB no painel, três monitores no salão de 15,6", plug de microfone no salão e na cabine do motorista, itinerário frontal 8x80x10, iluminação interna Bio Lighting, geladeira de 70 litros no final do corredor e tomadas elétricas 110V no salão.

Paradiso G8 1200

O Paradiso G8 1200 exposto possui chassi Volkswagen 18.320 SH Euro 6, com 14.000mm de comprimento, 2.600mm de largura e 3.800mm de altura. Tem capacidade para 46 passageiros em poltronas Semileito, com tomada USB A reversível e tipo C na poltrona do motorista (pneumática Ergodesign), elevador DPM, tanque de combustível de 500 litros e sanitário na parte traseira lado direito.

O modelo é equipado com farol dianteiro Full LED, faróis de neblina dianteiro e traseiro, sistema de ar-condicionado de 136.500 BTU/h, defroster da cabine do motorista quente, frio e refrigeração, sistema Multiplex 4.3", com rádio incorporado. O veículo ainda conta com sistema de áudio e vídeo com reprodução de DVD com USB no painel, três monitores no salão de 15,6", plug de microfone no salão e na cabine do motorista, itinerário frontal, iluminação interna Bio Lighting, geladeira de 70 litros no final do corredor e tomadas elétricas 110V no salão.

Attivi Integral com interior inédito

O Marcopolo Attivi Integral exposto na Lat.Bus 2024 inova com uma configuração interna inédita no mercado latino-americano em termos de conforto, segurança, praticidade e padrão de acabamento, com um novo painel totalmente em PU (sem fibra de vidro), o maior uso de materiais recicláveis, como o alumínio, e melhor ergonomia para o motorista. O modelo, apresentado na última edição da feira, recebeu atualizações e vários upgrades em softwares, na calibração do sistema de gerenciamento de energia, no sistema de refrigeração que resultaram em menor consumo de energia e maior eficiência.

Conta também com um painel exclusivo, com design inédito, privilegiando a visibilidade e segurança. Com 12.950mm de comprimento, 2.550mm de largura e 3.675mm de altura, e capacidade para 89 passageiros, entre sentados e em pé. As poltronas ganharam novo acabamento, agora no modelo City estofadas, com apoio de cabeça e novo design e padronagem, além de tomadas USB tipo A no salão e poltrona do motorista pneumática Ergodesign.

Para maior segurança, conforto, comodidade e total acessibilidade, conta com rampa para cadeirante, sistemas de ar-condicionado, Multiplex e de monitoramento com três câmeras, itinerário frontal 13x128x13 e itinerário da janela 13x80x10, câmera extra de filmagem ligada aos monitores do salão, monitor fixo Orbe de 15,6" e reprodução de mídia Rádio/DVD no painel.

O Marcopolo Attivi Integral possui powertrain com motor elétrico Síncrono de Relutância assistido por Imãs Permanente, com potência de 192kW/385kW e torque de 1.360/2.940 Nm, carregamento corrente contínua com potência máxima de 130kW, sistema de carregamento tomada CCS2/Tensão 650V e baterias com capacidade de 396,75kWh, com tempo de carregamento de até quatro horas e autonomia de até 250 quilômetros. É equipado com suspensão Full Air, sistema de supressão de incêndio, espelhos retrovisores com câmeras dos lados direito e esquerdo, farol de neblina dianteiro.

Veículos Volare na Lat.Bus

Attack 9 Híbrido

Uma das grandes novidades da Volare na Lat.Bus 2024 é a apresentação do primeiro micro-ônibus híbrido produzido no Brasil com tecnologia nacional, o Attack 9 Híbrido – Elétrico/Etanol. O modelo é uma solução viável para a descarbonização do transporte e tem comercialização prevista a partir de 2026, possui um powertrain elétrico de tecnologia Range Extender. Isto permite recarregar as baterias através de um grupo gerador que conta com um motor turbo 1.0 de três cilindros flexfuel, movido a etanol. O projeto é resultado da parceria da Volare com a HORSE, empresa da divisão da HORSE Powertrain Limited, líder mundial em soluções híbridas e motores a combustão de baixas emissões, e com a WEG, multinacional brasileira fabricante de equipamentos eletroeletrônicos, que atua no setor de bens de capital com foco em motores, redutores e acionamentos elétricos, geradores e transformadores de energia, produtos e sistemas para eletrificação, automação e digitalização.

Com elevado grau de nacionalização, o veículo reúne vantagens e benefícios de um micro convencional movido a diesel e de um veículo 100% elétrico alimentado por baterias. A energia que alimenta o motor elétrico é gerada por um motor a etanol, por esta razão o veículo pode ser utilizado em qualquer região do País, colaborando para o ecossistema, por ser neutro no ciclo do CO2 e permitir a obtenção de créditos de carbono.O modelo  se destaca ainda pela autonomia, que pode chegar a 450km, e o reduzido volume ocupado por apenas três pack de baterias, que armazenam 122kWh, proporcionando maior capacidade de transporte de pessoas.

Fly 12

O Volare Fly 12 cria uma nova categoria de veículos e é considerado um verdadeiro “super micro”. Com comprimento total de 11.730mm, largura de 2.480mm e altura de 3.330mm, o modelo tem a capacidade de transportar até 45 passageiros, além de motorista e auxiliar, com eficiência e dirigibilidade, com reduzidos custos de aquisição e operacionais. Na configuração escolar pode levar 64 estudantes, além de motorista e auxiliar.

Attack 8 Robust

Na concepção do Attack 8 em uma configuração competitiva, a Volare quebra mais paradigma do mercado ao oferecer um modelo pequeno e versátil que representa menores custo de aquisição e operacional e que entrega robustez, agilidade e confiabilidade. Com apenas 6.535 mm de comprimento total e capacidade para 17 passageiros, é indicado para o transporte em aplicações severas, como as diferentes áreas industriais e rurais do norte e nordeste do Brasil, e das regiões agrícolas do Sudeste e centro-oeste.

Attack 10 – Escolar e Fretamento

O segmento do transporte escolar tem crescido fortemente nos últimos anos e, por isso, demanda por modelos específicos para diferentes aplicações. Para atender às necessidades de maior capacidade, com menores custo de aquisição e de operação, a Volare desenvolveu o Attack 10 Escolar. O modelo é indicado para o fretamento e transporte escolar e universitário, com capacidade para 37 na lotação e até 54 pessoas na versão escolar (além de motorista e auxiliar).

MarcopoloFundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de 140 países.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

BUSSCAR APRESENTA PANORÂMICO DD NB1 NA LAT.BUS TRANSPÚBLICO

Nesta terça-feira (6), a Busscar apresentou o Panorâmico DD – novo ônibus rodoviário que compõe a família NB1, durante evento de lançamento realizado na Lat.Bus Transpúblico, em São Paulo (SP). No estande do Grupo Caio, a encarroçadora catarinense revelou o ônibus double decker que dispõe da cabine do motorista mais ampla do mercado, entre outros atributos inovadores.

​Em uma apresentação marcante, a Busscar surpreendeu o público com a exposição de um Panorâmico DD NB1 bege perolizado montado em chassi Volvo 8x2 e outro na cor vermelha, com chassi Mercedes-Benz 8x2. A empresa aproveitou a oportunidade para exibir os primeiros modelos da família NB1, Vissta Buss 345 com chassi Volkswagen e Vissta Buss 365 com chassi Scania.

​Após a cerimônia de lançamento, o diretor comercial Paulo Corso e o designer José Carlos Bohrer receberam jornalistas para um bate-papo. No encontro, Corso revelou que outros lançamentos deverão ser apresentados para completar a família NB1.

O novo Panorâmico DD, junto aos modelos Vissta Buss 345 e Vissta Buss 365 que integram a família NB1, estará exposto para visitação no pavilhão 3, estande A41, durante a Lat.Bus, que se encerra nesta quinta-feira, dia 8 de agosto, na São Paulo Expo, na capital paulista.

Busscar