sexta-feira, 23 de agosto de 2024

VOLKSWAGEN DO BRASIL INVESTE R$ 13 BILHÕES NO ESTADO DE SÃO PAULO

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (23) em evento realizado na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), com a presença de autoridades governamentais, colaboradores e parceiros de negócios. 

O aporte regional é parte dos investimentos de R$ 16 bilhões da Volkswagen no Brasil até 2028. No evento, a Volkswagen também anunciou que as fábricas Anchieta e Taubaté serão pioneiras no setor automotivo a ter biometano em sua matriz energética, que permite reduzir em até 99% as emissões de CO2 em parte do processo produtivo, se comparado à alternativa fóssil. Além disso, a Volkswagen concedeu em comodato 65 carros para treinamento de resgate do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

O investimento de R$ 13 bilhões nas unidades paulistas, até 2028, permitirá à fábrica Anchieta receber dois veículos inéditos. A unidade de Taubaté contará com um automóvel inédito 100% desenvolvido no Brasil. A fábrica de motores de São Carlos receberá um novo propulsor ainda mais inovador e eficiente para veículos híbridos. Esses modelos integram a nova ofensiva de produtos da Volkswagen do Brasil, que lançará 16 veículos até 2028, com destaque para a estreia dos híbridos, além de novidades em 100% elétricos e Total Flex. A Volkswagen também terá uma nova plataforma inovadora, tecnológica, flexível e sustentável (projeto MQB Hybrid). A nova ofensiva já teve dois lançamentos: o Novo T-Cross, o SUV mais vendido do Brasil, produzido em São José dos Pinhais (PR), e a Nova Amarok, fabricada em General Pacheco, na Argentina.

“O Estado de São Paulo é fundamental na estratégia de negócios da Volkswagen do Brasil e parceiros. A nossa cadeia de suprimentos paulista conta com 530 fornecedores diretos e indiretos dos quais compramos R$ 13 bilhões por ano, representando 49% das aquisições da marca no País. Além disso, no Estado de São Paulo, temos a maior quantidade de concessionárias Volkswagen, sendo 123 lojas, que representam 26% da cobertura da Rede VW em todo o Brasil. O volume de vendas de modelos VW no Estado de São Paulo também é o maior do País, com 46% dos emplacamentos”, afirma Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen América do Sul.

“A Volkswagen do Brasil é protagonista do novo ciclo de investimentos do setor automotivo brasileiro com o aporte robusto de R$ 16 bilhões até 2028. Desse total, R$ 13 bilhões serão aplicados em nossas três fábricas paulistas, que recebem projetos inovadores, inéditos, com foco em descarbonização e fundamentais em nossa ofensiva de 16 novos veículos até 2028. Hoje, as fábricas Anchieta, em São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos e o Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo somam 10 mil empregos diretos e 100 mil empregos indiretos, movimentando a economia do Estado de São Paulo, onde a Volkswagen iniciou sua história de sucesso há 71 anos”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

Foi em São Bernardo do Campo que a Volkswagen iniciou sua expansão global, pois a unidade Anchieta, inaugurada em 1959, foi a primeira fábrica da marca fora da Alemanha. A história da Volkswagen no Brasil, no entanto, teve início em 1953, em um galpão no bairro Ipiranga, em São Paulo.

Volkswagen investe em Engenharia de excelência para Desenvolvimento do Produto

No Estado de São Paulo, a Volkswagen do Brasil conta com seu Centro de Design e Engenharia na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, que também receberá parte dos investimentos. A Volkswagen do Brasil foi a primeira a fundar, em 1965, um centro de desenvolvimento de veículos, desde o design até o início da produção, fora da Matriz, na Alemanha.

Com a mais alta tecnologia e inovação, a área conta com quase 1.000 profissionais que atuam na Engenharia das fábricas Anchieta, Taubaté e Pacheco (Argentina), sendo que neste ano foram contratados mais de 100 engenheiros e engenheiras para reforçar o time de Inovação e Tecnologia.

O centro conta com 85% de competências locais para o desenvolvimento de produtos globais, sendo o único da Volkswagen com competências para motores Total Flex. No Estado de São Paulo, o desenvolvimento sustentável e tecnológico de veículos também é garantido por meio de parcerias com universidades, por exemplo, para biocombustíveis e etanol, com a Unicamp, USP e UFABC; para materiais sustentáveis e fibras naturais, com a Unesp; e para tecnologias, com o Instituto Eldorado, além de outras parcerias com Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica, contando com aproximadamente 150 colaboradores parceiros para desenvolvimento de novas tecnologias.

O Centro de Design e Engenharia conta com laboratórios avançados na Anchieta, entre os quais dinamômetros, crash-test, oficinas de protótipos, laboratório de virtualidade com realidade virtual e aumentada, câmara de intemperismo, hidropulsadores, simuladores e UX (Experiência do Usuário). Dessa forma, a Anchieta é um complexo industrial completo, com centro de pesquisa, planejamento, desenvolvimento de novos produtos, produção e testes com a mais alta tecnologia e inovação. Além disso, a Volkswagen conta com um Campo de Provas, em Taubaté.

O Centro de Design e Engenharia da Volkswagen também foi responsável por pioneirismos que revolucionaram a indústria automotiva como:
• 1988: o Gol GTI, primeiro modelo brasileiro com injeção eletrônica.
• 2000: lançamento do motor 1.0l Turbo 16V com 112 cv e 15,8 kgfm com injeção direta. A Volkswagen foi a primeira marca a introduzir motores turbo no mercado brasileiro no Gol e Parati.
• 2003: 1º motor Total Flex, com o Gol 1.6l Total Flex. A tecnologia revolucionou o setor ao permitir o uso de gasolina, etanol ou a mistura de ambos em qualquer proporção.
• 2003: Fox, modelo 100% desenvolvido no Brasil e 1º carro com posição de sentar alta. Também foi exportado para a Europa.
• 2013: up! introduziu o motor 1.0l TSI com 3 cilindros.
• 2020: Nivus foi o primeiro veículo totalmente desenvolvido na Região América do Sul a ser também fabricado e comercializado na Europa, com o nome Taigo. O Nivus foi o primeiro modelo da Volkswagen a trazer o sistema de infotainment VW Play, desenvolvido na região, que virou referência no mercado, é exportado para mais de 70 países e está disponível em seis idiomas. O Nivus também inovou ao ser o primeiro modelo desenvolvido sem o uso de protótipos físicos nas fases iniciais de desenvolvimento, apenas virtuais.

Engenharia Volkswagen conta com o mais avançado simulador solar do Grupo Volkswagen nas Américas

A Engenharia da Volkswagen do Brasil inaugurou em 2024 o mais avançado equipamento de simulação de radiação solar para avaliação de veículos e de componentes automotivos. Localizado no centro de testes de intemperismo da Anchieta, o simulador conhecido como SoLiSi (Sonnenlichtsimulation – Sala de Simulação de Luz Solar) foi projetado para simular a radiação solar desde o nascer até o pôr-do-sol, em condições ambientais de temperatura e umidade relativa controladas.

O equipamento foi projetado para realizar dois testes distintos: o intemperismo e o envelhecimento de peças - esse último, imprescindível para a realização de testes funcionais de componentes. Com isso, testes que poderiam durar períodos de até 1 ano, agora foram otimizados e são realizados em 25 dias.

Com o SoLiSi, a Engenharia da Volkswagen do Brasil entrou em uma nova era de desenvolvimento, possibilitando inúmeras inovações, com a certeza de oferecer a melhor qualidade, agilidade e maior segurança nos produtos da marca.

Sustentabilidade e inovação no desenvolvimento de veículos

Em linha com a estratégia global Way to Zero, da Volkswagen, que estabelece a neutralidade de carbono até 2050 no mundo, a Volkswagen do Brasil foi escolhida para receber o avançado Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Way to Zero Center, inaugurado em 2022 na Anchieta, para o desenvolvimento de tecnologias com baixa emissão de CO2 para veículos. O time do Way to Zero Center avalia em conjunto com outras áreas, tecnologias com o melhor compromisso para o impacto ambiental, bem como sua viabilidade, além de contar com parcerias com universidades, institutos e empresas.

Pioneira em segurança veicular no Brasil, a Volkswagen implantou seu Laboratório de Segurança Veicular em 1971 e realizou o primeiro crash-test na América Latina. O laboratório é localizado na fábrica Anchieta, sendo referência no Grupo Volkswagen. Na Anchieta também está o Laboratório de Emissões Veiculares da Volkswagen do Brasil, que foi o primeiro do gênero a ser inaugurado no País, em 1977.

A Ferramentaria da Volkswagen do Brasil, na fábrica Anchieta, é referência em qualidade, produtividade e alta capacidade técnica há mais de 65 anos no País. Com vocação empreendedora, a área forneceu ferramentas para a produção do SUVW Taos na Argentina e México. Também produziu ferramentas para a Alemanha – incluindo os 100% elétricos VW ID.4 e ID.3 –, México, Argentina, China e Hungria e dispositivos de solda para países como México e Argentina.

A Volkswagen do Brasil conta também com Laboratórios de Realidade Virtual e Aumentada para apoio, de forma inovadora e totalmente digital, no desenvolvimento de novos veículos, criação de protótipos virtuais, avaliações funcionais e visuais combinando elementos físicos e virtuais e de postos de trabalho ergonômicos para o processo produtivo. Nos laboratórios são feitas simulações em ambiente digital, otimizando processos, reduzindo custos e alcançando a excelência. Dessa forma, quando são construídos fisicamente, os veículos de desenvolvimento ou postos de trabalho já foram validados anteriormente no ambiente digital, garantindo assertividade.

Processo sustentável: Anchieta e Taubaté serão pioneiras no uso de biometano

Com a sustentabilidade em seu DNA, as fábricas Anchieta e Taubaté serão as pioneiras no setor automotivo a ter biometano (gás natural renovável) em sua matriz energética. A ação inovadora é parte da estratégia global de descarbonização da Volkswagen, Way to Zero, que tem como meta a neutralidade de carbono até 2050 no mundo.

A partir de 2024, as duas fábricas vão receber 1,35 milhões de m³ de biometano por ano, porém a partir de 2027 a Volkswagen chegará ao pico de fornecimento de 8,1 milhões de m³ por ano, sendo 6,5 milhões para a Anchieta e 1,6 milhão para Taubaté, fornecidos pela Raízen. O volume de biometano adqurido será destinado principalmente ao processo produtivo da Pintura de carrocerias das duas fábricas, permitindo redução de até 99% nas emissões de CO2 nesse processo, se comparado à alternativa fóssil.

Volkswagen concede 65 carros em comodato para o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo

A relação da Volkswagen com o Estado de São Paulo vai muito além da industrial e econômica, incluindo o compromisso social. Por isso, a empresa está concedendo em comodato 65 carros ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo para serem utilizados em treinamentos de resgate de vítimas em acidentes de trânsito.

Esse é um compromisso comum, entre a Volkswagen e o Governo do Estado de São Paulo, em prol da população.

VW é a marca que mais cresce em volume de vendas e líder nos principais segmentos

A Volkswagen do Brasil é a marca que mais cresce em volume de vendas no País. De janeiro a julho de 2024, a Volkswagen entregou 204.565 unidades, um crescimento de 13,7% em relação ao mesmo período do ano passado (179.992).

Além disso, a Volkswagen é líder nos segmentos mais importantes do mercado brasileiro: SUVs e hatches. No segmento dos SUVs, o de maior volume, a Volkswagen é líder com toda sua família SUVW, formada pelo Novo T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan, que já venderam 89.970 unidades neste ano.

Da família, o T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil, com mais de 43 mil unidades entregues neste ano. O modelo acaba de ganhar uma renovação importante. O Novo T-Cross chegou em junho às concessionárias Volkswagen arrasando quarteirões. Apenas no primeiro fim de semana de vendas, teve 2.061 pedidos. O sucesso reforça a preferência dos brasileiros pelo Novo T-Cross, que também será exportado para 17 países da América Latina, entre os quais Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

A liderança da Volkswagen no segmento de hatches, o segundo de maior volume do mercado, é garantida pelo Polo, que também é o carro de passeio mais vendido do Brasil, com mais de 78 mil unidades entregues neste ano. O sucesso é tanto que a Volkswagen lançou em 2024 duas novas versões do Polo: Polo Robust, voltado para o mercado agro, e o Polo Rock in Rio, uma série especial em homenagem ao maior festival de música e entretenimento do mundo, que completa 40 anos em 2024 e será patrocinado pela 5ª vez pela Volkswagen.

Unidades paulistas fabricaram mais de 22 milhões de veículos e 13,7 milhões de motores

Em 71 anos de Brasil, a Volkswagen é a maior fabricante de automóveis do País, com mais de 25 milhões de unidades produzidas, das quais 22 milhões foram feitas no Estado de São Paulo, somando as fábricas Anchieta, inaugurada em 1959, e Taubaté, inaugurada em 1976. Atualmente, a Anchieta produz os modelos Nivus, Novo Polo, Novo Virtus e Saveiro; e Taubaté fabrica o Polo Track e Novo Polo.

A fábrica de motores de São Carlos, inaugurada em 1996, já produziu mais de 13,7 milhões de propulsores. A unidade é referência tecnológica em propulsores inovadores e sustentáveis.

No Estado de São Paulo, a Volkswagen conta também com o Centro de Distribuição de Peças e Acessórios de Vinhedo, em parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus e Audi do Brasil, empresas do Grupo Volkswagen. É o maior centro de distribuição de peças automotivas da América Latina, com mais de 650 fornecedores ativos, mais de 78.000 tipos de peças e estoque de 15 milhões de unidades para atender todo o pós-vendas das três marcas.

Volkswagen investe R$ 3 bilhões no Paraná

Para completar o valor total de R$ 16 bilhões em investimentos até 2028, a Volkswagen do Brasil já havia anunciado R$ 3 bilhões para sua fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde é produzido o Novo T-Cross.

Com o novo investimento, a unidade paranaense também receberá a produção de mais dois veículos: o sedã Novo Virtus, a partir de 2025, que continua sendo produzido na unidade Anchieta. A fábrica de São José dos Pinhais também receberá a produção de uma pick-up inédita.

Volkswagen do Brasil

POINT S ACELERA RITMO DE FRANQUIAS NA EXPO FENABRAVE 2024

Após participação no 32º Congresso & Expo Fenabrave 2024, aclamado como o maior evento do setor de distribuição de veículos na América Latina e o segundo maior do mundo, os executivos da Point S saíram do evento com novas perspectivas de aberturas de franquias nos próximos meses.

A representatividade e o alto nível do evento, realizado na Expo São Paulo entre os dias 20 e 22 de agosto, que foram garantidos pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em atuação conjunta com as suas 56 associações, garantiram uma excelente prospecção de novos negócios à Point S, que apresentou seu modelo de franquia para oferecer aos visitantes e fomentar novos negócios.

Assim como algumas montadoras já vêm procurando atuar no mercado de pós-venda no período pós-garantia, a Point S traz know-how internacional para que o concessionário monte uma rede de Centros Automotivos ao redor de suas lojas. O objetivo é manter a fidelização de seu cliente consumidor após o período da garantia, onde tradicionalmente menos de 40% das pessoas retornam ao concessionário para fazer a revisão de seu veículo já a partir do segundo ano.

E, mais do que isso, os Centros Automotivos ligados às concessionárias são uma fonte de captação de novos leads para a venda de veículos novos e seminovos. Esse ecossistema “concessionária e centro automotivo” já funciona bem na Europa e nos Estados Unidos e garante a manutenção do cliente durante todo o seu ciclo de vida com o grupo empresarial.

O diretor geral da Point S, Marco Moretta, explicou que o interesse do público pelo modelo de negócios apresentado foi alto, com um número robusto de “contatos quentes” para integrar o projeto de expansão da rede. “Por ser um visitante que já atua no mercado automotivo e sabe das potencialidades de uma rede mundial de aftermarket, recém-chegada ao Brasil, o nosso trabalho de apresentação foi muito bem recebido. Estou animado com os desdobramentos dessas rodadas de negócios nas próximas semanas”, explica, lembrando que a Point S tem um plano arrojado de expansão: serão 250 franqueados até 2028, sendo de 25 a 30 ainda neste ano.

Point SFundada em 1971, a Point S é líder mundial em venda de pneus e manutenção de automóveis. Graças à força de sua marca, a Point S oferece uma plataforma de marca com 50 anos de história e um conceito de varejo implementado em quatro continentes. Com aproximadamente 6,2 mil pontos de venda, a empresa está presente em 51 países ao redor do mundo e emprega mais de 23.000 pessoas. O Grupo vende mais de 20 milhões de pneus por ano e tem vendas consolidadas no varejo de mais de € 5 bilhões. 

Point S BrasilFiliada à Associação Brasileira de Franchising (ABF), iniciou suas operações no Brasil em 2022 e hoje possui sete pontos de vendas no país – dois no Recife (PE), Imperatriz (MA), Vitória (ES) e três na grande São Paulo. A empresa tem como meta desenvolver uma rede de mais de 250 lojas no Brasil nos próximos 5 anos, com investimento de R$ 175 milhões.

Point S Brasil
Assessoria de Imprensa
Eduardo Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com 

BANCO DE ALIMENTOS. Por chicolelis*

Um dia, a presidente da Editora FC que publicava as revistas AutoEsporte, Forma Física e Casa & Jardim (que está com vários filhotes, entre eles Quarto de Criança e Construção & Reforma), decidiu vender a editora. O título da primeira revista foi vendida para  Editora Globo, e a presidente partiu para aquilo que ela classifica como um ato de civilidade.

Luciana Quintão não teve muito apoio do começo do seu Banco de Alimentos. As pessoas diziam que ela iria se arrepender. Não desistiu, pegou a Kombi e foi atrás de seu sonho: recolher os alimentos preparados que sobravam nas  empresas,  e os in natura nos supermercados, para levar às mesas de entidades que atendiam as pessoas necessitadas.

Essa história começou há 26 anos  e, até hoje, o Banco de Alimentos  já distribuiu  mais de 2 milhões de  toneladas de alimentos para 62 entidades espalhadas pela Grande São Paulo, não mais usando a velha Kombi, mas dois caminhões baús VUC. Aqui um capítulo à parte: os dois caminhões são novos, porque os anteriores foram roubados no final do ano passado. Os veículos percorrem 3.000 km por mês (cerca de 600 mil km, desde o início dos registros em 2008), diariamente das 8 às 17 horas, fazendo entrega de alimentos, nas entidades  necessitadas em todas as regiões da cidade de São Paulo.

Carlos Alberto Pardian é o mais antigo motorista do Banco de Alimentos, com 21 anos “de casa”. Ele foi uma das vítimas de um dos assaltos. Ficou confinado por cerca de três horas, junto com o ajudante e foram “largados bem longe”. Os dois caminhões nunca foram recuperados.

Ele conta que o ambiente de trabalho é muito bom, tanto nos locais de coleta, quanto e, principalmente, naqueles os alimentos são deixados. Os veículos são refrigerados, o que mantém a a qualidade dos alimentos, mesmo dos congelados. No trânsito, como conta ele, ao identificarem os caminhões (difícil não acontecer, basta ver pelas fotos), outros motoristas e até pedestres acenam, fazem sinal de positivo, como forma de reconhecer o trabalho do Banco de Alimentos.

- É muito gratificante, diz ele, contando que até sua foto faz parte da decoração externa do VUC.

Civilidade

Conheço Luciana Quintão desde o tempo em que ela dirigia a FC Editora, onde Fernando Calmon (no setor automobilístico, como eu, há mais de 50 anos) editou durante vários anos a revista AutoEsporte, por onde passaram, entre muitos outros, Caio Moraes e Marcos Zamponi, o inesquecível “Zampa” de histórias e estórias mil no setor.

A empresária ressalta que para ela, o trabalho que realiza na ONG representa civilidade. Fala do início difícil com sua Kombi, substituída por dois caminhões que, com a Lei que proíbe a entrada de caminhões na cidade, foram substituídos por vans e, finalmente por VUCs que operam hoje.

Luciana também lembra que, mesmo com milhares de toneladas de alimentos distribuídas até hoje (70 delas foram para o Rio Grande Sul recentemente), o Banco de Alimentos enfrenta dificuldades e precisa sempre da cooperação da comunidade.

E não apenas para cooperar com a doação de alimentos, mas também com a cessão, por doação ou comodato, de veículos pequenos que possam entrar em vias onde os VUCs  não entram.

Para quem quiser ajudar ou receber doações, o caminho, segundo Luciana, é entrar no site da ONG que é bancodealimentos.org.br. 

Nele será possível conhecer toda a história e as áreas de atuação do Banco de Alimentos e ajudar da melhor forma ou colaborar indicando entidades que necessitem de ajuda. É preciso salientar, acrescenta Luciana, que cada brasileiro desperdiça 60 kg de alimentos a cada ano, segundo dados do relatório da FAO e PWNSSAN, de 2021. Esse documento também revela que 125,2 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar, enquanto 12,5 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente no País.

O logotipo do banco é uma melancia cortada. A explicação da Luciana para essa escolha: “é que ela simboliza o  sorriso”.


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

MICHELIN LANÇA PROGRAMA DE FIDELIDADE COM BENEFÍCIOS PARA CAMINHONEIROS E PEQUENOS FROTISTAS

Para fortalecer a conexão com seus consumidores, a Michelin lança a primeira fase de um programa de fidelidade voltado para o mercado de transporte. O Michelin Club Pro é direcionado para motoristas autônomos e proprietários de pequenas e médias frotas de caminhões e ônibus. Nessa primeira fase os clientes que comprarem pneus nas revendas de carga dos estados do Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná poderão participar do programa.

Na jornada de relacionamento com a marca, a nova plataforma vai oferecer recompensas, prêmios e benefícios que acompanham o motorista em toda a estrada: brindes exclusivos (como kits de viagem), descontos, serviços e experiências únicas, como jantares exclusivos em restaurantes recomendados pelo Guia Michelin e participação em eventos patrocinados pela marca.

“Queremos nos aproximar ainda mais dos nossos clientes autônomos, empreendedores e proprietários de pequenas frotas, um público estratégico nos segmentos que a companhia atua. O objetivo é recompensá-lo pela sua fidelidade e conquistar novos clientes para o ecossistema da marca, que tem produtos inovadores e experiências diferenciadas", afirma Daniel Braz, diretor de Marketing B2B da Michelin América do Sul.

"Nossa expectativa é que, em breve, o programa avance para outras linhas do nosso negócio”, destaca Daniel Braz.

A dinâmica

Com números da sorte recebidos após a compra de pneus em revendas selecionadas, os frotistas e autônomos concorrerão  a prêmios como kits estrada (com mochila, toalha e manta), Boneco Michelin, em seu modelo específico para ser utilizado nas cabines - que foi ícone dos anos 80 nas estradas brasileiras - além de descontos. Quanto mais o consumidor comprar e quanto maior for a frequência de pedidos, mais pontos serão acumulados para acessar as recompensas.

O programa também vai incluir o time dos nossos revendedores parceiros. “No Michelin Club Pro todos ganham. O cliente que compra e o vendedor, que é nosso primeiro ponto de contato. Com a equipe como parte do programa de fidelidade e aproveitando benefícios, impulsionamos ainda mais o programa, Esse é um salto estratégico que alavanca parceiros externos”, explica Daniel.

O aplicativo do Michelin Club Pro já está disponível e pode ser baixado da loja de aplicativos dos celulares. Neste momento inicial, para participar do programa, é preciso que as compras sejam feitas nas revendas participantes do programa, nos seguintes estados: Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná. “Começaremos o programa nesses cinco estados para entender a adesão e a dinâmica em diferentes regiões do país. Com este conhecimento e análise, teremos as condições para fazer a ampliação para outras localidades do país. Vemos no Michelin Club Pro uma excelente oportunidade para entregar ainda mais valor aos nossos clientes”, finaliza Daniel.

Michelin está construindo uma liderança mundial na fabricação de compósitos e experiências que transformam vidas. Pioneira na ciência de materiais há mais de 130 anos, a Michelin utiliza a sua expertise única para contribuir significativamente para o progresso humano e para um mundo mais sustentável. Com base no seu profundo conhecimento em compósitos de polímeros, a Michelin está constantemente inovando para fabricar pneus e componentes de alta qualidade para aplicações em variadas áreas como mobilidade, construção, aeronáutica, energias de baixo carbono e saúde. O cuidado dedicado aos seus produtos e o profundo conhecimento do cliente inspiram a Michelin a oferecer as melhores experiências. Isto abrange desde o fornecimento de soluções conectadas baseadas em dados e IA para frotas profissionais até a recomendação de excelentes restaurantes e hotéis selecionados pelo Guia MICHELIN.

Michelin
Textual Comunicação

STELLANTIS DESTACA NOVOS LANÇAMENTOS DA FIAT, JEEP® E RAM NA 47ª EXPOINTER

Argo Endurance, nova versão de um dos hatches preferidos do público, será exposto ao público pela Fiat com exclusividade durante a feira.

As marcas da Stellantis estão entre os principais destaques da 47ª edição da Expointer, a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina. A empresa marca presença no evento com a exposição de uma ampla gama de modelos da Fiat, Jeep® e Ram, apresentando os lançamentos mais recentes. No total, os visitantes poderão conferir de perto 31 veículos, distribuídos em três estandes.

A Expointer 2024 acontece entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro, das 8h às 20h30, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no Rio Grande do Sul. É uma oportunidade para que o público conheça as novidades e diversos outros produtos das marcas que integram a empresa líder do setor automotivo no Brasil e na América do Sul.

As novidades confirmadas para a 47ª edição da feira começam pela Fiat, que irá apresentar pela primeira vez ao público do evento o Argo Endurance, nova versão de um dos hatches preferidos do público. Outro destaque da marca é a Titano, modelo lançado neste ano para completar o seu portfólio de picapes, e os recém-lançados Scudo e Ducato MY25, que ampliam a linha de utilitários da marca.

Ducato MY25

A Jeep, por sua vez, levará para o evento o Wrangler, símbolo máximo de capacidade off-road, e o Renegade MY25 com as novas versões lançadas no fim de julho. O público irá contar ainda com as novidades da Ram, que estará no evento com os recentes lançamentos Rampage Rebel Ignition Edition e 2500 Rodeo Edition.

Fiat

Com quase todos os modelos da sua gama expostos, a Fiat estará com 19 veículos em exibição ao longo da feira. Além do Argo Endurance, que será exposto com exclusividade no evento, os visitantes também poderão conhecer o Fiat Professional, programa de produtos, serviços e soluções para clientes profissionais da marca, e o Connect////me, plataforma de serviços conectados que oferece mais de 30 funcionalidades. 

Fiat Titano

Por fim, o estande da Fiat traz um lineup recheado, incluindo Argo Trekking, o Cronos Precision, Fastback Impetus, Mobi, Fiorino, Scudo, Ducato, Fastback Abarth e o Pulse Abarth, além das várias versões das picapes Strada, Toro e Titano, que conta com 5 anos de garantia.

Jeep

A marca que é referência em SUVs estará presente na Expointer com cinco modelos que esbanjam potência, tecnologia, segurança e capacidade off-road. Os visitantes poderão conhecer de perto os mais novos lançamentos da marca, o Wrangler, além do Compass e Commander na versão Blackhawk, equipada com o motor Hurricane 2.0 com 272 cv, que reflete toda a esportividade da marca. 

Jeep Wrangler

Outros destaques são o Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in, que representa a melhor e mais moderna geração deste ícone que incorpora a legítima representação da essência da Jeep, além do Renegade Night Eagle, nova versão da linha 2025 do SUV mais potente da categoria.

Ram

Uma das marcas automotivas mais conectadas ao universo agro, não poderia deixar de marcar presença na Expointer 2024. O estande da Ram contará com sete veículos, que incluem a 1500 Rebel, a 3500 Longhorn e a Rampage nas versões Rebel, Laramie e R/T.

Rampage Rebel Ignition

O público do evento terá a oportunidade de conhecer ainda duas séries especiais e exclusivas para o mercado brasileiro: a Rampage Rebel Ignition, série especial da Rampage que chegou para celebrar o marco de 1 ano de sucesso da primeira picape Ram desenvolvida e produzida no Brasil; e a 2500 Rodeo Edition, modelo limitado a 77 unidades que homenageia os 77 anos do primeiro rodeio realizado no país.

Além das novidades da marca, a Ram também é patrocinadora da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) na Final do Freio de Ouro, que será realizada no último final de semana da Expointer.

Serviço
47ª Edição da Expointer
Data: 24 de agosto a 1º de setembro de 2024, das 8h às 20h30
Parque de Exposições Assis Brasil
Esteio - Rio Grande do Sul

A Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo com o objetivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos. É reconhecida por seu portfólio único de marcas icônicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está executando o Dare Forward 2030, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, com compensação de até um digito percentual das emissões restantes, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas.  Para mais informações, visite o site Stellantis - http://www.stellantis.com.

Stellantis

XBRI PNEUS COMEMORA TRÊS ANOS DE PARCERIA PIONEIRA COM INSTITUTO AYRTON SENNA

Desde 2021, a XBRI Pneus, marca brasileira de pneus, e o Instituto Ayrton Senna (IAS), organização sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento da educação de qualidade no Brasil, têm trabalhado juntos. A parceria promove a capacitação, crescimento e aprendizado de crianças e jovens em todo o País.

Atuando no mercado B2B (sigla para o termo em inglês business to business, que significa negócios realizados entre empresas), a marca é a pioneira desse segmento no apoio aos projetos da instituição. “Acreditamos que investir na educação é proporcionar um futuro melhor para todos. Por isso, a cada pneu que vendemos, uma parte do valor é destinada ao IAS em prol dos projetos voltados à educação”, ressalta Samer Nasser, diretor de Relações Institucionais da XBRI Pneus.

Entre 2021 e 2022, as doações da empresa possibilitaram ao Instituto realizar 180 mil atendimentos, oferecendo oportunidades essenciais para o desenvolvimento educacional dos alunos. Por meio da parceria, a XBRI Pneus não apenas fortalece seu compromisso com a responsabilidade social, mas também contribui diretamente para a transformação de muitas vidas. 

O Instituto Ayrton Senna, reconhecido por seu compromisso em acelerar a qualidade da educação pública no Brasil, aplica os recursos recebidos da empresa para implementar programas fundamentais para o progresso dos estudantes. Essas iniciativas incluem desde a formação de professores até projetos específicos para melhorar o desempenho dos alunos em diversas áreas do conhecimento, como a alfabetização e competências como resiliência, empatia e autoconfiança.

Além disso, a XBRI Pneus, ao direcionar um percentual de suas vendas ao IAS, demonstra como as empresas podem integrar responsabilidade social em seu modelo de negócios. “É muito importante que haja colaboração entre o setor privado e organizações não governamentais para promover mudanças duradouras. Conhecemos o poder transformador da educação e do impacto positivo que pode ser alcançado quando ambos trabalham juntas em prol de um objetivo comum”, destaca Nasser.

Parcerias como essa, além de contribuírem para o desenvolvimento da educação, servem de inspiração para outras empresas seguirem o exemplo, mostrando que é possível aliar sucesso empresarial com impacto social positivo.

XBRI Pneus
Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação

TRACBEL AGRO INAUGURA NOVO CENTRO DE SERVIÇOS E TREINAMENTO EM BEBEDOURO (SP)

A Tracbel Agro inaugura nesta quinta-feira (22) seu novo e avançado Centro de Serviços e Treinamento John Deere em Bebedouro. A cidade paulista está estrategicamente posicionada no coração de uma região que concentra praticamente um terço da produção sucroalcooleira do Brasil, além de ser um importante polo citrícola, onde estão alguns dos maiores players globais, como Citrosuco, Cutrale e LDC. 

Ainda esta semana foi inaugurada a nova casa de Votuporanga, dando prosseguimento ao projeto expansão e melhoria da estrutura para garantir um atendimento também no Norte do Estado.

Nova unidade da Tracbel Agro em Votuporanga

Com 16 lojas John Deere distribuídas em São Paulo, a Tracbel Agro é uma divisão da Tracbel, tradicional Grupo nacional com um total de 40 unidades atuando na distribuição de caminhões, máquinas e ônibus, além de outros produtos voltados para o agronegócio, transportes, construção, mineração, logística e o setor florestal. A JD é a maior fabricante mundial de equipamentos agrícolas.

"Estamos dando continuidade ao projeto de ampliar e estender estruturas que apoiam os negócios de nossos clientes. A excelência no atendimento está no DNA da empresa e uma das principais razões de seu crescimento e expansão", declara Gidalto Santos, CEO do Grupo Tracbel. As novas instalações em Bebedouro abrigarão treinamentos para operadores das máquinas e técnicos da rede das lojas espalhadas por todo o Norte e Noroeste de São Paulo. As duas novas casas estão operando com 64 funcionários, 14 deles recém-contratados, mas já estão abertas novas vagas para expansão do quadro de pessoal.

"Estamos preparados para assegurar uma manutenção de alta qualidade, com profissionais capacitados pela fábrica e um ferramental de última geração. O objetivo é propiciar a maior disponibilidade dos equipamentos para aumentar a produtividade dos produtores rurais brasileiros, que estão cada vez mais profissionalizados", complementa Victor Franco, CEO da Tracbel Agro.

Local estratégico

Com uma área construída de 4,5 mil m² em um terreno de 28 mil m² num local estratégico e de fácil acesso, a nova instalação em Bebedouro é moderna e completa, tendo show room, oficinas para manutenção, pintura e reforma total e ainda uma estrutura voltada para serviços rápidos. Também possui robusto estoque de peças, salas de treinamento e reuniões, pátio para exposição, estacionamento e refeitório, além de uma série de outros espaços. "É uma configuração ideal para atender desde pequenos produtores que têm tratores de menor porte, até aqueles que utilizam equipamentos grandes, como colhedoras de cana, pulverizadores, entre outros produtos do portfólio John Deere", explica Fernando Deway, diretor de pós-venda da Tracbel Agro.

A nova casa de Votuporanga foi projetada para receber os clientes com uma estrutura ainda melhor para atender os produtores com mais tecnologia, serviços e peças genuínas. Com um prédio de 2,2 mil m² em um terreno de 6,5 mil m², está localizada na avenida Nasser Marão, 6007, no bairro São Cosme, uma localização muito acessível para os clientes locais e de outras cidades. A região de Votuporanga é um polo de produtores de cana, soja, amendoim e pecuária, além de ter vários frigoríficos grandes e importantes.

Serviços de Excelência

"Estamos agora com uma posição ainda mais consolidada para atender o agronegócio. Temos técnicos altamente gabaritados, ferramentas especiais e de suporte que permitem aos profissionais determinarem rapidamente eventuais falhas e realizar reparos eficazes. São instalações amplas e modernas. É um investimento para proporcionar um serviço de excelência", diz Franco.

A Tracbel Agro tem uma abrangência em mais de 200 municípios, numa área consagrada como um dos mais relevantes polos do agronegócio nacional. A divisão tem mais de 550 funcionários dos cerca de 1,5 mil funcionários do Grupo no Brasil. A John Deere é líder mundial na produção de máquinas agrícolas. colhedoras de cana, colheitadeiras  de grãos e tratores são alguns dos principais produtos comercializados na região, além de implementos e avançadas soluções tecnológicas e de conectividade da marca.

Tracbel
Outlook – Comunicação & Estratégia

VOLVO TEM NOVOS GERENTES DE MARKETING E DE PÓS-VENDA EM CAMINHÕES E ÔNIBUS

Alessandra Almada e Alexandre Hart

Alessandra Almada assume a gerência de Marketing, responsável por estratégias de alavancagem de negócios a partir de ações de marketing e de posicionamento de imagem dos produtos e serviços Volvo. Alexandre Hartl passa a gerenciar a área comercial de pós-venda, encarregada dos planos táticos e ações de vendas de peças e serviços, por meio da rede de concessionárias da marca.

Alessandra Almada tem mais de 20 anos em planejamento e gestão de marketing. Tendo atuado anteriormente nos segmentos de telecom e tecnologia educacional, acumula vasta experiência em marketing voltado a geração de negócios. Na Volvo, desde 2011 vem liderando projetos, lançamentos de produto, eventos, feiras, mídias sociais, publicidade e jornadas digitais. A executiva assume a gestão da área para aprimorar o relacionamento com a rede de concessionárias, promover a melhor experiência dos clientes e fortalecer a marca Volvo no mercado brasileiro de caminhões e ônibus.

“A Volvo sempre teve uma atuação estratégica em comunicação e marketing, proporcionando um ambiente de negócios reconhecido pelo mercado. É uma honra poder dar continuidade à trajetória de liderança da marca, acompanhando as inovações dos produtos, do compromisso com a sustentabilidade e criando propostas de valor e impacto para os negócios”, afirma Almada.

Pós-venda

Para a gerência comercial de pós-venda, o escolhido foi Alexandre Hartl. Executivo de carreira na Volvo, acumula 12 anos de casa. Nesse período, exerceu os cargos de gerente de Suporte Técnico e, mais recentemente, de Marketing e Desenvolvimento de Concessionárias para toda a América Latina.

O executivo destaca a importância do pós-venda como a jornada que proporciona maior interação do cliente com a marca e o produto nas operações do dia a dia. “Ao longo dos anos, aprimoramos nossas ofertas de planos de serviços e peças genuínas, chegando a soluções completas que incluem o monitoramento e otimização do consumo de combustível, atendimento emergencial 24 horas por meio do VOAR (Volvo Atendimento Rápido), agendamento e rapidez nos serviços preventivos, além da alta disponibilidade de peças em nossas concessionárias”, enfatiza Hartl.

Ele também lembra da capilaridade da rede Volvo, que hoje chega a 106 casas no Brasil. “Temos um atendimento altamente qualificado, que proporciona tranquilidade e segurança aos clientes. Isso reforça a confiança na marca e a alta disponibilidade dos nossos produtos”, finaliza o executivo.

Em suas novas funções, Alessandra Almada e Alexandre Hartl se reportarão ao diretor executivo da Volvo Caminhões, Alcides Cavalcanti.

Grupo Volvo América Latina

BROSE COMEMORA 25 ANOS DE PRODUÇÃO NO BRASIL

Fachada da fábrica de São José dos Pinhais, onde a Brose começou.

Neste mês, a Brose do Brasil, líder em sistemas de acesso veicular, comemora 25 anos de produção no país. Tudo começou em São José dos Pinhais, Grande Curitiba (PR), onde a fábrica foi construída do zero. A escolha pela cidade foi para estar mais próximo da Volkswagen, o primeiro cliente a receber os módulos de porta produzidos localmente. De 1999 até os dias atuais, a empresa aumentou o portfólio de componentes oferecidos no mercado nacional, expandiu territorialmente e conquistou a liderança em seu segmento de atuação, fornecendo para a maioria das montadoras instaladas no Brasil.

“Além da inovação constante e da excelência operacional e no desenvolvimento de produtos, sempre nos destacamos pelas relações de confiança estabelecidas com os clientes”, diz Murilo Matta, presidente da Brose do Brasil.

A segurança do executivo não está amparada apenas no cargo, mas em 21 anos de empresa, onde começou como gerente de projetos. Neste período, passou por várias áreas e cargos, até agosto de 2023, quando assumiu a presidência. “Quando comecei, a Brose não tinha 100 funcionários. Hoje, somos uma equipe muito maior, com o maior e mais completo centro de desenvolvimento e testes de sistemas de portas na América do Sul e três unidades de produção no país. Conquistamos o segundo lugar no ranking BPS global (Brose Production System) e acumulamos reconhecimentos do mercado.”

Outros estados

A expansão territorial da Brose no Brasil começou pelo interior de São Paulo, em 2008, quando adquiriu uma empresa de motores elétricos, na cidade de Salto. Em 2011, as linhas de produção da unidade foram transferidas para a planta de São José dos Pinhais, que ganhou mais 6.600 m² de área construída.

Dois anos depois, foi inaugurada uma fábrica em Diadema, na Grande São Paulo, que logo se tornou pequena, devido ao crescimento do portfólio de produtos e de clientes. Em 2017, a Brose do Brasil começa a operar em planta totalmente nova, em Jarinu, a 75 km da capital paulista, que absorve os módulos de portas produzidos em Diadema e novos projetos.

Antes de Jarinu, a Brose já ampliara sua atuação para Pernambuco, mais especificamente em Goiana. Apesar de a inauguração oficial ser em 2015, o processo começou antes, com a construção da fábrica. 

“Tudo era novo, a começar pela região, que da cultura da cana-de-açúcar se transformou em sede de um polo automotivo altamente tecnológico, encabeçado pela FCA (Fiat Chrysler Automobiles), atual Stellantis”, conta Murilo Matta, presidente da Brose do Brasil.

Portfólio

Paralelamente à expansão territorial, a Brose do Brasil tem ampliado o portfólio de produtos. Ao sistema de levantadores de vidro, somam-se os módulos de porta e de abertura de porta-malas por sensor e sistemas de arrefecimento.

Referente à carteira de clientes, de apenas um, há 25 anos, passou a atender a maioria das montadoras instaladas no Brasil e a contratos de exportação para Argentina, Estados Unidos, México e África do Sul. “Na última década, temos registrado crescimento contínuo. A inovação tem sido o nosso combustível para alcançar maior eficiência, qualidade excepcional e liderança no mercado. Estamos comprometidos com a melhoria contínua dos processos e a redução de desperdícios e reafirmando diariamente o compromisso com a sociedade, a transparência e a ética nos negócios, alinhados com os princípios ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance), integrando a sustentabilidade de forma estratégica nas operações”, finaliza Matta.

BroseNo país desde 1998, a Brose do Brasil possui três unidades industriais, em São José dos Pinhais (PR), onde fica a sede, Jarinu (SP) e Goiana (PE), e aproximadamente 450 funcionários. Desenvolve e produz levantadores de vidro, fechaduras, módulos de porta, sistema de abertura de porta-malas e sistemas de arrefecimento, para as principais montadoras instaladas no Brasil e para exportação. Globalmente, o Grupo Brose é um dos cinco maiores fornecedores automotivos de propriedade familiar, com três divisões de negócios – exteriores, interiores e acionadores elétricos. De origem alemã, a presença da marca é tão expressiva que, no mundo, a cada três novos veículos produzidos, um é equipado com pelo menos um produto Brose. O Grupo possui 31 mil funcionários, distribuídos em 69 fábricas, localizadas em 25 países. Em 2023, registrou faturamento de 8 bilhões de euros.

Brose do Brasil
Grupo Printer Comunicação

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

NEW HOLLAND APRESENTA MELHORIAS NA TECNOLOGIA DIGITAL PARA CLIENTES EM TODO O MUNDO

Plataforma FieldOps™ está disponível para download e permite que os agricultores monitorem todos os dados agronômicos e da máquina em um só lugar

A New Holland está introduzindo novos avanços em suas tecnologias de precisão para tornar a agricultura mais fácil, sustentável e eficiente para seus clientes. A plataforma FieldOps e o recurso Connectivity Included passam a fazer parte da oferta da marca, todos projetados para ajudar os clientes a ter uma experiência perfeita nas plataformas digitais e conectadas da New Holland.

A nova plataforma FieldOps para web e dispositivos móveis, apresentada pela primeira vez em abril de 2024, já está  disponível para download para iOS, na App Store, e para Android, na Play Store. O FieldOps é uma ferramenta versátil de gerenciamento de fazendas que ajuda os agricultores a expandir sua produtividade de qualquer lugar, a qualquer momento, reunindo os dados e detalhes de suas operações agrícolas e simplificando-os em uma plataforma fácil de usar, entender e conectar.

Criado para permitir que os agricultores visualizem e monitorem todas as suas máquinas CNH em um só lugar, o FieldOps oferece uma ambiente simplificado para todos – não importa o grau de conhecimento técnico, níveis de habilidade, tipo de cultura, região e tamanho da operação. Os agricultores poderão monitorar todas as máquinas em tempo real1, visualizar remotamente os monitores na cabine para fornecer melhor feedback aos seus operadores e ver camadas de dados agronômicos - tudo em uma única plataforma. O FieldOps foi desenvolvido para funcionar da maneira que os clientes desejam, permitindo que eles façam mais com menos cliques. Sua nova interface, mais intuitiva, permite que os usuários tomem decisões mais informadas e mais rápidas, baseadas em dados, que melhoram suas operações todos os dias.

Os clientes podem fazer o download do novo aplicativo móvel para visualizar suas máquinas conectadas. Os usuários existentes do MyPLM Connect podem fazer a transição facilmente para o FieldOps: seus dados já estarão lá quando eles fizerem o login.

Para facilitar ainda mais o gerenciamento de dados para os agricultores, o FieldOps tem mais de 40 conexões de API (interface de programação de aplicativos) disponíveis globalmente, criando integrações perfeitas com plataformas digitais de terceiros. Os clientes podem escolher como possuir seus dados, se decidem importar tudo para o FieldOps para gerenciar ou exportar seus dados do FieldOps para usá-los em outra plataforma. Isso elimina a necessidade de reinserção desnecessária de dados, facilitando a experiência digital geral em toda a operação do agricultor.

Nova conectividade incluída

O "Connectivity Included" é um novo recurso que concede aos clientes conectividade ilimitada sem taxas de assinatura recorrentes em máquinas qualificadas 2. Essa oferta fornece dados em tempo real e suporte remoto aos agricultores sem o incômodo de gerenciar ou renovar uma assinatura.

Essa é uma abordagem completamente nova para a conectividade que torna os dados acessíveis, simplesmente tornando-os parte da máquina. Como recurso básico, ele expande o alcance e a utilidade dos recursos conectados, ajudando os agricultores a melhorar sua produtividade e o uso de dados agronômicos à medida que se beneficiam do monitoramento de dados gratuito e fácil de usar de suas máquinas, frotas e campos.

Os clientes interessados em máquinas e modems telemáticos capazes de se conectarem podem adquirir a funcionalidade Connectivity Included por uma taxa única para se beneficiarem também do gerenciamento simplificado de assinaturas. A New Holland incentiva seus clientes a entrarem em contato com o concessionário da marca para obter mais informações.

Carlo Lambro, Presidente da New Holland, comentou: "Com esses avanços em nosso ecossistema digital aberto, acrescentamos novos marcos em nossa jornada de inovação global contínua para tornar as operações diárias mais eficientes e produtivas para os agricultores. Esses projetos são projetados 100% em torno de nossos clientes e revendedores para fornecer dados e ajudá-los a aumentar a produtividade e reduzir custos. Temos o compromisso de melhorar continuamente todos os nossos serviços para tornar a experiência digital da New Holland ainda mais aberta e acessível".

>Clique aqui para saber mais sobre as novas soluções de tecnologia digital da New Holland.

New Holland
Rede Comunicação de Resultado

HONDA PUBLICA RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2023

A Honda South America, holding responsável por todas as operações do grupo Honda na região, apresenta a edição 2023 de seu Relatório de Sustentabilidade, documento que reúne os destaques e resultados da empresa na gestão de temáticas ambientais, sociais e de governança, durante o período de 01 de janeiro a 31 de dezembro do último ano.

O material reporta as atividades das subsidiárias da Honda no Brasil, Argentina, Peru e Chile e foi elaborado seguindo as premissas da metodologia GRI - Global Reporting Initiative*, que confere mais transparência e credibilidade ao reporte.

Ao resumir a abordagem da Honda para alcançar a sustentabilidade nos negócios, o Relatório destaca também os principais conteúdos e iniciativas da empresa em cinco principais pilares: Meio Ambiente, Qualidade, Segurança, Pessoas e Mobilidade e Inovação. Esses temas foram identificados a partir de um processo de materialidade, que aponta, na percepção dos públicos de relacionamento e da alta gestão, os assuntos que devem ser priorizados na estratégia de sustentabilidade e comunicação da companhia.

O documento enfatiza diversas ações realizadas no último ano, como os esforços da empresa para utilização de energia limpa em sua produção; iniciativas em prol da segurança no trânsito que impactaram mais de 20 mil pessoas somente em 2023; projetos sociais realizados pela empresa em suas subsidiárias na América do Sul, além de resultados de negócios, inovações tecnológicas que contribuirão para o futuro e políticas de Governança Corporativa.

>Clique aqui, acesse e confira o Relatório de Sustentabilidade 2023.

*A Global Reporting Initiative é uma organização internacional que tem como objetivo apoiar empresas, governos e instituições a comunicar e divulgar o impacto de suas ações e negócios no setor sustentável de modo geral.

Honda no Brasil: Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Honda Motos, em Manaus. De lá para cá, a unidade produziu mais de 28 milhões de motos, com destaque para a CG, veículo mais vendido do Brasil, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Motores e Máquinas, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores e cortadores de grama. Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, administradora de consórcios referência no mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção, em Sumaré (SP). A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019 e concentra, atualmente, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. Atualmente, 2 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional. Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil.

Honda Brasil

CARLOS STORNIOLO É O NOVO CEO DA RESFRI AR

Logo após completar 27 anos de história, a Resfri Ar apresenta ao mercado o seu novo CEO. Desde o começo de julho, Carlos Storniolo ocupa a posição na maior fabricante de geladeiras e climatizadores automotivos do país.

Com 40 anos de experiência de mercado, sendo praticamente a metade deles como principal executivo, Storniolo construiu sua carreira na indústria automobilística e já foi presidente da NSK Rolamentos no Brasil e na Argentina. Ele também vivenciou a indústria de foodservice como presidente da Hoshizaki no Brasil.

Na Resfri Ar, Storniolo chega com o objetivo de duplicar a empresa nos próximos cinco anos – objetivando um CAGR de 16% ao ano no período. “A minha chegada solidifica o processo de profissionalização da empresa, que já havia sido desenhado com a implementação de um novo organograma e a atração de profissionais muito experientes. A agressiva meta trazida pelo nosso Presidente e Fundador, o Sr. Roberto Cardoso, é perfeitamente possível e para isso as áreas de Aftermarket e O&M estão sendo reforçadas. Também temos planos que passam por melhoria dos produtos existentes e novos produtos estão na pauta. Temos ainda um plano específico para exportação”, explica o novo CEO.

Além de Storniolo (CEO), Roberto Cardoso (Presidente e Fundador) definiu o time de frente da Resfri Ar neste novo organograma, que é composto pelos diretores Thobias Cardoso (Vendas Aftermarket, Marketing e PI&D), Leonardo Cardoso (Vendas O&M, Pós-vendas e RH) e Regis Magnus (Operações, Melhoria Contínua e Engenharia). Entre as outras novidades que a empresa está implementando está ainda a filosofia Lean de trabalho. Profissionais com vasta experiência no mercado uniram-se à equipe da Resfri Ar recentemente para aplicar esse conceito que consiste em usar uma série de princípios e técnicas operacionais, visando sempre aumentar a qualidade dos produtos, reduzir o desperdício de custos e maximizar o valor entregue ao cliente. “O que mais me motivou a vir para a empresa é a sua excelente estrutura e seu enorme potencial. A Resfri Ar, sem dúvidas, irá se tornar uma multinacional brasileira”, avalia Storniolo.

Natural de São Paulo/SP, Storniolo é casado com Ana há 42 anos e é pai do economista Leonardo e do engenheiro Lucas. Além de cidades paulistas, o executivo já morou em Porto Alegre - RS, Piraquara - PR, e Buffalo - EUA. "Retorno ao Rio Grande do Sul, agora em Vacaria, para repetir a excelente experiência que tive no estado, quando trabalhei em Gravataí, liderando a Delphi no projeto “Blue Macaw” da General Motors", reforça.

Resfri ArConsiderada a maior fabricante de geladeiras e climatizadores automotivos do país, a Resfri Ar completou 27 anos em 2024. A empresa possui aproximadamente 1,5 mil pontos de venda no país e exporta para países da África, Ásia, América Latina, América do Norte e Europa. Os climatizadores de ar para caminhões, também fabricados para linha agrícola e veículos especiais, são o carro-chefe da Resfri Ar, representando cerca de 60% do faturamento. Figuram ainda entre os principais produtos as geladeiras automotivas e portáteis, que acumulam a função de refrigeração e congelamento, conservando alimentos e bebidas sempre frescos. Além disso, o sucesso obtido com os produtos junto aos clientes e rede de distribuição viabilizou o fornecimento para as maiores montadoras mundiais de caminhões.

Resfri Ar
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RAM ANUNCIA PARCEIRA COM SAND SERIES E COPA DO MUNDO DE BEACH TENNIS

A Ram vive o seu melhor momento na história do mercado brasileiro, com recorde histórico de vendas, e, muito além das picapes mais desejadas do mercado nacional a marca segue também desenvolvendo parcerias que expandem ainda mais o território da Ram no país.

A Ram anunciou nesta quarta-feira, 21 de agosto, uma participação inédita como parceira oficial dos torneios mundiais "Sand Series" e "Copa do Mundo de Beach Tennis" em 2024. Essa parceria será reforçada pelo Grupo Ram Sinal, que realizará toda a ação de experimentação dos veículos nos locais dos eventos.

As duas competições acontecerão até o fim do ano, sendo o Sand Series entre os dias 7 e 12 de outubro, e a Copa do Mundo de Beach Tennis entre os dias 9 e 15 de dezembro. Ambos os eventos serão realizados na Arena EZTEC, complexo premium, próximo ao Shopping Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. E uma das grandes estrelas dessa parceria de sucesso é a Rampage R/T! Picape mais rápida produzida na América do Sul, a Rampage R/T, com seus 272 cv, chega a 220 km/h, quase a velocidade de uma bolinha de beach tennis, que pode chegar a incríveis 200 km/h.

A chegada da Rampage ao mercado brasileiro é uma das grandes razões para esse crescimento da Ram no último ano, assim como o beach tennis que, a cada dia, conquista mais praticantes no país. Portanto, essa parceria tem como objetivo aproximar ainda mais o público praticante de beach tennis com a Ram, através da exposição da marca nos locais das competições, test-drive de veículo, além de clínica para convidados com atletas profissionais.

"A Ram já vive o seu ano recorde de vendas no Brasil e é hoje a marca de picapes de mais destaque no país. As nossas picapes grandes já eram uma referência no mercado e, com o lançamento da Rampage no ano passado, a Ram ampliou ainda mais seu território de atuação, chegando a novos públicos! Parcerias como essa são muito importantes nesse novo momento da marca no país e temos certeza que será mais uma ação de sucesso. " afirma Carla Freire Taveira, Diretora de Desenvolvimento da RAM.

"É um prazer contar com a RAM, a marca engrandece o evento de maneira espetacular. A empresa cuida dos seus clientes de uma maneira incrível e que temos uma admiração enorme. Estamos preparando diversas ativações, vai ser demais" afirma José Mário Mauad, Sócio-Diretor da agência Play Sports

RAMEm 2009, a marca Ram foi lançada como uma divisão independente, focada em atender às demandas dos compradores de picapes e em entregar veículos que sejam referência de qualidade. Com uma linha completa, a Ram produz utilitários que dão conta do trabalho pesado e de transportar famílias para onde elas precisam. A Ram é parte do diverso portfólio de marcas oferecidas pela Stellantis.

Stellantis

CORTECO LANÇA CUBOS DE RODA TRASEIROS PARA VEÍCULO PESADO DA MERCEDES-BENZ

Com o lançamento, a empresa deixa o seu portfólio ainda mais completo para o segmento de pesados

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, lança dois modelos de cubos de roda traseiros, especialmente desenvolvidos para veículo pesado da Mercedes-Benz. Projetados para oferecer maior durabilidade e desempenho, os novos cubos de roda traseiros garantem segurança aos veículos.

Os dois novos modelos são cubo de roda traseiro – externo lado pó (código 3703V) e cubo de roda traseiro – interno (código 3704V). Ambos são destinados para o veículo pesado O 500 ano 2012.

Os produtos já estão disponíveis no mercado. “Com este lançamento, a Corteco deixa o seu catálogo ainda mais completo, com preço acessível e fácil aplicação. A empresa também reafirma seu compromisso em oferecer soluções de alta qualidade e eficientes para o setor de veículos pesados, contribuindo para a otimização das operações de nossos clientes”, comenta Alexandre Morselli, gerente de Produtos da Corteco.

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg. Para obter mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta acessar o site Corteco (www.corteco.com.br), fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil)

Corteco
Essência Comunicação