sexta-feira, 20 de setembro de 2024

CONFISSÕES DE UM FUSCÃO. Por chicolelis*

"Nunca me esqueço. Saí da concessionária, em Santos, no dia 30 de novembro de 1971, às 16 horas. Levava comigo, no porta luvas, a nota fiscal de venda, número 1012. Estava “zerinho”, brilhando, na então atraente Verde Guarujá, Meu motor, 1.500, roncava macio e gostoso. Por dentro oferecia conforto e por fora chamava a atenção de muita gente, Não esqueço a minha primeira placa: WH 1640, como era antigamente, muito antes dessa atual, que tirou a personalidade das nossas cidades.

O meu dono, seu Manuca (Manoel Pina dos Santos), deu Cr$ 4 mil (quatro mil cruzeiros, o dinheiro daqueles tempos) de entrada, mais 30 parcelas de Cr$ 432,65, para a União Financeira (Contrato 008/021/0 com o carnê preservado até hoje, como a cópia da NF).

No banco do passageiro, ao lado do seu Manuca, um jovem de 20 anos, louquinho para me acelerar e mostrar meu ronco pelas ruas da cidade, se exibir para os amigos e paquerar as moças nos bailes, que eram embalados pelo som da Jovem Guarda. Mas eu senti que o meu dono nunca deixaria isso acontecer (ainda bem, sabem como são os jovens, né?). Ele era um “casca dura” e, mesmo com poucos minutos de uso, já tinha muito ciúme de mim, seu bem maior, conseguido com muito suor, trabalhando na antiga COSIPA (Companhia Siderúrgica Paulista, inaugura pelo menos três vezes, uma delas pelo então presidente da França da época, Charles de Gaulle).

O jovem não entendia aquele ciúme e a intolerância do pai, que não gostava nem de sair na chuva com o Fuscão. E, por isso, quebrou o compromisso de ajudar o pai a pagar minhas prestações. Ficaram sem se falar algum tempo e eu muito triste por ser o pivô daquele desentendimento. Tempos depois, conseguindo um emprego, o filho do seu Manduca comprou outro Fusca. Não como eu, mas um simples 1.300, ano 1969, que ele enfeitou, colocando talas largas, som de primeira, luz negra, rebaixou, e saia por Santos e São Vicente paquerando as moças.

Eu só saía nos finais de semana. Fora isso, ficava dentro da garagem, sob uma lona e só ligavam o meu motor em ocasiões especiais, como aquela viagem, em 1973, quando levei seu Manuca e sua esposa até Estância, uma pequena cidade no estado de Sergipe, a terra deles. Foi uma viagem cansativa, mas  eu me comportei muito bem nos 30 dias das férias.

Naquele mesmo ano, o filho do casal se casou e seu Manuca me emprestou para ele, que foi passar a lua de mel em Campos do Jordão. Não senti frio nenhum lá no alto da Mantiqueira.

Só o seu Manuca

Depois disso eu passei a ser uso exclusivo do seu Manuca. Vivíamos viajando por todo o Litoral de São Paulo. Também participei de casamentos, batizados e, até para velórios e enterros levei meu dono. Qualquer lugar que a família fosse, lá estava eu, oferecendo meus “préstimos”, sempre com meu belo ronco de Fuscão (quem lembra dele?) e conforto.

O tempo foi passando e eu superado por carros modernos lançados no mercado. Mas vi como o seu Manuca me amava, tinha confiança em mim e nunca me trocou por nenhum desses modelos com air bag, freio a disco, motores eletrônicos e outras modernidades. Ele me mantinha sempre em ordem, com revisões, pneus novos, suspensão cuidada. E eu sempre retribuindo sua confiança. Sei lá onde eu iria parar, caso ele resolvesse se livrar de mim. Depois de tantos anos de amizade, jamais aceitaria ser descartado.

Bem que o filho sugeriu que o pai me trocasse por um carro mais novo. Ele sempre rejeitou a ideia. O tempo passou e, em 2006, aos 82 anos, seu Manduca se foi, lamentando que nos últimos tempos já não conseguia mais sair comigo, para os nossos passeios pela Baixada Santista.

Naquela hora o futuro me preocupava. Eu não sabia o que poderia acontecer comigo. Fiquei lá, parado, e meio abandonado na garagem do seu Manuca, enquanto a família aguardava a conclusão do inventário para decidir meu destino. Eu sabia que tinha um monte de gente interessada em mim. Bonitão, bem cuidado, era um sucesso. Tinha um vizinho que não parava de atormentar a viúva. Coitada, não sabia mais o que falar para ele, que mencionava uma conversa com seu Manuca: “ele prometeu que me venderia o Fuscão”.

Ninguém ouvira falar naquilo e, como morto não fala, e nada por escrito apareceu, o vizinho foi convidado a desaparecer da porta da casa da viúva. Por enquanto eu não seria vendido. Quando tudo parecia se normalizar, a esposa do seu Manuca faleceu, em 2007. Entrei em parafuso, minha vez chegara. E pensava onde iria parar? Meu novo dono ia cuidar bem de mim? Vou ser usado para passeio ou Táxi Mirim (lembram-se dele?)? Vou ser desmontado e vendido aos pedaços? Apesar de ser Fuscão, tive vontade de chorar ao pensar nessas coisas.

Fiquei três meses ao abandono, Mas, um dia, uma luz no fim do túnel. O filho do seu Manduca passou por uma banca de jornal onde viu a revista Fusca & Cia, com reportagem falando de mim e de todo a família Volkswagen. Havia outras revistas que ele devorava dia e noite. Ele me descobrira e eu sentia que meu destino não era ter uma placa de Vende-se/Tratar com o dono no parabrisas.

Conversando com a sua irmã sobre o que fazer com o carro, ela votou pela venda. Mas o Bruno, neto do seu Manuca esbravejou: vender o Fuscão do vô, nunca!!! De jeito nenhum. Ele faz parte da família e aqui vai ficar.

Senti-me o Fuscão mais feliz do mundo. O filhão comprou a parte da irmã, na partilha do inventário, e me colocou em uma oficina onde passei nove meses, por uma profunda restauração. Senti que tinha voltado a 1971, estava novinho em folha.

Minha fotos, aquelas do “antes e depois”, provavam que eu voltara aos bons tempos, apesar de alguns milhares de quilômetros rodados, com motor refeito, câmbio revisado. Tudo graças ao seu Manuca, que me amava e sempre cuidou bem de mim.

Pois eu fazia parte da sua vida, da sua família, Por isso colocaram uma placa na tampa do meu porta luvas que me orgulha muito. Ela diz: Homenagem a um herói que formou uma família, amou a todos e, em especial a esse Fusca (Eu).  Manuca”,

Uma tristeza

Bruno, o neto do seu Manuca, herdeiro natural do Fuscão e defensor da sua permanência na família, a deixou em 2015 e nem chegou a aproveitar muito o Fuscão.

Edelzio Costa Pina é aquele filho que admirava e cobiçava o carro, desde a saída da concessionária. Ele é que mantém o Fuscão do seu Manuca “nos trincs” que, ao ponto de evitar sair com ele nos dias de chuva, fez algumas transformações no carro. Colocou alguns acessórios, rodas, escapamento, estofamento e outros. Eu, chicolelis, não consegui saber do Fuscão se ele gostou das modificações, mas é nítido que ele está feliz por saber que mais duas gerações na família, não veem a hora de sentar à frente do seu volante.

Edelzio Costa Pina e o Fuscão Manuca

“Hoje, olhando diariamente o Fuscão, na nossa garagem, sinto uma  emoção muito forte - diz Edelzio que idealizou este texto. A lembrança do meu pai me dá um nó na garganta. Ele, que migrou do Nordeste, foi um exemplo para nossa família. Além de seus filhos e netos, tem três bisnetos, o Guilherme, o Gabriel e o Gustavo, que prometem curtir o Fuscão Manuca (o carro agora tem esse nome), como nosso querido velho o fez por 35 anos”.

Ao ouvir isso, juro que ouvi o Fusca Manuca dar um toque de alegria na sua buzina.


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

PONTEIRAS RODRIGUES COMEMORA 43 ANOS, ANUNCIA INVESTIMENTOS E SE CONSOLIDA COMO LÍDER NA AMÉRICA LATINA.

Grupo atende o mercado automotivo no Brasil e em regiões como da América Latina, Europa, África e Oriente Médio com um portfólio de mais de 4.000 produtos.

Ponteiras Rodrigues, fabricante de autopeças, celebra em setembro 43 anos de história, projeta investimentos e consolida-se como líder do segmento na América Latina na produção de peças de reposição de lataria automotiva, como para-lamas, capôs, tampas de caçamba e mini frentes. 

Fundada em 1981 em uma garagem, a empresa iniciou suas atividades fabricando pontas de para-lamas de Fusca para retocar peças que sofriam com a oxidação. Atualmente, com um portfólio de mais de 4.000 produtos, o grupo atende o mercado automotivo no Brasil e em regiões como da América Latina, Europa, África e Oriente Médio.

Segundo o CEO da empresa, Fábio Rodrigues, o crescimento expressivo nos últimos anos reflete a força e a resiliência da indústria nacional. “Isso nos motiva a continuar acreditando no mercado de autopeças de reposição e na competência do setor. Continuaremos a investir em diversos projetos que alavanquem ainda mais os negócios, trazendo inovação e soluções de alta qualidade para nossos clientes”, afirma.

Fábio Rodrigues

Entre os planos de crescimento do grupo está um investimento de R$ 20 milhões até 2026, com foco no lançamento de novos produtos. Dentre eles, a nova linha de iluminação automotiva a ser fabricada no Brasil sob a marca Zelux, com faróis e lanternas de reposição. A empresa aproveitará a base de mais de 1.700 clientes ativos para expandir a atuação no mercado.

Outro grande passo é a parceria exclusiva com a marca Little Joe, uma das líderes globais em aromatizadores automotivos. A Ponteiras Rodrigues será a distribuidora oficial da marca no Brasil, com foco em licenciamentos de times de futebol e colaborações com marcas de renome, oferecendo aromas inspirados em guloseimas tradicionais que atraem o público brasileiro.

Logística

A empresa joinvilense também se diferencia pela sua ferramentaria própria, o que lhe permite desenvolver internamente soluções personalizadas para o mercado de reposição automotiva. Essa capacidade, aliada à frota própria de 20 caminhões, garante uma logística ágil e eficiente, com entregas em todo o território nacional, otimizando custos e prazos.

Embora tenha começado com peças para Fusca, a Ponteiras Rodrigues atua com foco nos veículos de maior volume e lançados nos últimos anos, adaptando seu portfólio às demandas mais atuais do mercado. Esse direcionamento estratégico tem sido essencial para a contínua expansão da empresa e sua relevância no competitivo setor de autopeças.

Além de sua produção nacional, a Ponteiras Rodrigues mantém parcerias sólidas com fornecedores internacionais, importando peças de países como China, Taiwan, Argentina e Malásia, ampliando sua oferta de soluções para o mercado automotivo.

Ferramentaria própria permite desenvolver soluções personalizadas para reposição

Compromisso com o consumidor

Para Fábio, o compromisso com o direito de reparo dos consumidores é um dos pilares da empresa. “Estamos comprometidos em garantir que ele tenha acesso a peças de reposição com ampla disponibilidade, preços competitivos e qualidade superior”, explica.

Ainda de acordo com o CEO, a história de sucesso da Ponteiras Rodrigues é, sem dúvida, um reflexo do empenho e dedicação de seus colaboradores. “Nossa empresa foi construída por pessoas da cidade, que desenvolveram a empresa e se desenvolveram conosco. Estamos orgulhosos dessas histórias e de como evoluímos junto à cidade. Nosso time possui profissionais que estiveram com meu pai desde o primeiro dia da fábrica, como o Carlos Alberto Pereira. Mas também integramos novos membros na equipe que vieram do mercado para alcançar patamares ainda maiores”.

Essa combinação de experiência e inovação tem sido um diferencial para o crescimento sustentável da empresa.

Futuro 

Com quase meio século de história, a Ponteiras Rodrigues permanece firme em sua missão de inovar e entregar soluções de qualidade ao mercado automotivo de reposição. O plano de expansão e os novos projetos reforçam o compromisso da empresa com o futuro, sempre atento às necessidades do mercado global e de seus clientes.

Ponteiras Rodrigues
Assessoria de Imprensa 
Marcos A. Pereira

HORSE INICIA PRODUÇÃO DE MOTOR HÍBRIDO PLUG-IN EM VALLADOLID, NA ESPANHA.

Foto: José Manuel Peral Urbina/Divulgação Horse

A HORSE Powertrain Solutions, divisão da HORSE Powertrain Limited e líder em sistemas de powertrain inovadores e de baixa emissão, iniciou a produção de motores a gasolina turbo de 3 cilindros e 1.2 litro para uso em veículos híbridos plug-in (PHEVs).

O ‘HR12’ da HORSE oferece potência máxima de 150cv e torque máximo de 230Nm. Produzido na fábrica da HORSE em Valladolid, na Espanha, inicialmente, serão 1.200 unidades por mês, com uma capacidade máxima de até 6.875 motores por mês. O HR12 PHEV será utilizado no novo Renault Rafale E-Tech 4x4 Hybrid.

O desenvolvimento da variante PHEV do HR12 começou em julho de 2021, com  investimento de €4 milhões pela HORSE em sua planta em Valladolid, para modificar e ampliar a linha de montagem. Isso incluiu um aporte de €260.000 na criação de 345 empregos. 

“Este HR12 é o primeiro motor híbrido plug-in fabricado na nossa instalação em Valladolid e o segundo produzido globalmente pela HORSE. É um marco importante para nossa equipe e uma prova de como a expertise da HORSE em motores de combustão interna pode viabilizar soluções de mobilidade de baixa emissão. Com excelente autonomia e eficiência, essa arquitetura PHEV destaca o valor da liderança tecnológica da HORSE para nossos parceiros,” diz Patrice Haettel, CEO da HORSE.

Líder em powertrain PHEV

Além do motor de combustão interna HR12, o powertrain completo contará com três motores elétricos – dois principais e um secundário:
- o primeiro motor elétrico principal no eixo dianteiro, entregando 68cv de potência e 205Nm de torque
- o segundo motor elétrico principal no eixo traseiro, entregando 135cv e 195Nm
- um motor elétrico secundário HSG (Gerador de Partida de Alta Voltagem) produzindo 34cv e 50Nm

Ao todo, isso resultará em uma potência máxima de mais de 300cv para o PHEV, acionada por uma caixa de câmbio multimodo especialmente adaptada e sem embreagem. A energia do PHEV será armazenada em uma bateria de íon-lítio de 400 volts, com capacidade total de 22kWh. No total, isso permitirá que o powertrain ofereça uma autonomia puramente elétrica de mais de 100km para o Rafale E-Tech 4x4 Hybrid.

A eficiência superior do PHEV permitirá que o novo Rafale 4x4 alcance um desempenho superior de emissões. Em modo elétrico, ele terá um consumo médio de combustível de apenas 0,7 litro por 100 km, com emissões de CO2 de apenas 15g/km.

A HORSE é uma fornecedora global de soluções inovadoras para sistemas de propulsão. A empresa acredita que não existe uma solução única para a mobilidade sustentável e, por isso, está investindo em tecnologias que apoiarão a indústria automotiva e outros setores que necessitam de geração de energia em sua transição para um futuro sustentável. Com décadas de conhecimento industrial, a HORSE desenvolve, produz e fornece sistemas de propulsão altamente eficientes, como os totalmente híbridos, híbridos plug-in e motores de combustão interna, além de tecnologias de ponta (motores, caixas de câmbio, sistemas híbridos completos e plug-in e baterias). A HORSE emprega mais de 9.000 pessoas em sete países, com sede em Madri, Espanha, e possui oito fábricas e três centros de P&D ao redor do mundo (Argentina, em Córdoba; Brasil, em Curitiba; Chile, em Los Andes; Portugal, em Aveiro; Romênia, em Bucareste, Mioveni e Titu; Espanha, em Sevilha e Valladolid; e Turquia, em Bursa, em parceria com a Oyak). A HORSE é uma divisão da HORSE Powertrain Limited, líder mundial em soluções de propulsão híbrida e de combustão. Com sede em Londres, Reino Unido, a empresa emprega 19.000 pessoas globalmente, distribuídas por 17 fábricas e cinco centros de P&D. A HORSE Powertrain Limited foi oficialmente criada em 31 de maio de 2024, com o Grupo Renault e a Geely detendo cada um 45% da empresa, e a Aramco detendo os 10% restantes.

HORSE
Grupo Printer Comunicação

CAIO APOIA O HOSPITAL DE AMOR EM BARRETOS E PARTICIPA DO EVENTO ANUAL PARA PARCEIROS

A Caio, sempre comprometida com a responsabilidade social e em beneficiar a comunidade, patrocina por meio da Lei Federal de Incentivo ao Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica), o Hospital de Amor, renomado instituto oncológico, situado na cidade de Barretos (SP), que atende toda a população brasileira de forma gratuita.

Anualmente, é realizado o Encontro de Prestação de Contas para apresentar os desafios e avanços de infraestrutura e nos tratamentos do câncer concretizados durante todo o ano. A Caio marcou presença na 3ª edição do evento, promovido no início de setembro nas instalações do hospital, a respeito das contas relacionadas a 2023.

Estiveram presentes na cerimônia, apoiadores, doadores e a equipe hospitalar, que participaram de workshops e tiveram a oportunidade de escolher uma das alas do hospital para conhecerem e compreenderem a extensão do atendimento filantrópico, especializado, tecnológico (telemedicina) e humanizado, oferecidos pelo instituto nas áreas de prevenção, reabilitação e pesquisa do câncer.

Após a visita, as empresas apoiadoras receberam como forma de agradecimento, um certificado de “empresa amiga” do hospital e uma miniatura da carreta de prevenção (unidade móvel) que roda o país, contribuindo para realização de exames, como ultrassons, exames de próstata, avaliação de câncer de pele, mamografia e papanicolau.

Henrique Prata, presidente do Hospital de Amor há quase 35 anos, destaca o impacto social da instituição e a importância dos patrocinadores do hospital: “Deixamos de ser um hospital de Barretos para nos tornarmos um hospital do Brasil. Nosso crescimento não para, com dezenas de unidades de tratamento e prevenção espalhadas por todo o país, além de mais de 50 carretas que levam o diagnóstico precoce do câncer a quem mais precisa. Nos últimos anos, nossa sustentação tem sido garantida pela força de uma sociedade consciente e solidária”.

A cada ano, com o aumento no número de atendimentos, as doações se tornam ainda mais cruciais, uma vez que a instituição segue a filosofia do atendimento 100% gratuito. Em 2023, por exemplo, o Hospital de Amor atendeu aproximadamente 570.000 pessoas e expandiu seu alcance para mais de 2.580 municípios, esse sucesso também é fruto da colaboração entre a instituição e seus parceiros.

Tânia Pires de Souza, gerente de Comunicação e Marketing da Caio, ressalta a importância da contribuição às instituições sociais: “É muito gratificante poder colaborar com um hospital tão renomado no Brasil, referência na luta contra o câncer, que está sempre em busca de avanços significativos nos tratamentos e que trabalha para tornar o dia dos pacientes e de seus familiares mais agradável, por meio do atendimento humanizado e acessível”.

Hospital de Amor

Com mais de 60 anos de história e reconhecimento internacional por sua excelência em tecnologia e cuidado humanizado, o Hospital de Amor, localizado na cidade de Barretos (SP), integra dezenas de unidades de tratamento, prevenção, reabilitação e pesquisa, relacionadas à área oncológica, espalhadas pelo Brasil.

A instituição filantrópica é mantida pela Fundação PIO XII que também administra centros de saúde não oncológicos na cidade de Barretos (SP).

Caio

Há mais de 78 anos, a Caio é referência em soluções para a mobilidade, oferecendo aos operadores ônibus urbanos com o melhor custo-benefício e para os passageiros, condições dignas e seguras de transporte.

A Caio preza por oferecer serviços personalizados, atendendo a todos os clientes de forma ágil e com excelência em assistência técnica, disponibilidade de peças de reposição, além do fornecimento de manuais de garantia, operação e manutenção.

Grupo Caio

IVECO E FPT NA IAA 2024

Na IAA Transportation 2024, a IVECO expõe uma ampla gama de veículos alimentados por diversas fontes de energia - incluindo HVO (biodiesel de segunda geração), gás natural, biometano, eletricidade e hidrogênio - e lança mundialmente dois novos veículos elétricos a bateria: o caminhão pesado S-eWay na sua configuração rígida e o caminhão leve eMoovy.

A montadora lidera sua jornada de transformação contínua, fundamentada em pontos como estratégia multienergética, ecossistema crescente de parceiros, portfólio de serviços integrados e inovação para atingir novos níveis de crescimento, eficiência e competitividade.

O S-eWay "Rígido" (foto) foi totalmente projetado pela IVECO, incluindo o software de bordo. Ele tem uma autonomia de 400 km, e sua carga rápida pode fornecer 200 km adicionais de autonomia em menos de 45 minutos. O novo veículo possui um eixo eletrificado FPT Industrial com potência máxima de 490 kWh, tornando-o ideal para missões urbanas e regionais. Esta versão rígida amplia a oferta de eletromobilidade pesada da linha S-eWay, que já inclui a versão articulada.

eMoovy

O caminhão totalmente elétrico a bateria, na faixa de 2,5 a 3,5 toneladas, oferece uma solução ideal de zero emissões para missões urbanas, como entregas porta a porta. Ele tem uma autonomia de 320 km e possui a recarga mais rápida do segmento: até 100 km de autonomia adicional em menos de 10 minutos. Suas configurações de armazenamento de energia têm potência máxima de 76 kWh, e a cabine estabelece um novo padrão de conforto a bordo, semelhante ao de um carro. O eMoovy, produzido pela Hyundai e personalizado e distribuído no mercado europeu pela IVECO, é o mais recente resultado da bem-sucedida parceria entre o Iveco Group e a Hyundai Motor Company.

O desenvolvimento contínuo do portal IVECO ON aumenta ainda mais a produtividade empresarial dos clientes com serviços como o Tacho Data Download, que permite a operação remota e reduz as tarefas administrativas exigidas pelos regulamentos do Tacógrafo.

GATE

A empresa digital lançada na IAA 2022 para facilitar uma transição perfeita para a mobilidade elétrica sustentável, a GATE agora expandiu suas operações para a Alemanha, seu segundo mercado depois da Itália. A inovadora fórmula de pagamento por uso, adaptada ao cliente com base no uso do veículo, agora disponível na ampla linha eDaily, será estendida a uma gama mais ampla de veículos comerciais elétricos e caminhões pesados. A GATE terá seu próprio espaço no estande da IVECO para receber visitantes.

FPT Industrial

A FPT Industrial lança comercialmente, para o mercado europeu, novos motores de combustão interna (ICE) e produtos ePowertrain sustentáveis, perfeitamente alinhados com sua abordagem multienergética.

Único player no segmento On-Road com pelo menos um produto de combustível alternativo para toda a sua gama, a FPT Industrial continua a investir em motores de combustão interna ainda mais sustentáveis, com uma abordagem multicombustível para aplicações leves, médias e pesadas, com soluções inovadoras de hidrogênio, hythane, gás natural, diesel e combustíveis renováveis.

 Neste contexto, são destaques no IAA 2024:
- Cursor 9 H2 (Hidrogênio)
- N67 Hytane (Gás Natural e hidrogênio)
- XCursor 13 (Multicombustível)

No segmento ePowertrain, com fábrica em Turim (Itália), a FPT industrial é um dos principais players globais, com uma linha extensa e diferenciada de produtos de zero emissão. 

São destaques no IAA 2024 três novos modelos de eAxles (eixos de tração elétricos) e um pacote de baterias:
- EAX 200-R, para veículos comerciais de 3,5 a 11 toneladas e microônibus (até 11 toneladas de PBT);
- EAX 375-R, para veículos de porte médio 4x2, 6x2 de até 29 toneladas de PBT e 6x4 pesados de até 49 toneladas de PBT;
- EAX 840-R, primeiro eAxle HDT do mercado, projetado para veículos pesados;
- EBS 37 EVO, novo pacote de baterias de 37 kWh para veículos comerciais leves e microônibus

O foco ao cliente é a prioridade da área de Customer Service da FPT Industrial, que expõe no IAA 2024 serviços conectados, assistência remota, componentes remanufaturados Reman e uma nova linha de óleos de alto desempenho.

Ainda não há previsão de produção e venda dos produtos apresentados pela FPT Industrial no IAA 2024 no Brasil. A chegada dos produtos, futuramente, dependerá da demanda de mercado e de clientes.

Iveco Group

MERCEDES-BENZ eACTROS 600 É ELEITO COMO O “INTERNATIONAL TRUCK OF THE YEAR 2025”

Caminhão pesado elétrico para longas distâncias foi escolhido como o caminhão do ano, conforme votação de jornalistas especializados em veículos comerciais de 24 países europeus

Jornalistas que cobrem o setor de veículos comerciais em 24 países europeus votaram no Mercedes-Benz eActros 600, caminhão elétrico à bateria, como o “International Truck of The Year 2025”. Esta é a premiação mais importante no setor.

Em sua argumentação, o júri elogiou o conceito tecnológico inovador do caminhão pesado elétrico da Mercedes-Benz para longas distâncias, que impressionou pela moderna tecnologia de tração, alta eficiência energética e autonomia de 500 quilômetros sem carregamento intermediário. Esses números foram alcançados no “eActros 600 European Testing Tour 2024” – uma jornada de desenvolvimento do caminhão elétrico de mais de 15.000 quilômetros, passando por um total de 22 países. Em vários estágios desse tour, em teoria, teria sido até mesmo possível alcançar autonomias acima de 600 quilômetros sem carregamento intermediário. Ao longo de toda a rota, os dois caminhões de longa distância foram carregados exclusivamente em pontos de recarga públicos.

Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, recebeu a premiação de Gianenrico Griffini, presidente do júri do ItotY, num evento realizado na IAA Transportation 2024 em Hannover, na Alemanha.

Karin Rådström

“Desde o início, a Mercedes-Benz Trucks projetou o eActros 600 como um caminhão elétrico. O resultado é um veículo de última geração movido à bateria elétrica, apropriado para uma ampla gama de aplicações de longa distância”, diz Gianenrico Griffini, resumindo a decisão do júri.

“Estamos orgulhosos e empolgados com a premiação. Quase todos os membros do júri dedicaram algum tempo ao volante, testando o eActros 600 em rodovias por toda a Europa. Assim, eles tiveram a oportunidade de experimentar pessoalmente a capacidade de desempenho do caminhão. Hoje é um dia de orgulho para as equipes que trabalharam com tanto afinco nos últimos anos para fazer desse caminhão um líder de mercado”, afirma Karin Rådström.

De acordo com as regras do júri, o título é concedido anualmente ao caminhão que realizou a maior contribuição para inovações no transporte rodoviário em termos de eficiência, emissões, segurança, dinâmica veicular e conforto. Desde a introdução da premiação “International Truck of The Year”, em 1977, a Mercedes-Benz Trucks ganhou o título dez vezes. Neste ano, a fabricante também impressionou o júri pela primeira vez com um veículo movido à bateria elétrica.

Os vários jornalistas do ITotY que participaram do eActros 600 European Testing Tour 2024 elogiaram a aerodinâmica da nova cabina ProCabin. A aerodinâmica aprimorada é particularmente importante para os caminhões movidos à bateria elétrica no transporte em longas distâncias, pois a resistência do ar é um dos principais fatores que influenciam o consumo de energia. Além disso, mais energia pode ser recuperada, levando a uma maior autonomia.

O desempenho do conjunto de propulsão, a aceleração suave e o ambiente de trabalho sem vibração, com os vários programas de condução, também foram avaliados positivamente pelos jornalistas do ITotY. A Mercedes-Benz Trucks desenvolveu um novo eixo de roda elétrico, projetado para 800 V, com dois motores elétricos e transmissão de quatro velocidades, especialmente para o uso no transporte de longa distância. Os motores elétricos geram uma potência contínua de 400 kW, e uma potência de pico de 600 kW. Adicionalmente, o eActros 600 apresenta o piloto automático e controle de transmissão Predictive Powertrain Control (PPC) compatível com a tração elétrica. Este sistema considera automaticamente a topografia, o traçado da estrada e as sinalizações de tráfego para permitir o estilo de condução mais eficiente possível.

eActros 600

Cerca de 60% das viagens de longo percurso dos clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa têm menos de 500 quilômetros, o que significa que uma infraestrutura de recarga na garagem e nos pontos de carregamento e descarregamento é o suficiente nesses casos. Para todos os outros usos, a contínua expansão da infraestrutura pública de recarga é essencial para viabilizar os transportes de longa distância em caminhões elétricos pela Europa.

Além da carga em “CCS” com até 400 kW, futuramente, o eActros 600 será habilitado para fazer recargas em megawatts “MCS”. Em abril deste ano, os desenvolvedores da Mercedes-Benz Trucks conseguiram, pela primeira vez, fazer a carga de um protótipo do eActros 600 em um posto de recarga com potência de um megawatt no Centro de Desenvolvimento e Testes da fábrica de Wörth am Rhein. As baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos em um posto de recarga apropriado com uma potência de cerca de um megawatt.

O eActros 600 se caracteriza por um design essencialmente novo, com linhas claras e formato aerodinâmico. Quando se trata de rentabilidade para os operadores de frota, o caminhão elétrico foi projetado para estabelecer novos padrões a longo prazo, substituindo a maioria dos caminhões a diesel no segmento dos transportes de longo percurso. O conceito dos transportes elétricos à bateria para longas distâncias da Mercedes-Benz Trucks é oferecer aos clientes uma solução completa, que envolve a tecnologia do veículo, consultoria, infraestrutura de recarga e serviços.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

FEIRÃO DA GM TERÁ ONIX, TRACKER E MONTANA COM ATÉ R$ 20 MIL DE DESCONTO

Neste fim de semana, dias 21 e 22 de setembro, a fábrica da General Motors em São Caetano do Sul abre os portões para um Feirão com preços e condições exclusivas para aquisição de veículos Chevrolet zero quilômetro.

Os modelos turbo campeões de vendas da linha 2025, como Tracker, Onix e Montana, têm descontos que podem chegar a até R$ 20.000 e parcelamento sem juros em até 36x.

“Esse será um fim de semana com as melhores condições do ano para aquisição de veículos Chevrolet”, garante Rodrigo Perencin, gerente de Marketing de Varejo GM América do Sul. “Tradicionalmente, o Feirão em nossa fábrica é uma grande oportunidade de mostrarmos todo nosso portfólio em um só lugar, além de oferecer condições especiais não só de preço, mas de parcelamento. E neste teremos condições ainda melhores, não só em preços, mas também em vantagens e benefícios aos consumidores, além da possibilidade de test drive em toda nossa linha para que as pessoas conheçam os produtos e façam a melhor escolha”, explica.

Dentre as opções, os clientes encontram ainda o Onix com entrada reduzida de R$ 24.990, parcelas fixas de R$ 1.378 e versões a partir de R$ 79.990. Já o Tracker Turbo 2025 tem versões a partir de R$ 119.900, enquanto os descontos do Equinox Turbo chegam a até R$ 30.000.

Além disso, todos os modelos da Chevrolet ficam em exposição, incluindo os últimos lançamentos, como o Blazer EV, Spin, S10, Trailblazer, Silverado e Camaro.

Serviço:
Feirão GM Chevrolet
21 e 22 de setembro, das 9 às 18h.
Fábrica da GM em São Caetano do Sul
Avenida Goiás 1805, Portão 01
São Caetano do Sul – São Paulo

General Motors América do Sul 

LITENS AVANÇA NO MERCADO DE REPOSIÇÃO NO BRASIL COM PRODUTOS PATENTEADOS

A Litens, fabricante global especializada em componentes para sistema powertrain, pioneira no desenvolvimento de tensionadores no mundo, atendendo as montadoras desde 1998 no Brasil e com mais de 45 anos de história, entra para o mercado de reposição com produtos que são patenteados pela companhia. Fornecedora de polias e tensionadores para o mercado OEM, lançou na Automec 2023 para o aftermarket duas linhas de produtos: polia do Alternador OAD™ e polia do Virabrequim TORQFILTR™.

Com a mesma qualidade dos produtos originais, a companhia coloca as duas linhas de polias à disposição do aftermarket por meio da rede de distribuidores. “Estamos avançando de forma consistente e apresentando os nossos produtos de alta qualidade ao mercado. A nossa equipe técnica realiza treinamentos para profissionais da distribuição, varejos e oficinas”, revela Bruno Fragoso, Vice-presidente global de vendas e marketing da Litens Automotive.

Com a proposta de tornar a marca cada vez mais conhecida no aftermarket, a Litens vai intensificar ações voltadas aos varejistas e reparadores. “Temos muito conteúdo técnico para compartilhar com os profissionais. Somos especializados em componentes de sistemas de powertrain com centros de pesquisa e desenvolvimento em vários países e trazemos as novidades para o mercado brasileiro”, comenta.

Produtos patenteados

Com vasto portfólio, a Litens iniciou a sua atuação na reposição com a polia OAD™, patenteada pela marca. O componente conta com um sofisticado sistema interno de mola e embreagem que absorve a força associada às acelerações da correia e às inversões de tensão e permite ao alternador “rodar livremente” ou “avançar” quando a correia desacelera repentinamente. Instalada no alternador, funciona como um substituto direto para polias “roda-livre” e sólidas.

A polia do Virabrequim TORQFILTR™, patenteada pela Litens também oferecida ao aftermarket, é um dispositivo de ajuste altamente avançado projetado para absorver as vibrações de torção do motor que ficam isoladas do sistema de acionamento da correia e, assim, é eliminada a necessidade de outros recursos adicionais de acessórios para esta função. Com design exclusivo, melhora, significativamente, a eficiência do motor, além de reduzir ruído, vibração e aspereza.

Qualidade e experiência no desenvolvimento de novas soluções

Toda a trajetória da Litens é reconhecida no mercado OEM pela sua forte atuação e pela busca constante em oferecer qualidade, contabilizando mais de 100 premiações de montadoras.

Além da forte presença no mercado OEM, a Litens já está presente na reposição, fornecendo produtos para indústrias parceiras desde sua chegada ao Brasil em 1998. Agora, a fabricante passa a atuar no aftermarket diretamente por meio de seus distribuidores.

Procurando oferecer soluções eficientes tem o compromisso permanente com a inovação, diversificação e o aprimoramento de suas linhas de produtos.

O processo de manufatura da Litens conta com extensas avaliações, incluindo testes de fadiga, resistência, ambiente, funcionalidade e destruição para garantir que 100% dos produtos atendam os padrões da indústria.

Litens

De origem canadense, a Litens, fabricante global especializada em engenharia de sistemas de powertrain e fornecimento de componentes foi pioneira na fabricação tensionadores, possui 13 plantas e mais de 45 anos de atuação, desenvolvendo tecnologias inovadoras para atender a evolução da indústria automobilística.

Com centros de desenvolvimento e unidades de fabricação de última geração em regiões como Alemanha, Brasil, China, Índia e América do Norte e escritórios nos Estados Unidos, México e Europa, a Litens é reconhecida no mercado OEM pela qualidade dos produtos que desenvolve e conta com mais de 100 premiações de montadoras.

É detentora de um extenso portfólio de patentes de design e marcas registradas internacionais voltadas para redução de emissões, melhoria na economia de combustível e no desempenho. Com certificações como IATF 16949:2016 e ISO 14001:2015, além de atender montadoras e sistemistas, está presente no aftermarket com a mesma tecnologia e qualidade que produz para o OEM.

Litens
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

STELLANTIS ADOTA INOVAÇÕES IMPULSIONADAS POR IA PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA DA MANUFATURA, SUSTENTABILIDADE E MELHORAR O AMBIENTE DE TRABALHO.

Líderes de manufatura da Stellantis aceitam o desafio de descobrir e implementar processos de produção que aproveitem os talentos dos colaboradores, garantam a qualidade do produto, melhorem a eficiência e produzam veículos e componentes de forma eficiente, com o menor impacto ambiental possível.

Em seu nono ano, o Factory Booster Day da Stellantis é essencial para impulsionar melhorias na manufatura a fim de atender às demandas da indústria moderna e aproveitar novas tecnologias para a planta. Utilizando o processo de Open Challenge, onde líderes de planta solicitam ideias de fornecedores e startups, o Factory Booster Day é uma vitrine global de soluções para a fábrica, apresentadas por fornecedores e startups por meio de demonstrações físicas e virtuais.

O Factory Booster Day 2024, realizado nesta quarta-feira, 18 de setembro, no Complexo Mirafiori da Stellantis em Turim, Itália, contou com 93 inovações em exibição. Nos últimos três anos, mais de 300 propostas foram consideradas pela equipe de manufatura da Stellantis.

“Temos provas de que a colaboração com nossos parceiros de manufatura funciona. Desde 2021, a implementação de inovações e a melhoria contínua reduziram nossos custos de transformação em 11%, o consumo de energia em 23% e os problemas de qualidade em 40%”, afirmou Arnaud Deboeuf, . “Os colaboradores da Stellantis têm orgulho de construir veículos que oferecem as qualidades emocionais e globais de nossas marcas icônicas. Aproveitar as tecnologias mais recentes, especialmente a Inteligência Artificial (IA), é uma alavanca significativa para alcançar o nível de excelência que estamos buscando.”

Inovações dos eventos anteriores do Factory Booster Day estão trazendo avanços rápidos e à prova de erros em “gêmeos digitais” baseados em nuvem, inteligência artificial (IA) e soluções habilitadas por visão 3D para os ambientes de manufatura da Stellantis. Algumas dessas inovações incluem:

- A Stellantis utiliza o Autodesk Construction Cloud, uma plataforma baseada em nuvem que suporta os fluxos de trabalho para todas as fases da construção, desde o design, passando pelo planejamento, construção e operações. Apresentada no Factory Booster Day 2022, a solução permite que os fornecedores e a Stellantis compartilhem e simulem layouts de construção simultaneamente e interajam em um “gêmeo digital” de uma instalação de manufatura. Acelerando a junção de dados de construção e melhorando o processo de colaboração entre a Stellantis e seus fornecedores, a ferramenta reduz o "lixo digital" ao eliminar a inserção manual de dados, permitindo visualização direta para todas as equipes. Ela também acelera a validação do design. A ferramenta, foi inicialmente implementado na fábrica de Windsor, no Canadá, para a instalação do STLA Large. Após uma significativa economia de custos, a plataforma foi expandida para ser utilizada na instalação do STLA Frame na fábrica de Sterling Heights.

- A orientação de robôs com Inteligência artificial (IA), instalada em várias plantas de powertrain da Stellantis, utiliza um sistema de visão tridimensional (3D). Essa inovação da GuideNow, desenvolvida em parceria com a startup francesa Inbolt, utiliza IA e sistemas de visão para permitir que robôs ajustem sua trajetória e operações em tempo real para evitar conflitos ou impactos potenciais. O sistema está proporcionando uma qualidade aprimorada e reduzindo o tempo de espera entre a montagem do powertrain e a instalação no veículo. Essa inovação foi apresentada no Factory Booster Day de 2021.

- As rodas com direção autônoma da Wheel Me, uma startup norueguesa de robótica, permitem que qualquer tipo de carrinho em uma planta se torne um robô móvel automatizado (AMR). As Rodas com direção autônoma substituem os rodízios padrão, automatizando o movimento de peças ou mercadorias dentro das fábricas. Essa tecnologia ajuda a aumentar a eficiência, a segurança e a economia de custos, com mínima interrupção nos processos e fluxos de material existentes. A wheel.me elimina as necessidades de de instalar um caro sistema de trilhos guiados, oferecendo à Stellantis flexibilidade e economia anual. A Stellantis e a wheel.me estão atualmente planejando expandir a tecnologia para outras fábricas. A inovação foi apresentada no Factory Booster Day de 2022. 

Inovações na manufatura que ajudam a entregar produtos melhores, gerar menos desperdício e reduzir o uso de energia são essenciais para atender às ambições do plano estratégico Dare Forward 2030.

- Tornar-se uma empresa carbono zero até 2038, incluindo todos os escopos, com compensação de emissões em um único dígito percentual. Em 2022, a Stellantis reduziu em 20% a pegada de carbono da manufatura nos escopos 1 e 2 em comparação à 2021.

- Reduzir os custos de produção em 40% até 2030, incluindo a implementação de automação, soluções digitais e inteligência artificial.

- Alcançar o primeiro lugar em qualidade de produto, com detecção otimizada de defeitos, liderando em experiência do cliente no setor.

A Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo com o objetivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos. É reconhecida por seu portfólio único de marcas icônicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está executando o Dare Forward 2030, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, com compensação de até um digito percentual das emissões restantes, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas

Stellantis 

E-MOB 2024 E CONGRESSO C-MOVE IMPULSIONAM A MOBILIDADE VERDE E AS CIDADES INTELIGENTES NO BRASIL

O E-MOB Salão da Mobilidade Verde e Cidades Inteligentes, um dos principais eventos dedicado à mobilidade sustentável, acontecerá de 22 a 24 de outubro pela primeira vez no São Paulo Expo. 

O evento vem consolidando seu espaço como um marco para o futuro da mobilidade no Brasil, promovendo exposição de tecnologias, soluções e debates que impulsionam a mobilidade elétrica e o uso de outras alternativas sustentáveis para o País.

O E-MOB Salão da Mobilidade Verde é o principal ponto de encontro para profissionais, empresas e autoridades interessadas em soluções que integram a mobilidade verde, energias renováveis e cidades inteligentes. Ao longo de três dias, o Salão apresenta as mais recentes inovações tecnológicas, conectando diferentes players do setor, de montadoras a startups, em um cenário de demandas crescentes por um transporte mais limpo, eficiente e integrado às necessidades das cidades inteligentes. Vale destacar que o Salão traz também exposições de veículos e soluções de micromobilidade e infraestrutura para recarga.

Várias marcas confirmaram a apresentação de suas novidades no evento como Moura, Brasol, Siemens, Teld, Keysight, Marcopolo, Clamper, Borgwarner, BenLG, Yala, Autel e Livoltek. Entre elas também está a marca russa Cartrek, com forte atuação no mercado de plataformas de mobilidade compartilhada altamente configurável, adequada para diferentes tipos de veículos e compatível com diferentes marcas de hardware.

O acesso ao Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes será gratuito para os profissionais que atuam no setor.

C-MOVE – Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos

Um dos destaques do E-MOB é a realização integrada do C-MOVE, o Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos que reunirá especialistas e líderes do setor para discutir as principais tendências e inovações da mobilidade verde. Organizado com a mentoria da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME), o congresso será estruturado em três dias, cada um dedicado a temas estratégicos:

No primeiro dia do congresso, 22.10, o tema será a Mobilidade Urbana e Veículos Elétricos, com debates focados na transição energética e a sustentabilidade no setor automotivo, abordando a coexistência de tecnologias para veículos leves, além da nova política automotiva brasileira, que incentiva a mobilidade sustentável. Soluções de micromobilidade urbana também serão discutidas, com destaque para a inovação em micromodais sustentáveis.

O primeiro dia também trará discussões sobre o hidrogênio verde e outras alternativas para eletrificação de veículos, e as aplicações da mobilidade urbana sustentável nas metrópoles brasileiras. Para encerrar, será apresentada uma palestra sobre a descarbonização da mobilidade, analisando o impacto das emissões no ciclo de vida dos veículos.

No segundo dia, 23.10, o assunto será os Minerais Estratégicos e Cidades Inteligentes. A atenção será voltada aos minerais estratégicos essenciais para o desenvolvimento da mobilidade sustentável. Serão abordados o papel do lítio e cobalto no futuro das baterias e a importância dos biocombustíveis e outras fontes renováveis. A infraestrutura necessária para a recarga de frotas elétricas e os desafios da logística sustentável, que inclui soluções com caminhões elétricos e biocombustíveis, serão outro ponto alto. Em relação às cidades inteligentes, o congresso discutirá a cibersegurança e a integração de tecnologias, além de soluções para a expansão da rede de carregadores no Brasil.

No último dia, 24.10, baseado nas Energias Renováveis e Políticas Públicas, o foco será as energias renováveis e a inovação, com discussões sobre o futuro da produção de veículos elétricos, a conectividade e a inteligência artificial nos veículos do futuro, e a integração da infraestrutura de recarga no Brasil. As políticas públicas também terão destaque, com debates sobre o cenário global da mobilidade sustentável, abordando leis e regulamentações que podem impulsionar esse setor. Serão discutidas as políticas de incentivo e inovação, além do impacto da economia circular e reciclagem de baterias no setor de mobilidade. O Congresso será encerrado com uma plenária que discutirá as perspectivas para a mobilidade sustentável no Brasil e no mundo.

O Congresso C-MOVE, já realizado neste ano em Brasília, Florianópolis e Belo Horizonte, contará com a participação de especialistas de empresas líderes no mercado automotivo, organizações de micromobilidade e infraestrutura, além de representantes governamentais e pesquisadores do setor de energias renováveis. A troca de experiências e o compartilhamento de práticas bem-sucedidas têm como objetivo acelerar a transição para um modelo de mobilidade sustentável no Brasil.

“Com a nova estrutura no São Paulo Expo, o E-MOB 2024 promete não apenas exibir inovações, mas também impulsionar o diálogo e a cooperação entre os diversos atores do setor, posicionando-se como um evento imperdível para quem deseja acompanhar as últimas tendências e inovações na mobilidade verde e cidades inteligentes”, comenta Ricardo Guggisberg.

Para participar especificamente do Congresso C-MOVE, os interessados deverão fazer sua inscrição por meio do link (https://euvou.events/E-MOB2024)

E-MOB Salão da Mobilidade Verde
Expert & Cia Comunicação Integrada
Gilberto dos Santos
gilberto.santos@expertecia.com.br

HORSE FAZ PARCERIA COM LECAR PARA FORNECER MOTOR PARA CARRO BRASILEIRO

HORSE fornecerá 12.000 motores de 1.0 litro e 3 cilindros “HR10” por ano para a Lecar, nova montadora de carros de passeio do Brasil

A HORSE, líder em sistemas de powertrain inovadores e de baixas emissões, assinou seu primeiro acordo para produzir motores com a tecnologia Range Extender para o veículo de passeio Lecar 459 Hybrid.

Previsto para ser lançado em 2026, o Lecar 459 Hybrid será o primeiro veículo da Lecar, nova montadora brasileira de veículos elétricos e híbridos, fundada pelo empresário brasileiro Flávio Figueiredo Assis.

A HORSE, inicialmente, fornecerá à Lecar 12.000 unidades anuais de seus motores 'HR10' de 1.0 litro e 3 cilindros, com a possibilidade de aumento de volume, conforme a demanda. Os motores HR10 são projetados para operar com gasolina e etanol.

As unidades HR10 servirão como motor a combustão no powertrain da tecnologia Range Extender do Lecar 459 Hybrid, aproveitando seu sucesso comprovado nas soluções para veículos comerciais leves.

“Para a Lecar, este acordo permite à marca utilizar o motor HR10 da HORSE para um EREV de passageiros, após comprovado sucesso em soluções de Range Extender para veículos comerciais leves. Para a HORSE, este é um passo monumental no fornecimento de motores a combustão para Range Extenders para veículos de passageiros. Este acordo sinaliza nosso compromisso com o Brasil, um dos mercados automotivos mais potentes do mundo. Também destaca nosso compromisso com a inovação em EREVs, uma das categorias de veículos que mais cresce globalmente, e a nossa capacidade de apoiar marcas e OEMs no desenvolvimento de veículos elétricos e com motor a combustão", destaca Matias Giannini, CEO da HORSE Powertrain Limited.

Powertrain com o melhor dos dois mundos

Ao contrário dos PHEVs tradicionais, o motor a combustão de um EREV nunca aciona diretamente as rodas do carro – ele fornece carga para a bateria do veículo por meio de um gerador elétrico a bordo.

Isso permite que o motor a combustão opere em seu estado de maior eficiência, minimizando o consumo de combustível e as emissões. Quando a bateria está totalmente carregada, o motor do EREV é automaticamente desligado.

A bateria também pode ser carregada de forma semelhante a qualquer outro EV, usando um carregador público ou uma fonte de energia doméstica. Quando utilizado com combustíveis de baixo carbono, como os flex, populares no mercado brasileiro, a pegada de carbono do EREV é comparável a um EV.

“A HORSE foi o parceiro natural para o novo carro híbrido de passeio da Lecar. Nosso motor HR10, fabricado em Curitiba, para a tecnologia Range Extender, já equipa um veículo comercial leve, o que o torna uma tecnologia comprovada no mercado. Por isso, nos tornamos o fornecedor perfeito para a visão da Lecar. Este é um marco significativo para a HORSE, que continua a cumprir sua estratégia de desenvolver soluções sob medida para cada mercado. Mais uma vez, demonstramos nossa liderança tecnológica e industrial, e estou extremamente orgulhoso das equipes da HORSE em todo o mundo, que contribuíram para esse sucesso de engenharia e comercial”, reforça Patrice Haettel, CEO da HORSE.

Tecnologia comprovada

Este acordo ocorre após o desenvolvimento do primeiro protótipo do Lecar 459 Hybrid, em agosto, quando a empresa comprou uma unidade HR10 para testes e configuração em seu veículo de teste.

Produzido na planta da HORSE em Curitiba, o motor HR10 da HORSE, de 125 cv de potência e 220 Nm de torque, graças à injeção direta de combustível, comando duplo de válvulas e turbocompressor.

Além do HR10, o Lecar 459 Hybrid utilizará um gerador elétrico da WEG – parceiro de componentes elétricos da HORSE para solução Range Extender.

“Nossa equipe tem um plano extremamente ambicioso para o Lecar Hybrid 459, primeiro EV totalmente brasileiro. A HORSE é o parceiro ideal, além de ser um fornecedor de classe mundial, líder na indústria de motores a combustão. A HORSE está perfeitamente alinhada com a visão da Lecar de revolucionar o mercado automotivo brasileiro com soluções produzidas localmente”, completa Flávio Figueiredo Assis, fundador e CEO da Lecar.

HORSE

A HORSE é uma fornecedora global de soluções inovadoras para sistemas de propulsão. A empresa acredita que não existe uma solução única para a mobilidade sustentável e, por isso, está investindo em tecnologias que apoiarão a indústria automotiva e outros setores que necessitam de geração de energia em sua transição para um futuro sustentável. Com décadas de conhecimento industrial, a HORSE desenvolve, produz e fornece sistemas de propulsão altamente eficientes, como os totalmente híbridos, híbridos plug-in e motores de combustão interna, além de tecnologias de ponta (motores, caixas de câmbio, sistemas híbridos completos e plug-in e baterias).

A HORSE emprega mais de 9.000 pessoas em sete países, com sede em Madri, Espanha, e possui oito fábricas e três centros de P&D ao redor do mundo (Argentina, em Córdoba; Brasil, em Curitiba; Chile, em Los Andes; Portugal, em Aveiro; Romênia, em Bucareste, Mioveni e Titu; Espanha, em Sevilha e Valladolid; e Turquia, em Bursa, em parceria com a Oyak).

A HORSE é uma divisão da HORSE Powertrain Limited, líder mundial em soluções de propulsão híbrida e de combustão. Com sede em Londres, Reino Unido, a empresa emprega 19.000 pessoas globalmente, distribuídas por 17 fábricas e cinco centros de P&D. A HORSE Powertrain Limited foi oficialmente criada em 31 de maio de 2024, com o Grupo Renault e a Geely detendo cada um 45% da empresa, e a Aramco detendo os 10% restantes.

HORSE
Grupo Printer Comunicação

UNIVERSIDADE ALEMÃ DIVULGA ESTUDO SOBRE BENEFÍCIOS DE BUCHAS AUTOLUBRIFICANTES

Pesquisa leva em consideração impacto social, ambiental e economia de material para empresas e fabricantes

Estudo realizado pela RWTH Aachen University, a maior universidade de engenharia e tecnologia da Alemanha, e a igus®, líder global em soluções em movimento, mostra que as buchas lubrificantes da empresa podem economizar entre € 7 mil e 14 milhões (aproximadamente entre R$ 44 mil e 86 milhões) por ano para fabricantes em custos com lubrificantes de buchas e mancais, dependendo da aplicação.

Além da economia direta, os produtos da igus® também auxiliam as empresas com a diminuição de horas trabalhadas para os colaboradores. Com menores taxas de manutenção, as buchas da companhia podem economizar de 8 mil a 2 milhões de horas de trabalho anualmente com a relubrificação manual dos pontos de mancalização.

"Os números demonstram, de forma impressionante, como uma mudança supostamente pequena pode economizar uma quantia significativa de recursos no processo geral", comenta Stefan Loockman-Rittich, Diretor da Unidade de Negócios de buchas autolubrificantes iglidur da igus®.

Compromisso com o ESG

A pesquisa realizada pela empresa também leva em consideração o impacto socioambiental das buchas na indústria. Uma das empresas participantes do estudo realizado pela RWTH Aachen University, que possui diversas unidades no Brasil, passou a economizar 180 Kg por ano de CO2 equivalente ao substituir as buchas metálicas por buchas de polímero em 600 pontos de mancalização.

"Se todas as filiais da companhia adotassem buchas de polímero, a empresa poderia economizar 28.814 Kg de CO2 equivalente. E esse é um número considerável para uma mudança tão pequena", afirma Loockman-Rittich. "Cada vez mais os fabricantes de máquinas, sistemas e veículos estão sentindo a pressão para divulgar a pegada de carbono de seus produtos. Portanto, nossos clientes estão muito satisfeitos por poderem contar com uma avaliação cientificamente comprovada dos benefícios ambientais do efeito autolubrificante de nossas buchas autolubrificantes".

Sobre a pesquisa

A universidade foi convidada a participar do estudo com outra empresa de pesquisa, a WBA Werkzeugbau. Da universidade alemã, participaram o Laboratório de Máquinas-Ferramenta (WZL) e o Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Produção (IPT) no Campus RWTH Aachen, considerado um dos maiores laboratórios de pesquisa da Europa no campo da tecnologia de produção.

Pontos como economia anual de custos com a implementação dos componentes em polímero de engenharia foram avaliados, assim como a economia de tempo dedicado à manutenção e sustentabilidade foram analisados durante o estudo.

Os resultados coletados foram baseados em entrevistas com especialistas de nove empresas dos setores de tecnologia de automação, maquinário de construção, agricultura, alimentos, embalagens e engarrafamento.

A igus® GmbH desenvolve e produz plásticos para movimentação. Esses polímeros autolubrificantes e de alto desempenho melhoram a tecnologia e reduzem os custos em qualquer aplicação que envolva movimentação. A igus® é líder mundial do mercado em sistemas de fornecimento de energia, cabos altamente flexíveis, buchas autolubrificantes e buchas lineares, bem como tecnologia de fuso de avanço feito de tribo-polímeros. A empresa familiar com sede em Colônia, na Alemanha, está representada em 31 países e emprega 5.000 pessoas em todo o mundo. Em 2023, a igus® gerou um volume de negócios de 1.136 bilhões de euros. A pesquisa realizada nos maiores laboratórios de testes do setor proporciona constantemente inovações e mais segurança aos clientes. A igus® possui 243.000 peças disponíveis em estoque e a vida útil pode ser prevista online. Nos últimos anos, a empresa se expandiu, criando start-ups internas em áreas como rolamentos de esferas, redutores de robôs, impressão 3D, a plataforma RBTX para Robótica de Baixo Custo e plásticos inteligentes para a Indústria 4.0. Entre os investimentos ambientais mais importantes estão a plataforma "chainge" de reciclagem de plásticos técnicos e a propriedade parcial de uma empresa que produz óleo a partir de resíduos plásticos.

igus®
Race Comunicação

terça-feira, 17 de setembro de 2024

ATCX ELECTRONICS MOSTRA COMO JAGUAR LAND ROVER E ASHOK LEYLAND DESENVOLVEM ELETRÔNICOS INOVADORES PARA SEUS VEÍCULOS

No próximo dia 26 de setembro, a partir das 13h (horário de Brasília), a Altair, líder global em inteligência computacional e soluções de software e nuvem em design e simulação, computação de alto desempenho (HPC) e análise de dados, promoverá o ATCx Electronics (Altair Tecnology Conference) com foco na aplicação de tecnologias virtuais e de simulação para o desenvolvimento da indústria eletrônica mundial, inclusive nas tecnologias aplicadas ao setor automobilístico e aeroespacial. O evento global virtual será lançado em dois fusos horários e oferecerá tradução de áudio ao vivo de apresentações em oito idiomas nos diferentes fusos horários.

As empresas enfrentam prazos e margens de custo extremamente curtos para lançar novos produtos no mercado. A ATCx Electronics mostrará como a simulação e a IA impulsionam avanços no design eletrônico em todos os setores, oferecendo insights para aprimorar a colaboração, para encurtar os ciclos de desenvolvimento em um mercado global cada vez mais competitivo e descobrir insights acionáveis que impulsionam o valor do negócio.

O ATCx Electronics demonstrará como os fabricantes automotivos, como a Jaguar Land Rover e a Ashok Leyland, entre outros, estão alavancando soluções de design digital para abordar o gerenciamento térmico, atender aos padrões regulatórios de conectividade sem fio e agilizar os processos de design, manutenção e serviço.

Com o interesse em conectividade e, particularmente, a tecnologia Vehicle-to-Everything (V2X) surgindo na indústria automobilística, a integração otimizada e o teste de recursos de carros conectados se tornam um diferencial importante para os fabricantes de automóveis. Os testes de direção tradicionais exigem vários veículos de teste, infraestrutura rodoviária e hardware e software integrados para garantir a coleta de dados.

Em contraste, a simulação de test drive virtual (VTD) pode economizar milhares de horas de test drive físico. Ela pode ser realizada em um ambiente puramente virtual, que é repetível e pode ser usada para dar suporte à seleção de antenas, estudos de localização de pacotes e análise de desempenho do sistema. Nesta apresentação, alguns cenários de VTD usando a simulação Altair WiProp serão discutidos para dar uma ideia de como o test drive virtual pode ajudar a dar suporte à avaliação da experiência de conectividade do motorista.

Por outro lado, no desenvolvimento dos veículos elétricos, um dos maiores desafios é gerenciamento térmico de todo o sistema e das placas de circuito impresso (PCB). Altas correntes fluindo através de vários traços de uma placa de circuito impresso (PCB) causam fuga térmica e empenamento do PCB devido à ocorrência de alta densidade de calor. A análise térmica permite que o projetista de PCB mova e confirme rapidamente a colocação do componente examinando os gráficos de temperatura previstos na superfície do PCB. Um PCB especialmente projetado internamente para caminhões EV Ashok Leyland é usado no estudo apresentado. As simulações realizadas são realizadas com o módulo ElectroFlo do software Altair Simlab. A temperatura em vários locais do PCB e do invólucro é prevista de forma que os pontos quentes possam ser identificados e, portanto, o gerenciamento térmico adequado pode ser garantido ainda no estágio de projeto do sistema do veículo.

Para participar ou obter mais informações, clique aqui e acesse ATCx Electronics - Riding the Crest of Innovation - Altair Events.

Altair
Secco Consultoria de Comunicação