sexta-feira, 16 de agosto de 2024

EFEITO RETARDADO E MORTAL. Por Marli Gonçalves*

Corremos atrás dos fatos que já se antecipavam aos nossos olhos, sempre atrasados, em um efeito retardado como se vivêssemos em um sono profundo do qual despertamos bem tarde. Sabemos dos perigos e defeitos das coisas, dos atos, empurramos, ignoramos, até que elas aconteçam...

Aconteceu, virou notícia, até era esse o slogan da extinta Revista Manchete. Assim é. Tarde demais. Aí depois todos lamentam, choram, declaram que já sabiam que ia dar nisso ou aquilo, correm para se explicar, jurar que todas as providências serão tomadas, as investigações realizadas. Que colaborarão com a justiça (aliás, adoro essa frase, como se não fosse obrigatório). O “eu já sabia” se espalha, isso quando não começam a aparecer relatos anteriores de perigos já publicados ou nas redes sociais.

Já percebeu por exemplo o número de acidentes terríveis e que depois vão ver que os motoristas nem habilitação tinham, além de muitas vezes estarem bêbados? Ou que os carros ou outros veículos já vinham dando panes há algum tempo? No caso do avião da VoePass que caiu em Vinhedo está percebendo o quanto a situação já gritava, independente se o voo enfrentou gelo, turbulência, ou seja o que ainda estiver em investigação como causa? 62 mortes. Toda semana, também, sabemos da queda de pequenas aeronaves. Quem as fiscaliza? Nas fazendas, nos aeroportos e pistas do interior, os donos usam para ir até ali, como se bicicletas ou cavalos fossem. Quem já voou em algum deles bem sabe disso. Tudo parece normal, trêmulos.

O mesmo vem acontecendo infernalmente nesse absurdo número de feminicídios batendo recordes no país. Só no Estado de São Paulo, 124 casos no primeiro semestre deste ano. Em 85 deles, mulheres foram mortas em suas casas. Cansada de ouvir – depois - depoimento de vizinhos ou parentes dando entrevistas consternados e relatando que as agressões eram frequentes, que ouviam, que tinham pedido para a vítima se proteger, deixar o safado, coisas assim. E só. Como se fosse fácil para uma mulher em perigo se defender sozinha, sem apoio de quem deveria ou poderia, delegacias, companhias para lhes dar proteção, medidas protetivas reais, ação dos vizinhos quando escutam pancadarias. Atenção às crianças, atenção a essas mulheres.

Isso é questão de gênero, de comportamento, de civilidade. Atinge a todas, independentemente de sua classe social, raça, idade, beleza, estado civil - namorados matam, noivos matam, maridos matam, ex-namorados, ex-maridos, ex-companheiros matam. Não se pode normalizar qualquer ataque – ah, mas ele estava bêbado, desempregado, nervoso, ela provocou, já sabia. Meu sangue ferve só em ouvir esses comentários, e são absolutamente comuns. Vou contar: outro dia, era madrugada, aqui, ao fechar a janela na hora de dormir vi três carros de polícia na porta do prédio. Liguei para a portaria. Um vizinho já useiro e vezeiro de confusões, tinha, digamos, machucado a namorada, que chamou a polícia. O porteiro: “É, o braço dela parece machucado...E não é a primeira vez”. Aproveitei dias depois uma reunião de condomínio para falar sobre o assunto e ouvi que, “puxa, ele é legal...anda nervoso, o conheço e ele não é assim, deve estar com algum problema”. Pior é que soube ainda que quem saiu presa, algemada, foi a namorada que, nervosa, desacatou a policial.

(Parênteses para um rápido depoimento pessoal: um dia fui salva e estou aqui viva contando histórias para vocês, porque uma vizinha alerta me ajudou).

Não podemos ficar calados, assobiando, fazendo cara de nuvem quando presenciamos qualquer desmando, seja o que for, com gente, máquina, fauna, flora. Seja em casa, na família, no vizinho, na fábrica, no trabalho, na sua função, nas ruas, em qualquer canto. Sabemos que muitos são obrigados ao silêncio, sob pena de demissão, de as coisas piorarem, serem obrigados a acatar ordens, terem medo ou não quererem se envolver. Boca calada já engoliu mosca, os olhos veem e o coração sente.

Cuidado, que a pena do silêncio e da cabeça baixa pode ser terrível: a próxima vítima pode até ser você. Ou alguém que ama. Ou que apenas conheça. Ou não. Vai conseguir dormir depois que acontecer e virar notícia?




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 

CUIDADOS AO COMPRAR CARRO USADO. Por chicolelis*

A ideia desta coluna começou quando ouvi duas histórias de compras de carros usados. Do sobrinho de um amigo e a neta de outro. Compraram carros usados sem verificar as condições dos mesmos. Só me procuraram depois que os problemas começaram a aparecer, como descobrir que um dos modelos era carro de leilão e o outro tinha sido envolvido em um acidente.

Expliquei que eu trabalhara em uma fábrica de automóveis e estava no ramo desde 1970, mas que isso não me qualificava para saber se um carro está em boas condições ou não. Por isso, fui buscar informações com o  Marcos Camargo, que coordena a feira de automóveis Auto Show, todo domingo, no Expo Center Norte e no Shopping ABC.

Ele disse o que eu já dissera aos dois jovens: não se compra um carro sem antes verificar suas reais condições, começando por pedir o laudo cautelar ou levar o carro para fazer laudo. Esse documento revela o histórico do carro e uma análise completa da estrutura do veículo. Ele tem validade jurídica e é o mesmo em qualquer local credenciado pelo Detran.

Mas, além disso, vale uma verificação por fora do carro, observando a uniformidade da pintura, nas cores e no alinhamento das portas, porta malas e capô. Marcos adverte para se dar atenção aos sinais de desgaste: carro com alta quilometragem não pode ter volante e pomo do câmbio novos, e pedais  novos demais. Desgaste e quilometragem baixa são incompatíveis.

Também é preciso, acrescentar,  desconfiar de anúncios que mostram “carro revisado”. Só que o anunciante não tem uma um único comprovante como as notas fiscais de revisão. Também é preciso pedir um histórico de manutenção, manual e chave reserva.

Dentro do carro

Por dentro, aconselha Marcos, olhe com atenção os tecidos do bancos. Se eles estão muito desgastados e a quilometragem anunciada é baixa, cuidado. Ficar de olho nos sinais de carpete removido e recolocado, que pode significar possível passagem por enchente.

Os vidros também devem ser observados com atenção. Eles devem ter a inscrição do número do chassi e logotipo do fabricante. Vidros trocados não tem gravação do chassi e nem o logotipo. Isso significa que em algum momento esse vidro foi trocado provavelmente após uma colisão.

É preciso observar também a fumaça aparente ao ligar ou dificuldade para ligar.

Sempre dar a partida com o carro frio, e verificar nível de óleo antes de dar a partida e ver se está no nível. Essa verificação só funciona com o motor frio.

Não deixar de testar todos os itens do carro com calma: som, ar condicionado, direção assistida, vidros elétricos, painel com todos os itens funcionando e reparar, com muito cuidado se alguma das luzes de alerta de mau funcionamento estão acesas.

O teste tem que ser bem feito. Dê uma volta no carro, não no trajeto determinado indicado pela loja, concessionária ou vendedor. Vale a pena colocar um pouco de combustível e andar em ruas, avenidas, paralelepípedo e até mesmo trecho de rodovia. Depois, estacionar em local silencioso e analisar o veículo com calma.


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

PACCAR FINANCIAL LANÇA SÉRIE ESPECIAL DE CAMINHÕES EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DA INSTITUIÇÃO

Banco completa cinco anos de operação no País com a entrega de caminhões XF exclusivos para clientes, destacando o compromisso com o mercado nacional

A PACCAR Financial, instituição financeira do Grupo PACCAR, acaba de entregar cinco caminhões exclusivos DAF XF Série Especial 5 anos, em comemoração ao quinto ano de operação do banco no Brasil. Os modelos contam com a cabine Super Space, acessórios exclusivos e uma plotagem nas cores verde e amarela, em homenagem à bandeira nacional. Os veículos foram destinados a cinco clientes da companhia: Transportes Begnini, Buzin Transportes, Trans Real Logística, Rodoviva Transportes e Rodeiro.

“Entregar esses caminhões para nossos parceiros é um marco que simboliza a trajetória de sucesso do Banco no Brasil. Essa iniciativa reforça o compromisso da PACCAR Financial em ser o melhor parceiro da DAF nas vendas de caminhões da marca, oferecendo soluções financeiras inovadoras e personalizadas, celebrando o relacionamento de confiança construído ao longo desses cinco anos. Com esses veículos especiais, estamos não apenas comemorando nosso aniversário, mas também fortalecendo o laço com o mercado brasileiro”, comenta Anderson Haiducki, Diretor Geral da PACCAR Financial Brasil.

Em 2023, a instituição financiou mais de 3,4 mil caminhões, representando um crescimento de cerca de 23% em relação a 2022. Além disso, a PACCAR Financial alcançou uma participação de 41% nas vendas de veículos DAF, gerando mais de R$ 2,6 bilhões em novos negócios. O primeiro semestre de 2024 registrou resultados positivos para a instituição, com um crescimento de 33% no volume de financiamentos em relação ao mesmo período do ano anterior.

Presente em 26 países e quatro continentes, a PACCAR Financial tem sido um pilar de suporte para o grupo PACCAR e é reconhecida por suas tecnologias inovadoras nos processos de solicitação de crédito e serviços de crédito. Em 2019, a companhia trouxe para o Brasil a tradição e a expertise de mais de seis décadas no apoio aos negócios globais da corporação. Em cinco anos, mais de 11 mil caminhões DAF foram financiados no país.

A instituição oferece CDC, Leasing e BNDES Finame, disponíveis em toda a Rede de Concessionárias DAF, atualmente com 61 pontos de atendimento em todo o Brasil.

A PACCAR é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados, de alta qualidade, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e produz motores avançados a diesel e elétricos, fornece serviços financeiros e de tecnologia da informação e distribui peças para caminhões relacionadas a seus principais negócios. As ações da PACCAR são negociadas no mercado Nasdaq GlobalSelect, com o símbolo PCAR.

DAF Caminhões 
CDI Comunicação

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

CARBON DESTACA INOVAÇÃO EM BLINDAGEM DO CHEVROLET NEW BLAZER EV

A CARBON, a maior empresa de blindagem de veículos civis do mundo e a única qualificada pela GM no Brasil, foi um dos grandes destaques no Festival Interlagos 2024 ao apresentar sua mais recente inovação: a blindagem do Chevrolet New Blazer EV. 

Combinando tecnologia de ponta, como o Tensylon™️ e os vidros balísticos CARBON Extra Clear️, a CARBON reforçou sua expertise na proteção de veículos eletrificados, que estão em rápida ascensão no mercado brasileiro, especialmente os de alto padrão.

A blindagem em Tensylon™️ utilizada no New Blazer EV representa o que há de mais moderno em materiais de proteção. Este composto de polietileno de alta performance e ultra-alto peso molecular é conhecido por sua leveza e extrema resistência balística, tornando-o ideal para veículos elétricos, onde a eficiência energética é crucial. Além disso, os vidros balísticos CARBON Extra Clear️ garantem proteção máxima e a mais alta transparência em vidros balísticos, oferecendo uma combinação imbatível de segurança e conforto.

"Nosso objetivo é integrar a mais alta tecnologia de blindagem com as demandas específicas dos veículos elétricos. A aplicação do Tensylon™️ e dos vidros CARBON Extra Clear️ no New Blazer EV demonstra nosso compromisso em proteger o futuro da mobilidade com soluções que mantém a performance e a sustentabilidade dos eletrificados," afirmou Cacá Mancebo, CMO da CARBON.

Essa aplicação premium da CARBON não apenas mantém a integridade do design e da performance do New Blazer EV, mas também assegura que os ocupantes estejam protegidos com a mais alta tecnologia disponível no mercado. A CARBON já é reconhecida por sua expertise em blindagem de veículos eletrificados, desde ser a primeira empresa no mundo a realizar a blindagem de um Tesla Model S, em 2016, como a certificação de outras grandes marcas automotivas, com mais de 20 modelos eletrificados com projetos de blindagem certificados.

 Crescimento do mercado de veículos eletrificados no Brasil

O mercado de veículos eletrificados no Brasil tem mostrado um crescimento impressionante. Nos primeiros seis meses de 2024, as vendas de carros elétricos e híbridos aumentaram 146%, com mais de 79 mil unidades emplacadas, refletindo uma demanda crescente por soluções sustentáveis de mobilidade. Com essa expansão, a necessidade de blindagem para esses veículos também cresce, especialmente em um país onde a segurança é uma preocupação constante para os consumidores.

A crescente criminalidade no Brasil tem impulsionado a demanda por blindagem automotiva, com o mercado atingindo um novo pico em 2023 e a expectativa de continuar crescendo em 2024. Nesse cenário, a expertise da CARBON se torna ainda mais relevante, oferecendo soluções de segurança que mantém o desempenho e a autonomia dos veículos elétricos de luxo.

“Com sua tecnologia de ponta e um compromisso contínuo com a inovação, a CARBON reafirma sua liderança no segmento de luxo e segurança automotiva. À medida que a eletrificação dos veículos se torna cada vez mais prevalente, a empresa se posiciona como uma parceira essencial para aqueles que buscam a máxima proteção sem abrir mão de design, performance e sustentabilidade”, finaliza Cacá.

CARBON Fundada em 2015, a CARBON é a maior empresa de blindagem de veículos civis do mundo e única a receber a homologação da Volvo globalmente. Dessa forma, além da produção para o mercado brasileiro, exporta veículos para a Europa, Oriente Médio, África, América do Norte e América Latina. Além disso, é certificada pela Jaguar, Land Rover, Toyota, BYD, GWM e GM e pioneira na blindagem de veículos eletrificados, sendo a primeira empresa a realizar a blindagem de um Tesla Model S, em 2016. Sediada em Barueri - SP e com atuação em todo o território nacional, é a empresa de blindagem que mais investe em infraestrutura, inovação, aumento de capacidade de produção e atendimento ao cliente. Hoje, conta com mais de 62 mil metros quadrados de área construída, que englobam fábrica de blindagem, assistência técnica e duas fábricas de vidros. Com mais de 23 mil veículos blindados produzidos desde sua fundação, o recorde de produção de quase 4 mil veículos em 2022 equivale a quase 20% das blindagens de carros no Brasil, percentual que é aproximadamente quatro vezes maior que o segundo competidor do mercado (5%). A CARBON projeta atingir a marca de 6 mil carros blindados por ano até 2025.

CARBON
RPMA Comunicação

1º PRÊMIO DE SUSTENTABILIDADE SCHÜTZ VASITEX DESTACA EMPRESAS LÍDERES EM PRÁTICAS AMBIENTAIS

SCHÜTZ VASITEX, empresa fabricante de IBCs – Intermediate Bulk Container, tambores e bombonas plásticas, especializada em prover soluções para uso de embalagens em ciclo de vida fechado, promoveu nesta quarta-feira (14) em São Paulo (SP), a 1ª edição do Prêmio de Sustentabilidade SCHÜTZ VASITEX em reconhecimento às empresas que atingiram desempenho superior na gestão ambiental e logística reversa de suas embalagens IBC em 2023.

A premiação, dividida nas categorias “Volume total de IBCs retornados” e “Melhor índice de retorno de IBCs adquiridos”, representa um passo adicional ao modelo de certificação por redução de emissões de CO2 proporcionado pela empresa, reconhecendo e valorizando práticas sustentáveis.

e/d - Foto 1: Marcelo Castrignano, Diretor de Compras; e Marcos César Ribeiro, Coordenador de Logística, ambos da Solenis, receberam troféu de homenagem das mãos de Luiz Francisco da Cunha, Diretor Executivo da Schütz Vasitex. Foto 2: Clovis Takahira, Head de Vendas e Marketing da Schütz Vasitex, entrega troféu a Alexandre Apanavicius, Gerente de Compras da Veolia. Fotos: MarcoTorelli

O SCHÜTZ TICKET SERVICE é um programa global de logística reversa que oferece coleta gratuita e recondicionamento ambiental de IBCs usados. No Brasil, o serviço opera em todo o território nacional, coletando a partir de 10 IBCs vazios e, é o único sistema deste tipo disponível globalmente.

“As empresas reconhecidas durante o evento foram responsáveis por uma redução conjunta de mais de 30 mil toneladas de CO2 em 2023, destacando a importância das práticas de logística reversa para o desenvolvimento sustentável. É um marco significativo em nossa jornada rumo a um meio ambiente melhor para as futuras gerações”, afirma Luiz Francisco da Cunha, CEO da SCHÜTZ VASITEX.

O evento também contou com palestras de destaque. Marcos Iorio, vice-diretor no Centro de Ciência para Desenvolvimento da Economia Circular, trouxe uma perspectiva global ao discutir as principais tendências e práticas da economia circular ao redor do mundo. Já o Prof. Dr. Fabricio Soler, consultor da ONU e especialista em Direito dos Resíduos, Direito Ambiental e ESG/ASG, abordou questões cruciais sobre legislação e regulamentação no campo da sustentabilidade.

Vencedores do Prêmio de Sustentabilidade SCHÜTZ VASITEX:
- Elementis
- H.B. Fuller
- Henkel
- Diversey
- Veolia
- Ecolab
- Basf
- Solenis

SCHÜTZ VASITEX - A empresa se destaca por sua liderança tecnológica e compromisso com a sustentabilidade na fabricação de embalagens de uso industrial. Com mais de 100 engenheiros alocados na matriz do grupo SCHÜTZ, em Selters - Alemanha, e especialistas focados em inovações que buscam aprimorar continuamente a performance dos produtos, a SCHÜTZ VASITEX proporciona economia circular através de suas soluções inteligentes e atuação durante todo o ciclo de vida das embalagens que produz. Desde 2000, a SCHÜTZ VASITEX colaborou com a redução das emissões de mais de 440 milhões de toneladas de CO2, o equivalente ao plantio de 20 milhões de árvores em uma área 12 vezes maior que a cidade de Belo Horizonte (MG) e reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, liderando o caminho para um futuro mais verde e eficiente.

SCHÜTZ VASITEX
Textofinal de Comunicação Integrada

DAF ALCANÇA A MARCA DE 40 MIL CAMINHÕES PRODUZIDOS NO BRASIL

Fabricante se consolida no país como referência em desempenho e modernidade de seus veículos, além de expandir sua presença em todo o território nacional.

A DAF Caminhões celebra mais um feito no Brasil desde sua chegada em 2013: em agosto, a empresa sediada em Ponta Grossa (PR) entregou o caminhão de número 40 mil fabricado no País. O modelo é um XF 6x2, equipado com motor 530 cv, que figura entre os 10 veículos pesados mais vendidos no Brasil em 2024 e fará parte da frota da Theo Transportes.

“Essa é mais uma conquista para a DAF Caminhões no Brasil. Este momento histórico reforça nossa estratégia de conquistar o mercado brasileiro com veículos modernos e versáteis, atendendo às mais diversas aplicações com toda a qualidade e expertise da DAF no mundo. Crescemos no mercado porque combinamos ótimos produtos, relacionamento próximo com nossos clientes e um pós-venda que está em constante evolução”, comenta Luís Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões.

Momento histórico para a DAF

A entrega do DAF 40 mil ocorreu no último dia 8 de agosto, na sede da fabricante, em Ponta Grossa (PR). Estiveram presentes os executivos da DAF, os representantes da concessionária DAF Eldorado, responsável pela venda do modelo, e a equipe da Theo Transportes, proprietária do veículo.

“É uma honra para nós ter este caminhão na frota da Théo Transportes, especialmente por ser um modelo que ajudou a construir a história da fabricante no Brasil. Temos mais de 40 veículos da marca em nossa frota, e fazer parte desse momento marcante, tendo o caminhão 40 mil conosco, nos faz alavancar ainda mais uma parceria de anos”, celebra Luciano Kanitz, CEO da Théo Transportes.

Referência em desempenho e modernidade

A linha DAF XF se consolidou no Brasil devido a vários fatores. Reconhecida por sua força e baixo custo de operação, tem uma capacidade de carga de até 74 toneladas, com ótimo desempenho nos setores de produtos frigoríficos e transporte de líquidos e químicos em aplicações severas e operações rodoviárias de médias e longas distâncias. Além disso, seus atributos de design, robustez, conforto, segurança e tecnologia aumentam sua atratividade. Esses fatores fazem do modelo um dos líderes de vendas de caminhões pesados no mercado nacional.

O XF 530cv 6x2 da Theo Transportes sai de fábrica na cor Demo Yellow, com cabine Super Space e acabamento Comfort, referência no mercado, e equipado com suspensão pneumática. O motor é o PACCAR MX-13 com 530cv, tecnologia Proconve P8/Euro 6, e entrega torque máximo de 2.600 Nm. Este motor conta com 6 cilindros e 12,9 litros, sistema de injeção common-rail e freio motor de 490 cv @2.100 rpm com três estágios de potência. A transmissão ZF TraXon é de 12 velocidades à frente + 2 à ré, automatizada / Direct Drive.

A DAF foi a primeira fabricante de caminhões a comercializar um veículo com motorização Euro 6 no Brasil. Esse trem de força traz algumas alterações mecânicas em relação às versões Euro 5, que, aliadas às transmissões com trocas de marchas otimizadas, eixos traseiros de elevada eficiência e melhor aerodinâmica, podem resultar em uma redução de até 2% no consumo de combustível. Destaque para o Controle de Cruzeiro Preditivo (CCP) de série, que pode gerar uma economia de até 6%. No total, são até 8% de eficiência de combustível, além da redução de CO₂.

“São argumentos técnicos que fazem a diferença na hora do cliente escolher um modelo XF. São veículos preparados para diversas situações e que contam com o apoio da DAF em todos os momentos, desde a compra, passando pela entrega técnica, até o pós-venda em nossas concessionárias, que já são referência nesse serviço no Brasil”, afirma Gambim.

Reconhecimento e expansão

Presente no Brasil desde 2011, a DAF Caminhões, fabricante de origem holandesa e subsidiária do grupo norte-americano PACCAR, já se consolidou como uma das maiores companhias do segmento de linha pesada no País. Com presença em todo o território nacional, a DAF mantém seu ritmo de crescimento para expandir ainda mais seus negócios no mercado brasileiro.

A companhia consolidou sua posição de destaque, registrando um crescimento notável no primeiro semestre de 2024. Com 28,5% mais vendas em relação ao semestre anterior, a empresa tornou-se a terceira montadora que mais cresceu no período, ocupando a 5ª posição no ranking geral entre as fabricantes que mais licenciaram veículos no Brasil este ano. Ao todo, foram 4.600 unidades comercializadas somente nos primeiros seis meses de 2024. Atualmente, conta com 61 pontos de atendimento em todo o país e projeta alcançar a marca de 76 em 2024, entre Concessionárias DAF e Lojas TRP.

Suporte e pós-venda

Com o crescimento da frota de veículos, a qualidade dos serviços e o aprimoramento constante da área de pós-venda são pontos cruciais para oferecer o melhor suporte aos clientes DAF. O DAF Multisuporte oferece planos personalizados com cobertura nacional, garantindo uma frota com manutenção em dia e máxima disponibilidade dos veículos, permitindo que o motorista se concentre na sua principal atividade, o transporte.

Já o DAF Assistance é um serviço oferecido gratuitamente para os veículos durante o período de garantia e está disponível para os pacotes DAF Multisuporte. Atualmente, dos chamados recebidos, 90% são solucionados remotamente ou no local da ocorrência. Desde 2013, o suporte de alta qualidade da DAF na estrada está presente para todos os clientes da marca, refletindo um crescimento na capacidade de atendimento oito vezes maior em apenas uma década.

Com uma central única que agiliza o atendimento ao cliente, o serviço facilita o agendamento de revisões com profissionais capacitados pelo DAF Academy, garantindo suporte e reposição de peças sem custo adicional. Ao entrar em contato pelo telefone 0800 703 3360, que também é WhatsApp, os clientes podem solicitar assistência técnica emergencial na estrada, agendar serviços nas concessionárias, esclarecer dúvidas e enviar sugestões.

A PACCAR é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados, de alta qualidade, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e produz motores avançados a diesel e elétricos, fornece serviços financeiros e de tecnologia da informação e distribui peças para caminhões relacionadas a seus principais negócios. As ações da PACCAR são negociadas no mercado Nasdaq GlobalSelect, com o símbolo PCAR.

DAF Caminhões
CDI Comunicação

TRIUMPH PROMOVE EVENTO DE MOTOS CLÁSSICAS ICÔNICAS EM SÃO PAULO COM ITEM HISTÓRICO

No dia 24 de agosto, a Triumph Autostar será palco para celebrar a paixão por duas rodas, com exposição de uma das primeiras moto da marca e muita nostalgia.

Primeira Triumph, conhecida como Nº 1. (1902), projetada pelo engenheiro Mauritz Schulte

No dia 24 de agosto de 2024, a Autostar Triumph de São Paulo abrirá as suas portas para uma ação especial que promete encantar os amantes de motocicletas, especialmente aqueles que apreciam motos clássicas icônicas. Durante o evento, o público poderá conferir de perto modelos exclusivos, como uma das primeiras motos da marca, além de curtir a nostalgia das motocicletas que marcaram épocas. Os visitantes poderão aproveitar promoções em diversos setores da concessionária.

A programação do evento contará também com test rides, troca de óleo gratuita para motos Triumph, descontos em roupas e acessórios, e um café da manhã para os convidados.

Serviço
“Clássicas Icônicas” 
24 de agosto de 2024 (sábado) - 08:00 às 17:00
Triumph Autostar
Av. Nações Unidas, 17271, Santo Amaro, São Paulo/SP

Triumph

A Triumph Motorcycles Brazil é uma das 17 subsidiárias da empresa pelo mundo e conta com sede em São Paulo (SP) e fábrica em Manaus. A marca conta com  34 concessionárias no Brasil nas cidades de São Paulo (SP), Santos (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), São José dos Campos (SP), São José do Rio Preto (SP), Sorocaba (SP), Santo André (SP), Porto Alegre (RS), Caxias do Sul (RS), Brasília (DF), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Londrina (PR), Vitória (ES), Várzea Grande (MT), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Campo Grande (MS), Natal (RN), Manaus (AM), Itajaí (SC), São Luís (MA), Palmas (TO) e Recife (PE).

A Triumph possui o portfólio mais completo do mercado entre as marcas premium, oferecendo três pilares principais de produtos: Clássica, Adventure e Roadster.

Fundada em 1902, a Triumph Motorcycles comemorou 120 anos de fabricação em 2022. É uma empresa global, atuando diretamente em 13 países, por meio de suas filiais, e indiretamente em outros mercados, através de distribuidores independentes. A Triumph é a maior fabricante britânica de motos. O faturamento mundial da empresa gira em torno de R$ 3,5 bilhões e suas vendas no varejo superaram as 85.000 unidades no exercício financeiro de 2022.

No mundo todo, a Triumph possui cerca de 700 concessionárias e perto de 2.000 funcionários. A Triumph possui fábricas em Hinckley, Leicestershire (Inglaterra), e na Tailândia, além de instalações de CKD no Brasil e na Índia. A Triumph está sediada há mais de três décadas em Hinckley e produziu motos icônicas que misturam perfeitamente um projeto autêntico, personalidade, carisma e desempenho.

Este foco, inovação e paixão pela engenharia criaram hoje uma ampla variedade de motocicletas, adequadas para todos os motociclistas, incluindo a nova e impressionante Trident 660, a líder do segmento Tiger 900, a transcontinental Tiger 1200, a roadster com o maior motor produzido em série do mundo Rocket 3 R, a esportiva de alto desempenho Street Triple 765 RS, a imponente Scrambler 1200, e a lendária família Bonneville, incluindo a Bonneville Bobber, Street Twin, Street Scrambler, Speed Twin, e as icônicas Bonneville T120 e T100.

A Triumph Bonneville, notoriamente famosa por comemorar o recorde de velocidade terrestre da Triumph em 1956 em Bonneville Salt Flats, Utah (Estados Unidos), foi uma supermoto britânica original e vencedora de corridas, escolhida por motociclistas famosos do passado por sua ciclística, estilo e características lendárias. Atualizada com ainda mais desempenho e estilo icônico, combinados com a tecnologia voltada para o piloto moderno, a nova família Bonneville torna-se, na atualidade, a autêntica escolha clássica moderna.

História gloriosa nas pistas de competição

A Triumph possui um glorioso histórico em corridas, competindo e vencendo disputas em praticamente todas as categorias e modalidades do motociclismo esportivo. Desde a vitória do segundo TT da Ilha de Man, em 1908, passando pelo domínio das estradas e das pistas na Europa e na América nos anos 1960, até as conquistas de corridas recentes com a Triumph de 675 cc triplamente motorizada na vitória do Daytona 200, em 2014, a vitória do Supersports TT da Ilha de Man, de 2014, os títulos dos Supersports britânicos de 2014 e 2015, as corridas do World SuperSport, e, em 2019, com mais uma vitória no TT da Supersports da Ilha de Man, com Peter Hickman.

A lendária história da Triumph nas corridas continua com o fornecimento exclusivo de motores para o Campeonato Mundial de Moto2, desde o início da temporada de 2019. A Triumph fornece para todas as equipes o seu motor triplo de 765 cc ajustado para corridas, baseado no motor da Street Triple RS, líder da categoria. Ao redefinir a classe e quebrar recorde após recorde no ano inaugural, incluindo a primeira velocidade máxima da Moto2 superior a 300 km/h, a temporada de 2020 ficou ainda mais rápida com mais 11 recordes de voltas e sete vencedores diferentes em 15 corridas.

As atividades de corrida da Triumph são reforçadas por um retorno à British Superbike, em 2021, com uma equipe de corrida apoiada pela fábrica, a Dynavolt Triumph, no Campeonato Britânico de Supersport.

Em 2021, a Triumph anunciou sua entrada nos mundos do Motocross e do Enduro, bem como um novo esforço para participar de competições esportivas, com o compromisso de disputar campeonatos de alto nível nas categorias de Motocross e Enduro.

Em setembro de 2022,  a empresa anunciou a criação do histórico Triumph Racing Team, criado em parceria com Thierry Chizat-Suzzoni, um dos proprietários de equipes mais experientes e bem-sucedidas do esporte. A parceria colocará nas pistas duas das novas motos MX de 4 tempos de 250 cc da Triumph na classe MX2 de 2024 e terá ainda mais uma entrada na classe MXGP, de 450 cc, em 2025.

Sob a nova bandeira Triumph Racing, que cobrirá todas as atividades relacionadas a corridas da Triumph, incluindo as corridas de Moto2 e Supersport,  a parceria entre a Triumph e Thierry abrangerá uma estrutura e instalações de equipe já bem estabelecidas e altamente bem-sucedidas. Clique aqui e saiba mais.

Triumph
CB PR&MKT
 

MONTADORAS DISCUTEM O PAPEL DAS CONCESSIONÁRIAS EM PAINEL QUE ENCERRARÁ O 32º CONGRESSO & EXPOFENABRAVE

O 32º Congresso & ExpoFenabrave, que acontece nos dias 21 e 22 de agosto de 2024, terá como um dos destaques finais, o Painel "O Papel das Concessionárias na Visão das Montadoras", que reunirá executivos de montadoras dos segmentos de automóveis Airton Cousseau, Presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil; caminhões e ônibus, Alcides Cavalcanti, Diretor Executivo da Volvo Trucks Brasil; e Importadores Privados AL: motocicletas, Marcelo Langrafe, Diretor Comercial e CRM Honda South America Ltda e Moto Honda da Amazônia; e máquinas agrícolas, Rodrigo Junqueira, Vice-Presidente de Marketing e Vendas da AGCO do Brasil.

O Painel, moderado por Antonio Maciel Neto, ex-CEO da Ford e CAOA, será uma oportunidade para os congressistas ouvirem quais são, na avaliação das montadoras, as estratégias e caminhos para construir uma parceria de sucesso. Os executivos discutirão os fatores que contribuem para a satisfação de suas Redes, como suas empresas estão inovando para atender às necessidades das Concessionárias que representam suas marcas, bem como as iniciativas que estão adotando para garantir a excelência no suporte e no relacionamento, destes Concessionários, para que a satisfação alcance os Clientes.

"As Montadoras participantes deste painel foram destacadas por suas ações eficazes e compromisso com o sucesso de suas Redes. A palestra faz parte do compromisso da FENABRAVE de apresentar um modelo de Congresso que ajude a modernizar e integrar as estratégias dos diferentes atores do setor automotivo", afirma Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.

32º Congresso & ExpoFenabrave

O 32º Congresso & ExpoFenabrave, que acontecerá nos dias 21 e 22 de agosto de 2024, no São Paulo Expo, terá seis superworkshops e diversas apresentações nas Arenas de Conteúdo. O evento tem como patrocinadores másters: B3, Banco Honda, C6 Bank, GM Financial, Itaú, Safra Financeira, Santander, Volkswagen Financial Services e, como patrocinador ouro, o Consórcio Yamaha. São esperados cerca de 6,5 mil visitantes diários.

Além do Painel com os representantes das Montadoras, o evento terá palestras de Roberto Rodrigues, ex-Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que apresentará "O Poder do Agronegócio – Impacto no Setor de Veículos"; Waldemir Cambiucci, Diretor em Inovação e Tecnologias Emergentes na Microsoft, que discutirá "Novas Tecnologias: Inteligência Artificial – Oportunidades de Negócios para o Mercado da Distribuição de Veículos"; Miguel Gularte, CEO da BRF, que falará sobre "Marcas Fortes e Sucesso em Diferentes Canais de Venda"; Gabriel Galípolo, diretor de política monetária do Banco Central, que conduzirá a palestra "Tendências da Economia"; e Paulo Cardamone, CEO da Bright Consultoria, que apresentará "Tendências da Indústria Automobilística: Impactos nas Concessionárias".

O evento

O Congresso & ExpoFenabrave é o maior evento do Setor da Distribuição de Veículos na América Latina e sua organização é da empresa Expo&Co.

A curadoria de conteúdo permanece liderada por Antonio Maciel Neto, ex-CEO das montadoras Ford e CAOA e fundador da Academia CEO.

A Cerimônia de Abertura, programada para a manhã de 21 de agosto, contará com a presença de autoridades políticas e do setor automotivo.

Os Congressistas ainda poderão participar da Avant-Première (entre 18h e 20h) e, antes disso, das reuniões de suas respectivas Associações de Marca, se agendadas, no dia 20 de agosto.

Serviço
32° Congresso & ExpoFenabrave
21 e 22 de agosto
São Paulo Expo Convention Center – São Paulo (SP)
Clique aqui para mais informações.

32° Congresso & ExpoFenabrave
MCE Comunicação Estratégica

TAKAO PARTICIPA DA AUTOP COM LINHA COMPLETA DE PRODUTOS, PALESTRAS E EXIBIÇÃO DE MOTOR V8

Marca leva para Fortaleza o mais completo portfólio do segmento

A TAKAO, marca de componentes para motor comercializada exclusivamente pela Goop Distribuidora, e referência no mercado de reparação automotiva, é um dos principais expositores da Autop - Feira Nacional de Autopeças, Motopeças, Acessórios, Equipamentos e Serviços, que acontece entre 21 de 24 de agosto, em Fortaleza / CE. Para o evento na capital cearense, a empresa trará, além de sua extensa linha de produtos, uma programação de palestras, com conteúdos de interesse dos profissionais do setor. Assim como, a exibição do funcionamento de um motor V8 em corte, promete cativar a atenção dos visitantes.

O mercado do Norte/Nordeste é muito importante na estratégia de negócios da empresa, que aproveitará a ocasião para reforçar sua presença na região, como explica Luis Fernando Hartner, diretor de demanda e experiência do cliente: “Temos a preocupação de estarmos sempre próximos de nossos clientes e dos reparadores. E não poderia ser diferente num dos mercados automotivos que mais cresce no país, como o do Nordeste. Participar da Autop nos dá a oportunidade de estreitarmos esse relacionamento e fortalecermos ainda mais nossa marca, nossos produtos e serviços”.

Única marca, no mercado nacional, que oferece um portfólio completo de componentes internos de motor, para 95% da frota circulante do país, a TAKAO terá em destaque sua nova assinatura: “Só a TAKAO completa seu motor. PEÇA POR PEÇA”. Com isso, pretende reforçar o seu principal diferencial em relação aos concorrentes, como explica o executivo: “A TAKAO é a única companhia no mercado de reposição que pode oferecer um conjunto completo de peças para a montagem de um mesmo motor, pois ter um único fornecedor proporciona mais eficiência, com comodidade e agilidade na execução dos serviços”. Com um índice de retorno em garantia de 0,20%, a marca está entre as mais confiáveis do segmento. Entre os componentes apresentados no estande estão linhas de pistões, anéis, retentores, juntas de cabeçote e comando de válvulas.

A realização de palestras será outra atração prevista ao público visitante. Estão programadas apresentações com o tema “Motor 3 cilindros. Vantagens, desafios e soluções”, que serão realizadas pelo especialista técnico Felipe Firmo, sobre os aspectos técnicos relacionados à configuração, funcionamento e manutenção dessa classe de motores. “Nos preocupamos em oferecer uma experiência rica e abrangente ao público que nos visita nas feiras e eventos que participamos. Isso inclui a realização de treinamentos e palestras, com temas de interesse do mercado e que agreguem conhecimento à sua atividade.”, complementa Hartner.

Programação das palestras:
Dia 21/08/24 (quarta-feira) – às 18h.
Dia 22/08/24 (quinta-feira) – às 17h.
Dia 23/08/24 (sexta-feira) – às 18h.
Dia 24/08/24 (sábado) – às 16h.

TAKAO na Autop
Centro de Eventos do Ceará 
Av. Washington Soares, 999 – Fortaleza/CE
Avenida A
Estande 18

Outra atração tradicional nas participações da TAKAO em feiras automotivas é a exibição de seu motor V8, em corte, que demonstra visualmente e em tempo real, aspectos do funcionamento de um motor a combustão. Com revestimento em policarbonato, é possível conferir a operação dos componentes da câmara de combustão, durante a queima dos gases em seu interior.  As demonstrações, bastante impactantes, estão programadas para acontecer de hora em hora.

A TAKAO, é a marca para componentes para motor, comercializada exclusivamente pela Goop Distribuidora, empresa com 22 anos de tradição no mercado do aftermarket automotivo. De capital 100% nacional, está entre as três marcas de componentes para motor mais lembrada pelos mecânicos. Atende 95% da frota circulante, com mais de 8.000 itens, dispostos em 23 famílias de produtos para aplicação em automóveis, picapes, comerciais leves e vans. Conta com 17 centros de distribuição, localizados estrategicamente em 12 estados e 17 diferentes cidades. Essa estrutura permite atender à demanda dos clientes com agilidade e pontualidade em todo o território nacional. 

TAKAO
Grupo Printer Comunicação

GWM BRASIL REALIZA ENTREGA DO PRIMEIRO CARRO POR ASSINATURA

A GWM Brasil realizou a entrega do primeiro carro contratado pelo recém-lançado serviço de assinatura da marca, o Assinatura GWM. O cliente Marcos Oliveira, de Mogi das Cruzes (SP), recebeu as chaves do seu Haval H6 HEV2, que foi locado por 36 meses, das mãos do diretor de Vendas e Desenvolvimento de Rede da GWM Brasil, Alexandre Oliveira, durante o Festival Interlagos, que se encerrou no último domingo.

e/d: Alexandre Oliveira, diretor de Vendas e Desenvolvimento de Rede da GWM Brasil; Marcos Oliveira, cliente da marca; e Ricardo Paradeda, gerente de Vendas Corporativas da GWM Brasil.

“Estava em busca de um veículo híbrido, por conta da economia de combustível, e que fosse zero-quilômetro, por causa da garantia de fábrica. No comparativo com outras marcas, o GWM se destacou pelo preço competitivo e, principalmente, pela quantidade de equipamentos disponíveis. Fechei o contrato sem ter feito test-drive”, enfatiza Marcos.

Inicialmente disponível para a linha Haval H6, a Assinatura GWM oferece planos de 12, 24, 36 ou 48 meses, com quilometragem mensal de 1.000, 1.500, 2.000, 2.500 ou 3.000 km.  E o serviço pode ser contratado digitalmente, pelo site oficial da GWM Brasil. “A experiência online com a GWM também foi excelente. Em menos de 24 horas o negócio estava fechado. E a entrega do carro foi feita em 5 dias”, elogia.

“A assinatura é mais uma forma de usufruir a experiência de veículo GWM. Ela é ideal para aqueles clientes que buscam a comodidade de não se preocupar com todo o processo de providenciar a compra, documentação, seguro e manutenção. É para um novo tipo de cliente, que valoriza mais o uso do que a posse do veículo”, explica Alexandre Oliveira.

Os planos têm preços bastante competitivos em relação ao mercado: a partir de R$ 4.389, para o GWM Haval H6 HEV2. Esse valor coloca o Haval H6 na mesma faixa de preços de carros menores a combustão e com menor nível de equipamentos.

Além disso, ao adquirir a assinatura, o cliente fica isento de seguro, manutenção ou impostos, pois tudo já está incluído no valor pago mensalmente na prestação. Os clientes da Assinatura GWM também recebem os benefícios do Pacote Tranquilidade: recompra garantida, Tomorrow Assistance por dois anos, tag de pedágio GWM da Veloe com isenção de mensalidade por 12 meses, pacote de conectividade com 3 GB por mês por dois anos e, por fim, a Proteção Total da bateria do sistema híbrido por dois anos, além da garantia de fábrica de oito anos para a bateria (ou 200.000 km) e garantia de cinco anos para o veículo, sem limite de quilometragem.

Inovador, o programa proporciona diversas facilidades para o cliente ao permitir que a jornada digital seja a mesma para a compra ou a assinatura do veículo, pelo site oficial da GWM Brasil. Além disso, a montadora trouxe parceiros especializados no setor de locação para cuidar de toda a parte operacional, os quatro maiores do Brasil: Localiza, Unidas, Movida e LM.

GWM - Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

KIA BRASIL É PATROCINADORA DE TRÊS ETAPAS DO ATP CHALLENGER TOUR

A Kia Brasil fechou o patrocínio de três etapas do ATP Challenger Tour, que acontecerão em Campinas (SP) - ATP Challenger 100 - de 13 a 20 de outubro de 2024, na Sociedade Hípica de Campinas; em Curitiba (PR) - ATP Challenger 100 - de 20 a 27 de outubro de 2024, no Graciosa Country Club; e em Piracicaba (SP) - ATP Challenger 75 - no início de 2025, com data ainda a definir, no Clube Cristóvão Colombo.

O ATP Challenger Tour é uma série de torneios internacionais de tênis profissional masculino, que permite aos jogadores ganhar pontos no ranking suficientes para tentar entrar no nível dos torneios ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).

A premiação e os pontos ao campeão nas etapas de Campinas e Curitiba serão de US$ 133.250 e 100 pontos em cada. Já na etapa de Piracicaba, serão de US$ 82.000 e 75 pontos.

Nos últimos dois anos, a Kia Brasil patrocinou também o Rio Open - ATP 500 e lançou uma edição especial, o Kia Niro Rio Open Limited Edition, em comemoração aos 10 anos do maior torneio de tênis da América do Sul, celebrado em fevereiro deste ano. Para 2025, a marca já está com patrocínio confirmado para o evento.

“A Kia sempre colocou as pessoas em movimento, inspirando-as a perseguirem seus objetivos e fazerem coisas que amam e lhes fazem bem. Por isso, sempre foi uma grande incentivadora do esporte. E o tênis é há décadas um importante território da marca globalmente, seja com o patrocínio ao Australian Open ou ao tenista e embaixador Rafael Nadal”, afirma Gustavo Gandini, diretor de Operações da Kia Brasil. “Estamos certos de que com os patrocínios ao Rio Open e às etapas do ATP Challenger Tour, continuaremos a incentivar o esporte e o tênis".

A Kia é uma marca de mobilidade global com a visão de criar soluções de mobilidade sustentável para consumidores, comunidades e sociedades em todo o mundo. Fundada em 1944, a Kia fornece soluções de mobilidade há mais de 75 anos. Com 52.000 funcionários em todo o mundo, presença em mais de 190 mercados e fábricas em seis países, a empresa comercializa cerca de três milhões de veículos por ano. No Brasil, a Kia está presente desde 1992 por meio da distribuição do Grupo Gandini, que já comercializou cerca de 450 mil veículos da marca no país e conta atualmente com cerca de 70 concessionárias em todo o território nacional. A Kia está liderando a popularização de veículos híbridos e elétricos e desenvolvendo uma gama crescente de serviços de mobilidade, incentivando milhões de pessoas em todo o mundo a explorar as melhores maneiras de se locomover. O slogan da marca ‘Movement that inspires’ reflete o compromisso da Kia de inspirar os consumidores por meio de seus produtos e serviços.

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

terça-feira, 13 de agosto de 2024

IVECO GROUP DESTACA INOVAÇÃO E O POTENCIAL DE SETE LAGOAS EM MAIS UMA EDIÇÃO DA FECONEX

S-Way, Guarani e motor F1C, fabricados pelas marcas IVECO, IDV e FPT Industrial no município, serão expostos na feira, realizada entre 14 e 17 de agosto.

Guarani, blindado do Exército Brasileiro produzido pela IDV.

Imagine ver a vanguarda da tecnologia e a capacidade da engenharia mineira juntos sob um mesmo teto. Na Feconex 2024, realizada entre os dias 14 e 17 de agosto, em Sete Lagoas (MG), isso se tornará realidade. Com presença consolidada no município há 25 anos, o Iveco Group confirma participação na 3ª edição da Feira de Negócios de Sete Lagoas, exibindo três de seus principais produtos fabricados localmente e reforçando todo o potencial da indústria de Sete Lagoas.

“Temos muito orgulho de Sete Lagoas, cidade que nos recebeu de braços abertos há 25 anos. Estamos muito satisfeitos em participar da Feconex mais uma vez e apresentar produtos que foram desenvolvidos pela nossa engenharia e que são produzidos aqui”, diz Eduardo Freitas, diretor de Relações Institucionais para a América Latina do Iveco Group. “Ao mostrar nossos produtos fabricados aqui, promovemos tecnologia e inovação, ressaltamos a importância da força de trabalho local e, acima de tudo, mostramos todo o potencial que existe em Sete Lagoas e nosso desejo de seguir crescendo. Temos orgulho de fazer parte da história da cidade”, acrescenta.

Ao longo dos quatro dias de evento, os visitantes da feira poderão ver de perto três dos principais produtos fabricados no Complexo Industrial do Iveco Group em Sete Lagoas, representantes da força e da diversidade de atuação da empresa no mercado brasileiro. S-Way, melhor caminhão pesado já fabricado pela IVECO no Brasil, Guarani, blindado do Exército Brasileiro produzido pela IDV, e F1C, consagrado motor concebido pela FPT Industrial. “Escolhemos esses produtos para mostrar a diversidade do que é feito aqui e comercializado no Brasil e no exterior. A Feconex é uma plataforma para destacar a excelência dos produtos concebidos com mão de obra local”, ressalta Eduardo Freitas.

Mercado de trabalho e oportunidades de negócios

Além da exposição de produtos, o Iveco Group participará de atividades focadas no mercado de trabalho e em novas oportunidades de negócios. Nos dias 15 e 16 de agosto, estudantes das escolas de Engenharia de Sete Lagoas poderão conhecer mais sobre a empresa, explorar suas áreas de atuação e se candidatar a estágios e empregos durante a Job Fair. A iniciativa demonstra o compromisso do grupo com o desenvolvimento de novos talentos e a criação de oportunidades de carreira.

O Iveco Group também será uma das empresas-âncora da Rodada de Negócios, cujo objetivo é promover discussões e fomentar novas oportunidades de negócios para fortalecer a economia do município. “Participar dessa rodada é crucial para fortalecer laços com a comunidade empresarial local e identificar novas parcerias estratégicas que beneficiem a economia regional”, afirma Reinaldo Silva, gerente de Compras do Iveco Group.

Serviço
Feconex 2024
De14 a 17 de agosto - das 14h às 22h
Job Fair: 15 e 16/8, das 13h às 15h30
Rodada de Negócios: 15/8, das 10h às 13h30
Estacionamento da Arena do Jacaré
Acesso: R$ 10 (por dia) com credenciamento no local

Iveco Group N.V. (MI: IVG): lugar de pessoas e marcas únicas que impulsionam seus negócios e a missão de promover uma sociedade mais sustentável. As oito marcas são, cada uma, uma força importante em seus negócios específicos: IVECO, pioneira de veículos comerciais que projeta, fabrica e comercializa caminhões pesados, médios e leves; FPT Industrial, líder global em uma vasta gama de tecnologias avançadas de powertrain nos setores de agricultura, construção, marítimo, geração de energia e veículos comerciais; IVECO BUS e HEULIEZ, marcas de ônibus de transporte de massa premium; IDV, para equipamentos altamente especializados de defesa e proteção civil; ASTRA, líder em veículos pesados de grande porte para pedreiras e construção; MAGIRUS, o fabricante de equipamentos e veículos de combate a incêndios de renome na indústria; e IVECO CAPITAL, o braço financeiro que apoia todos eles. O Iveco Group emprega mais de 36 mil pessoas em todo o mundo e possui 20 unidades industriais e 29 centros de Pesquisa e Desenvolvimento. Na América Latina, está presente no Brasil (no Estado de Minas Gerais) e na Argentina (em Córdoba), onde reúne aproximadamente 4.000 colaboradores.

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

CAMINHÃO ELÉTRICO MERCEDES-BENZ eACTROS 600 CONCLUI PERCURSO DE 15.000 QUILÔMETROS PELA EUROPA COM SUCESSO

Viagem de desenvolvimento do caminhão Mercedes-Benz Actros elétrico à bateria durou 45 dias, passando por 22 países.


A Mercedes-Benz Trucks cruzou com sucesso a linha de chegada do “eActros 600 European Tour”. Após uma viagem do caminhão totalmente elétrico por 45 dias em um total de 22 países, os dois protótipos do Mercedes-Benz eActros 600, já próximos da produção em série, chegaram de volta à Wörth am Rhein com mais de 15.000 quilômetros rodados. 

Em números exatos, os veículos percorreram 15.269 e 15.939 quilômetros durante este período e concluíram a viagem com peso bruto total combinado de 40 toneladas. Ao longo da rota, os desenvolvedores da Empresa carregaram os dois caminhões exclusivamente em pontos públicos de recarga.

Podemos olhar para trás e ver quase sete semanas de experiências e encontros emocionantes que nos permitiram coletar muitos insights valiosos”, afirma Dr. Christof Weber, chefe de Testes Globais da Mercedes-Benz Trucks. “Uma viagem monumental como essa exige preparação e planejamento meticulosos, especialmente com relação ao carregamento em infraestrutura pública. Mesmo que nossas experiências com paradas para recarga tenham variado muito em alguns casos, ficou claro que o transporte de longa distância com bateria elétrica é viável. Os 500 km de autonomia sem recarga intermediária do eActros 600 sempre foi um fator confiável de planejamento”.

O percurso foi acompanhado por cerca de 30 jornalistas de 20 países europeus, com a maioria deles até assumindo o volante do eActros 600. “Gostaria de agradecer em especial aos colegas que organizaram e deram suporte a essa viagem e que trouxeram os caminhões sãos e salvos de volta a Wörth – incluindo muitos representantes da mídia que estiveram permanentemente com nossa equipe de testes durante todo o percurso”, complementa Weber.

A Mercedes-Benz Trucks fornecerá informações sobre as percepções e os resultados específicos do “eActros 600 European Tour 2024” como parte do IAA Transportation em Hanover, no próximo mês de setembro.

Pontos mais ao Norte e mais ao Sul da Europa foram destaques do percurso

O percurso começou oficialmente em Frankfurt, na Alemanha, no dia 11 de junho deste ano. Depois de viajar para o Norte, passando por Alemanha, Dinamarca e Suécia, os dois caminhões chegaram ao primeiro grande destaque da etapa, o Cabo Norte na Noruega, bem na hora do solstício de verão, que é o ponto mais ao Norte da Europa e que pode ser alcançado por estrada.

A partir do final de junho, o comboio seguiu em direção ao Sul, passando por Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Eslovênia, Itália, França e Espanha. Depois de uma parada em Tarifa, na Espanha – o lugar mais ao Sul da Europa Continental, que também marcou o próximo grande destaque do percurso – a viagem mais uma vez tomou a direção Norte, no caminho de volta à Alemanha, passando ainda por Portugal, França, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

Ampla variedade de rotas e atenção ao consumo de energia

Com o “eActros 600 European Tour 2024”, o objetivo da Mercedes-Benz Trucks é adquirir ampla experiência numa grande variedade de rotas com diferentes topografias e zonas climáticas, além da atenção com o consumo de energia. A Empresa pretende compartilhar essas descobertas com os clientes interessados.

A alta capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora  e um novo eixo de acionamento elétrico eficiente, desenvolvido internamente, permitem que o eActros 600 atinja uma autonomia de 500 quilômetros  sem carregamento intermediário.

eActros 600

Cerca de 60% das viagens de longo percurso dos clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa têm menos de 500 quilômetros, o que significa que uma  infraestrutura de recarga  na garagem e nos pontos de carregamento e descarregamento é o suficiente nesses casos. Para todos os outros usos, a contínua expansão da infraestrutura pública de recarga é essencial para viabilizar os transportes de longa distância em caminhões elétricos pela Europa.

Além da carga em “CCS” com até 400 kW, o eActros 600 posteriormente será habilitado para fazer recargas em megawatts “MCS”. Em abril deste ano, os desenvolvedores da Mercedes-Benz Trucks conseguiram, pela primeira vez, fazer a carga de um protótipo do eActros 600 em um posto de recarga com potência de um megawatt no Centro de Desenvolvimento e Testes da fábrica de Wörth am Rhein. Os clientes poderão encomendar uma pré-instalação para esse tipo de recarga MCS. Assim que a tecnologia MCS ficar disponível e padronizada em todos os fabricantes, está previsto que sejam instaláveis nos primeiros modelos do eActros 600. As baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos em um posto de recarga apropriado com uma potência de cerca de um megawatt.

Em termos visuais, o eActros 600 se caracteriza por um design essencialmente novo, com linhas claras e formato aerodinâmico. Quando se trata de rentabilidade para os operadores de frota, o caminhão elétrico foi projetado para estabelecer novos padrões no longo prazo, substituindo a maioria dos caminhões a diesel no importante segmento dos transportes de longo percurso. O conceito dos transportes elétricos à bateria para longo percurso da Mercedes-Benz Trucks é oferecer aos clientes uma solução completa, que envolve a tecnologia do veículo, consultoria, infraestrutura de recarga e serviços.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

TOYOTA DO BRASIL CELEBRA PARCERIA COM COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO EM EVENTO EM SÃO PAULO

Fabricante forneceu aos atletas kits contendo pochetes, bolsas e necessaires confeccionados pelas costureiras do Projeto ReTornar

A Toyota do Brasil promoveu a entrega simbólica de 550 kits com bolsas, pochetes e necessaires para os atletas que representarão o Brasil nos Jogos Paralímpicos Paris 2024. O evento aconteceu na segunda-feira (12) na sede do Comitê Paralímpico em São Paulo, antes do embarque dos atletas para a competição. O projeto une o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a fabricante e o Projeto ReTornar. A ideia é transformar a necessidade em utilidade e sustentabilidade, com a criação de materiais indispensáveis na rotina de um atleta.

A parceria visa não apenas fornecer equipamentos essenciais para os atletas, mas também promover a sustentabilidade e a responsabilidade social. As bolsas, pochetes e necessaires foram desenhadas por Lucas Julião, atleta de esgrima em cadeira de rodas e designer do CPB e cuidadosamente desenvolvidas pelos grupos de costura de Indaiatuba (Cooperativa Uni Arte Costura) e Sorocaba (Associação Social Comunidade de Amor - ASCA) para atender às necessidades dos atletas paralímpicos, garantindo praticidade e funcionalidade durante os Jogos, em Paris.

O evento simboliza mais um ponto de união entre a Toyota do Brasil e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) por meio do conceito de economia circular, enfatizando a importância de práticas sustentáveis e a reciclagem de materiais. O projeto ReTornar, que integra esses conceitos, será representado durante a cerimônia, reforçando a parceria em prol de um futuro mais sustentável.

Agenda ESG

A Toyota do Brasil vem intensificando seus esforços para promover a economia circular. Apoiar o Comitê Paralímpico Brasileiro é uma das ações estratégicas da companhia que reforçam o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. A montadora e sua cadeia de fornecedores são ativas em doações de itens de produção que seriam descartados, por exemplo, antigos uniformes, tecidos automotivos, airbags e cintos de segurança.

Dos resíduos, são produzidos, dentre outros itens, roupinhas para pet, capas para notebook e mochilas. A venda dos produtos gera trabalho e renda para as costureiras. Unindo sustentabilidade e empoderamento feminino, o ReTornar já reutilizou mais de 24 toneladas de resíduos e impactou mais de 1.700 pessoas diretamente.

“O apoio à nossa delegação inspira a sociedade, reconhece e valoriza o atleta paralímpico e estimula a diversidade e o potencial empoderador do esporte. Cada atleta receberá uma bolsa contendo, além da nossa torcida como brasileiros, itens preparados com materiais reciclados, simbolizando a união da sustentabilidade com o incentivo ao esporte”, explica Roberto Braun, Diretor de comunicação e Presidente da Fundação Toyota do Brasil.

Para Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, o investimento de patrocinadores vai muito além do simples apoio monetário. “Ele representa a crença no potencial dos atletas com deficiência e na importância do esporte como uma ferramenta de inclusão e transformação social. Assim, damos as melhores condições de treinamento, equipamentos de última geração e a oportunidade de mostrar todo o potencial das pessoas com deficiência”, conclui o ex-atleta, eleito melhor jogador do mundo de futebol de cegos, bicampeão paralímpico (Atenas 2004 e Pequim 2008) e presidente do CPB desde 2017.

Parceria mundial com Comitê Paralímpico Internacional (CPI)

Durante os jogos, a companhia fornecerá soluções de mobilidade sustentável para os atletas, oficiais, voluntários, mídia credenciada e espectadores, com foco em inclusividade, sustentabilidade e mobilidade para todos – valores compartilhados pela Toyota, COI, CPI e pelo Comitê Organizador de Paris 2024 para os Jogos Paralímpicos.

Para isso, oferecerá produtos de mobilidade pessoal e em grupo que são projetados para permitir facilidade de movimento para todos. Para usuários de cadeira de rodas, a Toyota fornecerá puxadores de cadeira de rodas elétricos. Cinquenta deles estarão disponíveis durante Paris 2024 na vila dos atletas. Além disso, mais 150 estarão disponíveis durante a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos para garantir que os atletas em cadeiras de rodas tenham fácil acesso para participar desse evento único.

Para garantir acesso justo e fácil a essas soluções de micromobilidade pessoal na Vila Paralímpica, a Toyota as oferecerá como um serviço de mobilidade compartilhada alimentado pelo aplicativo móvel KINTO Share. A empresa também oferecerá cerca de 250 Veículos de Transporte de Pessoas Acessíveis (APM) com emissão zero de escape.

Os APMs da Toyota são projetados para apoiar todos os atletas, bem como organizadores, voluntários e espectadores com deficiências físicas, incluindo usuários de cadeira de rodas. Eles serão utilizados para transportar pessoas, mercadorias e alguns serão designados como veículo de socorro para emergências. Os APMs operarão principalmente dentro das zonas de segurança de Paris 2024, tornando realidade a visão da Toyota de “Mobilidade para Todos”.

A Toyota também fornecerá 150 veículos elétricos com bateria acessível para cadeiras de rodas Toyota Proace Verso para apoiar a mobilidade dos membros da família paralímpica em cadeiras de rodas. Após o evento, todos os veículos permanecerão na região de Paris, onde serão utilizados para fornecer serviços de transporte pessoal especializado para pessoas em cadeiras de rodas.

Toyota do Brasil
Giusti Creative PR