sexta-feira, 9 de agosto de 2024

JOHN DEERE ANUNCIA ALIANÇA ESTRATÉGICA COM BRADESCO

A Deere & Company e o Banco Bradesco acabam de anunciar uma aliança estratégica inovadora para o mercado brasileiro. A joint venture de 50:50 tem como objetivo fornecer opções competitivas de financiamento para clientes, concessionários e distribuidores da John Deere no país.

Nos termos do acordo, o Bradesco - por meio de sua subsidiária Bradesco Holding de Investimentos - investirá no Banco John Deere, uma subsidiária integral da Deere & Company. Com a joint venture, ambas as instituições pretendem otimizar seu conjunto de serviços financeiros, produtos bancários e processos, fortalecendo sua capacidade de oferecer opções diferenciadas no mercado. O Banco John Deere e o Banco Bradesco potencializarão suas tecnologias disruptivas e intuitivas para atender às necessidades de clientes e dealers de maneira mais eficiente.

“A John Deere está comprometida em transformar a experiência de financiamento para seu público no Brasil”, explica Jorge Sivina, diretor regional da John Deere Financial. “Com essa joint venture, a John Deere Deere visa incrementar seu portfólio e diversificar suas opções de financiamento para equipamentos, peças e serviços, incluindo suas recém-lançadas soluções por assinatura.”

“Esta parceria representa um importante avanço para o Bradesco nos setores de agronegócio e construção, duas áreas-chave da economia brasileira”, analisa José Ramos Rocha Neto, diretor vice-presidente do Banco Bradesco. “Esperamos ampliar nossas opções de financiamento e serviços para clientes, concessionários e distribuidores da John Deere no Brasil”.

A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de condições precedentes usuais, e a implementação da joint venture ocorrerá após as aprovações regulatórias e concorrenciais necessárias. Durante este período, os clientes continuarão utilizando os produtos e serviços do Banco John Deere normalmente. O Banco John Deere manterá sua marca existente.

A transação conta com o Banco Goldman Sachs como consultor financeiro exclusivo da Deere & Company, o escritório especializado em direito empresarial Pinheiro Neto Advogados como consultor jurídico, e a KPMG como consultora contábil.

John Deere - A Deere & Company é líder mundial no fornecimento de equipamentos para agricultura, construção e silvicultura. Ajudamos nossos clientes a superar os limites do possível de maneiras mais produtivas e sustentáveis para permitir que a vida possa avançar. Os produtos tecnológicos, incluindo o Trator Autônomo 8R, o sistema de pulverização See & Spray™ e a Retroescavadeira elétrica são algumas das soluções para atender à crescente necessidade mundial por comida, abrigo e infraestrutura. A Deere & Company também oferece serviços financeiros por meio do Banco John Deere.

Bradesco - Com uma história sólida de 83 anos, o Bradesco é um dos maiores bancos privados do País, que cresceu e evoluiu acompanhando as tendências e os ciclos econômicos do Brasil. Seu modelo administrativo tem a transparência e o compromisso com as boas práticas de governança corporativa. Nos últimos anos, o Bradesco acelerou a integração do atendimento físico com o digital para proporcionar uma melhor experiência aos seus clientes. O Bradesco está presente em todo o território brasileiro com ampla rede de atendimento, e oferece atendimento segmentado por áreas de especialização e perfil de clientes. Como complemento ao atendimento local e para oferecer suporte aos clientes e às empresas brasileiras no exterior, bem como a investidores e empresas estrangeiras interessadas no Brasil, o Bradesco possui atuação internacional com presença em praças estratégicas como Miami, - com o Bradesco Bank -, Nova York, Londres, Luxemburgo e Hong Kong.

John Deere
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IVECO REVELARÁ INOVAÇÕES DE EMISSÃO ZERO, RESULTADO DE SUA ESTRATÉGIA MULTIENERGÉTICA, NA IAA TRANSPORTATION.

Marca continua na jornada pela descarbonização com diversas soluções alimentadas por um ecossistema robusto de parcerias

A IVECO, marca de veículos comerciais do Iveco Group, estará presente na IAA Transportation 2024, plataforma líder em logística, veículos comerciais e setor de transporte, que será realizada em Hannover, na Alemanha, de 17 a 22 de setembro. A montadora lidera sua jornada de transformação contínua, fundamentada em pontos como estratégia multienergética, ecossistema crescente de parceiros, portfólio de serviços integrados e inovação para atingir novos níveis de crescimento, eficiência e competitividade.

Impulsionada pela constante mudança em direção à descarbonização, a IVECO compartilhará as conquistas desse caminho com seus clientes, parceiros e profissionais da indústria em seu estande no Hall 24. A exposição da marca contará com uma frota representativa de sua extensa linha de veículos movidos a biodiesel, biometano, propulsão elétrica a bateria e hidrogênio. 

A IVECO também revelará dois novos veículos de emissão zero, que farão sua estreia global na IAA:
- Um novo veículo comercial leve elétrico, desenvolvido em parceria com a Hyundai, com o qual a IVECO estreará na parte superior do segmento de até 3,5 toneladas;
- O IVECO S-eWay rígido, uma solução de emissão zero versátil e flexível para atender a todos os requisitos urbanos e regionais.

A área interna apresentará as mais recentes soluções avançadas de mobilidade da marca, integradas a uma ampla gama de serviços digitais e financeiros desenvolvidos pela IVECO, com foco na jornada em direção a emissões zero, abordando as demandas de mercado e atendendo às metas de descarbonização.

A área externa de 1.000 metros quadrados exibirá mais de 20 veículos desenvolvidos em colaboração com a rede de encarroçadores da IVECO. Na área de Test Drive, a IVECO oferecerá aos visitantes a oportunidade de experimentar uma frota de 13 veículos em primeira mão, variando de caminhões leves a médios e pesados, incluindo os novos veículos elétricos a bateria e a nova geração IVECO S-Way com tecnologia de direção autônoma PlusDrive.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO
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VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS LANÇA SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE NO URUGUAI

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com seu importador Lestido, ampliou sua presença no Uruguai com o lançamento de novos serviços de atendimento ao cliente. O programa Volks|Assistance e o Volks|Training visam melhorar a experiência dos clientes e aumentar a eficiência operacional dos caminhões VW no país.

O Volks|Assistance oferece um serviço de acompanhamento em rota integrado, através de uma central de atendimento para os clientes VW. Além do Uruguai, o serviço também está disponível no Chile e na Argentina, e com planos de expansão para mais mercados latinos.

“A parceria entre nosso importador Lestido e a VWCO, permite elevar a qualidade e a abrangência do suporte oferecido. Com este programa, podemos oferecer um atendimento mais unificado e relevante para nossos clientes em suas operações diárias," destaca Alberto Anselmo, supervisor de Vendas Internacionais da Volkswagen Caminhões e Ônibus e responsável pelo mercado uruguaio.

Além disso, o Volks|Training também chega ao país para melhorar a experiência do cliente. A iniciativa de capacitação destinada aos clientes, tem como objetivo proporcionar um conhecimento aprofundado dos produtos Volkswagen Caminhões e Ônibus. Os treinamentos buscam maximizar a produtividade dos veículos de acordo com o modelo adquirido, diferenciando a marca no mercado.

"O Volks|Training é um grande diferencial para nós e nossos clientes. É uma oportunidade única para que eles conheçam a fundo nossos produtos e aproveitem ao máximo suas capacidades," comenta Alberto.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

NEW HOLLAND INAUGURA CENTRAL DE INTELIGÊNCIA QUE MONITORA MÁQUINAS EM TEMPO REAL NO CAMPO

Localizada dentro da nova Galleria na fábrica de Curitiba (PR), a Central vai fornecer dados que ajudarão os clientes a aumentar a produtividade e reduzir os custos

Como parte de um ecossistema que tem como missão integrar o gerenciamento da frota de máquinas agrícolas dos clientes por meio de serviços conectados, a New Holland está inaugurando, na fábrica de Curitiba (PR), a Central de Inteligência New Holland.

Posicionada dentro da nova Galleria New Holland, que foi recém-reinaugurada, a Central de Inteligência permitirá monitorar em tempo real todas as máquinas da marca conectadas na América do Sul. Além disso, um time de especialistas ficará responsável por dar suporte aos concessionários e desenvolver projetos focados em aumentar a disponibilidade das máquinas em campo.

“A Central de Inteligência é muito mais que uma central de monitoramento. Ela foi criada para oferecer soluções que aumentem a produtividade e reduzam os custos, otimizando a operação dos clientes safra após safra. Ela é um centro de inteligência que permite usar os dados vindos do cliente para gerar informações que vão muito além de se a máquina está funcionando bem ou não”, afirma Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland para a América Latina.

“Esta Central de Inteligência foi criada para gerar uma experiência para os nossos clientes, que poderão, inclusive, fazer um tour pela fábrica e conhecer este espaço, ver sua máquina conectada em tempo real, as informações geradas e conversar com um time de especialistas”, explica Márcio Contreras, diretor de Marketing Comercial da New Holland para a América Latina.

Durante a visita, será possível também experimentar os óculos de realidade virtual, uma solução de treinamento que proporciona uma experiência com maior dinamismo e compreensão das principais funcionalidades das máquinas e seus componentes.

Além de o monitoramento em tempo real da frota ser feito pela Central de Inteligência, ele também é realizado pelos concessionários, por meio de suas próprias Centrais de Inteligência – com uma equipe técnica treinada pela New Holland – que atuam dentro de suas respectivas áreas de abrangência, e pelo próprio cliente, que pode monitorar suas máquinas por meio de um aplicativo. Este monitoramento funciona a partir de um pacote de serviços conectados que pode ser contratado junto ao concessionário.

Ecossistema de conectividade

A tecnologia da Central de Inteligência New Holland integra um ecossistema de conectividade que envolve: um time formado por pessoas focadas em resolver alertas gerados pelas máquinas; desenvolvimento de serviços conectados e tecnologias cada vez mais precisas para máquinas e clientes; treinamento de todo o time da concessionária tecnicamente e comercialmente; um time de suporte especializado nas novas tecnologias para o monitoramento. Ou seja, a Central de Inteligência é o local onde todos os departamentos se conectam. É o “cérebro” das concessionárias. Um local para tomada de decisão e elaboração de plano de ação.

Na Central de Inteligência, o técnico tem acesso a informações que vão auxiliá-lo na predição do que está ocorrendo na máquina conectada. São informações como alertas técnicos, códigos de falha e relatórios que servem de suporte para a análise da “saúde” da máquina. Ao detectar um alerta crítico, por exemplo, o técnico contacta o cliente e o suporte pode ocorrer remotamente ou, se necessário, o concessionário poderá enviar um técnico já com informações do que está ocorrendo com a máquina.

A Central de Inteligência é um local de referência para ajudar o time de técnicos na ida a campo, o time comercial na venda de máquinas e peças, e o time de treinamento e suporte. É um local dinâmico que será frequentado por todo o time da concessionária.

Para o cliente, as principais vantagens que a Central de Inteligência oferece são: agilidade na tomada de decisão; aumento da disponibilidade das máquinas (proatividade e prevenção de falhas, minimizando problemas); e melhora na performance em campo.

Monitoramento na palma da mão

Durante a Agrishow, a New Holland apresentou o novo aplicativo de gestão agrícola disponível para dispositivos móveis e web, o FieldOps™. Completo, versátil e fácil de utilizar, ele reúne em um único lugar monitoramento em tempo real, visualização remota, interface intuitiva e melhor performance, benefícios pensados para uma melhor jornada do cliente no gerenciamento dos dados da operação.

O FieldOps™ unifica as principais necessidades de gestão operacional num único local, evitando que o cliente utilize soluções digitais fragmentadas e múltiplos aplicativos ou plataformas. Ele foi criado para simplificar todo o fluxo de trabalho dos clientes, desde o momento em que se conectam às suas máquinas até a análise após a safra. A sua interface totalmente nova otimiza os fluxos de trabalho, simplifica a gestão agrícola e disponibiliza os dados a partir de qualquer lugar.

Já o SERVE+DIGITAL, é um pacote de serviços que possui uma entrega diferenciada de valor para os clientes com máquinas conectadas, contando com atendimento e suporte da Central de Inteligência. Ele foi criado com os clientes e para os clientes e possui como principal diferencial a personalização dos serviços, ou seja, o cliente tem a oportunidade de personalizar a oferta de acordo com a realidade do seu negócio.

Dentre as opções de oferta estão o monitoramento das máquinas, suporte remoto, envio de relatório e mapas agronômicos, calibração das máquinas, além das opções de variadas de serviços e treinamentos.

Nova Galleria

Inaugurada em 2013, a Galleria New Holland é um espaço pensado para proporcionar uma melhor experiência para colaboradores, concessionários, parceiros e clientes da marca. Ela passou por uma remodelação em 2024 e foi reinaugurada, abrigando agora também a Central de Inteligência.

“A New Holland é uma marca próxima, que valoriza as relações e experiências. Ao longo desses 11 anos, a Galleria se tornou o coração da nossa fábrica. Recebemos milhares de pessoas todos anos que visitam a nossa planta, onde também realizamos lançamentos de produtos, treinamentos com nossos times, coletivas de imprensa, eventos de inovação, entre tantas outras iniciativas. Aqui se tornou um espaço de convivência e experiência da marca”, diz Kerbauy.

A nova Galleria, além de ampliar a infraestrutura com um novo auditório, abriga um espaço multifocal, um showroom de máquinas – algumas delas com valor histórico, como o trator FORD 8 N e a primeira colheitadeira da marca produzida no Brasil, a NH 1530 –, além de produtos do portfólio corrente.

Com 1.600 m² de área construída, a Galleria foi projetada originalmente pelo arquiteto Carlo Malerba, do renomado escritório italiano Studio Carma, responsável por vários edifícios e fábricas de grandes empresas pelo mundo e tem como um dos pilares ser um espaço com práticas sustentáveis.

A New Holland, pertencente à CNH, é uma marca próxima do cliente, que valoriza o agronegócio e possui soluções completas para todos os tipos de culturas agrícolas, seja qual for o segmento e o tamanho da operação. Os agricultores contam com uma oferta de produtos e serviços inovadores, como tratores, colheitadeiras, pulverizadores, plantadeiras, feno e forragem, além de equipamentos específicos para biomassa, silvicultura e agricultura de precisão, complementada por serviços financeiros feitos sob medida e planejados por especialistas. Com uma rede de distribuidores global altamente profissional e o compromisso com a excelência, a New Holland garante a melhor experiência para cada cliente. A New Holland é uma marca da CNH Industrial N.V. (NYSE: CNHI /MI: CNHI) líder global no setor de bens de capital com experiência industrial comprovada, uma ampla gama de produtos e presença mundial.

New Holland
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NISSAN É ELEITA MAIS UMA VEZ UMA DAS MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR NO RIO DE JANEIRO PELA GREAT PLACE TO WORK

Pelo segundo ano consecutivo, a Nissan do Brasil foi eleita uma das melhores empresas para se trabalhar no estado do Rio de Janeiro, onde a marca japonesa abriga sua sede administrativa e sua fábrica no Brasil - o Complexo Industrial de Resende, no Sul Fluminense, que emprega mais de 2.000 pessoas. Entre 225 inscritas e 80 premiadas, a Nissan figura como a 11ª melhor empresa para se trabalhar no Rio de Janeiro no ranking da Great Place To Work (GPTW), duas posições acima do ano passado.

A GPTW é uma consultoria global especializada no diagnóstico e transformação da cultura organizacional, e esta é a 17ª edição do ranking no estado. A consultoria analisa as avaliações voluntárias dos próprios funcionários das empresas inscritas. Nesta edição, 163.709 trabalhadores fluminenses responderam ao questionário. Na Nissan, a taxa de participação foi de 90%.

No mês passado, a Nissan do Brasil já tinha obtido, pelo terceiro ano consecutivo, a certificação do Great Place to Work no país. O processo de avaliação da consultoria primeiro concede este selo às empresas que obtêm os índices exigidos de participação e de pontuação e, na sequência, formula os rankings em diferentes recortes – por setor econômico, por estado, por região, etc. O ranking nacional será divulgado em dezembro.

Em junho, a fabricante de automóveis foi premiada pela pesquisa HRC Equidade BR, realizada pelo Instituto +Diversidade e pelo Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, como uma das Melhores Empresas para pessoas LGBTQIAPN+ trabalharem no país.

"Todos esses resultados consolidam a Nissan como uma grande marca empregadora no Brasil. São marcos importantes na trajetória da Nissan para promover um ambiente de trabalho diverso, equitativo e inclusivo, trilhada por meio de compromissos e ações", explica Wagner Correa, gerente sênior de Recursos Humanos da Nissan do Brasil.

Liderança consciente

Como parte dos esforços para se tornar um excelente lugar para se trabalhar, a Nissan criou o programa Nissan Leadership Way, que tem como pilar o conceito de que o cérebro e o coração são elementos indivisíveis para quem desempenha uma função de liderança. Essa postura consciente busca um equilíbrio entre os resultados e as necessidades humanas com base em quatro valores (dois guiados pela cabeça e dois pelo coração). Cada um desses, por sua vez, se desdobra em dois comportamentos.

Cérebro:
- Criar o futuro: conectar a equipe com objetivos de longo prazo; promover novas ideias.
- Demostrar agilidade: adaptar-se rapidamente às mudanças; tomar decisões.

Coração:
- Demonstrar compaixão: agir com humildade; entender as necessidades individuais.
- Construir a confiança: promover um ambiente inclusivo; empoderar os demais e romper silos.

Muitos estudos têm concluído que liderar com compaixão pode estar associado a um menor esgotamento emocional dos colaboradores, assim como um menor absenteísmo no trabalho. Aqueles líderes que têm como foco o bem-estar da equipe conseguem promover o fortalecimento da fidelização e confiança na organização por parte dos colaboradores, entregando melhor desempenho individual e aumentando a motivação dos times. A liderança consciente com uma visão integradora é cada vez mais adotada nas empresas.

Nissan Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI)

A Nissan tem como propósito oferecer a todas as pessoas, independentemente de sua raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, capacidade, religião, idade ou cultura, os mesmos direitos, a mesma representação, oportunidades, apoio, compreensão e respeito, para alcançar seu máximo potencial, assegurando que os colaboradores, clientes e parceiros se sintam respeitados, valorizados e ouvidos.

Por isso, a cultura de Diversidade e Inclusão da empresa está ancorada no conceito de que "Conversas melhores levam a ações melhores", além de cinco princípios norteadores que são a base para construir uma cultura diversa e inclusiva.

- Transparência: Ouvir e falar com intenção.
- Coragem: Incomodar-se e inovar.
- Vulnerabilidade: Estar aberto, saber cometer erros, aprender e experimentar coisas novas.
- Equidade: Reconhecer que a equidade e a igualdade não são a mesma coisa.
- Inclusão: Garantir que nossas ações representem a todos

A Nissan também adotou a iniciativa "Inclusive Conversations", que estimula e guia os líderes a terem conversas sobre diversidade e outros temas sensíveis relacionados ao bem-estar e inclusão.

A empresa está comprometida em desenvolver estratégias para:
- Recrutamento: propósito de ter uma força de trabalho diversa
- Retenção: a Nissan tem como objetivo oferecer carreiras enriquecedoras aos seus colaboradores, para que eles possam maximizar seu potencial e ter acesso a grandes oportunidades.
- Capacitação e experiências: para respaldar nossa estratégia de DEI ao cultivar a aprendizagem, a compreensão e a conexão, impulsionando a jornada de cada colaborador. São oferecidas capacitações presenciais e virtuais aos colaboradores, com foco em temas de DEI que incluem a equidade racial, o pertencimento aos grupos LGBTQIA+ e a inclusão de deficiência, bem como experiências relacionadas ao bem-estar físico, emocional e mental.

Nissan Brasil

OS CRAQUES E EU. Por chicolelis*

e/d: Manoel Maria, ponta direita; Lima, meio campo, Chico Lelis, Edú e Abel, ambos ponta esquerda.

Nesta semana não vou falar de carros, ônibus ou caminhões. Vou falar sobre a grande emoção que vivi com grandes craques do meu amado Santos FC, que assisti muitas e muitas vezes no Estádio Urbano Caldeira ou outros estádios brasileiros.

Foi em um sábado qualquer de um dia de sol em Santos que pude encontrar, abraçar e falar da minha admiração por todos eles: Manoel Maria, Lima, Abel e Edu, craques do Santos, (dos tempos em que ali também brilhavam Pepe, que não pode comparecer, Mengálvio, que também não conseguiu ir, Coutinho, que já nos deixou e, claro, ele, o maior de todos os jogadores do Universo e de todos os tempo, o Rei Pelé).

Mas eu estava muito feliz, pude abraçar cada um daqueles quatro que, eu mais minha mãe Olinda e meu irmão Lub (Luiz Antônio) éramos separados pelos alambrados da Vila Belmiro (Urbano Caldeira) e de muitos outros estádios onde o Peixe jogava e lá íamos nós.

Mas eu estive com todos eles por causa de um outro grande craque do Santos FC. Não um craque de chuteiras, mas de ensinamentos e preparo dos jogadores santistas das décadas de 60 e 70, principalmente. Eu estava ali, naquele sábado, para ouvir o que aqueles meus quatro heróis, para saber o que eles pensavam daquele professor, que, além de ensinamentos no preparo físico, também lhes deu lições de vida, o professor Júlio Mazzei, com certeza o melhor de todos na sua função, reconhecido internacionalmente e grande responsável pelo sucesso do futebol (lá, Soccer) nos Estados Unidos, via Cosmos, time onde o Rei reiniciou sua carreira.

Pura emoção

Quando pedi a cada um deles que falassem o que achavam do professor Júlio Mazzei, via brilho de emoção em cada de seus olhos. Era como se eu mencionasse o nome de um ser de uma outra galáxia. Havia algo de paixão em cada palavra de cada um deles.

Manoel Maria (Manoel Maria Evangelista Barbosa dos Santos) , além enaltecer sua capacidade de ensinamentos na área esportiva, mencionava sempre que o “professor” lhes ensinou que “o caráter era algo que deveriam manter por toda a sua vida, dentro ou fora da sua vida profissional”.

O ponta direita, grande parceiro de Pelé nas cantorias, fez 167 gols pelo Peixe elogiou a postura de Júlio Mazzei, que sempre tratou a todos com carinho e buscando a particularidade de cada jogador “para que cada um de nós conseguisse dar o melhor de si, dentro e fora do campo”.

Abel, (Abel Verônico da Silva Filho)  que viera do América carioca, chegou ao Santos, em 1966, junto com o professor, que viera do Palmeiras. O ponta esquerda, que é pai do jornalista Abel Neto, da ESPN Sports e da Star +, desataca que Júlio Mazzei sempre mencionava a necessidade de se manter o caráter em todos os momentos da vida.

- Em 1972 – conta Abel – sai do Santos e fui jogar no México (em 84 foi para o Qatar) e quando soube da ida do professor para os Estados Unidos eu pensei: se ele faz parte, vai dar certo!

 O Edu, outro ponta esquerda do time santista, da Era Pelé, foi mais jovem jogador a participar da Copa do Mundo, em 1966, aos 16 anos. Ele considerava Júlio Mazzei como um grande amigo. “Mais que isso, acrescenta ele, um verdadeiro pai para mim e para outros jogadores da época”.

O jogador, que facilmente ficava a cima do peso, dizia para o professor que precisava melhorar o seu treino e ele alertava para não exagerar. Mas, ao mesmo tempo advertia o ponta dizendo que ele precisava melhorar condicionamento físico.

- Você precisa melhorar o seu preparo, porque a capacidade de jogar bola você já tem, conta Edu o que ouvia de Júlio Mazzei.

Além de ensinamentos no preparo físico, Mazzei também foi professor de Inglês do jogador. Edu conta que em todas as viagens ao exterior procurava sentar ao lado dele para aprender o idioma. E aprendeu!

Outro aspecto que Edu ressalta nos ensinamentos do professor é que ele sabia das necessidades de cada um no time. E conta que, em dias de chuva., quando o time treinava no Ginásio Athié Jorge Couri, ele ia fazer exercícios no campo, porque tinha pés chatos e o piso do ginásio era duro e lhe causava dor.

Edu, como seus colegas, destacou que “ele, o professor, ajudou-nos a formar nosso caráter e hoje, estamos aqui, reunidos com nossa família porque seguimos seu conselho”.

Lima, conhecido com o “Coringa” daquele melhor time do Mundo, também demonstra todo o seu carinho pelo professor Mazzei, lembrando que seus ensinamentos foram de grande importância para o seu desenvolvimento no futebol.

“Eu não poderia ter melhor preparador, orientador e amigo que o professor Júlio Mazzei. Ele nos ensinou a amar o que fazíamos. Quando terminava o treino, a maioria de nós não ia embora senão tivesse algum compromisso. Continuávamos treinando chutes ao gol, ensaiando novas jogadas. E ele, também não ia embora, ficava ali conosco até que fossemos embora. Sempre nos orientava na melhor forma de conviver com os companheiros do clube e com a família. O caráter, para ele, era a coisa mais importante, e isso todos nós carregamos em nossas vidas até hoje.

Foram algumas horas deliciosas em que eu pude registrar todo o carinho que esses quatro craques dedicaram - e ainda dedicam – aquele que todos chamam de amigo, pai,  protetor e professor. Não apenas pelos ensinamentos dentro do campo, mas, principalmente pelo que o professor Júlio Mazzei passou para todos eles no que diz respeito ao caráter, que todo mencionam emocionados. Foi muito gratificante registrar estes sentimentos.


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

CHASSI 17-280 DA IVECO BUS ESTREIA NOVA VERSÃO SUSPENSÃO PNEUMÁTICA NA LAT.BUS 2024

Um dos maiores sucessos da IVECO BUS na América Latina, com a maior potência do segmento, o chassi BUS 17-280, escolha ideal para quem prioriza a rentabilidade, estreia na Lat.Bus/Transpúblico 2024 a nova versão Suspensão Pneumática, que entrega mais conforto ao passageiro, melhor dirigibilidade ao motorista e economia ao operador. Disponível nas configurações urbano e rodoviário, a tecnologia atende a demanda de operadores que se debruçam em oferecer um serviço cada vez melhor para os usuários: uma nova realidade para ônibus de motor frontal.

A versão mantém os atributos de robustez, baixo consumo de combustível e redução de custo operacional do BUS 17-280 que fazem do modelo uma opção cada vez mais reconhecida no mercado.

As recentes vendas do BUS 17-280 comprovam o grande sucesso, com players referência que se tornaram clientes IVECO BUS ao optar pelo produto. Entre as entregas estão um total de 100 unidades programadas para a Rápido Sumaré, empresa integrante de um dos maiores conglomerados de transporte do Brasil, do estado de São Paulo; 30 unidades já fornecidas para a Expresso Nordeste, de Campo Mourão (PR); e 20 para a Italianinha Tour, de Matelândia (PR).

Em Minas Gerais, a Viação Minas Gerais (VMG), maior frotista IVECO BUS do Brasil, recebeu 8 novas unidades do BUS 17-280 ao longo do ano. Em São Paulo, a Transmimo, de Valinhos (SP), adquiriu 6 novos BUS 17-280; e a Transporte Padovani, de Hortolândia (SP), também optou pelo IVECO BUS ao adquirir 5 chassis encarroçados com a nova carroceria Roma M4, do parceiro Mascarello.

“Estamos entusiasmados com a grande aceitação do BUS 17-280 no mercado brasileiro. A confiança de grandes clientes no produto confirma nosso posicionamento, que se apoia em uma base sólida de relacionamento com parceria e consultoria”, afirma Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS para América Latina. “Com a chegada do BUS 17-280 Suspensão Pneumática, os clientes passam a contar com uma opção de alta capacidade operacional e excelente relação custo x benefício, preparada para diferentes configurações, seja qual for a demanda”.

Suspensão dimensionada para a realidade local

Desenvolvida no Centro de Desenvolvimento de Produto do Complexo da Sete Lagoas (MG), a nova suspensão pneumática do BUS 17-280 foi dimensionada para a realidade do operador local, que muitas das vezes trafega com o ônibus em ruas, estradas e via com pavimentação irregular ou, até mesmo, em trechos de terra. Estas características demandam maior robustez e resistência ao conjunto.

A solução Full Air é composta por bolsões de ar, sendo 2 na dianteira e 4 na traseira; batentes auxiliares; válvulas niveladoras de altura; amortecedores telescópicos de dupla ação e barras estabilizadoras. O conjunto propicia um elevado padrão de conforto para os passageiros, diminuindo as trepidações e reduzindo o nível de ruído a bordo.

O motorista terá maior comodidade na condução do ônibus, com ganhos na dirigibilidade e na produtividade do dia a dia. Além disso, na garagem o operador terá maior agilidade e a facilidade de manutenção da suspensão pneumática.

Como opcional, o modelo conta com o sistema kneeling, que permite o rebaixamento do veículo para proporcionar mais conforto no acesso dos passageiros.

“A dispensa de necessidade de molas reduz os custos de aquisição e substituição de peças, resultando em menos tempo de ônibus parado para eventuais reparos”, afirma Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da IVECO BUS. “Com o novo BUS 17-280 Suspensão Pneumática, ampliamos as opções de escolha. Os clientes continuam contando com a versão de suspensão metálica, selecionando a que melhor se encaixa às características da sua realidade”, explica.

Motorização Euro 6: potência e torque, com ainda mais eficiência

Além da inédita suspensão a ar de fábrica, o BUS 17-280 Suspensão Pneumática vem com motorização Euro 6 com sistema Hi-eSCR (Redução Catalítica Seletiva) sem EGR e injeção eletrônica Common Rail. A nova configuração do motor FPT N67 trouxe ainda mais eficiência ao modelo, que já se destacava pela potência, de 280 cavalos, e torque, de 950 Nm. A transmissão é ZF de seis velocidades.

O chassi produzido no Brasil foi concebido com base no downspeeding, permitindo que o motor opere com baixas rotações e torque elevado, resultando em maior eficiência, redução do consumo de combustível e maximização da vida útil do motor.

“A ampla faixa plana de torque máximo resulta em menos trocas de marchas e mais economia de combustível. É a garantia de ter um veículo rentável, econômico e de alta qualidade”, destaca Kazuto.

O PBT na faixa de 17 toneladas permite montar o BUS 17-280 Suspensão Pneumática com as principais carroceria disponíveis, com capacidade para até 70 passageiros + motorista.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

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LAT.BUS 2024 SUPERA PREVISÃO DE VISITAÇÃO JÁ NO SEGUNDO DIA DE REALIZAÇÃO

Pelo segundo dia consecutivo, a Lat.Bus, principal encontro da indústria do transporte coletivo urbano e rodoviário, bateu seu próprio recorde de visitação. O volume de visitantes superou a marca de 8 mil profissionais brasileiros e internacionais, ultrapassando também a expectativa da OTM Editora, organizadora do evento, que era de 15 mil pessoas. O evento termina nesta quinta-feira (8) no São Paulo Expo.

Outra marca superada foi a de países presentes no evento, que chegaram a 22, representados tanto entre as marcas expositoras quanto entre os visitantes. “O mercado mostra que já se recuperou dos efeitos da pandemia e voltou aos patamares de excelência na produção e comercialização de ônibus para operações urbanas e rodoviárias. A presença de compradores internacionais indica que o volume de operações está aquecido. Certamente, o volume de negócios superará o da edição de 2022, quando foram vendidos 2.500 ônibus”, prevê Marcelo Fontana, diretor da OTM Editora.

Nos estandes, os visitantes são recepcionados por profissionais altamente qualificados para apresentação e esclarecimentos de todas as dúvidas sobre produtos e serviços.

Além da exposição de veículos, peças e tecnologias para o transporte coletivo em todas as suas modalidades (urbano, rodoviário, fretamento e turismo), diversos eventos de conteúdo marcaram a Lat.Bus. O Seminário Nacional da NTU terminou com uma palestra dedicada aos desafios da descarbonização. O painel contou com a participação de representantes das empresas WEB, Eletra, Enel e Hydro, que debateram a posição do Brasil em comparação com outros mercados onde o transporte já é eletrificado.

Outro evento foi a 118ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários, Secretárias e Dirigentes de Mobilidade Urbana. A reunião contou com mais de 30 exposições e depoimentos, incluindo a apresentação do Caderno Técnico nº 29, editado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), que trata das possibilidades de energia para tração de ônibus no transporte público. O estudo também foi objeto de uma conferência máster na tarde de 6 de agosto, primeiro dia do Seminário Nacional da NTU.

Durante a reunião, o tema da transição energética ganhou destaque. Foram relatados projetos em andamento em Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG), além de informações e ponderações sobre o progresso da transição, bem como apresentações e considerações sobre tecnologias disponíveis.

Terceiro dia

Um dos destaques do terceiro e último dia da Lat.Bus é o Fórum do Transporte Sustentável, que propõe o debate em torno dos seguintes temas: os caminhos para a descarbonização do transporte de passageiros, a contribuição do transporte de passageiros na construção de cidades mais limpas, ESG na mobilidade urbana e no transporte de passageiros, a visão das entidades sobre essa jornada, o papel da eletrificação no transporte sustentável, e a eletromobilidade no transporte de passageiros: experiências práticas.

Também ocorrerá um evento promovido pela ABRATI, com palestras sobre impactos econômicos e oportunidades no setor de transporte, com o economista Ricardo Amorim. No auditório principal, serão realizadas palestras sobre Tecnologia a Serviço de uma Mobilidade Mais Humana, Tecnologia de Bilhetagem Eletrônica, Tecnologia em Gestão de Bilhetagem Eletrônica e Meios de Pagamentos (full service SBE), Tecnologia em Sistemas Inteligentes de Transporte, o 91º Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, além do CONSETRAM - Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Transportes e Mobilidade.

Coletivo da Comunicação

VENDAS DE VEÍCULOS ELETRIFICADOS EM 2024 JÁ ULTRAPASSAM O TOTAL DE 2023

Com 15.312 emplacamentos, as vendas de veículos eletrificados leves em julho no Brasil foram as melhores de 2024 até agora, levando o acumulado do ano a superar, em apenas sete meses, o total de vendas de 2023. De janeiro a julho, o mercado nacional emplacou 94.616 veículos leves eletrificados, ultrapassando os 93.927 de janeiro a dezembro de 2023 – que já tinha sido o melhor ano da história da eletromobilidade no Brasil.

Com esses números, o mercado brasileiro também superou a marca simbólica de 300 mil veículos elétricos e híbridos leves em circulação no país, de diferentes tecnologias de eletrificação, desde o início da série histórica da ABVE. Em julho, esse total chegou a 315.047, dos quais pelo menos 152.493 são veículos plug-in, com recarga externa (BEV e PHEV). Os demais são HEV flex, HEV a gasolina e MHEV (híbridos sem recarga externa).

Com 15.312 veículos, julho foi também o melhor mês de vendas de eletrificados de 2024 e o segundo da série histórica, só superado por dezembro (16.279). Em relação a junho de 2024 (14.396), o aumento em julho foi de 6,4% e na comparação com julho de 2023 (7.462 veículos), de excelentes 105%.

Já em relação ao total de vendas domésticas de veículos leves (autos + comerciais leves), que foi de 227.300 unidades em julho, segundo a Fenabrave, a participação de mercado dos eletrificados (market share) manteve-se no mesmo patamar de 7% dos últimos meses.

Os números de julho reforçam a previsão da ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico - de que o ano se encerrará com vendas totais superiores a 150 mil veículos leves eletrificados. “O interesse dos brasileiros por veículos elétricos é crescente e irreversível”, diz o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “O consumidor está se familiarizando cada vez mais com as novas tecnologias e se tornando mais consciente dos benefícios ambientais e das vantagens econômicas que estes veículos proporcionam”, acrescenta.

Modelos

A crescente oferta de modelos de eletrificados também contribuiu para o crescimento do mercado. Entre janeiro e julho, o Brasil emplacou 301 modelos de eletrificados leves, um aumento de 21% sobre 2023 (248). Os veículos plug-in representaram 66% desses modelos (198), sendo 62% de BEV (122) e 38% de PHEV (76). Os demais 34% são híbridos sem recarga externa (HEV, HEV Flex e MHEV). O segmento de modelos mais emplacados são os SUVs. Essa tendência de mercado esteve presente em 2023 e se mantém em 2024.

Tecnologias

Os veículos plug-in, que incluem aqueles movidos 100% a bateria (BEV) e os híbridos plug-in (PHEV), continuam mantendo a liderança de mercado em 2024, com 70% de participação em relação ao total de eletrificados. Os 30% restantes estão distribuídos entre os híbridos convencionais (HEV+HEV Flex + MHEV).

Em julho, o mercado brasileiro emplacou 6.659 PHEV, com participação de 43,5% sobre o total de eletrificados. Em relação a junho (5.047), houve um crescimento de 32%. Já na comparação com julho de 2023 (2.597), o aumento foi de 156%.

Os BEV 100% elétricos participaram com 30,7% dos emplacamentos de eletrificados em julho (4.703). Na comparação com junho (5.190), esse segmento teve uma retração de 9%. Já em relação a julho de 2023 (950), houve um aumento extraordinário de 395%.

Os HEV convencionais (elétricos não plug-in a gasolina ou diesel) ficaram com 6,4 % do total de eletrificados em julho (977). Os HEV Flex, com 11,1% (1.707), e os micro híbridos MHEV, com 8,3% (1.266). De janeiro a julho de 2024, a participação das tecnologias no mercado dos eletrificados é a seguinte:
- BEV: 35.907 (38%)
- PHEV: 29.955 (31,7%)
- HEV: 8.371 (8,8%)
- HEV Flex: 12.694 (13,4%)
- MHEV: 7.689 (8,1%)

Recarga

A infraestrutura de recarga também é um ponto chave para a promoção desse crescimento do mercado de veículos elétricos, especialmente os plug-in (BEV + PHEV). Segundo estimativa da Tupi Mobilidade, empresa do Grupo de Infraestrutura da ABVE, em julho havia 8.800 eletropostos públicos e semipúblicos disponíveis no Brasil.

O ano de 2024 tem sido marcado pela expansão da infraestrutura de recarga no país. Empresas como Raízen Power e Vibra participam desse movimento, por meio de parcerias com startups (como Tupi Mobilidade, EZVolt e outras) e também com montadoras (BYD).

Geografia da eletromobilidade

A região Sudeste segue na liderança dos emplacamentos de eletrificados. Em julho, foram 7.486 veículos nessa região, ou 49% do total. São Paulo é o estado que mais contribuiu para essa liderança, com 4.914 emplacamentos. O Sul ocupa o segundo lugar, com 19% (2.913), seguido pelo Centro-Oeste, com 14,5% (2.214), bem próximo do Nordeste, com 14,2% (2.178). A região Norte participa com 3,3% (521).

Em relação aos estados, os cinco principais em julho/24 são:
1º - São Paulo: 4.914
2º - Distrito Federal: 1.282
3º - Rio de Janeiro: 1.182
4º - Santa Catarina: 1.079
5º - Paraná: 1.016

Em relação aos municípios, os cinco principais em julho/24 são:
1º - São Paulo: 2.139
2º - Brasília: 1.282
3º - Rio de Janeiro: 720
4º - Belo Horizonte: 522
5º - Curitiba: 480

No processo de interiorização dos veículos leves eletrificados (excluídas as capitais), os municípios que mais se destacaram em julho/24 são:
1º - Campinas/SP: 223
2º - Uberlândia/MG: 146
3º - Ribeirão Preto/SP: 127
4º - Sorocaba/SP: 122
5º - Barueri/SP: 114

ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico
Grupo Printer Comunicação

FAÇA TURISMO (COM) SEGURO

Foto: otripulante.com

Muitos brasileiros desconhecem todos os benefícios que um seguro viagem pode oferecer, como assistência médica, repatriação, assistência jurídica, entre outros. Essa falta de informação, detalhada, na opinião do especialista Edgard von Villon Imbó, pode levar à percepção de que o seguro não vale a pena.

Existe ainda, a percepção de que contratar um seguro viagem é um processo burocrático e complicado, fato que pode desmotivar as pessoas. A falta de clareza nas informações e nas condições do seguro também contribui para essa visão. Outro mito do seguro viagem, é de que é necessário apenas o nome, o CPF, data de nascimento e um cartão de crédito parcelado em até 12 vezes, para uma tranquila viagem.

Mas, diante de tantas dúvidas, qual é o melhor caminho para aumentar a adesão ao seguro viagem. Para Edgard é necessário um esforço conjunto de educação e conscientização por parte das seguradoras, agências de viagens e órgãos governamentais. Informar, de forma correta os viajantes sobre os riscos e os benefícios pode ajudar a mudar essa cultura e garantir que mais pessoas viajem com segurança, mas principalmente decidir ser um viajante segurado, que deseje de fato viajar com total tranquilidade.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com.

17-E BEV É O CHASSI ELÉTRICO DA IVECO BUS DESENVOLVIDO PARA A REALIDADE DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA

Na vanguarda da eletromobilidade, com mais de 20 anos de experiência na Europa abrindo caminho para gerações de trólebus, ônibus híbridos e ônibus elétricos, a IVECO BUS revela na Lat.Bus/Transpúblico 2024 o chassi 17-E BEV (Battery Electric Vehicle – Veículo de Bateria Elétrica), conceito elétrico com desenvolvimento 100% nacional, focado nas características e na realidade da operação brasileira, com packs de baterias sob medida montados no Brasil. 

O modelo com piso normal e suspensão metálica, apresentado juntamente com a eDaily Minibus, inicia a jornada de eletrificação da IVECO BUS na América Latina, que em parceria com um desenvolvedor brasileiro, apresenta um conjunto de soluções robusto, customizado e adequado às solicitações dos clientes locais.

Como parte de sua visão multi energia, a IVECO BUS seguirá a oferta de produtos diesel, entregando o menor Custo Total de Operação (TCO), juntamente com o chassi a gás natural e biometano BUS 17-210 G, disponível para test-ride durante a Lat.Bus, no São Paulo Expo.

“Com a apresentação dos conceitos elétricos, confirmamos a intenção de complementar nossa oferta de produtos com um leque de soluções cada vez mais customizado para as necessidades da mobilidade. Queremos oferecer ao cliente a melhor tecnologia para o seu negócio”, afirma Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS para América Latina. “Com soluções customizadas, facilitamos a transição energética como uma verdadeira parceira e consultora, fornecendo produtos adequados com robustez e os menores custos operacionais”.

O aumento de portfólio apresentado na Lat.Bus/Transpúblico 2024 reflete perfeitamente a capacidade da IVECO BUS em fornecer soluções de mobilidade eficientes, confiáveis e sustentáveis para todos os tipos de missões e uma ampla rede de serviços, respeitando as características e preferências de clientes e sistemas operacionais da América Latina, onde os ônibus são montados sob chassi.

Globalmente, a IVECO BUS iniciou sua jornada elétrica em 2015, lançando na Europa a gama E-WAY, que provou ser altamente confiável e eficiente. Atualmente, 1.500 unidades do modelo operam em mais de uma dúzia de países.

17-E BEV: tração 4x2, para carrocerias de até 12 metros com piso normal

O chassi conceito 17-E BEV revelado na Lat.Bus 2024 tem como principal vocação a aplicação urbana, com tração 4x2 e comportando carrocerias de 9,6 a 12 metros de comprimento, inicialmente na configuração de piso normal.

Seu conjunto de baterias modulares pode ser instalado em 4 ou 8 packs entre as longarinas no chassi, eliminando a necessidade de baterias no teto do veículo. Esse tipo de instalação representa um valor final do ônibus mais competitivo, já que não é preciso reforçar toda a estrutura da carroceria.

O motor elétrico de 145 kW de potência e 1055 Nm de torque contínuo fica instalado no entre eixos do chassi, permitindo mais espaço para portas de embarque e desembarque durante o processo encarroçamento. Como resultado, o cliente poderá contar com a configuração interna ideal para cada tipo de operação.

“Diferente do motor a combustão tradicional, que disponibiliza o torque sob aceleração, no motor elétrico o pico de torque já está disponível logo ao pisar no acelerador, entregando força máxima”, explica Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da IVECO BUS.

Além da compacidade, com menos componentes e design simples, o motor elétrico tem a vantagem do menor ruído, tornando a operação ainda mais suave.

Autonomia de até 250 km com pack de 8 baterias

A autonomia do 17-E BEV varia de 120 km com 4 packs de bateria, até 250 km com 8 packs de bateria, já considerando condições regulares de operação.

A capacidade/tempo de carregamento varia de acordo com a potência do carregador. Com interface simples, o equipamento também proporciona maior segurança na recarga, diminuindo os custos e reduzindo o risco de acidentes.

“O 17-E BEV é o mesmo chassi IVECO BUS, só que elétrico. Com a robustez e o custo x benefício já reconhecidos pelo mercado”, reforça Kazuto.

O chassi conceito está em fase de desenvolvimento e passará por testes de validação antes de chegar ao mercado.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

VOLVO LANÇA NO BRASIL O BZR, CHASSI DE ÔNIBUS ELÉTRICO VERSÁTIL.

A Volvo está ampliando seu portfólio de veículos elétricos para o transporte de passageiros com a introdução no País do BZR, a nova e moderna plataforma global de chassis da marca. Muito versátil, ela permite aplicações urbanas, de fretamento e até rodoviárias de curta distância. O veículo será mais um dos modelos 100% elétricos produzidos pela Volvo no Brasil, na fábrica de Curitiba (PR).

O novo chassi Volvo BZR 4x2 que está sendo apresentado na LatBus 2024 é a mais nova solução eletrificada da marca para carrocerias de até 13,5 metros e capacidade para até 90 passageiros. “Trata-se do mais recente lançamento global da Volvo Buses, com tecnologia de ponta. O chassi foi apresentado há poucos meses na Europa e já estamos disponibilizando em nosso mercado. Em 2025 temos planos de iniciar a produção deste modelo nas suas diversas versões em nossa fábrica de Curitiba”, assegura André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.

André Marques

Chassi elétrico versátil

Disponível com um ou dois motores de 200kW e 425Nm de torque, o chassi possui câmbio I-Shift de duas velocidades, igual ao dos modelos BZL e BZRT. Equipado com quatro a cinco baterias de íon lítio de 90kWh cada, o BZR tem o mesmo quadro de chassi, freios, eixos e capacidade de transporte da versão a diesel equivalente da marca. São componentes bastante conhecidos dos operadores de transporte, compartilhando a mesma facilidade e benefícios de manutenção dos ônibus Volvo convencionais. 

O BZR chega ao Brasil para aumentar e complementar a oferta da Volvo, e pode ser oferecido também na versão BZRLE, com entrada baixa, para facilitar ainda mais o acesso dos passageiros em diferentes operações, dependendo dos sistemas de transporte de cada cidade.

Volvo BZRLE com entrada baixa

Na versão piso alto todos os componentes, inclusive as baterias, ficam abaixo do assoalho, proporcionando melhor aproveitamento para os passageiros e uma carroceria totalmente envidraçada. Possui ainda a versatilidade de se instalar as portas no lado direito ou esquerdo, para facilitar a escolha do operador.

Mais eficiente

Como é o chassi elétrico mais leve do setor, traz ainda a vantagem de ter um desgaste até 25% menor dos pneus, garantindo mais economia ao transportador. Com um alcance de até 300 quilômetros, o BZR é o ônibus ideal para operações urbanas com zero emissões. Mas pode operar também em fretamento e até em rotas rodoviárias entre cidades próximas. 

“É um chassi super avançado e versátil, que traz mais conforto e segurança para os passageiros e maior produtividade para o operador, tudo sem impacto ambiental”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade em ônibus da Volvo.

Alexandre Selski

“Como os demais modelos elétricos Volvo, o BZR possui tomada CCS2 e está preparado para receber até 250kW de potência de carregamento. Essa tecnologia permite a recarga completa das baterias em até uma hora, trazendo grande benefício em disponibilidade”, declara Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo. A combinação da exclusiva caixa de duas velocidades em conjunto com os motores elétricos Volvo segue presente, permitindo até 35% de regeneração energética durante as frenagens.

Novas tecnologias

O novo modelo é dotado de um compressor de ar de última geração, que diminui sensivelmente os ruídos internos, e tem ainda um sistema de direção eletro-hidráulico.

O ônibus pode, opcionalmente, sair de fábrica equipado com a VDS (Volvo Dynamic Steering), a avançada direção dinâmica da marca, que amplia ainda mais o conforto, a manobrabilidade e a segurança para o motorista.

O BZR é a continuidade da jornada de eletromobilidade da Volvo, grupo industrial que tem a meta global de reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa nos veículos da marca até 2030 e em 100% até 2040. Os ônibus elétricos têm uma contribuição importante no compromisso de reduzir o impacto ambiental dos produtos em todos os mercados onde a companhia está presente.

Grupo Volvo América Latina

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS ENTRA EM NOVA ERA DE SOLUÇÕES PARA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

A Volkswagen Caminhões e Ônibus inicia publicamente sua jornada na eletromobilidade para transporte de passageiros. O chassi e-Volksbus é apresentado pela primeira vez ao mercado com uma série de soluções desenvolvidas sob medida para operação no mercado brasileiro, com expertise acumulada no maior centro de desenvolvimento de eletromobilidade da América Latina. Em outra frente, passa a existir a oportunidade de consórcio para os clientes que desejem adquirir novos veículos a diesel da marca, que estão mais eficientes, seguros, confortáveis e tecnológicos.

“Mais do que desenvolver soluções de transporte sustentáveis para todos, estamos comprometidos com sua efetiva implementação no mercado para que cada vez mais esses benefícios alcancem o maior número de pessoas. Para isso, seguimos inovando no portfólio de produtos, em serviços e também em modelos de negócios. O objetivo é fortalecer nossa parceria com o cliente, antecipando soluções para suas demandas”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Não só em elétricos a marca expande sua atuação. A empresa tem crescido sua participação de mercado mês a mês com os investimentos do mercado em ônibus a diesel, que passa a contar com dois novos modelos no portfólio: o Volksbus 18.320 SH, primeiro chassi VW desse porte com motor traseiro para aplicação rodoviária e de fretamento; e também o Volksbus 22.260, o superônibus VW que tem potencial para operar em rotas de grande volume de passageiros.

Os dois chassis estreiam este ano e se somam aos demais que já têm encantado o mercado, especialmente o Volksbus 11.180 e o Volksbus 17.230. “Sem dúvida, temos hoje a melhor e mais completa linha de ônibus Volkswagen de nossa história, desde a oferta de micro até o superônibus, incluindo em breve o nosso modelo elétrico”, avalia Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da montadora. Prova disso é que a montadora acaba de superar o marco de 180 mil chassis produzidos para o transporte de passageiros ao longo de sua história.

Facilidades para modernizar frota

Como incentivo aos clientes para investimento nos veículos com a tecnologia mais moderna do mercado, a Volkswagen Caminhões e Ônibus complementa a oferta diferenciada de chassis com uma jornada completa de serviços e oportunidades de negócio. Com sua nova torre de controle para gestão da frota, a VolksUptime, visa garantir a máxima produtividade na operação. Já os proprietários do Volksbus 18.320 serão beneficiados com uma extensão de garantia para o trem de força por um ano sem limite de quilometragem, totalizando três anos.

Outro estímulo para essa modernização do transporte coletivo com os ônibus Volkswagen vêm das parcerias. “O já consagrado Consórcio Maggi VWCO agora entra no segmento de transporte de passageiros para ser o primeiro do mercado dedicado a ônibus. O primeiro grupo exclusivo para ônibus já foi aberto e conta com 400 cotas, das quais mais de 50 empresas já são participantes com a menor taxa de administração entre as empresas de consórcio. Trata-se de uma nova modalidade real e que se tornará cada vez mais atraente para as empresas que se programarem”, destaca Alouche.

Essa estratégia, no entanto, não se restringe ao cenário nacional. Em breve, a Volkswagen Caminhões e Ônibus vai lançar melhorias em seu portfólio de exportação, ao mesmo tempo em que celebra o marco de 40 mil chassis Volksbus em circulação nos mais de 30 países nos quais comercializa seus veículos.

Volkswagen Caminhões e Ônibus