A Volvo está ampliando seu portfólio de veículos elétricos para o transporte de passageiros com a introdução no País do BZR, a nova e moderna plataforma global de chassis da marca. Muito versátil, ela permite aplicações urbanas, de fretamento e até rodoviárias de curta distância. O veículo será mais um dos modelos 100% elétricos produzidos pela Volvo no Brasil, na fábrica de Curitiba (PR).
O novo chassi Volvo BZR 4x2 que está sendo apresentado na LatBus 2024 é a mais nova solução eletrificada da marca para carrocerias de até 13,5 metros e capacidade para até 90 passageiros. “Trata-se do mais recente lançamento global da Volvo Buses, com tecnologia de ponta. O chassi foi apresentado há poucos meses na Europa e já estamos disponibilizando em nosso mercado. Em 2025 temos planos de iniciar a produção deste modelo nas suas diversas versões em nossa fábrica de Curitiba”, assegura André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.
André Marques |
Chassi elétrico versátil
Disponível com um ou dois motores de 200kW e 425Nm de torque, o chassi possui câmbio I-Shift de duas velocidades, igual ao dos modelos BZL e BZRT. Equipado com quatro a cinco baterias de íon lítio de 90kWh cada, o BZR tem o mesmo quadro de chassi, freios, eixos e capacidade de transporte da versão a diesel equivalente da marca. São componentes bastante conhecidos dos operadores de transporte, compartilhando a mesma facilidade e benefícios de manutenção dos ônibus Volvo convencionais.
O BZR chega ao Brasil para aumentar e complementar a oferta da Volvo, e pode ser oferecido também na versão BZRLE, com entrada baixa, para facilitar ainda mais o acesso dos passageiros em diferentes operações, dependendo dos sistemas de transporte de cada cidade.
Volvo BZRLE com entrada baixa |
Na versão piso alto todos os componentes, inclusive as baterias, ficam abaixo do assoalho, proporcionando melhor aproveitamento para os passageiros e uma carroceria totalmente envidraçada. Possui ainda a versatilidade de se instalar as portas no lado direito ou esquerdo, para facilitar a escolha do operador.
Mais eficiente
Como é o chassi elétrico mais leve do setor, traz ainda a vantagem de ter um desgaste até 25% menor dos pneus, garantindo mais economia ao transportador. Com um alcance de até 300 quilômetros, o BZR é o ônibus ideal para operações urbanas com zero emissões. Mas pode operar também em fretamento e até em rotas rodoviárias entre cidades próximas.
“É um chassi super avançado e versátil, que traz mais conforto e segurança para os passageiros e maior produtividade para o operador, tudo sem impacto ambiental”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade em ônibus da Volvo.
Alexandre Selski |
“Como os demais modelos elétricos Volvo, o BZR possui tomada CCS2 e está preparado para receber até 250kW de potência de carregamento. Essa tecnologia permite a recarga completa das baterias em até uma hora, trazendo grande benefício em disponibilidade”, declara Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo. A combinação da exclusiva caixa de duas velocidades em conjunto com os motores elétricos Volvo segue presente, permitindo até 35% de regeneração energética durante as frenagens.
Novas tecnologias
O novo modelo é dotado de um compressor de ar de última geração, que diminui sensivelmente os ruídos internos, e tem ainda um sistema de direção eletro-hidráulico.
O ônibus pode, opcionalmente, sair de fábrica equipado com a VDS (Volvo Dynamic Steering), a avançada direção dinâmica da marca, que amplia ainda mais o conforto, a manobrabilidade e a segurança para o motorista.
O BZR é a continuidade da jornada de eletromobilidade da Volvo, grupo industrial que tem a meta global de reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa nos veículos da marca até 2030 e em 100% até 2040. Os ônibus elétricos têm uma contribuição importante no compromisso de reduzir o impacto ambiental dos produtos em todos os mercados onde a companhia está presente.
Grupo Volvo América Latina
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