quarta-feira, 7 de agosto de 2024

CNH: A EMPRESA MAIS INOVADORA DO SETOR E A 6ª MAIS INOVADORA DO BRASIL.

A CNH foi reconhecida, pelo terceiro ano consecutivo, como a empresa mais inovadora do Setor Automotivo e de Veículos de Grande Porte do País pelo Valor Inovação Brasil. A conquista, divulgada na segunda-feira, dia 05 de agosto, ainda reafirmou a evolução da companhia no esforço de trazer aperfeiçoamento contínuo para o mercado. A CNH figurou como a 6º mais inovadora no ranking geral, quatro posições à frente do último ano.

e/d: Paulo Máximo, diretor de Serviços Comerciais e Planejamento de Operações da CNH para América Latina; Yara Carvalho, diretora de Tecnologia e Informação da CNH para América Latina; Maurício Infantini, gerente de Inovação Aberta da CNH; e Gregory Riordan, diretor de Tecnologias Digitais da CNH para América Latina; na cerimônia de premiação.

Em 2023, o investimento global em inovação superou US$ 1,6 bilhão. “A inovação está no centro das nossas prioridades estratégicas e envolve cada um dos nossos colaboradores no Brasil. Este reconhecimento reforça que estamos no caminho certo”, comemora Rafael Miotto, presidente da CNH para a América Latina.

“Inovação aberta é a nossa principal forma de inovar. Estabelecemos e fortalecemos parcerias, o que nos leva a patamares muito mais altos, sempre com o objetivo de manter o cliente no centro da experiência. Seguiremos trabalhando em conjunto para construir valor para nossa cadeia, que cada dia mais exige adaptação a realidades desafiadoras”, completa Miotto.

Principal premiação de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Brasil, o Prêmio Valor Inovação avalia as organizações mais inovadoras em 25 setores da economia, a partir de um ranking anual das 150 companhias com as melhores práticas do País. A CNH participa da premiação desde 2015 e pela quinta vez figura entre as posições de liderança, demonstrando a evolução da jornada de inovação que vem sendo estruturada na empresa, envolvendo diretamente seus colaboradores e parceiros.

Esta é a décima edição do prêmio, realizado pelo jornal Valor Econômico, da Editora Globo, e a Strategy&, empresa de consultoria estratégica da PwC.

Produtividade com sustentabilidade

Com uma história de quase dois séculos, a CNH e suas marcas sempre foram pioneiras no desenvolvimento de soluções e tecnologias para os seus setores de atuação. Na América Latina, dois destaques são as buscas por uma aplicação real e efetiva da agricultura de precisão e conectividade no campo, e por energias limpas e renováveis.

A New Holland lidera o uso de biocombustíveis com o trator a biometano, pioneiro mundial. A Case IH comprovou, com o projeto Fazenda Conectada, que a conectividade faz toda a diferença no campo. foi possível aumentar a produtividade em 18%, reduzir em 25% o consumo de combustível e conseguir 10% de redução das emissões de CO2.

Ações com uso de automação, inteligência artificial, 5G, desenvolvimento social e inovação aberta também estão em visibilidade. Essas aplicações, projetos e iniciativas começam desde a manufatura e se estendem até os concessionários.

A empresa é uma das líderes entre as maiores depositantes de patentes de invenção em 2023, considerando empresas e instituições privadas residentes no Brasil, ocupando a sexta posição no ranking geral, com um total de 40 depósitos ao longo do ano. Ao todo, a CNH tem mais de 1.600 patentes ativas no Brasil e cerca de 14 mil em todo o mundo.

CNH (NYSE: CNH) é uma empresa de equipamentos, tecnologia e serviços de classe mundial. Impulsionada por seu propósito Breaking New Ground, centrado em Inovação, Sustentabilidade e Produtividade, a empresa fornece a direção estratégica, recursos de P&D e investimentos que permitem o sucesso de suas marcas globais e regionais. Globais, Case IH e New Holland fornecem aplicações agrícolas 360°, de máquinas à implementos e as tecnologias digitais para obter o máximo destes produtos; enquanto a CASE Construction Equipment e New Holland Construction oferecem uma linha completa de produtos de construção que tornam o setor mais produtivo. As marcas com foco regional da Companhia incluem: STEYR, para tratores agrícolas; Raven, líder em agricultura digital, tecnologia de precisão e desenvolvimento de sistemas autônomos; Hemisphere, líder em design e fabricação de tecnologias de posicionamento e direção, baseadas em satélites de alta precisão; Flexi-Coil, especializada em sistemas de plantio direto e semeadura; Miller, fabricante de equipamentos de pulverização; Kongskilde, fornecendo plantio direto, semeadura e implementos de feno e forragem; e Eurocomach, que produz uma ampla gama de mini e midiescavadeiras para o setor de construção, incluindo soluções elétricas. Ao longo de uma história de mais de dois séculos, a CNH sempre foi pioneira em seus setores e continua inovando com paixão para garantir a eficiência e o sucesso dos clientes. Como uma empresa verdadeiramente global, os mais de 40.000 empregados da CNH fazem parte de um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, focado em fornecer aos clientes oportunidades de desenvolver e construir um mundo melhor.

CNH
Rede Comunicação de Resultado

BORGWARNER APRESENTA INOVAÇÕES EM TECNOLOGIAS DE TRANSPORTE LIMPO NA LAT.BUS & TRANSPÚBLICO 2024

A BorgWarner está apresentando, pela primeira vez no Brasil, suas tecnologias eFan de Alta Voltagem e Aquecedor de Líquido Refrigerante de Alta Voltagem (HVCH) na Lat.Bus & Transpúblico 2024, que acontece em São Paulo, até 8 de agosto.

Sistema eFan de Alta Voltagem e Aquecedor de Líquido Refrigerante de Alta Voltagem (HVCH)

O sistema eFan foi projetado para resfriar componentes como a célula de combustível, o motor de tração, o freio elétrico ou a bateria em veículos comerciais elétricos. Os HVCHs mantêm temperaturas consistentes em todo o veículo para facilitar a máxima eficiência de carregamento, durabilidade e autonomia.

“Queremos apresentar ao mercado nossas recentes soluções tecnológicas para transporte mais limpo e disponibilizá-las para nossa região com possibilidade de produção local”, diz Melissa Mattedi, Diretora Geral da BorgWarner Turbos and Thermal Technologies no Brasil.

Na feira, a empresa também exibe seu turbocompressor com tecnologia de rolamento nos mancais, fabricado em Itatiba (SP). “O turbocompressor da BorgWarner com tecnologia de rolamento nos mancais equipa as principais montadoras de veículos comerciais do Brasil e atende aos padrões de emissão veicular estabelecidos pelo Proconve P8 (Programa de Controle de Emissões) para Caminhões Pesados”, completa Mattedi.

Os sistemas de baterias da BorgWarner para veículos comerciais elétricos e seus componentes, fabricados em Piracicaba (SP), também são destaques no estande, incluindo o Sistema de Gerenciamento de Bateria, a Caixa de Junção, a Unidade de Controle de Carregamento Direto e a Unidade de Controle de Acionamento Elétrico.

“O sistema de bateria de alta densidade e alta energia da BorgWarner já está equipando vários ônibus elétricos que circulam na cidade de São Paulo”, diz Marcelo Rezende, Diretor da BorgWarner Battery and Charging Systems no Brasil. “Temos orgulho de produzir componentes de bateria com foco em excelência e qualidade”, acrescenta ele.

Além da tecnologia de sistema de bateria já produzida no Brasil, a BorgWarner anunciou recentemente uma colaboração global com a FinDreams Batteries para ser a fabricante preferida de baterias LFP para mercados de veículos comerciais (classe 3 e acima) na Europa, Américas e partes da Ásia-Pacífico. Essas baterias LFP inovadoras são um passo significativo para melhorar a eficiência e a sustentabilidade das operações de veículos comerciais.

Serviço
Lat.Bus & Transpúblico 2024
De 6 a 8 de agosto
Estande da BorgWarner: A15
São Paulo Expo
Rodovia dos Imigrantes, km 1, São Paulo (SP)

BorgWarnerPor mais de 130 anos, a BorgWarner tem sido uma líder transformadora de produtos globais trazendo inovações de mobilidade bem-sucedidas para o mercado. Com foco na sustentabilidade, estamos ajudando a construir um futuro mais limpo, mais saudável e mais seguro para todos.

BorgWarner
Grupo Printer Comunicação

PARCERIA ZEBRA LANÇA ATUALIZAÇÃO DA PLATAFORMA e-BUS RADAR PARA MONITORAR E PROMOVER IMPLEMENTAÇÃO DE ÔNIBUS ELÉTRICOS NA AMÉRICA LATINA

Nesta quarta-feira (7), durante a LAT.BUS 2024, a Parceria ZEBRA (Zero Emission Bus Rapid-deployment Accelerator), ou Acelerador de Implantação Rápida de Ônibus de Emissão Zero, em tradução livre, lançou oficialmente a atualização da plataforma E-Bus Radar. A iniciativa, resultado da colaboração entre a C40 Cities e o ICCT (Conselho Internacional de Transporte Limpo), representa um marco significativo na promoção de um transporte público mais limpo e eficiente na América Latina.

A plataforma E-Bus Radar foi desenvolvida com o objetivo de monitorar e georreferenciar frotas de ônibus elétricos em operação nas cidades latino-americanas. Além disso, ela promove a transparência de dados e quantifica as emissões de CO2 evitadas graças à operação desses veículos. Atualmente, a plataforma já mapeou mais de 5.700 ônibus elétricos em 41 cidades de 12 países da América Latina, focando em cidades e regiões metropolitanas que já incorporaram ônibus elétricos em suas frotas urbanas.

Impactos na saúde e no meio ambiente

O E-Bus Radar oferece uma visão clara dos benefícios dos ônibus elétricos, mostrando o potencial de evitar mortes prematuras ao melhorar a qualidade do ar nas cidades. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial está exposta a altos níveis de poluentes atmosféricos, com consequências sérias para a saúde humana, como doenças respiratórias e cardiovasculares. Ao substituir os ônibus a diesel, que contribuem para a poluição do ar e o aumento das emissões de gases de efeito estufa, os ônibus elétricos representam uma solução eficaz para esse problema global.

Transição para um futuro sustentável

O setor de transporte é responsável por mais de 1 trilhão de dólares em danos à saúde anualmente, devido às suas emissões. Além disso, o crescimento do setor contribui significativamente para o aumento das emissões de gases de efeito estufa, impactando o clima global com elevação do nível do mar, aumento das temperaturas e outros efeitos adversos. As frotas de ônibus urbanos, fundamentais para a mobilidade de milhões de cidadãos na América Latina, ainda são majoritariamente movidas a diesel.

Diante desse cenário, a transição para ônibus elétricos é crucial para a promoção de áreas urbanas mais limpas e saudáveis, apoiando governos locais e nacionais a atingirem suas metas climáticas. A ampliação das frotas de ônibus elétricos nas cidades latino-americanas é, portanto, essencial para o futuro sustentável do planeta.

“Neste momento, temos mais de 5.700 ônibus elétricos operando na América Latina. Cada vez mais cidades estão se convencendo dos benefícios que esses ônibus têm em comparação com os ônibus a combustível fóssil. Os benefícios não são apenas ambientais, mas também econômicos, já que esses ônibus apresentam um custo total de propriedade favorável, baseado em seus menores custos operacionais em energia e manutenção.”, conclui Oscar Delgado, Líder da Parceria ZEBRA no ICCT.

E-Bus Radar: um centro de conhecimento e visibilidade

A plataforma E-Bus Radar não apenas monitora frotas de ônibus elétricos, mas também serve como um centro de conhecimento sobre a implementação dessa tecnologia na América Latina. Ela oferece visibilidade sobre a localização e o impacto dos ônibus elétricos, destacando seu papel na mitigação dos impactos ambientais adversos associados ao uso de tecnologias poluentes, como ônibus movidos a diesel.

“Desde seu lançamento em 2019, a plataforma E-Bus Radar tem se estabelecido como referência regional para fornecer dados transparentes e acessíveis que destaquem a liderança das cidades da América Latina na descarbonização das frotas de ônibus, inspirando outras municipalidades adotar soluções de transporte mais limpas e eficientes.", avaliou Thomas Maltese, Gerente Sênior da Parceria ZEBRA na C40 Cities.

Clique aqui para mais informações sobre a Parceria ZEBRA e a plataforma E-bus Radar.

LVBA Comunicação

FUELONET PRIME É A NOVA SOLUÇÃO AVANÇADA PARA GESTÃO DE DADOS DE FROTAS DA GILBARCO VEEDER-ROOT

Desenhada para uma gestão de ponta a ponta do uso do combustível, oferecendo maior eficiência, flexibilidade e segurança, FuelONet Prime é a nova solução em nuvem da Gilbarco Veeder-Root, especialmente desenvolvida para otimizar a gestão diária de um insumo de grande relevância em segmentos como mineração, agronegócio, construção, petroleiras e demais que demandam controle preciso e em tempo real de suas atividades.

FuelOnet Prime foi desenvolvida com uma arquitetura de serviços web que utiliza um banco de dados que agrega flexibilidade, escalabilidade e adaptabilidade a aplicativos modernos. Esta solução permite o monitoramento em tempo real de todas as atividades dos postos industriais, incluindo abastecimentos, níveis de combustível e conciliações de inventário. Também gera alarmes para transmitir informações críticas e operacionais, trabalhando proativamente para eliminação de desperdícios e aumento da segurança operacional. O sistema fornece, ainda, uma série de relatórios que cobrem as operações no local, incluindo módulos de rendimento, gestão de estoque fixo e circulante, dentre outros.

Diferenciais

Uma das principais inovações de FuelOnet Prime é o módulo de gestão de estações de dispositivos. Este módulo inclui a função de autorizador remoto de abastecimentos que aumenta o controle sobre as operações, permitindo maior agilidade na autorização de eventos especiais, sem abrir mão da segurança transacional. Além disso, o módulo de regras facilita o autogerenciamento das atividades, proporcionando maior autonomia para os gestores, e as funções de usuários flexíveis permitem gestão mais personalizada.

O novo módulo de administração de relatórios inclui um gráfico de relatórios com opções avançadas de filtragem e categorização, facilitando a visualização e análise de dados. Além disso, o administrador de relatórios flexíveis organiza as informações e permite a categorização por grupos de estações, tornando a gestão de dados mais eficiente.

Outra característica de FuelOnet Prime é o módulo de alarmes personalizados de conciliação de tanques, incluindo a entrada manual de estoque e recebimento, garantindo maior precisão nas operações. A geração de alarmes personalizados permite a configuração de alertas específicos para diferentes situações operacionais.

Como destaque final, vale ressaltar o novo modulo de configuração de APIs, aumentando sua capacidade de integração com diversos sistemas externos de maneira fácil e adaptável.

Segurança

FuelOnet Prime é projetada para operar independentemente do tipo de endereço IP disponível no local, ou seja, funciona em qualquer lugar, em qualquer tipo de conexão com a internet, proporcionando uma experiência de usuário inovadora. Além disso, todas as informações são transmitidas com protocolos de segurança avançados, garantindo a integridade e a privacidade dos dados.

FuelOnet Prime representa um avanço significativo na gestão de dados para abastecimento de combustível em postos industriais, oferecendo aos gestores uma ferramenta robusta e eficiente para otimizar suas operações, capaz de atender às demandas de todas as indústrias que dependem de controle eficiente de frotas.

Gilbarco Veeder-Root – Produtos testados pelo tempo e aprovados para o futuro. Desde 1865, a Gilbarco Veeder-Root é líder global em equipamentos, tecnologia e soluções integradas para abastecimento de combustíveis e lojas de conveniência. Seus sistemas são projetados para trabalhar de forma integrada proporcionando economia de recursos e maior eficiência. Seja no exterior, no interior, no subsolo ou na nuvem, a Gilbarco tem a solução de abastecimento mais adequada para cada tipo de negócio.

Gilbarco Veeder-Root
MCA Comunicação Corporativa

MARCO AURÉLIO PACHECO ASSUME DIREÇÃO COMERCIAL DA IVECO NO BRASIL

Com o anúncio da chegada de Marco Aurélio Pacheco para assumir a direção comercial da IVECO no Brasil, a marca reforça o quadro de liderança com o objetivo de expandir as vendas de caminhões no mercado nacional. 

Acumulando 25 anos de experiência em importantes empresas do setor automotivo, Pacheco traz consigo uma vasta expertise no segmento que será de grande relevância para a estratégia comercial da montadora.

"Estou entusiasmado com a oportunidade de fazer parte da equipe da IVECO e contribuir para o sucesso contínuo da montadora. Junto com o time, vamos fortalecer ainda mais o relacionamento com nossos clientes e parceiros, oferecendo soluções completas e sustentáveis que atendam diferentes missões do transporte de cargas”, completa.

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Mackenzie e com MBA em Marketing de Serviços pela USP, Marco Aurélio Pacheco tem passagens em grandes montadoras por diversas áreas-chave, como vendas, pós-venda e marketing, com foco em resultados consistentes e sustentáveis.

A partir de agosto, o executivo, que responderá diretamente para Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, assume o desafio de liderar o time comercial da IVECO no país, onde a marca se destaca pela qualidade do amplo portfólio de produtos e serviços.

“A chegada do Marco acontece em um momento de expansão para a IVECO, que busca consolidar sua posição no setor de transportes e explorar novas oportunidades de crescimento. Não tenho dúvidas de que essa parceria será de muito sucesso para todos”, diz Querichelli.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

Iveco
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VOLVO LEVA À LATBUS APRIMORAMENTOS DO SISTEMA DE SEGURANÇA ATIVA DE SEUS ÔNIBUS

Em reforço à visão Zero Acidentes, ideal de futuro da marca com seus veículos, a Volvo está introduzindo no Brasil as mais recentes novidades no Sistema de Segurança Ativa (SSA) de seus ônibus, em lançamento consecutivo à Europa. São refinamentos que fazem as consagradas tecnologias da marca avançarem ainda mais no apoio aos motoristas na prevenção de acidentes. A grande maioria dos recursos é de série nos veículos rodoviários 6x2 e 8x2.

Atuando de forma integrada, o SSA é um pacote de tecnologias que fornece e gerencia informações vitais sobre o trânsito e o entorno do ônibus para evitar colisões. 

“Mantivemos todos os recursos de segurança já consolidados há anos e incorporamos novos dispositivos, a maior parte deles de série”, declara Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Buses no Brasil.

Paulo Arabian

As novidades

Alerta de ponto cego frontal – Rastreia a área imediatamente à frente do ônibus, buscando a presença de pedestres e outros objetos. Em caso de detecção, o motorista é notificado no painel, reduzindo o risco de acidentes em terminais, pontos de parada e cruzamentos. O sistema é também um auxílio extra em ambientes de trânsito movimentados.

Alerta de ponto cego frontal

Assistente de sinalização de trânsito – Reconhece e exibe uma série de sinais de trânsito no painel do veículo. A tecnologia utiliza câmera de vídeo e processamento de imagens em tempo real. Quando um limite de velocidade é alterado, um alerto sonoro é emitido. O recurso ajuda a evitar riscos relacionados ao excesso de velocidade e reduz possibilidade de multas.

Detector de fadiga – Monitora a posição do veículo dentro da faixa e emite alerta quando detecta perda de foco. São dois níveis: um sinal sonoro discreto e a mensagem no painel “Foco na condução”; e um emergencial, que adiciona um alerta sonoro aumentado. A tecnologia usa uma câmera e o processamento de imagens para estabelecer o padrão de condução dentro da faixa, prevenindo situações perigosas causadas por distração, sonolência e fadiga do motorista.

Alerta de ponto cego lateral – Detecta usuários vulneráveis da estrada nas laterais do ônibus. Funciona como um sistema de informação de ponto cego, alertando o motorista para, por exemplo, ciclistas e motociclistas em ambos os lados. O dispositivo identifica objetos quando o veículo está em movimento e quando está parado. Um LED acende-se na coluna do ônibus e, quando a colisão é iminente, a luz pisca e um sinal sonoro é emitido. Além de prevenir colisões laterais, diminui o risco de frenagens de emergência repentinas.

Alerta de ponto cego lateral

Monitoramento de pressão de pneus – Dispositivo que alerta o motorista se a pressão de um pneu ficar abaixo dos níveis seguros. O sistema emite um aviso visual no painel de instrumentos e o condutor recebe uma apresentação gráfica, com as leituras mais recentes. Esta tecnologia evita comportamento inesperado e incorreto na estrada, além de melhorar a dirigibilidade e a eficiência energética do ônibus.

Monitoramento de pressão dos pneus

“Além das novidades, o Sistema de Segurança Ativa segue mantendo tecnologias já consagradas para evitar acidentes”, declara Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

Demais itens do sistema SSA 

Alerta de colisão com frenagem de emergência – Emite avisos visuais e sonoros e ativa uma frenagem automática em risco iminente de colisão frontal.

Alerta de colisão

Alerta de mudança involuntária de faixa – Alerta o motorista caso o veículo saia da faixa de rodagem por descuido ou desatenção.

Piloto Automático Adaptativo – Mantém distância segura do veículo à frente, freando ou acelerando de forma automática.

Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) – Sistema que reduz o risco de tombamento em curvas fechadas e pisos escorregadios.

Freios eletrônicos EBS5 – Permite o controle equilibrado do veículo, regulando a pressão de frenagem nos diferentes eixos e rodas. O sistema impede também o travamento das rodas, aumentando a eficiência da frenagem.

Heads-up display – Faixa vermelha de luzes de Led que projeta alerta no para-brisas quando há risco de impacto com outro veículo.

Assento Vibratório – Aciona uma vibração no banco do motorista para alertá-lo de risco de impacto com outro veículo (item montado pelos encarroçadores).

Outros destaques

Além do aprimoramento do Sistema de Segurança Ativa, os chassis Volvo 6x2 e 8x2 trazem agora outros destaques

Transmissão Overdrive – A caixa I-Shift de 7ª geração tem uma nova opção Overdrive. Em determinadas aplicações essa marcha mais longa pode reduzir o consumo de combustível em até 5%.

Novo Retarder – Opcional que eleva a capacidade de frenagem total para até 900 cv, garantindo ainda mais segurança.

VEB – freio motor Volvo de 510cv de potência total, o mais potente do mercado. Para determinadas aplicações substitui totalmente a necessidade do Retarder.

Nova Alavanca I-Shift – Melhora a ergonomia de acionamento e o conforto para o motorista.

Sensor crepuscular – Comanda o acendimento dos faróis automaticamente em condições de baixa luminosidade.

Sensor de chuva – Aciona os limpadores de para-brisa de forma automática.

Grupo Volvo América Latina

terça-feira, 6 de agosto de 2024

INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE COLOCAM IVECO GROUP NO RANKING DAS EMPRESAS MAIS INOVADORAS DO BRASIL

Reconhecimento considera políticas, práticas e produtos que impulsionam o desenvolvimento do país

Tecnologias alternativas e sustentáveis, portfólio multienergético completo e uma estratégia sólida focada na descarbonização posicionaram o Iveco Group no ranking das empresas mais inovadoras do Brasil no setor Automotivo e Veículos de Grande Porte, elaborado pelo Valor Inovação Brasil. O levantamento, realizado pelo jornal Valor Econômico em parceria com a consultoria Strategy&, avaliou a capacidade das organizações de garantir inovação e o impacto das ações implementadas na economia brasileira. Foram analisadas 770 iniciativas de 309 empresas com atuação em 25 setores.

Líder em soluções sustentáveis de transporte, com presença global em veículos comerciais, de defesa, powertrain, caminhões, ônibus, equipamentos de combate a incêndios e serviços financeiros, o Iveco Group está fortemente comprometido com a transição energética e da mobilidade do futuro, contribuindo com a construção de uma sociedade mais sustentável e inclusiva. O Complexo Industrial da empresa no Brasil, localizado em Sete Lagoas (MG), é o maior do grupo no mundo e desempenha papel crucial na estratégia de inovação da empresa.

Principal premiação de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Brasil, o Prêmio Valor Inovação avalia as organizações mais inovadoras em 25 setores da economia, a partir de um ranking anual de companhias com as melhores práticas do país. Esta é a décima edição do prêmio.

"Este reconhecimento é um reflexo do nosso trabalho incansável e da nossa motivação em busca de soluções que não apenas atendam, mas superem as expectativas dos nossos clientes, contribuindo para um futuro mais sustentável. Entendemos que a inovação é o motor do nosso crescimento e estamos dedicados a investir continuamente em novas tecnologias e processos”, pontua Fabio Nicora, gerente de Inovação e Desenvolvimento de Produto do Iveco Group.

Pesquisa e desenvolvimento

No Brasil, o Iveco Group beneficia-se da matriz energética do país, uma das mais limpas do mundo, para orientar esforços e investimentos na redução do impacto ambiental e operacional de veículos, utilizando combustíveis sustentáveis. Nesse sentido, vem estabelecendo parcerias estratégicas com universidades e empresas para alcançar objetivos e manter a posição na vanguarda do mercado de combustíveis alternativos.

A empresa tem investido de forma significativa em pesquisa e desenvolvimento para aprimorar os produtos e serviços e transformar o mercado com soluções que combinam eficiência, sustentabilidade e tecnologia de ponta. A marca IVECO, por exemplo, aposta no desenvolvimento de caminhões pesados movidos a gás natural e biometano, que podem reduzir as emissões de CO2 em até 90%, e, recentemente, iniciou a comercialização do eDaily, versão elétrica que incorpora tecnologia de emissão zero. A FPT Industrial também está inovando com motores multicombustíveis para veículos comerciais leves, contribuindo para a redução da pegada de carbono.

O Iveco Group continua focado em impulsionar o futuro da mobilidade sustentável e eficiente, alavancando sua expertise global e adaptando-a às necessidades específicas do mercado brasileiro.

Iveco Group N.V. (MI: IVG): lugar de pessoas e marcas únicas que impulsionam seus negócios e a missão de promover uma sociedade mais sustentável. As oito marcas são, cada uma, uma força importante em seus negócios específicos: IVECO, pioneira de veículos comerciais que projeta, fabrica e comercializa caminhões pesados, médios e leves; FPT Industrial, líder global em uma vasta gama de tecnologias avançadas de powertrain nos setores de agricultura, construção, marítimo, geração de energia e veículos comerciais; IVECO BUS e HEULIEZ, marcas de ônibus de transporte de massa premium; IDV, para equipamentos altamente especializados de defesa e proteção civil; ASTRA, líder em veículos pesados de grande porte para pedreiras e construção; MAGIRUS, o fabricante de equipamentos e veículos de combate a incêndios de renome na indústria; e IVECO CAPITAL, o braço financeiro que apoia todos eles. O Iveco Group emprega mais de 36 mil pessoas em todo o mundo e possui 20 unidades industriais e 29 centros de Pesquisa e Desenvolvimento. Na América Latina, está presente no Brasil (no Estado de Minas Gerais) e na Argentina (em Córdoba), onde reúne aproximadamente 4.000 colaboradores.

Iveco Group
Rede Comunicação de Resultado

BMW E SID SPECIAL PAINT SE UNEM PARA CRIAR CAPACETE EXCLUSIVO PARA PROPRIETÁRIOS DO BMW M3 CS

Raí Caldato, designer responsável pelo desenho do capacete de Lewis Hamilton criou identidade de capacete que acompanha as 17 unidades exclusivas do esportivo. Referência mundial em personalização de capacetes, Sid Special Paint foi a responsável pela produção da arte.

Um carro exclusivo merece uma ação exclusiva. Pensando nisso, o BMW Group Brasil e a Sid Special Paint selaram uma parceria exclusiva como parte das ações de lançamento do novo modelo BMW M3 CS. Os 17 felizes proprietários do BMW M3 CS ganharam, para compor ainda mais o caráter exclusivo do modelo, um capacete exclusivo, personalizado e numerado de acordo com o respectivo M3 CS.

A Sid Special Paint, responsável pela identidade visual de lendas do automobilismo mundial como Ayrton Senna, foi a responsável pela produção e personalização dos cascos, que contam com uma arte exclusiva feita pelo renomado designer Raí Caldato, parceiro oficial do estúdio e responsável pela identidade visual do capacete de Lewis Hamilton, o maior vencedor da história da Fórmula 1.

“O BMW M3 CS é um carro com tiragem limitada mundial. Trazer essas 17 unidades para o Brasil foi fruto de muito esforço do nosso time e não poderíamos deixar de celebrar isso. Presentear os compradores com um capacete tão exclusivo e lindo, feito em parceria com a Sid Special Paint e com o Raí Caldato, é muito importante para melhorar ainda mais a experiência exclusiva dos nossos clientes”, explica Tatiana Biasetton, Head de Marketing e CRM BMW Brasil.

De acordo com Alan Mosca, sócio da Sid Special Paint, desde o primeiro contato com a equipe da BMW, o projeto teve o objetivo de capturar a essência das linhas modernas e elegantes do M3 CS. “O capacete reflete características marcantes do modelo, criando uma identidade visual que se conecta imediatamente ao carro, transmitindo ao mesmo tempo sofisticação, velocidade, luxo e inovação".

“O design do capacete traz inspiração nas próprias linhas internas e externas do novo BMW M3 CS, que combinam traços retos e curvilíneos, como a linha de caráter da carroceria, linhas do painel e console central interno e, de maneira mais evidente, na grade duplo rim, tradicional assinatura visual da BMW. A ideia é que o proprietário possa identificar seu novo veículo através do design do capacete, antes mesmo de perceber os detalhes personalizados”, explica Caldato.

“A parceria com a BMW é uma honra muito grande. Trata-se de uma marca que prima pela excelência, conforto, inovação e alto desempenho. Estamos animados com esse projeto e que seja o primeiro de muitas outras ações”, afirma Stella Mosca, sócia da Sid Special Paint.

BMW M3 CS

Sinônimo de desempenho elevado ao extremo, o BMW M3 CS é o mais potente da história e tem diversas modificações para ser ainda mais rápido. Debaixo do capô, o modelo usa um motor baseado no M4 GT3 de corrida. São seis cilindros em linha, tecnologia TwinPower Turbo com pressão das duas turbinas aumentada (de 1,7 para 2,1 bar) para render 550 cv de potência e 650 Nm de torque. São 40 cv a mais que as versões M3 Competition e Competition Track.

A transmissão M Steptronic tem oito marchas e a tração é integral xDrive. Com esse conjunto, o M3 CS acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e leva 11,1 segundos para atingir 200 km/h a partir do zero. A velocidade máxima é limitada em 302 km/h.

Disponível nas cores Verde Signal, Cinza Brooklyn e Preto Safira, o BMW M3 CS se destaca visualmente pela grade BMW em forma de rim e sem moldura, para reduzir o peso, e com design inspirado nos carros de corrida. Projetado especialmente para este modelo, os recursos estéticos incluem linhas de contorno vermelhas e o emblema “M3 CS” na parte superior das duas barras horizontais da grade. Tanto o emblema do modelo na frente quanto seu equivalente na tampa do porta-malas têm superfícies pretas com borda vermelha.

Os assentos M Carbon também contribuem para manter o peso baixo na cabine. O silenciador traseiro de titânio, por sua vez, reduz em mais de 4 kg o peso do sistema de escapamento instalado no novo BMW M3 CS. As várias reduções resultam em uma diminuição de cerca de 20 kg em comparação com o BMW M3 Competition.

BMW Group Brasil
Jeffrey Group 

VOLVO LANÇA NA LATBUS O CHASSI BZRT, BIARTICULADO 100% ELÉTRICO PARA SISTEMAS BRT

Atendendo à crescente demanda das cidades por redução de emissões de CO2, a Volvo apresenta na LatBus 2024 seu novo chassi elétrico de alta capacidade. Batizado de BZRT – Bus Zero Rapid Transit, o modelo estará disponível como articulado ou biarticulado e vai ser produzido no complexo industrial da marca em Curitiba (PR), que será base de exportações do modelo para mercados que demandam ônibus de alta capacidade, avançada tecnologia e zero emissões em seus sistemas de transporte de passageiros. Projetado para receber carrocerias de até 28 metros para levar até 250 passageiros, o BZRT é o maior veículo elétrico do mundo.

“A Volvo tem objetivos claros de sustentabilidade. Vamos reduzir as emissões de CO2 em nossos veículos em 50% até 2030 e zerar em 2040. O lançamento do BZRT é parte desta estratégia. Um BRT com estes veículos é capaz de transportar a mesma quantidade de passageiros do que um sistema de metrô, mas com custos de implantação e operação sensivelmente menores e agora com zero emissões”, assegura André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.

André Marques

Características consagradas

O lançamento do BZRT marca um novo capítulo da bem-sucedida história da Volvo em ônibus de alta capacidade e avançada tecnologia. A novidade preserva as características consagradas dos veículos articulados e biarticulados da marca, com o mesmo quadro de chassi, eixos e suspensão extremamente robustos.

O motor elétrico fica na parte central, o que assegura melhor distribuição de carga e viabiliza carrocerias com salão completamente livre para os passageiros. O projeto avançado e inteligente garantiu que todos os componentes elétricos e mecânicos ficassem abaixo do piso. “É uma perfeita conciliação entre a base mecânica já consolidada nos veículos diesel com a mais moderna tecnologia de ônibus elétricos Volvo”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade ônibus da Volvo na América Latina. Com larga experiência, a marca tem mais de 6.000 ônibus elétricos e híbridos em circulação no mundo.

Alexandre Selski

Alto desempenho

O BZRT é equipado com dois motores elétricos de 200kW cada, totalizando 400kW, o equivalente a 540cv. Possui também uma caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na transmissão Volvo I-Shift. O trem de força tem a mesma base tecnológica presente nos caminhões e equipamentos de construção elétricos da Volvo.


A depender da demanda de cada cidade, o BZRT pode vir com 6 ou 8 baterias. “Isso resulta em até 720 kWh de capacidade e autonomia de até 250 quilômetros. O tempo de recarga total varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento. Ele poderá ainda ter uma opção de carregador no teto da carroceria para recargas rápidas em terminais BRT”, declara Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

O posto de trabalho do motorista tem um painel de instrumentos totalmente digital com mais de 90 funções, o mesmo do já consagrado chassi rodoviário B510R. O condutor customiza diferentes modos de visualização, conforme as informações que desejar priorizar.

Mais segurança

O BZRT utiliza alto grau de tecnologia e conectividade embarcada em contribuição à visão Zero Acidentes, ideal de futuro da Volvo com os veículos da marca. Pode ser habilitado com “Zonas de Segurança”, sistema que garante o controle automático de velocidade do ônibus à distância. O dispositivo funciona por meio do mapeamento, via GPS, de áreas mais propensas a acidentes, ou de regiões perto de terminais, escolas e hospitais, a critério do órgão gestor das cidades.

O veículo é dotado ainda de sensores de placas de trânsito, com indicação de avisos no painel. Eles identificam os sinais, detectam o limite de velocidade das vias e alertam o motorista para manter o ônibus na velocidade adequada, evitando acidentes e multas. Mais um destaque é o Alerta de Ponto Cego Lateral, sistema que avisa sobre a presença de pedestres, ciclistas, motociclistas ou qualquer obstáculo que possa resultar em colisão.

Outro grande salto tecnológico é o VDS (Volvo Dynamic Steering), sistema que controla a condução com acuracidade, melhorando sensivelmente a precisão e a estabilidade da direção.

Histórico de sucesso

Há anos a Volvo é referência em ônibus de grande capacidade. O biarticulado da marca nasceu há mais de três décadas no BRT de Curitiba, numa evolução dos articulados. O modelo sempre entregou alta eficiência, transportando mais passageiros com menos emissões. Dezenas de cidades na América Latina empregam este tipo de veículo para levar grandes quantidades de pessoas com rapidez e segurança, com expressivo ganho em qualidade de vida nos deslocamentos diários. Agora, a estas características se somam a ausência total de emissões e baixíssimo nível de ruído, deixando o conceito ainda melhor.

Grupo Volvo América Latina

FRASLE MOBILITY APRESENTA INOVAÇÕES ALINHADAS À ECONOMIA VERDE EM SIMPÓSIO DA SAE BRASIL

A Frasle Mobility é patrocinadora do 17º Simpósio de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade promovido pela SAE Brasil, que ocorre nos dias 6 e 7 de agosto, em São Paulo (SP). Pela primeira vez, a companhia participa do encontro que é referência para a apresentação de novas tecnologias que atendam ao futuro da mobilidade brasileira.

Nos debates que envolvem estratégias e inovações da cadeia de materiais automotivos, sustentabilidade e transição energética serão temas-destaque do Simpósio. Nesse contexto, a Frasle Mobility mostra como investe na inovação sustentável com soluções alinhadas ao conceito de ‘economia verde’.

Um dos destaques do portfólio da companhia no evento é a linha Composs, com tecnologia de materiais compósitos estruturais, constituídos a partir da combinação de matérias-primas que resultam em produtos mais leves, com melhor desempenho e durabilidade quando comparados com soluções tradicionais construídas em aço ou alumínio. A tecnologia já é utilizada em suportes de para-lamas e lanternas desenvolvidos para veículos comerciais.

Outra solução sustentável é a tecnologia Copper Free, com desenvolvimento de pastilhas de freio livres de cobre. Desde 2017, a companhia estuda a aplicação de novas matérias-primas e combinações que pudessem compensar a retirada do metal das formulações de fricção. A iniciativa objetivou, em um primeiro momento, atender a exigências do mercado norte-americano, que vai restringir a utilização de cobre em componentes automotivos a partir do ano que vem. Considerando os ganhos ambientais e de desempenho, a linha de pastilhas comerciais GreenTech Copper Free já vem sendo requisitada por clientes OEM na Europa e China, e, futuramente, deve chegar também ao mercado brasileiro.

A companhia exibe, ainda, a tecnologia Maxcoating, da Fremax, aplicada em discos de freio revestidos com pintura que contém nanotecnologia exclusiva com alta resistência à corrosão, o que pode dobrar a vida útil da peça.

A descarbonização também é foco da Frasle Mobility, que apresenta modelo de sapata ferroviária com redução de 43% nas emissões de gases, utilizando matérias-primas menos carbono-intensivas.

Contribuindo com o debate sobre sustentabilidade no segmento, o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Frasle Mobility, Diego Masotti, conduz o painel ‘Jornada de Compósitos Estruturais na Indústria Automotiva: Inovação e Sustentabilidade’ no segundo dia do evento.

Clique aqui e saiba mais sobre o 17º Simpósio de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade da SAE Brasil.

Frasle Mobility
ANK Reputation

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

IVECO DAILY 3,5 TONELADAS CONQUISTA O “PRÊMIO CAMPEÃO DE REVENDA 2024” NA CATEGORIA ‘CAMIONETA DE CARGA’

Modelo é líder absoluto no segmento chassi-cabine e referência no transporte urbano de cargas

A IVECO celebra mais um marco significativo ao conquistar o título de "Campeão de Revenda 2024" – Frota e Cia, com o Daily 3,5 toneladas na categoria ‘Camioneta de Carga’. Este reconhecimento destaca o produto como o melhor veículo chassi-cabine do mercado, evidenciando sua excelência em design, tecnologia e desempenho.

O Daily 3,5 ton., líder absoluto no segmento de chassi-cabine, combina robustez e desempenho superiores com um design europeu moderno e uma série de inovações tecnológicas. Carlos Fraga, diretor de Marketing e Desenvolvimento de Rede da IVECO para a América Latina, ressalta que a linha Daily continua a evoluir com novas versões que ampliam suas capacidades e características.

“O Daily 3,5 ton. é parte desta linha, que inclui modelos variando de 3 a 7,2 toneladas e opções como chassi-cabine, furgão, minibus e uma versão dedicada para motorhome. Equipado com o motor FPT F1C Max, da FPT Industrial, o caminhão oferece o melhor TCO do segmento”, conclui Fraga.

Entre as inovações recentes da linha Daily estão o Daily Hi-Matic e o eDaily. O Daily Hi-Matic, com sua transmissão automática, é o primeiro veículo comercial leve com câmbio automático fabricado no Brasil, proporcionando maior conforto e permitindo aos motoristas focar na operação com mais eficiência. Por sua vez, o eDaily representa uma revolução com sua plataforma de chassi modular e tração traseira elétrica, oferecendo um alcance de até 300 km e potência de 100 a 140 kW, adequando-se a diversas aplicações profissionais.

“Com todos esses atributos, o Daily continua a definir padrões de excelência no setor, consolidando ainda mais sua posição como líder no segmento em que atua e a principal escolha entre transportadores e autônomos. Melhor que um Daily, só outro Daily”, afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

IPIRANGA LUBRIFICANTES E TEXACO APRESENTAM NOVIDADES NA FENASUCRO & AGROCANA 2024

A Ipiranga Lubrificantes e a Texaco apresentarão o portfólio completo de produtos com os lançamentos mais recentes na Fenasucro & Agrocana 2024, em Sertãozinho (SP). 

A feira acontecerá entre os dias 13 e 16 de agosto, das 14h às 20h, e durante o evento os visitantes poderão conhecer o portfólio completo das marcas para o segmento, além de novos produtos e inovações que ampliam a experiência do consumidor.

Destinados para maquinários e equipamentos pesados como caminhões, tratores, entre outros, as marcas trazem portfólios com produtos direcionados para os setores do agronegócio, logística e industriais. A Ipiranga Lubrificantes e a Texaco, marcas geridas pela ICONIC, terão um estande integrado, localizado no corredor D do pavilhão, - stand 48 -, e contam com um time completo de especialistas para apresentar e esclarecer sobre as aplicações de todas as linhas de produtos.

“Participar, mais uma vez, da Fenasucro & Agrocana 2024 reforça o nosso compromisso com desenvolvimento do setor sucroalcooleiro. Em linha com a nossa estratégia de crescimento e visão de longo prazo, iremos apresentar não apenas o nosso portfólio completo, mas as novidades em produtos e soluções, sempre com o objetivo de suportar o crescimento deste setor de extrema relevância para nossa economia. Seguimos investindo e oferecendo os melhores produtos e serviços. Nossa participação com o estante integrado é uma forma de proporcionar um diálogo próximo aos especialistas, empresários e visitantes do evento”, analisa Paulo Gomes, diretor comercial da ICONIC, gestora das marcas Texaco e Ipiranga Lubrificantes.

A Fenasucro & Agrocana é considerada uma das maiores feiras de bioenergia do mundo. Em sua 30ª edição, o evento reunirá produtores, empresas e especialistas que apresentam equipamentos, serviços, soluções, novas tecnologias e tendências que confirmam e impulsionam o Brasil como referência global na produção de energia limpa, renovável e sustentável.

A feira fica localizada em uma das principais regiões produtoras de cana-de-açúcar e de etanol do país. A expectativa da organização é receber profissionais e especialistas de mais de 50 países para a apresentação de tecnologias e conhecimentos relacionados à produção de fontes alternativas. Na última edição, a Fenasucro & Agrocana alcançou um volume de negócios em torno de R$ 8,3 bilhões, sendo o perfil do público visitante formado por cerca de 60% de tomadores de decisão.

Portfólio completo

Durante o evento será possível conhecer o portfólio completo de soluções para motor, transmissão e equipamentos pesados das marcas. Reconhecidas no mercado agro por sua performance e excelência, Ipiranga Lubrificantes e Texaco Lubrificantes irão apresentar os últimos lançamentos.

Ipiranga Lubrificantes

Os visitantes poderão conhecer o novo Ipiranga Brutus Performance CK-4 10W30. O produto é um semissintético projetado para veículos Euro VI (pós 2023) e Euro V, que atende aos requisitos ACEA E11, API CK-4 e é aprovado pelas montadoras Volvo e Mercedez Bens, além de atender também a frota da DAF. Entre os principais benefícios está a economia de combustível com o excelente intervalo de troca de até 90 mil km, a proteção na partida a frio e a proteção ao filtro DPF. Além disso, a Ipiranga Lubrificantes irá apresentar os seus novos rótulos ao setor. A marca está atualizando e padronizando a comunicação dos produtos para oferecer ainda benefícios e melhorias aos consumidores, facilitando a identificação da aplicação do produto por meio das imagens nos rótulos.

A grande novidade é a inclusão de um QR CODE que, ao ser escaneado, direciona o consumidor para uma página com diversas informações sobre o produto, como vídeos, aplicações, boletins técnicos, entre outras. Essa inovação promete melhorar significativamente a experiência do consumidor na escolha do produto, permitindo um conhecimento detalhado sobre a opção selecionada.

Texaco

A Texaco levará como destaque a nova identidade visual dos óleos multifuncionais TDH Oil e TDH Oil Special em novos rótulos. O lançamento dos novos rótulos, oferece ao cliente mais informações sobre os produtos, como viscosidade, aprovações e atendimentos, com uma roupagem mais moderna e alinhada com o posicionamento tecnológico da marca.

Os óleos lubrificantes multifuncionais TDH Oil e TDH Oil Special são recomendados para a lubrificação de componentes de equipamentos de terraplenagem e fora de estrada, especialmente de transmissões, comandos finais, diferenciais, freios úmidos e sistemas hidráulicos de tratores e equipamentos agrícolas. Ambos conferem maior estabilidade térmica, resistência à oxidação, operação suave e maior durabilidade do equipamento.

ICONIC
FSB holding

RAÍZEN POWER LEVA SHELL RECHARGE COMO RECARGA OFICIAL DE CARROS ELÉTRICOS NO FESTIVAL INTERLAGOS 2024

Pelo segundo ano consecutivo, a Shell Recharge, marca licenciada pela Raízen Power no Brasil, será a rede oficial de recarga para veículos eletrificados no Festival Interlagos Automóveis, um dos maiores eventos de experiências automotivas do Brasil. 

Entre os dias 8 e 11 de agosto, a marca disponibilizará oito carregadores de até 180 kW de potência, mais que o dobro do número de conectores do ano anterior, em um lounge de 300 m². O espaço também vai oferecer ativações para o público, estimado em 150 mil visitantes ao longo dos quatro dias.

O Festival traz o maior salão de exposição de carros da América Latina e uma programação com shows de drift, arena eSport, experiências de test-drive e possibilidade de testes na pista de habilidades e off-road. Com a presença da Shell Recharge, o público poderá realizar testes nas pistas incluindo a experiência de carregamento para os carros eletrificados.

Nesse ano, a Raízen Power também garantirá que toda a energia elétrica consumida durante o evento receba I-RECs, certificados globais de rastreamento de atributos ambientais que garantem zero emissões de carbono relacionadas à geração da eletricidade.

“Como parte do propósito de democratizar o acesso à energia renovável e à mobilidade sustentável, estamos empolgados em oferecer a experiência da nossa solução de recarga no Festival. Temos atuado para ofertar essa infraestrutura em pontos de conveniência e locais estratégicos para deslocamentos mais longos, como forma de tornar a jornada mais fluída. Ainda, é uma alegria poder tornar o evento mais sustentável com I-REC, o mesmo certificado que atesta a energia que utilizamos na nossa rede”, comenta Rafael Rebello, diretor de Mobilidade Elétrica da Shell Recharge na Raízen Power.

Consolidada como líder em infraestrutura de recarga rápida no Brasil, a rede Shell Recharge implementou mais de 280 pontos de carregamento desde a sua chegada ao País, em 2022. Na frente de soluções de energia elétrica, a Raízen Power é uma das três maiores comercializadoras do País, com 3,0 GW médios negociados na safra 2023’24 e mais de 100 mil clientes conectados ao seu portfólio de soluções, atendendo desde pessoas físicas até grandes empresas.

Para mais informações sobre o evento ou a compra de ingressos, clique aqui e acesse o site oficial do Festival Interlagos Automóveis 2024.

Raízen Power
Loures Consultoria -- Comunicação e Relações Corporativas

KIA BRASIL PATROCINA 52ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO

A Kia Brasil patrocina o Festival de Cinema de Gramado 2024, uma das maiores e mais tradicionais premiações do Cinema no Brasil, e será a marca responsável pelo transporte oficial do evento. 

Com o apoio do Grupo Sun Motors, concessionária Kia em Porto Alegre, serão fornecidas dez unidades do Kia Sportage para os serviços de transfer dos artistas, produtores, diretores e staff do festival. Além do apoio logístico ao evento, a Kia estará com a nova Carnival, recém-chegada ao Brasil, exposta na Rua Coberta, próximo aos artistas que passarem pelo tapete vermelho.

A 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado ocorre entre os dias 9 e 17 de agosto, e premiará os melhores longas-metragens brasileiros, latinos e documentais, e curtas-metragens gaúchos, e homenageará atores, cineastas e personalidades ligadas ao cinema.

“A Kia está presente no Festival de Cinema de Gramado há quase duas décadas, e a cada edição, o evento sempre consegue se superar e ficar ainda melhor. Este ano, mesmo diante de todos os desafios da catástrofe que assolou o Rio Grande do Sul, a organização se superou para preparar um evento ainda mais bonito. Estamos muito ansiosos com o festival, que será à altura do que o povo gaúcho merece”, afirma Gustavo Gandini, Diretor de Operações da Kia Brasil.

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

COMO SERÁ O MOTOR DO AMANHÃ? O FPT INNOVATION DAY 2024 DISCUTE.


3ª edição do evento de inovação da FPT Industrial abordará protagonismo brasileiro em biocombustíveis, modelagem digital de motores e avanço da eletrificação no Brasil

Com várias novidades, o FPT Innovation Day, evento de inovação promovido pela FPT Industrial na planta de Sete Lagoas (MG), chega a 2024 ainda mais "conectado", com discussões voltadas ao powertrain do amanhã. Ao longo de dois dias, em 6 e 7 de agosto, o público formado por startups, parceiros e universidades estará imerso em um universo de criação e o estímulo para aplicação de novas tecnologias, reforçando o protagonismo da FPT Industrial para um futuro sustentável.

As palestras e painéis de discussão abordarão três temas principais, estimulando os conceitos de inovação que cercam o protagonismo brasileiro em biocombustíveis, a modelagem digital no desenvolvimento de motores e o avanço da eletrificação no Brasil:

> MAHLE + BE8 Uma visão geral sobre os combustíveis e biocombustíveis não somente no Brasil e na América Latina, como também no mundo. As principais demandas dos mercados e inovações em combustíveis, desafios associados, incentivos governamentais e o quanto tudo isso contribui para a descarbonização.

> FPT + SIEMENS Projetar um motor não é mais como fazíamos antigamente. Muitas inovações tem ajudado engenheiros e projetistas no processo de desenvolvimento: desde ferramentas de desenho até os mais inteligentes softwares de simulação aplicada aos motores de combustão, sistemas de pós tratamento, entre outras soluções.

> WEG + TE CONNECTIVITY Num contexto de eletrificação que ocorre globalmente, com crescimento acelerado no Brasil, quais são as mais recentes inovações em motores elétricos, sensores, conectores? Quais os diferenciais que esses componentes precisam ter para atender às especificidades do mercado brasileiro?

Alexandre Xavier, diretor de Engenharia da FPT Industrial para América Latina, afirma que o Brasil possui grandes vantagens em biocombustíveis para alimentar os motores do futuro e o Programa MOVER, do Governo Federal, é um importante estímulo nesta jornada. Não teremos uma única solução de descarbonização no setor de transporte de cargas e no agronegócio. O desafio passa pela viabilização das múltiplas soluções de energia, seja do ponto de vista técnico ou pela aderência, em função da realidade econômica da nossa região.

"Nossa estratégia multi energia aborda diversas soluções, desde os desenvolvimentos de motores a gás e biometano à ePowertrain, 100% elétricos. Localmente, também desenvolvemos o motor Cursor 13 etanol, revelado na Agrishow 2024, para aplicações off-road, no agronegócio. É uma alternativa limpa, sobretudo para o segmento de cana-de-açúcar, que produz esse combustível", aponta.

A gerente de Marketing e Comunicações da FPT Industrial para América Latina, Bárbara Loureiro, destaca ainda a importância de valorizar o espírito de inovação entre as pessoas, desde as atitudes mais simples. “A FPT Industrial se baseia no respeito pelo meio ambiente e no compromisso com o bem-estar das pessoas”.

A FPT Industrial é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) dedicada a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas em 10 plantas de produção industrial e 10 centros de P&D ao redor do mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 CV até mais de 1.000 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 CV a 520 CV. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa vasta oferta e um forte enfoque em atividades de P&D fazem da FPT Industrial líder mundial em sistemas de propulsão e soluções industriais.

FPT Industrial
Rede Comunicação de Resultado

VEÍCULOS ELÉTRICOS: SOFTWARE DA VOLTBRAS JÁ AJUDOU EMPRESAS A CONCRETIZAR 350 MIL TRANSAÇÕES DE RECARGA.

O software está disponível em clientes de 7 países da América Latina e 50% dos usuários de carro elétrico utilizam algum app white label desenvolvido pela empresa.

De acordo com um estudo da Boston Consulting Group de que um a cada dez carros vendidos no país até 2030 será elétrico, a demanda por pontos de recarga cresce exponencialmente. A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) estima que 80 mil pontos de recarga deverão ser instalados para atender essa demanda emergente.

Desde 2022, o Brasil iniciou a cobrança pela recarga pública de veículos elétricos, e empresas pioneiras começaram a oferecer esse serviço. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do Ministério das Minas e Energia (MME), a previsão é que, em 2030, sejam vendidos 180 mil carros eletrificados por ano. Esse crescimento será impulsionado pela queda nos preços dos veículos elétricos, graças ao desenvolvimento de baterias com matérias-primas mais abundantes e econômicas.

A cobrança de recargas no Brasil já está em prática em eletropostos de uso público, estacionamentos, condomínios e outros locais. Normalmente, a tarifação é feita por minuto de conexão ou por kWh, e os usuários são tarifados através de um aplicativo da rede de recarga. Carregadores gratuitos ainda desempenham um papel importante na expansão da infraestrutura, mas enfrentam desafios como disponibilidade limitada, tempo de espera, velocidade de carregamento mais lenta e manutenção inadequada.

Diante do desafio de gerenciar a cobrança de recargas de veículos elétricos de forma escalável, a VoltBras surge como uma solução de tecnologia completa para quem deseja montar uma rede de recarga para carros elétricos. A empresa proporciona uma plataforma que facilita a observação e análise de dados em tempo real, além de garantir um fluxo de cobrança simples e seguro. Inclusive, o software da companhia já ajudou as empresas a concretizar mais de 350 mil transações de recarga.

Como Funciona

A empresa oferece facilidade e segurança nas transações, todas realizadas com cartão de crédito pré-cadastrado e pré-aprovação de crédito, garantindo saldo suficiente e utilizando tecnologia antifraude. Também é possível adicionar saldo no wallet do aplicativo, por meio do pix.

Bernardo Durieux, CEO da VoltBras, comenta que o dashboard gerencial do sistema permite acesso fácil a todas as tarifas, datas de alteração, detalhes das recargas e informações relevantes para a gestão da rede. Mesmo com preços diferentes em cada conector, os gestores têm uma visão completa do desempenho de cada um, possibilitando decisões estratégicas.

Um dos destaques da VoltBras é o recurso de split payment, que divide os valores recebidos entre todos os envolvidos no fornecimento do serviço de recarga, assegurando uma receita equitativa para todos os participantes.

Ao todo 50% dos usuários de carros elétricos, já utilizaram alguns dos aplicativos da VoltBras, além de serem responsáveis por mais de 30% das bases de carregadores públicos gestionados no Brasil.

“Estimamos continuar nos desenvolvendo e proporcionando ainda mais recursos e suporte para os consumidores de carros elétricos, para que cada vez mais pessoas possam aderir ao modelo e com acessos simples e práticos”, finaliza o CEO.

A VoltBras é uma empresa que se destaca no setor de tecnologia para gestão de monitoramento e operação de carregadores de veículos elétricos. Ela fornece soluções que permitem aos clientes focarem no crescimento de seus negócios na área de mobilidade elétrica. A empresa não opera pontos de recarga próprios, tampouco fornece carregadores ou energia elétrica, posicionando-se estrategicamente como uma parceira dedicada em vez de competir diretamente com seus clientes. Com opções de cobrança por kWh ou por minuto, a VoltBras oferece total controle e liberdade para criar planos de preços e modelos tarifários personalizados, adaptados aos diversos modelos de negócios e preferências dos clientes.

A VoltBras
MGA Press