quarta-feira, 4 de setembro de 2024

SOLAR AMERICAS CAPITAL E AMBEV ANUNCIAM USINA SOLAR DE 5MW NO MODELO BEHIND-THE-METER NO BRASIL

A Solar Americas Capital e a Ambev anunciam o lançamento operacional de uma usina solar de grande escala no modelo behind-the-meter no Brasil. A instalação está localizada em Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro, e possui uma potência pico de 5MW, com aproximadamente 9.000 painéis solares instalados adjacentes à fábrica da Ambev.

A solução behind-the-meter significa que a instalação solar gera energia e a entrega diretamente ao consumidor, sem acessar a rede de distribuição. "Um dos principais benefícios da implantação behind-the-meter está relacionado à simultaneidade entre a geração de energia e seu consumo, garantindo que a Ambev tenha acesso a 100% de energia certificável e renovável, ao mesmo tempo em que se beneficia de custos mais baixos, eliminando a necessidade da rede de transmissão e distribuição", diz Christian Ferrari, Diretor de Sourcing Estratégico da - Ambev. "Estamos felizes em ver os resultados e em fazer parceria com a Solar Americas neste projeto estratégico de longo prazo", complementa Christian.

A usina solar irá gerar cerca de 7.000 MWh de energia limpa por ano, o equivalente ao consumo de 3.000 casas. Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, cada MWh gerado por energia solar no Brasil são evitados mais de 300 kg de emissões de CO2 na atmosfera (o fator médio de emissão para o Brasil em 2023 foi de 0,3785 tCO2/MWh). Isso significa que a instalação também previne mais de 2.000 toneladas de emissões de CO2 anualmente, o equivalente ao plantio de mais de 100.000 árvores. “O projeto demonstra o compromisso da Ambev com a proteção ambiental e a inovação. Estamos orgulhosos de sermos selecionados para trabalhar com uma equipe tão excelente na Ambev", diz Tiago Alves, Cofundador e Diretor Comercial da Solar Americas.

A crescente demanda das empresas e indústrias por energia renovável é muito importante para a transição energética, com impactos ambientais, sociais e de governança positivos. A geração distribuída e no local de energia renovável otimiza a infraestrutura da rede energética e reduz as emissões de gases de efeito estufa.

A energia solar fotovoltaica aborda o trilema energético ao fornecer segurança, economicidade e acessibilidade. Nesse contexto, "A Solar Americas cofinancia, identifica, constrói e gerencia ativos solares para parceiros comerciais e industriais, contando com uma equipe com mais de 25 anos de experiência trabalhando nos mercados de energia solar e finanças do Reino Unido e do Brasil. O lançamento da usina solar de Cachoeiras de Macacu marca um grande avanço para a Solar Americas, que continua comprometida em fornecer soluções de energia limpa, renovável e acessível para seus clientes em todo o mundo", diz José Tenório, Cofundador e Diretor Financeiro da Solar Americas.

A Solar Americas Capital Limited foi fundada em dezembro de 2020 em Londres e possui subsidiárias no Brasil e em Portugal. A empresa projeta, investe, constrói, opera e adquire ativos solares e visa consolidar um portfólio de 2GW de ativos solares até 2029, por meio de estruturas de capital eficientes e Comunicaçãom uma nova estrutura comercial orientada aos clientes. A Solar Americas conta com uma equipe de fundadores e executivos que trabalharam juntos e acumularam décadas de experiência em nível C, fundando start-ups em tecnologia e infraestrutura e construindo empreendimentos com saídas bem-sucedidas.

Solar Americas Capital
Congrega Comunicação

SPHEROS INVESTE PARA CRESCER NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA

Linha de produtos inclui sistema de ar-condicionado para novos ônibus elétricos

A Spheros, líder global em soluções térmicas para veículos comerciais, foca no segmento de mobilidade e investe para expandir no Brasil e na América Latina. A empresa é a principal fornecedora de sistemas de ar-condicionado para ônibus no Brasil, detendo 65% de participação de mercado e exporta para o México, Estados Unidos, China, Turquia e outros países.

“Apresentamos na Lat.Bus 2024, o principal evento de transporte rodoviário de passageiros da América Latina, realizado no início de agosto, a nova Spheros Brasil, segunda maior operação do Grupo Spheros no mundo e a maior em produção de sistemas de ar-condicionado para ônibus. Também lançamos novos produtos, como sistemas de ar-condicionado para ônibus urbanos com maior capacidade de resfriamento e o Revo®-E Global, sistema de ar-condicionado para ônibus elétricos com função Eco Mode para economia de energia”, explica Luís Sacco, diretor da Spheros Brasil.

Além dos novos sistemas de ar-condicionado, entre os recentes lançamentos da Spheros estão novos softwares para ônibus Double Decker, com operação simples e diagnósticos de falhas detalhadas do sistema de ar-condicionado para facilitar o trabalho de manutenção das operadoras e com portas de conexão para telemática.

Com matriz na Alemanha e presente em 11 países, a Spheros tem como foco o desenvolvimento e produção de soluções em climatização e produtos eletrônicos para o mercado de ônibus.  A marca ficou associada à Valeo de 2016 até o início deste ano. Agora de propriedade da HIG Capital, ela investe e foca no desenvolvimento de novos produtos e soluções para acompanhar a evolução da mobilidade sustentável, incluindo novos veículos elétricos e movidos a combustíveis renováveis.

Crescimento focado em sustentabilidade e redução de emissões

A Spheros tem plano de crescimento sustentável para os próximos anos, visando o aumento de fornecimento de sistemas de ar-condicionado para ônibus urbanos e o lançamento de novos produtos. “O Brasil, em conjunto com o moderno e completo centro de P&D na Alemanha, desenvolve soluções em climatização que oferecem mais eficiência operacional, economia de energia e utilizam materiais recicláveis”, destaca Luís Sacco. A perspectiva é lançar essa linha inovadora de produtos no segundo semestre de 2025.

Segundo o executivo, os operadores de transporte estão adquirindo mais veículos com climatização, pois elevam o padrão do serviço e oferecem mais conforto aos passageiros. “A adoção de veículos com ar-condicionado está crescendo em grandes e médias cidades do Brasil. Para atender a essa demanda, desenvolvemos o modelo CC425, para utilização em ônibus de 15 metros”, explica.

A empresa também fabrica e fornece produtos eletrônicos para ônibus, representando 20% das vendas, como itinerários eletrônicos, iluminação de LED e conversores DC/DC. Nessa linha, está em desenvolvimento uma nova geração de controladores para sistemas de ar-condicionado, que trará maior facilidade de operação, com diagnósticos de falhas mais abrangentes.

Os produtos mais vendidos da Spheros para climatização incluem o sistema de ar-condicionado CC356, usado em ônibus urbanos, rodoviários e de turismo, tanto no Brasil quanto no mercado de exportação, além dos modelos CC430 para ônibus Double Decker e da família CC205 para micro-ônibus. Entre os componentes eletrônicos, os principais produtos são itinerários eletrônicos e réguas de LED para iluminação interna de ônibus.

A Spheros é uma empresa de tecnologia global, líder de mercado no desenvolvimento e fabricação de soluções em climatização para transporte comercial - ônibus convencionais e elétricos - bem como frotas de transporte refrigerado. Fundado em 1956, o Grupo Spheros desenvolve soluções sustentáveis que impulsionam a eletrificação global da frota de ônibus, reduzindo emissões e consumo de combustível. No seu portfólio de produtos inclui sistemas de ar-condicionado e aquecimento, bombas de água, módulos de resfriamento de bateria, equipamentos de refrigeração e outros hardwares relacionados, bem como unidades de controle eletrônico inteligentes. A empresa, com sede em Gilching/Munique, e presença global em operações na Europa, América do Norte, América do Sul, China, Índia, África do Sul e Austrália, atendendo OEMs quanto o mercado de reposição. O Grupo Spheros conta uma estrutura de mais de 1.100 pessoas.

Spheros
Secco Consultoria de Comunicação

GENERAL MOTORS INVESTE R$ 5,5 BILHÕES EM SÃO PAULO E VAI PRODUZIR VEÍCULOS HÍBRIDOS FLEX

O Brasil será o primeiro mercado do mundo a oferecer a tecnologia híbrido flex da GM

Linha de montagem - Fábrica São José dos Campos. Foto: Fabio Gonzalez / GM Divulgação

A General Motors anuncia investimento de R$ 5,5 bilhões em São Paulo. O montante será destinado, entre outros, para o desenvolvimento de motores híbridos flex, a atualização de portfólio e a modernização de todas as suas instalações produtivas e operacionais no Estado. Esta é uma das ações da primeira fase do pacote de R$ 7 bilhões que serão aplicados de 2024 a 2028, marcando o período de maior transformação da empresa no Brasil.

“Os investimentos que estamos anunciando irão fortalecer os planos da mobilidade sustentável da General Motors no Brasil e impulsionar o crescimento futuro da empresa", afirmou Rory Harvey, vice-presidente executivo e presidente de mercados globais da General Motors.

Rory Harvey. Foto: Fabio Gonzalez / GM Divulgação

"O Brasil será o primeiro mercado a oferecer a tecnologia híbrida flex da GM no mundo, proporcionando aos clientes da Chevrolet mais opções em sistemas de propulsão. É uma adição ao nosso portfólio de motores a combustão e elétricos", destacou Harvey.

O vice-presidente sênior da GM e presidente da GM International, Shilpan Amin, disse que todo este investimento sustentará a maior transformação na história da GM no país.

"A Chevrolet faz parte da história do Brasil, desempenhando um papel fundamental na economia e na vida das famílias há gerações", disse Amin.

A eficiência energética e a economia de combustível estão se tornando cada vez mais importantes para os consumidores no Brasil. É por isso que estamos avançando com nossos clientes para uma nova era, com veículos cada vez mais conectados e sustentáveis.

De acordo com Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, a produção de veículos híbridos flex no país fortalece a indústria e reitera nosso compromisso com a descarbonização ao agregar benefícios do uso de biocombustível e da eletrificação. “Vamos iniciar a produção local com dois modelos híbridos leve, que vão permitir o acesso a esta nova tecnologia a um maior número potencial de consumidores’’.

Santiago Chamorro. Foto: Fabio Gonzalez / GM Divulgação

Vale destacar ainda que, paralelamente, a GM segue estudando outras inovações, como o híbrido plug-in flex, que permite o veículo ser abastecido com etanol, gasolina ou energia elétrica.

“Temos planos de ampliar também a linha de veículos elétricos, já a partir de 2025. Nosso objetivo é atender as mais diferentes necessidades dos clientes’’, completa Chamorro.

Essa primeira fase do novo ciclo de investimentos coincide com as comemorações do centenário da GM no Brasil, que ocorrerá em 2025. Com este aporte financeiro, a empresa vai renovar completamente seu portfólio de veículos, reforçar seu compromisso com práticas sustentáveis e o aumento da oferta de veículos zero emissão, além de explorar novos negócios.

Produção sustentável e inovadora

O foco na sustentabilidade desses investimentos no Estado de São Paulo vai além dos produtos. Nas fábricas, envolve todo o processo produtivo e já há importantes novidades em andamento. Uma das iniciativas pioneiras é a tecnologia criada e patenteada pela GM no Brasil para redução de água no processo de pintura.

Com o uso de caixas metálicas, fabricadas na própria unidade de São Caetano, o novo sistema faz uma filtragem seca, eliminando a utilização de água nesse processo. Essa e outras iniciativas combinadas equivalem a uma redução de aproximadamente 4.000 caminhões pipa por ano. Com isso, esta prática passará a ser replicada em outras unidades da empresa.

Outra novidade prevista é o Smart Factory com uso de novos recursos, como a inteligência artificial. Isso irá potencializar e aprimorar processos de fabricação e qualidade, solucionar problemas de forma proativa e reagir a demandas automaticamente, por meio de cruzamento de informações de fontes distintas. Além disso, os times poderão acompanhar todos os processos em tempo real e tomar decisões estratégicas com base em análises de tendências com maior precisão e agilidade.

E para elevar a segurança dos operadores e o nível de automação nas fábricas, a GM vai adicionar mais de 150 robôs em suas linhas de produção no Estado.

#99eContando

São Paulo foi o primeiro Estado a receber a General Motors no Brasil e continua sendo estratégico para a empresa no desenvolvimento de tecnologias avançadas e na oferta de serviços.

Desde sua chegada, em 1925, a GM já produziu mais de 13 milhões de veículos no Estado.

Conheça em detalhes as operações da GM em São Paulo:

São Caetano do Sul - Está localizada a sede administrativa e o Centro Tecnológico, o Command Center do OnStar e o Complexo Industrial onde são produzidos os modelos Tracker, Spin e Montana.

São José dos Campos - Complexo Industrial com seis fábricas que concentram a produção da S10 e do Trailblazer, além de transmissões, motores e outros componentes.

Indaiatuba - Maior centro de desenvolvimento de veículos do hemisfério Sul, o Campo de Provas da Cruz Alta abriga sete laboratórios e 17 pistas, que realizam anualmente mais de 12 mil experimentos por ano.

Mogi das Cruzes - A unidade produz componentes estampados para as linhas de montagem que a empresa mantém no Estado.

Sorocaba - O Centro Logístico recebe, embala, separa e despacha peças produzidas por fornecedores, que abastecem a rede de concessionárias, distribuidores e oficinas autorizadas.

A General Motors é uma empresa global focada em promover um futuro totalmente elétrico que seja inclusivo e acessível a todos. No centro dessa estratégia está a plataforma de bateria Ultium, que eletrifica tudo, desde carros de entrada até veículos de alto desempenho. A General Motors, suas subsidiárias e joint ventures vendem veículos sob as marcas Chevrolet, Buick, GMC, Cadillac, Baojun e Wuling. Mais informações sobre a empresa e suas subsidiárias, incluindo o OnStar, líder global em serviços de segurança e proteção para veículos, podem ser encontradas no site GM.

General Motors América do Sul

terça-feira, 3 de setembro de 2024

TOYOTA DO BRASIL E AACD SE UNEM PARA GANHAR MAIS EFICIÊNCIA NA PRODUÇÃO DA OFICINA ORTOPÉDICA

Equipe Toyota e AACD participaram de treinamento na planta de Sorocaba

Compromisso com a ampliação do impacto positivo na mobilidade das pessoas. Com essa premissa, a Toyota do Brasil acaba de selar parceria com a AACD para aplicar a filosofia da marca japonesa, conhecida como Sistema Toyota de Produção (TPS), na operação da Oficina Ortopédica da unidade Ibirapuera da Instituição, em São Paulo. 

A unidade Ibirapuera da AACD possui uma equipe especializada que realiza todo o processo de fabricação, provas e entrega de diversos produtos ortopédicos personalizados, sempre feitos sob medida, como órteses, próteses, coletes e adaptações para cadeiras de rodas. As entregas são via SUS e de forma particular.

O projeto teve início em agosto e, nesta primeira etapa, as equipes participaram de dois treinamentos na planta de Sorocaba para entender como toda a metodologia funciona na prática. O Sistema de Produção da Toyota (TPS) visa otimizar os processos, eliminando desperdícios e promovendo ganhos de eficiência. Desde 2015, o TPS vem sendo aplicado em diversos segmentos, passando pela aviação, saneamento básico e saúde.

A Toyota está comprometida na busca por soluções em mobilidade, com o foco em sustentabilidade e inclusão para todos e as estratégias desenvolvidas pelas empresas para antecipar necessidades da sociedade.

A Toyota do Brasil está presente no País há 66 anos empregando 6 mil pessoas. A Toyota é a montadora líder em eletrificação no mundo: desde 1997 já foram comercializados mais de 20 milhões de automóveis mais limpos, sejam modelos híbridos, híbridos flex, híbridos plug-in, 100% a bateria ou movidos a hidrogênio. Com o objetivo de impulsionar a eletrificação da frota de veículos no Brasil, em 2013, a Toyota lançou o primeiro veículo híbrido em nosso país, o Toyota Prius. Em 2019, a companhia foi além, inovando mais uma vez para oferecer o único híbrido flex do mundo – fabricado com exclusividade no mercado brasileiro –, o Corolla Sedã, e, em 2021, o primeiro SUV híbrido flex do mercado, o Corolla Cross, também fabricado no País. Atualmente, já são mais de 82 mil carros eletrificados com a tecnologia híbrida flex em circulação pelo Brasil. Tem como missão produzir felicidade para todas as pessoas (“Happiness for All”) e, para tanto, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade.

A AACD é referência em ortopedia e na reabilitação de pessoas com deficiência física. Com infraestrutura completa, equipe multidisciplinar, corpo clínico especializado e mais de 70 anos de expertise, a Instituição é composta por 1 Hospital Ortopédico, 7 Centros de Reabilitação e 5 Oficinas para entrega de serviços e produtos ortopédicos sob medida. Dos cerca de 800 mil atendimentos anuais, 80% são feitos via Sistema Único de Saúde (SUS), contudo a tabela de repasse é deficitária. Assim, os valores provenientes de atendimentos privados (convênio ou particular) e arrecadados pela área de captação de recursos são fundamentais na viabilização de um serviço de saúde qualificado e construção de uma sociedade mais inclusiva para que os pacientes possam exercer plenamente a sua cidadania com acesso à educação, emprego e outros direitos essenciais. Atualmente, a AACD possui unidades próprias localizadas em São Paulo, Mogi das Cruzes e Osasco (SP), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Uberlândia (MG). Também conta com a Cooperação Técnica, que leva o padrão de excelência da Instituição, através de entidades parceiras, para Salvador e Jequié (BA), São José do Rio Preto (SP), Poços de Caldas (MG), Maringá (PR) e Maceió (AL). Saiba mais no site.

Toyota do Brasil
Giusti Creative PR

CARLOS CARRINHO É O NOVO DIRETOR DE FABRICAÇÃO NA RENAULT DO BRASIL

Carlos Carrinho é o novo diretor de Fabricação na Renault do Brasil, sendo responsável pelas fábricas Curitiba Veículos de Passeio (CVP), que produz Kwid, Logan, Stepway, Kardian e Duster e Curitiba Veículos Utilitários (CVU), produzindo Oroch e Master. O executivo brasileiro está no Renault Group desde 2018, e retorna ao país depois de quase três anos atuando na Romênia, na fábrica de Pitesti.

Carlos Carrinho tem 57 anos, é engenheiro com mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. O executivo tem mais de 20 anos de experiência no setor automotivo, com atuação internacional nos mercados da China, Oriente Médio e Europa, além do Brasil. Carlos Carrinho reporta- se a Mendi Ammad, vice-presidente Industrial e de Qualidade Renault para a América Latina.

“Fico muito feliz em retornar ao Brasil e liderar as fábricas de veículos de passeio e comerciais leves. O talento da equipe brasileira aliado às melhores práticas internacionais formará um time vencedor para enfrentar os próximos desafios que temos”, destaca Carlos Carrinho, diretor de Fabricação na Renault do Brasil.

“O Brasil ocupa posição de destaque na estratégia industrial da Renault na América Latina, que visa a complementariedade entre os mercados. Tenho certeza que o Carrinho irá somar melhores práticas ao excelente trabalho realizado pelas equipes brasileiras nas fábricas de veículos do Complexo Ayrton Senna, que são referência em tecnologia e sustentabilidade”, afirma Mendi Ammad, vice-presidente Industrial e de Qualidade Renault para a América Latina.

Após 26 anos de dedicação à Renault, Vagner Mansan deixará empresa no início de outubro para se dedicar a projetos pessoais.

Renault do Brasil

ANDRÉ DI GIORGIO É O NOVO DIRETOR-PRESIDENTE DA FORTBRAS

A Fortbras acaba de anunciar a promoção de André Di Giorgio para o cargo de Diretor-Presidente. André se juntou a Fortbras em 2016, mesmo momento em que a Advent International, uma das maiores e mais experientes empresas globais de private equity, anunciava seu primeiro investimento no mercado de reposição de autopeças.

André acumula vasta experiência em seus mais de 20 anos no mercado de autopeças. Na Fortbras liderou diferentes agendas e contribuiu de maneira decisiva na construção e crescimento da Empresa, hoje uma das maiores redes varejistas do país com 246 lojas e presença nacional.

“A Estratégia da Fortbras não muda. o mercado de autopeças de reposição é bastante fragmentado, com grande potencial para consolidação, tanto de forma orgânica, através da inauguração de novas lojas, quanto por meio de seletivas aquisições. Temos um time engajado, motivado e muito competente. Estou bastante entusiasmado em dirigir a companhia nesse novo ciclo de crescimento.” afirma Di Giorgio.

FortbrasPresente em 20 Estados e 176 cidades, a Fortbras vem consolidando sua posição de maior rede de varejo de peças de reposição para carros de passeio, picapes, motocicletas e veículos pesados do Brasil, com 245 pontos de venda e 6 centros de distribuição. Possui 5 mil colaboradores, comercializa mais de 300.000 SKUs e atende a mais de 700 mil clientes em todo o país.

Fortbras
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

HORSE AMPLIA A PRODUÇÃO DE MOTORES TURBO FLEX FUEL PARA A AMÉRICA DO SUL

A HORSE, líder global em sistemas de propulsão inovadores e de baixas emissões, investiu R$ 100 milhões em sua planta de Curitiba, no Paraná, para iniciar a produção do motor Turbo Flex de 1.3 litro, após o sucesso da produção dos modelos de 1.0 litro, no início deste ano.

Desenvolvidos para atender às necessidades únicas do mercado sul-americano, esses motores oferecem potência, torque, eficiência e baixas emissões e podem operar tanto com gasolina quanto com etanol. Além disso, são compatíveis com o Proconve L7 (equivalente ao Euro6d) e já estão no processo de certificação para os futuros e rigorosos padrões L8.

O motor de quatro cilindros de 1.3 litro - HR13 - oferece potência máxima de 167cv e torque máximo de 270Nm a apenas 1.600rpm. Já o motor de três cilindros de 1.0 litro, chamado HR10, oferece potência máxima de 123cv e torque máximo de 220Nm, 90% do qual está disponível a apenas 1.750rpm, proporcionando uma excelente resposta de aceleração em todas as condições de condução.

Motor HR 10

Mais de 170 mil horas de desenvolvimento foram dedicadas, apenas, ao motor Turbo Flex de 1.0 litro, para atender à demanda dos consumidores sul-americanos. A planta de Curitiba terá capacidade para produzir 500.000 motores anualmente.

”Estamos, de fato, criando soluções de propulsão sob medida para diferentes mercados ao redor do mundo. Produzir o HR10 e o HR13 no Brasil é um exemplo perfeito de como aproveitamos a expertise local para atender à demanda desse mercado. Com características de condução excepcionais, funcionamento sem falhas com dois tipos de combustível e qualidade comprovada, o HR10 e o HR13 são motores ideais para o mercado brasileiro”,  afirma Guillaume Tuffier, Diretor de Estratégia de Propulsão & Engenharia Avançada da HORSE Powertrain Solutions.

Eficiência

Tanto o HR10 quanto o HR13 possuem revestimento Diamond-Like Carbon (DLC), inspirado na Fórmula 1, para as partes móveis da cabeça do cilindro, bem como anéis e pinos dos pistões. Essa tecnologia avançada reduz o atrito, melhorando a eficiência de combustível.

As paredes dos cilindros do bloco de alumínio recebem tratamento chamado BoreSpray Coating (BSC), que permite um aquecimento mais rápido a partir do frio e resulta na redução das emissões e consumo em 1%.

Outras características de economia de combustível incluem tratamento de superfície polimérica para os componentes do virabrequim e um sistema Start & Stop equipado com Reflex, que pode desligar o motor antes de o veículo parar, para uma eficiência ainda maior.

Tecnologia de Ponta

Com cabeça de cilindro em formato de Delta, os motores 1.0 e 1.3 são mais compactos, leves e têm um centro de gravidade mais baixo do que os concorrentes. Além disso, o coletor de escape é fundido na cabeça para uma resposta turbo mais rápida e entrega excepcional de torque em baixa velocidade. O turbocompressor de ambos é controlado com precisão por uma válvula eletrônica, fornecendo uma pressão máxima de boost de 1,5bar para o HR10 e 1,4bar para o HR13.

A potência e a eficiência são aprimoradas pela variação contínua do tempo da válvula de escape por um eixo de controle de válvula dupla, acionado eletronicamente, na cabeça do cilindro. Isso não só permite a combustão mais eficiente e maior desempenho, como o controlador usa rolamentos para reduzir ainda mais o atrito.

Tanto o HR10 quanto o HR13 se beneficiam de um sistema de injeção direta sob medida, desenvolvido especialmente para o uso de etanol. Cada cilindro é acompanhado por injetores de seis furos montados centralmente operando a 200bar de pressão, projetados para uma atomização de combustível excepcional, proporcionando potência e torque sem impactar a eficiência do combustível.

A HORSE é uma fornecedora global de soluções energéticas inovadoras. A companhia acredita que não existe uma solução única para a mobilidade sustentável e, por isso, investe em tecnologias voltadas à indústria automotiva e outros setores que necessitam de geração de energia na sua transição para um futuro sustentável. A empresa emprega 9.000 funcionários em sete países, está sediada em Madrid, na Espanha, e possui oito fábricas e três centros de P&D em todo o mundo: Curitiba (Brasil), Córdoba (Argentina), Los Andes (Chile), Aveiro (Portugal), Bucareste, Mioveni e Titu (Romênia), Sevilha e Valladolid (Espanha) e Bursa (Turquia), em parceria com a Oyak. A HORSE é uma divisão da HORSE Powertrain Limited, líder mundial em soluções de powertrain híbrido e a combustão. Com sede em Londres, Reino Unido, a empresa emprega 19.000 pessoas globalmente, em 17 fábricas e cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. A HORSE Powertrain Limited foi oficialmente criada em 31 de maio de 2024, com o Grupo Renault e a Geely detendo cada um com participação de 50% na empresa.

HORSE
Grupo Printer Comunicação

FRASLE MOBILITY EXIBE SOLUÇÕES PARA O AFTERMARKET NA AUTOMECHANIKA FRANKFURT 2024

Na maior feira internacional do setor automotivo, companhia apresenta portfólio de soluções e lançamentos de suas marcas Fras-le, Fremax, Juratek e Nakata.

Com forte atuação global e com a missão de manter a vida em movimento com soluções seguras, inteligentes e sustentáveis, a Frasle Mobility marcará presença na Automechanika Frankfurt, principal vitrine global do setor automotivo, que ocorre de 10 a 14 de setembro na Alemanha. Presente na feira desde 1996, esta é a primeira participação da companhia depois de anunciar o novo posicionamento de marca institucional, Frasle Mobility. A mudança potencializou a estratégia de negócio enquanto empresa global focada na segurança e na inovação em seus produtos e serviços por meio de soluções completas para os clientes e parceiros.

Soluções para veículos comerciais serão destaque da marca Fras-le, especializada em materiais de fricção de alto desempenho, com as tradicionais linhas de pastilhas, lonas, discos e tambores de freio. Já a marca Fremax exibe soluções focadas em veículos leves, além de exibir sua mais recente inovação, o disco Fremax Maxcoating, que possui pintura exclusiva contra corrosão (nanopainting). Além de seus tambores e pastilhas, haverá o lançamento da linha de calipers de freio, novo produto direcionado ao mercado europeu.

Pela primeira vez na feira e integrando o portfólio da Frasle Mobility, estão as marcas Nakata e Juratek. Líder em componentes de suspensão para carros, motos e caminhões, a Nakata apresenta linhas de produto para transmissão, suspensão e direção. Já a Juratek destaca a linha de pastilhas, lonas, discos, tambores e calipers de freio destinados a veículos leves no Reino Unido.

“Temos a satisfação de renovar nossa presença na Automechanika Frankfurt, agora fortalecidos com o posicionamento de Frasle Mobility. Nesta edição, participam empresas de 175 países. Nenhuma outra feira é tão abrangente para a cadeia de valor do mercado de reposição automotiva”, considera o Diretor de Negócio Linha Leve e EMEA, Guilherme Adami.

O estande da companhia, número F 71, está localizado no pavilhão 4.0. O atendimento aos visitantes e clientes ocorre de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e no sábado, das 9h às 17h.

Presente na Europa há mais de duas décadas, a Frasle Mobility vem ampliando seu posicionamento no continente, atuação que inclui, ainda, operações nos mercados da África e do Oriente Médio. Em 2023, a companhia potencializou o reforço na estratégia de vendas adquirindo a empresa Juratek, no Reino Unido. O movimento possibilitou expansão de portfólio e novas oportunidades para o segmento de controle de movimentos.

“A Frasle Mobility chega à maior feira do setor ainda mais fortalecida como desenvolvedora global de tecnologias e soluções inovadoras para a mobilidade sustentável. A Automechanika é um fórum qualificado e estratégico para mostrarmos o posicionamento de companhia e a amplitude de nossos negócios. Além disso, é uma satisfação estar em contato com tantos parceiros e clientes do mercado automotivo”, ressalta o COO da Frasle Mobility, Anderson Pontalti.

Frasle Mobility
ANK Reputation

GILBARCO VEEDER-ROOT APRESENTA INOVAÇÕES ESTRATÉGICAS NA EXPOPOSTOS 2024 COM FOCO EM EFICIÊNCIA E RESULTADOS PARA O SETOR

A empresa apresentará no evento o novo pacote do sistema de medição e monitoramento de combustíveis TLS Express que traz inovações sob medida para operações de diversos portes

Economia e agilidade da instalação à operação. O TLS Express, uma solução de medição e monitoramento de estoques de combustíveis, já reconhecida pelo mercado, estará, agora, disponível em um pacote completo que inclui console, sondas e serviço de instalação.

O TLS Express automatiza o gerenciamento de estoques, eliminando processos manuais e riscos associados à medição tradicional. Garante precisão no monitoramento de volume e temperatura, com a vantagem adicional de permitir a gestão remota do inventário, o que aumenta a segurança e a eficiência operacional. A conectividade do sistema facilita o acesso em tempo real às informações críticas, reduzindo custos e melhorando a rentabilidade do negócio.

Além do lançamento do TLS Express, a Gilbarco Veeder-Root trará sua linha de bombas e dispensers com destaque para a bomba Prime S, cujo protótipo apresentado na última ExpoPostos, foi lançado em 2022 e recebeu menção honrosa, no Prêmio Design do Museu Casa Brasileira, um das mais tradicionais do design brasileiro.

Soluções integradas para automação e gestão

Serão apresentadas, também, soluções integradas para atendimento, automação e gestão, já amplamente adotadas nos mercados da Europa e dos Estados Unidos. A empresa também trará inovações voltadas para o setor industrial, com foco na prevenção de perdas e fraudes no transporte de combustíveis, desde a base de carregamento até a revenda. Estas tecnologias são personalizadas para diferentes tipos de negócios, garantindo maior controle e eficiência na revenda e distribuição de combustíveis.

Compartilhando conhecimento, a empresa participará da Arena do Conhecimento do evento com palestra, “Modernização na Medição de combustíveis: Entendendo as Novas Regulamentações”, que será ministrada por Claudio Mota, Gerente de Marketing de Produtos Sênior.

A Gilbarco Veeder-Root continua a focar nas necessidades dos seus clientes e nas futuras demandas do mercado. Com soluções que priorizam eficiência, segurança e adaptabilidade, a empresa busca oferecer respostas concretas aos desafios do setor de combustíveis, acompanhando de perto as mudanças e exigências globais.

Serviço
Expostos & Conveniência 2024
De 10 a 12 de setembro
São Paulo Expo
Estande Gilbarco Veeder-Root: H47/I58 Pavilhão 5

Gilbarco Veeder-Root
MCA Comunicação Corporativa

CHRISTIAN STEIN É O NOVO DIRETOR GLOBAL DE COMUNICAÇÃO DO RENAULT GROUP

A partir de 16 de setembro, Christian Stein passa a ser Diretor Global de Comunicação (Chief Communications Officer) do Renault Group, em substituição a Stéphanie Cau, que deixa a empresa. Reportando-se a Luca de Meo, CEO do Renault Group, ele será responsável pela comunicação de todas as operações do Grupo.

O Renault Group está acelerando e propulsionando a inovação de forma estratégica como nunca visto antes, com novas gamas de produtos e tecnologias. Graças à sua experiência no setor, o Christian desempenhará um papel-chave principalmente na transformação do Grupo como a empresa automotiva europeia mais “progressista”, em uma indústria que está passando por profundas mudanças.

Para isso, ele vai se basear em uma equipe renovada, com experiência reconhecida em comunicação e motivada pela mesma paixão: promover a imagem da empresa, seu know-how e sua recuperação histórica, sua estratégia de atuação horizontal e seus produtos, junto a todos os públicos-alvo.

“É muito bacana receber o Christian na equipe de direção. O Christian trabalhou comigo por vários anos e conta com minha total confiança. Sei que, com sua expertise, que vai do conhecimento dos negócios à comunicação, além de seu apetite por desafios, ele vai desempenhar um papel decisivo na comunicação com foco nos nossos colaboradores e em todos os nossos stakeholders externos, contribuindo para os objetivos ambiciosos que nos impusemos. A experiência internacional que ele possui servirá como sustentação e fortalecimento do poder das nossas marcas, para promover o grupo em todos os países”, declarou Luca de Meo, CEO do Renault Group. “Ao abrir este novo capítulo, faço questão de expressar meus sinceros agradecimentos à Stéphanie, que contribuiu de forma dinâmica e significativa para o lançamento de produtos emblemáticos e o anúncio de resultados históricos. Desejo a ela tudo de melhor nos futuros projetos que ela terá pela frente”.

Christian Stein iniciou sua carreira em 1991 na PSA, onde permaneceu até 2011, tendo assumido responsabilidades a cada dia maiores nas áreas de vendas e marketing. Durante este período, ele trabalhou e residiu na Bélgica, França, Espanha e Reino Unido, adquirindo experiência tanto na matriz como em escopo internacional.

Em 2011, ele entrou para o Grupo Volkswagen como Diretor Mundial de Marketing para a marca SEAT, assumindo em 2015 a função de Diretor Mundial de Comunicação e Relações Institucionais da SEAT S.A., bem como de suas marcas SEAT e CUPRA.

Depois de mais de 20 anos atuando em outros países, Christian Stein retornou à França em novembro de 2020, quando entrou para o Renault Group como Diretor de Comunicação de Marcas. Em 2023, ele passou a ser Diretor de Receita e Experiência do Cliente da Ampere.

O Renault Group está na vanguarda de uma mobilidade que ele próprio está reinventando. Fortalecido por sua aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors e sua expertise única em eletrificação, o Renault Group se baseia na complementariedade de suas 4 marcas – Renault, Dacia, Alpine e Mobilize –, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para os seus clientes. Presente em mais de 130 países, o grupo vendeu 2,235 milhões de veículos em 2023. O grupo emprega aproximadamente 105.000 colaboradores, que encarnam seu propósito no dia a dia, para que a mobilidade aproxime as pessoas. Preparado para enfrentar desafios tanto nas ruas como nas competições, o Grupo tem um compromisso com uma transformação ambiciosa, que vai gerar valor. Este compromisso tem como foco o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços e uma nova gama de veículos ainda mais competitivos, equilibrados e eletrificados. Alinhada com os desafios ambientais, a ambição do Renault Group é atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2040.

Renault Group

STRADA BATE TODOS OS RECORDES E É LÍDER DE VENDAS NO MERCADO BRASILEIRO EM AGOSTO

Fiat segue na liderança do mercado com 22,1% de market share e mais de 49 mil unidades emplacadas no mês

Agosto de 2024 passa a ser o mês a ser batido quando se fala em vendas da Strada. A picape mais queridinha do Brasil finalizou mais uma vez o mês na 1ª posição do ranking, com 16.420 unidades emplacadas e 7,3% de market share, atingindo o maior volume de emplacamento desde seu lançamento em 1998. Aliás, esta é a quarta vez na história que o modelo supera as 14 mil unidades, coincidentemente todas neste período, entre julho e setembro, sendo duas vezes no oitavo mês do ano.

O mês também trouxe o segundo maior volume do ano, sendo o melhor agosto desde 2015. Dessa forma, a Fiat garantiu o 1º lugar no ranking, com 22,1% de market share e 49.428 unidades emplacadas. Isso representa aproximadamente 13,3 mil unidades a frente do segundo colocado no mês.

A marca teve três dos seus modelos no ranking geral dos 10 mais vendidos do país: além da Strada em primeiro lugar, o Argo se mantém bem colocado, na quarta posição, com 7.768 unidades vendidas, e a Toro alcançou a décima posição do ranking, com 5.549 unidades, sendo a terceira picape mais vendida do Brasil.

Outro destaque foi para o recém-lançado Scudo, que no segmento de D-VAN, fechou o mês na primeira posição, com 526 unidades emplacadas e 41,2% de market share. Vale dizer que é o maior volume de emplacamento mensal do modelo desde o seu lançamento em julho de 2022.

Acumulado do ano

No acumulado do ano, a Fiat também é líder de mercado, com 20,9% de market share e 320.601 unidades emplacadas, o que representa mais de 77 mil unidades à frente da segunda colocada.

A Strada segue no topo do ranking com 87.213 unidades, o que representa 5,7% do market share. Ela, juntamente com a Toro e Titano, fazem com a que a Fiat lidere o segmento de picapes com 124.050 unidades emplacadas e 41,4% do mercado.

A marca ainda tem o Argo na quinta posição, com 56.056 (3,7%) unidades emplacadas, e o Mobi na sétima colocação, com 43.818 (2,9%) carros vendidos. Em hatches, são 99.902 unidades vendidas, representando 23,5% do market share e liderança deste segmento.

FIAT
Stellantis

FPT INDUSTRIAL LEVA UMA NOVA GERAÇÃO DE ENERGIA À SMM 2024

A FPT Industrial, marca do Iveco Group dedicada ao projeto, produção e venda de sistemas de propulsão de baixo impacto ambiental, retorna ao norte da Alemanha para participar da SMM 2024, principal evento de feiras e conferências do mundo para a indústria marítima, que acontece de 3 a 6 de setembro, no Hamburg Messe und Congress GmbH, em Hamburgo.

Aproveitando o grande sucesso da sua estreia como expositora independente, em 2022, a FPT Industrial concentra sua exposição (Pavilhão A3 – Estande 209) na sua linha de motores G-Drive de velocidade fixa, incluindo o lançamento do novo C16 auxiliar de velocidade fixa, para uso do G-Drive nos mercados IMO Tier 2, EPA Tier 3, China GB2. Os motores N67 G-Drive 129 kW Stage V e C90 G-Drive, também para outros usos auxiliares, completam a exposição.

G-Drive Marítima - Potência, confiabilidade e sustentabilidade a bordo

A linha G-Drive marítima de velocidade fixa da FPT Industrial oferece um conjunto confiável de soluções para geradores de energia a bordo, para alimentar e satisfazer as cargas elétricas necessárias para alimentar os serviços e comodidades de uma embarcação, para aplicações comerciais e de recreação. Disponível com cilindradas de 4,5 a 16 L e nas versões 50 e 60 Hz, os motores G-Drive de velocidade fixa da FPT Industrial foram desenvolvidos para atuar em sinergia com a linha de propulsão da FPT Industrial Marítima, com classificações de potência para uso contínuo, capazes de uma sobrecarga de potência de 10%, de acordo com a norma ISO 8528 de potência prime.

A ampla lista de opções disponíveis permite atender as mais diferentes necessidades, incluindo atuadores de bomba de combustível (GAC) para motores mecânicos e dispositivos controladores eletrônicos de velocidade para motores mecânicos e eletrônicos.

Novo C16 auxiliar de velocidade fixa para G-Drive nos mercados IMO Tier 2, EPA Tier 3, China GB2 – Novo desenvolvimento baseado no motor de propulsão C16 600

O Novo C16 auxiliar de velocidade fixa para uso do G-Drive nos mercados IMO Tier 2, EPA Tier 3, China GB2.oferece o mesmo desempenho da versão com motor de propulsão, para fornecer energia em grande quantidade e confiável para barcos comerciais e de recreação maiores. Mantendo a herança da família Cursor, o modelo G-Drive que estreia em Hamburgo oferece a durabilidade de um motor de 16 litros com a compacidade e leveza de um motor de 13 litros, extrema robustez e confiabilidade, além de produtividade maximizada.

Próprio para geradores de bordo de 390 KVA 50 Hz e 470 KVA 60 Hz, ou aplicações diesel-elétricas de velocidade fixa.

As classificações de potência prime de 331 kWm @ 1500 rpm e 397 kWm @ 1800 rpm são ideais para uso contínuo, com capacidade de overload de 10%, de acordo com a norma ISO 8528.

As principais opções são o novo aquecedor de bloco para usos abaixo de -10°C (14°F), o controlador de velocidade, o kit RINA e a TDF dianteira.

Estão disponíveis versões com trocador de calor e refrigeração de quilha, a instalação é em 4 pontos, enquanto os intervalos de manutenção são de 600 horas.

Especificações técnicas do C16 G-Drive Marine
- Certificação: IMO II, China GB II, EPA Tier 3
- N.º de cilindros: 6L
- Cilindrada [litros]: 15,9
- Sistema de injeção: CR
- Entrada de ar: TCA
- Potência prime (capacidade de overload de 10%): 331 kWm @ 1500 rpm / 397 kWm @ 1800 rpm

N67 G-Drive Marine – A solução compacta e econômica

A Série NEF é a mais ampla entre as famílias de motores da FPT Industrial para atividades marítimas de recreação e profissionais, com quatro cilindradas diferentes, disponíveis nas versões mecânica e eletrônica.

Os motores NEF da linha G-Drive de velocidade fixa são caracterizados pelos sistemas avançados de injeção mecânica de combustível e Common Rail eletrônica, proporcionando alta confiabilidade, consumo mínimo de combustível e intervalos de manutenção de até 600 horas.

As opções incluem aquecedor de bloco, controle eletrônico de velocidade, TDP e conformidade com a homologação de classe RINA.

Tecnologias e processos de produção inovadores permitem que os motores NEF economizem combustível e garantam ao mesmo tempo, máximo de desempenho e confiabilidade. Para reduzir a manutenção e aumentar a vida útil do motor, os motores mecânicos e Common Rail estão equipados com cilindros de paredes trabalhadas em platô e pistões resfriados a óleo. Em Hamburgo, o N67 Marine auxiliar estreia com sua nova certificação Stage V para 129 kW @ 1500 rpm sem a necessidade de ATS, ideal para geradores de bordo (150 KVA 50 Hz / 60 Hz), diesel-elétrico e outros usos auxiliares como bombas, ampliando ainda mais seu campo de aplicação para embarcações que operam em vias navegáveis fluviais, como rios, canais e lagos.

Especificações técnicas do N67 G-Drive Marine Stage V
129 kWm
Certificação: Isento de IMO-Marpol (<130kW), Stage V (sem a necessidade de um ATS)
N.º de cilindros: 6L
Cilindrada [litros]: 6,7
Sistema de injeção: CR
Entrada de ar: TCA
Potência prime (capacidade de overload de 10%): 129 kWm @ 1500 rpm / 1800 rpm

C9 410 G-Drive Marine - Alta potência e densidade de torque combinadas com baixo consumo de combustível e TCO

Os motores Common Rail eletrônicos Cursor da linha G-Drive de velocidade fixa são caracterizados pela fácil manutenção, extrema eficiência, rigidez estrutural e baixas vibrações e ruídos, com as tecnologias de ponta do Cursor, que garantem alta confiabilidade e excelente desempenho.

O motor C9 G-Drive Marine, de 8,7 litros, abrange uma faixa de potência de 192 a 276 kWm na classificação de potência prime desenvolvida para uso ilimitado e com capacidade para uma overload de 10%, de acordo com a norma ISO 8528, juntamente com baixo consumo de combustível e baixo impacto ambiental. Este motor é apropriado para geradores integrados de até 270 KVA 50 Hz e 325 KVA 60 Hz.

Equipamentos avançados de diagnóstico facilitam a manutenção do motor, enquanto intervalos de até 600 horas de troca de óleo e filtro, minimizam o tempo de inatividade.

Para facilitar a instalação, o radiador de óleo, a bomba de óleo e a bomba de água foram integrados no design do motor, enquanto o circuito de blow-by é externo, para facilitar a manutenção. As opções incluem sistemas de escape, controle eletrônico de velocidade, TDP e conformidade com a homologação de classe RINA.

Especificações técnicas do C90 410 G-Drive
192-276 kWm
Certificação: IMO Marpol Tier 2 (Código Técnico Anexo VI da IMO 2008)
N.º de cilindros: 6L
Cilindrada [litros]: 8,7
Sistema de injeção: CR
Entrada de ar: TCA
Potência prime (capacidade de sobrecarga de 10%): 192, 230 kWm @ 1500 rpm / 242, 276 kWm @ 1800 rpm

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) que se dedica a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. Mais de 8.000 pessoas em dez unidades de produção e dez centros de P&D trabalham para a FPT Industrial, em todo o mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 até mais de 1.000 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 a 520 CV. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa extensa oferta e um forte foco nas atividades de P&D fazem da FPT Industrial uma líder mundial em sistemas de propulsão industriais e soluções.

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

STELLANTIS: GERALDO ALCKMIN REALIZA PRIMEIRO ABASTECIMENTO 100% COM ETANOL DE VEÍCULOS FLEX DURANTE VISITA AO POLO DE GOIANA.

Vice-presidente da República participou do lançamento da iniciativa que reduz cerca de 87% de emissões de CO2 na queima de combustível do primeiro abastecimento

A visita oficial do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e comitiva marcou nesta segunda-feira (2) o início do abastecimento com etanol dos carros com motorização flex produzidos pela Stellantis no Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco. Com isso, a Stellantis dá mais um passo rumo ao objetivo estratégico de desenvolver tecnologias e iniciativas para a descarbonização da mobilidade. A partir de hoje, os veículos com as motorizações T270 Flex e Turbo 270 Flex produzidos em Pernambuco passam a sair da fábrica abastecidos com etanol. Em 2025, a iniciativa será expandida para os polos automotivos de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Inicialmente, a ação será realizada com os modelos Jeep Renegade Flex T270 e Flex T270 4x4, Compass Flex T270 e Commander Flex T270, além da Fiat Toro Turbo T270 Flex. No próximo ano, a alteração de combustível acontecerá também com todos os veículos flex produzidos pela companhia.

“A Stellantis foi estabelecida com uma visão de mobilidade sustentável e está na vanguarda das discussões e ações em prol da sustentabilidade. Não à toa que o plano estratégico global da empresa prevê a completa descarbonização de todo o ciclo de produção até 2038, com uma redução de 50% já em 2030. Para atingir esse objetivo, a Stellantis está sempre buscando desenvolver estratégias para promover a mobilidade de baixo carbono e identificou que essa era mais uma mudança a ser feita para avançar com a descarbonização”, explica Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

A iniciativa, implementada nos veículos produzidos no Polo Automotivo de Goiana, reduzirá mais de 2,1 mil toneladas de CO2 emitidas na queima de combustível do primeiro abastecimento, o que representa uma diminuição de cerca de 87% em emissões.

“Ao abastecer o veículo na fábrica com etanol, a Stellantis está contribuindo para neutralizar as emissões de gases de efeito estufa nas unidades industriais e na cadeia de valor. Isso porque a nossa meta vai além da fabricação dos veículos, envolve todo o ciclo de vida, desde as matérias-primas até o final de vida do veículo”, pontua Cappellano.

Rota do etanol

A matriz energética brasileira é mais sustentável, devido ao uso de biocombustíveis e da geração de energia elétrica por meios renováveis. Esta característica da matriz energética abre para o país um leque de opções de soluções de mobilidade, em condições privilegiadas. Por isso, o etanol é um forte aliado na redução das emissões de CO2 no Brasil.

Quando considerado no ciclo de vida completo do automóvel, o uso do etanol é extremamente eficiente em emissões, uma vez que a cana-de-açúcar em seu ciclo de desenvolvimento vegetal absorve CO2, o que proporciona cerca de 60% de mitigação final do CO2 emitido quando comparado ao uso da gasolina.

O Brasil acumula mais de quatro décadas de tecnologia nesse combustível e possui uma imensa plataforma produtiva, logística e de distribuição já implantada. Além disso, a tecnologia flex fuel está presente em cerca de 80% a frota brasileira de veículos leves. Assim, o etanol se mostra como uma alternativa competitiva para a descarbonização no país.

A Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo com o objetivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos. É reconhecida por seu portfólio único de marcas icônicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está executando o Dare Forward 2030, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, com compensação de até um digito percentual das emissões restantes, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas.

Stellantis

EDSON GUIMARÃES É O NOVO CEO DA LOTS GROUP, EMPRESA DE SOLUÇÕES LOGÍSTICAS DO GRUPO SCANIA.

A LOTS Group, empresa de soluções logísticas do Grupo Scania, anuncia a chegada de Edson Guimarães como o novo CEO da companhia na região da América Latina. Com uma carreira sólida e com vasta experiência em otimização e gestão da cadeia de suprimentos em grandes empresas mundiais, Edson assume a liderança da empresa com o objetivo de potencializar a inovação junto a companhia e de posicionar a LOTS como provedora de soluções de logística de alto nível.

Edson Guimarães foi Associate Partner na McKinsey & Company, onde atuou durante os últimos dez anos liderando transformações de grande escala em diversos setores. Ele possui mestrado em Gestão de Cadeia de Suprimentos pelo MIT e uma pós-graduação em Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos. Essa combinação de formação e experiência posiciona Guimarães como um líder estratégico, pronto para guiar a LOTS Group em direção a novos patamares.

“Estou extremamente honrado em assumir o cargo de CEO da LOTS Group LATAM. Nossa prioridade será continuar a inovar e buscar soluções que não só atendam às necessidades de nossos clientes, mas que também contribuam para um futuro mais sustentável e seguro,” afirma Guimarães. Antes dele, Rafael Cincea, CFO da LOTS há seis anos, havia assumido o cargo de CEO interino por seis meses, período em que a empresa manteve seu ritmo de crescimento e implementação de novas tecnologias.

Segurança e sustentabilidade

Comprometida com a sustentabilidade, a LOTS planeja substituir, até 2027, toda a frota atual por veículos movidos exclusivamente a gás, em apoio às metas de redução de carbono do grupo Scania. “Estamos transformando o setor através de investimentos estratégicos em tecnologia de ponta. Apostamos fortemente em automação e veículos sustentáveis para nos destacarmos no mercado,” acrescentou Edson.

A empresa está alinhada com as principais tendências globais discutidas no Fórum Econômico Mundial e está implementando inteligência artificial e blockchain para revolucionar a cadeia logística. Essas inovações visam não apenas aprimorar a eficiência dos processos, mas também promover uma logística mais verde e sustentável. Ao oferecer soluções integradas e únicas em sua divisão de negócios, a LOTS está provocando o mercado com abordagens pioneiras e estabelecendo novos padrões para a indústria.

A segurança também continua sendo um elemento de destaque prioritário. Entre 2021 e 2023, a empresa reduziu em 50% o número de distrações nas frotas, como o uso de celulares, um dos principais fatores de acidentes no trânsito no Brasil. Em 2022, também foram registrados 5.400 casos de excesso de velocidade, índice que foi reduzido em mais de 92% segundo os dados acumulados do primeiro semestre de 2024.

Expansão

Desde a chegada ao Brasil em 2018, a LOTS experimentou um crescimento de 170%, expandindo a equipe de cinco para mil colaboradores e investindo mais de R$ 200 milhões na América Latina. Com a chegada de Edson Guimarães, a empresa visa alavancar o negócio de logística desenvolvendo soluções que combinam tecnologia e sustentabilidade para proporcionar uma performance diferenciada para seus clientes.

“Na nossa divisão de transporte, continuaremos a priorizar a segurança, manter altos padrões de qualidade e promover uma logística mais sustentável. Garantir que esses pilares estejam cada vez mais sólidos é fundamental para navegar pelas complexidades do setor de transporte no Brasil e na América Latina.” complementou Edson. O foco da corporação será fomentar parcerias baseadas na confiança, garantindo que nosso crescimento esteja alinhado com o sucesso de nossos clientes e permanecendo resilientes em uma indústria em rápida evolução.

Os próximos passos da LOTS vão ao encontro do objetivo de posicionar a empresa como um orquestrador na cadeia de suprimentos, criando um ecossistema resiliente, sustentável e colaborativo com soluções próprias e de parcerias estratégicas.

“Pretendemos gerar um impacto significativo para nossos clientes e para a sociedade, promovendo práticas como a economia circular, a logística reversa e o uso de combustíveis ambientalmente amigáveis, contribuindo assim para um futuro mais verde, com cadeias de suprimentos mais colaborativas e integradas,” concluiu Edson.

LOTS GroupFundada em 2016 na Suécia, a LOTS Group tem como missão promover soluções logísticas através da inovação, tecnologia e sustentabilidade. Através de imersões individualizadas e específicas à realidade de cada cliente, a empresa é capaz de identificar rapidamente oportunidades e implementar soluções que levam a otimizações logísticas significativas, como maior eficiência em custos e redução na emissão de CO2.

LOTS Group
Sherlock Communications

VOLUNTÁRIOS DA RENAULT DO BRASIL E PPG REVITALIZAM A PINTURA DE ESCOLA MUNICIPAL NO PARANÁ

Em celebração ao Dia Nacional do Voluntariado, o Instituto Renault e a PPG, fornecedor de revestimentos automotivos da Renault do Brasil, realizaram a revitalização da pintura da escola municipal Maria Leni de Bastos, em uma ação que reuniu 194 voluntários, entre colaboradores e acompanhantes da Renault do Brasil, da PPG e da comunidade.

A instituição de ensino atende diariamente 480 crianças matriculadas no ensino fundamental (1º ao 5º ano) e fica localizada na região da Borda do Campo, bairro onde estão sediadas as fábricas da Renault do Brasil, no Paraná. A escola recebe o apoio do Instituto Renault em campanhas de arrecadação de donativos e de voluntariado, como a campanha de arrecadação de material escolar realizada no início do ano letivo.

Para a revitalização do espaço foram doados 824 litros de Tintas Renner by PPG. A iniciativa integra o projeto Colorful Communities®, programa criado pela PPG para proteger e embelezar as comunidades nas quais a companhia mantém suas operações em todo o mundo. A horta e o jardim da instituição de ensino também foram atualizados e a uma grande parede lateral da escola foi coberta por um grafite com a temática lúdica e ambiental feita pelo artista local Gardpam.

O engajamento para ações voluntárias na Renault do Brasil acontece por meio do movimento #RenaultSolidária, que incentiva e apoia ações de doação e voluntariado pelos colaboradores da companhia. Em 2023, as ações de voluntariado beneficiaram 2.799 pessoas e arrecadaram 2,9 toneladas de donativos, direcionados para comunidades em situação de vulnerabilidade social.

“O Colorful Communities é uma expressão do nosso compromisso com a transformação positiva das comunidades em que atuamos. Estamos orgulhosos de nos unir novamente à Renault e ver a revitalização de mais uma escola, proporcionando um ambiente mais vibrante e estimulante para o aprendizado”, destaca Marizeth Carvalho, gerente geral da PPG para América Latina Sul.

“Estamos muito felizes em realizar junto com a PPG mais uma ação de voluntariado. Acreditamos no poder de transformação da educação e com o ambiente renovado e mais colorido, certamente as crianças terão mais motivação para aprender e se desenvolver”, destaca Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de comunicação na Renault do Brasil.

"Gratificante poder participar desta ação especialmente junto com meus familiares e com colegas da minha área. Iniciativas como essa nos engrandecem e contribuem para o impacto social promovido pelo Instituo Renault. Juntos somos mais fortes", reforça Fabiano Bortoli, Gerente Regional de Compras e voluntário na ação.

“Impossível expressar o tamanho da gratidão à Renault e à PPG por esta iniciativa incrível. A escola precisava há tempos de mais cor e vida, e nossos alunos agora têm uma maior motivação para aprender todos os dias. Temos certeza que isso vai refletir em seu aprendizado e que eles lembrarão deste dia para sempre”, afirma Adriana da Silva, diretora da escola Maria Leni.

Colorful Communities®

O programa Colorful Communities é uma iniciativa criada pela PPG para proteger e embelezar as comunidades nas quais a companhia mantém suas operações em todo o mundo. Para isso, a PPG doa seus produtos e conta com o apoio dos seus funcionários voluntários, que se comprometem com seu tempo e com a empresa para transformar espaços comunitários – que envolve desde pintar salas de aula até levar cor para playgrounds, maternidades e outras instituições. Desde 2015, a PPG executou mais de 470 projetos Colorful Communities, impactando mais de 8,2 milhões de pessoas em 50 países. Os esforços de engajamento comunitário da PPG e da Fundação PPG visam levar cor e brilho às comunidades da PPG ao redor do mundo. Em 2022, foram investidos 16,2 milhões de dólares para apoiar centenas de organizações em mais de 35 países. Ao investir em oportunidades educacionais, a PPG e a Fundação PPG contribuem para o fortalecimento atual da força de trabalho e para desenvolver os inovadores de amanhã em áreas relacionadas à revestimentos e manufatura. Além disso, incentiva os funcionários da PPG a multiplicarem seus impactos positivos em causas que são importantes para eles, apoiando seus esforços voluntários e as doações para a caridade. Clique aqui e saiba mais.

PPG: Nós protegemos e embelezamos o mundo®

Na PPG (NYSE: PPG), trabalhamos todos os dias para desenvolver e entregar as tintas, revestimentos e materiais em que os nossos clientes têm confiado há 140 anos. Com dedicação e criatividade, resolvemos os maiores desafios dos nossos clientes, colaborando estreitamente para encontrar o caminho certo a seguir. Com sede em Pittsburgh, operamos e inovamos em mais de 70 países e registramos vendas líquidas de US$ 18,2 bilhões em 2023. Atendemos clientes dos setores de construção, produtos de consumo, industrial e mercados de transporte e de reposição. Para saber mais, visite o site internacional da PPG ou o site da PPG Brasil. 
O logotipo da PPG e o We protect and beautify the world são marcas registradas da PPG Industries Ohio, Inc.

Renault do Brasil

Produzindo no Brasil desde 1998, a Renault do Brasil conta com 5 mil colaboradores duas fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de comerciais leves (CVU).

Oferecendo uma gama completa veículos como o Kwid, Stepway, Logan, Kardian, Duster, Oroch, Kangoo e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech, a Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos.

O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou 887.358. pessoas ao longo dos seus 13 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.

Instituto Renault

A estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Renault Group está incorporada ao propósito de performance e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social. Nos últimos 13 anos, já são 887.358 pessoas impactadas.

Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.

O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 100 mil pessoas desde 2002.

A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações para promover a geração de renda, a AMARB formou 496 pessoas em 2023 contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.

Outro projeto importante na região é o Geração Futuro Jovens Talentos, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, o Geração Futuro foi ampliado com o lançamento da versão Profissionalizante, um curso de mecânica automotiva em parceria com o SENAI Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais, dedicado aos moradores do bairro Borda do Campo. Juntos, os programas já formaram 565 pessoas desde 2019.

Na Segurança no Trânsito, a Renault promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo qual mais de 270 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.

Renault do Brasil