quarta-feira, 18 de setembro de 2024

E-MOB 2024 E CONGRESSO C-MOVE IMPULSIONAM A MOBILIDADE VERDE E AS CIDADES INTELIGENTES NO BRASIL

O E-MOB Salão da Mobilidade Verde e Cidades Inteligentes, um dos principais eventos dedicado à mobilidade sustentável, acontecerá de 22 a 24 de outubro pela primeira vez no São Paulo Expo. 

O evento vem consolidando seu espaço como um marco para o futuro da mobilidade no Brasil, promovendo exposição de tecnologias, soluções e debates que impulsionam a mobilidade elétrica e o uso de outras alternativas sustentáveis para o País.

O E-MOB Salão da Mobilidade Verde é o principal ponto de encontro para profissionais, empresas e autoridades interessadas em soluções que integram a mobilidade verde, energias renováveis e cidades inteligentes. Ao longo de três dias, o Salão apresenta as mais recentes inovações tecnológicas, conectando diferentes players do setor, de montadoras a startups, em um cenário de demandas crescentes por um transporte mais limpo, eficiente e integrado às necessidades das cidades inteligentes. Vale destacar que o Salão traz também exposições de veículos e soluções de micromobilidade e infraestrutura para recarga.

Várias marcas confirmaram a apresentação de suas novidades no evento como Moura, Brasol, Siemens, Teld, Keysight, Marcopolo, Clamper, Borgwarner, BenLG, Yala, Autel e Livoltek. Entre elas também está a marca russa Cartrek, com forte atuação no mercado de plataformas de mobilidade compartilhada altamente configurável, adequada para diferentes tipos de veículos e compatível com diferentes marcas de hardware.

O acesso ao Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes será gratuito para os profissionais que atuam no setor.

C-MOVE – Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos

Um dos destaques do E-MOB é a realização integrada do C-MOVE, o Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos que reunirá especialistas e líderes do setor para discutir as principais tendências e inovações da mobilidade verde. Organizado com a mentoria da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME), o congresso será estruturado em três dias, cada um dedicado a temas estratégicos:

No primeiro dia do congresso, 22.10, o tema será a Mobilidade Urbana e Veículos Elétricos, com debates focados na transição energética e a sustentabilidade no setor automotivo, abordando a coexistência de tecnologias para veículos leves, além da nova política automotiva brasileira, que incentiva a mobilidade sustentável. Soluções de micromobilidade urbana também serão discutidas, com destaque para a inovação em micromodais sustentáveis.

O primeiro dia também trará discussões sobre o hidrogênio verde e outras alternativas para eletrificação de veículos, e as aplicações da mobilidade urbana sustentável nas metrópoles brasileiras. Para encerrar, será apresentada uma palestra sobre a descarbonização da mobilidade, analisando o impacto das emissões no ciclo de vida dos veículos.

No segundo dia, 23.10, o assunto será os Minerais Estratégicos e Cidades Inteligentes. A atenção será voltada aos minerais estratégicos essenciais para o desenvolvimento da mobilidade sustentável. Serão abordados o papel do lítio e cobalto no futuro das baterias e a importância dos biocombustíveis e outras fontes renováveis. A infraestrutura necessária para a recarga de frotas elétricas e os desafios da logística sustentável, que inclui soluções com caminhões elétricos e biocombustíveis, serão outro ponto alto. Em relação às cidades inteligentes, o congresso discutirá a cibersegurança e a integração de tecnologias, além de soluções para a expansão da rede de carregadores no Brasil.

No último dia, 24.10, baseado nas Energias Renováveis e Políticas Públicas, o foco será as energias renováveis e a inovação, com discussões sobre o futuro da produção de veículos elétricos, a conectividade e a inteligência artificial nos veículos do futuro, e a integração da infraestrutura de recarga no Brasil. As políticas públicas também terão destaque, com debates sobre o cenário global da mobilidade sustentável, abordando leis e regulamentações que podem impulsionar esse setor. Serão discutidas as políticas de incentivo e inovação, além do impacto da economia circular e reciclagem de baterias no setor de mobilidade. O Congresso será encerrado com uma plenária que discutirá as perspectivas para a mobilidade sustentável no Brasil e no mundo.

O Congresso C-MOVE, já realizado neste ano em Brasília, Florianópolis e Belo Horizonte, contará com a participação de especialistas de empresas líderes no mercado automotivo, organizações de micromobilidade e infraestrutura, além de representantes governamentais e pesquisadores do setor de energias renováveis. A troca de experiências e o compartilhamento de práticas bem-sucedidas têm como objetivo acelerar a transição para um modelo de mobilidade sustentável no Brasil.

“Com a nova estrutura no São Paulo Expo, o E-MOB 2024 promete não apenas exibir inovações, mas também impulsionar o diálogo e a cooperação entre os diversos atores do setor, posicionando-se como um evento imperdível para quem deseja acompanhar as últimas tendências e inovações na mobilidade verde e cidades inteligentes”, comenta Ricardo Guggisberg.

Para participar especificamente do Congresso C-MOVE, os interessados deverão fazer sua inscrição por meio do link (https://euvou.events/E-MOB2024)

E-MOB Salão da Mobilidade Verde
Expert & Cia Comunicação Integrada
Gilberto dos Santos
gilberto.santos@expertecia.com.br

HORSE FAZ PARCERIA COM LECAR PARA FORNECER MOTOR PARA CARRO BRASILEIRO

HORSE fornecerá 12.000 motores de 1.0 litro e 3 cilindros “HR10” por ano para a Lecar, nova montadora de carros de passeio do Brasil

A HORSE, líder em sistemas de powertrain inovadores e de baixas emissões, assinou seu primeiro acordo para produzir motores com a tecnologia Range Extender para o veículo de passeio Lecar 459 Hybrid.

Previsto para ser lançado em 2026, o Lecar 459 Hybrid será o primeiro veículo da Lecar, nova montadora brasileira de veículos elétricos e híbridos, fundada pelo empresário brasileiro Flávio Figueiredo Assis.

A HORSE, inicialmente, fornecerá à Lecar 12.000 unidades anuais de seus motores 'HR10' de 1.0 litro e 3 cilindros, com a possibilidade de aumento de volume, conforme a demanda. Os motores HR10 são projetados para operar com gasolina e etanol.

As unidades HR10 servirão como motor a combustão no powertrain da tecnologia Range Extender do Lecar 459 Hybrid, aproveitando seu sucesso comprovado nas soluções para veículos comerciais leves.

“Para a Lecar, este acordo permite à marca utilizar o motor HR10 da HORSE para um EREV de passageiros, após comprovado sucesso em soluções de Range Extender para veículos comerciais leves. Para a HORSE, este é um passo monumental no fornecimento de motores a combustão para Range Extenders para veículos de passageiros. Este acordo sinaliza nosso compromisso com o Brasil, um dos mercados automotivos mais potentes do mundo. Também destaca nosso compromisso com a inovação em EREVs, uma das categorias de veículos que mais cresce globalmente, e a nossa capacidade de apoiar marcas e OEMs no desenvolvimento de veículos elétricos e com motor a combustão", destaca Matias Giannini, CEO da HORSE Powertrain Limited.

Powertrain com o melhor dos dois mundos

Ao contrário dos PHEVs tradicionais, o motor a combustão de um EREV nunca aciona diretamente as rodas do carro – ele fornece carga para a bateria do veículo por meio de um gerador elétrico a bordo.

Isso permite que o motor a combustão opere em seu estado de maior eficiência, minimizando o consumo de combustível e as emissões. Quando a bateria está totalmente carregada, o motor do EREV é automaticamente desligado.

A bateria também pode ser carregada de forma semelhante a qualquer outro EV, usando um carregador público ou uma fonte de energia doméstica. Quando utilizado com combustíveis de baixo carbono, como os flex, populares no mercado brasileiro, a pegada de carbono do EREV é comparável a um EV.

“A HORSE foi o parceiro natural para o novo carro híbrido de passeio da Lecar. Nosso motor HR10, fabricado em Curitiba, para a tecnologia Range Extender, já equipa um veículo comercial leve, o que o torna uma tecnologia comprovada no mercado. Por isso, nos tornamos o fornecedor perfeito para a visão da Lecar. Este é um marco significativo para a HORSE, que continua a cumprir sua estratégia de desenvolver soluções sob medida para cada mercado. Mais uma vez, demonstramos nossa liderança tecnológica e industrial, e estou extremamente orgulhoso das equipes da HORSE em todo o mundo, que contribuíram para esse sucesso de engenharia e comercial”, reforça Patrice Haettel, CEO da HORSE.

Tecnologia comprovada

Este acordo ocorre após o desenvolvimento do primeiro protótipo do Lecar 459 Hybrid, em agosto, quando a empresa comprou uma unidade HR10 para testes e configuração em seu veículo de teste.

Produzido na planta da HORSE em Curitiba, o motor HR10 da HORSE, de 125 cv de potência e 220 Nm de torque, graças à injeção direta de combustível, comando duplo de válvulas e turbocompressor.

Além do HR10, o Lecar 459 Hybrid utilizará um gerador elétrico da WEG – parceiro de componentes elétricos da HORSE para solução Range Extender.

“Nossa equipe tem um plano extremamente ambicioso para o Lecar Hybrid 459, primeiro EV totalmente brasileiro. A HORSE é o parceiro ideal, além de ser um fornecedor de classe mundial, líder na indústria de motores a combustão. A HORSE está perfeitamente alinhada com a visão da Lecar de revolucionar o mercado automotivo brasileiro com soluções produzidas localmente”, completa Flávio Figueiredo Assis, fundador e CEO da Lecar.

HORSE

A HORSE é uma fornecedora global de soluções inovadoras para sistemas de propulsão. A empresa acredita que não existe uma solução única para a mobilidade sustentável e, por isso, está investindo em tecnologias que apoiarão a indústria automotiva e outros setores que necessitam de geração de energia em sua transição para um futuro sustentável. Com décadas de conhecimento industrial, a HORSE desenvolve, produz e fornece sistemas de propulsão altamente eficientes, como os totalmente híbridos, híbridos plug-in e motores de combustão interna, além de tecnologias de ponta (motores, caixas de câmbio, sistemas híbridos completos e plug-in e baterias).

A HORSE emprega mais de 9.000 pessoas em sete países, com sede em Madri, Espanha, e possui oito fábricas e três centros de P&D ao redor do mundo (Argentina, em Córdoba; Brasil, em Curitiba; Chile, em Los Andes; Portugal, em Aveiro; Romênia, em Bucareste, Mioveni e Titu; Espanha, em Sevilha e Valladolid; e Turquia, em Bursa, em parceria com a Oyak).

A HORSE é uma divisão da HORSE Powertrain Limited, líder mundial em soluções de propulsão híbrida e de combustão. Com sede em Londres, Reino Unido, a empresa emprega 19.000 pessoas globalmente, distribuídas por 17 fábricas e cinco centros de P&D. A HORSE Powertrain Limited foi oficialmente criada em 31 de maio de 2024, com o Grupo Renault e a Geely detendo cada um 45% da empresa, e a Aramco detendo os 10% restantes.

HORSE
Grupo Printer Comunicação

UNIVERSIDADE ALEMÃ DIVULGA ESTUDO SOBRE BENEFÍCIOS DE BUCHAS AUTOLUBRIFICANTES

Pesquisa leva em consideração impacto social, ambiental e economia de material para empresas e fabricantes

Estudo realizado pela RWTH Aachen University, a maior universidade de engenharia e tecnologia da Alemanha, e a igus®, líder global em soluções em movimento, mostra que as buchas lubrificantes da empresa podem economizar entre € 7 mil e 14 milhões (aproximadamente entre R$ 44 mil e 86 milhões) por ano para fabricantes em custos com lubrificantes de buchas e mancais, dependendo da aplicação.

Além da economia direta, os produtos da igus® também auxiliam as empresas com a diminuição de horas trabalhadas para os colaboradores. Com menores taxas de manutenção, as buchas da companhia podem economizar de 8 mil a 2 milhões de horas de trabalho anualmente com a relubrificação manual dos pontos de mancalização.

"Os números demonstram, de forma impressionante, como uma mudança supostamente pequena pode economizar uma quantia significativa de recursos no processo geral", comenta Stefan Loockman-Rittich, Diretor da Unidade de Negócios de buchas autolubrificantes iglidur da igus®.

Compromisso com o ESG

A pesquisa realizada pela empresa também leva em consideração o impacto socioambiental das buchas na indústria. Uma das empresas participantes do estudo realizado pela RWTH Aachen University, que possui diversas unidades no Brasil, passou a economizar 180 Kg por ano de CO2 equivalente ao substituir as buchas metálicas por buchas de polímero em 600 pontos de mancalização.

"Se todas as filiais da companhia adotassem buchas de polímero, a empresa poderia economizar 28.814 Kg de CO2 equivalente. E esse é um número considerável para uma mudança tão pequena", afirma Loockman-Rittich. "Cada vez mais os fabricantes de máquinas, sistemas e veículos estão sentindo a pressão para divulgar a pegada de carbono de seus produtos. Portanto, nossos clientes estão muito satisfeitos por poderem contar com uma avaliação cientificamente comprovada dos benefícios ambientais do efeito autolubrificante de nossas buchas autolubrificantes".

Sobre a pesquisa

A universidade foi convidada a participar do estudo com outra empresa de pesquisa, a WBA Werkzeugbau. Da universidade alemã, participaram o Laboratório de Máquinas-Ferramenta (WZL) e o Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Produção (IPT) no Campus RWTH Aachen, considerado um dos maiores laboratórios de pesquisa da Europa no campo da tecnologia de produção.

Pontos como economia anual de custos com a implementação dos componentes em polímero de engenharia foram avaliados, assim como a economia de tempo dedicado à manutenção e sustentabilidade foram analisados durante o estudo.

Os resultados coletados foram baseados em entrevistas com especialistas de nove empresas dos setores de tecnologia de automação, maquinário de construção, agricultura, alimentos, embalagens e engarrafamento.

A igus® GmbH desenvolve e produz plásticos para movimentação. Esses polímeros autolubrificantes e de alto desempenho melhoram a tecnologia e reduzem os custos em qualquer aplicação que envolva movimentação. A igus® é líder mundial do mercado em sistemas de fornecimento de energia, cabos altamente flexíveis, buchas autolubrificantes e buchas lineares, bem como tecnologia de fuso de avanço feito de tribo-polímeros. A empresa familiar com sede em Colônia, na Alemanha, está representada em 31 países e emprega 5.000 pessoas em todo o mundo. Em 2023, a igus® gerou um volume de negócios de 1.136 bilhões de euros. A pesquisa realizada nos maiores laboratórios de testes do setor proporciona constantemente inovações e mais segurança aos clientes. A igus® possui 243.000 peças disponíveis em estoque e a vida útil pode ser prevista online. Nos últimos anos, a empresa se expandiu, criando start-ups internas em áreas como rolamentos de esferas, redutores de robôs, impressão 3D, a plataforma RBTX para Robótica de Baixo Custo e plásticos inteligentes para a Indústria 4.0. Entre os investimentos ambientais mais importantes estão a plataforma "chainge" de reciclagem de plásticos técnicos e a propriedade parcial de uma empresa que produz óleo a partir de resíduos plásticos.

igus®
Race Comunicação

terça-feira, 17 de setembro de 2024

ATCX ELECTRONICS MOSTRA COMO JAGUAR LAND ROVER E ASHOK LEYLAND DESENVOLVEM ELETRÔNICOS INOVADORES PARA SEUS VEÍCULOS

No próximo dia 26 de setembro, a partir das 13h (horário de Brasília), a Altair, líder global em inteligência computacional e soluções de software e nuvem em design e simulação, computação de alto desempenho (HPC) e análise de dados, promoverá o ATCx Electronics (Altair Tecnology Conference) com foco na aplicação de tecnologias virtuais e de simulação para o desenvolvimento da indústria eletrônica mundial, inclusive nas tecnologias aplicadas ao setor automobilístico e aeroespacial. O evento global virtual será lançado em dois fusos horários e oferecerá tradução de áudio ao vivo de apresentações em oito idiomas nos diferentes fusos horários.

As empresas enfrentam prazos e margens de custo extremamente curtos para lançar novos produtos no mercado. A ATCx Electronics mostrará como a simulação e a IA impulsionam avanços no design eletrônico em todos os setores, oferecendo insights para aprimorar a colaboração, para encurtar os ciclos de desenvolvimento em um mercado global cada vez mais competitivo e descobrir insights acionáveis que impulsionam o valor do negócio.

O ATCx Electronics demonstrará como os fabricantes automotivos, como a Jaguar Land Rover e a Ashok Leyland, entre outros, estão alavancando soluções de design digital para abordar o gerenciamento térmico, atender aos padrões regulatórios de conectividade sem fio e agilizar os processos de design, manutenção e serviço.

Com o interesse em conectividade e, particularmente, a tecnologia Vehicle-to-Everything (V2X) surgindo na indústria automobilística, a integração otimizada e o teste de recursos de carros conectados se tornam um diferencial importante para os fabricantes de automóveis. Os testes de direção tradicionais exigem vários veículos de teste, infraestrutura rodoviária e hardware e software integrados para garantir a coleta de dados.

Em contraste, a simulação de test drive virtual (VTD) pode economizar milhares de horas de test drive físico. Ela pode ser realizada em um ambiente puramente virtual, que é repetível e pode ser usada para dar suporte à seleção de antenas, estudos de localização de pacotes e análise de desempenho do sistema. Nesta apresentação, alguns cenários de VTD usando a simulação Altair WiProp serão discutidos para dar uma ideia de como o test drive virtual pode ajudar a dar suporte à avaliação da experiência de conectividade do motorista.

Por outro lado, no desenvolvimento dos veículos elétricos, um dos maiores desafios é gerenciamento térmico de todo o sistema e das placas de circuito impresso (PCB). Altas correntes fluindo através de vários traços de uma placa de circuito impresso (PCB) causam fuga térmica e empenamento do PCB devido à ocorrência de alta densidade de calor. A análise térmica permite que o projetista de PCB mova e confirme rapidamente a colocação do componente examinando os gráficos de temperatura previstos na superfície do PCB. Um PCB especialmente projetado internamente para caminhões EV Ashok Leyland é usado no estudo apresentado. As simulações realizadas são realizadas com o módulo ElectroFlo do software Altair Simlab. A temperatura em vários locais do PCB e do invólucro é prevista de forma que os pontos quentes possam ser identificados e, portanto, o gerenciamento térmico adequado pode ser garantido ainda no estágio de projeto do sistema do veículo.

Para participar ou obter mais informações, clique aqui e acesse ATCx Electronics - Riding the Crest of Innovation - Altair Events.

Altair
Secco Consultoria de Comunicação

MERCEDES-BENZ eACTROS 600 ELÉTRICO À BATERIA SERÁ PRODUZIDO EM SÉRIE A PARTIR DE NOVEMBRO

A Daimler Truck, um dos maiores fabricantes mundiais de veículos comerciais, ressalta sua trajetória para o transporte sustentável na IAA Transportation 2024, maior feira internacional do setor, que será realizada até 22 de setembro, em Hannover, na Alemanha. O foco da Companhia se concentra nos tópicos de descarbonização e digitalização. A presença da Daimler Truck no evento traz o caminhão Mercedes-Benz eActros 600 elétrico à bateria como seu destaque. Com o seu novo carro-chefe elétrico, o fabricante pretende descarbonizar o transporte de longa distância, que é responsável por dois terços – e, portanto, a maior parte – das emissões de CO2 no tráfego de caminhões.

A alta capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora[1] e um novo eixo de acionamento elétrico eficiente, desenvolvido internamente, permitem que o eActros 600 proporcione uma autonomia de 500 quilômetros[2] sem carregamento intermediário. Esta autonomia é alcançada sob condições muito realistas, refletindo o uso padrão com 40 toneladas de peso bruto total combinado. Este número pode ser excedido significativamente, dependendo do estilo de condução e da rota envolvida. O eActros 600 será capaz de se deslocar por mais de 1.000 quilômetros por dia. Isso é possível graças ao carregamento intermediário durante os intervalos de descanso do motorista, desde que existam instalações de carregamento disponíveis.

Neste verão europeu, dois protótipos de produção quase de série participaram de um percurso de teste de quase sete semanas para demonstrar o desempenho operacional do eActros 600, percorrendo mais de 15.000 quilômetros por 22 países europeus. Este foi o percurso de teste mais extenso na história da Mercedes-Benz Trucks. 

Cada um dos dois caminhões totalmente elétricos viajou com um PBTC de 40 toneladas e utilizou exclusivamente estações de carregamento públicas. Os veículos demonstraram com sucesso a elevada eficiência energética do eActros 600 ao longo do tour europeu. Em toda a duração da viagem, o protótipo provido com equipamentos especiais de medição registrou um consumo médio de condução de 103 quilowatts-hora por 100 quilômetros.[3] Calculando o teor energético do diesel, esse número se traduziria em um consumo aproximado de 10 litros por 100 quilômetros, praticamente impossível de ser alcançado com um caminhão de propulsão convencional. Nos inúmeros estágios diários do tour, teria sido até mesmo teoricamente possível alcançar autonomias acima de 600 quilômetros sem carregamento intermediário. Em média, foi possível cobrir com a energia recuperada cerca de 25% da energia consumida de tração do eActros 600.

Dependendo da rota, topografia e temperatura, o consumo diário variou entre 85 quilowatts-hora por 100 quilômetros – durante o percurso em descida de Madri a Bilbao (aprox. 360 quilômetros), sob condições muito boas de estrada e clima – e 140 quilowatts-hora por 100 quilômetros de Alta ao Cabo Norte (aprox. 240 quilômetros) com uma temperatura mais baixa de 7 graus Celsius, com uma parte do percurso consistindo de estradas sem pavimentação. Ao longo da jornada, cerca de 30 jornalistas de 20 países europeus, a maior parte do tempo ao volante, colocaram à prova o desempenho operacional do outro protótipo – não somente em termos de consumo, mas também, por exemplo, em termos de dinâmica de direção. Mesmo com este veículo, o consumo foi somente cerca de 6% a mais em média. Isso significa que a autonomia indicada de 500 quilômetros com uma carga de bateria se comprovou como um fator de planejamento realista durante a viagem.

A Daimler Truck programou o início da produção em série do eActros 600 para o final de novembro deste ano na planta da Mercedes-Benz Trucks em Wörth. Os primeiros veículos de clientes deverão ser produzidos e emplacados antes do final de 2024. Além disso, as plantas da Daimler Truck de Mannheim, Kassel e Gaggenau desempenham um papel importante nesse contexto. Elas fornecem os componentes necessários para a tração à bateria elétrica do eActros 600, como o eixo de roda elétrico, componentes de transmissão e a caixa dianteira, combinando inúmeros componentes de alta e baixa tensão, utilizando para isso o espaço de instalação anterior do motor à combustão.

Martin Daum, CEO da Daimler Truck: “Já apresentamos há alguns anos nossa visão do transporte sustentável do futuro. Para nós, a IAA Transportation 2024 orbita claramente em torno da implementação dessa visão. Estamos fornecendo veículos de série à bateria elétrica nas quantidades requeridas por nossos clientes.”

Como parte do “Media Night” da Daimler Truck, que aconteceu domingo em Hanover, o eActros 600 fez uma viagem noturna para Berlim de ida e volta. Em primeiro lugar, para fazer uma demonstração ao vivo da sua usabilidade no cotidiano e, em segundo lugar, para enviar uma mensagem aos decisores políticos, não só em Berlim, mas também em Bruxelas, que é: os veículos da Daimler Truck com zero emissões já estão prontos, agora, a infra-estrutura de carregamento deve seguir o exemplo.

Karin Rådström, Chefe Mundial da Mercedes-Benz Trucks e próxima CEO da Daimler Truck a partir de outubro: “Nosso eActros 600 é uma forte alternativa para um caminhão a diesel, graças à sua autonomia de 500 quilômetros com uma carga de bateria. Com sua elevada eficiência energética, ele será lucrativo para operadores de frotas. Agora é imperativo para os governos, o setor de energia e a indústria atuarem em conjunto para avançar com a expansão da infraestrutura de carregamento pública”.

Como as vendas tiveram início no final do ano passado, a Daimler Truck já registrou 2.000 pedidos para o eActros 600. Além disso, há também muitas cartas de intenção totalizando um número de quatro dígitos.

Nova marca TruckCharge para infraestrutura elétrica e carregamento de caminhões

Para simplificar e tornar lucrativa a mobilidade elétrica (e-mobility) para os seus clientes, além da aquisição de caminhões elétricos, a Daimler Truck está lançando a nova marca TruckCharge na Europa para coincidir com o início da IAA. Este nome reúne as ofertas da empresa relativas à infraestrutura elétrica e o carregamento de caminhões elétricos, isto é, consultoria e infraestrutura, bem como a operação de terminais eletrificados para transportadoras e empresas industriais. Parte da oferta inclui o Fleetboard Charge Management, que fornece uma visão holística de todas as interações entre os caminhões elétricos da frota e as próprias estações de carregamento da empresa, o Charging Card, que permite o carregamento sem dinheiro em movimento, e o financiamento do infraestrutura de carregamento.

Mais destaques da Daimler Truck na IAA Transportation 2024

Os destaques adicionais da Daimler Truck na IAA deste ano incluem o FUSO Next Generation eCanter como veículo de coleta de lixo totalmente elétrico, o caminhão Mercedes-Benz GenH2 com célula de combustível de hidrogênio, o lançamento do Mercedes-Benz Actros L com aerodinâmica aperfeiçoada, a estreia mundial do novo ônibus urbano Mercedes-Benz eCitaro K à bateria com distância entre eixos mais curta e o lançamento do Mercedes-Benz Tourismo Safety Coach.

Outro ponto focal da Daimler Truck no evento é um veículo definido por software, previsto como a próxima revolução tecnológica. Dessa forma, a Daimler Truck apresenta na IAA a sua visão para veículos altamente inteligentes, possível salto quântico especificamente em termos de segurança, conforto e eficiência.

A presença conjunta de Martin Daum e de Karin Rådström na Daimler Truck Media Night é de significância particular. Como a empresa anunciou no começo deste mês de setembro, o Conselho Administrativo da Daimler Truck Holding AG nomeou Karin Rådström como a nova CEO da Companhia a partir de 1º de outubro de 2024, e ela ocupará esta função até 31 de janeiro de 2029.

Karin Rådström

Karin Rådström sucederá Martin Daum, que renunciará simultaneamente ao cargo de CEO, abrindo caminho para o próximo capítulo da transformação da empresa. Martin Daum permanecerá como membro pleno do Conselho Administrativo até 31 de dezembro de 2024, a fim de apoiar uma transição tranquila. Por enquanto, Karin Rådström continuará responsável mundial pela Mercedes-Benz Trucks até que sua sucessão seja decidida.

A Daimler Truck fornece uma perspectiva sobre veículos definidos por software

Juntamente com a descarbonização do transporte, a Daimler Truck também planeja assumir um papel de liderança na transformação digital e está mirando o futuro na direção de veículos comerciais definidos por software. A geração mais recente de caminhões, como o eActros 600 e o Actros L, já é equipada com uma arquitetura mecatrônica aperfeiçoada em termos de evolução. Ela permite o processamento de dados com uma velocidade até 20 vezes maior que as gerações anteriores.

Além das funções aprimoradas dos sistemas de segurança mais recentes, como Active Brake Assist 6 ou Active Sideguard Assist 2, essa arquitetura mecatrônica também permite melhorias em termos de conforto do motorista e conectividade. Isso inclui as funções Multimedia Cockpit Interactive 2 ou Connected Traffic Warnings, que podem detectar advertências de perigo e encaminhá-las aos veículos na vizinhança imediata. No futuro, será possível ativar muitas dessas funções de forma remota (via antena) no próprio caminhão, sem uma visita à oficina.

Para utilizar plenamente o poder do software e alcançar um possível salto quântico, será necessário reduzir o número de unidades de controle descentralizadas com os seus diversos sistemas operacionais e redefinir totalmente a arquitetura mecatrônica. Para isso, Andreas Gorbach, Membro do Conselho de Administração responsável pelo Grupo de Tecnologia de Caminhões da Daimler Truck, apresentou na Daimler Truck IAA Media Night a visão corporativa para veículos inteligentes definidos por software com um horizonte de tempo em torno de dez anos. Esta revolução tecnológica futura na Daimler Truck está configurada para implementação entre as marcas de veículos e tecnologias de tração da empresa.

Andreas Gorbach: “O futuro do transporte por caminhões é sem emissões e baseado em software. Este é o motivo pelo qual estamos redefinindo a arquitetura de nossos veículos e pretendemos desenvolver um padrão industrial juntamente com o Grupo Volvo: uma arquitetura enxuta e de alto desempenho, com um sistema operacional dedicado. Isso nos permitirá assentar a fundação para os veículos comerciais definidos por software, que possam oferecer aos nossos clientes um nível de segurança, conforto e eficiência sem precedentes. Após muitos passos evolucionários, estamos próximos de um salto revolucionário à frente – e escrever o código para o futuro do transporte em caminhões.”

Os veículos definidos por software com aplicativos customizados fornecidos pela Daimler Truck, clientes e fornecedores terceirizados são idealizados para estender além das funcionalidades atuais de caminhões e ônibus – particularmente em termos de segurança, conforto e eficiência. Por exemplo, é concebível que o veículo ofereça uma proteção ainda maior para o motorista e os outros usuários da via, reconhecendo os perigos antes que a capacidade dos sentidos humanos possa fazê-lo. Além disso, o caminhão do futuro poderá assumir tarefas administrativas e de documentação, por exemplo, transmitindo os documentos de frete e entrega em formato digital ou reservando um espaço de estacionamento juntamente com uma estação de carregamento e até uma vaga de chuveiro, bem como o pedido antecipado da refeição favorita do motorista.

O caminhão definido por software pode se tornar um parceiro de negócio ativo para empresas de logística, pois o poder computacional de alto desempenho possibilita que grandes volumes de dados – como topografia, tráfego ou preços de energia e hidrogênio ao longo de uma rota – sejam analisados em tempo real e otimizados de forma remota (via antena) no veículo de forma contínua. Isso poderá tornar a operação dos veículos ainda mais eficiente e, desse modo, tornar os negócios dos clientes ainda mais bem-sucedidos.

A joint-venture planejada entre a Daimler Truck e o Grupo Volvo formará a base dessa visão. O objetivo é desenvolver conjuntamente uma plataforma de veículo definido por software como um padrão para a indústria de veículos comerciais e, portanto, potencialmente também para outros parceiros e clientes. A joint-venture terá a incumbência de especificar e adquirir unidades centrais de computação poderosas, que sejam incorporadas aos veículos no futuro e que serão capazes de processar grandes volumes de dados.

A joint-venture pretende desenvolver o sistema operacional e a plataforma de programação como base para que a Daimler Truck e o Grupo Volvo possam criar seus aplicativos diferenciados e separados aos clientes. Adicionalmente, os ciclos de desenvolvimento de software e hardware serão desacoplados entre si no futuro, o que possibilitará também aos clientes comprar ofertas digitais adicionais e implementar atualizações remotas (via antena), mesmo após a compra do veículo. Isso significa que os veículos permanecerão atualizados por um tempo maior.

FUSO Next Generation eCanter: variantes totalmente elétricas em todo o mundo

Caminhões Next Generation eCanter totalmente elétricos da FUSO serão apresentados em diversas variantes de carroçaria na IAA 2024 em Hannover. Destaque para um veículo de coleta de lixo com peso bruto total de 8,55 toneladas. Este Next Generation eCanter tem carroçaria da KAOUSSIS com dispositivo de elevação e agitação automatizada de recipientes de coleta, um sistema de enxágue de recipientes integrado e um compactador de 4m³. Com uma distância entre eixos de 3.400 mm e um balanço curto da carroçaria, este caminhão leve neutro em CO2 é particularmente ágil e fácil de manobrar, sendo ideal para aplicação em áreas urbanas.

FUSO Next Generation eCanter

Em seu estande na IAA, a FUSO também exibirá um Next Generation eCanter de 8,55 toneladas de PBT com distância entre eixos de 4.450 mm, com carroçaria baú e recursos de segurança e conforto de última geração: Assistência de Frenagem Ativa 6, Sistema de Informação de Ponto Cego (BSIS), Assistente Inteligente de Velocidade e Assistente de Atenção como padrão. Os visitantes da feira poderão experimentar variantes adicionais do caminhão leve elétrico na Driving Experience, organizada pelas marcas Mercedes-Benz e FUSO.

Karl Deppen, Membro da Diretoria da Daimler Truck e responsável pela Daimler Truck Asia: “Como um pioneiro da mobilidade elétrica, o FUSO eCanter tem se comprovado um polivalente no transporte neutro em CO2 no veículo. Atualmente disponível em 38 mercados, ele demonstra suas habilidades no serviço diário para clientes em todo o mundo: a mobilidade elétrica funciona! Com mais de 100 variantes, o eCanter atende a 85% dos casos de uso de veículos convencionais, sendo, desse modo, adequado para os mais diversos usos dos nossos clientes.”

Tecnologia de propulsão à base de hidrogênio para complementar os caminhões movidos à bateria elétrica

Após os caminhões movidos puramente por bateria elétrica, as tecnologias baseadas em hidrogênio podem, na opinião da Daimler Truck, se transformar em uma solução adequada para descarbonizar aplicações muito flexíveis e particularmente rigorosas no transporte pesado de longa distância. Com o caminhão Mercedes-Benz GenH2, um veículo “recordista” está sendo exibido na IAA Transportation 2024. Demonstrando a praticidade da utilização de hidrogênio líquido no transporte rodoviário de carga, o protótipo rodoviário da Companhia, o caminhão Mercedes-Benz GenH2, concluiu no ano passado uma viagem de 1.047 quilômetros pela Alemanha com um abastecimento de hidrogênio líquido e sob condições reais.

Após uma rigorosa fase de testes na pista de provas e nas vias públicas, os caminhões Mercedes-Benz GenH2 chegaram agora a um estágio avançado de implantação em várias aplicações do dia a dia nas primeiras frotas de clientes. A Daimler Truck iniciou recentemente os primeiros testes de cinco caminhões Mercedes-Benz GenH2 com a Air Products, Amazon, Holcim, INEOS e Wiedmann&Winz. Estes clientes têm a oportunidade de ganhar experiência prática com caminhões com célula de combustível em uma fase inicial de testes de cerca de um ano. Por meio dessa colaboração, a equipe de desenvolvimento da Daimler Truck adquire informações valiosas sobre as operações reais de caminhões movidos a hidrogênio líquido e aprende sobre as necessidades específicas dos clientes, que podem ser consideradas no desenvolvimento em série.

Martin Daum: “Nos últimos anos temos demonstrado com nosso amplo portfólio de caminhões elétricos e ônibus de série, com o caminhão Mercedes-Benz GenH2 e com as várias parcerias que estamos no caminho certo com nossa dupla estratégia, isto é, com tecnologias de propulsão baseadas em baterias e em hidrogênio. As duas tecnologias têm os seus méritos e nossos clientes precisarão de ambas. Por isso, precisamos agora de um impulso ainda maior dos políticos e do setor de energia, especialmente em termos de propulsores baseados em hidrogênio, para estabelecer a infraestrutura correspondente juntamente com os veículos e permitir obter a paridade de custos para os nossos clientes”.

Lançamento na IAA 2024: Actros L com design futurista e motores econômicos

Com o novo Actros L, cujo lançamento foi reservado para a IAA Transportation, a Mercedes-Benz Trucks se mantém como uma das líderes no setor também para caminhões com propulsores convencionais. O Actros L se caracteriza por um design veicular futurista, aerodinâmica otimizada, muitos recursos de segurança, motores econômicos, alto nível de dinâmica de direção e sistemas de assistência de última geração. A seção dianteira mais longa e outras medidas aerodinâmicas levam a economias de combustível de até 3%.

Actros L

O conjunto de propulsão otimizado, agora disponível para alguns modelos, com transmissão G291-12 e eixo traseiro RAR 2.278d, garante uma experiência de condução melhorada, especialmente ao acelerar sobre vias inclinadas. Além disso, o Actros L oferece um deslocamento mais silencioso e agradável graças à menor rotação a 80 km/h, o que ajuda a reduzir ainda mais o consumo de combustível.

A Daimler Buses realiza a estreia mundial do eCitaro K à bateria elétrica

Na IAA 2024, a Daimler Buses apresenta o mais jovem membro de sua frota eCitaro. O ônibus urbano Mercedes-Benz eCitaro K à bateria elétrica celebra sua estreia mundial no evento. Com uma distância entre eixos mais curta em cerca de 1,5 metro, ele se adequa a usos nos quais um maior grau de manobrabilidade constitui uma vantagem. O eCitaro K compacto também demonstra seus pontos fortes nos domingos, em horários de menor movimento ou como reserva durante os horários de pico. No entanto, com sua capacidade para até 84 passageiros, ele também está bem equipado para tarefas de transporte maiores.

O ônibus urbano está disponível com, no mínimo, quatro e, no máximo, seis conjuntos de baterias. Com a configuração máxima, o eCitaro K permite uma autonomia superior a 300 quilômetros sob condições favoráveis ​​– durante toda a vida útil da bateria.

O ônibus rodoviário Mercedes-Benz Tourismo Safety Coach é outro lançamento da Daimler Buses no IAA 2024. Como tradição, a Daimler Buses utiliza um ônibus como este para demonstrar o nível atual da tecnologia de segurança. O fabricante também expõe no evento um representante da nova geração de ônibus intermunicipais SetraMultiClass LE.

Till Oberwörder, CEO da Daimler Buses: “Estamos conduzindo ativamente a transformação para o transporte de passageiros neutro em CO2 no veículo. Nosso novo eCitaro K significa que, enquanto isso, temos cinco ônibus urbanos eletrificados em nosso portfólio, o que nos permite cobrir praticamente todos os usos relevantes no transporte público. Além disso, oferecemos, junto com nossa subsidiária Daimler Buses Solutions GmbH, soluções prontas para operação de uma frota de ônibus urbanos elétricos”.

Atividades da Mercedes-Benz Trucks e da FUSO na feira

De 17 a 20 de setembro, a Mercedes-Benz Trucks estará realizando o show “Transformed!” no final da noite em seu estande, onde os visitantes podem tomar contato com o tópico da transformação. Entre os convidados do show estão Jutta Kleinschmidt, a primeira mulher a vencer o Rally Dakar, e Karlheinz Brandenburg, o inventor do formato MP3. Estas e outras importantes personalidades de vários segmentos da sociedade comentarão como ter sucesso no primeiro passo em direção à mudança. Os visitantes poderão assistir ao vivo, a partir das 14h00. Os episódios individuais estarão disponíveis para visualização no Hub da Marca Mercedes-Benz em www.mercedes-benz-trucks.com/iaa-2024 a partir das 21h00.

Além disso, a Mercedes-Benz Trucks e a FUSO vão oferecer aos visitantes do estande a oportunidade de dar uma volta ao volante ou no banco do passageiro em todo o portfólio de caminhões elétricos. Como parte de uma experiência de realidade virtual, os visitantes também vão entrar em contato com o mundo elétrico da Mercedes-Benz Trucks e descobrir o ecossistema de mobilidade elétrica, que consiste de caminhões, serviços e soluções de carregamento. Um parque de carregamento móvel foi construído especificamente para este fim na área de exposição. Nesse local, a TruckCharge mostra a operação dos caminhões elétricos sob condições da vida real. Além disso, haverá muitas possibilidades de se obter consultoria e se envolver de qualquer outra forma em relatos pessoais de qualquer lugar no estande. Adicionalmente, haverá passeios guiados no estande para se obter informações detalhadas sobre os veículos e as soluções integradas da Mercedes-Benz Trucks.

O “European Testing Tour 2024” e o eActros 600

A Mercedes-Benz Trucks concluiu com sucesso seu “eActros 600 European Testing Tour 2024” no final de julho deste ano. Após uma viagem de desenvolvimento totalmente elétrica de 45 dias, os dois protótipos quase de série do Mercedes-Benz eActros 600 retornaram a Wörth am Rhein, de forma segura e íntegros. O tour começou oficialmente em Frankfurt am Main em 11 de junho. Nesse período, um dos caminhões viajou exatamente 15.269 quilômetros e o outro 15.939.

Depois de viajar para o Norte, passando pela Alemanha, Dinamarca e Suécia, os dois caminhões chegaram ao primeiro grande destaque da etapa, bem na hora do solstício de verão: o Cabo Norte na Noruega, o ponto mais ao Norte da Europa que pode ser alcançado por estrada. A partir do final de junho, a rota do comboio foi em direção ao Sul, passando pela Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Eslovênia, Itália, França e Espanha. Depois de uma parada em Tarifa, na Espanha, o lugar mais ao Sul da Europa Continental, que também marcou o próximo grande destaque da turnê, a viagem mais uma vez tomou a direção Norte – de volta à Alemanha, passando por Portugal, França, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.

Com o “eActros 600 EuropeanTesting Tour 2024”, a Mercedes-Benz Trucks ganhou ampla experiência em uma grande variedade de rotas por diferentes topografias e zonas climáticas, com atenção no consumo de energia. O fabricante pretende agora compartilhar essas conclusões com os clientes interessados.

Na estrada, os caminhões elétricos foram expostos a temperaturas médias diárias variando entre 11 e 33 graus Celsius. As velocidades médias diárias variaram entre 52 e 82 quilômetros por hora.

As experiências da equipe do tour com o carregamento em estações públicas variaram bastante. Em muitas ocasiões, eles tiveram que desengatar o semirreboque sempre que a infraestrutura foi projetada somente para acomodar veículos de passageiros. Por outro lado, eles também visitaram algumas estações de carregamento de caminhões de última geração.

Cerca de 60% das viagens de longa distância de clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa são abaixo de 500 quilômetros, significando que a infraestrutura de carregamento no terminal e nos pontos de carga e descarga é suficiente nesses casos. Para todos os outros usos, a expansão contínua da infraestrutura de recarga pública é vital para tornar o caminhão elétrico viável para o transporte de longa distância em toda a Europa.

Além do carregamento CCS com até 400 kW, o eActros 600 também permitirá, posteriormente, o carregamento de megawatts (MCS). Em abril deste ano, os desenvolvedores da Mercedes-Benz Trucks carregaram com sucesso, pela primeira vez, um protótipo do eActros 600 em uma estação de carregamento com uma potência de um megawatt no centro de desenvolvimento e testes interno em Wörth am Rhein. Os clientes podem solicitar uma pré-instalação para MCS. A tecnologia MCS é planejada para retrofit no caso destes modelos do eActros 600. As baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos em uma estação de carregamento adequada com uma potência de cerca de um megawatt[4].

O eActros 600 possui três conjuntos de baterias, cada um com 207 kWh[5]. Elas oferecem uma capacidade total instalada de 621 kWh. As baterias se baseiam na tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio e se caracterizam por uma longa vida útil em serviço.

Os engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks projetaram o eActros 600 para atender aos mesmos requisitos de durabilidade do veículo e dos componentes comparáveis aos de um Actros convencional pesado e para longa distância. Isso significa até 1,2 milhão de quilômetros em dez anos de operação. Após este período, a condição de integridade das baterias ainda deverá estar acima de 80%. Em contraste com outras tecnologias de células de baterias, mais de 95% da capacidade instalada ainda poderão ser utilizados com a tecnologia LFP. Isso possibilita uma maior autonomia com a mesma capacidade de bateria instalada. O veículo é projetado tecnicamente para um PBTC de até 44 toneladas. Com um semirreboque padrão, o Actros 600 oferece uma carga útil aproximada de 22 toneladas na União Europeia. Em alguns casos, a legislação nacional permite uma carga útil mais elevada.

O caminhão elétrico de longa distância é caracterizado por um design fundamentalmente novo e purista, com linhas claras e formato aerodinâmico. A essência do conceito dos caminhões Mercedes-Benz para o transporte de longa distância com baterias elétricas é oferecer aos clientes uma solução completa que consiste em tecnologia do veículo, consultoria, infraestrutura de carregamento e serviços.

Produção flexível do Mercedes-Benz eActros 600 em Wörth

O eActros 600 será fabricado na linha de montagem existente na planta de Wörth, em paralelo e de forma flexível com os caminhões a diesel. Uma vez montados todos os componentes de alta tensão, nas várias etapas de produção, todo o sistema é colocado em operação e o caminhão estará pronto para condução. Para preparar de forma ideal a fabricação em série, a equipe de produção trabalha em contato próximo com os desenvolvedores. Isso garante que a experiência adquirida na construção dos protótipos seja incorporada ao desenvolvimento posterior do veículo.

Soluções de serviço abrangentes e novos serviços digitais garantem um uso ainda mais eficiente do veículo

Independentemente do segmento ou tipo de condução, a alta disponibilidade e os custos previsíveis são fatores essenciais de sucesso para as transportadoras. A Daimler Truck está dando a sua contribuição para esse quesito, não somente com veículos modernos, mas também na forma de vários serviços e novas ferramentas digitais. Além disso, os serviços clássicos e digitais abrangentes estão se tornando cada vez mais interconectados. Este ecossistema de serviços integrados garante que os clientes utilizem seus veículos de forma ainda mais eficiente. Os visitantes da Mercedes-Benz Trucks na IAA Transportation 2024 poderão ter uma experiência virtual de tudo o que está por trás dessas tecnologias na Experience Tower no Pavilhão 19.

Daimler Truck Financial Services a caminho de se tornar uma prestadora de serviços integrados para mobilidade elétrica

A Daimler Truck Financial Services (DTFS) está evoluindo de apenas uma prestadora de serviços financeiros para uma prestadora de serviços integrados para mobilidade elétrica. Em conjunto com a Daimler Truck e os parceiros, a empresa busca estabelecer um ecossistema abrangente e integrado, que suporte a implantação de veículos com zero emissões, oferecendo uma solução de fornecedor único, o que inclui financiamento de veículos, infraestrutura de carregamento, contratos de manutenção e eletricidade. Essa transformação abre novas oportunidades de crescimento em áreas como carregamento, financiamento de infraestrutura, seguros, soluções de pagamentos e locações.

A DTFS já implementou o “Charging as a Service” (CaaS) nos EUA e oferece o produto “Green Lease” para o FUSO eCanter no Japão. Na Europa, a DTFS fornece opções de leasing flexíveis para o eActros 300/400 e 600, incluindo serviços e reparos. A empresa também está desenvolvendo novos produtos de seguros feitos sob medida para veículos elétricos e expandindo suas soluções de locação e pagamentos para mais mercados. Com cerca de 1.900 funcionários, a DTFS é uma das maiores prestadoras de serviços financeiros cativos do mundo no setor de veículos comerciais, com atividades em 17 países e planos de expansão adicional.

[1] O eActros 600 possui três conjuntos de baterias, cada um com 207 kWh. Elas oferecem uma capacidade total instalada de 621 kWh. A capacidade nominal da nova bateria, com base em condições de contorno definidas internamente, pode variar dependendo do caso de uso e das condições ambientes.

[2] A autonomia foi determinada internamente sob condições de teste específicas, após o pré-condicionamento com um cavalo mecânico 4x2 com 40 ton de PBTC a 20°C de temperatura externa, em operação de longa distância, e pode se desviar dos valores determinados de acordo com a Regulamentação (EU) 2017/2400.

[3] O consumo médio total de condução nos testes do “eActros 600 European Tour” em 2024 (distância percorrida 15.269 quilômetros com PBTC de 40 ton); o protótipo quase de série teve configuração total projetada para máxima eficiência, pneus com resistência de rodagem otimizada em testes (disponibilidade prevista para 2025) e estilo de condução econômico.

[4] Com base em simulações internas, uma vez que um padrão vinculativo e uniforme do Megawatt Charging System (MCS) está sendo desenvolvido atualmente.

[5] A capacidade nominal da nova bateria, com base em condições de contorno definidas internamente, pode variar dependendo do uso e das condições ambientes.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus Brasil

IVECO GROUP APRESENTA SUA ESTRATÉGIA MULTIENERGÉTICA E LANÇA SOLUÇÕES INOVADORAS NA IAA TRANSPORTATION 2024

Iveco S-eWay Rigid

O Iveco Group é um dos protagonistas da IAA Transportation 2024, feira internacional de logística, veículos comerciais e transporte, realizada em Hannover, Alemanha, de 17 a 22 de setembro. Por meio de suas marcas IVECO e FPT Industrial, o Grupo apresenta sua ampla oferta multienergética e lança novos produtos e inovações.

A IVECO expõe uma ampla gama de veículos alimentados por diversas fontes de energia — incluindo HVO (biodiesel de segunda geração), gás natural, biometano, eletricidade e hidrogênio — e lança mundialmente dois novos veículos elétricos a bateria: o caminhão pesado S-eWay na sua configuração rígida e o caminhão leve eMoovy.

O S-eWay "Rígido" foi totalmente projetado pela IVECO, incluindo o software de bordo. Ele tem uma autonomia de 400 km, e sua carga rápida pode fornecer 200 km adicionais de autonomia em menos de 45 minutos. O novo veículo possui um eixo eletrificado FPT Industrial com potência máxima de 490 kWh, tornando-o ideal para missões urbanas e regionais. Esta versão rígida amplia a oferta de eletromobilidade pesada da linha S-eWay, que já inclui a versão articulada.

Iveco eMoovy

 O eMoovy, um caminhão totalmente elétrico a bateria, na faixa de 2,5 a 3,5 toneladas, oferece uma solução ideal de zero emissões para missões urbanas, como entregas porta a porta. Ele tem uma autonomia de 320 km e possui a recarga mais rápida do segmento: até 100 km de autonomia adicional em menos de 10 minutos. Suas configurações de armazenamento de energia têm potência máxima de 76 kWh, e a cabine estabelece um novo padrão de conforto a bordo, semelhante ao de um carro. O eMoovy, produzido pela Hyundai e personalizado e distribuído no mercado europeu pela IVECO, é o mais recente resultado da bem-sucedida parceria entre o Iveco Group e a Hyundai Motor Company.

 Uma visão para um futuro de zero emissões de carbono

 Desde sua fundação, o Iveco Group adotou uma abordagem tecnologicamente neutra e multienergética para a descarbonização, apoiando os clientes na transição para o transporte de zero emissões. O Grupo oferece a solução certa para diversas circunstâncias, requisitos e missões de cada cliente, utilizando tecnologias avançadas e oferecendo todas as opções de propulsão.

 No estande da IVECO, o público poderá conferir o protótipo do S-eWay equipado com um motor de combustão interna a hidrogênio XCURSOR de 13 litros, um conceito de caminhão pesado híbrido com um eixo elétrico e um motor CURSOR de 9 litros a hidrogênio como range-extender. Esses motores foram desenvolvidos pela FPT Industrial, a marca do Iveco Group especializada no desenvolvimento e produção de sistemas de propulsão de baixo impacto ambiental.

 A FPT Industrial também tem seu próprio espaço de exposição na IAA, onde esses motores e outros produtos são apresentados em telas interativas. O já mencionado XCURSOR 13 é um motor multicombustível de base única, projetado com um núcleo comum e otimizado para funcionar com vários combustíveis: diesel, gás natural e hidrogênio. O CURSOR 9 H2 é uma solução de zero emissões de CO2 para transporte pesado, enquanto o novo protótipo N67 Hythane é alimentado por uma mistura de hidrogênio e metano. A marca também exibe a última geração de seus eixos elétricos para aplicações leves, médias e pesadas, além de sistemas de baterias para veículos leves.

Serviços aprimorados e novos mercados

 IVECO e FPT Industrial oferecem uma gama de serviços para melhorar a experiência do cliente. Entre eles: novas soluções de bordo que podem ser integradas aos aplicativos dos clientes e de terceiros por meio do sistema de infotainment; tecnologias que fornecem informações em tempo real aos motoristas; motores conectados à central de controle para monitoramento remoto. Também são apresentados diversos serviços baseados em inteligência artificial, destinados a melhorar o tempo de uso, a segurança e a produtividade, como diagnóstico preditivo, monitoramento da saúde do motorista e roteamento inteligente.

 A IVECO CAPITAL está presente na IAA Transportation com uma gama completa de serviços financeiros para compra, aluguel ou leasing de veículos comerciais, atendendo às necessidades em constante evolução dos clientes. Além de financiamentos, seguros e o portfólio de produtos e serviços "IVECO services", a IVECO CAPITAL oferece novos serviços recentemente lançados, como o IVECO PAY e um novo cartão de serviços de mobilidade em colaboração com a Eurowag. Também é apresentada a Premium Protect, nova cobertura de seguro completa criada para o mercado alemão.

 A GATE apresenta seu modelo de negócios inovador de pagamento por uso, projetado para o aluguel de longo prazo de veículos comerciais ecológicos, e anuncia a expansão para a Alemanha, seu segundo mercado após a Itália.

 Olof Persson, CEO do Iveco Group, comentou: "A IAA Transportation é um evento importante para a indústria de transportes global e um palco ideal para apresentarmos nossas gamas inovadoras de veículos, motores e serviços. O Iveco Group realmente oferece uma escolha completa de soluções com todas as opções de propulsão: estamos totalmente preparados para qualquer direção que nosso setor tomar, pois temos todas as tecnologias, desde motores a gás natural até motores de combustão a hidrogênio, propulsões elétricas a bateria e células de combustível a hidrogênio. Somos pioneiros em combustíveis alternativos há mais de 25 anos e continuamos totalmente comprometidos em liderar a transição energética com nossa sólida estratégia de produtos, perfeitamente alinhada ao plano de investimentos de longo prazo do Grupo e ao nosso roadmap tecnológico".

Iveco Group N.V. (MI: IVG): lugar de pessoas e marcas únicas que impulsionam seus negócios e a missão de promover uma sociedade mais sustentável. As oito marcas são, cada uma, uma força importante em seus negócios específicos: IVECO, pioneira de veículos comerciais que projeta, fabrica e comercializa caminhões pesados, médios e leves; FPT Industrial, líder global em uma vasta gama de tecnologias avançadas de powertrain nos setores de agricultura, construção, marítimo, geração de energia e veículos comerciais; IVECO BUS e HEULIEZ, marcas de ônibus de transporte de massa premium; IDV, para equipamentos altamente especializados de defesa e proteção civil; ASTRA, líder em veículos pesados de grande porte para pedreiras e construção; MAGIRUS, o fabricante de equipamentos e veículos de combate a incêndios de renome na indústria; e IVECO CAPITAL, o braço financeiro que apoia todos eles. O Iveco Group emprega mais de 36 mil pessoas em todo o mundo e possui 20 unidades industriais e 29 centros de Pesquisa e Desenvolvimento. Na América Latina, está presente no Brasil (no Estado de Minas Gerais) e na Argentina (em Córdoba), onde reúne aproximadamente 4.000 colaboradores.

Iveco Group

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

CHEVROLET INICIA PRÉ-VENDA DO BLAZER EV

A pré-venda do Blazer EV começa a partir de 17 de setembro na página da Chevrolet na internet, e as entregas do primeiro SUV esportivo premium da marca iniciam em outubro. Os proprietários de veículos elétricos da GM membros do Clube MyEV têm a oportunidade de fazer a compra com um dia de antecedência.

Todos que aderirem à ação de pré-venda do Blazer EV contam com os seguintes benefícios:

- Escolha entre duas opções de carregadores residenciais rápidos, portátil de até 7 kWh ou wallcharger de até 22 kWh.

- Um ano de crédito para recarga pública na rede EZVolt de até 1.200 kWh, o suficiente para rodar 5.600 km, em média.

- Agendamento antecipado em até 24 horas para recarga nos aparelhos da EZVolt via aplicativo da Chevrolet.

- Quatro anos de serviços OnStar além de myChevrolet App e 20 GB mensal para o Wi-Fi nativo do carro.

- Dois anos de cobertura do Chevrolet Road Service e um ano de isenção de mensalidade do Sem Parar.

- Três anos de revisões programadas gratuitas (ou até 30 mil quilômetros) com opção de serviço leva e traz.

- Donos de Chevrolet Bolt EV e Bolt EUV têm R$ 40 mil de valorização na troca pelo Blazer EV.

- Condição especial para blindagem avançada com manutenção da garantia de fábrica do veículo.

Os interessados no Blazer EV podem conhecer mais sobre o veículo pelo EV Live, canal de atendimento virtual com especialistas em elétricos da Chevrolet para demonstração online do produto. As consultas são agendadas no próprio site da marca.

Outra novidade é que o SUV elétrico será ofertado também por meio de assinatura exclusiva para pessoa jurídica, com planos de 12, 24 e 36 meses, pela GM Fleet, marcando a estreia do serviço em abrangência nacional.

Além de tudo elétrico

O Blazer EV chega para reimaginar o conceito de automóvel e de experiência do usuário, com tecnologias inovadoras, como a plataforma Ultium e o cockpit virtual com Google built-in. O modelo chega na configuração mais potente e completa disponível hoje globalmente, com acabamento RS, tração traseira, 347 cv de potência e bateria de 102 kWh.

É prazeroso e divertido de guiar, sem abrir mão do conforto, espaço interno e muita segurança. Além disso, oferece a maior autonomia da categoria: 481 km no ciclo do Inmetro, enquanto vai de 0 a 100 km/h em meros 5,8 segundos. Rápido também é o tempo de recarga, cerca de 3,5 vezes mais eficiente que EVs tradicionais.

Outro pilar de inovação está na conectividade. O painel é todo digital e configurável, composto por duas telas, de 11 e 17,7 polegadas. A maior pertence ao multimídia, que conta com o sistema Google built-in nativo. Ele une o Google Assistant, o Google Maps e o Google Play que, junto com o OnStar, o Wi-Fi e o myChevrolet app, faz dele o pioneiro entre os automóveis da marca a não depender de um smartphone para projetar aplicativos. Além disso, permite conexão com um número superior de serviços e pode interagir com casas inteligentes.

O Blazer EV faz parte do programa de blindagem recomendada pela Chevrolet com nível máximo de proteção balística permitido para uso civil (III-A) mantendo a garantia original do veículo quando adquirida na rede de concessionárias da marca.

ChevroletFundada em 1911 em Detroit, a Chevrolet é hoje uma das maiores marcas de automóveis do mundo. Os modelos Chevrolet incluem veículos elétricos e a combustão de alta eficiência energética. Oferecem design, desempenho e tecnologias avançadas, incluindo recursos de segurança passiva e ativa, com foco na melhor relação custo-benefício. Mais informações sobre os modelos Chevrolet podem ser encontradas no site Chevrolet.

General Motors América do Sul

BUSSCAR COMEMORA 78 ANOS DE HISTÓRIA COM LANÇAMENTO DE PRODUTO E AUMENTO DA CAPACIDADE PRODUTIVA

Encarroçadora catarinense registra nova fase promissora com lançamento do modelo double decker Panorâmico DD NB1

Prestes a completar 78 anos da marca, no dia 17 de setembro, a encarroçadora catarinense Busscar comemora o aniversário com o aumento da capacidade produtiva para atender a demanda de fabricação do Panorâmico DD NB1, novo ônibus double decker lançado em agosto na Lat.Bus Transpúblico – Feira Latino-americana de Transporte, realizada em São Paulo (SP).

Com diversas unidades reservadas, o Panorâmico DD NB1 começará a ser produzido em escala a partir do primeiro trimestre de 2025, o que exige ampliação da linha de produção e contratação de mão de obra qualificada.

Segundo o diretor comercial da Busscar, Paulo Corso, a expectativa da empresa é alcançar 20% do Market Share em 2025. “Para atingirmos nosso objetivo de participação no mercado, precisamos captar mão de obra, o que é um grande desafio, visto que Joinville, cidade onde está localizada a fábrica, possui pleno emprego”, aponta Corso.

Vale lembrar que a marca Busscar e seus ativos produtivos foram adquiridos pelo grupo Caio Induscar em 2017 e em maio de 2018 a produção foi iniciada. Nos anos seguintes, a encarroçadora seguiu em ritmo constante de crescimento e, mesmo enfrentando desafios como a Pandemia Covid-19, em 2022 atingiu o 2º lugar na produção de ônibus rodoviários no mercado brasileiro.

Em 2023, a marca conquista novo posicionamento com o lançamento da Família NB1, apresentando os modelos de motor traseiro Vissta Buss 345 e Vissta Buss 365. O design inovador e a qualidade dos produtos da família NB1 resultaram na conquista do iF Design Award 2024, prêmio internacional de excelência em design.

Para Paulo Corso, o Panorâmico DD, carro-chefe da Família NB1, marca a nova fase promissora da Busscar. “O Panorâmico DD apresenta diversos atributos que são novidade no mercado, como os faróis auxiliares superiores de longo alcance, novas poltronas Leito com braços rebatíveis e a maior cabine do motorista do mercado. De modo geral, o veículo, junto dos outros modelos da Família NB1, foi bem aceito pelo público e nos dará a oportunidade de ampliar nossos negócios”, avalia o diretor comercial.

Atualmente, a Busscar possui capacidade produtiva de 15 ônibus por dia e apresenta uma gama de produtos composta por ônibus rodoviários, micro-ônibus que atendem ao Programa Caminho da Escola, além da fabricação própria de peças e componentes para poltronas de passageiros, porta-pacotes, sanitários, portas e janelas.

Linha do tempo
2017 - Marca Busscar e ativos produtivos são adquiridos pelo Grupo Caio Induscar
2018 - Lançamento dos modelos El Buss 320, Vissta Buss 340, Vissta Buss 360, Vissta Buss 400 e Vissta Buss DD
2019 - Lançamento do modelo El Buss 320L
2020 - Lançamento do modelo El Buss 340
2021 - Lançamento do modelo El Buss FT
2022 - Busscar conquista 2º lugar na produção de ônibus rodoviários no mercado brasileiro
2023 - Lançamento da Família NB1
2024 - Família NB1 recebe prêmio internacional iF Design
2024 - Lançamento do modelo Panorâmico DD NB1

Busscar

VIAÇÃO BELA SINTRA RENOVA FROTA COM MAIS 4 UNIDADES DO APACHE VIP CAIO

Bela Sintra, do Grupo da Viação Miracatiba, cliente tradicional Caio, investiu em mais quatro ônibus do modelo Apache Vip da quinta geração, o urbano mais vendido do Brasil. Os veículos vão operar no transporte coletivo do município de Itapecerica da Serra, localizado na Grande São Paulo.

A cidade paulista, conhecida por sua beleza natural e paisagens deslumbrantes, possui uma área total de aproximadamente 151,458 Km² e uma população de cerca de 178 mil habitantes.

O representante de vendas da Caio na região de São Paulo, Gildo Rego Vendramini, enfatiza que a aquisição dos Apache Vip na frota da Bela Sintra fortalece a parceria da Caio com o Grupo da Viação Miracatiba: “É gratificante para a Caio contribuir com essa renovação de frota e colaborar com o transporte público da cidade de Itapecerica da Serra. Parcerias como essas nos motivam a continuar crescendo e aperfeiçoando nossos serviços”.

Apache Vip

Todos os ônibus são da quinta geração, possuem 9,7 metros de comprimento e foram encarroçados sobre chassis da Mercedes-Benz OF-1619/52, com tecnologia Euro VI, adotada no país para a redução na emissão de poluentes.

Para a segurança dos passageiros, os ônibus foram equipados com portas tipo fole e janelas com vidros panorâmicos colados e acionamento de emergência. Já para o conforto térmico, todos contam com ar condicionado.

Os veículos também possuem equipamentos de cobrança como catracas eletromecânicas e validadores, além de outras tecnologias embarcadas, como alarme de ré, iluminação em led no salão interno e preparação para microcâmeras.

Na parte externa do ônibus foram instalados quatro itinerários eletrônicos que facilitam a visão das linhas durante o embarque de passageiros.

Caio - Há mais de 78 anos, a Caio é referência em soluções para a mobilidade, oferecendo aos operadores, ônibus urbanos com o melhor custo-benefício e para os passageiros, condições dignas e seguras de transporte. A Caio preza por oferecer serviços personalizados, atendendo a todos os clientes de forma ágil e com excelência em assistência técnica, disponibilidade de peças de reposição, além do fornecimento de manuais de garantia, operação e manutenção.

Caio Induscar