domingo, 14 de abril de 2024

CARBON AMPLIA QUADRO DE DIRETORES

A Carbon, líder mundial em blindagem de veículos civis, anuncia mudanças em sua liderança comercial. Rafael Monari e Rogério Diaconiuc são os novos Sales Directors, e Daniel Pierre Deleu Filho assume o cargo de Diretor de Relações Institucionais, deixando sua função anterior para Monari.

e/d: Rogério Diaconiuc, Daniel Pierre Deleu Filho e Rafael Monari.

Ambos vindos do Banco Fidis S.A., Rafael Monari desempenhou a função de diretor comercial no Jeep Bank e na estruturação da área comercial da Financeira Stellantis, enquanto Rogério Diaconiuc foi diretor comercial no banco Stellantis, responsável pela criação do Jeep Bank no Brasil em 2015, em parceria com o Bradesco Financiamentos.

Antes de se juntar à Stellantis, ambos tiveram experiências em outras grandes corporações: Monari na TIM Celular, Banco HSBC e RCI; Diaconiuc na Honda, Grupo Renault e Nissan.

Nas novas atribuições, Monari gerenciará um dos clusters comerciais da Carbon, sendo responsável por pela metade do Estado de São Paulo e pelo Estado do Mato Grosso do Sul, pelas regiões Norte e Nordeste, além de todas as concessionárias da General Motors do Brasil. Já Diaconiuc ficará à frente da área comercial dos clientes B2B e das atividades da empresa na região Sul e no Estado de Minas Gerais.

Por outro lado, Daniel Deleu, é sócio cofundador da Carbon e está há 35 anos no setor automotivo, sendo 14 no de blindagem. Agora, será responsável pelas relações de mercado e comerciais – incluindo parcerias, eventos e feiras estratégicas dos segmentos automotivo e de blindagem.

Além do suporte e estratégia da expansão da área comercial da Carbon, os três também responderão diretamente ao vice-presidente Comercial, Everton Kurdejak, e serão responsáveis por auxiliar no cumprimento da meta atual da empresa, que consiste em ampliar sua participação no mercado de 20% para 30% e fortalecer a posição da companhia como o principal player global no setor de blindagens.

No início do ano, a empresa comunicou a contratação de Kurdejak – com uma carreira notável no setor automotivo e mais de duas décadas de experiência, recentemente como VP Comercial da Jeep/RAM – como parte central de sua estratégia de crescimento.

"Estamos confiantes de que a experiência e expertise de nossos novos diretores comerciais impulsionarão ainda mais a Carbon em sua jornada de crescimento. Com a nova estruturação, estamos preparados para fortalecer nossa liderança global no setor de blindagens e refletir, ainda mais, nosso compromisso em ampliar nossa participação de mercado e cumprir todas as nossas metas - agressivas - para 2024”, conclui Everton Kurdejak, vice-presidente Comercial da Carbon.

Carbon Fundada em 2015, a Carbon é a maior empresa de blindagem de veículos civis do mundo e única a receber a homologação da Volvo globalmente. Dessa forma, além da produção para o mercado brasileiro, exporta veículos para a Europa, Oriente Médio, África, América do Norte e América Latina. Além disso, é certificada pela Jaguar, Land Rover, Toyota, BYD, GWM e GM, e é pioneira na blindagem de veículos eletrificados, sendo a primeira empresa a realizar a blindagem de um Tesla Model S, em 2016. Sediada em Barueri/SP e com atuação em todo o território nacional, é a empresa de blindagem que mais investe em infraestrutura, inovação, aumento de capacidade de produção e atendimento ao cliente. Hoje, conta com mais de 40 mil metros quadrados de área construída, que englobam fábrica de blindagem, assistência técnica e duas fábricas de vidros. Com mais de 20 mil veículos blindados produzidos desde sua fundação, o recorde de produção de quase 4 mil veículos em 2022 equivale a quase 20% das blindagens de carros no Brasil, percentual que é aproximadamente quatro vezes maior que o segundo competidor do mercado (5%). A Carbon projeta atingir a marca de 6 mil carros blindados por ano até 2025.
Carbon
RPMA Comunicação

sábado, 13 de abril de 2024

IVECO GROUP DESTACA TRAJETÓRIA DE MAIS DE 25 ANOS EM MINAS GERAIS E OPORTUNIDADES PARA INOVAR E POTENCIALIZAR A ECONOMIA DO ESTADO, DURANTE O ‘IMERSÃO INDÚSTRIA FIEMG’.

Com mais de 25 de anos de atuação consolidada em Minas Gerais e iniciativas que impulsionam a indústria não apenas do Estado, mas do país e do mundo, o Iveco Group foi destaque no “Imersão Indústria Fiemg”. 

Realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, de 10 a 12 de abril, o evento reuniu representantes do poder público, empresários e especialistas para discutir temas como ESG, inovação, tecnologia e relações de trabalho. 

Alexandre Xavier, diretor de Engenharia da FPT Industrial, reiterou o compromisso da marca com a inovação e a sustentabilidade ao apresentar iniciativas e oportunidades da empresa para desenvolver tecnologias limpas e acelerar o processo de descarbonização no Brasil. No painel “Transição energética e a descarbonização – oportunidades para a indústria”, o executivo compartilhou sua visão sobre a adoção de novos combustíveis, como gás natural, biometano, biodiesel e etanol, alinhados à meta global do grupo de zerar as emissões de carbono até 2040.

"Somos líderes globais em gás natural, com mais de 80 mil motores já vendidos. Em sintonia com a matriz energética brasileira, uma das mais limpas do mundo, estamos fortemente empenhados em promover um ecossistema que impulsione a produção e o uso de biometano de forma autossuficiente. Nosso principal objetivo é ampliar a utilização de combustíveis alternativos", destacou Alexadre Xavier, em debate com a Vallourec e a (re)energisa, marca do Grupo Energisa.

Eficiência, inovação e competitividade

Valendo-se de uma trajetória sólida, de mais de 25 anos no grupo, Reinaldo Silva, gerente de Compras responsável por otimização de custos de produto, relacionamento com fornecedores e gestão de performance, destacou os atributos que tornam Minas Gerais região estratégica para os negócios da marca. O Estado abriga o maior complexo industrial do Iveco Group no mundo, localizado em Sete Lagoas.

"Estamos empenhados em fortalecer a economia mineira. Em parceria com o Governo de Minas e outras grandes instituições, como o Sistema Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), Invest Minas, Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Setcemg (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais) e Gasmig, atuamos para impulsionar a eficiência, a inovação e a competitividade das indústrias de caminhões, ônibus, motores e componentes", afirmou Reinaldo Silva durante o painel "A indústria mineira como impulsionadora do Estado", ao lado de representantes da Vale e da Codemge (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais).

Iveco Group N.V. (MI: IVG): lugar de pessoas e marcas únicas que impulsionam seus negócios e a missão de promover uma sociedade mais sustentável. As oito marcas são, cada uma, uma força importante em seus negócios específicos: IVECO, pioneira de veículos comerciais que projeta, fabrica e comercializa caminhões pesados, médios e leves; FPT Industrial, líder global em uma vasta gama de tecnologias avançadas de powertrain nos setores de agricultura, construção, marítimo, geração de energia e veículos comerciais; IVECO BUS e HEULIEZ, marcas de ônibus de transporte de massa premium; IDV, para equipamentos altamente especializados de defesa e proteção civil; ASTRA, líder em veículos pesados de grande porte para pedreiras e construção; MAGIRUS, o fabricante de equipamentos e veículos de combate a incêndios de renome na indústria; e IVECO CAPITAL, o braço financeiro que apoia todos eles. O Iveco Group emprega mais de 36 mil pessoas em todo o mundo e possui 20 unidades industriais e 29 centros de Pesquisa e Desenvolvimento. Na América Latina, está presente no Brasil (no Estado de Minas Gerais) e na Argentina (em Córdoba), onde reúne aproximadamente 4.000 colaboradores. Clique aqui e saiba mais sobre o Iveco Group.

Foto: Pedro Vilela Agência i7/Divulgação Iveco Group

Iveco Group
Rede Comunicação de Resultado

HYUNDAI INAUGURA NOVA CONCESSIONÁRIA EM LONDRINA (PR)

A Hyundai Motor Brasil (HMB) e o Grupo Provence inauguraram na quinta-feira (11) sua nova loja no coração da cidade de Londrina (PR), a Hyundai HMB Lovat. A unidade nasce como uma promessa de qualidade e excelência no mercado de veículos na região e conta com área construída de 5.000 m², incluindo showroom de 1.000 m².

Localizada na Avenida Tiradentes, 2525, no Rodocentro, a Hyundai HMB Lovat é de fácil acesso para os moradores de Londrina e região. O endereço estratégico proporciona conveniência aos clientes, e torna a revenda o destino ideal para quem busca qualidade e comodidade na compra de um veículo Hyundai.

A Hyundai está muito feliz com a nova loja que estamos inaugurando com o Grupo Provence, um grande parceiro que não mediu esforços e investimentos para trazer aquilo que há de mais moderno no que diz respeito a proporcionar uma completa e imersiva experiência no universo Hyundai, focado em um atendimento personalizado aos clientes de Londrina e região. Estamos certos de que aqui nosso cliente contará com toda qualidade em produtos e serviços que é característica de nossa marca”, comenta Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e Hyundai Motor Américas Central e do Sul.

A Hyundai HMB Lovat está comprometida em fornecer uma experiência completa para toda a família, e disponibiliza Espaço Kids já em funcionamento e uma área pet friendly em desenvolvimento.

A concessionária conta com design moderno, alinhado aos novos conceitos da montadora, que se traduzem também na preocupação com o meio ambiente. A Hyundai HMB Lovat dispõe de sistema de gerenciamento de resíduos e está com obras avançadas para captação de energia solar e água de reuso.

“Com a nova loja, localizada em uma das vias mais importantes e de maior fluxo da cidade, estaremos mais próximos de nossos clientes. A loja conta com estrutura completa e moderna de vendas e pós-vendas, para que possamos atender ainda melhor nossos clientes, sempre buscando a expansão da marca Hyundai na região”, destaca Edson Akira Nagazava, sócio-diretor do Grupo Provence.

O Grupo Provence, presente também em Maringá (PR) e responsável pela Hyundai HMB Lovat, possui uma história de 17 anos de parceria com a montadora, e foi recentemente premiada pelo programa Excellent Dealer Club Hyundai, um reconhecimento do compromisso do grupo com a excelência e a satisfação do cliente.

Hyundai Motor Brasil
Ketchum-Interfuse

2023 REGISTRA O MAIOR ÍNDICE DE ROUBOS DE CARGA JÁ EVITADOS PELA NSTECH

Operações de carregamentos diversos e produtos alimentícios representaram 66,5% dos prejuízos

Em 2023, 74% dos sinistros relacionados a roubo de carga foram evitados, preservando o equivalente a R$ 340 milhões. Ainda assim, carregamentos diversos e produtos alimentícios permaneceram entre as mercadorias mais visadas pelas quadrilhas. Juntos, estes tipos de cargas representaram 66,5% dos prejuízos. É o que aponta o "Análise de Roubo de Cargas", relatório exclusivo anual da nstech, maior empresa de software para supply chain da América Latina que atua com o propósito de promover estradas mais eficientes e seguras.

Os dados, obtidos pelas três gerenciadoras de risco do grupo – BRK, Buonny e Opentech – indicam que o da semana mais vulnerável de 2023 foi a quarta-feira. Os prejuízos registrados nesse dia aumentaram 80% na comparação com 2022. A prática continua registrando um maior número de ocorrências à noite, com aumento de 10% em relação a 2022.

Tipos de carga com maior incidência de sinistros

O levantamento também aponta que, em 2023, os cigarros ocuparam a terceira posição no ranking, com um aumento de 3,2 pontos percentuais em relação a 2022 – quando ocupavam o sexto lugar, com 4,6% dos sinistros. As bebidas registraram queda de 80% no prejuízo com roubo de cargas. Já os prejuízos em ocorrências envolvendo medicamentos saltaram de 3,3% em 2022 para 7,2% em 2023. Juntos, representam 22,3% dos prejuízos por roubo, contra 14,4% em 2022. Os prejuízos por roubos a produtos químicos também obtiveram redução de 50%. Já as ocorrências envolvendo produtos de higiene e limpeza dobraram de 2022 para 2023.

"Apesar de ainda termos um caminho extenso pela frente, 2023 foi um ano importante para demonstrar que os esforços feitos pelo mercado em direção à segurança rodoviária estão se refletindo positivamente. Na nstech, temos realizado o gerenciamento de risco efetivo e constantes investimentos em inovação, fortalecendo a tríade de soluções que oferecemos para a segurança logística: cadastro, monitoramento e gestão de contratos. Precisamos nos unir cada vez mais para continuar desenvolvendo recursos que minimizem o cenário progressivamente. Para isso, a colaboração é a melhor saída", diz  Vasco Oliveira, CEO e fundador da nstech.

Regiões de maior incidência

Seguindo a tendência dos anos anteriores, as cargas diversas sofreram ataques principalmente nas regiões urbanas, somando 18,6% do total de prejuízo. O local mais crítico foi Duque de Caxias, que concentrou 11,9% dos prejuízos, seguido das cidades do Rio de Janeiro (6,8%) e São Paulo (5,7%).

A maioria dos casos de roubo de produtos alimentícios ocorreu em São Paulo (49,2%) e no Rio de Janeiro (20,1%). Minas Gerais somou 13,3% dos eventos. Maranhão, Pará, Pernambuco e Santa Catarina não tiveram registros de roubos de cargas alimentícias.

Períodos de maior incidência de sinistros

Nas operações de transferência, nas quais há maior valor agregado embarcado nos veículos, as ocorrências se concentraram nas quartas-feiras e no período da madrugada e noite. Quanto ao valor de carga, o dia da semana mais crítico foi o domingo, com 19,4% dos prejuízos e ações concentradas no período da noite.

Nas operações de distribuição/last mile, também houve maior concentração às quartas feiras, mas as abordagens ocorreram no período da manhã, onde está concentrado o maior fluxo de entregas. Sendo os dias da semana mais críticos às quartas-feiras e quintas-feiras, com as abordagens ocorrendo no período da manhã e da tarde.

A nstech, maior empresa de software para supply chain da América Latina, reúne mais de 100 soluções que hoje já atende cerca de 60.000 empresas do setor. Centrada na resolução das dores de negócios atuais e futuras de todos os elos da cadeia, oferece tecnologias completas e modulares para que os clientes possam evoluir seus negócios, fazer entregas eficientes e impactar a sociedade ao reduzir a emissão de CO2, acidentes e roubos. Em seu banco de dados o ecossistema reúne 2,3 milhões de motoristas, o maior do Brasil. Além do Brasil, a nstech está presente no México, Colômbia, Chile, Peru, Bolívia, Angola, El Salvador, Argentina, Equador, Paraguai, Portugal e EUA.

* Foto: Agência Senado

nstech
Pine PR

sexta-feira, 12 de abril de 2024

BRUTOS DA IVECO PREPARAM OS MOTORES PARA A SEGUNDA ETAPA DA COPA TRUCK 2024

Após a grande estreia dos caminhões IVECO na Copa Truck 2024, pilotos e máquinas se preparam para a segunda prova da competição que será realizada no Autódromo Internacional de Goiânia (GO), neste final de semana. Serão cinco pilotos que, a bordo do S-Way, terão a missão de acelerar o motor Cursor 13 Common Rail, da FPT Industrial, que proporciona robustez e potência, com foco no lugar mais alto do pódio.

A alta temperatura será um dos desafios dos pilotos Felipe Tozzo #57 e Leandro Totti #73, da Dakar Motorsports, que competem pela na categoria Super Truck Pro, e dos companheiros de equipe da IVECO Usual Racing: Welington Cirino #6 e Danilo Dirani #28, categoria Super Pro, e Djalma Pivetta #21, na categoria Super Truck Elite.

Maurício Corrêa, gerente de Marketing da IVECO, diz que a marca vai trabalhar com dedicação e empenho para alcançar os objetivos no campeonato apostando muito na durabilidade do S-Way, melhor caminhão fabricado pela IVECO no Brasil. O executivo destaca também a presença do S-Way Safety Truck como ‘guardião’ do grid de largada.

A NEXPRO, linha de peças testadas e homologadas pela IVECO, a FPT Industrial e o Consórcio IVECO fazem parte do ‘time IVECO’ para a temporada 2024 da Copa Truck.

Motor FPT Cursor 13: Resistência e performance nas pistas

Com mais de 1.000 cavalos de potência, e torque máximo de mais de 3.000 Nm, o motor FPT Cursor 13 Common Rail leva os caminhões a velocidades de mais de 240 km/h dentro dos circuitos, proporcionando um desempenho alucinante, com resistência e performance nas solicitações mais extremas da Copa Truck. Para além das pistas, a motorização reúne maior performance e alta confiabilidade para missões de transporte de cargas, resultando em expressiva economia de combustível e melhor dirigibilidade.

Programação da 2ª etapa da Copa Truck – Goiânia (GO)

Sexta-feira, 12 de abril
Portões fechados ao público
10h55 – Copa Truck – TL1 Elite
11h40 – Copa Truck – TL1 Pro
14h15 – Copa Truck – TL2 Elite
15h00 – Copa Truck – TL2 Pro

Sábado, 13 de abril
Abertura dos portões: 08h00
10h15 – Copa Truck – TL3 Elite
10h55 – Copa Truck – TL3 Pro
13h30 – Copa Truck – Classificação Elite
13h52 – Copa Truck – Top Qualifying Elite
14h12 – Copa Truck – Classificação Pro
14h34 – Copa Truck – Top Qualifying Pro

Domingo, 14 de abril
Abertura dos portões: 08h00
08h50 – Copa Truck – Warm Up
11h00 – Visitação aos Boxes
11h10 – Desfile de Caminhões
11h50 – Desfile de Pilotos
12h30 – Copa Truck – Corrida 1
13h03 – Copa Truck – Corrida 2

Calendário da Copa Truck 2024
14 de abril - Goiânia (GO)
12 de maio - Londrina (PR)
16 de junho - Santa Cruz do Sul (RS)
4 de agosto - Interlagos (SP)
1 de setembro - Cascavel (PR)
13 de outubro - Rio Grande do Sul* (RS)
17 de novembro - Curvelo (MG)
8 de dezembro - Goiânia (GO)
*local a ser confirmado

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação. Clique aqui e visite o site da IVECO.

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

SIMULAÇÃO DE ACIDENTE ENVOLVENDO CAMINHÕES MOBILIZA EMPRESAS E ÓRGÃOS DE SEGURANÇA

Um pequeno descuido do condutor de um caminhão resultou em um choque na traseira de outro caminhão que carregava carga líquida. Além da emergência para salvar a vida do motorista, havia uma preocupação com os danos ambientais. Esse cenário todo foi simulado, mas é uma realidade, infelizmente, muitas vezes presente nas rodovias.

O Simulado de Emergência SETCERGS foi promovido na tarde desta sexta-feira (12) no Parque de Eventos Olmiro Brandão, em Nova Santa Rita (RS). A iniciativa cumpre os requisitos legais, conforme previsto na Resolução 5.998 da ANTT e também atende às normas da ISO 39001, sendo um marco na busca pela excelência em segurança viária no Transporte Rodoviário de Cargas e Logística (TRCL) no Rio Grande do Sul.

O evento contou com a participação de integrantes do Programa de Segurança Viária do SETCERGS, desenvolvido em parceria com a Dipesul Volvo. Participaram as empresas Modal Transportes, Edini Transportes, Troca Transportes, Olinda Transportes (OTL), Reiter Transportes e Logística, Transportes Cavalinho, Transportes Rodoviários Letsara, Cooperlíquidos HB Transportes e Logística, Tomasi Logística, Scapini Transportes e Logística, Transporte Gabardo, Grupo ALP, Bruker Transportes e Translíquidos.

Autoridades destacam relevância do evento

A abertura do evento foi conduzida pela diretora Efetiva do SETCEGS, Etiane Clavijo. “Essas iniciativas não apenas aprimoram a capacidade de resposta em situações críticas, mas também oferecem uma oportunidade valiosa para as empresas demonstrarem seu compromisso com a segurança e a conformidade regulatória. A obtenção e manutenção da certificação ISO refletem um padrão elevado de operações, o que fortalece a confiança dos clientes e traz benefícios tangíveis, como a redução dos custos de seguros, por exemplo”, declarou.

O presidente do SETCERGS, Sérgio Mário Gabardo, destacou a importância da iniciativa para segurança viária e ambiental no estado. “Quando deparamos com profissionais responsáveis nesse tipo de situação, muitas vezes somos confrontados com uma realidade dolorosa de lidar com as consequências humanas desses eventos. Por isso, para empresas de nosso setor é importante desenvolver abordagens responsáveis e eficazes para lidar com tais situações. São procedimentos que requerem uma ação cuidadosa sobre como proceder de maneira apropriada e ética, em vez de buscar soluções rápidas e potencialmente prejudiciais”, disse.

Dando continuidade, o coordenador da Comissão de Carga Líquida do SETCERGS, Giovani Pasini, juntamente com Sandy Barth, auditora da GCS, compartilharam informações relevantes sobre as ações planejadas para o simulado. 

O representante da Volvo, Fernando Guglielmi, coordenador da Sustentabilidade da Dipesul Volvo, expressou o apoio da empresa ao evento e à causa da segurança. “As mudanças nas prioridades são reflexo dos pilares e valores fundamentais de uma marca, valores esses que permeiam nossa essência e guiam nossas ações em qualquer contexto. Este ano, celebramos o 65º aniversário da invenção do cinto de segurança de três pontos, uma conquista que transcendeu o desejo por patentes ou ganhos financeiros, representando, em vez disso, um marco significativo na história da proteção humana”, descreveu.

O Secretário da Segurança Pública, Moacir Godoy, também fez uma intervenção, enfatizando a importância da integração entre as entidades para lidar eficazmente com emergências. Alexandre Mengue Bock da Ambipar; Carlos Afonso Kich, da Emergenciall Emergências Ambientais; Rafael Rodrigues e Jorge Berwanger da FEPAM, e o Sargento Lucero do Corpo de Bombeiros Militar do RS também enalteceram a importância do trabalho.

A condição climática durante o simulado foi de chuva constante, o que até mesmo auxiliou a dar condições mais realistas de dificuldades por parte das equipes, na avaliação do secretário de Meio Ambiente de Nova Santa Rita, Clairton Valentim Mânica. “É um ambiente que reflete as realidades que enfrentamos diariamente. Embora todos nós desejemos evitar acidentes, infelizmente, sabemos que eles ocorrem. É importante reconhecer essa realidade e nos prepararmos da melhor forma possível”, disse.

O SIMULADO

Equipe que trabalhou no simulado

Pouco após, as 15h iniciou-se a movimentação dos caminhões. Todos os procedimentos foram narrados pelo instrutor e assessor da Comissão de Cargas Perigosas do SETCERGS, Gilberto Cheiran.

No cenário, montada na via pública localizada no Parque de Eventos Olmiro Brandão, um veículo tanque carregado com álcool, parou no congestionamento e o veículo com carga embalada perigosa e não perigosa simulou uma batida na traseira do mesmo, causando a ruptura da válvula de fundo do veículo e o vazamento do produto. O veículo com carga embalada transportava um IBC com produto perigoso, que teve ruptura e vazamento, assim como parte da carga embalada não perigosa se espalhou na pista.

Após essa ação simulada, uma análise abrangente é conduzida para avaliar não apenas a eficácia das medidas tomadas, mas também as lacunas que surgiram. Essa avaliação é fundamental para identificar oportunidades de melhoria e garantir que as melhores práticas sejam incorporadas para fortalecer a segurança e a eficiência dos procedimentos”, descreveu Cheiran.

A atividade contou com a participação de representantes de diversas entidades e empresas envolvidas, incluindo Ambipar, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar do RS, Defesa Civil, Emergenciall Emergências Ambientais, FEPAM, Guarda Municipal, Ícaro Logística, SAMU, Secretaria de Saúde de Nova Santa Rita, Comando Rodoviário da Brigada Militar e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Nova Santa Rita.

SETCERGSO Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul – SETCERGS foi fundado em agosto de 1959 e é o órgão de representação sindical patronal do transporte rodoviário de cargas com base territorial na maior parte do Estado do Rio Grande do Sul.

Fotos: Marcelo Matusiak/Divulgação.

SETCERGS
Play Press

PERIGO, PERIGO. O XYZ DA QUESTÃO. Por Marli Gonçalves*

"Perigo, perigo", sairia dizendo o robozinho de Perdidos no Espaço, nervoso, se balançando agitado, correndo pelo mundo todo. Alertas laranjas, de risco alto, nos céus. Se possível, alerta que deveria já estar apitando nos celulares das pessoas de bem do planeta.

Eles estão entre nós. Não, não são alienígenas, pelo menos a princípio, mas pessoas de carne e osso que estão se agrupando em todo o mundo num perigoso movimento de tomada de poder para a qual não medem esforços nem violentas formas de ação, entre elas, guerras sangrentas, bravatas, mentiras deslavadas, ódio, derrubada de líderes para a ascensão de seus ícones, ataques às conquistas e liberdades individuais. Não é necessário microscópio algum para avistá-los. São bem visíveis, até histriônicos, você já os está vendo em toda parte. Agem como se fossem legais, fazem de um tudo para que se saiba deles. Mas olhe bem, perceba o quão de estranho há em seus atos. Alguns já estão aí. Outros surgem do nada. Quando os percebemos já se desenvolveram e criaram tentáculos. Procriam rápido.

A lista é grande. O XYZ da questão é muito mais que este estranho Elon Musk, que agora sobrevoa o Brasil fazendo amigos, ou a cabeleira do Milei e do Trump. O bigodinho de um, a barba de outro coberto em trajes religiosos e armados até os dentes; esta família boba com ficha corrida daqui é só uma pontinha. Há outras se perenizando, o que talvez até explique a falta de reações adequadas e na hora devida. A coisa é internacional. Ocidente e Oriente. O cerco se fechando. O dinheiro, na frente. O moralismo, na rabeira. O poder como alvo.

Percebemos que não tem bonzinho nenhum, e tomara que antes que seja tarde demais como várias vezes dramaticamente ocorreu no século passado. Agora as armas são outras, e nos usam, somos parte delas na vida digital. Nela acrescentam robôs para alastrarem os seus esforços, exércitos invisíveis, que nada tem de bonitos, de engraçadinhos, muito menos inteligentes, embora artificiais - são humanos que os alimentam e guiam em máquinas.

Usam, principalmente, para sua expansão, as mentes jovens e ainda não formadas na vida, aproveitam sua inexperiência e desinformação da História. Apelam ainda aos mais velhos e rançosos que internamente por toda a vida não admitiram os avanços e agora imaginam que antes de morrer podem deixar o mundo no atraso que gostariam. Conseguem nos dividir em tudo que é tema que entre em discussão. Divididos, somos mais fracos, mais propensos à dominação.

Apelam para o que entendem como liberdade, e uma tal democracia deles, e muito longe do que é mesmo, democracia esta que em vários lugares e situações está atacada perigosamente. Na primeira oportunidade que conseguem, são os primeiros a cancelá-la: a liberdade de expressão que defendem, não se enganem, é só a deles, desses grupos que se juntam como vírus ou bactérias, e que mantidas as condições, criam a epidemia sem controle que nos afetará – e às próximas gerações - severamente.

Firmam-se no momento à direita - e à esquerda – em duelos, como se combates existissem, sendo que ambos estão no mesmo caminho onde, como numa balança, se alternam. É preciso denunciar todas as formações. O alerta de perigo é mais sério do que as bobagens locais que alimentam os comentaristas no dia a dia. Esqueça a pendenga, os peixes pequenos diante da organização que se avoluma aproveitando a nossa fragilidade e a pequeneza. São ousados, querem ser extremos: usam Deus, as religiões, suas canetas e fortunas, e até o espaço sideral, mesmo que entre eles há ainda quem acredite que a Terra seja plana, e como se fosse a pista do aeroporto daqui partam foguetes para colonizar o espaço. De um lado, o Estado é tudo; de outro, não é nada.

Não podemos nos distrair. Eles estão entre nós, muito próximos, em busca de cooptar mais corações, mentes e até almas, como se vê na violência crescente, espalhada, cruel. É realidade. Não é filme ou série. Não é caso para um herói ou salvador das pátrias.

As pátrias somos nós, os terrenos que pisamos com os nossos pés nesses tempos duros.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 

DAILY MINIBUS VENCE O PRÊMIO QUATRO RODAS/KBB MELHOR REVENDA 2024

Modelo da IVECO BUS foi eleito na categoria Van Comercial, reforçando a confiabilidade que só a Daily oferece, com a certeza de rentabilidade, baixo consumo de combustível e custo de manutenção reduzido

Pelo segundo ano consecutivo a renomada linha Daily foi eleita pelo Prêmio Quatro Rodas/KBB Melhor Revenda, uma das principais premiações da imprensa automotiva brasileira, em 2024. Depois do Daily Furgão vencer a categoria Furgão Comercial no ano passado, desta vez a Daily Minibus foi eleita em primeiro lugar na categoria Van Comercial. Na mesma premiação, a Daily Vetrato também conquistou a terceira colocação. O reconhecimento reforça a confiabilidade que só a linha Daily oferece, com a certeza de rentabilidade, aliada à baixo consumo de combustível e custo de manutenção reduzido.

Produzida no Complexo Industrial de Sete Lagoas (MG), a Daily Minibus combina o melhor das vans com a robustez de um micro-ônibus. Disponível nas versões 45-160 e 50-160, para 15 passageiros + motorista e 20 passageiros + motorista, o modelo equipado com o motor FPT F1C Euro 6, de 3,0 litros, se adapta perfeitamente às necessidades de cada tipo de negócio: seja para fretamento executivo, escolar, turismo ou qualquer desafio de transporte de passageiros.

A quinta edição do prêmio promovido pela Quatro Rodas e a Kelley Blue Book Brasil, empresa especializada em precificação de veículos novos e usados, destacou os veículos que menos desvalorizaram ao longo do ano anterior, em 23 categorias. Uma média aritmética foi calculada para se chegar ao índice de desvalorização.

"Nosso produto é conhecido pela robustez, durabilidade e baixo custo operacional, o que resulta em um valor de revenda atrativo e alta rentabilidade para o operador", aponta Paulo Kazuto, coordenador de Marketing Produto da IVECO BUS. "A versatilidade da Daily Minibus a torna ideal para a necessidade da aplicação do cliente, com redução no consumo de combustível e maior desempenho, o que proporciona o melhor TCO", explica.

A cerimônia de entrega dos troféus foi realizada nesta quinta-feira (11), no Casa Itaim, em São Paulo.

À esquerda, Danilo Fetzner, diretor da IVECO BUS para a América Latina; recebeu o prêmio da Quatro Rodas. Foto: Flavio Santana/Biofoto/Divulgação Quatro Rodas.

Reconhecimento consagra a proximidade da IVECO BUS com o cliente

Danilo Fetzner, diretor da IVECO BUS para a América Latina, celebra a conquista, que consagra o posicionamento da Daily Minibus e o foco da marca ao cliente final. Como parte da sua estratégia, a IVECO BUS está cada vez mais próxima do mercado, entendendo profundamente suas necessidades e aplicações, antecipando suas necessidades futuras e o que vem por aí.

"A Daily Minibus é um carro-chefe no nosso portfólio. O reconhecimento do Prêmio Melhor Revenda 2024 consagra o trabalho do time IVECO BUS, com um produto robusto, flexível e competitivo para a realidade do operador brasileiro. É gratificante sermos apontados como referência no segmento Van Comercial", comemora.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS E TAGGEN DESENVOLVEM TECNOLOGIA IOT PARA GESTÃO INTELIGENTE DE PÁTIO.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com a Taggen Industries & Services, dá início a um projeto-piloto na sua fábrica, em Resende (RJ), utilizando a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para uma gestão mais eficiente do pátio de veículos. 

O projeto tem como objetivo incorporar avanços tecnológicos para facilitar a geolocalização de caminhões e ônibus entre a linha de produção e os pátios externos, o que trará otimizações dos processos atuais logísticos e melhora no fluxo da produção.

Nossa estratégia de manufatura está focada na digitalização de nossa fábrica. Já evoluímos bastante e temos diversas frentes de trabalho para fortalecer ainda mais esse progresso. Nesse sentido, esse projeto-piloto vem para consolidarmos estudos de iniciativas que podem gerar ainda mais agilidade na produção dos caminhões e ônibus Volkswagen, aumentando nossa produtividade”, afirma Hugo Souza, diretor de Produção e Logística da VWCO.

O projeto-piloto contempla a implementação de um exclusivo sistema de identificação, monitoramento e rastreabilidade dos caminhões e ônibus em produção, em tempo real, entre a linha de produção e pátios. Com mais de 1 milhão de metros quadrados, a fábrica da VWCO requer uma otimização da solução da Taggen justamente para atender à dimensão de sua operação. O alcance em relação à tecnologia anterior será quatro vezes superior, com uma demanda de infraestrutura reduzida a menos de 10% do que será necessário originalmente.

Maximização da eficiência

Dispositivos com tecnologia 100% nacional – os chamados TaggenBeacons – são monitorados por antenas (Taggengateways) parametrizadas com a tecnologia para operação 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Tudo conectado a uma rede independente e com autonomia de operação via bateria e altamente resistente às intempéries para criar a estrutura do Sistema de Localização em Tempo Real (RTLS - Real Time Location System, em inglês).

Esses dados são acompanhados por uma plataforma em nuvem da Taggen e disponibilizadas para que os profissionais da montadora possam rapidamente mapear a posição de seus veículos. A qualquer tempo, de qualquer celular.

Werter Padilha, CEO da Taggen, explica que a parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus foi facilitada pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), que também são parceiros da startup no desenvolvimento de toda a solução do sistema. Parte dos recursos envolvidos neste projeto-piloto advém do convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii) por meio de sua linha Rota2030.

"Estamos muito felizes com essa parceria com Volkswagen Caminhões e Ônibus que é líder de mercado, uma empresa sempre atenta às inovações que otimizam seus processos e investindo nos avanços da Indústria 4.0 e da IoT. Este é um projeto estratégico que vai proporcionar agilidade, maximização da eficiência e redução de tempo à VWCO. Nossa solução que envolve sistemas em cloud, smartphones e dispositivos IoT já está em estágio de 'go to market' e esta primeira etapa com a VWCO é um passo relevante para comprovarmos os ganhos e retornos esperados", destaca.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

TRIUMPH INICIA PRODUÇÃO DAS NOVAS SPEED E SCRAMBLER 400 NO BRASIL

Montadora britânica disponibiliza todo o efetivo da fábrica em Manaus (AM) para produção e entrega de mais de 2 mil motos até maio, lote adicional tem previsão de entrega em junho.

A Triumph anuncia o início da produção dos modelos de 400 cilindradas em sua fábrica localizada em Manaus (AM).Toda linha foi ajustada para receber as novas motos, contando com todo efetivo da fábrica para a produção e entrega de mais de 2.000 motocicletas na rede de concessionárias entre o final de abril e primeira quinzena de maio.

Este é um momento histórico da Triumph no Brasil, a produção da primeira moto de 400 cilindradas é um marco de entrada em um segmento que está em forte crescimento no país. Agradecemos a paciência de nossos clientes que estão aguardando ansiosamente as suas motos, fomos vítima de problemas logísticos de ordem mundial, alheios a nossa vontade. Dessa maneira a Triumph do Brasil enviará esforço máximo colocando todo o efetivo fabril de Manaus focado na produção exclusiva das motos de 400 cilindradas e atender os clientes dos primeiros lotes, devemos entregar mais de 2.000 motos entre abril e maio que logo estarão na estrada rumo aos concessionários e posteriormente as casas dos nossos clientes” declara Renato Fabrini Gerente Geral da operação no Brasil, o executivo ainda reforça que “nossa rede de concessionárias, grande pilar do nosso sucesso no país, está se preparando desde janeiro para este momento histórico, todos estão ansiosos”.

A montadora recomenda aos clientes que estão na fila de espera que já confirmem seus pedidos na concessionária e iniciem os trâmites oficiais de compra. Esta fase é importante pois já deixa todo o processo pronto até a chegada das motos nos concessionários e posterior entrega.

Para Leandro Oliveira, diretor da Fábrica de Manaus, a produção está alcançando recordes históricos.“Estamos a todo vapor produzindo as motos de 400 cilindradas, os dois turnos estarão focados em produzir e despachar as motos. Em março, a fábrica bateu o recorde de produção com 1.200 unidades pela primeira vez em um único mês, agora com a produção focada nas 400 cilindradas o objetivo é quebrar o recorde novamente e produzir mais de 1.500 unidades, todo o plano de expansão e investimentos foram feitos para atender este momento histórico da marca no país, eu, e todo o time de Manaus, estamos muito felizes por fazer parte deste momento”, acrescenta.

Lote adicional. Mais mil unidades.

Triumph Speed 400 Carnival Red RHS

Segundo Renato Fabrini, o novo lote manterá as mesmas condições do lançamento para  os  modelos Speed 400 (a partir de R$ 29.990,00) e Scrambler 400x (a partir de R$ 33.990,00), que contam com vantagens especiais como, o intervalo de manutenção de 16.000 quilômetros, uma grande novidade no segmento no Brasil. “Aproveitamos a ocasião e informamos que vamos abrir mais um lote de 1.000 unidades com entrega prevista para junho deste ano, mantendo as condições de lançamento nos preços das motos, além da 1ª e 2ª revisão a R$ 100,00 cada uma.

Consórcio Triumph

Recentemente lançado, o consórcio Triumph conta com parcelas a partir de R$349,00 para o modelo Speed 400, e a partir de R$399,00 para a Scrambler 400x. Fabrini analisa positivamente a performance da modalidade de venda. “O Consórcio Triumph também tem nos surpreendido positivamente, já vendemos mais de 800 cotas em menos de 02 meses, e a assembleia inaugural já está marcada para o dia 23 de abril com transmissão ao vivo direto do escritório da Triumph para 100% da rede de concessionárias, temos a menor taxa de administração do mercado que é 10%, e o reconhecimento do público sobre as condições acessíveis e competitivas se refletem na velocidade em que as cotas foram comercializadas".

Bom momento e visão de futuro

Fabrini ainda enfatiza o bom momento que a marca passa no país. “Para finalizar, o momento é muito rico, terminamos o mês de março na primeira colocação do segmento acima de 500 cilindradas, e no acumulado do ano estamos +37% vs 2023, enquanto o mercado como um todo cresce +6,9%, os nossos consumidores estão reconhecendo todos os investimentos, os esforços feitos pela marca, nossos produtos e por todo o atendimento e investimentos feitos também pela rede de Concessionários Triumph, os resultados nos emplacamentos comprovam este reconhecimento".

A Triumph acaba de lançar a nova Tiger 1200, a nova Tiger 900, as motos de 400 cilindradas e não para por aí, para os próximos meses chegam a nova Daytona, a nova Trident Tribute e a nova Rocket que já estão com as pré-vendas e preços liberados nos concessionários Triumph.

> Clique aqui, visite o site, conheça os modelos e saiba mais sobre a Triumph

Triumph Motorcycles Brazil.
CB PR&MKT

quinta-feira, 11 de abril de 2024

KIA BRASIL PATROCINA RALLY NÁUTICO DE ILHABELA

Neste sábado, 13 de abril, ocorre a 13ª edição do Rally Náutico KIA, do Yacht Club de Ilhabela. O evento é patrocinado pela Kia Brasil e conta com o apoio da Marinha do Brasil e da Cervejaria Madalena.

Durante a 13ª edição do Rally Náutico, a Kia Brasil estará com duas ações no evento, uma com a exposição do Kia Sportage, de sexta (12) a domingo (14), no Yacht Club de Ilhabela, e outra com a realização de test drive, no sábado (13), dos modelos Niro, Sportage e Stonic, no centro da cidade, na Rua Dr. Carvalho, nº 184.

A tradicional prova náutica de regularidade do Yacht Club de Ilhabela terá duas categorias, Master e Amador, e duração aproximada de 1 hora e 30 minutos de navegação, com saída da sede do YCI, às 12h, e chegada na subsede do Saco do Sombrio, em meio à preservada Mata Atlântica.

Os vencedores da competição serão premiados com uma Smart TV LED 4K de 70” (na categoria Master) e uma Smart TV LED 4K de 70” (na categoria Amador).

As inscrições podem ser feitas até as 10h do dia 13 de abril pelo e-mail social@kia.com.br ou pelo telefone (12) 99641-1764. Mais informações pelo site YCI

KIA

A Kia é uma marca de mobilidade global com a visão de criar soluções de mobilidade sustentável para consumidores, comunidades e sociedades em todo o mundo. Fundada em 1944, a Kia fornece soluções de mobilidade há mais de 75 anos. Com 52.000 funcionários em todo o mundo, presença em mais de 190 mercados e fábricas em seis países, a empresa comercializa cerca de três milhões de veículos por ano. 

No Brasil, a Kia está presente desde 1992 por meio da distribuição do Grupo Gandini, que já comercializou mais de 450 mil veículos da marca no país e conta atualmente com cerca de 70 concessionárias em todo o território nacional.

A Kia está liderando a popularização de veículos híbridos e elétricos e desenvolvendo uma gama crescente de serviços de mobilidade, incentivando milhões de pessoas em todo o mundo a explorar as melhores maneiras de se locomover. O slogan da marca ‘Movement that inspires’ reflete o compromisso da Kia de inspirar os consumidores por meio de seus produtos e serviços. Clique aqui e visite o site da Kia Brasil.

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

SHELL RECHARGE LANÇA PLANO DE ASSINATURA DE RECARGA ELÉTRICA PARA CLIENTES VOLKSWAGEN

A Raízen Power, marca dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen, acaba de anunciar a oferta de um plano inédito de recarga com condições especiais para clientes VW que aderirem aos modelos elétricos ID.4 e ID܂Buzz. 

No programa "Volkswagen Sign & Drive", os motoristas terão recarga grátis durante os seis primeiros meses em toda a rede Shell Recharge, limitado a 120kWh/mês, o que equivale a uma autonomia de aproximadamente 600 km, na contratação de um plano de 24 meses. Após o período gratuito, a mensalidade será de R$ 187,00 com as mesmas condições.

O plano de assinatura, desenvolvido por meio da tecnologia da Tupinambá, promete oferecer uma nova experiência para os clientes VW com maior comodidade, conveniência e custo-benefício. Para aderir, basta acessar o site Shell Recharge, fazer login, cadastrar um cartão e realizar a assinatura. Caso a cota mensal de 120kWh seja ultrapassada, o cliente terá desconto de 5% no kWh na rede Shell Recharge até a data da renovação no plano. A promoção é válida para todos os carregadores da rede e em breve o plano também estará disponível para outras empresas.

Por meio do aplicativo Shell Recharge, que possui mais de 2.7 mil pontos mapeados, é possível ter acesso a informações detalhadas sobre as estações, como disponibilidade, velocidade de carregamento e tipos de plugues disponíveis, além de traçar rotas até as estações e acompanhar o progresso da carga em tempo real.

"Na rede Shell Recharge oferecemos a melhor experiência de recarga para os motoristas de veículos elétricos em todos os momentos da sua jornada. Para isso temos carregadores na origem, destino e deslocamento. Em linha com nosso objetivo de democratizar o acesso à mobilidade sustentável, acreditamos que o lançamento de um plano de assinatura no mercado de eletromobilidade irá mudar a experiência de recarga dos usuários. A meta da Raizen é implementar mais de mil pontos de recarga nacionalmente até o final de 2024, oferecendo diferentes formas de pagamento para diferentes necessidades de nossos clientes", comenta Rafael Rebello, diretor de Mobilidade Elétrica na Raízen Power.

Serviço
>Seis primeiros meses grátis de recarga Shell Recharge para clientes Volkswagen "Sign & Drive", no plano de 24 meses.
>Preço: R$ 187,00 por mês limitado a 120 kWh/mês após os 6 meses. Após o consumo da franquia, é oferecido 5% de desconto na recarga.
Link para o site Shell Recharge

Raízen Power

Raízen Power é a marca dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen – referência global em biocombustíveis e bioenergia. Uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil em volume, a Raízen Power possui mais de 70 mil clientes conectados no seu amplo portfólio de soluções integradas e customizadas para diversos perfis de clientes, que vão desde pessoas físicas até grandes empresas.

A marca opera plantas de geração de energia centralizada e distribuída por meio de fontes renováveis como a solar, biomassa proveniente do bagaço da cana-de-açúcar, pequenas centrais hidrelétricas e biogás de aterros urbanos. Oferece serviços de Geração Distribuída (GD) em diversos estados do território nacional, migração e gestão para o Mercado Livre de Energia, comercialização de energia elétrica, certificados de energia renovável (I-RECs) e soluções de recarga para veículos elétricos por meio do programa Shell Recharge.

Além disso, firma parcerias e investimentos em startups e energytechs que atuam conjuntamente no seu ecossistema de negócios com o objetivo de avançar cada vez mais na oferta de soluções aos consumidores para democratizar o acesso à energia limpa para todos em toda a sua jornada, tanto em casa, no trabalho ou no seu deslocamento. Na safra 2022'23, a marca negociou 2,2 GW médios de energia, expandiu a sua atuação em GD para mais de 50 sites espalhados pelo Brasil e atingiu um resultado operacional de R$ 1 bilhão de EBITDA.

Raízen
Loures Consultoria, Comunicação e Relações Corporativas

DIFERENTES VERÕES E DIFERENTES CARROS. Por chicolelis*

Agora que o verão acabou, levado pelas águas de março, fico lembrando dos verões passados, nos anos 60, e dos modelos de carros em que a gente fazia a viagem entre a Capital e o Litoral e o seu retorno. Especialmente lembro da volta, a Via Anchieta entupida e a gente andando a 10 km/h, quando isso acontecia.

Era uma tal de 1ª e uma difícil 2ª. E o carro do lado fervendo, e parando no acostamento, que era muito estreito e o carro parado atrapalhava o tráfego. Um horror!

Eram carros com carburador e o tal do giclê (Um parafuso com o orifício calibrado, que serve para dosar a quantidade de gasolina que sai do pulverizador principal. Chama-se “principal” para distingui-lo do pulverizador de marcha lenta. Quanto menor o diâmetro do orifício, mais pobre será a mistura) que, quando modificado, fazia ferver até os Fuscas e afins, com os seus motores refrigerados a ar.

Os refrigerados a água precisavam contar com a esperteza do seu proprietário que levava um vasilhame, com água, para o momento da fervura do seu radiador, que não podia ter nenhuma, por mínimo que fosse, fissura, ou uma tampa corroída e que já não vedasse bem o sistema.

Hoje os modelos, desde os mais simples ao mais sofisticados, têm, não só direção hidráulica ou elétrica, e ar condicionado. E, a cada dia que passa, aumenta o número deles que têm transmissão automática ou o “genérico” dela. E o radiador é lacrado e não usa mais água e sim etileno glicol, cujo ponto de ebulição é bem mais alto que o da água.

Além disso, fora os importados, nossos modelos “Made in Brazil”, não tinham ar condicionado, nem direção hidráulica, mas apenas o quebra vento, que só ajudava a minorar o calor quando o carro andava acima dos 60 km/h, mas, mesmo assim o ar entrava quente pelo carro.

Então, sofríamos muito nos anos 60 com os nossos Fuscas, Gordinis, DKWs, Simcas e outros modelos menos votados.

A única coisa em que os anos 60 ficaram em níveis abaixo dos tempos atuais foi a temperatura média dos verões. No deste ano, tivemos médias quase acima dos 40º em diversas regiões, incluindo o Litoral de São Paulo, enquanto nos anos dos nossos carburados, raramente chegamos aos 40º. Raramente.

No quesito tempo de viagem, era igual aos dias de hoje. O volume de veículos era muito menor, mas não existia a Rodovia dos Imigrantes, com suas três pistas largas para subir ou descer a Serra do Mar. Mas as viagens continuam durando entre 4 e 8 horas, nos feriadões.

Agora, cá entre nós, se São Pedro nos mandar um inverno com a mesma intensidade deste verão, acho que vamos descer a Serra do Mar, pela Anchieta ou Imigrantes, de esquis. E quem for de carro, terá que colocar correntes nas rodas para poder trafegar na neve. "Quem viver verá".

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

DAF INAUGURA CONCESSIONÁRIA EM ARACAJU E EXPANDE PRESENÇA NO NORDESTE

A DAF Caminhões, em parceria com o Grupo Nova, inaugura nesta quinta-feira, 11 de abril, sua primeira concessionária no estado de Sergipe, na cidade de Aracaju. Na ocasião, os clientes da região terão acesso a condições especiais para a compra de veículos e pós-vendas (peças e serviços).

Em um terreno de 7.450m², com 2.300m² de área construída, a concessionária conta com a venda dos caminhões DAF, incluindo os últimos lançamentos, como o DAF XF Off-Road - modelo fora de estrada do caminhão mais vendido da marca - e o DAF CF Semipesado Rígido - veículo projetado para atender ao segmento de distribuição, materiais de construção, produtos agrícolas e químicos, além de câmaras de frigoríficos. A unidade também oferece Peças Genuínas, Peças TRP e serviços para caminhões DAF e multimarcas. A instalação possui oito boxes para serviços mecânicos, sendo dois deles com vala para troca de óleo e lubrificação. A estrutura para funilaria e pintura já está nos planos de expansão do grupo.

A concessionária está localizada em Nossa Senhora do Socorro, município da região metropolitana de Aracaju. A escolha do local se deu pelo alto volume do tráfego de veículos e pela facilidade de acesso, situada às margens da BR-101, no perímetro de outras concessionárias e empresas do segmento.

"Estamos felizes em ampliar nossa operação no Nordeste, chegando agora ao estado de Sergipe. Nossa nova unidade em Aracaju, com estrutura ampla e moderna, foi pensada para aumentar nossa presença junto ao cliente local, oferecendo produtos e serviços de excelência", declara Marcio Costa, COO do Grupo Nova.

O Grupo Nova é responsável pelas operações DAF nos estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe e possui quatro unidades, sendo a Matriz em Jaboatão dos Guararapes (PE), região metropolitana de Recife, e filiais em Petrolina (PE), Maceió (AL) e agora em Nossa Senhora do Socorro (SE).

Padrão Rede DAF

As 60 concessionárias DAF, que abrangem 100% do território nacional, seguem critérios comerciais e padrão de qualidade previamente estabelecidos pela empresa.

"Somos muito criteriosos com a padronização da infraestrutura e do atendimento de nossa rede. Nossos clientes recebem a mesma qualidade de atendimento e de serviços em qualquer uma de nossas unidades espalhadas pelo território nacional", comenta Gustavo Luiz Novicki, diretor de Desenvolvimento de Rede DAF.

Para a abertura de uma nova unidade, um arquiteto visita o local da futura instalação para avaliar os acessos e os impactos ambientais e, assim, desenvolver o projeto assertivamente. Em 2023, a DAF iniciou um estudo para atualização dos critérios do guia de instalação dos pontos de atendimento. O objetivo é orientar os parceiros e fornecer as diretrizes necessárias para eventuais ampliações e modernização das concessionárias como a adoção de energia fotovoltaica e introdução às demais políticas de ESG da companhia.

Antes da abertura de uma concessionária, a DAF realiza, também, treinamentos técnicos com toda a equipe pela DAF Academy, em parceria com o SENAI de Ponta Grossa (PR), que dispõe de instrutores dedicados para capacitar os profissionais. No Centro de Treinamento, os alunos passam por uma Trilha de Aprendizagem composta de nove módulos com 360 horas de aulas técnicas sobre as tecnologias e os funcionamentos dos sistemas dos caminhões DAF e desempenho funcional de cada cargo. Há, ainda, um treinamento de garantia com certificação para os consultores de serviço, peças e chefes de oficina.

DAF NOVA Aracaju
Rodovia BR-101 S/N, Quadra L, Lote 08, Complexo Jardim,
Nossa Senhora do Socorro - Aracaju - Sergipe
(79) 3014-1010

A PACCAR é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados, de alta qualidade, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e produz motores avançados a diesel e elétricos, fornece serviços financeiros e de tecnologia da informação e distribui peças para caminhões relacionadas a seus principais negócios. As ações da PACCAR são negociadas no mercado Nasdaq GlobalSelect, com o símbolo PCAR.

DAF Caminhões
CDI Comunicação

NA AGRISHOW 2024, FPT INDUSTRIAL APRESENTA INOVAÇÕES EM PROPULSÃO ALTERNATIVA, GERAÇÃO DE ENERGIA E REMANUFATURA DE MOTORES.

Marca compartilha em Ribeirão Preto (SP) visão completa em soluções para o campo: independência energética, tecnologia de ponta e sustentabilidade

Protagonista e agente de um futuro sustentável, a FPT Industrial destaca na Agrishow 2024 a sua posição de liderança em powertrain, compartilhando uma visão completa em soluções para o campo. De 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP), o público de uma das maiores feiras agrícolas do mundo será apresentado a um portfólio de inovações em propulsão alternativa, como etanol, gás natural e biometano, promovendo a independência energética do produtor rural; geração de energia, com tecnologia de ponta e novos produtos para atender as mais recentes regulamentações de emissões em São Paulo; e a sustentabilidade da remanufatura de motores Original Reman FPT, que garante economia e desempenho de motor novo.

Com motores 100% desenvolvidos para o segmento off-road, de máquinas agrícolas e de construção, a FPT Industrial fornece powertrain aos principais OEMs do mercado, sendo o “coração” de tratores, colheitadeiras, pulverizadores e diversas máquinas de diferentes fabricantes. Uma linha completa de motores de 3,0L a 16L na América Latina e soluções técnicas pioneiras entregam assim desempenho, com alta eficiência e menores custos de manutenção.

Na Agrishow 2024, a FPT Industrial apresenta inovações nos motores N45 e N67, da Série NEF, sinônimo de custo x benefício e arquitetura enxuta, com tecnologia e confiabilidade comprovadas por mais de 2 milhões de unidades já comercializadas; Cursor 11 e Cursor 13, da Série Cursor, com soluções mecânicas e eletrônicas específicas para melhor desempenho e arquitetura de cada aplicação.

Globalmente, mais de 50% das vendas da FPT Industrial são voltadas ao segmento off-road.

Os fabricantes do setor precisam investir em múltiplas tecnologias para garantir o crescimento a longo prazo. Na Agrishow 2024, enfatizamos nosso compromisso em oferecer a aplicações off-road, seja no campo ou no agronegócio, uma gama multi combustível, sustentável e que maximize os resultados nas operações”, afirma Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina. “Para o mercado de geração de energia, nossos G-Drive pré-montados garantem uma fácil instalação, oferecendo uma solução rápida para a demanda de energia em regiões como a de São Paulo”.

Assistência proativa: MYFPT e Rede de Distribuidores.

Focando no conceito de Customer Service, com o aplicativo MyFPT e a Rede de Distribuidores em pontos estratégicos do Brasil e América Latina, a FPT Industrial assegura um conjunto de soluções, acompanhando os clientes durante todo o ciclo de vida do motor.

Serviço
Agrishow 2024
De 29 de abril a 3 de maio
Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, km 321
Ribeirão Preto (SP)
Para mais informações, clique aqui e visite o site Agrishow.

FPT Industrial 
Rede Comunicação de Resultado