sexta-feira, 6 de setembro de 2024

SURPRESAS. UMA PIOR DO QUE A OUTRA. Por Marli Gonçalves.

Uma sequência de surpresas. Vamos lá, nos últimos dias (na verdade há tempos) a série de fatos aterradores, esquisitos, e com explicações esdrúxulas, se intensificou. Uma atrás da outra, variadas, com pitadas de terror, e até um certo humor, mas não dá para soltar gargalhadas com nossas gargantas secas e o ar irrespirável das estranhas e intensas queimadas, do clima descontrolado e seca histórica.

Ninguém replica. Ninguém explica. Apenas se aceita. Os assuntos morrem soterrados por outros e assim vamos caminhando, como se ninguém nos devesse qualquer explicação minimamente razoável de mais nada.

Começamos com uma internacional, Venezuela, onde obviamente ainda não será agora que removerão o ditador Maduro do poder. Não é que o maluco instituiu uma data nova para nada mais nada menos do que o Natal? Lá, por decreto, agora vai ser 1º de outubro, uma reles terça-feira. Mudou a certidão de nascimento de Jesus. Imagine o que mais pode vir de mente tão demente e perigosa.

A batalha X, do Elon Musk, versus o Brasil, escudado pelo STF, e que ninguém acreditaria há pouco que tiraria a rede do ar, surpresa! Tirou. E “tirada” continua. Novos êxodos estão sendo registrados, digitais, milhões seguindo para outros caminhos e redes como o BlueSky, da borboleta, e o Threads, da arroba. Praga do coitado do passarinho azul assassinado pelo bilionário quando comprou o Twitter?

No sábado, fim de tarde, um apagão atingiu por mais de duas horas uma boa parte da região central de São Paulo e Guarulhos. Breu. Explicação que apareceu: foi uma pipa que enroscou numa estação. Por acaso uma pipa com a rabiola de alumínio. Criancinhas danadas essas! Tudo parece tão normal quanto o uso da linha de cerol que já decepou a cabeça de muitos motociclistas. Assim ficamos. Até a próxima. Morte ou apagão. O assunto já morreu. Tem outra ação, constante: motoristas atropelam, matam, fogem, e invariavelmente quando pegos alegam não ter parado para prestar socorro por temerem violência, assalto ou sequestro.

O pau está comendo nas internas entre ministros do Governo Lula já faz é tempo, e pelos mais variados motivos, incluindo ciúmes, corrupção, benesses, fofocas, dedo de Janja. Transbordou. E uma grande, com sabor de escândalo. Denúncias de assédio sexual contra o ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida, e que envolveria Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial. (Sim, aqui temos ministros diferentes até para uma mesma causa geral). Espere guerra de versões, de egos, ataques e defesas, “investigações rigorosas”. Até agora, ao menos, bom que saibam: Silvio Almeida era mais bem visto e eficiente do que o apagado trabalho de Anielle.

Daqui a um mês, eleições municipais, prefeitos e vereadores. Em São Paulo a primeira vítima parece ser o marketing político, uma arte, mas que agora apenas gera campanhas de ódio, mentiras, absurdos, abusos e, claro, cenas hilárias. Vivi para ver, por exemplo, o sisudo tucano ex-deputado federal José Anibal, que concorre como vice de José Luiz Datena, andando para lá e para cá, com a aba do boné virada para trás, meio rapper. Tendo de ver o que há de pior aparecendo, o tal Marçal, enlameando a letra M com os dedinhos e bem escondido buscando jovialidade usando o boné como outdoor ambulante. No meio da campanha viajando para El Salvador – alguém me explique o que é que o maroto foi fazer por lá e nas cercanias?

Deve ter economia pesada na campanha dos vereadores do PL, partido do ex-presidente que ainda não decidiu qual barco vai, se do Nunes ou desse outro que até parece com ele tantas sandices. Na maquiagem. Repara que todos, todos, aparecem nos segundos usando o mesmo batom cor de laranja, o que os torna ainda mais estranhos do que já são, como se não bastassem os nomes e promessas que apresentam.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 

KARIN RÅDSTRÖN É A NOVA CEO DA DAIMLER TRUCK

O Conselho Administrativo da Daimler Truck Holding AG nomeou Karin Rådström como a nova CEO da empresa a partir de 1º de outubro de 2024, sendo nomeada para essa função até 31 de janeiro de 2029. Ela sucederá Martin Daum, que renunciará simultaneamente ao cargo de CEO, abrindo caminho para o próximo capítulo da transformação da empresa. Martin Daum permanecerá como membro pleno do Conselho até 31 de dezembro de 2024, para apoiar uma transição tranquila.

O Presidente do Conselho Administrativo da Daimler Truck Holding AG, Joe Kaeser, agradece a Martin Daum por suas conquistas excepcionais e compromisso em sua carreira de quase quatro décadas na Daimler. "Pessoalmente, e em nome de todo o Conselho, gostaria de agradecer a Martin Daum por seu compromisso e resultados excepcionais. Ele tem liderado a transição da Daimler Truck de uma divisão de conglomerado para uma empresa bem-sucedida listada no DAX de maneira eficiente. Assim, ele a conduziu por um dos períodos mais movimentados da história recente e tem sido o principal arquiteto do sucesso econômico e da reputação internacional da Daimler Truck. Sua dedicação à empresa, seus clientes e funcionários é notável. Ele é um 'caminhoneiro' de coração e alma. Martin Daum entrega uma empresa bem-sucedida e bem preparada para os desafios futuros.”

Iniciando sua carreira na Daimler-Benz AG em 1987, Martin Daum desempenhou um papel fundamental na formação do sucesso global da Daimler Truck. Como CEO da Daimler Trucks North America, ele desempenhou um papel crucial no crescimento dos negócios locais. Hoje, os negócios da empresa na América do Norte é um dos pilares da Daimler Truck.

Martin Daum

Desde que assumiu o cargo de membro do Conselho Administrativo da então Daimler AG para Caminhões e Ônibus em 2017, Martin Daum e sua equipe de liderança aumentaram significativamente as receitas e fortaleceram as margens, proporcionando maior flexibilidade para investimentos futuros. Sob sua liderança, a Daimler Truck liderou a transformação tecnológica com drivetrains baseados em baterias elétricas e hidrogênio.

Sua sucessora, Karin Rådström, ingressou no Conselho da Daimler Truck em 2021 e, desde então, tem sido responsável pelos negócios de Caminhões Mercedes-Benz. Em um curto período, a engenheira remodelou com sucesso a rentabilidade do segmento e avançou na transformação em direção à sustentabilidade. Com visão e espírito empreendedor, ela introduziu uma gama de novos caminhões elétricos e, juntamente com sua equipe, impulsionou o foco no cliente, levando a uma oferta de serviços aprimorada, ampliando a satisfação dos clientes com a marca. Antes de ingressar na Daimler Truck, ela supervisionou Vendas e Marketing como membro do Conselho Executivo na Scania, ocupando também a posição de Vice-Presidente Sênior, Chefe de Ônibus e Ônibus Rodoviários.

"Estamos encantados em contar com Karin Rådström, com seu excepcional conhecimento do setor e habilidades de liderança, como a nova CEO da Daimler Truck Holding AG. Ela provou que é capaz de avançar com sucesso na transformação de uma marca enquanto navega em um ambiente externo desafiador. Como verdadeira líder, Karin Rådström foi fundamental na criação de uma nova cultura de desempenho e no fomento ao empoderamento, diversidade e foco no cliente. Esses princípios são essenciais para que a Daimler Truck domine com sucesso a transformação da mobilidade e seja a primeira escolha de nossos clientes. Desejamos a ela e sua equipe grande sucesso e estamos ansiosos para continuar nossa colaboração", comenta Joe Kaeser.

Michael Brecht, Vice-Presidente do Conselho Administrativo da Daimler Truck Holding AG e Presidente do Conselho Geral dos Trabalhadores: “Como representantes dos trabalhadores, atuamos em sintonia e confiança com a Karin Rådström nos últimos anos. É importante para nós que a Daimler Truck sob sua liderança continue sendo uma empresa bem-sucedida e e preparada para o futuro. Para isso, os interesses dos funcionários e acionistas devem ser igualmente considerados. Isso é um pré-requisito para empregos seguros e de qualidade. Nossos sinceros agradecimentos e maior respeito vão para Martin Daum, que posicionou a Daimler Truck globalmente com grande cuidado. Ele alcançou conquistas excepcionais, levou a Daimler Truck à independência e sempre ouviu os interesses dos colaboradores."

Por enquanto, Karin Rådström continuará responsável pelos Caminhões Mercedes-Benz até que sua sucessão seja decidida.

As decisões do Conselho Administrativo descritas acima se aplicam à Daimler Truck Holding AG e, na mesma medida, à Daimler Truck AG.

Mercedes-Benz do Brasil

REVO FAZ ENTREGA DE NOVAS VIATURAS À GUARDA CIVIL METROPOLITANA DE SÃO PAULO

Em cerimônia realizada na quinta-feira (5), no Parque da Independência, em São Paulo, a REVO, maior empresa de adaptação veicular do Brasil, fez a entrega do primeiro lote de um total de 254 viaturas à Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. A licitação total inclui 220 veículos Citroën C3 Aircross Shine e 34 Toyota SW4.

Desenvolvidos pela equipe de Engenharia de Protótipos da empresa, o C3 Aircross e o SW4 foram locados pela CS Brasil, conforme licitação vencida, e receberam diversos aprimoramentos e adaptações específicas aplicadas pelo REVO para uso da GCM São Paulo.

A REVO produz uma linha completa de veículos especiais para diferentes finalidades de uso, como ambulâncias, viaturas para uso policial, frotas de transporte, caminhões especiais, veículos para combate a incêndios, lazer personalizado, veículos desenvolvidos para atividades vinculadas ao agronegócio e motocicletas especiais, além de contar com uma linha de produção interna para blindagens, além de veículos adaptados para verticais específicos da iniciativa privada.

O CEO da REVO, Flavio Padovan, celebrou a entrega das viaturas. “Estamos orgulhosos por ter atendido rigorosamente a todas as necessidades do Poder Público na transformação dessas viaturas, bem como no cumprimento dos prazos. A REVO caminha a passos largos para expandir cada vez mais sua atuação nesse nicho de veículos transformados no país”, explicou.

Alterações customizadas para as viaturas

Os modelos receberam dezenas de transformações. O Citroën C3 Aircross Shine, por exemplo, teve o porta-malas original substituído por um espaço apropriado para servir de compartimento para condução de preso, preservando a segurança de ocupantes e impedindo que haja acesso a qualquer outra peça móvel a quem está sendo transportado. O local é isolado do banco traseiro por um dispositivo confeccionado em chapa e tubos quadrados de aço carbono com espessura de 3 mm, contendo perfurações que permitam a circulação do ar no compartimento sem perder a resistência. O sistema de abertura da porta do compartimento traseiro recebeu proteção a fim de evitar que os infratores da lei que venham a ser conduzidos na viatura tenham acesso ou possam violá-lo.

Outros destaques que demarcam o resultado final do Citroën C3 Aircross Shine da GCM de São Paulo:
·      Para-choques de impulsão dianteiro e traseiro com reforço;
·      Estribos laterais reforçados;
·    Suporte para duas armas longas instalado no interior do veículo, compatível com carabina T4 calibre 556 e espingarda;
·      Dispositivo fixado entre os bancos do motorista e do passageiro para apoio de até duas armas de grosso calibre;
·      Sinalizador acústico visual fixo (sirene);
·    Sinalizadores luminosos composto por 24 refletores (8 direcionais frontais, 8 direcionais traseiros, 4 laterais na esquerda e 4 laterais na direita;
·      Módulo de controle de geração de efeitos luminosos para uso, inclusive, com o veiculado desligado;
·      Grafismo completo para identificação imediata da viatura padrão GCM;
·      Sistema completo de rádio de telecomunicação;
·      Capa de bancos;
·      Revestimentos de pisos;
·      Película escura dos vidros.

REVOMaior e mais tradicional empresa de adaptação veicular no país, a REVO possui capacidade instalada de 200 unidades/dia, com duas plantas no interior de São Paulo (Tatuí e Sorocaba), que totalizam 240 mil m2 de área. Dotada de um time de colaboradores altamente capacitado e com amplo portfólio de produtos e serviços homologados pelas principais montadoras, a REVO conta com o suporte da REAG Investimentos, uma das maiores gestoras de recursos independentes do mercado brasileiro.

REVO
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

HITECH ELECTRIC LANÇA NOVA LINHA DE UTILITÁRIOS 100% ELÉTRICOS DE TRANSPORTE URBANO

NewDelivery Refrigerated

Linha NewDelivery chega ao mercado com três diferentes modelos de veículos – NewDelivery Refrigerated, NewDelivery Box e NewDelivery PickUp –, proporcionando performance elevada, mais espaço, maior segurança, acabamento superior e preço competitivo.

A Hitech Electric, empresa brasileira de eletromobilidade, acaba de atualizar seu portfólio com o lançamento do NewDelivery, sua nova linha de utilitários 100% elétricos de transporte urbano que chega ao mercado com três diferentes veículos: o NewDelivery Refrigerated, com baú traseiro fechado e refrigerado; o NewDelivery Box, com báu traseiro fechado sem refrigeração, e o NewDelivery PickUp, com traseira aberta. 

A nova linha da Hitech Electric proporciona performance elevada, mais espaço, maior segurança (com freios ABS), acabamento superior e preços ainda mais competitivos, sendo uma evolução da linha anterior e.coDelivery. Os novos veículos estão com valores limitados de pré-venda a partir de R$ 88.990.

Os novos modelos de veículos NewDelivery possuem versões com caçamba ou baú de 3m³, com capacidades de carga que variam conforme a versão: o New Delivery Box suporta até 500 kg, o New Delivery Refrigerated tem capacidade de até 400 kg, e o New Delivery PickUp oferece capacidade de até 500 kg. 

New Delivery Box

Essas características tornam os veículos ideais para o transporte de uma variedade de mercadorias. Além disso, possuem bateria de 11,5 kW ou 23 kW, que proporciona uma autonomia de até 130 km ou até 260 km, respectivamente, a depender de sua versão, tornando-os opções sustentáveis e econômicas para entregas urbanas. O foco em eficiência energética e sustentabilidade dos modelos da marca alinha-se às tendências globais de redução de emissões de carbono e do uso de veículos elétricos.

New Delivery PickUp

“A Hitech Electric é pioneira na indústria brasileira de eletromobilidade, com veículo uitiliário 100% elétrico, inclusive sendo um dos únicos players atuais que produz e monta veículos elétricos aqui no Brasil, utilizando também tecnologia e mão de obra nacionais”, relembra Rodrigo Contin, CEO da Hitech Electric. “Com a linha NewDelivery, reforçamos nosso pioneirismo e nossa veia inovadora com o desenvolvimento de novos produtos que atendem as necessidades específicas do mercado, além de contribuir para a evolução do setor de logística urbana nacional ao oferecer uma alternativa eficiente, sustentável e extremamente competitiva para empresas de diversos segmentos, inclusive, para aquelas que trabalham com cargas refrigeradas”.

NewDelivery Refrigerated

O NewDelivery Refrigerated foi projetado para suprir as demandas crescentes do setor logístico, especialmente nas áreas urbanas, para o transporte de cargas refrigeradas, oferecendo design compacto, alta eficiência energética e características exclusivas que atendam às necessidades específicas de produtos que exigem controle de temperatura ao serem transportados, como alimentos perecíveis e produtos farmacêuticos. O sistema de refrigeração, original de fábrica do veículo, garante a qualidade e a integridade das mercadorias durante todo o percurso.

Os modelos NewDelivery PickUp, NewDelivery Box e NewDelivery Refrigerated estão disponíveis por R$ 88.990, R$ 94.930 e, R$ 138.490, respectivamente, nas condições especiais e exclusivas de pré-venda. Consulte mais informações no site Hitech-e (www.hitech-e.com.br).

A Hitech Electric faz parte do programa de Corporate Venture Capital (CVC) da Positivo Tecnologia – empresa brasileira de tecnologia que é parceira estratégica e investidora tecnológica da startup –, que aporta recursos em startups com atuação ou operação na Amazônia Ocidental.

Hitech Electric: Empresa fundada em 2017 pelo engenheiro mecânico Rodrigo Contin, a Hitech Electric oferece produtos e soluções em mobilidade elétrica para o transporte de mercadorias no chamado last-mile elétrico. Possui fábrica e centro de distribuição em Campo Largo-PR, com linha de montagem nacional para todos seus modelos, entre utilitários, caminhões compactos e VUCs (veículo urbano de carga). Além de impulsionar a expansão da indústria no Brasil, seus modelos trazem também outra vantagem ao meio ambiente: emissão zero de carbono. Clique aqui e visite o site.

Hitech Electric
DRONE Comunicação

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

GUERINO SEISCENTO INICIA PARCERIA COM A CAIO AO ADQUIRIR 15 ÔNIBUS DO MODELO APACHE VIP V

A Viação Guerino Seiscento realizou recentemente sua primeira compra de produtos da Caio, adquirindo 15 unidades do Apache Vip, o urbano mais vendido do Brasil. Esses ônibus vão rodar no transporte coletivo dos municípios do centro oeste paulista.

O representante de vendas da Caio na região, Antônio Sacomani, destaca a importância da sinergia entre a fabricante e a viação: “Oferecer aos clientes produtos de qualidade, conforto e segurança é o diferencial da Caio. Por isso, somos gratos a essa parceria com a Guerino, viação que também se compromete com o transporte eficiente, confortável e seguro de passageiros”.

João Carlos Seiscento, sócio diretor da Guerino, destaca a satisfação da viação com a recente aquisição e comenta sobre os próximos passos na parceria com a Caio: “Estamos muito felizes com a compra desses 15 Apache Vip. Diante da qualidade e do tempo recorde de entrega, já estamos nos programando para adquirir mais 10 ônibus da marca”.

Apache Vip

Os 15 ônibus adquiridos são da quinta geração, possuem 12,735 metros de comprimento e capacidade total para 74 passageiros. As unidades foram encarroçadas sobre chassis da Mercedes-Benz OF-1721 L/59 com suspensão pneumática, garantindo comodidade e evitando solavancos durante o trajeto.

Com motorização e embarque dianteiro os veículos foram equipados com três portas, dianteira, central e traseira do lado direito da carroceria. A dianteira e a traseira são do tipo fole com acionamento pneumático e a central sedan com acionamento manual.

As poltronas são estofadas, seguindo o modelo turismo com pega-mão. Dos 38 assentos, cinco são reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos.

Outros itens de acessibilidade são o elevador semiautomático hidráulico, embutido na carroceria abaixo da porta central, e o espaço exclusivo para cadeirante ou pessoa com deficiência visual, acompanhada por cão-guia.

As tecnologias embarcadas dos ônibus incluem ar condicionado, catracas eletromecânicas, bloqueadores de portas (original do chassi), alarme de ré com atenuador noturno, tomadas USB, iluminação interna em led, pontos para a instalação de microcâmeras, validador, preparação para sistema wi-fi e GPS na central elétrica e um itinerário eletrônico frontal.

CaioHá mais de 78 anos, a Caio é referência em soluções para a mobilidade, oferecendo aos operadores ônibus urbanos com o melhor custo-benefício e para os passageiros, condições dignas e seguras de transporte. A Caio preza por oferecer serviços personalizados, atendendo a todos os clientes de forma ágil e com excelência em assistência técnica, disponibilidade de peças de reposição, além do fornecimento de manuais de garantia, operação e manutenção.

Grupo Caio

VEÍCULOS PLUG-IN COMPLETAM UM ANO NA LIDERANÇA DAS VENDAS DE ELETRIFICADOS LEVES NO BRASIL

Interiorização da eletrificação avança no Nordeste, Norte e Centro-Oeste

O mercado brasileiro de eletromobilidade continua em expansão, com destaque para os veículos plug-in (com recarga externa), que lideram as vendas do segmento há 12 meses seguidos. Em agosto, as vendas foram de 14.667 veículos eletrificados leves, o que representa um aumento de 57% em comparação com agosto de 2023 (9.351) e uma pequena queda de 4% sobre julho (15.312). No acumulado de janeiro a agosto de 2024, o mercado emplacou 109.283 eletrificados leves, com aumento de 123%, sobre o mesmo período de 2023 (49.052).

Infraestrutura

O crescimento das vendas tem aquecido toda a cadeia produtiva, principalmente a de infraestrutura de recarga. No Brasil, segundo dados da Tupi Mobilidade, empresa associada à ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico, já estão disponíveis 10.622 pontos de recarga públicos e semipúblicos até agosto. Desse total, 89% são do tipo AC (9.506), de carga lenta, e 11% do tipo DC (1.109), de carga rápida.

Desde o início da série histórica da ABVE (2012) até agosto de 2024, o Brasil já contabiliza 329.714 eletrificados leves em circulação de todas as tecnologias (BEV, PHEV, HEV, HEV flex e MHEV). Desses, pelo menos 181.477 são elétricos plug-in (BEV e PHEV).

A participação dos eletrificados sobre o total de veículos leves vendidos no mercado doméstico brasileiro em agosto (automóveis e comerciais leves) foi de 6,6% em agosto. Esse percentual manteve a média de market share dos eletrificados, em torno de 7% ao longo ao ano.

Interiorização

Os números de agosto indicam também que a eletromobilidade segue avançando nas diferentes regiões do país e se dirigindo para as cidades do interior.  Os eletrificados, que antes eram vistos somente nas capitais, já são encontrados em outros municípios. Apesar de a liderança em vendas de eletrificados continuar no Sudeste (46%), houve uma retração de 3 pontos percentuais nessa região em relação a julho. Já o Nordeste cresceu 2 pontos (16%), enquanto as regiões Norte (4%) e Centro-Oeste (15%) aumentaram um ponto percentual cada uma.

Os 70 municípios que mais comercializaram eletrificados em agosto representaram 76% (11.125) das vendas totais (14.667), sendo 70% nas capitais (7.725) e 30% nas cidades do interior (3.400).

Confiança

“A eletrificação segue num ritmo forte em todo o Brasil e a interiorização da eletromobilidade continua avançando”, comemorou o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “Esse crescimento constante mostra que o veículo elétrico ganha cada vez mais a confiança do consumidor brasileiro”, acrescentou.

Além do aumento da infraestrutura de recarga, a maior oferta de modelos de eletrificados leves também contribui para a evolução do mercado. De janeiro a agosto de 2024, o mercado brasileiro de eletrificados disponibilizou 320 modelos de diferentes tecnologias (BEV, PHEV, HEV, HEV flex e MHEV), produzidos por 46 montadoras, com destaque para BYD, GWM, Toyota e Volvo.

Os elétricos leves plug-in, com recarga externa (BEV+PHEV), contribuíram com 66% da oferta de modelos no período (211). Já os híbridos (HEV, HEV Flex e MHEV), com 34% (109). O tipo preferencial de eletrificado escolhido pelo consumidor brasileiro são os SUVs, que detêm 61% do mercado, seguido pelos Hatch pequenos, com 28%.

Tecnologias

Há 12 meses, desde agosto de 2023, os veículos plug-in (BEV movidos 100% a bateria e PHEV híbridos) estão na liderança da participação de mercado dos veículos eletrificados, consolidando assim uma tendência que mudou esse mercado no Brasil. Em agosto de 2024, o mercado comercializou 5.115 BEV, ou 35% do total do segmento. Na comparação com julho, o crescimento foi de 8,8%. Em relação a agosto de 2023 (1.167), o aumento foi excelente: + 338%.

Já os PHEV (híbridos plug-in) fecharam o mês de agosto com 5.781 unidades vendidas e uma participação de 39% sobre as vendas totais. Em relação a julho (6.659), houve uma queda de 13%. Na comparação com agosto de 2023 (3.700), um aumento de 56%. Os HEV convencionais (elétricos híbridos não plug-in, a gasolina ou diesel) ficaram com 9% dos emplacamentos em agosto (1.323). Os HEV Flex, com 11% (1.604), e os micro híbridos MHEV, com 6% (844).

No acumulado de 2024 (janeiro a agosto), a participação de mercado dos eletrificados por tecnologia é a seguinte:
- BEV: 41.022 (37,54%)
- PHEV: 35.736 (32,7%)
- HEV: 9.694 (9,0%)
- HEV FLEX: 14.298 (10,9%)
- MHEV: 8.533 (5,8%)

Municípios e Estados

As cidades que mais emplacaram veículos leves eletrificados em agosto de 2024 foram:
1º São Paulo: 1.927
2º Brasília: 1.390
3º Rio de Janeiro: 558
4º Curitiba: 467
5º Belo Horizonte: 444

No processo de interiorização dos veículos leves eletrificados (excluídas as capitais), os municípios que mais se destacaram em agosto foram:
1º Campinas/SP: 339
2º Cariacica/ES: 189
3º Ribeirão Preto/SP: 112
4º São José do Rio Preto/SP: 106
5º Barueri/SP: 103

Estados que mais emplacaram eletrificados leves em agosto 2024:
1º São Paulo: 4.624
2º Distrito Federal: 1.390
3º Paraná: 1.016
4º Santa Catarina: 969
5º Rio de Janeiro: 871

ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico
Grupo Printer Comunicação

FÓRMULA CEFAST, APOIADA PELA FPT INDUSTRIAL, É NOVAMENTE CAMPEÃ DA SAE BRASIL.

Equipe do CEFET-MG liderou provas de Design, Aceleração, Autocross e Enduro na 20ª Competição Fórmula SAE BRASIL e representará o Brasil na SAE International em 2025.

Quatro primeiros lugares, muita dedicação e energia de sobra para as próximas provas. Apoiada pela FPT Industrial, a equipe Fórmula Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), é uma das vencedoras da 20ª Competição Fórmula SAE BRASIL, campeonato que estimula estudantes de engenharia a colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula no desenvolvimento de um veículo monoposto do tipo Fórmula. A equipe conquistou em Piracicaba (SP) seu quinto título na Fórmula SAE BRASIL, com a primeira posição no pódio na categoria Combustão, consagrando um sucesso incentivado pela FPT Industrial.

A Fórmula Cefast liderou as provas de Design (avalia arquitetura do projeto de engenharia do carro), Aceleração, Autocross (dirigibilidade do carro, aceleração e frenagem) e Enduro (desempenho, durabilidade e confiabilidade).

Arthur Afonso, gerente de Suspensão da equipe, contam que os dias de provas foram intensos. Os avaliadores são engenheiros já formados na área, que exigem bastante da equipe, composta por 36 alunos, das áreas de engenharia mecânica, elétrica, produção civil, computação e ensino médico do CEFET. "Na dinâmica entre colocar o carro para rodar, fazer ajustes e retornar, é preciso treinar a equipe para fazer mudanças rápidas", revela.

Monoposto ES-14 recebeu uma série de melhorias, impulsionando inovação e criatividade.

Em relação ao carro de 2023, o protótipo deste ano, o ES-14, recebeu uma série de melhorias no pacote aerodinâmico. "A asa dianteira do carro mudou completamente. Na asa traseira adicionamos componentes aerodinâmicos. Também trocamos os assoalhos. A partir disso conseguimos fazer a atualização conforme a necessidade", explica Heitor Morais, chefe de Aerodinâmica.

Os testes realizados com os equipamentos cedidos pela FPT Industrial, bem como as provas de dinamômetro de motor, ajudaram muito o time a desenvolver o design dos coletores de admissão e escapamento do monoposto. “Com isso, também conseguimos aprimorar a calibração do motor, o que ajudou a batermos o recorde nacional da prova de aceleração, com o tempo de 3,84s para percorrer 75 metros”, diz Fernanda Rocha, que assumiu o posto de capitã da equipe. “Esse carro foi um marco na história da equipe, por ser projetado e construído em pouco tempo, o que permitiu a realização de inúmeros testes no protótipo”, acrescenta Arthur.

Fernanda conta que anteriormente não era interessada em carros, mas ao entrar na área de Projeto da Fórmula Cefast, descobriu o que queria fazer na minha vida. "Comecei a estudar muito o desenvolvimento de motor, por meio de modelos computacionais. Agora me tornei capitã na equipe, o que me deixa muito animada". Para ela, participar da equipe também é uma "experiência única na vida".

Repetindo a façanha de 2023, a equipe mineira voltará a representar o Brasil na competição mundial promovida pela SAE International em Michigan, nos Estados Unidos, em maio de 2025. Os carros Fórmula SAE surgiram por lá em 1981. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho.

"Temos grande chance de ficar no top 5, muito bem colocados, com os valores de aceleração e tempos de volta que o nosso carro fez no Brasil", espera Fernanda.

FPT Industrial: impulsionando o universo acadêmico.

A gerente de Marketing e Comunicações da FPT Industrial para América Latina, Bárbara Loureiro, aponta que a inovação é um dos pilares de atuação da marca. Como parte de uma jornada para promover uma sociedade mais sustentável, a FPT Industrial promove, além do apoio à Fórmula Cefast, parcerias com instituições como o Grupo ANIMA, e o Programa Educar FPT, fornecendo treinamento técnico à estudantes na fábrica de Sete Lagoas (MG).

"As iniciativas abrem as nossas portas para os estudantes, compartilhando conhecimento, impulsionando aprendizado, experiência e novas ideias", diz Loureiro. "Acreditamos que a tecnologia, aliada a profissionais de ponta, proporcionarão um futuro ainda mais sustentável”.

Raio-X

Carros da Fórmula SAE
Monopostos com motor quatro tempos a combustão, com cilindrada de até 710 cm³

20ª Competição Fórmula SAE BRASIL
70 equipes inscritas, sendo 66 brasileiras de 12 estados + DF + 4 equipes estrangeiras

FPT Industrial 
Rede Comunicação de Resultado

STELLANTIS ANUNCIA INVESTIMENTOS PARA UMA NOVA FAMÍLIA DE VEÍCULOS E UM NOVO MOTOR NO POLO AUTOMOTIVO DE CÓRDOBA, NA ARGENTINA.

Polo Automotivo Stellantis de Córdoba receberá US$ 385 milhões para o desenvolvimento de uma nova família de veículos, novos componentes e novo motor. Este anúncio também prevê a instalação do fornecedor estratégico Suramericana em Córdoba.

A Stellantis confirma a importância da Argentina para o plano estratégico global Dare Forward 2030 com novos projetos para o país. Os US$ 385 milhões anunciados nesta quinta-feira (5) representam o montante mais significativo da indústria automotiva argentina em 2024. O investimento será destinado diretamente para o Polo Automotivo Stellantis de Córdoba, fundamental para desenvolvimento estratégico da Stellantis na América do Sul.

A Stellantis é a única montadora que possui duas plantas que produzem automóveis na Argentina (Córdoba e El Palomar), cada vez mais preparadas para projetar, desenvolver e produzir os automóveis mais modernos da região, expandindo seus negócios, reafirmando o valor de suas marcas icônicas e, o mais importante, atendendo às necessidades de seus clientes.

No Polo Automotivo Stellantis de Córdoba é fabricado o carro mais vendido dos últimos três anos no mercado argentino, o Fiat Cronos, fruto de um trabalho árduo que tornou o modelo competitivo, e um dos mais exportados para a região, especialmente para o Brasil, onde também é líder do segmento.

Esse novo investimento de US$ 385 milhões será utilizado para o desenvolvimento de uma nova família de veículos, novos componentes e um novo motor, e na contratação de colaboradores, dos quais 50% serão mulheres, em linha com o compromisso da empresa com o pilar de diversidade e inclusão.

Do ponto de vista de sustentabilidade, a produção dos novos veículos, peças e motores, será realizada com a utilização de energias renováveis para todos os processos produtivos em Córdoba.

Com objetivo de expandir a indústria local e desenvolver produtos sustentáveis, os novos projetos foram pensados para que sejam exportados em grandes volumes, levando a produção do país para os mercados sul-americanos.

Esse investimento também prevê a instalação do fornecedor estratégico Suramericana no Polo Automotivo Stellantis de Córdoba, permitindo que os veículos produzidos pela empresa tenham o maior índice de conteúdo local entre as diferentes montadoras. Este fornecedor soma-se a muitos outros, já instalados nas imediações do Polo, conferindo mais competitividade e posicionando o Polo de Córdoba como uma fábrica de padrão global, capaz de produzir o que for exigido pelo mercado.

“É com orgulho que anunciamos esse novo investimento para o Polo Automotivo Stellantis de Córdoba, uma planta fundamental para o desenvolvimento estratégico da empresa na América do Sul. Os números confirmam que a Stellantis investe em projetos sustentáveis, que se tornam produtos bem-sucedidos e valorizados por nossos clientes. Por isso, continuaremos investindo na Argentina e em toda a região", afirmou Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul.

Investimentos recordes na América do Sul

O anúncio feito na Argentina representa mais um passo do maior investimento da história do setor automotivo na região: serão mais de R$ 32 bilhões para o Brasil e a Argentina entre 2025 e 2030, para impulsionar o lançamento de 40 novos produtos, 8 powertrains, bem como o desenvolvimento das novas tecnologias Bio-Hybrid, tecnologias inovadoras de descarbonização em toda a cadeia de suprimentos automotivos e novas oportunidades estratégicas de negócios.

Este investimento reforça a liderança da Stellantis na região, fortalece a indústria local e acelera o plano estratégico Dare Foward 2030, posicionando a empresa como líder da mobilidade limpa, segura e acessível no Brasil e na América do Sul.

Stellantis

JEFFERSON KOHLER É O NOVO GERENTE DA ÁREA COMERCIAL DE PÓS-VENDA DA VOLVO CE

O executivo será responsável pela continuidade da expansão de serviços na rede de distribuidores da Volvo Construction Equipment em toda a América Latina. Com o objetivo de multiplicar, a Volvo CE tem desenvolvido soluções como inteligência de negócios, e-commerce de peças, telemática e soluções digitais.

Kohler é graduado em Desenho Industrial com especialização em Projeto do Produto pela PUC-PR. Tem pós-graduação em Marketing e MBA em Gestão Empresarial. O executivo acumula vinte anos na indústria de máquinas agrícolas, de implementos rodoviários e de construção, tendo ocupado diferentes posições em empresas multinacionais, nas áreas de marketing, comercial, desenvolvimento de rede de distribuição e administração de vendas.

"A Volvo CE têm um pós-venda aprimorado, com altos índices de satisfação. Vou aplicar minha experiência no setor para dar continuidade à transformação que estamos passando em nossa indústria, aprimorando nossos serviços. O foco é sempre a disponibilidade das máquinas e o sucesso dos clientes por meio de produtos e serviços conectados", assegura Kohler.

Volvo Construction EquipmentReferência em equipamentos de construção de alta tecnologia e qualidade, a Volvo CE destaca-se no setor global de máquinas, incluindo máquinas elétricas como parte de seu compromisso ambiental. Com forte presença na América Latina e negócios em diversos países, tem como principais mercados Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México. Focada em qualidade e inovação, a marca investe em soluções que maximizam a produtividade, como o Uptime Center, que monitora remotamente o desempenho das máquinas com alta tecnologia embarcada. Esse suporte garante o elevado desempenho dos caminhões articulados, carregadeiras, escavadeiras e compactadores de solo da marca.

Grupo Volvo América Latina

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

STELLANTIS REGISTRA RECORDE DE VENDAS NA 47ª EXPOINTER 2024

A participação na Expointer 2024 foi marcada por um crescimento de 37% em relação ao ano passado. O público teve a chance de conhecer a gama de modelos das marcas Fiat, Jeep e Ram.

Jeep Renegade

A Stellantis celebrou mais uma participação de sucesso na 47ª Expointer, considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina. Durante nove dias, o evento atraiu 662 mil visitantes e contou com a participação de 2.067 expositores. A Stellantis aproveitou a oportunidade para exibir diferentes produtos e registrou recorde de vendas e um crescimento expressivo de 37% comparado a 2023 nas três marcas presentes: Fiat, Jeep e Ram.

Fiat

Fiat Strada

A Fiat alcançou um crescimento de 44% em relação à edição anterior da feira. A Strada, líder do mercado nacional, foi o modelo com o maior número de vendas, seguida pela Toro, Argo, Mobi e Titano.

A marca apresentou pela primeira vez o Argo Endurance e expôs praticamente toda a sua gama, incluindo a Linha Professional com Fiorino, Scudo e Ducato, além dos modelos Pulse Abarth e Fastback Abarth.

Jeep

Jeep Wrangler

A Jeep, referência em SUVs, teve um crescimento de 30% em relação ao ano anterior e o Renegade foi o destaque em vendas, seguido pelos modelos Compass, Commander e do Wrangler, lançado recentemente no Brasil com um visual renovado, e que, além do resultado positivo em vendas, atraiu a atenção dos visitantes.

Ram

Rampage

A Ram obteve um crescimento de 11% em relação a 2023. A Rampage se destacou como o modelo mais vendido, seguida pela 3500, 2500 e 1500. A Ram também foi patrocinadora da Final do Freio de Ouro, realizada no último final de semana da Expointer, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), e os vencedores desfilaram na 1500 Limited.

A Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo com o objetivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos. É reconhecida por seu portfólio único de marcas icônicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está executando o Dare Forward 2030, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, com compensação de até um digito percentual das emissões restantes, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas

Stellantis

PHINIA FAZ SUA ESTREIA NA AUTOMECHANIKA FRANKFURT COM NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Líder em equipamento original e produtos de reposição estará presente na Automechanika Frankfurt entre 10 e 14 de setembro de 2024

A PHINIA, líder em sistemas de combustível premium, sistemas elétricos e produtos de reposição, se juntará aos líderes globais do mercado de reposição automotiva no maior evento do setor – a feira Automechanika Frankfurt - que acontecerá na Messe Frankfurt, entre 10 e 14 de setembro. Essa é a primeira vez que a PHINIA estará presente neste importante evento de pós-venda desde o seu lançamento como empresa independente, em julho de 2023. O grupo estará presente com as marcas: Delphi, Delco Remy e Hartridge.

Localizada no Hall 4, estande D51, a PHINIA apresentará uma variedade de atividades e tecnologias demonstrando seu compromisso em estar focada no presente e pronta para o amanhã. Líder no mercado de reposição, a companhia exibirá uma série de novos produtos de direção, suspensão, frenagem - incluindo pastilhas de freio para veículos comerciais leves, e sensores NOx Delphi- e uma nova gama de motores de partida e alternadores da marca Delco Remy. A Delphi também apresentará seu mais recente desenvolvimento para ferramentas de diagnóstico: um hub central que permite aos técnicos acesso mais rápido a dados e informações.  Isso possibilita realizar diagnósticos com mais rapidez e em maior volume, ao mesmo tempo em que maximiza a eficiência e aumenta a lucratividade, como a parte de seu portfólio líder de mercado em soluções para oficinas.

Os visitantes também terão a oportunidade de se juntar à PHINIA para vivenciar "The Journey Forward": uma jornada cinematográfica através de 125 anos de experiência coletiva no coração da indústria automotiva e um vislumbre das futuras inovações que virão.

Vários representantes importantes das equipes globais da corporação estarão no estande durante todo o evento, dando aos participantes a oportunidade de ouvir a liderança sênior sobre a visão da empresa, estratégia de pós-venda e os sucessos do negócio:

- 10 de setembro, 16h: Refletindo o tema da Automechanika para 2024, “Conduzindo a Transformação”’, Todd Anderson, Diretor de Tecnologia da PHINIA, conduzirá uma discussão sobre o caminho da indústria para a economia livre de CO² e propulsão com baixo teor de carbono.

- 11 de setembro, 13h: Juan Thomaz, Vice-Presidente e Gerente Geral de Aftermarket da Europa, Oriente Médio e África (EMEA) e Neil Fryer, Vice-Presidente e Gerente Geral Global de Aftermarket apresentarão uma visão geral da PHINIA, sua estratégia de pós-venda e os mais recentes lançamentos de suas principais marcas de reposição, Delphi, Delco Remy e Hartridge.

- Também serão apresentadas soluções para oficinas e demonstrados os recursos de ferramentas de diagnóstico no AGORA, no espaço H10. Nele, acontecerão, diariamente, competições com reparadores, para troca de pastilhas de freio e discos no menor tempo possível. Haverá vencedores diários e um grande prêmio para o aplicador mais rápido do evento.

"Aproveitamos mais de um século de experiência no setor, combinada com tecnologia avançada para trazer soluções líderes, que definem a indústria para o mercado automotivo global", disse Fryer. "Nosso foco vai muito além da transição dos combustíveis futuros, chegando até ao nosso compromisso de manter os veículos funcionando de forma mais eficiente hoje e além. Estamos entusiasmados em mostrar nossas capacidades e inovações, líderes de mercado, na Automechanika Frankfurt e participar pela primeira vez deste prestigiado evento como PHINIA."

A PHINIA é líder de mercado e fornecedora independente de soluções e componentes de alta qualidade com mais de 100 anos de experiência em fabricação e relacionamentos com o setor, com um forte portfólio de marcas que inclui Delphi, Delco Remy® e Hartridge. Com 13.200 funcionários em 44 locais em 28 países, com sede em Auburn Hills, Michigan, EUA. Trabalhando em veículos comerciais e aplicações industriais (caminhões pesados e médios, construção fora de estrada, aplicações marítimas, agrícolas e industriais) e veículos leves de passageiros, caminhões, vans e veículos utilitários esportivos, desenvolvemos sistemas de combustível e peças de reposição que mantêm motores de combustão operando com máximo desempenho, do modo mais limpo e eficiente possível, ao mesmo tempo em que investimos em futuras tecnologias que irão liberar o potencial de combustíveis alternativos. Ao fornecer o que o mercado precisa hoje para se tornar mais eficiente e sustentável, ao mesmo tempo em que desenvolvemos produtos e soluções inovadores para um amanhã mais limpo, somos o parceiro de escolha para uma gama diversificada de clientes industriais e de aftermarket, ao impulsionar nossa jornada compartilhada rumo a um futuro neutro em carbono e livre de carbono.

PHINIA
Grupo Printer Comunicação

GULF OIL: EVENTO DE MÚSICA E AUTOMOBILISMO MARCA O PRIMEIRO ANO DA EMPRESA NO BRASIL.

O Gulf Speed Festival que acontecerá no dia 29 de setembro, em São Paulo, com o apoio da Williams Racing, celebra a longa tradição da marca nas pistas e é um reconhecimento aos fãs, que ao longo de gerações, têm mantido e fortalecido seu legado de tradição e inovação no esporte a motor. 

Entre as principais atrações, Alex Albon, piloto da equipe de Fórmula 1 da Williams Racing, apresentará ao público brasileiro o carro com a pintura "Bolder than bold", escolhida pelos entusiastas da Gulf e que estreou no Grande Prêmio de Fórmula 1 de Singapura no ano passado.

A parceria entre a Gulf Oil e a Williams Racing entra em seu segundo ano, já marcada por conquistas significativas. Para apoiar a celebração da expansão da Gulf Oil, na América Latina, no primeiro aniversário da sua subsidiária brasileira, a Williams Racing, trará o carro com a pintura especial da Gulf, com Alex Albon ao volante, para se apresentar no Gulf Speed Festival. O evento reforça o compromisso da Gulf em buscar cada vez mais envolvimento com o público, oferecendo conteúdo exclusivo e experiências imersivas, aproximando ainda mais os fãs da ação.

A Gulf tem uma longa história no automobilismo, reconhecida por suas cores icônicas - o laranja e azul de seu logotipo - e presença expressiva em competições desde a década de 1960. A histórica vitória em Le Mans é um dos exemplos que consolidaram o status da Gulf como uma lenda nas corridas. Com a parceria com a Williams Racing, a Gulf retornou ao grid da Fórmula 1, trazendo, mais uma vez, sua marca à principal categoria do automobilismo mundial.

Uma experiência de velocidade e entretenimento

O Gulf Speed Festival promete uma experiência completa para os entusiastas do automobilismo e da música. O público terá a oportunidade de interagir com simuladores de F1 e participar de ativações que aproximam os fãs do universo Gulf. O ponto alto será a performance de Alex Albon, piloto da Williams Racing, que fará exibições com o carro da equipe, com a pintura "Bolder than Bold", edição limitada, escolhida por votação dos fãs, e que foi usada no Williams F45 nos Grandes Prêmios de Singapura, Japão e Catar, no ano passado.

O evento também trará atrações que mesclam música e esporte, com shows da dupla sertaneja Israel e Rodolffo e do DJ Dubdogz. As ativações de marca, paradas temáticas e outras surpresas também fazem parte da programação.

Gulf Oil Brasil: Um Ano de Expansão

Completando um ano de operação no país, da Gulf Oil Brasil, subsidiária da Gulf Oil International, vem rapidamente se consolidando no mercado nacional.

Desde a aquisição de uma planta própria em Iperó (SP), a empresa tem investido na produção local de lubrificantes e produtos para o agronegócio e na expansão da rede de postos de combustíveis com a marca Gulf, que hoje já conta com unidades nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Esses avanços demonstram o compromisso da marca com o mercado brasileiro, combinando inovação tecnológica e a tradição de mais de um século no setor.

Gulf Oil Brasil
MCA Comunicação Corporativa

GWM BRASIL REVOLUCIONA O MERCADO AUTOMOTIVO COM O PRIMEIRO FINANCIAMENTO 100% ONLINE DO MUNDO

Projeto inédito foi desenvolvido em parceria com o Mercado Livre, com o apoio de Bradesco Financiamentos e Banco Alfa

A GWM Brasil está prestes a transformar a maneira como os consumidores financiam veículos, com o lançamento da primeira jornada de financiamento 100% online para veículos zero-quilômetro do mundo. Batizada oficialmente de Financiamento Online GWM, esta inovação, realizada em parceria com o Mercado Livre, representa um marco histórico na indústria automotiva e financeira.

Agora os clientes poderão realizar todo o processo de financiamento, desde a simulação até a aprovação e contratação, de forma completamente online e em poucos passos. O sistema disponibilizará apenas as taxas subsidiadas da campanha vigente, garantindo condições especiais durante o período da promoção.

A aprovação do crédito será quase instantânea, com tempo de resposta de até 60 segundos. A iniciativa irá não apenas facilitar a vida dos consumidores que compram pela internet, mas também aprimorar a experiência para os vendedores nas concessionárias, que vão utilizar a mesma ferramenta no atendimento de seus clientes.

"Estamos muito animados em apresentar a primeira jornada de financiamento totalmente digital do planeta. Essa solução vai simplificar o processo de compra de veículos e proporcionar uma experiência mais ágil e conveniente tanto para os consumidores quanto para os vendedores. Uma verdadeira revolução no jeito de comprar carro no Brasil", destaca Charles da Silva Junior, Head de e-Commerce da GWM Brasil.

Rafael Dores, Gerente de F&I (Financing & Insurance) da GWM Brasil, ressalta que o diferencial dessa plataforma é que ela faz, de forma rápida e prática, a análise de crédito em até 1 minuto, diferente de tudo que existe no mercado hoje.

“O que existe atualmente é apenas uma pré-aprovação, um processo que encaminha esse lead para um banco ou financeira para fazer a análise de crédito do cliente. No caso do Financiamento Online GWM, a aprovação de crédito é feita em tempo real, de modo que o cliente já pode no mesmo dia assinar digitalmente o contrato do plano de financiamento escolhido, entregando ainda mais comodidade ao processo”, complementa Dores.

O volume de financiamentos no Brasil tem mostrado um crescimento significativo, subindo de 456 mil unidades entre janeiro e julho de 2023 para 626 mil no mesmo período de 2024. Dos 30 mil carros GWM já vendidos no Mercado Livre, 70% foram financiados, o que reforça a importância desta nova solução digital.

A parceria estratégica com o Mercado Livre é complementada pelo apoio dos bancos Bradesco Financiamentos e Banco Alfa, garantindo robustez e confiabilidade na realização do negócio. Vale ressaltar que o processo de reserva do veículo, no valor de R$ 9 mil, permanece inalterado, e propostas de financiamento online eventualmente não aprovadas no período de 1 minuto serão encaminhadas para a concessionária, a fim de propor outras condições.

“Essa inovação não só facilitará a compra de veículos, mas também impulsionará significativamente nossas vendas. A GWM mais uma vez sai na frente com soluções inéditas e inovadoras para o consumidor brasileiro, e não será surpresa ver outras marcas adotando esse formato rapidamente," completa o Head de e-Commerce.

Para aderir ao Financiamento Online GWM, o cliente deve entrar no site GWM no Mercado Livre Brasil , selecionar o modelo pretendido e gerar o boleto  do sinal de R$ 9 mil. Importante destacar que não é necessário pagá-lo antes da simulação do financiamento, basta dar sequência à jornada.

O Mercado Livre é a principal plataforma de e-commerce da América Latina, oferecendo uma ampla gama de produtos e serviços para facilitar a vida dos consumidores e vendedores.

GWMMaior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação